07 DE MAIO DE 2001

8ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À MEMÓRIA DA SRA. GINETTA CALLIARI E AO MOVIMENTO FOCOLARI DO BRASIL

 

Presidência: CALDINI CRESPO

Secretário: JOSÉ ZICO PRADO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 07/05/2001 - Sessão 8ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: CALDINI CRESPO

 

HOMENAGEM À MEMÓRIA DA SRA. GINETTA CALLIARI E AO MOVIMENTO FOCOLARI DO BRASIL

001 - CALDINI CRESPO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi  convocada pela Presidência da Casa, atendendo solicitação do Deputado, ora na Presidência, com a finalidade de prestar homenagem à memória da Sra. Ginetta Calliari e ao Movimento Focolari do Brasil. Convida  todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - DARCI RODRIGUES

Apresenta o perfil da homenageada Ginetta Calliari.

 

003 - JACQUES MARCOVITCH

Na qualidade de Reitor da USP, cumprimenta a todos, dá depoimento pessoal e deseja prosperidade para o movimento, iniciado por Ginetta.

 

004 - Presidente CALDINI CRESPO

Anuncia a exibição de vídeo sobre a vida e obra de Ginetta Calliari.

 

005 - MARIA DO CARMO PIUNTI

Saúda o Presidente Caldini Crespo e demais autoridades. Unindo-se à fala de Darci Rodriques, considera alguns detalhes do perfil de Gineta Calliari.

 

006 - CARLINHOS ALMEIDA

Cumprimenta as autoridades. Faz reflexões sobre o sonho de Ginetta Calliari e dos focolari, de uma sociedade mais justa e mais humana.

 

007 - LUIS CARLOS GONDIM

Comentando os versículos de 27 a 30 do capítulo 10 do Evangelho de João, que, segundo ele, muito tem a  ver com Ginetta, pronuncia seu discurso.

 

008 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Cumprimenta as autoridades presentes e fala também em nome do Deputado Luiz Gonzaga Vieira. Homenageia Ginetta Calliari e sua companheira, Chiara Lubich.

 

009 - CELSO TANAUI

Saúda as autoridades. Representando os amigos de Caçapava, homenageia Ginetta Calliari por seu trabalho ao longo de 42 anos de Brasil.

 

010 - DUARTE NOGUEIRA

Cumprimenta as autoridades. Fala de sua alegria por participar da sessão de tanta representatividade e de um profundo conteúdo de natureza social. Detém-se na análise de duas linhas de vida de Ginetta, liberdade e felicidade.

 

011 - Presidente CALDINI CRESPO

Anuncia número musical.

 

012 - EDUARDO DOMINGUES DA SILVA

Cumprimenta o Presidente José Caldini Crespo e demias autoridades. Secunda o sentimento de Chiara e Ginetta sobre a importância do Congresso Nacional, porque lá se decide o destino dos pobres. Enaltece o trabalho do Prefeito de Vargem Grande, Elias, aquem presta também homenagem póstuma.

 

013 - TONICO RAMOS

Cumprimenta o Presidente Caldini Crespo e demais autoridades. Destaca a importância dada por Ginetta Calliari ao Congresso Nacional.

 

014 - VALERIANO DOS SANTOS COSTA

Como sacerdote e representando D. Claúdio Hummes e D. Gil Moreira, congratula-se com a homenagem a Ginetta Calliari e ao Movimento dos Focolaris no Brasil, pelos 42 anos de dedicação no país.

 

015 - CARLOS BARBOUTH

Representando o Conselho da Fraternidade Cristã-Judaica une-se à homenagem a Ginetta Calliari. Disserta sobre a preocupação de Ginetta e de Chiara com o diálogo inter-religioso não só com os judeus, mas com os muçulmanos e os budistas.

 

016 - MATSUO EBINA

Na qualidade de Presidente da Câmara de Vereadores de Vargem Grande Paulista, cumprimenta o Presidente Caldini Crespo, as demais autoridades e todos os presentes. Narra como foi a chegada de Ginetta a Vargem Grande, em 1967. Reporta-se, também, ao trabalho dela, em Recife, onde aportou em 1959.

 

017 - TERESA ROSERLEY NEUBAUER DA SILVA

Em nome da Secretaria de Educação, cumprimenta o Presidente Caldini Crespo e demais autoridades. Testemunha o trabalho que o Movimento dos Focolari vem fazendo em escolas do Estado e deseja que continue crescendo, ajudando os jovens a criar um novo futuro.

 

018 - Presidente CALDINI CRESPO

Anuncia um número musical.

 

019 - GIANLUCCA CORTESE

Como Cônsul da Itália em São Paulo, cumprimenta o Presidente Caldini Crespo e demais autoridades. Une-se a todos que lembram, hoje, sua compatriota Ginetta Calliari. Considera a experiência de novas formas de desenvolvimento social e econômico auto-sustentável no seio da solidariedade humana.

 

020 - NELSON SCHIESARI

Cumprimenta o Presidente Caldini Crespo e demais integrantes da Mesa Diretora dos Trabalhos. Disserta sobre a vida luminosa e o legado precioso deixado por Ginetta Calliari

 

021 - ANTONIO MARIA MUCCIOLO

Na condição de arcebispo emérito de Botucatu, saúda o Presidente Caldini Crespo e o Deputado Antonio Carlos Pannunzio, grandes amigos seus de Sorocaba e, nos dois, cumprimenta todos os presentes e as autoridades. Fala sobre a história de Ginetta Calliari; sobre a unidade, desejado por Cristo para a Igreja; e sobre o espírito ecumênico.

 

022 - ANTONIO CARLOS PANNUNZIO

Cumprimenta o Presidente Caldini Crespo, o Cônsul da Itália e Darci Rodrigues. Rende homenagens a Ginetta Calliari e une-se aos que o precederam na tribuna.

 

023 - Presidente CALDINI CRESPO

Lê carta da Deputada federal, Luiza Erundina de Sousa, desculpando-se por não ter podido participar da sessão. Disserta sobre o Movimento dos Focolari e detém-se em considerações sobre sua dimensão política. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado José Zico Prado para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - JOSÉ ZICO PRADO - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Esta Presidência tem a honra de anunciar as autoridades que compõem esta sessão: Exmo. Sr. Antônio Carlos Pannunzio, Deputado Federal por São Paulo; Exma. Sra. Rose Neubauer, Secretária de Estado da Educação; Sra. Darci Rodrigues, responsável regional do centro-sul do Movimento dos Focolari; Sr. Aloizio dos Santos, responsável regional do centro-sul do Movimento dos Focolari. Estão presentes os seguintes Deputados estaduais: Exma. Sra. Deputada Maria do Carmo Piunti, Exmo. Sr. Deputado Luiz Gonzaga Vieira; Deputado Antonio Mentor; Exmo. Sr. Secretário. Deputado José Carlos Stangarlini; Exmo. Sr. Deputado Carlos Sampaio; Exmo. Sr. Deputado Carlinhos de Almeida; Exmo. Sr. Deputado Newton Brandão; Exmo Sr. Deputado Celso Tanaui; Exmo. Sr. Deputado Luis Carlos Gondim; Exmo. Sr. Deputado Milton Flávio; Exmo.Sr. Deputado José Zico Prado e Exmo. Sr. Deputado Duarte Nogueira.

No decorrer da sessão esta Presidência anunciará as demais autoridades presentes.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de prestar homenagem à memória da Sra. Ginetta Calliari e ao Movimento Focolari do Brasil.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo coral da Polícia Militar.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - A Presidência agradece o coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Esta Presidência gostaria ainda de anunciar a presença do nobre Deputado Carlos Braga.

  A Presidência vai passar à apresentação do perfil da homenageada Ginetta Calliari, que será proferida pela Sra. Darci Rodrigues.

 

A SRA. DARCI RODRIGUES - Exmo. Sr. Deputado Caldini Crespo, Exmos. Srs. Deputados Federais e Estaduais, demais autoridades civis e eclesiásticas presentes, Senhoras e Senhores, Ginetta Calliari nasceu em Trento, norte da Itália, amava arte e música, principalmente a filosofia, as belíssimas montanhas de sua terra natal. Um grande anseio de liberdade a acompanhava desde a infância e com ele uma profunda sede de justiça. Aos 26 anos, durante a Segunda Guerra Mundial, conheceu Chiara Lubich, fundadora e atual Presidente do Movimento dos Focolari. Vivenciando o quadro de destruição provocado pela guerra, no qual tudo desmoronava e se tornava passageiro, Chiara perguntou a Ginetta: “Você também quer escolher Deus, o único ideal que não passa?” A sua adesão foi imediata e total. Chiara, juntamente com algumas jovens, entre as quais Ginetta Calliari, descobre no Evangelho, precisamente nas palavras do Testamento de Jesus, que todos sejam um, o objetivo de suas vidas, com a convicção que tinha nascido para atuar aquela página. Enraizada nos valores do Evangelho, inicia-se uma grande aventura, que dá origem ao Movimento dos Focolari e traz consigo uma nova forma de relacionamento que elimina todas as diferenças e barreiras entre as pessoas e os povos. A sua atuação visa tornar o mundo uma única família, na comunhão das diversidades, na defesa dos valores universais e da dignidade do ser humano.

O movimento se difunde amplamente e estabelece, nas várias nações do mundo, um profícuo diálogo que envolve cristãos de mais de trezentas igrejas e comunidades cristãs, fiéis de outras religiões, judeus, muçulmanos, budistas e induístas, assim como aqueles que não têm um referencial religioso, mas desejam colaborar para a edificação de uma sociedade mais justa e fraterna.

O mundo unido se torna uma meta da história e não mais um sonho irrealizável. Em novembro de 1959, Ginetta atravessa o oceano e chega ao Brasil, o primeiro país, além das fronteiras européias, que acolhe o ideal da unidade. Antes da partida de Ginetta, Chiara não lhe confia um crucifixo de metal, como usualmente se dava aos missionários, mas um crucifixo vivo: Jesus, que sofre em cada pessoa, que está presente nas dores da humanidade. Ela mergulhou na realidade humano-social do nosso País, entendeu e valorizou o nosso povo com a perspicácia de alguém que ama, colocando inteiramente a serviço de cada pessoa toda sua capacidade humana e divina, a inteligência, o coração, a sabedoria evangélica. Comunicou, com fé inabalável e uma caridade sem limites, a vida característica do movimento, recolhendo inúmeros frutos.

Depois de ter colocado as raízes do movimento no Nordeste, Ginetta se transfere para São Paulo, em 1964. A grande metrópole de contrastes violentos e abismos aparentemente intransponíveis representa um novo desafio.

A região metropolitana que acolhe o primeiro grupo focolare é particularmente difícil. A precariedade econômica e dificuldades de toda espécie se fazem sentir. Ginetta encontra, justamente nessas dificuldades, um incentivo para prosseguir no seu empenho, com a tenacidade, a radicalidade e a coragem que a caracterizam, afim de atingir o objetivo a que se havia proposto, levar à unidade e fazer desmoronar as barreiras entre ricos e pobres, adultos e jovens, pessoas de convicções ou partidos diferentes.

Ginetta descreve esse período: “Fomos morar numa casa e não tínhamos nada; nem lençóis, nem cobertores. No quarto havia apenas uma cama de lona. Por volta da meia-noite a campainha tocou, uma pessoa trazia uma mesinha e uma cama. Ficamos felizes, pois finalmente podíamos dormir. Além disso, ficamos sem água e sem luz, porque o antigo morador não havia pago as contas. Saímos pelas ruas procurando um lugar onde pudéssemos comer com pouco dinheiro. Não encontramos e o que tínhamos não era suficiente. Então passamos de "pingado" em "pingado". Café com leite era o único alimento que conseguíamos comprar com o dinheiro que possuíamos”.

O trabalho de Ginetta, nestes 37 anos de permanência em São Paulo, foi incansável. Sentiu-se interpelada a dar uma resposta a cada situação dramática ou dolorosa que se lhe apresentou nos vários campos da atividade humana. Estimulou, suscitou capacidades por vezes desconhecidas nas pessoas já imbuídas pelo espírito do movimento, para que fossem portadoras da luz e da força da unidade em seus próprios ambientes.

A sua fé, o seu amor não conheceram barreiras. Seguiu pessoalmente a Fundação de Mariápolis Permanente de Vargem Grande Paulista, a 47 quilômetros da capital. Acompanhou com a sua participação concreta e estímulo todas as iniciativas. Esteve na linha de frente na atuação da economia de comunhão e, com o seu impulso, nasceu e se desenvolveu o pólo empresarial spártaco. Foi uma grande incentivadora da propagação do ideal da unidade através dos meios de comunicação e almejava que esse ideal permeasse o cenário político brasileiro, através da consolidação do movimento da unidade, uma das ramificações do Movimento dos Focolari.

Com efeito, a homenagem prestada a Ginetta na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 25 de abril passado, com depoimentos de vários parlamentares sobre a sua vida e obra, pode ser vista como um prenúncio da realização deste seu sonho.

Recentemente uma personalidade política assim se referiu a Ginetta: “Ao conhecer Ginetta Calliari entendemos que ela era realmente uma pessoa diferente, uma heroína, uma mulher que mirava alto, sonhava grandes coisas e via longe. Uma mulher com espírito de solidariedade a toda prova. Ela realmente deixa um vazio difícil de ser preenchido no nosso país, especialmente no Estado de São Paulo, onde a sua obra é reconhecida por todos.

Ginetta, como afirmou Chiara Lubich, foi uma gigante do espírito, que viveu este carisma de forma genuína, perfeita e inflexível, na fidelidade mais plena. Daqui deriva a autenticidade da sua vida, o segredo, o aspecto concreto e completo das suas obras. Por isso, conclui Chiara, é reconhecida por unanimidade, como co-fundadora do Movimento dos Focolari no Brasil. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Esta Presidência concede a palavra ao Magnífico Reitor da USP, Professor Doutor Jacques Marcovitch.

 

O SR. JACQUES MARCOVITCH - Meu caro Presidente Caldini Crespo, que preside esta sessão de homenagem a Ginetta Calliari e ao Movimento dos Focolari, minha cara Secretária de Estado da Educação, colega e Professora Rose Neubauer, meu caro Deputado Panunzzio e demais Deputados presentes, autoridades presentes, dirigentes do Movimento dos Focolari que cumprimento em nome de Darci Rodrigues, que tão bem desenhou o perfil de Ginetta; em nome da Universidade de São Paulo trago os cumprimentos, com depoimento pessoal e finalmente alguns votos de prosperidade para o Movimento dos Focolari e a obra iniciada por Ginetta.

Os cumprimentos se dirigem à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Casa do povo paulista que, na noite de hoje, contribui para a construção de um mito, de um mito positivo, de um mito que serve de referência à nossa juventude. Um país que dá tanta visibilidade aos mitos negativos, agora areja o espírito, alegra a alma, vê essa dedicação para lembrar uma figura tão positiva que soube tão bem enfrentar as crises, que foi a figura de Ginetta, que é quando ela, presente nos nossos corações, presente na memória coletiva, serve de referência para nós e para os jovens que podem se inspirar no seu exemplo.

 Um depoimento. Conheci Ginetta quando ela, junto com seus colegas do Movimento dos Focolari, prepararam uma das visitas de Chiara ao Brasil. Nos primeiros minutos de encontro pude ver nela a força, a energia daquela pessoa que, olhando para as adversidades, delas se alimenta para construir o futuro. Estivemos juntos em várias ocasiões. A última foi no dia 21 de outubro de 2000. Ela distante da sala do encontro, que foi o encontro da educação como artífice da paz e tendo-a como observadora já acamada desse encontro que marcou todos que dele participaram e todos que tiveram a oportunidade de conviver naquele outubro de 2000.

 Nesses vários encontros pude ver esse esforço integrado de ver o ser humano como um todo, na sua dimensão espiritual, na sua dimensão física, as suas necessidades que deveriam ser atendidas. Pude ver o quanto os valores que ela e seu movimento cultivavam eram valores próximos aos valores universitários: o valor da solidariedade, o valor da busca do conhecimento, o valor da conquista de um espírito universal, os valores que têm a ver com uma economia de mercado mais humanizada, buscar construir bens e serviços que pudessem atender a todos dentro de valores humanos.

 A economia da comunhão está muito próxima do que nós chamamos da economia da solidariedade. A escola Aurora é uma referência em termos de ensino para os jovens, preparando-os para seu projeto de vida dentro da cultura da cidadania. Tudo isso fez com que os nossos propósitos se tornassem cada vez mais convergentes. Por isso que a Universidade de São Paulo, na pessoa do seu Reitor, está aqui esta noite para homenagear Ginetta e o Movimento dos Focolari. Quero terminar registrando votos de prosperidade. Ginetta continuará entre nós, como ela dizia, lutando, sofrendo, batalhando para abrir um novo horizonte na terra brasileira. Que o exemplo de Mariápolis Ginetta resplandeça pelo Brasil afora como a força do sol. Que Mariápolis Ginetta se multiplique como as estrelas do céu. Muito obrigado. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Assistiremos agora a um vídeo sobre a vida e a obra de Ginetta Calliari. Enquanto os técnicos preparam essa exibição quero aproveitar para mencionar mais algumas presenças aqui. Exmo. Sr. Deputado Sidney Beraldo, ao meu lado na tribuna de honra os Srs. Gianlucca Cortesi, consul-geral da Itália, o Sr. João Paulo de Oliveira, Vereador de São Roque, A Sras. Ika Fleury, representando o Exmo. Sr. Deputado Federal Luiz Antonio Fleury Filho, Sr. Dr. Eduardo Domingues da Silva, ex-Presidente da Febem, Exmo. Sr. Tonico Ramos, Deputado Estadual, ex-Presidente desta Casa, Exmo. Sr. Vereador Etelvino Nogueira, Presidente da Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, representando o Exmo. Sr. Vereador Newton Dias Bastos, Presidente da Câmara Municipal de São Roque, S. Magnificência, que acaba de usar da palavra, Sr. Professor Dr. Jacques Marcovitch, Reitor da Universidade de São Paulo.

  Creio que está preparado o equipamento, vamos então assistir àquele vídeo sobre a vida e obra de Ginetta Calliari.

 

* * *

  - É feita a exibição do vídeo.

* * *

 

   O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Tenho a honra, neste instante, de anunciar mais alguns nomes ilustres que compõem a nossa tribuna de honra. São eles: Exmo. Sr. Quinzinho Pedroso, Prefeito do Município de Cotia, Sra. Patricia Scheifer, representante dos jovens do Movimento dos Focolari, Xeique Armando Hussein Saleh, missionário pela paz mundial, Mesquita Brasil, S. Exa. Reverendíssima D, Antonio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu, Exmo. Srs. Vereadores, Márcia Pacheco e José Otávio Machado Menten, representando o Exmo. Vereador Oswaldo Storel, Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Exmo. Sr. João Paulo, Vereador à Câmara Municipal de São Roque, Monsenhor Victor Ribeiro Nickelsburg, representando S. Eminência reverendíssima D. Paulo Evaristo Cardeal Arns, Exmo. Vereador Matsuo Ebina, Presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista, Exmo. Sr. Nelson Schiesari, Sr. Dr. Carlos Barbouth, representando os amigos judeus do Movimento Focolari, Sr. Sérgio Gianetti, assessor parlamentar representando o Exmo. Sr. Carlos Camargo, Deputado Estadual, Exmo. Sr. Vereador Mauro Isaac Pires, 1º secretário da Câmara municipal de Cotia, Sr. Dr. Ricardo de Faria, empresário e Presidente da Espri. S. A. , Sr. Prof. Eliseu Gabriel, Vereador de São Paulo, Capital, Sr. Vereador Geraldo Garcia, Presidente da Câmara Municipal de Salto.

Esta Presidência gostaria, neste momento, de trazer uma visão do programa que ainda consta a ser realizado. Teremos, ao longo das próximas etapas, duas apresentações do Coral do Movimento Focolari que entremearão as manifestações dos vários inscritos, Deputados estaduais e outras autoridades. São, ao total, vinte oradores inscritos. Vou passar a palavra, pela ordem, inicialmente aos srs. Deputados estaduais. Temos a certeza de que todas as manifestações serão oportunas e necessárias porque todos fazem questão de manifestar o carinho à homenageada Ginetta e testemunhar a importância que o Movimento dos Focolari tem no Brasil e especialmente aqui entre nós em São Paulo. Entretanto, para que a cerimônia não fique muito penosa , pelo adiantado da hora, esta Presidência solicita que cada orador discorra, no máximo, cinco minutos, após o que a Presidência pede licença para acionar uma campainha a fim de que esse excesso não acabe tirando uma parte do brilho da nossa sessão solene. Vamos então passar às manifestações dos Exmos. Deputados Estaduais, por ordem de inscrição. Chamo à tribuna Deputada Estadual Maria do Carmo Piunti.

 

A SRA. MARIA DO CARMO PIUNTI - PSDB - SEM REVISÃO DA ORADORA - Exmo. Sr. Deputado Caldini Crespo, Sr. Presidente desta sessão solene a quem quero cumprimentar efusivamente pela lembrança desta data e pela chamativa da sessão desta noite, Deputado Federal Antônio Carlos Pannunzio, Secretária Rose Neubauer, autoridades civis e eclesiásticas, Sra. Darci Rodrigues, coordenadora do Movimento dos Focolari centro-sul, e na sua figura quero cumprimentar todos os dirigentes, todos os amigos, participantes, adeptos deste movimento.

Não quero aqui ter a pretensão de traçar o perfil de Ginetta Calliari porque a Sra. Darci Rodrigues já o fez com muita competência. Não poderia deixar de falar pelo menos algumas palavras, nesta noite tão importante e tão solene, que esta Casa talvez não tenha visto em toda sua história, tantas pessoas e de tanta qualidade. Quero iniciar dizendo justamente o momento em que o sangue de tantos europeus se misturava à neve branca da Europa e, na Itália, Chiara Lubich encontra no Evangelho os valores que podem dar sentido à vida em todas as situações.

 Em 1944, durante os horrores da guerra, uma jovem nascida em Trento, de nome Ginetta Calliari, procurava exatamente esse sentido para a vida e a providência divina a fez encontrar-se com Chiara, esta iniciando naquele momento o Movimento dos Focolari. E Ginetta torna-se então uma das suas primeiras companheiras.

 Como já bem disse a Sra. Darci Rodrigues e também o vídeo que vimos, em 1959 Ginetta desembarca no Brasil. Muito poderíamos falar, como o vídeo já nos disse, sobre a sua estada no Brasil. Mas algo nos chama a atenção. Quando Ginetta desembarca no Brasil, são as suas palavras que nos chamam a atenção, por ver a desigualdade social, a discriminação e a fome que transparecia nos rostos. Segundo a sua mensagem, algo deveria mudar. O que deveria mudar? O homem. Homens com mentalidade nova, para nascerem estruturas novas, cidades novas, um povo novo. E é isso que nos chama a atenção. Após essa permanência de Ginetta no Nordeste vem ela a São Paulo, mais precisamente na nossa região de Sorocaba - pois pertenço a Itu, também na região de Sorocaba, no município de Vargem Grande Paulista. Lá ela acompanha, pessoalmente, a fundação de outros centros de irradiação do movimento pelo Brasil e o desenvolvimento de Mariápolis Araceli, como é chamada a sede nacional do movimento no município citado e que agora passa a chamar-se Mariápolis Ginetta.

 Muito poderíamos discorrer sobre o trabalho de Ginetta Calliari em terras brasileiras, mas pessoalmente, como Deputada Estadual, eu gostaria de enfocar aqui, de todos esses trabalhos, o labor que me chama mais a atenção: falo sobre a economia de comunhão, que surgiu justamente em Mariápolis Araceli quando Chiara esteve no Brasil em 1991. A economia de comunhão tem como base o gerenciamento sustentável, a transformação da sociedade, mas cujos aspectos mais importantes que vejo são a economia solidária e a cultura da partilha.

 Na sociedade em que vivemos hoje, onde se propaga, cada vez mais, o egoísmo, a cultura daquele que quer se dar bem, o fanatismo pelo brilho próprio cada vez mais exacerbado, a meu ver é exatamente aí que o pensamento de suas fundadoras Chiara e Ginetta se faz mais presente: a unidade, a economia de comunhão, a cultura da partilha. É importante destacar que só no Brasil são 80 empresas e atividades participando do projeto economia de comunhão.

 Tomo aqui emprestadas as palavras do Deputado Franco Montoro na época que esteve visitando o projeto economia de comunhão, nosso saudoso Franco Montoro, quando afirmou que a economia de comunhão é uma das forças vivas que está levando a criar homens e mulheres com uma nova mentalidade , capazes de substituir a economia do lucro e da competição pela solidariedade. Este, a meu ver, é o principal enfoque deste trabalho, desta semente plantada por Ginetta Calliari em terras brasileiras.

 Quanto poderíamos falar ainda sobre Ginetta Calliari, sobre seu apego a Jesus crucificado , sobre seu idealismo de unidade, sobre o Movimento dos Focolari. Quero aqui destacar que só na cidade de Itu, a minha cidade, são 300 membros participantes, muitos dos quais se encontram presentes, e mais membros ativos e mais ou menos 1.500 pessoas que , de forma direta, mantêm contato com essa espiritualidade, tendo sido informada de que, proporcionalmente no Estado de São Paulo, Itu é a cidade que mantém mais participantes no movimento. Isso nos deixa muito orgulhosos.

 Encerro lembrando uma mensagem do Evangelho que diz: pobres sempre os tereis, mas nós precisamos lutar para que os pobres sejam menos pobres e os ricos sejam menos ricos. Foi esta a luta de Ginetta durante toda a sua estada no Brasil. Portanto a responsabilidade de todos nós é muito grande. Temos de nos lembrar, aqueles que se decidiram por segui-la e nós também da classe política, que compete a nós a transformação da sociedade. Portanto, vamo-nos lembrar sempre da mensagem de Ginetta, alguma coisa tem de mudar e o que deve mudar é o homem, porque são necessários homens novos, com mentalidade nova, para que possamos ter uma nova sociedade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Com a mesma satisfação, esta Presidência anuncia a presença entre nós do Sr. Oscar Cavalcanti, vice-Prefeito de Vargem Grande Paulista. Tem a palavra o nobre Deputado Carlinhos de Almeida.

 

 O SR. CARLINHOS ALMEIDA - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente Caldini Crespo, na pessoa de quem gostaria de cumprimentar autoridades da Mesa; Sra. Darci Rodrigues, na pessoa de quem gostaria de cumprimentar todos os que participam do Movimento dos Focolari; quero dizer a todos que irei falar aqui não só em meu nome mas em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores, especialmente dos Deputados Antonio Mentor, José Zico Prado, que estão presentes a esta cerimônia, e também o Deputado Emídio de Souza, que pediu que assim o fizesse.

 Queria dizer que hoje vivemos numa sociedade que enfrenta grandes dificuldades. Vivemos uma crise sobre vários aspectos, mas, sobretudo, vivemos uma crise de valores. Temos uma sociedade que é dominada pela ideologia da competição a qualquer preço, quase vale tudo para ter, para possuir, para dominar.

 E a mensagem de Ginetta, de Chiara Lubich, do Movimento dos Focolari, é uma mensagem fundamental. É preciso que resgatemos a sociedade para o ser humano. É inaceitável que o ser humano possa organizar uma sociedade que não funcione para o ser humano. É inaceitável que os seres humanos tenham uma sociedade que só gire em torno da idéia de ter, da idéia do lucro, da idéia do poder.

 Entre várias coisas que separei para dizer aqui, gostaria de resumir tudo isso numa frase de Chiara em que ela procura definir a economia de comunhão: “diferentemente da economia consumista, fundamentada na cultura do ter, a economia de comunhão é a economia da partilha”. Acho que esta é a grande idéia, a idéia força que deve mover todos aqueles, católicos, cristãos, budistas , muçulmanos, pessoas sem ligação religiosa mas que querem a sociedade resgatada para o ser humano.

  É preciso construir, trabalhar e lutar pela cultura da partilha e hoje até vemos que há dificuldades de partilhar o tempo, de partilhar idéias, de partilhar emoções e de partilhar carinho. Quem dirá partilhar de bens materiais, que infelizmente se tornam às vezes o centro da nossa sociedade.

Chiara, Ginetta e os Focolari têm um sonho, o sonho de uma sociedade mais justa e de uma sociedade mais humana. Acredito que é possível transformar esse sonho em realidade, é possível como os primeiros cristãos ter uma sociedade onde as pessoas vivam em comunhão, onde todos partilhem o pão, as idéias e os sonhos, onde não haja necessitados e onde todos possam partilhar a vida, todos possam partilhar aquilo que a sociedade humana produz.

Sr. Presidente, é isso que gostaria de dizer, lembrando que uma coisa extremamente importante na indignação e no inconformismo de Ginetta, com a pobreza que ela encontrou no Recife, foi que essa indignação não foi apenas uma indignação pessoal, foi uma indignação que convidou à luta.

Encerro aqui lembrando aquilo que foi afirmado em Porto Alegre, no Fórum Social, um mundo novo, um mundo diferente é possível, basta que acreditemos nele e que lutemos como Chiara, como Ginetta e como todos neste planeta. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Antes de prosseguirmos, esta Presidência deseja mencionar algumas mensagens que chegaram por escrito nas nossas mãos de autoridades e representantes públicos que infelizmente não puderam comparecer fisicamente.

Pela exigüidade do tempo não vou ler a totalidade das mensagens, mas mencionar cada uma das suas autorias: Deputado estadual Paschoal Thomeu; Deputado estadual Edmur Mesquita; Deputada federal Luiza Erundina de Souza; prefeito em exercício do município de São Bernardo do Campo, Sr. William Dib e vereador e líder do governo de Santana de Parnaíba, Sr. Jamil Toufik Akary.

Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PV ­- SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, autoridades presentes, senhoras e senhores, gostaria de iniciar o nosso discurso à homenageada, falando os versículos 27 a 30, do capítulo 10, do Evangelho de João, que têm muito a ver com Ginetta: “Naquele tempo, disse Jesus: as minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão e ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai quem me deu essas ovelhas é maior que todos e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um.”

Baseado nisso, passo a ler o meu discurso:

 

Senhoras e senhores, em meio a tantas turbulências verificadas no cenário político nacional, geradas por perniciosos vícios de comportamento alimentados pela fragilidade da maioria de nossas instituições, é com imenso orgulho que podemos dedicar parte de nosso tempo hoje para enaltecer uma obra extremamente profícua para o desenvolvimento de nossa nação.

Participar desta homenagem a Ginetta Calliari, ícone do surgimento do Movimento dos Focolares, é, sobretudo, um ato de cidadania que reforça a responsabilidade de todos aqueles que realmente têm comprometimento com as melhorias de nossa sociedade.

Ginetta conheceu de perto as atrocidades da Segunda Grande Guerra, um período que representou um aprendizado único sobre a missão de proteger a humanidade dos gananciosos e covardes que fazem da concentração de renda um dos mecanismos mais cruéis de isolamento social.

Ela desembarcou no Recife em 1959 e durante décadas se uniu à cultura e às aspirações de nossa gente. Tamanha identificação fez com que afirmasse: "Não foi necessário muito tempo para descobrir as características desse povo: alegre, simples, generoso, hospitaleiro, inteligente e imediato. Um povo que tem uma grande capacidade de sacrifício e sabe pospor tudo a um grande ideal, que não desanima ...um povo livre, sensível e criativo..."

Uma palavra desta sábia definição nos chama a atenção de maneira especial: ideal. Não há sinônimo capaz de traduzir com tamanha fidelidade a vida de Ginetta e de todos aqueles que integram o Movimento dos Focolares.

Permitam‑me destacar um entre os inúmeros aspectos que fazem deste Movimento, um grandioso mecanismo de reflexão acerca de nosso papel como chefe de família, médico e representante da comunidade na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Trata‑se da economia de comunhão, um principio absolutamente válido como aliado na tarefa de corrigir as distorções oriundas dos novos paradigmas de tecnologia e administração de centros produtivos na era da globalização e da informática.

Temos, é claro, independentemente de convicções ideológicas, de continuar defendendo que as empresas tenham lucros porque esse é o único caminho para a geração de empregos e o resgate dos princípios da cidadania.

Torna‑se imperioso, entretanto, que esses lucros também tenham como finalidade básica o enriquecimento dos movimentos sociais a fim de reduzir as desigualdades e deixar todos mais perto da justiça. Somente aqueles que tiverem essa consciência conseguirão realmente cumprir a sua missão como empresário de maneira digna.

Quem insistir em ignorar essa tendência, pagará não apenas o preço da omissão, mas tornar‑se‑á cúmplice do perigoso processo de exclusão social que insiste em fazer parte deste País. Todos nós somos integrantes desta batalha por um Brasil melhor, capaz de rever suas instituições e reestruturá‑las com um alicerce de transparência e seriedade.

O Movimento dos Focolares, temos a certeza, terá papel de destaque nestas transformações e ganha aqui um aliado irrestrito. A fé e a religião, motivadas por nobres ideais, são a mola propulsora das maiores realizações da humanidade. Ginetta, nesta justa homenagem, deixa pegadas a serem seguidas com muita determinação. A determinação daqueles que estão edificando uma grande obra nesta País.

Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Tem a palavra o nobre Deputado José Carlos Stangarlini.

 

O SR. JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB ­- SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Deputado Caldini Crespo; Sras e Srs. Deputados; Deputado federal Antônio Carlos Pannunzio; Sra. Secretária da Educação Rose Neubauer; D. Mucciolo, na pessoa de quem cumprimento em nome das demais autoridades eclesiásticas, falo também em nome do Deputado Luiz Gonzaga Vieira, que retirou o seu nome da inscrição para acelerar as nossas falas.

Com grande satisfação me faço presente a esta sessão solene, que em boa hora, o nobre deputado Caldini Crespo, solicitou para homenagear a senhora Ginetta Calliari e o movimento dos focolares no Brasil.

Tendo assento nesta Casa de leis através dos votos dos integrantes de um movimento leigo da igreja, a renovação carismática católica, não poderia deixar de saudar os focolares, este movimento de renovação espiritual e social, que Chiara Lubich iniciou, na Itália, no fim da 2ª Grande Guerra.

Hoje a comunidade focolari e o povo do estado de São Paulo estão homenageando Ginetta Calliari, companheira de Chiara Lubich, co‑fundadora do movimento e que, em 1959, chegou ao Brasil, mais precisamente em recife.

O movimento focolari, a dedicação da vida Ginetta Calliari "a cidade nova", a "Mariápolis Araceli", a economia de comunhão serão temas que enriquecerão esta noite e iluminarão nossos corações.

Como católicos saudamos a espiritualidade da unidade, esta espiritualidade comunitária e coletiva, que o evangelho nos ensina, que Chiara Lubich, Ginetta Calliari e os 120.000 focolarinos exercitam em 182 países.

Deus na sua infinita sabedoria, pelo exemplo de vida de seu filho Jesus, iluminou nossa homenageada, Ginetta Calliari, trazendo‑a para o Brasil e iniciando a caminhada gloriosa do movimento dos focolares em nossa Pátria.

Como diz a palavra:

"povos, aplaudi com as mãos, aclamai a deus com vozes alegres" (Salmos 46,2)

Como nos ensina  a santa Bíblia:

Saudemos a Deus com nossas palmas, por Chiara Lubich, Ginetta Calliari e o movimento dos focolares.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Tem a palavra o nobre Deputado Celso Tanaui.

 

O SR. CELSO TANAUI - PTB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente desta sessão nesta noite, Deputado Caldini Crespo, em nome de quem saúdo todos os nossos companheiros Deputados estaduais presentes; Exmo. Sr. Deputado federal Antônio Carlos Pannunzio, também participante desta homenagem; Sra. Darci Rodrigues, em nome de quem saúdo todos os membros desta comunidade dos Focolari; Dr. Jacques Marcovitch, em nome de quem saúdo todos os demais componentes desta Mesa, confesso que não conhecia este movimento.

Recebi uma missão dos meus amigos de Caçapava, no Estado de São Paulo, e eles pediram para que eu os representasse e o faço com muito prazer neste momento. Faço para homenagear com a minha presença, representando essas pessoas, esta figura, cujo trabalho desenvolvido ao longo de seus 42 anos de Brasil já foi aqui declinado, esta italiana que foi adotada pelos brasileiros e pelo nosso país. Por tudo que fez ela realmente merece esta homenagem.

A iniciativa do nosso companheiro Deputado Caldini Crespo realmente foi muito feliz porque estamos tendo esta oportunidade aqui na Assembléia Legislativa, Casa do Povo, de receber gente de todos os cantos do Brasil para homenagear esta figura carismática, que foi e continuará sendo Ginetta Calliari.

  Portanto, quero deixar aqui os nossos sinceros cumprimentos. Falar mais de Ginetta aqui na tribuna é ficar repetindo. Estamos deveras surpresos e muito felizes por conhecer o outro lado do catolicismo que não conhecíamos.

  Quero parabenizar a todos vocês que estão dando prosseguimento e continuidade a este trabalho magnífico que a abnegada Ginetta implantou com as suas colegas, ainda vivas e que estão presentes, que participaram com ela desde o começo desse grande movimento.

  Tenho a certeza absoluta de que ela está sentada ao lado de nosso Deus e de Jesus Cristo, lá no céu, neste momento assistindo a este ato de justiça que os brasileiros como vocês, religiosos como vocês, humanos como vocês, estão prestando com esta homenagem tão merecida para a querida Ginetta, que nos deixou.

  Muito obrigado. (Palmas).

 

  O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL ­­­- Tem a palavra o nobre Deputado Duarte Nogueira, líder do governo nesta Casa.

 

  O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Deputado Caldini Crespo; Sr. Deputado federal Antônio Carlos Pannunzio; Sra. Secretária da Educação, Profª Rose Neubauer, em nome de quem cumprimento as demais autoridades civis e eclesiásticas aqui já nominadas; Sra. Darci Rodrigues, dirigente do Movimento dos Focolari no nosso país, em nome de quem cumprimento os demais dirigentes e participantes desse movimento; quero ser bastante sintético e dizer duas palavrinhas tão somente, mas como líder do governo não poderia deixar de assomar a esta tribuna e manifestar-me.

  Quero dizer da minha alegria em poder participar desta sessão solene de tanta representatividade e de um profundo conteúdo de natureza social. Ao analisar a obra de Ginetta Calliari e o trabalho que foi desenvolvido com Chiara Lubich e com cada um dos senhores que vão perpetuar esse trabalho, é importante relembrar que, ao longo desses 40 e poucos anos desse trabalho de Ginetta, grandes transformações ocorreram em nosso país e no nosso planeta como um todo. Muita coisa ainda há de se resgatar sobretudo ainda do ponto de vista do exemplo que fica da obra e da vida de Ginetta, talvez em duas linhas no meu entendimento.

A primeira, a linha da liberdade, que é a busca de fortalecer o homem para libertá-lo das amarras da miséria, da injustiça, da ignorância, do fanatismo e da falta de solidariedade. Numa outra ponta, a felicidade, que é a busca de cada um de nós para preenchermos a nossa razão maior de vida, ao mesmo tempo que procuramos fazê-lo com os nossos filhos, com os nossos vizinhos, com os nossos mais próximos. Pelo menos, essa deve ser aquela energia que move cada um de nós.

Às vezes, isso parece ser tão simples, mas é tão difícil de se exercitar na prática e, como já foi dito aqui, a velocidade do mundo moderno. Da mesma maneira que a modernidade nos traz felicidades para podermos sobreviver, numa outra ponta nos isola do ponto de vista do convívio social de poder abrir a porta ou a janela para o nosso vizinho, acenar para ele; convidar o nosso amigo para trocar algumas idéias num momento de dificuldade, ou até as tarefas mais básicas que têm que existir numa família, que é sentar a uma mesa para poder dividir aquele momento das refeições e que, hoje, com essa vida moderna, dificilmente somos capazes de poder desfrutar disso com certa intensidade.

  Isso de fato tem isolado o ser humano e tem contribuído para que tenhamos o agravamento de enormes problemas de natureza social, mas que haveremos, sem dúvida alguma, de despertar esse sentimento que Ginetta e cada um dos senhores traz dentro de si para que - passado o milênio da informação, de velocidade, da modernidade, da telecomunicação e tantos avanços tecnológicos - possamos entrar nesse milênio novo, pensando basicamente em duas coisas: que ele vai ter um papel fundamental na questão espiritual e onde a mulher vai ter um papel cada vez mais importante. E isso resume certamente o esforço da vida de Ginetta em toda a sua existência material.

  Para encerrar, quero lembrar de uma historinha que é sempre tão importante ser lembrada: um cientista, ao receber o prêmio Nobel, recebeu em sua casa em tempo de férias o seu neto, que deveria ter 7 ou 8 anos de idade. Esse cientista, que era totalmente devotado de seu tempo como um todo na busca de soluções para a humanidade nas mais diversas áreas, com a presença do neto se sentiu incomodado e lhe deu logo um serviço para que não o atrapalhasse nas suas tarefas enquanto cientista, enquanto pesquisador. Pegou uma folha de papel e ali tinha o mapa-múndi numa das faces e foi picotando aquilo de uma maneira bastante minuciosa para depois entregar ao seu neto para que ele gastasse seu tempo montando aquele quebra-cabeça e não iria tomar certamente o seu tempo durante vários dias.

  Ele ficou surpreso quando, bem rapidamente, o menino trouxe-lhe o mapa-múndi todo montado e certinho. Ele, surpreso, perguntou: “ Como você conseguiu fazer nesse tempo ?”.

  O neto respondeu: “ Vovô, enquanto você picotava, observei que no verso tinha a figura de um homem e, ao poder montar o homem, consegui montar o mapa-múndi.”

  Na medida em que conseguimos fortalecer a figura humana enquanto essência maior do espírito de solidariedade, fraternidade, de fé cristã e tudo aquilo que está imbuído no trabalho do Movimento dos Focolari, seremos capazes de fazer grandes coisas para a humanidade e quem sabe algum dia poderemos vislumbrar um mundo mais fraterno, mais justo e mais humano. (Palmas).

 

   O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - No conjunto ainda temos vários oradores inscritos, mas a lista dos Deputados inscritos está encerrada. Entretanto, esta Presidência pergunta se algum Deputado estadual gostaria ainda de se inscrever para falar. (Pausa).

  Daremos então prosseguimento para um momento de descontração, assistindo a uma apresentação musical pelo Coral GEN Festa, sob a regência da Sra.Heliomar Ferreira com a música “ América, América”, de Edilberto Barreiro e Emanuel Matos.                          

 

* * *

 

-  É feita a apresentação da música “ América, América”.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Tem a palavra o Dr. Eduardo Domingues da Silva, ex-presidente da Febem.

 

  O SR. EDUARDO DOMINGUES DA SILVA - Sr. Presidente, Deputado Caldini Crespo, demais autoridades aqui presentes, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, e jovens aqui presentes, quero dar um testemunho pessoal do meu trato com Ginetta. O que mais me impressionou nela foi a sua personalidade irradiante, um sorriso e uma alegria que infundia força nas pessoas.

  Não sou especialista em sentimentos humanos, sou apenas um engenheiro, mas percebi que aquela mulher, quando se referia às pessoas, quando se aproximava das pessoas, era capaz de fazer com que despertasse nelas aquela força que caracteriza toda e qualquer criatura humana. Por que isso ? Porque somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Quando pequenos, ouvimos dizer também que somos templos do Espírito Santo. Mas por que será que algumas pessoas sucumbem tão cedo, tão precocemente, ao peso próprio do corpo e não conseguem se levantar direito, e não se enquadram na sociedade? O que será que falta a elas ?

  Ginetta e Chiara, para mim, foram muito claras e objetivas em mostrar que muitas vezes é um sorriso, é uma palavra, é um apoio, é uma presença para que todos saibamos que a pessoa humana é ilimitada de potencialidades nem sequer conhecidas. Então, cada um de nós pode ser o grande transformador não só da sua vida como do seu mundo, como do seu pequeno mundo e talvez até do mundo inteiro.

  Quero dizer que esse exemplo, muito singelo, ela também é um ser humano e ela precisava de força e de energia e sabem onde ela foi buscar ? No Cristo crucificado. Não pode haver nada mais simples do que isso e ela sabia converter essa imagem e essa irradiação para as pessoas de modo a motivá-las, de modo a tirá-las da estagnação e fazê-las reagir. E foi isso que aprendi. Sentir essa presença, ou sentir esse entusiasmo, é o que mais pode mobilizar as pessoas.

Quero dizer também que são duas mulheres, Chiara e Ginetta, aqui no Brasil, que conseguiram o que talvez muitas mulheres anônimas estão fazendo diariamente: a adesão das pessoas.

Com um gesto de amor, a vida de Ginetta entre nós foi um ato permanente de amor. E quanto já se falou de amor em verso, em prosa e em canções, mas nada mais concreto do que estar diante de uma mulher que fez isso o dia inteiro todos os dias da vida.

É muito importante para nós sabermos que ela teve a adesão do povo, do povo simples. E como ninguém ela soube transmitir isso, soube ter o diálogo que muitas vezes falta a nós. Como nos relacionar com as crianças e com os jovens para orientá-los e para fazer com que eles tenham uma vida semelhante à nossa, se formos bons, se soubermos interpretar os anseios deles, se soubermos dirigi-los e encaminhá-los à sua destinação, que é o Pai também ? Como Ginetta nos fez.

Para encerrar, quero deixar aqui a minha homenagem não só aos Focolari, não só à Ginetta, não só à Chiara, mas a todas as mulheres que fazem isso diariamente: da sua vida uma prova de amor aos seus filhos. Àquelas mães que cuidam dos seus filhos e dos filhos das vizinhas, das mães sociais, das mulheres que estão conseguindo fazer com que a adesão ao amor mude o nosso País.

 Obrigado. (Palmas)

 

  O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Nosso agradecimento também ao Exmo. Sr. Mário Luiz Guidi, Vereador à Câmara Municipal de Osasco, que se faz presente. Em seguida, com a palavra o Deputado. Tonico Ramos, ex-Presidente desta Casa.

 

O SR. TONICO RAMOS - Nobre Deputado Caldini Crespo, Presidente da sessão, tomo a liberdade de homenagear todos os parlamentares presentes, nobre bispo Dom Antonio, também tomo a liberdade em homenagear a todas as autoridades presentes. A família Abrahão Miranda e Lourdes Miranda, tomo a liberdade de homenagear a toda a família Focolare.

 Quando me dirigia à tribuna, buscava dentro do meu coração sobre o que deveria manifestar a respeito desta grande alma que chega ao Brasil, encaminhada por nosso Deus Todo-Poderoso, das mãos do Papa, de Chiara e Ginetta. Por incrível que pareça nas três palavras vêm em seguida em minha mente a Santíssima Trindade; Pai, Filho e Espírito Santo.

Em seguida olho para este plenário, que muitas vezes vi como aqui está, cheio de idéias, cheio de coração para dar, receber e contribuir com a sociedade que muito necessita. Mas tudo isso, tudo o que ouvi dos oradores que por aqui passaram, falaram de Ginetta com o coração aberto e contando a sua história.

Eu sentado lá, discutia ao lado de um padre de 84 anos; comentávamos alguma coisa de política, mas vir aqui falar de política, o que Ginetta nos ensinou nesse período. Assisti sua mensagem. Ela disse que quando esteve no Congresso Nacional experimentou a agradável oportunidade de lá estar, e que não a tirassem de lá.

Esta foi a maior mensagem de Ginetta a todos os senhores presentes. Porque é no Congresso Nacional que se decidem os destinos da nossa Pátria; é no Congresso Nacional que se decide o destino dos nossos pobres. É lá, sim, que pode fazer a economia da comunhão.

Pensei em três da Santíssima Trindade; veio na minha cabeça Frei Galvão, com a sua oração que diz: Fé, Esperança e Caridade. Tem diferença de Ginetta, Fé, Esperança e Caridade? Olhei no plenário, público presente, plenário e poder decisório. Pensei na filosofia de Ginetta em que ela diz: ter, ser e contemplar.

De cada um de nós que aqui está, quantos estão pensando em ter; quantos estão pensando em ser; quantos estão pensando em ser e contemplar; quantos estão contemplando. Ginetta e Chiara contemplaram - aqui quero lembrar o momento de revolução de uma charge, cujo autor não me recordo, em que aparece um líder com muitas idéias, daí a pouco vem uma máquina daquelas que passam no asfalto e desmancha a cabeça daquele grande líder. Por incrível que pareça esfarelou sua cabeça em dezenas e dezenas de pedacinhos. E em cada pedacinho ficou permanente a idéia daquele grande líder.

Ginetta disse: experimento a agradável oportunidade de estar no Congresso Nacional; não me tire daqui! Essa mesma máquina passou nas idéias de Ginetta, transformou e pediu a cada um dos senhores; ela está no Congresso Nacional. Ela pede que cada um dos senhores que segue as suas idéias adentre o Congresso Nacional e não saia de lá.

Vocês estão na Assembléia mais importante desta Nação, que é São Paulo. Quando São Paulo bate o bumbo o Brasil inteiro escuta; quando outro Estado bate o bumbo ninguém escuta. Ginetta pede a cada um dos senhores que não saia da Assembléia Legislativa, faça-se presente todas as vezes que um mais fraco necessitar que alguém grite por eles.

Mas a Ginetta também está presente na Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista. Está presente com um grande prefeito que lá esteve, o primeiro prefeito que Vargem Grande teve, denominado Elias, e quero aqui prestar minha homenagem póstuma a esse grande homem. Vargem Grande foi emancipada; elege-se Elias, que ajuda a construir aquela cidade, juntamente com as idéias de Ginetta.

Então, meus senhores e minhas senhoras, a campainha é sinal que cada um dos senhores retorna para a sua casa, para a sua comunidade, para os seus amigos, para os seus familiares, com a certeza de que a política é a saída dos problemas sociais do Brasil.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Desejo registrar para a satisfação de todos nós a presença do Exmo. Sr. Edinho Silva, Prefeito do Município de Araraquara.

Convidamos para fazer uso do microfone o Pe. Valeriano dos Santos Costa, neste ato representando Dom Cláudio Hummes e Dom Gil Moreira.

 

 O SR. Pe. VALERIANO DOS SANTOS COSTA - Sr. Presidente, Deputados, autoridades e todos os presentes, uma simples palavra em nome de Dom Gil Moreira, que não pôde estar presente, e também de Dom Cláudio, da Igreja de São Paulo que vem congratular-se pela homenagem à Sra. Ginetta Calliari e ao movimento dos Focolari no Brasil, pelos 42 anos de dedicação neste País, nas mais variadas situações já apresentadas, sobretudo ali onde a pobreza e a carência chamavam e clamavam por amor e por igualdade.

A unidade que brota do testemunho do Evangelho foi o caminho de vida e de santificação de Ginetta Calliari, que encontrou no pobre esmagado pelo sofrimento a imagem do crucifixo vivo do Redentor ali diante dos nossos olhos. Buscar soluções viáveis, fruto do amor e da partilha, mostrou ser um caminho eficaz para colaborarmos com a obra redentora de Jesus.

A esta missionária da fraternidade a homenagem e a admiração da Igreja de São Paulo. Ginetta vive, mais do nunca, na glória do Pai e na inspiração de todos os homens e mulheres da Igreja. Pois ela soube fazer da sua vida um hino de louvor a Deus criador.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Tem a palavra o Dr. Carlos Barbouth, representante dos Amigos Judeus no Movimento Focolare.

 

O SR. CARLOS BARBOUTH - Sr. Presidente, mui dignas autoridades, minhas senhoras e meus senhores, minha representação dos amigos judeus do Movimento, particularmente a representação do Conselho da Fraternidade Cristã-Judaica que no ano que vem celebrará 40 anos de existência.

Encontro-me presente para prestar minha homenagem ao Movimento dos Focolari, particularmente na pessoa de Ginetta Calliari. O Conselho da Fraternidade promove o diálogo entre religiosos. E o diálogo entre religiosos não é um liqüidificador das religiões, é um mosaico que aglutina, que convida a todos que têm fé e boa-fé, não boa-fé no sentido de que uma fé seja melhor do que a outra, mas boa-fé no sentido em que ali estão presentes, manifestando o maior respeito para a fé do outro na sua integridade e na sua totalidade.

Quando da visita da Chiara tivemos a oportunidade de entregar para ela uma placa que assim dizia: Conselho de Fraternidade Cristã-Judaica, homenagem de admiração a Chiara Lubich, pelo seu empenho em prol do diálogo inter-religioso e a sua dedicação à causa da paz, do respeito e da fraternidade. Juntos, construindo um mundo fraterno onde reine a unidade na adversidade.Essas palavras unidade na adversidade me levam à relativamente fácil tarefa de lembrar minhas palavras durante numa cerimônia de Ginetta. Na ocasião estava ao meu lado um jornalista da fantástica revista Cidade Nova dos Focolari. E quem fala com jornalistas nunca sabe quando vai ler suas manifestações e como vai lê-las, o que é ainda mais perigoso, senão preocupante.

Mas me foi feito um grande favor, tudo o que eu pensava, o que eu expressei, fidedignamente retratado aqui, vou ler para vocês: Um Retorno à Raiz, conheci Ginetta numa circunstância bastante singular, viemos com o Conselho de Fraternidade para conhecer Mariápolis e começar um trabalho conjunto. Ao chegar fomos recebidos com cânticos judaicos, o que nos fez sentir em casa, imediatamente. Houve um jantar familiar e Ginetta, gentilmente, quis se sentar conosco, como alguém da família. Desde então realizamos juntos muitas atividades maravilhosas. E num certo momento Ginetta me disse: vai haver uma reunião dos amigos judeus do Movimento, em Castelgandolfo, Roma, é o primeiro encontro deste gênero, eu gostaria que o senhor estivesse presente.

Respondi: muito bem, vou pensar. Só que isso iria acontecer dali a 20 dias. Eu não tinha a menor idéia de como conseguiria resolver, mas falei: - sim, Ginetta, eu estarei. E consegui estar.

Por sinal o primeiro encontro com os judeus, mas como acabou de mencionar o meu amigo Armando, já tinha havido três encontros com os amigos muçulmanos do movimento e nem se fale dos encontros com os amigos budistas e outros.

Assim, graças a Ginetta, o Brasil esteve presente pela primeira vez num encontro de judeus amigos do Movimento dos Focolari, em nível mundial.

Tenho uma coleção de cartas de Ginetta que muito me tocam, encorajando o trabalho, convidando para isto e para aquilo, cumprimentando nas festas judaicas. Numa das minhas viagens a Roma, na ocasião em que tive a honra de uma entrevista com o Papa, continuei para a Cracóvia. Em Cracóvia fui recebido por duas focolarinas que me levaram de carro para conhecer Auschwitz, onde pude experimentar essa tremenda e inenarrável brutalidade que aconteceu com o povo no holocausto.

Fato curioso, eu, judeu, pela primeira vez visitando Auschwitz, sendo acompanhado por duas católicas dos Focolari. Como foi possível tudo isso? Ginetta, obviamente, teve alguma coisa a ver.

Do seu funeral o que mais me impressionou foi o fato de não ouvir uma vez sequer a palavra tristeza em tudo o que foi falado; a palavra alegria eu ouvi inúmeras vezes.

De certo modo me parece retornar às raízes do judaísmo; Deus é amor. Na nossa religião, nos nossos ritos fúnebres rezamos o kadish, prece fúnebre judaica. Essa prece não fala uma única vez em morte, fala da vida e da esperança. Vim a um enterro, porém participei de uma festa.

Sinto-me profundamente honrado e emocionado; estou falando com o coração. Um provérbio judaico diz: “ quem é o sábio? É aquele que aprende de cada pessoa.”

Tenho a certeza de que eu e todos os que tivemos a oportunidade de conhecer Ginetta aprendemos com ela, e somos um pouco mais sábios.

Muito obrigado. Shalom! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Tem a palavra o Sr. Matsuo Ebina, Presidente da Câmara dos Vereadores de Vargem Grande Paulista.

 

O SR. MATSUO EBINA - Queria cumprimentar o Presidente Deputado Caldini Crespo, em nome de quem cumprimento todas as autoridades aqui nominadas anteriormente. Cumprimento também as senhoras e os senhores.

O nosso pensamento, a nossa lembrança e a nossa gratidão dirigem-se hoje a Ginetta Calliari, que há mais de 40 anos trouxe ao Brasil a experiência da vida evangélica que anima o Movimento dos Focolari fundado por Chiara Lubich, ilustre cidadã honorária de Vargem Grande Paulista e hoje presente em mais de 180 nações.

A missionária Ginetta Calliari esteve ao lado de Chiara Lubich desde os primórdios dos Focolari da Itália e, em 1959, chegando em Recife levou um choque ao ver a desigualdade social, a discriminação e a fome estampada no rosto de cada brasileiro.

Foi quando sentiu que alguma coisa deveria ser feita para mudar o destino deste povo humilde, dando-lhes oportunidade e principalmente esperança de um futuro melhor. Em pouco tempo ela consegue sensibilizar pessoas de todas as idades e vocações que abraçam plenamente o estilo de vida proposto pelo movimento, fazendo Recife se tornar o ponto de irradiação para todo o Nordeste e para todo o Brasil.

Ainda na mesma época, quando o País atravessava uma fase de contestação juvenil, Ginetta dá vida ao Movimento GEN - Geração Nova, reunindo jovens do movimento sob bandeira de uma outra contestação, não menos radical, mas baseada na vivência do Evangelho.

O seu trabalho pelo País segue com outros projetos, como o Movimento Famílias Novas, objetivando a renovação das famílias, o Movimento Humanidade Nova para transformar a vida social, o Movimento Paróquias Novas dando uma nova dimensão às comunidades paroquiais.

Eis que em 1967 Ginetta chega em Vargem Grande, na época Bairro de Cotia, longe ainda de tornar-se um município, mas com um potencial enorme de ser uma nova sede dos focolarianos. Seu ponto de partida foi a utilização de uma pequena casa de pau-a-pique, sem energia elétrica, sem água encanada, sem o mínimo de conforto, mas foi o suficiente para que esse grupo de moças e rapazes, liderados por Ginetta, não interrompesse mais o desenvolvimento desse novo local, sempre animado pelos ideais de Chiara, o projeto de uma sociedade alicerçada na fraternidade e na igualdade.

Assim, a história de Mariápolis Araceli, onde cada tijolo - comenta Ginetta - poderia contar uma maravilhosa história a partir dessa sede nacional do Movimento em nosso País, tornou-se conhecida, não só no Brasil, mas internacionalmente, fazendo com que o nome de Vargem Grande Paulista, um município a menos de 50 quilômetros de São Paulo, com uma população aproximada de 40 mil habitantes. se tornasse conhecido em todas as latitudes do planeta.

O seu trabalho estendeu-se de uma forma dinâmica, indo ao encontro dos municípios vizinhos, implantando em Cotia - aqui está o Prefeito de Cotia, Quinzinho - o pólo empresarial Spártaco, que conta com as indústrias de confecção, de produtos de limpezas, farmacêuticos, de manufaturados plásticos. E no Município de São Roque, no bairro de Carmo - e que aqui se encontra o Vereador Etelvino, que muito bem representa esse bairro - desenvolveu um trabalho corrigindo o conflito social com descendentes de escravos de um antigo quilombo, resgatando a dignidade humana.Sob o aspecto político, Ginetta aprendeu a ver a política com os olhos de um grande Deputado cristão italiano Gino Giordani - que sempre respeitou e foi respeitado por todos os segmentos partidários - fazendo que Mariápolis, Araceli e Vargem Grande Paulista recebessem grandes nomes de estadistas, como o vice-Presidente da República Marcos Maciel; Luiza Erundida, Deputada Federal; Franco Montoro, ex-Governador; Michel Temer, ex-Presidente da Câmara dos Deputados. E como não poderia deixar de lembrar, o Deputado Caldini Crespo, autor desta homenagem.

Assim, quando na Câmara Municipal de Vargem Grande Paulista recebemos a notícia da perda dessa figura maravilhosa, prestamos uma profunda e singela homenagem, através de uma moção de profundo pesar, registrada sob o nº 002/01, aprovada por unanimidade pelos vereadores Zeca, aqui presente, Amélia, Mateus, Vaguinho, Alemão, Roquinho, Cláudio Godoi, Eliar, que também se encontra presente aqui; Vereador Ney, também aqui presente, Marcão, os quais hoje represento nesta Assembléia. E, para que a sua pessoa, a sua imagem e os seus pensamentos fiquem eternamente registrados em nosso município, já se encontra em trâmite na Câmara Municipal projeto que dará o seu nome ao bairro onde se encontra a Sede Nacional dos Movimentos dos Focolari, passando assim a ser chamado de Mariápolis Ginetta.

Queria também deixar registrado aqui, Sr. Presidente, a presença do nosso vice-Prefeito, Kaito, que muito bem representa o nosso Prefeito Roque de Morais, que por motivo de saúde não pôde estar presente a esta homenagem.

Kaito representa também, junto com o Secretário Dr. Walter, da Saúde, com o Secretário Paulo Gaspar, do Desenvolvimento Urbano, todo o Executivo de Vargem Grande Paulista.

Concluo assim aqui minhas palavras, agradecendo ao Deputado Caldini Crespo e demais autores, senhoras e senhores.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - A Exa. Sra. Secretária Estadual da Educação, Profª Rose Neubuer, informa que tem um outro compromisso, precisará se ausentar neste momento, mas nós a convidamos para tecer sua manifestação sobre Ginetta Calliari.

 

  A SRA. TERESA ROSERLEY NEUBAUER DA SILVA - Boa noite a todos, Exmo. Sr. Deputado Caldini Crespo, Presidente desta Sessão, em nome de quem quero cumprimentar os demais Deputados presentes, Deputado Federal Antonio Carlos Pannunzio, Sra. Darci Rodrigues, dirigente do Movimento dos Focolari, em nome de quem cumprimento todos os membros do movimento. S. Exa. Rvma. D. Antonio Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu, em nome de quem cumprimento as autoridades eclesiásticas presentes, demais autoridades, meus senhores e minhas senhoras, é uma grande satisfação estarmos aqui hoje assistindo a essa homenagem de tanta sensibilidade e de um teor tão grande emocional para este movimento que representa o trabalho de uma ou duas mulheres, muitas outras mulheres nesse trabalho, como a Chiara Lubich e a Ginetta.

  Acho que é importante para nós hoje, que vivemos num mundo moderno, sentirmos a força deste que é um movimento de renovação espiritual, um movimento de renovação social, que tem um grande empenho em levar para crianças, jovens e adultos valores cristãos que às vezes pensamos até que já estão de alguma forma esquecidos nas nossas sociedades: valores de fraternidade, de justiça, de respeito e amor ao próximo.

  Minha presença aqui hoje é o testemunho do trabalho; visa testemunhar o trabalho que o Movimento dos Focolari vem fazendo em várias das nossas escolas, levando para os nossos jovens e para as nossas crianças toda a possibilidade de refletir e de fazer com que eles se empenhem em criar este novo homem, que tanto Ginetta, como Chiara Lubich tanto se empenharam em criar com essa nova espiritualidade. E, na realidade também estes valores de ser capaz de conviver com as diferenças e dar a elas o seu lugar e ser capaz de querer criar um mundo novo com muita justiça e com muito amor uns aos outros.

  Eu desejo, de todo o coração, e falo em nome da secretaria de Educação, que o Movimento dos Focolari continue crescendo nas nossas escolas, ajudando os nossos jovens e fazendo com que eles sejam capazes de criar um novo futuro, um futuro melhor e um novo homem. Muito obrigada pelo convite, pela participação e pela oportunidade de estar vendo tão profundas manifestações, por essa figura importante que foi a Ginetta e por esse movimento tão significativo que é o Movimento dos Focolari. Boa-noite e Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Dando uma pausa nesta seqüência, teremos o prazer de novamente ouvirmos o Coral GEN Festa, regido pela Sra. Heliomar Ferreira, agora apresentando o canto “ Nova Humanidade”, de Valério Cipri.

 

* * *

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Neste momento, com muita honra e satisfação, convidamos à palavra o Sr. Gianlucca Cortese, Cônsul da Itália em São Paulo.

 

O SR. GIANLUCCA CORTESE - Sr. Presidente Caldini Crespo, autoridades, senhoras e senhores, desejo, como italiano, unir-me a todos aqueles que quiseram lembrar hoje em São Paulo a minha compatriota Ginetta Calliari, uma figura luminosa que com o seu exemplo, sua afeição aos valores da solidariedade, a sua profunda religiosidade, e a sua extraordinária capacidade propositiva, organizativa, deixou aqui no Brasil, como justamente foi recordado, um vasto conjunto de obras e programas.

  As iniciativas de Ginetta Calliari, inspiradas nos princípios do Movimento dos Focolari, fundado por Chiara Lubich, beneficiou, tanto espiritual quanto fisicamente, centenas de milhares de pessoas, marginais, indigentes, indivíduos que haviam perdido todas as esperanças, na capacidade de fraternidade.

  A sua extraordinária experiência pessoal sugeriu experimentar novas formas de desenvolvimento social e econômico auto-sustentável no seio da solidariedade humana. Este seu ensinamento é um precioso patrimônio espiritual para todos aqueles que desejam empenhar-se pessoalmente na criação de um mundo melhor.

  Ginetta Calliari, durante toda a sua longa permanência no Brasil, continua a sentir-se próxima da Itália, como sua terra natal, e de Roma como o centro do catolicismo no mundo. Por esses seus sentimentos, podemos incluí-la entre os grandes italianos que contribuíram para o crescimento econômico e social do Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Convidamos à palavra o Sr. Nelson Schiesari, Digníssimo Desembargador de Justiça.

 

O SR. NELSON SCHIESARI - Eminente Presidente desta sessão, Deputado Caldini Crespo, demais integrantes da Mesa diretora dos trabalhos, cujos nomes já foram declinados, ilustres integrantes da tribuna de honra, digníssimas autoridades em geral, civis e religiosas das várias confissões, minhas senhoras, meus senhores, caros jovens;

  De modo algum devo ocultar a minha respeitosa emoção por participar, nesta noite memorável, das mais justas homenagens à saudosa lembrança de uma notável personalidade que muito jovem deixou sua família, sua pátria e seu povo, para transferir-se com ânimo definitivo para este mundo novo e promissor, dedicando a ele toda a sua energia, todo o entusiasmo e o seu profundo amor. Deveras, Ginetta Calliari atravessou o Atlântico nos idos de 1959, desembarcando, como já se disse, no porto de Recife.

  Se se pudesse dizer apenas por amor à reflexão que a Itália perdeu uma filha querida, ter-se-ia que afirmar que o Brasil se enriqueceu extraordinariamente, de tal modo que em síntese pode-se proclamar que o mundo ficou maior e mais luminoso.

  Aqui, com o seu espírito forte de pioneira e missionária logo se identificou com a alma brasileira, com o povo, compreendendo o sofrimento e as grandes carências profundamente impressionada com a virulência das desigualdades sociais que, aliás, até hoje subsistem sem maior abrandamento, por força certamente do egoísmo de uma elite econômica e social pouco sensível e de governos até hoje distanciados do seu verdadeiro papel histórico.

  Diante de tal quadro, falou Ginetta: “disse a mim mesma: aqui não é possível ficar numa atitude passiva. Alguma coisa deve mudar. O que deve mudar? O homem. Pensei: é preciso homens novos, para que nasçam estruturas novas e, conseqüentemente, cidades novas, um povo novo.” Ginetta veio, poucos anos depois, para São Paulo onde, em Vargem Grande paulista, fundou essa maravilhosa obra dos Focolari, Mariápolis, minicidade encantadora onde o trabalho , a harmonia e a paz, motivados pelo amor fraterno, buscam realizar o milagre da unidade dentro de um mundo tão pulverizado pelo egoísmo, que o coloca ainda distante da sonhada superação.

  Com efeito, a desmedida prevalência dos valores materiais sobre os valores do espírito, traço marcante da sociedade contemporânea, constitui-se na matéria-prima básica do trabalho dos Focolari, cuja atuação consciente e motivadora dá lugar a uma fundada esperança de que o mundo em que vivemos pode, sim, tornar-se mais justo e solidário, não obstante a equivocada direção tomada, de um lado, pelos aquinhoados do próprio grupo social nacional e, de outro lado, pelas nações especialmente as grandes potências que não hesitam em submeter aos seus interesses mais imediatos, não raros subalternos, os interesses mais legítimos de toda a humanidade.

  Por isso mesmo, somos levados a pensar que o mundo contemporâneo é capaz de produzir fantástico desenvolvimento científico e tecnológico, em particular nos campos da informática e da comunicação eletrônica, e até mesmo de artefatos bélicos, claro, acumulando tudo nas mãos de homens que não mostraram qualquer evolução moral significativa. Daí a pronta constatação de que o progresso material é vertiginoso, ao passo que o progresso moral é lento , claudicante, insatisfatório.

  Em retrospectiva da história da humanidade, impõe-se então indagar: não fosse a influência benfazeja do Cristianismo, o que seria do mundo de hoje? Não obstante esse quadro adverso, não deve haver lugar para o desânimo e para a paralisia. É aí que ganha força a presença a magnífica obra de Ginetta, sob inspiração de Chiara Lubich, sua notabilíssima conterrânea e companheira, de seus dedicados colaboradores e seguidores, mulheres e homens de extraordinária visão, testemunhas vivas do próprio Cristo. E ainda, toda uma caravana de estrelas, as GENs cuja esperança do Brasil aguarda que por ela se abra o mundo da unidade.

  Ginetta Calliari, tornou-se hoje, para cada um de nós, aquele modelo superior e nobre de focolarino, que está a inspirar, a todo momento, a nossa conduta de cristãos e de cidadãos do Brasil e do mundo, em busca da renovação transformadora capaz de instaurar padrões mais elevados de convivência, de modo a tornar o mundo mais justo e, por isso mesmo, melhor e mais feliz.

  Eis, senhoras e senhores, jovens, em brevíssimas palavras, a vida luminosa e o legado precioso que Ginetta deixa para todos nós. Saibamos pois, honrá-los. Muito obrigado. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Teremos o prazer de ouvir as palavras de S. Exa. reverendíssima, D. Antônio Maria Mucciolo, arcebispo emérito de Botucatu.

 

  O SR. D. ANTONIO MARIA MUCCIOLO - Com alegria, saúdo neste momento dois grandes amigos meus, de Sorocaba e de muitos anos: o nosso caríssimo Deputado Caldini Crespo, que está presidindo esta sessão, o nosso caríssimo Deputado Pannunzio, e na pessoa dos dois quero saudar a todos os presentes, as legítimas autoridades que aqui se encontram, quer no campo religioso, quer no campo civil, senhoras e senhores.

Eu não estava inscrito para falar, mas os focolarinos disseram-me: o senhor precisa dizer uma palavra. Então, a minha palavra vai ser em três pontos, o primeiro histórico: em 1965, em Sorocaba, eu era o reitor do seminário e vieram umas moças pedir-me se eu poderia abrir as portas do seminário para uma mariápolis.

Conversei com o bispo, D . Aguirre, que disse: perfeitamente. E eu já conhecia o movimento, porque estive na Itália em 58 e o grande padre Lombardi falava daquelas sete senhoras que, em Trento, estavam querendo viver o Evangelho. E essas senhoras tinham à frente justamente Chiara Lubich.

  Quando terminou aquela mariápolis em Sorocaba, houve uma transformação tão grande em todos, no bispo e em mim também, que o bispo disse; o que poderíamos ceder? porque Ginetta, que naquela ocasião estava presidindo essa mariápolis, começou a dizer: “estamos rezando para termos um terreno e implantarmos o nosso movimento”. Conversei com o bispo que disse:” entregue para o movimento dos Focolari dez alqueires de um sítio”, que tínhamos lá.

  Um dia, tomei o jipe com ela e mais outra pessoa, visitamos o tal de Ipatinga, e ela disse: Ah!. Quem sabe, mas aqui não há água, aqui há muita poeira, estamos muito longe. Mas, pelo menos, a oferta d. Aguirre fizera.

  Um segundo ponto que quero salientar é que dentro do espírito e da teologia do movimento, baseado no Evangelho, existe uma frase maravilhosa, -" que todos sejam um".  Terceiro ponto da minha palavra: antes de entrar aqui neste plenário, estava conversando com o nosso muçulmano sheik e com o nosso rabino israelita, e estávamos dizendo assim: não é bonito um arcebispo conversando aqui com pessoas de outras religiões? Um respeita o outro como o nosso Papa respeita a todos, e como está respeitando agora no oriente, precisamos viver sempre unidos. Eu, baseado numa palavra maravilhosa - o bem faz pouco barulho e o barulho faz pouco bem - eu devo dizer a todos os senhores que dentro do cenário desta noite, de tudo aquilo que ouvimos, ela, esta mulher, Ginetta Calliari, no silêncio de um trabalho, foi espalhando por todo o nosso Brasil a semente do Evangelho, reunindo-nos todos aqui, Deputados, o nosso cônsul italiano, pessoas de outras religiões, outros credos. Os senhores que vieram de tão longe, todos, estamos unidos numa grande mensagem: é preciso que exista no mundo unidade.

  Minha última palavra, prestando uma homenagem a esta grande senhora que sempre me comoveu: há 24 anos fui ordenado bispo em Sorocaba, qual não foi a minha surpresa ao ver Ginetta lá, com aquele sorriso encantador de alma pura, cercada de focolarinos, dizendo: “ viemos para rezar para o senhor”.

  Ginetta, reze por todos nós e faça com que o bem que a senhora espalhou em vida continue lá no céu depois de morta. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Ouviremos agora, as palavras do engenheiro, Antônio Carlos Pannunzio, digníssimo Deputado federal por São Paulo.

 

O SR. ANTONIO CARLOS PANNUNZIO - Exmo. Sr. Deputado estadual, Caldini Crespo, Exmo. Sr. Cônsul da Itália, Exma. Sra. Darci, representante do Movimento dos Focolari, minhas senhoras e meus senhores, amigos;

Olhando o meu discurso previamente preparado para ser usado no Congresso Nacional, eu diria que a prudência de que disponho, e a sabedoria de que ainda não disponho, mas que busco alcançar, elas aconselham-me a não fazer uso desse discurso escrito. Por várias razões. Uma delas que eu provavelmente não acrescentaria nada a mais do que já foi dito por pessoas que, inclusive, tiveram o privilégio que eu não tive de conviver com Ginetta.

Quanto á sabedoria que eu procuro alcançar, talvez consiga chegar perto algum dia, por parte dela. Já percebi que não fazendo uso desse discurso, que já não fiz no Congresso Nacional, e não farei aqui, talvez eu consiga na outra oportunidade para estar junto de todos vocês, talvez ai consiga fazer uso do discurso escrito.

Mas, antes de encerrar, perguntava-me há poucos instantes: que força estranha, que força maravilhosa esta que nos coloca aqui, todos a um só tempo em um só lugar. Aqui encontro o nosso Deputado estadual, meu amigo, vizinho de parede e meia, na querida Sorocaba. Aqui encontro o Celso Fiole, que há muitos anos não via, morador de Sorocaba há 30, 40 anos, não de parede e meia, mas de três ou quatro paredes, do outro lado da rua, perto da nossa casa. Aqui tenho o privilégio de encontrar e até cometi a impropriedade de chamar de cônego a S. Eminência, o arcebispo emérito de Botucatu, d. Antônio Maria Mucciolo.

  Aqui reencontro o Merege, também amigo de Sorocaba, e me perguntava: que força estranha e maravilhosa. Essa força certamente tem um nome: Ginetta Calliari, a quem neste momento, unindo-me a tudo o que foi dito, eu aqui rendo também as minhas homenagens. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CALDINI CRESPO - PFL - Todos os oradores inscritos já se manifestaram. É de praxe na Casa que o presidente da sessão faça, neste momento, a sua manifestação, e após o encerramento.

  Entretanto, acabei de receber uma solicitação dos dirigentes do movimento Focolari para que faça a leitura da carta que eu havia anunciado, porém não lido, que nos foi enviada pela deputada federal, Luiza Erundina de Souza. E pediram também que eu lembrasse que, no dia 25 de abril passado, Luiza Erundina teve a iniciativa de propor uma sessão solene, que se realizou na Câmara Federal.

  Então, com a permissão de todos, farei esta leitura:

  “São Paulo, 07 de maio de 2001. Sr. Presidente, Srs. Deputados, caríssimos membros do Movimento dos Focolari.

  Lamentando a impossibilidade de comparecer a essa sessão solene, quero me associar às justas homenagens póstumas que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do nobre Deputado Caldini Crespo, presta à saudosa Ginetta Calliari.

  É o reconhecimento do povo paulista, através de seus representantes, do muito que ela fez por São Paulo e pelo Brasil, nos planos espiritual, cultural, social e econômico, durante mais de 40 anos.

  Foi fundadora, junto com Chiara Lubich e outras companheiras, do movimento dos Focolari, que vem revolucionando o mundo com a proposta e a vivência de novos paradigmas, referentes à espiritualidade, à cultura, à economia, às relações sociais e à política.

  Suas realizações repercutem não só no Brasil mas em todo o mundo. Vale destacar a experiência da economia de comunhão, que representa verdadeira revolução nas relações econômicas, inspirada nos valores de solidariedade, justiça social e comunhão de bens.

  No final de uma vida inteiramente dedicada à construção da unidade e da paz entre todos, Ginetta, sob a orientação de Chiara Lubich, deixou plantada no Brasil uma nova semente que haverá de germinar e de dar frutos abundantes.

  Refiro-me ao movimento da unidade ou da política de comunhão, que preconiza a unidade na política. Através da compreensão entre os diversos partidos e forças políticas, cujas diferenças e divergências político-ideológicas procuram se superar, preservando-se as respectivas identidades , ao mesmo tempo em que se complementam na construção de um projeto comum de interesse coletivo. Ginetta nos fazia acreditar no sonho de se fazer política sem ódio e sem destruir o adversário e nos desafiava a tornar esse sonho uma realidade.

  Que esta homenagem que ora prestamos a Ginetta seja uma oportunidade para expressarmos nosso compromisso com o ideal da unidade e de solidariedade na prática política.

  Finalmente, minha saudação e meus efusivos cumprimentos ao nobre Deputado Caldini Crespo, pela iniciativa, e aos demais parlamentares dessa Assembléia Legislativa, que a aprovaram.

  Luiza Erundina de Souza, deputada federal. (Palmas.)

Caminhando para o encerramento, este Presidente faz a sua manifestação, tentando resumir e não ser redundante, mas com a sinceridade do meu coração e do coração de todos nós que aqui participamos desta Sessão Solene de unidade, como já foi dito, que marcará a história desta Casa Legislativa não só pelo carisma deste momento, mas por tanta coisa importante que aqui foi falada, que por certo ficará impregnada não só neste prédio, na construção da política dos Srs. Deputados que por aqui passaram e, com certeza, por todos os outros que, se não puderam vir, certamente conhecerão a importância do que aqui foi tratado.

Gostaria de cumprimentar a todas as autoridades mencionadas e que me acompanham nesta tribuna de honra, igualmente a cada um dos senhores e senhoras em plenário, nas galerias que, com o brilho de suas presenças, prestigiaram esta sessão.

Quero dizer, ao iniciar estas palavras, que me sinto privilegiado por ter sido o instrumento, por força das circunstâncias, que propôs aos nobres pares desta Casa a realização desta Sessão Solene.

Gostaria de dizer que, infelizmente, não tive o privilégio de conhecer pessoalmente Ginetta Calliari. Há alguns meses, por convite de um grande amigo meu que já foi mencionado, o Nerese, de minha cidade natal, visitei Mariápolis e lá conheci muitos dos dirigentes que aqui estão. Posso dizer que isso mudou a minha vida, minha concepção política, quando ouvi deles e, principalmente, senti aquele ambiente cristão na prática da unidade; ouvi a economia de comunhão, pude visitar o Pólo Spártaco e também, com muito interesse, ouvi sobre a mais recente política de comunhão.

Gostaria também de falar algumas palavras a respeito, de certa forma, enfocando melhor alguns conceitos que li, que aprendi e que estão com muito entusiasmo no meu coração, na minha mente como cidadão e como Deputado representante desta nossa população.

Quando Chiara Lubich criou o Movimento dos Focolari, isso passou a ser um convite para as pessoas de todos os credos religiosos e até para aqueles que ainda não crêem, para a descoberta de um mundo verdadeiramente feliz, como feliz foi na sua vida toda Ginetta Calliari.

Verificamos em todas as fotografias, inclusive através do vídeo que foi apresentado, nas manifestações que aconteceram aqui principalmente no pronunciamento do Dr. Eduardo Domingues, o aspecto que é preciso realçar: a felicidade de Ginetta Calliari, a nossa homenageada; pessoa que sempre teve um sorriso em seus lábios, sempre incentivando os demais, especialmente nos momentos difíceis. Essa felicidade demonstra que a proposta do Movimento de Chiara Lubich está viva entre nós. Ninguém tenha dúvidas de que se trata de uma proposta cristã aberta a todos os cidadãos deste mundo para uma vida melhor e mais feliz, que é o objetivo de todos nós, que preenche o vazio do egoísmo e da solidão.

Focolari representa uma autêntica experiência de fraternidade, representa também a cultura da partilha em contraposição à cultura da acumulação, freqüente em muitos ambientes humanos, infelizmente.

São mais de sete milhões de pessoas já engajadas na defesa dos valores universais como a paz, a justiça e a dignidade humana.

O Brasil e São Paulo foram privilegiados por receber Ginetta. Naquela época dos primeiros anos do Movimento dos Focolari não eram tantas as pessoas, as lideranças possíveis de imigrar para estabelecer o seu trabalho em outros países. Como já foi dito, teve o Brasil, pouco depois São Paulo de contar com a presença de uma das principais colaboradoras de Chiara que durante tanto tempo permaneceu entre nós.

Li e gostaria de dizer novamente, porque me pareceu algo muito importante numa visão daquele momento de Jesus, que muitos de nós - e eu também - talvez não tivéssemos percebido nos escritos de Ginetta e do movimento que há uma explicação de qual foi o principal segredo de Ginetta, responsável, segundo ela mesma, pela inspiração e força em tantos momentos para enfrentar e vencer o desafio brasileiro.

Chiara me perguntou quando da sua partida para a Itália: “Você, Ginetta, quer escolher Deus como eu escolhi?” “Sim! Eu o escolhi na cruz e no momento em que, depois de três horas de agonia e martírio cruéis, Ele se sentiu abandonado por todos e exclamou: meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Ginetta entendeu que Jesus estava entre a Terra e o Céu, menosprezado segundo os valores humanos e ainda não recebido pelo Pai. Essa é a mesma situação de todos os excluídos socialmente até os dias de hoje, menosprezados pelos homens e pela cultura da acumulação.

O Movimento dos Focolari atua nas três dimensões da organização humana: a dimensão civil, através das ações solidárias; a dimensão empresarial, principalmente representada na economia de comunhão e a dimensão política, a qual falaremos a seguir.

Da mesma forma, como movimento, busca, através do treinamento, através da abordagem direta de milhares de pessoas, a formação de homens novos, nesta roupagem da cultura da partilha, da unidade e numa prática do amor cristão.

Nesta Casa Legislativa, o movimento busca políticos e homens novos. Creio que não é por acaso que a Sessão Solene aconteceu neste ano, mas com certeza, a homenagem à morte, ao passamento de Ginetta, acreditando que há um sentido maior neste movimento criado no pós- 2ª Guerra e acrescido, principalmente, por Ginetta nesses 42 anos de sua vida no Brasil. Acredito que há um significado maior por estarmos aqui nesta Casa Legislativa, como acontece em outras casas deste País.

A política mundial atravessa, nos últimos anos, uma grave crise de ideologias. As antigas ideologias em que prevaleciam ou o capital, ou o trabalho, estão superadas. Elas parecem ter se dissolvido sem que algo tivesse tido tempo de vir em seu lugar. Tais ideologias forneciam a base teórica para as estratégias e os programas partidários. Será por esse motivo que os partidos políticos já não empolgam as multidões? Como resolver isso? Será que a mensagem da comunhão, da partilha voluntária não é ou não seria a solução para o desenvolvimento humano e social tão decantado nos discursos políticos mas nunca concretizado?

Hoje, estamos tendo a chance de conhecer melhor essa proposta de vida que pode passar a ser, e por que não, a nossa proposta política e partidária, queiramos ou não todos nós, políticos com mandato, agentes políticos -porque lideranças todos somos - e queiramos ou não estamos comprometidos.

  Que tal tentarmos a política de comunhão como a grande solução para os problemas sociais contemporâneos aqui mesmo nesta Casa Legislativa? Precisamos estabelecer um novo paradigma. Para que um ganhe não é necessário que o outro perca. É possível, sim, o jogo político do ganha, ganha, onde todos os envolvidos serão ganhadores e os perdedores serão a alienação, a descrença, a corrupção e, portanto, os votos brancos e nulos.

  A nossa sincera tentativa será o tributo e a melhor homenagem à Ginetta e a sua obra.

  Muito obrigado. (Palmas.)

  Agradeço essa manifestação de tamanho carinho e quero creditá-la a todos os meus companheiros Deputados, porque fui apenas o instrumento eis que todos colaboraram com o brilhantismo e com a profundidade de sentimentos que afloraram nesta ocasião.

  Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a todas as autoridades que compuseram esta tribuna de honra, a todas as lideranças que compõem o Plenário, às galerias e gostaria também de agradecer, em nome de todos os senhores, aos funcionários desta Casa Legislativa que, com muito carinho, eu testemunho, prepararam por vários dias que antecederam esta data, e na tarde de hoje, para garantir o conforto e o pleno exercício desta Sessão Solene. Tenho certeza que, em nome de todos os senhores, agradeço também ao trabalho desses funcionários. (Palmas.)

  Que Deus nos ilumine com as orações de Ginetta que lá está ao lado Dele e que esse mesmo Deus nos permita evoluir em comunhão, na unidade e também na política de comunhão!

  Muito obrigado a todos e boa noite!

 Está encerrada a sessão.

                                                             * * *

- Encerra-se a sessão às 23 horas e 11 minutos.