http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

14 DE FEVEREIRO DE 2012

008ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e BARROS MUNHOZ

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - ED THOMAS

Manifesta-se sobre o falecimento do Deputado José Cândido, no último domingo, dia 12/2. Ressalta o trabalho do Parlamentar. Solidariza-se com os familiares. Anuncia a liberação de recursos públicos para a construção de duas creches em Presidente Prudente. Agradece ao Governador Geraldo Alckmin e ao Secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, pelo investimento. Destaca a ação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Barbosa, que trabalha em projeto para instalação de um parque tecnológico na Região de Prudente. Combate críticas da mídia sobre a realização de jogos de futebol em cidades do Oeste paulista, alegando que o clima na região é muito quente, o que prejudicaria os jogadores.

 

003 - Presidente JOOJI HATO

Externa seu pesar pelo falecimento do Deputado José Cândido. Solidariza-se com a família enlutada.

 

004 - OLÍMPIO GOMES

Lamenta a morte do Deputado José Cândido. Parabeniza o Secretário de Segurança Pública, Ferreira Pinto, bem como o Comandante Geral de Polícia Militar, Coronel Álvaro Camilo, e o Delegado Geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, pelo êxito em operações de fiscalização de trânsito, com ênfase para a "lei seca". Elogia o saldo de 23 flagrantes em uma única operação. Destaca que a união de forças policiais resulta em vantagem ao interesse público. Sugere que a medida seja estendida a todo o Estado.

 

005 - Presidente JOOJI HATO

Faz coro ao discurso do Deputado Olímpio Gomes, defendendo a ação preventiva das Polícias, o que, a seu ver, vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.

 

006 - SEBASTIÃO SANTOS

Discorre acerca de pedido para tombamento da Cachoeira do Talhadão, que seria a última ainda preservada por ambientalistas. Informa que a solicitação foi protocolada em 9 de setembro do ano passado. Pede o apoio das Câmaras Municipais nesse sentido. Acrescenta que também foi reivindicado o tombamento do Rio do Turvo e do Rio Grande. Apresenta e lê partes de dossiê, intitulado "Relatório de Diagnóstico Arqueológico", que provaria a existência de antigas civilizações na região destes rios, bem como cemitérios utilizados por índios e jesuítas.

 

007 - CARLOS GIANNAZI

Pede a suspensão da sessão, por acordo de lideranças.

 

008 - Presidente JOOJI HATO

Acolhe o pedido e suspende a sessão às 15h01min; reabrindo-a às 16h44min.

 

009 - MARCOS MARTINS

Solicita a suspensão dos trabalhos, por acordo de lideranças, até as 17 horas.

 

010 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido e suspende a sessão às 16h44min.

 

011 - Presidente BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h58min. Convoca reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Administração e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento, hoje às 17 horas e 05 minutos. Informa que esta sessão é dedicada à memória do Deputado José Cândido, falecido dia 12 de fevereiro. Registra a presença da Senhora Sônia Santos, do Movimento Negro Unificado, e de familiares do Deputado.

 

012 - ENIO TATTO

Para comunicação, exibe fotografia do Deputado José Cândido, falecido neste domingo. Saúda os filhos do homenageado, presentes em plenário. Ressalta a origem humilde do Parlamentar. Destaca sua atuação nesta Casa.

 

013 - ED THOMAS

Para comunicação, comenta o trabalho realizado em conjunto com o Deputado José Cândido na região da Alta Paulista. Destaca a simplicidade do homenageado.

 

014 - EDINHO SILVA

Para comunicação, saúda e presta solidariedade aos familiares do Deputado José Cândido. Menciona nota, redigida por este parlamentar, sobre o homenageado. Fala sobre a falta que o Parlamentar fará a esta Casa.

 

015 - RITA PASSOS

Para comunicação, destaca a assiduidade e participação do Deputado José Cândido às sessões desta Casa. Solidariza-se com a família do homenageado.

 

016 - MARCOS MARTINS

Para comunicação, recorda a origem humilde do Deputado José Cândido, falecido dia 12 de fevereiro. Afirma que sua falta será sentida por todos nesta Casa.

 

017 - JOOJI HATO

Para comunicação, relata sua presença no funeral do Deputado José Cândido. Destaca a luta do homenageado pela Saúde. Presta, em nome do PMDB, homenagem ao parlamentar.

 

018 - PEDRO BIGARDI

Para comunicação, solidariza-se com a família do falecido José Cândido. Afirma ser unânime a opinião de que o homenageado era um homem de bem.

 

019 - VANESSA DAMO

Para comunicação, comenta visita ao funeral do Deputado José Cândido. Destaca o aprendizado obtido pelo convívio com o Parlamentar.

 

020 - ORLANDO MORANDO

Para comunicação, presta homenagem ao Parlamentar José Cândido em nome da bancada do PSDB. Ressalta o legado deixado pelo homenageado no Estado de São Paulo.

 

021 - JOSÉ BITTENCOURT

Para comunicação, demonstra tristeza pela morte do Deputado José Cândido. Faz análise etimológica do nome do homenageado. Afirma que essa perda será sentida por todo o País. Menciona lei, de autoria do Deputado, que versa sobre direitos do consumidor.

 

022 - TELMA DE SOUZA

Para comunicação, afirma haver conhecido o Deputado José Cândido durante evento ocorrido na cidade de Santos. Presta solidariedade à família do homenageado.

 

023 - ALEX MANENTE

Para comunicação, presta homenagem póstuma ao Parlamentar José Cândido, em nome da bancada do PPS.

 

024 - OLÍMPIO GOMES

Para comunicação, destaca o trabalho realizado pelo Deputado José Cândido. Recorda a luta empreendida pelo homenageado na Comissão de Direitos Humanos. Lembra homenagem prestada pela Polícia Militar a José Cândido.

 

025 - ADRIANO DIOGO

Para comunicação, lê poema "Silêncio no Bexiga", de Geraldo Filme, em homenagem ao Deputado José Cândido. Exibe versão musicada por Beth Carvalho do poema.

 

026 - HELIO NISHIMOTO

Para comunicação, solidariza-se com a família do Deputado José Cândido, falecido dia 12 de fevereiro. Destaca o aprendizado adquirido pelo convívio com o homenageado.

 

027 - CÉLIA LEÃO

Para comunicação, presta homenagem póstuma ao Deputado José Cândido. Recorda a ocasião em que o conheceu.

 

028 - MARCO AURÉLIO

Para comunicação, ressalta o exemplo deixado pelo Deputado José Cândido. Relata sua presença em missa dedicada ao homenageado.

 

029 - HAMILTON PEREIRA

Para comunicação, lamenta a morte do Deputado José Cândido. Afirma haver conhecido o parlamentar em 1995, na cidade de Suzano. Recorda visita ao Fórum Social Mundial, em 2008, ao lado de José Cândido.

 

030 - ANA DO CARMO

Para comunicação, lamenta a perda do Deputado José Cândido, falecido dia 12 de fevereiro. Ressalta sua luta em prol da população mais carente. Destaca a tristeza com que recebeu a notícia de sua morte.

 

031 - ULYSSES TASSINARI

Para comunicação, presta homenagem póstuma ao Deputado José Cândido em nome da bancada do PV. Ressalta a humildade do homenageado.

 

032 - JOÃO ANTONIO

Para comunicação, afirma haver conhecido o Deputado José Cândido no final da década de 80. Recorda auxílio prestado na ocasião pelo Parlamentar a grupo de operários de Suzano.

 

033 - DONISETE BRAGA

Para comunicação, lê pronunciamentos de autoria do Deputado José Cândido. Presta homenagem póstuma ao falecido.

 

034 - SIMÃO PEDRO

Para comunicação, mostra-se solidário à família do Deputado José Cândido, falecido em 12/02. Lembra que conheceu o parlamentar enquanto este exerceu mandato de vereador no município de Suzano. Enaltece as qualidades do político. Destaca a prioridade da autoridade na defesa dos desfavorecidos socialmente.

 

035 - ALENCAR SANTANA

Para comunicação, lembra sua convivência, nesta Casa, com o Deputado José Cândido, falecido em 12/02. Destaca a tranquilidade e firmeza do político. Comenta visita que realizou, conjuntamente com os Deputados José Cândido e Luiz Moura em aterro que desmoronou na cidade de Itaquaquecetuba. Recita poema em homenagem ao parlamentar.

 

036 - SAMUEL MOREIRA

Para comunicação, lembra a perda de seu pai e mostra-se solidário ao luto enfrentado pelos familiares do Deputado José Cândido. Destaca os valores adquiridos com a maturidade, como a valorização dos vínculos familiares.

 

037 - JOSÉ ZICO PRADO

Para comunicação, enfatiza que o Deputado José Cândido, falecido em 12/02, serviu de exemplo aos demais parlamentares por sua ligação aos direitos humanos e lutas populares.

 

038 - LUIZ CARLOS GONDIM

Para comunicação, destaca a luta do Deputado José Cândido pelos menos favorecidos durante seu mandato parlamentar.

 

039 - ANA PERUGINI

Para comunicação, mostra seu apoio aos familiares do Deputado José Cândido. Lembra a presença do então parlamentar em desocupação na cidade de Limeira. Enaltece a imagem pública da autoridade.

 

040 - CARLOS GIANNAZI

Para comunicação, demonstra sua solidariedade à família do Deputado José Cândido, falecido em 12/02. Homenageia o político com frase do escritor Guimarães Rosa. Lembra ações sociais do parlamentar.

 

041 - LECI BRANDÃO

Para comunicação, justifica sua ausência na cerimônia, ocorrida em Suzano, em razão do falecimento do Deputado José Cândido. Enaltece a atuação do político em movimentos sociais. Lembra a sua aproximação com o parlamentar enquanto amiga e profissional.

 

042 - CARLOS CEZAR

Para comunicação, solidariza-se com a dor da família do Deputado José Cândido. Cita versículo bíblico de Eclesiastes, sobre a existência de um tempo para cada coisa. Acrescenta pregação de Jesus, a seus discípulos, a respeito da morte. Exalta o legado deixado pelo Parlamentar. Menciona pedido feito por Alexandre, o Grande, quando partisse.

 

043 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Para comunicação, expressa sua alegria em ter convivido com o Deputado José Cândido. Ressalta o envolvimento do Parlamentar com os movimentos sociais, o que lhe rendera muitos amigos.

 

044 - REINALDO ALGUZ

Para comunicação, deixa mensagem bíblica à família do Deputado José Candido, sobre a dor da perda. Informa o recente falecimento de seu pai e de seu despreparo para a morte. Lembra a obra salvadora de Jesus, em favor da humanidade. Fala sobre a ressurreição dos mortos. Cumprimenta a família enlutada.

 

045 - ANTONIO MENTOR

Comenta a falta que o Deputado José Cândido fará. Ressalta os ensinamentos deixados pelo Parlamentar. Enfatiza características da personalidade do Deputado, como a doçura e a dedicação a esta Casa.

 

046 - HAMILTON PEREIRA

Para comunicação, discorre acerca do Conselho da Cultura de Paz, do qual o Deputado José Cândido era membro. Saúda a família do Parlamentar, em nome do Conselho.

 

047 - Presidente BARROS MUNHOZ

Reitera as palavras expressadas pelos Parlamentares. Manifesta seu pesar e tristeza pelo falecimento do Deputado José Cândido. Solidariza-se à dor de seus familiares. Lembra a capacidade do Deputado José Cândido em impressioná-lo, principalmente quando falava sobre os trabalhadores rurais. Destaca a autoridade, altivez e sabedoria que eram peculiares a José Cândido. Consulta os demais Pares para conceder a palavra à filha do Deputado José Cândido, o que é aprovado.

 

048 - ADRIANA DE SOUSA CÂNDIDO SALVIO

Saúda os presentes. Agradece aos assessores, à equipe médica do Hospital Sírio Libanês e a todos os que manifestaram solidariedade por ocasião do falecimento de seu pai. Diz que o poder nunca foi o alvo do Parlamentar. Destaca sua luta pela justiça e pela paz. Lembra os princípios e valores do Deputado. Afirma que o legado deixado por José Cândido permanecerá. Discorre sobre o convívio, de 47 anos, de sua mãe, Sra. Laura Lourenço Cândido, com o Deputado. Agradece, em nome da mãe e dos irmãos, a todas as homenagens.

 

049 - Presidente BARROS MUNHOZ

Convoca reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e Redação, Administração Pública e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento para hoje, às 19 horas e 05 minutos.

 

050 - ENIO TATTO

Para comunicação, agradece a todos pela homenagem ao Deputado José Cândido. Pede uma salva de palmas ao Parlamentar.

 

051 - ENIO TATTO

Pede a prorrogação da sessão por 30 minutos.

 

052 - Presidente BARROS MUNHOZ

Acolhe o pedido. Coloca em votação e declara aprovada a prorrogação da sessão por 30 minutos.

 

053 - ENIO TATTO

Solicita a suspensão dos trabalhos até 19 horas e 20 minutos, por acordo de lideranças.

 

054 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido e suspende a sessão às 19h03min; reabrindo-a às 19h24min.

 

055 - SAMUEL MOREIRA

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

056 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 15/02, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Leite Filho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Grana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Cezar. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ed Thomas, pelo tempo regimental.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, funcionários desta Casa, telespectadores da TV Alesp, como líder do PSB quero deixar um manifesto de carinho, de respeito, de gratidão a um digno homem com quem convivemos, infelizmente, por um curto período: nosso querido e trabalhador Deputado José Cândido, que passou para um plano maior do que esse e deixou uma grande obra. Seu maior exemplo, com certeza, foi a dedicação ao Legislativo, às pessoas mais humildes, a este parlamento. Em nome de todos os deputados da bancada do PSB deixo um abraço de muito carinho, de muita saudade a todos os familiares. Perdemos um dos maiores deputados do Estado de São Paulo. Nossos sentimentos sinceros. Tenho certeza de que todos querem fazer uma homenagem a esse grande parlamentar. A vida precisa ser vivida com muita intensidade porque é muito rápida. No período em que viveu nesta Casa ele construiu uma grande família da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Poderia ter ficado um pouco mais. Mas a vontade não é nossa, a vontade é do Pai. Não poderia deixar de no dia de hoje fazer esse manifesto.

Ainda, Sr. Presidente, quero fazer o anúncio de uma conquista muito importante. Estivemos com Rodrigo Garcia, Secretário de Desenvolvimento Social. Como sempre, fomos muito bem atendidos dentro da competência desse secretário. Foi feito o anúncio da construção de creches. Uma parceria do governo estadual com os municípios do Estado de São Paulo, em especial a grande Presidente Prudente, que recebe duas creches, cada uma para 800 crianças, capacidade total de 1600 crianças, com um investimento de 2,4 milhões de reais. No começo do ano tivemos a presença do Secretário Rodrigo Garcia na nossa região buscando os municípios mais pobres do Oeste paulista, que têm necessidades maiores. A creche representa não só o conforto da escola, mas a segurança e a oportunidade para essa mãe buscar um trabalho. Muitas vezes é colocada essa responsabilidade sobre o município, que não é apenas dele, mas, sobretudo do Estado. Faço esse agradecimento ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; ao Secretário Rodrigo Garcia e ao Secretário de Ciências e Tecnologia, Paulo Barbosa, que inclusive tivemos o prazer de receber neste início de ano em Presidente Prudente, onde trabalhamos pelo Parque Tecnológico.

Para a Região de Presidente Prudente temos um encaminhamento muito importante. A capital regional de Presidente Prudente tem um projeto referência que versa sobre o lixo eletrônico e essa é, com certeza, uma das poucas cidades que possui esse moderno sistema de recolhimento de lixo. Esse projeto está sendo apresentado ao Governador para que se torne referência, amigo Deputado Hélio Nishimoto, para o Estado de São Paulo. Solicitamos ao Secretário Paulo Barbosa, um olhar especial. Agradeço a Secretária Linamara pelo trabalho desenvolvido e pelo prêmio que recebeu. Precisamos cada vez mais de acessibilidade. Neste momento eu agradeço, mas ressalto a necessidade de mais assistência.

Estamos muito presentes na mídia principalmente quando se fala em futebol. Temos recebido em Presidente Prudente várias partidas e há uma visibilidade muito grande, porém o que vemos por parte da imprensa, Deputado Major Olímpio, é a crítica ao sol do Oeste paulista. A imprensa diz que na nossa cidade faz muito calor e a nossa temperatura ultrapassa os 40ºC. O interessante é que reclamações sobre a altitude são ausentes nas partidas realizadas na Bolívia. Daqui a pouco as pessoas irão reclamar do Sul que é muito frio, da neve na Rússia, porém digo que o sol é para todos. Temos o Mato Grosso do Sul a uma distância de 80 km e o Paraná a 60 km onde recebemos estas pessoas para os espetáculos de futebol. O que me parece é que o interior não deve receber esses eventos por causa do calor. As críticas dão a entender que não temos sol na capital paulista, contudo temos o problema das enchentes.

O sol traz os seus malefícios, mas em contrapartida também somos agraciados com os seus benefícios, que são muitos. Estão tratando Presidente Prudente como se ela não pertencesse ao Estado de São Paulo. Esses comentários escondem os pontos positivos da nossa cidade. Poderíamos, por exemplo, citar o nosso curtume que é o maior da América Latina, somos a capital da exportação de sementes, capital nacional do “shoyu”, e tenho o orgulho de pertencer a essa região juntamente com o Deputado Olímpio Gomes, que é de Presidente Venceslau; Deputado Hélio Nishimoto, de Presidente Prudente, e o Presidente desta sessão Deputado Jooji Hato, que é da grande Pacaembu.

Em uma recente partida entre Santos e Palmeiras, criticaram a presença das crianças em campo e perguntaram o porquê da exposição das crianças sob o sol forte. O sol é para todos! O espetáculo ficará restrito à cidade de São Paulo? O futebol está fadado aos grandes clubes paulistas? E o interior não precisará participar mais porque São Paulo é o maior e mais rico Estado. E Presidente Prudente faz parte da 10ª Região Administrativa, uma das melhores cidades para oportunidades e qualidade de vida. O que viemos buscar é simplesmente respeito, pois na nossa cidade moram seres humanos que suportam aquele sol. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Essa Presidência externa os profundos sentimentos pelo passamento da família Cândido, de Suzano. Estivemos no sepultamento do nosso nobre colega e vimos pessoas humildes emocionadas. O nosso sempre Deputado José Cândido realizava nessa cidade um excelente trabalho junto aos moradores e à Santa Casa de Suzano que passa por dificuldades nesse momento. Hoje é a primeira sessão após o seu falecimento e nós temos o desprazer de ver o plenário sem a presença desse homem honesto, probo, valente e que sempre lutou pelos mais humildes da região de Suzano. Deixo em nome de todos os Deputados o nosso respeito, gratidão e o profundo sentimento de pesar à família enlutada.

Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Cauê Macris. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Gerson Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Bigardi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado André Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Paulo Rillo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edinho Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Neves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rafael Silva. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ary Fossen. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Bezerra Jr. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Reinaldo Alguz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alencar Santana. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa e cidadãos que nos acompanham pela TV Alesp, ontem o Estado de São Paulo ficou enlutado. Perdemos um grande companheiro. Estivemos em Suzano para prestar as últimas despedidas ao nosso amigo Deputado José Cândido. No meu primeiro mandato fomos vizinhos de gabinete por dois anos. Nesse período pude conhecer uma pessoa que dispensa qualquer espécie de comentário, foi um exemplo de vida, de cidadão e de parlamentar. A admiração, que já existia, em relação ao José Cândido, ampliou quando ele foi Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais e teve um posicionamento isento e sem preconceitos em relação a minha instituição de origem que o agraciou com a maior condecoração da Polícia Militar, a medalha Brigadeiro Tobias. E ao presenciar o momento de tristeza da sua família e dos seus amigos pude perceber o privilégio que tiveram os meus irmãos bombeiros militares de conduzirem a última jornada de José Cândido, nesta terra. Ele foi levado em seu caixão coberto pela bandeira nacional, no carro do corpo de bombeiros e escoltado pelos motociclistas da minha PM. A Assembleia Legislativa perde um representante muito especial, como pessoa e parlamentar. Acredito que seja o lamento dos 42 bilhões de habitantes do Estado de São Paulo.

Sr. Presidente, gostaria de, neste primeiro pronunciamento, cumprimentar a Secretaria de Segurança Pública, na pessoa do Secretário Ferreira Pinto, bem como ao Delegado-Geral, Dr. Marcos Carneiro, e ao Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Camilo, pela integração, de fato, no desenvolvimento de operações conjuntas com as forças policiais em relação à fiscalização de trânsito, principalmente operações como a Lei Seca.

Tivemos, por exemplo, no último dia 27 de janeiro, uma operação desencadeada com a 2ª Delegacia de Crimes de Trânsito do Detran e o Comando de Policiamento de Trânsito, Coronel Veloso e Delegado Sampaio Lopes, que fizeram nada menos que 23 flagrantes numa única operação. E qual é a vantagem disso? É o interesse público; a vantagem é que as forças policiais se uniram. A Delegacia de Crimes de Trânsito foi para as ruas, uma base móvel e viaturas com o delegado, com escrivães, e assim que era constatado pela Força Ostensiva, pela Polícia Militar que o indivíduo estava alcoolizado, já tínhamos o delegado promovendo a autuação, já tínhamos a requisição da perícia e as viaturas da Polícia Ostensiva não tinham que abandonar o bloqueio e ficar horas parada no distrito policial.

Normalmente faço oposição ao Governo, mas já disse que ninguém faz oposição à segurança das pessoas. Gostaria até que a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Segurança Pública, se mobilizasse, fizéssemos uma moção de apoio à Secretaria de Segurança Pública para provocar a viabilização desse tipo de integração, desse tipo de operação em todo o Estado de São Paulo. Quem ganha com isso? A população ganha com a celeridade do serviço policial.

Então, Sr. Presidente, regimentalmente solicito que este meu pronunciamento seja encaminhado ao Secretário da Segurança Pública, ao Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Camilo, ao Comandante do Trânsito, Coronel Veloso, ao Delegado-Geral de Polícia, Dr. Marcos Carneiro de Lima, ao Diretor do Detran, Dr. Aldo Galeano, e ao Delegado José Sampaio Lopes, que está à frente da 2ª Delegacia de Crimes de Trânsito, esse tipo de operação integrada à Polícia Militar. Que sirva de exemplo em todas as regiões para que as demais operações possam ter esse tipo de celeridade. São veículos irregulares sendo recolhidos, condutores que não têm a qualificação legal para estarem conduzindo, motoristas criminosamente embriagados que estão sendo presos em flagrante e um estímulo através fiscalização para que não aconteçam mais tragédias no trânsito.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência congratula-se com a fala de V. Exa., pois essa operação é extremamente importante, preventiva na área de Segurança. Essas operações deveriam ser repetidas no Estado todo para servir de exemplo a outros estados, a outras cidades. Isso salvaria muitas vidas, porque a bebida alcoólica, uma droga oficializada, é a que mais mata.

Tem a palavra o nobre Deputado Mauro Bragato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, assessores, telespectadores da TV Assembleia, quero começar minha fala neste ano, após o recesso, trazendo a esta tribuna um assunto de suma importância, que é o tombamento da Cachoeira do Talhadão, a última cachoeira do Estado de São Paulo que ainda é preservada por ambientalistas, por estudiosos, por arqueólogos.

No dia 9 de setembro de 2011, protocolamos o pedido do tombamento no Condephaat, e estamos requerendo o apoio de todas as entidades, das Câmaras Municipais, desta Casa, que acolheu esse pedido deste Deputado. Estamos também pedindo o apoio do Comitê de Bacias do Rio Turvo e do Rio Grande, na região noroeste, e ganhamos o apoio de um grupo de arqueólogos e estudiosos da área que montaram um dossiê com quase 500 páginas, detalhando tudo o que é de vestígio, arqueólogos que tiveram a preocupação de protocolar também no Iphan o pedido do tombamento dessa cachoeira.

Essa documentação será entregue ao Secretário de Cultura, Sr. Andrea Matarazzo. Recebemos o apoio da Dra. Neide Barrocá Faccio, mestre em arqueologia brasileira pela USP e doutora em arqueologia e livre docente em arqueologia brasileira, também pela USP em 2011, membro da equipe de Projeto do Paranapanema, desde 1987. Também recebemos o apoio da Sra. Juliana Aparecida Rocha Luz, mestre em arqueologia brasileira pela USP, em 2010, membro também da equipe do Projeto do Paranapanema, membro do Grupo de Pesquisa e Cadastro sob o título de Museu Universitário, Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural. Também recebemos o apoio da Dona Beatriz Gomes Rodrigues, licenciada em Geografia pela Unesp, com título também no Museu da Universidade Educação Patrimonial. Apoio também do Sr. Antonio Carvalho, bacharel em Matemática, historiador e membro da Câmara Temática do Comitê Bacia do Rio Turvo e Rio Grande.

Então aqui estão as provas para quem quiser coletar informações de vestígios que provam a existência de uma civilização naquele local. Temos fatos registrados, temos ali um cemitério que foi utilizado pelos índios. Temos vestígios também de um cruzeiro no local, onde há relatos de jesuítas que estiveram ali.

Então, com esse dossiê, intitulado Relatório de Diagnóstico Arqueológico e Programa de Educação Patrimonial da Região dos Rios Turvo e Preto nos Municípios de Riolândia, Paulo de Faria, Pontes Gestal, Palestina e Orindiúva, trazemos um calhamaço de documentos para que o Condephaat possa, com rapidez, dar sua posição técnica e ajudar a todo o Estado de São Paulo a não perder mais um patrimônio da humanidade, que é a Cachoeira do Talhadão.

Sr. Presidente, fica aí nosso pedido para que seja registrado na Ata desses trabalhos, e para que possamos todos nós, Deputados do Estado de São Paulo, apoiar mais essa ação em prol dos nossos filhos, dos nossos netos e dos próximos que virão e poderão conhecer uma cachoeira na sua forma. Muito obrigado.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, em comum acordo entre os líderes, os 94 deputados desta Casa, solicitamos suspensão desta sessão para em alguns instantes fazermos uma grande homenagem ao nosso colega e querido Deputado José Cândido, que faleceu no último domingo.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - É regimental o pedido de Vossa Excelência. Está suspensa a presente sessão pelo acordo de lideranças.

 

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 15 horas e um minuto, a sessão é reaberta às 16 horas e 44 minutos sob a Presidência do Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Sr. Presidente, havendo acordo de lideranças, peço a suspensão da presente sessão até as 17 horas.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo acordo de lideranças, esta Presidência suspende a sessão até as 17 horas.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 44 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 58 minutos sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, aliena ‘d ’, combinado com o Art. 68, ambos da XIV Consolidação do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Administração Pública e Relações do Trabalho, Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se hoje, às 17 horas e 05 minutos, no Salão Nobre da Presidência com a finalidade de apreciar o PL 01/12.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta sessão é especialmente dedicada à circunstância trágica para nós todos, muito triste, da perda do nosso querido companheiro Deputado José Cândido.

Com a presença de sua filha Adriana de Souza Cândido Sálvio, da sua prima Flantemécia Isaias da Silva e da Dona Sonia Santos, que representa o Movimento Negro Unificado, um movimento nacional do qual fazia parte o nosso querido e inesquecível Deputado José Cândido, vamos franquear a palavra a todos quantos desejarem se manifestar neste momento.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, é com muita satisfação e ao mesmo tempo tristeza que usamos da palavra para falar do seu Cândido. Vemos a imagem dele, essa doçura de pessoa, esse combativo companheiro.

Quero cumprimentar a dona Laura, a Adriana, o nosso querido companheiro ex-deputado e hoje prefeito, Marcelo, o Márcio, o Marcos, o Alaírton e o Eduardo, seus filhos. Cumprimentar também todos os funcionários, os assessores do gabinete do Sr. José Cândido, os seus amigos, todos os seus parentes, os seus eleitores - que são muitos - e muitos amigos. Nós, da bancada do PT, queremos agradecer todos os cumprimentos, as ligações e a solidariedade prestada ontem por todos os deputados desta Casa, por V.Exa., Sr. Presidente.

Ao falar do Sr. Cândido vamos guardar grandes lembranças. Era um sujeito humilde, simples; tamanha humildade, tamanha simplicidade eram o tamanho de sua grandeza como ser humano, enquanto pessoa combativa que defendia aquilo em que acreditava; uma pessoa que estava sempre ao nosso lado.

Eu conversava muito com ele, até porque temos a mesma origem - da roça. Há pouco tempo ouvimos um pronunciamento que vamos reproduzir em que ele contava toda sua história, desde a agricultura, quando ele era chamado Zé do Brejo. Toda militância no movimento rural, depois, como vereador; a luta dele na Igreja, nas Comunidades Eclesiais de Base, a Teologia da Libertação, a luta em defesa do negro, a questão racial, todo empenho que ele teve aqui na Assembleia nessa área; presidente da Comissão de Direitos Humanos; realizou tantas atividades aqui. Grandes atividades! Prêmio Zumbi! A atuação dele na área da Saúde. Enfim, uma pessoa sempre presente e combativa. Uma pessoa que ficará em nossa memória. Lembraremos do tanto que ele nos ajudou com sua experiência, com sua calma, com sua postura firme.

Cumprimentamos toda a sua família. Agradecemos a todos os deputados. O Sr. Cândido ficará no nosso coração para sempre, o seu legado, nesta Casa. Provavelmente haverá uma forma de homenageá-lo para ele ficar para sempre registrado nesta Casa com seus projetos e sua luta. Mais uma vez solidarizo-me com a família, ele foi um grande amigo. Como deputado líder da bancada do PT convivi com ele, aqui, durante seis anos. A fala do filho dele, ontem, na missa na qual estive presente, às onze horas, realmente era aquilo: se ele tivesse dez vidas ele faria tudo como fez porque ele só fez o bem, defendeu a vida, defendeu a justiça social. Parabéns, José Cândido! Com certeza já está do lado do nosso Pai, trabalhando lá em cima, fazendo política, ajudando nosso Pai lá de cima, orando por nós e nos ajudando por tudo aquilo que ele fez aqui na terra, aqui na Assembleia Legislativa. Viva o Sr. José Cândido! Viva o seu Zé do Brejo! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência se associa às palavras do nobre Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, vou falar em nome da liderança do PSB. Tive oportunidade de conviver com o seu Zé, de aprender com o seu Zé.

Ao chegar aqui, com certeza foi com ele o meu primeiro aprendizado. Tive oportunidade de estar com o Sr. José Cândido na Alta Paulista - ou a Velha Paulista -, no interior do estado de onde trago a todos os familiares, de todos os amigos feitos, de todo um trabalho realizado, do convite que ele me fez para trabalharmos contra o sucateamento dos trilhos das ferrovias do Estado de São Paulo. Tive esse privilégio com tantos amigos dentro desta Casa.

Os senhores e se senhoras, familiares e amigos tiveram privilégio maior de passar com ele todo esse tempo. Um tempo que foi muito curto, mas um tempo, também, que não é da gente, um tempo que pertence a Deus. Tenham certeza de que o plano para o seu Zé é um plano muito maior do que orgulhar o Legislativo do Estado de São Paulo. Dava gosto falar de política, discutir política; ele explicava tudo com simplicidade, porque a linguagem do povo é simples. E o seu Zé não é só o Zé do Brejo, o Zé Cândido, mas o Zé do Povo, que nos deixa um grande legado. A sua maior obra com certeza, com simplicidade, a gente chega a uma sabedoria próxima de Deus. Só os bons com certeza partem antes do nosso tempo. Mas no tempo do Pai.

A todos vocês, familiares, a minha gratidão. Pude agradecer a ele em vida pelo que ele me ensinou. Participei de alguns debates e muito aprendi com ele. Foi um grande deputado! Um grande político! Um grande pai! Um grande homem! E só os grandes partem mais cedo para ficar perto de Deus. Parabéns a todo vocês pela convivência com o Sr. José Cândido e muito obrigado.

 

O SR. EDINHO SILVA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Minha saudação a todos os familiares presentes. Saudar também, Sr. Presidente, a sua iniciativa, de fazer esta sessão em homenagem ao nosso querido Deputado José Cândido.

Quero também, aqui, enquanto deputado do PT, enquanto presidente estadual do PT, agradecer a todos os parlamentares que estiveram presentes nesse momento de dor, manifestando solidariedade à família, a todos nós que tínhamos uma convivência mais próxima com o deputado José Cândido. Agradecer publicamente ao Governador Geraldo Alckmin, que esteve presente no momento de despedida do corpo do deputado José Cândido, acompanhado do líder do governo Samuel Moreira.

Sr. Presidente, já tivemos oportunidade de fazer várias manifestações em relação ao significado do nosso companheiro José Cândido. No domingo pela manhã, quando recebemos a notícia, tive a iniciativa de redigir uma nota enquanto presidente estadual do PT. Confesso que ao falar com o meu grande amigo, o Prefeito de Suzano Marcelo Cândido, fiquei muito emocionado, pois nesse momento eu procurava relembrar, no calor da notícia, o que significou, o que tem significado e o que significará o deputado José Cândido para todos nós. É claro que quando perdemos alguém é natural que acabemos olhando todas as características e ressaltamos tudo que ela tem de positivo e muitas vezes minimizamos os defeitos que todos nós temos. Isso é natural. Mas o Deputado José Cândido era um homem de bem na acepção da palavra. Era um homem do qual nenhum de nós jamais o viu procurar qualquer integrante da bancada ou qualquer dirigente do PT para proferir uma palavra sequer de crítica a alguém. Mesmo quando ele discordava, ele sabia ponderar, argumentar e falar sem agredir, sem desmerecer ou desqualificar qualquer pessoa. Isso não é fácil, Sr. Presidente. Nos momentos de tensão todos nós falamos aquilo que muitas vezes agride, ofende. Nunca vi o deputado José Cândido ser agressivo ou ofensivo a qualquer pessoa. Católico, não católico por opção, mas católico por dedicação de vida, cristão por opção de vida, e efetivamente procurava vivenciar tudo aquilo em que acreditava.

Sr. Presidente, perdemos um companheiro de bancada, um companheiro de partido. Isso não é discurso, Sr. Presidente. Ele vai deixar uma lacuna no nosso partido. Por mais que uma pessoa seja substituível - e essa é a verdade porque cada uma tem as suas características - o nosso amigo e companheiro deputado José Cândido vai deixar uma lacuna que vamos sentir no dia a dia. A lacuna daquele que sabia se impor sem muitas vezes abrir a boca; que sabia chamar a atenção apenas com um olhar ou um gesto; alguém que soube ser instrumento de unidade sem muitas vezes proferir uma palavra sequer. Aquele que soube superar dificuldades, aquele que soube fazer questionamentos sempre do ponto de vista construtivo exercendo efetivamente a vocação de São Francisco que é ser um instrumento da paz.

Sr. Presidente, perdemos um companheiro que dedicou a sua vida a apenas uma crença: que era possível construir uma sociedade justa, sem preconceito, sem discriminação, onde cada ser humano pudesse vivenciar a igualdade de oportunidades.

Sr. Presidente, estamos extremamente tristes, estamos sentindo a ausência do nosso companheiro deputado José Cândido, do Seu Cândido, como o chamávamos. Certamente essa dor vai se arrastar por um longo período, quando aquilo que nos acolhe certamente acolhe todos do PT e a família, que é a sua memória. Sempre falamos que quando um grande homem ou uma grande mulher parte desse plano para se eternizar na história, nosso companheiro deputado José Cândido efetivamente está eternizado na nossa memória e na nossa história.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, como líder da bancada do PSD quero proferir algumas palavras em homenagem ao deputado José Cândido e dizer à sua família que ele foi muito importante para todos nós. Ao longo dos anos, com certeza, sempre vamos nos lembrar do deputado José Cândido, vamos colocar em prática o que aprendemos com ele.

Ele sempre foi um deputado assíduo. Parece que olho naquele canto e o vejo sentadinho ali; ele sempre estava presente. Tive a alegria de participar junto com ele na comissão das questões sociais, tivemos muitos embates, aprendemos muito um com o outro. Foi muito bom. Tenho certeza de que onde ele está agora é muito melhor do que aqui. Ele está na glória eterna. Imagino que ao mesmo tempo em que a família está triste com o falecimento de José Cândido, como estamos tristes também, imagino que a família se alegra nesse momento ao ouvir de todos nós somente coisas boas sobre ele.

Só temos coisas boas para falar do deputado José Cândido, nosso amigo, que certamente foi uma pessoa que acrescentou muito nesta Casa, uma pessoa amiga, sempre sorridente. Toda vez que nos aproximávamos dele ele sempre sorria, sempre estendeu os braços para ajudar. Sei que vocês estão tristes, sei que essa dor é grande, minha mãe sempre fala que a dor é grande quando se perde alguém da família, mas ao longo dos anos fica uma saudade gostosa.

A saudade que vocês vão ter é de uma pessoa maravilhosa. Só temos coisas boas a falar do deputado José Cândido. Certamente isso vai ficar gravado nos corações de todos nós, de vocês também. Estamos tristes, mas deus ganhou uma pessoa maravilhosa junto Dele. Certamente José Cândido está olhando por nós aqui, está intercedendo por todos nós. Muito obrigada.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, como membro do Partido dos Trabalhadores, da mesma forma quero agradecer todas as manifestações de deputados e de pessoas. Atrevo-me a fazer isso, apesar de a família estar aqui, pelo respeito, pelo companheirismo, por tudo que vivenciamos. Temos uma porção de coisas parecidas: a origem, vem do campo para a cidade, ajuda a fundar o PT, participa de diversas lutas. Vamos nos identificando. Tivemos dificuldade de comunicação. Ainda bem que a nossa bancada publicou informações no boletim. Isso ajudou bastante para que minimamente pudéssemos nos atualizar sobre aquele quadro de sofrimento.

Resumindo, José Cândido é dos mortos que não morre. Parabéns, José Cândido, por tudo que você fez. Muito obrigado a você. Sabemos que só o tempo ajudará a família. Nunca esquecemos um ente querido. Só vamos aceitar que isso aconteceu daqui algum tempo. No final do ano perdi um irmão vítima de infarto e até hoje me lembro dele. Sabemos o que vocês estão passando. Recebam o maior respeito e a nossa solidariedade por tudo o que ele fez. Vamos tentar preencher as lacunas que ele deixa com nosso trabalho. Vamos procurar fazer um ouço daquilo que ele fazia. Certamente não vamos conseguir, mas vamos tentar. É uma forma de retribuir o seu trabalho e o seu legado.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quando iniciamos a sessão do dia de hoje olhando para o lado direito do plenário sentimos falta de um deputado simpático, sempre sorridente, um guerreiro, um deputado probo, honesto, que dignificou a vida pública. Ontem, em Suzano, embaixo de uma chuva tranquila, foi sepultado um grande homem público que sempre se preocupou com os menos favorecidos, com os mais pobres. Um deputado que não mediu esforços para lutar pela área da Saúde, lutar pela Santa Casa de Suzano. Sou testemunha disso porque estive com ele lá na Santa Casa em busca de melhores condições para aquela instituição.

Quero dizer à esposa, dona Laura, aos filhos Adriana e Marcelo, aos demais familiares, ao povo de Suzano e região, que o deputado José Cândido foi um lutador, uma pessoa que se preocupou diuturnamente, às vezes deixando seus compromissos familiares para se dedicar à vida pública. No pouco tempo que convivi nesta Casa com o deputado José Cândido, ele me ensinou muito. Sempre estará em nossos corações e em nossas mentes seu exemplo, que deve ser seguido por todos.

Quero aqui como vice-presidente do PMDB estadual e em nome de todos os peemedebistas estender os nossos votos e homenagens a esse grande lutador. Nobre Deputado José Cândido que ornamentou assiduamente este plenário, descanse em paz junto ao nosso Senhor. Muito obrigado.

 

O SR. PEDRO BIGARDI - PCdoB - PARA COMUNICAÇÃO - Como Líder da Bancada do PCdoB registro nossas homenagens em nome do partido e da Deputada Leci Brandão, que esteve junto com o Deputado José Cândido na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais. Nossas condolências à família, amigos e a todos que estiveram na luta ao lado do Deputado José Cândido, e ao Partido dos Trabalhadores que perdeu um grande companheiro.

Lembro-me que no final do ano passado ao chegar à Assembleia para uma sessão, sentei-me ao lado do Deputado José Cândido e disse que estava cansado por causa do ritmo acelerado de final de ano e ele me respondeu que também estava e completou dizendo que pessoas como nós, que desejam ver os problemas serem resolvidos de forma correta, acabamos cansando mais do que as pessoas que não se importam. É essa a personalidade do Deputado José Cândido, que eu conheci. Essa simplicidade e ao mesmo tempo uma grandeza das lutas, sedento de ver que as coisas acontecessem corretamente e combatendo todas as injustiças, e vemos aqui que existe uma unanimidade. Os 94 Deputados entendem que o Sr. José Cândido foi um homem de bem e que se relacionava com muita facilidade com todos, como colocou o Deputado Edinho Silva. E mais do que isso ele era um lutador pelas causas sociais, um homem que lutou para que os direitos humanos acontecessem de fato neste País e no Estado de São Paulo.

Ficará com certeza muita saudade do pai de família, amigo e nosso companheiro, mas, sobretudo ficará essa luta do Deputado José Cândido pelos direitos humanos e pelo fim de qualquer tipo de discriminação e preconceito, mas iremos certamente continuar essa luta. É com muita tristeza que perdemos esse companheiro, ele fará muita falta, o seu lugar estará sempre reservado e a sua luta estará sempre presente nessa Casa. Muito obrigado.

 

O SRA. VANESSA DAMO - PMDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, como vice-Líder da bancada do PMDB falo em nome do partido. Ontem estive em Suzano para dar os pêsames à família de sangue e aos membros que adotaram José Cândido, como pessoa pública e lutador pelas boas causas. Tenho a certeza que não só a população de Suzano, mas o Estado inteiro sentirá a sua falta. Fica aqui o exemplo de uma pessoa que dedicou a sua vida pelo que era justo e correto. Para mim, foi uma grande honra trabalhar junto ao Deputado José Cândido, aprendendo com a sua experiência de vida e simplicidade.

Tenho certeza que ele se tornará exemplo para muitas pessoas que acreditam na boa política. Ficam o exemplo e a lição desse grande homem que dedicou a sua vida à política do bem e que adotou a todos como filhos e filhas, que certamente guardaram boas lembranças do seu trabalho e levaram esse exemplo à diante. Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Na condição de Líder da Bancada do PSDB e em nome de todos os Deputados do partido, externo todos os nossos sentimentos e dor a todos os seus familiares, mas, sobretudo à população que sempre acreditou nesse homem. Compartilho de todas as homenagens prestadas pelos que me antecederam, esquecendo das adversidades que a vida pública nos coloca.

Convivi com esse Deputado o qual eu chamava de Sr. Cândido, tive inclusive a oportunidade de estar com o seu filho o Prefeito de Suzano, Marcelo. Eu desafio alguém encontrar algum inimigo do Deputado José Cândido aqui na Assembleia Legislativa. Não posso falar por todo o Estado, mas o legado que ele deixou nesta Casa é seguramente a semente que ele deixou por onde passou. Um homem que conspirava o bem, vivia em prol das causas que acreditava e defendia e semeava alegria.

Nós seres humanos temos infelizmente, não sei bem se é um defeito ou virtude, não somos preparados para perdas, principalmente se perdemos alguém com quem convivemos e gostamos, essa perda nos causa muita dor. Infelizmente o Sr. Cândido nos deixou no último domingo, mas devo dizer que a sua vida falou do seu trabalho. A biografia que ele próprio escreveu fala por ele, e o que eu posso expressar é a dor da perda de um amigo simples, humilde e silencioso. Esse era o seu jeito de vida, a forma que ele gostava de viver e se relacionar.

Desejo que Deus o acolha da melhor forma possível. Faremos as nossas orações por ele pedindo total conforto à família que indiscutivelmente é a que mais sofre. Se nós que convivíamos com ele somente através do Parlamento sentimos, o que dirá a família que era ligada pelo convívio diário. Que Deus dê conforto ao Sr. José Cândido para que ele possa continuar, a partir de agora mais distante, olhando por nós e trabalhando pelo povo que ele sempre defendeu. Lamentamos essa perda irreparável. Muito obrigado.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - PSD - PARA COMUNICAÇÃO - Como vice-Líder da Bancado do PSD nesta Casa, registro em nome de todos os membros do partido os nossos sentimentos à família do Sr. José Cândido que sai desta vida, mas deixa o seu legado. Existem pessoas que saem desta vida e não deixam legado e nem história, porém isso não se aplica ao nosso amigo que nos deixará muita saudade e uma história que perdurará em nossa memória para sempre.

A palavra José é “Yoseph” em hebraico e quer dizer “Deus acrescenta”, e Cândido quer dizer candura e pureza. Nós vemos que até no nome do Sr. José Cândido, há a representação de coisas boas e muito fortes. Esse Deputado nos embates eleitorais em algumas cidades no interior deste Estado, mesmo estando em lados opostos no pleito, demonstrava lealdade, simplicidade, acolhimento e pureza. Características que observávamos no Sr. José Cândido.

Juntamente com a família, nós, o Parlamento, o PT, a cidadania de São Paulo e o Brasil também perdemos com a morte do Deputado José Cândido. Estamos com uma lacuna que só será preenchida pelas lembranças das ações positivas e produtivas como, por exemplo, da CPI da TV por Assinatura aqui nesta Casa. Deixo registrado que fiz menção várias vezes do Sr. José Cândido, tendo em vista uma lei de sua autoria e sancionada pelo Governador José Serra, que versa sobre abusos contratuais.

Então, Sr. Presidente, parabéns à família por ter um pai, um amigo, um avô, um homem, um patriarca que deixa realmente saudades. Sai desta vida e deixa história.

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. e Sras. da família do Sr. José Cândido, do “Seu Cândido”, como falamos, meus companheiros partidários, meus colegas de diversos partidos, as demonstrações ouvidas até agora já demonstram o significado do “Seu Cândido” para nós. Conheci o Deputado há questão de dois ou três anos, na minha cidade, Santos, lá levado pela então Deputada Maria Lúcia Prandi, aqui presente, para fazer uma luta sempre digna e justa pelos direitos humanos. Ele era o Presidente dessa comissão, à época.

Conheci o Deputado naquele momento e há algo que transcende às palavras. Quando vemos essa imagem tenho para mim que o nosso corpo fala tanto quanto as palavras que saem das nossas bocas, mas os olhos falam muito mais. Esta reverência que os colegas estão fazendo em relação à candura do Sr. José Cândido, que virava bravura quando fosse necessário, aprendemos a conviver com ela. Evidentemente que não tenho a intimidade que a família tem. Evidentemente que não sei dos momentos difíceis que toda família tem, as brigas internas, porque essas coisas acontecem, mas quero dizer que o “Seu Cândido” não veio a passeio na vida. Deixou marcas, vocês, Dona Laura, Adriana, a Marcelo a responsabilidade de Suzano, mas eu diria algo que minha mãe, que já se foi, falaria: acredito que nós, de alguma maneira, não nos vamos. Deixamos nossa obra, o nosso DNA, os nossos feitos, até as nossas irreverências, porque essa é a identidade que temos na nossa passagem por este plano.

Então, queria dizer à família que contem sempre conosco. Aliás, não contem com o PT, mas com uma bancada de 94 deputados que aprenderam a entender na maneira de ser do “Seu Cândido” a mais incrível das coragens políticas: o silêncio, a candura, mas principalmente a força do caráter. Um beijo a todos vocês. Estamos juntos para o que der e vier. Obrigada.

 

O SR. ALEX MANENTE - PPS - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, venho como líder do PPS para desejar em nome de toda nossa bancada os nossos sentimentos a toda a família do Sr. José Cândido, a toda população de Suzano, do Estado de São Paulo. Certamente todas as homenagens que estão sendo feitas nesta data, e as muitas que ainda ocorrerão, são insuficientes para demonstrar o que significava o Sr. José Cândido para a vida das pessoas com quem convivia, para demonstrar também o significado valoroso do trabalho político que exercia.

Certamente a família sente muito mais, mas quando perdemos um homem público com todas as características que a sociedade busca a todo momento, sentimos que perdemos muito. Fica nossa mensagem de solidariedade, e que Deus possa abençoar e iluminar toda a sua família, dando condições para que continuem esse legado importante que ele deixou. Um grande abraço e os nossos sentimentos.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - PARA COMUNICAÇÃO - O que se faz em vida ecoa na eternidade. Essa é mais que uma máxima e que se aplica bem ao irmão, ao companheiro, ao amigo que perdemos, José Cândido.

Quando cheguei a esta Casa, passei a ser seu vizinho de gabinete por dois anos e meio. Ali aprendi a conhecer o caráter, a pessoa, a tranquilidade de espírito que ele igualmente transmitia aos seus filhos postiços, a sua assessoria. Aprendi a valorizar demais a postura do Deputado José Cândido. O Deputado foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos e de forma absolutamente isenta, tranquila, transparente, mas enérgica, compromissada com as suas causas na defesa dos direitos humanos, da igualdade racial. O “Zé” acabou se fazendo merecedor de receber a mais alta distinção da minha Polícia Militar ao receber a Medalha Brigadeiro Tobias de Aguiar, pela sua isenção, pelo seu desprendimento, mas pela sua energia, sua coragem.

Ontem fiquei prestando atenção lá em Suzano, principalmente no comportamento das pessoas mais humildes, que aos milhares passaram para dar um último adeus ao “Zé Cândido”. E na tristeza, no choro daquelas pessoas a certeza de que perderam um grande defensor. Pude assistir à minha corporação conduzir o corpo do “Zé Cândido” a sua última morada, num caminhão do meu Corpo de Bombeiros, a sua urna embalada por uma bandeira do Brasil, com um simbolismo muito forte, acompanhado pela população, de que o povo brasileiro perdeu, nesse plano, nesse universo, um dos seus mais ilustres representantes.

Que Deus dê força a toda sua família, a todos os seus filhos postiços, sua assessoria, e que haja força e luz para minimizar, já que neutralizar essa perda é impossível. Que Deus o abençoe.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, peço autorização para colocar essa foto maravilhosa do Sr. José Cândido para ler um poema de um poema negro, Geraldo Filme, que é o melhor jeito que imaginei para homenagear e sintetizar nosso irmão José Cândido.

Dizia Geraldo Filme: “Silêncio, o sambista está dormindo. Ele foi, mas foi sorrindo. A notícia chegou quando anoiteceu. Escolas, peço silêncio de um minuto. O Bexiga está de luto. O apito de pato n’água emudeceu. Partiu, não tem placa de bronze, não fica na história. Sambista de rua morre sem glória, depois de tanta alegria que nos deu. Assim um fato se repete de novo: sambista de rua, artista do povo. É mais um que foi sem dizer adeus.

Gostaria que ouvíssemos a cantora Beth Carvalho cantar duas estrofes:

 

* * *

 

- É executado um número musical.

 

* * *

 

O SR. HELIO NISHIMOTO - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, colegas Deputados, familiares do Deputado José Cândido aqui presente, aquilo que nós, deputados e amigos, não podemos fazer, que Deus faça no coração de cada um dos familiares. Principalmente, que Deus conforte, console e fortaleça cada um de vocês para prosseguirem lutando a exemplo do Deputado José Cândido.

Quando aqui cheguei em 2009, encontrei no Deputado um grande amigo. Procurei me aproximar de pessoas que demonstravam serem de bem para no início aprender um pouco, e me lembro que em vários momentos compartilhando com ele sobre vários trabalhos, nas comissões permanentes e também aqui no plenário, pude aprender muito, mas algumas coisas de maneira informal levamos para sempre na lembrança. E algumas coisas que me marcaram muito, quando falávamos sobre família e sobre o trabalho em favor das pessoas mais necessitadas, percebíamos em sua sinceridade e em seu trabalho uma dedicação muito grande. Então, levarei essas coisas na lembrança, porque de tudo aquilo que podemos fazer ou ser, uma coisa nos marca muito: é o bom caráter. Isso eu pude perceber na pessoa do Deputado José Cândido: seu caráter e sua amizade.

Então fica aqui nossos sinceros sentimos de pesar, conforme expressei ontem na cidade de Jacareí, onde estivemos na reunião da Região Metropolitana, e nosso desejo sincero que Deus abençoe e dirija os passos de cada um dos familiares, principalmente dando força e ânimo para continuarem honrando tudo aquilo que o Deputado José Cândido compartilhava e vivia, que era uma vida de respeito a Deus. Que vocês sejam assim: sempre firmes, se apegando cada vez mais Naquele que é poderoso para cuidar de cada um. Deus abençoe vocês.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Obrigada, Presidente. Eu gostaria, embora meu líder Deputado Orlando Morando já tenha feito através desse microfone o sentimento da bancada do PSDB, quero aqui transformar em palavras um pouquinho dos sentimentos de todos nós, mas quero deixar um pouquinho do meu, com relação a pessoa do José Cândido. Quero cumprimentar a V.Exa. enquanto Presidente desta Casa, e cumprimentar os nobres Deputados e nobres Deputadas. Peço aqui licença a cada um e a cada uma de V. Exas. para chamá-los de, mais que colegas, chamá-los de amigos, porque eu penso que é um momento preciso para fazermos esta avaliação da nossa relação humana dentro desta Casa.

Independente da questão política ou político-partidária, da nossa conotação partidária ou coloração, tem que ficar que o “Zé Cândido” nos deixa.

Quero aqui enfatizar, e todos que me antecederam falaram com muita propriedade, com muita verdade, com muito sentimento, com o coração e com compromisso de que a vida é o maior dom que Deus nos deu, o maior presente e o maior talento.

Enquanto dom, o Deputado José Cândido soube entender e viver como um dom sagrado. Cuidou da sua vida, do seu corpo, fazia do seu corpo uma oração, e cuidava da vida dos demais. Ele sempre soube entender na prática o que significava o dom da vida.

Enquanto talento, ele não falhou nenhuma vez, porque assim como um artista talha o seu talento, assim ele o fez: com a sua família, com seus amigos e com a vida pública.

Enquanto presente, ele soube a cada dia abrir o embrulho, o pacote, com uma fita de cetim, bonita, dourada prateada, vermelha, a cor que fosse, entendendo que esse presente tinha que ser bem cuidado. E assim foi a vida do “Zé Cândido”.

Eu queria, já encerrando as minhas palavras, dizer que foi de uma forma muito especial quando nós dois nos conhecemos, até porque eu brinquei com ele. Eu falei: “Ah, o senhor se chama José Cândido? O senhor tem um nome sagrado, além de bonito.” Ele brincou comigo, porque eu disse a ele que meu pai - que também mora no céu, certamente contra a nossa vontade, não o céu, mas porque não gostaríamos que ele se fosse - também se chamava Cândido. E eu disse a ele várias vezes que “Cândido” era leveza, que “Cândido” era amor. Não tinham só debates nesta Casa, no que dizia respeito de preconceito ou discriminação, e por razões óbvias, o “Zé Cândido” não estava junto comigo.

Então, quero partilhar esse sentimento de saudades, de tristezas e dizer a dona Laura, aos seus filhos o Sr. Prefeito Marcelo e Adriana, , que não fomos preparados para entender ou aceitar essa separação. Nós fomos preparados para entender e aceitar a vida, mas ninguém vai ficar aqui, um dia todos nós vamos com certeza absoluta. Mas enquanto aqui estamos, vamos tentar entender que fica mais fácil, mais agradável e menos sofrido, se ao invés de chorarmos, que é um direito nosso quando o coração aperta, que nós agradeçamos a Deus pelo tempo que tivemos a pessoa que nós amamos o nosso lado.

Eu penso que o tempo que o “Zé Cândido” ficou com todos nós, principalmente com a família, mas conosco aqui na Assembleia, foi um tempo de grandeza, foi um tempo de aprendizado. Quiçá de nós, 94 Deputados que estamos nesta Casa agora, o suplente assumindo o lugar do Deputado José Cândido, o dia que formos, quiçá se tivermos a sorte, a grandeza e a alegria de alguém poder vir ao microfone como esse ou em qualquer lugar ou em qualquer estado do Brasil, para dizer da saudade e da grandeza que este homem está deixando.

Então, que a família receba o meu carinho, receba a nossa solidariedade. Nós choramos porque alivia o coração, mas vamos tentar, Presidente Barros Munhoz, V.Exa. que é grande em todos os sentidos, sorrir e agradecer a Deus, por tudo que ele foi. E que sorte para aqueles que puderam chegar fisicamente próximo dele, dar-lhe um beijo e apertar sua mão. E este presente nós tivemos. Um abraço e meu carinho a todos.

 

O SR. MARCO AURÉLIO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, como o senhor sabe, estou com um filho de seis meses e uma das coisas que peço a Deus, é que Ele coloque em seu caminho os mesmo amigos que Ele colocou em meu caminho. Porque esses amigos que cruzam os nossos caminhos, são anjos que nos ajudam a sermos pessoas, a sermos seres humanos. Então, eu peço a Deus para que na vida do meu filho ele encontre muitos “Josés Cândidos”, para instruí-lo e para ajudá-lo a ser um grande homem.

No próximo dia 15 de março, faria um ano de minha convivência com o Deputado José Cândido. Então, o tempo que fiquei com ele foi curto, mas não precisamos ficar muito tempo com as pessoas para descobrirmos sua grandeza e seu caráter. Em menos de um ano, é possível tranquilamente prestarmos um testemunho da pessoa do senhor José Cândido, pessoa que nos ensinou e que deixou aqui caminhos de exemplo.

Quando uma pessoa vai a óbito é muito comum perguntarmos quantos anos ele tinha. Até parece que o número de meses ou de anos que a pessoa viveu pode influenciar alguma coisa na vida da pessoa, mas na verdade o que mais interessa não é quantos anos a pessoa viveu aqui, mas a maneira como ela viveu aqui. E nesse ponto posso dizer aqui que o Sr. José Cândido deixou uma história de eternidade.

No domingo à noite, lá na missa em Suzano, onde estive, o padre foi muito sábio ao dizer, no final da missa: imitem o Sr. José Cândido, porque por onde ele passou ele gerou vida. Muitas pessoas hoje têm mais vida, estão em melhores condições, estão mais alegres, mais felizes, porque cruzaram com o Sr. José Cândido.

Portanto, ele se foi, mas sabemos que a missão dele permanece. Ele deixou aqui semeado na nossa sociedade o perfume do amor, da justiça, da luta pelos que mais precisam, um homem que sempre teve lado. Isso é que é importante.

Portanto, quero registrar aqui, Sr. Presidente, um agradecimento à família e a Deus, por ter me dado o prazer e a alegria de eu ter convivido com o Sr. José Cândido e ter aprendido dele, através das ações, dos testemunhos e da prática que ele teve na sua vida. Muito obrigado.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero também manifestar-me, apresentando os meus sentimentos, como todos os demais que me antecederam fizeram, para os familiares, dona Laura, Adriana, Marcelo Cândido, e todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar com o Sr. José Cândido. Foi, sem dúvida alguma, um privilégio, ou é um privilégio, de todos aqueles que conviveram com o Sr. José Cândido.

Conheci o Sr. José Cândido em 1995, primeiro ano da minha primeira legislatura. Eu fazia uma visita ao diretório do meu partido lá em Suzano, e fui apresentado ao Sr. José Cândido. Saímos pela cidade. Ele me levou a um dos bairros carentes àquela época, hoje já deve estar mais bem urbanizado, bairro Miguel Badra, que sofria com problemas de saneamento básico. Ele me falou da falta de segurança em alguns bairros da periferia de Suzano, da falta de saneamento, e fomos então ao coronel responsável pela Polícia Militar, conversar com ele para intensificar a segurança naqueles bairros. Fomos até o responsável pela Sabesp, buscando também um entendimento.

Ele era vereador. Passados tantos anos, depois de o Marcelo Cândido precedê-lo aqui nesta Casa, tivemos o privilégio de recebê-lo aqui, eleito pelo seu povo, eleito por todos aqueles que o admiravam, como Deputado estadual da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

E hoje estamos aqui, todos lamentando esta perda. Mas em minha convicção cristã espiritualista, acreditamos que o Sr. José Cândido transitou desta dimensão material, materialista, para a dimensão espiritual. Neste momento ele ingressa novamente na dimensão espiritual, recebido com festa por aqueles que o amam e que o precederam nesta jornada.

Tive também a oportunidade de conviver diversos dias com ele em janeiro de 2008, quando fomos juntos ao Fórum Social Mundial. Ficamos hospedados no mesmo hotel. Estivemos várias noites conversando sobre as questões políticas, as questões dos Direitos Humanos, que era uma questão que comovia e sensibilizava esse homem especial.

E hoje ele mostra mais uma vez que é especial. Nesta minha crença da espiritualidade, esses seres interagem ainda conosco. Interagem, fazem-se presentes na medida em que nós o memorizamos.

Então, o Sr. José Cândido está participando, e hoje ele conseguiu mais um feito: unificamo-nos todos em torno da sua memória. O maior patrimônio que um ser humano pode reunir aqui na terra é a sua dignidade, é a sua honradez, porque esta a traça não corrói, os ladrões não roubam e a ferrugem não a desfaz.

Portanto, ele juntou aqui na Terra o melhor dos tesouros, esse que nós estamos hoje homenageando, e levou consigo essa luz para a espiritualidade. Creiam, queridos amigos, familiares e amigos que trabalharam com ele, que ele está eternizado exatamente por conta da sua dignidade, da sua honradez e do respeito e carinho que ele conseguiu de todos nós. Nesta Casa, hoje, não existe partido, não existe religião. Todos aqui hipotecam esta solidariedade a vocês.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, é uma tarde de tristeza para todos nós e com certeza continuaremos tendo sempre o Sr. Cândido como um grande amigo, um grande defensor dos trabalhadores, da população mais sofredora, daqueles que são os verdadeiros oprimidos. Era essa população que o Sr. Cândido defendeu pela sua vida toda, desde o seu interior, quando trabalhava na roça. E esse defensor ontem foi embora.

E era mais. O Sr. Cândido, quando as pessoas o ofendiam, quando ele ficava chateado com alguma coisa, ele não brigava. Ele ficava triste, mas não brigava, não ofendia ninguém, nem com as palavras e nem com o seu jeito de ser.

Nós perdemos, de fato, um grande amigo aqui na Assembleia, um grande irmão, uma pessoa de bom senso. Eu em particular perdi um grande amigo, um amigo muito próximo aqui na Assembleia. Já conhecia sua história, mas desde que o conheci pessoalmente eu tinha o Sr. Cândido como se fosse um pai para mim aqui na Assembleia. E para mim foi um choque muito grande, fiquei muito triste mesmo.

Quero dizer à família do Sr. Cândido que ele deixou um grande orgulho para o povo brasileiro, para o povo do Estado de São Paulo, principalmente para vocês, familiares. Têm que se orgulhar muito em ter um pai como o Sr. Cândido. Nós nos orgulhamos em todos os momentos por termos um amigo como ele.

A saudade não vai acabar, mas temos que tocar a vida para frente. Pedimos a Deus, e tenho a certeza de que o Sr. Cândido está em um bom lugar, ao lado do nosso Pai do Céu, que é para onde todos nós iremos. E lá nós vamos nos encontrar um dia. Estaremos juntos porque é lá que todos se encontram: rico, pobre, feio, branco, enfim, Deus fez essa questão da morte, da nossa partida daqui, muito importante. Somos todos iguais. Lá nós nos encontraremos, com certeza, um dia. Que Deus dê muita força a todos vocês. A cada ação, sempre que vocês forem conversar com alguém, lembrar do Sr. José Cândido, da pessoa serena, amigo, solidário e irmão. Como disse o padre, foi uma pessoa que mudou a vida de muitas pessoas sofredoras. Elas procuraram o Sr. Cândido, que transformou as suas vidas ainda que seja com uma palavra amiga.

Que Deus ilumine a todos nós. A nossa bancada e toda a Assembleia está em luto. Não só os deputados, mas também muitos funcionários desta Casa estão inconformados com a partida do Sr. Cândido.

 

O SR. ULYSSES TASSINARI - PV - PARA COMUNICAÇÃO - Gostaria de, em meu nome e da bancada do Partido Verde, hipotecar o nosso mais profundo pesar a todos os familiares. Rogamos a Deus que lhes conceda força suficiente, daquela grande força de José Cândido. Alguém já disse que nós, às vezes, convivemos quase uma vida inteira com uma pessoa e não a conhecemos. Com José Cândido foi o contrário. Nós convivemos há menos de um ano, mas conseguimos conhecê-lo profundamente. Foi por causa do seu peculiar modo de agir, de falar, de defender as suas ideias, da sua amizade e, principalmente, por aquela grande virtude que é, indiscutivelmente, a mãe de todas as virtudes e que constrói a grandeza dos grandes homens: a humildade.

José Cândido foi um monumento de humildade e nos deixa um exemplo maravilhoso a ser seguido. Só podemos estar felizes por termos convivido com ele e termos recebido este exemplo. A toda a família as nossas condolências. Que Deus os proteja sempre e que possamos atuar como foi José Cândido nesta Casa.

 

O SR. JOÃO ANTONIO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Eu conheci o Sr. José Cândido no final da década de 80. Nós, um grupo de operários na época, tentávamos fazer um curso profissionalizante, e na busca de uma escola que tivesse a infraestrutura necessária para propiciar aqueles operários desempregados, indicaram-nos um morador de Suzano. Era o Sr. José Cândido - que eu ainda não conhecia - para que intermediasse com a Kolping, curso profissionalizante. Ele me intermediou com um padre da Igreja de São Benedito, em Guaianazes, onde tinha uma oficina mecânica. E lá conseguimos organizar um curso graças ao Sr. José Cândido para cerca de 40 operários metalúrgicos. A minha experiência começa lá atrás com este que foi um amigo, um companheiro, um batalhador que não media nenhum esforço para prestar solidariedade aos mais necessitados.

Aliás, esta foi a tônica do Deputado José Cândido: solidariedade e fraternidade. Essa era a sua vida. Foi assim com a sua família construindo uma família de caráter, de pessoas inteligentes, de pessoas que vieram de baixo e que venceram graças à coerência, honradez, dignidade e conduta reta deste homem. Convivemos tanto tempo com ele no nosso partido que tivemos os ensinamentos deste homem sereno e ponderado, que não levantava a voz mesmo quando era para divergir. Este é o Deputado José Cândido.

Nós, desta Casa, rendemos as nossas homenagens, aos seus familiares. Mais do que isso, quero dizer que o Estado de São Paulo perdeu um dos maiores deputados que esta Casa já teve, não só pelo seu talento como político, mas pela sua capacidade de convencer sempre com argumentos os colegas. E prestou um grande serviço aos paulistas. As nossas homenagens ao nosso companheiro, amigo e sempre Deputado José Cândido.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, gostaria de neste momento render as minhas homenagens ao grande amigo, irmão, parceiro e companheiro José Cândido.

Sr. Presidente, eu resgatei uma manifestação do José Cândido, no dia 14 de dezembro, uma quarta-feira. Dois parágrafos que gostaria de relembrar, até para registrar o que os colegas parlamentares já se manifestaram neste microfone, quando ele, numa sessão, trazia a sua indignação.

Ele dizia: “O que me traz a esta tribuna, lamentavelmente, a exemplo de outros deputados que me antecederam, são algumas denúncias ruins. Porque a falta de política pública nas cidades do nosso Estado é muito grande - o assassinato de três moradores em situação de rua no município de Campinas.” Aqui José Cândido clamava por justiça quando fazia a sua manifestação. Dizia também: “O Brasil é um país rico de florestas, de turismo e, muitas vezes, a especulação imobiliária e seus interesses falam mais alto. Muitas vezes, aqui, defendemos a preservação do meio ambiente, mas os interesses, às vezes, falam mais alto. E quem sofre com isso são os menos favorecidos.”

Quero então, em nome da Adriana, do amigo Marcelo - que foi deputado conosco -, de José Márcio, Alairton, Eduardo, Marcos Antônio, Alberto e Dona Laura, fazer este registro porque o legado do grande amigo José Cândido será sempre lembrado e praticado. É o que mais importa neste momento. Graças a Deus tenho o meu pai e minha mãe vivos. Não dá para imaginar a dor no coração da Dona Laura e dos seus filhos. Só mesmo quem está passando por isso nesse momento. A homenagem que estamos prestando retrata que o legado do Sr. José Cândido será muito lembrado e praticado. Muito obrigado.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, também quero me somar às homenagens do nosso Deputado José Cândido. Quero dizer aos companheiros da assessoria e da família que a falta que o Deputado José Cândido vai fazer à nossa bancada nesta Assembleia é muito grande e será difícil ser reposta. Conheci o Sr. Cândido quando ele era vereador de Suzano. Fui a um debate, que fizemos em Guaianazes, e envolvia a Obra Kolping, uma entidade muito séria. Ele era o Presidente neste Estado e tivemos o nosso primeiro contato a respeito de um projeto. Reencontrei-o quando Marcelo Cândido era deputado aqui e José Cândido vinha a esta Casa acompanhando o mandato do seu filho. Foi uma alegria para a nossa bancada quando ele foi eleito pela sua simbologia, seu espírito e as demandas que representava vir aqui na Assembleia Legislativa para a nossa bancada, era motivo de orgulho muito grande.

Ele simbolizava muito além de um parlamentar. Simbolizava um político que tinha valores como a ética, a solidariedade, o compromisso social. Isso era muito forte, muito presente aqui e muito visível na sua atuação numa Comissão como a de Direitos Humanos.

Coordenando a Frente Parlamentar de Promoção de Igualdade Racial e apoio à comunidade Quilombola, mostrava quais eram suas prioridades em atuar em defesa dos mais pobres, dos mais desvalidos.

Os sem-terra vão sentir muito a sua falta. Os presidiários, que ele visitava e dava todo apoio à Pastoral Carcerária, vão sentir a sua falta. A população de rua de São Paulo vai sentir muito a sua falta e assim todos os setores que tinham nele uma referência aqui no Parlamento, tinha uma esperança quando ele chegava a ter suas demandas resolvidas e encaminhadas e de ter seus direitos respeitados.

Quero só deixar clara aqui a minha tristeza pela perda do Sr. Cândido, mas, ao mesmo tempo, dizer para seus assessores, para sua família e para todos os deputados aqui que esses valores que ele colocava, como de sua atuação, como eu já falei aqui, ele já era um exemplo em vida. Isso já é o maior legado que vamos ter da sua imagem, da sua lembrança, da sua atuação.

Ele foi um homem que deixou para todos nós um grande exemplo. Acho que essa imagem, essa memória nos causa uma alegria. Na política, na sua ação partidária, na construção de políticas públicas foi uma pessoa com esse calibre de ter valores como coluna fundamental na sua atuação, no seu modo de ser. Então vamos sentir uma falta muito grande dele. Acho que é isso que vai ficar da sua memória, do seu legado. Muito obrigado. Muita força para todos vocês!

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Alencar Santana.

 

O SR. ALENCAR SANTANA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, a toda família do Sr. José Cândido a nossa solidariedade.

Eu já conhecia o Sr. Cândido, mas tive contato mais próximo com ele nesse último ano como colega de bancada e no dia a dia da Assembleia Legislativa.

Como no dia a dia da política em geral as coisas são corriqueiras, vamos fazendo uma coisa, fazendo outra, cada um, de certa forma, preocupado com tudo aquilo que chega ao seu mandato, com seu trabalho, com suas demandas e também vamos observando o jeito de agir, de pensar, fazendo também amizades.

Desde o início, deu para perceber, primeiro, a serenidade do Sr. José Cândido, como alguns aqui já falaram, mas, ao mesmo tempo, a firmeza de uma pessoa de compromisso, de valores importantes e também, como já foi mencionada aqui, que defendia algumas causas que muitos de nós, às vezes, não debatemos com afinco.

O Sr. José Cândido foi para nós esse exemplo de uma pessoa ao mesmo tempo calma, tranquila e muito firme. Tive uma experiência com ele quando deu para demonstrar sua coragem e sua determinação. Eu e o Deputado Luiz Moura estivemos juntos nessa ação quando fomos visitar o aterro que desmoronou na cidade de Itaquá. O Sr. Cândido nos ligou dizendo que iria fazer uma vistoria no local. Tivemos conhecimento disso, mas até então não tínhamos ido até o local. O Sr. Cândido nos disse: “Vamos até o local juntos”. Fomos.

Tivemos durante essa visita alguns contratempos com o proprietário da área, mas o Sr. Cândido ficou lá nos ensinando ao mesmo tempo.

Eu e o Deputado Luis Moura estávamos no primeiro mandato. Foi logo no início. Foi, mais ou menos, em maio, junho, no meio do ano, e o Sr. Cândido lá, com toda firmeza, toda determinação, teve uma postura firme para que pudéssemos continuar fazendo o trabalho. Isso demonstra um pouco dele.

Ao longo deste ano, deu para perceber que em toda sua história política ele defendeu as minorias, um povo que de fato precisava de um apoio político. Ele defendeu setores com muito carinho e atenção.

Ontem, na missa de meio-dia, primeiro, observamos a quantidade de deputados lá. Fiquei sabendo que alguns estiveram na noite de domingo e muitos mais no final da tarde. Isso representa o carinho e o respeito que todos têm por ele. O Governador também esteve presente.

Tinha uma faixa lá de companheiros do interior de São Paulo, que estava escrito: “Os companheiros de Lucélia e Alta Paulista homenageiam, prestam solidariedade ao Sr. José Cândido”.

Encontrei alguns companheiros lá e falei: “Vocês estão fazendo um baita gesto vindo até aqui”. Eles falaram: “Estamos aqui porque a gente o respeita. Temos carinho por ele por todo trabalho e apoio que nos deu”.

Sr. Presidente e familiares do Sr. José Cândido, ontem recebi um e-mail, um poema em homenagem ao Sr. Cândido do companheiro Nenê, aqui da liderança, que recebeu por sua vez de um outro companheiro Celso. Vou tomar a liberdade de lê-lo porque acho que sintetiza um pouco o Sr. Cândido e ao mesmo tempo o seu trabalho.

“Homem.

À memória de José de Souza Cândido.

Veio há muito tempo, pra Suzano

Liderar o povo simples, brasileiro

Veio dedicado, veio inteiro

Hoje na tristeza do seu povo e eu me irmano

Sempre disposto a ajudar

Defensor da negritude, do Ambiente e do Axé

Liberdade religiosa, Homem de fé,

Decisivo pra a cidade transformar

Ensinava o que aprendeu com seu pai

Ouvir bem os que sabem mais

Dividir com os que sabem menos

Na tribuna, seus discursos eram serenos

José Cândido era o nosso coração

Às águas do Rio Tietê

Juntam-se as lágrimas do povo

De Suzano e de toda a região

Arregaçou as mangas pra semear o nosso Futuro

Para preservar um ambiente sustentável

Sempre inteligente, sempre amável

Fez a história, derrubando muros...

Pés largos como os índios Guaranis

Ombros largos - era um trabalhador

Honrou o legado de Zumbi

Vida: vivida com Amor

E juntando assim Índios e Negros

Novas relações com Brancos e Amarelos

José Cândido! Eu bem sei o seu segredo:

Igualdade e respeito às diferenças foi seu zelo.

Foi um salvaguarda da cidadania

Derrotou um marasmo moribundo

Venceu desigualdades, vilanias

Abriu portas para um novo mundo!

José Cândido, que também era de Souza

Em nossas almas, as saudades se consomem

O último verso é de quem ousa:

Viveu e morreu um grande Homem.”

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Samuel Moreira.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, familiares do Sr. José Cândido, acho que quanto mais próximo de quem nós nos despedimos maior é o vazio que sentimos. É de uma intensidade imensa.

Fui perceber isso porque um homem público e na própria vida acaba se despedindo de amigos e vai percebendo a ausência dessas pessoas. Mas é muito difícil imaginar o sentimento da família.

Fui ter essa experiência quando perdi o meu pai. Aí é que fui perceber qual o sentimento de vazio que tem o familiar.

Quero desejar muita força à família. Sei que é isso também que o Sr. José Cândido deseja para que possa preencher esse vazio com saudade. Mas é o que ele realmente deseja por ser uma pessoa muito boa, uma pessoa de muita fé.

Quero também fazer uma consideração dizendo que nós aprendemos muito com a vida, com as pessoas até porque a vida nós sabemos que faz sentido por si só. Cada um de nós tem de dar sentido a ela. E o que dá mais sentido a gente vai vendo nas pessoas e vai aprendendo. Eu acho que com a idade e a maturidade a gente vai aprendendo muito. Têm valores que na juventude, por exemplo, são secundários. Parece que os projetos da gente são prioritários e vai lutando, lutando esquecendo de coisas essenciais e com a maturidade e com certas pessoas a gente vai aprendendo que é possível fazer tudo isso sem abrir mão da solidariedade, da família, das amizades sinceras, de você ter amigos e poder refletir com eles, de você estar com pessoas mais simples e ao mesmo tempo enfrentar de igual para igual as autoridades com a mesma simplicidade e a mesma garra. O que é uma luta para aprendermos na vida, o seu Cândido conseguiu ensinar com muita facilidade para a gente.

Um exemplo de quem não abre mão das suas lutas, das suas convicções e ainda tem tempo para agregar valores importantes como estes das amizades, da família, valores importantes que temos de agregar a toda a nossa luta. Quero desejar muita força à família. Que Deus abençoe a todos.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, primeiro quero agradecer à família por estar conosco hoje. O seu Cândido era um espelho para todos nós aqui na Assembleia, principalmente para mim.

Falar dos sem-terra - seu Cândido foi um sem-terra - com o seu Cândido é tê-lo como uma referência de luta; falar de Direitos Humanos com o seu Cândido é tê-lo como uma referência de luta - ele sofreu isso na pele; falar de desemprego com o seu Cândido é tê-lo como uma referência de luta - ele também sofreu por isso.

O Deputado João Antonio lembrou bem da época em que nós operários fizemos as escolas profissionalizantes na zona leste. Em São Mateus construímos o centro profissional do trabalhador. Ele, em Suzano. E fomos construindo dentro da igreja católica, depois no Partido dos Trabalhadores. Seu Cândido foi sempre um grande exemplo de luta para todos nós. O maior exemplo que o seu Cândido nos deixa é a sua convivência conosco nesta Casa. A gente sabia que podia contar com ele na hora em que precisava ir para a tribuna; a gente sabia que podia contar com ele quando precisava nas comissões. Todos nós vamos sentir muito a falta do seu Cândido: a Assembleia Legislativa, o PT, a igreja, todos nós. O seu Cândido estará conosco o tempo todo. O seu Cândido é o nosso espelho. Ele sempre será uma referência para todos nós.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - PARA COMUNICAÇÃO - Para quem não sabe, fomos vereador num mesmo período: eu em Mogi das Cruzes e ele em Suzano. E já era um exemplo de homem e de ética, pessoa que lutava pelos menos favorecidos, que buscava água para as divisas de Itaquá, Suzano, Mogi das Cruzes e Arujá. Perdemos um companheiro, perdemos um grande legislador, perdemos um grande homem.

 

A SRA. ANA PERUGINI - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Só lamento não ter abraçado mais o seu Cândido. É o que mais lamento hoje.

Quero dizer à família que quando a gente vai ao encontro dos parentes de quem partiu, a gente vai para dizer que eles não estão sozinhos. Quando uma mão toca no nosso ombro a gente sente que faz parte de uma família, de uma família que extrapola as paredes da nossa casa, que a nossa família é muito maior do que a gente supõe. Então vocês não estão sozinhos. Aqueles que trabalharam com o Zé Cândido e mesmo a família, sabem onde encontrar a bancada. A bancada tem um encontro com todos vocês. Vocês não estão sozinhos.

Quero ainda dizer aos deputados que temos colegas aqui e grandes amigos também.

Hoje, quando mandei o torpedo para você, Enio, eu lhe chamei de querido Enio. Confesso que tive medo de fazer isso porque o meu marido podia ficar com um ciúme danado, ele estava do meu lado, estava indo para uma reunião complicada, porque na verdade a gente perde muito tempo com coisas sem importância.

O seu Cândido esteve naquela desocupação que houve em Limeira. Eu tive de vir para cá e falei: ‘Cândido, você esteve ontem’ agora a gente troca: você vai para lá e eu venho para cá. E ele foi. O Zico disse com muita propriedade: ele estava sempre disposto a ajudar. Mas nestes anos todos nunca perdemos alguém que estivesse no nosso convívio aqui dentro do plenário e dentro da bancada, mas o mais importante é que isso precisa modificar o coração duro dos homens e mulheres e resgatar aquilo que há de mais importante nessa família que nos foi dada. Não importa o que haja entre nós.

Eu desconheço virtude maior do que a humildade e hoje estou mais convicta ainda de que não há força maior nesse mundo que a força do amor porque eu nunca vi o seu Cândido disputar coisa alguma e com certeza ele tem o respeito de toda a Casa. Ele estava sempre disposto a suprir qualquer lacuna, exceto quando tinha algum trabalho fora. Eu ainda acabei por tranquilizá-lo da cirurgia porque foi por laparoscopia. Estava muito tranquila de que tudo iria correr bem porque eu já passei por duas urgências e nunca aconteceu nada. Quando eu soube, não quis acreditar. Sempre acreditei que ele iria sair dessa. Mas de fato a gente não é o senhor do tempo. O senhor do tempo não somos nós.

É muito difícil um homem público poder andar de cabeça erguida na rua da sua casa, mas o seu Cândido andava. Eu pude ver isso lá em Suzano. O seu Cândido podia fazer isso na frente dos filhos, da mulher e da irmã. Vocês não estão sozinhos. Obrigada. Vocês ficaram sem ele para que a gente pudesse, aqui, aprender muito com ele. Com certeza ele deixou um grande aprendizado. Que vocês sejam muito abençoados. Já o são, mas que sejam ainda mais por terem partilhado ele conosco.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PARA COMUNICAÇÃO - Em nome da Bancada do PSOL, primeiramente quero deixar o nosso abraço aos familiares do nosso colega José Cândido e homenageá-lo com uma frase do grande escritor brasileiro Guimarães Rosa que pincelamos do seu livro Grande Sertão Veredas.

Guimarães Rosa diz que as pessoas não morrem, as pessoas ficam encantadas. José Cândido está encantado, ele não morreu, ele estará sempre presente em nossas mentes e em nossos corações. Ele deixou um grande legado. Ele faz parte da história da luta pela democracia, da luta dos trabalhadores no Brasil. Ele participou de momentos históricos importantes. É nesse sentido que gostaria de prestar esta homenagem. Tive contato com ele em muitas lutas em São Paulo.

Lembro-me quando estávamos dentro da USP no Largo São Francisco - acho que foi em 2008 - quando o diretor da faculdade jogou a Tropa de Choque contra o movimento popular que estava ali e ele teve uma atuação brilhante, exemplar, peitando a polícia, denunciando esse fato. Estivemos juntos também no enfrentamento da Tropa de Choque no Fórum João Mendes, na greve do ano passado, quando os servidores ocuparam politicamente o Fórum João Mendes e houve um processo de repressão. Naquele momento ele estava dentro do fórum fazendo os enfrentamentos contra o autoritarismo do Judiciário, sobretudo contra a repressão policial aos servidores. Ou seja, José Cândido esteve sempre presente nos movimentos sociais. Ele é fruto dos movimentos sociais, principalmente aos movimentos ligados à defesa da cultura afro-brasileira. Então ele deixa um vazio enorme na Assembleia não apenas como deputado, mas como pessoa humana extraordinária, fantástica, humilde. Deixa também um legado e entra para a história política deste país. Obrigado Sr. Presidente.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Dona Laura, queria falar para a senhora e para a sua família. Não pude ir à cerimônia que aconteceu em Suzano. Não quis ir por opção. Não costumo ficar com uma imagem de ida das pessoas das quais eu mais gosto. Para a senhora ter uma ideia, a única vez que entrei num cemitério foi em 1964, quando meu pai morreu. De lá para cá, as pessoas queridas de minha família eu não consegui ir. Não dá. Mas o meu chefe de gabinete e pessoas queridas minhas estiveram lá.

O Deputado Alencar e o Deputado Simão Pedro citaram aqui os segmentos da sociedade pelos quais o nosso querido amigo, pai, professor - foi um grande professor que tive nesta Casa pessoas pelas quais ele lutou. É importante citar aqui que ele fez parte de um percentual de representatividade da sociedade brasileira muito importante nesta Casa legislativa. O nome dele não é conhecido só em São Paulo, é conhecido por todo movimento social deste país. Eu sou carioca, a senhora sabe, mas sempre ouvi falar no nome de José Cândido.

Outra coisa que quero que a senhora saiba é que, a primeira vez que entrei nesta Casa eu nem sonhava entrar para o mundo da política. Eu sou uma artista e estou deputada. Entrei aqui para recebeu um diploma na Semana da Consciência Negra e ele foi o primeiro deputado que me homenageou.

Recentemente ele estava no nosso gabinete - nós conversávamos muito, vez por outra eu ia ao gabinete dele e a equipe dele é testemunha disso -, para pedir orientações. Porque eu sabia que ninguém mais do que ele conhecia as dificuldades que a nossa representação de etnia teria que enfrentar. Conhecemos perfeitamente a realidade da sociedade brasileira, não é só a do Estado de São Paulo.

É importante que a senhora saiba também que a luta dele é uma luta da qual todos os cidadãos deste país tomaram conhecimento. Agradeço à senhora, aos seus filhos, à família, por tudo aquilo que ele enquanto cidadão deu para mim, de graça, enquanto cidadã.

Agradeço a todos os deputados de todas as siglas partidárias pelas palavras de afeto, de carinho e de respeito dedicadas a esse nobre brasileiro. Que Deus abençoe, proteja e ilumine todos vocês.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, com todos os parlamentares desta Casa dirijo-me à família para dizer que muitas vezes não nos preparamos para esse momento.

Há um versículo na Bíblia e já vi deputados aqui testemunhando a fé do Deputado José Cândido. Ele cria em Deus. O versículo do Eclesiastes, no capítulo 3, diz: “Há um tempo determinado para todas as coisas. Tempo de nascer e um tempo de morrer; um tempo de abraçar e um tempo de afastar-se de abraçar; há um tempo de plantar e um tempo de colher o que plantou.”

O fato é que há um tempo determinado para todas as coisas. E nós não conhecemos o nosso tempo. Não sabemos o que será a nossa vida. E Jesus, quando esteve na terra, falava da morte. A morte é um a separação. Quando morremos nos separamos de quem nós amamos e essa separação muitas vezes causa-nos dor. Sentimos a dor da separação. Não é fácil suportar.

A Bíblia diz que quando Jesus falava a respeito da morte os discípulos ficavam angustiados, entristecidos. E no Livro de João, capítulo 14, Jesus diz: “Não se turve o vosso coração. Credes em Deus. Credes também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim eu vo-lo teria dito.” Alguém que só acreditava naquilo que via - Tomé -, diz: “Senhor, nós não sabemos o caminho, como podemos saber para onde o Senhor vai?” E Jesus disse: “Eu sou o caminho, sou a verdade e sou a vida.

Gostaria que vocês guardassem em seus corações o que diz a Bíblia, que é melhor o fim das coisas do que o início delas; é melhor o legado que deixamos. O Deputado José Cândido deixou um legado. Hoje ele partiu, mas fica para a família, para os entes queridos a saudade, a lembrança, as coisas boas e a gratidão a Deus pelos 69 anos que não nos privaram da presença do Deputado José Cândido, das suas ações. A Bíblia diz; “Em tudo dai graça.”

Fica a nossa gratidão. Alguém disse: “Quando você nasceu você chorou muito. Mas o mundo sorriu. Toda criança quando nasce chora bastante, mas as pessoas sorriem, ficam alegres. Viva sua vida de tal forma que, quando você partir, você vai sorrir e as pessoas vão chorar.” Espero que esse choro e essa dor da partida possam ser consolados pelas obras e pelo legado do Deputado José Cândido.

Alexandre, o Grande, falando a respeito da sua morte, disse: “Quando morrer eu quero, em meu enterro, em meu cortejo deixar marcas de toda riqueza que conquistei. Muito ouro vai ser jogado. Quero que meus braços, minhas mãos sejam colocados para fora do caixão. Quero ser enterrado pelos maiores médicos conhecidos da época.” Alguém perguntou: “Por que isso?” Ele disse: “Para que todos saibam que tudo que conquistamos nesse mundo nada vamos levar, vai ficar aqui. Por isso que minhas riquezas serão espalhadas. As minhas mãos para fora é para que todos saibam que não levei nada deste mundo. E os médicos é para que todos saibam que nem os médicos mais poderosos, mais sábios deste mundo puderam vencer a morte.

Que o Espírito Santo console e conforte o coração de cada um de vocês. Deus os abençoe.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. e Sras. Deputados, funcionários da Assembleia, familiares, assessoria e amigos do Deputado José Cândido, tive o prazer de acompanhar o final da passagem do senhor Cândido por esse mundo e ouvi as palavras do seu filho Marcelo as quais acho que refletem um pouco também o que a gente convive todos os dias. Percebemos na fala do Marcelo, que comoveu todo mundo que estava presente naquele momento, que foi o período que ele dedicou a vida aos movimentos sociais, à população que acompanhava, e agora seria o momento de se dedicar à família.

Nós fazemos política o tempo todo e nos esquecemos de quem está mais próximo. A fala do Marcelo comoveu muito. Deixei para falar por último para ouvir as pessoas que conviveram mais com ele. O deputado José Cândido deixa um legado: que o parlamento não é um espaço onde se faz somente política. O parlamento pode ser um espaço para fazer amigos. No dia de ontem vimos quantos amigos ele conseguiu fazendo política para os próximos e iguais a ele. Meu abraço para a família, para os amigos que o acompanharam. No dia de ontem ele mostrou para nós quantos amigos ele conseguiu fazer. Então, o parlamento também é um espaço para fazer amigos e não somente fazer política.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, família do deputado José Cândido, inúmeros deputados falaram sobre o deputado José Cândido. Apenas quero deixar uma mensagem à família. Um dos motivos é que entre Natal e Ano Novo eu perdi meu pai. Quando nos deparamos com a morte, por mais preparados que estejamos, isso entra profundamente na nossa existência. Usando um exemplo citado aqui, pensamos que aqui é a vida eterna.

Trabalhamos no dia a dia com nossa cabeça e pensamos que vamos vier aqui eternamente. Lutamos, brigamos, fazemos tantas coisas e podemos fazer uma pequena reflexão sobre nosso corpo. Nosso corpo nada mais é, de tudo aquilo que nos faz sofrer e por tudo aquilo que buscamos dentro de um abrigo, uma casa, como as doenças, tudo aquilo que temos. Mas da mesma forma que uma criança dentro do útero pensa que ali é o mundo dela, e na hora do partido se agarra ao útero, também nos agarramos achando que aqui é o mundo eterno. Jesus Cristo deixou essa verdade, ele ressuscitou. Também nós temos medo de sair dessa vida e ir para vida eterna. Creio na ressurreição. É isso que me consolou.

O deputado José Cândido não morreu, ele ressuscitou. E se agora olharmos para nós, vamos ficar tristes, vamos chorar, porque a saudade vai fazer dessa vida. É só o tempo para consolar. Mas se olharmos para ele, vamos comemorar, vamos ficar felizes porque acabou o sofrimento, acabou a luta, ganhou a coroa eterna e ele vive. E aí é um dilema: conviver com a saudade e a alegria de tudo aquilo que ele construiu nesse estado e nesse país. A vocês só posso dizer que a fé nessa hora é a nossa esperança. Nascemos há tão pouco tempo. Olhamos para trás e falamos: parece que foi ontem que tínhamos dez anos. Pois é, é amanhã que estaremos todos juntos comemorando bastante. Que Deus abençoe a todos.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, quero ser absolutamente breve, mas não posso deixar de manifestar aqui meu lamento, meu sentimento pela ausência do deputado José Cândido.

Daqui a pouco essa tela vai se apagar, não ouviremos mais na lista de chamada o nome do deputado José Cândido, a lista de presença não conterá seu nome, entre os nossos companheiros da bancada não teremos mais a presença significativa do deputado José Cândido. Porém, nesta Casa haverá sempre a presença dos seus ensinamentos, das suas ideias, dos seus projetos, da sua firmeza enquanto homem público, enquanto deputado, enquanto amigo, enquanto companheiro. Jamais a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deixará de lado a marcante presença do deputado José Cândido durante cinco anos em que exerceu o mandato de deputado.

Estive ao seu lado durante esse período e pude aprender, admirar e me apaixonar por essa figura humana extraordinária, José Cândido. A sua família, aos seus amigos, a nossa bancada lamentamos profundamente a sua ausência. Nós, 93 outros deputados que ficaremos aqui, vamos nos empenhar fortemente - e certamente não vamos conseguir - na tentativa de preencher essa lacuna imensa que o deputado José Cândido deixa nesta casa de leis.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, nesta Casa funciona desde 2001 o Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz, composto por um conjunto de cerca de 30 entidades que militam pela construção da cultura de paz na nossa sociedade. Poucos parlamentares participam deste conselho. O companheiro José Cândido participava. Em nome do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz e de todas as entidades que o compõem quero registrar a nossa solidariedade aos familiares, nossos respeitos à memória desse grande irmão, José Cândido, porque ele é a própria essência da cultura de paz. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, todos os parlamentares, de todos os partidos que aqui estiveram se manifestaram. Antes de ceder a palavra - se esse Plenário aprovar - à filha do nosso inesquecível companheiro José Cândido, gostaria de dizer que em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como um todo quero manifestar meu imenso pesar, minha imensa dor, minha tristeza profunda, e quero expressar minha solidariedade à família, ao município de Suzano, ao PT, à bancada do PT nesta Casa e ao povo pobre de São Paulo e do Brasil.

Seu Cândido me marcou muito. Tenho 35 anos de vida pública, o deputado Ary Fossen também; começamos juntos. Já ouvi talvez milhões de discursos, já ouvi oradores de todos os talantes. Mas, sinceramente, pouca gente me impressionava tanto quando falava quanto José Cândido. Aquela fala do Zé Cândido sobre os trabalhadores rurais ainda está em minha memória. Que sabedoria!

Há quem fale bonito, rebuscado; esprememos ao final e não resta nada. Há quem fale bonito, rebuscado; esprememos no final e sobra pouca coisa. O Zé Cândido não falava rebuscado, falava com o coração, falava com a sua simplicidade, mas com uma altivez, com uma autoridade que aproveitávamos tudo o que ele falava.

Então é com uma dor muito grande que esta Casa homenageia pelos seus 93 deputados e aqui, minha cara Adriana, não foi coleguismo. Tenha absoluta certeza disso. Todos os que aqui se expressaram, e mesmo os que não se expressaram, ficaram abalados e sentidos com a perda de um homem, na verdadeira acepção da palavra, um político, na verdadeira acepção da palavra e um cristão, acima de tudo, que deu de si, que trabalhou pelo seu próximo, que lutou pelos mais pobres. Vocês são felizes, vocês vão se orgulhar sempre do pai que tiveram, do esposo que tiveram, do familiar que tiveram. E nós vamos seguir o exemplo de Zé Cândido, porque é a melhor maneira de homenageá-lo.

Consulto os colegas se tenho autorização para conceder a palavra à filha do homenageado, Adriana. (Pausa.)

Agradeço a aprovação e passo então a palavra à Adriana, para encerrarmos posteriormente esta sessão.

 

A SRA. ADRIANA DE SOUSA CÂNDIDO SALVIO - Primeiramente, gostaria de agradecer a presença dos que vieram à Casa para a homenagem ao nosso pai, o Deputado Estadual José de Sousa Cândido, aos fiéis assessores que o acompanharam nesta jornada de 37 dias, à equipe médica, de enfermagem e de todos os outros envolvidos da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, os quais cuidaram de todos os procedimentos com a maior competência, ética e profissionalismo, como também à equipe médica, de enfermagem e demais profissionais envolvidos em seus cuidados no Hospital Sírio Libanês. Quero agradecer também a todos os que prestaram homenagens, orações e carinho, tanto em seu processo hospitalar quanto em seu funeral. Gostaria também de agradecer aos deputados e todas as lideranças políticas presentes nesta homenagem.

Falar de José Cândido é falar de luta, de solidariedade, de fidelidade aos que confiaram nele. É falar da preservação do meio ambiente. É falar de direitos humanos e de proteção aos necessitados. É celebrar a vida. O poder nunca, nunca, nunca foi o alvo deste homem, mas a possibilidade de amparar e garantir efetivamente que os direitos das pessoas prevalecessem.

Lutando por justiça para todos, José Cândido imprimiu sua marca com sabedoria, equilíbrio, fé, inteligência e sensatez. Jamais, jamais, jamais almejou o poder. O que queria era ser a voz de um povo que nem sempre tem voz, nem vez. Um povo muitas vezes usado como massa de manobra somente em anos eleitorais e que depois é esquecido. Para Cândido, não. Para ele, este povo merece respeito. São eles - os eleitores e eleitoras das urnas do Brasil - que permitiram que ele chegasse até aqui por meio do voto. Todas as pessoas têm direito a moradia digna, salário justo, saúde, educação, lazer, e só podem alcançar tudo isso se houver compromisso por parte dos que foram eleitos. E ele fez muito bem a sua parte. Vaidade, holofotes, caprichos, jamais. O que importava para ele é ver que a justiça e a paz estavam sendo feitas.

A sabedoria deste homem era tamanha que até seus adversários políticos o chamavam de mestre, e um legado como o dele, meus caros, jamais poderá ser esquecido. Meu mestre está morto. Mas só o seu corpo, pois sua história, seus ideais, sua luta, isso continua. Não permitamos que os que desejaram sua derrota prevaleçam. Seu nome era Luta e seu sobrenome Justiça. Façamos com que Cândido se orgulhe de um dia ter sido deputado, mostrando para todos que seus soldados continuam a postos. Que aqueles que o traíram sejam sepultados politicamente, e que os que o amaram verdadeiramente sejam amparados pelo grande amor que ele teve pela humanidade. “Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria”, era o que dizia.

Portanto, meus caros, figuras como Cândido, o marido, o pai, o avô, o amigo, o político, raros podem ser. E por isso, é digno da glória, honra e homenagem. Muito embora, para alguns, ele, negro, pobre, sem estudos, fosse um desaforo, para ele era um desafio.

Em nome de minha mãe, Laura Lourenço Cândido, que por 47 anos teve o privilégio de conviver com esse ser humano ímpar, singular, sempre a seu lado como um ponto de equilíbrio, afeto, segurança, e que soube como ninguém criar seus filhos, biológicos e adotados do coração, ao mesmo tempo em que ele a teve como um presente de Deus, agradeço esta homenagem.

Em nome de meu querido e honrado irmão Marcelo de Sousa Cândido, prefeito da Cidade de Suzano, que, por motivo de cansaço não pode comparecer, em nome de meus queridos e honrados irmãos Alairton, José Márcio, Marcos Antônio, Eduardo e Alberto, em memória, que ficaram cuidando de nossa mãe diante de tanta dor e sofrimento pelos quais ela passou, os amados netos Renata, Pedro, Mario, Clara, Eloisa e Carlos Eduardo, suas noras, seu genro, familiares e sobrinhos, e em meu nome, Adriana de Sousa Cândido Salvio, agradeço por todos, do fundo do meu coração, e peço que honrem as cadeiras de deputado como ele sempre honrou. Sempre honrou.

E muito embora um dos deputados tenha lido o poema, de Celso Tilango Fontana.

“Homem, à Memória de José de Sousa Cândido. Venho há muito tempo para Suzano liderar o povo simples, brasileiro. Venho dedicado, venho inteiro. Hoje, na tristeza do seu povo eu me irmano. Sempre disposto a ajudar, defensor da negritude, do ambiente e do axé, liberdade religiosa, homem de fé, decidido para a cidade transformar. Ensinava o que aprendeu com seu pai, ouvir bem os que sabem mais, dividir com os que sabem menos.

Na tribuna seus discursos eram serenos. José Cândido era o nosso coração. As águas do Rio Tietê juntam-se às lágrimas do povo de Suzano e de toda a região. Arregaçou as mangas para semear nosso futuro, para preservar um ambiente sustentável.

Sempre inteligente, sempre amável, fez a história derrubando muros. Pés largos como índios guaranis, ombros largos. Era um trabalhador, honrou o legado de Zumbi. Vida vivida com amor.

E juntando assim índios e negros, novas relações com brancos e amarelos, José Cândido, eu sei bem o seu segredo: igualdade e respeito às diferenças foi seu zelo. Foi um salvaguarda da cidadania. Derrotou o marasmo moribundo. Venceu desigualdades, vilanias. Abriu portas para o novo mundo.

José Cândido, que também era de Sousa, em nossas almas a saudade se consome.

O último verso é de quem ousa: viveu e morreu um grande homem.”

Muitíssimo obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esta Presidência, nos termos do disposto no Art. 18, Inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, do Regimento Interno, convoca reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, Administração Pública e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento, no Salão Nobre da Presidência, hoje, às 19 horas e cinco minutos, com a finalidade de apreciar o PL nº 1/12.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, solicito regimentalmente a prorrogação dos nossos trabalhos por 30 minutos.

Em nome da Bancada do PT agradecemos por esta homenagem convocada por V. Exa., e os pronunciamentos de todos os líderes partidários e parlamentares. Um grande Viva! ao nosso querido Sr. José Cândido. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Em votação o pedido de prorrogação dos trabalhos por 30 minutos. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos até as 19 horas e 20 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Enio Tatto e suspende a sessão até as 19 horas e 20 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e três minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 24 minutos sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo de líderes, requeiro o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esta Presidência adita a Ordem do Dia com o PL nº 1, de 2012, de autoria do Sr. Governador, que tramita em regime de urgência.

Havendo acordo de líderes, antes de dar por levantados os trabalhos, convoco V. Exas. para sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia de hoje e o aditamento ora anunciado.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 25 minutos.

 

* * *