20 DE MARÇO DE 2009

004ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “dia do demolay”

 

Presidente: BRUNO COVAS

 

 

RESUMO

001 - BRUNO COVAS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Senhor Presidente efetivo convocou a presente sessão solene, por solicitação do Deputado Bruno Covas, com a finalidade de homenagear o "Dia do Demolay". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro,

 

002 - FÁBIO BRIZOTTI

Secretário executivo do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes e diz que a Ordem Demolay foi fundada em 1919, na cidade de Kansas, nos Estados Unidos, em homenagem ao último cavaleiro dos templários, Jacques Demolay. Informa que a Ordem Demolay chegou ao Brasil em 16 de agosto de 1980, sendo instalada na cidade do Rio de Janeiro, e que congrega jovens de 12 a 21 anos, procurando desenvolver companheirismo, fidelidade, caráter, liderança e cidadania.

 

003 - MILENA CRISTINA DO COUTO

Membro da Associação Paramaçônica "Filhas de Jó", cumprimenta as autoridades presentes, a todos os Demolays e aos membros da Ordem Internacional "Filhas de Jó". Informa que a Ordem das Filhas de Jó foi constituída em 1920, com o propósito de reunir moças de 10 a 20 anos, que possuam parentesco maçônico, e tem por objetivo, o desenvolvimento do caráter, reverência a Deus, às Sagradas Escrituras, aos pais e aos mais velhos. Diz que o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança e da oratória em público são benefícios para toda a vida.

 

004 - RODRIGO ANTÔNIO ARELANI

Presidente da Associação Alumni 9 de Julho, fala do trabalho da associação junto à sociedade paulista, informando que tem conseguido que homens de bem ingressem nas Casas de Leis e que os associados têm tido êxito na vida pública.

 

005 - CARLOS CAMARGO COSTA

Representante do Grupo de Pesquisa e Apoio ao Câncer Infantil de Sorocaba, GPACI, fala sobre o trabalho desenvolvido, informando serem atendidas crianças de 47 cidades da Região, com tratamento gratuito e assistência às famílias.

 

006 - CLEBER DE MOURA DELLALIBERA

Representante do Senhor Benedito Baruc, da Secretaria de Assuntos Paramaçônicos do Grande Oriente de São Paulo, diz que o Grande Oriente de São Paulo acredita no Brasil e na juventude aplicada na prática à Ordem Demolay. Diz que tem feito um trabalho de reinserção da juventude na maçonaria brasileira.

 

007 - Presidente BRUNO COVAS

Convida os Srs. Fábio Alexandre Gomes e Daniel Henrique Oliveira Fonseca para participar da homenagem de entrega de uma placa ao Sr. Toshio Furukawa, iniciado na Maçonaria em 1991, tendo ingressado na Ordem Demolay em 1992. Informa que o Sr. Toshio Furukawa recebeu a gratidão do Capítulo "Governador Mário Covas Júnior" nº 614, na cidade de São Paulo, e hoje ocupa o cargo de Grande Secretário Adjunto de entidades paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo, filiado ao Grande Oriente do Brasil.

 

008 - TOSHIO FURUKAWA

Agradece a homenagem e diz que gostaria de dividi-la com todos.

 

009 - Presidente BRUNO COVAS

Convida os Srs. Fábio Alexandre Gomes e Daniel Henrique Oliveira Fonseca para participar da homenagem de entrega de uma placa ao Sr. Comendador Romeu Bonini, Diretor do Sindicato das Indústrias de Óleo e Azeite do Estado de São Paulo, iniciado na Maçonaria em 24 de outubro de 1972, tendo chegado ao ápice como Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo por dois mandatos, de 1995 a 1999. Informa que o Sr. Romeu Bonini até hoje desenvolve trabalho de apoio à juventude.

 

010 - ROMEU BONINI

Agradece a homenagem e lembra que, em seus mandatos, teve a felicidade de trazer para o Estado de São Paulo, o Capítulo Demolay.

 

011 - DANIEL HENRIQUE OLIVEIRA FONSECA

Mestre Conselheiro estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes e a todos os irmãos Demolay. Refere-se à comemoração do "Dia do Demolay", no Estado de São Paulo, e lembra que o jovem Demolay passou a ser reconhecido como símbolo de lealdade e companheirismo. Diz que a oportunidade de ser um Demolay proporcionou mudança importante em sua vida.

 

012 - FÁBIO ALEXANDRE GOMES

Grande Mestre estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, diz que o Grande Capítulo do Estado de São Paulo é a entidade administrativa que representa a Ordem Demolay no Estado de São Paulo, instituição organizada, capaz de se fazer representar perante a sociedade civil e perante a ordem democrática. Diz que a Ordem Demolay sempre teve apoio da Maçonaria.

 

013 - Presidente BRUNO COVAS

Diz que as verdadeiras vitórias só podem ser conquistadas com o desenvolvimento do caráter, objetivo da Ordem Demolay. Lembra que a Lei 12.905, de 08/04/08, instituiu o "Dia do Demolay" no Estado de São Paulo, e que apresentou projetos tais como: o que institui o cadastro do doador de medula óssea; que cria o programa pilha de livros; que estabelece programa de educação para a saúde; e o que cria do "Dia estadual da Associação das Filhas de Jô". Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Bruno Covas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BRUNO COVAS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Para compor a Mesa tenho a honra de contar com a presença do Sr. Fábio Alexandre Gomes, Grande Mestre Estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. Daniel Henrique Oliveira Fonseca, Mestre e Conselheiro Estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. Toshio Furukawa, ex-Grande Mestre de Honra do Supremo Conselho da Ordem DeMolay do Brasil e do Sr. Romeu Bonini, ex-Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo.

Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Dia do DeMolay.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Subtenente Néri da Silva Rocha, da seção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência agradece aos integrantes da Banda da Polícia Militar.

Esta Presidência agradece ainda a presença das seguintes autoridades: Sr. César Augusto de Souza Venâncio, Grande Mestre Adjunto Estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. Rodrigo César Cardoso, 2oGrande Mestre Adjunto Estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. Fábio Brizotti, Secretário-Executivo do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. Stéfano Bruno Costa, Mestre e Conselheiro Estadual Adjunto do Estado de São Paulo; Sr. Élcio Ricardo da Silva, Secretário de Comunicação do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. Raul Soares Gropo, Secretário-Geral Estadual do Mestre e Conselheiro Estadual; Sr. Cléber de Moura Dellalíbera, representante da Secretaria de Assuntos Paramaçônicos do Grande Oriente de São Paulo; Sr. André Luiz Serrano Cabral, membro honorário do Supremo Conselho da Ordem Demolay, representando o Sr. José Maria Dias Neto, Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista; Sr. Carlos Camargo Costa, presidente do Grupo de Pesquisa e Apoio ao Câncer Infantil de Sorocaba, GPACI; Sr. Ricardo Diacon, administrador do GPACI; Sr. Rodrigo Antônio Arellano, presidente da Associação Alumni Nove de Julho; Sra. Milena Cristina do Couto, da Associação Paramaçônica “Filhas de Jó”; Sr. Eduardo Cardoso de Almeida Castanheira, Delegado de Polícia da Alesp, representando o Sr. Maurício José Lemos Freire, Delegado-Geral de Polícia; Sr. Guilherme de Ávila, vereador da Cidade de Barretos.

Temos, também, a justificativa de ausência das seguintes autoridades que não puderam comparecer a esta solenidade e enviaram um ofício: Sr. José Tadeu Jorge, Reitor da Unicamp; Sr. João Sayad, Secretário de Estado da Cultura; Sr. João Mellão Neto, Deputado Estadual; Sr. Estevam Galvão de Oliveira, Deputado Estadual; Sr. Bruno Caetano, Secretário de Estado da Comunicação; Sr. Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento; Sr. Fernando Grella Vieira, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo; Sr. Francisco Graziano Neto, Secretário de Estado do Meio Ambiente; Sr. Claury Alves da Silva, Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Turismo.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Fábio Brizotti, Secretário Executivo do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

O SR. FÁBIO BRIZOTTI - Nobre Deputado Bruno Covas; Ilustre Irmão Fábio Alexandre Gomes - Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay; Digno Irmão Daniel Henrique Oliveira Fonseca - Mestre Conselheiro Estadual da Ordem DeMolay; Autoridades, Meus Irmãos DeMolays, Senhoras e Senhores Convidados, Caros telespectadores.

Esta noite, a Casa da democracia paulista, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, abre suas portas para homenagear a Ordem DeMolay. Sendo assim, nos parece oportuno realizar um intróito sobre a nossa Ordem.

A Ordem DeMolay, nasceu em 1919, na cidade de Kansas nos Estados Unidos, tendo o maçom Frank Sherman Land como seu criador.

O nome DeMolay é uma homenagem ao último Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, Jacques DeMolay, que, ao ser queimado vivo em 18 de março de 1314, sob o jugo do Rei da França, Felipe IV, tornou-se um mártir e exemplo de heroísmo, lealdade, coragem, fidelidade e tolerância.

A Ordem DeMolay chegou ao Brasil trazida pelo visionário Maçom Alberto Mansur, em 16 de agosto de 1980, tendo sua instalação na cidade do Rio de Janeiro.

No estado de São Paulo, a Ordem DeMolay iniciou sua trajetória na cidade de São Vicente, em 19 de novembro de 1983, coincidentemente, a mesma cidade de onde, séculos antes, partiam os primeiros pioneiros que desbravaram e construíram este pujante estado.

Nossa Ordem congrega jovens do sexo masculino com idade entre 12 a 21 anos. O principal propósito da Ordem DeMolay é a preparação de melhores cidadãos e a criação de líderes através do desenvolvimento do caráter, enfatizando as Virtudes do Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

A Ordem DeMolay não tem a pretensão e não deseja tomar o lugar do lar, da religião ou da escola, mas busca o aperfeiçoamento de forma parceira, com um programa de ensinamentos visando a uma boa cidadania a seus membros.

Estamos sediados nas principais cidades do nosso estado, através das nossas unidades de trabalho, chamadas Capítulos. De norte a sul, de leste a oeste deste estado bandeirante há um capítulo DeMolay, praticando os objetivos consagrados pela Ordem.

Os objetivos da Ordem DeMolay não são exclusivos de seus membros, são metas que a sociedade espera de todos os seus líderes: honestidade, honra, educação, respeito as seus pais e a todas as mulheres e cumprimento irrestrito às leis de nossa cidade, estado e país. Esses são alguns dos diversos pontos que um Demolay jura respeitar.

Em meio a comemoração de seus 25 anos de fundação, a Ordem DeMolay paulista se orgulha de ter iniciado em suas fileiras, mais de 40 mil jovens. Uma juventude comprometida e consciente da responsabilidade de colaborar com a construção de uma sociedade mais justa e solidária, sendo assim, dignada consideração de todos os homens de bem. Obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - BRUNO COVAS - Esta Presidência concede a palavra à Sra. Milena Cristina do Couto, da Associação Paramaçônica “Filhas de Jó”.

 

A SRA. MILENA CRISTINA DO COUTO - Exmo. Sr. Deputado Bruno Covas, proponente desta Sessão Solene e autor do Dia do DeMolay; Fábio Gomes, Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, em nome de quem cumprimento a todos os demolays presentes; minhas irmãs Filhas de Jó; excelentíssimas autoridades aqui presentes, ou representadas; senhoras e senhores presentes; telespectadores, boa noite.

É com muito prazer que nós, membros da Ordem Internacional das Filhas de Jó, estamos hoje presentes nesta Casa de Leis do Estado de São Paulo, a convite do Ilustríssimo Deputado Bruno Covas, bem como dos membros da Ordem Demolay deste Estado.

E em nome de todas as Filhas de Jó do Estado de São Paulo parabenizo os membros da Ordem Demolay pela solenidade com a finalidade de homenageá-los.

É oportuno tecermos algumas considerações sobre a Ordem Internacional das Filhas de Jó, a qual represento; uma organização criada em 1920 pela senhora Ethel T. Wead Mick, na cidade de Omaha, Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, com o propósito de reunir moças com idade entre 10 e 20 anos, que possuam parentesco maçônico. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma religião. No entanto, é fundamental que se acredite em um Deus Supremo.

Seu principal objetivo é o aperfeiçoamento de caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrado nos seus ensinamentos, onde se destacam a reverência à Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a Bandeira de nosso País e àquilo que ela representa, bem como o amor para com todo o mundo, principalmente os pais e mais velhos.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó, como o próprio nome supõe, é baseada no Livro de Jó do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada. Não existe nada mais adequado para uma moça que os belos ensinamentos ali contidos, então é dada uma ênfase especial ao capitulo 42, versículo 15: "Em toda a terra não se acharam mulheres tão justas quanto as Filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".

Os benefícios de organizações como estas aqui representadas esta noite são muito numerosos para serem listados, e suas influências em uma comunidade são inestimáveis. O desenvolvimento da auto-estima, da auto-confiança e da oratória em público são comprovadamente benefícios para toda vida.

Não existe dedicação maior nem mais nobre missão em todo o mundo do que a de educar a juventude.

Desta forma, já era de se esperar que esta Assembléia incentivasse a formação dos jovens, futuro de nosso Estado e até mesmo de nosso País, e isto se faz pelas mãos do Deputado Bruno Covas, um jovem, que trabalha com e jovens, demonstrando assim o trabalho desenvolvido em cumprimento de parte de suas funções.

Por isso, mais uma vez, parabéns aos membros da Ordem DeMolay por esta homenagem mais do que merecida. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Rodrigo Antonio Arellano, Presidente da Associação Alumni Nove de Julho.

 

O SR. RODRIGO ANTONIO ARELLANO – Prezado presidente da mesa diretora, Exmo. Sr. Deputado Estadual Bruno Covas, Irmão Fábio Alexandre Gomes, Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Irmão Daniel Henrique de Oliveira Fonseca, MCE, Deputados Estaduais, meus irmãos, senhores convidados, minhas sobrinhas Filhas de Jó, telespectadores.

Nós da Associação Alumni 9 de Julho, esta que congrega os maiores de 21 anos egressos da Ordem DeMolay, buscamos fortalecer, não apenas em nossa Ordem, mas principalmente na sociedade que nos rodeia, os preceitos que ao longo dos anos temos aprendido nas fileiras desta Ordem.

Trabalhamos incansavelmente e em prol da nossa sociedade paulista para que em cada rincão de nosso estado possamos ter ao menos um representante de nossos ideais, que trabalhe com retidão, em prol da cultura, educação e justiça social.

Nós, membros desta associação que represento, temos conseguido com que homens de bem ingressem nas "casas da lei" através de nosso esforço conjunto, para que nossos ideais sejam defendidos e nossos projetos colocados em prática.

Temos objetiva participação nas Comissões Municipais de Juventude, das quais destaco o incessante trabalho do Irmão Marcelo Arias, em Santos.

Temos conseguido que, aos poucos, nossos associados venham obtendo sucesso na vida pública.

Prova disso são os seguintes Irmãos, os quais, submetidos ao crivo das urnas, foram eleitos:

Prefeito - Geninho Zuliani - DEM - 9.894 - Olímpia

Vereadores:

Guilherme de Ávila – PMDB - 1.165 - Barretos

Rodrigo Monteiro – PSDB - 1.648 - Presidente Venceslau

Leandro Rodrigues da Cruz – PMDB - 1.719 - Praia Grande

Serginho Bianchi – DEM - 1.330 - Espírito Santo do Pinhal

Todos eles, independente da sigla que usam, são antes de tudo, Demolays que estão buscando usar, fora de seu Capítulo, as lições ali aprendidas. Nosso dever não é mais agir dentro dos Capítulos, mas, sim aplicar o que ali aprendemos na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

Essa é a nossa missão, que vai muito além das paredes dos Capítulos. Devemos sempre ter a lembrança de que nossas cerimônias não são formulas vazias, pois efetivamente, como pode ser percebido nesta noite, nos podemos fazer a diferença para a sociedade paulista! Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Tem a palavra ao Sr. Carlos Camargo Costa, representante do Grupo de Pesquisa e Apoio ao Câncer Infantil, de Sorocaba - GPACI.

 

O SR. CARLOS CAMARGO COSTA - Boa-noite. Nobre Deputado Bruno Covas, membros da Mesa, a quem saúdo todas as autoridades já nomeadas, amigos, crianças e demolays.

Venho de Sorocaba, cidade que possui um grupo de pesquisas e assistência ao câncer infantil, que alguns de vocês já conhecem e que mantém o Hospital Sarina Rolim Caracante, que cuida de crianças carentes com câncer de zero a 18 anos. Atendemos 47 cidades da região, com tratamento gratuito absoluto, e damos toda a assistência à família: social, psicológica e remédios.

Estamos fazendo uma reforma e estamos conseguindo mais verbas para mobiliário e equipamento.

Para vocês terem uma idéia, só nos últimos quatro anos, recebemos duzentos novos casos de crianças com câncer. Para mim, é muito emocionante, olhando essas crianças sadias, e que têm esse propósito de cuidar de crianças na sua idade, que estão no hospital, clamando por remédios, clamando pela vida. Eu digo que é a sociedade sã cuidando da sociedade doente.

E vocês têm uma importância muito grande como instituição, como Ordem DeMolay por tudo o que vocês fazem, mas principalmente pelo exemplo que dão a outros jovens da sua idade. Os voluntários, em sua maioria, são adultos, pessoas que já se aposentaram, que já cumpriram uma etapa da vida, senhoras e senhores, viúvos, que não têm o que fazer. E os pais e mães que nos chegam, dizem: “Vou trazer meu filho; vou falar para o meu filho para que venha para cá; quero que meu filho tenha um caráter de filantropia”.

Vocês, não. Vocês inverteram o processo. Vocês, crianças, estão trazendo os adultos para nós. Vocês trazem os seus pais para a responsabilidade social. Tenho certeza de que vamos sair hoje daqui diferentes com esse apoio que vocês nos dão, porque vocês não nos conhecem, vocês não conhecem as crianças que estão lá, não conhecem os pais. Aquelas mães, que esperam o quê de vocês? Quantas vidas vocês vão salvar?

Vejam que belíssimo repertório que vocês podem guardar na sua biografia: eu salvei vidas de crianças da minha idade, que nem conheço, mas estou em Sorocaba, estou na região, trabalhando para curar crianças com câncer. É o nosso resgate de sermos saudáveis. Vejo tanta gente por aí com violência, jovens se drogando, se matando, mas eu vejo essa criançada se voltando para o bem, para a caridade, para a filantropia, para o respeito, e isso fortalece a minha fé na humanidade.

Tenho que agradecer muito a vocês, principalmente ao pessoal que foi lá conosco, ao Rafael. Insisto para que conheçam o GPACI. Venham a Sorocaba, conheçam o trabalho que vocês estão fazendo, conheçam as crianças que vocês estão salvando. Vocês vão ver o amor fraterno, o amor divino concretamente, porque eles não voltam para agradecer, não voltam para bater nas costas. Mas, muitas vezes, vocês vão cruzar com crianças pelos corredores que vocês ajudaram a salvar a vida. E é o que vocês estão fazendo nessa campanha.

Acessem o nosso site: www.gpaci.org.br, entrem em contato conosco, conheçam aquelas crianças, porque ao conhecê-las, vocês vão ver que vocês não têm problemas, que nós fomos privilegiados, que vocês são privilegiados. É extraordinária a visão dessa juventude pronta para fazer o bem, pronta para ajudar o próximo.

Venham visitar o nosso hospital. Quero, no mês que conseguirmos as verbas que está faltando, todos lá inaugurando o hospital ao meu lado, para que eu possa falar que vocês ajudaram, deram uma parte da sua vida, repartiram o seu tempo conosco.

Lá estão crianças pobres, crianças que sofreram algum tipo de abuso, crianças abandonadas, crianças de rua, crianças faveladas e que, ainda por cima, têm câncer. Este é o quadro que estamos trabalhando, mas que tem um excelente índice de cura da leucemia comparado aos melhores protocolos do mundo. Mas isso nós só conseguimos com a participação da sociedade, com doações e, principalmente, com o grupo fantástico como o de vocês que, sem nos conhecer, chegaram até lá com sua proposta e ajuda.

Muito obrigado em nome das crianças. Parabéns pelo que vocês são!

Quero dizer também que vocês me fazem crer. Quero dizer duas frases, que eu acho muito importante: “O problema do mundo é o problema de todo mundo”. Espero que conscientizem bem essa frase.

A outra frase é da Madre Tereza de Calcutá: “Não permita que ninguém saia da sua presença melhor e mais feliz”.

Estou saindo daqui, hoje, da presença de vocês melhor, mais feliz e muito mais confiante na história do meu País. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - A Presidência concede a palavra ao Sr. Cleber de Moura Dellalíbera, representante da Secretaria de Assuntos Paramaçônicos do Grande Oriente de São Paulo.

 

O SR. CLEBER DE MOURA DELLALÍBERA - Boa noite a todos. Boa noite ao Presidente desta Sessão Solene, irmão e Deputado Estadual Bruno Covas, ao nosso ilustre Grande Mestre Estadual, irmão Fabio Alexandre Gomes, ao nosso líder juvenil Daniel Henrique Oliveira Fonseca, que é Mestre e Conselheiro Estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, ao irmão Rodrigo Antonio Arellano, Presidente da Associação Alumni Nove de Julho, a Bandeirante e a Forte Alumni do Brasil, todos os demais presentes, nossas queridas mães, nossos pais, nossos escudeiros, nossos irmãos de toda natureza, de fraternidade e de desafio.

Esta noite, representando o nosso eminente irmão Benedito Baluc, que não pôde estar presente nesta noite porque tinha um compromisso agendado previamente, trago uma mensagem de forma muito clara para todos: o Grande Oriente de São Paulo acredita e acreditará sempre no potencial da juventude aplicado na prática com a Ordem DeMolay. Ele também tem um filho, assim como eu. Sou um demolay. Sabemos que é das nossas atitudes diárias que nasce o que comemoramos hoje.

Também, representando um sentimento muito agradável e feliz, o eminente disse que soube das homenagens que serão feitas hoje para esses dois maçons abnegados para ajudar a Ordem DeMolay: o eminente irmão Romeu Bonini e o eminente irmão Toshio Furukawa, hoje membros do nosso Grande Oriente São Paulo, que apóiam a juventude paulista e brasileira. Parabéns, irmão Deputado Bruno, pela escolha. Ficamos lisonjeados por essa atitude.

Gostaríamos também de relembrar e principalmente alertar os sobrinhos, no caso os meus irmãos demolays, que o Grande Oriente São Paulo e outras duas potências, no caso as competências maçônicas e não as potências, há dois anos têm feito um trabalho de reinserção da Maçonaria na política brasileira. Isso porque os livros de História contam sobre a participação. Mas os livros ou os jornais do presente têm mais espaços para contar coisas que foram feitas de errado do que das atitudes que cobramos. Podemos ver nas manchetes dessa semana a respeito do Senado: diretores de garagem, diretores de tantas outras coisas a um custo altíssimo. Sabemos porque temos hoje um representante local lá e cobramos diretamente. Nesse trabalho de reinserção, não falamos claramente só a questão partidária, mas a questão da cidadania porque não é apenas no voto que se demonstra a sua vontade.

No caso do nosso irmão, Deputado Bruno Covas, de um ano para cá todo mundo vem acompanhando seus passos e tem orgulho de saber do seu trabalho executado de forma primaz, idônea, sempre com bastante cuidado apoiando as causas da juventude. E essa reinserção não é para ocupar espaço sectarista ou mesmo fazer corporativismo. É para tirar o espaço, já que a maioria pretende deixar em aberto, não quer se misturar, para pessoas do quilate que temos visto em alguns casos da política nacional. A participação nos conselhos da juventude, como foi citado pelo irmão Rodrigo, como no DCE da faculdade, é uma forma para que a gente possa fechar o elo e cobrar no mínimo as sete virtudes que a gente pode administrar: cobrar o papel do pai e da mãe na escola; a presença laica da escola, reverenciando sempre a abertura religiosa; a cortesia; defender a escola pública criando os nossos projetos para equilibrar a defasagem que ainda é algo desleal.

O Estado, na época de Jacques DeMolay, não era para todos, era para poucos e nós continuamos a sua luta para tentar fazer o Estado de hoje cumprir o seu dever em relação às pessoas, principalmente para com aquelas que não têm oportunidade de encontrar, no meio privado, uma alternativa para crescer na vida.

O companheirismo, que não é só este que a gente demonstra nas fotos - eu gostaria que vocês vissem a imagem de vocês, é algo muito bonito - mas o companheirismo de reconhecer no erro da atitude de um irmão a oportunidade de ensinar o caminho correto. A fidelidade: pensar, falar e agir no mesmo caminho - tão difícil - e a pureza como foi falado pelo trabalho do GPACI, da abertura do conhecimento e da força de captação das pessoas que a gente transforma e o patriotismo, que não é só cantar o Hino bonito e alto, mas ter atitudes de cidadania, que é o que tem faltado para uma juventude apática colada no seu iPod de última geração.

Espero, assim como o Grande Oriente de São Paulo espera de todos os demolays, o apoio e a guarida da Maçonaria, principalmente no exemplo e na força leal dos companheiros de todos os cavaleiros, até mesmo os da Távola Redonda que acreditam nesse papel.

Amanhã, o Grande Oriente de São Paulo inicia também um trabalho de vanguarda e aqui nós pedimos o apoio do irmão Deputado Bruno Covas. Todas as paramaçônicas serão convidadas, pela chefia do irmão Luciano Rio, para tentar aumentar o nível de imunização da hepatite B no Estado de São Paulo. O Estado investe, mas o dinheiro fica encalhado nas

secretarias municipais e infelizmente nós, que somos o alvo dessa imunização, estamos ficando para trás. Faremos um trabalho lindo, a exemplo do que é feito pela medula óssea.

A nossa atitude cidadã é participar de forma ativa para que não fiquemos sentados esperando, porque a vida lá fora está esperando a gente fazer aquele gol bonito porque muita gente espera, como já foi dito aqui, a nossa atitude para este Brasil e este Estado mudar. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência quer agora prestar duas homenagens.

Nosso primeiro homenageado foi iniciado na Maçonaria em l991, ingressou na Ordem DeMolay em 1992 e permanece ativo até hoje.

Entre os mais de 40 reconhecidos destaques em apoio à juventude, vamos citar o de Grande Mestre do Supremo Conselho da Ordem DeMolay do Brasil. Participou da instalação e posse de mais de 40 Capítulos DeMolay’s em todo o Brasil. Entre as várias honrarias, recebeu a gratidão do Capítulo ‘Governador Mário Covas Júnior” nº 614, na Cidade de São Paulo. Hoje ocupa cargo de Grande Secretário Adjunto de entidades paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo, filiado ao Grande Oriente do Brasil.

Quero chamar o Fábio e o Daniel para me ajudarem a prestar a homenagem ao Sr. Toshio Furukawa.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Toshio Furukawa.

 

O SR. TOSHIO FURUKAWA - Boa- noite a todos. Primeiro gostaria de fazer um agradecimento ao querido irmão Deputado Bruno Covas por ter abraçado a causa DeMolay. Hoje, com jovens de vários Capítulos, tomamos conta deste plenário. Digo que é uma honra muito grande recebermos essa homenagem e gostaria de dividi-la com todos vocês.

 Quero trazer o nosso Grande Mestre que possibilitou estar hoje aqui presente, o Max Rodrigues Pereira. No mês de abril, teremos o congresso estadual na Cidade de Limeira. Fiz questão de no mês de julho trazer a Ordem DeMolay, ou seja, fazer com que o congresso nacional fosse realizado na Cidade de Ribeirão Preto. Isso para homenagear um grande maçom que se encontra no oriente eterno, mas que muito ajudou o Estado de São Paulo a fundar o Capítulo - Franklin de Souza Meireles Neto. Gostaria de em nome dele, muito embora no oriente eterno, saudar a todos que aqui se encontram. Muitos não puderam estar presentes, inclusive o próprio eminente Grão-Mestre, que está hoje em Ribeirão Preto encerrando atividades maçônicas que lá aconteceram durante essa semana.

Gostaria também de em nome da minha grande secretaria, como adjunto de entidades paramaçônicas, trazer do irmão Luciano que também, impossibilitado de estar presente, saúda a todos que aqui compareceram.

Estou dividindo essa láurea; isso não é só meu. É de todos vocês o merecimento dessa homenagem que hoje recebo. Muitíssimo obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - O segundo homenageado desta noite é membro do Conselho Fiscal da Federação Paulista de Voleibol, benemérito do Touring Club do Brasil, diretor do Sindicato das Indústrias de Óleo, Azeite do Estado de São Paulo, iniciado na Maçonaria em 24 de outubro de 1972, na augusta e respeitável Loja Simbólica Monte Líbano, chegando ao ápice como Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo por dois mandatos, de 95 até 99, até hoje desenvolvendo trabalho de apoio à juventude. Solicito o auxílio do Fábio e do Daniel para prestarmos homenagem ao Comendador Romeu Bonini.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Comendador Romeu Bonini.

 

O SR. ROMEU BONINI - Eminente Presidente, nosso irmão Bruno Covas, douta Mesa, estamos muito felizes porque, nos idos de 1995, 1999, tivemos a felicidade de trazer para o Estado de São Paulo essa grande entidade Capítulo DeMolay. Naquela época São Paulo contava com dois capítulos e hoje vemos crescer o fruto. Estamos com mais de 90 Capítulos trabalhando, crescendo e fazendo com que essa juventude extraordinária dê de si todo apoio e todo trabalho às comunidades presentes. Em especial agradeço ao Capítulo Responsabilidade e Saber, às Filhas de Jó, Oriente de Itápolis, cidade onde nasci e onde temos também as nossas atividades comerciais. Vou ler o Reconhecimento ao Ilustre Sr. Romeu Bonini “Nossa homenagem ao trabalho em prol da juventude paulista através da Ordem DeMolay. São Paulo, 20 de março de 2009, Deputado Bruno Covas.” Muito obrigado por tudo. Parabéns a vocês, jovens. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Daniel Henrique Oliveira Fonseca, Mestre Conselheiro Estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

O SR. DANIEL HENRIQUE OLIVEIRA FONSECA - Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual, Tio Maçom Bruno Covas, figura na qual cumprimento as autoridades civis e maçônicas aqui presentes; Querido Irmão Fábio Alexandre Gomes, Grande Mestre de São Paulo, por meio de quem saúdo a todos os Irmãos DeMolays presentes, Senhoras e Senhores, colaboradores e amigos da Ordem DeMolay Paulista, que nesta noite prestigiam a solenidade comemorativa do Dia DeMolay no Estado de São Paulo.

É com grande orgulho e imensa satisfação que me reúno com vocês, nessa casa, no dia de hoje. Na atual oportunidade devemos lembrar do herói e Mártir Jacques DeMolay e dedicarmos a ele nossa homenagem.

Em 18 de Março de 1314 Jacques DeMolay passou a ser conhecido como símbolo de lealdade e companheirismo. Ele preferiu morrer a entregar seus companheiros ou faltar com seu juramento. Hoje, temos a responsabilidade de carregar o nome de Jacques DeMolay como nosso patrono.

Que possamos ainda, por muitos anos, celebrar essa ocasião com a certeza de que carregamos o nome DeMolay com honra e dignidade. De que fazemos o nosso melhor em todos os momentos de nossas vidas, para que, com convicção, possamos dizer: Eu sou um DeMolay.

Uma simples frase que diz muito do que somos, do que nos tornamos e do que acreditamos, desde o dia em que viramos parte dessa grande família chamada Ordem DeMolay. Com certeza, todos nossos Irmãos aqui reunidos e os que nos ouvem em suas casas sabem que a oportunidade de ser um DeMolay proporcionou uma mudança importantíssima em suas vidas.

Olho para cada um de vocês e sinto muito orgulho do que a nossa Ordem se transformou nesse Estado. Milhares de jovens, como nós aqui reunidos, tiveram seus corações tocados com esse sentimento de fraternidade, lealdade e cumplicidade que nos une até hoje.

São sim os valores que todos nós carregamos que fazem com que os DeMolays desse Estado virem células multiplicadoras do bem e agentes incansáveis na luta diária que travamos em nossas cidades, bairros, escolas, faculdades, onde deve sim, prevalecer o homem de bem, o homem de valores, o homem justo, enfim, o homem que todos nós, DeMolays, nos tornamos.

Estamos reunidos hoje pois acreditamos na Ordem DeMolay, sabemos que ela é capaz de mudar realidades e melhorar o jovem que entra em nossas fileiras. Trabalhamos incansavelmente para que essa oportunidade se espalhe para cada um dos meninos que hoje estão na idade de se tornarem um possível DeMolay. Trabalhamos e lutamos para que ano após ano, novos DeMolays possam estar sentados aqui conosco nesse dia tão especial para nós.

É importante mencionar alguns de nossos projetos ao longo do ano, que são exemplos de nossa dedicação para com a sociedade paulista, como a Campanha Corrente Solidária ao GPACI, que já ultrapassou os 20 mil reais de arrecadação, nossos Irmãos de Limeira e Piracicaba que bateram mais um recorde de cadastramento de Medula óssea, e por que não dizer de nosso Programa de Capacitação, o Procap que traduziu em resultados os benefícios aos Capítulos. Projeto esse que teremos a oportunidade de ver acontecer amanhã dentro dessa Assembléia. Mais um dia dedicado ao aprendizado e capacitação dos jovens aqui presentes.

Meus Irmãos, vamos transformar o dia de hoje em mais uma oportunidade de mostrarmos a todos que nos dedicamos a propósitos dignos, que lutamos por uma sociedade melhor e que em nossa esfera de atuação fazemos sim a diferença ao levarmos a chama do companheirismo sempre acessa e disposta a iluminar a alma dos que estão a nossa volta.

Vamos transformar o dia de hoje em mais um dia de motivação para a Ordem DeMolay Paulista que progride ano a ano com a força do compromisso institucional de cada um de vocês. Vamos continuar levando o estandarte da Ordem DeMolay de São Paulo como a maior Organização DeMolay do mundo, motivo de orgulho e admiração de todos nós que estamos reunidos aqui.

Um progresso significativo, conquistas importantes, projetos audaciosos, essa é a Ordem DeMolay de São Paulo, que evolui sem esquecer da essência, sem deixar para trás os valores e preceitos embasados em um homem que mesmo 695 anos atrás nos mostra o verdadeiro exemplo de caráter, hombridade e fidelidade que todos nós devemos trazer no peito.

Valores esses que devem sim ser o exemplo para a sociedade, para os políticos, para os profissionais de todos os campos de atuação, que muito em breve, serão ocupados por nós Jovens DeMolays ao atingirmos a maioridade.

Meus Irmãos, hoje trago em meu coração tudo que vivi nesse último ano, sendo a liderança juvenil do Grande Capítulo, liderança essa vivida e compartilhada com nossos Irmãos/Tios mais velhos, a exemplo de nosso Grande Mestre - Fabio Gomes e também todos DeMolays do time administrativo do Grande Capítulo espalhados pelo Estado. E ter trabalhado com valorosos Irmãos desse Estado Bandeirante para chegarmos aqui, no dia de hoje, para vermos nossa Família reunida, dentro da Assembleia legislativa do Estado de São Paulo, reforça minhas convicções de que a Ordem DeMolay é sim a melhor oportunidade para qualquer jovem nesse país.

Que o Pai Celestial continue abençoando a Ordem DeMolay de São Paulo e que ele continue a nos ajudar nesse trabalho de expansão e aprimoramento dessa importante Organização para a juventude.

Vamos juntos, meus Irmãos, fazer desse país um lugar melhor, de nosso Estado um lugar melhor, de nossa cidade um lugar melhor e provar, definitivamente, que nossas Cerimônias não são fórmulas vazias!

Avante Ordem DeMolay de São Paulo, no dia de hoje nosso compromisso com a juventude brasileira aumenta!

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Fábio Alexandre Gomes, Grande Mestre Estadual do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

O SR. FÁBIO ALEXANDRE GOMES - Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual, Irmão Maçom Bruno Covas, figura na qual cumprimento as autoridades civis e maçônicas aqui presentes; Querido Irmão Daniel Fonseca, Mestre Conselheiro Estadual de São Paulo, por meio de quem saúdo a todos os Irmãos DeMolays, vindos de várias e distantes cidades de nosso Estado; Senhoras e Senhores, colaboradores e amigos da Ordem DeMolay Paulista, que nesta noite prestigiam a solenidade comemorativa do Dia DeMolay no Estado de São Paulo.

O Grande Capítulo do Estado de São Paulo é a entidade político-administrativa que representa a Ordem DeMolay no Estado Bandeirante sob os auspícios do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

É este Grande Capítulo que hoje tenho a honra de representar nesta Casa, em conjunto com o Irmão Mestre Conselheiro Estadual, com quem tenho tido o privilégio de compartilhar o comando desta administração.

É este Grande Capítulo que ao longo do tempo vem se consolidando como a maior jurisdição DeMolay do mundo, reunindo mais de dois mil jovens em seu quadro, espalhados por todo o Estado de São Paulo.

É este Grande Capítulo que, com o passar dos anos e graças ao trabalho de sucessivas e competentes administrações, se tomou uma instituição organizada e independente, capaz de se fazer representar com absoluta autonomia política e financeira perante a sociedade civil, as outras organizações DeMolay e, destacadamente, perante as obediências maçônicas com as quais ele se relaciona.

Um Grande Capítulo DeMolay eternamente agradecido àqueles que escreveram sua história, mas que por sua força institucional, segue independente daqueles que passaram por sua condução para continuar a progredir.

Um Grande Capítulo que prospera e avança para novas cidades, levando a Ordem DeMolay a locais onde a juventude, tem uma nova oportunidade de aprimorar seus valores morais, de exercer sua cidadania, e de pôr em prática seus aprendizados de liderança.

Esta pujança institucional jamais seria alcançada não fosse o apoio que a Ordem DeMolay sempre teve nas fileiras da Maçonaria. Citamos as fileiras, e não as obediências, pois é nelas que se encontram os abnegados homens livres e de bons costumes que dispensam boa parte de seu tempo se dedicando à juventude, pelas mãos da Ordem DeMolay. É no dia-a-dia dos Capítulos que eles, com sua experiência de vida e amor à nossa causa, orientam os meninos, forjando homens de bem a partir de jovens cidadãos. Eles trabalham por uma juventude melhor, uma cidade, um Estado e um Brasil melhor, onde os líderes sejam pessoas dignas, como as que eles encontram nas melhores fileiras de suas Lojas. Lojas aliás, que já há anos têm suas colunas reforçadas por adultos oriundos da Ordem DeMolay. E assim, num círculo virtuoso, a Maçonaria patrocina a Ordem DeMolay, que em retribuição lhe apresenta jovens potenciais candidatos.

A liderança adulta na Ordem DeMolay é composta exclusivamente por maçons regulares, independentemente da obediência à qual estejam filiados. Tanto nos Capítulos, quanto nas administrações regionais e estadual, o papel do líder adulto nunca deve se sobrepor ao papel dos jovens DeMolay, mas sim complementá-lo. Esta é uma missão difícil, em especial para maçons que um dia, tal como eu, estiveram cobertos por uma capa de oficial em um Capítulo DeMolay. Mas é necessário saber que patrocinar, orientar e impor limites quando necessário delimitam suas atribuições. Que os DeMolays, sim, à partir da tutela orientada dos maçons tenham idéias, mobilizem-se e ponham em prática a Ordem DeMolay.

Este é o único meio de despertar na juventude o verdadeiro DeMolay em seus corações. A liberdade criativa, a orientação calcada nos fundamentos e virtudes de nossa Ordem e a oportunidade de fazer as coisas realmente acontecerem são experiências que modificam para melhor os valores e o caráter dos jovens DeMolay. A possibilidade de exercer liderança em seus Capítulos, região, Estado e país, traz para a realidade dos meninos o interesse pela política, pela ética, pela cidadania. A necessidade de ser útil à sociedade, que é um bordão repetido à exaustão, traz alento de um futuro dirigido por pessoas melhores. Diversos exemplos de DeMolays em cargos públicos já são uma realidade, em Câmaras Municipais, Prefeituras e Assembléias Estaduais. Que esta participação aumente a cada dia e que os DeMolays que ocuparem estas posições jamais se esqueçam dos princípios aprendidos em seus Capítulos nos tempos em que eram portadores da coroa da juventude.

Neste ano a Ordem DeMolay comemora 25 anos de existência em nosso Estado. A cidade de São Vicente, primeiro município do Brasil, também foi a primeira a ter um Capítulo DeMolay em São Paulo. É portanto apropriado aproveitarmos esta data festiva, em que celebramos o Dia DeMolay no Estado de São Paulo, para ressaltar o inegavelmente formidável crescimento em nosso jubileu de prata.

Temos muitos agradecimentos a fazer: ao Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual Bruno Covas, que tomou a iniciativa de colocar o Dia DeMolay no calendário oficial de São Paulo, em reconhecimento ao seu valor. À Maçonaria, que sempre acreditou que a Ordem DeMolay é uma excelente ferramenta para melhorar a juventude e a sociedade. Às Senhoras e Senhores, amigos e colaboradores de nossa causa, por terem saído de suas casas para prestigiar e incentivar a juventude que tanto prezam. Mas é a vocês, DeMolays ativos, que vieram das mais distantes cidades de nosso Estado para acompanhar esta bonita celebração, a quem devemos a maior reverência no dia de hoje. Vocês são a esperança de um futuro melhor, e o simples fato de estarem aqui por amor à Ordem DeMolay, com a verve templária que nosso patrono Jacques DeMolay deixou como exemplo, nos enche a todos de orgulho e de certeza de que um mundo melhor está por vir.

Finalizo neste momento a participação do Grande Capítulo do Estado de São Paulo nesta celebração. Parabéns, DeMolays! E salve o dia 18 de março, que em terras bandeirantes, é, por direito, de vocês! Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Prezados Fábio, Daniel, Toshio, Romeu, queridos irmãos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, amigos e amigas.

Conta-se que por volta do ano 250 a.c, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.

Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.

Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.

Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à celebração, e tentou demover a filha da ideia, argumentando que seria uma loucura pois as mais belas e mais ricas damas da corte estariam presentes e ela não teria chance alguma.

A filha concordou que jamais seria escolhida na celebração, mas insistiu em ir, pois seria uma oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe e isto a tornaria feliz.

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas joias, determinadas a vencerem a disputa.

Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio. Ele iria dar uma semente a cada pretendente e aquela que em seis meses trouxesse a mais bela flor seria escolhida sua esposa e futura imperatriz da China.

A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de “cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos.

O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura da sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado. Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido.

Dia após dia, ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, embora cada vez mais profundo o seu amor.

Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que, independente das circunstâncias, retomaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.

Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena.

Finalmente chega o momento esperado. O príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção.

Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.

As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado.

Então, calmamente o príncipe esclareceu, que havia escolhido aquela jovem, pois ela tinha sido a única que cultivara a flor digna de se tornar uma imperatriz: A flor da honestidade, pois todas as sementes que ele havia entregado eram estéreis.

Aquela jovem mesmo com todas as adversidades e sendo praticamente impossível conquistar seu objetivo manteve-se íntegra aos seus princípios, aos seus valores, ao seu caráter. E assim, contra todas as expectativas e previsões, ela conseguiu o seu objetivo.

Podemos nos preparar com estudo, exercícios físicos ou de qualquer outra forma para vencer os desafios da vida.

Mas as verdadeiras vitórias só podem ser conquistadas com o desenvolvimento do caráter, objetivo da Ordem DeMolay.

E é esse o diferencial de vocês, jovens DeMolays. Por isso comemoramos nesta sessão solene o dia do DeMolay, instituído pela Lei Estadual nº 12.905, de 08/04/2008. Por isso em vocês são depositadas as esperanças de um futuro melhor.

A preparação de vocês, como cidadãos e líderes, por meio do desenvolvimento do caráter, com atenção às sete virtudes vai proporcionar a cada um vitórias inimagináveis, conquistas impossíveis e realizações inesperadas.

E mais importante do que isso, o que nos obriga a render as nossas homenagens, é que o trabalho da Ordem DeMolay proporcionará uma sociedade melhor, mais justa e fraterna.

Vemos isso na preocupação das propostas feitas por vocês na sessão solene do ano passado. Com base naquelas propostas tomamos algumas providências aqui na Assembléia e aproveito a oportunidade para informá-los:

- Projeto de Lei instituindo o Dia Estadual do Cadastro do Doador de Medula Óssea (Pauta CCJ com parecer favorável)

- Projeto de Lei criando o programa "Pilhas de Livros", que propõe que os colégios promovam arrecadação de pilhas, tendo os que mais arrecadarem o recebimento de livros como prêmio. (Pauta CCJ - com Parecer Favorável)

- Indicação ao Executivo para que seja feita a integração entre os profissionais da área da saúde com os da rede pública de ensino para elaboração de ações em conjunto e estabelecimento de um programa de educação para saúde.

- Requerimento de Informação sobre as atividades desenvolvidas nas escolas e faculdades ligadas ao Centro Paula Souza quanto à existência de programa ou projeto que incentive os alunos a terem um estágio.

- Emenda ao Orçamento Estadual solicitando a criação de centros esportivos nos municípios.

As propostas de atendimento médico ao usuário de drogas ilícitas autuado pela segunda vez e medidas de investimento na educação são procedimentos que já vêm sendo adotados pelo Poder Executivo Estadual.

Queria ainda, aproveitar a oportunidade para anunciar que protocolamos hoje projeto de lei para criação do dia da Ordem das Filhas de Jó.

Essas são algumas vitórias já conquistadas por vocês DeMolays. Mas são pequenas diante das grandes vitórias que conseguiremos, não importando tão grande sejam as dificuldades para sua realização como as da jovem donzela, mas importando o tamanho do caráter de cada um de nós.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de dar por encerrados os trabalhos, agradece a presença de todas as autoridades já nomeadas, aos funcionários desta Casa que colaboraram para o êxito desta solenidade, em especial aos funcionários da TV Assembleia, da Imprensa, da área do Som, Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, funcionários encarregados da Ata e da Taquigrafia e policiais civis e militares.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 45 minutos.

 

* * *