14 DE MAIO DE 2007

006ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O “DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA” E PELA FORMATURA DO CURSO DE VOLUNTÁRIOS DE MASTOLOGIA DA UNIÃO DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

 

Presidência: ANALICE FERNANDES


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 14/05/2007 - Sessão 6ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: ANALICE FERNANDES

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA" E FORMATURA DO CURSO DE VOLUNTÁRIOS DE MASTOLOGIA DA UNIÃO DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

001 - ANALICE FERNANDES

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama" e pela formatura do Curso de Voluntários de Mastologia da União de Combate ao Câncer de Mama. Convida a todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional. Agradece ao Governador José Serra e ao Secretário da Saúde por disponibilizar neste ano, em 300 clínicas e hospitais do Estado no dia 19/5, o mutirão da mamografia. Anuncia a execução de número musical.

 

002 - CARLOS RUIZ

Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia de São Paulo, lamenta as dificuldades de acesso que as mulheres têm aos exames básicos, que levam a detecção tardia da doença e a óbitos evitáveis.

 

003 - GLADIS ARANIBAL

Médica mastologista, fala sobre a importância do auto-exame, que deve ser feito mensalmente pelas mulheres.

 

004 - Presidente ANALICE FERNANDES

Conduz a entrega dos certificados aos Voluntários de Mastologia da União de Combate ao Câncer de Mama.

 

005 - NISE HITOMI YAMAGUCHI

Presidente da Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos, agradece a iniciativa da homenagem e aos presentes. Parabeniza os voluntários que receberam seus certificados hoje, e fala da importância do trabalho voluntário. Defende a criação de central de regulação para o câncer de mama para agilizar o atendimento.

 

006 - WALDIR AGNELLO

Deputado estadual pelo PTB, saúda a iniciativa desta homenagem. Narra a luta de sua esposa contra o câncer de mama. Agradece o trabalho dos voluntários nos hospitais.

 

007 - ERMANTINA RAMOS

Conhecida como "Tininha", Presidente da Unaccan, União Nacional de Combate ao Câncer, homenageia o trabalho dos voluntários, e fala da importância dos cursos de formação.

 

008 - Presidente ANALICE FERNANDES

Conduz a entrega de homenagens.

 

009 - GILZE MARIA COSTA FRANCISCO

Presidente do Instituto Neomama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, lamenta a falta de acesso das pacientes do SUS à medicação adequada. Fala dos prêmios de responsabilidade social que foram entregues nesta solenidade.

 

010 - LUIZ HENRIQUE GEBRIN

Diretor do Hospital Pérola Byington, representando o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas, fala do acolhimento às doentes de câncer de todo o país dado pela instituição que dirige, com a criação de um pronto-socorro de mamas. Defende o melhor treinamento dos médicos e enfermeiras em diagnósticos precoces.

 

011 - Presidente ANALICE FERNANDES

Anuncia a execução de número musical. Pede ao Governador o cumprimento de promessa de campanha e comece a implantar no Estado o Centro de Atenção à Saúde da Mulher. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Esta Presidência passa a nomear as autoridades: Dr. Luiz Henrique Gebrin, representando o Sr. Secretário de Estado da Saúde Dr. Luiz Roberto Barradas Barata; Sra. Ermantina Ramos, Tinhinha, Presidente da Unaccan, União Nacional de Combate ao Câncer; Sra. Gilze Maria Costa Francisco, Presidente do Instituto Neomama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama; Dr. Carlos Ruiz, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia da Regional de São Paulo; representando o Dr. Edmundo Baracat, o Professor Titular de Disciplina de Ginecologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico Jasson.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na figura do 2º Tenente Músico Jasson. Peço que saúdem calorosamente, com uma salva de palmas, a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigada. (Palmas.)

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama. Quero, nesta manhã festiva, agradecer a todos os presentes, àquelas pessoas que já se acostumaram a estar aqui anualmente, aos nossos novos amigos, às nossas novas amigas, que vieram refletir sobre a problemática do câncer de mama.

Nesta oportunidade, quero agradecer ao Governo do Estado de São Paulo, ao Sr. Governador José Serra, ao Dr. Barradas, por disponibilizar neste ano 300 clínicas e hospitais do Estado para no próximo sábado, dia 19, realizar o mutirão da mamografia.

Quero dizer que é extremamente importante que nossas mulheres possam ter oportunidade de fazer a mamografia. O câncer de mama ainda é uma doença que mata muitas mulheres no nosso País. Só no ano passado, 50 mil mulheres foram acometidas pelo câncer de mama e sabemos que se o câncer for detectado na sua fase inicial, se o câncer for detectado precocemente, tem cura. Então, é muito importante a realização do mutirão da mamografia em todo o nosso Estado.

Quero agradecer de forma muito especial a Gilze Maria Costa Francisco, parceira, amiga, Presidente do Instituto Neomama, entidade sem fins lucrativos, que atende mulheres com câncer de mama gratuitamente. Peço uma salva de palmas, porque precisamos de mulheres que lutem contra essa doença. (Palmas.)

Quero ter a honra de saudar essa entidade tão importante, a União Nacional de Combate ao Câncer, Unaccan, e faço isso na pessoa de uma mulher também muito especial: Maria do Carmo. (Palmas.)

Conheci Maria do Carmo há 22 anos, quando eu cheguei no Hospital Infantil Darcy Vargas como enfermeira recém-formada para trabalhar e lá estava a nossa querida Maria do Carmo, prestando sua solidariedade, levando o seu carinho, o seu amor, àqueles que precisam. A Tinhinha fala que ela é a mãe da Unaccan e é mesmo. São de pessoas como Maria do Carmo, que plantam a semente do bem e do amor, que precisamos no nosso dia-a-dia. Muito obrigada por você existir, Maria do Carmo. (Palmas.)

Quero ainda agradecer os representantes dos municípios presentes. Temos pessoas que viajaram 600 quilômetros para comemorarem esta data conosco. Está presente o provedor da Santa Casa da Cidade de Jales, nosso querido amigo, conhecido como “Garça”, Sr. Devanir. Fique em pé, por favor, e receba uma salva de palmas. (Palmas.) Sua esposa, Ana Maria, é Presidente da AVCC de Jales, Associação de Voluntárias no Combate ao Câncer de Mama. Esta também é uma mulher vitoriosa. Muito obrigada, Ana, pela sua presença entre nós. (Palmas.)

Quero também aqui agradecer a Maria Dalva Amin dos Santos, Secretária Municipal de Saúde do Município de Embu Guaçu; do Dr. Antônio Fernandes Ventura, da Unicred/Litoral Paulista; o Dr. Bruno Antonini, da Unicred/Litoral Paulista; a Sra. Fátima Filassi, Presidente da Americamama; a Sra. Dina Binzagr, Presidente da Americamama; a Maria Teresa Nunes Lencioni, da Casa de Apoio ao Paciente Oncológico de Caçapava.

Estamos aqui também felizes com a presença de pessoas de vários municípios do Estado de São Paulo porque a nossa filosofia é que este programa seja levado para outros municípios e que nesta data tenhamos grandes parceiros, não só o Estado atuando, colaborando e ajudando na prevenção, mas os prefeitos municipais, as secretárias e os secretários de saúde municipais somando esforços, pois só assim seremos vitoriosos.

Quero, agora, pedir para que a cantora Valdirene apresente a sua primeira canção. Uma salva de palmas a essa cantora que veio abrilhantar a nossa Sessão Solene. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É apresentado um número musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Muito obrigada, Valdirene Freitas.

Gostaria de convidar, neste momento, para fazer uso da palavra o Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia de São Paulo, Dr. Carlos Ruiz.

 

O SR. CARLOS RUIZ - Bom-dia a todos. Inicialmente gostaria de agradecer à Deputada Analice, às autoridades presentes, ao meu amigo Gebrin que representa aqui o Secretário, à Tininha, a todas vocês mulheres pelo Dia das Mães de ontem porque todos nós, como filhos e filhas, sabemos da importância do ser mãe, esse sentimento do ser mãe que é lutar sem pensar em receber e fundamentalmente só se importando com aquela pessoinha que colocou no mundo, que vai crescer, aprender, desenvolver-se e ajudar os outros. Esse é o interesse que norteia, na verdade, o pensamento dela.

Imbuído desse sentimento, quero agradecer a todos e dizer da satisfação, como Presidente da Regional São Paulo da Mastologia Paulista, de completarmos agora três anos de parceria com esta Casa. A Deputada Rosmary Corrêa foi, então, a pessoa que nos ajudou. Quero agradecê-la muito pela oportunidade de poder estar aqui presente porque foi graças a ela que as portas desta Casa foram abertas para a sociedade. Em função disso, uma vez por mês fazemos uma reunião com mais de cem especialistas para discutir o câncer de mama dentro da nossa Casa, a Casa do Povo, que é a Assembléia como um todo. Isso nos deu uma legitimidade e também uma condição de representatividade que poucas vezes a mastologia paulista teve. Então, devo agradecer à Deputada Rose, à Deputada Analice que agora está conosco também por esta oportunidade.

Gostaria de falar algumas coisinhas que dizem respeito ao que debatemos uma vez por mês aqui, das dificuldades de acesso que as nossas mulheres têm aos exames básicos. A Deputada Analice disse que são 50 mil casos novos de câncer de mama, por ano, no Brasil, e desses casos 10 mil mortes. Essas mortes, ou seja, 20%, deve-se fundamentalmente aos altos índices de detecção tardia que apresentamos.

Por isso, se queremos inverter essa curva, é fundamental que tenhamos o cuidado de estimular, informar e fundamentalmente interagir com uma parceria. Ninguém é dono da verdade. Antigamente, os médicos colocavam-se numa posição em que ditavam as leis. Hoje entendemos que todos têm a sua importância e devem ser respeitados porque essa interação é que é importante. Não adianta acharmos ‘y’ ou ‘z’, se não temos a condição de poder oferecer isso para as pessoas.

É muito legal termos um mutirão na semana que vem, que o Secretário tem nos ajudado. É importante também porque discutimos sempre a respeito de mutirão. Meu grande medo, em relação a ele, é que vamos diagnosticar muitos cânceres, é verdade, mas quem vai cuidar? Quem vai, na verdade, direcionar o que vai ser feito porque senão somos duplamente tiranos: estimulamos a informação e de repente não conseguimos deslocar aquela mulher que tem um problema para a área que precisa. Por isso que essa condição, essa união é importante quando falamos da sociedade, dos médicos, do serviço público e desta Casa como um todo. Juntos, somente juntos, podemos ter força de representação e de realização, que é muito mais importante. É muito fácil falar, mas na hora da execução vemos as pessoas minguarem. Por isso que esse tipo de reunião, hoje, para nós é importante.

Outra coisa que gostaria de salientar é que hoje temos drogas cada vez mais eficientes no tratamento do câncer de mama. Mas, infelizmente, poucas pessoas têm acesso. Ainda temos a condição aqui no Brasil de vários Brasis, que vai desde a Biafra até a Suíça, em que a paciente e, fundamentalmente, o médico sabe que pode fazer melhor, mas não tem essa condição porque a paciente não tem acesso a isso. Acho que precisamos como grupo unido brigar para que essas coisas sejam acessíveis a todas as pacientes. Muito obrigado a vocês por terem ouvido-me. Parabéns a todas vocês que são mamães, que serão mamães, e um beijo no coração de todos. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Obrigada, Dr. Carlos Ruiz, pela ajuda, pelo apoio, pelo carinho que dá sempre à Unaccam. Quero agradecer as presenças do Vereador Fábio Conte, de Indaiatuba; da Vera Emília Tervel, da Associação Viva Melhor, de Santo André; da Sra. Reinalma Montalvão, Vereadora do Município de Caçapava, que anualmente está aqui conosco; da Maria Silvéria Rocha, que é enfermeira-assistente da Coordenadoria do Serviço de Saúde da Secretaria do Estado de São Paulo, que representa aqui todas nós enfermeiras de São Paulo. Obrigada pela sua presença Maria Silvéria Rocha. Agradeço ainda a presença do Sr. Albino Vanzo Neto, representante do Lions Clube de São Paulo - Tremembé; do Sr. H. G. Britto, da TV Canal Internet e E-mail TV.

Dando continuidade a esta sessão solene convido a Dra. Gladis Araníbal para fazer uma explanação na tribuna da Assembléia, sobre a importância do auto-exame, para que todas nós mulheres, mensalmente possamos efetuar nosso auto-exame.

 

A SRA. GLADIS ARANIBAL - Bom dia. Quero agradecer principalmente à Deputada Analice Fernandes por esse convite, que para mim foi uma surpresa neste momento. Não preparei nem uma aula, nobre Deputada. Quero mais exatamente explicar a vocês o que significa o auto-exame na mulher, em relação à prevenção do câncer de mama.

Na realidade o auto-exame faz parte de um dos diagnósticos de muitos métodos de diagnósticos de que o mastologista precisa para diagnosticar o câncer de mama. Para nós que vivemos num país em desenvolvimento é muito importante o auto-exame, ele faz parte da rotina da mulher. Que significa isso? Que nós como mastologistas devemos educar a mulher para conhecer o seu corpo não só olhando a parte estética mas também a constituição de seu corpo, a formação de suas mamas. E aí poderemos conscientizar o valor que têm as mamas e como devem ser cuidadas.

O câncer de mama é uma patologia que atinge exatamente a parte que marca a feminilidade da mulher esteticamente e é parte vital para amamentar seu filho, e faz parte também da identificação da mulher. Como tal é um órgão importante tanto orgânica como emocionalmente e esteticamente por isso temos a obrigação de cuidar. Como? Só educando. E essa educação é mínima, básica. Para essa educação básica não precisamos de grandes tecnologias, mas simplesmente fazer o que faz a Unaccam: educação, mudar o contexto do voluntariado, não oferecer grandes tecnologias sem haver conseguido que a paciente tenha uma conscientização de ela mesma ajudar os profissionais a detectar o câncer de mama.

É ideal para nós mastologistas não detectar um nódulo na mama, um caroço que ela já está apalpando, porque para nós isso significa que já é um câncer talvez em estado avançado. Para nós mastologistas e importante, hoje em dia, detectar lesões que ainda não tenham nem meio milímetro de tumor. Só que para isso necessitamos de grande apoio do próprio paciente que por sua educação vai exigir, vai consultar e procurar um profissional adequado.

Mas, mesmo que não consigamos isso, ainda assim podemos fazer muito, simplesmente com uma educação básica. Orientar a mulher sobre quando deve fazer consulta, quando e como deve examinar as mamas. Acho que isso vai ajudar muito, daqui por diante, a detectar precocemente, inicialmente o câncer e a que essa mulher possa ter uma qualidade de vida, possa ter uma cura não de cem por cento, mas sim ter uma qualidade de vida, mesmo com sua doença, podendo conviver com sua família, com seu esposo, com seus filhos e na sociedade, e não se sinta como se estivesse com uma sentença de morte. A maioria, uma vez que sabe que tem câncer de mama, acha que já morreu, e a família também apóia nesse sentido.

Portanto, temos que reverter isso. E só vamos conseguir reverter fazendo isso, ou seja, educação básica. Fico feliz porque o grupo voluntariado faz parte do Grupo Multidisciplinar de Mama, mas o contexto agora é educar. Acho que sou parte disso e continuarei fazendo parte enquanto eu tiver possibilidade. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Obrigada, Dra. Gladis Aranibal, que é mastologista e uma grande auxiliadora das nossas mulheres.

Quero convidar a ficar em pé para receber uma salva de palmas a Dra. Nise Hitomi Yamaguchi, Presidente da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos.(Palmas.)

Obrigada por sua presença e a convido para que acompanhe a nossa Tininha, porque estamos chegando ao momento mais importante desta sessão solene, momento em que muitas mulheres terão aqui seus esforços coroados, pois receberão nesta manhã seus certificados. São mulheres que acompanharam por várias semanas os cursos oferecidos aqui na Assembléia Legislativa de São Paulo, pela Unaccam. Quero convidar a diretoria da Unaccam para neste momento, no plenário, efetuar a entrega dos nossos certificados. Ao som de música chamaremos nominalmente nossas alunas voluntárias para receberem os seus certificados.

Convido a aluna Aldeíse de Lima Moura, para receber o seu certificado das mãos da Sra. Nise Hitomi Yamaguchi.

 

* * *

 

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Senhora Arislene Costa Curado Fleury.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Srta. Cleuza Guardalbem Sambais.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Senhora Cleuza Minari Pinheiro.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Senhor Flávio da Silva.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Senhora Geni Francisca dos Santos Vanzo.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Senhora Inês Aparecida Aguiar Polido.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Senhora Iria Donadio.

 

* * *

 

É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Senhor José Ramos.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Senhora Marisa Cristina Zolini Ortelani. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Maristela Franbech Toledo. (Palmas)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Maria dos Anjos Trindade Vargas. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Maria do Carmo Ferreira. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Maria Eugênia Lopes. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Nanci Milani. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Osmar dos Santos. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Senhorinha Amaro de Souza. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Sônia Carvalho. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Sueli Conventi Colasso. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Vera Lúcia Santana Pires. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Teresa Lencioni. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Cumprimento mais uma vez todas essas mulheres voluntárias, que no dia-a-dia fazem a diferença.

Gostaria de anunciar a presença, nesta Sessão Solene tão importante, do vice-Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Waldir Agnello. (Palmas)

Convido a Dra. Nise para fazer uso da palavra.

 

A SRA. NISE HITOMI YAMAGUCHI - Bom dia a todos. É um prazer enorme estar aqui. Gostaria de saudar, na pessoa da Deputada Estadual Analice Fernandes, toda a Assembléia, todo o Poder Legislativo do Estado, e através do Dr. Luiz Henrique Gebrin, diretor do Hospital Pérola Byington, todos os hospitais que têm uma preocupação com a paciente, acima das suas questões financeiras, que têm eficiência, que buscam qualidade, porque isso é fundamental para que o câncer de mama seja realmente debelado.

Cumprimento também a Sra. Gilze Maria Costa Francisco, Presidente do Instituto Neomama. Cumprimento a Sra. Ermantina Ramos, nossa querida Tininha, Presidente da Unaccam, vice-Presidente do Femama e trabalhadora incansável de várias ações de antitabagismo. Tudo que é pelo bem a Tininha está presente, e é muito bom tê-la conosco. Agora estamos desenvolvendo um programa também de capacitação de voluntariado e do Terceiro Setor pela Conexão Médica, que vai atingir as pessoas nas suas áreas locais, através de uma rede de satélite. Cumprimento também o Dr. Carlos Ruiz, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - regional de São Paulo, e que tem sido também num baluarte nessa questão.

Gostaria de fazer uso da palavra simplesmente para parabenizar todos aqueles que são voluntários, todos aqueles que são voluntários nas suas casas, através das atitudes cotidianas de doação, imperceptível muitas vezes, e todos aqueles que apesar de todos os problemas pessoais ainda se preocupam em fazer um voluntariado competente e eficiente.

Temos nessa formação da Unaccam uma qualidade técnica elaborada para que as pessoas, além de serem voluntárias, possam ser competentes e conheçam efetivamente o câncer de mama em profundidade. É muito raro no Brasil as pessoas terem essa possibilidade de formação em voluntariado. Mas todos que participaram, viram a densidade das matérias, tiveram a oportunidade de assistirem tantas aulas e puderam, com certeza, usufruir o privilégio que é ter conhecimento.

Temos que entender que a maioria da população brasileira ainda carece de recursos básicos, ainda não consegue ler, não consegue ter acesso aos requisitos mínimos de sobrevivência. Muitas não têm água, outras não têm luz. E nós temos, além de tudo, a capacidade de aprender. E quando a gente quer muito aprender, temos que ter quem queira muito ensinar.

Essa somatória de forças é que faz desse curso da Unaccam um sucesso, e é por isso que todos os anos eu me preocupo em vir aqui, porque é uma alegria muito grande ver o sorriso de cada um estampado no rosto.

Esta Casa tem sido muito benéfica para o desenvolvimento da questão da Mastologia. Ainda temos uma questão muito séria, que é a falta de um encaminhamento adequado. Estamos buscando fazer uma instância junto com a Secretaria da Saúde, para que haja uma central de regulação para o câncer de mama.

A pessoa com uma suspeita ligaria para um determinado número, e ela seria seguida no sistema para ter um diagnóstico rápido. E até ela ter todos os tratamentos, ela poderia ligar para essa central de regulação e dizer: olha, agora a quimioterapia vai demorar dois meses, a biópsia vai demorar três, o ultrassom vai demorar mais cinco. E essa central de regulação falaria: não, a senhora vai para tal lugar. Então, é uma questão básica de “intelligentsia” É uma inteligência dentro do sistema, mas que funcione especificamente para câncer de mama.

Tivemos já, inclusive, algumas reuniões. O Sírio-Libanês está oferecendo isso, o seu lado de responsabilidade social, junto com a Cisco Systems, e acho que está faltando uma vontade política realmente. Tentamos falar com a Secretária da Saúde aqui do município, mas quem sabe a gente consiga no Estado então criar uma rede de referências em câncer de mama, e isso vai fazer muita diferença.

Só queria agradecer pela oportunidade de estar aqui com vocês todos e de poder fazer parte do grupo que muitas vezes participa na educação, e convidá-las para que façam parte da Conexão Médica. Procurem os locais nas suas cidades. Se vocês não tiverem uma rede de retransmissão da Conexão, isso pode ir por CD e também preenchendo os papéis, as pessoas da região, que não conseguem vir até aqui, poderão ter o título de capacitação em voluntariado de câncer de mama por telemedicina, por internet, enfim, há vários métodos hoje bem modernos, e estamos aqui para isso, para usar tudo o que existe de melhor, agregar valores para que realmente o câncer de mama seja debelado. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Muito obrigada, Dra. Nise Yamaguchi. Obrigada pela sua sugestão, que está sendo, com muito cuidado, anotada e por nós será encaminhada ao nosso Secretário de Saúde, para que ele possa torná-la realidade em nosso Estado.

Convido, para fazer uso da palavra, o Vice-Presidente desta Casa, o Deputado Waldir Agnello, meu querido companheiro de luta aqui na Assembléia, que por dois anos foi Presidente da Comissão de Saúde desta Casa. (Palmas.)

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PTB - Cumprimento a Deputada Analice Fernandes, autora e propositora desta Sessão Solene, parabenizando-a por esta brilhante iniciativa e pela condução dos trabalhos. Cumprimento o Dr. Carlos Ruiz; o Dr. Gebrin, que neste ato representa o nosso Secretário Estadual de Saúde, Dr. Barradas, a quem transmito nossos votos de congratulações; a Dra. Gilze, do Instituto Neomama; a Tininha, da Unaccam; as senhoras voluntárias e os senhores presentes aqui, funcionários, amigos, bom dia.

Estava em meu gabinete e ouvi algumas das manifestações que ocorreram aqui e quero, com muita liberdade, pedir licença aos senhores para justificar o meu entusiasmo e o motivo de me dirigir a este plenário para dar um testemunho. Sou casado há 29 anos com a mesma mulher - prezo muito a questão da família. Tenho três filhos e amo de paixão minha esposa, minha amiga, minha companheira. Passamos juntos momentos muito difíceis nessa trajetória de quase 30 anos, compartilhando a mesma cama, a mesma mesa de refeições.

Há três anos, minha amiga Roseli foi surpreendida e surpreendeu a nós todos - a mim, a meus filhos, aos nossos familiares - com essa doença: o câncer de mama. Só quem passa por isso, só quem viveu essa situação, sabe o que é. Eu não sou o único, infelizmente. Temos centenas de milhares de pessoas pelo Brasil e pelo mundo que passam por isso.

Senhoras, eu vivi um momento que nunca pensei passar. Felizmente, tenho algum recurso financeiro, tenho a minha fé em Deus, que nos sustenta em momentos muitos difíceis, mas, com tudo isso, com toda essa couraça de aço que dizem que os homens têm, sucumbi diante dessa situação.

O médico, numa terça-feira - lembro bem - disse o seguinte: “Roseli, tenho uma notícia ruim. Você terá de ser operada.” Eu, até de forma ingênua, disse a ele: “Quando voltarmos de férias, daqui a 15 dias, vamos começar esses procedimentos.” Ao que ele respondeu: “Waldir, você não entendeu a gravidade do problema. Hoje é terça-feira. Eu vou operá-la neste sábado agora.” Felizmente, ela foi socorrida a tempo. Passei as seis horas mais difíceis da minha vida em um quarto de hospital aguardando pelo retorno da minha amiga, Roseli, da sala de cirurgia.

Lembro bem, Deputada Analice Fernandes, que ela tomou uma pré-anestesia. Dei um beijinho nela, ela foi apagando e levaram-na para a sala de cirurgia. Eu fiquei seis horas esperando naquele quarto vazio, solitário, com tantos amigos pelo Brasil, pelo Estado, com tantas pessoas que estão em contato conosco. Por alguma razão, durante aquelas seis horas, meu telefone não tocou uma vez sequer. Ninguém bateu na porta daquele quarto para dizer: “Agnello, estou com você neste momento difícil.” Por que será?

Naquele momento, eu só pude elevar meu pensamento àquele que é o Criador de todas as coisas - a Deus - e dizer: “Senhor, a vida da minha esposa não está mais nas mãos dos médicos, mas nas mãos do médico dos médicos: Deus.”

Sabemos que a Medicina tem muitos recursos, mas também sabemos que existem limitações para essa doença que fogem ao controle do homem. Não sabia como minha esposa iria voltar daquela cirurgia. Estava ali um cirurgião plástico, equipamentos. Eles iriam reconstituir tudo que fosse necessário. Mas quem iria reconstituir o emocional da minha esposa? Quem iria dizer à Roseli que essa doença - não importava o resultado daquela cirurgia - não veio para aniquilá-la, jogá-la em um canto escondido, onde não tivesse mais nem vontade de conviver em sociedade?

Precisamos ter fé nessa hora. A Roseli só não está aqui hoje com vocês porque, infelizmente, escapou do nosso controle de agenda esta sessão solene. Não fosse isso, Deputada, ela certamente estaria em algum cantinho assistindo a esta cerimônia. Desde então, em todos os movimentos feitos em prol desta causa, lá está a Roseli e o Waldir Agnello apoiando. (Palmas.)

Esta é a justificativa da minha presença nesta sessão: cumprimentar as voluntárias. Nós somos cuidados pelas senhoras, tanto o marido, que fica muito fragilizado em um momento como esse, como a própria paciente.

Vim trazer meus votos de congratulações às voluntárias. Vim trazer o testemunho pessoal de alguém que já passou por isso e venceu. A Roseli está bem, nós estamos bem e estamos querendo transformar essa experiência ruim em uma coisa boa. Quero dizer que vale a pena lutarmos pela vida, ainda que pareça ser um fio de linha muito frágil. Vale a pena lutarmos até o último suspiro. Fica aqui a minha palavra de incentivo. Além disso, podem contar comigo e com a Roseli para tudo que precisarem.

Ter uma voluntária, ter alguém que trabalhe nessa área, ter alguém que se coloque à disposição para ajudar, consolar, dar o ombro amigo, é algo que faz muita diferença. Toda glória seja dada a Deus, mas também àqueles que fazem a boa obra, àqueles que combatem o bom combate, que são vocês.

Parabéns. Que Deus dê forças, que Deus ajude vocês para que sempre levem um sorriso tão entusiasmado como o meu, depois de tudo o que passei. Tenho certeza de que é um testemunho que edifica as pessoas. Deus abençoe vocês. Tenham um bom-dia e até uma próxima oportunidade. Parabéns, Deputada Analice Fernandes. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Obrigada, Deputado Waldir Agnello. Quero dizer a todos que, nesta oportunidade, o Deputado Waldir Agnello é o Presidente da Assembléia Legislativa.

O testemunho do Deputado Waldir Agnello mostra a importância do voluntariado. A frieza com que, muitas vezes, nos deparamos nos hospitais pode ser quebrada - e é quebrada - por uma voluntária com o coração cheio de amor, de carinho, que chega, abraça, conforta e está presente nas horas mais difíceis.

Quero anunciar e agradecer a presença do Presidente da Câmara Municipal de Juquitiba, Vereador Pedro Sandri; da Diretora de Enfermagem do Hospital Ipiranga, Sra. Sandra; da Sra. Eliana Martins Cordeiro, representando a Libra Terminais; da Sra. Maria Lúcia, Secretária de Ação Social do Município de Embu Guaçu e Primeira-Dama do município.

Maria Lúcia, você que é esposa do prefeito, o braço direito daquele gestor público tão competente, que no próximo ano você possa levar esse trabalho para sua cidade e realizar a Semana de Prevenção do Câncer de Mama.

 Quero também agradecer a presença da Secretária de Saúde do Município de Itapecerica da Serra, Sra. Araci Martins.

Quero lembrar a todas que a nossa Secretária de Estado de Educação, Professora Maria Lúcia Vasconcelos, mandou um abraço especial a todas nós. Ela está passando por este problema: o câncer de mama. Todos têm conhecimento, inclusive a imprensa. Ela está vivendo um momento de muita dificuldade, mas sei que está assistindo à TV Assembléia. Daqui, com muita força, queremos mandar à Professora Maria Lúcia uma salva de palmas, porque ela vai vencer. É uma mulher corajosa, que continua com todas suas atividades educacionais no Estado de São Paulo. (Palmas.)

Quero chamar para fazer uso da palavra esta mulher querida, que estou aprendendo a amar do fundo do coração pela garra, pela competência, pelo que significa para todas nós mulheres: Tininha. Tininha, sua palavra de encorajamento para nossas mulheres.

 

A SRA. Ermantina Ramos - Bom dia a todos. Quero agradecer à Deputada, que está sendo muito gentil no trabalho que tem feito conosco; quero agradecer aos meus mestres que estão aqui presentes, ao Presidente atual da Assembléia e a todos vocês. Em nome da Gilze cumprimento todos os voluntários. Muito obrigada, Gilze, pelo seu trabalho, muito obrigada a todos os voluntários.

Quero salientar que o nosso trabalho tem feito um pouquinho de diferença no Estado de São Paulo. Gostaria que ele fizesse diferença em todo o Estado de São Paulo. Com a Conexão Médica estamos fazendo um trabalho que chega a 121 cidades do Brasil. Hoje temos os diplomas do pessoal do Estado de São Paulo que se formou pela Conexão Médica.

Vou pedir para a Teresinha Cipriane e para a Maria que venham receber os certificados das meninas da Conexão Médica para depois fazerem a entrega. Elas não estão presentes. São de cidades do interior de São Paulo que fizeram esse curso. Para fazer esse curso pela Conexão Médica, eles têm de assistir às aulas, assinar lista de presença e também participar com um questionário. Depois de entregar o questionário, elas recebem o certificado de que foram capacitadas pela Conexão Médica junto com a Rede Brasileira de Combate ao Câncer. É um trabalho pago pela Avon. Nós, da Unaccan, não trabalhamos realmente com dinheiro, precisaríamos pagar esse trabalho, que foi pago pela Avon para a Conexão Médica. Conseguimos capacitar 121 cidades do Brasil. Devagarzinho chegaremos lá.

Como a Dra. Gladys falou, é importante a capacitação. Dentro dessa nossa proposta, gostaria que vocês soubessem que podemos dizer hoje que o câncer de mama tem cura. Quando tratado a tempo, tem cura. Como chegar a tempo? Essa é a dificuldade que temos.

Não conseguimos fazer um trabalho de alto nível. É evidente que deixamos o trabalho do câncer de mama para os médicos. Mas nós, voluntários, podemos auxiliar esse trabalho informando as pessoas leigas. Temos capacidade depois de fazer um curso como esse. O curso é dado por professores da Faculdade de Medicina da USP, da Unifesp, da Santa Casa. Os melhores professores são convocados para o curso. Temos aqui, presentes, o Dr. Carlos Ruiz, o Dr. Gebrin que já deu aula para nós, Dra. Nise Yamagushi, Dra. Clades. São algumas pessoas que nos dão aula.

O curso vale a pena, convido a todos que quiserem fazer no Estado de São Paulo. O curso está à disposição de todos aqui na Assembléia Legislativa, na sala José Bonifácio, todas as segundas-feiras. O nosso primeiro módulo terminou agora, começará novamente em setembro, e segue da primeira segunda-feira de setembro até a primeira segunda-feira de dezembro, quando é encerrado e fazemos a festa de encerramento do ano. Convido a todas para participarem. É muito importante essa confraternização no final do ano.

Agradeço todo o apoio que a Deputada Analice Fernandes tem nos dado. Ofereço-lhe um livro muito simples, mas com muito carinho para que V. Exa. leia e conheça um pouco mais do nosso trabalho, do nosso empenho. Muito obrigada por tudo, espero continuar com a senhora por muitos anos.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Agradeço imensamente, Tininha, essa lembrança, “Um Sonho Realizado”. Lutaremos ao seu lado nos próximos anos.

Peço que a Sra. Gilze para fazer a entrega das homenagens que o Instituto Neomama fará às pessoas que são parceiras nessa luta contra o câncer de mama.

Convido a Sra. Eliana Martins Cordeiro, representando a Libra Terminais.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Convido a Dra. Sônia Marques, representando o Dr. José Carlos Clemente, da Clínica Mult Imagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Convido o Dr. Antonio Fernandes Ventura e o Dr. Bruno Antonini, representando a Unicred Litoral Paulista.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Convido o Sr. H. G. Britto, representando a TV Canal Internet e E-mail TV.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Passo a palavra para a Sra. Gilze.

 

A SRA. GilZE MARIA COSTA FRANCISCO - Bom dia a todos. Na pessoa do Presidente da Casa, o Deputado Waldir Agnello e também da Deputada Analice Fernandes gostaria de cumprimentar todas as autoridades presentes. Na pessoa do Dr. Luiz Henrique Gebrin, que representa o Dr. Barradas, também cumprimentá-lo; na pessoa do Dr. Carlos Ruiz cumprimento todos os médicos presentes. Na pessoa da Maria Silvéria, enfermeira que está conosco, todas as enfermeiras que como eu e a Deputada estadual abraçamos essa profissão. Anteontem foi o Dia da Enfermeira, parabéns para todas nós. Parabéns a todas as presentes pelo Dia das Mães. Em especial, quero abraçar calorosamente a Tininha, que é um pouco mãe de todo mundo aqui e aniversaria amanhã.

Não tenho muito a falar. O Dr. Carlos Ruiz resumiu muito bem a falta de acessibilidade das pacientes do SUS em relação aos tratamentos de alto custo. Venho falando isso há três anos aqui. A Tininha é testemunha do quanto machuca ver uma vida sendo desperdiçada, indo pelo ralo porque o SUS não permite que essas pacientes tenham uma medicação à altura da agressividade do seu tipo de câncer. Isso dói muito. Não só nas recidivas, nas metástases, mas também no sentido de aliviar as dores. Ninguém merece e ninguém pode ter dor. Temos medicações para dor. Ver um ser humano morrendo de dor é uma coisa muito ingrata, revoltante.

Gostaria de cumprimentar o Deputado Waldir Agnello pela sua postura diante da doença da sua esposa. O senhor, o meu marido, o José Luís e o senhor Jadir, que estão aqui, são exemplos de maridos que seguiram suas esposas, que deram apoio, suporte, e que talvez não tenham tido o suporte necessário para essa hora tão delicada, quando o homem também se sente frágil, aonde o seu eixo também sai de prumo, e aonde muitas vezes os amigos e a própria família não querem chegar perto, porque somos aquela realidade feia que ninguém quer ver, aquela realidade que pode desacomodar um mundo tão certinho de tantas pessoas.

Antes de mandar um abraço muito caloroso para todo mundo quero dizer o porquê dos prêmios de responsabilidade social que foram aqui entregues. A Libra Terminais é uma empresa que apóia o instituto e, apesar de não ter nada a ver com a área da Saúde - tem a ver com a área de navegação -, tem um sentido de responsabilidade social muito grande. Assim como o seu sentido de responsabilidade, ela também é uma empresa grande, que faz muito por Santos. Ela é uma das poucas - se não a única - que se aventuraram a ajudar diretamente o Instituto Neomama. Já fui homenageada pela Libra no ano passado e essa homenagem foi transmitida para toda a região da Baixada Santista, assim como também está no site câncerdemama.com.br. Vocês estão diante de um representante de uma instituição, de uma empresa que realmente sabe o valor das pessoas.

A Clínica Mult Imagem nos cede mensalmente 20 mamografias gratuitamente, fora todo o atendimento dos funcionários. Em especial o Dr. José Carlos Clemente, que não está presente mas mandou a Sonia, os funcionários nos dão todo o suporte, inclusive o emocional, na hora da realização do exame, porque todas as pessoas encaminhadas têm suspeita.

A Unicred, do Litoral Paulista, nas pessoas do Dr. Antonio Fernandes Ventura e Dr. Bruno Antonini, juntamente com a Mult Imagem são os dois únicos patrocinadores do Programa “Um Toque pela Vida”, um programa transmitido para toda a Baixada Santista pela TV e também pela Internet através da TV Canal Internet, do Sr. HG Britto. Gostaria de comunicar a vocês que a E-mail Talvez, também do Sr. H. G. Britto, está colocando à nossa disposição a partir de agora o maior “mail” a nível mundial de divulgação dentro do e-mail das pessoas. As pessoas poderão receber dentro do seu próprio e-mail uma mensagem de três a cinco minutos, a maior revolução que existe na Internet e está disponível para o Instituto Neomama e para o site do câncer de mama.

Só tenho a agradecê-las e parabenizá-las, vocês, mulheres de muito peito, de muita raça e de muita luta, que estão aqui todos os anos nos ajudando a não esquecer o quanto o câncer de mama nos machuca não apenas fisicamente, mas o quanto machuca a nossa alma também.

Então o meu abraço, toda a minha consideração, todo o meu respeito por todas vocês que são mulheres lutadoras e que ajudam mulheres como a Tininha, como a Deputada, como a ex-Deputada e Delegada Rosmary Corrêa, que sempre nos apoiaram nessas causas. Especialmente aos meus parceiros de responsabilidade social, um grande abraço. Espero poder continuar contando com vocês! Muito obrigada e bom dia a todos! (Palmas).

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Obrigada nós, Gilze, pelas suas palavras.

Dando continuidade a nossa Sessão Solene ouviremos as palavras que serão proferidas pelo Dr. Luiz Henrique Gebrin, diretor do Hospital Pérola Byington, que falará em nome do Secretário Estadual da Saúde, Dr. Luiz Roberto Barradas.

 

O SR. LUIZ HENRIQUE GEBRIN - Muito obrigado. Bom dia a todos. Exmo. Sr. Presidente da Assembléia, Deputado Vaz de Lima, aqui representado pelo Deputado Waldir Agnello; Exma. Deputada Analice Fernandes; Dr. Luiz, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Capítulo São Paulo; Tininha, da Unaccam, e todos os colegas que estão aqui é evidente que é uma responsabilidade muito grande representar um Secretário de Estado e um hospital de câncer que praticamente a cada dia que passa atende um número expressivamente grande de mulheres com câncer de mama.

É evidente que uma data como essa no Estado de São Paulo tem que ser comemorada, muito embora tenhamos vários desafios. É importante que os senhores saibam que dos 40, 50 mil casos novos de câncer existentes no Brasil 15 mil estão no Estado de São Paulo e seis mil aqui na Grande São Paulo, na cidade de São Paulo, que recebe cerca de 20% de pacientes que vêm de outros estados que não têm acesso. Mesmo com nódulos de mama em crescimento eles batem em portas fechadas. O Estado de São Paulo e a nossa cidade têm uma representação, uma importância muito grande, porque damos acolhimento àqueles que não têm esse acesso, essa porta aberta.

O Hospital Pérola Byington foi o primeiro do Brasil a implementar uma idéia do Dr. Barradas, que instituímos há um ano e meio. Recentemente o próprio Governador Serra enfatizou a importância desse trabalho de criar um pronto-socorro de mamas. Ou seja, o paciente que recebe uma indicação para procurar um especialista não agenda consulta. Ele chega ao hospital naquele dia com a carta e é atendido numa única consulta. Fizemos um curso de capacitação para mais de 20 médicos, que estão aptos a dizer em duas horas se aquele nódulo é benigno ou maligno. Não deixamos a paciente descoberta. Ela recebe a indicação de iniciar o tratamento seja com quimioterapia, ou cirurgia, em apenas uma a duas semanas.

Isso nos coloca em posição de país de primeiro mundo, que dá prioridade a uma situação em que existe fila. Atendemos em média 80 mulheres que procuram o hospital. Dessas 80, cerca de sete têm câncer. Imaginem, os senhores, uma fila de 80, que pode demorar três meses para ser atendida e justamente essas sete lá atrás na fila. Então, esse atendimento é humanização, é garantir o acesso. A paciente é atendida, separam-se aquelas que já estão em depressão, achando que têm câncer. A grande maioria não tem e talvez não tivesse necessidade de ser encaminhada.

Assim, já identificamos que os médicos que atendem em postos de saúde precisam ser melhor treinados para não encaminhar desnecessariamente pacientes que às vezes não têm alterações sugestivas de câncer. Por outro lado, tem que se passar para os médicos e para as enfermeiras dos centros de saúde o conceito novo de que uma mulher com mais de 40 anos e com nódulo na mama é como uma criança, ou adulto, com corte sangrando. Tem que passar na frente de todo mundo porque tem prioridade. Essas, sim, precisam ser atendidas com mais agilidade.

Um levantamento feito no Brasil mostra que na grande parte dos casos de câncer tratados no Brasil os tumores têm mais de cinco centímetros. A culpada não é a mulher, que demora para ir ao médico; é falta de acesso, é a falta de resolutividade. Chegou no hospital tem que resolver e não criar exames e deixar a paciente perdida, esperando meses e meses pelos exames.

Isso é extremamente importante. É um modelo que o Estado de São Paulo quer que seja repassado para várias regiões do interior e principalmente para a Grande São Paulo, pois o Hospital Pérola Byington não dá conta de atender, embora ele atenda quase que um quinto dos casos de câncer de mama de São Paulo. Atendemos cerca de mil mulheres por ano da Grande São Paulo.

Então vejam os senhores a importância. O simples fato de se atender rápido vem mostrando dados extremamente curiosos. Por que ganhamos o Prêmio Mário Covas no ano passado com menção? Porque essas mulheres foram atendidas rapidamente, sem gastar medicamentos, sem gastar equipamentos, sem construir hospital. Essa simples dinâmica fez com que pudéssemos reverter a estatística do Brasil, que é de 60% de tumores com mais de cinco centímetros. Aqui em São Paulo não. Temos 70% de tumores menores do que cinco centímetros, tumores de dois a três centímetros.

Então, essa primeira estratégia mostra que a Secretaria de Estado está com idéia para resolver o problema do Brasil. Ela não copia nada de outro país. Aí, sim, vamos chegar e já estamos numa condição de partir para o que se faz no primeiro mundo que é, antes de o nódulo aparecer, montar estrutura para se ter mamógrafos para fazer mamografias bem feitas, para fazer exames rapidamente, para resolver aquelas dúvidas, que é um fato que não ocorre no interior e em grande parte do país. Alteração identificada pode significar um câncer dois anos depois. Então ela precisa ser vista logo.

Isso já estamos mapeando no Estado de São Paulo, o Secretário da Saúde já tem cerca de 300 entidades que vão participar desse quarto, quinto mutirão. Já foi identificado em mais de 400 mil mulheres e o Governador Serra realmente está dando todo o suporte para que isso seja perpetuado. E não é um mutirão, como o Dr. Luiz disse, “Faça o exame e pare por aí.” Já estamos avaliando todos os casos que foram investigados, a porcentagem de casos de câncer, a prioridade por mulheres de faixa etária mais elevada, que são prioritárias. Elas são prioritárias e, muitas vezes, esquece-se do idoso. Quanto mais idade, mais chances de se ter câncer de mama. O que se observa, às vezes, como efeito das campanhas da mídia, é a mulher de 30 anos na fila, fazendo exames sem necessidade, ansiosa, e o idoso é esquecido, com nódulo, em casa.

Temos que reverter essa mudança de enfoque da própria mídia, que muitas vezes mostra uma jovem fazendo a mamografia, fato esse muitas vezes impeditivo em países como Canadá e Inglaterra. Lá, eles têm um limite rígido. A mamografia é para quem tem risco alto de ter câncer, acima de 50 anos.

Essa mudança de enfoque é necessária, já que o próprio trabalho da mídia mostra - patrocinada, muitas vezes - drogas caríssimas, que não curam o paciente. O que realmente vai curar, com maior efetividade, é o exame pronto, adequado e o tratamento cirúrgico rápido. Isso é extremamente importante e fará com que nós, num país de poucos recursos, possamos ir adiante. E o Estado de São Paulo é privilegiado porque já se organiza. Existem estados vizinhos a São Paulo que não autorizam a mamografia se o paciente não tiver um nódulo. São situações do passado, ainda vividas. Hoje, estamos em condição de ser um Brasil comparável, garantindo acesso e tratamento igual para a maioria das pacientes. Portanto, devemos estar atentos às opiniões da mídia, dizendo que tal droga milagrosa, que custa uma fortuna, vai curar o doente. Não é isso, é uma modificação na forma de atender e de tratar o doente.

Neste momento, gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de estar aqui representando o Sr. Secretário. Hoje, o Estado de São Paulo é modelo para o resto do Brasil em termos de estratégias adotadas para se vencer o câncer, gastando o mínimo possível e com o máximo de eficiência. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Analice Fernandes - PSDB - Obrigada, Dr. Gebrin por suas palavras.

Quero agradecer o auxílio do músico do Círculo Militar, Sr. Dener Datti, que está conosco. Ainda quero agradecer ao Pastor Jonas Amâncio, que representa nesta oportunidade as entidades religiosas aqui presentes. Ele é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Obrigada, Pastor Jonas, pela sua presença!

Quero, também, agradecer ao Sr. Carlos Magno, Presidente do Climatempo, e ao Sr. Wilson Rossi, representando o Canal 56 UHF de televisão.

Ouviremos agora mais uma música na voz da cantora Valdirene Freitas. Ontem, comemoramos no nosso país o Dia das Mães. Acredito que a nossa querida cantora Valdirene trará uma mensagem a todas as mães aqui presentes.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Analice Fernandes - PSDB - Que lindo, Valdirene! Muito obrigada!

Com muito carinho, quero receber no nosso Plenário o Deputado, grande parceiro nosso, amigo, membro da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, o Dr. Pedro Tobias. Ele é ginecologista e atua, até hoje. É um grande médico, que trabalha também no combate ao câncer das mulheres. Obrigada pela sua presença, Pedro! Que você continue lutando e trabalhando na prevenção do câncer de mama.

Encerrando os nossos trabalhos, quero, mais uma vez, agradecer as presenças do Dr. Carlos; do Dr. Gebrin, que vem fazendo no Hospital Pérola Byington um excelente trabalho. Muito obrigada pela sua presença! Leve o nosso abraço ao Secretário, Dr. Barradas. Agradecemos-lhe por todo o empenho em prol da prevenção do câncer de mama. Agradecemos ao Governador José Serra por essa brilhante iniciativa. Queremos ver isso na prática.

Fica aqui nosso pedido ao Governador do Estado para que ele comece a implantar na nossa cidade, nas regiões metropolitanas, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, que foi proposto por ele, ainda em campanha eleitoral. Estamos aguardando, todas as mulheres esperam isso. Eu, como enfermeira, estarei cobrando no próximo ano o primeiro Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher em São Paulo.

Agradeço, também, a presença do Presidente interino desta Casa, Deputado Waldir Agnello, que fez um brilhante testemunho aqui e colaborou com todas nós; à minha querida amiga Tininha, representando a Unaccam; à nossa Gilze. Agradeço a todas vocês, mulheres voluntárias, e deixo um versículo do livro que nos inspira em momentos difíceis, II Timóteo 1:7, da Bíblia Sagrada: “Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder e de amor”.

Que esse versículo inspire em todos nós, nesta manhã, o espírito de luta e de muito amor. Gostaria de dar por encerrada esta sessão, mas antes peço que cada pessoa cumprimente quem está ao seu lado, dando um grande abraço. Muito obrigada pela presença de todos! (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 02 minutos.

 

* * *