http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

18 DE ABRIL DE 2011

006ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO ao “DIA DE TIRADENTES, PATRONO DA NAÇÃO BRASILEIRA E DA CLASSE ODONTOLÓGICA”

 

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Comemorar o Dia de Tiradentes, Patrono da Nação Brasileira e da Classe Odontológica". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - EMIL ADIB RAZUK

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta a importância da solenidade. Relembra Tiradentes. Aconselha os colegas a inspirarem-se no grande ideólogo da Inconfidência Mineira. Informa que a Comenda Tiradentes foi instituída em 1992. Destaca a valorização, o reconhecimento e o respeito da categoria.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra o recebimento de ofícios de diversas autoridades. Anuncia a entrega do título de remido ao Doutor Antonio Silvyo Nose.

 

004 - ANTONIO SILVYO NOSE

Relembra sua trajetória de quase 40 anos como dentista. Fala da contribuição dada à sociedade. Destaca seu entusiasmo profissional, que resultou na decisão de seus 3 filhos pelo ofício. Enfatiza as funções do dentista. Parabeniza os colegas pela atuação na área odontológica. Faz agradecimentos.

 

005 - Presidente BARROS MUNHOZ

Nomeia os demais remidos. Anuncia a apresentação musical dos "Três Tenores" com a música "Amigos para Sempre". Comunica a entrega de título de Especialista ao Doutor Newton de Araujo Holanda Gurgel.

 

006 - NEWTON DE ARAUJO HOLANDA GURGEL

Parabeniza os novos Conselheiros. Ressalta a seriedade do trabalho dos odontologistas. Fala da necessidade de aperfeiçoamento técnico e tecnológico contínuos. Enfatiza a responsabilidade que lhes é confiada pelos pacientes.

 

007 - Presidente BARROS MUNHOZ

Comunica que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna.

 

008 - LEONARDO MARCONI CAVALCANTI DE OLIVEIRA

Diretor do Conselho Federal de Odontologia, dá posse aos novos Conselheiros do órgão, eleitos para o Biênio 2011/2013. Parabeniza a nova diretoria empossada. Pede as bênçãos de Deus sobre cada membro.

 

009 - Presidente BARROS MUNHOZ

Explica o significado e anuncia a entrega da "Comenda Tiradentes" aos homenageados. Lê o currículo profissional de cada um.

 

010 - LUCY DALVA LOPES MAURO

Professora e Doutora, fala de sua satisfação por receber a honraria. Faz agradecimentos gerais. Narra seu histórico profissional.

 

011 - EDUARDO SAKAI

Cumprimenta o público presente. Cita termos em japonês. Explica seus significados. Faz agradecimentos gerais.

 

012 - ADRIANO ALBANO FORGHIERI

Presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, agradece aos membros do Conselho Federal de Odontologia. Destaca a importância da homenagem. Relembra Tiradentes e a relevância de sua missão. Faz agradecimentos gerais.

 

013 - VINÍCIUS MOTA

Jornalista, representando o Jornal "Folha de S. Paulo", agradece a Assembleia pela homenagem. Destaca o mote da "Folha de S. Paulo".

 

014 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a apresentação da música "Aquarela do Brasil" pelos Três Tenores. Cumprimenta os cirurgiões dentistas. Destaca a figura de Tiradentes. Fala das dificuldades enfrentadas em favor da construção do bem comum. Enaltece a classe odontológica pelo exemplo de brasilidade e de patriotismo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Senhoras e Senhores, muito boa-noite. Sejam bem vindos a esta sessão solene que tem por finalidade comemorar o Dia de Tiradentes, patrono da Nação brasileira e da Classe Odontológica.

Começaremos agora a compor a Mesa de nossos trabalhos. Convido o Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Palmas.); Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, diretor do Conselho Federal de Odontologia (Palmas.); Dr. Sílvio Jorge Cecchetto, Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas. (Palmas.); Dr. Adriano Albano Forghieri, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. (Palmas.)

Senhoras e senhores, convido a todos para, de pé, ouvirmos o Toque de Continência reservado ao Chefe do Poder Legislativo, Deputado Barros Munhoz.

 

* * *

 

- É executado o Toque de Continência.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Esta Presidência saúda o professor Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo que, mais uma vez, organizou esta sessão que engrandece o Parlamento paulista. Saúdo o Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, diretor do Conselho Federal de Odontologia; Dr. Marconi Cavalcanti de Oliveira, Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas; Dr. Adriano Albano Forghieri, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas; Deputado estadual Beto Trícoli; jornalista Vinicius Mota representando o jornal “Folha de S. Paulo”; Dr. Mario Hélio de Souza Ramos, diretor do Grupo Bradesco, e o Deputado Itamar Borges, que também nos honra com a sua presença.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada por este Presidente com a finalidade de comemorar o “Dia de Tiradentes, patrono da Nação brasileira, e da Classe Odontológica”.

Convido a todos presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro,  que será executado pela Banda da Polícia Militar, regida pelo Maestro e sub Tenente,  PM Rogério Carvalho.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Excelentíssimo Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tu és muito digno, pois de uma maneira elegante, e acima de tudo, com respeito à classe odontológica paulista e brasileira, convocou com a aprovação dos Senhores Deputados esta sessão solene em homenagem ao patrono da Nação brasileira e ao patrono da classe odontológica brasileira. Temos, aqui, a presença do Deputado Itamar Borges e do Deputado Beto Trícoli, que aprovaram a realização desta sessão solene; do Excelentíssimo Senhor Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, Presidente do Conselho Federal de Odontologia; do Dr. Sílvio Jorge Cecchetto, Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas; do Dr. Adriano Albano Forghieri, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas e demais, dignas, autoridades presentes. Queremos ressaltar que temos vários Presidentes de Conselhos Regionais: Minas Gerais, Bahia, Amazonas e Rio de Janeiro. Todos honrando-nos com suas presenças.

Excelentíssimos Senhores Conselheiros, professores, homenageados, senhoras e senhores, esta é uma noite de gala da Odontologia paulista. Pois, de maneira sucinta, porém, significativa e relevante, ela proporciona quatro acontecimentos importantíssimos.

Primeiro, a homenagem do Poder Legislativo paulista, graças à iniciativa de realização da sessão solene feita pelo dinâmico, eminente homem público e grande amigo da classe odontológica, Presidente Deputado Barros Munhoz, em homenagem ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e ao patrono da Nação brasileira e da Classe Odontológica - Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier.

Segundo, a entrega de certificados remidos aos senhores especialistas.

Terceiro, a posse simbólica dos Conselheiros para o biênio 2011-2013 e a entrega da comenda e medalha Tiradentes a três personalidades da classe odontológica.

E a quarta, a um dos mais importantes órgãos da imprensa brasileira e mundial, Folha de S. Paulo, pelos seus 90 anos de inestimáveis serviços prestados à população brasileira.

Em uma breve retomada histórica, quero destacar que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tornou-se a figura principal da emancipação do povo brasileiro, pois convocou a união, a luta pela liberdade plena e manteve sempre acesa no coração a chama de um ideal. Perdeu sua vida em defesa da liberdade do nosso país. Por isso, tornou-se a principal figura da emancipação política do Brasil. Por ser o maior nome da Odontologia brasileira e venerado por todos os cirurgiões-dentistas brasileiros, tornou-se o patrono da nossa classe, exemplo a ser seguido e admirado. Sua morte na luta pela soberania nacional fez com que fosse reconhecido como patrono da Nação brasileira. Passaram-se 219 anos, desde a morte de Tiradentes, mas sua luta pela soberania nacional continua.

Já não é mais a soberania política, as duras penas conquistadas a partir de um sacrifício de um dentista, que mantinha nos olhos o brilho da liberdade, no coração a chama de um ideal, a serenidade como lema, a obstinação como arma e a lealdade aos seus companheiros como lei suprema. A luta agora é outra, é pela soberania econômica contra a miséria, contra a corrupção que tudo contamina e contra a deterioração dos costumes políticos.

Com relação à assistência odontológica, o Conselho Regional de Odontologia exorta as autoridades, como sempre vem fazendo, para a urgente contratação de cirurgiões-dentistas e consequente melhoria no atendimento odontológico à população necessitada. A luta agora é outra, mas, nosso esforço, perseverança e fé deverão ser renovadas, a cada instante, com inspiração no magnífico exemplo deixado por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele foi nosso maior herói, o mártir da independência, a grande inspiração de nossa luta pela soberania plena do Brasil e o grande ideólogo da Inconfidência Mineira.

A Medalha Tiradentes foi instituída pelo CROSP há 19 anos, em 1992 no Bicentenário da morte de Tiradentes. Ano após ano, reverenciamos os colegas cirurgiões-dentistas que se destacam nessa profissão, bem como outros profissionais que prestaram relevantes serviços à classe e a sociedade como símbolo da nossa fé nos ideais de Tiradentes, tornando esta honraria a maior láurea concedida pela odontologia paulista.

Se cada um fizer a sua parte, assumir as suas responsabilidades e realizar o seu trabalho com amor, eficiência e exigência de comportamentos dignos a todos os escalões da sociedade, conseguiremos projetar nossa pátria e ajudá-la a alcançar o elevado padrão das nações desenvolvidas.

Precisamos soltar as amarras que nos imobilizam, impedindo progresso com eficiência, cultura e tecnologia avançada. É muito importante reconhecer, elogiar o trabalho daqueles que, no exercício de suas funções, prestam um serviço a nossa classe e à comunidade.

Reverenciamos, hoje, com a entrega do título de remido, os profissionais que dedicaram suas vidas para exercerem a odontologia. E com isso, a engrandecem por suas ações corretas com estrita observância dos preceitos éticos.  

Também homenageamos com a entrega do título de especialista àqueles que para maior destaque da Odontologia não pararam no tempo. Estudaram e continuarão estudando para o seu contínuo aperfeiçoamento profissional. Por isso, receberão o honroso título de especialista em uma das áreas da Odontologia.

É a antiga e nova geração que se encontram.

De um lado estão os remidos, mercê de uma vida consagrada à Odontologia, de trabalho persistente, paciente, realizador, sem qualquer deslize ético e com postura sempre digna que nos serve de exemplo. São colegas que participaram do grande desenvolvimento científico de nossa profissão e contribuíram muito para isso. Hoje, vêem uma profissão com muitas especialidades, valorizada, respeitada e reconhecida em todo o mundo. Eles participaram das transformações, cientificaram importantes e vivenciaram as alterações políticas e sociais. São remidos, a partir de hoje, mas, somente do pagamento de taxas e contribuições. Jamais serão remidos de participarem das atividades da sua classe, de emprestarem a sua eficiente colaboração e ajuda com sua experiência e seu conhecimento. Irmãos menos jovens fazem jus, hoje, a todo nosso carinho e a nossa admiração.

Ao seu lado, estão os que, hoje, recebem o seu título de especialista. Aqueles que não se acomodaram, que investiram na profissão, continuaram seus estudos e com o esforço constante passaram a ser reconhecidos como dotados de elevado saber. Especialistas em suas áreas empunham simbolicamente as bandeiras de luta e prosseguem na caminhada para uma Odontologia cada vez melhor e mais reconhecida. É uma ciência com vida própria a ensaiar voos cada vez maiores, altaneira e confiante.

Meus colegas especialistas, recebam, hoje, com a nossa admiração, as honras de uma posição elevada perante a classe, o reconhecimento e dedicação à ciência à qual iremos dedicar a nossa vida e nossas emoções. Como os brilhantes exemplos de veteranos que, aqui se encontram, já de cabelos brancos.

 Essas comemorações reafirmam o nosso amor pela Odontologia, reconhece os valores profissionais e abraçam àqueles que já realizaram uma longa caminhada sem abandonar o ideal que acalentou suas vidas e irá nortear as gerações futuras.

Queremos neste instante, Senhor Presidente e Senhores Deputados, agradecer esta gentileza do Poder Legislativo de São Paulo. Queremos cumprimentar as autoridades presentes e dizer da honra de ter a presença: do Conselho Federal de Odontologia, dos Conselhos Regionais de Odontologia, dos diretores de faculdades na pessoa do professor Rodney Garcia Rocha, dos remidos, dos especialistas, dos Presidentes das APCDs na pessoa da Dra. Rosemeire Ruiz Fernandes de Castro, enfim, de todos os que, aqui, nos honram com a sua presença. 

Nosso muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Como extensão da nossa Mesa, temos a presença do Senhor jornalista Vinícius Mota, representante do jornal Folha de S.Paulo; da Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro e do Dr. Eduardo Sakai, que serão homenageados com a Comenda e Medalha Tiradentes.

Temos, também, a presença do Dr. João Grimberg, Cônsul da Letônia, representando a SPO – Sociedade Paulista de Ortodontia; do Dr. Mário Hélio de Souza Ramos, representando o Dr. Lázaro de Melo Brandão, Presidente do Conselho de Administração do Bradesco; do Dr. Arnaldo de Almeida Garrocho, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais; do Dr. Francisco Simões, Presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia; da Dra. Vera Lúcia Louzada Ferreira, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas; do Dr. Ericson Leão Bezerra, conselheiro do CFO; do Dr. Oltair Bastazini, conselheiro do CFO; do Dr. Rodney Garcia Rocha, diretor da Faculdade de Odontologia da USP, representando todas as Faculdades de Odontologia do Estado de São Paulo; da Dra. Rosemeire Ruiz Fernandes de Castro, Presidente da APCD Pinheiros, representando todas as Regionais da APCD; do Dr. Antonio Sylvio Nosé representando os remidos; do Dr. Newton de Araújo Holanda Gurgel representando os especialistas; da Dra. Franca Arenari, conselheira do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais.

Registramos e agradecemos a presença da Dra. Maria da Candelária Soares, coordenadora da área técnica de saúde bucal, representante neste ato do Senhor Gilberto Kassab, Prefeito do Município de São Paulo; do Senhor José Maria Orlando, secretário municipal da Saúde, em exercício; do Dr. Rodolfo Candia Alba Júnior, Presidente da Conexão Sistema de Prótese da ABIMO; do Senhor Udine Verardi, representando o Deputado estadual Antonio Salim Curiati; do Dr. Paulo Rios, delegado-chefe da Assessoria Policial Civil da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Gostaríamos de registrar os ofícios recebidos por esta Casa e pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo: impossibilitado da presença, envia suas saudações o Senhor vice-Governador do Estado de São Paulo; Senhor Guilherme Afif Domingos; a Senhora Deputada Célia Leão; Vereador Gilberto Natalini, da Câmara Municipal de São Paulo; Dr. Gilberto Pucca, coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde; Dr Luiz Flávio Borges D´Urso, Presidente da OAB São Paulo; Dr. José Luiz Gomes do Amaral, Presidente da Associação Médica Brasileira; Dr. Jorge Carlos Machado Cury, Presidente da Associação Paulista de Medicina; administrador Walter Sigollo, Presidente do CRA São Paulo; Dr. Augusto Tadeu Ribeiro Santana, Presidente do CRO Sergipe; Dr. Felipe Bedran Filho, Presidente BAPCD Rio Claro e Dr. Ernani Bezerra da Silva, Presidente do Sindicato dos Odontologistas de Ribeirão Preto. Também registramos, aqui, o ofício da Dra. Alcineia Aparecida Reis de Carvalho, Presidente APCD Regional Guaratinguetá.

Com a palavra senhor Presidente Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Neste momento, será entregue o Título de Remido ao Dr. Antonio Sylvio Nosé que, representando os demais remidos, fará o uso da palavra. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do Título de Remido.

 

* * *

 

O SR. ANTONIO SYLVIO NOSÉ - Excelentíssimo Deputado Barros Munhoz, Presidente desta Casa, Excelentíssimo Senhor Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e demais autoridades aqui citadas, minhas senhoras, senhores e meus colegas, foi ontem, realmente, foi ontem. Jovem, recém-formado e com a vida inteira pela frente, com ansiedade de realizar seus consultórios, iniciar suas atividades, e fazer, obviamente, o seu registro no Conselho Regional de Odontologia para poder exercer legalmente a profissão escolhida.

Quero saudar, calorosamente, os colegas aqui presentes. Tenho muita honra e emoção em representá-los. Gostaria de fazer, ainda, uma reverência especial aos colegas que a vida não permitiu que participassem desta homenagem.

Meus amigos, aproximadamente, quatro décadas se passaram rapidamente. Eu diria muito rapidamente. Eis-nos aqui, comemorando a nossa remissão. Estamos remidos. Acho que fizemos a nossa parte.

Meus colegas, tenho absoluta certeza que abraçamos uma profissão apaixonante, que vibramos com as nossas realizações e contribuímos, com certeza, para a evolução da nossa sociedade e da nossa profissão.

Hoje, olhando para os nossos filhos e netos desejamos que a vida lhes reserve a mesma satisfação pessoal que desfrutamos. Tenho três filhos e, todos eles, se tornaram cirurgiões-dentistas sem que, nenhum deles, eu tenha voluntariamente os induzido. Apena demonstrei meu entusiasmo em relação à profissão. Fato esse, que eu tenho percebido com grande frequência e que confirma o que eu acabo de dizer.

Considero nossa geração privilegiada. Vivemos um “boom” de tecnologia, sem precedentes na história da humanidade e do telégrafo, que cheguei a presenciar meu avô manipulando-o na agência dos Correios. Surgiram os computadores e a internet que nos conectam imediatamente com todo o mundo. Dos velhos DC3 estacionados no hangar do Aeroporto de Congonhas, cujas imediações eu nasci, até os supersônicos e viagens interplanetárias. Parece, realmente, ficção científica.

A Odontologia, no início da década de 60, mal havia saído da fase em que seus executores ainda eram práticos licenciados. Quem não se lembra, aqui, do motor de cordinha? Perdão, a gafe.

 Eu tenho certeza que nenhum de vocês ouviram falar dessa geringonça. Mudou muito hoje, e muito intensamente. Hoje, tem uma enorme influência nas áreas de educação e saúde, que são os dois pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Nos tempos idos da faculdade e nos do Departamento de Cirurgia brincávamos com os colegas de outras disciplinas.

 A sina da Odontologia é: cárie, perda dos dentes, prótese fixa, prótese móvel e dentadura.

E dizíamos aos nossos colegas: “Não adianta, tudo vai acabar na cirurgia”.

Nossos pais e avós viveram esta fase. Quero lhes prestar, aqui, nossa emocionada homenagem e profunda gratidão.

Muita coisa mudou, desde então: Novas técnicas, novos materiais e muita pesquisa. Hoje, a Odontologia está, cada vez mais, assumindo as suas responsabilidades frente ao aperfeiçoamento profissional.

Na área de educação, pois existem inúmeros colegas apoiados pelas universidades, pelas entidades de classe e pelo Poder público.

Quero destacar as atividades do Conselho Regional de Odontologia. Eles ministram palestras sobre a prevenção e a saúde bucal em Odontologia.

Prevenção, hoje, é a palavra-chave. Quando o assunto é saúde, tais palestras com o seu cunho educacional, surtem um efeito extremamente benéfico, especialmente nas periferias das cidades, contribuindo efetivamente para a manutenção da saúde bucal. Aproveito a oportunidade para enaltecer isso que está sendo feito e solicitar às autoridades, aqui presentes, incentivo à continuidade de tais práticas.

Na área da saúde, a Odontologia também evoluiu muito, fluoretação das águas, a disseminação da prevenção para crianças e jovens, novos materiais e técnicas. E mais recentemente, a implantodontia que quebrou aquele círculo perverso referido, anteriormente. Hoje, nem tudo acaba na cirurgia.

Meus amigos, essa é a Odontologia que estamos passando aos nossos sucessores. Nossa ansiedade e desejo é que ela continue a evoluir continuamente e a receber das autoridades o apoio necessário. Que as novas gerações continuem recebendo um tratamento cada vez mais digno e adequado.

Uma sociedade só é evoluída, só é de primeiro mundo, usando a expressão atual, se for sadia e educada. Por incrível que pareça, só isso basta. E a Odontologia pode contribuir expressivamente para isso. Essa é a visão de um cirurgião-dentista que dedicou 40 anos da sua carreira profissional ao ensino universitário.

Colegas, parabéns pela jornada pessoal de cada um dos que estão presentes. Não poderíamos esquecer do imenso amor e agradecimento que devemos as nossas famílias, a nossas esposas, filhos, genros, noras e netos. Razão da nossa existência. Agradecer aos nossos professores por sua sabedoria e exemplos, aos nossos pacientes que apesar dos horrores de um tratamento dentário continuam fiéis e a todos aqueles que contribuíram conosco em nossa jornada.

Votos de continuado sucesso na vida profissional de cada um dos nossos colegas. E convoco a todos agora, imediatamente, a um flash de memória, se é que ainda nos resta alguma, para transportar-nos aos tempos de faculdade onde conhecemos professores e colegas, jovens, tenazes, alegres e, sobretudo, sonhadores.

Muito obrigado e boa-noite a todos (Palmas).

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Gostaríamos, neste momento, de nomear os demais remidos nessa sessão solene. Pedimos por gentileza que cada um levante-se e mantenha-se em pé para receber os aplausos ao final desta citação.

Cirurgiões-dentistas: Luiz Fernando Marques, Gilberto Cortese, José Pereira Feixas Netto, Durval Zambon Júnior, Kazimi Ota, Chaim Cymbalista, Geraldo Antonio da Silva, Antonio Sylvio Nosé, Jesus Villazon Diaz e Hitoci Sato a quem pedimos a saudação em nome dos demais, por favor. (Palmas.)

Senhoras e senhores, neste momento, teremos uma apresentação musical dos três tenores brasileiros com a música “Amigos para Sempre”. (Palmas.)

 

* * *

 

-É feita a apresentação de número musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Anunciamos a entrega do Título de Especialistas pelo Deputado Barros Munhoz ao Dr. Newton  de Araújo Holanda Gurgel. (Palmas.)

 

* * *

 

-É feita a entrega do Título de Especialista.

 

* * *

 

 

O SR. NEWTON DE ARAÚJO HOLANDA GURGEL – Boa-noite Senhor Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo; Senhores e Senhoras membros da Mesa; senhores e senhoras presentes e caros colegas.

É com grande satisfação que participo desta solenidade em comemoração ao Dia de Tiradentes, patrono da nossa Nação brasileira e da Classe Odontológica. Aproveito para congratular os conselheiros que, hoje, tomam posse no Conselho Regional de Odontologia – Seção São Paulo para o biênio 2011-2013.

Senhoras e senhores, esse Título de Especialista é, hoje, outorgado a mim e a vários outros colegas pelo Conselho Federal de Odontologia por meio do Conselho Regional de Odontologia – Seção São Paulo. Ele nos brinda com o reconhecimento desta nossa conquista pessoal. E mostra-nos a disposição que a classe odontológica brasileira tem em agregar conhecimentos técnicos e tecnologia de ponta a sua clínica diária.

Em busca do aprimoramento técnico e científico, ele tem os seus propósitos: o melhor desempenho na competitividade de mercado, o próprio Título de Especialista, ou, até mesmo o retorno financeiro para nós. No entanto, essa maior qualificação que adquirimos durante o curso, nos remete, de imediato, a uma responsabilidade com a saúde daqueles que cuidamos.

Nós, agora Especialistas, temos maior condição de entendimento das necessidades daqueles que nos procuram e, consequentemente, podemos oferecer para nossos pacientes as opções, tecnicamente, mais viáveis. Essa preocupação com a saúde daquele, ou, daqueles que em algum momento deixam suas vidas em nossas mãos talvez seja o maior legado passado a nós pelos mestres que nos formaram.

Portanto, resta-me louvar a Odontologia brasileira que é a melhor odontologia do mundo. E agradecer a oportunidade de estar aqui, por meio do convite do Conselho. Esta conquista que não será a última. A ciência evolui e temos que estar sempre atualizados.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Neste momento, senhoras e senhores, pedimos a gentileza que, cada um dos Especialistas, desta noite, coloque-se e mantenha-se em pé para serem aplaudidos ao final desta citação.

Cirurgiões-dentistas: Renata Gonçalves Soares, Daniela Berci Luiz, Cláudia William Rached, Rosana de Vito Izzo, Renato de Carvalho Najjar, Silvana Alves de Fritas, Cláudia Barbosa Pereira, Fabiana Nirschl, Felipe Potgornik Ferreira, Cristiane Pace, Mônica Beatriz de Paiva Introini, Silvana Maria Felicori, Miguel David Paschoal, Tatiana Vanessa Ribeiro, Renata Gomes Macedo, Gisele Lopes da Silva Mantovani, Fábio Cassin, Mauricio Rossato dos Santos, Flávio Wellington da Silva Ferraz, Giulliana Pasqua Vecchi, Viviana Ceron Sessa, Dalyse Salles Freitas e Silva, Maristela Maia Lobo, Luciana Aparecida de Sousa Iwamoto, Luiz Rodrigo de Albuquerque Rocha, Thais Ligia Sales de Souza, Talita Fakhouri Salvoni, Ricardo Yudi Tateno, Ivanir Dias, Adriana Hernandes Dias, José Luiz Pinto Lima Gendler, Elaine Riva de Almeida Braggion, Telma Riva de Almeida, Adriane Mello Barbato, Alexandre Fukuzo Koga, Eduardo dos Santos Leonetti, Guilherme Monteiro Buelau, Dickson Fernandes Rodrigues, Marco Antonio Pazos Y Garcia, Fabiane Kawano, Newton de Araújo Holanda Gurgel, Taciana dos Santos Queiroz Chohfi e Silvia Trevisan Cuartero a quem peço aplausos em nome dos demais, por gentileza. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo às 21 horas.

Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, diretor do Conselho Federal de Odontologia.

 

O SR. LEONARDO MARCONI CAVALCANTI DE OLIVEIRA - Conselho Federal de Odontologia, segundo a homologação do resultado das eleições realizadas nos dias 10 e 11 de março de 2011, conforme decisão 2/11 do Conselho Federal de Odontologia, datada de 01.04.2011, neste momento, convido os conselheiros eleitos para o biênio 2011-2013: Dr. Emil Adib Razuk, Dr. Maria Lúcia Zarvos Varellis, Dr. Francisco Couto Mota, Dr. Ideval Serrano, Dr. Marco Antonio Manfredini, Dr. Cláudio Yukio Miyake, Dra. Eunice Cristina Gardieri, Dr. Rogério Adib Kairalla, Dr. Caio Perella de Rezende, Dra. Rada El Achkar da Silva (Palmas.)

Em nome do Conselho Federal de Odontologia, aqui, representado pelo Dr. Ailton Rodrigues, quero parabenizar toda diretoria, agora empossada. E, particularmente, dizer da satisfação de estar aqui em São Paulo e ver o nosso amigo Razuk comandando mais esse Conselho.

Tenho muito a lhe agradecer, Razuk. Aprendi muito com você quando estive a frente do Plenário do CRO da Paraíba durante quatro mandatos. Então, quero deixar aqui um fraternal abraço em nome do Conselho Federal e em nome de toda diretoria. Peço que Deus ilumine a todos vocês, por esse Conselho, e te ilumine por muito que você fez pela Odontologia de São Paulo e do Brasil.

Então, peço agora para ficarem de pé para que possa ser homenageado com uma salva de palmas ao ensejo dessa posse simbólica. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Senhoras e senhores, neste momento, iniciaremos com grande honra a entrega da Comenda e Medalha Tiradentes.

A Medalha Tiradentes foi instituída pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo em 1992, por ocasião das comemorações do Bicentenário da morte de Tiradentes, em 21 de abril de 1792, em homenagem ao Mártir da Independência do Brasil. Ela tornou-se a maior láurea na área odontológica paulista.

É concedida não só a cirurgiões-dentistas que tenham se destacado na profissão, nas atividades associativas e científicas, como também às personalidades que se projetaram pelos relevantes serviços prestados à classe odontológica e a sociedade.

Nossa primeira homenageada, primeira Comenda e Medalha Tiradentes, é para a Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro (Palmas.)

Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro é cirurgiã-dentista, atua como ortodontista e ortopedista facial e funcional dos maxilares. Protesista e cirurgiã-bucomaxilofacial. Tem longa trajetória de atendimento aos pacientes com fissuras labiopalatinas e deformidades congênitas faciais.

No campo do ensino, é professora, mestre e doutora pela FOUSP. Docente com especializações em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela UNIP São Paulo. É fundadora e diretora do Centro de Reabilitação das Deformidades Faciais; responsável pelo laboratório de ortodontia e ortopedia e prótese bucomaxilofacial das deformidades maxilofaciais, fissuras labiopalatais, síndromes e pacientes especiais do Hospital dos Defeitos da Face.

É membro do corpo clínico do Hospital São Luiz, e do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira e pertence a dezenas de academias e entidades. Destacamos sua atuação como Presidente-Fundadora da Associação Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas, Presidente da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas e Presidente inovadora do Rotary Clube de São Paulo – Aeroporto 2010-2011.

Foi conselheira do CROSP – São Paulo. É Presidente da Comissão de Ética e recebeu dezenas de medalhas e honrarias.

É autora de dois livros e, também participou de vários capítulos de livros no Brasil e no exterior. Ministrou várias conferências e cursos em congressos nacionais e internacionais.

Pela sua vida dedica ao ensino, pesquisa e reabilitação das fissuras labiopalatinas e congênitas da face e ao carinho com os pacientes com necessidades especiais, o CROSP homenageia Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro com a Comenda e Medalha Tiradentes.

Pedimos por gentileza ao senhor Presidente Barros Munhoz, acompanhando do Dr. Emil Adib Razuk para que neste momento procedam a entrega da primeira Comenda e Medalha Tiradentes.

 

* * *

 

-É feita a entrega da Comenda e Medalha Tiradentes.

 

* * *

 

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro brinda-nos com suas palavras, neste momento, por favor.

 

A SRA. LUCY DALVA LOPES MAURO - Todos sabem que eu não gosto muito de discursar.

Ilustríssimo Senhor Presidente da Assembleia, Deputado Estadual Barros Munhoz, Excelentíssimo Senhor Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia, demais componentes da Mesa já citados, autoridades já mencionadas, homenageados, colegas, cirurgiões-dentistas, profissionais de outras profissões aqui presentes, cirurgiões dentistas que receberam o Título de Remido, de Especialistas, familiares e convidados, é com muita honra, felicidade e emoção que estou recebendo tão alta homenagem, a maior da Odontologia paulista, a maior das medalhas, que é a Medalha Tiradentes, e estou aqui para agradecer por receber tão alta honraria e também pelo que fizemos para merecer recebê-la.

Devo agradecer a Deus por ter me colocado neste universo, neste mundo para servir e desenvolver, pretendendo que eu servisse aos meus ancestrais - avós e pais -que geneticamente me proporcionaram saúde, coragem, capacidade de aprender, formação ética e profissional; aos professores, mãe e avó, pai cirurgião-dentista, professor e exemplo, que me proporcionaram a oportunidade de uma vida dedicada como cirurgiã- dentista e professora, dedicando-me ao ensino, à pesquisa e à reabilitação.

Agradeço aos cirurgiões-dentistas, como o nosso grande profissional e Presidente do Conselho de Odontologia de São Paulo, que desde o tempo de faculdade nos prestigiaram com sua amizade, companheirismo e projetos acadêmicos. Como? Participando do Centro Acadêmico e outras atividades. Como, por exemplo, o Serviço Dentário Escolar do qual foi diretor e convivemos, acompanhando os nossos projetos da odontologia. Participou politicamente como deputado e teve o privilégio de ter pertencido à diretoria do CROSP por vários anos, convivendo com colegas, profissionais dedicados a causa da Odontologia.

Agradecer aos colegas do Dentário Escolar, clínicas especializadas, que nos auxiliaram e introduziram a odontopediatria para a ortopedia e ortodontia, ao Dr. Jairo Correa, e ao Dr. Reinaldo Barrachini, ortodontistas que nos introduziram e deram-nos oportunidade.

No ensino, agradeço ao professor Edmundo Pinto da Fonseca que confiou em mim, e nos proporcionou a centelha da vida universitária e até nos ensinou à época, a moldar um bebê recém-nascido com deformidade congênita, pelo que me apaixonei pela prótese buco, implantada nos pacientes com deformidades congênitas. Ao professor J.J. Barros, da cirurgia bucomaxilo, que permitiu a nossa evolução a nível hospitalar. Professor Paulo de Castro Correa e Professor Fonseca que nos proporcionaram oportunidade de evoluir no ensino, pesquisa e reabilitação das deformidades da face no Hospital de Defeitos da Face e Cruz Vermelha.

À minha família, aos meus filhos de coração e especialmente, do fundo do coração, ao meu esposo Ítalo Mauro, que sempre me apoiou e contribuiu para esse desenvolvimento. Foi o que mais assistiu a congressos, mais do que muitos cirurgiões- dentistas tanto nacionais como internacionais, que auxiliou na organização de congressos nacionais e internacionais, preparando sempre junto a mim, as conferências no Brasil e no exterior com o maior apoio. Atualmente ele continua com o Centro de Reabilitação de Deformidades Faciais como diretor administrativo. E, hoje, ele está comemorando conosco o seu aniversário.

Muito obrigada, Emil, e a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - O nosso segundo homenageado com a Comenda e Medalha Tiradentes é o Dr. Eduardo Sakai.

Professor Dr. Eduardo Sakai, cirurgião-dentista graduado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp. Mestre em patofisiologia de órgãos e sistemas. Doutor em ciências, morfologia, eletromiografia pela FOP - Unicamp. Especialista em ortopedia funcional dos maxilares pelo CFO.

Professor e coordenador dos cursos de especialização em ortopedia funcional dos maxilares na Uniararas e APCD Jardim Paulista. Diretor científico da SPO - Sociedade Paulista de Ortodontia.

Presidiu a Comissão Organizadora em comemoração do Centenário de Migração Japonesa pelo CROSP. Presidiu a Academia Brasileira de Fisiopatologia Crânio- orocervical. Presidente da Federação Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Neste momento o Dr. Emil Adib Razuk procede à entrega da Comenda e Medalha Tiradentes. (Palmas.)

 

* * *

 

-É feita a entrega da Comenda e Medalha Tiradentes.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Deputado Barros Munhoz e o Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira também procedem as honrarias ao Dr. Eduardo Sakai, a quem ouviremos neste momento. Por gentileza.

 

O SR. EDUARDO SAKAI - Ilustríssimo Senhor Deputado Barros Munhoz, digníssimo e nobre Presidente desta Casa Legislativa; ilustríssimo Senhor Dr. Emil Adib Razuk, meu Presidente do nosso Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; ilustríssimo Senhor Dr. Leonardo Marconi, diretor do SFO, autoridades da Mesa já citadas anteriormente e que dirigem os trabalhos desta sessão solene, autoridades presentes no plenário, amigos e colegas da Odontologia, novos Especialistas, novos Remidos, minhas senhoras, meus senhores, crianças, boa-noite.

Peço-lhes a sua licença para ler uma mensagem, talvez não muito adequada a este momento solene, mas de grande e intenso significado pelos momentos que vivemos ou acompanhamos.

Kokoro” ou “chin” significa coração, mente, essência. Como educar pessoas a terem sensibilidade suficiente para saírem de si mesmas, de suas necessidades pessoais e se colocarem a serviço e à disposição do grupo das outras pessoas, da natureza ilimitada? Outra palavra é “Gaman”. “Gaman” é aguentar, suportar. Educação para ser capaz de suportar dificuldades, de superá-las. Assim os eventos de 11 de março no Nordeste japonês surpreenderam o mundo de duas maneiras: a primeira pela violência do tsunami e dos vários terremotos, bem como os perigos de radiação das usinas nucleares de Fukushima; e a segunda pela disciplina, ordem, dignidade, paciência, honra e respeito de todas as vítimas. Filas de pessoas passando baldes cheios e vazios de uma piscina para os banheiros. Nos abrigos, a surpresa das repórteres norte-americanas, ninguém queria tirar vantagem sobre ninguém. Compartilhavam cobertas, alimentos, dores, saudades, preocupações, massagens. Cada qual se mantinha em sua área. As crianças não faziam algazarra, não corriam e gritavam, mas se mantinham no espaço que a sua família havia reservado. Não furaram as filas para assistência médica. Quantas pessoas necessitando de remédios perdidos? Mas esperaram a sua vez também para receber água, usar o telefone, receber atenção médica, alimentos, roupas e escaldar os pés singelos com pouquíssima água.

Houve a resignação da tragédia, e o agradecimento pelo pouco que recebiam. Ensinamento de Buda, hoje enraizado na cultura e chamada de “Kansha no Kokoro”, coração de gratidão. “Sumimasen” é outra palavra-chave que significa desculpe, sinto muito, com licença. Por vezes me parecia que as pessoas pediam desculpas por viver: “desculpe por causar preocupação”, “desculpe por incomodar”, “desculpe por precisar falar com você ou tocar a sua porta, desculpe pela minha dor, pelas minhas lágrimas, pela minha passagem e pela preocupação que estamos causando ao mundo. “Sumimasen”.

Quando temos humildade e respeito, pensamos nos outros, nos seus sentimentos, necessidades. Quando cuidamos da vida como um todo, somos cuidados e respeitados. O inverso não é verdadeiro. Se pensar primeiro em mim e só cuidar de mim perderei. Cada um de nós, cada uma de nós é o todo manifesto.

Aprendemos com essa tragédia o que Buda ensinou há 2.500 anos: a vida é transitória, nada é seguro neste mundo, tudo pode ser destruído em um instante, e reconstruído novamente em outro. Aprendemos que a solidariedade leva a ordem, que a paciência leva a tranquilidade, e que o sofrimento compartilhado leva a reconstrução.

Perguntaram para mim: havia pessoas suas conhecidas na tragédia? Eu só posso dizer: todas. Todas eram, e são pessoas do meu conhecimento, Monja Coen.

Senhores e senhoras, neste dia que celebramos a data Tiradentes, dedicada ao patrono da Odontologia, fui incumbido de dizer algumas palavras, já disse bastante, mas não o bastante. Agradecemos a sempre presente solidariedade que esta Casa, e em especial o seu Presidente, Deputado Barros Munhoz, que mesmo assoberbado nas lides políticas e dirigindo a Casa do Legislativo Paulista, em todos os momentos em que dirigimos os nossos pleitos nos diz: presente.

Necessariamente parabenizamos o plenário do CROSP na pessoa do meu Presidente Dr. Emil Adib Razuk pela recondução da direção da autarquia, o que lhes permitirá concluir a obra iniciada e que próximo está o seu findar.

Sermos indicados para receber esta Comenda, a mais alta distinção que um cirurgião-dentista paulista pode alcançar é motivo de orgulho em todos os sentidos e dimensões, pois a razão da concessão é que nós agraciados somos privilegiados. Tivemos a oportunidade de poder servir a classe odontológica, e por extensão a população paulista num sucedâneo de fatos e ações aos quais somos enredados, levados, e de repente aconteceu.

Uma das minhas maiores honras, e agradeço novamente ao senhor Dr. Emil, e ao plenário do CROSP, foi a oportunidade de conduzir os festejos comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil no âmbito da odontologia paulista, sob o ideário e o patrocínio do nosso CROSP, seus parceiros e patrocinadores. Ter podido homenagear aqueles que nos antecederam, que tanto nos ensinaram, que de modo gratuito e sem buscar recompensa alguma, concederam-nos tantos exemplos, ensinamentos e valores: família, honra, honestidade, dignidade, respeito, educação, esforço. Foi uma honra jamais pretendida, provavelmente não merecida, com certeza inesquecível.

Em outra oportunidade, durante a cerimônia realizada no Parlamento Latino- Americano, quando em 2002, fui indicado para representar todos os novos Especialistas, e no pronunciamento feito na presença de muitas autoridades, inclusive de Sua Excelência, o Governador Geraldo Alckmin, uma distinção enorme foi amplificada pelo exemplo dado pelo nosso Governador, que apesar da exaustiva agenda cumprida naquele dia, percebi que prestava atenção às claudicantes palavras que escolhi para tentar traduzir a nossa emoção. Afinal, as novas especialidades, odontologia para pacientes com necessidades especiais, odontogeriatria, odontologia do trabalho, dor orofacial e DTM, e ortopedia funcional dos maxilares estavam presentes em peso. Convocados que fomos pelo CROSP e pelos nossos ideais para recebermos os nossos títulos de especialistas, muitos de nós já praticantes delas há anos, muitos anos. No coquetel que se seguiu à cerimônia, ao me encontrar com o Governador, fui a ele apresentado, e numa gentileza extremada ele disse ter a certeza de que o discurso havia sido escrito por mim, e que se um dia precisasse sabia onde encontrar um “ghost write”, um escritor fantasma. Mais uma oportunidade que me foi dada de aprender. Mais uma lição de humildade, acho que até ele é meio japonês, bom, pelo menos a ascendência semioriental deve ter.

Nesse ano em que comemoramos 10 anos de reconhecimento das novas especialidades, receber esta honra é de alta significância pessoal, assim como, permito-me dizer também a minha especialidade, ortopedia funcional dos maxilares, que fará acontecer um congresso em Caldas Novas, no Rio Quente Resorts, onde comemoraremos esse importante aniversário.

Agradecemos, todos nós indicados e laureados, às nossas famílias, esposas, maridos, filhos e filhas, netos e netas, pais e mães, sustentáculo estrutural e emocional de nossas vidas.

Agradecemos, todos nós indicados e laureados pela distinção concedida pelo nosso CROSP, e que aceitamos sem relutar, pois no nosso íntimo, no âmago do nosso ser sabemos que só estamos aqui como representantes da nossa classe e que se as oportunidades se nos forem novamente ofertadas faríamos tudo de novo.

Um pedido: quero deixar registrado, que o CROSP, Alesp e o Conselho Federal de Odontologia encabecem um movimento cívico e humanitário para enviarmos recursos para o Japão, através da Cruz Vermelha Brasileira e Internacional, por gentileza, com depósitos feitos junto ao Banco Bradesco, agência 1787, conta corrente 40.000-9.

 Sumimasen”. “Arigatô”. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Nosso terceiro homenageado com a Comenda e Medalha Tiradentes é o Dr. Adriano Albano Forghieri, Presidente da APCD.

Dr. Adriano Albano Forghieri é casado com Claudiane Evangelista de Matos Forghieri e pai de Pedro Henrique e João Pedro. Natural de Bragança Paulista, é clínico geral e especialista em periodontia. Graduou-se em 1991 pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Francisco, e é pós-graduado em Saúde Pública pela UNAERP, em Periodontia pela Universidade de São Francisco, e em Semiologia pela Unicsul.

Foi membro do Conselho Municipal de Saúde de Bragança Paulista entre 1997 e 2003. Ocupou diversos cargos na APCD Regional de Bragança Paulista. Na APCD foi conselheiro e secretário do CODEL, assessor da Presidência, secretário-geral, e desde 2010, Presidente dessa entidade.

Na APCD exerceu a função de tesoureiro-geral, foi conselheiro do CROSP por duas gestões entre 2003 e 2007. É ministrador de cursos da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD, tendo sido ministrador do curso de especialização em periodontia da Universidade de São Francisco entre 2001-2005. Em periodontia na Unicsul no período de 2005-2008. Em periodontia da Unicsul, APCD Regional de Bragança Paulista 2008-2011, e implantodontia da Unicsul, APCD Regional de Bragança Paulista 2008-2011.

 Neste momento o Dr. Sílvio Jorge Cecchetto, Presidente da APCD concede a Medalha Tiradentes ao Dr. Adriano Albano Forghieri.

Dr. Adriano Albano Forghieri, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

-É feita a entrega da Comenda e Medalha Tiradentes.

 

* * *

 

O SR. ADRIANO ALBANO FORGHIERI - Boa-noite, Deputado Barros Munhoz. Quero cumprimentá-lo, Sr. Presidente desta Casa, que está  sempre atento a classe odontológica, sempre atento aos nossos pedidos. Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do CROSP, Dr. Sílvio Jorge Cechetto, meu amigo e Presidente da APCD, Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, do Conselho Federal de Odontologia representando o Dr. Ailton, diretores da APCD, Presidentes das Regionais e seus núcleos, demais entidades aqui presentes, representantes das indústrias, diretores de faculdade, minha esposa Claudiane sempre presente no meu dia a dia e em seu nome eu quero cumprimentar a todas as famílias aqui presentes, minhas senhoras e meus senhores.

Primeiramente gostaria de parabenizar o Dr. Emil Adib Razuk pela reeleição para mais um mandato à frente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, assim como todos os conselheiros que caminharão com ele nos próximos dois anos, os quais receberam votos de mais de 60% dos cirurgiões-dentistas de São Paulo. Um número bastante expressivo e que hoje são empossados oficialmente.

Quero agradecer ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, em especial ao seu Presidente, nosso colega, amigo e parceiro Dr. Emil, de tantas lutas em prol da nossa Odontologia, pela honra e privilégio de receber nesta noite de festa e de congraçamento o Título e a Medalha Tiradentes, maior comenda deste órgão que tão bem tem representado a classe odontológica paulista, e que valoriza o exercício da nossa profissão de maneira justa e ética.

Esta noite em si já é solene, não apenas porque colegas foram empossados para representar e lutar pela categoria, e porque outros foram escolhidos para serem homenageados em reconhecimento pelos seus atos relevantes em favor da sociedade brasileira e da Odontologia nacional, mas também porque trazemos à memória a vida e a luta do nosso patrono, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

O trecho inicial do juramento que fazemos ao concluir nossos estudos na faculdade parece ter sido com o patrono da Odontologia em mente, diz assim: “No momento em que sou admitido como cirurgião-dentista juro consagrar a minha vida a serviço da humanidade”

Como herói da Conjuração Mineira, Tiradentes consagrou a sua vida a serviço da humanidade, e viveu os seus ideais dentro e fora do consultório. Ele defendeu a liberdade de expressão e pensamento em uma época marcada pelo patriotismo e pelos ideais da cidadania. A capacidade de conscientização e inovação que ele demonstrou na Conjuração Mineira também podia ser notada no seu primeiro ofício. Ao contrário do que o seu nome possa sugerir Tiradentes não gostava de tirar dentes, preferia conscientizar os pacientes a preservá-los, evitando que eles fossem extraídos. Inovador, Tiradentes também colocava dentes. Implantes com peças esculpidas por ele mesmo, usando suas habilidades de joalheiro. Enfim, era um cirurgião-dentista por profissão e um idealista por convicção, símbolo daqueles que praticam uma Odontologia que reflete a vontade de servir e a vocação deste exercício em benefício do outro, especificamente em benefício da saúde bucal da população.

Não é de hoje que a APCD e o CROSP tem trabalho juntos em diversas ações que valorizam a nossa classe, a odontologia e a saúde bucal. Temos certeza que essa parceria de anos se estreitará ainda mais, porque o objetivo é comum e único. Queremos ver a nossa profissão cada vez mais valorizada e uma população cada vez mais bem assistida. Assim como Tiradentes, também queremos refletir a vontade de servir e valorizarmos a nossa vocação.

Vamos despertar o Tiradentes em nós. Todos aqui são lideranças legítimas, formadores de opinião. Está na hora de exigir respeito. Não podemos mais aceitar um Sindicato de São Paulo inexpressivo e autoritário, não podemos concordar com o aviltamento da Odontologia praticado pelos administradores e planos de saúde. É nosso dever alertar a população que a cobertura oferecida é relativamente pequena, e os profissionais da Odontologia são explorados por serem obrigados a prestar atendimento de qualidade em troca de remuneração tão baixa, tão aviltante e às vezes sem remuneração.

Vamos exigir com veemência a valorização dos servidores públicos odontólogos, salários dignos e tratamento igualitários. Vamos despertar o espírito de Tiradentes em nós. Juntos, unidos e organizados somos fortes.

Hoje, certamente, é mais um dia em que a Odontologia, por meio do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, concede-me muitas alegrias. Confesso que me sinto extremamente feliz por receber esta homenagem nesta noite.

Mais uma vez agradeço a entrega de tão importante outorga, com orgulho, com plena satisfação e muita alegria. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Nossa quarta honraria, a Comenda e Medalha Tiradentes será concedida ao jornal Folha de S.Paulo, representado nesta solenidade pelo jornalista Vinicius Mota. O Dr. Emil Adib Razuk neste momento lerá as justificativas que estabeleceram os motivos da homenagem do jornal Folha de S.Paulo à entrega da Comenda Tiradentes ao homenageado. Por favor.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - O CROSP - Conselho Regional de Odontologia - homenageia a Folha de S.Paulo nesta solenidade pelo transcurso de seus 90 anos de trabalho em prol da imprensa deste país.

Órgão de imprensa de maior tiragem no país, a Folha de S.Paulo tem uma trajetória ímpar na imprensa paulista e brasileira, marcada pela defesa da Democracia, da Cidadania e fundamentalmente da liberdade em nosso país.

Fundada com nome de Folha da Noite, em 12 de fevereiro de 1921, a Folha de S.Paulo completa seus 90 anos como carro-chefe de uma empresa sólida. O Grupo Folha que investiu na expansão dos negócios apostando na inovação, tornou-se um dos principais conglomerados de comunicação do país com cinco empresas, onze unidades de negócios do Grupo Folha, muitas delas líderes do segmento que atuam.

Cabe destacar o papel de Otávio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho que adquiriram a Folha de S.Paulo em agosto de 1962. Em duas décadas a Folha de S.Paulo tornou-se maioria do país graças a uma política de independência, pluralismo e arrojo empresarial.

Relembramos aos presentes nesta cerimônia, que em 26 de outubro de 2005 o CROSP entregou a Comenda e Medalha Tiradentes ao Otávio Frias de Oliveira em reconhecimento ao seu extraordinário papel na existência e engrandecimento desse importantíssimo órgão da imprensa.

A história da Folha mescla-se com a história da Democracia do país. Podemos citar dois episódios marcantes, a participação da Folha no processo das Diretas Já em 1983, no acaso do regime militar no país, e a importância do jornal no processo de Impeachment do ex-Presidente Collor. Em ambas as situações a Folha não se curvou aos interesses dos poderosos, atestando a marca de independência que a caracterizaria na história recente do país. Como afirmou em editorial publicado em 19 de fevereiro de 2011, “Ao completar 90 anos neste sábado, Folha de S.Paulo, renova o seu compromisso editorial mais básico, expressado na consecução de um jornalismo crítico, pluralista e imparcial”.

Outra ação inovadora adotada pelo jornal foi a digitalização da sua hemeroteca, sendo que seu acervo está oferecido gratuitamente na internet, a partir de fevereiro deste ano. Foram colocadas na internet um milhão e 800 mil páginas publicas desde 1921 por esta publicação e as duas outras que a antecederam, Folha da Manhã e Folha da Noite.

Essa iniciativa, pioneira na imprensa brasileira, é mais um motivo para que na noite de hoje o Conselho Regional de Odontologia agracie a Folha de S.Paulo com a Comenda e Medalha Tiradentes.

Quero neste instante chamar o jornalista Vinicius Mota que representa o Dr. Otavio Frias de Oliveira Filho para receber a Comenda e Medalha Tiradentes. (Palmas.)

 

* * *

 

-É feita a entrega da Comenda e Medalha Tiradentes.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Concedemos a palavra ao Jornalista Vinicius Mota.

 

O SR. VINICIUS MOTA - Senhor Presidente Barros Munhoz, a Folha agradece a generosa homenagem do Conselho Regional de Odontologia, as generosas palavras do Dr. Emil Adib Razuk.

E na pessoa do Dr. Emil gostaria de reverter esta homenagem a todos os cirurgiões-dentistas, porque afinal a data de 21 de abril também é de vocês, é do país inteiro. Não é à toa uma data que celebra a independência. A independência como disse o Dr. Emil, é o nosso mote, e a Folha a cada honraria que recebe por conta dos seus 90 anos renova o seu compromisso com o seu leitor, com o seu público e com os setores representativos da sociedade civil, um deles aqui representado.

Muito obrigado. Boa-noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Gostaríamos de registrar e agradecer a presença das seguintes autoridades que se apresentaram a este Cerimonial, pedindo, por gentileza, que sejam aplaudidas no final desta citação.

Dr. José Silvestre, Presidente da ABO; Dr. Nilson Albuquerque, Secretário da ABO - São Paulo; Dr. Rene Luiz de Santis, Coronel do Hospital Militar da Área de São Paulo; Dr. Rubens Sebastião Orlandi, Presidente da Associação Odontológica da Prefeitura de São Paulo; Dr. Augusto Barros Biagi, Diretor da Dabi Atlante; Dra. Elza Maria Santos Carli, Presidente do IEA – Instituto de Estudos Adoci; Dr. Roberto Miguita, Delegado da Seccional de São Miguel Paulista do CROSP e Presidente da APCD São Miguel Paulista; Dra. Denise Cavalieri, Presidente da APCD Vila Mariana; Dr. José Mário Anselmo, Presidente da APCD Regional Ipiranga; Dr. Seiji Nishikawa, Presidente da APCD Regional Butantã; Dr. Airton Gottardo, Presidente APCD Regional Pirituba/Perus; Dr. João José Gitti, Presidente APCD Regional Santo André; Dr. Luiz Fernando Moura, Presidente da APCD Regional Cambuci; Dra. Odette Mutto do Conselho Eleitoral da APCD Central; Dr. Paulo Vianna Mesquita, tesoureiro da APCD; Dr. José Ângelo Capello Fonseca, Presidente da Comissão Eleitoral do CROSP; Dr. Edmilson Ramos, Presidente Núcleo dos Cirurgiões Dentistas do Ipiranga; Senhor Ruberval Ramos Castello, Diretor do CRECI – São Paulo; Professor, Dr. José Cássio de Almeida Magalhães, Coordenador da Faculdade de Odontologia da Universidade Camilo Castelo Branco; Dr. Juscelino Kojima, primeiro vice-Presidente da APCD Central; Dr. José Luiz Negrinho, Presidente do CORE APCD Central, e primeiro vice- Presidente da Baixada Santista; Dr. João Costa de Assis, Presidente da APCD Regional São Bernardo do Campo representado pelo Dr. Francisco Ângelo Biagioni, primeiro vice-Presidente APCD Regional São Bernardo do Campo; Dr. Luiz Lincoln Cristino Costa, primeiro vice-Presidente APCD Regional Butantã, representante  do 29º Distrito do CROSP; Dr. José Elias Dias, segundo vice-Presidente APCD Regional Vila Maria; Dr. Marco Antônio Carvalho de Lima, supervisor de saúde do Campo Limpo, da Prefeitura de São Paulo; Dra. Moema Bersano Carlos, diretora do Conselho Regional de Farmácia; Dr. Wanderley Antonio Laporta, do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo; Dr. Argeu de Lorenzo, delegado da Seccional de Santo Amaro do CROSP; Dra. Eurica Yanagimori, delegada da Seccional de Osasco do CROSP que eu peço aplausos em nome dos demais. (Palmas.)

Senhoras e senhores os três tenores brasileiros nos oferecem a maravilhosa “Aquarela do Brasil”.

 

* * *

 

-É feita a apresentação de número musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Senhoras e senhores, neste momento ouviremos com muita honra as palavras do excelentíssimo Senhor Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROZ MUNHOZ - PSDB - Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Dr. Adriano Albano Forghieri, respectivamente do Conselho Regional de Odontologia, da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas, da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, quero saudar também o meu querido colega Deputado Beto Trícoli aqui presente, e ex-Prefeito de Atibaia. Quero saudar os Remidos na pessoa do Dr. Antonio Sylvio Nosé, os Especialistas na pessoa do Dr. Newton de Araújo Holanda Gurgel, os homenageados com a Medalha Tiradentes nas pessoas da Dra. Lucy Dalva Lopes Mauro, Dr. Eduardo Sakai, Dr. Adriano Albano Forghieri, e do jornalista Vinicius Mota que aqui representou o jornal a Folha de S.Paulo. Quero saudar todos os senhores e senhoras na pessoa do Presidente do CROSP, que eu me permito chamar de meu querido amigo e de paradigma de cidadão, de homem público e de cirurgião-dentista, Dr. Emil Adib Razuk.

Eu queria dizer que não é verdade que a atual Mesa da Assembleia aumentou o Hall Monumental da Casa por causa das festas do CROSP, certamente existem outras razões para que essa obra tenha sido feita.

Mas gostaria de dizer que o Dr. Emil e vários oradores, aliás, queria dizer que o Dr. Sakai está convidado não só para ser “ghost write”, mas orador oficial da Assembleia Legislativa de São Paulo em todas as oportunidades que isso for possível, porque realmente fez um brilhante discurso, que emocionou a todos. Mas vários oradores agradeceram esta Presidência, agradeceram a Assembleia Legislativa.

Eu queria dizer que eu é que agradeço a felicidade, a honra e a alegria de poder viver esses momentos mais uma vez com essa classe tão digna que é a classe dos cirurgiões-dentistas, dos odontólogos, a classe de Tiradentes, o nosso patrono da Nação brasileira, e patrono também dos dentistas.

E digo isso porque realmente há muito que agradecer. Nós vivemos momentos difíceis, especialmente para quem se dedica a atividade política como uma arte de servir, uma arte de se sacrificar pelo bem comum, e de buscar ajudar a construir uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais fraterna e mais feliz. É muito frustrante ver o joio misturado ao trigo e ver como Rui Barbosa um dia viu e disse que o cidadão honesto iria sentir vergonha de ser honesto, que nem vale a pena ser honesto. Num mundo em que o materialismo se transforma na motivação maior das pessoas, de profissões em que artes se transformam e é exatamente nesse momento que temos que agradecer a oportunidade de viver esta solenidade, e poder se fortificar na crença que nem tudo está perdido, e que vale a pena sim lutar, acreditar e trabalhar como faz esta classe tão digna que é a classe dos cirurgiões-dentistas.

Muito obrigado em meu nome pessoal. Muito obrigado, como Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, pelo exemplo de brasilidade, de civilidade, pelo exemplo de patriotismo, pelo exemplo, principalmente, de honradez que a esmagadora maioria, para não dizer a unanimidade desta classe fantástica, tem dado a São Paulo e ao Brasil. Muito obrigado, Emil, muito obrigado de coração. E que Deus me permita continuar vivendo todos os anos este 21 de abril um pouco antes, um pouco depois, mas na data de Tiradentes a homenagem aos cirurgiões-dentistas do nosso Estado.

Que Deus os abençoe. E obrigado por apressarem a conclusão da nossa obra do nosso Hall Monumental. Quando eu era prefeito e uma obra começava a empacar, não ficava pronta, eu marcava a data da inauguração. Geralmente eu perguntava: “Quanto tempo vai demorar para ficar pronto? Uns três meses”. Então, eu marcava a inauguração para daqui um mês e meio, e sempre ficou pronto. E, agora, a obra não estava ficando pronta. Daí eu disse: “Olha, no dia 18 de abril terá a festa do CROSP e o Hall vai ter que ficar pronto”. E ficou pronto. Então obrigado também por isso.

Minha gente, desculpem a informalidade, desculpem a emoção. Obrigado. E vocês, continuem sendo sempre para nós que acreditamos no Brasil, acreditamos nas pessoas, acreditamos na fraternidade, na solidariedade, na bondade e na honradez, continuem sendo exemplos e fonte inspiradora de ação. Um grande abraço a todos vocês. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas honrosas presenças colaboraram com o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel no novo Hall Monumental e para um recital desses fantásticos três tenores.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

-Encerra-se a sessão às 22 horas e 22 minutos.

 

* * *