http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

18[L1]  DE ABRIL DE 2011

005ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM OS “SESSENTA ANOS DE LUTA E CONQUISTAS DO SINDICATO DOS EMPREGADOS DE CLUBE ESPORTIVOS E DE FEDERAÇÕES, CONFEDERAÇÕES E ACADEMIAS ESPORTIVAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - SINDESPORTE”.

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os "Sessenta anos de lutas e conquistas do Sindicato dos Empregados de Clubes Esportivos e de Federações, Confederações e Academias esportivas no Estado de São Paulo". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Faz histórico da vida do Presidente do Sindesporte, Jachson Sena Marques. Destaca o conhecimento que o homenageado possui de sua categoria.

 

002 - CEZAR ROBERTO LEÃO GRANIERI

Presidente do Sindiclube, cumprimenta os presentes. Informa que a entidade que preside tem por fim a representação de diversos clubes esportivos. Fala da relação de amizade existente entre o Sindiclube e o Sindesporte.

 

003 - JOSÉ CALIXTO RAMOS

Presidente da Nova Central, saúda os presentes. Comenta a importância desta homenagem para o Sindicato. Destaca os méritos do Sindesporte. Dá conhecimento da dificuldades enfrentadas pela entidade em sua origem. Informa que a atividade fim dos membros é levar cultura e lazer à população.

 

004 - Presidente EDSON FERRARINI

Enaltece a importância do Sindesporte para o fortalecimento do esporte no País. Cita vantagens oferecidas aos filiados. Informa que deve interceder pelo sindicato junto ao Governo Estadual. Divulga seu trabalho realizado no intuito de combater o consumo de drogas.

 

005 - JACHSON SENA MARQUES

Presidente do Sindesporte, agradece ao Deputado Edson Ferrarini pela homenagem e pelo trabalho realizado. Informa que este sindicato representa mais de 60 mil trabalhadores. Destaca a quantidade de serviços oferecidos aos associados. Fala do trabalho que o Sindesporte deve realizar para o sucesso da realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil. Dá conhecimento de conquistas obtidas pelo sindicato para os trabalhadores por ele representados. Faz agradecimentos gerais. Entrega placa e camiseta comemorativa ao Deputado Edson Ferrarini. Faz menção à palestra que o Deputado deve ministrar ao Sindesporte, sobre o tema das drogas. Entrega camisetas comemorativas às autoridades que mencionou.

 

006 - Presidente EDSON FERRARINI

Considera diferenciado o trabalho realizado pelo Sindesporte. Diz que, dia 17 de janeiro, data de fundação deste sindicato, será considerado oficialmente o Dia do Trabalhador de Entidades Esportivas. Enaltece o número de trabalhadores representados pela entidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito bom-dia a todos os senhores e senhoras. Nós estamos iniciando esta sessão solene com a finalidade de homenagearmos os “Sessenta anos de luta e conquistas do Sindicato dos Empregados de Clube Esportivos e de Federações, Confederações e Academias Esportivas do Estado de São Paulo - Sindesporte”.

O Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, por minha solicitação, Deputado Edson Ferrarini, convocou esta sessão solene. Estamos aqui reunidos para fazer justiça, para dizer aos senhores que o trabalho de vocês é muito meritório e, aqui, na maior Assembleia Legislativa do Brasil, a Assembleia Legislativa de São Paulo, os senhores estarão sendo homenageados a partir de agora.

Eu queria que os senhores aplaudissem este homem que está à minha direita, o senhor Jachson Sena Marques, que é o Presidente do Sindesporte. (Palmas.)

Queria também que vocês aplaudissem o senhor José Calixto Ramos, Presidente da Nova Central. (Palmas.)

Queria também o aplauso de vocês para a senhora Doris Giannetti, aqui representando os trabalhadores, sócia mais antiga do Sindesporte desde 1963, e que trabalha na Federação Paulista de Futebol. (Palmas.)

Queria também cumprimentar o senhor Cezar Roberto Leão Granieri que é o Presidente do SindiClube que está aqui do nosso lado também. (Palmas.)

É exatamente por isso que nós estamos aqui reunidos com a anuência do Presidente da Assembleia Legislativa e por solicitação deste Deputado para homenagear os 60 anos de lutas e conquistas do Sindesporte. Vamos iniciar esta solenidade e convido a todos para ouvirmos, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

-É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Ao meu lado está o senhor Presidente Jachson Sena Marques. Imagino que ele já foi alvo de muitas homenagens através do sindicato, mas eu estava imaginando agora o que é o coração de alguém que veio lá do Nordeste como migrante, que veio lá da Bahia. Estava imaginando nesse momento a sua mãe dona Dulce, imaginando o seu pai Agenor Souza Sena, imaginando os irmãos, a família dele, o Ademilson, o Gerson, o Djalma, o Jachson, a Beatriz, o Edson falecido, que foi contador do Clube Atlético Juventus. Mas eu imaginava ele viajando de “pau de arara”, vindo lá daquela dificuldade, imaginava ele chegando aqui sem ter onde morar, sem ter onde ficar. E de repente esse homem vai literalmente morar embaixo das arquibancadas lá da Rua Javari, do Clube Atlético Juventus. Sua mãe e seu pai estão no céu, mas certamente estão aqui presentes nesta sessão. A homenagem também é pela luta que ele fez, pela luta, e pela vontade que ele tem. Homenageamos também a esposa dona Dulcimar, os filhos Peterson e Vanessa, que certamente têm muito orgulho do pai.

Eu, que participo nesta Casa, a Assembleia Legislativa, de muitas atividades, poucas vezes pude homenagear um representante que conhece tão bem a sua categoria. É isso que faz a diferença do Sindesporte: alguém que literalmente veio lá debaixo, e que foi percorrendo com galhardia a sua luta sindical. Esse compromisso com o social do funcionário estava no sangue do Jachson. E isso tudo está demonstrado lá na luta pelo Sindesporte, na fundação da Nova Central Sindical.

E o importante nesse Sindicato, é que ele é um sindicato de resultados, que os senhores podem se orgulhar.

Concedo a palavra ao senhor Cezar Roberto Leão Granieri, Presidente do SindiClube. Vamos aplaudir então o senhor Cezar Roberto Leão Granieri. (Palmas.)

 

O SR. CEZAR ROBERTO LEÃO GRANIERI - Muito obrigado. Deputado Edson Ferrarini, senhor Jachson Sena Marques, em nome dos senhores eu queria cumprimentar todos os presentes, os membros da Mesa, o senhor Sérgio Luiz Machado e o senhor Elpídio Ribeiros dos Santos Filho. Cumprimento-os em nome dos dirigentes do Sindesporte.

Quero dizer para os senhores que é um momento de muita honra e muito orgulho eu estar presente aqui. Presido o SindiClube, que é o Sindicato Patronal, é o outro lado do Sindicato dos Clubes. Posso dizer aos senhores com muita alegria e muita honra que temos uma missão. A grande missão do nosso Sindicato é a negociação do dissídio coletivo, e que esses 25 anos da nossa existência, e 60 anos da existência do Sindesporte sempre procuramos o equilíbrio. É muito normal que se diga que o equilíbrio nessa relação é o mais importante. E isso nós temos conseguido, Deputado Edson Ferrarini, ao longo desse tempo todo que isso acontece, e é muito importante.

Senhor Presidente Jachson Sena Marques, nesse momento em que estão completando 60 anos, gostaria de cumprimentá-los. Nós temos uma relação em que o funcionário de clube tem o contato direto com o associado dos clubes, o que é muito importante. Temos muito orgulho de termos essa relação de qualidade com o Sindesporte.

Assim, mais uma vez parabenizo a direção do Sindesporte, parabenizo todos os funcionários de clubes. Estamos muito honrados e muito orgulhosos de estarmos nessa cerimônia. O meu abraço aos 3.583 clubes do Estado de São Paulo, ao senhor Presidente e a toda direção do Sindesporte, assim como a todos os funcionários dos clubes. Muito obrigado pela oportunidade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado a você, senhor Cezar Roberto Leão Granieri.

Eu queria cumprimentar também o senhor Aléssio Gamberini Júnior, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação representando o prefeito de São Paulo senhor Gilberto Kassab. Queria também cumprimentar o senhor José Bonifácio de Melo, diretor executivo do Sinthoresp. Queria cumprimentar o senhor Luiz Gonçalves, Presidente da Nova Central de São Paulo. Queria cumprimentar o senhor Sérgio Luiz Machado, diretor-tesoureiro do Sindesporte. Queria cumprimentar os diretores do Sindesporte: senhor Benedito Aparecido da Silva, senhor José Eudes Ferreira da Silva, senhor Luiz Muniz de Souza, senhora Rita Helena de Castro, diretora-fiscal do Sindesporte, senhora Mariza Alves dos Santos, senhor Wagner de Oliveira Santos, senhor Marcos Antonio Petricioni, senhor Antonio de Pádua Camargo Salles, senhor Wagner Carniato, senhor David José Costa, senhor Marcos Alberto Correa, e o senhor Sérgio Luiz Machado. (Palmas.)

Aqueles que trouxeram fã clube podem aplaudir à vontade. (Palmas.)

E quero cumprimentar também o senhor João Franzin, e o senhor Robson Gazzola da Agência Sindical e TV Aberta.

Realmente estamos aqui homenageando os senhores que poderão sair daqui fortalecidos, porque como eu dizia, é um Sindicato de resultados. O importante e o que me chamou muita a atenção no Sindesporte é que o principal objetivo é o associado. É l o seu bem estar físico, social, psicológico, é a meta do Sindicato. Por esta razão é que os senhores merecem essa homenagem sem dúvida alguma. Saúde e respeito à vida é entendido como um direito do associado.

Concedo a palavra ao senhor José Calixto Ramos, Presidente da Nova Central. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ CALIXTO RAMOS - Nobre Deputado Edson Ferrarini, Presidente desta Sessão Solene, meu companheiro Jachson Sena Marques, Presidente do Sindesporte, companheiro Cezar Roberto Leão Granieri, Presidente do Sindicato dos Clubes, meus caros companheiros diretores, demais deputados, assessores, companheiras e companheiros, este dia para a Nova Central Sindical de Trabalhadores é um dia de significativa importância. É um dia em que a Assembleia Legislativa do grande Estado de São Paulo presta uma homenagem a todos os seus integrantes. É um momento de muita satisfação, porque não é sempre que as autoridades, especialmente do porte desta Assembleia Legislativa, levam em conta os feitos das entidades sindicais.

Porém, como todos ouviram e foi dito pelo nobre Presidente, este Sindicato mereceu uma atenção toda especial a ponto de a própria Assembleia Legislativa designar em votação o dia 17 de janeiro como o dia em que se comemora exatamente este Sindicato.

São 60 anos de existência. Quem sabe à época havia a dificuldade que os primeiros Presidentes encontraram para organizar essa importante categoria profissional. Foi dito aqui - parecendo até paradoxal, companheiro Jachson – que em seus primeiros dias houve dificuldades incalculáveis, e hoje esta Casa comemora exatamente os 60 anos de organização do Sindicato, que o senhor sabiamente dirige juntamente com os seus pares de diretoria.

Este dia também é muito importante porque o peso dessa categoria profissional na Nova Central Sindical de Trabalhadores é significativo. Trata-se de uma categoria que não produz máquina, não vende no comércio, mas é uma categoria que organiza e traz para o contentamento da sociedade o lazer, o esporte, a diversão, o entretenimento. E lazer, esporte e diversão é cultura. Esse Sindicato realmente trabalha em prol da cultura, que é o esporte brasileiro.

Eu queria, senhor Presidente, agradecer pela oportunidade de estar aqui nos manifestando humildemente também. E agradeço ao Jachson o convite feito a Nova Central Sindical de Trabalhadores. Vim de Brasília para especialmente saudá-los, trazer as nossas maiores congratulações, trazer os nossos mais efusivos parabéns pelo dia e por esta data que agora se comemora. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, senhor José Calixto Ramos.

Eu também queria citar a presença do senhor Ariovaldo Moacir Neves, Presidente da Associação dos Clubes da Região Metropolitana da Baixada Santista, do senhor Lamberto Larrea Lopez, Presidente do Clube 2004 de Santos, do senhor Aloysio Raphael Cattani, advogado, do senhor Elpídio Ribeiro dos Santos Filho, assessor da Presidência. Queria cumprimentar o senhor Antonio de Freitas Pereira, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil de São Paulo, o senhor Hélio Poiane, representando o Clube Athlético Paulistano, o doutor Walter Piccino, advogado do SindiClube, o senhor Orisson Melo, Presidente do Sindicato dos Aeroviários.

O Sindesporte é homenageado todos os dias. Se perguntar a cada um dos senhores o que os senhores fazem, os senhores podem dizer: “Eu colaboro para que o esporte brasileiro seja cada vez maior.” Essa é a função de cada um dos senhores, seja lá onde for, seja qual for a função, seja qual for a sua atividade. Quando alguém lhe perguntar: o que você faz? Você pode encher o peito e dizer: “Eu ajudo a transformar o Brasil num dos maiores centros esportivos do mundo.”

Então se nós temos Olimpíada, se nós temos Copa do Mundo, se nós temos tudo isso, o herói é o senhor. O senhor é o herói anônimo que permite que todo aquele espetáculo possa acontecer. Por esta razão a homenagem absolutamente dedicada aos senhores.

É por isso que estamos aqui, eu fiz questão, e o senhor Presidente Jachson Sena Marques, da mesma forma teve essa intenção. Porque o Sindesporte é uma entidade sindical de empregados com a finalidade de estudo, coordenação, orientação, proteção, representação e defesa legal de todos os empregados de todas as entidades esportivas. A cobertura, o leque de cobertura do Sindesporte é muito grande. Todas as entidades esportivas estão aqui representadas sem exceção.

O que procura o Sindesporte? Procura proporcionar um bom atendimento aos associados. Para isso mantém convênio com clínicas médicas, odontológicas, clubes de férias, visando promover sempre o bem estar do seu associado. Essa é a função do Presidente Jachson e de toda a sua diretoria. O Sindesporte também oferece aos sócios excursão gratuita, e a preços módicos nos seus momentos de lazer.

A íntegra desta Sessão Solene irá ao ar agora no sábado, dia 23, às 21 horas, pela TV Assembleia, pela TVA canal 66, pela NET canal 7, e pela TV Digital canal 61.2. Estou passando um papel para os senhores colocarem nome e endereço, para eu enviar aos senhores a lei que vai criar o Dia do Trabalhador de Entidades Esportivas, a lei que vai homenageá-los e, se conseguirmos, talvez uma cópia desta sessão para que os senhores possam assistir lá na sua TV. Então se os senhores preencherem este papel com carinho e colocarem o endereço da sua residência com letra de forma, legível, eu terei muito prazer em mandar tudo isso para os senhores, para que estejamos cada vez mais juntos.

Eu disse ao Presidente Jachson Sena Marques que ele não tem aqui um coronel, ele tem aqui um soldado a serviço do Sindesporte, alguém que se for preciso vou a ponta da cruz para que fique mais leve. Mas cruz é para quem faz um trabalho sobre a forma de sacrifício, ele não. A diretoria do Sindesporte é uma diretoria feliz, ela é uma diretoria de resultados, por isso é fácil. Por isso eu estou homenageando o senhor. E essa é a primeira das muitas homenagens que nós vamos fazer. Todas as necessidades da entidade, aquilo que precisar, o apoio do governo do Estado de São Paulo, eu vou estar ao lado dos senhores. (Palmas.)

Tudo aquilo que for necessário, os senhores vão poder contar com um amigo. No meu site, os senhores terão toda a informação. Eu quero mandar aos senhores também um material sobre drogas, que é o meu trabalho de 39 anos como psicólogo tratando de pessoas. Tenho como pacientes muitas pessoas ligadas ao esporte, até atletas famosos, porque a droga passa muito pela curiosidade e desinformação das pessoas. Senhor Presidente, talvez a gente vá editar um livro do Sindesporte para que os senhores possam, seja em que lugar for, lá no sítio, lá longe, fazer a divulgação e a prevenção contra as drogas.

É na pessoa do nosso Presidente Jachson Sena Marques que eu estou homenageando todos os senhores, que entraram aqui como funcionários. Agora estamos de mãos dadas, e os senhores representam muito mais do que isso, os senhores não são funcionários, os senhores representam o esporte brasileiro. São os senhores que dão a infraestrutura para que o Brasil seja cada vez maior.

Vamos ouvir agora o Presidente Jachson Sena Marques. (Palmas.)

 

O SR. JACHSON SENA MARQUES – Bom-dia, e obrigado a todos os presentes.

Quero aqui saudar primeiramente os componentes da Mesa. Receba meu abraço e a minha gratidão a associada senhora Doris Giannetti, a sócia mais antiga do Sindesporte, e que hoje nesta solenidade, representa todos vocês, trabalhadores em clubes esportivos, Federação, Confederações do Estado de São Paulo.

Meu abraço fraterno ao companheiro José Calixto Ramos, Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores.

Meus agradecimentos ao Presidente da entidade patronal SindiClube Cezar Roberto Leão Granieri, que também nos prestigia nesta Mesa.

Receba por fim, o abraço amigo e os nossos agradecimentos em nome de toda nossa diretoria e de toda nossa categoria o nobre Deputado Edson Ferrarini, responsável por esta histórica solenidade no dia 18 de abril, e também pelo excelente trabalho educativo com relação ao problema social das drogas.

Quero dizer que é uma grande honra para o nosso Sindicato receber aqui hoje, neste plenário da valorosa Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo esta homenagem pelos 60 anos de fundação do Sindesporte.

Também gostaria de agradecer ao meu lado direito toda a nossa diretoria aqui presente neste ato nos prestigiando, assim como o companheiro doutor Elpídio Ribeiro dos Santos, o doutor Walter Piccino, que está aí na plateia, o senhor Luizinho da Nova Central Sindical, Presidente da Nova Central Sindical do Estado de São Paulo, e também o doutor Hélio Poiane, nosso grande amigo, e também uma pessoa que está sempre ao lado dos trabalhadores, uma grande liderança.

Também gostaria de agradecer a presença do doutor Marano, nosso mestre, médico, nosso palestrante. Também agradeço a presença do doutor Aloysio Raphael Cattani, advogado brilhante, nosso amigo que também fará palestras no segundo semestre nos 60 anos de festejos do Sindesporte. Ao senhor Antonio Carlos Xavier, nosso ex-diretor e amigo, queria dar aquele abraço assim como aos meus filhos Vanessa e Peterson, e minha companheira Maria Emilia Monte.

É uma honra receber a homenagem por meio de um parlamentar tão respeitado e trabalhador quanto o amigo Deputado Edson Ferrarini, que, generosamente, tomou a iniciativa de fazer do dia 17 de janeiro o dia oficial do trabalhador em entidades esportivas.

Nosso Sindicato é uma entidade um pouco diferente. Afinal, somos o órgão de classe de um tipo de trabalhador muito especial, do trabalhador que se empenha, dia e noite, em todos os rincões paulistas para assegurar lazer, descontração e entretenimento de qualidades aos usuários dos milhares de clubes e academias.

Vale dizer que o nosso Sindicato representa 60 mil trabalhadores de 7.100 entidades esportivas em nosso Estado. Uma das marcas do Sindesporte é a ampla gama de assistência e serviços prestados à categoria. Destacamos a assistência médica e odontológica, o atendimento psicológico, oftalmológico, as campanhas preventivas na área da saúde, e as cirurgias de catarata gratuitas, bolsa-emprego, orientação jurídica nas áreas trabalhista e civil, além de convênios com diversas clínicas e laboratórios. Na parte de lazer, realizamos campeonatos de futebol society, campeonato de truco, excursões à praia, jogos às sextas-feiras, passeios da Terceira Idade, que já está indo agora para a sexta edição.

O Sindesporte mantém convênios com faculdade e universidades que oferecem descontos em cursos de graduação.

E também é oportuno realçar que o Sindesporte tem presença efetiva em todo o Estado de São Paulo. Possui uma sede própria na capital e nove regionais. Ainda este ano vamos abrir mais duas regionais nas cidades de Sorocaba e Araçatuba.

Tenho certeza que nesta data especial, todos os trabalhadores podem se sentir reconhecidos, valorizados e homenageados por esta Casa das Leis do povo paulista.

Somos um país em que, apesar dos avanços recentes ainda persistem enormes diferenças sociais e preconceito de classe. Portanto, esta homenagem representa mais um passo avante no sentido de valorizar o trabalho, num mundo em que o capital é praticamente dono de todos os privilégios.

Eu penso que uma homenagem como esta, ressalvado seu caráter festivo, marca um aumento da nossa responsabilidade como dirigente sindical. O reconhecimento oficial, cravando uma data também oficial do Dia do Trabalhador em Entidades Esportivas, quer dizer que precisamos ser, doravante, e cada vez mais, dirigentes ativos e perseverantes na luta pela valorização dos profissionais de nosso setor e pela ampliação das conquistas da nossa valorosa categoria profissional.

Os trabalhadores do nosso segmento, que diariamente mostram seu valor, terão sua importância ainda mais realçada com a realização em nosso país das Olimpíadas e da Copa do Mundo, eventos esses que, pelo seu porte, requerem muito trabalho e qualificação.

O Sindesporte foi um dos pioneiros na formação do Fórum Nacional dos Trabalhadores e também na criação da Nova Central Sindical de Trabalhadores. Recentemente teve efetiva participação na Conferência Nacional pelo fim das práticas Anti-sindicais no Brasil e na Conclat – Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. Temos atuado em diversos movimentos e atos público em São Paulo, e em Brasília, na Câmara e no Senado, sempre em defesa pela manutenção dos direitos dos trabalhadores, pelo fim do fator previdenciário, pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e pela revisão da tabela do Imposto de Renda.

Estivemos em Brasília no gabinete do senador Paulo Paim, Presidente em exercício do Senado, entregando um manifesto contra a flexibilização das leis trabalhistas e a manutenção do Artigo 8º da Constituição.

Portanto, ao concluir este pronunciamento, eu o faço com alegria no coração, ainda mais compenetrado na responsabilidade pelo exercício do mandato sindical. E sei que esse também é o sentimento de toda a diretoria do nosso Sindicato, porque somos um grupo coeso e irmanado pelos mesmos ideais.

Agradeço a Agência Sindical, e a TV Aberta nas pessoas do senhor João Franzin jornalista e do senhor Robson Gazzola, e aos nossos diretores senhor Sérgio Luiz Machado, senhor Wagner Carniato e senhor Marcos Petricioni, pela coordenação e organização deste evento. Ao ensejo, eu não poderia deixar de agradecer as caravanas do interior e aos trabalhadores de diversos clubes presentes.

Por fim, agradeço a cada funcionário do Sindesporte, que, diariamente, honra nossas cores e nossos ideais em todo o território paulista, prestando o melhor serviço aos trabalhadores representados. Mais uma vez, muito obrigado, felicidade a todos. Parabéns a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Parabéns nobre deputado e amigo Edson Ferrarini. E parabéns trabalhador e trabalhadora da nossa categoria. Obrigado. (Palmas.).

Deputado, ainda tem mais. Neste momento em nome da nossa diretoria eu quero prestar a justa homenagem ao deputado Edson Ferrarini, em reconhecimento a sua atuação em prol de nossa categoria e por seu destacado trabalho educativo com relação ao problema social das drogas. Então queria fazer a entrega ao Deputado de uma placa comemorativa dos 60 anos, e desse trabalho brilhante que ele faz com os nossos jovens, com a nossa família. (Palmas.).

 

* * *

 

-É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - O orgulho é meu em receber esta placa, em que está escrito: “A diretoria do Sindicato dos Empregados de Clubes Esportivos, Federações, Confederações e Academia Esportivas do Estado de São Paulo, presta justa homenagem ao excelentíssimo Deputado estadual coronel Edson Ferrarini em reconhecimento da sua atuação em prol da nossa categoria, e por seu destacado trabalho educativo com relação ao problema social das drogas”.

Isto vai ficar orgulhosamente no meu gabinete e vou divulgar o mais que eu posso, e fará parte do meu currículo ter recebido esta homenagem aqui também. (Palmas.)

 

O SR. JACHSON SENA MARQUES – Pessoal, eu ainda tenho uma segunda homenagem. Quero passar para o Deputado coronel Edson Ferrarini uma camiseta comemorativa dos 60 anos do Sindesporte. Coronel, por favor.

 

* * *

 

-É feita a entrega da camiseta comemorativa.

 

* * *

 

O SR. JACHSON SENA MARQUES - Pessoal, eu só queria aproveitar a oportunidade, já que o Deputado coronel Edson Ferrarini falou que a Casa é nossa, é a Casa do Povo. Eu gostaria de comunicar que brevemente vocês receberão uma programação dos festejos do segundo semestre referente aos 60 anos. E nesses festejos que nós faremos, que será o ano todo de campeonato, palestras, uma série de excursões, também teremos uma palestra do Deputado coronel Edson Ferrarini, na qual ele vai falar sobre o assunto que ele mais entende na vida, que é sobre as drogas, sobre os malefícios que a droga faz com os nossos filhos, com os nossos jovens, e pais. Então futuramente iremos divulgar e gostaríamos que todos vocês estivessem presentes nesta palestra. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Gostaria também de passar uma camiseta de 60 anos para o nosso Presidente da Central, que gentilmente veio de Brasília a toque de caixa, tinha uma série de reuniões marcadas, mas ao chamamento nosso, de vocês, ele veio para São Paulo. Então queria agradecer também e prestar essa homenagem para ele, senhor José Calixto Ramos. (Palmas.)

 

* * *

 

-É feita a entrega da camiseta comemorativa.

 

* * *

 

O SR. JACHSON SENA MARQUES - Gostaria também de passar às mãos do nosso querido senhor Betinho, ex-Presidente do Clube Pinheiros e Presidente do SindiClube - um homem que tem tido uma paciência terrível com a gente, amigo, todos nós gostamos dele, e para nós é uma honra tê-lo aqui - a camiseta comemorativa dos 60 anos do Sindesporte. (Palmas.)

 

* * *

 

-É feita a entrega da camiseta comemorativa.

 

* * *

 

O SR. JACHSON SENA MARQUES - Também gostaria de chamar o Presidente da Nova Central Sindical – São Paulo, o senhor Luizinho, para também fazer a entrega da camiseta comemorativa dos 60 anos, e agradecer a presença que prestigia essa nossa solenidade. (Palmas.)

 

* * *

 

-É feita a entrega da camiseta comemorativa.

 

* * *

 

O SR. JACHSON SENA MARQUES – Agora, juro que é para finalizar mesmo, eu gostaria de passar às mãos da senhora Doris Giannetti uma camiseta comemorativa dos 60 anos, representando a todos os trabalhadores de clubes esportivos do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

-É feita a entrega da camiseta comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nós estamos vendo a importância desse Sindicato nesses seus 60 anos de dedicação plena, total e exclusiva aos sindicalismo. E nós estamos vendo que a luta do Presidente Jachson Sena Marques pela dignidade humana é muito grande. No ano de 2010 foram atendidas 40.098 pessoas entre sócios e dependentes. Foram 1.920 consultas no departamento médico, 838 exames clínicos pagos pelo Sindesporte, 1.340 atendimentos de campanhas. Isso tudo faz com que o Sindesporte seja um Sindicato diferenciado de tudo o que se vê por aí. É um trabalho que eu tenho orgulho de tê-los homenageados, eu me alistei como um soldado a serviço de vocês.

Queria dizer aos senhores que eu vou enviar para a casa de cada um dos senhores o projeto que vai valorizá-los. O dia 17 de janeiro, o dia de fundação do Sindesporte é que ficou instituído o Dia do Trabalhador em Entidades Esportivas.

Lembrando que se nós vamos ter os dois eventos internacionais, as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol, os senhores são responsáveis. Eles podem ter os estádios principais, mas os senhores poderão estar presentes nos 645 municípios de São Paulo, lá no clube que os senhores estão cuidando.

E esses resultados excepcionais são fruto de um conjunto de esforços de atletas, técnicos, dirigentes esportivos e funcionários de todos os escalões que dão suporte ao cotidiano de treinos, competição e constituem a comunidade ligada ao esporte.

É o anônimo que constrói. O Sindesporte, que completa 60 anos no dia 17 de janeiro, representa 60 mil trabalhadores de 7.100 entidades, o tamanho do Sindesporte é enorme. A oficialização do dia 17 de janeiro como o Dia do Trabalhador em Entidades Esportivas no Estado é um modo de fazer justiça aos senhores, cujo trabalho semeia cidadania, promoção social para milhões de pessoas que praticam esporte neste Estado.

No sábado agora os senhores vão poder assistir esta sessão na íntegra, às 21 horas pela TV Assembleia. Na TVA é no canal 66, na NET é no canal 7, e na TV Digital é no canal 61.2.

Eu queria dizer também aos senhores que tive o orgulho de homenagear essa luta, esse Sindicato de resultados. O senhor é o mais importante para o Sindicato. A diretoria tem o seu mérito, o seu valor, mas todos eles não perdem de vista a sua atividade-fim que são os senhores. Poucas vezes eu conheci um Sindicato com tanta determinação, com tanto envolvimento, e com tanta organização. Orgulhosamente vocês podem encher o seu peito e dizer: “Sou um associado do Sindesporte com 60 anos de lutas e conquistas.” (Palmas.)

Antes de encerrarmos, eu queria que todos os senhores, de pé, aplaudissem o nosso Presidente, aplaudir o nosso Sindicato. Esse aplauso é para os senhores. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, eu a dou por encerrada. Agradeço a todos os funcionários da Assembleia Legislativa que me deram suporte para que eu pudesse aqui estar.

Fiquem com Deus e felicidades a todos os senhores. (Palmas.)

 

* * *

 

-Encerra-se a sessão às 11 horas e 30 minutos.

 

* * *

 


 [L1]