10  DE ABRIL  DE 2000

4ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DOS ESPÍRITAS”

 

Presidência: SIDNEY BERALDO  e  ALBERTO CALVO

 

Secretário: ALBERTO CALVO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/04/2000 - Sessão 4ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: SIDNEY BERALDO/ALBERTO CALVO

 

001 - SIDNEY BERALDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Anuncia que esta sessão solene foi convocada, a pedido do Deputado Alberto Calvo, para comemorar o Dia dos Espíritas. Convida todos para ouvir a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar.

 

002 - ALBERTO CALVO

Assume a Presidência.

 

003 - ANTONIO SAPIENZA

Cumprimenta o Presidente Alberto Calvo. Depois de enfatizar que, por meio da fraternidade, poderemos curar todas as mazelas da terra, lê versos do "Livro Caridade".

 

004 - ANASOR ALENCAR FRUTUOZO

Na qualidade de Presidente do Centro Espírita Irmã Zoraide, cumprimenta o Deputado Alberto Calvo pela solenidade. Lê "O poema do brasileirinho", de autoria de Alziro Zarur.

 

005 - IZABEL MAZZUCATI

 Como Presidente do Centro Espírita "Jesus Rede Vivo", saúda todos os presentes e as autoridades da Casa. Comenta trecho do livro-revelação "Psicografia", de Chico Xavier.

 

006 - Presidente ALBERTO CALVO

Anuncia um número musical.

 

007 - SÉRGIO EDUARDO MIRANDA

Na qualidade de diretor administrativo do Hospital Espírita Fabiano de Cristo, saúda o Presidente Alberto Calvo e as demais autoridades. Comunica estar construindo um hospital, no município de Caieiras, para pacientes cancerosos.

 

008 - JATHER JACOBINI FILHO

Como Diretor artístico da Rádio Boa Nova de Guarulhos, saúda o Presidente Alberto Calvo. Desenvolve o tema da renovação do mundo que passa, antes, pela renovação do homem.

 

009 - JÚLIA NEZU OLIVEIRA

Representando o Sr. Antônio César de Carvalho, Presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado, cumprimenta o Presidente Alberto Calvo e as autoridades presentes. Afirma que a doutrina espírita mostra que a educação é a chave do progresso moral para uma sociedade mais justa e fraterna.

 

010 - JOÃO BATISTA DO VALLE

Como diretor da área de Ensino da Federação Espírita, e representando o Sr. Caio Atanácios Pedro Salama, Diretor da Federação Espírita do Estado, saúda o Presidente Alberto Calvo e as demais autoridades. Apregoa que o que está faltando no Brasil é um processo educacional a que todas as crianças tenham acesso e não somente as das  elites.

 

011 - ZÉLIA TEREZINHA LOPES MINESSI

Na qualidade de Vice-presidente das Casas André Luís, após saudar as autoridades presentes, secundando as palavras do orador anterior, acrescenta que, além da educação, a evangelização seria o ponto principal que levaria o homem a melhorar a si e à sociedade.

 

012 - Presidente ALBERTO CALVO

Anuncia um número musical. Historia as premissas que o levaram a trazer a plenário o PL que criava o "Dia dos Espíritas". Narra ainda como o projeto recebeu votação unânime de todos os Deputados e como, levada ao Governador, logo foi sancionado. Faz um minuto de silêncio para vibrar por todos aqueles que já foram e que já voltaram. Convida a todos a rezarem  um "pai-nosso". Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido  o  Sr. Deputado Alberto Calvo para,  como      Secretário “ad hoc”,  proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º  SECRETÁRIO -  ALBERTO CALVO   - PSB   --Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

*    *    *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência passa a anunciar a presença dos seguintes convidados:  João Baptista do Valle, Diretor da Área de Ensino da Federação Espírita do Estado de São Paulo, representando o Caio Atanácio Petro Salama, Diretor da Federação Espírita do Estado de São Paulo; José Ronaldo Curi, representando o Exmo. Sr. João Carlos de Souza Meirelles, Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento; Sra. Zélia Terezinha Lopes Minessi, Presidente das Casas André Luiz; Sr. Jather Jacobini Filho, Diretor Artístico da Rádio Boa Nova de Guarulhos; Sra. Izabel Mazzucati, Presidente do Centro Espírita Jesus Rede Vivo;  Sr. Osmar Marsili, Diretor Superintendente da Rádio Boa Nova de Guarulhos;  Sr. Dalmo Ribas, representando o Sr. Jamil Rachid, Presidente da União de Tendas e Candomblé do Brasil; Sr. Antonio Sapienza, Presidente do  Centro Espírita Segue a Jesus; Sr. Abílio Rodrigues Braga, Presidente do Conselho Regional Espírita da Capital; Sra. Júlia Nezu Oliveira, representando o Sr. Antonio Cesar Perri de Carvalho, Presidente da União Sociedade Espírita do Estado de São Paulo; Sr. Anasor Alencar Frutuozo, Presidente do Centro Espírita “Irmã Zoraide”.

Srs. Deputados, Sras.  e Srs., esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo  solicitação do nobre Deputado Alberto Calvo, com a finalidade de comemorar o Dia dos Espíritas. Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

                                                                                                                                

*   *   *

 

-                                                              É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

                                                           *   *   *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar de São Paulo.  Esta Assembléia

Legislativa de São Paulo sente-se honrada com a oportunidade de participar da comemoração do Dia dos Espíritas. Como é de praxe desta Casa que a sessão seja presidida pelo Deputado que solicitou a sessão solene, passo a Presidência desta sessão ao nobre Deputado Alberto Calvo.

 

                                                               *   *   *

 

- Assume a Presidência o Sr. Alberto Calvo.

 

                                                   *   *   *

                                                        

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Antonio Sapienza, Presidente do Centro Espírita “Segue a Jesus”.

                                                        

O SR. ANTONIO SAPIENZA - Sr. Presidente Alberto Calvo, a quem agradecemos pela oportunidade desta noite tão importante para nós espíritas, autoridades e prezados amigos da doutrina e militantes em geral, vimos da Casa Verde com o objetivo de deixar uma mensagem rápida, procurando abordar alguns problemas que todos vivemos hoje e fala muito de perto ao espírita pela responsabilidade que temos em tentar resolvê-los. Como o tempo é exíguo, as dificuldades estão patentes e todos nós as conhecemos vamos abrir mão delas. Mas, peço licença para trazer as receitas e os remédios. O espiritismo nos alerta que, por meio da fraternidade, poderemos curar todas as mazelas da terra. Lerei um versos do “Livro Caridade”, que diz:

“Nosso irmão, se alguém te fala na rua tentando lamentação, não passes desapercebido, escuta que é nosso irmão. Ouviste o parente em casa gritando em voz de trovão, não te aborreças por isso, tolera, porque ele também é nosso irmão. Transformou-se o companheiro, agora é rixa, é todo brigão, não te afastes nem censures, suporta que ele é nosso irmão. O amigo, a quem mais estimas, ofendeu-te sem razão, não te dês ao derrotismo, perdoa, que ele é nosso irmão. Padece e chora o vizinho, problemas em profusão, não te demores no auxílio, coopera, mexa-te, pois ele é nosso irmão. Enxergaste o pequenino sem roupa, sem lar e sem pão, não permaneças de longe, acolhe que ele é nosso irmão. Viste o doente sozinho no braseiro da aflição, não percas tempo em conversa, socorre que é nosso irmão. Se tiveste tu adversário, pedradas de ingratidão, cala-te e segue servindo, desculpa porque também é nosso irmão. Há quem te peça um favor, embora dizendo não sem gritos e sem aspereza, atende que é nosso irmão. Diante de todo aquele que sofre na provação, o Cristo pede em silêncio, ampara que ele é nosso irmão”.

Muito Obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - Tem a palavra o Sr. Anasor Alencar Frutuoso, Presidente do Centro Espírita Irmã  Zoraide.

 

O SR. ANASOR ALENCAR FRUTUOSO - Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa, Srs. Deputados, demais autoridades, caríssimos irmãos espíritas, que aqui se congregam nesta noite, e demais companheiros, estamos aqui, nesta noite, para agradecer ao nobre Deputado Alberto Calvo pela oportunidade que nos concedeu, fazendo com que o Centro Espírita Irmã Zoraide pudesse representar a comunidade espírita de Perus, ao qual na simplicidade temos a responsabilidade da direção do Centro Espírita Irmã Zoraide.

Irmãos, como espíritas, estamos deixando mais uma vez, nas páginas desta Casa de Leis, as marcas digitais de uma doutrina espírita codificada por Allan Kardec: ciência, filosofia e religião. Como espíritas, vivemos nesta noite mais um marco histórico, pois esta data não haveria se não fosse entre nós o encarnado fruto de sua incansável luta contra tudo e contra todos.

Nobre Deputado Alberto Calvo, V. Exa. teve a visão espiritual, à mercê da luz de Deus, em elaborar um projeto com amadurecimento cristão de Srs. Deputados de votarem “sim” a esta causa, reconhecendo uma doutrina que sempre se fez presente no dia a dia de nossas vidas, quer como alimento que fortalece o corpo, quer como alimento que fortalece e ilumina o espírito. O sonho de um sonhador transformara-se em realidade. As luzes espirituais se acenderam. Estava escrito nos Anais desta Casa o “Dia dos Espíritas”, que se tornara uma realidade. Meus irmãos, nada acontece por acaso. A semente tem que ser semeada e a terra tem que ser trabalhada para uma boa colheita. Que este momento não seja apenas para nós, espíritas, um momento histórico, mas nos sirva como reflexão, não apenas com mais um momento que, em breve, talvez esqueçamos, mas que compreendamos que para termos este momento, estas horas de confraternização foi necessário muito esforço, muita luta, muito desprendimento vencer as marcas deixadas muitas vezes pelo cansaço, pela incompreensão, vencer e carregar com Jesus a cruz, vencer também uma coroa de espinhos, fruto da incompreensão de irmãos que não conseguem compreender ou ainda não estão preparados para entender a grandeza dos ensinamentos de Jesus, muitas vezes deturpada pela falta de visão das verdades ditas por Jesus, mas deturpada pelos homens, principalmente no tocante à lei do amor do amai-vos uns aos outros.

Queridos irmãos, sendo um companheiro de todos vocês, na condição de dirigente de uma casa espírita, o Centro Espírita Irmã Zoraide, e em razão dos laços fraternos que nos unem a esta pessoa tão querida. como o Dr. Alberto Calvo, não poderia deixar de estar presente para abraçá-los e trazer o nosso voto de união entre os espíritas. Que a nossa bandeira seja sempre a  da união, do amor e da fraternidade.         Passo a ler “O Poema do Brasileirinho”, de autoria de Alziro Zarur.                                            

 

( Entra Leitura - uma página. “Poema do Brasileirinho...”)  

O SR. PRESIDENTE  - ALBERTO CALVO - PSB - Esta Presidência concede a palavra a Sra. Izabel Mazzucati, Presidente do Centro Espírita “Jesus Rede Vivo”.

 

A SRA. IZABEL MAZZUCATI - Saudamos a todos os nossos amigos e irmãos presentes, bem como todas as autoridades que compõem a Mesa dos trabalhos nesta noite. 

O livro Revelação, Psicografia de Chico Xavier, inicia dizendo que após as cruzadas, Jesus resolve fazer mais uma visita periódica ao Planeta Terra. Movimentam-se  no espaço anjos e querubins, forma-se novamente a escada de Jacó, acompanhando o Divino Mestre, que queria saber como estava a sua doutrina no coração dos homens e convida Eliéu para acompanhá-lo, já que era responsável pela solidificação das sociedades na esfera cristã. Ao chegar no planeta, Jesus, deixando os páramos de luzes, sente tristeza e resolve chamar Eliéu, perguntando a ele como estava a sua exemplificação no coração dos homens. Eliéu, um tanto triste, fala a respeito das cruzadas, dizendo que os príncipes do Oriente se movimentaram para que pudesse salvar os lugares santos. Mas o Divino Mestre diz “Todos os lugares na Terra são santos, todos os lugares do planeta têm a bênção e a misericórdia de Deus”. Eliéu fala: “Deixemos então a Europa e vamos para uma região onde habitam pessoas simples que estão aguardando a semente da evolução”. Aquela caravana de luz se movimenta na direção da futura América e os pássaros, as árvores parecia que saudavam o Divino Mestre que ali se apresentava. Jesus olha para o céu e pergunta onde ficava o Cruzeiro do Sul. Movimentam-se então na direção do sul da América.

Jesus, ali chegando, levanta os braços como que exortando a presença do Pai Celestial e luzes se compõem então no espaço formando um mapa e diz: “Aqui nesta terra fértil e bendita transplantarei a semente do meu Evangelho, que deverá ser da mais pura fraternidade e do mais puro amor”. Estavam fincadas no plano espiritual as balizas para que no futuro se formasse o Brasil. E antes mesmo que soubéssemos, eis que Humberto de Campos, o grande jornalista, no espaço, usa as mãos abnegadas do médium Francisco Cândido Xavier, a quem saudamos pelo seu aniversário no dia 2 de abril. Dos seus 90 anos, 73 são de abnegação em prol da doutrina espírita, em prol da doutrina de Jesus. Esta mensagem do livro é uma revelação incrível, porque não fosse este mensageiro, não saberíamos que temos a dádiva de compor a sociedade que vingará essa fraternidade futuramente, pois um dia todos entenderão que Jesus não descansará enquanto o seu Evangelho não vibrar em cada coração do ser humano. Continuava no plano espiritual as assembléias sucessivas, porque Eliéu encarna lá em Portugal, incentivando a navegação. Mas eis que no plano espiritual, naquela assembléia, aparece Jesus novamente e Ele trazia uma bandeira branca como que trazendo da própria alma aquela brancura que traduzia toda a pureza possível da evolução do ser humano. Ele disse: “Ismael, manda o meu coração. Que doravante você seja o protetor desta terra promissora, que será o coração do mundo, a pátria do Evangelho”. E passa para Ismael o anjo, que segurando aquela bandeira aparece como que por encanto escrito “Deus Cristo e Caridade”. Então neste instante, ó Deus de bondade infinita, nós que somos os teus filhos, nós te reverenciamos porque hoje entendemos as leis que colocastes e nelas estamos submersas. Nós te saudamos porque és o Senhor do Universo, porque criastes o Planeta Terra, deste-nos o sol, deste-nos as estrelas, numa mensagem profunda a todos os seres, que após a tempestade virá a bonanza. És a sabedoria dos sábios, és Senhor a humildade dos humilde, és a luz daqueles que têm luz, és a vitória do bem daqueles que trazem o bem. Permita Deus de bondade, que nesta noite, nesta reunião, onde vemos tantos corações que pulsam pelo mesmo tom de vibração, possa esse Brasil desfraldar esta bandeira de Ismael e possa vingar no coração daqueles que têm a justiça ou que tenham nas mãos o poder de governar, possam eles sentir no coração a necessidade de usar a justiça e o amor, possam todos aqueles que ocupam cargo de mandatários sentir que estão apenas, meu Deus, como instrumentos da sua divina luz. Deus de bondade, abençoa esta Assembléia do Estado de São Paulo, abençoa os nossos queridos Deputados, sobretudo na figura desse amigo devotado, desse médico abnegado dos pobres, desse Deputado Dr. Alberto Calvo. Abençoa a toda a família espírita, abençoa a Federação Brasileira, abençoa a Federação do Estado de São Paulo e todos os demais representantes dessa doutrina bendita, abençoa Deus, porque acima de tudo és o nosso pai e somos os teus filhos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - Vamos ouvir agora pelo Coral da Legião da Boa Vontade as músicas “Vejo a luz do mundo novo”, música e letra de Paiva Neto e orquestração de Vanderlei Pereira  e “Prece do Viver”, do Dr. Bezerra de Menezes, música de Vanderlei Pereira.

 

*       *      *

 

-                    São executadas as músicas pelo Coral.

 

*       *      *

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - Este magnífico coral comparece por uma gentileza de Paiva Neto, da Legião da Boa Vontade. Ainda teremos mais uma apresentação deste coral maravilhoso. Tem a palavra o Sr. Sérgio Eduardo Miranda, diretor administrativo do Hospital Espírita Fabiano de Cristo.

 

O SR. SÉRGIO EDUARDO MIRANDA - Sr. Presidente, meus senhores e minhas senhoras, quero primeiramente cumprimentar o Exmo. Sr. Deputado Alberto Calvo, a voz de todos nós nesta Casa, quero cumprimentar as autoridades presentes, cumprimentar os senhores diretores de casas espíritas, enfim a todos nós, espíritas, por este dia maravilhoso.

Nobre Deputado Alberto Calvo, estou aqui representando o Núcleo Espírita Cristão da Lapa, núcleo este que está empenhado na construção do Hospital Espírita Fabiano de Cristo, um hospital de retaguarda para pacientes cancerosos. Nós estamos construindo este hospital no município de Caieiras, mais propriamente no Bairro de Laranjeiras, obra que abrangerá toda São Paulo e que terá a finalidade já aqui colocada, a de retaguarda. Esta obra que tem recebida por parte do nobre Deputado Alberto Calvo um gesto carinhoso, e tem sido um grande amigo. Nós queremos que os nossos irmãos conheçam este trabalho que está sendo desenvolvido, e é uma demonstração que os espíritas levam a sério o lema “Fora da caridade não há salvação”. Nós estamos agradecidos por esta oportunidade, nobre Deputado Alberto Calvo, e esperamos realmente poder merecer de V. Exa., bem como dos demais companheiros, uma atenção em particular para esta obra que se está iniciando. Estamos precisando de V. Excelência. Muito obrigado, nobre Deputado Alberto Calvo, pela oportunidade, e o meu abraço a todos os espíritas pelo “Dia Dos Espíritas”. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - Concedo a palavra ao Sr. Jather Jacobini Filho, Diretor artístico da Rádio Boa Nova, de Guarulhos, que lá é meu mestre e meu chefe.

 

O SR. JATHER JACOBINI FILHO - Nossa saudação a todos os irmãos, ao nobre Deputado Alberto Calvo ao qual pedimos uma vibração para que ele possa condignamente estar nos representando como o vem fazendo ao longo de todos esse tempo. Todos sabemos, espíritas que somos, do poder de consciência que a doutrina espírita traz para todos nós. Ela verdadeiramente revoluciona o nosso interior. Sabemos todos nós os grandes desafios que ela nos lança dada a conscientização que ela nos traz, mas também a consciência que nos traz.  Aproveitando, também, a oportunidade de estarmos nesta Casa de Leis ao ensejo das comemorações dos quinhentos anos do descobrimento do Brasil, para falar sobre a Rede  Boa Nova de Rádio. A Rádio Boa Nova AM 1.450, Guarulhos, Grande São Paulo, e Rádio Boa Nova AM 1.080 em  Sorocaba e região, constituem a base da Rede Boa Nova de Rádio, que é um Departamento da Fundação Espírita André Luiz. Com certeza a companheira Zélia Minessi, vice-Presidente do Centro Espírita Nosso Lar, Casas André Luiz provavelmente faça alguma referência, mas a partir dessas conseqüências, as entidades espirituais nos concitaram a trabalhar nas causas, porque nós precisamos de alguma maneira colaborar com a renovação do mundo, do Brasil e do nosso Estado. Isso se faz a partir da conscientização. Precisamos de alguma maneira modificar o panorama que aí está. Então, aproveitando o ensejo de estarmos aqui nesta Casa de Leis, a partir desse trabalho do departamento de Rádio da Fundação Espírita André Luiz que tem um projeto de comunicação ambicioso no melhor sentido  da palavra, temos como lema a frase de Emmanuel quando diz que a maior caridade que fazemos em relação à doutrina espírita é a sua divulgação. E lembraríamos que esse trabalho que fazemos nada mais é do que ampliar todo um trabalho que devemos fazer cada um de nós espíritas no reduto, enfim na sociedade onde estivermos. E nós estamos vivendo momentos importantes, sabemos todos nós preditos pelo codificador, até porque vivemos a virada do milênio e nenhum apocalipse aconteceu. Na verdade, como disse o codificador, o grande desafio desse momento que estamos vivendo na sociedade, e esta Casa de Leis está refletindo isso, é o grande embate das idéias. E as coisas só mudarão a partir de uma renovação que passa pela renovação do homem. Então, a  todos nós espíritas lembramos a consciência política que devemos ter na nossa atuação na sociedade a partir do próprio exemplo pessoal, onde estivermos. A partir do nosso lar, na comunidade, enfim, na sociedade. Nós, da Rede Boa Nova. Nós, da Rede Boa Nova de Rádio, queremos agradecer a oportunidade que nos foi dada e concitar todos os irmãos a  comemorarem o Dia dos Espíritas não só nesta data, mas todos os dias dando a nossa contribuição para essa renovação moral da sociedade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - A Presidência concede a palavra à Sra. Júlia Nezu Oliveira, representando o Sr. Antônio César Perri de Carvalho, Presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Quero deixar claro aos presentes que a ordem de chamada não significa maior ou menor destaque das pessoas, porque todas elas são vanguardeiras nessa cruzada maravilhosa que é a cruzada do espiritismo para iluminar os horizontes do Planeta Terra. 

 

A SRA. JÚLIA NEZU OLIVEIRA - Exmo. Sr. Alberto Calvo, nosso querido Deputado Estadual, autoridades presentes, caros e queridos irmãos,  em nome da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo estamos aqui para trazer o nosso abraço fraterno e dizer ao Dr. Calvo que estamos engajados, como ele, nessa luta para tentar minimizar as injustiças sociais que se cometem contra o nosso povo tão sofrido, tentar em conjunto melhorar as condições de vida, o entendimento da evolução espiritual dos nossos irmãos que estão conosco nesta encarnação.

A doutrina espírita vem mostrar a todos nós que a educação é a chave do progresso moral e sem ele não teremos condições de criar uma sociedade mais justa, mais fraterna, uma sociedade mais solidária. Concitamos a todos que aqui estão, concitamos a todos os irmãos de boa vontade, independentemente da crença, independentemente da raça, para que unamos os nossos esforços, que unamos os nossos corações, a nossa vontade para auxiliar na evolução daqueles que se encontram ao nosso redor.

Queridos irmãos, nesta oportunidade grandiosa, queremos mais uma vez deixar o nosso abraço fraterno, agradecendo ao nosso querido e nobre Deputado Calvo pelos seus esforços. Que Jesus, nosso amado Mestre, que Deus nosso Pai, continue fortalecendo não só a Ele, mas a todos os deputados desta Casa, para que possamos elevar, cada vez  mais, o nome de Jesus e o propósito da doutrina espírita. (Palmas.) 

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - Tem a palavra o Sr. João Batista do Vale, Diretor da Área de Ensino da Federação Espírita do Estado, representando o Sr. Caio Atanácios Pedro Salama, Diretor da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

 

O SR. JOÃO BATISTA DO VALE - Ilustríssimo Presidente da Mesa, nobre Deputado Confrade Alberto Calvo, DD. autoridades presentes, digníssimos representantes das outras casas espíritas de São Paulo, prezadas senhoras, prezados senhores, inicialmente queremos exteriorizar nossos mais sinceros e profundos agradecimentos pelo honroso convite que nos foi formulado. Eu hoje aqui represento a Diretoria Executiva e todos aqueles que freqüentam a nossa Federação. Trago da parte de todos eles um abraço fraterno a todos os presentes. Estamos hoje, na condição de espíritas e de educadores, bastante preocupados, porque como é do conhecimento de todos, os Estados Unidos são hoje a maior nação protestante do mundo e o Brasil a maior nação católica do mundo. Se juntarmos os Estados Unidos e o Brasil teremos as duas maiores nações cristãs do planeta Terra. Paradoxalmente falando, os Estados Unidos e o Brasil são os dois maiores consumidores de drogas do mundo. Então perguntamos: como é possível  as duas maiores nações cristãs serem as maiores consumidoras de drogas? Será que a mensagem cristã não está chegando às pessoas? O que será que está falhando, quando sabemos que a doutrina de Jesus é a mais perfeita que se conhece? Quando sabemos que os ensinamentos morais de Jesus são os mais sólidos e capazes de transformar moralmente a criatura? Uma das respostas que temos se baseia exatamente numa única palavra e que se chama educação. O que está faltando no Brasil é um processo educacional mais amplo onde todas as crianças tivessem acesso. Mas o processo educacional no Brasil, infelizmente, atinge apenas as elites. Quando aceitamos ser chamados de cristãos, nós nos transformamos em educadores. Será que estamos exercendo o papel de educadores? Será que já nos sentamos com nossos filhos para ensinar a eles os conceitos deixados por Jesus? Será que já conversamos com nossos filhos a respeito de Jesus? Será que já conversamos com nossos filhos do perigo de se usar droga? Se não estamos fazendo isto, somos falsos cristãos e educadores hipócritas.

A doutrina espírita vem chamar nossa atenção para este pormenor. Allan Kardec, que foi um educador por excelência, trouxe ao mundo o maravilhoso “Livro dos Espíritos” no dia 18 de abril de 1857. As obras da codificação por exemplo, são livros educativos, mas infelizmente o brasileiro não gosta muito de ler. Inclusive tivemos um companheiro que refutou a problemática da leitura dizendo que não lia porque iria gastar muita energia mental. Então vejam que existe alguma coisa errada. Acho que nós, espíritas, deveríamos nos dar as mãos e trabalharmos nesse sentido. Precisamos  trabalhar no processo educativo. E quando falo nós, espíritas, gostaria de estender este pedido também a todos os parlamentares, porque existe uma falha educacional na nossa população, e esta falha educacional está levando o Brasil  nos primeiros lugares em consumo de drogas no mundo. Então há necessidade de que façamos alguma coisa. Prazerosamente hoje temos que agradecer, sem nenhum sentido de bajulação, porque não é este nosso propósito, mas de público gostaríamos de agradecer a este nosso nobre confrade Alberto Calvo, porque ele é uma das pessoas que está trabalhando em prol da educação do semelhante. Quando aceitamos este convite hoje para virmos aqui,  viemos com uma alegria muito grande, porque estamos ao lado de um grande educador. Que possamos seguir seus exemplos.

A mensagem que trazemos a todos os presentes  é no sentido de todos nos engajarmos num processo educacional, porque se o nosso filho sair da nossa casa sem ser educado, possivelmente um viciado em drogas irá educá-lo no nosso lugar; então nossa responsabilidade é muito grande,  porque infelizmente as pessoas não são preparadas para o casamento. As pessoas vão para o casamento sem nenhum preparo e depois não têm como  educar os filhos, porque os pais também são deseducados. Como educar, se não tem educação? Como dar alguma coisa, se não a possuímos. Então acho que o processo educacional é preponderante não só no Governo,  mas também dentro do seio familiar. As duas metas prioritárias de um governo deveriam ser saúde e educação. E vemos que infelizmente essas duas partes não estão atingindo seus objetivos. Nesta noite maravilhosa, onde se comemora o Dia do Espírita, fica o nosso alerta e ao mesmo tempo as saudações fraternas a todos os presentes, e que Jesus possa  ser o nosso modelo nesse processo educacional em que certamente todos iremos trabalhar. Muita paz a todos. Que Jesus os abençoe. Obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - Tem a palavra a Sra. Zélia Terezinha Lopes Minessi, Vice-Presidente das Casas André Luiz.

 

A SRA. ZÉLIA TEREZINHA LOPES MINESSI - Nobre Deputado Dr. Alberto Calvo, prezadas autoridades presentes, parlamentares outros, queridos companheiros de doutrina, estamos neste momento representando um centro espírita que há cinqüenta anos labuta, batalha dentro da doutrina, desde uma pequenina célula que era,  com um pugilo de jovens na época, trabalhando para o quê? Para a divulgação da doutrina espírita. Tomando as palavras do companheiro anterior, complementaríamos que não só a educação, mas a evangelização seria o ponto principal que levaria o homem a melhorar, e em se melhorando, melhorar a sociedade. Mas, queridos companheiros, não nos preocupemos com pequenos pormenores, porque vemos o aqui e o agora, o momento. Mas se olharmos por toda a história do Cristianismo, na humanidade, vemos que  estamos sim evoluindo cada vez mais. Não nos preocupemos se a idéia que é transmitida tem esta ou aquela cor religiosa, com o que devemos nos preocupar, e muito, é saber se essa idéia divulgada  é realmente cristã.

O Centro Espírita Nosso Lar, Casas André Luiz, possui um trabalho de campo que é a casa em que são abrigados 700 internos e ainda temos um trabalho de gestantes. Mas, especificamente, o nosso centro, essa célula que divulga o espiritismo, tem mais de dois mil alunos. Lembrando o que o companheiro falou que o nosso querido  Emanuel disse que o que podemos fazer de mais caridoso pela doutrina é divulgá-la.     Então, apoiamos  o nosso Centro,

estamos como pilar-mestre da nossa idéia a divulgação e o estudo do espiritismo, porque quando o homem estuda abre as suas percepções espirituais, clareia a sua mente, vai ser uma pessoa melhor e vai melhorar a sociedade. Transplantado da Europa o espiritismo para o Brasil, colocou suas raízes na nossa Terra  - lembrando o que a companheira falou: Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho. Esta Terra recebeu de braços abertos esta doutrina bendita, codificada por Allan Kardec e deixou que as suas raízes tomassem muita terra; estão nos mais longínquos desvãos da nossa Terra, e a árvore que cresceu está por todo o Brasil, agasalhando nós, os pássaros nos ninhos, e está também, como diria o poeta, dando sombra e consolo aos que padecem.                                     Neste momento,

lembrando de todos os grandes homens espíritas que passaram pelo Brasil, vamos transformar esta homenagem do Dia dos Espíritas  - feliz idéia do Dr. Alberto Calvo  -  sabemos que devem ser todos os dias, e  a hora da melhoria e do trabalho é agora, queremos transformar esta homenagem pelos grandes espíritas do passado. Amanhã, dia 11, estaremos comemorando um centenário da desencarnação do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, o médico dos pobres, que também foi um parlamentar. Por duas vezes presidiu a Federação Espírita Brasileira.  Foi chamado médico dos pobres por ter dedicado toda a sua vida não só à medicina,  como também procurando fazer leis, à semelhança do nosso Deputado, procurando melhorar a vida do povo. Amanhã fará 100 anos que ele nos deixou, mas suas mensagens continuam presentes, vibrantes, trazendo aquele grande afã  de mostrar que nós espíritas precisamos continuar batalhando para a melhoria do homem. Há pouco tempo a Rádio Boa Nova esteve no Congresso,  em Belo Horizonte. Lá foi recebida uma maravilhosa mensagem, através da discoponia do médium Divaldo Pereira Franco. No dia 12, estamos também comemorando a desencarnação do grande Léon Denis, contemporâneo de Kardec,  que deixou grandes obras, como no Invisível, O Problema do Ser,  do Destino da Dor, Joana D’Arc, Médium e inúmeras outras obras que vieram enriquecer as obras subsidiárias do espiritismo. Neste momento queremos transferir esta homenagem do Dia dos Espíritas para esses dois grandes espíritos, que tanto batalharam pela divulgação do espiritismo no Brasil. Muito    obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - Queria participar a todos os presentes que o Coral Ecumênico LBV, sigla da Legião da Boa Vontade, foi o primeiro coro brasileiro a se apresentar na ONU, no evento O Dia Nacional Americano da Reconciliação. (Palmas.)                                                     Isto ocorreu no dia 5 de

abril. É uma glória e uma satisfação para todos nós que acompanhamos essa magnífica semeadora da luz no cérebro e  amor no coração de todas as pessoas. Ouviremos agora: “Prece para ter Tranqüilidade”, música e letra de Paiva Netto, orquestração de Vanderlei Pereira.

 

                                    *   *   *

 

- É executado o número musical.

 

                                               *   *   *

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - Ouviremos agora, pelo Coral da LBV, “O Novo Mandamento de Jesus”, música de Paiva Netto.

 

                                               *   *   *

 

-         É executado o número musical.

-          

*   *   *

 

O SR. PRESIDENTE - ALBERTO CALVO - PSB - Queremos agradecer ao ilustre Presidente da LBV, Dr. Paiva Neto, pelo magnífico coral que nos brindou com esta apresentação maravilhosa e ao Sr. Vanderlei Pereira, responsável pela orquestração. Estamos chegando ao fim deste dia de comemoração oficial pelo Estado de São Paulo, mediante uma lei estadual sancionada pelo Governador. A lei resultou de um projeto de nossa autoria e foi aprovado, por unanimidade, desta Casa. Sem dúvida este pequeno evento não representa o espiritismo na face da Terra, porque o espiritismo é maior que o sistema solar. O espiritismo atinge a dimensão das galáxias porque é a verbalização e a cognição da verdade divina; é a verbalização e a cognição do por que existimos, de onde viemos, por que viemos, para onde iremos e por que iremos. O espiritismo é a verbalização, a cognição e a materialização da lei universal, que é a lei do amor.

Meus queridos irmãos, não pretendi com esta lei do Dia dos Espíritas imprimir a doutrina espírita O que me moveu, única e exclusivamente, foi o propósito de fazer com que oficialmente o Estado de São Paulo se lembre daqueles que vão monitorar o terceiro milênio consubstanciando todas as reformas no planeta a fim de se implantar a paz, a concórdia, a evolução espiritual sem sofrimentos físicos, sem sofrimentos morais e atingirmos   um plano mais elevados onde, conforme a promessa do nosso Mestre Jesus, não haverá morte, mas a vida eterna. Este foi o intuito do nosso projeto, transformado em lei. Acho que os Espíritas devem receber isto não como um trabalho meu, mas como um presente do povo do Estado de São Paulo. Posso dizer que se trata de um presente do povo de São Paulo para os espíritas e para o espiritismo porque os 94 deputados que aprovaram por unanimidade a criação do Dia dos Espíritas estavam representando o povo de São Paulo, já que foram eleitos por esse mesmo povo. Esta sessão está se realizando exatamente por essa delegação de poderes que o povo deu aos seus representantes aqui nesta Casa. Por isso fiz questão de consagrar esta data nos Anais da Casa. Esse meu trabalho é insignificante. O trabalho verdadeiro é de todos vocês, o trabalho verdadeiro é este que foi apresentado aqui, dedicado à divulgação da doutrina espírita porque é o espiritismo que vai transformar todos os povos do nosso planeta num só rebanho, num só pastor onde a fraternidade reinará absoluta. Então, é apenas uma alíquota de tudo aquilo que está sendo feito no Brasil e de tudo que está sendo feito no mundo. Então, meus irmãos, meus companheiros, não são somente os cristãos são espíritas e nem todos os espíritas também são cristãos. A recíproca é verdadeira, por quê?  Porque há uma porção de judeus que são espíritas, há uma porção de muçulmanos que são espíritas, há uma porção de hinduístas, que são espíritas, há uma porção de budistas que são espíritas, não são só os espíritas que são espíritas, também de outras religiões, por quê? Porque vêem no espiritismo essa luz divina, que veio para iluminar toda a terra, acabando com as trevas da ignorância, que tem sido o entrave para que o nosso planeta se converta, transforme-se no planeta de regeneração. Desta maneira, quero eu homenagear a todos vocês, a todos esses que atenderam aos nossos convites e quero homenagear a todos aqueles que vieram muito antes de nós e que já estão do lado de lá, alguns até já reencarnados, talvez até entre nós aqui. Quero homenagear aqueles que muito trabalharam no espiritismo e que agora com as suas forças exauridas pelo trabalho, pela dedicação não dando forças para chegar até aqui, mas que deram o melhor de suas vidas em benefício da felicidade do povo terreno, dentro da doutrina espírita, no trabalho da doutrina espírita. Então, esses eu quero homenagear. Como vamos homenageá-los?  Por favor eu gostaria que todos ficassem de pé e vamos num minuto de silêncio vibrar por todos aqueles que já foram, aqueles que já voltaram, aqueles que estão e também nos lembrando de tantos que estão desgarrados por aí, presa do tóxico, presa do mau comportamento e todos aqueles que ainda não acordaram para a verdade.

 

                                                 *   *   *

- É feito um minuto de silêncio.

 

                                               *   *   *

 

Agora continuemos de pé e vamos orar Àquele que foi o maior espírito que passou por esse planeta e que há de voltar e que há de presidir a transformação do planeta Terra. Vamos todos juntos de pé, para encerrar o nosso trabalho, orar o “Pai-Nosso”.

 

                                               *   *   *

- É feita a oração do “Pai-Nosso”.

                                               *   *   *

 

Que Deus abençoe a todos e esgotada a nossa pauta está encerrada a nossa sessão de comemoração do “Dia dos Espíritas” deste ano. Que Deus abençoe a todos! Está encerrada a sessão.

 

                                               *   *   *

- Encerra-se a sessão às 22 horas e cinco minutos

                                                           *   *   *