http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

07 DE FEVEREIRO DE 2012

004ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO, JOSÉ BITTENCOURT, WELSON GASPARINI e BARROS MUNHOZ

 

Secretário: WELSON GASPARINI

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - JOSÉ BITTENCOURT

Comenta a exibição de programa, pela TV Assembleia, a respeito do uso das sacolas plásticas no Estado de São Paulo, com a presença de autoridades responsáveis. Cita lei, de autoria do Prefeito Gilberto Kassab, a respeito do banimento do uso das sacolas plásticas em supermercados. Defende o debate a respeito do tema, com a realização de audiência pública.

 

003 - CARLOS GIANNAZI

Elogia a nomeação da socióloga Eleonora Menecucci, para ocupar a Secretaria das Mulheres, do Governo Dilma Rousseff. Condena a reintegração de posse, ocorrida de maneira violenta, no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos. Apresenta imagens das condições em que a população desalojada atualmente reside. Informa que deverá encaminhar representação criminal à Procuradoria Geral da República contra o Governador Geraldo Alckmin e o Tribunal de Justiça em referência ao caso.

 

004 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência.

 

005 - JOOJI HATO

Defende a realização de audiência pública a fim de debater o banimento das sacolas plásticas nos supermercados do Estado de São Paulo. Considera que a preocupação ambiental deve incluir temas de maior impacto, como as contaminações por compostos de indústrias químicas.

 

006 - WELSON GASPARINI

Comemora investimentos do Governador Geraldo Alckmin em convênios a fim de auxiliar a educação de crianças autistas nas cidades de Ribeirão Preto, Jaboticabal e Sertãozinho. Descreve as características dos projetos de capacitação às crianças deficientes. Apela ao Presidente Barros Munhoz pela apreciação de projeto de lei que regulamenta a utilização de terreno para o evento "Agrishow", feira internacional de tecnologia agrícola em Ribeirão Preto.

 

007 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

008 - MARCOS MARTINS

Parabeniza o Deputado Marco Aurélio por seu aniversário. Comenta julgamento, que ocorrerá no dia 13/02, no Tribunal de Turim, contra a empresa Eternit, que fez uso do material cancerígeno amianto. Defende a substituição dos tubos deste material utilizados pela Sabesp no Estado de São Paulo.

 

009 - MARCO AURÉLIO

Apresenta vídeo que trata das condições habitacionais dos desalojados após reintegração de posse no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos. Defende a instauração de CPI a fim de investigar a questão.

 

010 - VANESSA DAMO

Parabeniza o 30º batalhão da Polícia Militar de Mauá por seu 12º aniversário. Enaltece a conduta profissional dos membros da corporação. Defende a diminuição do tempo de contribuição para os policiais femininos civis e militares. Cita CPIs apresentadas pelo seu mandato, a respeito da Eletropaulo e em prol dos moradores do condomínio Barão de Mauá.

 

011 - CELSO GIGLIO

Comenta leilão de aeroportos públicos realizado pelo Governo Dilma Rousseff. Fala sobre a construção de obras devido à realização da Copa do Mundo. Elogia o modo como o Governador Jaques Wagner está lidando com a greve dos Policiais Militares na Bahia.

 

GRANDE EXPEDIENTE

012 - LUIZ CARLOS GONDIM

Pelo art. 82, relata visita realizada ao Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes. Comenta denúncias de fraude realizadas contra a instituição. Lamenta a possibilidade de que o hospital seja fechado em razão dessas denúncias. Pede por uma maior fiscalização no local. Sugere visita da Comissão de Saúde desta Casa à instituição.

 

013 - DONISETE BRAGA

Lamenta a maneira, segundo o Deputado, violenta, como se deu a reintegração de posse realizada no bairro do Pinheirinho. Questiona o modo como o Executivo Estadual tem conduzido sua política de combate ao crack. Dá conhecimento dos recursos obtidos por esta Casa para políticas de prevenção às drogas. Exibe vídeo educativo sobre o consumo de crack no Brasil. Afirma que o Governo Federal pretende firmar convênios com municípios que pretendam investir no combate à droga.

 

014 - WELSON GASPARINI

Destaca auxílio prestado pelo Governo Estadual à Escola Técnica de Ribeirão Preto. Ressalta a importância de parque tecnológico a ser construído no município. Explica atrasos na construção de Fatec na cidade. Sugere que sejam construídas duas unidades da faculdade no município. Denuncia variação nos preços de remédios no País.

 

015 - CARLOS GIANNAZI

Lamenta a maneira como se deu a reintegração de posse no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos. Afirma que deve levar o caso à OEA e à Procuradoria Geral da República. Exibe e comenta vídeo sobre o incidente. Recorda denúncias existentes contra o proprietário do local, Naji Nahas.

 

016 - WELSON GASPARINI

Assume a Presidência.

 

017 - JOOJI HATO

Comenta vídeo exibido pelo Deputado Carlos Giannazi sobre o bairro do Pinheirinho. Lamenta a quase inexistência de punições a crimes cometidos contra animais. Afirma que tramita por esta Casa projeto para a criação de delegacia especial para tratar de casos de violência a animais. Sugere maior fiscalização nas fronteiras do País, com o intuito de combater a entrada de armas ilegais e drogas.

 

018 - JOOJI HATO

Por acordo de lideranças, solicita a suspensão da sessão por 10 minutos.

 

019 - Presidente WELSON GASPARINI

Defere o pedido e suspende a sessão às 16h26min.

 

020 - Presidente BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h52min.

 

021 - CARLOS GIANNAZI

Pelo art. 82, informa a realização de audiência pública amanhã, para discutir direitos do Magistério estadual. Acusa a Secretaria Estadual de Educação de descumprir lei federal que determina que 33% da jornada de trabalho dos professores sejam destinados à preparação de aulas. Faz críticas ao Governador Geraldo Alckmin. Manifesta repúdio pela existência de escolas de lata no Estado, sendo a maioria na zona Sul da Capital.

 

022 - PEDRO BIGARDI

Para comunicação, dá conhecimento da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Saneamento e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, ocorrida na sexta-feira passada, solenidade da qual participou. Cumprimenta o Sr. René Vicente, presidente eleito. Destaca a atuação do sindicato. Informa a realização de audiência pública, prevista para o dia 09/02, neste Parlamento, sobre a erradicação do comércio irregular de GLP. Explica que, durante o evento, serão discutidos aspectos do Programa Gás Legal, da Agência Nacional de Petróleo. Cita autoridades representativas do setor que estarão presentes.

 

023 - ENIO TATTO

Para comunicação, informa a realização de audiência pública que acontecerá amanhã, em Brasília, para debater a reintegração de posse do Bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos. Acrescenta que o Deputado Marco Aurélio será o representante do PT no evento. Cita autoridades que deverão participar da agenda.

 

024 - PEDRO BIGARDI

Para comunicação, registra que no próximo dia 29/02 acontecerá a solenidade de posse da nova diretoria da União Paulista de Estudantes Secundaristas, neste Parlamento. Anuncia a visita da Sra. Nicole Mendes, Presidente da UPES, e do Sr. Otávio Augusto, tesoureiro da entidade, que serão empossados, a quem parabeniza.

 

025 - Presidente BARROS MUNHOZ

Solidariza-se com a saudação do Deputado Pedro Bigardi à nova diretoria da União Paulista de Estudantes Secundaristas.

 

ORDEM DO DIA

026 - Presidente BARROS MUNHOZ

Coloca em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Enio Tatto, de constituição de comissão de Representação com a finalidade de participar dia 08/02, em Brasília, de audiência pública para analisar as implicações dos fatos ocorridos em São José dos Campos, por ocasião da reintegração de posse no Bairro do Pinheirinho. Põe em votação e declara sem debate aprovado o pedido de licença do Deputado Marco Zerbini, para o período de 07 a 10/02, para participar de eventos do Movimento Comunhão e Libertação. Põe em votação e declara sem debate aprovado o requerimento de urgência, do Deputado Orlando Morando, para projeto de denominação de Gisselda Aparecida Turola Piovezan à Escola Estadual situada no Bairro dos Rosas, em Amparo. Põe em votação e declara aprovados os seguintes requerimentos: do Deputado José Bittencourt, de constituição de comissão de Representação para o período de 19 a 23/03, para participar do Seminário de Inovação do Ensino Superior, na Universidade de Harvard, Estados Unidos; e, dos Deputados Celso Giglio e Célia Leão, a constitutição de comissão de Representação para participar do Congresso Estadual de Municípios, em São Vicente - São Paulo, de 13 a 16/03. Convoca reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e Redação e de Educação e Cultura a realizar-se hoje, às 17 horas e 25 minutos.

 

027 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, informa a realização de audiência pública amanhã, para discutir a demissão em massa de professores da Faculdade Anhanguera. Acrescenta que os cerca de 1500 professores demitidos estão sendo substituídos por outros sem títulos de mestrado ou de doutorado. Acusa o MEC de não fiscalizar as entidades privadas de ensino. Declara que suas denúncias serão formalizadas junto ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério da Educação, para que providências sejam tomadas.

 

028 - CARLOS GIANNAZI

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de Lideranças.

 

029 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 08/02, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Welson Gasparini para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - WELSON GASPARINI - PSDB - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Morando. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Leite Filho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PSD - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, ontem gravamos um programa na TV Assembleia. Aliás, é um grande instrumento para este Parlamento, para os deputados prestarem contas para a população, muito embora seja restrito à população com acesso aos canais fechados. Naquela oportunidade gravamos um programa sobre sacola plástica, com a presença da Dra. Priscila Borin Claro, doutora em gestão ambiental, social e desenvolvimento do Instituto de Ensino e Pesquisa; o ex-Deputado desta Casa Lívio Giosa, administrador de empresas, vice-presidente da ADVB, Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil, e coordenador do Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental e o Dr. Miguel Bahiense, engenheiro químico, presidente da Plastivida, Instituto Socioambiental dos Plásticos. Nesse programa, refletimos a respeito da questão das sacolas plásticas no nosso Estado.

É interessante notar, Sr. Presidente, que pudemos ter uma visão mais ampliada, com a presença desses ilustres convidados, pessoas preparadas, que têm uma visão e uma formação socioambiental muito forte e que contribuíram sobremaneira para o avanço do nosso entendimento a respeito das sacolas plásticas.

Temos projeto de lei do ano passado que visa ao banimento da utilização das sacolas plásticas no nosso Estado. Este ano, propusemos um projeto para que o setor de supermercados apresente para o consumidor embalagem de papel para que não se utilizem mais sacolas plásticas. Na Capital, foi sancionada uma lei pelo Prefeito Gilberto Kassab que foi atacada por uma Adin. Foi concedida uma liminar suspendendo a eficácia dessa norma, de tal modo que persistiu a utilização, por parte dos consumidores de sacolas plásticas em supermercados.

Recentemente a Associação de Supermercados fez um Termo de Ajustamento de Conduta envolvendo o Procon, o Governo do Estado e os consumidores no sentido de estender o prazo em 60 dias para que as sacolas plásticas no Estado de São Paulo sejam oferecidas pelos estabelecimentos a fim de que se encontre outro meio para que o consumidor não saia perdendo. O banimento puro e simples da utilização das sacolas plásticas prejudica o consumidor porque ele terá que desembolsar recursos financeiros para adquirir uma sacola ou uma embalagem biodegradável. Evidentemente o consumidor será prejudicado, pois a responsabilidade econômica que o banimento das sacolas acarretará, recairá sobre o próprio consumidor.

A Associação dos Supermercados terá lucros, pois as sacolas fazem parte do valor da mercadoria sendo que o seu custo já está embutido no preço dos produtos. Todo esse processo geraria uma lucratividade em torno de 500 milhões de reais. A previsão estimada é que os supermercados, só em São Paulo, deixem de gastar com a distribuição das sacolas o valor de 200 milhões de reais. O fato é que precisamos debater.

Para concluir, Sr. Presidente, após o elevado debate conduzido pelo Deputado Mauro Bragato, coloco que a TV Alesp mostra o seu papel de contribuir com este Parlamento e com a discussão que é importante para a elevação da cidadania em São Paulo, e em decorrência desse debate faremos um requerimento para que a Comissão de Saúde e a Comissão de Meio Ambiente, que são comissões permanentes desta Casa, façam uma audiência pública envolvendo os consumidores e os supermercados para que possamos ter clareza em relação ao assunto, pois eu não fiquei convencido que o banimento das sacolas plásticas contribuirá para a conservação do meio ambiente, e acredito que precisamos encontrar outras alternativas para a solução desse problema.

 

 O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas e telespectador da TV Assembleia, em primeiro lugar gostaria de parabenizar e aplaudir a nomeação da socióloga e pró-reitora de extensão da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo - a professora Eleonora Menecucci, para o cargo de Secretária de Políticas para as Mulheres. Essa Secretaria tem status de Ministério do Governo da Presidente Dilma Rousseff. A docente acabou de ser nomeada e nós conhecemos profundamente o trabalho que a professora Eleonora Menecucci vem desenvolvendo na Unifesp, e principalmente na implantação do campus de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, onde está fazendo um excelente trabalho de implantação dos cursos de extensão. Essa nomeação foi muito feliz e merece o nosso aplauso.

Não podemos nos esquecer que a sua história sempre foi pautada pela luta em defesa da democracia, da dignidade humana, das mulheres e, sobretudo das minorias discriminadas. A professora Eleonora lutou pela redemocratização do País, foi presa e torturada pelo regime militar e inclusive teve a sua filha na mesma situação. Fica aqui a nossa saudação à sua nomeação e tenho certeza que ela fará um brilhante trabalho, sobretudo em defesa das mulheres.

Hoje, Sr. Presidente, além dessa homenagem, volto ao tema do massacre do Pinheirinho. Estivemos recentemente fazendo uma nova visita e diligência no Pinheirinho e nos alojamentos em que os moradores que foram desalojados e desapropriados estão amontoados. Gostaria de apresentar algumas fotos após a verdadeira tragédia humanitária causada pelo Governador Geraldo Alckmin e pelo seu partido PSDB. Essas fotos mostram as ruínas e a barbárie humanitária provocada pelo Governo do PSDB com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Vejam as casas demolidas e os animais mortos e abandonados nesse terreno que é muito grande e que praticamente abrigava uma cidade. O bairro do Pinheirinho possuía seis mil habitantes, e como já disse em outras oportunidades, esse bairro era superior a muitas cidades do Estado de São Paulo em termos de quantidade de habitantes. Além das ruínas podemos ver nos alojamentos as pessoas amontoadas em quadras e ginásios esportivos. As crianças estão perdendo praticamente o ano letivo sendo impedidas de frequentar a escola, pois estas crianças não têm mais moradia certa e vivem alojadas como todos podem ver nas fotos que estamos apresentando.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

Essas fotos mostram as ruínas provocadas pela empresa Selecta S.A que pertence à massa falida do especulador financeiro Naji Nahas, e contra elas não há argumento. O fato é que foi realizado um grande massacre no bairro do Pinheirinho. Nesse local existia um significativo movimento em defesa da moradia, da reforma urbana e esse massacre, que hoje ganhou as páginas dos jornais e “sites” internacionais, mancha mais uma vez a história do Governo Estadual, que lançou a Tropa de Choque com seu aparato repressivo do Estado contra 6 mil moradores, entre eles crianças, adolescentes, mulheres grávidas e idosos. Tudo isso foi feito para beneficiar a massa falida da empresa Selecta S.A, do Naji Nahas que, inclusive, foi preso várias vezes e considerado um criminoso em muitos países. Infelizmente essa é a situação do Pinheirinho. Nós apelamos à Presidente Dilma Rousseff, para que desaproprie essa área, pois não podemos esperar nada do nosso Governador Geraldo Alckmin, que massacra os excluídos e os mais pobres dizendo que está cumprindo uma decisão judicial, uma liminar.

O que causa mais estranheza é que o mesmo Governador que se mostra positivista e frio ao cumprir uma liminar do Tribunal de Justiça, não tenha o mesmo comportamento em relação à lei da jornada do piso salarial dos professores da rede estadual. O Governador está desrespeitando e afrontando a Lei Federal nº 11.738/08, aprovada no Congresso Nacional, sancionada pela Presidência da República e referendada pelo Supremo Tribunal Federal, portanto são dois pesos e duas medidas, somente quando interessa e beneficia a especulação imobiliária, as grandes empresas e o poder econômico, o Governador cumpre a lei. Quando é para beneficiar os professores e a Educação de São Paulo, o Governador descumpre a legislação.

Queremos ainda informar que estaremos protocolando na Procuradoria Geral da República uma representação criminal, amanhã, contra o Governador Geraldo Alckmin, e contra o Tribunal de Justiça para que haja uma rigorosa investigação nesse processo de desapropriação conhecida como o massacre do Bairro do Pinheirinho, que jogou literalmente seis mil pessoas na rua, amontoando-as em alojamentos infra-humanos como mostramos nas fotos que fizemos ainda durante esta semana. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Cruz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores, ouvi atentamente à fala do nobre Deputado José Bittencourt. Vossa Excelência me convenceu de que devemos, sim, fazer a audiência pública nesta Casa em relação às sacolinhas dos supermercados. Elas não trazem tanta prevenção ao meio ambiente como é propagado, mas causa um transtorno enorme aos consumidores. Há também uma exploração de venda de sacolas nos supermercados, até porque já temos uma carga tributária enorme sobre os produtos. O povo não aguenta mais tantos impostos, e tem de pagar agora as sacolinhas nos supermercados.

Este país precisa priorizar o que é mais importante. Se quisermos cuidar do meio ambiente, que cuidemos com seriedade. Quando presidi a CPI dos postos de combustíveis, das áreas contaminadas na Capital, como vereador - CPI municipal -, verificamos um dano enorme ao meio ambiente e ao cidadão. Na Vila Carioca, por exemplo, tivemos uma contaminação por organoclorado, drins, inseticida, venenos, raticidas. O ex-Presidente da República Lula já morou na Vila Carioca. Ficava lá a Shell, que produziu esse organoclorado, BHC, usados na água das indústrias e na agricultura. Infelizmente, uma vertente não foi parar no córrego dos Meninos, aquele que separa São Caetano do Sul da Capital, e foi parar num poço profundo do Condomínio Auriverde, causando danos irreparáveis.

Isso é uma agressão ao meio ambiente, ao ser humano. E nós não cuidamos. Passa anos e está lá. Fiz a conclusão da CPI, foi construído a UBS naquele local, está fazendo exames. Naquela ocasião fiz exames em 30 pacientes voluntários, através da colaboração de dois laboratórios. Gostaria de agradecer publicamente a estes laboratórios, Astraton e Jablonka, que realizaram os exames gratuitamente. Detectamos assim a contaminação e nós interditamos aquele posto. Os exames laboratoriais mostraram a contaminação e fui atrás de atestados de óbito. Várias pessoas que faleceram de leucemia, câncer de próstata, pulmonar, cerebral, ósseo, pancreático, estômago. Foram vários pacientes que moravam numa rua, curta, de 200 metros.

É este o nosso país. E vamos nos preocupar com as sacolinhas? Qual o impacto, a quantidade desses plásticos, que são recicláveis? Se orientarmos as donas de casa, ao povo, poderemos fazer com que as sacolinhas sejam recicladas. Elas são utilizadas pela segunda vez para recolher o lixo do banheiro, da cozinha e de outros locais.

Ficamos preocupamos quando não se preocupa com o que é mais importante. Se existe uma agressão ambiental ao ser humano, a da Vila Carioca foi a maior agressão do mundo. Esta CPI levou a empresa Shell aos Tribunais. Espero que os exames sejam concluídos o mais rápido possível. Depois de quase sete, oito anos, os resultados têm mostrado a contaminação.

Quando abastecemos o carro num posto de combustível, aquela calheta, ou canaleta de separação, deve drenar para uma caixa separadora. É só reparar nisso para detectar o delito. Em vez de ir para uma caixa separadora, que separa o óleo, o petróleo, a gasolina, essas substâncias tão nefastas ao nosso meio ambiente correm para a calçada, sarjeta, bueiro e, depois, vão parar nas nossas represas. Já temos uma porcentagem de BTX, benzeno tolueno presente no petróleo, que dá câncer. É com isso que devemos nos preocupar.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Bezerra Jr. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edinho Silva. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Adilson Rossi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados: neste ano, o Governo do Estado investirá R$ 110,5 milhões no atendimento a alunos autistas e com deficiências graves que não podem ser incluídos no ensino regular da rede estadual. A verba será destinada a convênios assinados ontem  entre a Secretaria da Educação e 298 instituições assistenciais,  numa  medida     beneficiando  32 mil estudantes com necessidades educacionais especiais em todo o Estado. Somente na minha região de Ribeirão Preto serão investidos R$ 7,5 milhões em convênios com 21 instituições beneficiando 2.231 estudantes. São oito unidades na cidade-sede em Ribeirão Preto (1.072 alunos e aporte de R$ 3,9 milhões), mais seis na Diretoria Regional de Ensino de Jaboticabal (632 alunos e aporte de R$ 2 milhões) e mais seis na de Sertãozinho (527 estudantes e investimento de R$ 1,6 milhão).

Os recursos vão auxiliar e muito no pagamento de professores, diretores e coordenadores pedagógicos alem da manutenção das classes. Do total de instituições, 260 são Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, as Apaes e as demais 38 são entidades assistenciais também voltadas para o atendimento a alunos deficientes e autistas. Todas oferecem atendimentos pedagógicos e educacionais para crianças e jovens com deficiência motora visual, mental ou auditiva e também para autistas.

A rede estadual paulista é pioneira na oferta de atendimento educacional especializado a alunos com necessidades educacionais especiais. No período de 2000 a 2011 foram capacitados 110 mil profissionais pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado, órgão da Secretaria da Educação responsável por promover cursos e orientações técnicas para supervisores, professores, coordenadores de oficinas pedagógicas, professores coordenadores e docentes especializados em Educação Especial e do Ensino Fundamental e Médio. Eles atuam nos Serviços de Apoio Pedagógico Especializado que oferecem atendimento a cerca de 15 mil alunos. Esses estudantes participam de aulas nas salas de recursos, classes especiais e hospitalares, por exemplo, mantidas pela Secretaria da Educação.

É muito importante essa atuação do Governador Geraldo Alckmin nesta área de Assistência Especial na área educacional a esses deficientes. Tenho certeza: as famílias com deficientes em suas casas agradecem de coração ao Governo do Estado de São Paulo.

Aproveito para fazer um pedido ao Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz para, com urgência, colocar em votação o projeto de lei de autoria do Governador do Estado de São Paulo autorizando  o uso, pelo prazo de 30 anos,  de parte de próprio estadual, localizado no Município de Ribeirão Preto, para nele continuar sendo  realizada  anualmente a Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.

Como a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola terá 780 expositores e será realizada no período de 30 de abril a 04 de maio deste ano, temos  pressa na aprovação desse projeto definindo essa concessão pelo prazo de 30 anos. O projeto foi muito bem formulado pelo Governador e prevê a defesa não apenas dos interesses turísticos e econômicos  de Ribeirão Preto como também os do próprio Governo  do Estado.”

 

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins, pelo tempo regimental.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, aqueles que nos acompanham pelas galerias, o Deputado Marco Aurélio está atravessando mais uma data em sua vida. Nossos parabéns ao Deputado Marco Aurélio, que é nosso companheiro de partido e colega aqui da Assembleia. Parabéns! Muita saúde e muita paz.

Gostaríamos hoje de fazer um registro aqui, a respeito do julgamento que teremos no próximo dia 13 no Tribunal de Turim. É um processo do século contra a Eternit.

A sentença será pronunciada no próximo dia 13 de fevereiro e são esperadas mais de 1.500 pessoas no Tribunal de Justiça em Turim, para o julgamento dos danos provocados por essa empresa. Entre os presentes, já estão confirmados 1.200 vítimas e familiares, 120 advogados, delegações vindas da Bélgica, França, Suíça, Estados Unidos, Brasil e Inglaterra, além de jornalistas de toda parte do mundo. Para acomodar todos os presentes, além dos dois grandes salões do Palácio da Justiça, será utilizado o Auditório da Municipalidade e o julgamento será transmitido em três idiomas - italiano, francês e inglês - e poderá ser acompanhado pela internet.

Trata-se de uma empresa que durante muito tempo operou um produto cancerígeno chamado amianto. Aqui no Brasil, também temos uma luta há muitos anos, para proibir o uso desse material cancerígeno que foi muito utilizado em caixas de água, telhas e tubos de dutos de água. Esse produto já foi proibido em toda Europa e vários países da America do Sul.

Temos uma lei aqui no Estado de São Paulo que também proíbe a utilização desse material. Estamos aguardando uma decisão para a proibição em todo território nacional. Os empresários que utilizavam esses produtos sabiam que eram cancerígenos e que eram nocivos a saúde pública, mas mesmo assim continuaram utilizando, expondo os trabalhadores e a população mundial. Agora teremos o julgamento do processo penal contra os dirigentes dessa empresa em especial que, com a utilização desse produto, milhares de pessoas ficaram doentes e muitas morreram.

Em vários países e, inclusive, no Brasil, há problemas sérios com o amianto. E estamos numa luta para que ele seja erradicado aqui do País, para que os tubos utilizados pela Sabesp sejam substituídos o mais breve possível, porque além de cancerígenos, já estão com a vida útil vencida, causando um desperdício grande de água e também para que seja banido definitivamente do território brasileiro.

Vamos acompanhar esse julgamento e esperamos que o resultado seja a condenação dos dirigentes da Eternit que utilizaram esse produto, mesmo sabendo que era cancerígeno, expondo a vida de milhares de pessoas em risco, como a saúde pública não só da França, da Itália, mas do mundo todo.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pignatari. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alencar Santana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Paulo Rillo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marco Aurélio.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, aqueles que nos acompanham pela TV Alesp, funcionários da Casa, retornamos aos trabalhos na semana passada e não podemos deixar de pautar o que aconteceu em Pinheirinho.

Vou pedir licença para passar um vídeo em que as imagens falam com muita autenticidade do que tivemos ali. E antecipo: por mais duras que sejam as imagens, não se chega à realidade do que aconteceu, porque eu estava lá e é indescritível o que vimos, aliás, o que temos visto de lá para cá.

Vamos ao vídeo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

Vocês viram cadernos escolares, o que mostra que as casas foram destruídas com os pertences dentro. Não bastasse desalojar as pessoas, as máquinas passaram por cima das casas, destruindo tudo. Depois vocês viram os abrigos, sem nenhuma privacidade, sem nenhuma condição digna de viver ali até Deus sabe quando. A bancada governista fala que vai pagar auxílio aluguel. Vocês viram que ninguém consegue alugar uma casa por 500 reais e quando acha, a pessoa não quer alugar.

O que quero dizer é o seguinte: se todas as duas mil famílias receberem esse auxílio, teremos um milhão de reais. Naquela operação para defender a terra que pertence a um especulador, gastou-se num dia 103 milhões de reais e para o povo que está na rua são 500 reais, ou seja, oito anos e meio para gastar com toda a população o que o Governo do Estado de São Paulo gastou para poder dar a terra de propriedade duvidosa ao especulador Naji Nahas.

Estou apresentando um pedido de CPI para apurar o abuso das pessoas que estiveram à frente dessa operação, que podiam ter cumprido o mandado de reintegração de posse sem causar todo aquele transtorno porque estavam com mais de dois mil homens, dois helicópteros, cães, cavalos. O nosso pedido de CPI é para apurar as responsabilidades e punir aqueles que causaram esse mal àquela população. Costumo dizer que se matou seis mil pessoas, no sentido psicológico, emocional e afetivo. As crianças não podem ouvir o barulho de um helicóptero que tentam se esconder tal o trauma que tiveram. Hoje, coincidência ou não, 7 de fevereiro é meu aniversário e tem muita gente me cumprimentando. Se os deputados desta Casa puderem me dar um presente, gostaria que fossem suas assinaturas no requerimento de constituição da CPI para fazermos a apuração dos fatos por esta Casa. Já que o Poder Executivo fez o que fez e o Poder Judiciário não foi atento para evitar o que podia ter sido evitado, que o Poder Legislativo cumpra a sua função. Que façamos uma apuração suprapartidária das responsabilidades no caso.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Samuel Moreira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Neves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Cruz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hélio Nishimoto. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Vanessa Damo.

 

A SRA. VANESSA DAMO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, nobre Deputado Jooji Hato, que preside brilhantemente esta sessão, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, cumprimento a quem nos acompanha aqui na Assembleia e a você que acompanha a TV Alesp em casa ouvindo um pouquinho o desabafo, a indignação, a reivindicação ou as boas notícias do Parlamento paulista.

Venho à tribuna hoje num momento de grande alegria. Estive hoje num evento na Cidade de Mauá que comemorou o 12º aniversário do 30º Batalhão da Polícia Militar, que presta um excelente trabalho na cidade, pessoas que com muita coragem colocam suas vidas em risco para proteger os cidadãos da cidade. Portanto, quero parabenizá-los e o fiz pessoalmente no evento em Mauá. Quero desejar felicidades a todos os policiais militares que fazem parte do 30º Batalhão ao tempo em que digo que aqui continuaremos lutando por melhorias salariais, pela adequação das carreiras possibilitando a essas pessoas valorosas que escolheram, como eu disse, ir para o enfrentamento, à luta diária, protegendo vários lares da Cidade de Mauá e da região, que possam ter aí reconhecido os seus méritos, como sabemos quanto é importante os reajustes necessários.

No ano passado fui voto vencido, mas lutei muito para que as policiais femininas civis e militares pudessem se aposentar cinco anos antes, com 25 anos de serviço, mas infelizmente não foi possível aprovar essa aposentadoria. Acho que isso é um direito das policiais civis e militares. No que for justo, que for realmente de merecimento da corporação dos policiais militares, certamente estarei presente na reivindicação, na luta e no debate também que é tão importante.

Parabéns a todos os policiais militares, homens e mulheres valorosos, que tanto nos ajudam, que prestam um serviço de extrema qualidade, que faz com que realmente o ato de servir - amar é servir - seja algo evidente e latente a cada dia nas suas vidas. Que Deus os abençoe nesse 12º aniversário do 30º Batalhão, que compreende a Cidade de Mauá. Também estiveram presentes lideranças de Rio Grande da Serra, de Ribeirão Pires. Fiquei muito feliz por poder comemorar nesse dia.

Sr. Presidente, para finalizar quero dizer que ouvi atentamente o Deputado Marco Aurélio falar sobre CPIs, lembrando que na Casa tenho duas CPIs apresentadas. Uma delas é da Eletropaulo, extremamente importante para resguardar o direito do consumidor vítima da Eletropaulo por diversas vezes, no ano passado, com os apagões, que estragaram muitos equipamentos eletrônicos, que causaram transtorno imenso à vida do consumidor, principalmente da Região Metropolitana. E essa CPI aguarda o momento certo para ser instalada.

Gostaria de evidenciar a importância de termos um debate para a instalação, o mais rápido possível - quem sabe possamos encontrar outro método que não seja o tradicional de uma fila imensa de CPIs aqui na Casa - da CPI da Fiat, em prol dos moradores do Condomínio Barão de Mauá, na Cidade de Mauá. É uma área contaminada onde foram construídos 54 prédios residenciais em cima de um antigo lixão industrial da Fiat, que se diz sócia responsável, da Magneti Marelli, da Cofap. Precisamos rapidamente tirar essas pessoas que há 11 anos aguardam uma briga judicial e precisam ser indenizadas para poder saírem de lá e terem a saúde restabelecida, à medida que estão convivendo com 44 substâncias tóxicas e cancerígenas inaladas diariamente. É uma questão muito acima de política, é uma questão de humanidade. Temos que colocar o dedo na ferida e por que não convocar o Presidente da Fiat para poder acelerar o processo e pagar indenização a essas famílias que pagam muito caro, pagam com suas próprias vidas ou com a saúde de seus entes queridos por essa questão judicial que se arrasta, um direito que é deles, porque quando compraram o apartamento não sabiam que era em cima de uma área extremamente contaminada. Eles têm o direito de receber a indenização, de saírem de lá e de poder viver com mais dignidade.

Tenho certeza de que os demais deputados da Casa certamente apoiarão, porque são CPIs em prol da população do Estado de São Paulo. Tenho percebido que todas as ações e os discursos vêm nesse sentido, de proteger a população e ajudá-la. Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Moura. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio.

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, público presente, funcionários queridos, venho a esta tribuna porque não poderia deixar de dar os meus cumprimentos à Presidente Dilma. Ontem assisti ao leilão da privatização dos nossos aeroportos. Parecia que estávamos no Governo Fernando Henrique. Nada, nada, nada diferente. Fernando Henrique fez escola e mostrou a toda classe política a importância do seu trabalho.

E a Presidente vem num momento correto, no momento em que se espera o sucesso da Copa, em que todos estão empenhados em mostrar o Brasil para o mundo inteiro. E com tantas dificuldades nessa área ela teve a coragem de seguir os passos, o programa de forma aberta, escancarada daquele que foi sem dúvida o nosso grande Presidente, um dos maiores deste País.

Estimava-se um preço de cinco bilhões e foram leiloados por mais de 26 bilhões. Certamente essa quantia que vai entrar nos cofres da União vai ser carreada para essas obras tão importantes que nesse momento o Brasil precisa para ser mostrado com dignidade àqueles que nos visitam para assistir ao evento mais importante do nosso futebol, o esporte mais querido do nosso povo.

Mas também não posso deixar de cumprimentar o Governador Jaques Wagner pela firmeza com que enfrenta os grevistas lá na Bahia. Nós do PSDB, como Governo, fomos muito criticados quando tivemos em todas as oportunidades a mesma firmeza. Fizemos a nossa proposta e não negociamos com grevistas que tomaram de assalto a Assembleia Legislativa da Bahia. Democracia não é isso. Democracia é liberdade, sim, mas há um limite. Imaginem a Casa Legislativa nas mãos dos grevistas! Imaginem invadirem aqui a nossa Assembleia! E fico imaginando que tanta gente que durante tanto tempo estimulou as greves agora se encontram tomando as mesmas posições que o PSDB toma e tomou em seu Governo. São atitudes firmes como essas que enfrentam o noticiário, que enfrentam as más línguas que esperamos realmente dos nossos governos.

Quero cumprimentar mais uma vez a Presidente Dilma pela forma acertada com que fez em relação aos nossos aeroportos. Certamente seguiu a escola de Fernando Henrique Cardoso. E também cumprimentar o Governador Jaques Wagner mais uma vez, desejar-lhe felicidades para que continue com essa fibra, com essa firmeza, mostrando que democracia não dá esse tipo de liberdade. Devemos dar liberdade, mas liberdade com respeito, respeito às instituições, respeito às pessoas, respeito àquilo que é do povo. Enfim, quando tivemos aqui a Reitoria da USP invadida, fomos tão criticados; e agora na Cracolândia o Estado fazendo esse esforço danado para conter a invasão dessa droga por todo o nosso País, não só por São Paulo, não.

Coisa difícil de fazer. Todos dizem que fariam melhor; todos dizem que não fariam isso, não fariam aquilo e aquilo outro, mas que fariam de outra forma. Mas ninguém fez até agora. Agora o Governo está fazendo. E se Deus quiser, vai ter muito sucesso. Torço e parabenizo a Presidente Dilma, como parabenizo o Governador Jacques Wagner, e tenho a certeza de que o nosso Governador do Estado vai ser parabenizado também, embora as críticas sejam duras, severas. Ele vai vencer essa questão, e certamente vai receber o aplauso de todos os paulistas que trabalham e que torcem pelo sucesso de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, esgotado o tempo destinado ao Pequeno Expediente, vamos passar ao Grande Expediente.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - ART. 82 - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, entramos com um documento pedindo à Comissão de Saúde uma reunião e uma visita ao Hospital do Câncer de Mogi das Cruzes.

Demos entrada nesse documento na quinta-feira, porque a "Folha de S.Paulo" soltou uma matéria dizendo que existiu uma fraude nos procedimentos dentro daquele hospital. Na dúvida sobre o que está acontecendo, como membro da Comissão de Saúde, conversei com outros membros da Comissão, que aceitam fazer essa reunião o mais rápido possível.

Temos lá hoje um inferno astral dentro da Cidade de Mogi das Cruzes e do Alto do Tietê, que vão transferir todos os pacientes para o Icesp, que vão encaminhar os pacientes para Guarulhos, ou que vão montar um outro serviço no Hospital Luzia de Pinho Melo, da SPDM.

O diretor do hospital está de acordo até que a Promotoria faça uma investigação, pois temos prejudicados aí, no tratamento e no atendimento, mais de 1.200 pacientes que se tratam com quimioterapia e radioterapia. Ao se tomar uma atitude dessa, um hospital que foi avaliado entre os três melhores hospitais de câncer do Estado de São Paulo, teríamos que dar a Cesar o que é de Cesar; se existir uma possível transferência, alguma conduta não correta no tratamento dos pacientes, que se feche o hospital.

Mas temos que pensar nos 1.200 pacientes que estão lá fazendo tratamento com quimioterapia, radioterapia e hormonoterapia. O médico, diretor do hospital, disse que faz uma pesquisa para a Roche, documentada, liberada para se fazer uma pesquisa de um produto, como nós fazemos dentro do HC, como já fizemos em outros locais. Os pacientes diariamente procuram e vão ao jornal dizendo do bom tratamento que é feito lá dentro desse Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaias.

Queremos que a Comissão de Saúde visite in loco e solicite uma investigação aberta, ou pela Promotoria, ou pelos próprios médicos da Secretaria do Estado, para saber se existiu ou não fraude em procedimento. Mas precisamos fazer que a população seja tratada conforme o que se encaminha, dentro dos procedimentos para tratamento de câncer de mama, de câncer de próstata e outros cânceres mais.

Não queremos aqui passar a mão, absolutamente, se o hospital cometeu fraude. Queremos até que a Promotoria pública, como lesaram o dinheiro do Governo do Estado, conforme essa auditoria particular que foi feita a pedido do Governo do Estado, que julgue e seja fechado o hospital.

Mas um hospital que mantém uma nota acima de 9,4 em tratamento de câncer, que é comparado ao Hospital de Barretos e de Jaú, ao Hospital AC Camargo, de repente descobre que uma pesquisa, porque usaram placebo, teve um procedimento errado.

Queremos que seja julgado, que seja fiscalizado, que façam uma auditoria aberta: o que está ocorrendo prejudicou algum tratamento dos pacientes? E não fazer uma conduta imediata: vamos fechar o hospital, e prejudicar 1.200 pacientes.

Não há vagas no Estado para todos esses pacientes. Como acomodá-los? Temos que usar 40 ônibus para trazer pacientes para São Paulo e voltar. O hospital tem dois aceleradores lineares de partícula, é um hospital que tem bomba de cobalto, tem um serviço de prótons, faz uma quimioterapia de primeira linha.

Não posso julgar, neste momento, se existiu ou não fraude. Então, faço questão que a Comissão de Saúde vá visitar urgente esse hospital. Faço questão que solicite à Promotoria que fiscalize se houve fraude ou não.

Apelo aqui aos membros da Comissão de Saúde, como fiz aqui com os Deputados Celso Giglio, Heroilma e Marcos Martins, que estão dispostos a fazer essa visita o mais rápido possível, pois a população está realmente solicitando um atendimento, uma fiscalização o mais rápido possível, para terem calma no local de tratamento. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga, por permuta com o nobre Deputado Gerson Bittencourt.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, servidores da Assembleia Legislativa, telespectadores da TV Assembleia, eu não poderia deixar de fazer uma menção em relação aos fatos que até hoje a nossa imprensa vem noticiado: as questões relacionadas ao Pinheirinho, como o meu colega de bancada, Deputado Marco Aurélio, que é morador de Jacareí, conhece bem a situação dos moradores e da truculência que houve na região, na desocupação dessa área.

Queremos aqui mais uma vez prestar a nossa solidariedade às famílias. Na verdade, o que podemos caracterizar é que a Polícia tem um papel muito nobre: cuidar da segurança pública do povo de São Paulo. Quando a Polícia toma uma iniciativa como essa, dá a impressão de que o Governo do Estado termina transferindo responsabilidades de resolver assuntos relacionados à habitação para a Polícia e não toma as devidas iniciativas. Esse fato é recorrente em função de uma falta de política habitacional do Governo do Estado de São Paulo.

Sr. Presidente, não poderia também deixar de abordar um tema. A Assembleia Legislativa conseguiu, no último semestre, colocar um tema em debate. O Deputado Orlando Bolçone, o Deputado Olímpio Gomes, o Deputado Jooji Hato e outros colegas da Frente Parlamentar de Combate ao Crack conseguiram estabelecer um cronograma de agendas juntamente com o Governo Federal, o Governo do Estado e os municípios do nosso Estado. Colocamos em debate a questão do crack no Brasil, mas especialmente no Estado de São Paulo. Sr. Presidente, da forma como foi colocado o tema pela Prefeitura e pelo Governo do Estado de São Paulo, do meu ponto de vista, faltou uma ação com mais organização e que pudesse envolver especialmente o Governo Federal.

Em dezembro, quando o Ministro Alexandre Padilha esteve nesta Casa, apresentando o programa do Governo Federal para São Paulo e os investimentos, uma das questões abordadas é que a questão do crack tem de ser concebida como política de Estado. Há necessidade de articulação entre o governo federal, estados e municípios . Tenho certeza de que o Governo Federal vai fazer uma ação coletiva com os governos estaduais e os municípios brasileiros para que possamos, pela primeira vez na história do nosso País, termos uma política afirmativa. Não é apenas expulsar os dependentes  da Cracolândia. A questão do crack tem de ser concebida como saúde pública, com investimento em políticas de cultura, de esporte. A nossa juventude tem de ter espaços para que não se interesse pelo mundo das drogas.

Daremos sequência a esse trabalho que iniciamos no ano passado para que avancemos. No ano passado, a Assembleia Legislativa conseguiu garantir cinco milhões no Orçamento do Estado para a Secretaria de Cidadania e Justiça e dez milhões para a Promotoria da Infância e Juventude, que coordena as políticas de enfrentamento às drogas. Foi o primeiro passo que a Assembleia Legislativa conseguiu implementar. Espero que neste ano consigamos avançar.

Sr. Presidente, exibiremos agora um vídeo produzido pelo Governo Federal dentro do Programa “Crack, É Possível Vencer”. É uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo a integração entre os órgãos públicos para o enfrentamento do problema do avanço das drogas.

 

* * *

 

- É feita a exibição de um vídeo.

 

* * *

 

Sr. Presidente, eu acredito que a questão das soluções integradas, em que os municípios poderão firmar convênio com o nosso Estado, serão efetivadas e assim mudarão a realidade do Estado de São Paulo, pois o ministro anunciou 456 milhões para que isso aconteça. Os municípios precisam se preparar apresentando os seus projetos, pois eu tenho certeza que a Presidente Dilma fará um grande esforço para que possamos combater as drogas no Estado de São Paulo e no País. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini, por permuta de tempo com o nobre Deputado Ary Fossen.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados: a minha Ribeirão Preto acaba de receber um importante investimento do Governo de São Paulo representada por uma licitação, a ser publicada por esses dias, visando a  ampliação e modernização da Etec “José Martimiano da Silva” . Essa escola já presta relevantes serviços à comunidade ribeirãopretana e, com essa reforma,   poderá prestar uma assistência maior aos jovens de Ribeirão Preto propiciando-lhes  uma formação profissional  para facilitar o acesso imediato  ao mercado de  trabalho.

Anuncio,  com imenso prazer,  a construção do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto,  resultado de uma luta muito grande que iniciei quando prefeito daquela cidade.  Desde meu  primeiro dia como deputado, por outro lado,  tenho lutado pela construção desse Parque, um projeto lindo. Através de um convênio assinado entre o Governo do Estado e a USP, Ribeirão Preto receberá essa importante obra,  uma das  mais modernas e eficientes entre as similares  existentes neste País.

Tivemos um contato com o reitor da USP que já definiu e concluiu o edital de licitação para a construção dos dois primeiros prédios do parque. Um dos prédios, de três andares, será destinado à área administrativa; o outro será destinado para incubadoras de empresas de alta tecnologia ou de desenvolvimento tecnológico. O dinheiro para o projeto já está disponível, a área já existe e só estamos aguardando a marcação da data para o Governador e o reitor da USP assinarem o edital de licitação para o inicio da construção dos referidos prédios.

Recebi a informação de uma discussão política envolvendo a Fatec de Ribeirão Preto. É triste falar isso: mas a prefeita teria postado no “Twitter” dela que o Governador de São Paulo está segurando o prédio da Fatec para não beneficiá-la com dividendos políticos. A notícia postada ainda diz que o Governador queria dar esse efeito político ao Deputado Federal Duarte Nogueira, pré-candidato a prefeito pelo PSDB em Ribeirão Preto. A prefeita está confundindo as idéias.  Realmente há uma boa vontade por parte do Governo de São Paulo tanto que alterou, em princípio, algo já encaminhado. O convênio assinado entre o então Governador Alberto Goldman, no final de seu mandato e a USP, estabelecia que a Fatec fosse construída no local destinado ao parque tecnológico.

A Fatec programada seria uma faculdade de alta tecnologia, preparando profissionalmente pessoas e teria uma envergadura educacional das mais expressivas, daí sua fixação no parque tecnológico. A prefeita sugeriu que a faculdade tecnológica não fosse construída no local do parque e sim no centro de um bairro operário de Ribeirão Preto, onde existe uma construção antiga e decadente que pertencia a uma fábrica de tecidos. Diante disso o Governador atrasou o projeto para averiguar a possibilidade de acatar a sugestão feita pela prefeita. Hoje o projeto da Fatec de Ribeirão já é uma realidade e tem a verba disponibilizada porém, infelizmente,  há uma discussão em relação ao local que a Fatec será construída. Quero dar essa notícia ao Deputado Nogueira - que concorda, juntamente com a prefeita, na construção da Fatec na  antiga fábrica de tecidos.

Hoje começo uma nova luta em prol da construção de duas Fatecs em Ribeirão Preto: uma em um bairro operário chamado Campos Elíseos e a outra no parque tecnológico, dotado de espaço suficiente para o empreendimento. Como já temos cidades no nosso Estado possuindo duas Fatecs e outras com até três, sabemos da possibilidade de tal empreendimento. Na primeira audiência com o Governador do Estado, vou sugerir que inicie a construção das duas Fatecs para Ribeirão Preto; atendendo essas sugestões o Governador estará fazendo justiça às justas reivindicações da nossa cidade.

Gostaria de sugerir não só para as autoridades de Ribeirão Preto mas , para todas as cidades, que quando houver divergências de qualquer natureza resolvam através de reuniões na própria comunidade. Convidem as autoridades, os presidentes de entidades e associações, líderes das comunidades, deputados e vereadores para trocarem idéias visando encontrar as melhores soluções para os problemas das cidades; os prefeitos podem fazer isso e,  ao final da discussão,  tenho  certeza: toda a cidade estará unida em uma reivindicação junto ao Governo de São Paulo.

Tenho a certeza de que vai acontecer o que tanto espero: as duas Fatecs serão construídas em uma cidade atualmente com 620 mil habitantes e, dentro de 10, 15 anos, a previsão é de 1 milhão de habitantes. Se o governador puder ouvir o meu discurso peço-lhe, por favor: coloque na sua programação duas Fatecs para Ribeirão Preto; uma em um bairro operário, no centro da cidade praticamente, e a outra no grande Parque Tecnológico. Alckmin vai assistir nos próximos dias, neste mês de fevereiro, a assinatura pelo Reitor da Universidade de São Paulo da licitação para construir os dois primeiros grandes prédios do parque. E lá teremos, se Deus quiser, um laboratório da Embrapa porquanto já existem entendimentos nesse sentido. Teremos também a Furp, Fundação do Remédio Popular, laboratório do Estado para produzir medicamentos nesse Parque Tecnológico. Eu denunciei desta tribuna o abuso acontecido nos preços dos remédios; fiz uma pesquisa em farmácias e constatei variações nos preços da ordem de  300 a 450 por cento.

Isso é roubo. Não é possível de uma farmácia para outra haver essa alteração nos preços dos remédios. Hoje já existe, felizmente, uma quantidade impressionante de remédios genéricos que podem ser produzidos sem pagar patentes. E então o Governo do Estado de São Paulo, através da Fundação do Remédio Popular, já produz remédios e precisa dinamizar essa produção ainda mais. Saúde, conforme consta na Constituição brasileira, é um direito fundamental do povo. E o Governo de São Paulo, através da Furp, deve iniciar em larga escala a produção de medicamentos genéricos para que o preço seja bem de acordo com as possibilidades da nossa população. Fica então o nosso pedido. Tenho a certeza de que o Governador, tão sensível às nossas reivindicações, vai dar duas Fatecs para o Ribeirão Preto e vai dar também instalar, no nosso Parque Tecnológico,uma unidade da Fundação do Remédio Popular, a Furp. “

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra, por permuta de tempo com o nobre Deputado Rafael Silva, o nobre Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, gostaria mais uma vez de voltar ao tema do massacre do Pinheirinho, execrável e abominável, promovido pelo Governo do PSDB aos seis mil moradores do Bairro do Pinheirinho em São José dos Campos.

Eu disse ontem que recebemos uma informação de membros da Anistia Internacional de que o tema do Pinheirinho já está presente em 170 mil sites do Brasil e do mundo. As imagens do massacre correm o mundo. São moradores - crianças, adolescentes, mulheres grávidas - que foram desapropriadas das suas casas. As suas casas foram destruídas pelo Governo estadual e as pessoas estão agora amontoadas em abrigos infra-humanos, como mostrei na primeira intervenção do Pequeno Expediente.

Quero comunicar a todos que estamos entrando ainda nesta semana com representações no Conselho Nacional de Justiça, na OEA e também na Procuradoria Geral da República, com uma representação criminal, pedindo a criminalização tanto do Governador Geraldo Alckmin, como também do Presidente do Tribunal de Justiça, e da juíza que determinou a desocupação e a demolição das casas do Bairro do Pinheirinho. Trata-se de um crime de lesa à humanidade.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Welson Gasparini.

 

* * *

 

Trouxe aqui algumas imagens que gostaria de mostrar aos que estão nos assistindo tenham a dimensão do que realmente aconteceu no Bairro do Pinheirinho.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público aqui presente, telespectador da TV Assembleia, para concluir, trata-se de fato de um grande massacre social humanitário, condenado por várias organizações não só organizações do Brasil, mas organizações internacionais. A Presidente Dilma foi muito feliz quando disse que o que houve ali foi uma verdadeira barbárie social patrocinada pelo Governo do Estado. Como eu disse, um crime que lesa a humanidade, uma afronta à dignidade da pessoa humana. Isso tudo para beneficiar o especulador financeiro, criminoso, Naji Nahas.

Para concluir, gostaria de registrar, Sr. Presidente, que a empresa Selecta, massa falida hoje do Naji Nahas, deve mais de 15 milhões de reais de IPTU para a Prefeitura de São José dos Campos e deve mais impostos para o Governo Federal, os únicos credores da massa falida. Então, se houvesse de fato vontade política, a Prefeitura poderia ter desapropriado a área ou o Governo Estadual ou mesmo o Governo Federal. Então, é inconcebível que 6 mil pessoas sejam desapropriadas, jogadas em abrigos infra-humanos, para beneficiar um especulador. Isso mostra que não há em nosso País uma política habitacional de moradia popular.

Fica aqui nosso registro, sobretudo dizendo que nós, do PSOL, estamos acionando o Conselho Nacional de Justiça para que o Tribunal de Justiça seja investigado em relação a liminar concedida. Estamos também acionando a Procuradoria Geral da República, protocolando uma representação criminal contra o Governador Geraldo Alckmin, contra o Tribunal de Justiça e contra a juíza de São José dos Campos que se dedicou tanto ao cumprimento dessa liminar. E estamos trazendo a discussão aqui para a Assembleia Legislativa, para que os Deputados saibam aqui, o que aconteceu no Pinheirinho. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato, por permuta de tempo com o nobre Deputado Itamar Borges.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, eu quero cumprimentar os telespectadores. Há poucos instantes vimos uma imagem lá do Pinheirinho e uma senhora maltratada dizendo que nesse País, quando alguém mata um cachorro é preso, mas essas pessoas que maltrataram o pessoal do Pinheirinho não são presas. Na verdade, não é isso que acontece. Aqui se mata cães. Matam os cachorros que são os melhores amigos do homem e ficam impunes.

Recentemente tivemos um quadro de uma pessoa que arrastou um cachorro, um animal que é amigo, por vários quilômetros e quando o cachorro estava agonizando, ele o abandonou e as pessoas pegaram esse cachorro, levaram ao veterinário, mas ele acabou falecendo.

É por esse motivo que estou lutando. Está aqui na Assembleia Legislativa um projeto de uma Delegacia Especial para proteção desses animais, uma Delegacia Especial para Maus Tratos a Animais. O melhor amigo do homem é um animal, é o cachorro ou o gato, por exemplo, mas as pessoas com muita maldade agridem, espancam e até matam esses animais.

Lá no Pinheirinho, temos de 500 a 600 animais abandonados. Aquelas pessoas do Pinheirinho, meu caro Deputado Welson Gasparini, o Governador disse que vai abrigá-las. O Governador disse que tem um projeto que vai construir as casas para abrigar todas essas pessoas do Pinheirinho. Oxalá que o faça o mais rápido possível para abrigar essas pessoas, porque o teto, a casa é o que dignifica o ser humano. E o Governador já fez esse compromisso. Esperamos que o faça.

E os animais abandonados, para onde vão? Vão para Via Dutra, são atropelados, morrem de fome... Esses animais que são os melhores amigos dos cidadãos e cidadãs acabam morrendo. Será que vêm parar aqui na Vila Mariana?

Meu caro Deputado Welson Gasparini, nós que somos médicos sempre preconizamos o prolongamento da vida, e a vida de um cachorro, de um gato ou qualquer outro animal é uma vida tão importante quanto a de um ser humano. Talvez esses animais do Pinheirinho venham parar aqui na Vila Mariana. Uma senhora que reside na Vila Mariana falou que vai adotar esse cachorro ou procurar um novo dono para esse animal, mas acabou sacrificando dentro de sua própria casa, aqui na Vila Mariana. Quantos animais ela não sacrificou? E essas pessoas ficam impunes. Aliás, a mulher da Vila Mariana não é a única, mas há tantas outras.

É por isso que eu quero, e vou lutar muito, e espero contar com o apoio de todos os Deputados, para que possamos criar uma Delegacia Especial para maus tratos aos animais.

E me dizem assim: “Mas maltratam crianças, maltratam pessoas... Espancam e matam as pessoas e nós temos tantas delegacias, para que mais uma delegacia especial para os animais?” É porque não tem nenhuma delegacia especial para maus tratos a animais. Para o ser humano temos milhares. Quanto o Governo não gasta? Quanto não se paga, quanto não se investe no Exército, na Aeronáutica, na Polícia Federal, na Polícia Militar, na Polícia Civil, na Guarda Metropolitana, em segurança particular e não temos segurança! Aí a Organização Mundial da Saúde proclama: menos de dez assassinatos ou mortes por violência por 100 mil habitantes está ótimo. Que ótimo nada.

Nos países de Primeiro Mundo quando se mata alguém, o mandatário do país pede desculpas à família. Nos Estados Unidos, quando há verdadeiros massacres, o presidente pede perdão e dá apoio aos familiares. O que não acontece no nosso País. Aqui se mata uma pessoa nas ruas de São Paulo como se mata um cachorro. Isso é ter segurança?! Quantas armas contrabandeadas não temos? Elas vêm de onde? Do Paraguai, da Bolívia, do Peru. Por que não fiscalizam as fronteiras através da Polícia Federal, através do Exército?! Nas fronteiras interestaduais a mesma coisa. O que os governadores precisam fazer? Colocar a Polícia Militar e a Polícia Civil nas fronteiras e fechar o cerco e se chegar aqui na cidade, é dever do prefeito fazer um convênio para tirar essas armas ilegais das nossas ruas. É tão fácil dar segurança.

Não sou expert em segurança, sou médico, a minha função é prolongar a vida, mas não é segredo como fazer para acabar ou pelo menos diminuir essa onda de violência. Precisamos evitar que as pessoas sejam atingidas por armas brancas e cheguem às UTIs, prontos-socorros. Não temos leitos cirúrgicos, não temos leitos em UTIs. Se alguém precisar de um leito cirúrgico neste instante aqui na Cidade de São Paulo não encontrará leito em UTI. Basta ligar para qualquer hospital e verificar se tem vaga. Isso é fruto da violência e para resgatar a segurança precisamos fazer a blitz pelo desarmamento. Não tem segredo. Dois pilares sustentam a violência: a arma e o álcool, que leva às drogas, ao crack, à cocaína, ao oxi, o último degrau para a degradação.

Como médico, sabemos que isso é muito sério. Está matando nossos adolescentes, está acabando com a nossa juventude, é de 8 a 25 anos. Todos estão indo para as drogas e o álcool é a porta de entrada. Antes era a maconha. Quem não sabe disso? Só eu sei? Os governantes não sabem, a polícia não sabe? Por que não combatem isso? Sabemos onde estão os traficantes. Os Consegs ajudam, a população aponta e por que não se acaba com isso? Porque tem muita gente ganhando em cima disso, tem muitos interesses econômicos atrás disso. Não tem outra explicação. Não sei quem está à frente dessas empresas de segurança, mas deve ter gente ganhando. Quanto mais violência, mais essas pessoas ganham porque os senhores das guerras, aqueles que fabricam armas ganham muito.

No plebiscito os senhores da guerra ganharam ao pedirem pelo não desarmamento, mas como nossa função é prolongar a vida, fizemos o projeto da moto sem garupa como forma de prevenção à violência - projeto aprovado - e o projeto da lei seca para controlar esse pilar que sustenta a violência. Portanto finalizo dizendo que precisamos lutar para que o nosso País seja igual à Itália, Japão, China e mesmo os Estados Unidos, que aplicaram o tolerância zero e está acabando com a violência em Nova Iorque através do Rudolph Giuliani, por exemplo. Quem sabe não tenhamos um Rudolph Giuliani aqui neste País.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças, solicito a suspensão da sessão por 10 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - WELSON GASPARINI - PSDB - O pedido de V. Excelência é regimental, pelo que a Presidência suspende a sessão por 10 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 26 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 52 minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, amanhã realizaremos uma discussão na Comissão de Educação sobre o não cumprimento pelo Governo Estadual da jornada do piso dos professores da Rede Estadual de Ensino. A Secretaria Estadual está desrespeitando a Lei Federal n° 11.738, de 2008, que obriga o Estado a oferecer um terço da jornada de aulas dos professores em hora-atividade, o trabalho pedagógico que o professor realiza planejando suas aulas, organizando as aulas, preparando as avaliações, corrigindo-as. É o momento em que o professor faz pesquisa, atualiza-se. A lei federal determina que um terço da jornada seja destinado a esse tipo de trabalho, que é fundamental no processo educacional, para que o professor possa se preparar. No entanto, o governo estadual desrespeita a legislação federal.

A Lei nº 11.738 foi aprovada no Congresso Nacional, foi sancionada pela Presidência da República e foi referendada pelo Supremo Tribunal Federal. Mas o Estado de São Paulo insiste no descumprimento da legislação. Inclusive, os professores tinham ganhado algumas ações na Justiça que também foram desrespeitadas.

Faço a seguinte indagação. Gosto de insistir para que o telespectador entenda como o Governador Geraldo Alckmin é contraditório. Quando havia uma liminar para a desapropriação do Pinheirinho, o governador cumpriu imediatamente, de forma fria, sem questionamentos. Quando é para cumprir liminares e lei federal para beneficiar os professores da Rede Estadual e, consequentemente, os cinco milhões de alunos matriculados na nossa Rede, o Governo descumpre a legislação e não acata as liminares, promovendo uma verdadeira guerra no Judiciário contra essas liminares. Mas o fato é que a lei federal é muito clara em relação a isso. O Governo Estadual em São Paulo tem dois pesos e duas medidas. Para despejar, para desapropriar seis mil moradores do Bairro do Pinheirinho, o Governador é obediente, diz que está dentro da legalidade, dentro do estado democrático de direito. Quando é para cumprir uma lei em benefício da Educação, da escola pública e, sobretudo, do Magistério paulista, o Governador descumpre, viola e afronta a legislação vigente no País.

É inconcebível que o Estado de São Paulo, o Estado mais rico da federação, desrespeite uma lei tão importante e fundamental como a Lei nº 11.738. Os professores da Rede Estadual devem ser remunerados pelas horas que trabalham fora da sala de aula. Isso é óbvio. Inclusive, o Estado de São Paulo é um dos que menos investe nessa área. Na média, o Estado de São Paulo investe apenas 17% da jornada em hora-atividade, quando a média do Brasil é de, no mínimo, 30 por cento.

Estados como Mato Grosso determinam que 50% da jornada do professor seja destinada à hora-atividade. O Estado de São Paulo, o mais rico da federação, com o maior Orçamento estadual do Brasil, presta-se a afrontar uma lei federal que, como disse, foi aprovada no Congresso Nacional, sancionada e referendada pelo Supremo Tribunal Federal. O discurso do governo estadual não passa de um discurso vazio, só para inglês ver. Na prática, o Governador Geraldo Alckmin continua massacrando os professores da Rede Estadual.

Para finalizar, não posso deixar de registrar que temos ainda 70 escolas de lata no Estado de São Paulo, muitas delas na Zona Sul de São Paulo. Os alunos estão sendo torrados com esse calor e os professores também. São escolas antipedagógicas e anti-humanas, pois inviabilizam o trabalho pedagógico. No entanto, apesar de nossos apelos e das nossas denúncias, até agora o Governo não tomou nenhuma providência para transformar as escolas de lata em escolas de alvenaria.

 

O SR. PEDRO BIGARDI - PCdoB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero registrar que na última sexta-feira, dia três de fevereiro, tomou posse a nova diretoria do Sintaema, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Saneamento e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que inclui Cetesb, Sabesp, Fundação Florestal e tantas outras. Tivemos a posse da nova diretoria do Sindicato. Estivemos presente na posse, juntamente com o nobre Deputado Jooji Hato.

Quero cumprimentar o presidente eleito René Vicente e toda a nova diretoria. Desejo um excelente trabalho a todos em defesa do trabalhador, das empresas de saneamento e meio ambiente, setores importantes do Estado de São Paulo. Tenho certeza que o trabalho que já vem sendo feito em defesa do trabalhador dessas áreas continuará com muitas vitórias em defesa do trabalhador. Parabéns ao Sintaema, ao René Vicente, novo presidente eleito e toda a nova diretoria que tomou posse.

Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para registrar que na próxima quinta-feira, nove de fevereiro, às 16 horas, na Assembleia Legislativa, no Auditório Franco Montoro. O nosso mandato realizará uma audiência pública e convida a todos os Deputados desta Casa. Esse evento será a respeito da erradicação do comércio irregular do GLP no mercado brasileiro do Estado de São Paulo, e teremos também uma audiência pública que discutirá o Programa da Agência Nacional do Petróleo, denominado Gás Legal. Contaremos com a presença do Aurélio Amaral, Coordenador Nacional desse programa; Alcides Amazonas, Coordenador Geral do escritório da ANP aqui em São Paulo e todas as empresas que atuam no setor. Repito, a audiência será dia 09/02/12, às 16 horas, no Auditório Franco Montoro e discutirá o Programa Gás Legal aqui no nosso Estado. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, nós aprovamos no Colégio de Líderes uma Comissão de Representação sobre uma audiência pública que ocorrerá no Senado no dia de amanhã, 08/02/12, às 9 horas, sob o convite do Senador Eduardo Suplicy. O tema dessa audiência será sobre a reintegração de posse do caso Pinheirinho, em São José dos Campos. Essa Comissão será aprovada sob o acordo no Colégio de Líderes. O Deputado Marco Aurélio, representará o PT nessa atividade e outros Deputados que queiram comparecer serão bem vindos, pois é muito interessante que a Assembleia Legislativa seja representada nesse evento. Entre os convidados estão o Prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury; Inês Magalhães, representando o Ministério das Cidades; o Secretário da Habitação do Estado de são Paulo, Silvio Torres; o Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça que assumiu o cargo recentemente, Ivan Sartori; o Juiz da 14ª Vara da Comarca da capital, Luiz Giffoni Ferreira; o Juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, Rodrigo Capez; o Vereador de São José dos Campos, Tonhão Dutra; o Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo, Álvaro Castilho Camilo e a Márcia Faria Loureiro.

Essa atividade é muito importante pela repercussão que o caso teve em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Diversas entidades de defesa dos direitos humanos estarão presentes, pois esse tema repercutiu mundialmente e precisa ser resolvido até porque as famílias que foram despejadas de forma brutal, vista por toda a sociedade, continuam no relento recebendo um tratamento semelhante ao de um campo de concentração. Precisamos encontrar uma solução digna para aquelas famílias e um programa de habitação que permitirá que aquelas pessoas tenham uma moradia. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PEDRO BIGARDI - PCdoB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero registrar que no dia 29/02/12, das 15 às 17hs, teremos a posse da nova diretoria da União Paulista dos Estudantes Secundaristas, que ocorrerá aqui na Assembleia Legislativa, com muita honra, no Auditório Franco Montoro. Hoje estamos recebendo nesta Casa, Sr. Presidente, a Presidente da Upes, Sra. Nicole Mendes e também o Sr. Otávio Augusto, tesoureiro, que tomarão posse na data mencionada. O movimento de luta dos estudantes pode contar conosco e a Assembleia Legislativa. Tenho certeza que nessa nova diretoria, terá muito trabalho e vitórias em defesa dos estudantes do Estado de São Paulo. Parabéns a todos vocês e contem sempre com a Assembleia Legislativa. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência presta solidariedade ao Deputado Pedro Bigardi, pela manifestação.

Srs. Deputados, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, há sobre a mesa um requerimento para a constituição de Comissão de Representação, com a finalidade de participar do próximo dia 08/02/12, em Brasília, de audiência pública convocada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal para analisar as implicações dos fatos ocorridos na cidade de São José dos Campos, por ocasião da reintegração de posse ocorrida na área do Pinheirinho ali situada. Assina o nobre Deputado Enio Tatto, com número regimental de assinaturas.

Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Requerimento de licença ao período de 7 a 10 de fevereiro, com base nos Art. 84, inciso I, combinado com o Art. 87, da 14ª Consolidação do Regime Interno, para participar dos eventos do Movimento Comunhão e Libertação, conforme o convite oficial anexo. Assinado pelo nobre Deputado Marcos Zerbini.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado, com o esclarecimento de que não haverá ônus para o Erário público.

Requerimento de urgência de autoria do Deputado Mauro Bragato, para projeto de denominação de Gisselda Aparecida Turola Piovezan à escola estadual situada no bairro dos Rosas, em Amparo. Assina o líder Orlando Morando.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Requerimento de Comissão de Representação para o período de 19 a 23 de março, com a finalidade de participar do Seminário de Inovação do Ensino Superior, conjuntamente ao corpo docente da Faculdade de Tecnologia Jardim da Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos, sem ônus para este Poder. Assina o Deputado José Bittencourt com número regimental de Srs. Deputados.

Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Requerimento de Comissão de Representação, com a finalidade de participar do Congresso Estadual de Municípios, de 13 a 16 de março, a se realizar em São Vicente com a organização da Associação Paulista de Municípios. Assinado pelos nobres Deputados Célia Leão e Celso Giglio, com o número regimental de assinaturas.

Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Convocação: “Nos termos do disposto do Art. 18, inciso III, alínea d, combinado com o Art. 68, do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões: Constituição, Justiça e Redação e Educação e Cultura, a realizar-se hoje, às 17:25hs, no Salão Nobre da Presidência, com a finalidade de apreciar o Projeto de Lei nº1.068/11.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, gostaria de registrar que amanhã vamos realizar uma audiência pública no Plenário Franco Montoro, com os professores demitidos da Faculdade Anhanguera. No final do ano passado houve uma demissão em massa de mais de 1500 professores dessa faculdade, que demitiu sumariamente professores, inclusive com mestrado e doutorado. E agora a faculdade está substituindo esses professores, que tinham titulação, por professores sem titulação.

Isso vem acontecendo em todo o Brasil, principalmente no Estado de São Paulo porque não há fiscalização, o MEC tem se omitido e não há controle em relação à contratação dos professores. Casos como esse vem acontecendo e prejudicando não só aos professores que se esforçaram para fazer um mestrado, um doutorado, que fizeram um trabalho de pesquisa, mas, sobretudo, os alunos das universidades e das faculdades privadas que são duramente prejudicadas. Temos aí um rebaixamento educacional também no ensino superior privado, porque a lógica de muitas faculdades - há exceções logicamente - tem sido a do lucro. Para que essas faculdades tenham lucro, cortam exatamente no salário dos professores e funcionários.

É nesse sentido que vamos realizar a audiência pública e vamos encaminhar todas as denúncias ao Ministério Público do Trabalho, e também ao Ministério da Educação para que providências sejam tomadas, e que as faculdades particulares respeitem a legislação. A LDB é muito clara e exige a contratação de professores com mestrado e doutorado. Cada vez mais essa legislação vem sendo afrontada e burlada por muitas faculdades particulares no Estado de São Paulo e no Brasil. A audiência pública será amanhã, às 15 horas, no Plenário Franco Montoro. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 17 horas e 11 minutos.

 

* * *