08 DE MARÇO DE 2010

006ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “dia da comunidade libanesa”

 

Presidente: SIMÃO PEDRO

 

RESUMO

001 - SIMÃO PEDRO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, atendendo à solicitação do Deputado Simão Pedro, ora à Presidência, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Libanesa. Convida a todos os presentes para, de pé, ouvir os Hinos Nacionais do Líbano e do Brasil. Comenta que São Paulo é a maior cidade libanesa fora do Líbano. Tece considerações sobre o processo histórico da imigração libanesa ao Brasil. Cita que a escolha do dia 14 de fevereiro é a data de assassinato do mártir Rafic Hariri, ex-Presidente do Líbano.

 

002 - EMILE EDDÉ

Padre, representando Dom Edgard Madi, da Sociedade Maronita, faz agradecimentos gerais. Fala de cultura e civilização. Tece considerações sobre o desenvolvimento dos fenícios e s invenção do alfabeto. Elogia as relações entre os dois países e diz que o Brasil foi sempre o país acolhedor por excelência.

 

003 - AHMAD HAMOUD

Presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil, agradece ao Brasil por receber os imigrantes. Comenta que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está conduzindo as políticas interna e externa com sabedoria e sensatez. Relata que os imigrantes libaneses sempre superaram todos os desafios e obstáculos.

 

004 - HASSAN ALI GHARIB

Representante da Associação Beneficente Islâmica do Brasil, faz comentários sobre o Dia Internacional da Mulher. Relata avanços do povo libanês em união com o povo brasileiro. Comenta que a comunidade libanesa, hoje no Brasil, chega a ser o dobro da sua população no Líbano. Diz que o Oriente Médio é visto de forma crítica devido à desinformação sobre a realidade dos fatos.

 

005 - Presidente SIMÃO PEDRO

Anuncia apresentação musical.

 

006 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, comenta que, no Brasil, as mulheres libanesas têm um pouco mais de liberdade do que na cultura libanesa. Fala sobre o progresso e a inserção comercial que os libaneses fizeram em terras brasileiras. Cumprimenta a comunidade pela reconstrução do Líbano.

 

007 - Presidente SIMÃO PEDRO

Registra e faz leitura de mensagens do Coronel Álvaro Batista Camilo, Comandante da Polícia Militar do Estado; do Senhor Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento e do Senhor Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

 

008 - ABDUL NASSER EL RAFEI

Presidente da Unei - União Nacional das Entidades Islâmicas, comenta que o povo libanês é persistente, sonhador e grato. Ressalta a integração e a hospitalidade entre brasileiros e libaneses. Relata que a primeira viagem do Presidente do Líbano para a América Latina será para o Brasil. Elogia o Presidente Lula por promover intercâmbio comercial e cultural com o Líbano e estreitar os laços entre os dois países.

 

009 - Presidente SIMÃO PEDRO

Relata que nesse dia 8 de março faz exatamente 100 anos que um grupo de mulheres socialistas propuseram um dia de luta das mulheres. Parabeniza todas mulheres, faz distribuição de flores e anuncia apresentação musical. Comenta que a Assembleia Legislativa criou o Dia da Comunidade Libanesa. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Simão Pedro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – SIMÃO PEDRO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Eu sou o Deputado Simão Pedro. É uma alegria e uma honra muito grande poder recebê-los aqui na Assembleia Legislativa e fazer essa singela homenagem à comunidade libanesa, por conta do seu dia que esta Assembleia aprovou no ano passado, através de uma lei estadual criando o Dia da Comunidade Libanesa.

Passarei a nomear agora as autoridades, os nossos convidados que estão aqui e que vão fazer parte da Mesa desta sessão solene. Quero agradecer e pedir que recebamos com uma salva de palmas o senhor Abdul Nasser El Rafei representando a União Nacional das Entidades Islâmicas; Senhor Hassan Ali Gharib representando a Associação Beneficente Islâmica do Brasil; Senhor Ahmad Hussein Hamoud, Presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil; Padre Emile Eddé representando Dom Edgard Madi, da Sociedade Maronita. (Palmas.)

Também quero agradecer as presenças do senhor Sayed Bilal Jomaa, Presidente da Associação Beneficente Islâmica do Brasil; do Senhor Rezkalla Tuma representando o Conscre e a Fearab-América; do senhor Arthur Oliveira, diretor da Chaves Oliveira Wine Group; do Senhor Ali Barakat Abbas, Presidente Sociedade Beneficente Mulçumana de São Paulo; do senhor César Dimas Boscolo, coordenador da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, representando neste ato o prefeito da cidade de São Paulo senhor Gilberto Kassab; do senhor Paulo Rios, Chefe da Assistência Policial Civil da Assembleia Legislativa de São Paulo; do senhor Udine Verardi, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati, nosso decano aqui na Assembleia Legislativa; do senhor Xeique Jamal El Sayed, da Sociedade Beneficente Muçulmana de Santo Amaro; do Xeique Ibrahim El Kurdi da Sociedade Beneficente Muçulmana Ali Ibn Abi Talib, da Vila São José; do Senhor Tammam Daaboul, Presidente do Portal Arabesq. (Palmas.)

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, atendendo a solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Libanesa.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos os Hinos Nacionais do Líbano e do Brasil, executados pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do subtenente PM Edson, a quem eu já agradeço muito a presença de vocês aqui, que muito abrilhantam a nossa Sessão Solene.

 

* * *

 

- São executados o Hino Nacional do Líbano e o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar na pessoa do Subtenente Edson. Muito obrigado pela honrosa presença dessa banda que sempre abrilhanta as nossas solenidades aqui, muito obrigado. (Palmas.)

Quero anunciar também com muita honra a presença do Deputado federal Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.)

Estamos honrados nesta noite podermos homenagear a comunidade libanesa, que foi e é tão importante na construção do nosso amado País.

A comunidade de libaneses e descendentes no Brasil é de mais de seis milhões de pessoas, maior até que a população do próprio Líbano estimada em quatro milhões de habitantes.

São Paulo é a maior cidade libanesa fora do Líbano, quase dois milhões vivem na cidade. É um número que revela a importância que a presença libanesa teve no desenvolvimento da cidade e também do espaço simbólico que São Paulo representa para o Líbano. No entanto, a comunidade libanesa está espalhada por todo o Brasil.

A imigração libanesa começou oficialmente no Brasil por volta de 1880, quatro ano após a visita do imperador D. Pedro II ao Líbano. No entanto, a história conta que já em 1808 com a vinda de D.João VI ao Brasil, e não havendo acomodações adequações para abrigá-lo foi um libanês Antun Elias Lubbos quem ofereceu sua casa como residência imperial ao rei. O local se tornou Casa Imperial Brasileira onde nasceu D.Pedro II, e depois virou o Museu Nacional da Quinta da Boa vista.

Na imigração oficial os primeiros libaneses chegaram a São Paulo via litoral, sozinhos ou em grupos, penetrando pelo interior com grande quantidade de mercadorias para mascatear. Vinte anos depois já conheciam grande parte do Brasil. Pelo espírito de luta e desbravador são muitas vezes comparados aos bandeirantes neste papel de interiorizar o desenvolvimento deste país.

Durante os primeiros anos de 1900 três eram os centros de atração no Brasil para os imigrantes sírio e libanês, Amazônia, Rio de Janeiro e São Paulo. Amazônia porque o Ciclo da Borracha levou o progresso para a região. Fizeram fortunas e os antigos mascates, agora ricos, mudavam-se para o Rio de Janeiro e São Paulo. Com a decadência da borracha viram os seus olhos para o Estado de São Paulo, uma florescente lavoura cafeeira e ao crescimento da rede ferroviária. Outro Estado que atraiu sírios e libaneses foi Minas Gerais, formaram nesse Estado uma rede de lojas de varejo e assim em pouco tempo dominaram o comércio de Minas Gerais.

De 1900 a 1920 milhares de comerciantes sírios e libaneses do interior do Brasil prosperaram. Houve períodos de depressão nos quais muitos faliram, mas muitos obtiveram êxito econômico. Começando como mascates, passaram para o comércio, depois para o comércio de atacado, e finalmente para indústria. À medida que aumentavam o seu capital muitos mudaram-se para São Paulo para viver entre os compatriotas já estabelecidos, e assim participar da vida cultural e social.

A presença da cultura libanesa é sentida no país pelos grandes homens e mulheres que atuam em todas as áreas do conhecimento, medicina, atividades políticas, engenharia, educação e obviamente comércio e indústria.

A marcante da culinária libanesa adotada com tanto carinho por todos os brasileiros. Que brasileiro não conhece o kibe, para não falar do tabule, da kafta, do delicioso hommus? E na amorosa assimilação de diversas palavras do árabe na língua luso-brasileira, muitas ligadas ao comércio e alimentos: açúcar, aduana, alambique, alface, café, garrafa, laranja, limão, tambor, xarope, e a linda palavra alforria.

Assim, amorosamente sou libanês também, e só tenho homenagens a prestar a maravilhosa comunidade que nos fez crescer e sermos este país que hoje tem condições de solidamente enfrentar a crise mundial, baseado em raízes profundas de coragem e destemor, para construirmos um Brasil cada vez melhor para todos nós.

Foi nesse sentido que propusemos a Lei 13.440/2009, aprovada em março do ano passado para a justa comemoração do Dia da Comunidade Libanesa, 14 de fevereiro, data do assassinato do mártir Rafic Hariri, Ex-Presidente do Líbano, e um dos principais responsáveis pela construção do país após a devastação de uma guerra que se arrastou por 15 anos entre 1975 e 1990. E que hoje participaremos da entrega nesta homenagem aos integrantes da colônia no Brasil que se destacaram pelo seu trabalho durante o ano de 2009, nesta importante sessão solene que é apenas um grão de areia na expressão de gratidão que todos os brasileiros devem à comunidade libanesa no Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

Para darmos prosseguimento à nossa sessão, quero convidar para usar aqui a tribuna, nos abrilhantar com suas palavras o padre Emile Eddé representando Dom Edgard Madi da Sociedade Maronita.

 

O SR. EMILE EDDÉ - Ilustres senhoras e senhores, em cada época temos uma entrevista e um encontro com a história. Nosso encontro nesta noite no Palácio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Libanesa numa sessão solene, é um destes momentos, destas épocas importantes, porque estamos reunidos para uma finalidade cultural e humanitária.

Disse um poeta francês: “A gratidão é a memória do coração”. De pleno acordo com este poeta e em nome de dom Edgard Madi, Arcebispo dos Maronitas do Brasil, em nome da comunidade libanesa, agradeço a todos os membros da Assembleia Legislativa de São Paulo, de modo especial ao Deputado Conte Lopes, 1º Vice-Presidente no exercício da Presidência e ao Deputado Simão Pedro quem solicitou este evento. Lembramo-nos também de todos os organizadores todas as autoridades religiosas, civis e militares e todos os presentes, em razão de sua participação necessária para o êxito deste evento. Seu apoio é um apoio ao humanismo e à cultura. E todo apoio à cultura, ao humanismo e à civilização é uma obra de espírito que é, em suma, aquilo para o qual é bem vinda à pessoa humana a este mundo.

Se as outras criaturas terrenas foram condenadas a ser simplesmente o que são, quer dizer, contingência, o homem se salva desta condenação somente se está liberado da servidão da ordem puramente vital e libertado para se realizar histórica e espiritualmente como pessoa humana, criando a cultura e dirigindo-se ao eterno criador.

Se estamos falando de cultura, de civilização e de desenvolvimento, é principalmente graças a uma destas civilizações importantes, a civilização fenícia cuja origem é o Líbano. A melhor dádiva que os fenícios ofereceram à civilização mundial foi a invenção do alfabeto de Biblos. O alfabeto é uma das invenções humanas definitivas. Depois de quatro mil anos e num mundo que recapitula tudo de novo, o alfabeto de Biblos fica, através de suas diferentes faces, na forma que seus primeiros inventores lhe deram. A civilização humana não contradiz o alfabeto, ao contrário, ela ajuda a espalhá-lo pelo mundo inteiro.

A civilização fenícia e seu alfabeto chegaram também ao Brasil, há muitos séculos. Mas as boas relações culturais, comerciais e políticas entre o Brasil e o Líbano não pararam num passado longínquo. Ao contrário, elas continuam no presente e cada vez melhor, notadamente, graças à comunidade libanesa no Brasil e à mentalidade brasileira.

Não podemos deixar de citar um pequeno parágrafo de um importante discurso feito pelo patriarca Maronita libanês, Nasralla Sfeir, na ocasião do Jubileu, muitas vezes centenário, 1600 anos após a morte de São Marun ocorrida no ano de 410. Ele disse: “Neste Oriente grande geograficamente, unilateral culturalmente e semelhante a outros, política e autoritariamente, o Líbano é excepcional sob todos os aspectos. É uma região montanhosa não deserta por sua geografia, pluralista por sua cultura, de religiões diferentes, democrata por sua política, pluralista em tudo, na unicidade do coração. Nisto está a sua especificidade. Aqui se define seu valor e a justificação de sua existência”.

Finalmente, devemos reconhecer a principal razão do êxito deste evento e das boas relações entre nossos dois países, Brasil e Líbano. Ela consiste no espírito acolhedor dos brasileiros. O Brasil foi sempre o país acolhedor por excelência. Os imigrantes libaneses e outros, neste país do futuro, não se sentem como estrangeiros, senão como cidadãos de honra. Por exemplo, os que vivem no Rio de Janeiro se consideram verdadeiros cariocas e os que vivem em São Paulo se consideram verdadeiros paulistanos. Eu vivi no Rio e em São Paulo.

Assim, libaneses e estrangeiros, em geral, consideramos o Brasil como nossa segunda pátria e trabalhamos todos unidos para o grande desenvolvimento deste grande continente que acolheu a comunidade libanesa de braços abertos.

Viva o Brasil. Viva o Líbano e a comunidade libanesa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado pelas palavras, padre Emile Eddé, que está representando então Dom Edgard Madi.

Quero convidar para fazer uso da palavra o senhor Ahmad Hamoud, Presidente da Confraria Chadilia.

 

O SR. AHMAD HAMOUD - Senhor Presidente Deputado Simão Pedro, meu amigo Deputado Arnaldo Faria de Sá, senhoras e senhores, muito boa-noite.

Na verdade eu não quero fazer nenhum grande discurso, quero usar essa tribuna para expressar o meu agradecimento e a minha gratidão a essa grande nação que é o Brasil, representada na pessoa de seu Presidente, o nosso Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está conduzindo a política interna e externa com sabedoria e sensatez. (Palmas.)

Também eu quero agradecer essa Nação, essa grande nação que tem o coração tão grande quanto ela, que sempre recebeu todos os imigrantes de braços abertos, e abriu oportunidade para todos sem ter preconceito algum de raça, credo ou cor. O Brasil sempre foi abrigo de todos que tentaram que vieram procurar uma melhor oportunidade. Entre eles o imigrante libanês, esse imigrante que sempre soube superar todos os desafios e todos os obstáculos, tanto como na sua primeira pátria que sempre foi alvo de conspirações, de cobiças de outras nações, ela sempre se saiu vencedora pela sua resistência, pela sua beleza, pela sua aceitação de desafios e vencer esses desafios.

Muito obrigado, e viva o Brasil e viva o Líbano. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Obrigado, senhor Ahmad Hamoud.

Queria anunciar a presença do senhor Michel Alabi, secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; do senhor Ali Sami El Kadri, secretário municipal de Saúde do Município de Poá; da senhora Soraya Smaili, representante do Instituto da Cultura Árabe, e da senhora Erivânia Andrade El Kadri, secretária jurídica do Município de Poá.

Na seqüência, convido para fazer uso da palavra senhor Hassan Ali Gharib representando a Associação Beneficente Islâmica do Brasil. (Palmas.)

 

O SR. HASSAN ALI GHARIB - Nobre caríssimo Deputado Simão Pedro, representantes políticos, entidades eclesiásticas, sociais, dirigentes de associações e centros culturais, senhoras e senhores, uma boa-noite.

Gostaria de parabenizar, antes de mais nada, as mulheres, no Dia Internacional das Mulheres, antes de começar o discurso, dizendo que as formadoras de grandes gerações são as mais belas das criaturas divinas. (Palmas.) Hoje o mundo cada vez mais acorda para realmente perceber que a mulher é uma grande parceira do homem. Onde o Divino magnificente deu a ela o direito de ser e ser respeitada. Esse dia importante a vocês, mulheres, espero que não seja só no número oito de março de cada ano, e sim nos 365 do ano. Parabéns.

Em nome de Deus, clemente e misericordioso, que a paz e benção de Deus esteja com o nosso querido profeta Mohamed filho de Abdula, e a todos os profetas que o antecederam passando por Adão, profeta Abraão, profeta Noé, profeta Moisés, profeta Jesus Cristo, até chegar ao centro dos profetas, do profeta Mohamed, que a paz e benção de Deus esteja com ele.

Grande é aquele que de sua comunidade faz a diferença. Grande é aquele que de sua vida sempre está inovando. E grande é aquele que de sua trajetória faz nobres mudanças. E o que falar da comunidade libanesa que grande sempre foi, desde que pisou esta terra abençoada, o Brasil. Fazendo nela inovações, progressos, revoluções em todos os campos, avanços em todas as áreas, sendo um parceiro inseparável do Brasil e seu querido povo nas fortes conquistas.

Desde que o primeiro libanês em meados do Século XIX, conforme a história nos relata em 1808, pisou este país a terra estremeceu de alegria, o céu chorou lágrimas de felicidade, e das flores jorraram aromas de satisfação. Os ventos brandos bateram forte em seus corações de lisonjeamentos, e as árvores moveram seus galhos em palmas em sua recepção, para esses futuros empreendedores e desbravadores que colocavam o Brasil em todas as suas áreas de trabalho como um dos primeiros da lista entre outros lugares do mundo.

O que falar da Medicina e das suas áreas? O que falar dos famosos mascates? Quem aqui hoje não teve um parente que nessa área atuou desde o início da sua chegada, desbravando o Brasil, agraciando-o com sua experiência comercial e moral. O que falar dos poetas, escritores que enriqueceram nossas obras literárias, presenteando as nossas bibliotecas com um acervo admirador de sabedoria? O que falar dos nossos engenheiros e arquitetos, dos nossos inventores, estadistas, dos nossos líderes sociais e religiosos? O que falar então da culinária libanesa, famosa no mundo inteiro? Acreditamos com certeza que o Brasil desde o Chuí, no Rio Grande do Sul, até o Oiapoque, no Rio Grande do Norte tem um Salim com sua família enriquecendo essa cidade de alegria, sapiência e humor, um conquistador, um sonhador, um pacificador.

Esse libanês imigrante ao cruzar o Atlântico teve uma grande visão. Ao chegar ao porto de Santos e dali formar uma grande família que veio a ser uma grande comunidade, e por fim uma grande sociedade, mesclada ao nobre povo brasileiro e formou neste Brasil uma potência de empreendedores energéticos capazes de enfrentar quaisquer situações.

A comunidade libanesa hoje no Brasil composta por milhões e milhões de imigrantes e de sua descendência chega a ser o dobro da sua população no Líbano. Trouxe e frequentemente vem trazendo esperança a todos neste Brasil, esperança em uma vida cheia de iluminação divida. Ao fincar a raiz libanesa nessas terras de Cabral, do Pau-brasil o libanês foi acolhido por esse maravilhoso povo como, aliás, são acolhidos outros também sem distinção e com humildade. Grande povo brasileiro.

O coração de um libanês que é residente no Brasil é dividido em dois, uma parte bate forte pelas montanhas libanesas, pelo cedro do Líbano, pela capital Beirute, e pela resistência do seu povo no Sul do Líbano. Outra também bate também pela terra de Carlos Drumond de Andrade que os acolheu, com a generosidade do seu povo, com o encanto de suas belezas naturais abençoadas por Deus. Com o respeito humano, com a alegria do futebol brasileiro, enfim, com o sorriso puro de um irmão. Como essa recepção foi muito acolhedora, generosa, humana em todos os sentidos, a comunidade libanesa, graças a Deus, desde que fincou o seu primeiro pé aqui olhou para a frente e disse: “Serei fiel a ti oh Brasil, como foste comigo desde o início.” E agora graças ao sapiente, a comunidade libanesa também se mostrou responsável para com o povo brasileiro, e com ele compartilha progressos, fracassos, lutas, trabalhos, tristezas, alegrias para que esta terra tenha sempre um futuro melhor.

Não podemos esquecer que o Oriente Médio é visto de forma crítica, tanto pela própria mídia embutida em interesses pessoais, como também por causa da desinformação do povo em geral sobre a realidade dos fatos. Não podemos deixar de reconhecer o quanto o Líbano e seu povo contribui não só para o Brasil, como em várias partes do mundo em seu magnífico trabalho na evolução humana. Ignorar essa história é ignorar a dignidade da justiça. A comunidade libanesa conquistou muitas etapas com louvor, e isso é uma parte de muitas outras a serem conquistadas. Chegaremos lá com a graça do Clemente, etapas enormes e de grande destaque internacional.

Juntos mais uma vez para frente Brasil. Parabéns a comunidade, e parabéns ao povo paulistano e brasileiro, que Deus os abençoe em todos os seus caminhos, ilumine o coração de cada em sua jornada. Mais uma vez parabéns ao nosso querido Deputado Simão Pedro, que tomou esta iniciativa de grande importância, não só a comunidade, mas também ao povo brasileiro. Muito obrigado, e uma boa-noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero convidar - para que a gente não fique só nos discursos - nosso amigo cantor Kais Ramah para fazer uma apresentação musical, e assim a gente colocar um pouquinho da cultura libanesa aqui no nosso evento também.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO SIMÃO - PT - Muito obrigado Kais Ramah, daqui a pouco vamos ter um novo número.

Quero convidar para fazer uso da palavra o nosso nobre deputado que muito nos honra, deputado federal amigo da comunidade libanesa, Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa-noite, Deputado Simão Pedro, Presidente desta cerimônia. Cumprimento toda comunidade libanesa na pessoa do senhor Ahmad Hamoud que representa as demais entidades. Cumprimento o nosso padre maronita e os nossos xeiques.

É uma alegria estarmos participando desta cerimônia, e ouvir vários pronunciamentos aqui de pessoas agradecendo o Brasil ter oferecido essa oportunidade. Eu acho que tem que se fazer ao contrário, nós, brasileiros, temos que agradecer a entrada de vocês aqui no Brasil mostrando que souberam fazer um trabalho maravilhoso. E sem dúvida nenhuma, já tivemos a oportunidade e já registrado aqui de por ser hoje o Dia Internacional da Mulher, homenagear as mulheres. E não apenas no dia de hoje, mas todos os dias são os dias das mulheres. Graças a Deus, aqui no Brasil as mulheres libanesas têm um pouco mais de liberdade do que na cultura libanesa, o que é extremamente importante.

Fui contador muito tempo e sei da luta de vocês como mascates que começaram lutando aqui no Brasil. Muitas vilas, muitos bairros, muitos jardins existem hoje porque vocês foram desbravando, criando sua lojinha de móveis, sua lojinha de armarinhos, e a partir daí criando um conceito de comércio local, e dando oportunidade para que várias regiões tivessem o seu progresso e acima de tudo a inserção comercial que é extremamente importante. E, hoje, com satisfação os filhos dos libaneses são engenheiros, médicos, dentistas, advogados, ascendendo dentro da sociedade como se fosse uma miscigenação total.

Já lembrou aqui o Deputado Simão Pedro da importância da reconstrução do Líbano conseguida num determinado momento pelo saudoso Gharib, e que hoje certamente o seu filho vai levar adiante essa reconstrução do Líbano. Hoje aqui em São Paulo nós temos a oportunidade de reconhecer que é a maior cidade libanesa fora do Líbano. Outras cidades do Brasil também têm um grande número como o Rio de Janeiro, Paraná, e outras cidades. Outros países também têm, mas aquela que sem dúvida nenhuma tem o maior entrosamento, que faz a troca de ideias e convivência permanente, é aqui em São Paulo.

Portanto, é uma alegria aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo nós podermos ter essa oportunidade de agradecer aos libaneses que para cá vieram fincar as suas raízes e trouxeram verdadeiros cedros do Líbano na sua atuação, na sua atividade, e acima de tudo no seu relacionamento humano. Vocês foram exemplos para todos nós e aqui no Brasil.

Como deputado brasileiro, no Parlamento nacional, no Congresso Nacional, eu queria cumprimentar nesse momento toda comunidade libanesa pelo exemplo, pela qualidade de vida e pela dignidade que vocês trouxeram a todos nós. Tenho certeza que muitos ainda farão por nosso país e por todos vocês, e nós também brasileiros junto com vocês libaneses que vivem aqui tendo a oportunidade de lutar e de fazer a verdadeira reconstrução do Líbano. Tenho certeza que todos vocês vivem um momento ímpar de alegria e satisfação, e a nossa vida está escrita por todo o sempre: Maktub. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado, Deputado Arnaldo Faria de Sá pelas palavras, e pela presença.

Queria registrar que recebemos uma comunicação do Coronel Álvaro Batista Camilo, Comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo: “Cumprimentando o nobre deputado, acuso o recebimento do convite para participar da sessão solene em comemoração do Dia da Comunidade Libanesa. Apresento as congratulações a Vossa Excelência em face da iniciativa aos nobres deputados da Assembleia e a todas as pessoas da comunidade libanesa pela importante celebração e por contribuírem, de forma tão significativa, para o crescimento e prosperidade do Estado de São Paulo e do Brasil. Impossibilitado de comparecer, em razão de compromissos de ordem funcional, agradeço a gentileza do convite. Aproveito para apresentar a Vossa Excelência os protestos da minha estima e consideração”.

Outra mensagem: “Cumprimentando-o cordialmente informamos que o Excelentíssimo Senhor Geraldo Alckmin, secretário de Estado de Desenvolvimento, impossibilitado de comparecer á sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Libanesa, em virtude de compromissos anteriormente assumidos, agradece o convite e deseja sucesso ao evento”.

Também uma comunicação do senhor Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo: “Sentindo-me lisonjeado pela lembrança para participar da sessão solene, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Libanesa, venho expressar os meus sinceros agradecimentos pelo convite Associo-me à justa homenagem presta aquela estimada comunidade e parabenizo Vossa Excelência, Deputado Simão Pedro, pela louvável iniciativa, entretanto, compromissos assumidos anteriormente impedem meu comparecimento à solenidade”.

Muito obrigado.Registro, assim, mensagens de algumas pessoas queridas da comunidade libanesa.

Também queria anunciar a chegada do senhor Mohamad Chedid, Presidente da Liga da Juventude Islâmica do Brasil, e do senhor Paulo Bastos Cruz Filho, Presidente União Cultural Brasil - Estados Unidos. (Palmas.) Muito obrigado pela presença.

Agora ouviremos as palavras do senhor Abdul Nasser El Rafei, representando a União Nacional das Entidades Islâmicas. Muito obrigado.

 

O SR. ABDUL NASSER EL RAFEI - Em nome de Deus, clemente e misericordioso, nosso querido Deputado Simão Pedro, Presidente desta Sessão Solene, eu gostaria de cumprimentar na pessoa do nosso Deputado Arnaldo Faria de Sá os demais deputados presentes. Senhores Presidentes de entidades, representantes da comunidade, senhoras e senhores, a paz de Deus esteja com todos.

Na verdade como Presidente da UNEI – União Nacional das Entidades Islâmicas, e por ser o cidadão que carrego dupla cidadania, só uma pessoa que carrega dupla cidadania como eu sabe o que quer dizer bater o coração vermelho, verde e branco, e verde e amarelo. É uma honra nos sentirmos homenageados, eu confesso que é justo que o Estado de São Paulo reconheça o Dia da Comunidade Libanesa, mas ao mesmo tempo como comunidade libanesa nós não podemos em momento algum esquecer como imigraram esses libaneses, e porque imigraram, e porque são tantos aqui no Brasil. Todas essas perguntas têm respostas.

Primeira, o libanês além dele ser um ser humano como os demais, ele tem três características diferentes das outras populações. Ele é persistente, e isso fez com que essa raça, essa comunidade progredisse nesse país. Segunda, ele é um sonhador. E quem não sonha não realiza. Quem não pensa para frente não sai do seu lugar. E a terceira, o libanês é grato, e em nome de todos os libaneses digo para todos vocês, somos muito gratos a esta bendita terra, a esta santa casa, a este povo maravilhoso, não é à toa que você encontra um libanês bem sucedido desde um governador, passando por um deputado, passando pelos mascates. Hoje nós estamos homenageando porque eles foram o nosso início, e hoje eu tenho certeza que onde eles estiverem tem orgulho dessa raça, tem orgulho dos filhos que eles deixaram neste país.

E o que fez tudo isso acontecer? A integração entre os libaneses, a comunicação, a hospitalidade do povo brasileiro fez esse povo progredir. Todo mundo disse que metade da população do Líbano, o mesmo número vive aqui em São Paulo. Não é à toa que a primeira viagem para a América Latina do Presidente do Líbano, Deputado Simão Pedro, é para o Brasil. Quero até anunciar que ele está vindo. De fontes confidenciais, ele vem visitar o Brasil, vem visitar este povo brasileiro, libanês. (Palmas.) E não podemos negar que o Presidente Lula fez muita coisa, em pouco tempo reconheceu os valores dessa comunidade, levou pra lá e fez intercâmbio, não digo comercial porque esse é mundano, mas a cultura quando se abraça, se mistura, podem esperar muita coisa.

Em nome de todos os libaneses eu digo muito obrigado. Viva o Brasil. Viva o Líbano. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero dizer que não foi nossa a escolha do dia oito de março para fazer o dia da sessão solene. Aqui somos 94 parlamentares, cada um também tem direito de fazer a homenagem, uma sessão solene, e a nós, caiu de fazermos no dia oito de março, Dia Internacional da Mulher. Eu já fiz um pronunciamento hoje aqui na tribuna homenageando a luta das mulheres no mundo todo. Nesse oito de março faz exatamente 100 anos que um grupo de mulheres socialistas propuseram um dia de luta das mulheres, que passou a ser oito de março. Então, estou distribuindo - confeccionada pelo nosso gabinete - uma flor, parabenizando você, mulher, que contribuiu para a construção de uma sociedade justa e solidária. Toda nossa homenagem à luta das mulheres e o nosso muito obrigado. (Palmas.)

Convido o cantor Kais Ramah para fazer um novo número aqui para nós.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado, Kais Ramah, que com sua bela voz, nos honrou muito com sua presença. Creio que vamos ouvi-lo um pouco mais aqui no Hall Monumental, logo após a nossa cerimônia.

Eu queria aproveitar mais uma vez para agradecer a oportunidade que a comunidade libanesa aqui em São Paulo, através das suas várias entidades e diversas representações, nos deu de fazer essa sessão solene aqui. Agradeço muito a presença de cada um de vocês.

Eu não podia deixar de lembrar que há uma identificação: eu sou militante do Partido dos Trabalhadores, sou Deputado desse partido aqui na Casa, e no nosso estatuto de fundação do Partido nós colocamos uma cláusula de solidariedade, por exemplo, à luta do povo palestino. (Palmas.) Há mais ou menos três anos, quando Israel atacou o Líbano, por solicitação de diversas organizações islâmicas e principalmente libanesas, nós abrimos a Assembleia Legislativa para fazer aqui um Ato de Solidariedade ao Povo do Líbano, o que depois resultou num ato aqui na Avenida Paulista. Um ano depois do assassinato do Rafic Hariri, fizemos aqui um ato solene, e no ano seguinte uma sessão solene em homenagem a Rafic Hariri, que nos despertou uma simpatia muito grande, uma afinidade, porque nós já temos essa afinidade com a comunidade libanesa expressa aqui nos diversos discursos. Simpatia e afinidade não só, talvez pelo povo brasileiro, ao povo migrante também. Eu, por exemplo, eu sou uma pessoa nascida no Estado do Paraná, migrei para o Estado de São Paulo, então acho que isso identifica muito o povo brasileiro com o povo libanês. Por exemplo, o povo de São Paulo, na sua grande maioria, é um povo migrante também, que veio para cá reconstruir a sua vida nesse Estado. É um Estado que acolheu, outros estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas São Paulo é um estado, uma terra acolhedora. Então, criamos essa identidade.

Mas, uma coisa que aumentou muito profundamente foi quando o nosso Presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou ao Líbano para fazer uma visita a Rafic Hariri quando ele era Primeiro Ministro. Foi o segundo dirigente máximo do Brasil: o primeiro foi D.Pedro II, Imperador no Século XIX, e o segundo Presidente deste país a visitar o Líbano foi o nosso atual Presidente, Presidente Lula. E foi criada uma amizade muito grande entre os dois. Depois nós recebemos Rafic Hariri aqui no Brasil. Então foi uma amizade que não era só uma amizade de dois dirigentes de duas grandes nações, era uma amizade que expressava essa amizade do povo brasileiro com o povo libanês.

Descobrimos que aqui no Estado de São Paulo temos tantas datas comemorativas, mas não tinha o Dia da Comunidade Libanesa. Eu fiquei muito honrado de apresentar o projeto, que foi aprovado e recebeu a sanção do Governador. Este já é o segundo ano que fazemos essa Sessão Solene. Quero assumir um compromisso de que a nossa próxima Sessão Solene tem que ser tão grandiosa como é a importância do povo libanês, e a sua contribuição ao desenvolvimento do nosso Estado e do nosso Brasil.

Mas, a presença de cada um de vocês que eu nominei, aqueles que eu não consegui nominar, mas representados aqui por esta grandiosa Mesa, nos honrou muito. Eu quero muito agradecer porque a presença de cada um construiu essa singela, mas tão importante Sessão Solene. Pela cobertura da TV Assembleia, pela cobertura amanhã no Diário Oficial, que vai chegar a cada escola, a cada instituição pública estadual do nosso Estado, todos os paulistas saberão que esta Assembleia prestou essa singela homenagem a um povo, a uma comunidade tão importante como a comunidade libanesa. Então, muito obrigado. (Palmas.)

Quero anunciar aqui que está entre nós também, e dando um grande abraço, o senhor Mohamad Zoghbi, da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil. (Palmas.) Quero deixar um abraço a cada um de vocês.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe. Quero destacar a fundamental participação para que este evento pudesse se realizar do companheiro Mohamad El Kadri, uma pessoa que me apresentou oficialmente à comunidade libanesa aqui em São Paulo. (Palmas.) Quero agradecer aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, ao pessoal do Cerimonial, que tão bem acolheu cada um de vocês, a presença da imprensa, da TV Legislativa, das assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. E convido a todos para um coquetel para que possamos confraternizar um pouco.

Muito obrigado e boa-noite. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 52 minutos.

 

* * *