20 DE MARÇO DE 2006

005ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS “49 ANOS DE FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS”

 

Presidência: CÂNDIDO VACCAREZZA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 20/03/2006 - Sessão 5ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: CÂNDIDO VACCAREZZA

 

COMEMORAÇÃO DOS 49 ANOS DE FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS

001 - CÂNDIDO VACCAREZZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Sebastião Arcanjo, com a finalidade de comemorar os 49 anos de Furnas Centrais Elétricas. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - WILSON MARQUES DE ALMEIDA

Presidente do Sindicato dos Eletricitários de Campinas, destaca a importância de Furnas como uma das principais empresas do setor energético do país.

 

003 - ALDERIZIO CATARINO DOS SANTOS

Assistente da Diretoria de Gestão Corporativa, fala de seu orgulho de pertencer a empresa, que é referência no setor elétrico brasileiro e de ter lutado contra a sua privatização em 1999.

 

004 - Presidente CÂNDIDO VACCAREZZA

Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre Furnas.

 

005 - CARLOS ALBERTO DOS REIS

Vice-Presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, discorre sobre a fase de crescimento de Furnas e sua atuação hoje no setor elétrico do país.

 

006 - FÁBIO MACHADO RESENDE

Diretor de Operação de Sistema e Comercialização de Energia, narra a história de Furnas e sua importância para o país e pede a todos para conhecerem melhor a empresa. Convida a todos para assistirem a vídeo atual da empresa

 

007 - Presidente CÂNDIDO VACCAREZZA

Discorre sobre os empreendimentos construídos e operados por Furnas e dos investimentos em ações sociais, como o "Programa Luz Para Todos", do Governo Federal. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Senhoras e senhores, antes de iniciarmos a liturgia da Sessão Solene, esta Presidência informa que esta sessão deveria ser presidida pelo Deputado Sebastião Arcanjo, o nosso Tiãozinho. Felizmente o Deputado não está presente por uma razão bastante justificável. Nasceu o seu filho Hugo. Dizem os amigos que é em homenagem a Hugo Chávez. E por essa razão o estou substituindo. Desde já peço desculpas por alguma falha, porque o Deputado Tiãozinho, que estaria presidindo, está mais inteirado de todo o andamento da Sessão.

Passamos a nomear os componentes da Mesa: Sr. Fábio Machado Resende, Diretor de Operações e Comercialização de Energia, representando o Presidente de Furnas, Sr. José Pedro Rodrigues de Oliveira; Sr. Carlos Alberto dos Reis, vice-Presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo; Sr. Wilson Marques de Almeida, Presidente do Sindicato dos Eletricitários de Campinas e o Sr. Alderizio Catarino dos Santos, Assistente da Diretoria de Gestão Corporativa.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação do Deputado Sebastião Arcanjo, com a finalidade de homenagear os 49 anos de Furnas Centrais Elétricas.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Gostaria de anunciar a presença do Sr. Djalma de Oliveira, Presidente do Sinergia, filiado à CUT; Sr. Renato Becker, Diretor do Conselho Fiscal, representando o Sindicato dos Engenheiros estaduais de São Paulo; Sr. José Pedrini, Coordenador do Departamento de Produção de São Paulo; Sr. Oswaldo Galinskas, Coordenador do Departamento de Construção de Transmissão Sul; Sr. Jairo Junqueira Kalife, Coordenador do Departamento de Produção de São Roque; Sr. Mário Jorge Toschi Lima Rocha, Coordenador de Comunicação da Presidência; Sr. José Orlando de Castro, Coordenador do Escritório de Furnas Elétricas de São Paulo; Sr. Milton Pavico Júnior, Superintendente de Produção Sudeste; Sr. Vicente Andreu Guillo, Presidente da UTE Nova Piratininga, representando o Diretor de Gás e Energia da Petrobras, Dr. Ildo Sauer; Sr. Fernando José Acosta, Conselheiro de Administração da CTEEP e Diretor do Sinergia da CUT; Sra. Dulce Maria de M. Campos, Gerente do Escritório de Belo Horizonte; Sr. Fernando Selles, Coordenador do Programa Federal Luz para Todos, em São Paulo.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Wilson Marques de Almeida, Presidente do Sindicato dos Eletricitários de Campinas.

 

O SR. WILSON MARQUES DE ALMEIDA - Bom dia, companheiro Cândido Vaccarezza, Dr. Dimas, companheiros Carlão e Alderizio, é com muita alegria que fazemos esta Sessão Solene em comemoração aos 49 Anos de Furnas.

É importante a realização da sessão nesta Casa, porque aqui fizemos muitos enfrentamentos em defesa do setor elétrico, e Furnas é uma das mais importantes empresas do setor elétrico brasileiro.

Aqui fizemos o processo de resistência ao desmonte do setor elétrico brasileiro e do setor elétrico paulista, contra o Governador Geraldo Alckmin, que à época presidia o Programa Estadual de Desestatização.

Neste Estado de São Paulo, só não foram privatizadas as empresas de energia elétrica que o Governador Geraldo Alckmin não conseguiu: a Cesp, pela sua crise financeira; a Emae, pela sua dificuldade operacional, e CTEEP pela sua não condição jurídica. Ou seja, São Paulo foi o berço da privatização do setor elétrico nacional, e Furnas, com a resistência dos seus trabalhadores, de vários setores da política nacional, e agora com a decisão do Governo Federal de interromper o processo de privatização das empresas federais, foi retirada do Programa Nacional de Desestatização.

A comemoração dos 49 Anos de Furnas nesta Casa ocorre justamente quando se aproximam as eleições gerais neste País - Presidente da República, Governador, Deputado Federal, Estadual e Senador -, e não deixaremos que se faça no nosso País o que foi aplicado no Estado de São Paulo: a entrega das empresas para a privatização, principalmente as do setor de eletricidade. Por isso, vamos fazer a disputa neste ano eleitoral e não vamos permitir que seja eleito alguém que possa retomar o processo de privatização de Furnas.

É importante que este dia seja marcado como mais um na resistência de defesa de Furnas, e possamos, assim, manter a empresa como propriedade de todo povo brasileiro. É este o nosso recado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Alderizio Catarino dos Santos, assistente da Diretoria de Gestão Corporativa.

 

O SR. ALDERIZIO CATARINO DOS SANTOS – Bom dia a todos. Quero cumprimentar o Deputado Cândido Vaccarezza, que preside esta solenidade, os componentes da Mesa, companheiro Carlão, meu diretor Fábio e companheiro Wilson, estou vendo aqui outros companheiros, como o Djalma, do Sinergia.

Falo aqui numa condição muito favorável, porque sou funcionário de Furnas e tenho orgulho de pertencer a essa empresa, que é referência no setor elétrico brasileiro e completa 49 anos. Em particular, agradeço o reconhecimento do companheiro que é do setor, Deputado Sebastião Arcanjo, que faz esta justa homenagem a Furnas.

Estamos em um processo difícil, e a imprensa tem atacado sistematicamente Furnas. É óbvio que esse ataque tem interesses que não são os melhores para uma empresa nacional, principalmente uma empresa estatal.

Na qualidade de funcionário e ex-dirigente sindical que combateu o processo de privatização dessa empresa em 1999, conseguindo reverter o quadro, estou aqui na Assembléia de São Paulo, uma Casa que reforça o caráter da democracia brasileira e reflete atos desse tipo para o Brasil.

Já participei de várias solenidades em diversas Câmaras de Vereadores, nas Assembléias de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Amazonas, onde apresentei, junto com alguns companheiros, um projeto de interesse nacional, que Furnas trabalha neste momento, o Projeto Madeira.

Acredito que esse será o maior projeto que o Brasil terá do setor elétrico nos últimos 30 anos. Somente uma empresa estatal do porte de Furnas pode apresentar e estudar um projeto desse porte.

Sinto muito orgulho por estar presente a este ato e poder registrar este fato. Agradeço a todos, em particular, ao Deputado Sebastião Arcanjo, pelo reconhecimento da empresa à qual pertenço e pela qual lutarei sempre. Não endosso todas as críticas feitas em relação ao processo de privatização, mas temos feito tudo para defender a empresa e assim continuaremos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Assistiremos agora à apresentação de um vídeo institucional sobre Furnas.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - Como a programação está sendo transmitida e gravada pela TV Assembléia, precisamos dessas lâmpadas. Elas demoram um tempo para aquecer como demoram um tempo também para desligar. Foi isso que aconteceu no início.

Concedo a palavra ao Sr. Carlos Alberto dos Reis, vice-Presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo.

 

O sr. carlos alberto dos reis - Sr. Presidente desta sessão, Deputado Cândido Vaccarezza, em nome do Presidente Salim cumprimento V. Exa. e estendo meus cumprimentos ao Deputado Rodrigo Garcia, Presidente desta Casa, e ao Deputado Sebastião Arcanjo, proponente desta homenagem à Empresa Furnas. Cumprimento, também o companheiro Alderizio, que representa o Diretor de Gestão de Furnas; o companheiro Wilson Marques, nosso companheiro de lutas do Sindicato dos Eletricitários de Campinas; o Presidente em exercício de Furnas companheiro Fábio Resende e todos os companheiros e companheiras.

Acabamos de assistir a um vídeo que mostra o nascimento de Furnas, a fase de pujança, a fase de crescimento, quando Furnas concretizou-se como a maior empresa de energia elétrica do Brasil.

Esse crescimento deu-se graças ao empenho dos seus trabalhadores, com nível de qualidade internacional. Porém, esse período vai até aproximadamente 1998. A partir de então, por uma questão de governo, Furnas foi inscrita no Plano Nacional de Desestatização e deixou de ser essa empresa pujante que ajudava a construir o Brasil, transformando-se numa empresa que passou a minguar, que passou a viver sob amarras que deixaram de fazer com que ela funcionasse como empresa de fomento do desenvolvimento nacional.

Com a eleição do atual governo, do Presidente Lula, Furnas foi retirada do PND, foram soltas algumas amarras mas ainda assim Furnas vive uma situação de impossibilidade de produzir tudo o que poderia produzir, tudo o que o seu excelente corpo técnico poderia produzir.

Aproveito esta solenidade em homenagem aos 49 anos de formação de Furnas para lançar uma proposta na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, talvez a Assembléia Legislativa mais importante do país por representar a população do estado mais forte e rico da federação. Não basta, como disse o companheiro Wilson, retirar Furnas do PND. Do nosso ponto de vista, do trabalhador de São Paulo, isso não nos traz tranqüilidade. A única forma de termos tranqüilidade seria o Governo Federal, de alguma forma, através de seus parlamentares e de suas representações na Câmara Federal e no Senado, criar amarras para que Furnas não fosse, de novo, colocada no PND. Retirar é fácil, o PND existe, é só colocar de novo e vamos reviver todo aquele trauma.

Assim, para que Furnas seja privatizada, para que seja novamente inscrita no PND proponho que haja uma consulta popular, que haja um debate efetivo com a população sobre o desgaste que haveria se ela fosse privatizada, e não um simples ato de gestão do governo de plantão, que depois vai embora, como aconteceu com o governo passado.

Se os trabalhadores de Furnas não tivessem lutado contra a privatização, da forma como fizeram, Furnas seria hoje mais uma empresa privatizada e, com certeza, uma empresa que não poderia mais ajudar o Brasil da forma como faz.

Mais uma vez agradeço ao Sr. Presidente, Deputado Cândido Vaccarezza. Vamos todos lutar para que essa empresa continue pública, continue eficiente e continue a ajudar o Brasil! Obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Cândido Vaccarezza - PT - Antes de chamar o próximo orador gostaria de anunciar a presença do Sr. Rogério da Silva, Presidente da LightPar. Tem a palavra o Sr. Fábio Machado Resende, Diretor de Operação do Sistema e Comercialização de Energia, representando o Sr. José Pedro Rodrigues de Oliveira, Presidente de Furnas.

 

O sr. fábio machado resende - bom-dia a todos! Deputado Cândido Vaccarezza, companheiros de Mesa, senhores do plenário, amigos de Furnas, o nosso Presidente José Pedro está retido no Rio de Janeiro em função da reunião do Conselho de Administração e pediu-me para vir representar a Diretoria neste ato.

Agradecemos bastante a iniciativa do Deputado Sebastião Arcanjo de promover esta Sessão Solene. É uma oportunidade que temos de falar para um público maior e dizer coisas positivas de Furnas. Infelizmente estamos passando por uma época em que as coisas negativas estão aparecendo na imprensa desde meados do ano passado.

Na verdade, Furnas não é isso. Furnas é muito mais do que isso. Furnas é uma empresa que deveria ser mais divulgada em termos das coisas positivas que tem. Mas as coisas positivas, muitas vezes, não dão manchete.

Vimos no filme o início de Furnas, que foi a construção da usina e das primeiras linhas de transmissão que chegaram em São Paulo. furnas foi sempre marcada por uma questão de pioneirismo, de desafios. Na época em que foi projetada ela era a maior terceira usina do mundo. Havia usinas no Brasil de pequeno e médio porte, com até 500 ou 600 megawatts, e Furnas passou a mil megawatts. A ela seguiram-se outras usinas, inclusive no Estado de São Paulo, como Jupiá e Ilha Solteira.

Quando Furnas começou, em 1964, a energia veio a São Paulo através de linhas de transmissão de 345 mil volts que não existiam no Brasil. Em poucos lugares havia. No Brasil não havia tensão nesse nível. Trezentos quilômetros de linhas já foi um desafio fazer. Houve o desafio de operar essa usina, treinando pessoal da região de Minas Gerais para operá-la bem como se fez. Furnas promoveu a primeira interligação regional, o embrião do sistema interligado nacional que foi fazendo linhas para Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Em 1969 já tínhamos Rio, Minas e São Paulo interligados através da Usina de Furnas. Esse aspecto pioneiro revelou-se também nos anos 70, quando construímos a Usina de Marimbondo e, pela primeira vez, usamos equipamentos de 500 mil volts que não existiam no Brasil. Ainda na década de 70 construímos a Usina de Itumbiara, uma grande usina em Goiás. Nos anos 80 fizemos a interligação com o Sul através de empreendimento pioneiro também, com linhas de 765 mil volts. Fizemos o Sistema de Correntes Contínuas, que traz energia de Itaipu para São Paulo, e o Sistema de 765 KW, que traz também energia para São Paulo e que se interliga com o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Essa é a base do Sistema Interligado Nacional. Mas não paramos aí. Nos Anos 90 fizemos a primeira Parceria Público-Privada para a construção da grande Usina Serra da Mesa e, com essa usina, começamos a caminhar na direção do Norte. Fomos até Gurupi e depois foi feita a interligação Norte-Sul.

Se hoje o Brasil está interligado nacionalmente - Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul -, foi não só pelo que fez, mas pelo que semeou em todo o país em termos de tecnologia e conhecimento para as outras empresas. Hoje temos 44 subestações, 10 usinas, 19 mil quilômetros de linha de transmissão. Vamos de Miracema, no Tocantins, a Manso, perto de Cuiabá, a Foz do Iguaçu, Curitiba, São Paulo, Rio, Belo Horizonte, fechamos um círculo grande de influência dentro do sistema Sudeste e Centro Oeste. Desenvolvemos tecnologias. Foi mostrado um laboratório de hidráulica feito à época do estudo de Furnas, temos esse laboratório para desenvolver uma série de outras usinas, inclusive de empresas privadas. Temos o laboratório de concreto em Goiânia, motivo de orgulho para todos do ramo. Temos uma série de inovações tecnológicas em centros de desenvolvimento que temos em Minas.

Esta é a empresa que nos orgulha, que nos une. Tenho muito orgulho de ter entrado nesta empresa em 1968 e hoje ser diretor. Temos sete mil empregados espalhados por todo o país. São pessoas que trabalham em turnos para manter a operação do sistema. Temos pessoas que mantêm todas as nossas subestações, que estudam todos os problemas, que planejam, que projetam. Temos uma tarefa grande de responsabilidade social, de projetos nas áreas próximas às nossas usinas, onde beneficiamos a população carente. Temos ações de preservação ambiental muito forte. Essa é a nossa empresa.

Essa empresa deveria ser motivo de orgulho nacional, respeito e carinho. Infelizmente, por denúncias que se mostram até agora infundadas, desde julho estamos passando por uma crise que tem abatido bastante os nossos empregados. Imaginem os senhores o que é trabalhar em turno e de manhã, ao sair, ver a manchete de que há uma gigante fraude em Furnas de centenas de milhões. Essa foi a denúncia que saiu na semana passada num jornal de São Paulo. Um relatório do TCU falava de um contrato fraudulento de 150 milhões de reais. Na verdade, era um contrato completamente irregular de 170. Mas o desmentido não sai na primeira página infelizmente. Estamos lutando contra isso. Hoje dentro de Furnas temos uma equipe de 10 auditores da CGU que vão passar a limpo tudo isso para que no ano que vem, na sessão dos 50 anos, já tenhamos a verdade restabelecida.

Se por acaso houve algum problema, que seja apurado, não temos nada contra. A nossa diretoria não é contra a apuração, mas quer ser tratada com justiça. Não podemos desmotivar o nosso pessoal. Temos de ser tratados com o respeito que uma empresa nacional desse porte merece.

Agradeço, mais uma vez, a oportunidade de termos espaço para poder esclarecer esse aspecto. Como disse, notícias positivas raramente aparecem na imprensa.

Agradecendo a presença de todos, peço o apoio dos senhores da imprensa a conhecerem mais Furnas. Estamos abertos a isso. Se essa empresa, que garante um suprimento forte no sistema Sudeste, vivesse de caixa dois, de desmando, não teria o desempenho que tem. A responsabilidade que temos é muito grande. Furnas é a espinha dorsal do sistema Sudeste, Centro Oeste, Sul e Norte, portanto, tem de ser tratada com muito respeito.

No ano que vem, esperamos ser convidados para a sessão dos 50 anos e vamos aparecer aqui já sem essas notícias ruins. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Convido os senhores a assistirem um vídeo atual da empresa.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de um vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CÂNDIDO VACCAREZZA - PT - A Presidência deseja anunciar as presenças do Sr. Gentil, do Sr. Alberto Valdivino, dirigentes do Sinergia; do Sr. Artur Risso e Deise, dirigentes do Sindicato dos Gasistas; do Sr. Benedito Tolentino Câmara, Diretor do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, e do Sr. José Roberto Lara, também Diretor do Sindicato.

Em nome da Presidência, substituindo o Deputado Sebastião Arcanjo, quero falar um pouco da empresa. Antes, porém, chegaram algumas justificativas, que quero destacar:

- Procurador-Geral de Justiça, Fernando José Marques: ”Impossibilitado de comparecer à sessão solene com a finalidade de homenagear os 49 anos de Furnas Centrais Elétricas, em 20 de março do corrente ano, às 10 horas, em virtude de compromisso anteriormente assumido, agradeço o convite formulado e apresento a V. Exas. meus cumprimentos pela realização.”

“Sirvo-me da presente para parabenizar V. Exas. pela realização da sessão solene em homenagear aos 49 anos de Furnas. Em virtude de compromisso previamente assumido, não poderei comparecer ao evento. Aceite antecipadamente protesto de estima e consideração. Deputado Carlos Neder”.

Ofício de Antonio Carlos Caruso: “Foi com imensa satisfação que recebemos o gentil convite para a participação da sessão solene em homenagem aos 49 anos de Furnas, Centrais Elétricas, a realizar-se no dia 20 do corrente.

Esta Presidência, em nome do colegiado, escusando-se pela involuntária ausência, parabeniza V. Exa. e o nobre Deputado Sebastião Arcanjo pela iniciativa, desejando desde já que o evento seja coroado de pleno êxito.

Aproveitamos a oportunidade para renovar protesto de respeito e consideração. Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.”

Atendendo à determinação do Sr. Secretário de Estado, Dr. Luiz Roberto Barradas, agradeço em nome de S. Exa., e envio de convite para a participação da Sessão Solene, com a finalidade de homenagear os 49 anos de Furnas. Sua Excelência lamenta que compromissos anteriormente assumidos e inadiáveis impeçam a presença no evento. Assinado pela Sra. Vanessa Silva Pinto em nome do Secretário Luiz Roberto Barradas Barata, Secretário da Saúde.

O Deputado Sebastião Arcanjo pede para que seja informado a todos que será realizada uma campanha de conscientização contra o racismo, inédita, que terá início amanhã, às 10 horas e 30 minutos, que é uma parceria entre a Frente Parlamentar de Defesa pela Igualdade Racial, coordenada pelo Deputado Sebastião Arcanjo, e a Comgas, Companhia de Gás de São Paulo. Essa campanha, inédita, será citada pelo Comgas em todas as faturas de seus 490 mil clientes com a seguinte frase: “Só há cidadania com igualdade racial.” O Deputado Sebastião Arcanjo pede a todos que prestem atenção e ajudem a divulgar, para acontecer outras iniciativas desse tipo em outras empresas.

Gostaria de cumprimentar a todos os presentes da Mesa e dizer que, em nome do Deputado Sebastião Arcanjo, considero essa homenagem uma ação positiva da Assembléia. Estamos, além dos presentes, sendo acompanhados pelos telespectadores da TV Assembléia. Esta sessão será reapresentada em outros horários para que a homenagem a Furnas não termine com essa sessão.

Furnas Centrais Elétricas foi criada 1957. Hoje está presente no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Paraná, garantindo o fornecimento de energia elétrica em uma região onde estão situados 51% dos domicílios brasileiros e que responde por 65% do PIB brasileiro. Também comercializa a energia produzida por outras geradoras no país. A Empresa participa com 130 mil MWh/ano, ou 43% do mercado total de energia no Brasil.

É responsável pela transmissão da maior parte da energia gerada pela Usina de Itaipu. Entre os empreendimentos construídos e operados por Furnas, destaca-se o Sistema de Transmissão da Usina de Itaipu, integrado por cinco linhas de transmissão, que cruzam 900 km desde o estado do Paraná até São Paulo.

Além de suas instalações de geração e transmissão, e possuir excelência em engenharia civil, Furnas domina tecnologias associadas a sistemas de supervisão e controle digital, centrais telefônicas computadorizadas e sistema de microondas para transmissão de dados.

Com seu principal patrimônio, o experiente e altamente capacitado quadro de aproximadamente 4.000 trabalhadores, Furnas também presta consultoria a empresas nacionais e estrangeiras e tem como atribuições o desenvolvimento de pesquisas na área de engenharia civil e controle tecnológico de qualidade das diversas fases das obras de geração e transmissão.

Furnas tem investido em ações de parceria com a comunidade. Possui 35 programas de alfabetização e capacitação profissional para jovens e adultos, que beneficiam diretamente quase 7 mil pessoas. Investe na implantação de hortas orgânicas para incrementar o valor nutricional das refeições diárias de milhares de pessoas.

Programa Luz Para Todos

Fumas é responsável pela Coordenação na Região Sudeste e em de um dos mais importantes Programa Federais de inclusão social e de fomento ao desenvolvimento econômico, o Programa Luz Para Todos. Em São Paulo este programa já atendeu 23.084 domicílios, ou seja, 61,65% dos 37.441 contratos firmados entre a Eletrobrás e o Estado com um custo total aproximado de R$ 132 milhões. Desse montante, 75% é dinheiro proveniente do Governo Federal, 15% das concessionárias e 10% do Governo Estadual, que até o momento não repassou nenhum centavo para o programa.

Infelizmente não há compreensão do Governador Geraldo Alckmin para a importância desse trabalho.

Antes de terminar o meu pronunciamento, como estamos aqui numa homenagem a Furnas e todos os oradores falaram da importância da conscientização do povo brasileiro contra aquela sanha privatista que vivemos no passado, quero falar de uma empresa paulista importante, a CTEEP, em que o Deputado Tiãozinho e eu tivemos um papel, mais ele do que eu, de coordenação dos Deputados para impedir a privatização.

Hoje os jornais divulgam o balanço dessa companhia. Nesse balanço temos um bilhão e 200 mil de receita bruta para um lucro líquido de 468 milhões. Imaginem as senhoras e senhores que a CTEEP é uma empresa enxuta que está ajudando o país e que mesmo no paraíso do capitalismo, que são os Estados Unidos, o fundamental da energia não é privatizado. E foi uma luta importante aqui da Assembléia de impedir o processo de privatização da CTEEP e só conseguimos graças a ações judiciais que ainda não estão concluídas. E aproveito esta sessão solene para manifestar um protesto pela tentativa de privatização da CTEEP que está em curso pelo Governo do Estado de São Paulo.

Esgotado o objeto da presente sessão, finalizo, agradecendo a presença de todos, e mais uma vez dizendo para todos vocês que o Deputado Sebastião Arcanjo me pediu pessoalmente para cumprimentar cada um dos presentes e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, para agradecer à população que está nos assistindo e para falar que a sua ausência nesta sessão se deveu por assunto pessoal, positivo para sua vida que é o nascimento de seu filho, mas que sua alma e seu coração estão presentes nesta homenagem a Furnas.

Quero convidar a todos para um café para comemorarmos os 49 anos de Furnas.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 42 minutos.

 

* * *