28 DE MARÇO DE 2003

4ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE FUNDAÇÃO DO COLÉGIO E FACULDADES PIRATININGA

 

Presidência: MARQUINHO TORTORELLO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 28/03/2003 - Sessão 4ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: MARQUINHO TORTORELLO

 

HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE FUNDAÇÃO DO COLÉGIO E FACULDADES PIRATININGA

001 - MARQUINHO TORTORELLO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa por solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de homenagear o Colégio e Faculdades Piratininga pelo 70º aniversário de sua fundação. Convida todos a ourvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - CELESTE CASSANIGA

Como Presidente do Colégio e Faculdade Piratininga, divide a homenagem pelos 70 anos de fundação com os que a precederam e com todos os presentes. Fala de sua filosofia, humanista: tornar o ato de aprender e ensinar um ato de amor, fé, generosidade e respeito a cada um desse processo.

 

003 - Presidente MARQUINHO TORTORELLO

Anuncia números musicais com o cantor Russo.

 

004 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado federal, congratula-se com o Colégio e Faculdades Piratininga. Faz considerações sobre educação. Fala do papel social da instituição.

 

005 - Presidente MARQUINHO TORTORELLO

Une-se às homenagens feitas ao Colégio e Faculdades Piratininga. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Esta Presidência dá por aprovada a Ata da sessão anterior.

Esta presidência agradece a presença e nomeia as autoridades: Sr. Gilberto Nascimento, Deputado federal por São Paulo; Dra. Celeste Cassaniga, presidente do Colégio e Faculdades Piratininga; Dr. Roberto Cassaniga, vice-presidente do Colégio e Faculdades Piratininga; professora Simone Cassaniga, mantenedora da Educação Infantil do Colégio Piratininga; professora Rafaela Cassaniga, mantenedora; professora Roberta Cassaniga, mantenedora; professor Júlio César Freschi, coordenador pedagógico das Faculdades; professora Leonette Cassanha Galvão, assessora técnica pedagógica; professor Munir Abdo Baarini Jr., encarregado de criação e designer; professora Cristiane Langhi Done, gerente administrativa; professor Benedito Roberto Mello Bortoletto, gerente financeiro; Dr. Francisco Martins, assessor jurídico; professora Sílvia Regina Câmara, diretora do Colégio; professor José Odon Duarte Machado, gerente administrativo da Fabe - Faculdades Bertioga; professora Aparecida Luzia Zuin, coordenadora pedagógica das Faculdades; professor Edison Alves Ferreira, coordenador de projetos especiais; professor Paulo Estevão Ruiz, assessor técnico; professora Jeanete das Neves Pombal, secretária-geral; Sra. Jeandra Siqueira Moura Lopes, tesoureira; Sr. Antonio Sabetta Filho, assistente de eventos; Sr. Pedro Zidoi, presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo; Sr. Francisco Eusébio Colombo, assessor de imprensa da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico; professor Antonio Heriberto Catalão Jr., assistente de coordenação.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, atendendo solicitação do nobre Deputado Valdomiro Lopes, com a finalidade de homenagear o Colégio e Faculdades Piratininga pelo 70º aniversário de sua fundação.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar .

                                                          

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

                                              

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar e ao 2º Tenente Músico PM Jássem Feliciano, regente do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A Presidência concede a palavra à Dra. Celeste Cassaniga, Presidente do Colégio e Faculdade Piratininga.

 

A SRA CELESTE CASSANIGA - Excelentíssimo Senhor Deputado Marquinho Tortorello que preside esta Mesa, Excelentíssimo Senhor Deputado Gilberto Nascimento que nos oferece essa grande homenagem.

Ilustríssimo Sr. Dr. Pedro Zidoi, DD. Presidente do Sindicato dos proprietários de farmácia.

Ilustríssimos Senhores Convidados membros da mesa.

Caros amigos presentes que nos prestigiam e honram nesse momento tão importante para todos nós da nossa família Piratininga.

Caros pais, familiares e alunos do Colégio e das Faculdades.

Caros professores, colaboradores administrativos de todas e tantas jornadas no Piratininga.

Queridas filhas Simonne, Rafaela e Roberta nossas amigas e companheiras de quem roubamos sempre um tempo para dividir com outras, crianças, jovens e portanto aprenderam desde cedo que no mundo temos que dividir, somar, ganhar, perder e temos por obrigação respeitar e se fazer respeitar e respeitar no outro suas prioridades.

Caríssimo Roberto, sócio, esposo e companheiro de diferentes jornadas ao longo destes 30 anos juntos.

Demais autoridades presentes que nos honram com suas presenças.

Certamente 70 anos carregam a somatória da experiência e contribuição de milhares de pessoas para se construir e transformar sonhos em realidade.

Essa inesquecível homenagem tem que ser dividida com todos que contribuíram para que hoje estejamos aqui comemorando juntos. Muitos já não se encontram entre nós, mas sem dúvida deixaram seu legado, suas marcas e participações.

Queremos dividir esse momento também com todos que nos antecederam e marcaram sua presença tornando possível o nosso Piratininga de hoje e de amanhã.

Não podemos nos esquecer entre todos os mantenedores que nos antecederam, do saudoso Professor João Baptista Bonetti que nos deixou recentemente no dia 08 de março e a quem queremos prestar uma homenagem simbólica com um minuto de silêncio...

Ao Professor José de Almeida, Professor Jayme Duarte, Professor Edigar Zanela, Dr. Darci Pannocchia, Professor Oswaldo Accursi e outros tantos professores, colaboradores, alunos e familiares com quem neste momento, queremos dividir e oferecer-lhes, igualmente , este momento, tão importante para nós.

À nossa estimada "Tia Léo" Professora Leonette, ex Diretora da Faculdade de Educação Piratininga, nos anos 70 e que há quase meio século dedica grande parte do seu tempo ao Piratininga, e, posso afirmar sem medo de errar que, como para mim. O Piratininga é uma das grandes motivações da sua vida.

Nesses 70 anos muitos acertos, erros... Muitas vitórias! Mas humildade não nos tem faltado para aprendermos a superar as injustiças, as dificuldades, sucessos que temos com muitos compartilhado. As derrotas, como aprendizado, e acima de tudo não termos a vaidade de pensar que somos infalíveis, onipotentes.

A honestidade dos nossos propósitos nos torna seguros de que temos praticado uma Educação em seus diferentes níveis, aliando nossa Tradição à Modernidade Pedagógica, tanto quanto tem sido possível alcançar ao longo do exercício profissional de todos que compartilham essa missão conosco.

Emocionados ficamos o tempo todo quando vemos nossos alunos na superação contínua das suas dificuldades e em seu crescimento como pessoa, como cidadão. Nossa principal filosofia, humanista, é tornar o ato de aprender e ensinar em ato de amor, fé, generosidade e respeito a cada um desse processo, reciprocamente.

Apesar de pequenos, temos ousado muito em nossa trajetória piratiningüense. Temos procurado sempre espaços em que possamos nos desenvolver preservando a dignidade dos nossos alunos, nossas famílias, oportunizando a muitos chances de buscarem sua capacitação profissional sem contudo colocar-se em risco e viver na incerteza: se poderá terminar o seu curso, se terá condições financeiras de concluí-lo, temos por vocação a preocupação em ajudar cada um em suas trajetórias, minimizando as dificuldades e engrandecendo o esforço pelo fazer e crescer. Com o Projeto Social "Faculdade Solidária, ao alcance de todos" viabilizamos que muitas pessoas pudessem começar ou voltar a estudar e preservar sua dignidade de cidadão.

Certamente, todos nós temos sensibilidade para percebermos a necessidade urgente de intervenções econômico-sociais educacionais e políticas, para verdadeiramente combatermos a fome e a miséria que não escolhe dia, lugar, mas espera-se o respeito e a dignidade humana. Todos nós, formadores de opinião, educadores, políticos, governantes, empresários, todos, somos responsáveis por quem tocamos.

Quando imprimimos em nossa Instituição a responsabilidade com o Social, estamos conscientes que devemos trabalhar os alicerces: a educação.

Dar condições de capacitação profissional à pessoa; oportunizar uma Escola que ele seja respeitado e que possa concluí-la. Que tenha preservada sua auto-estima, e assim, certamente será uma pessoa mais feliz, um profissional mais produtivo. Plagiando muitos, darmos a ele o ensinamento para aprender a pescar, participar do Projeto “Fome Zero" como parte integrante e responsável socialmente. Temos certeza de que Analfabetismo Zero, certamente deve ser um eficiente caminho para chegarmos à Fome Zero. Somos partidários dessa luta, parabenizando a iniciativa do atual governo para esse objetivo. Aliás, somos partidários e apoiamos e apoiaremos sempre propostas que respeitem o ser humano em sua integridade. Que pense nele como um ser pensante. Com necessidades, sim, mas com responsabilidades mútuas e sociais, sem paternalismos.

Assim, que as nossas crianças, jovens, nossa gente, não sejam objeto apenas de campanhas transitórias, mas que façam permanentemente parte das nossas constantes preocupações.

Fomos pioneiros na Rede Particular em vários projetos como o Ensino a Distância no Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizantes tais como Técnico em Farmácia, Técnico em Trânsito e outros. Nossa instituição preocupa-se em oferecer o ensino de qualidade e de ponta a ponta: do Berçário à Faculdade e a nossa próxima meta a Pós-Graduação. Preocupa-se, nossa instituição, permanentemente com a capacitarão, profissionalização do aluno e sua colocação no mercado de trabalho.

Hoje, além de estarmos felizes por essa inesquecível homenagem, estamos felizes por estarmos instalando duas novas unidades nas duas pontas dos nossos cursos: Na Educação Infantil próximo ao Colégio, bem como outra Unidade da Faculdade em um novo prédio na Avenida da Consolação em um dos mais tradicionais "points" estudantis de São Pauto- onde figuram a PUC, Mackenzie, USP. Agora o Piratininga participa desse "point".

Temos também a grande honra de termos conosco, um dos nossos. mais jovens filhos: a Fabe - Faculdades Bertioga com representantes dos seus alunos, professores e administração. Sejam bem-vindos!

Bem, o Piratininga já nasceu com tradição “São Paulo de Piratininga" como era o nome de São Paulo. Queremos ratificar nossos agradecimentos a essa acolhedora casa, a todos os Deputados, especialmente aos nobres Deputados Marquinho Tortorello, Gilberto Nascimento e Valdomiro Lopes.

Agradecemos a todos presentes, desejando que possamos, ainda que simbolicamente, retribui-los com nossa eterna gratidão.

Muito obrigado em nome de toda o Colégio e Faculdades Piratininga.

Parabéns, Piratininga!

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Assistiremos agora uma apresentação musical em homenagem aos 70 anos do Colégio e Faculdades Piratininga com o cantor Russo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. RUSSO - Com que palavras posso agradecer o privilégio de estar aqui, fazendo parte deste momento tão fantástico e maravilhoso.

Obrigado, Celeste, obrigado Tony Sabetta e a todos do Colégio e Faculdade Piratininga pelo privilégio de eu poder fazer parte deste momento com vocês.

Mais uma música.

 

* * *

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - O Sr. Rodrigo Segucci, representante dos ex-alunos do Colégio e Faculdades Piratininga, acompanhado pelo musical do cantor Russo, prestará uma homenagem à Dra. Celeste Cassaniga.

 

* * *

 

-         É apresentado o número musical.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TOTORELLO - PPS - A Sra. Marina Bombardi, representante dos alunos do Colégio e Faculdades Piratininga, acompanhada pelo cantor Russo, prestará uma homenagem ao Dr. Roberto Cassaniga, vice-Presidente da instituição.

 

* * *

 

-         É apresentado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado federal Gilberto Nascimento.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Quero neste momento cumprimentar a nossa professora Celeste, Prof. Roberto. E nesse cumprimento estou cumprimentando todos os funcionários, funcionários da direção e professores das Faculdades Piratininga e Faculdades Bertioga.

É muito bom voltar a esta tribuna, onde pude estar por oito anos. Quando da sugestão de fazermos uma Sessão Solene pelos 70 anos da Faculdade Piratininga, eu ainda estava como Deputado estadual nesta Casa, porém, já no processo de ir embora para Brasília e solicitei ao nosso companheiro, Deputado Valdomiro Lopes que assinasse o requerimento para a presente sessão. Portanto, quero deixar o meu agradecimento também ao Deputado Valdomiro Lopes, que por motivo de uma viagem a Recife não pôde assinasse requerimento para a presente sessão. Portanto, quero deixar meu agradecimento também ao nobre Deputado Valdomiro Lopes, que, por motivo de viagem a Recife, não pode estar presente.

Meu agradecimento também muito especial ao nobre Deputado Marquinho Tortorello, que neste momento preside esta sessão solene, abrindo mão de um compromisso em que seria paraninfo de uma turma lá na região do ABC, que ele tão bem representa nesta Casa, para que aqui pudesse estar nesta noite. Meu sincero agradecimento ao nobre Deputado Marquinho Tortorello, que tem desenvolvido um grande trabalho nesta Casa.

Meu agradecimento também à nossa queria Professora Cristiane, que é coordenadora dos trabalhos da escola, e também à Raquel Morais, a quem fizemos um primeiro contato para que esta sessão solene pudesse acontecer.

Mas, é com imensa satisfação que congratulo o Colégio e Faculdades Piratininga, que há 70 anos contribui com o serviço de levar a educação a todos. Servir a educação é participar não apenas do crescimento individual de cada um, como também trabalhar em nome do crescimento do nosso País, do nosso Estado, da nossa Cidade de São Paulo. Isso o Colégio e Faculdades Piratininga tem realizado nessas sete décadas de dedicação ao saber, formando não apenas profissionais, mas pessoas preparadas para mudar o rumo de nossa história para melhor, pois a educação é uma das grandes armas que resolverão os tantos problemas que o nosso País enfrenta.

Por muitas vezes fui crítico nesta tribuna, ainda como Deputado estadual, bem como tenho sido crítico em Brasília, no Plenário do Congresso Nacional, quando critico aquelas faculdades que simplesmente se instalam sem ter muitas vezes o objetivo de trazer uma melhora de vida à população através de seus cursos e ensinamentos. Muitas delas, infelizmente, instalam-se neste país muito mais preocupadas com o lucro e o objetivo financeiro, com o amor ao vil metal, do que com a vida daqueles que poderão transformar este país.

Estou muito feliz esta noite, porque vejo no Colégio e Faculdades Piratininga não alguém que se instalou para nesses 70 anos só para ganhar dinheiro. Claro que uma faculdade ou escola particular tem de ter o seu lucro. Mas, não o lucro que muitas por aí tiveram, e que por isso acabaram deixando tantos alunos no meio do curso, tantos alunos que não puderam buscar seu diploma porque ficaram com dívidas astronômicas. Felizmente, não é o caso desse grupo de faculdades. Por isso que esta noite trago minha palavra de solidariedade, de empenho, de luta, por ver uma faculdade séria e com propósito, que quer acima de tudo formar alunos que possam transformar este País. Por isso venho aqui esta noite para trazer minha palavra.

Para que isso se torne uma realidade, não basta que nossas escolas e faculdades formem profissionais. É preciso que formem algo além disso. É preciso que formem indivíduos conscientes de seu papel social e de sua potência enquanto agentes transformadores da história. Por isso, mais uma vez, repito, me sinto honrado por participar desta homenagem ao Colégio e Faculdades Piratininga, pois compreendo que, mais uma vez repito, sinto-me honrado em participar desta homenagem ao Colégio e Faculdades Piratininga, pois compreendo que tal papel essa tradicional instituição de ensino tem cumprido.

Um dos exemplos da realização do papel social dessa nobre instituição educacional é o Projeto Faculdade Solidária, ao alcance de todos, favorecendo aos jovens de baixa renda, bolsas de estudo, tornando, desta forma, a universidade mais próxima de todos, assim como ela deve ser.

Congratula-se por esta comemoração, mais uma vez, a Profª Dra. Celeste e ao meu querido amigo Prof. Roberto por esse belo projeto e pelo rumo certo que tem sido levada a administração do Colégio e Faculdades Piratininga. Espero, meus queridos Roberto e Profª Dra. Celeste, que o exemplo dessa respeitosa instituição seja seguida por tantas outras instituições educacionais de nosso país, pois a educação, e aqui sublinho novamente, é seguramente uma das soluções mais certeiras para a resolução dos inúmeros problemas que o nosso país enfrenta.

Meus queridos amigos, alunos dessa instituição, quero neste momento, quando encerro as minhas palavras, dizer que Deus ilumine sempre a todos: alunos, professores e diretores, com a luz da sabedoria. Que a bênção de Deus possa ser uma constante sobre a vida desta instituição e desta Família Piratininga, a quem nós rendemos as nossas homenagens principalmente, porque somos desta São Paulo desvairada, a São Paulo de Piratininga.

Que Deus abençoe a todos os senhores. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Esta Presidência também não poderia deixar de saudar a Dra. Celeste e o Dr. Roberto por estar à frente do Colégio e Faculdades Piratininga. Sei da dedicação de ambos, sei da dedicação de todos os professores, todo corpo de funcionários, porque o colégio e as faculdades são o segundo lar para os jovens, para as crianças e para os adolescentes. Instituições como essas ajudam a formar o caráter, ajudam a criar os nossos filhos, fazendo com que eles saiam da faculdade preparados para a vida.

Muitas vezes assumi esta tribuna, muitas vezes escutei os Deputados mais tradicionais - para não dizer mais antigos - desta Casa dizer que os jovens do nosso Brasil são o nosso futuro. E, eu aprendi com o nobre Deputado Gilberto Nascimento, onde convivi quatro anos nesta Casa, a desenvolver o meu papel aqui dentro, quando muita coisa aprendi com o nobre Deputado. É o motivo de eu estar aqui, e o motivo também de não deixar de dar o meu recado a vocês, jovens, porque os jovens, para mim, não são o futuro do Brasil. Os jovens são o presente do nosso Brasil, porque tenho certeza que através de instituições como esta, do Colégio e Faculdades Piratininga, vocês estarão altamente preparados para a vida, altamente preparados como essa do Colégio e Faculdades Piratininga, vocês vão estar altamente preparados para a vida que os espera aí fora.

Para encerrar minhas palavras, vou lhes contar uma história que escuto de meu pai desde quando ingressei na política:

“Em uma grande floresta, iniciou-se um incêndio. Um pequeno beija-flor, vendo aquele incêndio, corria ao riacho, enchia o bico de água, voava até o fogo e jogava água sobre o incêndio; ia ao riacho, pegava água e jogava sobre o incêndio. Um grande elefante chegou ao beija-flor e disse: ‘Beija-flor, isso não vai fazer com que o incêndio seja apagado.’ E o beija-flor, respondeu-lhe: ‘Elefante, estou fazendo a minha parte. Se todos nós fizéssemos a nossa parte, conseguiríamos acabar com o incêndio.’”

Tenho certeza de que a minha parte, nesta Casa de Leis, eu a estou cumprindo. Tenho certeza que, em Brasília, o nobre Deputado Gilberto Nascimento está cumprindo a sua parte e tenho certeza que a Dra. Celeste e o Dr. Roberto estão cumprindo a parte deles junto à instituição.

Cabe a vocês, jovens, cumprirem a parte, que lhes é de respeito, pelo Brasil.

Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida os presentes para ouvirem a execução do Hino do Colégio e Faculdades Piratininga, de autoria do aluno Giulderlândio Alves, e para assistirem à exibição de vídeos educacionais. Finalmente, convida-os também para um coquetel no Café dos Deputados.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

            - Encerra-se a sessão às 21 horas e 26 minutos.

 

* * *