http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

09 DE MARÇO DE 2012

005ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DAS FILHAS DE JÓ”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia das Filhas De Jó". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia oportunamente. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Enaltece a juventude sadia, com princípios sólidos das "Filhas de Jó". Destaca os ensinamentos da ética, da moral e da virtude, a serviço de seus pais e semelhantes. Elogia o trabalho desenvolvido pelas integrantes. Faz histórico sobre o surgimento da Ordem Internacional das "Filhas de Jó", em 1920, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Destaca os princípios filosóficos da entidade, a prática da fraternidade para iniciantes que vão dos 10 aos 20 anos. Cita os ensinamentos bíblicos que norteiam a entidade. Lembra as provações e os desafios a Jó e suas três filhas, Fé, Pureza e Triunfo, as "mulheres mais justas de toda a Terra". Informa que a Ordem está presente no Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas e Brasil.

 

002 - LÍVIA OSÓRIO DA FONSECA ROCHA TAVARES

Miss Filha de Jó do Estado de São Paulo, faz explanação sobre a função, os motivos que a levaram a buscar atingir esta meta dentro da Ordem e o sentimento como Miss "Filha de Jó". Agradece aos tios e tias pelo aprendizado recebido. Louva as amizades e as campanhas filantrópicas desenvolvidas. Destaca as missões das quais participou em diferentes cidades brasileiras. Cita o amadurecimento pessoal adquirido e a campanha de sua gestão pela doação de sangue.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Faz citação sobre versos do "Hino Nacional Brasileiro".

 

004 - LUCIANA GARCIA GANDINI

Past Honorável Rainha do Bethel 16, Encanto e Sabedoria, de Itápolis e atual Honorável Rainha do Bethel 19 ADLA - Amor, Dedicação, Liberdade e Amizade, de Campinas, fala sobre a importância da Ordem na vida de uma integrante ativa. Recorda a sua iniciação como "Filha de Jó". Cita sua honra em representar as demais irmãs. Elogia o trabalho desenvolvido pelas integrantes. Enaltece o amor na ajuda ao próximo e a experiência adquirida. Louva os princípios da paciência e da fé inabalável.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre as "Filhas de Jó".

 

006 - ALINE CATALANO DE MARINS

Past Honorável Rainha e Membro de Maioridade do Bethel 3 Estrelas, de Ibitinga, fala sobre a importância do membro da maioridade para a Ordem e da Ordem para a maioridade.

 

007 - ANDRÉA MARIA ACERBI CARAM FERNANDES

Past Guardiã do Bethel 18, Stella Solaris, de São José do Rio Pardo, fala sobre a importância do Conselho Guardião para a Ordem Internacional das "Filhas de Jó". Comenta as várias atividades e a hierarquia da Ordem. Afirma que mais aprende do que ensina.

 

008 - ALEXANDRE JOSÉ TABARINI SCHIAVINATTO

Guardião Associado do Bethel 1, de São José do Rio Preto e Supremo Deputado Assistente da Ordem Internacional das Filhas de Jó para São Paulo, agradece ao Deputado Bruno Covas, autor do projeto que instituiu o "Dia Estadual das Filhas de Jó". Faz histórico sobre o surgimento da Ordem no Brasil, que tem o propósito de dar maior visibilidade à Maçonaria. Comenta o símbolo das vestes utilizadas pelas integrantes. Informa que as "Filhas de Jó" desenvolvem atividades filantrópicas, criam eventos para arrecadação de fundos, participam de cerimônias para divulgação da Ordem em várias datas festivas. Fala da criação de vários betheis em cidades paulistas e brasileiras.

 

009 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Lê a biografia e dá conhecimento da íntegra de texto contido na placa em Homenagem ao Senhor Oscar Gonzalez Sancho, responsável pela chegada da Ordem Internacional das Filhas de Jó no Estado de São Paulo.

 

010 - ALEXANDRE JOSÉ TABARINI SCHIAVINATTO

Agradece a honraria, em nome do homenageado. Cita texto deste, sobre a valorização da mulher e pela paz mundial.

 

011 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Recorda as comemorações pelo "Dia Internacional da Mulher", no dia 08/03. Homenageia as mulheres, na pessoa da funcionária deste Legislativo, Senhora Yeda Villas-Boas. Recorda o seu ingresso neste Parlamento, na mesma legislatura do Deputado Bruno Covas, que idealizou o "Dia das Mulheres de Jó". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior, e convida para ocuparem as duas mesas laterais dessa Presidência, que integra a mesa de trabalhos, o Sr. Alexandre José Tabarini Schiavinatto, Guardião Associado do Bethel Um, de São José do Rio Preto e Supremo Deputado Assistente da Ordem Internacional das Filhas de para São Paulo. (Palmas.)

Convidamos agora, o Sr. Clóvis Messias, representando o Secretário de Estado do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Deputado Bruno Covas. (Palmas.)

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, essa não é uma sessão comum. Ela hoje é uma sessão mais bela, porque está ocupada e tomada por jovens. Jovens de mentalidade sadia, que se preparam para ocupar um lugar de destaque na nossa sociedade. Ocupar esse local alicerçado em sólidos princípios da ética, da moral, em que exercitam suas virtudes para que mais adiante, possam colocá-las no exercício profissional a serviço do seu país, da sua sociedade, do seu semelhante.

Mas, que já, eu havia sido informado muito bem pelo Sr. Clóvis Messias, pessoa que merece da minha parte o mais profundo respeito e admiração do trabalho social que vem sendo desempenhado e vem sendo desenvolvido. E aqui nós depositamos, nós do Parlamento Paulista, muitas esperanças em cada um de vocês, jovens integrantes da Ordem Internacional das Filhas de .

E por esse motivo não é uma sessão normal. É uma Sessão Solene. Ser uma Sessão Solene significa que ela obedece a uma rígida forma sacramental. Tem o regimento interno a disciplinar cada etapa dessa sessão. Por ser uma Sessão Solene, só pode ser convocada pelo Presidente da Casa, mediante a solicitação de um Deputado e após ser aprovada pelas lideranças dessa Casa.

Essa foi uma sessão aprovada por unanimidade. Tornou-se, então, solene, e está sendo realizada no plenário mais importante da maior Assembleia Legislativa do país, que é o Plenário Juscelino Kubitscheck, onde são discutidos, debatidos e votados todos os projetos de âmbito do Estado de São Paulo.

Nessas cadeiras em que as Senhoritas estão sentadas, sentam-se os deputados, para votarem não apenas a Constituição do Estado de São Paulo, nossa Lei maior, no ano de 1989. Mas todos os Projetos de Lei, Projetos da maior importância. Essa tribuna que será ocupada pelos oradores na noite de hoje, é uma tribuna que só pode ser ocupada por deputados, mas que hoje é ocupada pelas oradoras e oradores. Porque nessa data está se realizando uma Sessão Solene, para comemorar o Dia das Filhas de Jó.

Ela está sendo transmitida e será transmitida na íntegra no dia 11 de março às 21 horas. Na NET, canal 13. E ainda no canal 61.2 da TV Digital. É a TV Assembleia que tem uma audiência de 250 mil telespectadores por minuto. Portanto, nossa Sessão Solene será vista por muitas pessoas. E é um motivo de muita satisfação e de grande responsabilidade para nós.

Ao lado do Sr. Alexandre, do Sr. Clóvis, a Sra. Lívia Osório da Fonseca Rocha Tavares, Miss Filha de Jó do Estado de São Paulo; Estevão Fernandes, Bethel Seis de Santos, representando o Comitê de Relações Fraternais; Marlene Zanelatto, Bethel Seis de Santos; Maria do Carmo Falcão, Guardiã do Bethel 12, Lírio do Jaú; Suely Casal, Guardiã Secretária Bethel 14 em São Paulo; Andréa Maria Acerbi Caram Fernandes, Past Guardiã do Bethel 18 Stella Solaris de São José do Rio Pardo; Sra. Luciana Garcia Gandini, Past Honorável Rainha do Bethel 16 Encanto e Sabedoria de Itápolis e atual Honorável Rainha do Bethel 19, Adla de Campinas.

À medida que forem chegando outras lideranças e representantes, uma vez que nesse momento são vítimas do trânsito de São Paulo, nós vamos nominando-as. Nesse momento, convido todos os presentes para, de pé, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Vamos ler agora as correspondências de felicitações a essa Sessão Solene que nos foram enviadas. Sr. Governador Geraldo Alckmin agradece o convite para participar da Sessão Solene em comemoração ao Dia das Filhas de Jó e envia seus cumprimentos aos organizadores e participantes do evento. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo.

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Primeira Dama do Estado de São Paulo, Sra. Lu Alckmin, impossibilitada de participar da Sessão Solene, deseja todo o sucesso ao referido evento, e se coloca a disposição para em outra oportunidade, comparecer pessoalmente e trazer suas felicitações.

Excelentíssimo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que é o Chefe do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, Dr. Ivan Ricardo Sartori, impossibilitado de comparecer a Sessão Solene, agradece o convite e transmite a todos os integrantes da Ordem Filhas de Jó, os seus cumprimentos pela realização desse importante evento na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, Vereador, também envia os seus cumprimentos; Secretária de Estado da Pessoa com Deficiência, Professora Dra. Linamara Rizzo Battistella, também encaminha os seus cumprimentos e parabeniza a todos por essa Sessão Solene; Secretário de Estado de Assistência Social, Deputado Federal Rodrigo Garcia, também envia os seus cumprimentos. Portanto, bastante prestigiada essa Sessão Solene; o Secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Deputado Edson Aparecido, também manifesta os seus cumprimentos e agradece o convite para participar dessa Sessão Solene. Do mesmo modo, Secretário de Estado de Gestão Pública, Deputado Julio Semeghini, envia os seus cumprimentos para todos nós; o Secretário Chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Sidney Estanislau Beraldo, também envia os seus cumprimentos; e o Comandante Geral da Polícia Militar, Álvaro Batista Camilo, também manifesta a sua homenagem.

Nesse momento em que está sendo transmitida essa Sessão Solene, milhares de telespectadores estão presenciando e podem tomar parte do que está ocorrendo, e é importante que saibam que essa Sessão Solene, realizada no dia nove de março, comemora o Dia da Ordem Internacional das Filhas de Jó.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma Ordem baseada em princípios fraternais filosóficos iniciáticos, patrocinados pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino, entre 10 e 20 anos incompletos, visando ao aperfeiçoamento do seu caráter.

A Ordem é baseada nos ensinamentos bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar. O nome desta Instituição Paramaçônica refere-se às três filhas de Jó: Kézia (fé), Jemima (pureza) e Keren-Happouk (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra". Portanto, essas jovens estão sendo treinadas para perseguir a justiça, para lutar pela justiça. A Ordem está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e Brasil. A Ordem está em nosso país desde 1990, foi trazido pelo maçom Alberto Mansur e o Bethel Um, foi instalado na cidade do Rio de Janeiro e é chamado "Mater do Brasil".

As reuniões são fechadas ao público em geral. Para ingresso em um Bethel de Filhas de Jó, é necessário que a candidata tenha menos de 20 anos de idade e possua parentesco com um Maçom regular. Essas reuniões também são acompanhadas por Maçons. Portanto, há uma doutrina moral bastante rígida que é observada pelas participantes.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi criada no dia 20 de abril de 1920. Quem sabe eu esteja aqui para fazer a Sessão Solene do Centenário, na cidade de Omaha, Estado de Nebrasca, nos Estados Unidos, pela Sra. Ethel T. Wead Mick, e possui como base o Capítulo 42, Versículo Cinco, do Livro de Jó. Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó, e seu pai deu-lhes herança entre seus irmãos. Sem dúvida que essas jovens são treinadas, exercitadas e doutrinadas para pensar como Deus, porque aquele que pensa no outro, pensa como Deus.

Nesse momento, nós concederemos a palavra à Lívia Osório da Fonseca Rocha Tavares, Miss Filha de Jó do Estado de São Paulo, que fará explanações sobre a função, motivos que a levaram buscar atingir essa meta dentro da Ordem e o sentimento de ser uma Miss Filha de Jó.

Essa é a tribuna privativa dos deputados, que hoje se rende a essa importante Sessão Solene e tem a honra de ser ocupada pela Sra. Lívia Osório. (Palmas.)

 

A SRA. LÍVIA OSÓRIO DA FONSECA ROCHA TAVARES - Boa noite a todos. No dia 15 de outubro, quando conquistei o título de Miss Filha de Jó do Estado de São Paulo, foi uma alegria muito grande. Eu havia estudado muito para o concurso, que era um sonho para mim. Quando fui escolhida para participar do concurso pelo meu Bethel, vi a oportunidade de estudar, aprender mais sobre a Ordem e com isso poder representar mais todas as Filhas de Jó do Estado. Recebi um apoio incondicional das irmãs do meu Bethel e dos tios e tias do Conselho.

Quando conheci pessoalmente outras candidatas, nós criamos um laço de amizade. Laço esse que se deu simplesmente pelo fato de sermos irmãs e possuirmos os mesmos ideais e propósitos. Antes de qualquer resultado, eu não tinha dúvida que já tinha valido muito a pena. Entretanto, é claro que vencer o concurso tornou-me uma pessoa especialmente feliz e realizada. A honra de poder representar tanto as Filhas de Jó do nosso Estado, promover a Ordem Internacional das Filhas de Jó e realizar campanhas filantrópicas era um sonho que começava a ser realizado.

Hoje, passados quase cinco meses, vejo o quão maravilhosa tem sido essa experiência. Só tenho a agradecer por tudo que eu tenho aprendido. Todas as lições, experiências de vida, conversas com irmãs de diferentes idades, de diferentes cidades, mas com algo incomum. O amor ao próximo e a união.

Ser Miss me fez amadurecer em alguns aspectos, e aprender a lidar com diferentes situações, muitas vezes imprevistas. A experiência de conhecer outros Betheis, outras irmãs, é extremamente enriquecedora. Cada Bethel possui uma cultura, e poder compartilhar e conviver com isso certamente não tem preço. A visita a lojas maçônicas também me fez enxergar diferentes pontos de vista.

Como dito anteriormente, uma das funções da Miss Filha de Jó estadual é promover campanhas filantrópicas. Escolhi para essa gestão a campanha de doação de sangue. Doar sangue é um ato nobre. Quem doa sangue está de certa forma, salvando uma vida. Inúmeras pessoas esperam uma doação para poderem reabilitar suas vidas. Infelizmente, os bancos de sangue estão sempre precisando de doações. Para fazer uma bolsa de plasma, por exemplo, é necessário que oito pessoas doem sangue. Doar sangue é um ato de amor ao próximo e fraternidade. E é o verdadeiro valor do espírito da caridade aprendido em nossa Ordem, e significa muito mais do que uma simples doação material.

Deixo o convite da campanha para quem puder e quiser participar. Tenho muito orgulho em poder representar todas vocês. Ser Miss é pensar em conjunto, o melhor para as minhas irmãs e fazer todo o possível para manter essa união que tornam todas as Filhas de Jó, meninas-mulheres tão especiais. Parabéns a todas as irmãs por esse dia, e por serem meninas de caráter que lutam por um futuro melhor. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Lívia. Bonitas palavras. E que mensagem importante. Se nós, aqui da Assembleia Legislativa - já falei com o Sr. Clóvis Messias - pudermos de alguma forma, contribuir para o desenvolvimento dessas ações sociais, não fazemos mais do que nossa obrigação como homem público aqui nessa Casa.

Notem que nas duas estrofes que mais causam confusão no Hino Nacional, primeiro se vive um sonho intenso, Brasil de um sonho intenso, em um raio vivido, para depois se viver o amor. Brasil, de amor eterno seja símbolo. Primeiro se sonha para depois se amar de acordo com esse sonho. É a Ordem Internacional. Foi fruto de um sonho e vive hoje o amor na sua prática e realização.

Essa Presidência concede a palavra a Sra. Luciana Garcia Gandini, Past Honorável Rainha do Bethel 16, Encanto e Sabedoria, de Itápolis, e atual Honorável Rainha do Bethel 19, Adla, de Campinas, que falará sobre a importância da Ordem na vida de um membro ativo. (Palmas.).

 

A Sra. Luciana Garcia Gandini - Deputado Estadual Fernando Capez, através do qual eu cumprimento a todos os presentes. Boa noite a todos. Meu nome é Luciana Garcia Gandini, iniciei na Ordem no ano de 2005, no Bethel Três de Ibitinga. Fundei e sou Past Honorável Rainha do Bethel 16 Encanto e Sabedoria de Itápolis. Participei da fundação do Bethel 19, Adla, de Campinas, onde atualmente sou Honorável, Rainha. É uma grande honra poder representar esses três Betheis que fazem parte da minha vida. Porém, honra maior é poder representar cada uma de minhas irmãs. Ser Filha de Jó é muito mais do que reunir alguns finais de semana e colocar o hobby. É amizade, amor, companheirismo, solidariedade, é irmandade. É esperar ansiosamente a cada reunião. Rever as irmãs, aprender a cada dia uma nova lição que cada uma tem a oferecer. E poder transmitir a elas o que você aprendeu. É participar de filantropias, reconhecer o bem e a felicidade enorme que há em poder ajudar outras pessoas. Participar dos Congressos, trocar experiências, aprender uma nova lição de vida. Conhecer a cada ano novas irmãs, se divertir e fazer desses dias, os melhores.

E mais do que isso, é você crescer e levar não só para a sua vida de Oficial, mas para toda a sua vida, os ensinamentos que recebemos na vida de Jó nessa bela Ordem. Praticar a cada dia a paciência diante de nossas preocupações e inseguranças, ter uma fé inabalável em Deus e nunca deixar o medo te impedir de seguir a diante e enfrentar os problemas, que ao final dessa longa jornada você alcançará a recompensa.

Eu sou extremamente grata a tudo que eu aprendi com a Ordem. E como todas aqui, temos orgulhos de dizer que somos únicas, somos todas Filhas de Jó. Parabéns para todas nós nesse dia. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Parabéns.

Nesse momento, já peço que a nossa produção vá se preparando. Nós teremos a exibição de um vídeo institucional.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência concede agora a palavra à Sra. Aline Catalano de Marins, Past Honorável Rainha e Membro de Maioridade do Bethel Três, Estrela de Ibitinga, que falará da importância do membro de maior idade para a Ordem, e da Ordem para o membro de maior idade.

 

A Sra. Aline Catalano de Marins - Deputado Fernando Capez, tio Alexandre José Tabarini Schiavinatto, e tio Clóvis Messias, representando o Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, através dos quais, desejo boa noite a todo mundo.

Meu nome é Aline Catalano de Marins, sou Past Honorável Rainha e Membro de Maioridade do Bethel Três, Estrela de Ibitinga. Mas hoje não estou aqui representando o meu Bethel, e sim representando todas as minhas irmãs, que atualmente são membros de maioridade em seus Betheis. Para todos que não sabem, a Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma organização para meninas de 10 a 20 anos.

Mas, o que acontece com uma Filha de Jó depois que ela completa seus 20 anos? Ela se torna um membro de maioridade. Isso significa que essa filha já passou por vários cargos dentro do seu Bethel, aprendeu muito, obteve muitos ensinamentos dentro da Ordem e agora está pronta para trilhar seu caminho com muito mais coragem e responsabilidade.

Mas para muitas Filhas de Jó, completar 20 anos é muito sofrido. Lembrar que deixaremos de usar o hobby, de ser um membro ativo dentro do nosso Bethel, é triste demais. Por outro lado, ver suas irmãs mais novas que tem menos tempo de Ordem do que nós, falar que nos admiram e que sentem orgulho de tudo que fizemos dentro do Bethel é recompensante. Mas ganhar o grau de maioridade não significa que nossas obrigações terminaram, ou que nossa missão dentro do Bethel acabou; muito pelo contrário. Cabe a nós, auxiliar nossas irmãs mais novas, tirando suas dúvidas, orientando seus passos, consertando os erros, aconselhando-as para que cada vez mais possamos colaborar com a educação de novas líderes para a nossa sociedade. Fora isso, os membros de maioridade ainda podem ir mais longe, tornando-se membros do Conselho ou até mesmo se tornando membros do importantíssimo posto de Guardiã do Bethel, o que é muito interessante, pois é muito mais fácil cuidar de um Bethel quando se foi uma Filha de Jó antes.

Olhando tudo isso, parando para pensar, percebemos tudo que já vivemos sendo uma Filha de Jó e tudo que podemos viver a partir do momento que nos tornamos membros de maioridade. Poder olhar para trás e ver tudo que já vivemos sentir orgulho de tudo que já fizemos pelo nosso Bethel. Olhar para frente e ver tudo que ainda posso viver e tudo que ainda posso fazer pelas minhas irmãs. São por esses motivos, essas experiências e principalmente a paixão pela Ordem Internacional das Filhas de , que nos fazem estar aqui até hoje. Sentindo, aprendendo, admirando e seguindo sempre o belíssimo trabalho e os ensinamentos que nos são transmitidos e nos fazem, cada dia mais, ter orgulho de sermos chamadas de tias. Boa noite, e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Anunciamos a presença de Kenia Hoeck, Guardiã Associada Bethel 10, Lírios do Hermon de Mogi das Cruzes.

Passamos agora a palavra à Sra. Andréa Maria Acerbi Caram Fernandes, Past Guardiã do Bethel 18, Stella Solaris, de São José do Rio Pardo, que falará sobre a importância do Conselho Guardião para a Ordem Internacional das Filhas de Jó. E da Ordem para o Conselho. (Palmas.)

 

A Sra. ANDRÉA MARIA ACERBI CARAM FERNANDES - Deputado Fernando Capez, Sr. Clóvis Messias, representante do Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, boa noite a todos.

É difícil falar sobre o Conselho Guardião, porque na verdade o Conselho Guardião é instituído para orientar as Filhas de Jó. Existe dentro da Ordem uma hierarquia, existem funções, então, as meninas em determinadas épocas passam pelos cargos de Tesoureiras, Secretárias, Honoráveis Rainhas, são cargos definidos dentro da Ordem e a função do Conselho, na verdade, é orientar essas meninas para que todas, em algum momento, desenvolvam essas atividades. Então, a nossa função é formar líderes, formar meninas com senso crítico, sensos humanitários, desenvolvimentos, coisas que a gente não costuma ver na juventude de hoje.

Mas a verdade é que muitas vezes, e eu falo, a maioria das vezes, não ensinamos, aprendemos com vocês. Então, tudo aquilo que a Luciana falou, ser Filha de Jó não é só por o hobby no final de semana. São as amizades, são as amigas, são as filantropias que vocês desenvolvem. É maravilhoso ver vocês se reunirem e falarem que vão no asilo nessa semana, na creche na semana que vem, e vão fazer ovos de páscoa para distribuir no educandário, no orfanato. É muito gratificante ver vocês fazerem isso. E o mais gratificante para nós, é que vocês são irmãs, são primas, e acabamos ganhando esse monte de filhas que se esparramam pelo Brasil afora, pelo Estado de São Paulo e de repente tem Bethel de São Paulo em São José do Rio Pardo, São José do Rio Pardo em Santos e Campinas, e vai misturando isso tudo, e vocês passam a fazer parte da vida da gente. E na mesa do almoço, e nos finais de semana, não temos mais outro assunto em casa e é sempre Filha de Jó, e Filha de Jó, e Filha de Jó.

Mas, é importante também ver o crescimento que vocês têm, principalmente nas cidades do interior. Isso é muito importante. Na nossa cidade, nós temos quatro Lojas Maçônicas que eram independentes entre elas, e hoje as quatro Lojas Maçônicas patrocinam as Filhas de Jó e elas têm uma integração muito maior e os tios hoje são amigos, e eles convivem, e a gente está sempre junto às quatro lojas. Porque para nós foi confiado aquilo que o ser humano tem de mais valoroso, que são vocês.

Então, é uma responsabilidade muito grande estar com vocês, ser representante de vocês, e ser Conselheira de vocês. Mas na verdade, no interior, vemos que o trabalho filantrópico delas é uma força muito grande perante a sociedade representando todo mundo. E é maravilhoso quando a gente vê como em todo lugar, meninas que só pensam em baladas e essas coisas, essas meninas se reúnem por um bem maior e um objetivo mais nobre. Eu adoro estar com vocês, e eu desejo parabéns para vocês, porque acho que vocês merecem tudo de bom mesmo. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço a Sra. Andréa Maria. Temos agora a honra de passar a palavra ao Sr. Alexandre José Tabarini Schiavinatto, Guardião Associado do Bethel Um, de São José do Rio Preto, e Supremo Deputado Assistente da Ordem Institucional das Filhas de Jó para São Paulo, que falará sobre a história da Ordem Internacional das Filhas de Jó. (Palmas.)

 

O SR. Alexandre José Tabarini Schiavinatto - Digníssimo Deputado Fernando Capez, no qual saúdo a todos os presentes. Eu vou falar um pequeno histórico da Ordem, mas ouvindo as palavras da tia Andréa, me veio na cabeça o seguinte, se hoje eu estou aqui, se hoje eu consigo dizer algumas palavras, é por causa da Ordem Internacional das Filhas de Jó.

Quem me conhece há bastante tempo sabe que eu sou de poucas palavras, de poucos sorrisos, eu sou bastante tímido, não sou de falar. Mas, quis o destino que a Ordem Internacional das Filhas de Jó estivesse presente na minha vida. Graças a Ordem Internacional das Filhas de Jó, eu posso dizer que se eu cheguei a Venerável Mestre em minha loja foi por causa da Ordem. Porque eu era bastante crítico, bastante chato dentro da minha loja, e dentro da Ordem eu aprendi bastante a paciência de . E me fez rever conceitos e, sendo Deputado Assistente das Filhas de Jó, eu fui obrigado a falar, que era uma coisa que eu não gostava. Pelo cargo, você tem que falar. Então, a Ordem me deu essas duas coisas, a paciência que eu não tinha, e a fala que eu tinha, mas tinha vergonha de usar.

Ouvindo as palavras da tia Andréa eu me lembrei disso. Aprendemos muito mais com vocês do que vocês com a gente. Sobre o histórico das Filhas de Jó, eu não poderia deixar de começar sem agradecer algumas pessoas, que muito se empenharam para que o Dia Estadual das Filhas de Jó existisse. O Deputado Estadual e irmão, Bruno Covas, que é autor do Projeto de Lei que instituiu o Dia Estadual das Filhas de Jó. O nosso irmão Clóvis Messias, nosso irmão Cleber de Moura Delalibera, que não mediram esforços para que esse dia também acontecesse. Foram várias reuniões, várias conversas, várias diretrizes para que esse dia chegasse em 2010. Foi muito trabalho, principalmente do Clóvis, para que esse dia chegasse. E também a Milena Cristina, Past Honorável Rainha do Bethel de São José do Rio Preto, Past Guardiã do Bethel, detentora do grau de Púrpura Real, que foi quem teve a ideia de que esse dia passasse a existir. Porque se já existia o Dia Estadual dos Demolays, por que não o Dia Estadual das Filhas de ? E ela se empenhou nessa ideia, e com a ajuda do Clóvis e do Cleber, e nosso irmão Bruno Covas, esse dia chegou.

O Dia Internacional das Filhas de Jó foi um marco no sentido de que a Ordem tivesse uma maior visibilidade e apoio por parte da maçonaria, através de suas potências legais e legitimas, e também da Ordem da Estrela do Oriente, fortalecendo os Betheis existentes na época e patrocinando o surgimento de novos Betheis, para que as meninas pudessem ter oportunidade de participar de tão bela ordem que tantos ensinamentos nos deixa.

Tudo começou em 1720, Omaha, Nebrasca, Estados Unidos, com Ethel T. Wead Mick, esposa de Maçom e membro da Ordem Estrela do Oriente. Percebendo a importância dos ensinamentos recebidos de sua mãe, especialmente as belas lições de literatura e drama encontradas nos Livros de Jó, decidiu dedicar parte de seu tempo para que outras moças pudessem compartilhar desse privilegio. Surgiu assim a Ordem Internacional das Filhas de Jó, que tinha por objetivo dar às meninas com parentesco maçônico, a oportunidade de buscar pelos mais preciosos ideais de vida, como o aprimoramento do caráter, o desenvolvimento espiritual, reverência a Deus, lealdade à Bandeira e à pátria, o respeito aos pais e aos mais velhos, e o sonho de espalhar o amor pelo mundo.

As Filhas de Jó são reconhecidas por suas vestes, representadas por túnicas brancas, utilizadas como símbolo de pureza e inocência. A outra cor básica da Ordem é o roxo, que representa os mais altos ideais de vida. A Ordem tem como lema “A virtude é uma qualidade que grandemente honra a mulher”. As Filhas de Jó desenvolvem atividades como filantropia, eventos que arrecadam fundos para essas filantropias, cerimônias de divulgação da Ordem e cerimônias de divulgação de datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal e outras.

O primeiro Bethel foi instituído no Brasil no ano de 1993 no Rio de Janeiro, e nesse mesmo ano foram constituídos mais quatro Betheis, nas cidades de Caicó, Rio Grande do Norte, Paulo Afonso, na Bahia, Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Atualmente, são cerca de 200 Betheis espalhados por todos os Estados brasileiros, com exceção de Amapá e Tocantins. O primeiro Bethel a ser instituído no Estado de São Paulo, foi o Bethel Um São José do Rio Preto, em 19 de dezembro de 1988, com a iniciação de 27 meninas. Ele completará 14 anos de existência nesse ano de 2012. Esse Bethel foi instituído pelo Bethel Um Rio de Janeiro. E a partir daí, a Ordem começou a desenvolver-se no Estado. O Bethel Um São José do Rio Preto fundou os Betheis Dois, Rosa de Saron em Assis; Três, Estrela de Ibitinga em Ibitinga; Quatro, Flores de Acácio em General Salgado; Cinco, Fraternidade Olimpiense em Olímpia; Seis, Santos Primeiro em Santos; e Sete, Damasco também na cidade de Santos. Em dois anos foram instaurados todos estes Betheis. Aí o Bethel Um descansou um pouquinho e mais recentemente fundou o Bethel 19, Bethel Adla na cidade de Campinas.

Aí começou o trabalho dos Betheis filhos de São José do Rio Preto. O Bethel Três, Santos Primeiro fundou o Bethel Oito, Maria Amélia Vilela Reis, em Campos do Jordão e o Bethel Nove, Lírios de Campinas em Campinas. O Bethel Dois, Rosas de Saron fundou o Bethel 10, Lírios do Hermon em Mogi das Cruzes, e o Bethel 13, Filhas de Javé em Tupã. O Bethel Três, Estrela de Ibitinga, fundou o Bethel 12, Lírios de Jaú. Aí começou os trabalhos dos Betheis netos. O Bethel 10, Lírios do Hermon de Mogi das Cruzes fundou o Bethel 14, Agnes, o Bethel Nove, Lírios de Campinas fundou o Bethel 15, Cristal, em Piracicaba, 18, Estela Solaris em São José do Rio Pardo, Bethel 20, Luz de Artemis em Pirassununga. O Bethel 12, Lírios do Jaú fundou o Bethel 16, Encanto e Sabedoria em Itápolis. E o Bethel Oito, Maria Amélia Vilela Reis fundou o Bethel 17, Princesa do Vale em Pindamonhangaba.

Atualmente, são 19 Betheis ativos no Estado de São Paulo, que está em terceiro lugar em número de Betheis no Brasil; atrás de Minas Gerais, que tem 53 e da Bahia, que tem 23. Estávamos em quarto lugar, e nesses dois anos passamos o Estado de Santa Catarina. Acredito que seja difícil a gente passar Minas Gerais até a próxima sessão, mas quem sabe até a próxima sessão a gente não consiga passar a Bahia, que tem 23 Betheis. E para isso, conclamamos todos os Betheis, que continuem com esse trabalho de fazer apresentações em outras cidades para que mais pessoas conheçam a nossa Ordem; e para que a nossa Ordem se fortaleça e cresça cada vez mais. E se a Ordem Internacional das Filhas de Jó está no patamar que atingiu hoje, isso se deve a todos os membros ativos, membros de maioridade, e membros de Conselhos Guardiões, que atualmente trabalham pela Ordem, bem como todos aqueles que já passaram pela Ordem e deixaram o seu trabalho.

Cada uma dessas pessoas lançou uma semente, e essa semente continua frutificando até hoje. E a todas essas pessoas, eu deixo o meu mais profundo agradecimento. Muito obrigado. Vocês fazem e fizeram da Ordem o que ela é hoje. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, iremos prestar uma homenagem ao Sr. Oscar Gonzalez Sancho, responsável pela chegada da Ordem Internacional das Filhas de Jó no Estado de São Paulo, com a entrega de uma placa ao seu representante, que é Supremo Deputado Assistente da Ordem Internacional, Sr. Alexandre Tabarini Schiavinatto.

O Sr. Oscar Gonzalez Sancho foi iniciado no dia 11 de novembro de 1978, na augusta e respeitável loja simbólica Trabalho e Silêncio, situada em Campinas e filiada à grande loja do Estado de São Paulo. Em primeiro de julho de 1980 foi filiado à loja Cavaleiros da Amizade 131 de São José do Rio Preto, também pertencente a grande loja do Estado de São Paulo, na qual foi elevado, exaltado e instalado como Venerável Mestre no dia 27 de junho de 1987. Filiando-se no ano de 2003 à loja Fé, Esperança e Caridade, situada no Município de Uchoa. Foi idealizador e construtor do movimento maçônico, conhecido como Praça do Maçon, quando exerceu o cargo de Venerável Mestre.

Na Maçonaria filosófica foi investido no grau quatro no dia 20 de fevereiro de 1983 e foi investido no grau 33 em 12 de março de 1988, tendo sido Presidente da Loja de Perfeição Duque de Caxias por três vezes, e membro fundador do Consistório de Príncipes do Real Segredo José Fernandes Campos. Foi também Grande Inspetor Litúrgico para a 8ª Região do Estado de São Paulo, empossado em 12 de março de 1988 e permanecendo no cargo ininterruptamente por 15 anos, período no qual conseguiu a doação de um terreno em bairro nobre para a Sede dos Graus Filosóficos, que está sendo construída. E foi o autor do projeto que tornou a 8ª Grande Inspetoria Litúrgica a primeira com personalidade jurídica no Estado de São Paulo. Organizador do primeiro Seminário da Maçonaria Filosófica do Estado de São Paulo, fundador do capítulo São José do Rio Preto da Ordem Demolay em 15 de maio de 1985, que foi instalado no dia 27 de julho do mesmo ano; em1986 foi nomeado como Delegado da Ordem Demolay para diversas regiões do Estado de São Paulo. Em 1987, Deputado da Ordem para o Estado de São Paulo. Organizador do Primeiro Congresso da Ordem Demolay do Estado de São Paulo nos dias 16, 17 e 18 de abril de 1988. Auxiliou também na fundação de Capítulos nas cidades de Votuporanga, Fernandópolis, Catanduva, Araçatuba, Bauru e Presidente Prudente, no Estado de São Paulo, sem contar Campo Mourão no Paraná e Frutal em Minas Gerais. Idealizador e construtor do Primeiro Monumento da Ordem Demolay em solo brasileiro na cidade de São José do Rio Preto. Fundador do Bethel Um São José do Rio Preto e da Ordem Internacional das Filhas de Jó, o primeiro do Estado de São Paulo em 28 de outubro de 1998 e instalado em 19 de dezembro do mesmo ano. Presidente do Instituto Rio-Pretense dos Cegos Trabalhadores por duas gestões, 1985 e 1989. Presidente do Banco de Olhos de Rio Preto por diversas gestões, durante as quais foram realizados cerca de 800 transplantes de córneas. Foi gerente de marketing da Distribuidora de Títulos e Valores Imobiliários, gerente regional da Companhia Paulista de Seguros, gerente nacional da Indústria Química Oraide em Campinas, diretor-sócio da Construtora Piscinas Campinas Ltda. e diretor superintendente da Metalúrgica Primor.

Atualmente, é fundador e Primeiro Presidente da Cooperativa Mista Agroindustrial de São Paulo, Comasp. Diretor e sócio proprietário da Uniexpo Brasil Importação e Exportação Ltda. Commodities, diretor sócio proprietário do Portal Rural Ellus Produção Artística, onde exerce também as funções de apresentador, animador e locutor do programa de TV, rádio e revista.

Acho que está justificada a homenagem. Diante disso, passaremos à entrega dessa placa ao ilustre Supremo Deputado Alexandre Tabarini Schiavinatto, que fará a leitura da mensagem do homenageado. Nessa placa estão escritos os dizeres: “Assembleia Legislativa em Sessão Solene presta homenagem ao Sr. Oscar Gonzalez Sancho, o grande responsável pela chegada da Ordem Internacional das Filhas de Jó no Estado de São Paulo. A Ordem Internacional das Filhas de , fundada há 91 anos, existe no Brasil desde 1993, trazendo para as meninas de herança maçônica, os belos e úteis ensinamentos contidos no Livro de Jó. Deputado Estadual Fernando Capez, São Paulo, nove de março de 2012, ano em que completará 92 anos”.

Peço ao Sr. Clóvis Messias, para que me ajude na entrega dessa placa ao representante de Oscar Gonzalez Sancho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa ao Sr. Alexandre Tabarini Schiavinatto, em homenagem ao Sr. Oscar Gonzalez Sancho.

 

* * *

 

O SR. Alexandre José Tabarini Schiavinatto - Boa noite a todos, novamente. Quando me foi perguntado uma pessoa para que fosse homenageada nessa Sessão Solene, eu achei que nada mais justo do que o Oscar Gonzalez Sancho, porque se não fosse pela vontade dele, a Ordem não existiria no Estado de São Paulo.

Hoje em dia, as barreiras para as mulheres do mundo maçônico estão bem menores, mas em 1988 elas eram bem grandes. Havia enormes dificuldades em falar de mulher na Maçonaria. E o nosso irmão Oscar conheceu a Ordem lá no Rio de Janeiro, e não poupou esforços, ele viajou para o Rio de Janeiro várias vezes, conversou com o Grão Mestre da Gresp na época e não mediu esforços para que um Bethel fosse instalado no Estado de São Paulo e na cidade de São José do Rio Preto. Ele recebeu muitos nãos na época, mas ele conseguiu arrebanhar vários abnegados que juntamente com eles se dispuseram a trazer a ordem Internacional das Filhas de Jó. Por isso, eu acreditei que seria um nome a ser lembrado nessa data, a ser homenageado.

Ele ficou extremamente feliz com a lembrança, porque às vezes o nosso país não tem memória. E ele ficou extremamente feliz de ser lembrado depois de tanto tempo, de receber uma homenagem da Ordem que ele trouxe ao Estado de São Paulo. Então, ele nos deixou as seguintes palavras:

“Meu desejo sincero que a organização Filhas de Jó seja, na vida de todas as meninas iniciadas no Brasil e no mundo, um exemplo e um bem capaz de torná-las representantes da paz mundial. Abraçamos essa causa com o propósito de alcançar o congraçamento familiar, prestigiando a mulher em particular, pensando em estar contribuindo para o combate ao preconceito, exaltando a mulher pela igualdade de direitos como ser humano.

Perguntam sempre porque a mulher não é iniciada na Maçonaria. Pois bem, seguindo o ensinamento de que a Maçonaria foi criada para o aperfeiçoamento do homem, não fica assim tão difícil entender o motivo, já que a mulher já nasceu perfeita.

Aproveito essa oportunidade para cumprimentar a todas as mulheres pelo seu dia, comemorado ontem, dia Oito de março. Agradeço a todos e fiquem com o meu fraterno abraço. Oscar Gonzalez Sancho”.

 

O SR. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Na data de hoje, uma grande mulher que bem simboliza as mulheres na semana internacional das mulheres, uma funcionária dessa Casa, com mais de 60 anos de Assembleia Legislativa. Uma senhora que está sempre em todas as minhas Sessões Solenes, preocupada com cada detalhe, cuidando para que nada falte e tudo se desempenhe na mais absoluta perfeição. Porque ama aquilo que faz e porque sabe da importância que se reveste uma Sessão Solene.

Essa senhora, em uma oportunidade anterior, tão ansiosa por realizar bem a sua obra, o seu trabalho, sofreu um acidente e teve uma fratura de fêmur. Lembro-me que fui até a enfermaria, e ela sorrindo, mas com muita dor, pedia que eu me retirasse. E me falaram, se o Senhor não sair, ela não vai poder chorar sua dor. Porque teme desconcentrá-lo para a Sessão Solene que está preste a se iniciar.

É a D. Yeda a pessoa de quem falo. Hoje, novamente, sofreu um acidente parecido e fraturou o outro fêmur. Ela já tem idade. Isso talvez possa servir nas vicissitudes e adversidades, nós sempre procuramos extrair uma lição. E ela representa talvez um pouco desse ideal da Ordem Internacional das Filhas de Jó. O que é isso, senão amor? Senão vontade de se doar e de servir? O que é isso, senão a preocupação com o semelhante? Eu parabenizo a D. Yeda, todos os funcionários dessa Casa; cumprimento o nosso homenageado, ainda que ele não tenha podido comparecer por questões de saúde, Oscar Gonzalez Sancho; o nosso querido Supremo Deputado Alexandre José Tabarini Schiavinatto; esse monumental ser humano, Clóvis Messias, trabalho que faz.

Meu colega, Deputado Bruno Covas, que juntamente comigo, iniciou na Legislatura passada a sua trajetória política. Entramos aqui nessa Casa como Deputados de primeiro mandato. Não tínhamos, talvez ele com um pouco mais de família, mas com menos vivência, experiência política. Trabalhamos nesse primeiro mandato com a preocupação única e exclusiva de servir, de ser sincero, transparente, e falar aquilo que sentimos, curiosamente ou não, os dois novatos da Casa estão entre os mais votados no Estado de São Paulo. Ambos com mais de 200 mil votos, o que significa para nós, alegria de vermos reconhecido um trabalho não propriamente midiático, mas um trabalho discreto, silencioso e com amor. Como o trabalho que vocês fazem. Como o trabalho que a Dona Yeda Villas-Boas faz.

Não sei se fui a pessoa mais qualificada para presidir essa Sessão Solene. De alguma maneira, a aproximação com o Bruno Covas, a amizade e o trabalho me levaram a isso. E como não acredito em coincidências, acho que de certa forma, cada um de nós é escolhido para exercer aquela função, desde que a faça com responsabilidade, seriedade e paixão. Deus nem sempre escolhe os mais qualificados, mas ele qualifica todos os escolhidos. De alguma forma, cada uma de vocês foi escolhida, e será cada vez mais qualificada para o exercício dessa sagrada missão, que é de se preocupar com o próximo, e de servir ao próximo. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente Sessão Solene, esta Presidência agradece às autoridades, a todos os funcionários desta Casa, representados pela D. Yeda, a nossos assessores, a Delmindia e a Daniela, que aqui permaneceram até o final da sessão e foram fundamentais para o final deste ato, e a todos aqueles que colaboraram para o êxito dessa solenidade.

Está encerrada a sessão e ficará registrada nos anais dessa Casa.

Boa noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 36 minutos.

 

* * *