11 DE MARÇO DE 2005

006ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “125 ANOS DO CORPO DE BOMBEIROS”

 

Presidência: HAMILTON PEREIRA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 11/03/2005 - Sessão 6ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: HAMILTON PEREIRA

 

COMEMORAÇÃO DOS "125 ANOS DO CORPO DE BOMBEIROS"

001 - HAMILTON PEREIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Vicente Cândido, com a finalidade de comemorar os 125 anos do Corpo de Bombeiros. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.  Fala da honra de presidir esta sessão e sua experiência pessoal que contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros. Agradece em nome da população do Estado o trabalho que a corporação realiza.

 

002 - JAIR PACA DE LIMA

Comandante do Corpo de Bombeiros, agradece a homenagem e relata a história da corporação desde sua fundação até hoje com todos os avanços tecnológicos que possui o Corpo de Bombeiros para suas atividades diárias.

 

003 - KAREN ALESSANDRA DOS SANTOS DA SILVA

Aluna do Programa SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania, tece considerações sobre o programa criado em 1996, que auxilia crianças carentes.

 

004 - EDUARDO GRAZIANO

Presidente do Instituto Mensageiros, narra o trabalho da instituição desde sua fundação em 1998, destacando o "Projeto Sorriso".

 

005 - Presidente HAMILTON PEREIRA

Anuncia a apresentação de vídeo institucional.

 

006 - FERNANDA OTERO

Funcionária do Gabinete do Deputado Mauro Menuchi, dá depoimento sobre a atuação do Corpo de Bombeiros, quando do resgate em acidente de membro de sua família.

 

007 - Presidente HAMILTON PEREIRA

Anuncia a apresentação da "Canção dos Bombeiros". Fala sobre a justa homenagem ao Corpo de Bombeiros, por ser uma das instituições mais respeitadas e necessárias para a população. Agradece a todos que colaboram com a solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Consideramos como lida a ata da sessão anterior.

Esta sessão foi solicitada pelo nobre Deputado Vicente Cândido, que por motivo de força maior, não podendo estar presente nesta abertura, solicitou a este Deputado que o fizesse.

Queremos enaltecer a iniciativa do nobre Deputado Vicente Cândido, que após o compromisso em que se encontra, provavelmente virá a esta sessão solene, podendo fazer aqui os seus agradecimentos pela presença de todos.

O Deputado incumbiu-me de abrir esta sessão solene e estaremos a partir de agora, nomeando as autoridades presentes: Coronel PM Jair Paca de Lima, Comandante do Corpo de Bombeiros; Coronel PM Antônio dos Santos Antônio, Subcomandante do Corpo de Bombeiros; Coronel Ademir Aparecido Ramos, neste ato representando o Coronel Eliseu Eclair Teixeira Borges, Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coronel PM Manoel Antonio da Silva Araújo, Comandante Bombeiro Metropolitano; Eduardo Graziano, Presidente do Instituto Mensageiros; Ricardo Rezende, Secretário de Obras da Prefeitura de Taboão da Serra; Alexandre Bittencourt Depieri, Secretário do Bem-Estar Social da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra; Coronel Ariomar Gago, neste ato representando o General-de-Exército Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante do Comando Militar do Sudeste; Dr. Milton Rodrigues Montemor, da Assistência da Polícia Civil; José Luiz Flores Macedo, representando o Sr. Edgard Santos Damiani, Secretário de Administração Regional de Taboão da Serra; Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação do nobre Deputado Vicente Cândido, com a finalidade de homenagear os 125 anos do Corpo de Bombeiros.

Neste momento, agradeço a presença e convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional brasileiro, executado pela Banda do Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, sob a regência do maestro 1º Sargento Villas Boas.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Esta Presidência agradece ao 1º Sargento Villas Boas, maestro da Banda do Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros.

Após ter nomeado todas as autoridades presentes, agradecer a presença de todos, gostaria de fazer uma declaração pessoal, de agradecimento e dizer da honra em estar homenageando o Corpo de Bombeiros neste aniversário da corporação, fazendo uma referência a um acontecimento que marcou profundamente a minha vida.

Na noite do dia 1º de abril de 2002, encontrei-me numa situação, do ponto de vista de saúde, bastante frágil, quando sofri um AVC, um acidente vascular cerebral, em minha casa, por volta das 23 horas e 30 minutos. Minha esposa apelou a um conhecido nosso, este a orientou a entrar em contato rapidamente com o resgate do Corpo de Bombeiros e quero aqui fazer uma declaração. Não fora pela rapidez, pela agilidade e pela prontidão com que aqueles homens do resgate do Corpo de Bombeiros atenderam àquela ocorrência, chegando à minha casa e conduzindo-me rapidamente a um centro hospitalar, certamente eu não estaria aqui hoje. A prontidão e os primeiros-socorros foram a diferença entre a vida e a morte neste meu caso.

É uma honra presidir esta sessão. Quis o destino que o nobre Deputado Vicente Cândido, ao não poder estar aqui hoje, por um compromisso de força maior, me pedisse para que fizesse a abertura deste evento e a condução do mesmo. Portanto, eu não poderia deixar de citar este fato e dizer que é uma honra muito grande para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e, em particular, para este Deputado, recebê-los e homenagearmos o Corpo de Bombeiros pelo seu aniversário, pelo aniversário da Corporação, tendo-os todos aqui. Gostaria de ousar e agradecê-los todos em nome do povo, da população do Estado de São Paulo.

Consulto se algum parlamentar presente gostaria de fazer uso da palavra. (Pausa.) Neste momento, a Presidência concede a palavra ao Ilmo. Coronel Jair Paca de Lima, Comandante do Corpo de Bombeiros.

 

O SR. JAIR PACA DE LIMA - Exmo. Sr. Deputado Hamilton Pereira, que preside esta sessão; Coronel Ademir Aparecido Ramos, que representa neste ato o nosso Comandante Geral, Coronel Eclair; Coronel Antônio dos Santos Antônio, Subcomandante do Corpo de Bombeiros; Manoel Antônio da Silva Araújo, Comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano; Eduardo Graziano, nosso amigo e Presidente do Instituto Mensageiro, que muito nos ajuda na condução do SOS Criança, no resgate da cidadania; Sr. Ricardo Rezende, Secretário de Obras da Prefeitura de Taboão da Serra; Sr. Alexandre Bittencourt Depieri, Secretário do Bem-Estar Social da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra; Coronel Ariomar Gago, neste ato representando o General do Exército, Sérgio Pereira Mariano Cordeiro, Comandante do Comando Militar do Sudeste; Dr. Milton Rodrigues Montemor, assistente da Polícia Civil; Sr. José Luiz Flores Macedo, representando o Sr. Edgar Santos Damiani, Secretário da Administração Regional de Taboão da Serra; senhoras e senhores, oficiais, praças, eu diria ao nobre Deputado Hamilton Pereira que hoje o nosso Corpo de Bombeiros inova. Para atendimento mais rápido hoje, dispomos das motocicletas, que já estão aparelhadas com o desfibrilador externo automático. Eu diria ao nobre Deputado que ele foi uma pessoa privilegiada por Deus, porque para casos semelhantes ao dele, atendimento pronto, pessoal especializado do Corpo de Bombeiros, apenas 2% sobrevivem. Já com o equipamento de desfibrilador externo automático, o atendimento pronto do Corpo de Bombeiros, conseguimos aumentar esse índice para 20%. Portanto, é a melhoria, a tecnologia a serviço do nosso Corpo de Bombeiros

Mas, nos sentimos muito orgulhosos de estarmos aqui hoje recebendo essa homenagem. Porque, na verdade, aqui é a casa dos representantes da sociedade paulista e se essa homenagem é feita por esta Casa, quer dizer que a sociedade paulista é quem está nos homenageando. E o nosso Corpo de Bombeiros desta muito intimamente ligado a essa sociedade.

É com imensa satisfação e orgulho que temos a oportunidade, nesta sessão solene, de como Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo expressar em nome de todos os bombeiros a gratidão pela honrosa homenagem em que esta nobre Casa de leis nos distingue no dia de hoje.

Em especial, os nossos agradecimentos ao Exmo. Sr. Deputado Estadual Vicente Cândido que, sensível às manifestações de carinho e reconhecimento por parte de toda população paulista, aos importantes e valorosos serviços prestados pelos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros nestes 125 anos de existência, completados no dia de ontem, propôs a realização de tão significativa sessão solene, o que muito nos envaidece e nos lisonjeia. Da mesma forma, agradecemos ao nobre Deputado Estadual Hamilton Pereira, que presidente esta sessão.

São expressões de reconhecimento como as de V. Exas. que nos convencem de que nenhum sacrifício é demasiadamente grande, que sirva de obstáculo na realização do fim maior da nossa vocação, sintetizada pela nossa missão de proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.

Adentrando pelo novo milênio, nossa organização vai contabilizando mais um quarto de século, rumo ao sesquicentenário de história, a qual continua a ser escrita em páginas de incontáveis conquistas e avanços: trabalho árduo e de muitas glórias.

Certamente não se imaginava que aquela pequena seção de Bombeiros, criada a dez de março de 1880, sob o comando do alferes José Severino Dias, com 20 homens oriundos da Companhia de Urbanos, se multiplicaria em 216 postos de bombeiros distribuídos por 115 municípios do estado, com um efetivo de nove mil, novecentos e sessenta e cinco homens e mulheres, todos altamente especializados e treinados, além de viaturas e equipamentos modernos e tecnologicamente adequados aos mais diversos tipos de ocorrências.

Aquela pequena Corporação de Bombeiros, nascida como decorrência do clamor público e da preocupação das autoridades com a possibilidade da ocorrência de novos sinistros, como o que destruía em 16 de fevereiro de 1880 a biblioteca da Faculdade de Direito e parte do Convento no Largo de São Francisco, estava predestinada a principiar a história de uma organização que há 125 anos se faz presente no Estado Bandeirante, desempenhando com orgulho e profissionalismo a missão de bem servir à comunidade, protegendo vidas, o meio ambiente e o patrimônio.

Nossa realidade atual não é nada mais do que o fruto bem semeado de um passado repleto de lutas e de realizações, em que bombeiros valorosos, corajosos e arrojados sempre trabalharam imbuídos do sentimento do dever e do amor ao próximo.

Tenho certeza de que essa homenagem é extensiva aos saudosos bombeiros que já partiram, sacrificando suas vidas no cumprimento do dever, exemplos que nos inspiram no cumprimento das nossas missões e no transcurso dessa árdua jornada, aos quais dedicamos o nosso elevado respeito, gratidão e eterna admiração.

Igualmente entendemos como homenageados todos aqueles bombeiros que se encontram reformados ou na reserva, pois com o trabalho profícuo e incansável, nos legaram uma organização cuja credibilidade é invejada por muitos.

Portanto, aproveitamos para agradecer a todos homens e mulheres, integrantes do nosso Corpo de Bombeiros, muitos presentes nesta oportunidade, que com trabalho árduo, dedicação e profissionalismo, não tem poupado esforços para o fiel cumprimento da missão institucional e atendimento à população paulista, com vista à excelência da qualidade dos serviços prestados, colaborando assim para o sucesso de todos os projetos que estão sendo desenvolvidos, e contribuindo para o êxito do nosso comando.

A excelência da qualidade na prestação de serviço à comunidade, bem por isso a nossa busca incessante visando continuar merecedores da confiança, sempre com a consciência de que podemos fazer mais e melhor.

Dessa forma, destacamos que a Escola de Bombeiros está funcionando em ritmo acelerado, crescendo e sendo aprimorada a cada dia. Continuamos a desenvolver o Programa SOS Bombeiros, no resgate da cidadania, e o Programa de Coleta de Leite Materno. Estabelecemos parcerias com a Escola Superior de Propaganda e Marketing. Expandimos os serviços de atendimento com motocicletas para outros municípios.

Procuramos aperfeiçoar a “Praia Segura” e estamos implantando os Postos de Bombeiro 1.0 em vários municípios do Estado.

Aproveitamos para agradecer a todos os parceiros do Corpo de Bombeiros, que deixamos de nominar para evitar o cometimento de qualquer injusta omissão, os quais têm colaborado para o êxito do nosso trabalho e da nossa organização, bem como para a concretização dos seus objetivos.

Ao Exmo. Sr. Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin, ao Exmo. Sr. Secretário da Segurança Pública, Dr. Saulo de Castro Abreu Filho e ao Exmo. Sr. Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Eliseu Eclair Teixeira Borges, agradecemos pelo apoio sempre presente.

Finalmente, o agradecimento a gentis manifestações de apreço e consideração que aqui recebemos, as quais teremos o maior orgulho em transmitir aos demais integrantes do Corpo de Bombeiros que, na labuta constante em todo o Estado, não puderam aqui se fazer presentes. Que Deus continue a nos proteger e a permitir que sejamos merecedores do respeito e da admiração que nesta Casa pudemos sentir. O nosso muito obrigado! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Hamilton Pereira - PT - Estas foram as palavras do Coronel Jair Paca de Lima, Comandante do Corpo de Bombeiros. Esta Presidência convida, para fazer uso da palavra, Karen Alessandra dos Santos da Silva, do Programa SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania.

 

A SRA. KAREN ALESSANDRA DOS SANTOS DA SILVA - Bom dia a todos! Sou do Projeto SOS Bombeiros. É um projeto muito legal, muito bom, que quer que as crianças tenham um futuro melhor, para que não fiquem nas ruas, onde a violência é muito grande. O projeto procura ajudar as crianças. Lá, temos um conhecimento melhor e não ficamos nas ruas. É muito bom. Os bombeiros ajudam-nos bastante. Eles perguntam se precisamos de ajuda. Existem lugares aonde vamos e em que não somos tratados desse jeito. Dizem que somos vândalos, essas coisas, só porque somos pobres Não é nada disso.

Aprendemos muitas atividades, aulas de primeiros socorros, incêndios. É bom para adquirirmos conhecimento e passarmos para as outras pessoas que têm vontade, mas que não podem.

Isso, graças aos bombeiros e às pessoas que criaram o projeto, que existe desde 1996, e, com ele, as crianças não ficam nas ruas. Tem gente que só tem alimentação lá: café da manhã e almoço. Na cCapital tem seis postos. Tem gente que não tem o que comer em casa, a mãe não pode. Com o que aprendemos lá, dá para ganhar dinheiro e ajudar os pais. Obrigada pelo projeto! Obrigada aos bombeiros que têm ensinado isso para mim! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Hamilton Pereira - PT - Parabéns, Karen Alessandra dos Santos da Silva! Esta Presidência concede a palavra ao Ilmo. Sr. Eduardo Graziano, do Instituto Mensageiros.

 

O SR. EDUARDO GRAZIANO - Bom dia a todos! desculpem, fiquei muito emocionado com o depoimento da Karen porque para nós, que fundamos essa entidade e hoje exercemos a Presidência - há sete anos exercemos esses trabalhos, projetos sociais que desenvolvemos no Estado -, é muita honra, é muita satisfação escutarescutar um depoimento desstes.

O Instituto Mensageiros é uma entidade sem fins lucrativos, com sede na Capital, que desenvolve projetos sociais desde 1998. Começamos desenvolvendo projetos na área odontológica, procurando atender crianças com dificuldade de recursos de todo o Interior de São Paulo, inclusive na Capital: chama-se Projeto Sorriso. Hoje, existe um consultório odontológico na Capital que funciona gratuitamente na região de Itaquera, mais precisamente na Vila Progresso, atendendo gratuitamente a população lá residente. Atendemos, mais ou menos, 300 pessoas por mês naquela localidade.

Esse projeto ainda conta com um trailer odontológico totalmente equipado, que procura fazer um trabalho mais educativo com crianças de zero a dez anos. Ele tem a facilidade de se deslocar para as comunidades carentes ou creches públicas.

Além do Projeto Sorriso, o Instituto Mensageiros desenvolve, juntamente com o Corpo de Bombeiros, alguns projetos. Aliás, em nome do Coronel Jair Paca de Lima, nosso grande colaborador - e por que não dizer amigo, nesses anos que estamos trabalhando juntos? -, temos conseguido fazer um trabalho de excepcional qualidade. Isto dito, não por nós, mas por aqueles outros elementos que convivem na Capital e que visitam o trabalho que fazemos no SOS Resgate da Cidadania, localizado na Capital em seis postos: Jabaquara, Almanara, Sé, Itaquera, Guarapiranga. Falta-me um nome.

A Karen está no Projeto Jabaquara. Em cada localidade temos 60 crianças, totalizando 360, entre dez e quinze anos de idade, que atendemos no período inverso ao escolar.

Com o apoio do Corpo de Bombeiros, com o financiamento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e com o apoio de outros parceiros, inclusive da Secretaria Municipal de Abastecimento, conseguimos fazer esse trabalho, cujo depoimento vocês ouviram.

Tiramos a criança das ruas, damos alimentação básica de refeições e educamos para a cidadania, para um mundo melhor. Resgatamos essa criança da dificuldade localizada e entramos com atividades artísticaas-, culturais, esportivas - inclusive de primeiros-socorros, como ela mesma disse -, preparando-a para um futuro melhor.

Temos um efetivo de profissionais que trabalham nestse projeto e garantem a qualidade do trabalho desenvolvido, do ponto de vista de transformar a realidade da criança. O trabalho não é assistencialista: é transformador. As crianças que passam pelo projeto realmente adquirem uma outra condição de vida, do ponto de vista de cultura.

Realizamos ainda com o Corpo de Bombeiros a parceria na operação da “Praia Segura”, que realizamos no verão, com a contratação de salva-vidas que são treinados e colocados em todo o litoral paulista. É o Instituto Mensageiros que permite essa parceria com o Corpo de Bombeiros.

Outro projeto importante, que quero citar, é o que vimos fazendo com a Febem. Atualmente, a Febem está nos jornais todos os dias, e não conseguimos colocar na mídia as boas notícias que temos realizado. Até porque parece que a mídia só se interessa pelas más notícias.

De qualquer forma, o Instituto Mensageiros há quase um ano vem fazendo um trabalho de atuação com oficinas culturais, em várias modalidades, como capoeira, danças de todo tipo, de rua, hip-hop, tudo que interessa à molecada e aos jovens de lá; na área de artes cênicas, com encenações e poesias; na área de artes visuais, com filmagens, fotografias e artes plásticas.

Nós realizamos 250 oficinas culturais por mês dentro de todas as unidades da Febem, na Capital e no interior do Estado. É um trabalho importante para permitir uma conversa mais próxima com esses garotos. Neste momento de crise da Febem, estamos realizando uma operação emergencial de apoio, graças às transformações implantadas pelo Sr. Secretário, amenizando, assim, os ânimos. Isso significa uma operação de oficinas culturais abertas em todas as unidades, principalmente nos grandes complexos. Esse é o trabalho do Instituto Mensageiros, uma entidade organizada profissionalmente que eu tenho a honra de presidir.

Quero finalizar a minha fala agradecendo mais uma vez a parceria com a Corporação. Em nome do Coronel Jair Paca de Lima, agradeço a todos vocês, membros do Corpo de Bombeiros, que não posso aqui citar porque posso omitir alguém, mas muitos deles nos têm ajudado diariamente. Não só os bombeiros que estão dentro dos postos, os tenentes que comandam os postos que são fundamentais para o nosso trabalho, mas também os capitães que estão aí auxiliando. Quero agradecer ao Coronel Manoel Antonio da Silva Araújo, Comandante da Região Metropolitana que, desde que nos conhecemos, estamos acreditando na possibilidade de realizar um grande trabalho. Falo assim porque conseguimos recentemente - estaremos discutindo sobre isso essa semana - a expansão do Projeto SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania, aqui na Capital, para mais duas localidades, permitindo atingir mais 120 jovens. Era isso que precisava dizer. Agradeço a atenção de vocês todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Estas foram as palavras do Sr. Eduardo Graziano.

Esta Presidência anuncia e agradece a presença entre nós da Sra. Amira Houssein, representando neste ato o Secretário de Esportes do Município de Taboão da Serra, Sr. Eder Massoko.

Assistiremos agora a um vídeo institucional do Corpo de Bombeiros.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo. (Palmas prolongadas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Senhores e senhoras, gostaria de abrir neste momento um espaço para o depoimento de uma pessoa que trabalha aqui na Casa, no gabinete do Deputado Mauro Menuchi. É importante que haja aqui a voz da sociedade civil.

Passo a palavra para a Fernanda Otero, que gostaria de fazer um depoimento espontâneo a respeito da importância do Corpo de Bombeiros.

 

A SRA. FERNANDA OTERO - Bom dia, Deputado. Cumprimento também os demais membros da Mesa. Desculpem mas estou emocionada porque é a primeira vez que falo para tanta gente.

No dia 24 de dezembro, minha mãe sofreu um acidente. Ligamos para vários lugares para encontrar um socorro para ela. Eu moro num bairro, ela mora em outro, e foi muito difícil conseguirmos um transporte que pudesse transportá-la para um hospital, porque ela é muito parecida comigo, um pouco maior.

No caminho, tive a idéia de ligar para o 193 e pedir socorro para o Corpo de Bombeiros. E hoje tenho a feliz oportunidade de agradecer ao grupo da Consolação. Foram oito membros que foram até o local, carregaram a minha mãe com a perna quebrada. Naquele momento sem outra alternativa de transporte, fizeram o transporte para o Hospital do Servidor. A princípio, queriam levá-la para o Hospital das Clínicas, mas pedi que a levassem para o Servidor.

Então, quando eu estava no meu gabinete trabalhando e ouvi essa homenagem, vim aqui e pedi licença para falar ao Deputado Hamilton porque acho que esta é uma grande oportunidade para agradecer pelo socorro recebido e pelo trabalho que vocês fazem, que realmente é maravilhoso. Obrigada. Bom dia para todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Obrigado a você, Fernanda Otero.

Gostaria de anunciar também as presenças de José Reinaldo Araldo, chefe da Brigada de Incêndio da Assembléia Legislativa; do Sr. Hélio César da Silva, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar. E anunciar que agora teremos a apresentação da “Canção dos Bombeiros”.

 

* * *

 

- É entoada a “Canção dos Bombeiros”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Após todas as manifestações, a exibição deste belíssimo vídeo que sintetiza bem a importância do Corpo de Bombeiros para nós todos, para a sociedade pouco se pode acrescentar a tudo o que já foi dito, a tudo o que já foi mostrado. Creio que qualquer pesquisa de opinião, hoje, sobre as instituições existentes na nossa sociedade irão mostrar seguramente que o Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas e também mais necessárias para a nossa sociedade, para a integridade do nosso povo.

Desta maneira, ao abrirmos as portas da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para comemorarmos juntos aqui os 125 anos de existência do Corpo de Bombeiros, os seus 94 Deputados presta, assim, uma justa homenagem, e o faz em nome de toda a sociedade. O povo paulista agradece a existência do Corpo de Bombeiros, a tudo aquilo que os senhores e senhoras têm feito pelo nosso povo, a sua dedicação, o carinho, o amor ao próximo que vocês têm demonstrado.

Gostaríamos de agradecer mais uma vez a todas as autoridades presentes, aos oficiais do Corpo de Bombeiros, mas também não poderíamos deixar de agradecer aos praças e aos seus familiares que acorreram a esta comemoração, atendendo ao convite da Assembléia Legislativa e da própria corporação.

Agradecemos a presença de todos e queremos dizer que esta Casa estará sempre de portas abertas para aqueles que representam as aspirações do nosso povo. O Corpo de Bombeiros, como se convencionou dizer nos dias de hoje, é uma instituição do bem e seremos sempre parceiros. A Assembléia Legislativa orgulha-se muito de tê-los aqui no dia de hoje. Muito obrigado pela presença de todos vocês. Parabéns pelos 125 anos de existência!

Esta Presidência, tendo esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, agradece a todos os funcionários da Casa, aos servidores da TV Assembléia que fizeram esta cobertura, transmitindo para o povo de São Paulo, para que pudéssemos ter esta solenidade e fazê-la acontecer à altura do merecimento da instituição Corpo de Bombeiros.

Está encerrada a presente sessão.

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 21 minutos.

 

* * *