http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

01 DE ABRIL DE 2013

008ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA CATEDRAL BUDISTA NIKKYOJI - RELIGIÃO BUDISTA HONMON BUTSURYU-SHU DO BRASIL - BUDISMO PRIMORDIAL HBS"

 

 

Presidentes: SAMUEL MOREIRA e LUIZ CARLOS GONDIM

 

RESUMO

001 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por autoridades. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Luiz Carlos Gondim com a finalidade de "Homenagear os 50 anos de Fundação da Catedral Budista Nikkyoji - Religião Budista Honmon Butsuryu-Shu do Brasil - Budismo Primordial HBS". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a execução do "Hino Nacional do Japão".

 

002 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência. Anuncia a projeção de vídeos institucionais sobre a instituição ora homenageada.

 

003 - MASSAE SATO

Presidente da Catedral, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrada em representar a Catedral no seu aniversário de 50 anos. Discorre sobre a história e a fundação da Catedral. Cita a obra, realizada na Catedral, de conjunto arquitetônico de telhado e fachada como nos templos japoneses. Ressalta que a obra foi executada em três meses por técnicos vindos do Japão. Comenta detalhes da construção e da arquitetura do telhado. Afirma que a construção foi inaugurada em 18 de novembro de 2012, concretizando os anseios dos fiéis. Destaca a presença do Deputado Luiz Carlos Gondim na inauguração. Informa que, nestes 50 anos, a Catedral, além de transmitir os conhecimentos do Budismo, presta também serviços à comunidade. Apresenta lista de ações e projetos beneficentes do templo. Esclarece que as dependências do templo são usadas para serviços da comunidade.

 

004 - SÉRGIO UEMATSU

Presidente do Kyoku, agradece ao Deputado Luiz Carlos Gondim pela realização desta homenagem. Cumprimenta as autoridades e os fiéis presentes. Discorre sobre o histórico da HBS e sua chegada ao Brasil. Informa que, hoje, existem dez templos no Brasil. Menciona a existência da APP - Área de Preservação Permanente da HBS, uma fazenda de 75 alqueires. Afirma que esta Catedral é a sede administrativa da HBS do Brasil, com o maior número de fiéis. Destaca a concentração das atividades financeiras, deliberações religiosas, presença do Arcebispo e a infraestrutura para a realização de reuniões neste templo. Diz ser esta Catedral referência para a HBS do Brasil e mundial. Parabeniza os sacerdotes e fiéis da Catedral pela homenagem desta Casa.

 

005 - KYOUHAKU CORREIA

Arcebispo do Brasil, agradece ao Deputado Luiz Carlos Gondim pela homenagem. Cumprimenta as autoridades presentes neste evento. Considera o Bispo Nishimura uma personalidade no Japão, que auxilia a expansão do Budismo no Brasil. Informa que o mais antigo templo budista foi fundado pelo avô do Bispo Nishimura. Diz ser esta a 15a geração de Arcebispos. Cita os seus antecessores. Menciona sua missão de herdar as atividades dos mestres e arcebispos antecessores, dando continuidade ao trabalho com responsabilidade. Esclarece que o budismo retomou suas origens de 1908. Destaca a missão de desbravar e propagar o budismo a todas as pessoas do Brasil. Cita o apoio do Deputado Luiz Carlos Gondim na criação de entidade filantrópica do budismo HBS. Afirma que, no próximo sábado, será oficializada a criação desta entidade. Menciona a visita do Papa budista em 2015. Relata que esta Catedral representa o Budismo mais ativo do Brasil. Considera o Budismo uma religião nacionalizada, com mais monges brasileiros e não descendentes de japoneses.

 

006 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Presta homenagem, com entrega de placa, ao Vice-Secretário Geral, Bispo Nishimura, que também faz entrega de presentes para o Deputado Luiz Carlos Gondim e para o Presidente Samuel Moreira.

 

007 - NISHIMURA NITIYOU SHOUNIN

Bispo, Vice-Secretário Geral, faz discurso em japonês.

 

008 - KYOUHAKU CORREIA

Arcebispo do Brasil, traduz o discurso do Bispo Nishimura. Menciona a homenagem pelo aniversário de 50 anos da Catedral. Cita o início das atividades budistas no Brasil, com a construção dos principais templos. Afirma que os templos do Budismo Primordial são os melhores estruturados e referência no Brasil. Ressalta a assistência social realizada pela Catedral. Informa que o Japão enviou mais de 30 sacerdotes para o Brasil. Diz ser este templo o que mais promove a integração no País. Lembra que, há mais de 29 anos, o Budismo Primordial é independente administrativamente do Japão e que possui sacerdotes dedicados. Relata que, hoje, a mistura de sacerdotes descendentes orientais e não orientais é igual, considerando o Budismo uma religião nacionalizada. Parabeniza a Catedral homenageada. Promete estreitar os laços do Budismo com a sociedade paulista. Agradece ao Deputado Luiz Carlos Gondim, ao Presidente desta Casa Samuel Moreira, presidentes e bispos do Japão.

 

009 - JANE HALLAGE

Faz a entrega de um buquê de flores à Sra. Massae Sato, Presidente da Catedral.

 

010 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Agradece ao Bispo Nishimura por sua vinda ao Brasil. Discorre sobre a história do Budismo Primordial em São Paulo. Menciona o crescimento de fiéis e a iniciativa de construir um templo na Vila Mariana. Homenageia os japoneses que vieram ao Brasil para a construção deste templo. Lembra o início do Budismo no Brasil, em 1908, com a chegada de japoneses que trabalharam na zona cafeeira. Recorda a busca por melhores condições de vida e expansão do Budismo na nova terra. Ressalta a quantidade de brasileiros que se converteram ao sacerdócio budista. Fala do reconhecimento e da importância do Budismo em São Paulo. Destaca a mensagem de paz, de sociedade mais humana e comprometida com a solidariedade entre os povos. Agradece à colônia japonesa por suas inúmeras contribuições para o Brasil. Parabeniza os religiosos e membros do templo, que fizeram parte desta história. Anuncia um culto de encerramento. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Samuel Moreira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores muito boa noite, sejam bem vindos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta Sessão Solene tem a finalidade de homenagear os 50 Anos de Fundação da Catedral Budista Nikkyoji, Religião Budista Honmon Butsuryu-Shu do Brasil - Budismo Primordial HBS que é proposta pelo deputado Luiz Carlos Gondim. Neste momento daremos início ao culto de abertura desta Sessão Solene.

 

* * *

 

- É feito o culto de abertura.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores dando início a esta solenidade, convido o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Samuel Moreira para compor a Mesa e presidir os nossos trabalhos. (Palmas.) Bispo Nishimura, Vice-Secretário Geral da Religião Budista Honmon Butsuryu-Shu. (Palmas.) Excelentíssimo senhor deputado Luiz Carlos Gondim, proponente desta sessão. (Palmas.) Senhora Massae Sato, Presidente da Catedral. (Palmas.) Senhor Sérgio Uematsu, Presidente do Kyoku. (Palmas.) Para compor a Mesa terminando o Arcebispo do Brasil Kyouhaku Correia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Senhoras e senhores, ilustríssimo deputado Luiz Carlos Gondim, esta Sessão Solene foi convocada por esta Presidência atendendo a solicitação do nobre deputado Luiz Carlos Gondim com a finalidade de homenagear os 50 Anos de Fundação da Catedral Budista Nikkyoji.

Convido todos os presentes para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Camerata da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente Músico Schivel Lopes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Neste momento ouviremos de pé também o Hino Nacional do Japão.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional do Japão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Agradecemos a nossa equipe de som e também a Camerata da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Neste momento com muita honra e muito prazer passo a Presidência desta Sessão Solene ao deputado Luiz Carlos Gondim. Muito obrigado a todos, a Casa é de todos vocês. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convido para compor a Mesa o senhor Sérgio Uematsu, Presidente do Kyoku.

Neste momento assistiremos a apresentação de vídeos institucionais.

 

* * *

 

- São exibidos os vídeos institucionais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Está Presidência cumprimenta aqui o senhor Ney Alberto Viana Cardoso representando o deputado Antonio Salim Curiati; senhor Guilherme Afif Domingos nos envia cumprimentos; senhora Lu Alckmin envia cumprimentos por esta Sessão Solene; secretário de Gestão Pública Davi Zaia; senhor prefeito de São Paulo Fernando Haddad; e senhor José Américo Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Comunicamos também a presença do bispo Ferreira; sacerdote Oliveira; sacerdote Akiyama; sacerdote Kondo; sacerdote Pedroni; sacerdote Campos; sacerdote Tadokoro; sacerdote Kajimoto; bispo superior Takassaky; bispo Haikawa; bispo Hagui; sacerdote Cardoso; bispo Yoshikawa; bispo Moraes; sacerdote Macedo.

Convidamos agora para fazer uso da palavra a Presidente da Catedral senhora Massae Sato.

Antes, porém teremos mais um vídeo para ser visto.

 

* * *

 

- É feita exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Tive o prazer de assistir esse teatro muito bonito.

A palavra está com a Presidente senhora Massae Sato.

 

A SRA. MASSAE SATO - Excelentíssimo senhor Presidente desta Sessão Solene deputado Luiz Carlos Gondim, distintas autoridades e autoridades religiosas presentes, bispos e sacerdotes.

Meus cumprimentos senhoras e senhores que se fazem presentes e que vieram prestigiar esta Sessão Solene, a equipe de trabalho, aos funcionários desta Casa e a todos que assistem a TV Assembleia.

Sinto-me muito honrada em representar a Catedral Nikkyoji para receber a homenagem pelo seu Cinquentenário, oferecida por esta Assembleia, através da solicitação do deputado Luiz Carlos Gondim.

A Catedral Nikkyoji, que se chamava inicialmente Templo Nikkyoji foi inaugurada em 28 de julho de 1962, quando a Imagem Sagrada foi transferida do núcleo de Cultos da Jabaquara para o bairro de Bosque da Saúde. Posteriormente, 1982 mudou-se para o atual endereço na Chácara Klabin, Vila Mariana, quando a denominação foi alterada para Templo Central Nikkyoji, pois pela localização privilegiada pretendia que ali funcionasse a sede administrativa da Religião Budista HBS do Brasil, enquanto que o Templo Taissenji na cidade de Lins é considerado a matriz espiritual da HBS no Brasil.

Em 2011, quando entrou em vigor o novo estatuto da HBS, a denominação foi mais uma vez alterada: agora para Catedral Nikkyoji, por representar o domicílio do Arcebispo do Brasil. E no atual endereço, a Catedral completou 50 anos de fundação em 2012. Como obra comemorativa do Cinquentenário foi idealizado, construído e inaugurado o conjunto arquitetônico, composto do telhado e da fachada no estilo típico de antigos templos japoneses.

Conforme foi apresentado no vídeo, esta obra foi executada em 3 meses por 5 técnicos que vieram do Japão. A característica principal do telhado é de ter sido feito tudo à mão, desde os cortes e entalhes na madeira até a instalação das telhas de cobre, sem qualquer perfuração ou rejunte. A estrutura possui mais de 150 metros quadrados e se sustenta na base do encaixe, pelo peso de uma peça sobre a outra. A madeira utilizada é totalmente certificada.

O telhado ainda possui muitas simbologias, como, por exemplo, o triângulo que representa as asas de um pássaro chamado grou e as telhas trazem em suas pontas peças que representam os guardiões, com a finalidade de espantar os males.

Este telhado já era um sonho desde a fundação, e por falta de recursos na época havia sido postergado. A inauguração deste conjunto arquitetônico, que ocorreu no dia 18 de novembro de 2012 concretizou, portanto, o anseio de muitos fiéis veteranos, a maioria infelizmente faleceram sem poder ver o sonho realizado. Nessa inauguração, tivemos a honra da presença do deputado Luiz Carlos Gondim e de seu assessor senhor Thomáz Yamaki.

Nesses 50 anos, a Catedral além de sua função principal de transmitir os ensinamentos religiosos do Budismo Primordial a todas as pessoas que a procuram, trazendo o conforto espiritual, tem também se empenhado em se inserir na sociedade através de suas atividades assistenciais e de prestação de serviços à comunidade. Gostaria de apresentar de forma breve, as realizações sociais e assistenciais mais recentes.

Promovemos anualmente de forma ininterrupta bazares beneficentes, que já se tornaram famosos na região. O Bazar do mês de setembro, por exemplo, completa neste ano a sua 48ª edição e a sua renda tem sido distribuída a muitas dezenas de entidades filantrópicas.

Conta também com um grupo de voluntários, que realiza mensalmente visitas assistenciais a asilos e orfanatos, auxiliando os internos em suas tarefas básicas. Na quadra poliesportiva, grupos de jovens da região praticam o futsal, dividindo os dias da semana com alunos do Instituto Niken Kendo, arte marcial milenar japonesa.

No período de 2006 a 2010, a Catedral apoiou, juntamente com a Jica, o Projeto de Integração Pro Autista, cedendo suas dependências para a implantação do método pioneiro e inovador o Treinamento de Vida Cotidiano na educação de crianças autistas, que encontraram um espaço ideal para o desenvolvimento da coordenação motora, quer na ampla quadra poliesportiva ou no playground cercado de árvores. Este projeto é mantido pela Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e hoje funciona em sua sede própria.

Em dezembro de 2011, a Catedral promoveu uma grande distribuição de brinquedos recebidos de todos os templos do Japão, que chegaram a lotar um container de tamanho grande. A doação contemplou 22 creches e orfanatos, gerando em frente ao templo imensas filas de vans e peruas das entidades beneficiadas. Este evento recebeu elogios de toda vizinhança.

Sempre que solicitada, a Catedral procura atender na medida do possível a utilização das suas dependências, não só para os fiéis, mas para os diversos seguimentos da sociedade. No mês de novembro de 2012, por exemplo, permitiu o uso de parte de suas dependências a uma equipe de recursos humanos, que a pedido da Fifa, realizaram a seleção de pessoas qualificadas para atuarem em vários setores durante a realização da Copa das Confederações no Brasil em 2013.

Para este ano ainda há alguns projetos sociais que estão na fase final de elaboração visando o aproveitamento melhor das instalações físicas do Templo para atender inicialmente a terceira idade, tal como um ambulatório médico destina não só a fiéis, mas a toda vizinhança.

Para finalizar, gostaria de ressaltar que o objetivo da Catedral é se tornar uma presença indispensável para a região, não só transmitindo os ensinamentos do Sutra Lotus, que visa o aperfeiçoamento espiritual e a prática da solidariedade, mas também prestando serviços que beneficiem a comunidade de forma mais ampla.

Muito obrigada pela atenção. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - A Presidência concede a palavra ao senhor Sérgio Uematsu, Presidente do Kyoku.

 

O SR. SÉRGIO UEMATSU - Primeiramente agradecer excelentíssimo deputado Luiz Carlos Gondim pela realização desta homenagem dos 50 Anos da Catedral Budista Nikkyoji. Também agradecer ao Vice-Secretário Geral da HBS Honmon Butsuryu-Shu, Nishimura Nitiyou Shounin, que veio do Japão celebrar dois grandes cultos póstumos, e no dia de hoje tivemos a honra de estar realizando o culto de abertura desta homenagem que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo está nos oferecendo.

Agradecer também ao Arcebispo Correia pela co-celebração deste culto de abertura. Agradecer também ao Bispo Superior Takassaki Sentyu e também ao Sacerdote Kagimoto que também veio do Japão prestigiando este evento. E os demais bispos e sacerdotes pela participação. Também agradecer a todos que estão participando na realização desta homenagem. Agradecer a todos os presentes, aos fiéis do Templo Nikkyoji, e aos fiéis do Templo Nikkyoji de Mogi, temos várias pessoas aí prestigiando, e também os demais convidados.

Da minha parte queria falar um pouco sobre a HBS, um breve histórico. HBS já está estabelecida desde 1908 quando veio para o Brasil com os primeiro imigrantes que vieram para o Brasil Ibaragui Nissui, e a partir desta data foram estabelecidos 10 templos aqui no Brasil, hoje temos o Templo Taissenji - Lins em São Paulo; Templo Nissei Presidente Prudente também em São Paulo; o Templo de Mogi das Cruzes em São Paulo; o Templo de Taubaté aqui em São Paulo, o Templo de Londrina no Paraná; o Templo de Itaguaí no Rio de Janeiro; o Templo Nikkyoji que está sendo homenageado aqui em São Paulo sendo que o Templo Nikkyoji também recentemente inaugurou um novo culto aqui na Zona Leste. Temos o Templo de Campinas em São Paulo; o Templo de Maringá no Paraná e o Templo de Curitiba também no Paraná. Além de uma APP, uma Área de Preservação Permanente onde nós chamamos de Santuário Ecológico da HBS, inclusive já estamos elaborando um plano diretor a curto, médio e longo prazo visando principalmente a benfeitorias e construções para que todos os fiéis possam usufruir desse importante patrimônio da HBS. Essa APP é uma fazenda de 75 alqueires na cidade de Tapiraí.

Referente ao histórico da Catedral Nikkyoji, a Presidente do Templo Massae Sato já detalhou bastante sobre sua fundação e todas as atividades que exerce para a HBS, e gostaria neste momento de ressaltar a importância da Catedral Budista Nikkyoji para a HBS do Brasil.

Temo na HBS do Brasil como foi colocado pela Presidente o que chamamos da Matriz Espiritual, que é o Templo Taissenji - Lins, região onde nosso Mestre Ibaragui Nissui iniciou a expansão da nossa religião e aonde o mesmo veio a falecer e também onde está instalado o seu mausoléu. Então é a nossa Matriz Espiritual.

A Catedral Nikkyoji é considerada a Sede Administrativa da HBS do Brasil, é o maior templo do Brasil, e concentra também o maior número de fiéis. Como Sede Administrativa concentramos, por exemplo, todas as atividades financeiras da HBS do Brasil, parte de pagamentos, recebimentos, doações e etc. E também é o templo onde atua o Arcebispo da HBS do Brasil, portanto, todas as deliberações relativas também a parte religiosa se concentra na Catedral Budista Nikkyoji.

Devido a sua infraestrutura com salas de reuniões, acomodações com alojamento para visitas, local para preparação de alimentos, etc., a Catedral Budista Nikkyoji é onde se concentra a maioria das nossas reuniões da HBS do Brasil relacionadas à parte administrativa e religiosa.

Enfim, a Catedral Budista Nikkyoji graças aos esforços principalmente dos seus fiéis dos sacerdotes que se dedicaram e se dedicam a este templo a mais de 50 anos, fizeram com que este templo se tornasse uma referência para a HBS do Brasil e também para a HBS mundial.

E em nome da Honmon Butsuryu-Shu gostaria de parabenizar aos sacerdotes, a diretoria, a todos os fiéis da Catedral Budista Nikkyoji, que merecidamente está sendo homenageada por esta importante instituição pelo Cinquentenário de fundação. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Antes da continuação dos nossos trabalhos comunicamos aos presentes que está Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado dia 06 de abril às 21 horas NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2. Depois passaremos a todos.

A Presidência concede a palavra ao senhor Kyouhaku Correia, Arcebispo do Brasil.

 

O SR. KYOUHAKU CORREIA - Em primeiro lugar agradeço profundamente ao ilustríssimo deputado Luiz Carlos Gondim que nos ofereceu esta oportunidade de homenagem na ocasião em que o Templo de Mogi das Cruzes foi homenageado o ano passado. Os elos não se formam por um acaso, um elo puxa outro elo, e acredito piamente que a realização desta cerimônia, homenagem de hoje nos levará a um futuro muito, mas muito mais próspero mesmo. A minha gratidão é profunda, e estendo os meus agradecimentos ao Presidente da Assembleia o deputado Samuel Moreira e a todos os Presidentes da Honmon Butsuryu-Shu que fizeram parte da geração de Presidentes da HBS do Brasil e todos os Presidentes da Catedral Nikkyoji que se encontram presentes aqui. Muito obrigado aos bispos presentes da Honmon Butsuryu-Shu e sacerdotes também. Fiéis que vieram de Mogi das Cruzes e de várias localidades presenciarem o nosso evento, esta solenidade de hoje, e em especial muito obrigado ao Vice-Secretário Geral da Honmon Butsuryu-Shu, Nishimura Nitiyou Shounin por nos prestigiar e nos acompanhar neste momento histórico para Honmon Butsuryu-Shu.

 

* * *

 

- Tradução para o japonês.

 

* * *

 

O SR. KYOUHAKU CORREIA - Apresentando um pouco da pessoa do Nishimura Nitiyou Shounin ele é uma personalidade no Japão que há meio século auxilia a expansão do Budismo no Brasil. O primeiro e mais antigo templo do Budismo do Brasil fundado na região de Lins tem o avô dele como fundador. O pai dele desde meados da década de 60 iniciou os trabalhos de atividades enviando mais de 20 discípulos ao Brasil para catequizar e doutrinar os fiéis brasileiros e descendentes de japoneses também. Não é por acaso que ele está aqui hoje recebendo e representando a Honmon Butsuryu-Shu nesta homenagem. Muito obrigado de coração.

Como Arcebispo do Brasil eu represento a 15ª geração. Para todos terem conhecimento o primeiro Arcebispo do Brasil foi o mestre fundador do Budismo Ibaragui Nissui Shouni, o nome dessa pessoa que representa mais do que uma santidade, jamais deve ser esquecido, e deve ser anunciado em todas as ocasiões solenes do budismo no Brasil. Mestre Ibaragui Nissui Shouni herdou as atividades dele de...

 

* * *

 

- Tradução para o japonês.

 

* * *

 

O SR. KYOUHAKU CORREIA - E hoje temos a presença do Bispo Superior e ex Arcebispo Takassaki, o qual agradeço profundamente por ter criado este elo que nós recebemos hoje aqui também

Como 15º Arcebispo Honmon Butsuryu-Shu do Brasil compete a minha missão herdar todas as atividades dos mestres e arcebispos antecessores dando continuidade com cada vez mais nobreza e responsabilidade. Principalmente levando em conta o sucesso e o êxito do Centenário de Imigração, e Centenário do Budismo no Brasil em 2008, posso dizer com firmeza que o Budismo o Brasil, a Honmon Butsuryu-Shu não é mais a mesma de antes, e sim necessita retomar as suas origens. Ela não é a mesma, deixou de ser a mesma para voltar a ser a que foi em 1908 resgatando o espírito dos antecessores mestres e fiéis que deram início a tudo isso que é feito agora. Doravante a nossa missão será desbravar, propagar o sagrado cada vez mais e levar esse benefício a todas as pessoas do Brasil, a todos os cidadãos do Estado de São Paulo.

Momentos antes de iniciarmos esta cerimônia recebemos um grande incentivo o deputado Luiz Carlos Gondim ao manifestarmos o nosso interesse em criar uma entidade filantrópica, uma Ocip do Budismo Primordial HBS a qual o deputado ofereceu todo o apoio. Neste sábado à noite em Lins nós estaremos reunidos oficializando a criança desta entidade que administrará toda a filantropia da Honmon Butsuryu-Shu, o nosso Santuário Ecológico levando o benefício budista a todas as pessoas da sociedade brasileira e do Estado de São Paulo.

Tudo isto que está sendo feito agora faz parte de uma nobre e importante escalada 2004 e 2015 quando receberemos o nosso Papa Budista, o Sumo Pontífice, iniciamos agora oficialmente uma caminhada de uma jornada que não mais terá fim. Resgataremos, dobraremos os esforços e tudo que foi feito durante um centenário, durante 50 anos da Catedral Nikkyoji, a Catedral Nikkyoji que abriga todos os templos do Brasil, todas as gerações de Arcebispos, todas as gerações de Presidentes da HBS representa o budismo mais ativo no Brasil, que recebeu e ordenou todos os sacerdotes da Honmon Butsuryu-Shu e hoje como todos podem ver como o budismo no Brasil é o budismo que conseguiu se nacionalizar dentro do Brasil. É o budismo que mais fala português, que mais tem monges de nacionalidade brasileira e também de não descendentes japoneses. Podemos dizer que o sonho do mestre fundador se concretiza cada vez mais com o passar do tempo e hoje o que acontece aqui é uma prova e fundamentação de tudo isso.

Prometemos, prometo me esforçar cada vez mais para honrar esta história que hoje nós recebemos aqui e agradecemos de coração. Muito obrigado a todos os senhores pela oportunidade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - A Presidência entregará neste momento uma placa em homenagem ao Vice-Secretário Geral Bispo Nishimura. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. KYOUHAKU CORREIA - Gostaria de fazer uma entrega de presentes também do Vice-Secretário Geral ao deputado Luiz Carlos Gondim. (Palmas.) Uma câmara digital da Nikon, made in Japan para prestigiar o senhor deputado. E temos mais um presente do Vice-Secretário Geral ao Presidente da Assembleia deputado Samuel Moreira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de presentes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convido para fazer uso da palavra o Vice-Secretário Geral Bispo Nishimura.

 

O SR. NISHIMURA - (Faz o discurso em japonês)

 

O SR. KYOUHAKU CORREIA - Eu farei uma breve interpretação das palavras do Vice-Secretário Geral Bispo Nishimura.

Ele se apresentou, em seguida agradeceu a hospitalidade e o profundo sentimento do deputado Gondim, a permissão do Presidente da Assembleia Samuel Moreira, graças a essa gentileza do Estado hoje a Catedral Budista Nikkyoji recebe a homenagem pelo seus 50 Anos de Fundação. É motivo de grande alegria para todos nós da Honmon Butsuryu-Shu Mundial. O Budismo Primordial Honmon Butsuryu-Shu é o mais antigo no Brasil e representa o budismo como um todo através da pessoa, do mestre fundador Ibaragui Nissui Shounin.

Mestre Ibaragui Nissui Shounin recebeu grande apoio em 1955 a partir do 14º Sumo Pontífice. Inicialmente esses personagens a mais de 60 anos atrás iniciaram as suas atividades de auxilio ao Brasil. E foi exatamente nesta época que a imigração no Brasil atingiu o seu pico, e que os seus principais templos no Brasil foram construídos. Dentre todos esses templos budistas que existem no Brasil, os templos do Budismo Primordial estão dentro os mais bem estruturados, e posso dizer com firmeza que são os templos budistas mais exemplares de todo o Brasil. Principalmente a Catedral Budista Nikkyoji localizada na Vila Mariana - São Paulo é um templo que através da cultura budista dá assistência social há meio século auxilia a comunidade como um todo.

A partir do Japão nós enviamos ao longo da história a Catedral Budista mais de 30 sacerdotes, e desde o 14º Papa Budista Sumo Pontífice até o 24º durante dez gerações de papas, todos eles visitaram em caráter oficial a Catedral Budista Nikkyoji. É o templo que mais promove a integração entre todos os templos do Brasil e autoridades do Estado de São Paulo e do Japão.

Mas entre tudo isso o mais importante que posso salientar é que a semente semeada em 1908 agora está sendo colhida. E na parte administrativa também há mais de 29 anos o Budismo Primordial HBS é independente na parte administrativa do Japão, não depende de recursos do Japão e consegue se auto administrar. Os sacerdotes são dedicados e representam a colônia japonesa e os não descendentes como um todo também. E hoje pela primeira vez na história a mistura dos sacerdotes entre descendentes orientais e não descendentes é igual. Ou seja, o sonho de 100 anos atrás agora se concretiza. A Honmon Butsuryu-Shu, o Budismo Primordial é uma religião nacionalizada.

A sede mundial como um todo parabeniza a Catedral Budista Nikkyoji, doravante, rogo o apoio da Assembleia Legislativa através do deputado Luiz Carlos Gondim, principalmente nos trabalhos que iniciaremos para o ano que vem que cominarão com 2015 com a vinda do nosso Papa Budista. Rogo profundamente o vosso apoio, e prometo estreitar os laços entre as nossas relações do budismo com a sociedade do Estado de São Paulo, e promover cada vez mais a filantropia

Agradeço mais uma vez deputado Luiz Carlos Gondim, o Presidente da Assembleia Legislativa deputado Samuel Moreira, todos os Presidentes e Bispos do Brasil. Muito obrigado. E quando vier ao Japão o meu templo, a nossa religião o receberá de braços abertos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convido agora a senhora Jane Hallage, minha esposa que entregará neste momento um buque de flores a senhora Massae Sato, Presidente da Catedral. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Neste momento eu farei uso da palavra. Queria aqui homenagear o Bispo Nishimura a oportunidade de vir ao Brasil, e nesses 50 Anos da Catedral a senhora Massae Sato a Presidente da Catedral, o senhor Sérgio Uematsu, Presidente do Kyoku, e o nosso Arcebispo Kyouhaku Correia onde cumprimento todos aqui presentes, todos os bispos, senhoras e senhores.

Eu fiz várias perguntas a mim mesmo como homenagear, o porquê de homenagear. Só a parte espiritual já me daria essa tranqüilidade.

É um dia de grande festa. Estamos reunidos nesta Sessão Solene para fazer uma justa homenagem aos 50 Anos de Fundação da Catedral Budista Nikkyoji, Religião Budista Honmon Butsuryu-Shu do Brasil - Budismo Primordial HBS.

A história do Budismo Primordial HBS do Brasil começou nos anos de 1940 quando se iniciaram os primeiros cultos em São Paulo, mais precisamente na Vila Matilde, passando posteriormente a ter um segundo salão de cultos no Jabaquara, na Zona Sul.

No, entanto, o crescimento do número de fiéis levou o Honmon Butsuryu-Shu do Brasil a tomar a iniciativa de construir um templo na Vila Mariana, fixando-se definitivamente nesta importante capital.

Eu gostaria também de fazer uma homenagem aos japoneses que vieram pra cá para construção desse Templo. Muitos já voltaram, outros ficaram aqui acredito, mas a disposição, a beleza de como eles trabalhavam de colocar madeira sobre madeira chamava atenção tanto nesse vídeo como nós presenciamos na Catedral.

Já se passaram 50 anos deste importante acontecimento. O budismo chegou ao Brasil a bordo do navio Kassato Maru, em 18 de junho de 1908 quando chegaram ao país 781 japoneses que vieram trabalhar na zona cafeeira, mas com o propósito de um dia retornar para a terra do Sol Nascente. Nesta embarcação se encontravam os precursores do budismo no Brasil, Ibaragui Nissui, com apenas 22 anos, sua esposa Tiyo Ibaragui e seu irmão de 14 anos Shintaro que vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida, além de se dedicarem a missão de expandir o budismo nesta nova terra.

Hoje vemos que esse trabalho não foi em vão. Aqui estamos reunidos para celebrar os 50 anos desta importante Catedral Budista, um verdadeiro farol que ilumina centenas de vidas que buscam a harmonia, a paz consigo mesmo e ajuda ao próximo.

Eu consegui também durante a visita da Catedral observar e como também em Mogi das Cruzes a quantidade de brasileiros que mais se entregam ao sacerdócio budista, isso é muito importante e que chama atenção nossa como parlamentar e como um brasileiro, um paulista.

Esta solenidade não é apenas um registro histórico, mas um reconhecimento desta Casa de Leis da importância do budismo para a cidade de São Paulo e para seus adeptos. Por isso, me sinto muito feliz em poder fazer esta homenagem especial, como forma também de enaltecer a prática desta religião, que ganha cada vez mais adeptos em nosso Estado, além de reconhecer a sua importância em nossa sociedade, pois sua mensagem de paz contribui para a construção de uma sociedade mais humana e comprometida a tornar realidade a solidariedade entre os povos sem distinção de raça, cor ou credo.

Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a colônia japonesa, que desde a sua chega a esta terra trouxe inúmeras contribuições para a cultura, o turismo, a culinária, a religião, o campo da indústria que ajudaram sobremaneira no desenvolvimento do Brasil

Também não poderia deixar de parabenizar os memoráveis religiosos e membros do Templo Nikkyoji que fizeram parte desta história e que contribuíram para este jubileu de ouro. Faço este ato na pessoa do Arcebispo Correia Kyouhaku e aos responsáveis pela administração atual da Igreja Budista HBS do Brasil, o Presidente Sérgio Uematsu, o Vice-Presidente Edson Higashibara, e pelos dirigentes da Catedral, a senhora Massae Sato, o senhor Roberto Utimura Vice-Presidente.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo não poderia deixar de fazer este justo e merecido reconhecimento. Obrigado por poder, agora, fazer parte desta história. Muito obrigado. (Palmas.)

Assistiremos agora ao culto de encerramento celebrado pelo Vice-Secretário Geral Bispo Nishimura e pelo Arcebispo Kyouhaku Correia.

 

* * *

 

- É feito culto de encerramento.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Esgotado o objeto da presente sessão a Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da Casa, agradeço ao nosso Presidente, e a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, e convido a todos para um jantar no restaurante da Assembleia no prédio anexo. Os dois guias estão lá na ponta. Vocês vão sair pela parte de trás seguindo os nossos guias. Estão convidados os funcionários da Assembleia que participaram.

Está encerrada a sessão. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 47 minutos.

 

* * *