05 DE MARÇO DE 2010

004ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “CENTENÁRIO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO”

 

Presidentes: CONTE LOPES e OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

001 - Presidente CONTE LOPES

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a pedido do Deputado Olímpio Gomes, com a finalidade de comemorar o Centenário da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Convida todos os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Agradece a presença de todos. Fala sobre a queda no número de homicídios. Discorre sobre a Escola e sobre a atuação da Polícia de São Paulo.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência. Faz agradecimentos e cumprimenta os presentes.

 

003 - NIOMAR CYRNE BEZERRA

Coronel da Reserva da Polícia Militar, fala sobre o porquê da existência da Escola. Relembra a história da Polícia (Força Pública) e a influência do exército francês no treinamento.

 

004 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Faz agradecimentos e anuncia a entrada do estandarte da Escola de Educação Física da Polícia Militar. É feita a impostação da Medalha Constitucionalista Nove de Julho no estandarte. Parabeniza a Polícia Militar e a Escola de Educação Física. Faz entregas de diplomas.

 

005 - WANDERLEY MASCARENHAS DE SOUZA

Tenente-Coronel da PM, comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar, menciona o fato do Deputado Conte Lopes ter sido seu professor e elogia seu trabalho. Faz saudações e agradecimentos. Relembra momentos vividos na Escola.

 

006 - DANILO ANTÃO FERNANDES

Coronel, Subcomandante da Polícia Militar, parabeniza o Deputado Conte Lopes, por ser o segundo policial militar da história a exercer a Presidência da Assembleia Legislativa. Faz cumprimentos, agradecimentos e congratulações.

 

007 - Presidente OLÍMPIO GOMES

Faz referências ao tempo em que estudou na Escola e à importância que teve em sua vida.

 

008 - Presidente CONTE LOPES

Assume a Presidência. Cumprimenta o Deputado Olímpio Gomes pela iniciativa e realça e importância da sessão. Relembra sua atuação na Polícia Militar. Elogia o trabalho do Secretário de Segurança. Parabeniza a Polícia e sua atuação. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Conte Lopes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Esta Presidência agradece a presença nesta Casa de Leis, primeiramente, do nobre Deputado Olímpio Gomes, autor desta sessão solene; do Subcomandante da Polícia Militar, Coronel Danilo Antão Fernandes, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Alvaro Batista Camilo. Nossos cumprimentos também ao Comando da Polícia Militar, pois chegou a esta Casa o Projeto do ALE, enviado pelo Sr. Governador, e estamos analisando o projeto. Pudemos perceber, conforme prometido pelo atual Comando, Coronel Camilo e Coronel Antão, a valorização, de alguma forma, aos policiais da Reserva, Reformados, inclusive pensionistas. É uma luta do Comando. Se os homicídios caíram 70% nos últimos 10 anos é graças à cooperação de muitos policiais que estavam na ativa há 10 anos. Os inativos, os reformados e os pensionistas serão contemplados, embora não como desejávamos. O Major Olímpio - briga aqui todos os dias -, o Coronel Edson Ferrarini e eu brigamos pelos interesses da Polícia. Mas o importante é que até outras organizações brigaram também, e pessoalmente quero cumprimentar o Comando pelo prestígio dado ao pessoal da ativa e também aos inativos nessa complementação salarial.

Esta Presidência cumprimenta também o Coronel PM Juiz Corregedor do Tribunal de Justiça Militar, Orlando Eduardo Geraldi; o meu amigo Tenente-Coronel Wanderley Mascarenhas de Souza, Comandante da Escola de Educação Física da Polícia Milita, a quem tenho total respeito e admiração pelo seu trabalho na polícia, juntamente com o nosso sempre Comandante da Rota, Coronel Niomar Cyrne Bezerra, pelo trabalho que executou, numa brilhante carreira, sempre como o 1º colocado da turma em cursos, na SWAT americana - ele foi até convidado pela SWAT para servir nos Estados Unidos, inclusive em Israel. Foi o 1º colocado no CSP, Curso Superior de Polícia, recebendo a medalha do Governador Geraldo Alckmin. Nossos cumprimentos pelo seu trabalho na Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ele demonstrou sempre o seu bom trabalho, inclusive no 26, Região de Mairiporã, na ligação da polícia com todas as demais autoridades da região.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, atendendo solicitação do Deputado Major Olímpio, com a finalidade de comemorar o Centenário da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a Regência do 1º Tenente Músico Luiz Ricardo Gomes, Maestro da Seção Especial do Corpo Musical.

 

* * *

 

 - É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CONTE LOPES - PTB - Antes de passar a Presidência dos trabalhos ao nobre Deputado Major Olímpio, gostaria de agradecer a presença de todos os companheiros aqui presentes. Quando aqui cheguei, fui entrevistado sobre o que representa a Escola de Educação Física para o São Paulo e para o Brasil. O Coronel Mascarenhas, o Deputado Major Olímpio e demais componentes da Mesa poderão falar sobre isso. A escola representa para mim a minha infância, de certa forma, pois quando tinha oito, nove anos, já frequentava a Escola de Educação Física. Estava lá Nelsão, nosso amigo, e vários companheiros. O meu irmão, Lima, Vereador e Capitão Cosme, foram também da escola o Subtenente Tieres, o Comandante Públio, a gente lembra dele fazendo salto de mais de seis metros, eu o invejava - e continuo invejando - a escola de Brasilino, a escola de Barretos, enfim, de vários companheiros com quem jogávamos futebol. Tinha todo um trabalho feito em prol da Polícia Militar, em prol da população de São Paulo porque é lá na escola que se prepara os oficiais, que se treina os oficiais, que se prepara a nossa tropa para essa guerra diária contra o crime. Portanto, quero cumprimentar a Polícia Militar por este bonito trabalho que tem feito defendendo a sociedade contra a criminalidade. A Polícia Militar tem de ser homenageada. Ontem eu falava sobre isso. Às vezes se compara a Polícia de São Paulo com a do Rio.

A Polícia de São Paulo é totalmente diferente. A Polícia Militar de São Paulo é digna, é honesta, aqui não tem coronel mandando soldado pagar dois mil reais pelo carro que roubaram da esposa, aqui não tem capitão tomando blusa ou tênis de quem foi morto e assaltado. Aqui é diferente. Eu fui soldado da Polícia Militar e nunca capitão algum - como está no filme do Bope - pediu para eu tomar dinheiro para ele e como capitão nunca pedi para ninguém pegar dinheiro para mim. A Polícia Militar de São Paulo é digna, é honesta e merece ser valorizada, sim, pela classe política. É a luta do Deputado Olímpio Gomes nesta Casa diuturnamente. Levantamos a mesma bandeira, aqui lutamos pelos mesmos ideais e tenho certeza de que a luta é válida. Os senhores têm representantes aqui nesta Casa. Às vezes a pessoa pensa que não, mas aqui a gente não fala noutra coisa. Sou testemunha do trabalho do Deputado Olímpio Gomes como do Deputado Edson Ferrarini na defesa dos interesses da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Portanto, é um prazer tê-los aqui.

Quero passar a condução dos trabalhos agora ao Deputado Olímpio Gomes, o proponente desta Sessão Solene e agradecer mais uma vez a presença de todos.

Deputado Olímpio Gomes, parabéns pela atividade. (Palmas.)

 

* * *

 

 - Assume a Presidência o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Bom-dia a todos. É com muito orgulho e emoção que vejo a Assembleia Legislativa homenagear a minha Polícia Militar, homenagear a nossa Escola de Educação Física, a primeira do País.

Quero cumprimentar o Presidente em exercício desta Casa, Deputado Conte Lopes, e agradecer a gentileza que me concede em poder conduzir os trabalhos. É um orgulho para a Polícia Militar ter tido na sua história um miliciano na Presidência da Assembleia: Rafael Tobias de Aguiar e o Deputado Conte Lopes, vice-Presidente desta Casa em função do afastamento para tratamento de saúde do Deputado Barros Munhoz.

Parabéns pelo trabalho desenvolvido, os nossos agradecimentos.

Quero cumprimentar o Coronel PM Juiz Corregedor do Tribunal de Justiça Militar Coronel Orlando Eduardo Geraldi, nosso instrutor na Escola de Educação Física da Polícia Militar, oficial que devotou uma boa parcela da sua carreira no fomento à atividade física, na qualidade de vida da família policial militar. Os meus agradecimentos.

Quero cumprimentar o Subcomandante Geral da Polícia Militar Coronel Danilo Antão Fernandes, meu colega de CIF. Assim que se comemorou o Jubileu de Diamante da escola nós chegamos para iniciar o Curso de Instrutor de Educação Física, um curso que, sem sombra de dúvida, modificou totalmente a minha vida e a vida dos companheiros que por ali passaram. O nosso orgulho o nosso respeito por ter hoje o Coronel Antão como Subcomandante da Polícia Militar.

Queremos cumprimentar o Tenente Coronel Wanderley Mascarenhas de Souza, o comandante do centenário. O senhor vai marcar como o comandante do Centenário da Escola de Educação Física. Em 85 o senhor nos recebeu, aluno extremamente brilhante na escola e depois nosso instrutor, nosso coordenador de curso e quis Deus que o senhor estivesse à frente da nossa Escola neste momento tão significativo do Centenário da Escola de Educação Física. Ontem tivemos a apresentação de um concerto da Banda Sinfônica da Polícia Militar, uma coisa que emocionou e levou às lágrimas todos os presentes que entendem e respeitam o papel da nossa Escola de Educação Física.

Prosseguindo com a solenidade, passo a palavra ao Coronel PM Niomar Cyrne Bezerra, que será o mestre-de-cerimônias do evento maior da próxima segunda-feira que vai coroar o Centenário da Escola de Educação Física.

Fará uso da palavra para contextualizar para os presentes, para quem acompanha pela TV Assembleia, a importância da nossa Escola de Educação Física para o nosso País.

 

O SR. NIOMAR CYRNE BEZERRA - Caro Presidente desta sessão, bom-dia; caro Presidente da Casa, Deputado Conte Lopes; meus respeitos, bom-dia a todas as senhoras e senhores, autoridades já nominadas, tenho a honra de apresentar rapidamente o porquê da existência da nossa Escola de Educação Física, já conhecida no mundo acadêmico de Educação Física como a ‘velha escola’.

Embora vá começar a falar algo de 100 atrás serei rápido.

No começo do século passado o Presidente da Província de São Paulo Jorge Tibiriçá, seu Secretário de Justiça e Segurança Albuquerque Lins e o Comandante da Força Pública Sampaio perceberam que a tropa não estava suficientemente adestrada para as novas missões policiais. Era uma tropa militarizada que estava se engajando nessa atividade junto ao povo, não estava devidamente treinada para isso e resolveram contratar a missão do exército francês para que viesse instruir a Força Pública. Houve um repúdio muito grande por conta da mídia que entendia haver nos quadros brasileiros pessoas em condições de fazer esse tipo de treinamento. Mas foi contratada a missão e em 1906 chegaram aqui o Coronel Balagny, o Capitão Negrell e o Tenente Labrousse para fazer inicialmente um diagnóstico. Não sei dizer se esse diagnóstico foi feito, mas eles foram se engajando e iniciaram o treinamento. Esse treinamento ocorria fundamentalmente no velho Quartel da Luz. Houve alguns contratempos, inclusive houve um caso jocoso.

A lenda diz que o Capitão Negrell teria mandado um sargento fazer um direita volver em francês, “a la droit”, e o sargento Mello entendeu aladroado e acabou matando o capitão francês e mais um tenente de São Paulo que estava ao seu lado. Isso deve ser apenas uma graça contada até hoje porque na verdade tanto o governo francês como a autoridades brasileira entenderam que aquilo não passou de um acidente.

Mas, na evolução desse treinamento, em 1906, foram chegando mais alguns franceses, e em 1910 entenderam de fazer um esforço maior na área da aptidão física, do treinamento físico, do condicionamento físico da tropa. Veio, então, um sargento, comissionado no posto de capitão, chamado Delphin Balancier, que alguns dizem que o nome correto é Balanci. Ele chegou no começo de 1910 e, no dia 8 de março de 1910, o secretário da Justiça e Segurança Pública, Washington Luiz Pereira de Souza baixou um aviso, que seria mais ou menos uma  portaria hoje, criando dentro da Força Pública o curso de esgrima e ginástica da Força Pública. Esse curso vai funcionar no velho quartel da Luz, numa sala onde já se exercitava alguma forma de atividade física.

Aquelas correntes migratórias que chegaram no Brasil no fim do Século IX para o Século XX trouxeram alguns italianos para trabalhar na roça, no campo, mas eram mestres d’armas. Eles vieram para São Paulo e acabaram criando alguns cursos de mestres d’armas. Um alferes nosso, o Pedro Dias de Campos, se entusiasmou com aquilo, abriu uma sala d’armas no hoje 1º Batalhão, e essa sala d’armas era frequentada não só por esgrimistas nossos mas por meninos, jovens estudantes da Faculdade de Direito, da Politécnica, e isso se expandiu com a criação do curso. Esse curso cuidava de esgrima e de ginástica. A esgrima e  ginástica foram mantidas.

Esse aviso do secretário de Segurança é tido, havido, considerado com absoluta correção como a certidão de nascimento da Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo. Inicialmente o curso não separou sargento, oficial. Pegava pessoas com aptidão que foram treinadas no curso durante determinado período para voltarem a suas unidades, a seus quartéis e serem multiplicadores daquela ideia do bom condicionamento físico do homem da Força Pública.

As missões se sucederam, Balancier voltou para a França e acabou morrendo na Primeira Guerra; a direção da escola passou para Paul Balagny; em 1914 ele voltou para a França para participar da guerra e o nosso major Manuel Esteves Gamoeda, da Força Pública, foi o primeiro comandante brasileiro da Escola de Educação Física.

A missão da escola, desde então, tem sido essa de preparar quadros de multiplicadores, de pessoas preocupadas com saúde, aptidão física e mental e disseminar isso no seio da tropa. Isso ela vem fazendo há 100 anos.

O seu público aumentou maravilhosamente bem. Ela formou milhares de professores de educação física do Brasil e alguns estrangeiros fizeram curso aqui também. Ela é, como já disse o Deputado major Olímpio, a mais velha escola de educação física neste país.

Aliás, sempre, em toda história mundial, em toda história dos povos percebe-se que a educação física nasce de organizações militares. A atividade física - correr, saltar, lutar etc. -, não é só dos homens, é de todos os animais racionais ou não. As disputas olímpicas são de eras passadas. Mas, sistematizar, organizar, normatizar nasce dentro de organizações militares quase sempre. Pelo menos é a informação que tenho lendo não só documentos meus mas também alguns trazidos por meu irmão, coronel Públio, que também fez curso especificamente disso.

No final do Século XIX a França teve uma escola militar na qual a educação física era bem sistematizada. É o que se lê. E formou esses quadros cujos nomes citei anteriormente. Essa escola situava-se numa cidade vizinha a Paris, chamada Joinville-le-Pont, porque tem uma ponte sobre o Sena nessa cidade, então Joinville-le-Pont. Numa das guerras que a França enfrentou - e foram muitas -, a escola foi arrasada, e o seu acervo e seus encargos passaram para uma outra escola hoje situada na cidade de Fontainebleau, que também não é muito longe.

A Escola de Educação Física não foi feita para criar campeões; a escola forma multiplicadores da preocupação que a organização deve ter em seus quadros: estar sempre em ótimo condicionamento físico, psicológico, mental, etc. Aparecem campeões na escola também. Já vimos pessoas que pertenceram aos quadros da escola participando de Jogos Olímpicos, participando de Jogos Mundiais, participando de Pan-Americanos etc. não só como atletas, como dirigentes, como árbitros esportivos e isso valorizou demais a escola no cenário da educação física brasileira e internacional.

Lá atrás, daquelas missões francesas, restaram ainda algumas heranças extremamente importantes que a escola cultua e às vezes nem a própria França cultua. Então temos jogos de bastões, temos o boxe savate aquela pirâmide humana, que é um jogo de força, que hoje vemos em demonstrações circenses e as missões francesas que trouxeram e praticou-se isso na escola durante muito tempo. O Deputado Conte Lopes falou aqui de Quiers e lembro-me bem do Quiers. Ele era base em uma dessas demonstrações, um cavalão. Ele e Plínio Rosa ficavam embaixo e os pequenininhos subiam. Vi pirâmide de 15 - 5, 4, 3, 2, 1. Imagine! Isso dá mais de mil quilos! Isso disseminou também. E há uma herança, a mais conhecida e a mais encantadora, que é o famoso Bailado de Joinville-le-Pont. São danças camponesas francesas que os militares que se reuniam na escola Joinville-le-Pont começaram a executar. É um bailado muito bonito e imagino que todos aqui já assistiram. Quem não assistiu está perdendo. Quando esses soldados, emanados da escola de Joinville-le-Pont iam para as guerras - e tome guerra -, os soldados iam caminhando de Paris tentando chegar a Moscou. Milhares de quilômetros a pé. Napoleão ia a cavalo, mas a tropa ia a pé. Milhares e milhares de quilômetros. Cansativo. Tinha que ter um condicionamento físico maravilhoso. Como o nosso soldado, hoje, tem que ter um condicionamento físico de campeão, quase sempre. Ele não é, mas, na hora de correr atrás de alguém tem que ser maratonista, etc.

Pois bem, nesses jogos, que eram usados nos excepcionais momentos de folga, os soldados faziam esse Bailado de Joinville-le-Pont, que mostra agilidade, destreza, força, fôlego etc. etc. Isso veio para cá e é praticado na escola até hoje. É um prato de segurança da escola nas demonstrações e disseminou dentro da Polícia Militar. Na Academia de Polícia Militar também temos o grupo de dançarinos do Bailado de Joinville-le-Pont. É uma coisa extremamente bonita.

Eu disse que seria breve mas já estou indo longe demais. Essa missão da escola, de preparar professores para adestrarem a tropa seguramente tem dado certo. Ao longo desses 100 anos, quase sempre, uma porcentagem muito alta de sucesso da atividade dos homens da Polícia Militar no combate ao crime, ao proporcionar paz, sossego e ordem à população do Estado de São Paulo. Sempre há dentro de cada um o fundamento do condicionamento físico, da saúde física e mental que aprenderam dentro da velha escola.

Obrigado, Presidente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - É com muito orgulho que anuncio e agradeço a presença nesta Sessão Solene em homenagem à Polícia Militar e à Escola de Educação Física, do coronel da Reserva da Polícia Militar de Pernambuco, Fernando Soares, formado no nosso CEF, em 1959, e aqui se faz presente para dar um caloroso abraço nos componentes da escola, a sua velha turma de CEF, 1959. Seja bem-vindo, comandante. (Palmas.)

Também estão presentes nesta sessão solene: Cel. PM Gervásio Moreira, comandante do Policiamento Metropolitano; Cel PM Walter Gomes Mota, comandante do CPM 2; Cel. PM Vicente Antonio Mariano Ferraz, chefe de gabinete do comandante geral da Polícia Militar; Cel. PM Jorge Augusto Leme, companheiro de CEF, chefe da Assistência Militar da prefeitura de São Paulo; Cel. PM Luiz Eduardo Pesce de Arruda, comandante do CAES; coronel da reserva Ricardo Jacob, vice-presidente da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, representando neste ato o Cel. Jorge; coronel da reserva da Polícia Militar Luiz Carlos Santos, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e ex-comandante da nossa Escola de Educação Física; coronel da reserva Salvador Pettinato Neto, vice-presidente da Associação dos Oficias da Polícia Militar, também teve o orgulho e o prazer de ser comandante da Escola de Educação Física; Cel. PM Wagner César Gomes de Oliveira Tavares Pinto, comandante do nosso berço, dos nossos ideais, da nossa Academia de Polícia Militar do Barro Branco; tenente-coronel Henrique C. Mendes, representando o comandante da Escola Superior de Sargentos; Élcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo, a quem agradeço não só pela sua presença representando a família policial militar, mas por toda sua luta em prol dos nossos policiais, principalmente aqueles que como você, no cumprimento do dever, muitas vezes têm feridas muito duras de caráter permanente, mas elas não os impossibilitam de mostrar para a sociedade o valor do nosso soldado bandeirante. Parabéns por tudo que tem feito.

Quero agradecer a presença da Elaine Cristina Corrêa, diretora do departamento feminino da Associação de Cabos e Soldados. Transmita nossos parabéns ao cabo Wilson, nosso presidente, que será reconduzido à presidência em uma solenidade no próximo dia 12 de março. Meu amigo, Dr. Pedro Paulo Penna Trindade, representando o Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial de São Paulo e a Sociedade de Veteranos de 32 M.M.D.C.; coronel da Reserva, Nestor Soares Públio, nosso eterno instrutor e também comandante da Escola de Educação Física.

Quero agradecer de forma especial a presença do Major José Onério, ex-prefeito de Indaiatuba, um orgulho da família policial militar. Foi presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, tendo sido escolhido em 2007 como melhor prefeito do país, segundo avaliação feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Para nós isso é motivo de grande orgulho. É sempre bem-vinda sua presença no seio da família policial militar.

Neste momento gostaria que fizessem entrar neste plenário o estandarte da Escola de Educação Física da Polícia Militar, que num reconhecimento, que não é do Deputado Major Olímpio, não é do Deputado Conte Lopes, atualmente Presidente em exercício da Assembleia Legislativa. É um reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que representa os 41 milhões de habitantes deste estado, para que seja imposta ao nosso estandarte a Medalha Constitucionalista Nove de Julho. Gostaria que o Deputado Conte Lopes, o juiz corregedor do Tribunal de Justiça Militar, Cel. Orlando Eduardo Geraldi, o nosso subcomandante Cel. Danilo Antão Fernandes e o comandante do Centenário da Escola de Educação Física, Cel. Wanderley Mascarenhas de Souza, se posicionassem para que seja imposta a medalha no nosso estandarte, representando o reconhecimento do povo paulista à nossa centenária Escola de Educação Física. (Pausa.)

O Deputado Conte Lopes, Presidente interino da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, acompanhado do nosso subcomandante, Cel. Antão, do comandante da Escola de educação Física, Cel. Mascarenhas e do coronel juiz militar, Cel. Geraldi, neste momento estão homenageando e eternizando a Medalha Constitucionalista Nove de Julho, que representa o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário deste estado. Presidente Conte Lopes, V. Exa. conduza  a impostação da medalha.

 

* * *

 

- É feita a impostação da medalha no estandarte da Escola de Educação Física. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Cel. Geraldi, representando o Poder Judiciário; Deputado Conte Lopes, o Poder Legislativo do Estado de São Paulo; Cel. Antão e Cel. Mascarenhas o Poder Executivo, parabéns à nossa Escola de Educação Física.

Cel. Niomar Bezerra, acho que nem no seu sonho mais feliz o senhor imaginou um dia ter o seu capitão Conte Lopes, o seu tenente Mascarenhas e o seu aspirante Antão representando os poderes constituídos deste estado e impostando essa condecoração do povo paulista à nossa centenária escola.

Parabéns à Polícia Militar! Parabéns à Escola de Educação Física! (Palmas.)

Três oficiais do velho pátio do Tobias de Aguiar: o então capitão Conte Lopes, o então tenente Mascarenhas e o então aspirante Antão, altas autoridades dos poderes constituídos deste estado.

Entrega de diplomas de reconhecimento a policiais militares e autoridades pelos relevantes serviços prestados à Educação Física do Brasil.

É com muito orgulho que convido para se postar no nosso salão e que estejam alinhados o coronel de Policia Militar Orlando Eduardo Geraldi, instrutor, foi aluno da Escola de Educação Física da Polícia Militar dos mais brilhantes, foi instrutor por muitos anos, inclusive ficávamos em dúvida, Coronel Danilo Antão Fernandes, quando ele perguntava na prova de basquete se o basquete nasceu do pato no rochedo, pato no penhasco, todas as a cima, nenhuma das anteriores, mas um instrutor e um amigo que, para nossa alegria chegou à nomeação como juiz da Justiça Militar do Estado de São Paulo, e hoje é o Corregedor do Tribunal de Justiça Militar.

Convido para que receba a sua homenagem, o Coronel da Polícia Militar, Danilo Antão Fernandes, um dos mais brilhantes alunos que passaram por aquela casa, para nosso orgulho hoje o Subcomandante da Polícia Militar, serviu e foi instrutor na Escola de Educação Física. Coronel Antão, assim como o nosso Comandante-Geral, Coronel Camilo, que vai receber a sua homenagem oportunamente porque está em outra missão oficial na formatura do Curso de Bombeiros para Oficiais, a Polícia Militar, os integrantes da Escola de Educação Física, aqueles que admiram a velha escola já são por demais agradecidos ao Coronel Camilo e ao senhor, não só pelos serviços prestados ao longo das suas vidas na Polícia Militar, mas por terem devolvido o nome da nossa Escola de Educação Física num ato governamental que foi emanado e publicado no vosso comando.

Quero convidar a se postar à frente, o Coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda. que foi comandante da Escola de Educação Física da Polícia Militar e que levou o nome da nossa escola, tornando-se até árbitro internacional em torneios internacionais de ginástica, em olimpíadas, levando muito longe o nome da Polícia Militar da Escola de Educação Física, professor da USP na disciplina de ginástica, tornou-se ao seu tempo e permanece ao longo do seu brilhante currículo, um dos grandes ícones da Educação física no nosso País.

Convido a se posicionar o Coronel de Polícia Militar Niomar Cyrne Bezerra, aluno do CIF-59, uma das pessoas mais entusiastas em função de uma política de Educação Física para a Polícia Militar e que receberá também essa mais do que justa homenagem, também porque o seu pai, Antonio Agostinho Bezerra é aluno do primeiro curso realizado pela Escola de Educação Física, Coronel Antonio Agostinho Bezerra, em 1.933.

Gostaria que se posicionasse o Coronel de Polícia Militar Luiz Pesce de Arruda, uma das maiores capacidades intelectuais da nossa Polícia Militar e que ao longo do tempo, além das suas habilidades profissionais como oficial da nossa Polícia Militar, também tem toda uma genialidade, uma inspiração, e é o autor de muitos hinos e canções de unidades da Polícia Militar. A nossa canção da velha escola é de autoria do Coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda.

Gostaria que se posicionasse o Coronel de Polícia Militar Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho, que durante muitos anos foi instrutor da Escola de Educação Física, também em função das suas habilidades intelectuais e profissionais. Foi um dos baluartes do atletismo brasileiro, sendo Presidente da Federação Paulista de Atletismo, acabou descobrindo valores atléticos na tropa da Polícia Militar que fizeram José Romão de Andrade e Silva, falecido, tornar-se recordista sul-americano dos 1.500, dos 3 mil metros, dos 5 mil, dos 10 mil, de ser convocado para representar o Brasil em olimpíada, levando o Coronel, então Capitão Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho, e os valorosos atletas da Polícia Militar a levarem para o Brasil e para o mundo o nome da nossa Polícia Militar.

Gostaria que se posicionasse o tenente-coronel da reserva, Luiz Carlos Martins, também nosso instrutor na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, nosso grande instrutor na Escola de Educação Física, foi comandante da Escola de Educação Física, continua trabalhando pela Educação Física do nosso Estado, do nosso País, da Polícia Militar numa importante missão, hoje, na Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, e o Coronel Martins que faço questão de dizer de público, um homem que amou tanto a Escola de Educação Física que quando convidado a ser comandante da escola, sentiu o peso e o orgulho de ser comandante, e quis o destino depois que o argumento de ser comandante da escola fosse um argumento que não o conduzisse ao último posto da corporação. Se houve naquele momento, infelizmente, uma grande injustiça profissional, o povo paulista o reconhece, Coronel Martins, pelo trabalho que o senhor fez pela educação física, continua fazendo pela nossa escola e pelo povo paulista.

Convido, com muito orgulho, para que se posicione o 2º Tenente Miguel Suganuma. Miguel Suganuma um dos grandes baluartes da nossa Escola de Educação Física, instrutor de judô, instrutor de defesa pessoal, um homem que educou uma geração de multiplicadores e ainda é e vai continuar sendo pela eternidade, um dos maiores expoentes do judô brasileiro, não só quando jovem na condição de atleta, como professor e como símbolo da cultura da atividade física, não só dentro da Polícia Militar, mas o trabalho que realiza de multiplicação do judô e da filosofia da atividade física para toda a sociedade.

Gostaria que se posicionasse o valoroso sargento da Polícia Militar, Nelson Gomes da Silva. Sargento Nelson, da nossa geração era um dos maiores atletas forjados na nossa Escola de Educação Física da Polícia Militar, tornando-se um dos baluartes do atletismo quando disputava as categorias de jovens e atletas de primeira linha e depois como veterano, tendo se tornado recordista mundial, vencedor de torneios mundiais e continua levando o nome da nossa Escola de Educação Física, da nossa Polícia Militar para o mundo.

Com muito orgulho convido o cabo da Polícia Militar Aloísio de Araújo, outro ícone do atletismo brasileiro que na sua humildade, abnegação e respeito à nossa instituição, levou o nome da Polícia Militar e da Escola de Educação Física para o mundo, tendo se tornado, também, recordista brasileiro e sul-americano de provas de meio fundo e provas de fundo.

Esses são os nossos heroicos representantes, outras personalidades não puderam se fazer presentes, ou os seus representantes não puderam estar presentes, como o nosso Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Álvaro Camilo, Coronel da Polícia Militar Luiz Massao Kita, Secretário de Estado, Chefe da Casa Militar, Major de Polícia Militar, Raul Santo, que se encontra no exterior e que pelos seus méritos intelectuais tornou-se professor doutor, é uma das maiores referências do nosso País e na América do Sul em relação à fisiologia do exercício, o Capitão da Polícia Militar, José Cosme Lopes Lima, que nos últimos 30 anos foi o único Vereador policial militar da Câmara Municipal de São Paulo, o Sargento da Polícia Militar José Cosme Lopes Lima, pai do Capitão Cosme, que se eternizou para nós como o barraco do Lima e que para nossa alegria também irmão do Deputado Conte Lopes, que, como disse nas suas palavras, foi criado no convívio da família policial militar, na nossa escola; familiares do Sargento da Polícia Militar, José Romão de Andrade e Silva; Sargento Luís Gonzaga, nosso Gonzaguinha; Luiz Faustino Pires; e nosso eterno comandante da escola, Estevam Nicoluki, que se deslocando para o trabalho foi covardemente executado por marginais.

É com muito orgulho que convido o Deputado Conte Lopes para que faça a entrega de um diploma de reconhecimento a essas personalidades, que deram, no seu tempo, no seu momento, e continuam dando, sua parcela de colaboração para que o centenário da nossa Escola de Educação Física seja essa maravilhosa realidade. Parabéns a todos esses baluartes da educação física do nosso País, da nossa Polícia Militar, da nossa velha escola. (Palmas.)

E vai ser agraciado também - talvez o tenha esquecido pelo lapso da emoção - mais do que nunca neste momento, por ser o comandante do centenário, o Coronel Wanderley Mascarenhas de Souza. Gostaria que o coronel descesse comigo para acompanhar as homenagens àqueles que fizeram acontecer a nossa escola e para que o coronel recebesse também a mais do que justa homenagem, por ser o valoroso oficial da Polícia Militar  que é, o prestimoso instrutor que sempre foi, e hoje o grande comandante dessa legião de abnegados da Escola de Educação Física. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a entrega dos diplomas. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Esta Presidência concede a palavra ao Tenente-Coronel da Polícia Militar, Wanderley Mascarenhas de Souza, o comandante do Centenário da nossa Escola de Educação Física.

 

O SR. WANDERLEY MASCARENHAS DE SOUZA - Bom-dia a todos. Quero saudar todas as autoridades já nominadas, mas quero fazer uma referência especial ao Presidente em exercício, Deputado Conte Lopes, que foi nosso primeiro professor quando começamos nossa carreira na Polícia Militar, uma referência da minha geração de tenentes, naquela época, na Rota. Aprendemos muito de Polícia com ele e foram esses ensinamentos que nos permitiram divulgar e multiplicar os conhecimentos adquiridos. Parabéns, Excelência, pelo trabalho que tem feito em prol da Polícia Militar e pelo exercício da Presidência, que V. Exa. merecidamente está exercendo.

Quero saudar nosso amigo, Deputado Major Olímpio, companheiro de longas datas. Servimos juntos na Escola de Educação Física, não posso contar algumas passagens, mas quero registrar o profissionalismo do Deputado como instrutor daquela casa, suas ideias para que tudo evoluísse em termos de educação física. O agradecimento da Polícia Militar, da Escola de Educação Física pela autoria dessa honraria.

Quero saudar também nosso amigo e professor de remo, hoje juiz, Geraldi. Nunca sabíamos o que iria acontecer nas aulas, apenas que seria aula de remo. Acontecia tudo, menos remo. Mas eram divertidas. Excelência, obrigado pelo que fez na escola. Sua passagem foi muito profícua - todos os contemporâneos reconhecem isso e sabemos do imenso carinho que V. Exa. tem pela velha escola. Muito obrigado.

Quero saudar nosso Subcomandante, Coronel Antão, em nome de quem cumprimento todo o Alto Comando presente - coronéis, oficiais e praças -, mas também quero dizer do Coronel Antão, do carinho que sempre teve pela Escola de Educação Física. Mas a nossa amizade é mais antiga, da época da Rota, como foi citado aqui. Participamos de várias ocorrências difíceis naquela época, aprendemos muita coisa e hoje ficamos muito feliz pelo carinho que o Coronel Antão, como Subcomandante da Polícia Militar, tem pela velha escola, o que tem possibilitado que fizéssemos o resgate merecido para a escola, na situação em que ela sempre deveria ter estado. Mas foi com essa mentalidade, com o comando atual, em especial na figura do senhor, Comandante, que permitiu que isso acontecesse. Nossos agradecimentos, em nome de toda a Escola de Educação Física, pelo trabalho que o senhor tem feito.

            Ao nosso eterno Comandante Coronel Niomar, nosso 1º Comandante, que não mudou nada, acho que foi um pouquinho pior, mas desde o início, quando lá chegamos, ele já nos amedrontava com essa voz estridente e cobrava bastante. De vez em quando nos colocava de castigo, tirava da rua e colocava no JD. Mas o senhor pode ter certeza, Comandante, que tudo aquilo que o senhor fez, essa educação, foi que nos permitiu chegar aonde nós chegamos. Nossos eternos agradecimentos ao senhor.

            Falar da escola, não preciso mais falar. Já foi falado com bastante propriedade, foi mostrado. Resta-nos, como Comandante da Escola, numa singular posição, Comandante do Centenário, uma responsabilidade muito grande, agradecer, agradecer a Deus, por nos permitir juntos compartilhar este momento muito importante.

            Agradecemos àqueles companheiros que iniciaram essa jornada há 100 anos, com ideias visionárias que permitiram chegar até aqui. Agradecemos a cada um dos semblantes que vejo aqui, a minha equipe que me auxiliou para que pudéssemos chegar aqui, soldados, cabos, sargentos, subtenentes, tenentes, capitães, majores. Sem o apoio deles nós não chegaríamos aqui. Toda essa honraria é dividida com vocês.

            Olho para os semblantes dos ex-Comandantes e vejo a felicidade, os seus olhos brilhando por estarem presenciando este momento.    Parabenizo e agradeço a forma como conduziram a chama nascida imortal até os dias de hoje. Cada um recebeu o bastão, conduziu com galhardia, fez as devidas melhorias e permitiu que chegasse até as minhas mãos hoje.

            Sei da minha responsabilidade, muito grande, em manter essa posição e manter esse bastão da forma como recebi. Espero, e tenho certeza de que vou conseguir isso, passar com a mesma galhardia.

            Aos companheiros ex-atletas que foram citados, ex-integrantes da escola, como é bom vê-los! Companheiros que praticamente iniciaram conosco. Cabo Nelson, hoje subtenente, aplicando o TAF para que nós entrássemos; naquela época não era nem TAF, aplicando as provas para que entrássemos na Academia. Na época estávamos fazendo o curso de Educação Física. O Aloísio era uma referência, todos queriam o treinamento do Aloísio, correr, pegar os macetes com ele.

            Coronel Públio, quando nós estávamos na Academia, major, na época comandante, veio aquela ideia de fazer os alunos dançarem o bailado de Joinville Le Pont e em um mês ter que representar o Estado de São Paulo em Brasília, na troca do Pavilhão Nacional e dali ir para o Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Num mês, aprender o bailado! Era de manhã, de tarde, de noite e de madrugada. Dava alvorada e estava dançando o Joinville. Ia dormir, estava dançando o Joinville. Mas aprendemos o Joinville.

            Há uma passagem muito histórica nessa trajetória da escola. No Maracanãzinho, quando nos preparávamos para dançar o bailado, todos começaram a nos elogiar, quando tomamos posição. Mas, quando terminou o bailado, todos de pé aplaudiram e viram a magnitude daquela apresentação.

            Então, Coronel Públio, o senhor é responsável por essa ampliação do Joinville Le Pont fora dos muros da escola. O senhor é o responsável por isso. Parabéns por essa conquista.

            Eu seria injusto, e não teria tempo para citar cada um, mas eu gostaria imensamente de agradecer e abraçar neste momento cada um dos senhores aqui presentes, aqueles que não puderam estar presentes, aqueles que já partiram, mas estão conosco compartilhando este momento.

            A festa é de todos nós. É com bastante humildade que nós estamos tentando levar isso da melhor forma possível. Tenho certeza de que com a ajuda de todos estamos conseguindo. A nossa querida Escola de Educação Física, para nós, velha escola, estará eternamente em nossos corações, independente do estado ou da situação, do momento que estivermos vivendo, na ativa, inativo, qualquer lugar, e até fora deste plano com certeza a velha escola estará com aquela chama nascida imortal, sempre iluminando-nos.

            Muito obrigado a todos. Que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine sempre e nos permita vencer mais esta batalha. (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Esta Presidência concede a palavra ao Subcomandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel de Polícia Militar, Danilo Antão Fernandes.

 

            O SR. CORONEL DANILO ANTÃO FERNANDES - Bom-dia a todos. Gostaria de cumprimentar o Deputado, meu Comandante na Rota, e hoje Presidente em exercício da Assembleia Legislativa, presidindo os trabalhos da sessão, Roberval Conte Lopes, que é o segundo policial militar da história a exercer a Presidência da Assembleia Legislativa. O primeiro foi Tobias Aguiar. Temos muito orgulho e é muita honra termos um policial militar nesse cargo.

            Cumprimento o Major Olímpio Gomes, Deputado autor dessa proposta que resultou na solenidade, colega CI, que tem batalhado bastante pelos direitos e anseios dos policiais militares. Parabéns pelo trabalho, parabéns pelo amor que tem pela escola e pela corporação. É um grande amigo dos tempos do curso de instrutor, um tempo que jamais será esquecido.

            Cumprimento o Juiz Coronel PM Orlando Eduardo Geraldi, e com que orgulho digo essa palavra “Juiz”, Presidente da Assembleia, Deputado, que são todos policiais militares. Eles mostram a todos os policiais militares que é possível chegar no topo, que é possível chegar lá. Tem-se que acreditar, tem-se que orgulhar da corporação. Tenho muito orgulho em mencionar o Juiz Coronel PM Orlando Eduardo Geraldi, um amigo, um instrutor da Escola de Educação Física, instrutor de remo, instrutor de basquetebol. Aprendemos muito com ele. Mesmo no frio íamos para a Cidade Universitária, e não havia compaixão. Mas isso era muito importante para o aprendizado; isso nos trouxe muita cultura.

            Cumprimento o Coronel Geraldo, hoje Corregedor do Tribunal da Polícia Militar, figura importantíssima na história da Polícia Militar e da Educação Física em especial. Por isso, quando li nesse diploma que o Deputado Olímpio assinou, pelos trabalhos prestados para a Educação Física do Brasil, está, com todas as letras, grafada essa importância.

            Cumprimento o Coronel Wanderley Mascarenhas de Souza, Comandante do Centenário. O Coronel Mascarenhas é um ícone para nós na inteligência. Como competência, é um dos oficiais mais competentes, tenho a certeza, e não estou fazendo média, porque todos que me conhecem sabe que não sou de fazer isso, não. Dos quadros da corporação não tenho a menor dúvida de que é um dos oficiais mais competentes, porque ele alia a inteligência, a capacidade com a bravura e com a condição de fazer.

Na Rota, quando servi, quando cheguei lá aspirante, era um dos ícones que tínhamos lá, assim como era também o Deputado Conte, como era o Comandante Coronel Niomar, que nos recebeu lá; chamava-me de “Aspirantão”, e me chama assim até hoje. Tenho muito prazer em ouvir isso, porque me traz sempre a um tempo muito áureo que foi o tempo em que servimos ali no 1º Batalhão de Choque Tobias Aguiar.

Cumprimento o Coronel Gervásio Moreira, Comandante do CPM, colega de turma, que faz um trabalho brilhante à frente do CPM, e está aqui prestigiando este evento, e em nome de quem cumprimento todos os coronéis que vieram prestigiar o evento e mostram o valor da Escola de Educação Física.

Cumprimento o Coronel Wagner César Gomes de Oliveira Tavares Pinto, ex-Comandante da Escola de Educação Física, ex-Rotariano. Foi oficial a quem passei o meu pelotão quando estava deixando para assumir o meu pelotão na Rota. É um colega guerreiro e graças a Deus está no comando da Academia hoje, porque é um oficial oriundo do policiamento, que tem fibra, tem garra, tem história na polícia. Tenho certeza de que os alunos vão ganhar muito com isso, tendo um oficial dessa estirpe na sua formação.

Cumprimento também o Coronel Nestor Soares Públio, ex-Comandante da Escola de Educação, um dos homenageados, uma lenda da Escola na área de ginástica, um entusiasta. O Coronel Públio sempre foi uma referência para todos nós.

O ex-comandante Coronel Luiz Carlos dos Santos, ex-comandante da Escola de Educação Física, presidente da Associação dos Oficiais, comandante da escola quando estávamos fazendo o curso, ama tanto a escola que, mesmo com um problema sério de doença em família, fez questão de prestigiar este evento. O comandante é um exemplo a ser seguido.

Quero cumprimentar o tenente-coronel de reserva Luiz Carlos Martins, ex-comandante da Escola de Educação Física, apaixonado pela escola, foi o comandante que me permitiu servir na escola juntamente com o juiz Coronel Geraldi. Parabéns por este momento.

Quero cumprimentar o Coronel Luiz Eduardo de Arruda, autor da Canção da Velha Escola, é um irmão desde os tempos do curso preparatório em 1977. Achávamos que éramos novos, hoje somos dinossauros, o tempo passa, tenho muito orgulho de ter servido com Arruda na Academia e verificar toda sua cultura transmitida para a Polícia. Arruda vai ser um dos oficiais que passará para as histórias da corporação, pois é autor de hinos de vários quartéis da polícia. É um oficial brilhante, um dos maiores historiadores vivos da Polícia Militar.

Quero cumprimentar o Coronel Niomar, mestre-de-cerimônias do centenário, acho que foi muito bem escolhido, foi meu comandante, foi aluno do curso de instrutor em 1959. É um orgulho vê-lo como mestre-de-cerimônias com essa saúde, esse bom humor, essa cultura. O senhor foi um ícone para mim na minha formação como oficial.

Quero cumprimentar o coronel da reserva Fernando Soares, de Pernambuco, participou do curso de instrutor em 1959, é muito prazeroso tê-lo neste centenário. Em seu nome cumprimento todos os ex-alunos da Escola de Educação Física.

Quero cumprimentar em nome dos atletas que se fazem presentes o Tenente Miguel Suganuma, presidente da Federação Paulista de Judô, uma lenda viva do esporte. Tenho muito orgulho de dizer que ele é policial militar. Então, tenhamos orgulho da nossa corporação.

Demais oficiais da reserva, praças reformados, policiais militares, funcionários civis desta Casa, deputados, pessoal do Corpo Musical que sempre abrilhanta os eventos, embora minha citação tem sido um pouco longa vou ser muito breve. Queria somente dizer que tenho orgulho de presenciar este momento, de ter sido ex-aluno, ter servido na Escola de Educação Física e hoje ser Subcomandante da Polícia Militar e poder ajudar em alguma coisa a Escola de Educação Física. Queria deixar claro que não adianta o subcomandante querer e ser apaixonado pela escola se o comandante não quiser. Tudo isso acontece porque o Coronel Álvaro Batista Camilo também é um apaixonado pelas várias unidades, pela tradição da Polícia Militar, filho de policial militar e permite que tudo isso aconteça. Graças a essa vênia do Comandante-Geral temos essas possibilidades na Escola de Educação Física. O Coronel Camilo está no curso de Bombeiros em Franco da Rocha como paraninfo, queria estar presente, mas deixou um grande abraço. Estou aqui falando em nome dele. O objetivo é marcar a presença do comando nas comemorações do centenário da Escola de Educação Física. A escola tem o nosso total apoio. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Antes de transferir a Presidência dos trabalhos ao Presidente interino desta Casa, Deputado Conte Lopes, quero agradecer a Polícia Militar na figura do nosso Subcomandante Coronel Antão, do Coronel Mascarenhas, Comandante da Escola de Educação Física. Sou um antigo aluno daquela escola, tive a felicidade de servir na Escola de Educação Física sob o comando do Coronel Luiz Carlos dos Santos, hoje presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, tive a felicidade e a sorte na vida de descobrir a velha escola. Anteriormente, como um arremedo de atleta nos bancos acadêmicos do Barro Branco, mas, posteriormente, o ingresso no curso de instrutor de Educação Física literalmente mudou minha vida, minha forma de encarar os problemas, mudou muitas coisas positivas. Ouvi o Coronel Antão falar com o subcomandante da Polícia Militar. É um orgulho para todos nós, seus amigos, e também para a nossa turma do CI.

Lembrava de dois dos nossos companheiros do CI, Marco Antonio Siqueira Freire e José Hermínio Rodrigues, que já não se encontram mais entre nós. Foram daqueles meninos também que sonharam os nossos sonhos, mas quis o Criador que tivessem terminado suas missões. Na segunda-feira, o CI vai se reunir, vamos gritar a plenos pulmões quando chamados os nomes daqueles que já se foram. Sei que eles estão muito felizes com este momento porque viveram bons momentos e são inesquecíveis para nossa história.

Se hoje estou deputado nesta Casa, tive a sorte, Deus me ajudou de a Presidência da Casa acatar esta Sessão Solene, só posso dizer que aqui estou pelas mãos da minha família policial militar. Em todas as circunstâncias, e tenho no Conte um professor disso, o nosso pensamento está voltado 100% ao nosso compromisso. Sabemos muito bem que o pensamento de cada um dos senhores que estão hoje na ativa da Polícia Militar, que estão hoje na reserva ou reformados na Polícia Militar, não é outro que não o de servir à sociedade e de até morrer se preciso for na defesa dessa sociedade. Para mim, vamos marcar este centenário na Assembleia Legislativa, mas é uma forma de dizer ao povo paulista que a Assembleia Legislativa fez sua obrigação de abrir as portas, representando a população do Estado de São Paulo, para dizer muito obrigado à nossa Polícia Militar, muito obrigado à nossa Escola de Educação Física.

Essa escola mudou a minha vida. O Coronel Mascarenhas falava de coisas não publicáveis, como o dia em que cheguei de madrugada e quebrei a entrada do portão da escola que o Coronel Luiz Carlos tinha feito. Mas foi porque estava chovendo e não vi a corrente. Coisas que mudaram a minha vida, como um apelido que o nosso subcomandante, Coronel Antão, colocou em mim, “Lixão, que me acompanhará pelo resto dos meus dias. Esse apelido foi dado pela organização que eu tinha no armário da Escola de Educação Física.

Essas boas lembranças que nos fazem chorar, que nos fazem sorrir, é que fazem valer a pena dizer que abracei uma profissão e uma instituição que pode ter igual, mas não vai ter melhor. Nela existe a devoção, o compromisso e o esforço real de fazer o bem sem medir a quem.

Parabéns, Polícia Militar! Parabéns, Escola de Educação Física! Que Deus continue a nos abençoar. (Palmas.)

Presidente Conte Lopes, é com muito orgulho que agradeço a V. Exa. a deferência de ter me permitido conduzir os trabalhos desta sessão. Transfiro o lugar que lhe é de direito, para que V. Exa. faça suas considerações finais e o encerramento desta solenidade.

 

* * *

 

 - Assume a Presidência o Sr. Conte Lopes.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Conte Lopes - PTB - Em primeiro lugar, gostaria de informar os presentes que esta solenidade está sendo gravada e quem quiser  poderá assisti-la no próximo domingo, às 21 horas, pela NET, canal 13, ou pela TVA, canal 185.

Realmente, é muito importante estar aqui. A Polícia Militar tem história. Mais uma vez, cumprimento o Deputado Olímpio Gomes pela ideia, por ter deixado nos Anais da Assembleia Legislativa, nos Anais da história do Estado de São Paulo e do Brasil esses cem anos da Escola de Educação Física da Polícia Militar.

A Polícia Militar tem uma coisa diferente de todas as outras organizações: ela tem história, Coronel Niomar; ela tem história, Coronel Luiz Carlos. Ela tem um passado, tem um presente e vai ter um futuro. Por isso falei da luta do comando da corporação em resgatar e lutar pelo salário do aposentado, da pensionista.

Meu primeiro comandante na Polícia Militar foi o Coronel Luiz Carlos dos Santos, tenente à época do CFAP. Se sou bom ou ruim, comecei com o senhor. Às vezes, o Coronel até queria me tirar da aula para ir jogar futebol, como goleiro. São histórias que temos para contar. Como meu irmão Lima, os sobrinhos que vieram, oficiais, coronéis, praças. Sempre comentávamos as histórias. Cada um tem uma história. Essa é a diferença da Polícia Militar.

O Coronel Niomar foi comandante da Rota quase 30 anos atrás. Um dia, ele deveria estar eufórico e feliz, mas me encheu a paciência. Cheguei ao Batalhão Tobias de Aguiar e ele disse: “Conte, agora você já está no Time dos Veteranos. Pode dar o seu nome lá.” Eu estava completando 33 anos. Fui para o goleiro dos Veteranos, o time do Coronel. O Coronel Nogueira foi nosso instrutor na Academia do Barro Branco. Na Escola de Educação Física, víamos o Coronel Públio, jovem, saltando; víamos o Coronel Carlos de Carvalho treinando a equipe de corredores. Como era difícil, não comandante? O senhor tinha que disputar com soldados que não tinham uma alimentação adequada, que trabalhavam e concorriam com os grandes atletas. E ainda ganhavam muitas competições.

Essa história é importante. Víamos o Miguel Suganuma ensinando judô.O Nelson, que foi soldado conosco. O Coronel Fernandes, que veio de Pernambuco. Isso foi em 1959, não? Quando eu tinha 12 anos, ele frequentava minha casa, junto com o soldado Lima. Iam almoçar conosco, minha família toda é oriunda de Pernambuco. De oito irmãos, só nasceram aqui uma irmã e eu. Os demais são de Pernambuco.

Na Assembleia Legislativa, tenham certeza disso, defendemos constantemente a Polícia Militar. O Deputado Olímpio Gomes é um defensor dos interesses da Polícia Militar, assim como o Deputado Edson Ferrarini. Há outros que por aqui passaram. Às vezes, quem está fora diz: “Esses caras não fazem nada...” Tentamos fazer; fazemos o possível e o impossível para representar bem essa corporação.

É um prazer estarmos nesta solenidade, na Presidência da Assembleia Legislativa. Quero agradecer, mais uma vez, ao Coronel Mascarenhas pelo trabalho que está sendo feito à frente da Escola de Educação Física. Quis Deus que o centenário da Escola estivesse nas mãos dele, porque ele tem feito muita coisa, tem criatividade.

Vou dizer-lhe uma coisa, Coronel Mascarenhas, se um dia eu fosse Governador de São Paulo, o senhor seria um homem para ser o nosso Secretário de Segurança porque conhece a Polícia e tem força para isso, na minha opinião. Sempre foi um exemplo nas ruas, no combate ao crime. Parabéns pelo seu trabalho, pela sua luta! O Secretário de Segurança é um grande homem, está fazendo um bom trabalho. Se eu lhe pedi alguma coisa, e ele não atendeu, foi para ter o Coronel Mascarenhas. Foi uma das poucas coisas que pedi. Mas tudo bem, ele continua a ser um bom Secretário, independentemente de ele atender ou não ao que pensamos. Mas é a minha opinião e gosto de expressá-la.

Quero também cumprimentar o Coronel Antão, que foi nosso coroinha na Rota, sempre vibrante, sempre brigador. Hoje, ele é Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A nossa Polícia está de parabéns pelo que faz para o povo de São Paulo. Vejo o Coronel Mascarenhas criar um Curso de Negociadores na Escola de Educação Física... No nosso programa de rádio, falamos com os policiais. Quantos casos já foram resolvidos por negociadores que foram criados agora, na Escola de Educação Física. Há bandidos com reféns, dentro de casa. Os policiais vão lá, salvam os reféns, prendem os bandidos. De vez em quando tem tiroteio. O pessoal não gosta muito quando tem tiroteio, mas ainda gostamos. De vez em quando, é bom ter tiroteio. Ficamos tristes ao vermos bandidos do PCC - que mataram soldado do Corpo de Bombeiros e confessaram - serem absolvidos. Os bandidos confessaram ter matado um soldado, que tinha como arma uma mangueira. A mulher peruana e os dois bandidos foram absolvidos.

Realmente, é uma guerra que travamos. Repito: a Polícia Militar, Coronel Antão, defende o povo de São Paulo e tem que ser diferenciada pelo povo de São Paulo. O povo de São Paulo tem que saber o que ela faz, que arrisca vidas. Hoje, perdemos dois policiais porque eram policiais militares, um na Vila Matilde e outro em Guaianazes. Essa luta da Polícia Militar tem que ser levada à população de São Paulo. O policial tem que ser prestigiado, inclusive financeiramente, pelo trabalho que faz. O trabalho do promotor é lindo, ele denuncia; o juiz julga. Não temos nada contra o trabalho de ninguém, mas o trabalho de combater o crime, de estar numa guerra diuturna nas ruas de São Paulo é de vocês, é dos senhores da Polícia Militar.

Obrigado pela presença de todos. Mais uma vez, Deputado Olímpio Gomes, parabéns pela solenidade. Fiquem com Deus.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 16 minutos.

 

* * *Donisete Braga

  Gostaria de, mais uma vez, ressaltar essa importante iniciativa da Assembléia Legislativa, que contou com a presença do Presidente Vaz de Lima, do 2º Secretário Edmir Chedid, dos Deputados Simão Pedro, Hamilton Pereira, José Bittencourt e Reinaldo Alguz.

  Eram essas as minhas considerações, Sr. Presidente.

  Muito obrigado.

 

  O Sr. Presidente - JOÃO BARBOSA - DEM - Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt.

 

  O SR. José Bittencourt - PDT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. e Srs. parlamentares, telespectadores da TV Assembléia, público que nos acompanha, Srs. funcionários, boa-tarde.

  Quero ratificar e associar-me ao brilhante discurso do nobre Deputado Donisete Braga, 1º Secretário desta Casa, a respeito da PEC nº 26, de 2008, que promulgamos hoje, num Ato Solene, com a presença da Mesa Diretora, dando eficácia jurídica a essa PEC, que já foi esclarecida sumamente pelo Deputado Donisete Braga. Há também o requerimento de urgência para o Projeto de autoria do Governo da lei específica da Represa Billings.

  Gostaria de fazer um apelo aos parlamentares, aos líderes de bancadas desta Casa, que conta com 14 partidos políticos. Apelo, com veemência, à Liderança do Governo, ao nobre Deputado Barros Munhoz, ao Deputado Roberto Engler, que é o relator do Orçamento de 2009, para que contemplem a emenda do Tribunal de Justiça, os 15 milhões de reais, que foi rejeitada no relatório do Deputado

 

 

 

  Fica, então, esse apelo... (Segue Celina)