10 DE MARÇO DE 2008

006ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO "20º  ANIVERSÁRIO DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BOM RETIRO"

  

Presidente: VAZ DE LIMA

 

 

RESUMO

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva da Casa com a finalidade de homenagear o 20º Aniversário da Igreja Assembléia de Deus - Ministério do Bom Retiro. Convida os presentes para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - JOSÉ BITTENCOURT

Deputado Estadual, elogia a instituição ora homenageada. Destaca a formação de discípulos. Elogia o Presidente Vaz de Lima na condução desta Casa. Ressalta a atuação da bancada evangélica. Faz citação de versículo da Bíblia.

 

003 - Presidente VAZ DE LIMA

Agradece o apoio dos deputados José Bittencourt e Waldir Agnello nas questões políticas desta Casa.

 

004 - WALDIR AGNELLO

Deputado Estadual, cita sua admiração pelo Presidente Vaz de Lima. Apresenta saudação do Deputado Campos Machado, alusiva a esta efeméride. Enaltece a religiosidade do Pastor Jabes, de quem recorda a origem paraibana e a benção pela cura de seu filho.

 

005 - Presidente VAZ DE LIMA

Dá conhecimento de mensagens alusivas a este evento, encaminhadas por várias autoridades.

 

006 - JOSÉ VIEIRA ROCHA

Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo, faz uma oração.

 

007 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a apresentação de vídeo comemorativo sobre a instituição.

 

008 - WALTER BRUNELLI

Recorda as alegrias e tristezas que compartilhou com o Pastor Jabes. Faz reflexão religiosa sobre os três níveis de gratidão, abençoadora, recompensadora e sacrificial.

 

009 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia apresentações musicais do grupo Fat Family, com depoimento do cantor Celinho.

 

010 - JABES ALENCAR

Presidente da Assembléia de Deus do Bom Retiro, saúda os integrantes da Mesa. Informa que retornou ao Brasil depois do terremoto que afetou a cidade de Los Angeles, nos EUA, onde morava. Destaca o apoio familiar em sua trajetória evangélica. Recorda a memória do pastor e ex-deputado Ivan Espíndola de Ávila, que participou do primeiro culto em sua igreja.

 

011 - Presidente VAZ DE LIMA

Entrega placa em homenagem ao Pastor Jabes Alencar.

 

012 - IVANI VAZ DE LIMA

Esposa do Deputado Vaz de Lima, entrega flores e saúda a Senhora Zilmar de Rodrigues Alencar, esposa do Pastor Jabes Alencar.

 

013 - Presidente VAZ DE LIMA

Saúda os servidores da Casa, na pessoa da Senhora Yeda Villas-Boas. Enaltece a representatividade deste Legislativo. Fala da valorização da democracia. Informa que os 14 partidos aqui representados buscam a unidade política. Faz citação bíblica sobre a expressão de fé, do profeta Paulo. Destaca a atuação das igrejas evangélicas em todos os espaços da sociedade.

 

014 - WALDIR AGNELLO

Deputado Estadual, cita mensagem dos dirigentes nacional e estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular. Combate os equívocos sobre a atuação da bancada evangélica. Informa a realização de culto nesta Casa, todas as semanas.

 

015 - DANIEL CÂNDIDO

Pastor da Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana, faz a oração final.

 

016 - Presidente VAZ DE LIMA

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Vaz de Lima.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

 

 O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência dá como lida e aprovada a Ata da sessão anterior.

  Esta é uma sessão solene que tem por finalidade homenagear os 20 anos da Assembléia de Deus do Bom Retiro, e ao mesmo tempo, dar graças a Deus pela vida do seu Pastor e Presidente, Jabes de Alencar, no momento em que vamos oferecer o nosso culto a Deus, pela vida da igreja e do seu presidente, que é também Presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo.

  Esta presidência passa a nomear as demais autoridades presentes: Pastor Walter Brunelli, Presidente da Igreja Assembléia de Deus Bereana, orador oficial desta noite; Pastora Zilmar Rodrigues de Alencar; Sra. Ivani de Lima, esposa do Deputado Vaz de Lima, mãe dos seus dois filhos, que ganha uma pedrinha a mais na coroa lá em cima, pela tolerância; Pastor Silvio Ladeira, que fez o meu casamento há 33 anos.

  Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores.

Esta Sessão Solene foi convocada por este Deputado, Presidente desta Casa, com a finalidade de comemorar o 20º Aniversário da Igreja Assembléia de Deus - Ministério do Bom Retiro, Presidida pelo Pastor Jabes de Alencar.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 2º Tenente, PM, Serino da Cruz.

 

* * *

  - É feita a apresentação do Hino Nacional Brasileiro.

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a seus músicos e em nome do 2º Tenente, PM, Serino da Cruz.

  A todos os presentes, não vou nominá-los todos, sintam-se parte integrante desta solenidade.

  Deputado, 1º vice-Presidente desta Casa, Waldir Agnello, Pastor  da Igreja do Evangelho Quadrangular; Deputado José Bittencourt, um dos Líderes desta Casa, muito respeitado na área jurídica, Pastor da Igreja Assembléia de Deus do Ministério Madureira Campo de Santo André; Pastor Dayan Alencar; Pastor Glauber Alencar, Diretor Presidente da EBF Eduardo Berzin Filho;  Pastor  Eude Martins, vice-Presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo; Reverendo Silvio Ladeira, da Igreja Presbiteriana do Evangelho Pleno; Pastor Celso Silvino, Presidente do PTB Inter-Religioso; Dr. Elias de Carvalho, Diretor Presidente da Editora Bom Pastor; Pastor Assis Pereira, Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, que hoje chamamos Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, da qual faço parte; Pastor José Vieira Rocha, Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo; Pastor Valdo Romão, Secretário da Igreja Batista do Estado de São Paulo; Pastor José Anselmo de Carvalho, Presidente da Igreja Assembléia de Deus Bom Retiro de São José dos Campos, em nome de quem cumprimento todos os membros; Pastor Daniel Cândido de Oliveira, da Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana, em nome de quem cumprimento todos os  membros presentes; Dr. Eduardo Tuma, Presbítero da Igreja Bola de Neve; Pastor Alexandre Vicente, vice-Presidente da Associação dos Empresários Evangélicos do Brasil; Pastor Jonathan Junior, Presidente da Igreja Presbiteriana dos Jardins; Dr. Aristeu de Oliveira, Diretor da Editora Atlas; Pastora Meire Carneiro, representando o Deputado André Soares; Pastor Gilsemar Silva, da Convenção Batista Nacional; Dr. Paulo Rios, Delegado Chefe da Polícia Civil da Assembléia Legislativa.

  Esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV WEB e será exibida sábado às 11 horas da manhã na TV Assembléia.

  Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt.

 

  O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Senhores Pastores, quero parabenizar o Presidente por ter convocado esta Sessão Solene com aquiescência dos parlamentares desta Casa, cumprimentar o Pastor Jabes Alencar, digno presidente dessa obra, desse trabalho que deu um novo rumo, uma nova perspectiva ao evangelismo estadual, cumprimentar o Pastor Walter Brunelli e demais pastores, que está aqui na minha retaguarda, o Deputado Waldir Agnello, nosso 1º vice-Presidente desta Casa e que tem articulado a bancada evangélica neste Parlamento, tem feito um grande trabalho - tenho que fazer este registro, este destaque -, cumprimentar todos os irmãos e irmãs aqui presentes.

É bom nos reunirmos neste Parlamento que, costumo dizer desta tribuna, é o recinto sagrado da democracia de São Paulo, é a Casa do povo, onde nós aqui discutimos as maiores teses e os grandes temas de interesse da população de São Paulo. Esta Casa tem sido uma Casa plural, heterogêneo nos seus pensamentos, nas suas idéias, no embate político que é travado no mundo das idéias.

Evidentemente, nunca pessoalizamos. Pelo menos, temos da nossa parte essa linha de não pessoalizarmos aqui o embate político nesta Casa. Então, é muito bom termos aqui a presença da Assembléia de Deus do Bom Retiro, com 20 anos de trabalho com êxito, um trabalho dedicado, um trabalho consagrado ao Senhor, e, acima de tudo, o resultado patente do ponto de vista do Evangelho e da formação de discípulos para Jesus aqui no Estado de São Paulo.

  Sr. Presidente, Revmo. Pastor Vaz de Lima, queremos aqui, também, parabenizá-lo pela sua administração clara, transparente, segura aqui nesta Casa.

O Presidente Vaz de Lima tem sido um instrumento de Deus para este Parlamento, para a consolidação democrática e o fortalecimento das instituições aqui no Estado de São Paulo. Dou este testemunho perante os irmãos aqui presentes.

Ficamos muito felizes e contentes quando sempre nos momentos tensos deste Parlamento, o Presidente - quero sair do formalismo regimental - , o irmão Vaz de Lima, tem nos acionado, tem conversado conosco, com os deputados evangélicos desta Casa, como o Deputado Lelis Trajano, Deputado André Soares, Deputado José Bruno, Deputado Celino Cardoso e tantos outros deputados. Desculpe-me eu não mencionar mais nomes dos companheiros deste Parlamento que fazem parte da bancada evangélica.

Quero dizer para todos os presentes que esta Casa tem representação evangélica ou de homens de Deus, pessoas que temos percebido o testemunho cristão e não tem vergonha de dizer que Jesus é o Senhor, que Jesus é o Salvador, que Jesus Salva, que Jesus cura, que Jesus liberta. Esse é o diferencial. Nós nos portamos aqui claro e nos conduzimos no dia-a-dia com base na premissa constitucional maior federal, com base na premissa e na Constituição do nosso Estado, com base no Regimento desta Casa, que é a lei que nos comanda neste Parlamento, mas, acima de tudo, nos portamos e conduzimos aqui com base na nossa crença e nas nossas convicções que jamais são declinadas, seja qual for o momento. Isto eu declaro e testemunho para os senhores aqui presentes.

Parabéns, Pastor Jabes! Parabéns, Assembléia de Deus do Bom Retiro! Assembléia de Deus do Bom Retiro, este nome ficou bem gravado e me vem à mente aqui o versículo do provérbio, capítulo XVIII, verso 10. Diz a Bíblia: “Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo e estará seguro” - no Bom Retiro, em auto-retiro. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Ouvimos o nobre colega, Deputado José Bittencourt.

  Vamos ouvir o 1º Vice-Presidente desta Casa, Deputado Waldir Agnello. Somos de partidos diferentes. Sou do PSDB, o Deputado José Bittencourt é do PDT. O Deputado Waldir Agnello é do PTB.

  Enquanto S. Exa. se dirige à tribuna, aproveito para dizer que o Dr. João Roque, chefe de gabinete da liderança dos Democratas, está representando o Deputado Estevam Galvão de Oliveira, líder do DEM, que fez questão de nos mandar uma carta parabenizando por esta data.

  Está também presente o Pastor Paulo Oliveira, do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo; o Pastor Aldo Alexandre Sobrinho, do Conselho Fiscal também; o Pastor Paulo Lutero, segundo vice-presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo;  o Pastor Aécio Ribeiro, secretário executivo do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo; o Pastor Alfredo Tiezzi, segundo secretário do Conselho de Pastores; o Pastor Farid José, segundo tesoureiro do Conselho de Pastores do  Estado de São Paulo; o Pastor Valdo Romão, primeiro tesoureiro do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo.

Foram os nomes que chegaram aqui. É muita gente e acaba tumultuando o protocolo, mas todos evidentemente vieram dar um abraço ao Pastor Jabes, a sua Igreja e o seu rebanho,   e comemorar aqui juntos na Sessão Solene para comemorar os 20 anos da Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro.

  O Deputado Waldir Agnello e o Deputado Bittencourt têm sido meus conselheiros aqui nas horas mais difíceis que eu recorro para ouvir um pouco, para compartilhar um pouco as dificuldades, as angústias naturais de uma função como esta de presidir este que é o principal Parlamento estadual ou provincial da América Latina. Então, quero, publicamente, agradecer aos meus colegas deputados, na pessoa do Deputado Waldir Agnello, aquele que me substitui na presidência. Tenho absoluta tranqüilidade em sair, porque de vez em quando preciso viajar, em deixá-lo aqui. Sei que está comigo, ao meu lado, o meu companheiro, meu irmão que vai seguir o mesmo comando. Tenho absoluta tranqüilidade. O Deputado José Bittencourt tem me ajudado muito na busca das soluções difíceis que enfrentamos aqui.  

  Quero aproveitar para, publicamente, fazer este agradecimento a eles perante o nosso povo.

 

  O SR. WALDIR AGNELLO - PTB - Sr. Presidente, Deputado Vaz de Lima, suas palavras são carregadas de forte emoção, palavras gentis de um homem humilde.

Estou grato a Deus, e entrego a Ele todos os elogios que V. Exa. dirige à minha pessoa porque sem Deus nada somos, mas com Deus tudo podemos.

V. Exa. tem conduzido, Deputado Vaz de Lima, esta Casa Legislativa com muita dignidade, com muito caráter, com muita honradez. Eu não poderia me furtar neste momento de devolver a V. Exa. a minha admiração e de declarar publicamente o quanto me sinto honrado em ser seu 1º vice-Presidente, e em saber que nos momentos difíceis, que não são poucos, V. Exa. pode contar com um ombro amigo, assim como posso contar com o seu ombro amigo nessas horas difíceis. Muito obrigado pelas suas palavras.

Quero cumprimentar, em nome da nossa primeira dama do Legislativo Paulista, Dra. Ivani, nossa irmã em Cristo, todas as irmãs aqui presentes.

Quero cumprimentar, na figura ilustre do nosso homenageado o Pastor Jabes, todos os pastores que aqui se encontram. Trago um abraço fraternal do Presidente estadual do PTB, meu partido, Deputado Campos Machado, que fez questão de me telefonar e pedir para que eu transmitisse aos meus irmãos e irmãs, que aqui se reuniriam nesta noite, a sua admiração, o seu trabalho não só ao Pastor Jabes Alencar, mas também a todos aqueles que pregam a palavra de Deus.

O Deputado Campos Machado é Presidente do PTB estadual e também Secretário nacional do partido. Trago também um abraço aqui do presidente do PTB inter-religioso, Sr. Celso Silvino, do meu partido, que tem uma coordenação para cuidar das questões religiosas.

Boa-noite aos senhores, a senhoras, e àqueles que são meus irmãos e irmã em Cristo. Quero cumprimentá-los, dizendo: “Paz seja convosco. Amém!” Quando digo isso dentro desta Casa de Leis, o meu coração se enche de alegria.

  Um dos momentos que mais gosto é quando abro a sessão e sou obrigado a dizer, pelo Regimento desta Casa, “sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos”.  É uma frase bonita, uma frase recheada, permeada de um significado muito forte porque, quando Deus está nos protegendo, estamos guardados das coisas más, das coisas vãs.

Fico muito feliz em ver essa galeria, não só o plenário, repleta de servos e servas de Deus altíssimo. Muito obrigado pela presença de todos vocês aqui.

O nosso Presidente, Deputado Vaz de Lima, fez questão de ele mesmo pedir esta Sessão Solene, ele mesmo fazer uma grande mobilização. Ele me incomodou várias vezes, Sr. Presidente. Estou dizendo a verdade.

O Presidente Vaz de Lima fez questão de mobilizar diversos canais que ele tem de comunicação, para que aqui estivesse cheio com suas presenças. Vocês estando aqui, Deus está também neste lugar. Dizia o Deputado Vaz de Lima a vários telefonemas aos deputados que ele fazia questão, Pastor Dajan, que fosse um evento marcante porque ele lhe admira muito e porque ele gostaria de reconhecer publicamente o seu valor. Digo isso porque o Presidente Vaz de Lima tem se preocupado muito em trazer a esta Casa de Leis a maravilhosa figura de Jesus Cristo, através das suas palavras e das suas atitudes.

Mas estamos aqui, hoje, para falar da Assembléia de Deus do Bom Retiro, para falar a respeito de um trabalho que completa 20 anos. Não é mais uma igreja que começou ontem e não se sabe se vai permanecer de portas abertas. Eu quero dizer que as portas do inferno não prevalecerão sobre as portas da igreja que são abertas. O Pastor Jabes traz consigo algo que todos nós gostamos muito: uma pessoa alegre, bem humorada, um paraibano que chegou aqui em São Paulo emprestando para nós toda essa energia, toda essa força, toda essa garra.

Jabes, quero lembrar neste momento de alegria que a palavra de Deus nos ensina que devemos nos alegrar com aqueles que se alegram, mas também que devemos chorar com aqueles que choram e eu me lembro que um dia, Jabes, você e a Zilmar passaram um  momento muito difícil com o Dayan. Eu me lembro que você chorava copiosamente numa das nossas reuniões aflito que estava com a saúde do seu filho e você dizia “Só um milagre pode salvar o meu filho.” E o milagre aconteceu. O seu filho está aqui para a glória de Deus. (Palmas.) Choramos juntos. Louvado seja o nome do Senhor.

Eu queria dar esse testemunho para vocês para ficar registrado nos Anais desta Casa de Leis que aquele que com lágrimas semeia, com alegria vai colher. O Jabes é essa pessoa.

Fico imaginando também o que seu pai, o Aristóteles, e sua mãe, a Noeli, ficam pensando de você tendo galgado uma estatura tão grande como essa que você atingiu. Não de orgulho, mas de humildade, a humildade que você traz no coração.

A Assembléia de Deus, do Bom Retiro, está de parabéns. Estou falando do Pastor Jabes e ao mesmo tempo falo da Igreja Assembléia de Deus, do Bom Retiro.

Você imagina falar da Igreja Assembléia de Deus, do Bom Retiro, sem falar do Pastor Jabes? Não dá. Você imagina falar do conselho de pastores do Estado de São Paulo  sem falar do Pastor Jabes?

Então, Jabes, que Deus continue lhe abençoando, que você continue com esse sorriso maravilhoso, com essa humildade que contagia e que você continue colhendo os frutos daquilo que você está plantando. Eu sou seu admirador. Quero ser também seu imitador.

Que você tenha sempre um lugar no seu coração para esses que lhe amam e lhe aplaudem agora em nome do Senhor Jesus. Receba essa homenagem em nome de Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Quero agradecer as palavras sempre carinhosas e muito firmes do Deputado Waldir Agnello. Ele dizia que fica feliz quando abre a sessão. Eu quero dizer que ele fica muito feliz, porque ele sempre abre a sessão, muito mais do que o próprio Presidente da Casa. O Deputado Waldir Agnello tem sido um grande parceiro, porque nem sempre é possível o Presidente da Casa ficar o tempo todo em plenário e o Deputado Waldir Agnello tem ajudado muito nisso e em outras áreas da Casa também.

  Esta Presidência quer fazer mais alguns registros: o Deputado Lelis Trajano não pôde estar presente, mas seu assessor Sandro Gonçalves está aqui. Vou citar algumas autoridades que fizeram questão de transmitir os cumprimentos: o Governador do Estado José Serra mandou ofício; o vice-Governador Alberto Goldman e também Secretário de Estado infelizmente não pôde comparecer; o Secretário da Agricultura João Sampaio; o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva; o Secretário do Emprego e Relações do Trabalho Guilherme Afif Domingos; a Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Desembargadora Marli Ferreira e o Reitor da Unesp, Marcos Macari.

  Nós estamos aqui numa coisa absolutamente eclética e ecumênica. Estão aqui representantes das igrejas históricas e das igrejas mais novas, costumo até dizer que são os históricos, os pentecostais e os neopentecostais.

Quero aproveitar este momento, daqui a pouco vamos passar a palavra ao Pastor Dayan Alencar para o momento de louvor, para convidar um pastor dessas igrejas históricas para fazer uma oração já que depois vai ser orador um pentecostal. Vou pedir ao Pastor Zé Vieira Rocha, Presidente da Igreja Batista no Estado de São Paulo e muito amigo do Pastor Jabes e da igreja, para nos elevar a Deus numa oração e de imediato passarei a palavra ao Pastor Dayan para o louvor.

Vamos ficar em pé.

  

  O SR. JOSÉ VIEIRA ROCHA - Chegamos em tua presença, Senhor Deus, reconhecendo a tua soberania e domínio sobre todas as coisas porque és o Criador de todas as coisas. Aceita, Senhor, o nosso louvor e a nossa adoração pela benção deste momento, de ver este local transformado num templo de louvor e de adoração ao teu nome porque aqui congregam teus filhos e tuas filhas para te render este louvor e adoração. Declaramos-te o nosso amor, mesmo reconhecendo que ele é imperfeito, mas aperfeiçoado em Cristo Jesus temos acesso a tua presença. Te agradecemos pelo teu amor para conosco, este, sim, absolutamente perfeito quando nos destes Jesus na cruz nosso Salvador e Senhor. Te agradecemos pela benção desta hora e sobretudo, Senhor, pela vida e pelo ministério que o Pastor Jabes tem realizado ao longo de sua existência como teu filho salvo redimido pela graça em Cristo Jesus. Ao te tributarmos este louvor pela vida abençoada e abençoadora dele nós também oramos pelo seu amanhã para que ele continue assim frutífero na tua causa como tem sido até aqui. Te agradecemos pela vida do Deputado Pastor Dr. Vaz de Lima que tanto bom testemunho tem dado não só aqui, mas em todos os lugares por onde tem estado. Aceita, Senhor, este culto que te prestamos, que mais do que uma homenagem humana é um culto de louvor e adoração ao teu nome. Como teus servos, nós te rendemos todo louvor, toda glória reconhecendo todo o teu poder. É assim que oramos humildemente na condução do Espírito Santo de Deus e no nome todo poderoso de Jesus, Salvador e Senhor nosso. É nele que temos o perdão dos pecados. Amém. (Palmas.)      

 

O SR. DAYAN - Quando entrei aqui hoje fiquei parado na porta pensando ‘Meu Deus, que oportunidade poder vir num lugar desses, um lugar onde se reúnem as maiores autoridades, para poder adorar o nome (ininteligível) e poder fazer isso com você é especial.

Foi pedido para se assentarem, mas eu vou pedir para ficarem de pé e antes de eu poder guiá-los no louvor eu queria que você cumprimentasse aquele que está perto de você nesta noite e falasse “Que privilégio poder louvar Deus do seu lado neste lugar.” Aproveita e fala “Mas você está importante, hein! Olha onde você caiu para adorar hoje à noite.” 

 

* * *

- É entoado hino de louvor. 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Neste momento, vamos ter a exibição de um vídeo comemorativo que vai apresentar o resumo histórico da Igreja Assembléia de Deus Bom Retiro. Ainda não conseguimos realizar um sonho, mas até o final do mandato vamos conseguir. Este painel de votação vai se tornar um painel multimídia. Hoje, por exemplo, se houvesse condições, alguém que estivesse em Israel poderia mandar uma mensagem para cá. Isso vai acontecer, se Deus quiser, até o final do ano, e dará transparência ao trabalho e à atividade desta Casa.

 

* * *

- É feita a exibição do vídeo.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência anuncia a presença do Sr. Gilberto, que está representando sua esposa, a Bispa Lenice.

Anos atrás, a tribuna era em outro lugar. Temos dois deputados deficientes, a Deputada Célia Leão que está aqui desde 1991 e é cadeirante, e o Deputado Rafael Silva, que é cego.

Vejam as senhoras e os senhores, a Deputada Célia Leão não podia usar a tribuna porque só havia escada, não havia rampa. E, pasmem, ela precisou ir ao Supremo Tribunal Federal para conseguir o direito de falar da tribuna. A Mesa diretora, à época, precisou fazer essas adaptações. Agora ela tem condições de chegar à tribuna pela rampa, pode ficar na Presidência. Foi uma conquista dela.

Na semana passada, aprovamos aqui a criação da Secretaria Estadual dos Portadores de Deficiência, que será dirigida pela Dra. Linamara Rizzo Battistella, para poder estimular a  população a cuidar desses que são menos providos. É este o dever da sociedade e o dever da Igreja. A Igreja tem que olhar por aqueles que têm maiores dificuldades.

Hoje, graças a Deus, estamos adaptando a Casa, totalmente, na reforma que estamos apreendendo, com todas as condições para que as pessoas portadoras de deficiência tenham condições de exercer a sua cidadania.

Inclusive, o Deputado Waldir Agnello é autor de uma frente parlamentar de apoio às pessoas portadoras de deficiência.

É um trabalho que esta Casa faz no âmbito do Estado. Consolidamos toda a legislação numa única lei. Hoje existe uma lei que trata da pessoa deficiente no Estado de São Paulo, de maneira que o que ocorre no âmbito das fronteiras do Estado, que diga respeito ao deficiente, está num único texto legal.

É uma contribuição desta Casa a estes quase 15% de irmãos brasileiros que moram em são Paulo e que têm algum tipo de deficiência.

Vamos ouvir as palavras do Pastor Walter Brunelli, que vai fazer a preleção oficial.

 

O SR. WALTER BRUNELLI - Exmo. Sr. Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, também reverendo, nosso irmão em Cristo e amigo; Dra. Sueli, Pastor Jabes alencar; Pastora Zilmar; Deputado Waldir Agnello; Deputado José Bittencourt; demais deputados, pastores, colegas, senhoras e senhores, irmãos em Cristo, eu também gostaria de ouvir o coro que o deputado Waldir Agnello pediu para ouvir. Quero cumprimentar a todos na paz do Senhor.

                                                               

TODOS - Amém. 

 

O SR. WALTER BRUNELLI - É bom ouvir esse som. É muito gostoso Jabes Alencar estar aqui hoje compartilhando da sua alegria, porque fazer vinte anos de Igreja não é para qualquer um. Foram muitas horas de tristezas, de lutas, de dificuldades, mas o Senhor sempre te honrou. E tive o privilégio de ser um dos pregadores da inauguração, lá na rua dos Bandeirantes, no Bom Retiro. E sempre estivemos juntos, desde a nossa adolescência. Vivemos momentos de alegrias e também de tristezas juntos. Lembro-me que um dia o Jabes Alencar me ligou, me chamando na intimidade dos amigos de Waltinho, chorando disse “Waltinho, olhe pelo Daian, porque ele está com câncer, está nos Estados Unidos”.E choramos juntos, no telefone.

Já rimos muito Jabes Alencar, mas também já choramos muito por esse e por outros motivos.

Mas graças a Deus hoje é um dia de festa, é um dia de gratidão é um louva a Deus pela sua vida.

Falei com a Zilmar esses dias no telefone, Zilmar estou emocionado de ver a tua família. Acompanhamos o Daian, o Daian louvando a Deus, gravando, e eu liguei a televisão e vi o Glauber pregando.

Eu só conhecia o Glauber como interprete dos bons. Mas quando vejo o Glauber pregando, minha mulher estava dormindo eu a acordei, olha lá o Glauber pregando. Fiquei emocionado Gilmar. É gostoso ver nossos filhos. Tenho o Ricardo, a Rebeca, hoje gravando DVD, CD, louvor a adoração, viajando pelo mundo. É uma coisa gostosa. E os nossos filhos vão fazer melhor do que nós. Estou apostando nisso, Jades Alencar.

Hoje é uma noite de gratidão, e gostaria de convidá-los a meditar por um instante comigo, no texto de Colosenses, terceiro capítulo, versículo 15, que diz: “a palavra de Cristo habita em voz abundantemente, em toda sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros com salmos, hinos e cantos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração”.

Cantar com graça, é o versículo 16, e o versículo 15 termina dizendo “sede agradecido.”

Esta é uma noite de gratidão. Seria uma incoerência num culto de ação e graças, não se falar de gratidão. Não apenas se mencionar a gratidão, mas se viver a gratidão. A gratidão em todos os âmbitos, seja no horizontal, ou no vertical. Seja aos homens, seja a Deus, ela é necessária.

Ouvi de um político de renome desta cidade uma expressão que mexeu comigo, e acho que ela nos identifica a todos os líderes com ele. Ele disse que no cartório da ingratidão ele teria muitos títulos a protestar. Não expressar a gratidão é ofender a honra de quem prestou um favor. A Bíblia enfatiza a importância da gratidão.

Gostaria de compartilhar em poucas palavras, três formas de se expressar gratidão, Sr. Presidente, querido Jades Alencar, pastor e amigo. A gratidão abençoadora. É o mínimo que se faz, expressar gratidão com palavras.

Quando alguém faz um favor “obrigado”. Algumas culturas que costumam mandar flores como forma de gratidão, outras mandam um cartãozinho. Mas é comum na sociedade ocidental enviar-se um e-mail, uma carta, um telefonema. No Japão eles mandam uma caixa de doces. A gratidão sempre deve ser expressa com as palavras “muito obrigado”. Tem gente que nem isso faz. Mas no mínimo “muito obrigado”.

Mas se a gratidão emanar dos lábios de alguém que tenha a unção do profeta Eliseu, fica melhor ainda. O profeta Eliseu passava de tempos em tempos em frente a casa onde vivia um casal a caminho de Sunei. E era um costume em Israel hospedar-se sempre um forasteiro, sendo ele conhecido ou não. Esse era um hábito cultural que acabou vigendo, entrou em vigor nas leis de Moisés, nunca se recusava um abrigo, uma noite de sono, uma lavagem de pés, um prato de comida a um forasteiro. E por aí passava o profeta Eliseu e sua esposa -  as mulheres sempre têm um senso de percepção mais aguçado que os homens - ela disse ao marido que era bem mais velho que ela: “vejo que esse que por aí passa é um santo homem de Deus. Vamos fazer um quartinho para ele encostado ao muro? Cada vez que ele parar para comer, vai ter o cantinho dele”. E o marido concordou. Então na próxima vez que ele chegou, viu o quartinho com uma mesa, uma cadeira, um candeeiro, e ficou tão agradecido que chamou o Geasi o moço que o acompanhava, era seu aluno na escola de profetas, disse Geasi preciso expressar a gratidão a esse casal. Vá lá perguntar para ela o que é que ela precisa. Eu sou amigo do rei, sou conhecido das autoridades. Se fosse hoje ele  ia se meter numa enrascada, porque o que iriam dizer do Eliseu?   Mas se posso exercer alguma influência em favor dela e dos bens dela, e Geasi volta com a resposta. Ele disse, “não, meu senhor, ela não precisa de nada, é bem sucedida na vida”. “Mas alguma coisa eu quero fazer”. Ele disse: quer uma idéia, profeta. Ela não pode ser mãe e em Israel é uma execração uma mulher não ter filhos. Perde o conceito cultural, não era bíblico e que uma mulher que não pudesse ter filho estava debaixo de uma maldição qualquer. Pesava sobre ela essa tristeza, essa frustração sobre tudo, esse comentário, essa execração. Mas por ele ter o dom e missão de profeta, a coisa ficou melhor ainda, porque aí há surpresas. Diga a ela que daqui a nove meses ela vai ser mãe, Deus abençoou. Uma gratidão que em palavras se transformou num sucesso. O que é abençoar? É falar bem? É isso? Mas nós que somos crentes temos não só a facilidade de expressar com palavras, mas temos a oração para acompanhar os ensejos de felicidade e gratidão a alguém.

A gratidão abençoadora, essa é a mínima. Mas há outras formas. Eu lhes prometi falar de três.

A segunda qual é? A gratidão recompensadora. Que gratidão é essa? Essa é a gratidão com que a rainha de Sabá expressou o reconhecimento pelo modo como S. Exa. o rei Salomão a recebeu em seu palácio. A rainha de Sabá, empreende uma viagem, vem lá do Sul da Arábia Saudita, só por ouvir falar do rei Salomão. Ele era estupendo, era de uma sabedoria inédita. Nunca houve na história alguém que tivesse tanta excelência no saber quanto o rei Salomão, e isto é de conhecimento de todos. Salomão era exaltado nas escrituras pela sua sabedoria. O motivo porquê ela o procura, não se sabe. Há muitas especulações, conjecturas. Alguns acham que era por motivo político, outros por motivo comercial, alguns acham até que era por razão sentimental, mas a Bíblia não declara. E não importa qual fosse o motivo. O fato é que quando ela chega, chega testando para ver se ele era tudo aquilo mesmo, falando com ele em enigmas, até que ela abre o coração, escancara o coração, e ele revela a ela tudo quanto ela deseja saber.

Ela ficou aturdida. Ela ficou extasiada em ouvir tantas palavras de sabedoria. A Bíblia diz que ela desmaiou. Quando ela se recupera do seu desmaio, ela começa a expressar palavras de louvor a Deus, e diz: Bendita seja a tua vida rei Salomão. Os teus servos que estão sempre diante de ti, têm o privilégio de ouvir diariamente a tua sabedoria. Bendito seja o Senhor teu Deus que se agradou para te por como rei sobre Israel. Que coisa linda!

Não obstante isso, ela manda chamar seus servos que estavam do lado de fora do Palácio, e eles começam a trazer presentes, tesouros, riquezas, e Salomão que já era rico, ficou ainda muito mais rico. Gratidão recompensadora.

É isso que os crentes sabem fazer muito bem, e que às vezes, a sociedade não compreende. Os crentes em Jesus, os senhores pastores, meus colegas de ministério que aqui estão, minha retaguarda, e os demais neste plenário sabem do que estou falando. `Povo crente é um povo generoso, e que expressa não só pelos seus dízimos, mas através das suas ofertas, sua gratidão a Deus. E querendo ou não é um fato constatado, que à medida que nós damos, há retribuição. Isto não é conversa de paroleiro. Isto é fato Bíblico e comprovado nas nossas vidas. E há pessoas que fecham a mão e ainda se insurgem contra aqueles que agem dessa maneira.

Ora, se somos capazes de presentear pessoas como nós por algum bem que nos faz, por que não fazer isso a Deus, que nos dá vida e saúde, sobretudo a salvação? Gratidão recompensadora.

Mas há uma terceira. Eu lhes prometi três. Então vamos à terceira.

Eu lhes falei da gratidão abençoadora, da gratidão recompensadora, mas há uma gratidão que Davi viveu muito bem: a gratidão sacrificial. É aquela que demanda um esforço como expressão de reconhecimento, por um favor que lhe foi prestado.

Um dia Davi está numa guerra. Ele está com seus três valentes. Um deles Eliense lutou tanto, que na hora de largar a espada estava com cãibra na mão e não conseguia soltar. Outro defende um campo de lentilhas e luta, Samá. Havia um outro que sozinho enfrentou oitocentos homens. No final da batalha estavam todos extenuados, quando Davi num suspiro desabafa a sua sede. Quem me dera beber das águas das cisternas de Belém. Para quê Davi falou isso? Eles eram devotados ao seu rei. Soldados valentes e devotados. Eles imediatamente se levantam, e sob o risco de perderem as suas vidas, eles vão até a cisterna de Belém, para buscar água num cantil, e mitigar a sede do rei Davi.

Eles poderiam ter morrido, porque os soldados inimigos estavam do ouro lado, eles tinham que passar com todo cuidado para não acordarem os soldados inimigos. Quando voltam trazendo água para Davi, Davi não é capaz de tomar. Ele diz: “como beberia eu o sangue dos meus homens? Como eu poderia beber esta água que teria custado a vida desses homens fiéis?” Ele despeja a água no chão, não bebe a água. Ora, abdicar da água quando você não tem sede, não significa nada. Mas na hora de uma sede, como daqueles que tinham lutado tantas horas, jogar for a água, era um sacrifício incomparável. Gratidão sacrificial.

Esta é a gratidão com que temos que também aprender a expressar o nosso reconhecimento pelos favores de Deus sobre nossas vidas.

Davi não parou aí. Ele vivia assim. Um dia ele queria oferecer um grande culto a Deus, e ele passa num campo bonito e diz para os seus homens, quero adquirir essas terras, para nelas prestar um grande culto a Deus, porque naqueles dias o culto era feito com sangue de animais, até que Jesus veio e derramou seu sangue e isso nunca mais foi preciso se repetir. Mas Davi se interessa pelas terras, e fica sabendo que elas pertencem ao seu amigo Araúna. E ele então, acompanhado de seus homens, vi até Araúna e diz: “Araúna quero comprar essas terras, porque nelas quero oferecer um culto. E Araúna diz:” rei, tu és meu amigo. Eu não te venderia jamais estas terras. Tome-as. Elas são tuas. Davi disse: “Não senhor, não quero oferecer a Deus nada que não me custe sacrifício”. Ele iria oferecer sacrifício, mas até mesmo a terra que ele usaria para isso, implicaria num sacrifício. Ele faria questão de pagar e um bom preço.

Há pessoas que não empreendem nenhum esforço, nem o mínimo sequer para agradecer a Deus. É preciso que outra se esmere para tentar puxá-la par aos pés do Senhor. Oxalá nesta noite, nestas simples e poucas palavras que estou passando aqui, o coração de algumas pessoas seja nesta Casa, ou fora dela, venham a ser tocados, corações tocados para despertar, inicie a necessidade o senso da gratidão.

Um dia Davi entrou em crise, e na sua crise, o homem que mais entendia de gratidão, começa a buscar nos seus arquivos, alguma forma de expressar melhor a sua gratidão a Deus. Fico imaginando ele bate na casa do profeta Natam e diz: “Natam me ajude”. “Que é que tu queres majestade?” Estou à procura de algum elemento a mais para melhorar a minha forma de expressar gratidão a Deus. Davi, tu és PHD em gratidão. Não há ninguém na história que saiba expressar melhor a gratidão do que tu, Davi. Não houve na história da Bíblia nenhum. Ele é o melhor, é o campeão da gratidão, do louvor e da adoração. Não há ninguém pastor Euti. Seja melhor do que Davi nisso. O senhor sabe bem.

Ele vai para casa, pensa, pensa, pensa e diz “já sei”. Salmo 116, ele diz: que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito. Já encontrei a resposta. Beberei do cálice da salvação, invocarei o nome do Senhor.

Nos dias de Davi salvação não tinha o mesmo peso que nos nossos dias. Nos dias de Davi salvação era o livramento das circunstâncias atrozes da vida. E por tudo aquilo ele já era tão grato. Ele disse: beberei do cálice. Havia um cálice onde se tomava, naquele tempo, um cálice usado junto do sacrifício que eles faziam libação. Era um cálice de vinho que junto com os sacrifícios de consagração derramavam num vaso.

Os pagãos passaram a imitar. O diabo está sempre imitando o que Deus faz. E foi daí - eu creio - que nasceu a moda de bêbedo sujar balcão de bar, fazer aquela porquice de derramar um pouquinho para o santo. Eles derramavam num vaso - isso é chamado de libação. Davi pensou naquilo, refletiu, e tirou dali não só um símbolo, mas um exemplo a seguir. Ele disse assim: eu já sei o que vou fazer, vou tomar esse cálice para mim; é o cálice da salvação. Essa é a melhor forma de se agradecer. Se alguém está buscando uma maneira de agradecer, você pode entrar com a gratidão abençoadora - que maravilha -, mas se há uma que realmente agrada a Deus é aquela em que o homem dá o primeiro passo para reconhecer o processo da salvação.

Mil anos depois vem Jesus dizer que vai melhorar o conceito de salvação. Nos dias de Davi salvação era livramento das circunstâncias da vida. Mas Jesus disse que salvação não é só isso. Salvação não é só solução, livramento das circunstâncias mas livramento da condenação eterna. Jesus paga o preço, derrama seu sangue e a partir de Jesus o melhor cálice da salvação passou a ser tomado por nós.

Aí Paulo escreve, referindo-se a esse cálice, cálice do Novo Testamento. Você quer agradecer? Experimente o cálice da salvação. Esse é o cálice, Pastor Jabes, que o senhor está pregando há 20 anos só na Assembléia de Deus no Bom Retiro. E eu, na Assembléia de Deus, em Vila Mariana, estou pregando e oferecendo às pessoas a salvação que há na pessoa de Jesus. Como é que se consegue isso?

E aqui eu termino: palavras de romanos, capítulo 10, versículos 9 e 10, ele diz: “se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo, visto que com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz confissão para a salvação.” Este é o bom cálice.

Esteja você onde estiver, aproveite este momento. Se você crê em Jesus diga isso para Ele porque é preciso dizer, expressar com a boca “Jesus, eu quero provar agora do cálice da salvação. Perdoa o meu pecado, esse que me manteve distante de ti por tanto tempo. Faça de mim uma nova criatura”. Depois procure uma igreja evangélica para ter conhecimento espiritual.

Uma boa sugestão, Pastor Jabes, já que a festa é sua hoje, é Rua Afonso Pena, 560, no Bom Retiro. (Palmas.) Se é para ganhar aplausos, se sobrar um pouquinho, Rua Joaquim Távora, 1403, na Vila Mariana. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Deus abençoe o nosso irmão pela sua palavra. Já que é para falar em gratidão, ou falar em aplausos, vamos receber para um momento muito especial eles que fizeram questão de estar conosco neste momento de comunhão e de gratidão, para bons momentos de adoração, de louvor, o grupo Fat Family. (Palmas.)

Enquanto se preparam - há um tempo atrás fizemos aqui uma sessão solene, primeiro pelos 60 anos da Ordem dos Pastores Batistas do Estado de São Paulo e depois fizemos uma por 100 anos da Igreja Batista no Estado de São Paulo. Veio um orador, como agora o pastor, o Pastor Vieira que fez a oração, enfático, tão firme que eu disse a ele: Pastor Vieira, por pouco não me persuades a virar batista. Falei para o Pastor Walter e para o Neli que precisariam ser presbiterianos na pregação. Nós presbiterianos aprendemos que são 20 minutos. Ele excedeu a isso porque falou menos de 20, um sermão absolutamente presbiteriano, introdução, a gratidão abençoadora, recompensadora, sacrificial, uma conclusão muito bem feita. Por pouco não foi persuadido a se tornar presbiteriano.

Deus abençoe a bela palavra muito abençoadora, uma expressão muito clara daquilo que cremos.

 

GRUPO FAT FAMILY - Glória a Deus.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Glória a Deus. (Palmas.)

 

GRUPO FAT FAMILY - Quero saudar a Madre Igreja na Santa Paz do Senhor. Amém!

 

TODOS - Amém.

 

GRUPO FAT FAMILY - O Senhor é maravilhoso, não é Celinho?

 

O SR. CELINHO - Glória a Deus.

 

GRUPO FAT FAMILY - Estamos aqui nesta noite levando a Deus pela vida de cada autoridade presente, que leva o nome do Senhor para o mundo inteiro porque sem Deus e sem Jesus não somos nada, não é Susete? E a honra, a glória, adoração, o louvor, é todo do Senhor. Aleluia!

 

  O SR. CELINHO - Saúdo o Pastor Jabes, a tribuna, os pastores presentes, todos os que aqui estão. Com a paz do Senhor Jesus.

 

  TODOS - Amém!

 

  O SR. CELINHO - Enfatizando mais uma vez aquilo que já foi dito: são 20 anos de história, mas o que mais nos alegra o coração é aquele que é a cabeça dessa Igreja. É Ele que edifica, que sustenta, que nos alimenta. Então, mais do que justo é glorificarmos e exaltarmos o nome santo de Jesus neste dia e em todos os dias de nossas vidas.

  Convido a todos vocês, em nome de Jesus, para ficarem em pé para fazermos um louvor adorando, engrandecendo e exaltando o santo nome de Jesus, aquele que por amor de mim e de ti derramou todo o seu sangue. Para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 

* * *

-              É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

 

  O SR. CELINHO - Aleluia! A igreja pode se assentar em nome de Jesus. É importante nós sabermos e vivermos isso, e para que as promessas de Deus se cumpram em nossas vidas. Temos algo a fazer, para que elas venham a se cumprir. Entre elas está a obediência.

  Um dia em uma igreja li uma frase e muitas perguntas se indagavam em minha mente. A frase dizia: “A obediência quebra a maldição”. Aquilo me confortou o coração grandiosamente. Sendo obedientes e submissos é quando verdadeiramente entregamos a nossa vida na mão de Deus, mesmo o Senhor tendo nos dado um livre-arbítrio para que possamos escolher entre o Bem e o Mal.

  Sábio é o homem que entrega de volta a Deus o livre-arbítrio e pede que a sua vontade seja única e exclusivamente a vontade de Deus, que seus pensamentos sejam os pensamentos de Deus, que o seu viver e os seus passos sejam do Senhor.

  Hoje eu me alegro muito em poder estar aqui para glorificar e exaltar o Santo Nome de Jesus, por esses 20 anos de vitória. Muitos me conhecem como Celinho, integrante do Grupo Fat Family. Mas como falar de Jesus, do amor de Jesus, e não contar o milagre que ele fez? Sou um ex-alcoólatra. Eu vivia preso à bebida. Eu vivia no fundo de um poço de onde as mãos dos homens não podiam me tirar, nem dinheiro, nem qualquer outra riqueza: um vazio dentro do coração, uma lágrima que descia, ao mesmo tempo em que tinha um sorriso desenhado no rosto, tapinhas nas costas. Ao meu conhecimento, cego que era, eu bebia socialmente. Mas um dia, Aleluia, quando Aquele, que é sobre todos nós, entrou na minha vida, que a venda dos olhos caiu, fui ver que eu era um alcoólatra, que muitos anos da minha vida se perderam, porque eu era cego.

  Glorifico a Deus por esse dia, pela reunião do seu povo, que se alimenta da Verdade, mesmo tendo dificuldade de vivê-la, que se alimenta da Verdade e alimenta outros. As palavras que eu digo aqui hoje não são minhas. São do Senhor, e não é para a glória do homem. É para a glória de Jesus.

  O pastor Jabes há 20 anos vem servindo um banquete para aqueles necessitados. Quantos, como eu, e até mesmo em situações mais difíceis se encontravam, sedentos de amor, de um ombro amigo, de uma palavra viva, uma palavra que cura, que liberta, e que batiza com o Espírito Santo de Deus.

  Poderia ser outro no lugar dele hoje. Mas ele está aqui hoje, porque ele permitiu que Deus o usasse conforme a vontade soberana Dele. E como somos abençoados quando permitimos que Deus trabalhe em nossas vidas. E a partir as promessas do Senhor começam a se cumprir.

  Vamos soltar o Louvor em Nome de Jesus.

  Hoje é a realização de uma promessa. Podia até ser do coração do pastor, mas estava, sim, no coração de Deus.

 

* * *

É executado número musical.

* * *

 

O SR. CELINHO - Podem passar os dias. Podem passar os anos. Confia, meu amado. Ele trabalha para aqueles que Nele esperam. Todas as palavras que Deus disse se cumpriram, e assim será na sua vida, meu querido. Mas, quem sabe, você não está vendo. Na verdade, você não precisa ver. Você precisa é crer, porque Ele o fará. Toda promessa passa pelo teste do tempo. Ele está provando seu coração. Ele está forjando seu caráter para que você desfrute da plenitude da bênção do Senhor. Oh, saia do lugar que elimina a sua visão. Olhe para os céus. Levante as suas mãos.

 

* * *

- É executado número musical.

* * *

             

  O SR. CELINHO - Obrigado, Senhor, pelo que Tu tens feito na minha vida e na minha casa, e de todos aqueles que aqui estão. Todas as palmas são para Aquele que é digno de honra e glória, o Nosso Senhor Jesus. Aleluia! Glória a Deus!

  Hoje eu posso levantar a minha cabeça e dizer assim, em nome de Jesus: ontem eu era um alcoólatra e hoje eu sou ministro do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, aquele que reina eternamente.

 

* * *

- É feita a apresentação musical.

* * *

 

O SR. CELINHO - Pai querido, em nome de Jesus lhe agradecemos a oportunidade, que tua graça, teu amor, tua unção e teu azeite sejam na vida de cada um, que o manifestar da tua glória em cada lugar que estiver um dos teus, que seja notório e que todos saibam que tu és o único Deus e o nosso único libertador. Em nome de Jesus é o que te pedimos e te agradecemos. Aleluia!

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Agradecemos a Deus pela vinda da Fat Family. Eles cantam com a alma e com a arte, por isso podem produzir o perfeito louvor.

Tem a palavra o pastor Jabes Alencar.

 

O SR. JABES ALENCAR - Glória a Deus, toda a honra e toda glória seja dada ao Senhor. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa, meu amigo, irmão em Cristo, Vaz de Lima; digna esposa; meus irmãos, pastores, amigos, tenho tido momentos de emoção na minha vida, mas esta noite está sendo forte. A pergunta que me fizeram é que tipo de lobby eu fiz para o Presidente da Assembléia oferecer tudo isso. Disse que é o lobby da amizade, do amor em Cristo. Louvo a Deus. Certamente jamais poderei esquecer esta noite e em nome da Assembléia de Deus do Bom Retiro louvo a Deus por sua vida. Agradeço por esse gesto. Uma salva de palmas para o presidente, por este momento. (Palmas.) Se eu já o admirava passo a admirar muito mais. Que Deus lhe abençoe!

Quero de maneira muito especial também louvar a Deus pela presença e pela vida do Deputado Waldir Agnello, conheci quando não era deputado. Estava falando com ele ali atrás, que bênção, Deus tem te honrado. Temos uma amizade muito especial. Louvo a Deus por sua vida. Parabéns pelo seu trabalho, pelo gesto, pelo seu tempo, por ficar aqui, estar aqui. Ele é da Quadrangular do Bom Retiro. Meu amigo também, Deputado José Bittencourt, precisou se retirar para uma gravação, tenho uma admiração muito grande por ele, que também é da Assembléia de Deus do Brás. O Madureira é do Bom Retiro. Vaz de Lima é presbiteriano do Bom Retiro.

Demais pastores, meu amigo Pastor Eude, vice-presidente do conselho, na pessoa dele cumprimento os demais membros da diretoria. Está aqui o Waldo, outros já precisaram se retirar. Está o Pastor Tiezzi, grande amigo, Pastor Paulo Oliveira.

Sinceramente só tenho que agradecer. Em novembro de 1987 aconteceu um terremoto em Los Angeles que, entre outras coisas, provocou minha volta ao Brasil. Não sabia o que ia ser da minha vida, como seria meu ministério. Aqui chegando, tentei congregar em alguma igreja. Minha família estava em São Paulo. Senti da parte do Senhor que era projeto de Deus a abertura da Assembléia de Deus do Bom Retiro. Naquele dia de março de 1988 inauguramos a nossa igreja com a presença, entre outras pessoas, do meu pai, minha mãe, minha família. Olho para a Ziza e a vejo representando toda a família, hoje é uma pastora, uma pessoa muito especial. Louvo a Deus, olhando para você vejo todos os demais. Sem o apoio da família não seria possível.

Minha esposa, no primeiro dia do culto da nossa igreja, na primeira noite caiu enferma, ficou praticamente um ano paralítica. Um dia o médico me disse “se ela sobreviver, nunca mais vai andar.” Aí está ela, louvando, adorando ao Senhor. Glória a Deus por essa vitória na vida de Zilmar. Glória a Deus do Glauber, do Dayan, da Laiane, do Beto, da Priscila, da Carol, da Mel, do Miguel, da Manuela, que são minha família. Deus tem dado esse presente. Sem vocês não estaríamos aqui hoje agradecendo ao Senhor. Naquele culto também estavam alguns amigos que ficaram conosco. Vieram como amigos - cito aqui o Pastor Garcia, com a Marilene; o Braga, com a Lódi, estou vendo aqui, me alegrou muito ver vocês, foram do início da nossa igreja. O Pastor Roberto de Francesco, um dos primeiros membros da igreja, uma família que também nos apoiou muito, foi especial para nós. O Malcidi, a irmã Miriam, representados hoje pelo Pastor Márcio e a Mara, que hoje são pastores da nossa igreja em Mogi. Amigos que nos apoiaram, acreditaram no nosso trabalho. Não posso deixar de citar o Pastor Benê, que foi aquele amigo que desde o início foi dando idéias - faz a festa dos estados, faz isso, faz aquilo. Glória a Deus por sua vida, Benê. E aos demais, louvo a Deus pela vida de todos.

A igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro sem dúvida é um projeto de Deus.

O Pastor Ivan Espíndola de Ávila, de saudosa memória, - que já descansa com o Senhor e foi deputado creio que desta Casa -, foi o pregador do culto de abertura e aí, vocês vêem as coisas que Deus faz. Ele está conosco, mas ele foi o pregador do culto de abertura da Assembléia de Deus do Bom Retiro, e pregou naquela ocasião a mensagem de Apocalipse: “Eis que diante de ti pus uma porta aberta.” Ele falou bem claro que a porta que Deus abre ninguém pode fechar. Essa porta foi aberta com luta, com batalha, com dificuldade, mas aqui está: continua aberta. E muitas outras foram abertas como resultados daquela, porque a porta que Deus abre ninguém pode fechar.

A Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro nunca mudou de dono. Jamais vocês viram uma placa, ou verão, na porta da igreja “Sob nova direção”. A direção sempre foi, é e sempre será do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é o dono da igreja. A Ele a honra; a Ele a glória; a Ele o louvor para todo o sempre! (Palmas.)

  A igreja tem se caracterizado por tanta coisa, mas eu queria destacar que desde o início aprendemos em primeiro lugar que ser crente é ser livre. Havia uma estrutura denominacional bastante pesada e quando colocamos o retroprojetor e palmas nos louvores, fomos chamados de rebeldes e tudo o que vocês possam imaginar, mas sabíamos que estávamos com a direção do Senhor. Descobrimos que quem é livre, é alegre. E temos insistido com essa característica desde o início. Descobrimos que quem é livre e é alegre, ama, independente de qualquer coisa no amor incondicional. E essas têm sido as características da nossa igreja.

Lembro do sonho que tive na semana da abertura da igreja pensando no nome. Eu já tinha pensado e programado um outro nome, mas o Senhor me mostrava pessoas entrando numa assembléia de Deus que eu pregava, pessoas machucadas, pessoas mancando, pessoas com problemas. Vi o projeto de Deus ali, de abrir a Assembléia de Deus, que virou um hospital. Quantos pastores, quantas pessoas, passaram pela nossa igreja e estão espalhados pelo mundo hoje, sendo bênçãos no ministério, restaurados, renovados a cada dia, a cada culto. A nossa experiência tem sido essa: o nosso Deus nos tem dado a vitória.

Louvo a Deus, irmãos, e acima de tudo, uma igreja que prezou e sempre preza pela Palavra de Deus. Não está baseada na palavra de homens, mas na Palavra de Deus. Não tenho palavras para agradecer, mas poderia resumir e dizer que a nossa igreja é uma igreja privilegiada. Passaram pelo púlpito da nossa igreja os maiores pregadores do mundo. Citaria aqui Benny Hinn, Morris Celuro, Jimmy Swaggart. Ray Hard Buck, um homem que prega para 5 milhões de pessoas na África, foi pregador do nosso salãozinho, na Rua dos Bandeirantes. Pregadores nacionais nem precisa dizer, todos têm pregado no Bom Retiro. Mas não apenas pregadores famosos, há a dona de casa, o sapateiro, o faxineiro, o lixeiro. Enfim, todos. Pela misericórdia do Senhor, tem encontrado na igreja do Bom Retiro um abraço, um abrigo. Louvamos a Deus porque aquilo foi estabelecido há 20 anos e permanece hoje. E acima de tudo isso, o azeite santo do Espírito Santo, a unção de Deus tem sido uma realidade em nossas vidas.

Mais uma vez quero agradecer de coração, a presença de todos os pastores aqui, dirigentes das nossas igrejas, pastores amigos. O Pastor Walter Brunelli perguntou-me: “Jabes, por que você me convidou para pregar? Disse-lhe: Porque você é um amigo, acompanha a igreja antes dela nascer, e vai saber pregar em 20 minutos, obedecendo o Presidente. E tudo isso aconteceu. O grupo Fat Family, que admiro tanto. Fiz questão de pedir ao irmão Dayan que impactasse quando estivesse aqui. Agradeço a presença de vocês. Temos louvado a Deus pelas suas vidas.

 Quero aproveitar esse momento e pedir à igreja, na pessoa desse grupo que está aqui, representando todos os artistas, jogadores que se converteram, muitos têm feito até parte da história da nossa igreja, que vocês possam cobri-los em oração. Antes de qualquer crítica, lembre-se que você tem boca para profetizar “bênção” e tem mão para abençoar. Não se esqueça sempre de abençoar e profetizar a unção de Deus nessas vidas.

Gente, vou resumir o seguinte: o inimigo pelejou, pelejou, pelejou, mas não conseguiu. (Palmas).           Ele tentou me derrubar, eu clamei por Jeová e foi ele quem caiu. Marcando a história da nossa igreja, quero convidar você, para nesses 20 anos, dentro da Assembléia Legislativa, cantar comigo o Hino Nacional Evangélico da Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro.

 

                         

* * *

- É entoado o Hino Nacional Evangélico.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Quero aproveitar a chegada do Pastor Jabes, o Deputado Waldir Agnello e eu vamos homenagear na pessoa dele, os 20 anos da igreja: “A Assembléia Legislativa de São Paulo, através de seu Presidente, Deputado Vaz de Lima, homenageia o Pastor Jabes de Alencar na qualidade de fundador pelos 20 anos da Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro. São Paulo, 10 de março de 2008.” (Palmas.)

 

* * *

- É feita a entrega da placa.

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - A Ivani, agora, vai entregar um mimo à Pastora Zilmar. (Palmas.)

 

* * *

- É feita a entrega de flores.

* * *

 

  A SRA. IVANI VAZ DE LIMA - Quero saudar a todos com a paz do Senhor Jesus Cristo e dizer da minha alegria. Agora, bem informal, porque como não sou deputada, mas só sou mulher do, então, posso falar. Neste momento, Pastor, quero dizer que o inimigo pelejou, mas não conseguiu. Também há uma razão muito especial. Sempre homenageamos as esposas, mas eu gostaria de falar dessa esposa em especial. A peleja se consagra vitoriosa toda vez que o casal, junto, sonha o sonho de Deus. Acho que o inimigo pelejou para caramba: tentou jogá-la na cama, tentou derrubar de todas as formas o projeto. Depois, para ferir mais gravemente, o inimigo tentou levar o filho e com isso toda a esperança que o casal tinha de ver a família prosperando na paz, na graça e ao anunciar o Evangelho. E o inimigo pelejou, pelejou. Mas atrás do pastor havia uma mulher que não se esquecia de dobrar os seus joelhos de madrugada e de dizer “Inimigo, ouça bem, a minha vida e a da minha casa é do Senhor Jesus”.

  Eu sei, Pastor, da sua vitória, esses 20 anos. É por isso que celebramos na Assembléia para mostrar e para escrever na história de São Paulo o que as igrejas têm sido de bênção. Sei que a sua vitória tem a ver com essa mulher. Que Deus continue abençoando a sua vida e a vida dessa esposa maravilhosa. Que o inimigo continue pelejando, porque vocês estão atrapalhando, mas que ele continue recebendo a derrota em nome de Jesus. Que Deus abençoe a sua vida! Amém. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Também temos gente da Assembléia de Deus do Ministério de Perus, a missionária Maria de Jesus Rosa e o presbítero Luiz Carlos Rosa.

  Finalizando, quero dizer que estou muito feliz em recebê-los aqui, junto com os deputados Waldir Agnello e José Bittencourt, que já se retirou, e com os funcionários da Casa que ficam até esse horário prestando os seus serviços. Quero render a todos eles a nossa homenagem na pessoa da D. Yeda, a nossa grande Yedinha. (Palmas.) Na pessoa dela, quero cumprimentar a todos que estão aqui nos ajudando.

 Esta é uma Casa Legislativa e representa o povo de São Paulo. Aqui, são tomadas as maiores decisões que influenciam a vida do povo brasileiro que mora em São Paulo. Aqui são tomadas as maiores decisões que influenciam a vida do povo brasileiro que moram em São Paulo. São aqui aprovadas as leis que mexem com a vida do povo que mora em São Paulo, ou em Buri, o menor município deste Estado. Ocorrem neste plenário as convenções de todos os partidos, as faixas são afixadas e passam aqui o dia. Por esta tribuna passam pessoas dos mais diversos matizes políticos - direita, se é que ainda se chama assim, esquerda ou centro -, com as mais variadas ideologias.

Esta Casa foi e tem sido palco de grandes encontros em favor da democracia, no Brasil e no Estado de São Paulo. Por esta tribuna passaram homens que deram a sua vida em benefício da democracia e do direito de estarmos aqui neste ato solene. Nesta Casa, prestamos homenagem de todo o tipo, porque temos a presença de homens de mulheres representando mais de 40 milhões de brasileiros que vivem em São Paulo, de todos os matizes políticos e ideológicos.

É o que gostamos de chamar de pluralidade. Esta é uma Casa plural, onde devem ser respeitados todos os sentimentos, idéias e pensamentos. Esta Casa deve garantir essa diversidade, que garante aqui a nossa presença. São 14 partidos políticos, 94 Deputados, sendo 11 as mulheres que militam, transformando essa diversidade numa unidade para servir ao bem comum do povo de São Paulo. Nessa unidade e diversidade, como diz Paulo nas Escrituras, que tragam ao coração das pessoas o maior sentimento de justiça e de bem-estar social, exatamente nesta Casa, onde toda forma de expressão, artística, cultural e educacional os acolhe nesta hora. Acolhe a Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro e essa parcela da sociedade paulista que expressa a sua fé a partir do que se denominou chamar a visão evangélica da vida e do mundo.

Esta Casa recebe também outras expressões de cultura, de arte e de pensamento religioso porque precisamos garantir o plural, e presta a sua homenagem à Assembléia de Deus do Bom Retiro e, por extensão à Igreja Evangélica no Estado de São Paulo, o reconhecimento do povo paulista que nós, os 94 parlamentares eleitos, representamos. Nunca passou por esta Casa um deputado que não tivesse sido eleito pela vontade popular. Não tivemos nenhum deputado biônico, eleito por colégio indireto. Todos foram às urnas e pediram votos para aqui representar um sentimento, um segmento, uma idéia, um pensamento. Representamos, ao longo destes quatro anos de cada legislatura, a população do Estado de São Paulo e, por isso, em nome dessa população, podemos reconhecer as entidades, os segmentos e as pessoas que fazem o São Paulo prosperar. Tenho ouvido em muitos lugares que a igreja, pelas suas diversas formas de atuação, é o grande responsável por não termos uma sociedade pior do que a que temos. A igreja é capaz de ir - já ouvi diversas vezes desta tribuna - onde nem a polícia é capaz pelas dificuldades que temos no desarranjo da nossa sociedade.

Estamos homenageando a Igreja Assembléia de Deus do Bom Retiro e, juntamente, essa parcela de Cristo que vive no Estado de São Paulo que produz o bem para o conjunto da sociedade ou, às vezes, para uma única pessoa em particular.

O nobre Deputado Waldir Agnello deseja fazer a sua última manifestação.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PTB - Obrigado, Sr. Presidente, pela concessão da palavra. Irmãos, não posso deixar que esta sessão seja encerrada sem antes transmitir o recado do nosso Presidente Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular, Pastor Mario de Oliveira, e também do Presidente Estadual, Pastor Ernesto Taconi, congratulando-se com o trabalho realizado.

Gostaria de dizer que, muitas vezes, nós, políticos, somos criticados por sermos políticos. Algumas vezes, pela boca de alguns pode sair uma palavra mal entendida, ou mal interpretada, de que nesta Casa as pessoas não dão muito valor para as coisas de Deus. E o que o Sr. Presidente acaba de falar é muito sério, pois é através de pessoas colocadas nas Casas de Leis, nas esferas federal, estadual e municipal é que a democracia eclesiástica do Evangelho está sendo assegurada. Para a informação de vocês, esta Assembléia Legislativa, a maior da América Latina, realiza, todas as sextas-feiras, um culto aberto a todos os funcionários e visitantes. Você vai ou não se alegrar com essa notícia: no nosso penúltimo culto realizado todas as sextas-feiras, ao meio dia, seis pessoas se entregaram para Jesus. (Palmas.)

Fica o meu registro e o meu convite para você também estar conosco. Obrigado, Sr. Presidente. Parabéns por esta tão insigne sessão que marca, certamente, a nossa vida e a história do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta sessão está sendo gravada - temos um sistema de taquigrafia - e será publicada na íntegra no Diário Oficial.

Convido o Pastor Daniel Cândido de Oliveira, que nasceu e cresceu na Igreja Presbiteriana Independente, e hoje é um grande líder da Igreja Cristã Presbiteriana em São Paulo, na Vila das Mercês. É um homem absolutamente comprometido com a boa causa. Pedirei a ele que faça a oração final e a benção, em pé. Em seguida, encerraremos a sessão para que seja convocada a seguinte.

 

O SR. DANIEL CÂNDIDO DE OLIVEIRA - Faremos agora uma oração e peço que todos se dêem as mãos.

Nosso Deus, nosso bendito Pai em cuja presença estamos. Curvamo-nos diante de ti reconhecendo a tua soberania, o teu poder, a tua graça, a tua misericórdia. Em nome do Senhor Jesus, cabeça da Igreja, dedicamos a ti esse culto de gratidão, de adoração ao teu nome que está acima de todo nome.

Pai, a nossa gratidão porque fundaste esta igreja, no Bom Retiro. Do mesmo, levantaste essa obra usando a pessoa de Jabes Alencar. Pai, damos-te graças pelos 20 anos de ministério, muito mais pelas almas alcançadas, cujos nomes estão registrados no céu, e queremos te pedir, em nome de Jesus, que renove as forças de Jabes Alencar, que nunca falte o óleo sobre a sua cabeça e nunca falte as vestes brancas para que continue dando o seu testemunho de um homem de caráter e idôneo, e sendo uma testemunha viva do nome do Senhor Jesus.

Graças te damos também por esta Casa, pelo Presidente Vaz de Lima, o menino que vimos crescer espiritualmente e fisicamente. O Senhor tem usado este menino nesta Casa. Quantos gigantes têm caído aqui? Pai, abençoe este lugar, esta Casa. Nós levantamos a nossas mãos e queremos ministrar a tua benção sobre esta Casa. Aleluia. E que o grande amor de Deus Pai, a graça salvadora do Senhor Jesus Cristo e a comunhão no Espírito Santo estejam convosco hoje e para todo o sempre. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência vai encerrá-la, agradecendo às autoridades presentes, aos funcionários desta Casa e àqueles que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

Encerra-se a sessão às 23 horas e oito minutos.

 

* * *