1

 

29 DE MARÇO DE 2004

7ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA ESTADUAL DO YÔGA”

 

Presidência: EDSON APARECIDO

 

Secretário: LUIZ GONZAGA VIEIRA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 29/03/2004 - Sessão 7ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: EDSON APARECIDO

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA ESTADUAL DO YÔGA"

001 - EDSON APARECIDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada  pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia Estadual do Yôga". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, lembra que o Dia do Yôga é 18 de fevereiro, e que faz parte do calendário oficial do Estado. Fala sobre as tratativas para regulamentar a profissão de instrutor de Yôga.

 

003 - ROSANA ORTEGA

Presidente do Sindicato Nacional de Yôga, fala sobre a regularização da profissão. Refere-se à Semana Internacional do Yôga, organizada pelo Sindicato Nacional, que vai do dia 26 ao dia 31 de março.

 

004 - Presidente EDSON APARECIDO

Conduz entrega de homenagem à Sra. Rosana Ortega.

 

005 - CARLOS CARDOSO

Presidente da Federação de Yôga do Estado da Bahia, fala do resgate da prática do Yôga. Convida a todos para entoarem um mantra.

 

006 - Presidente EDSON APARECIDO

Conduz a entrega de homenagem ao Sr. Carlos Cardoso.

 

007 - NINA DE HOLANDA

Presidente da Federação de Yôga do Estado de São Paulo, agradece a iniciativa da homenagem.

 

008 - Presidente EDSON APARECIDO

Conduz a entrega de homenagem às Sras. Nina de Holanda e Alana Resende.

 

009 - MESTRE DEROSE

Expressa sua satisfação com o fato de que o Yôga não é mais hoje visto com preconceito. Fala de sua luta pela regulamentação da prática da fundação da Universidade do Yôga. Agradece a homenagem.

 

010 - EDMUR MESQUITA

Ex-Deputado Estadual, representante da Secretária de Cultura do Estado de São Paulo, destaca a importância do Dia Estadual do Yôga e de seu papel na formação humana.

 

011 - Presidente EDSON APARECIDO

Conduz entrega de homenagem ao Sr. Edmur Mesquita. Fala sobre o papel do Yôga de melhorar a qualidade de vida. Manifesta esperança que essa prática se dissemine. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Luiz Gonzaga Vieira para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - LUIZ GONZAGA VIEIRA - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Srs. Deputados, senhoras e senhores, temos a honra de nomear as autoridades presentes: Mestre DeRose, Presidente da Confederação Nacional de Yôga; Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; Sr. Edmur Mesquita, Secretário Adjunto da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo; Sra. Halana Resende, Assessora da Secretaria Estadual da Cultura; Sr. Joris Marengo, Presidente da Federação de Yôga de Santa Catarina; Mestre Carlos Cardoso, Presidente da Federação de Yôga do Estado da Bahia; Sra. Julieta Chuairy, Presidente da Associação de Yôga do Brasil; Sr. Giancarlo Piazzeta, Presidente da Associação dos Profissionais de Yôga de Cuiabá, Mato Grosso; Sr. André Mafra, Presidente da Associação dos Profissionais de Yôga da Água Espraiada, São Paulo; Sra. Renata Sena, Presidente da Federação Francesa de Yôga Antigo; Sr. Luiz Lopes, Presidente da Federação de Yôga de Portugal; Sr. Edgardo Caramelo, Presidente da Federação de Yôga da Argentina; Sr. Roberto Locatelli, Presidente da Associação dos Profissionais de Yôga de São Paulo; Sra. Dora Santos, Presidente da Associação dos Profissionais de Yôga de São Bernardo do Campo; Sra. Gisele Maria Xavier Setti, Presidente da Associação dos Profissionais de Yôga de Higienópolis; Sr. Marcos Taccolini, Presidente da Associação dos Profissionais de Yôga de Vila Mariana; Sra. Nina de Holanda, Presidente da Federação de Yôga do Estado de São Paulo; Sra. Rosana Ortega, Presidente do Sindicato Nacional dos Profissionais de Yôga e Sra. Neide Silva Nunes, instrutora.

Srs. Deputados, Senhoras e Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, nobre Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual do Yôga.

Convido todos os presentes, para de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro, Tenente Músico, PM, Sérgio Rodrigues.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, corporação que tem prestado um enorme serviço à segurança pública do nosso Estado. Agradecemos de coração a todos vocês que prestam um trabalho importantíssimo para todos os paulistas. (Palmas.)

Dando continuidade aos nossos trabalhos e ao nosso evento, Mestre DeRose, vou tentar quebrar ao máximo possível o protocolo. Concedo a palavra ao amigo, companheiro do Yôga, Deputado federal, Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Nobre Deputado Edson Aparecido, presidindo esta sessão solene, Mestre DeRose, Deputado Edmur Mesquita, Nina, Rosana, demais presentes das federações que aqui se encontram; representantes da Argentina, França e Portugal, que muito nos honram com suas presenças na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, comemoramos nesta sessão solene o Dia do Yôga, por proposta do nobre Deputado Edson Aparecido. No calendário, é 18 de fevereiro, mas houve uma adaptação para a Semana do Yôga, que está se realizando, para que pudéssemos ter essa comemoração. Tenho certeza de que aqui em São Paulo, o fato de fazer parte do calendário oficial, por proposta do nobre Deputado Edson Aparecido, sem dúvida nenhuma, é um momento alvissareiro, e queria juntamente com todos vocês, o aplauso ao nobre Deputado Edson Aparecido, por ter feito esta deferência ao Yôga, o que é extremamente importante. (Palmas.)

Certa vez fui procurado em Brasília por duas malucas, a Nina e a Rosana, que corriam de gabinete em gabinete, corredores em corredores, querendo saber como é possível encontrar uma alternativa, uma saída para uma objeção que havia na Comissão do Trabalho para reconhecer a profissão da Yôga. Na Comissão do Trabalho havia um verbete que proibia a regulamentação. E as duas não aceitavam; não concordavam. E elas queriam encontrar uma saída e uma alternativa. Depois, juntamente com os companheiros das federações de outros estados, conseguimos fazer aquilo que praticamente era impossível e aprovar na Comissão do Trabalho, na Câmara dos Deputados, a regulamentação da profissão.

Hoje, lamentavelmente, temos alguns entraves parados no Senado, mas já falei para a Rosana e para a Nina que temos facilidade de caminhar, agora, até porque o autor do projeto é um dos ministros do Governo e seria possível acelerarmos esse andamento. Agora temos a oportunidade de dar esse trabalho como concluído a partir de uma conclusão daquela luta que tivemos num determinado momento. E, sem dúvida nenhuma, essa luta toda foi possível porque tivemos a nos incentivar, a nos encaminhar, a nos empurrar para essa caminhada toda nosso querido Mestre De Rose. Parabéns, Mestre DeRose pela sua luta, pelo seu empenho, para que pudéssemos ter esse trabalho. (Palmas.)

E eu que não conhecia a prática da Yôga acabei nesse meio tempo percebendo uma coisa extremamente importante: acaba ajudando o caráter, a determinação, a vontade de formação das pessoas. Não encontramos entre os praticantes do Yôga nenhuma pessoa que possa efetivamente ter qualquer coisa que tolha a sua avaliação, que manche a sua reputação.

Portanto, Yôga acaba sendo algo que dentro da alma nos purifica e nos permite efetivamente sermos cidadãos de bem, cidadãos em busca de um ideal e, acima de tudo, de representarmos entre todos nós aquilo que mais falta neste mundo que é amor e solidariedade. É uma grande alegria estar presente aqui hoje e quero dar um abraço em uma pessoa especial, que é o Mestre DeRose, e cumprimentar todos os praticantes de Yôga. Parabéns a vocês. Felicidades, Deputado Edson Aparecido. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Esta Presidência concede a palavra à Profa. Rosana Ortega, presidente do Sindicato Nacional de Yôga.

 

A SRA. ROSANA ORTEGA - Boa-noite. É um prazer enorme estar aqui. Aproveito a oportunidade para agradecer as palavras do Deputado Arnaldo. Hoje ele me deixou muito feliz ao me cumprimentar, dizendo que parou de fumar há seis meses e que quer fazer Yôga. (Palmas.) Isso mostra que o Yôga não tem idade, não tem tempo. Sempre é o momento para se fazer Yôga, sempre é o momento para sentir-se apaixonado por essa filosofia maravilhosa.

Gostaria também de agradecer à Profa. Nina de Holanda, que coordenou esse processo para conseguir o Dia do Yôga no dia 18 de fevereiro, que é o aniversário do nosso Mestre. E também a todos que sempre apóiam as nossas ações em Brasília. Hoje em dia, como disse o Deputado, estamos no processo da regulamentação no Senado. O Sindicato Nacional, que represento, está batalhando, trabalhando muito para que consigamos sair desse entrave em que nos encontramos no momento e para isso contamos com o apoio de vocês.

A Semana Internacional do Yôga, organizada pelo Sindicato Nacional, vai do dia 26 ao dia 31 de março. Coincidentemente, hoje estamos comemorando o Dia do Yôga. Foi uma combinação com a Federação de Yôga da Cidade de São Paulo para unirmos essas forças. O Sindicato organizou a Semana do Yôga, a Nina organizou o Dia do Yôga e assim fazemos muita festa. Nesta semana terminamos essa festa no dia 31 com o lançamento do livro do Mestre DeRose, “Eu me lembro”, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos. Vai ser mais um grande ato para finalizar essa Semana do Yôga, esse momento bonito do Yôga. Então agradeço a todos.e boa-noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Convido a Sra. Neide Silva Nunes para fazer a entrega de flores para a Professora Rosana Ortega.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Gostaria, neste momento, de conceder a palavra ao Mestre Carlos Cardoso, presidente da Federação de Yôga do Estado da Bahia. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS CARDOSO - Muito boa noite, senhoras e senhores, autoridades aqui presentes, caros e queridos colegas, este é um dia muito especial porque restaura a integridade, a honra, o respeito por um profissional que trabalha há muitos e muitos anos. Estamos falando não do profissional que trabalha ou trabalhou neste século, mas de um tipo de profissão que existe há mais de cinco mil anos.

Hoje, ao resgatar o Dia do Yôga para a Cidade de São Paulo e concomitantemente para as várias capitais e futuramente para toda a Nação estamos, na verdade, resgatando um patrimônio milenar, estamos resgatando a integridade de um primeiro mestre que viveu há mais de cinco mil anos atrás denominado Shiva.

Eu gostaria, com a licença da Mesa, de oferecer e pedir a todos que vocalizássemos um mantra, se isso não significar uma grande quebra de protocolo.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - De forma alguma.

 

O SR. CARLOS CARDOSO - Então, por favor.

 

* * *

 

- É vocalizado o mantra.

 

* * *

 

O SR. CARLOS CARDOSO - Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Gostaríamos também de homenagear o Mestre Carlos Cardoso com a entrega de flores.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Gostaria agora de conceder a palavra à Professora Nina de Holanda, Presidente da Federação de Yôga do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

A SRA. NINA DE HOLANDA - Boa-noite, gente querida, gente que faz acontecer. Com todo o meu carinho eu me reporto ao Deputado Edson Aparecido, ao Mestre DeRose, ao Dr. Edmur, aos presidentes das Federações que estão aqui, uns do Brasil, outros de fora, a todos os diretores, a todos os alunos, a todos os instrutores, a todos os pais, a todos aqueles que vieram prestigiar este momento. É com muita gratidão que me reporto a vocês em nome da Federação de Yôga do Estado de São Paulo. Não fossem vocês, isso não estaria acontecendo.

Quero também agradecer especialmente a Alana, uma pessoa muito querida, que deu rumo a tudo isso. Não fosse ela, não teríamos vencido o projeto do Dia do Yôga. Também quero agradecer aos nossos patrocinadores: a UOL, os sucos sempre presentes nos nossos eventos e a Perdigão, com a linha vegetariana. Muito obrigada a todos vocês. Muito obrigada, Deputado Edson Aparecido, pela instituição do Dia do Yôga, isso é muito importante para nós. Isso é um marco histórico. Vossa Excelência talvez nem tenha noção do que fez, mas é muito poderoso. Ficou registrado na nossa memória, no nosso coração, no universo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Quero pedir à Neide que faça a entrega das flores à Nina e que a Nina faça a entrega das flores à Alana Resende, Assessora da Secretaria de Cultura, que tanto ajudou na construção desse evento.

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

A SRA. ALANA RESENDE - Faço questão de agradecer ao nobre Deputado Edson Aparecido, que de pronto atendeu o nosso pedido instituindo o Dia do Yôga, ao Edmur Mesquita, que também nos ajuda em todo o momento, ao Mestre, especialmente, por todo o ensinamento transmitido e ao meu instrutor, Flávio. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Antes de anunciar a palavra mais importante deste ato, Mestre DeRose, gostaria de dizer-lhe que talvez o Parlamento seja o local onde se constrói o verdadeiro equilíbrio da democracia. Portanto, nada mais justo realizarmos este evento que concebe o equilíbrio do corpo e do espírito na Casa que melhor representa a população do nosso Estado, que é a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Para nós, é uma imensa honra receber o senhor, todos os praticantes de Yôga e as representações internacionais que nos acompanham.

Gostaria, neste momento, em nome da população de São Paulo, dos Deputados de São Paulo que aprovaram por unanimidade a instituição do dia 18 de fevereiro como o Dia Estadual de Yôga, dar a palavra ao nosso querido Mestre DeRose.

 

O SR. DEROSE - Fico muito feliz, satisfeito e orgulhoso pelo fato que o Yôga hoje não ser mais interpretado sob os preconceitos e os estigmas que pesaram muito em nossos ombros no passado. Como vocês sabem, estou nesta luta no magistério do Yôga desde 1960. Durante estes 44 anos foram as mais diversas fases, algumas até engraçadas e outras, trágicas. Mas, enfim, sobrevivemos, evoluímos e conseguimos, primeiro, criar o espírito de profissionalismo daqueles que resolvem dedicar a sua vida a esta filosofia, a este ideal e, depois, criar as muitas Federações que temos no Brasil e até no exterior que nasceram a partir deste movimento ao criar a Universidade de Yôga, a Confederação Nacional, o sindicato, enfim, todas essas outras instituições.

Todos estávamos realizando um trabalho. Quando digo “nós” não me refiro ao trabalho de uma pessoa ou de um pequeno grupo. Somos todos nós que aqui estamos. Mesmo estando em casa, estamos participando deste trabalho. Hoje, somos 50 mil alunos, 50 mil pessoas praticando “swásthiya yôga” na Universidade de Yôga. É um número respeitável, é um número que tem peso. No Brasil todo, temos hoje um milhão de praticantes de “swásthiya yôga”, considerando não apenas aqueles que estão inscritos na Universidade de Yôga, mas aqueles que fazem o curso à distância.

Isto mostra que quando resolvemos fazer um trabalho de equipe, quando nos unimos por um ideal, conseguimos movimentar muita coisa. Graças a isso, hoje temos o projeto da nossa regulamentação, que no ano passado também foi aprovado por unanimidade pelos Deputados Federais, seguindo para o Senado. Agora, estamos revendo porque houve mudanças na lei e estamos reestruturando para desta vez levar até o fim.

Uma das coisas mais importantes que ocorreram e das quais não há retorno foi justamente a instituição do Dia do Yôga no Estado de São Paulo. Isto é uma conquista nossa, é uma conquista de vocês todos e vai ter uma influência muito importante na história do Yôga no Brasil, o fato de termos hoje um dia que comemora e homenageia os professores e os praticantes de todas as linhas do Yôga. Quando dizemos o Dia do Yôga não estamos dizendo que é o dia do professor da nossa linha de Yôga. Não. É o dia do professor, do praticante, do adepto de qualquer tipo do Yôga no país inteiro. E, assim, o número sobe para muito além daquele milhãozinho que mencionei há pouco.

Ao termos esta instituição, podemos dizer que o Yôga está sendo levado a sério e uma coisa vai empurrando a outra, é um círculo virtuoso. No momento em que as universidades federais e as universidades católicas - as PUCs do Brasil inteiro - estão formando os instrutores do Yôga, no momento em que temos o projeto da regulamentação, no momento em que temos o Dia do Yôga no Estado de São Paulo, podemos dizer que os praticantes, os alunos e suas famílias, aqueles que os apóiam, estão levando a sério. Muitas vezes o estudante está conosco graças ao patrocínio do papai e mamãe que estão acreditando, estão apoiando este ideal, esta profissão, esta carreira que o filho escolheu. Neste momento, todo mundo leva mais a sério. Agora, já não se trata apenas de um “hobby”, não se trata apenas de um diletantismo, mas é algo que está sendo aceito e reconhecido pelas instituições, pelo Poder Público, pelo pPaís, pelo Estado.

Portanto, quero agradecer, em meu nome e em nome de todos os praticantes de ga da nossa cidade, do nosso país, da Argentina, que aqui está representada, de Portugal, da França, de todos os Estados do Brasil, aqueles que tiveram a gentileza de vir, participar e nos prestigiar com sua presença. Que levem também para os seus Eestados essa iniciativa. Que tenhamos agora o Dia do ga em cada Estado do Brasil. Inclusive, em Brasília, há um projeto para o Dia Nacional. Que tudo isso corra conforme os nossos desígnios e planos.

Deo fundo do coração, queremos registrar reconhecimento, gratidão e que jamais sejam esquecidos os nomes que nos proporcionaram esse grande privilégio, um privilégio histórico: o Deputado Edson Aparecido, o Sr. Edmur Mesquita, a Sra. Alana e todos os demais que nos ajudaram nesse projeto. Muito obrigado a todos esses que proporcionaram o Dia do ga, não ao DeRose, mas a todos os instrutores, profissionais, alunos, praticantes e suas famílias, porque agora os pais daquele instrutor jovem, que entrou na carreira, já podem levantar o nariz com mais orgulho, com mais satisfação, e dizer: “Meu filho, instrutor de ga!”

Portanto, muito obrigado a todos vocês! Vamos levar adiante os nossos ideais, aqueles ideais positivos, construtivos. Não vamos apenas ter um discurso bonito, mas poôr em prática a nossa filosofia de vida: pela saúde, pelo bem-estar e pela cultura da população. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita entrega de flores ao Mestre DeRose pela Sra. Neide Silva Nunes.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Edson Aparecido - PSDB - Gostaria de conceder a palavra ao Exmo. Sr. Edmur Mesquita, que representa a Secretária de Cultura do Estado de São Paulo, Dra. Cláudia Costin.

 

O SR. EDMUR MESQUITA - Boa-noite! Quero cumprimentar de maneira muito fraternal alguém com quem tive a enorme honra e privilégio de conviver, durante quatro anos ininterruptos nesta Casa;, alguém que fez da vida pública uma opção de vida e que por ela exerce com dignidade, respeito, destacando os valores da ética, da honra, da moral.

Certamente, o público que está presente nesta solenidade tão importante, aqueles que depositaram confiança para que ele fosse a sua voz no pParlamento paulista, podem ter absoluta certeza e convicção de que essse Deputado está honrando o seu mandato em razão dessa confiança que muitos de nós depositamos nele. Refiro-me, portanto, ao amigo e grande Deputado Edson Aparecido. Quero também destacar, com um abraço fraternal, o Deputado Arnaldo Faria de Sá, o caríssimo mestre De Rose, as caríssimas Professoras Nina de Holanda e Rosana Ortega, o instrutor Flávio Moreira e todos os presentes.

Havia um cardeal francês, chamado Cardeal Pi, que, ao dar início às suas homilias, fazia a seguinte referência: “A prudência recomenda que eu seja breve.” Só que ao iniciar as suas homilias, e ao dizer esta frase, ele falava três, quatro, cinco horas, pelo menos. Evidentemente que não quero lhe causar este infortúnio. Portanto, quero seguir à risca esta frase do Cardeal Pi, sendo breve, mas fazendo algumas observações. Duas, pelo menos, que julgo serem muito importantes neste momento que estamos vivendo aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Primeiro, pelo fato de estarmos celebrando o Dia Estadual do Yôgas, fruto de um projeto de lei, de uma iniciativa do Deputado Edson Aparecido, que acaba de ser tão bem destacado aqui pelo mestre DeRose, e por aqueles que me antecederam, que traz uma referência simbólica da mais alta importância, porque não estamos tão somente comemorando ou celebrando o Dia Estadual do Yôga daqueles que são amantes da prática do Yôga.

Estamos, nesta data, relembrando certamente toda a história milenar do simbolismo que se reveste, aquilo que também foi ressaltado aqui pelo mestre Yôga da filosofia. Estamos aqui, portanto, rememorando os antepassados, aqueles que abraçaram essa causa, porque acreditaram nela, acreditaram no sonho que acalentaram e acreditaram, sobretudo, nesta crença que é a de juntar, unir aquilo que fazemos como pessoas humanas, mas principalmente aquilo que está dentro de cada um de nós, os nossos valores mais sentidos, os nossos valores mais nobres, que devem ser revelados para todos aqueles que amamos e queremos bem.

A filosofia é uma palavra grega que quer dizer amor à sabedoria. Diante desta reflexão feita pelo mestre DeRose, ele fez uma outra relação importantíssima, quando destacou também este ideal. Portanto, além de proclamarmos o amor a esta sabedoria, porque isso é importante para a caminhada de cada um de nós, esta simbiose que deve traduzir esses sentimentos inerentes à personalidade de cada um, mas que está associado também à nossa personalidade, à formatação da nossa personalidade, e isso depende muito das nossas convicções, das esperanças que depositamos no outro, naquele que nos cerca e também na sociedade. E tudo isso vem ao encontro dessa filosofia, portanto, do amor à sabedoria, do amor àquilo que brota dentro de cada um, daquilo que brota da alma de cada um, do coração de cada um ao ideal de vida.

Aprendi, há algum tempo, que só vale a pena viver por um ideal que valha a pena morrer. O exemplo que todos estão dando aqui nesta noite é extraordinário, Mestre DeRose, porque é um público marcadamente jovem, mas não jovens do ponto de vista cronológico. Um documento importante chamado Puebla, em um dado momento da caminhada da Igreja Católica na América Latina, destacou a opção preferencial pelos pobres e pelos jovens. No capítulo referente aos jovens, esse documento destacava a seguinte referência: a juventude não é tão-somente uma etapa cronológica da vida, mas principalmente uma atitude diante da vida.

É por isso que temos aqui um público majoritariamente jovem não só do ponto de vista cronológico, mas sobretudo jovem por ter a sabedoria dentro de si, pois o Yôga é um instrumento importantíssimo para mudarmos o que julgamos ser errado ou esteja nos afastando, de alguma forma, dos caminhos que nos aproximam das nossas crenças - sejam religiosas ou filosóficas -, ou mesmo das pessoas. É por esse motivo que destaco a importância deste ato. Aqui estamos celebrando a vida, a esperança, a conquista de um futuro melhor que, com a participação de todos os senhores, iremos conseguir.

Ao finalizar, quero justificar a ausência da Secretária titular da pasta de Cultura do Estado de São Paulo, Sra. Cláudia Costin, que retornou de viagem ao exterior ontem e, por razões de saúde, não pôde comparecer, e dizer da minha honra ao representá-la na condição de Secretário-adjunto.

Ao terminar esta pequena reflexão junto aos senhores, quero mencionar dois pontos. Primeiro, do ponto de vista do papel do Estado. Sócrates tem uma frase interessante: “Ao Estado cumpre fazer aquilo que é útil e ao homem, aquilo que é belo.” Essa frase tem um caráter simbólico extraordinário. Ou seja, o nosso papel - principalmente daquele que tem essas convicções, que acredita naquilo que abraçou, que tem esse ideal, que está determinado a cultivar essa filosofia - é destacar o que é belo, não só do ponto de vista estético, mas o que é belo e está guardado no coração de cada um de nós. Às vezes, por vergonha ou por falta de espontaneidade, guardamos dentro de nós e não revelamos esses valores mais profundos que todos temos dentro dos nossos corações. O belo deve ser sempre destacado, porque é dessa maneira que vamos construindo a nossa vida.

É bem verdade que não sou a pessoa mais categorizada para falar a esse respeito, porque vou fazer 50 anos, sou um fumante inveterado e uma pessoa que quase já foi conhecer o amigo Jesus Cristo pessoalmente, pois já passei por dois enfartes. Mas quero seguir nessa linha de aprender com os senhores, com os seus ensinamentos, com a filosofia do que significa o Yôga, para criar a capacidade para resistir e parar de fumar, como fez o Deputado Arnaldo Faria de Sá.

Quero deixar aqui também a reflexão de alguém, por quem tenho uma enorme admiração, que é um dos maiores intelectuais hoje na América Latina chamado Eduardo Galeano. De forma admirável ele consegue fazer esta simbiose entre aquilo que realizamos na vida prática, diante dos obstáculos que estão à nossa frente e aquilo que ele acredita ser o mais importante no momento como esse que estamos vivendo, da escalada da violência, de um mundo que promove a pobreza tanto material, quanto espiritual, de um mundo que promove o divórcio e a distância entre as pessoas.

Eduardo Galeano escreveu o seguinte: Nós somos o que fazemos, mas somos principalmente aquilo que fazemos para mudar o que somos. Então, penso que esse texto de Eduardo Galeano traduz fielmente o espírito desta sessão, de que para mudar esta realidade que é dramática, que é difícil, é preciso que nós passemos do primeiro momento por mudanças interiores, pessoais, para que possamos mudar o mundo que nos cerca.

Portanto fica aqui esta reflexão a todos vocês, principalmente aos jovens, no mais amplo sentido da palavra. Diante da dificuldade jamais desanimem, pensem que há sempre uma esperança, pense que há sempre algo a nos movimentar, a nos mover, para que a gente possa sempre conquistar o novo, descontentes com a planície e caminhando com os olhos voltados para o planalto. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB -  Muito bem, queremos agradecer ao nobre Deputado Edmur Mesquita e também homenageá-lo com flores.

 

* * *

 

-         É feita a entrega das flores ao Sr. Edmur Mesquita.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON APARECIDO - PSDB - Estamos chegando já ao final do nosso ato, ele terá uma segunda parte, mas queria dizer, antes de tudo, dizer que a Assembléia Legislativa de São Paulo, como dissemos anteriormente, decidiu por unanimidade dos seus Deputados a instituição do dia 18 de fevereiro como o Dia Estadual do Yôga. Na realidade talvez seja a primeira vez que a Assembléia Legislativa abre as suas portas para poder comemorar a qualidade de vida, para poder comemorar o espírito da transformação, que é o que fazemos hoje com esse evento tão bonito e tão singelo.

Gostaria de dizer ao senhor e a todos os praticantes, a todos os profissionais de Yôga que vocês ganharam mais um fortíssimo adepto, eu, o Edmur, e dizer que pelo menos a parte principal já fiz que é convencer a Kátia a fazer Yôga, que está ali. Ela já está praticando.

Espero que possamos divulgar mais o nosso Estado e acho que estabelecer-se este dia como Dia Estadual do Yôga, vai permitir, inclusive, que possamos fazer um debate claro, transparente, com o poder público, seja ele no Estado, seja ele nos municípios, para que a Yôga cada vez mais ocupe o seu espaço. Acho que hoje não existe bandeira mais moderna, mais atual, do que lutarmos pela melhoria da qualidade de vida das pessoas e a prática da Yôga, sem dúvida nenhuma, representa a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Então para todos nós Deputados Estaduais daqui de São Paulo realmente foi uma honra tê-los todos conosco.

O objeto da nossa sessão está esgotado. Gostaria de agradecer a todos os presentes e convidá-los agora para uma solenidade, o coquetel que vamos oferecer no espaço Valdemar Lopes Ferraz, que é o café dos Deputados. Quero aqui agradecer em nome de todos os Deputados, ao Mestre DeRose e também a todos os profissionais e praticantes de Yôga do Estado de São Paulo. Muito obrigado. E vamos, a partir de hoje, comemorar o dia 18 de fevereiro como o Dia Estadual do Yôga.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 07 minutos.

 

* * *