1

 

04 DE MARÇO DE 2005

004ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “ARAUTOS DO EVANGELHO” PELO 4º ANIVERSÁRIO DE SUA APROVAÇÃO PONTIFÍCIA

 

Presidência: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 04/03/2005 - Sessão 4ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

HOMENAGEM AOS "ARAUTOS DO EVANGELHO" PELO 4º ANIVERSÁRIO DE SUA APROVAÇÃO PONTIFÍCIA

001 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o 4º Aniversário de Aprovação Pontifícia da Associação de Direito Pontifício Arautos do Evangelho. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Faz relato histórico da entidade e fala sobre os seus princípios. Solicita a entrada em plenário da imagem de Nossa Senhora de Fátima, tendo em seguida coroado a imagem. Apresenta números musicais.

 

002 - JOÃO CLÁ DIAS

Fundador e Presidente Geral da Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho, enaltece a coroação de Nossa Senhora de Fátima  e tece elogios ao trabalho do Deputado José Carlos Stangarlini nesta Casa.

 

003 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Faz homenagem ao Sr. João Clá Dias e anuncia número musical. Discorre sobre seu trabalho como Deputado nesta Casa e ressalta os princípios cristãos da instituição. Presta homenagem à Associação de Direito Pontifício Arautos do Evangelho e anuncia número musical. Agradece a todos que colaboram com solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARCELO DOS SANTOS ERGESSE - Vamos dar início a esta sessão solene, que homenageia a Associação Internacional de Direito Pontifícia Arautos do Evangelho, pelo 4º ano de sua aprovação pontifícia.

Para compor a Mesa, chamamos a Sra. Mariana Morazzani Arraiz, vice-Presidente geral da Associação de Direito Pontifícia Arautos do Evangelho e o Dr. João Clá Dias, Fundador e Presidente geral da Associação de Direito Pontifícia Arautos do Evangelho. (Palmas.)

Presidindo esta sessão solene, o Deputado Estadual José Carlos Stangarlini. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARILINI - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. A Presidência dá por aprovada a leitura da Ata da sessão anterior.

Quero anunciar as seguintes autoridades para compor a Mesa: Dr. João Clá Dias, Fundador e Presidente geral da Associação de Direito Pontifícia Arautos do Evangelho; Sra. Mariana Morazzani Arraiz, vice-Presidente geral da Associação de Direito Pontifícia Arautos do Evangelho; e demais autoridades.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear os Arautos do Evangelho, pelo 4º aniversário de sua aprovação pontifícia.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, entoado pelo Coral dos Arautos do Evangelho.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro pelo Coral dos Arautos do Evangelho.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece ao Coral Arautos do Evangelho e ao Maestro Pedro Marazart.

É com inenarrável alegria que tenho hoje o prazer de presidir esta Sessão Solene, que homenageia os quatro anos de aprovação pontifícia da Associação Arauto do Evangelho. Se hoje os Arautos do Evangelho estão difundindo a sua bela missão por 57 países devemos isto a dois fatores. Em primeiro lugar, à graça divina que provém de coragem e disposição dos bravos membros desta associação evangelizadora, para que semeiem pelo mundo as belezas da Igreja de Deus. E a galhardia de seu fundador João Clá, que se elevou entre os comuns para desfraldar a bandeira glória de nosso Senhor Jesus Cristo neste mundo de iniqüidades e materialismo.

Tudo isso não seria possível sem intercessão valorosa de Maria, nossa mãe e mãe da Igreja. Em sinal de gratidão e humildade, neste momento, coroaremos Nossa Senhora, reconhecendo a sua posição de rainha do Céu e da Terra.

 

* * *

 

- É feita a coroação e são executados números musicais. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Tem a palavra o Dr. João Clá Dias, fundador e presidente-geral da Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho.

 

O SR. JOÃO CLÁ DIAS - Ó Maria, Rainha do Universo, Rainha deste Brasil, Rainha de São Paulo, Rainha desta Assembléia Legislativa, hoje é realmente Rainha aqui neste ambiente em que pudemos assistir Vossa coroação.

Excelentíssimo Sr. Deputado José Carlos Stangarlini e demais autoridades presentes, é um momento para nós de júbilo, de emoção, de honra, de alegria poder ver nesta Casa uma coroação de Nossa Senhora, e feita por mãos de um Deputado que tão católico tem-se mostrado, tão batalhador, tão ousado, tão fervoroso e que por suas mãos esta coroa tenha cingido a fronte sagrada de Nossa Senhora é uma verdadeira alegria. Alegria também por ele ter tido a delicadeza de trazer a sua mãe, Sra. Lídia Maria, para aqui estar e colocar nas mãos desta imagem, mãos sagradas, o terço. Ele quis com este gesto mostrar que ele tem verdadeira gratidão por sua mãe e ao mesmo tempo presta a homenagem nesta Casa, na qual é um batalhador.

É uma alegria para nós, é uma honra estarmos aqui, pelo fato de desmentirmos um axioma, que é evangélico, mas creio que toda regra tem sua exceção. Jesus Cristo deu esta regra: “Ninguém é profeta em sua própria Casa.

Temos andado por este mundo afora. São teatros, são catedrais, são Assembléias Legislativas, são Palácios do Governo, são Palácios da Presidência da República que nos recebem e quase não tínhamos tempo de aqui, nesta nossa nação, mais especialmente nesta cidade de São Paulo, sermos homenageados por algo que toca profundamente nossos corações: a aprovação pontifícia.

Para nós, sermos aprovados pelo Santo Padre significa sermos aprovados pelo próprio Deus: Tudo o que ligardes na Terra será ligado no Céu; tudo o que desligardes na Terra será desligado no Céu. Aquele que liga e desliga ligou-nos a Nosso Senhor Jesus Cristo, ligou-nos ao Céu, ligou-nos a Deus. Para nós, isso constitui um marco importante em nossa história.

Dir-se-ia que, nesta Casa, que neste Estado, a homenagem a este ato tão extraordinário nem se faria, porque ninguém é profeta em sua própria casa. Entretanto, é a primeira Assembléia Legislativa do mundo que nos acolhe, por ocasião da nossa festividade de 22 de fevereiro, para fazer esta homenagem. Isto é, realmente, de nos deixar estupefatos. Mas isto não se daria jamais se não tivéssemos nesta Assembléia um Deputado tão afável, tão cheio de fé, tão religioso, tão honesto, tão reto, tão digno, tão nobre que fizesse uma solicitação e promovesse esta homenagem.

De maneira que nós, que hoje somos homenageados, quase que  gostaríamos, nós, de homenageá-lo porque esta homenagem é feita, é verdade, mas porque alguém que teve a coragem de romper barreiras e trazer aqui os Arautos do Evangelho, comandados por sua Rainha, que também é dele, por sua Mãe, que também é dele, e aqui, com uma fé de Católico, ter realizado esta cerimônia e ter, ele mesmo, se prestado - a pedido nosso, juntamente com a senhoraSra. sua mãe - a coroar a imagem e a cingir o rosário em suas mãos.

Deputado, temos o coração transbordante de gratidão porque é para nós um apoio, uma segurança, um rumo, um farol, uma luz ter nesta Assembléia um Deputado como Vossa Excelência. V. Exa. foi eleito em São Paulo pelos Católicos. Quereríamos que os Católicos compreendessem bem todo o grande feito que realizaram, colocando V. Exa. nesta situação de Deputado nesta Casa.

Agradecemos a Ela, agradecemos a Deus acima Dela, agradecemos a todos aqueles que nos apoiam. Mas, dentro esses que nos apoiam, nossa gratidão transbordante volta-se, de maneira muito especial, a Vossa Excelência. Que Ela, Rainha dos Corações, que Ela, Rainha dos Arautos do Evangelho, derrame sobre V. Exa., sobre esta Casa, sobre a sua família - em especial a senhoraSra. sua mãe, que aqui se encontra - Suas melhores graças, Suas melhores bênçãos e lhe dê toda a sabedoria, toda a força e toda a virtude para levar adiante todos os projetos católicos a chegarem à plenitude. São Paulo, terra dos Bandeirantes, São Paulo, terra dos desbravadores, São Paulo, terra dos arautos, foi aqui onde nascemos, São Paulo, terra dessa legislação tão especial que dá a luz a todo o Brasil.

Nós, aqui nesta Casa, ao nos encontrarmos nesta situação, nesta homenagem feita a ela e a nós, não temos outra atitude de alma, que não tomar estas homenagens todas e fazer com elas um buquê de homenagens e colocar aos pés de nossa Mãe Rainha, pedindo que ela intensifique as graças que sejam derramadas sobre V. Exa., sobre esta Casa, sobre São Paulo, sobre o Brasil.

Muitíssimo obrigado, Excelência. Espero que tenhamos muitas oportunidades para demonstrar nossa gratidão por tudo que V. Exa. faz por esta Cidade e por este Brasil.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Quero agradecer às palavras elogiosas do amigo e Presidente dos Arautos Evangélicos, Dr. João Clá, pelo que disse sobre mim, sobre a minha proposta de trabalho. Como Deputado católico aqui, nesta Assembléia, quero dizer que assumo, de público, o compromisso de levar adiante esse projeto.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARCELO DOS SANTOS ERGESSE - O Deputado José Carlos Stangarlini, em nome da Assembléia do Estado de São Paulo, fará uma homenagem ao Presidente dos Arautos do Evangelho, Sr. João Clá Dias, entregando-lhe uma placa.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Vamos ouvir agora a execução da Música “Final Chorus from Occasional Oratório”, de George F. Handell.

 

* * *

 

- É executado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Ilustríssimo Doutor João Clá Dias, Presidente da Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho, Prezados Arautos, meus amigos, minhas amigas.

Após as inspiradas palavras do Dr. João Clá, pouco me resta a falar.Desta forma, recorro a Santo Agostinho, doutor da igreja, que no século V, revolucionou o pensamento teológico com sua profunda compreensão de Deus. Em um dos mais belos e profundos momentos de sua monumental obra “As Confissões”, Santo Agostinho, falando de sua conversão, dirige-se a Deus dizendo: “Tarde vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova.”

Somente a inspiração celeste pode esclarecer a mente humana de o que é Deus: “Beleza tão antiga e tão nova.”

Quando olho para os senhores, para a sobriedade de seus modos, a disciplina de seus atos, a beleza de seus trajes inspirados nas vestes do Carmelo, mas que nos transportam as cruzadas, vejo a realidade desta afirmação agostiniana: os Arautos do Evangelho refletem Deus pela beleza atemporal de suas obras.

Creio que a lembrança aos cruzados justifica-se, pois, se no século XI, o Papa Urbano II lançou seu apelo à cruzada, para livrar a Terra Santa dos infiéis. Hoje, dez séculos depois, sua santidade pode contar com estes soldados de Cristo para, em luta contra a infidelidade, recuperar a santidade da terra.

É cruel e desmedida a peleja travada pela evangelização contra as hordas mundanas, mas o senhor não nos desampara e nos fornece as armas para esta luta: Como bandeira, temos a cruz, como espada, o santo rosário e como escudo, a comunhão.

Sigam em sua batalha! Mostrem cristo aos jovens! Amoleçam o coração dos ímpios! Defendam a fortaleza da espiritualidade edificada sobre os pilares do amor à Maria, da eucaristia e da obediência à Santa Sé.

Neste parlamento, também cumpro minha missão de dedicação à sã doutrina e à defesa da moral católica apostólica romana.

Somos irmãos em armas e aliados nesta missão. Do alto recebemos as armas, a coragem e a voz de comando.

Esta é a resposta da cristandade aos desmandos de um modernismo louco e desenfreado. Este é o espírito do catolicismo em negar o retrocesso dos costumes e a destruição das virtudes. Nos 57 países onde estão os arautos, os católicos, de cabeça erguida, demonstram para os inimigos da cruz que a igreja está nesta beleza.

Beleza que não se preocupa em ser moderna, porque Deus não é moderno, é eterno! Beleza que busca a perfeição, pois imita ao Pai, que é perfeito! Beleza de piedade e amor a Maria, fonte de santificação e elevação da alma. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MARCELO DOS SANTOS ERGESSE - Neste momento o Deputado fará a entrega da placa à Associação Internacional do Direito do Pontifício Arautos do Evangelho, ao Dr. João Clã Dias, homenageando pelo seu 4º ano da sua aprovação pontifícia.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado um número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a todos os presentes, aos funcionários desta Casa, aos assessores de gabinete, à TV Assembléia, e àqueles que colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 02 minutos.

 

* * *