http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

25 DE MARÇO DE 2013

007ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À FILARMÔNICA BACHIANA NA PESSOA DO SEU IDEALIZADOR MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS.

 

Presidente: ANDRÉ DO PRADO

 

RESUMO

001 - ANDRÉ DO PRADO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado André do Prado, na direção dos trabalhos, para homenagear a "Bachiana Filarmônica, na pessoa de seu fundador, maestro João Carlos Martins". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição do vídeo institucional "E Agora João?"

 

002 - JOÃO CARLOS CAVALCANTE

Conselheiro da Fundação Filarmônica Bachiana, discorre sobre o trabalho da Fundação na sociedade. Enaltece a figura humana e profissional do homenageado.

 

003 - CÉLIA LEÃO

Deputada estadual, saúda a todos os presentes. Enaltece a vida e obra do homenageado. Elogia a atuação do deputado André do Prado nesta Casa.

 

004 - MESTRE TADEU

Membro da bateria da Escola de Samba Vai-Vai, saúda a todos os presentes. Agradece ao maestro João Carlos Martins pelo seu trabalho em prol da música e ao deputado André do Prado pela convocação da homenagem.

 

005 - Presidente ANDRÉ DO PRADO

Anuncia a exibição de vídeo institucional com depoimentos dos alunos da comunidade de Paraisópolis.

 

006 - SÉRGIO TIEZZI

Secretário-Adjunto de Estado da Cultura, descreve a honra em participar da homenagem. Discorre sobre as atividades da Secretaria da Cultura na cena musical. Enaltece o trabalho do maestro João Carlos Martins.

 

007 - Presidente ANDRÉ DO PRADO

Anuncia homenagem, com entrega de bouquet de flores, à Sra. Carmen Valio de Araújo, esposa do homenageado e ao maestro João Carlos Martins, com entrega de placa alusiva ao evento.

 

008 - JOÃO CARLOS MARTINS

Maestro, discorre sobre a emoção em receber a homenagem. Faz citação a Villa-Lobos sobre a música no Brasil. Enaltece o trabalho do maestro Júlio Medaglia, da violonista Elisa Fukuda e do professor Enio Antunes. Discorre sobre as atividades da Filarmônica Bachiana. Homenageia a Escola de Samba Vai-Vai. Convida o Conjunto de Cordas da Comunidade de Paraisópolis a executar número musical. Saúda o time de futebol Portuguesa de Desportos.

 

009 - Presidente ANDRÉ DO PRADO

Dá conhecimento de mensagens alusivas à homenagem, encaminhadas por diversas autoridades. Discorre sobre sua relação e sobre o trabalho com o maestro João Carlos Martins. Enaltece o trabalho do homenageado e sua humildade. Lembra diversas homenagens que João Carlos Martins recebeu no Brasil e no exterior. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, muito boa noite, sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem por finalidade homenagear a Filarmônica Bachiana na pessoa do seu idealizador, maestro João Carlos Martins.

Convido para presidir esta sessão Exmo. Sr. Deputado André do Prado, proponente da sessão e líder do PR na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. (Palmas.) Maestro João Carlos Martins, idealizador da Fundação Filarmônica Bachiana; (Palmas.) Sr. Sérgio Tiezzi, secretário da Cultura, neste ato representando o governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin. (Palmas.)

Com a palavra o deputado André do Prado.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Boa noite a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Quero nomear aqui as nossas autoridades que compõe esta Mesa. Nosso homenageado da noite meu amigo, idealizador da Fundação Filarmônica Bachiana, maestro João Carlos Martins; (Palmas.) ao meu lado esquerdo aqui presente representando a Secretaria de Cultura nosso secretário adjunto de Cultura, Sergio Tiezzi; também neste ato representando o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. (Palmas.)

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa atendendo a solicitação deste deputado com a finalidade de homenagear a Filarmônica Bachiana na pessoa de seu idealizador, maestro João Carlos Martins.

Neste momento convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela seção da Banda da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente PM Emerson Pereira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Esta Presidência agradece na pessoa do Subtenente PM Emerson Pereira pela Banda, feito pra nós com grande encanto, acho que é uma honra muito grande para vocês também hoje aqui nessa Sessão Solene homenageando o maestro e vocês poderem homenagear com o toque do Hino Nacional Brasileiro. Muito obrigado. (Palmas.)

Para que todos nós possamos conhecer um pouquinho melhor da vida e história do maestro João Carlos Martins, exibiremos agora um vídeo. Vídeo esse que se intitula “E Agora João?”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - É de emocionar, não é pessoal? Agora passaremos às pessoas que irão fazer uso da palavra. Neste momento concedo a palavra ao Sr. João Carlos Cavalcante, conselheiro da Fundação Filarmônica Bachiana.

 

O SR. JOÃO CARLOS CAVALCANTE - Boa noite a todos. Falar da Fundação, creio que vocês já tiveram uma amostra, na verdade uma pequena amostra, porque ela é muito maior, e ela tem trabalhado muito para o seu engrandecimento e engrandecimento da música junto aos mais diversos setores de nossas vidas.

Falar da Fundação sem falar do João Carlos é muito difícil, muito mais difícil porque eu tenho que dividir como conselheiro, procurador e como sogro do João Carlos. Não por um acaso, ele é avô dos meus netos e eu sou avô dos netos dele. Isso nos honra muito, é uma pessoa que merece todas as homenagens e todos os reverenciamentos.

Não tem muito mais o que falar porque já é muito bem conhecida a sua história e a história da Fundação. Tenham certeza que a cada dia mais ela estará se revelando não só no Brasil, mas como em todo mundo. Boa noite, obrigado. Parabéns ao João Carlos Martins. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Antes de dar sequência ao próximo orador, também quero citar a presença de algumas pessoas que estão aqui hoje e são importantíssimas para que esse evento ocorresse e faço questão de citá-las nominalmente. Agradecer à Sra. Carmem, esposa do maestro; bem como a dona Ivete, sua sogra; Sra. Rosa Maria, tia; Sra. Carmem, que me ajudou muito na elaboração para poder fazer esta Sessão Solene, sem a ajuda da Carmem nada disso seria possível. Muito obrigado, Carmem. Cumprimentar a desembargadora Federal do Trabalho, 2ª Região de São Paulo, Dra. Sonia Franzini; cumprimentar o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Dr. Décio Daidone; cumprimentar o Dr. João Gomes, aqui representando o conselheiro do Tribunal de Contas do estado de São Paulo, Dr. Dimas Ramalho; cumprimentar o maestro Júlio Medalha; maestro Vital Vieira Curto, tesoureiro da Casa de Portugal; cumprimentar o Sr. José Benedetti, representando o Sr. Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol; o Sr. Jorge Chammas, empresário; Sr. João Carlos Cavalcante, empresário, amigo do maestro; mestre Tadeu, mestre da Bateria da Escola de Samba Vai-Vai; cumprimentar o Sr. Sergio Vital e dona Lurdes, da Lusa Portuguesa, grande Lusa do coração do maestro; cumprimentar o Sr. Luiz Antonio de Aquino, conselheiro da Bachiana; Sr. Hélio Machado; Sr. Lucas Farias, solista da Orquestra Bachiana; Sr. Chico Spinosa, carnavalesco da Vai-Vai; Sra. Niltes Aparecida Lopes de Souza, secretária da Vai-Vai, que trouxe aqui para abrilhantar ainda mais o nosso evento a Velha Guarda da Vai-Vai, Ala da Baiana, os Compositores. Muito obrigado pela presença de todos vocês, que vieram engrandecer ainda mais o nosso evento. (Palmas.)

Cumprimentar também o Sr. João Carlos Cavalcante, conselheiro da Fundação Bachiana; cumprimentar aqui prefeitos amigos presentes, começando pela prefeita de Mombuca, minha amiga Maria Ruth Bellanga de Oliveira; o prefeito de Iguape, meu amigo Toni Ribeiro; o prefeito de Igaratá, meu amigo Elzo Elias de Oliveira Souza; cumprimentar meu amigo prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior, conhecido como “Inho”; o prefeito Toninho Collucci, da grande cidade, bonita cidade de Ilhabela; o Fernandão, o prefeito de São Lourenço da Serra, muito nos honra com sua presença aqui também; cumprimentar a Dra. Débora Lopes Braga, vice-prefeita da cidade de Mairiporã, representando aqui neste ato o prefeito Márcio Pampúri; cumprimentar o Sr. Valdemir Moura Pedroso, vice-prefeito de Mombuca; Sr. Edelson Cabral, vice-prefeito da cidade de Socorro; cumprimentar o vice-prefeito da cidade de Guararema, o Sr. Adriano Toledo Leite; cumprimentar os vereadores presentes também, vereador Benedito Ferreira da Silva, vereador de Guararema; Cesar Romero Pontes Brito, vereador de Guararema; Egilson Souza Moreira Filho, vereador de Guararema; presidente da Câmara de Santa Isabel, meu amigo Luizão, Luiz Carlos Dias; vereadora de Guararema, Jessiane Iara da Silva; vereador de Guararema, Sidnei Santos Leal; vereadora Vanessa Martins dos Santos, da cidade de Guararema; meu amigo Kadu Garçom, vereador da cidade de Santa Bárbara D´Oeste; vereador e secretário do governo de Guararema; Lineu Cláudio Leite, das Relações Funcionais da cidade de Guararema; o Sr. Dirceu Granato, também vereador da cidade de Guararema; a grande violinista Elisa Fukuda também nos honra muito com a sua presença; o professor Ênio Antunes, que foi o idealizador da metodologia da Bachiana também. Muito obrigado, professor Ênio Antunes. Muito obrigado, Elisa Fukuda. (Palmas.)

Cumprimentar aqui de maneira muito especial também minha amiga, companheira esta que com quem tenho aprendido muito nesta Casa, deputada a qual muitos se espelham nela por tudo que ela faz pelo estado de São Paulo, pela sua grandeza, pela sua luta, sua dedicação, minha amiga deputada Célia Leão. (Palmas.)

Antes de continuar citando os nomes das pessoas presentes, se me permitirem, quero passar a palavra à V. Exa., que sempre nos honra com suas palavras belas, no seu entusiasmo e sua lição de vida que dá a todos diariamente nesta Casa. Com a palavra, a deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sr. Presidente André do Prado, cumprimentar V.Exa., cumprimentar todas os presentes aqui nesta memorável noite na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Em breves palavras, mas não menos importante pela brevidade, quero dizer da alegria que o deputado André do Prado nos dá neste momento, por poder transformar em palavras um pouco do sentimento por esta Sessão Solene ao homenagear não só a Bachiana Filarmônica, nossa Fundação, nossa Orquestra; mas aquela que tem modificado através da música o desenvolvimento da nossa sociedade com dignidade, com respeito, com amor, com atenção, e com a leveza que a mão e a alma do nosso maestro João Carlos Martins tem levado para o Brasil e para todo o mundo.

Quero dizer da sensibilidade do deputado que está hoje presidindo esta sessão. Um jovem senhor, se assim me permite, meu querido André, prefeito que foi, e digo sempre, que ele está igualzinho ao Rei Midas, aonde põe a mão vira ouro. Um jovem que chegou aqui recentemente, mas que tem transformado a história do estado de São Paulo através de suas ações e do seu trabalho aqui dentro deste Parlamento. Ainda quero acrescentar que tenho certeza, sou temente a Deus, sou cristã, e acredito num Deus presente na nossa vida o tempo todo, mas tenho certeza, assim como tenho essa fé, de que ele sozinho não vai fazer as coisas.

Está na nossa competência, na nossa capacidade, na nossa responsabilidade, no nosso compromisso, que todos nós temos homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, entre aspas “os normais” ou aqueles que têm algum tipo de deficiência, a nossa obrigação da transformação. Tenho certeza, meu querido maestro, de que está na ação da mão humana, é a mão humana que transforma, é a mão humana que realiza, é a mão humana que constrói. E assim como André do Prado, que teve a sensibilidade, o amor, o carinho de colocar de forma definitiva para sempre nos anais desta Casa, na história do Parlamento de São Paulo, a história da Fundação Bachiana e da Orquestra.

Com essa sessão solene, nós passamos, de forma definitiva, a escrever na história de São Paulo este encontro, esse achado, este momento. E foi o deputado André do Prado, com sua sensibilidade, carinho e respeito, que trouxe aqui para todos nós esse momento.

Quero, antes de encerrar, pedir uma salva de palmas ao deputado André do Prado, que convidou todas as senhoras e senhores, a Orquestra, o nosso maestro. Nesse momento que tenho certeza que se nós pudéssemos usar a boa palavra da boa inveja, e ela existe. (Palmas.) Tenho certeza de que os demais estados do nosso país, e os demais países da nossa América Latina, de toda América e dos cinco continentes, vão sentir no cantinho do coração aquela boa inveja de estar aqui em São Paulo fixado na sua historia, na sua família, no seu sangue, no seu DNA a grandeza dessa família, João Carlos Martins, que não veio sozinha. A família tem grandes líderes e grandes homens, um se enveredou para o mundo do Direito e para o mundo da justiça, um grande homem conhecido e reconhecido. O outro enveredou para a música.

Encerro dizendo, João Carlos Martins, com você cada um de nós aprendemos que de fato o céu é o limite. Não há limite para quem quer. Não há limite para quem acredita. Não há limite para quem ama. A sua fragilidade foi a sua grande força. A sua beleza, além de física, nesses cabelos brancos que a cada ano que passa o dá mais simpatia e mais charme, um homem bonito por fora e por dentro. Um homem que por onde passa os soluços acontecem, os sorrisos aumentam, é inspiração para todos os homens e mulheres que se fazem presentes. Eu não poderia, deputado André do Prado, deixar de passar neste plenário esta noite, para junto com você, compartilhar essa história com tantos convidados, lideranças, prefeitos, vereadores, secretários de Cultura do Estado todo, aqui da capital, do interior, da sua região, para juntos aplaudirmos este maestro.

Eu quero encerrar, maestro, dizendo que cada gesto assim, que muitas vezes não entendemos, outros aqui no piano que talvez com menos dedos, também não entendemos, mas cada gesto que o seu olho faz, que as suas sobrancelhas sobem ou descem, que seu braço movimenta, que sua perna mexe um pouco, que a sua alma, na sua leveza, faz todos nós embalarmos ao mesmo som.

Cada vez que, permita-me chamá-lo de você, que você se expõe, que se apresenta, que você chega por onde você passa, tenha a certeza de que um tapete fica no chão brilhante, que o ar fica mais perfumado, o céu fica mais brilhante, as estrelas ficam com a boa inveja de querer ter mais brilho para poder iluminar por onde você está. Tenha a certeza que esse amor que sai da nossa alma, diz que a boca fala de que o coração está cheio é a mais pura verdade. Você hoje transformou, transforma e vai transformar a vida de milhares de pessoas, daquelas que precisam do sentido sócio-econômico, daquelas que precisam no sentido da cultura, todos nós precisamos dessa lição de um grande homem que hoje se chama João Carlos Martins. Em cada pequeno gesto nos faz sentir grandes homens e mulheres. Aqui na Assembleia me faça, ou me dê licença de fazer essa homenagem com emoção, nós não temos muito tempo de sentir saudades de João Carlos Martins porque todos os dias que abrimos os jornais, ligamos o rádio ou a TV, de alguma forma, alguma imagem está ele e nós matamos a saudades.

Aqui na Assembleia, de forma carinhosa e com muito amor, matamos a saudades pela imprensa, mas também quando temos o privilégio de cruzar com os corredores, ou pelos gabinetes ou aqui trabalhando diuturnamente com grande pedacinho seu, que não falta sorriso, atenção, competência e amor. De forma discreta quando ela vai falar de João Carlos Martins, ela não precisa nem falar é só sorrir, porque o amor transborda em cada célula do seu corpo. Eu estou falando da minha querida amiga Carmem, que é esposa do João Carlos Martins, que de forma muito singela não conta pra ninguém, como se ela tivesse a vida dela aqui dentro desta Casa no trabalho e no respeito à Assembleia. No mundo das artes, no mundo das flores, no mundo da maravilha ela se entrega de corpo e alma, porque ela é esposa dele. Mas quero dizer, Carmem, que isso já não dissocia mais, você é ele, e ele é você. Que Deus os abençoe. Um beijo no coração pela sua beleza.

João Carlos, eu vou dizer uma coisa que todo mundo neste país e neste mundo quer dizer, eu te amo, nós te amamos. Obrigado, deputado André do Prado, por esta noite e por este privilégio. Um beijo no seu coração e daqui vôos mais altos, deputado federal, governador, senador, pra onde você for você vai fazer igual o João Carlos Martins, vai brilhar. Uma salva de palmas ao deputado, uma salva de palmas ao João Carlos Martins. (Palmas.)

Obrigada por ficarem em pé, vocês estão fazendo o que eu não posso fazer. Mas eu estou em pé junto com vocês, aplaudindo o nosso maestro. Parabéns e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Quantas emoções. Depois dessas belas palavras da nossa líder aqui na Assembleia Legislativa, deputada Célia Leão, quem eu agradeço com muito carinho pelas palavras. A nossa responsabilidade só aumenta quando temos palavras como essas, vindo de uma pessoa tão respeitada nesta Casa, em todo estado de São Paulo, que é minha amiga deputada Célia Leão.

Neste momento quero dar sequência a esta Sessão Solene convidando agora para fazer uso da palavra o mestre Tadeu, da Bateria da Escola de Samba Vai-Vai.

 

O SR. TADEU - Boa noite, senhoras e senhores presentes nesta Casa. Estamos muito felizes de estar hoje nesta homenagem ao grande maestro João Carlos Martins, que é uma pessoa que acreditou num trabalho de uma escola de samba e nós acreditamos nele. Quando ele disse pra nós que nos levaríamos a New York junto com a Orquestra Bachiana, ele cumpriu a palavra. Tanto cumpriu, que foi o maior sucesso quando nós chegamos em New York.

Estou aqui representando a minha escola de samba em nome do meu presidente Dari Silva, em nome da Nildes, diretora e secretária executiva, nosso carnavalesco, Chico Spinosa, nosso diretor de harmonia, Fernando Penteado, a nossa Velha Guarda, nossa Ala das Baianas e o nosso Casal Mestre Sala e Porta Bandeira.

Eu vou dar parabéns ao deputado André do Prado, que acertou em homenagear este grande homem. Um homem que é humilde, um homem que recebe qualquer um na casa dele sem escolha. E pra nós, que viemos da comunidade, que viemos de escola de samba, ele comprou uma barreira muito grande, ele acreditou na nossa escola de samba e nós acreditamos nele. O presidente, o deputado André do Prado, acertou em fazer a sua homenagem ao maestro João Carlos Martins. Doa a quem doer, mas o senhor merece. Muito obrigado. Boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Antes de assistirmos a mais um vídeo, quero continuar nominando algumas personalidades, autoridades aqui presentes, como o vereador Emerson Rong, da cidade de Mogi das Cruzes; vereador Rinaldo Sadao Sakai, de Mogi das Cruzes; Jessé Almeida, vereador de Suzano; vereador Arnô Ribeiro Novaes, da cidade de Itaquaquecetuba; vereador Celso Anastácio, da cidade de Cajati; vereador Ercias Muniz, presidente da Câmara de Juquiá; vereador Cleber Vinícius Kernchner, mais conhecido como Clebão, de Santa Isabel; vereador Evaldo Souza Barbosa, de Santa Isabel; vereador Abel Franco Larini, presidente da Câmara de Arujá; vereador da cidade de Juquiá, Tadeu Amaral; vereador da cidade de Arapeí, Miguel Arcanjo; vereador da cidade de Arapeí, Cilas da Silva; vereador da cidade de Irarirí, Airto França; vereador da cidade de Santa Isabel, Edson Fontes; vereador da cidade de Igaratá, Moacir Prianti; vereador da cidade de Igaratá, Gilmar Barbosa; vereador da cidade de Igaratá, Nilton Cesar; vereador Everton Thiago Moura Pedroso, de Mombuca; vereador Eugênio de Oliveira Netro, também vereador da cidade de Mombuca; vereador da cidade de São Caetano do Sul, Celso Atanázio.

Cumprimentar aqui também essa pessoa que tem me ajudado muito em todo estado de São Paulo, o secretário geral do meu partido, Diretório Estadual do PR, Sr. José Renato da Silva; presidente do PR de Iguape, Sr. Agnaldo Xavier; Sr. Azarias Sanches do Amaral, presidente do PR de Juquiá; Sra. Francisco Sartori, presidente do PR de Itanhaém; Sra. Izilda Barbosa, presidente do PR de Santa Isabel; Sr. Peri, vice-presidente do PR da cidade de São Lourenço da Serra; Sr. Eduardo Teles, presidente do PR de São Lourenço da Serra; presidente do PMDB de São Lourenço da Serra, Sr. Morato; Sr. Dieguinho, presidente do PR Jovem de Ferraz de Vasconcelos; Sra. Abigail Maria do Carmo, presidente do PR Mulher de Suzano; Sr. Josué Mendes, presidente do PR de Registro; Sra. Neli Mendonça, presidente do PR Mulher de Miracatu; Sra. Tininha, presidente do PR de Pedro de Toledo.

Cumprimentar os secretários de Cultura de toda região, começando pela Sra. Edna Barbosa, coordenadora de Cultura de Caçapava; Sr. Thiago de Farias, chefe de Divisão de Cultura de Socorro; Sr. Nuno Gallo, secretário de Cultura de Ilhabela; Sra. Suami Paula de Azevedo, secretária de Cultura de Suzano, representando neste ato também o prefeito Paulo Tokuzumi; o maestro Cleiton, da cidade de Miracatu; Sr. Francisco Rocha, supervisor de Ação Cultural de Música de Caçapava; Sra. Tânia Cristina Silva, representando a presidente da Fundação Cultural de Jacareí Sônia Regina Ferraz.

Cumprimentar também a Sra. Maria das Graças Lopes, assistente administrativa da Oficina Cultural Mazzaropi; Sr. João Batista Braga de Oliveira, secretário municipal de Saúde da cidade de Itarirí, representando aqui neste ato a prefeita de Itarirí, Sra. Regiane Maria Silva; minha amiga presidente do PR de Mairiporã e secretária de Assistência Social de Mairiporã, Maria Lúcia Naf; Sr. Demétrios Sorgon, diretor de Cultura de Juquitiba, representando o prefeito Franciso Melo; cumprimentar o Sr. Carlos Monteiro, chefe da Seção de Eventos de Caçapava; o maestro Luiz Ricardo, da cidade de Guararema; Sr. Carlos Eduardo Quirino, representante da Fundacc de Caraguatatuba; Sr. Enio Antunes, violinista; secretária de Cultura de Santana do Parnaíba, Sra. Fátima Aparecida Muro; Sr. Eduardo Carlos, coordenador de Música da Fundacc de Caraguatatuba, representando também neste ato a Sra. Zenaide Bernizzi, presidente da Fundacc; Sra. Anna Maria Martins, 2ª secretária da Academia Paulista de Letras de São Paulo; o 1º Tenente Alexandre João Salomão, representando neste ato o comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Benedito Meira; Sra. Maria Valéria Novaes, delegada de Polícia, representando neste ato o delegado geral de Polícia, Luiz Blazeck; Sr. Ney Cardoso, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati.

É importante nominar porque nós sabemos que vocês se deslocaram de cidades distantes para estarem aqui hoje. Muitos de vocês andaram mais de 300 quilômetros, saíram cedo de suas casas. Se deixei de citar algum nome, perdoe-me, fiz questão de citar todos porque realmente engrandece o nosso evento a presença de vocês nesta homenagem que estamos fazendo para a Filarmônica Bachiana, através do idealizador João Carlos Martins.

Assistiremos neste momento um vídeo gravado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com depoimentos dos alunos de Paraisópolis. Maestro, essa gravação o senhor não conhecia ainda não, vai ser a primeira vez. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DE PRADO - PR - Essa o maestro não esperava.

Dando sequência, concedo a palavra ao Sr. Sérgio Tiezzi, secretário adjunto da Cultura do estado de São Paulo, neste ato também representando o governador de estado Geraldo Alckmin.

 

O SR. SÉRGIO TIEZZI - Quero cumprimentar o deputado André do Prado, proponente da sessão de homenagem ao maestro João Carlos Martins; cumprimentar a deputada Célia Leão, minha amiga, obrigado pela presença; cumprimentar o maestro João Carlos Martins, idealizador da Fundação Filarmônica Bachiana; da Carmem, sua esposa; João Carlos Cavalcanti, conselheiro da Fundação Filarmônica Bachiana; mestre Tadeu, representante da Vai-Vai; cumprimentar meu amigo maestro Júlio Medaglia, em nome de quem cumprimento os outros maestros que estão aqui presentes; senhoras e senhores, músicos, prefeitos, vereadores, demais integrantes da Vai-Vai.

O governador Geraldo Alckmin queria dizer que é uma honra para a Secretaria de Cultura participar desta homenagem da Filarmônica Bachiana, representada aqui por seu idealizador, maestro João Carlos Martins. Acreditamos que iniciativas desenvolvidas pela Fundação são de grande importância para a democratização da cultura, da formação musical, questões que estão entre as prioridades do governo do estado de São Paulo, boa parte do orçamento da Secretaria de Cultura é dedicada ao ensino musical. Hoje tive o prazer de ouvir o maestro falando das nossas iniciativas e nada melhor do que uma sumidade no assunto para nos orientar.

O maestro foi generoso ao usar o seu talento musical para criação de uma orquestra que descreve não só o histórico de superação pessoal, própria, mas também um exemplo para os demais jovens, esses que nós vimos nos vídeos, num trabalho dedicado à expansão da música erudita no Brasil. Os projetos de formação de jovens músicos e de novos públicos realizados pela Filarmônica estão alinhados com propostas defendidas pela Secretaria de Estado da Cultura, pelo governo do estado de São Paulo. É por isso que estimulamos a participação da sociedade civil em políticas culturais, e a Filarmônica é um exemplo de êxito, já que promove o acesso e a formação musical desde a sua criação para jovens de baixa renda.

Desejamos sucesso à Filarmônica, ao maestro João Carlos Martins e esperamos que continuem contribuindo para o fortalecimento da música clássica no país. Parabéns, deputado André do Prado, por esta homenagem a um dos grandes brasileiros do nosso tempo. Viva o maestro João Carlos Martins. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, neste momento o deputado André do Prado fará a entrega de um buquê de flores à esposa do homenageado, Sra. Carmem Vale de Araújo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convido o deputado André do Prado para fazer a entrega de placa de homenagem ao maestro João Carlos Martins, pela relevante contribuição prestada à cultura musical do país e do mundo como pianista e maestro. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do deputado estadual André do Prado, outorga esta homenagem à Filarmônica Bachiana na pessoa de seu idealizador, maestro João Carlos Martins, pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento, inclusão social através da formação musical e cultural promovendo a capacitação da área e valorizando a música clássica brasileira. São Paulo, 25 de março de 2013.” (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Neste momento ouviremos o nosso grande homenageado desta noite, maestro João Carlos Martins. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO CARLOS MARTINS - Como vocês já perceberam, eu sou um velho chorão. E fiquei profundamente emocionado. Em primeiro lugar, quero dizer a você, Célia, para saberem se tem concerto meu no interior de São Paulo, basta saber se a Célia Leão chegou, porque ela sempre está presente nos concertos que eu tenho realizado por esse interior do estado de São Paulo.

Quero dizer que Villa Lobos há 80 anos escreveu: “Não é um povo inculto que vai julgar as artes, são artes que mostram a cultura de um povo”. E Villa Lobos tentou democratizar a música por todo o país. Naquela época não havia nem internet nem televisão, mas era o sonho dele que a música era um direito de todos os cidadãos brasileiros.

Nos anos 60, 70, um grande maestro carregou essa bandeira, que é o maestro Julio Medaglia. (Palmas.) Com quem tomei a primeira aula de regência 10 anos atrás. O trabalho que ele fez no Brasil, quantas vezes eu fico pensando, como tanto o governo estadual, federal e municipal perdem por não utilizarem mais o trabalho dessa personalidade brasileira que é o maestro Julio Medaglia.

Quero dizer que música se faz com ideal e, através do idealismo da minha querida violinista, dessa fantástica violinista, Elisa Fukuda, foi que eu tive a oportunidade de levar para o palco do Lincoln Center de New York esse garoto que agora já está com 14 anos, mas aos 12 anos de idade ele tocou Vivaldi em pleno Lincoln Center, o Lucas Faria. Isso se deve a uma pessoa, a uma família, a família Fukuda, que trouxe uma escola de violino para o Brasil e a Elisa que é a minha solista principal como violinista. No dia 7 de dezembro estará novamente em New York tocando Bach com este velho maestro. Sinto-me profundamente orgulhoso com a sua presença, Elisa. (Palmas.)

E todos esses meus sonhos de dois anos, três anos pra cá precisavam de uma metodologia e eu pedi para uma pessoa que também moveu a sua vida baseada simplesmente no ideal, tanto é que mesmo com dificuldades financeiras ele mesmo comprava os violinos para os seus alunos, ele desenvolveu a metodologia que é o Método a La Corda, que vai ser espalhado pelo Brasil inteiro para cordas friccionadas, o professor Enio Antunes, professor e músico. (Palmas.) Quase todos os músicos jovens da minha Orquestra estudaram com o Enio, nós construímos esse método que, graças a Deus, vai ganhar dimensões nacionais.

A Filarmônica Bachiana era uma orquestra única, que vivia a base do meu ideal. Mas depois de uns três, quatro anos, a situação era difícil para continuar e o meu irmão Ives chegou e disse: João, a melhor forma é você pedir para que cada presidente de uma Federação adote um músico. Em primeiro lugar eu procurei a Fiesp, cheguei e procurei o Paulo Skaf e disse: Paulo, dá para você adotar um músico da minha Orquestra? Porque se você adotar, eu vou à Febraban, vou a outras Federações para que adotem. O Paulo me respondeu: eu tenho que pensar. Quando eu saí de lá eu telefonei para o Ives, meu irmão, e falei: se o Paulo Skaf tem que pensar, é melhor eu esquecer esse projeto. No dia seguinte ele me telefonou e disse: um músico não da para adotar, mas a Orquestra inteira sim. Por isso que a Orquestra hoje se chama Bachiana Filarmônica SESI-SP. Mas quando eu dei a entrevista no Estado de S. Paulo e disse que o meu sonho é criar mil orquestras, no dia seguinte um antigo feirante me telefona e me diz: quero ir a sua casa. Esse feirante foi desenvolvendo a sua vida em todos os pontos de vista, chegou a prefeito e hoje é o deputado André do Prado. (Palmas.)

O deputado chegou em casa e disse: eu li a sua entrevista, eu vou colocar três pessoas do meu escritório telefonando para todas as cidades do interior de São Paulo, pegar o nome do secretário de Cultura e pegar o nome de alguma pessoa que tenha interesse em ter uma orquestra de cordas friccionadas, ou seja, violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Hoje já temos informação de mais de 200 cidades. A partir da semana que vem eu começo a telefonar, cidade por cidade, para perguntar se eles querem participar do nosso projeto de fechar o Brasil em forma de coração. Você, André, tem uma importância incrível no nosso projeto. Levei a ministra, a Marta Suplicy, e o Aloísio Mercadante já às primeiras cidades que você começou a procurar para mostrar que se São Paulo pode fazer isso, o Brasil também pode.

Essas são as palavras que eu tinha a dizer. Só tenho que dizer uma coisa, graças a Deus, estou com 72 anos e tive a minha primeira homenagem nesse meu retorno a cerca de cinco anos atrás ao meu Estado, minha cidade, graças ao desembargador Decio Daidone, no TRT-SP, que me deu uma grande emoção, foi a primeira homenagem oficial que eu recebi em nosso Estado.

E não vou falar da Vai-Vai por quê? Porque tenho 72 anos, meu pai foi até os 102 anos, eu acho que eu tenho mais uns 30 anos, mas eu digo que daqui 30 anos que o corpo deste velho maestro não sairá dessa Assembleia, sairá da quadra da Vai-Vai do meu mestre Tadeu. (Palmas.)

Muito obrigado pela homenagem, muito obrigado por ter me emocionado por mais uma vez. Só posso retribuir com o Grupo de Paraisópolis tocando uma peça ao teclado para vocês. (Palmas.)

Quero agradecer ao nosso professor Eduardo, que coordena todos os nossos alunos e essa fantástica Ana Camila, que está dedicando a sua vida não só a excelência musical, mas a responsabilidade social com esses garotos de Paraisópolis. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Viva a Lusa!

 

O SR. JOÃO CARLOS MARTINS - Os leões da fabulosa! Quero dizer, esse moço aqui, eu e mais alguns, fazemos parte de um grupo que assiste à Portuguesa na Série A2 em qualquer lugar onde esteja. Eu nunca faço uma entrevista na minha vida sem falar da Portuguesa de Desportos. Outro dia em uma entrevista eu disse: se eu estiver andando na Marginal, e na Marginal de repente eu vejo um alambrado, um jogo de várzea, e nesse jogo de várzea eu vejo que é a Portuguesa, eu desço do carro e grito: Vamos Lusa! (Palmas.) Mas nós vamos subir!

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Dando sequência, quero agradecer ao presidente do PR de Miracatu, Renato Bolsonaro, meu amigo, perdoe-me por não ter citado o seu nome; o Sr. Eduardo Macedo, empresário de Registro; Jean Lopes, vereador da cidade de Poá; Sra. Alexandra Linda e o Sr. Antonio Eduardo, representando a Sra. Mariângela Duarte, secretária de Cultura do Guarujá.

Também não poderia deixar de citar aqui um grande amigo que acreditou no projeto da Filarmônica, o presidente da Fiesp, Sr. Paulo Skaf, que também mandou mensagem a você, maestro, que passo agora a ler: “Impossibilitado de estar presente a esta solenidade, congratulo-me com seus idealizadores por esta justa iniciativa de homenagem a este grande brasileiro que vem elevando o nome do Brasil no cenário da música clássica internacional, o maestro João Carlos Martins. Admirado por seu talento musical, por sua obstinação e por sua capacidade de levar a música clássica a todos os segmentos da sociedade brasileira, João Carlos Martins é o grande idealizador da Fundação Bachiana, que desenvolve um magnífico trabalho de inclusão social com jovens carentes por meio da música, um feito que muito nos honra. Obrigado, maestro, por levar a todos, além de sua música, levar também a esperança de oportunidades. Paulo Skaf, presidente da Fiesp.” (Palmas.)

Mandou mensagem também, impossibilitado de estar presente, o seu irmão grande, jurista Ives Gandra da Silva Martins. “Prezado deputado André, lamento muito não estar na homenagem ao meu irmão João Carlos Martins por força da reunião do Conselho Econômico da Mitra, conforme abaixo. Por este motivo, peço desculpas por não estar presente. Ives Gandra da Silva Martins.” Grande jurista que também orgulha muito o nosso país. (Palmas.)

Também enviaram ofícios de agradecimentos as seguintes autoridades: Antonio Roque Citadini, presidente do Tribunal de Contas; professor Dr. João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo; Sr. Edson Simões, presidente do Tribunal de Contas do Município; deputado estadual Gerson Bittencourt; vereador José Américo, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Sr. Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD; Sr. Luiz Marinho, prefeito da cidade de São Bernardo do Campo.

Quero comunicar a todos os presentes, a todos telespectadores da TV Assembleia, que essa Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 29 de março, às 21 horas, NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital 185, TV Digital Aberta canal 61.2.

Para finalizar esta Sessão Solene, não poderia deixar de tecer algumas palavras ao meu grande amigo maestro João Carlos Martins. Eu fiquei a tarde inteira preparando o discurso para o maestro, resolvi não escrever nada, o maestro apenas tocou, nos abrilhantou com esse presente dessa sinfonia com o Sexteto.

Portando, resumi, maestro, aqui dez notas em dez qualidades que eu pude acompanhar no senhor nesses poucos dias de convivência que estive ao seu lado, pude conhecer a pessoa de João Carlos Martins. Que seria determinação, para superar todos os obstáculos e poder executar todos os seus projetos. Dedicação, nunca vi pessoa trabalhar tanto. Acompanhei o maestro um dia, ensaios, atendendo telefone, dando entrevistas, cuidando do seu escritório, enfim, é muita dedicação. Superação, muita força de vontade, o senhor não tem limites. Percebemos a superação que existe dentro de você que é uma coisa que todos nós temos que ter se quisermos alcançar os nossos objetivos. Sonhador, mesmo já tendo um legado maravilhoso, com tudo que já fez pela música clássica brasileira, tudo que já fez para a cultura do nosso país, mesmo assim está sonhando e começando um projeto na criação de mil orquestras nesse país. Um legado que não tem preço para o povo brasileiro, e você tendo essa dedicação, superação e determinação para poder criar essas mil orquestras. Não é fácil, é um desafio muito grande, mas desde já quero dizer que estarei ao seu lado, e trabalharemos muito para que nós possamos, junto com a deputada Célia Leão, pessoa que trabalha muito nessa área da cultura, já faz um grande trabalho, estar juntos com o senhor para poder realizar essas mil orquestras.

Amor em tudo, se não tiver amor as coisas não acontecem. Nós percebemos o amor que o senhor tem por esse projeto. É isso que dá ânimo para acordar cedo, se dedicar e sonhar. Uma dessas notas musicais é o amor. Humildade, estive ao seu lado na apresentação logo após o final na Sala São Paulo, onde tive o prazer de estar no último domingo, uma grande apresentação. Depois de todo aquele trabalho, toda aquela apresentação e dedicação, o senhor teve tempo de ir à porta do teatro atender todos aqueles que estavam lá dentro para tirar uma foto, com muita humildade atender a todos. Talvez esse seja o segredo, um dos segredos, talvez um dos maiores, porque a humildade abre qualquer porta e qualquer caminho para que nós possamos alcançar os nossos objetivos.

Emoção total, só que o senhor é abençoado, foi abençoado por Deus com esse dom divino de poder dar todo esse empenho, toda essa dedicação e esse legado que prometeu ao seu pai. Quando estive na sua casa, você disse que prometeu ao seu pai que deixaria um legado a este país. O legado já está aí, mas o senhor ainda não está contente, quer mais. Que a idade não tem limites, depende de nós mesmo, depende o que nós queremos para nossas vidas, e não tem idade para começar e nem para recomeçar. Por isso pensei nessas dez notas musicais, nessas qualidades dentre muitas outras qualidades que o senhor tem, mas essas foram as mais vibrantes dentro do senhor na minha percepção. Por isso o senhor alcança todos os seus objetivos, porque tem amor, humildade, dedicação, superação, é sonhador.

Essa homenagem foi singela, mas foi de coração. Sei que já recebeu grandes homenagens no Brasil através do presidente Fernando Henrique Cardoso, do presidente Lula, da presidenta Dilma, do Senado Federal, de outros órgãos públicos e privados. É reconhecido nos Estados Unidos, na Europa e em outros continentes.

Entretanto, eu não poderia deixar de fazer a minha homenagem através da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de todos os deputados, o maior Parlamento da América Latina, representando 30 milhões de paulistas e paulistanos. Temos a obrigação de reconhecermos e homenagearmos o seu trabalho, a sua vida em prol da música clássica brasileira e também de seus projetos de inclusão social. Fico mais feliz ainda de ter me tornado seu amigo, é uma honra. Conte comigo sempre, em todos os seus projetos. Obrigado pela sua existência, que Deus continue te iluminando e te dê muita saúde. Muito obrigado. (Palmas.)

Para finalizar, agradeço a todas as pessoas e aos meus funcionários, que me ajudaram muito para que nós pudéssemos ter essa noite maravilhosa, essa noite de homenagem. Quero agradecer pessoalmente a Clarissa, minha chefe de gabinete, a Regina, o Vinícius, o Edson, o Camilo, o Edmilson, o Sr. Luiz, o Sr. Gioval, a Isabel, o Sinei, a Edmara. Cumprimentar também a minha irmã, que se faz presente, meu cunhado Mauricio, minha irmã Adriana. Dizer a todos vocês, funcionários, muito obrigado, porque ninguém faz nada sozinho. Obrigado por essa oportunidade de estar ao lado de vocês contribuindo para que nós possamos sempre estar prestando serviço a nossa população, que nos elegeu e confia em nós.

Mais uma vez agradeço a deputada Célia Leão pela presença; agradecer o Sérgio Tiezzi, aqui representando o governador Geraldo Alckmin, secretário de Cultura; agradecer a Carmem; aos desembargadores; agradecer todos os prefeitos presentes, vereadores, secretários, presidentes do meu partido, PR, que vieram aqui em massa nos prestigiar. Muito obrigado por eu fazer parte da família de vocês. Ao lado de vocês, nós lutamos juntos para que possamos levar projetos como esse do maestro João Carlos Martins a todas as cidades do estado de São Paulo.

Muito obrigado a todos. Deus abençoe a todos. Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, os funcionários da Casa, a todos que com suas presenças colaboraram com este evento, a todas as pessoas do Cerimonial, que também que me ajudaram muito na elaboração desta Sessão Solene. Convido todos para um coquetel na Sala de Espelhos. Está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e três minutos.

 

* * *