http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

22 DE MARÇO DE 2013

006ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM ao "DIA DA ORDEM DEMOLAY"

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Homenagear o Dia da Ordem DeMolay". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Defende mudanças no direito de aposentadoria para as policiais femininas. Anuncia a apresentação de vídeo sobre a Ordem DeMolay. Faz histórico sobre a entidade. Enaltece os seus conceitos da organização quanto à moral, civismo e solidariedade ao próximo.

 

002 - LUCIANA COSTA

Vice-prefeita do município de Barretos, apresenta mensagem, em vídeo, do DeMolay Guilherme de Ávila, Prefeito de Barretos. Relata fato ocorrido em Barretos, no qual o prefeito foi atuante. Comenta a tramitação, na Câmara Municipal da cidade, de projeto relativo à Ordem DeMolay. Lembra o projeto, tornado lei, apresentado nesta Assembleia, pelo deputado Bruno Covas.

 

003 - ALEXANDRE RIZZI

Grande-Mestre do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, faz retrospecto sobre a fundação da instituição, que incentiva nos jovens os valores de amor à Pátria e aos pais, tendo como objetivo maior preparar cidadãos. Enaltece os encargos quanto ao futuro da Nação, gerando-lhes a consciência social e a responsabilidade, na busca por um mundo melhor e mais justo. Louva o trabalho sério e dedicado. Informa que milhares de integrantes da Ordem ocupam posição de relevância social, política, cultural e jurídica. Cita propósitos de mudança de atitude e comportamento, para valorização do crescimento e desenvolvimento pessoal. Comunica que, dia 19/11, o Primeiro Capítulo Paulista, instalado em São Vicente, completa 30 anos. Louva a Maçonaria, acrescentando que por ela os jovens são patrocinados e protegidos.

 

004 - MAURÍCIO ZAMBOTTO

Mestre-Conselheiro do estado de São Paulo da Ordem DeMolay, lembra dados de Jacques DeMolay, fundador da entidade. Recorda a criação da organização, uma das maiores do mundo no seu gênero. Enfatiza a atuação dos jovens na sociedade, como irmãos responsáveis por mobilizações. Recorda campanha do cadastro de doadores de medula óssea. Cita trabalhos de assistência a jovens carentes. Informa eventos de solidariedade, com toneladas de alimentos arrecadados. Lembra o juramento, as sete virtudes e ensinamentos passados em reuniões. Cita o propósito de formar homens e líderes de bem. Informa que existem 104 capítulos no Estado de São Paulo, com 1.500 membros ativos. Destaca lema da organização.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia a leitura do currículo e presta homenagem, com a entrega de placa, ao Sr. Eduardo Odoni Bonini, da Ordem DeMolay do estado de São Paulo.

 

006 - EDUARDO ODONI BONINI

Da Ordem DeMolay do estado de São Paulo, agradece a homenagem recebida, que amplia para sua família. Recorda a sua luta, como membro da Ordem. Solicita às autoridades maçônicas atenção e cuidado para com a organização.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem, com a entrega de "Diploma de Honra ao Mérito", ao Sr. Eduardo Alexander Alonso Misieluk, Grande-Mestre do estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

 

008 - EDUARDO ALEXANDER ALONSO MISIELUK

Grande-Mestre do estado de São Paulo da Ordem DeMolay, destaca o esforço dos antecessores da maior organização do mundo no seu gênero. Dá conhecimento de sua estrutura. Enaltece os 30 anos de atuação no Estado de São Paulo. Informa que os integrantes da Ordem têm de 12 a 21 anos. Cita campanhas em benefício do Hospital do Câncer de Barretos. Informa a realização do "Arrastão da Solidariedade", com toneladas de alimentos arrecadados em um único dia. Fala do "Avança São Paulo", que visa ampliar o número de membros. Lembra seus 15 anos na organização, período em que conquistou amigos e teve aprendizado profundo. Destaca pessoas que o influenciaram. Elogia as mais de 1.100 lojas da Maçonaria Paulista. Convida para o 33º Congresso Paulista da Ordem DeMolay, previsto para os dias 20 e 21/04, em São Vicente.

 

009 - BRUNO COVAS

Deputado no exercício da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, cita fábula sobre lápis, com mensagem sobre fazer o melhor. Enfatiza o reconhecimento público do estado bandeirante pelo trabalho realizado pela Ordem DeMolay. Cita princípios da educação complementar, na busca de virtudes morais e sociais, fazendo o diferencial humanístico. Elogia a atividade como fundamental numa sociedade organizada e democrática. Agradece a colaboração da organização no seu trabalho como Secretário. Destaca iniciativas quanto às sacolas plásticas, a coleta de óleo usado e o plantio de mudas de árvores. Enfatiza a importância deste trabalho para as gerações presente e futura. Elogia as ações e resultados, para além das palavras. Fala do cadastro de medula óssea e da arrecadação de alimentos. Adita os benefícios da sociedade participativa, preocupada com o próximo, com juventude atuante. Afirma os exemplos da organização na atuação republicana.

 

010 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Ressalta a importância de tornar os sonhos realidade. Louva a perseverança, característica dos vencedores. Recorda declarações de Winston Churchill sobre o otimista, que vislumbra oportunidades de realização, ao enfrentar obstáculos. Fala da busca da sabedoria. Cita fábula de prisioneiro, que terminou libertado por sua inteligência. Louva a organização por contribuir para o desenvolvimento do País. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Integram a Mesa principal dos trabalhos o Sr. Eduardo Misieluk, Grande Mestre do estado de São Paulo da Ordem DeMolay; (Palmas.) Sr. Maurício Zambotto, Mestre Conselheiro do estado de São Paulo da Ordem DeMolay; (Palmas.) Sr. Alexandre Rizzi, Grande Mestre do Supremo Conselho da Ordem DeMolay. (Palmas.) No decorrer desta importante sessão nós iremos nominar outras autoridades conforme o competente serviço de Cerimonial desta Casa Legislativa, encaminhando as fichas e os nomes a esta Presidência.

Srs. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta não é uma sessão comum, não é uma sessão qualquer, esta é uma Sessão Solene. Sendo uma Sessão Solene, reveste-se de rígida forma sacramental. Uma Sessão Solene não pode ser convocada para qualquer finalidade, a Sessão Solene só pode ser convocada pelo presidente da Assembleia, e só pode ser convocada a pedido de um dos 94 deputados desta Casa em exercício. O deputado formula o pedido de Sessão Solene, esclarece qual o objeto e finalidade, esse pedido é submetido à análise de órgãos técnicos da Casa, passa pela apreciação dos líderes de todos os partidos que compõe o parlamento paulista, e só então se aprovado o pedido autoriza a realização da Sessão Solene. Há casos, e não são raros, de pedidos de Sessão Solene que acabam indeferidos. Este foi um pedido feito por este deputado estadual com a finalidade de homenagear o Dia da Ordem DeMolay. Dada a importância cívica e social da Ordem DeMolay, o pedido foi deferido pela aprovação unânime, o que é raro, de todos os líderes desta Casa. Por isso tenho um grande orgulho de poder ter tido a honra de receber a missão de solicitar uma importante Sessão Solene que homenageia o futuro, a juventude, o nosso País, que homenageia os valores cívicos e morais que alicerçam uma sociedade sadia que são professados pela Ordem DeMolay.

Anuncio a presença da nossa querida Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob a regência do competente Segundo Tenente Músico Jassen Feliciano, que integra esta gloriosa instituição a Polícia Militar, criada em 1831 e cuja atuação manteve a integridade do nosso território de proporções continentais. Não fosse a atuação da Polícia Militar o Brasil teria se esfacelado em inúmeras repúblicas devido às guerras separatistas que dominaram, sobretudo, o Segundo Reinado do período Imperial da República. Peço a todos para, de pé, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço ao Tenente Músico PM Jassen Feliciano, de uma instituição criada quando o Brasil era governado pela Regência Trina Provisória, cujo ministro da Justiça era o Regente Feijó e o presidente da província de São Paulo o Brigadeiro Tobias de Aguiar.

Saibam que estamos lutando para que as policiais femininas possam fazer jus ao direito constitucional de se aposentar após 25 anos de contribuição. Estaremos nesta semana com o Procurador Geral da República, em Brasília, protocolando o requerimento para uma ação declaratória de inconstitucional por omissão com o objetivo de garantir mais esse direito à corporação da Polícia Militar, e também da Polícia Civil. Uma boa noite e muito obrigado.

Estamos aqui recebendo a mui honrosa visita, vejam a importância desta sessão solene, a relevância da Ordem DeMolay, Exmo. Sr. desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Marrey Uint, que neste ato representa o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Ricardo Garizio Sartori; o presidente do Tribunal de Justiça é o comandante de todo poder judiciário do Estado de São Paulo, e na ausência do governador, do vice-governador e do presidente da Assembleia, assume o governo do Estado de São Paulo. Está aqui presente o Dr. Marrey Uint, de uma família de eminentes juristas destacados, um homem extremamente relevante dentro do poder judiciário, a sua presença nos engalana, nos enche de brilho, de honra. Quero aqui manifestar agora como vice-presidente da Assembleia Legislativa o meu orgulho pelo poder judiciário paulista. Meu irmão, como V. Exa. sabe, juiz de direito, assessor do presidente do Tribunal já me informa todos os pleitos do Tribunal de Justiça, justo que chegarem nesta Casa receberão o mais célere e eficaz atendimento. Porque isso é de interesse direto da nossa sociedade. Dr. Marrey, nossa eterna gratidão pelo seu prestigioso comparecimento.

Dr. Odair Ermógenes Girarde, secretário das Entidades Paramaçônicas, representando o Sereníssimo Grão Mestre Francisco Gomes da Silva, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; exma. Sra. Luciana Costa, vice-prefeita do município de Barretos, ex-deputada federal, autora do projeto de lei que institui o Dia do DeMolay em âmbito nacional, lei 12.208/2010, Dra. Luciana, uma imensa honra por recebê-la aqui conosco; ao Sr. Matheus de Menezes Mazelle, Grande Mestre Adjunto do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay; Dr. Fábio Brisotti da Silva, Grande Mestre do Estado de São Paulo; Dr. Fábio Okamoto Júnior, Mestre Conselheiro do Estado de São Paulo; Dr. Eduardo Odoni Bonini, portador da Legião de Honra Honorária da Ordem DeMolay; Sr. Daniel Fonseca, secretário estadual de Comunicação da Ordem DeMolay para o Estado de São Paulo; nosso querido amigo, exmo. Dr. Cleber de Moura Delalibera, ex-Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay e atual secretário de Cultura e Administração do município de Barretos; Dr. Bruno Orlandi, secretário adjunto de Segurança do Município de Santos, aqui nos honrando; Dr. Juan Aragone e Dra. Elisa Durli, representando a Aiesec de Buenos Aires; Sra. Katherine Urtecho, representante da Aiesec Pacífico; Primeiro Tenente da Polícia Militar Alexandre João Salomão, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira; nosso querido Dr. Edson Pinto, delegado de polícia, representando o Delegado Geral de Polícia, Dr. Maurício Blazeck; Dr. Rodrigo Guilherme Varotti Pereira, representante da Grande Loja do Orienta Paulista; grandes autoridades aqui acorrendo a este evento.

Enviaram também suas correspondências, S. Exa. deputado estadual Celino Cardoso; deputado Gerson Bittencourt; Sr. Ricardo Sales, secretário particular do governador do Estado de São Paulo; Dr. José Américo Dias, vereador presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Dr. Antonio Roque Citadini, presidente do Tribunal de Contas do Estado; Dr. Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município; o magnífico reitor da Universidade de São Paulo, João Grandino Rodas; Dr. Carlos André Ortis, secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo; governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin; Sr. Edmur Mesquita, secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento do Metropolitano do Estado de São Paulo, muitas autoridades que estão acorrendo a esta sessão.

Neste momento, seguindo o rígido roteiro traçado pelo nosso competente Cerimonial, assistiremos agora à apresentação de um vídeo sobre a Ordem DeMolay. Vamos ao vídeo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, depois de amanhã, dia 24 de março, às 21 horas. Quem tem NET canal 13, TVA canal 76, TVA Digital 185, TV Digital Aberta canal 61.2. Provavelmente cada um na sua casa, nós estaremos nos reencontrando por meio da TV Assembleia, que tem uma audiência de 250 mil telespectadores por minuto, portanto, audiência elevada, sobretudo neste horário, domingo às 21 horas. Também não é fácil uma Sessão Solene conseguir espaço neste horário da TV Assembleia, o que mais uma vez ressalta a importância da Ordem DeMolay, a maior organização juvenil do mundo de fins filosóficos, filantrópicos e sem fins lucrativos. E que já iniciou desde a sua origem mais de dois milhões e 500 mil jovens, que hoje vivem com os seus conceitos bem arraigados na moral, no civismo e na solidariedade ao próximo.

Neste momento eu tenho a honra de conceder a palavra à Sra. Luciana Costa, vice-prefeita do município de Barretos, foi uma vitória épica que apresentará mensagem do nosso querido prefeito DeMolay Guilherme de Ávila. Essa tribuna que pertence aos deputados hoje se rende a Ordem DeMolay e cede a nossa querida Dra.. Luciana Costa. (Palmas.)

 

A SRA. LUCIANA COSTA - A todos, boa noite. Em nome do deputado Fernando Capez, quero cumprimentar todas as autoridades aqui presentes. Hoje venho aqui com muita honra, com muito orgulho representar o prefeito Guilherme de Ávila, que também é um DeMolay, que luta pela soberania nacional, luta pela minha cidade.

Quero ser breve, pois temos um vídeo para apresentar, Dr. Clóvis. Esse vídeo é do nosso prefeito. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

A SRA. LUCIANA COSTA - Quero aproveitar e terminar a minha fala contando uma breve história que iniciou na cidade de Barretos com a participação e a luta de um irmão de vocês, o Cleber Delalibera. Eu quero dizer que na cidade de Barretos tinham dois vereadores, Saulo Correia e o Sr. Dorivaldo, que apresentou um projeto de lei na cidade de Barretos para haver o Dia Municipal do DeMolay, e em ordem aqui do Estado foi apresentado um projeto pelo deputado Bruno Covas. Eu tive a honra de poder apresentar quando deputada o projeto de vocês na Câmara, mas eu aproveitei aqui que esse projeto teve toda a luta, todo o empenho desse rapaz, Cleber Delalibera, que é meu conterrâneo, o qual foi a Brasília por várias vezes falando: Luciana, coloque lá o projeto. Hoje eu quero homenagear essa pessoa que está presente.

Sem mais, quero agradecer e muito obrigada à atenção de vocês, até mais e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - No momento em que a nossa querida Luciana Costa mencionava o nome do deputado Bruno Covas, ele adentrava a este plenário e aqui sentava. Ele que é o autor do projeto que resultou na lei que criou o Dia Estadual da Ordem DeMolay. Uma salva de palmas ao nosso deputado Bruno Covas. (Palmas.)

Neste momento a Presidência concede a palavra ao Sr. Alexandre Rizzi, Grande Mestre do Supremo Conselho da Ordem DeMolay do Brasil.

 

O SR. ALEXANDRE RIZZI - Deputado Fernando Capez, deputado Bruno Covas, em seus nomes cumprimento todas as autoridades aqui presentes nesta noite. Meus irmãos DeMolay, demais participantes, amigos e convidados.

Hoje é um dia muito especial para a Ordem DeMolay, principalmente do Estado de São Paulo, onde a Assembleia Legislativa deste Estado nos recebe numa Sessão Solene para comemorar o Dia do DeMolay.

Desnecessário se faz tecer qualquer comentário acerca da história da Ordem DeMolay, bem como de seu herói e mártir, Jacques DeMolay, pois ela está viva nas mentes e corações de todos que aqui estão, constituindo-se hoje para nós em um grande tesouro que guardaremos por toda nossa existência.

Muito se propaga que a Ordem DeMolay dedica-se à formação de jovens, provendo-os de pureza e companheiros, da lealdade e da fidelidade, do amor a pátria, amor aos pais. Sem dúvida que essas premissas são verdadeiras, mas na realidade o objetivo da Ordem DeMolay é muito maior, é de preparar cidadãos que terão o encargo que tomarão pra si o futuro da nossa nação. Cidadãos conscientes de seus deveres e da responsabilidade de tornar este mundo um pouco melhor, mais justo e igual.

E o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, da mesma forma que o Grande Capítulo do Estado de São Paulo, vem desenvolvendo ao longo desses anos um trabalho sério e dedicado para fornecer aos jovens dos quatro cantos desta nação essa possibilidade tão importante.

Milhares de jovens já passaram por nossas fileiras e tornaram-se adultos que hoje ocupam posições importantes de relevância no cenário social, político, cultural e judiciais, e nas mais diversas áreas profissionais deste nosso país, contribuindo com atitudes e comportamentos éticos e cidadãos com o seu crescimento e desenvolvimento. Mas o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil tem mais um motivo para comemorar, pois neste ano, mais precisamente no dia 19 de novembro, o Capítulo São Vicente, Primeiro Capítulo a ser firmado no Estado de São Paulo, completará 30 anos, o que é um orgulho para nós.

Portanto, hoje a comemoração é dupla. Ao comemorarmos estas datas reafirmamos nosso firme propósito de preservar os ideais preconizados pelo Tio Frank Sherman Land, que nos foram trazidos ao Brasil pelo Tio Alberto Mansur, para termos papel relevante e preponderante na construção de um mundo mais justo e igualitário.

E para finalizar, não poderíamos deixar de nos lembrarmos da Maçonaria, pois sem ela nosso trabalho não seria possível, pois por ela somos patrocinados e protegidos e a ela seremos eternamente gratos. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Ao público que nos assiste pela televisão, muitos telespectadores não conhecem, o Sr. Alexandre Rizzi é o presidente nacional, em um paralelo o Presidente da República da Ordem DeMolay que aqui falou. Portanto, uma alta autoridade da Ordem.

Neste momento a Presidência concede a palavra ao Sr. Maurício Zambotto, Mestre Conselheiro do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

 

O SR. MAURÍCIO ZAMBOTTO - Nobre deputado Fernando Capez, que hoje preside essa solenidade, no qual cumprimento todas as autoridades civis aqui presentes.

Meu Irmão e Tio Eduardo Alexander Alonso Misieluk, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, no qual cumprimento todas as autoridades maçônicas aqui presentes. Pais e mães presentes no dia de hoje, primas, amigos, convidados e meus irmãos do Estado de São Paulo reunidos hoje nesta Casa, boa noite.

No dia 18 de março de 1314 morria Jacques DeMolay, último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários. Morreu porque se recusou, mesmo sob impiedosa tortura e sofrimento, a entregar seus fiéis amigos e companheiros, devotando a eles toda a sua lealdade. Inspirados nesses ideais de lealdade e companheirismo, Frank Sherman Land, nosso Tio Fundador, juntamente com outros nove jovens, começaram em 1919 o que hoje se tornou uma das maiores organizações juvenis do mundo, a Ordem DeMolay.

Hoje tenho o prazer e grande responsabilidade de liderar todos os jovens DeMolays de nossas fileiras no Estado de São Paulo. Sinto-me muito honrado de poder falar em nome de todos os meus irmãos nessa Solene Sessão.

Como todos sabem, somos uma organização ativa em nossa sociedade, em todas as cidades onde existe um Capítulo da Ordem DeMolay, tenho plena convicção que meus jovens irmãos são hoje responsáveis pelas campanhas que mobilizam o maior número de cadastro de doadores de medula óssea em todo o Brasil, representando 10% de todo cadastro nacional. Somos jovens atuantes em assistência a entidades carentes, através de dezenas de projetos sociais como o Arrastão da Solidariedade, que muito nos orgulha pelas toneladas de alimentos arrecadadas.

Há mais de 30 anos a Ordem DeMolay provoca mudanças significativas em nossa sociedade. Vários jovens que se ajoelharam perante nosso mesmo altar e fizeram o mesmo juramente são hoje homens que atuam em grandes empresas, cargos políticos em esferas municipais, estaduais e federal e principalmente, pais e chefes de família. Esses homens de bem são embasados em princípios aprendidos pelas nossas Sete Virtudes Cardeais, respeitando os bons costumes e ensinamentos passados em nossas reuniões.

A Ordem DeMolay tem a certeza que trabalha para formar verdadeiros homens e líderes, e assim fazemos nos 104 Capítulos existentes no Estado de São Paulo. Somos hoje a maior força DeMolay do mundo, com mais de 2.500 membros ativos em nossos trabalhos, somente para o ano de 2013.

O Grande Capítulo do Estado de São Paulo trabalha para deixar a Ordem DeMolay cada vez mais forte de modo que mais jovens possam entrar para nossas fileiras. Trabalhamos para garantir o sucesso desses novos homens e provar que nossos jovens já são o melhor futuro há tanto tempo esperado.

Lembrem-se sempre, uns nascem grandes, outros realizam grandezas, mas a Ordem DeMolay tem um impulso de grandeza a conduzi-los.

Guardem bem os rostos desses jovens DeMolays que se fazem presentes aqui nesta noite, pois dentro de alguns anos eles poderão estar dividindo este plenário com outros deputados. Como diria nosso lema: “Para ser útil à sociedade não é preciso ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é preciso ser útil à sociedade”.

Boa noite, e vida longa à Ordem DeMolay Paulista. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento teremos uma homenagem da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo ao Sr. Eduardo Odoni Bonini, cujo currículo passarei a ler.

Casado com a Dra. Bernadete de Carvalho Bonini, tem dois filhos, Eduardo Odoni Bonini Júnior, Mestre Maçom e DeMolay, e Frederico de Carvalho Bonini, DeMolay.

Bacharel em Ciências Contábeis, concluiu o seu curso em dezembro de 1983 na Faculdades Integradas de Marília, nessa cidade no Estado de São Paulo.

Iniciado Maçom na A.R.L.S e Bem Dr. João Carlos Ferraro, nº 2011, em 15 de setembro de 1985. Elevado ao Grau de Companheiro em 24 de junho de 1986, e exaltado ao Grau de Mestre em 07 de abril de 1987. Atualmente cursa o Grau 29. Exerceu diversos cargos em Loja Simbólica, entre eles, por diversas vezes, o de Tesoureiro e Secretário. Foi agraciado com a Comenda Gonçalves Ledo em 29 de maio de 1999, pelo Grande Oriente de São Paulo - GOSP. Foi membro fundador dos Capítulos DeMolay Responsabilidade e Saber, da cidade de Itápolis, São Paulo; e Arquitetos do Amanhã, na cidade de Matão, Estado de São Paulo.

Ocupou postos no Conselho Consultivo do Capítulo Responsabilidade e Saber desde sua fundação, sendo presidente nos anos de 2003 e 2004. Recebeu, em 29 de abril de 2006, por seus notáveis e meritórios serviços desempenhados em benefício da Ordem DeMolay no Brasil, a honraria Cruz de Honra DeMolay.

Ocupou o posto de 3º Preceptor e Membro Efetivo do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil de julho de 2005 a julho de 2008, sendo atualmente Membro Honorário do mesmo Supremo Conselho. Durante a gestão 2007/2008 ocupou o posto de presidente da Comissão Constituinte, sendo coordenador da equipe responsável por reestruturar os textos do Estatuto e do Regulamento Geral da instituição.

É Membro Honorário do Grande Capítulo do Estado de São Paulo desde 2008. Recebeu em 19 de abril de 2008 a Legião de Honra Honorária, considerada a mais alta condecoração da Ordem DeMolay.

É atualmente um dos Sócios-Diretores da empresa Triângulo Alimentos Ltda., uma das três maiores do país no segmento de óleos e gorduras vegetais. Foi presidente do Clube de Campo Itápolis por diversas vezes, sendo Membro Diretor da Associação Comercial de Itápolis. Membro Diretor da Apae de Itápolis, e recebeu diversos diplomas e prêmios de agradecimento, entre eles da Polícia Militar de Itápolis, Apae, Ordem DeMolay e do Clube de Campo de Itápolis. Eduardo Odoni Bonini, mais do que justificada a elevada honraria que neste ato recebe.

Solicito a nossa assessoria, ao nosso querido deputado estadual Bruno Covas, é o Sr. Clóvis Messias que nos auxilia na entrega desta homenagem da Ordem DeMolay ao Sr. Eduardo Odoni Bonini. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Presidência concede a palavra ao Sr. Eduardo Odoni Bonini, nosso homenageado.

 

O SR. EDUARDO ODONI BONINI - Pois é, para mim é um pouquinho difícil porque fui pego de surpresa. Mas em primeiro lugar em nome do nosso nobre deputado Fernando Capez, deputado Bruno Covas, cumprimento todas as autoridades presentes. Meus amados sobrinhos DeMolay, meus irmãos maçons e convidados.

Quero agradecer a Deus por estar aqui neste momento, é muito importante pra mim, foi uma luta realmente fantástica, estou todos esses anos participando com os jovens DeMolay.

Também dividir esta homenagem, ela pertence também aos meus sobrinhos, à minha família e aos meus queridos irmãos hoje da Loja Comendador Romeu Bonini, em Itápolis. Isso foi muito importante, agradece a todos vocês. Espero que as autoridades maçônicas olhem para a Ordem, que cuidem bem dessas crianças que são o futuro do nosso Brasil.

Eu só tenho que agradecer a tudo aquilo que juntos construímos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento esta Presidência passará à entrega de um Diploma de Honra ao Mérito com o logo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ao Sr. Eduardo Alexander Alonso Misieluk, Grande Mestre do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay.

Eduardo Alexander Alonso Misieluk, nascido em 19 de fevereiro de 1981, filho de André Misieluk e Maura Alonso Misieluk, Analista de Sistemas, especialistas em Administração para graduados pela Fundação Getúlio Vargas.

Iniciado na Ordem DeMolay em 09 de maio de 1998 no Capítulo Santos da Ordem DeMolay, onde como liderança juvenil ocupou os principais cargos em nível Capitular, regional e estadual, recebendo a Honraria Chevalier em abril de 2002.

Iniciado na Maçonaria em 19 de fevereiro de 2008 na Loja Maçônica Ruy Barbosa Oriente de Santos, onde participa da administração da oficina. Atualmente atua como Grande Mestre do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, eleito e empossado desde 21 de abril de 2012.

Eduardo Misieluk, não é a Assembleia que te homenageia, nem a Ordem DeMolay, é você que nos homenageia com o seu alto prestígio neste momento recebendo este Diploma de Honra ao Mérito peço ao deputado Bruno Covas, ao Sr. Clóvis Messias e aos demais integrantes da Mesa que me auxiliam nesse mister. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Honra ao Mérito. A Assembleia Legislativa em Sessão Solene presta homenagem ao Grande Mestre do Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem DeMolay, Eduardo Alexander Alonso Misieluk, pelo excelente trabalho realizado em prol dos jovens, cujos princípios ensinados são: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. A Ordem DeMolay é considerada pela ONU uma Organização Não Governamental de fundamental importância porque trabalha alicerçada na máxima de que educando os jovens estaremos nos eximindo da tarefa de castigar o adulto.

Com a palavra o Sr. Eduardo Alexander Alonso Misieluk.

 

O SR. EDUARDO ALEXANDER ALONSO MISIELUK - Nobre deputado Fernando Capez, que preside essa solene e tão importante homenagem à Ordem DeMolay Paulista; ilustre secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo, meu querido irmão Bruno Covas; digno irmão Maurício Zambotto, Mestre Conselheiro do Estado de São Paulo, líder estadual de toda a juventude DeMolay paulista; irmão e amigo Alexandre Rizzi, Grande Mestre do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil; eminente irmão, amigo e companheiro Clóvis Messias, responsável pela organização desse evento maravilhoso realizado na noite de hoje; exma. vice-prefeita de Barretos, Sra. Luciana Costa; irmão Odair Girardi, secretário de Paramaçônicas da Grande Loja Maçônica do estado de São Paulo; irmão Rodrigo Varotti, representante do Grande Oriente Paulista; demais autoridades civis presentes, senhoras e senhores convidados, queridos e estimados Irmãos DeMolay, caros telespectadores, boa noite a todos.

Sinto-me muito feliz e honrado em estar aqui hoje cumprindo com um, já assim considerado, dever da Ordem DeMolay Paulista. Esta é a sexta vez que comparecemos aqui, na Casa do povo do estado de São Paulo para comemorar o Dia DeMolay e aproveitar a oportunidade para agradecer e homenagear aqueles que nos ajudam continuamente a construir esta história de sucesso para com nossa juventude. Como Grande Mestre do Grande Capítulo do estado de São Paulo, responsável por administrar a Ordem DeMolay aqui no estado de São Paulo, sinto-me emocionado ao conduzir em mais uma gestão o legado deixado por tantos homens de bem que até hoje conduziram nosso Grande Capítulo.

Por conta do esforço de tantos DeMolays e Maçons, podemos hoje dizer que somos a maior Organização DeMolay do Mundo. Contamos com mais de 2.500 DeMolays regulares e ativos no estado de São Paulo, apoiados por mais de 700 membros de Conselhos Consultivos, formados por Maçons em mais de 100 Capítulos DeMolay estabelecidos em 90 municípios de nosso Estado.

Neste ano, em especial, temos um motivo a mais para celebrar, são 30 anos da Ordem DeMolay no Estado de São Paulo. Esta história de sucesso deve ser creditada a cada um daqueles que passaram por nossa organização dedicando tempo, amor e, acima de tudo, trabalho por esta causa, a causa DeMolay. E é sobre esta causa que hoje quero falar para todo o estado de São Paulo.

A Ordem DeMolay recebe em seus Capítulos jovens de 12 a 21 anos. Trabalhamos firmemente sob as virtudes do amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Acreditamos que em conjunto com as escolas, com a religião e com o poder civil, completamos um ciclo de aprendizado para os jovens que possuam uma genuína vontade de tornarem-se líderes, melhores cidadãos e, acima de tudo, homens de bem no futuro.

São muitas realizações a cada ano que passa. Realizações alcançadas pelas mãos deste exército de jovens em todo o nosso Estado. São centenas de campanhas beneficentes em todas as cidades que atuamos. Toneladas em arrecadações e doações, diversas entidades apoiadas e muitas vidas influenciadas por esses ideais. Projetos como a Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea em conjunto com o Hospital de Câncer de Barretos, que ultrapassou a marca de 120 mil cadastros; a Corrente Solidária em favor da reforma e ampliação do Gpaci - Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, hospital referência nacional em oncologia infantil localizado em Sorocaba; e o Arrastão da Solidariedade, que em todo Estado atingiu mais de 60 toneladas de alimentos arrecadados em um único dia para diversas entidades, são exemplos concretos da Ordem DeMolay trabalhando e fazendo a diferença em todos os cantos do estado de São Paulo.

Em nome deste trabalho, destes ideais, que continuamos adiante, sempre em frente, buscando dar a mais e mais jovens a oportunidade de experimentar, se dedicar e viver a Ordem DeMolay. Podemos hoje ter a grata sensação de ter influenciado a vida de mais de 15 mil homens que hoje estão espalhados em todos os cantos do nosso Estado como profissionais da saúde, das ciências humanas, das ciências exatas, na política e em todos os campos da sociedade. Acima de tudo, são homens de bem e bons pais de família. Neste último ano, por força de projetos como o Avança São Paulo, conseguimos expandir em mais de 15% o número de jovens DeMolays ativos em nosso Estado. Nosso trabalho é e continuará sempre sendo o de formar de maneira consistente, responsável e adequada melhores líderes para o futuro.

Já tendo sido um dia um jovem DeMolay, considero-me um privilegiado em poder ter participado e crescido em meio a nossa Ordem. A vontade de proporcionar a outros jovens as boas experiências e fundamentais aprendizados que tive, sempre me moveram e devem ser fonte contínua de nosso trabalho. Foram para mim até aqui 15 anos de dedicação à Ordem DeMolay. Fiz muitos amigos e com certeza laços indissolúveis e aprendizados profundos para o resto da minha vida. Entre as pessoas que muito influenciaram minha trajetória, tenho a enorme alegria de poder destacar hoje uma delas. Alguém que muito colaborou por muitos anos seguidos com a Ordem DeMolay Paulista, o irmão Eduardo Odoni Bonini. Empresário de sucesso, exímio pai de família, maçom dedicado que a todos encanta e motiva por sua dedicação e amor à Ordem DeMolay na cidade de Itápolis, especialmente no estado de São Paulo, onde sua presença, sábias palavras e ações contundentes o tornaram um baluarte de nossa Ordem e exemplo a ser seguido por todos os maçons e DeMolays.

Com todo este trabalho, estas conquistas e com a responsabilidade de continuar guiando o trabalho destes milhares de jovens em tantos Capítulos DeMolay no Estado, precisamos do apoio incondicional e direto da Maçonaria Universal presente em mais de 1.100 lojas no Estado de São Paulo. Por meio do trabalho conjunto com nossos irmãos Maçons é que conseguiremos fundar mais Capítulos DeMolay, ter mais maçons trabalhando nos Conselhos Consultivos e assim oferecer mais espaço para que outros jovens conheçam e façam parte da Ordem DeMolay.

Hoje aqui, em meio a esta Casa da Democracia, de atuação dos líderes da nossa sociedade paulista, de participação do povo do querido estado de São Paulo, coloco mais uma vez a Ordem DeMolay a serviço da nossa sociedade. Oferecemos nosso trabalho em prol de todos aqueles que confiam no bem, nas atitudes corretas, no modelo justo e perfeito de se construir um lugar melhor para todos os homens.

Agradeço novamente ao nobre deputado Fernando Capez pela oportunidade e pela homenagem. Saiba que você já é para nós um apoio fundamental e continuaremos contando com você sempre que puder estar conosco em nossos trabalhos. Aproveito para convidar o deputado e os demais representantes desta Casa para se fazerem presentes no XXXIII Congresso Estadual DeMolay, que será realizado em São Vicente, sede do primeiro Capítulo DeMolay do nosso Estado, no dia 20 de abril. Teremos o prazer em recebê-los tão bem quanto fazem aqui conosco para celebrarmos juntos os 30 anos da Ordem DeMolay no Estado de São Paulo.

Meus irmãos, por uma feliz coincidência do destino, o nobre deputado Fernando Capez é o aniversariante do dia. Em nome da Ordem DeMolay Paulista, quero desejar os nossos sinceros votos de felicidade e convoco a todos os DeMolay no plenário que fiquem de pé e unam-se a mim por uma salva de palmas em DeMolay. (Palmas.)

Por último, e como já demonstrado em nosso vídeo institucional, convoco a todos para refletirem sobre a importância da Ordem DeMolay na vida daqueles que, como eu, dedicam tanto tempo e amor para nossa Ordem. Este sentimento foi brilhantemente definido nas palavras de fundador Frank Sherman Land, que demonstrou toda sua inteligência e humildade ao reforçar que tudo de material que possamos adquirir e ou construir perde sua importância se comparado ao bem que faremos a humanidade ao educar e trabalhar corretamente a formação de nossos jovens. Esse o grande objetivo da Ordem DeMolay.

Muito obrigado a todos e vida longa à Ordem DeMolay Paulista. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns e muito obrigado.

 

O SR. EDUARDO ALEXANDER ALONSO MISIELUK - Deputado, peço a palavra aqui novamente para entregar, em nome da Ordem DeMolay Paulista, um singelo mimo, parabenizando-o pelo seu aniversário. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência passa a palavra ao exmo. Sr. Secretário Estadual do Meio Ambiente Bruno Covas.

 

O SR. BRUNO COVAS - Fabricante de lápis tomou o lápis que acabara de fazer e pouco antes de colocá-lo dentro da caixa disse ao lápis: há cinco coisas que você precisa saber antes que eu te mande para o mundo. Lembre-se sempre desses conselhos e você se tornará o melhor lápis que você pode ser. Um: você será capaz de fazer grandes coisas, mas só se você permitir ser conduzido pela mão de alguém. Dois: você enfrentará dolorosas experiências ao longo do tempo, mas você vai precisar delas para se tornar um lápis melhor. Três: você será capaz de corrigir eventuais erros que você pode cometer. Quatro: a parte mais importante de você sempre será o que você tem dentro. E cinco: em cada superfície que você estiver trabalhando, você deve deixar a sua marca, não importa qual seja a circunstância, você deve continuar a escrever. O lápis compreendeu, prometendo lembrar-se dos valorosos conselhos e foi para a sua caixa com um propósito. Cabe agora, a cada um de nós abrirmos essa caixa e utilizarmos esse lápis para escrevermos a história das nossas vidas.

Senhoras e senhores, amigas e amigos, irmãos e cunhadas, queridos sobrinhos, nobre deputado Fernando Capez que preside esta Sessão.

Em nosso estado Bandeirante, a Ordem DeMolay alcançou o reconhecimento público pelo trabalho realizado na formação do caráter do jovem. Uma instituição de educação complementar, baseada no aprimoramento das virtudes morais e sociais, traz em seus membros um diferencial humanístico, e oferece à comunidade onde ela está inserida jovens comprometidos em fazer o bem e serem melhores cidadãos.

Entendo ser esta a fórmula fundamental para a construção de uma sociedade organizada, democrática e solidária. Por isso, mais uma vez, orgulho-me em participar desta Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Ordem DeMolay.

Como secretário de Estado do Meio Ambiente, tenho contado com o apoio da Ordem em vários projetos de sustentabilidade, como a substituição do uso de sacolas plásticas em supermercados, coletas de óleo de cozinha, plantio de mudas, entre outros. Reitero o meu desejo e minha vontade de ampliar cada vez mais o diálogo com cada um de vocês para que juntos possamos a continuar contribuir com a qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

Mais uma vez rendo minhas homenagens à Ordem DeMolay, que transforma palavras em ações e resultados. A mundialmente conhecida Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea, coordenada em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, e a arrecadação maciça de alimentos não perecíveis em todo estado de São Paulo, através do Projeto Arrastão da Solidariedade, são apenas alguns exemplos da força da Ordem DeMolay, que não se contenta em realizar o seu trabalho apenas das Salas Capitulares.

Necessitamos de mais atitudes proativas emanadas do povo, precisamos de uma sociedade participativa, preocupada com o próximo. Precisamos de uma juventude que não se esmoreça diante das adversidades, que não desista aos obstáculos enfrentados à frente, que não se envergue aos gélidos ventos da traição aos princípios republicanos oriundos daqueles que deveriam defendê-los.

Precisamos de uma juventude que seja guiada por bons exemplos, que faça grandes coisas, que se torne cada dia melhor, que tenha princípios, que deixe a sua marca. Como poderemos escrever uma sociedade nesses moldes? Usando aquele lápis. Ou mais fácil ainda, aprendendo com a Ordem DeMolay. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de agradecer as autoridades e funcionários desta Casa, quer desejar a todos esses jovens que integram essa maravilhosa força, que é a Ordem DeMolay, para que nunca desistam de perseguir os seus sonhos. Que transformem os sonhos em projetos concretos, fixem uma meta, uma estratégia, com perseverança ponham-se a executar esses projetos. Jamais coloquem o medo como freio inibitório de suas pretensões, jamais desistam. Na vida só não vence aquele que desiste, o que insiste sempre vence, até mesmo na vaga do que desistiu.

Considerada a maior personalidade do século XX, Winston Churchill ficou perenizado por sua célebre frase: “O pessimista vê em cada oportunidade uma nova dificuldade. Mas o otimista vê em cada dificuldade apenas mais uma oportunidade”. Quando o obstáculo surge à nossa frente pode ser que ao invés de nos prejudicar ele esteja lá para nos auxiliar, fazendo com que nós o superemos e de lá saiamos mais sábios, mais fortalecidos.

O prisioneiro encontrava-se no calabouço de um castelo atado aos grilhões, acorrentado à parede sem qualquer esperança de obter a sua liberdade. Até que um dia o ditador chegou e lhe propôs um julgamento dizendo: em uma das minhas mãos manterei um bilhete contendo a palavra culpado, na outra mão um bilhete com a palavra inocente. Se escolher a mão com a palavra inocente estará livre, se pegar a mão com a palavra culpado será executado. Triste a sina deste prisioneiro, sabem por quê? Porque ele sabia que nas duas mãos só havia a palavra culpado, o ditador não iria lhe dar nenhuma chance. Mão direita, culpado, mão esquerda, culpado. Morreria de qualquer forma.

Na vida há momentos em que nós nos deparamos com encruzilhadas como esta, nas quais parece não haver qualquer saída. Se mantivermos a calma, a esperança e a fé e não perdemos a racionalidade, sempre encontraremos uma saída, sempre há uma saída. A diversidade pode ser transformada em vantagem e assim o prisioneiro fez.

O prisioneiro escolheu uma das mãos e pegou o bilhete, tinha culpado na mão esquerda e na mão direita, só podia ter pego culpado. Pegou o bilhete, só que, ao invés de abri-lo, dobrou e o engoliu, para espanto do ditador que lhe indagou: como saberei o bilhete que você pegou se você acaba de engoli-lo? Ao que ele respondeu: basta que o senhor veja o bilhete na outra mão, se lá estiver escrito culpado eu só posso ter pego o bilhete com a palavra inocente, a não ser que o senhor estivesse trapaceando e colocado culpado nas duas mãos. Assim agindo, foi libertado ainda naquela noite.

Percebam que, ao surgir a dificuldade com as duas palavras culpado, ao invés de ter 100% de chance de morte, ele transformou aquilo em uma vantagem. E agora não tenho só 50% de chance de viver, eu tenho 100%, porque eu usei a diversidade a meu favor.

Ordem DeMolay, arroste os perigos, siga alicerçados nesses princípios básicos e contribua para o desenvolvimento do nosso país para que tenhamos talvez uma sociedade mais justa e mais calcada no princípio da ética.

Esta Presidência agradece a todas as autoridades, em especial a vice-prefeita de Barretos, Luciana Costa; ao exmo. desembargador Marrey Uint; e ao nosso querido secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, autor do projeto de lei que cria o Dia Estadual da Ordem DeMolay, amigo da Ordem DeMolay, que nos engalana e enobrece esta função e esta Casa com sua presença tão importante e tão leal à Ordem DeMolay. Quero cumprimentar o Sr. Alexandre Rizzi, Sr. Maurício Zambotto, Sr. Eduardo Misieluk, nosso comandante Clóvis Messias, cumprimentar todos os funcionários da Casa, a excelência do Cerimonial, nossos assessores, em especial a Delmindia Costa, todos que colaboraram para o êxito desta solenidade.

Esta Presidência convida todos para uma confraternização pelo aniversário da Ordem DeMolay que, como eu, completa 30 anos nesta data. Só que eu 30 anos de função pública. Antes de encerrar a sessão, quero me desculpar com todos em razão desta data, 22 de março, ser o meu aniversário, eu tenho que infelizmente deixar tão logo o encerramento da sessão a Assembleia. Porque tem um bolinho com uma velinha, minhas filhas dormem cedo e elas querem, estão me esperando para comemorar o meu aniversário. Peço obséquio para deixá-los na companhia do nosso deputado Bruno Covas.

Agradeço a todos, uma boa noite. Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 30 minutos.

 

* * *