11 DE ABRIL DE 2003

5ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO "DIA INTERNACIONAL DO PARKINSONIANO"

 

Presidência: HAMILTON PEREIRA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 11/04/2003 - Sessão 5ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: HAMILTON PEREIRA

 

HOMENAGEM AO DIA MUNDIAL DO PORTADOR DO MAL DE PARKINSON

001 - HAMILTON PEREIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades e as saúda. Fala da satisfação da Alesp em receber a todos, no Dia Mundial do Portador do Mal de Parkinson. Registra a sanção, em 07/01/2002, de PL de sua autoria. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - SAMUEL GROSSMANN

Presidente da Associação Brasil-Parkinson, fala das características da doença e das atividades desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida e a auto-estima dos associados.

 

003 - Presidente HAMILTON PEREIRA

Anuncia a apresentação do coral da Associação Brasil-Parkinson. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

 - É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Farei a chamada para a composição da Mesa de Honra desta sessão solene.

Inicialmente anunciamos a entrada neste recinto de S. Exa. o Deputado Hamilton Pereira; do Coronel Ariomar Martins Gago, neste ato representando o General Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Sudeste e do Dr. Samuel Grossmann, Presidente da Associação Brasil-Parkinson. (Palmas.).

Formada a Mesa de Honra, passamos agora a palavra ao Presidente desta sessão solene, Deputado Hamilton Pereira.

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Bom dia a todos. Sejam bem-vindos a esta Casa que é a casa do povo.

Esta Presidência dá por aprovada a ata da sessão anterior.

É importante que esclareçamos a todos os presentes que, regimentalmente, teríamos de ter aqui um deputado auxiliando a Presidência nos trabalhos, lendo a ata da sessão anterior. Como no momento não contamos com a presença de um outro parlamentar para nos auxiliar, estamos dando por aprovada a ata da sessão anterior e passando ao início imediatamente da sessão.

Quero dizer da satisfação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo - falo em nome dos 94 Srs. Deputados - da imensa alegria em recebê-los neste dia, o Dia Mundial do Portador do Mal de Parkinson.

Digo isso porque esta Casa debateu um projeto de lei, inclusive de nossa autoria, sancionado no último dia 7 de novembro do ano passado, 2002, que estabeleceu que no âmbito do Estado de São Paulo o Sistema Único de Saúde dará atendimento integral a todos os portadores da enfermidade de Parkinson.

Então recebê-los aqui no Dia Mundial do Portador do Mal de Parkinson na Assembléia Legislativa, onde os deputados já conhecem a necessidade de atendimento integral e humanitário a todas as pessoas portadoras da enfermidade de Parkinson, é uma satisfação e uma honra muito grande para nós.

Quero saudar o Coronel Ariomar, um freqüentador assíduo desta Casa, que mais uma vez prestigia uma sessão da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Seja bem-vindo Coronel Ariomar, nosso amigo, amigo da Casa, representando o General Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante Militar do Exército do Comando Militar Sudeste.

Quero manifestar a minha alegria em recepcionar nesta manhã o Dr. Samuel Grossmann, Presidente da Associação Brasil-Parkinson, nosso amigo em recepcionar nesta manhã o Sr. Samuel Grossmann, Presidente da Associação Brasil Parkinson, nosso amigo, uma pessoa extraordinária e que dirige com muita competência a Associação.

Em seu nome, queremos saudar todos os parkinsonianos do Estado de São Paulo e do Brasil, que têm na sua Associação o exemplo de como devem ser tratadas as pessoas: dignidade, solidariedade e humanismo.

Quero agradecer a presença de Priscila Cabral, gerente de produtos, representando a indústria farmacêutica Roche, fabricante de medicamentos para os parkinsonianos.

Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia Internacional do Parkinsoniano.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar, sob o comando do Maestro 1º Sargento Levi. É uma honra recebê-los.

Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Samuel Grossmann, Presidente da Associação Brasil-Parkinson.

 

O SR. SAMUEL GROSSMANN - Sr. Deputado Hamilton Pereira, Presidente desta sessão; Sr. Coronel Ariomar Martins Gago, representando o Comandante Militar do Sudeste... representando o Comandante Militar do Sudeste, Sra. Priscila Cabral, representando os produtos Roche, demais autoridades presentes, meus amigos, meus associados, é com grande satisfação que comparecemos a este Plenário para esta Sessão Solene. Quero, pois, agradecer a iniciativa do nobre Deputado Hamilton Pereira pela proposição desta sessão, fazendo votos que ele tenha se restabelecido da doença que o acometeu às vésperas de uma sessão idêntica no ano passado que não pode se realizar em virtude desse problema.

Peço licença a alguns médicos presentes para falar sobre as características dessa doença. Não pretendo, como advogado que sou, fazer o exercício ilegal da medicina. Como os senhores sabem, a doença de Parkinson é caracterizada por três sintomas básicos. O mais conhecido é o tremor nas mãos, que desaparece com o início de um movimento, a lentidão de movimentos e a rigidez muscular. Isso é decorrente da morte de umas células no cérebro situadas numa região chamada substância negra que produz a substância dopamina, que é o nervo transmissor, é o condutor das correntes nervosas.

Hoje em dia os senhores conhecem algumas personalidades que estão em evidência e que são portadoras da doença de Parkinson, começando por Sua Santidade, o Papa João Paulo II, o ator Michael J. Fox, que fez uma fundação, começou precocemente, aos 37 anos e o lutador de boxe Muhamad Ali. Aqui no Brasil a personalidade mais conhecida é o ator Paulo José.

Vou falar um pouquinho da Associação Brasil Parkinson, que é a pioneira na América Latina. Foi fundada em dezembro de 1985 por sugestão de um médico que diagnosticou a doença na minha esposa, Marylandes Grossmann. Diz ele que fazer um clube de dança é o melhor exercício, mexe com toda a musculatura do corpo e isso evita a progressão da doença. Fizemos uma carta aos jornais chamando as pessoas para uma reunião, esse é o pontapé inicial da associação que hoje está aqui presente.

Começou na minha casa e, logo depois, constituída juridicamente a associação, veio o plano econômico Cruzado. Começou a faltar remédios na praça, os laboratórios alegavam que os preços estavam tabelados abaixo do custo de produção e deixaram de produzir. Fizemos muito barulho pela imprensa, rádios, jornais, televisão. Vieram à minha casa entrevistar minha esposa sobre a falta de remédios. Estabeleceu-se uma ponte de solidariedade humana entre estações de rádio, particularmente a “Jovem Pan”. Algumas famílias tinham remédio sobrando e estava faltando para outras. Estabelecemos um contato e conseguimos contornar o problema. Fizemos uma campanha para o restabelecimento do remédio para que não faltasse na praça. Tivemos o apoio da imprensa e com isso foi o primeiro trabalho efetivo da associação evitar uma ruptura de estoques de remédio na praça.

Durante essa campanha, um programa de televisão de alta audiência entrou em contato com a associação pedindo se podiam divulgar o telefone da associação, que era o da minha casa. Começou a chover telefonemas. Até o advento da associação, a doença era praticamente desconhecida porque as pessoas se retiravam do convívio externo, recolhiam-se em casa prejudicando-se com a evolução da doença; o enrijecimento muscular aumentava, dando um aspecto psicológico de depressão.

Com o telefone da minha casa, perdi minha privacidade, resolvemos alugar uma salinha na avenida Ipiranga, onde tivemos um período muito bom, porque estabelecemos contato com o Ministério da Saúde que nos entregava remédio e distribuíamos sem burocracia. Surgiu a idéia de construir a nossa sede própria, fizemos uma campanha pela televisão. Aí surgiu a idéia de se construir a nossa sede própria. Então, fizemos uma campanha pela televisão. Inclusive, se todos estiverem lembrados, um irmão trêmulo estava escrevendo um número de telefone e tocando um solo de violão. Este anúncio foi preparado por uma grande agência de publicidade e também foi premiado no Congresso Internacional de Publicidade em Nova Iorque.

Dessa campanha conseguimos construir a nossa sede inaugurada em maio de 1995, ou seja, no mês que vem vamos completar oito anos de existência. Começamos, então, as nossas atividades procurando melhorar a qualidade de vida e a auto-estima dos nossos associados. Começamos uma série de atividades que ainda hoje estão em pleno funcionamento, como a fonoaudiologia, a fisioterapia, o apoio psicológico aos “cuidadores”, a nutrição e o coral que vai ser apresentado dentro em breve, experiência inédita no mundo. Gravamos um CD muito bonito patrocinado pelo Laboratório Roche.

Temos também a oficina de arte, temos quatro exposições de pintura e passamos a editar a Revista “Beija-Flor”, de grande aceitação e de muita utilidade para as pessoas. Posso dizer, com muito orgulho, que muitos médicos que não conheciam as características da doença de Parkinson passaram a conhecê-la através da nossa revista.

Temos proferido várias palestras nos mais variados temas, com os mais renomados especialistas na matéria.

Temos também agora o desejo de expandir um pouquinho a nossa associação. Há um terreno ao lado do nosso e estamos tentando conseguir numerário para adquiri-lo. Com isso, chegaremos a um resultado que não foi perseguido, mas proveniente de uma decorrência natural. Posso dizer, com uma pequena ponta de orgulho, que a nossa associação é uma das maiores do mundo pelo serviço que presta e pelo espaço que contém. Conheço as associações de Nova Iorque, de Paris, de Barcelona, de Milão e a nossa está entre as maiores.

Ainda hoje, ao sairmos daqui, vamos fazer uma apresentação no MASP, onde assistiremos a várias atividades que vão ser realizadas. O coral vai se apresentar; vai haver demonstração de dobraduras de papel, a chamada técnica oriental do origami; vamos apresentar danças de roda.

Ao encerrar, não poderia deixar de agradecer o nobre Deputado Hamilton Pereira no que diz respeito à autoria do Projeto de lei que se transformou hoje na Lei nº 11.259, de sete de novembro de 2002, que define as diretrizes para a política de atendimento integral aos portadores da doença de Parkinson no âmbito do SUS.

Quero também, aproveitando esta tribuna, fazer um apelo às autoridades da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo no sentido de que se implementem duas medidas recentes: uma que é a lei de autoria do Deputado Hamilton Pereira e que até hoje não teve a sua prática apesar dos nossos apelos ao Sr. Secretário da Saúde do Estado de São Paulo e a outra é no sentido de que existe a Portaria nº 1.318, de julho do ano passado, do Sr. Ministro da Saúde que fala sobre a distribuição de remédios para as doenças crônicas, sendo que uma delas a de Parkinson.

Uma luta que estamos travando de longa data é a modificação da Portaria nº 344, que cria uma série de entraves nos receituários médicos, muitas vezes criando dificuldades de acesso aos remédios. Quando se diz que o Brasil obteve uma vitória diplomática na Organização Mundial da Saúde quanto ao acesso do remédio, e porque que faz parte dos direitos humanos, aqui no Brasil fica dificultada a compra desses remédios por portadores da doença de Parkinson, apenas por uma questão de burocracia.

Não poderia deixar de consignar o agradecimento às várias empresas e laboratórios que nos têm ajudado sobremaneira. Permitam-me dizer: a Roche, a Behring, a Biosintética e a Farmacy que nos têm ajudado financeiramente e com patrocínio nas mais variadas atividades.

Sr. Presidente, encerrando, peço licença para transmitir essa homenagem a minha esposa, mãe dos meus filhos, Dona Marylandes Grossmann, pois é a causa maior de todos estarmos aqui. Hoje, infelizmente, ela não pôde comparecer devido ao estágio avançado de sua doença, mas esta homenagem é feita a ela, porque é a fundadora da associação, presidiu-a durante 16 anos e escreveu um livro, que hoje é clássico mas esta homenagem é devida a ela, porque ela é fundadora da associação, presidiu-a durante 16 anos e escreveu um livro que hoje é clássico na literatura: “Com Parkinson e de bem com a vida”.

Assim, Sr. Presidente e Srs. Deputados, muito obrigado pela homenagem. Meus parabéns!

Agora, vamos apresentar o coral, se não houver nenhuma manifestação. Muito obrigado! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - HamIlton Pereira - PT - Esta Presidência agradece as palavras do Dr. Samuel Grossmann, Presidente da Associação Brasil Parkinson.

Assistiremos agora à apresentação do coral da Associação Brasil Parkinson, sob a regência da Sra. Teresa Freitas, com acompanhamento da pianista Denise Divenutto e do flautista Maurício Pichiliani, com as seguintes músicas: Cantores da Associação Brasil Parkinson, Estrela do Mar, Suíte Aquarela, Ave Maria no Morro e Suíte dos Passarinhos.

Enquanto o coral e a regente, Sra. Tereza Freitas, se preparam, gostaríamos de anunciar que se encontra entre nós o assessor do Senador Aloísio Mercadante, o Sr. Antônio Carlos, cuja mãe, a Sra. Aparecida, faz parte do coral da Associação Brasil Parkinson. Obrigado pela presença! Leve um abraço deste Deputado ao nosso querido Senador Aloísio Mercadante.

Registramos a presença do nobre Deputado Ubiratan Guimarães, que foi designado pelo Presidente para exercer representação em um outro evento e por isso ele pede desculpas por não poder permanecer. Mas de qualquer maneira esta Presidência agradece a presença do nobre deputado neste evento comemorativo ao Dia Internacional do Parkinsoniano.

Muito obrigado, nobre Deputado Ubiratan Guimarães. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Coral da Associação Brasil Parkinson.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Essa foi a música Cantores da ABP, sob a brilhante regência da Sra. Tereza Freitas.

 

* * *

- São executados números musicais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Eu gostaria de, mais uma vez, lembrar que durante o período em que o nosso projeto de lei tramitou nesta Casa nós tivemos na Associação Brasil Parkinson o melhor parceiro que nós poderíamos ter. Nas vezes em que visitamos a Associação pudemos viver alguns momentos belíssimos como este, assistindo ao coral. A Associação Brasil Parkinson dispõe de um ateliê de pinturas lindíssimo, onde os portadores da enfermidade de Parkinson também desenvolvem a atividade da pintura. Essa Associação é mesmo extraordinariamente cidadã.

Nós estamos encerrando praticamente esta sessão, mas eu não poderia fazê-lo sem agradecer sobremaneira a Associação, na pessoa do Sr. Samuel Grossmann. Gostaria de homenagear aqui a Sra. Marylandes Grossmann, esposa do Sr. Samuel, uma das fundadoras da Associação, que tão carinhosa e gentilmente nos recebeu nas vezes em que nós estivemos lá, para conhecer o trabalho da Associação, trabalho esse que nos subsidiou na elaboração do nosso Projeto de lei com material produzido pela própria Associação.

Gostaria que a TV Assembléia inclusive registrasse esta revista ‘Beija-Flor’, que nos esclarece tanto a respeito da enfermidade de Parkinson que, conforme o Sr. Samuel citou aqui, é uma enfermidade que afeta o Papa, figuras como Mohamed Ali, o ex-campeão mundial de boxe de todos os pesos, o astro de Hollywood Michael J. Fox, astro da série ‘De Volta para o Futuro’, e felizmente para todos nós, para todos os parkinsonianos do Brasil, nós temos essa Associação Brasil Parkinson.

Parabéns a vocês todos pelo trabalho que realizam.

Esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade. Gostaria de agradecer a todos os funcionários da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo que contribuíram para o sucesso desta Sessão Solene: os nossos queridos colegas de trabalho do Cerimonial, do Protocolo da Assembléia, da TV Assembléia que cobriu este evento. Agradeço a todos os meus queridos colegas de trabalho do nosso Gabinete aqui da Assembléia e convido para um lanche no Salão de Espelhos, preparado com muito carinho para todos vocês.

Esgotado o objeto da sessão, antes de encerrá-la, gostaria de reforçar um convite que já foi feito pelo Sr. Samuel Grossmann: terminada a sessão e o lanche todas as pessoas estão convidadas a dirigirem-se ao Masp onde continuaremos assistindo ás apresentações do coral, em continuidade às comemorações deste Dia Mundial do Parkinsoniano.

Muito obrigado a todos;

Está encerrada a presente sessão. (Palmas)

 

* * *

 

 

  - Encerra-se a sessão às 11 horas e 30 minutos.

 

* * *