http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

16 DE FEVEREIRO DE 2012

010ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e ITAMAR BORGES

 

Secretário: REINALDO ALGUZ

 

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Dá conhecimento da íntegra do ato nº 02/12, publicado hoje, no "Diário Oficial", que informa a vaga decorrente do falecimento do Deputado José Cândido, em 12 de fevereiro, e convoca a Senhora Elisabeth Sahão, primeira suplente da coligação. Informa que a convocada encontrava-se no Salão Nobre, e convida os Deputados Enio Tatto, Welson Gasparini, Orlando Bolçone, Regina Gonçalves, Olímpio Gomes e quem mais assim desejasse, para acompanhá-la até a Sala das Sessões. Informa que recebeu o Diploma da Justiça Eleitoral e a Declaração de Bens da Senhora Elisabeth Sahão e convida-a a prestar o compromisso regimental, ao fim do qual a declara empossada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

002 - BETH SAHÃO

Informa que iria privar-se de qualquer comentário acerca de sua posse, tendo em vista o recente falecimento do Deputado José Cândido.

 

003 - Presidente JOOJI HATO

Congratula a Deputada pela posse e faz votos de um bom mandato.

 

004 - REGINA GONÇALVES

Para comunicação, saúda a Deputada Beth Sahão, em nome do PV.

 

005 - OLÍMPIO GOMES

Para comunicação, deseja boas vindas a Deputada Beth Sahão, em nome da bancada do PDT.

 

006 - WELSON GASPARINI

Para comunicação, afirma que a Casa ainda está entristecida pela perda do Deputado José Cândido. Deseja boas vindas, em nome do PSDB, à Deputada Beth Sahão.

 

007 - ENIO TATTO

Para comunicação, deseja boas vindas à Deputada Beth Sahão, em nome da bancada do PT.

 

008 - ORLANDO BOLÇONE

Para comunicação, destaca a falta que o Deputado José Cândido fará a esta Casa. Afirma que a recém empossada Deputada Beth Sahão deve acrescentar muito a Casa.

 

009 - Presidente JOOJI HATO

Convoca as seguintes sessões solenes, a realizarem-se: dia 09/03, às 20 horas, para "Comemorar o Dia das Filhas de Jó", a requerimento do Deputado Fernando Capez; dia 12/03, às 20 horas, para "Comemorar o Dia da Comunidade Libanesa", a requerimento do Deputado Simão Pedro; e dia 12/03, às 10 horas, com a finalidade de "Comemorar os 82 anos da fundação Seicho-No-Ie", a requerimento do Deputado Jooji Hato.

 

010 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Relata primeiro encontro da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Dá conhecimento do número de empresas que decretam falência prematuramente no País. Afirma que a Frente Parlamentar deve tentar melhorar esse panorama. Defende a criação de estatuto para as micro e pequenas empresas.

 

011 - REINALDO ALGUZ

Lamenta a falta de recursos públicos enviados a entidades sem fins lucrativos. Explica dificuldades enfrentadas por entidades que tratam de dependentes químicos. Faz sugestão quanto ao caso. Lamenta o aumento no consumo de drogas no País. Afirma que as entidades por ele mencionadas poderiam auxiliar no problema.

 

012 - WELSON GASPARINI

Informa que o Governador Geraldo Alckmin autorizou a construção, através da Artesp, de complexo de viadutos na região leste de Ribeirão Preto. Destaca a necessidade da obra para a região. Fala sobre a instalação de Parque Tecnológico no município. Dá conhecimento das atividades que deverão ser desenvolvidas no local.

 

013 - Presidente JOOJI HATO

Convoca as seguintes sessões solenes, a realizarem-se: dia 16/03, às 20 horas, para "Comemorar o Dia DeMolay", a requerimento do Deputado Fernando Capez; dia 19/03, às 20 horas, para "Comemorar o 20º Aniversário da TV Tribuna de Santos", a requerimento da Deputada Telma de Souza; e dia 30/03, às 20 horas, com a finalidade de "Comemorar os 90 anos de fundação do PCdoB", a requerimento do Deputado Pedro Bigardi.

 

014 - OLÍMPIO GOMES

Exibe matéria, publicada pelo jornal "Folha de S. Paulo", sobre possível paralisação de policiais no Paraná. Considera insuficiente o salário pago a estes profissionais. Informa que o piso salarial pago aos policiais paulistas é inferior ao de diversos outros Estados brasileiros. Exibe e comenta vídeo com pronunciamento do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a necessidade de aumento salarial aos policiais do País.

 

015 - MARCOS MARTINS

Dá conhecimento de audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, para tratar de projeto que visa proibir o uso do amianto naquele Estado. Fala sobre as propriedades cancerígenas da substância. Afirma que, hoje, deve ser realizada reunião extraordinária da comissão de Saúde desta Casa. Lamenta acidente envolvendo trem e locomotiva da CPTM. Combate as condições do transporte público no Estado de São Paulo.

 

016 - CARLOS GIANNAZI

Comenta audiência pública, a ser realizada pela Comissão de Educação das Casa, com o intuito de discutir a lei 11738, que estabelece o Piso salarial Profissional Nacional aos profissionais do Magistério. Contrasta morosidade do Governador em cumprir a referida lei com a celeridade empregada ao cumprir liminar que determinava a reintegração de posse ocorrida no bairro do Pinheirinho.

 

017 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência.

 

GRANDE EXPEDIENTE

018 - Presidente ITAMAR BORGES

Registra a visita dos Senhores Ricardo, Diretor do Palmeiras, e Rodrigo Veloso, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

019 - CARLOS GIANNAZI

Pelo art. 82, repudia a superlotação em salas de aula na Escola Monteiro Lobato, em Taubaté. Lembra que um projeto de lei, de sua autoria, estabelece o número máximo de alunos por sala. Acrescenta que a matéria aguarda apreciação. Denuncia a existência de 70 escolas de lata no Estado de São Paulo. Reivindica a substituição das mesmas por estruturas de alvenaria. Exige que o Governador mande instalar aparelhos de ar condicionado nesses locais.

 

020 - JOOJI HATO

Pelo art. 82, comenta reportagem, produzida pela TV Record, sobre acidente ocorrido na BR-116. Exibe trecho da matéria. Cita dados da violência no trânsito. Informa tentativa de assalto, ontem, que resultou em uma vítima baleada.

 

021 - LUIZ CARLOS GONDIM

Pelo art. 82, lamenta o cancelamento de reunião da Comissão de Saúde, agendada para hoje. Informa que seriam votados requerimentos para visitas a Hospital em Ferraz de Vasconcelos, ao Hospital Cruz Azul da Polícia Militar e ao Hospital do Câncer, de Mogi das Cruzes. Cita dificuldades enfrentadas pelo Hospital do Câncer. Apela aos membros da Comissão que se dirijam para aquela entidade hospitalar no dia 27 de fevereiro, para vistoria. Destaca reunião com a Secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, para debater a agricultura de subsistência.

 

022 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

023 - CARLOS CEZAR

Para reclamação, repudia o posicionamento da Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, favorável ao aborto. Defende o direito à vida. Cita artigos da Constituição Federal que proíbem a prática abortiva. Acrescenta que o Ministro Gilberto Carvalho foi indicado pela Presidente Dilma Rousseff para se retratar junto aos evangélicos e demais defensores da vida, em nome do Governo Federal.

 

024 - LUIZ CARLOS GONDIM

Para reclamação, faz coro ao discurso do Deputado Carlos Cezar quanto às declarações da Ministra Eleonora Menicucci.

 

025 - LUIZ CARLOS GONDIM

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

026 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 17/02, à hora regimental, sem ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Reinaldo Alguz para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - REINALDO ALGUZ - PV - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência, mediante o Ato nº 2, publicado no Diário Oficial desta data, fez a seguinte convocação:

O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições regimentais e com fundamento nos artigos 17, § 1º, da Constituição do Estado e 85, da XIV Consolidação do Regimento Interno, tendo em vista a vaga decorrente em razão da morte, em 12 de fevereiro de 2012, do senhor Deputado José Candido, convoca a senhora Elisabeth Sahão, 1ª Suplente da coligação PRB/PT/PR/PTdoB, para, em Sessão Plenária, tomar posse como Deputada Titular à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, conforme consta do Ofício nº 3432, de 22 de junho de 2011, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo - TRE/SP, RGL nº 5805/2010.

A cerimônia dar-se-á no dia 16 de fevereiro, às 14 horas e 30 minutos, no Plenário Juscelino Kubitscheck, na sede do Poder Legislativo, situado à Avenida Pedro Álvares Cabral nº 201, bairro do Ibirapuera, São Paulo, Capital.

A convocada deverá apresentar diploma da Justiça Eleitoral e Declaração de Bens e Fontes de Renda e Passivos, incluindo todos os passivos de sua própria responsabilidade, de seu cônjuge ou companheiro ou de pessoas jurídicas por ela direta ou indiretamente controladas.

Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

Assembleia Legislativa, em 15/02/2012

a) Barros Munhoz - Presidente”

Esta Presidência nomeia a seguinte comissão para acompanhar a Sra. Deputada Beth Sahão, até o recinto do plenário: nobre Deputado Enio Tatto, nobre Deputado Welson Gasparini, nobre Deputado Orlando Bolçone, nobre Deputado Reinaldo Alguz, nobre Deputada Regina Gonçalves, nobre Deputado Olímpio Gomes e todos os outros Deputados que honrarem esta comissão.

Comparece perante o plenário a Sra. Beth Sahão, para tomar posse, entregou o diploma da Justiça Eleitoral e a declaração de bens. Cumpridas as exigências constitucionais e regimentais solicito que, de pé, profira o compromisso regimental.

 

O SRA. BETH SAHÃO - PT - Prometo desempenhar fielmente o meu mandato promovendo o bem geral do Estado de São Paulo dentro das normas constitucionais. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência declara empossada no cargo de Deputada da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a Sra. Deputada Beth Sahão. Seja bem vinda.

 

O SRA. BETH SAHÃO - PT - Boa tarde a todos, Sr. Presidente, primeiramente agradeço, mas peço desculpas por achar que o momento não é apropriado para o nosso discurso. Peço aos meus colegas que entendam e compreendam que esta Casa ainda vive um momento de comoção em razão da perda do nosso querido companheiro Deputado José Cândido. Posteriormente irei me pronunciar, mas devido o momento, espero contar com a compreensão de todos e me furtar de fazê-lo nessa hora porque acredito que o silêncio pode falar mais alto por todos nós. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência parabeniza V. Exa. e deseja que além de saúde e sucesso a senhora tenha um trabalho importante e profícuo na sua vida pública.

 

O SRA. REGINA GONÇALVES - PV - PARA COMUNICAÇÃO - Em nome da Bancada do PV dou boas vindas à Deputada Beth Sahão. Para nós, mulheres, essa posse é um enriquecimento, vem somar com as nossas lutas e necessidades e ficamos muito felizes com isso. Concordo com a senhora em relação ao momento de comoção que ainda estamos vivendo pela perda do grande Deputado José Cândido, mas tenho a certeza que a senhora abrilhantará e dará continuidade ao trabalho magnífico que ele fez e o qual perpetuou o seu nome. Parabéns e seja bem vinda em nome do Partido Verde.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - PARA COMUNICAÇÃO - Em nome da Bancada do PDT desejo as boas vindas a nossa sempre amiga Deputada Beth Sahão no seu retorno a Casa. Como ela mencionou, estamos em um momento de comoção, mas tenho a certeza que o Sr. José Cândido gostaria que não permanecêssemos em luto, mas sim em luta. A sua presença na luta pelos direitos da sociedade paulista fará muito bem a esta Casa. Seja bem vinda e que Deus a abençoe nesta nova jornada.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, logicamente estamos entristecidos pela perda do nosso colega, mas não poderíamos deixar de saudá-la em nome do PDSB. À Deputada Beth Sahão, o nosso abraço e votos de boas vindas em nome da nossa Bancada do PSDB e que Deus guie os seus passos nesta Casa.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, em nome da Bancada do PT eu desejo boas vindas a Deputada Beth Sahão que na verdade está retomando o seu cargo nesta Casa com toda a sua inteligência e experiência. Tenho a certeza que fará um grande trabalho na sua região, na cidade de Catanduva e no Estado de São Paulo, assim como irá diminuir o nosso sentimento de tristeza em relação à perda do nosso querido José Cândido. Seja bem vinda.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - PARA COMUNICAÇÃO - Compartilho a saudade do nosso querido José Cândido, que deixou o seu exemplo. Recebemos V.Exa. com o coração aberto em nome do PSB e a região de São José do Rio Preto. E nos conscientizando que os temas tão preciosos para a senhora eram os mesmos que o nosso querido e saudoso Deputado José Cândido nos deixou como exemplo para todos nós. Seja bem vinda a esta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência atendendo a solicitação do nobre Deputado Fernando Capez, convoca Vossas Excelências nos termos do Art. 18, inciso I, letra r, da XIV Consolidação do Regimento Interno, para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 9 de março de 2012, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o Dia das Filhas de .

Nos mesmos termos, esta Presidência atendendo a solicitação do nobre Deputado Simão Pedro, convoca Vossas Excelências para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 12 de março de 2012, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Libanesa.

Nos mesmos termos, esta Presidência atendendo a solicitação do nobre Deputado Jooji Hato, convoca Vossas Excelências para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 12 de março de 2012, às 10 horas, com a finalidade de comemorar os 82 anos da fundação Seicho No Ie.

Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre Deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Cláudio Marcolino.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, no dia de hoje foi realizada nesta Casa a primeira reunião do ano da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, cuja coordenação dividimos com o deputado Itamar Borges. Já fizemos o planejamento para todo o ano de 2012. Percebemos que a cada ano que passa aumenta o número de micro e pequenas empresas a partir de uma política iniciada pelo presidente Lula, que continua com a presidenta Dilma, do Empreendedor Individual. É uma forma de desburocratizar o processo de abertura de empresas, formalizar hoje boa parte do comércio que está na informalidade. Mas tem ainda uma grande preocupação com os dados apresentados hoje de uma pesquisa realizada pelo Sebrae que ainda no Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, temos 27 % das empresas que fecham antes de completar o segundo ano. Temos 58 % das empresas que fecham antes de completar o quinto ano. Praticamente de 80 a 90 % das empresas criadas no Estado de São Paulo utilizam recursos próprios para montar micro e pequenas empresas.

No ano passado aprovamos na Assembleia e foi demonstrado hoje pela pesquisa apresentada que o fortalecimento das micro e pequenas empresas depende não só da segmentação, mas de vários fatores, entre eles o crédito. Ele é um dos elementos fundamentais para o fortalecimento, a manutenção e o crescimento das micro e pequenas empresas. O acompanhamento técnico, o processo de gestão, uma boa análise sócio-econômica para a implantação da micro e pequena empresa, mas principalmente a compra governamental, seja na área urbana, seja na área rural, é o que mais tem ajudado o fortalecimento da micro e da pequena empresa. Ter ações públicas, sejam do Executivo, sejam como esta da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, em Brasília, que está fazendo várias ações não só na desburocratização, na redução da carga tributária, mas principalmente no fortalecimento de ações técnicas para que as empresas possam permanecer.

Então, hoje foi nossa primeira reunião. Já montamos um cronograma de trabalho para o ano de 2012 com uma análise e um grupo de trabalho para discutir pequenas empresas, o acesso à inovação tecnológica, o capital versus lei geral, fazer um trabalho a partir de março e abril voltado aos pequenos negócios, o acesso a créditos de serviços financeiros. Como disse, ainda hoje o crédito é um elemento importante e muitas empresas são montadas com recursos próprios. Então, temos condições de fazer um debate a partir do Banco do Brasil, da Caixa Econômica federal, o BNDES já fez um trabalho brilhante no Brasil, e temos que pensar uma forma também no Estado de São Paulo de ter acesso ao crédito para micro e pequena empresa. A gestão é débil. Perdemos o Banespa, a Nossa Caixa, e não temos um banco de fomento de fato, não temos um banco estadual voltado ao desenvolvimento do nosso estado. Quem acaba fazendo isso hoje é o Banco do Brasil, mas tem que estar articulado com a política e com a proposta de gestão do estado para micro e pequena empresa.

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo trabalha dentro dessa perspectiva. Vários atores: Sescon, Ciesp, Sebrae, prefeitura de São Paulo, representantes do governo do estado, deputados que compõem essa frente, com a perspectiva de ter uma proposta. Já temos a lei da micro e pequena empresa nacional é necessário também que se crie essa mesma lei para o Estado de São Paulo. Com esse intuito realizamos a primeira reunião bem representativa para que possamos ter um estatuto e uma legislação que de fato fortaleçam a micro e a pequena empresa no Estado de São Paulo.

Sabemos que hoje que boa parte do emprego gerado no Brasil, boa parte da formalização no Brasil e de São Paulo vem a partir da micro e pequena empresa que têm gerado o maior número de postos de trabalho. Isso é muito importante. Essa frente parlamentar discute o crédito, o fortalecimento das micro e pequenas empresas, mas principalmente a geração de novos empregos par ao Estado de São Paulo. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem apalavra o nobre deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Reinaldo Alguz pelo tempo regimental.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, caros espectadores da TV Assembleia.

É tradição no País que as Entidades de Assistência Social sejam criadas e administradas por voluntários que ideologicamente se identificam com as diversas áreas de atuação dessas instituições. As principais fontes de financiamentos de suas atividades são as contribuições, doações e promoções. Tendo como matriz o voluntariado, são raros os casos de profissionalização de seus quadros para lidar com questões formais, questões da burocracia, que, convém citar, não é uma preocupação, uma prioridade para seus gestores. Muitas delas, por consequência, jamais receberam qualquer recurso público para auxiliar no desempenho das suas funções.

Contudo, existe uma categoria de Entidades que atualmente passa por dificuldades de acesso aos recursos públicos. São aquelas que tratam de dependentes químicos. Tradicionalmente vinculadas à Secretaria da Assistência Social, muitas delas tiveram, recentemente, negada a renovação de seu Pró-Social, - o cadastro que habilita as Entidades junto à Seads -, pelo entendimento de que as ações desenvolvidas por elas tem o viés de Saúde, devendo as mesmas se vincularem à Secretaria da Saúde.

Na prática colocou-se na penumbra, numa zona nebulosa, as Entidades vinculadas exclusivamente à Seads e que foram consideradas com viés de Saúde. A habilitação junto à Secretaria de Saúde exige a celebração do 'Convênio SUS', um processo lento, burocratizado e oneroso para as Entidades de menor porte.

Não foram criadas ou estabelecidas regras de transição. Devem as Entidades primeiro obter o 'Convênio SUS', para só então buscarem o enquadramento em políticas de Saúde Pública que permitam que elas voltem a ter algum apoio oficial para suas atividades.

Assim, pela Indicação que estou propondo ao Governador Geraldo Alckmin e ao Secretário Rodrigo Garcia, peço com a máxima urgência, estabeleçam essas regras de transição para as Entidades que não obtiveram a renovação do Pró-Social, permitindo que as mesmas continuem por esse período vinculadas ainda à Seads, portanto aptas a receber recursos programáticos da Secretaria, bem como também de Emendas Parlamentares.

Principalmente diante da constatação, infelizmente, de que há muito tempo o tráfico e o consumo de drogas não se restringe mais aos grandes centros. Verifica-se, tristemente, o espalhamento geográfico das drogas, notadamente do crack, por todo o País, vitimando seus usuários, desagregando famílias, gerando terríveis problemas sociais, além dos de Segurança Pública.

É importante destacar que as Entidades que buscam a reabilitação de dependentes químicos trabalham conjunta e paralelamente a questão social, que pela interface obrigatória entre recuperação e inclusão social não podem ser dissociadas.

Entender as questões da vulnerabilidade social é condição essencial para a atuação dessas Instituições.

É urgente a necessidade de recuperarmos as condições técnicas e jurídicas dessas Entidades visando garantir o apoio oficial à atuação delas.

Aliás, deve-se ressaltar que nessa mesma situação encontram-se várias entidades assistenciais que administram creches e que, pela mesma ótica, não podem obter recursos junto à Secretaria de Desenvolvimento Social nem podem apresentar seus pleitos no âmbito da Secretaria de Educação. Muito obrigado.”

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB – - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas; venho a esta tribuna, bastante emocionado, informar: o Governador Geraldo Alckmin, atendendo nossa indicação, mais uma vez autoriza para Ribeirão Preto uma obra de grande importância.

Através da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), o Governo do Estado autoriza a Autovias a elaborar o projeto para o trevo em Ribeirão Preto; essa concessionária, portanto, está autorizada a desenvolver o projeto executivo para construção do complexo de viadutos no trevo ligando as rodovias Anhanguera, Abrão Assed, Antonio Machado de Santana e a avenida Castello Branco na zona leste de Ribeirão Preto.

A informação, confirmada tanto por parte do Governador como por parte da Artesp, é de grande significado. Hoje, naquela rotatória, os veículos demoram até 45 minutos para percorrer em direção a cidade de Ribeirão Preto. Com a conclusão do projeto executivo será definido o custo final da obra, calculada em aproximadamente 95 milhões de reais, abrangendo as alças e aproximadamente oito viadutos. O Governo do Estado, através da Artesp, autorizou a realização dessa obra pela concessionária Autovias.

Os problemas nessa rotatória são muito graves em termos de trânsito;o número de acidentes aumentou, nos últimos anos – e isto é grave - , em mais de 50%.. É preciso que a Polícia Rodoviária fique de plantão no local para ajudar a diminuir aquele brutal congestionamento pois cerca de 70 mil veículos circulam diariamente por essa rotatória. Em horário de pico, o fluxo chega a atingir até 8 mil veículos por hora. Portanto a Autovias, já autorizada pelo Governo do Estado através da Artesp, inicia agora o projeto definitivo e pelas informações que temos, no prazo de 18 meses essas obras já estarão concluídas.

Queremos de público, neste instante, em nome da população de Ribeirão Preto, agradecer ao Governador Geraldo Alckmin pela sua sensibilidade às nossas solicitações.

No início do ano passado, enviamos ao Governador do Estado um ofício pedindo prioridade para a implantação desse novo sistema viário para o acesso à cidade de Ribeirão Preto.Serão 95 milhões de reais investidos num empreendimento de grande importância.

Pedimos prioridade ao Governador Geraldo Alckmin e ao Secretário de Logística e Transporte - Dr. Saulo de Castro Abreu Filho. Ainda no início do ano passado também enviamos correspondência à então Diretora-Geral da Artesp, Karla Bertocco Trindade, fazendo esse pedido, e agora recebo do Governador Geraldo Alckmin a confirmação do atendimento.

Quero informar ainda que ontem Ribeirão Preto recebeu, através de acordo entre o Governo do Estado, a Universidade de São Paulo e a Prefeitura Municipal, um convênio de grande significado criando o Parque Tecnológico e já liberando dinheiro para dar início à construção dos dois primeiros prédios, um deles para abrigar uma incubadora de pequenas empresas..

É um projeto lindo e lá deverá funcionar também um laboratório da Furp, uma Fatec e uma unidade da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tornando-o um dos maiores parques tecnológicos do Brasil.

Então, em nome da população de Ribeirão Preto, das autoridades e das chamadas forças vivas da nossa cidade, transmito ao Governador Geraldo Alckmin sinceros agradecimentos por atender essas nossas solicitações.. Sabemos o quanto o governador está realizando no Estado de São Paulo e principalmente o quanto está sendo acessível às reivindicações de Ribeirão Preto.

Muito obrigado, Governador! Continue assim, com esse entusiasmo e essa competência; São Paulo e o Brasil precisam de governantes como o senhor!....

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Engler. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes pelo tempo regimental.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários desta Casa, cidadãos que nos acompanham pela TV Assembleia, a “ Folha de S. Paulo” no caderno “Cotidiano” de hoje traz a matéria: “Policiais do Distrito Federal e do Paraná, ameaçam paralisação.”

Estou muito preocupado, Sr. Presidente, com o descaso de alguns governos estaduais e mais recentemente o descaso do Governo Federal em romper o acordo para aprovação da PEC 300 que cria um piso nacional para funcionários da Segurança Pública. Preocupado porque o motivo da insatisfação dos policiais em várias unidades da Federação é mais do que justo: é salário miserável, é falta de condição de trabalho, falta de progressão na carreira.

Fico mais preocupado ainda quando vejo que o Paraná tem um piso salarial para o soldado de Polícia de 2.700 reais. O daqui de São Paulo, em cidades com mais de 1.500 habitantes, é de 2.100. O do Paraná 2.700, e estão dizendo: vamos parar que não dá mais. O da Bahia é de 2.300, maior que o de São Paulo. O Governo ofereceu 2.600, sem acordo, porque disseram estar numa condição de miserabilidade. O do Distrito Federal está fazendo uma mobilização, porque o policial militar lá não ganha, não existe um tratamento isonômico em relação aos policiais civis. Enquanto o policial militar tem um inicial de 4.500 reais, o policial civil começa em 9.000 reais. São Paulo, carro-chefe da nação: 2.100 para a Cidade de São Paulo e os oito municípios com mais de 500 mil habitantes. Nos demais 646 municípios o policial tem um piso de 1.900 reais.

Dá uma preocupação muito grande. Não adianta fazermos discursos ufanistas: olha, vem aí a Copa do Mundo. Estou muito preocupado com a segurança pública em São Paulo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Paraná, no Rio Grande do Sul, na Bahia, locais onde notadamente teremos chaves da Copa do Mundo, e por acaso são os estados que pior tratam a sua força policial.

Aqui no Estado de São Paulo, tivemos 15% sobre o padrão e não sobre os vencimentos totais, que representou pouco mais de 6%, e no projeto que infelizmente votamos nesta Casa temos 11% sobre o padrão a partir de 1º de agosto, o que vai deixar ainda o soldado de Polícia e o investigador de Polícia com um piso, aqui no Estado de São Paulo, nos municípios com mais de 500 mil habitantes com menos de 2.300 reais, menos do que o piso que fez com que a Bahia parasse e que agora está provocando mais uma convulsão no Paraná.

Gostaria de lembrar a todas as forças políticas, ao Governo Federal, que rompeu o compromisso, aos Governos de alguns estados que não estão tratando com dignidade suas forças policiais: quero deixar claro que o Distrito Federal e mais sete unidades da federação, por legislação do Estado, por iniciativa dos governadores de múltiplos partidos já colocaram o piso salarial esperado pelas forças policiais com o advento da PEC 300.

Gostaria de mostrar mais uma vez o começo da fala de um grande defensor de um salário mais justo para a Polícia brasileira, escalas mais humanas para os policiais. Vamos mostrar a fala do Presidente Lula quando fez a assinatura da medida provisória que ampliou os salários do Distrito Federal.

 

* * *

 

- É feita a exibição de um vídeo.

 

* * *

 

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, nessa fala o Presidente Lula deixou claro à época a intenção, em havendo o crescimento econômico, de apoio à criação de um piso nacional. Temos fotos do Presidente com a camisa da PEC 300; tivemos o compromisso da então candidata Dilma Rousseff, num evento que inclusive na Força Sindical em São Paulo eu falei em nome dos policiais brasileiros. Tivemos o compromisso, a palavra e o discurso do hoje vice-Presidente da República, num evento em seu escritório político após as eleições, onde fui colocado à frente com o sub-tenente Clóvis, idealizador da PEC 300. Michel Temer disse: Major Olímpio, sub-tenente Clóvis, transmitam a todas as associações e sindicatos policiais no país - um evento suprapartidário, no segundo turno - que é um compromisso dessa aliança o piso nacional para os policiais e bombeiros. E eu, lamentavelmente, acreditei e induzi meus irmãos da Polícia brasileira a erro.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Massafera. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Caramez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, gostaríamos de fazer um registro com relação a essa luta que está crescendo no mundo todo contra o produto cancerígeno chamado amianto, o banimento desse produto.

Tivemos, no ano passado, uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná para debater um projeto do Deputado Luiz Eduardo Cheida, um deputado do partido de V. Exa., Deputado Jooji Hato. Ele apresentou um projeto proibindo o uso do amianto, no Estado do Paraná, e agora recebemos a seguinte informação: “A proibição do amianto será votada em regime de urgência.” Esperamos que seja aprovada a proibição, porque é mais um estado nessa linha, que aponta a defesa da saúde pública e do meio ambiente. O autor é médico sanitarista, uma pessoa que não pode ser contestada. Mas não é preciso ser médico para lutar a favor da saúde pública e do meio ambiente.

Ficam aqui nossos cumprimentos ao Deputado Luiz Eduardo Cheida, que está também na batalha com as vítimas do Paraná, Associação Paranaense dos Expostos ao Amianto.

Gostaria também de fazer um registro: marcamos, para atender a demanda de alguns deputados, uma reunião extraordinária da Comissão de Saúde, hoje, às 13 horas e 30 minutos, para deliberar sobre requerimentos que ficaram pendentes, porque tivemos a visita do Secretário, de acordo com uma lei que obriga Secretários virem prestar esclarecimentos das ações de sua Secretaria à Assembleia Legislativa. Não foi possível votar, porque o Deputado, do PSDB, pediu vista e nós decidimos fazer. É natural, é perfeito, não há problema, então nós marcamos a reunião para hoje. Infelizmente não tivemos quorum. Não sei exatamente o que aconteceu, mas lamentamos, porque tínhamos o requerimento para discutir as doenças raras. Talvez seja a única Assembleia Legislativa que não terá esse debate. Há uma audiência pública em Brasília; é portanto uma ação mais ampla, do Governo Federal e dos Estados. Mas vamos encaminhar, junto com os Deputados membros da Comissão de Saúde, que estão dispostos.

Um outro assunto que quero abordar são os constantes acidentes que a CPTM vem provocando nos últimos tempos. Ontem foi registrado mais um:

“Ao menos 32 pessoas, segundo os bombeiros, ficaram levemente feridas no acidente envolvendo um trem e uma locomotiva da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na manhã de hoje, na Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Luz).

Por volta das 9 horas, uma locomotiva que faz a manutenção da via bateu na traseira de um trem de passageiros, que seguia para a estação Luz, no centro de São Paulo. Os passageiros desembarcaram da composição e seguiram viagem em outro trem.

De acordo com os bombeiros, os passageiros feridos foram encaminhados para prontos-socorros de Perus, Pirituba, Vila Penteado, Parada de Taipas, Mandaqui e Freguesia do Ó com ferimentos leves.”

Tivemos um acidente recente na estação de Itapevi, onde um trem bateu em outro também. Não são somente acidentes de carro; agora é com os trens da CPTM. É preciso colocar semáforos lá na linha de trem, mas, cuidado, que vão querer colocar pedágios também, para arrecadar mais. Vão dizer que é para recuperar as linhas.

Tivemos também dois funcionários da companhia, que morreram atropelados recentemente. Se não me engano, é o quarto ou quinto acidente provocado pela CPTM. E a população sofre, e muito.

Estamos encaminhando requerimento para a Comissão de Transportes, para que convide o Secretário de Transportes e o Presidente da CPTM, para prestarem esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas para reduzir os acidentes. É lamentável, porque a população já anda como se fosse sardinha, e ainda com risco de morrer.Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo solicitação do nobre Deputado Fernando Capez, convoca V.Exas., nos termos do Art 18, Inciso I, letra “r”, da XIV Consolidação do Regimento Interno, para uma Sessão Solene, a realizar-se no dia 16 de março de 2012, às 20 horas, com a finalidade de comemorar o Dia do DeMolay.

Nos mesmos termos, atendendo solicitação da Deputada Telma de Souza, esta Presidência convoca V.Exas. para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 19 de março de 2012, às 20 horas, com a finalidade de homenagear a TV Tribuna, da Cidade de Santos, pelo seu 20º aniversário.

Nos mesmos termos, esta Presidência, atendendo solicitação dos nobres Deputados Pedro Bigardi e Leci Brandão, convoca V.Exas. para a Sessão Solene a realizar-se no dia 30 de março de 2012, às 20 horas, com a finalidade de comemorar os 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil - PCdoB.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa) Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza. (Pausa) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa) Tem a palavra a nobre Deputada Regina Gonçalves. (Pausa) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais. (Pausa) Tem a palavra o nobre Deputado Samuel Moreira. (Pausa) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Grana. (Pausa) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Gianazzi, pelo tempo remanescente do Pequeno Expediente.

 

O SR. CARLOS GIANAZZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público presente, telespectadores da TV Assembleia, ontem realizamos uma audiência pública na Comissão de Educação, para discutir mais uma vez, aqui na Assembleia Legislativa, o não cumprimento, pelo governo estadual, pelo Governador Geraldo Alckmin, e pela Secretaria estadual da Educação, da Lei Federal 11.738/08, que estabelece a jornada do piso salarial para os professores da Rede Estadual de Ensino.

O governo vem afrontando a legislação que já foi aprovada pelo Congresso Nacional, que foi sancionada pela Presidência da República, foi confirmada através de um acórdão pelo Supremo Tribunal Federal. Temos inclusive aqui no Estado de São Paulo uma sentença do TJ obrigando o Estado a cumprir a Lei 11.738, que estabelece uma jornada de no mínimo um terço para atividade extraclasse, em que o professor tem que ser remunerado para preparar as aulas, para fazer leituras, pesquisas, preparar e corrigir provas, trabalhar o projeto pedagógico da escola.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

É o que várias redes do Brasil e do mundo têm, e no entanto no Estado de São Paulo não atingimos ainda esse estágio. Por isso a Educação no Estado vai de mal a pior há muito tempo, que não se investe em Educação.

E quando conquistamos uma lei tão importante quanto essa, uma lei histórica para o Magistério nacional, porque ela está em vigor em todo o território nacional, o Estado de São Paulo não está cumprindo a lei. É um Estado fora da lei. É um governador que viola, que afronta a legislação; não respeita nem a lei federal e nem a sentença do Tribunal de Justiça.

Mas é uma contradição também, porque esse mesmo governador, que vive fora da lei em relação à Lei 11.738, também vive fora da lei em relação ao cumprimento da data-base salarial dos servidores públicos. É uma lei aprovada aqui na Assembleia Legislativa, em 2006, lei encaminhada pelo próprio Governador Alckmin, no seu primeiro mandato.

Ou seja, é uma hipocrisia, é uma demagogia muito grande, porque o próprio governador, em 2006, encaminhou o projeto para a Casa, criando a data-base do funcionalismo público. O projeto foi aprovado, só que o governador não cumpre a lei que ele enviou para a Assembleia Legislativa. É um governo que viola, que afronta, que desrespeita a legislação.

Mas o governador foi muito rápido para cumprir uma liminar extremamente duvidosa, que colocou seis mil pessoas na rua, em abrigos subumanos, que representam verdadeiros campos de concentração, em São José dos Campos, no episódio do massacre do Pinheirinho.

O governador foi para a televisão dizer que estava cumprindo a lei, que liminar não se discute, cumpre-se. Mas por que o governador não cumpre também a lei da jornada do piso? Engraçado. Por que o mesmo governador, que cumpriu rapidamente uma liminar a fim de desalojar seis mil moradores, crianças, mulheres grávidas, idosos, em São José dos Campos, não cumpre a lei da data-base salarial?

Para servir para a empresa falida do Naji Nahas, aquele que foi preso várias vezes, um especulador financeiro, conhecido no Brasil e no mundo, procurado, preso e condenado já várias vezes, o governador foi lá e defendeu a massa falida do Nahas, para beneficiar a especulação imobiliária, os empreiteiros de São José dos Campos.

O governador foi rápido, não respeitou a dignidade da pessoa humana, não respeitou o direito à vida, o direito à moradia, mas respeitou o direito à propriedade privada do Naji Nahas.

Para cumprir a legislação, que pode melhorar a Educação do Estado de São Paulo, e melhorar a situação dos professores da Rede Estadual, o governador desrespeita, vive na ilegalidade. Nós discutimos isso e foi patética a posição dos representantes da Secretaria estadual de Educação. Nem o secretário não teve coragem de fazer o debate. Ele enviou aqui os seus representantes, a sua assessoria que apresentou uma argumentação extremamente patética, reduzindo toda a discussão da jornada extraclasse dos professores a um malabarismo perverso e cínico do ponto de vista matemático e tentando provar o impossível: de que o Governo estava cumprindo a legislação. Ou seja, violando e afrontando também o próprio espírito da lei, que tem como objetivo central oferecer qualidade de ensino nas nossas escolas. O professor tem de ter tempo para preparar aula, pois ele não entra na sala de aula sem fazer as leituras, sem preparar a aula, e por isso a lei foi aprovada. Agora o Governo desrespeita a lei através da Secretaria estadual de Educação. Já acionamos o Ministério Público estadual, já apresentamos um projeto de lei estabelecendo a jornada estadual para pressionar o Governo a cumprir a lei, fazendo todas as gestões e movimentos possíveis dentro e fora da Assembleia Legislativa. Se o Governador continuar intransigente e violando a legislação, haverá greve na rede estadual de ensino e estará empurrando os professores para uma nova greve da rede estadual de ensino.

Nesse sentido, exigimos o cumprimento da lei, que o Governador seja responsável e dê exemplo cumprindo a Lei 11.738, estabelecendo 1/3, ou 33% da jornada de trabalho dos professores em atividade extraclasse, e cumpra a sentença que já foi ganha pelos professores no Tribunal de Justiça. E o Governo está protelando, entrando com vários recursos jurídicos para não cumprir a sentença, nem a lei.

Provavelmente, se o Governo não atender essa reivindicação histórica dos professores, teremos greve já no início do ano letivo na rede estadual de ensino.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o tempo destinado ao Pequeno Expediente, vamos passar ao Grande Expediente.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Esta Presidência registra a presença do diretor de Palmeiras, Sr. Ricardo; do Sr. Rodrigo Veloso, da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, além desse tema da jornada de trabalho dos professores da rede estadual, em que afirmei que o Governo descumpre e afronta a lei prejudicando os professores e cinco milhões de alunos, fiz também uma denúncia gravíssima em relação à superlotação de salas da rede estadual. Trouxe um exemplo, inclusive uma cópia de um diário de classe de um professor de Taubaté, da Escola Estadual Monteiro Lobato. Temos várias salas, mas trouxe só um exemplo para ilustrar a denúncia de uma sala na Escola Estadual Monteiro Lobato, com 60 alunos.

Senhores, como é que um professor vai lecionar para 60 alunos, numa sala com 40, 50 carteiras? É inviável qualquer tipo de aprendizagem numa situação como essa. A situação desta Escola Monteiro Lobato de Taubaté é a de várias escolas da rede estadual. A superlotação de salas é um câncer que permeia a rede estadual de ensino e tem inviabilizado o trabalho pedagógico dos professores, sobretudo a oferta da qualidade de ensino. Apresentei já em 2007 um projeto de lei que foi aprovado em todas as comissões, e só falta ser aprovado em plenário. É um projeto de lei que estabelece o número máximo de alunos por sala, que acaba, na prática, com superlotação de salas. Não existe legislação hoje estipulando o número máximo na sala de aula, que pode ter 70, 80 alunos. É nesse sentido que o nosso projeto está aqui pronto para ser votado.

Pedimos o apoio de todos os partidos, de líderes partidários, de deputados e deputadas. Já que o Governo não toma providência nenhuma em relação à Educação, estamos apresentando propostas. Temos inúmeros projetos para melhorar a Educação do Estado de São Paulo, mas o Governo não nos ouve e comete erros gravíssimos e criminosos contra a Educação. Se tivesse nos ouvido não teria aprovado a Lei 1.093, que criou a quarentena dos professores. Leis absurdas já foram aqui aprovadas e nós alertamos a base do Governo. Muitas leis, inclusive, foram alteradas depois de aprovadas, por conta do desastre que elas representaram.

Gostaria de trazer ainda o tema que estamos discutindo na Assembleia, e pela imprensa também, das 70 escolas de lata da rede estadual de ensino. Já apresentamos a proposta para que o Governador Geraldo Alckmin faça a substituição dessas escolas por escolas de alvenaria, construindo. Mas ele diz que não há terreno em alguns lugares, como na região do Grajaú, Parelheiros, Campo Limpo. Ele pode construir a escola no mesmo terreno onde tem a escola de lata, tanto é que aprovamos no ano passado a lei da Billings, que autoriza o Estado a levar infraestrutura e bens essenciais para regiões de mananciais. Não tem então mais essa desculpa, de que área de manancial não pode ter escola de alvenaria. Aliás, nunca houve na prática uma afirmação do Ministério Público. Tivemos uma conversa com o Ministério Público do Meio Ambiente antes da aprovação da lei da Billings, e o Ministério negou que tenha dado essa orientação, mesmo em área de manancial, seja escola, hospital ou saneamento básico. O ser humano vale mais do que uma lei, uma determinação como essa, mas o Governador não faz a substituição e nega que haja escolas de lata no Estado de São Paulo.

Ontem um jornalista indagou o Governador e ele negou, dizendo que não existe escola de lata no Estado de São Paulo. Ele fala que existe o Projeto Nakamura, que é também da escola de lata. Já fotografamos e provamos isso: é a escola de lata maquiada. Além de não substituir, o Governador não leva nem a infraestrutura mínima. Exigimos na semana passada que o Governador, para que tenha um mínimo de dignidade, coloque pelo menos ar condicionado nas salas de aula das escolas de lata. É o mínimo que poderia fazer, uma vez que não vai substituir por enquanto. Nós já acionamos o Ministério Público e vamos continuar lutando para que as 70 escolas de lata se tornem em escolas de alvenaria, e os alunos sejam atendidos com humanidade e com decência. Assim os nossos profissionais da Educação poderão trabalhar de forma adequada, principalmente no calor.

 É o mínimo que o Governador tem de fazer enquanto não se substituem as construções de lata pelas de alvenaria: instalar aparelhos de ar condicionados em todos os compartimentos dessas escolas. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - PELO ART. 82 - Sr. Presidente em exercício desta sessão, meu companheiro de partido, grande prefeito de Santa Fé, Deputado Itamar Borges, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, ontem, vi uma reportagem na TV Record sobre grave acidente ocorrido na BR-116, que sai de São Paulo para Curitiba, a principal ligação de São Paulo ao Sul do País.

A TV Record também retratou uma triste realidade dessa rodovia em que acontece muitos acidentes. O único hospital próximo a essa rodovia vive em função desses acidentes.

Só em 2011, mais de 700 pessoas se acidentaram nessa BR-116, a Rodovia Régis Bittencourt, e deram entrada nesse hospital regional de Pariquera-Açu do nosso Estado. Os acidentes movimentam até mesmo a economia dessa cidade que tem apenas 18 mil habitantes. Esse hospital é o maior empregador dessa cidade. Ele tem 900 funcionários. Para o comércio dessa cidade os acidentes representam cerca de 40 a 60% do movimento. Os moradores constroem imóveis para vender aos médicos, enfermeiros e funcionários que trabalham nesse hospital de Pariquera-Açu ou para alugar aos parentes dos acidentados que muitas vezes permanecem na cidade por longos períodos, aguardando a recuperação dos seus parentes.

O perigo aumenta nessa rodovia quando cerca de 2 mil caminhões, que trafegam no local diariamente, alcançam os trechos urbanos do Vale do Ribeira. Isso acontece porque não priorizam a ferrovia e as estradas são supercarregadas e os acidentes acontecem diariamente.

Infelizmente, os governos anteriores acabaram com as ferrovias ao contrário de outros países. A imperícia, o sono, o álcool também provocam verdadeiras tragédias nas estradas.

Essa matéria da TV Record também dedicou um espaço especial para acidentes envolvendo motos. Vamos assistir um trecho dessa matéria.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, para terminar o meu pronunciamento, quero dizer que ontem um empresário de Sorocaba estava na esquina da Av. Brigadeiro Faria Lima, no Itaim Bibi, a 500 metros da Assembleia Legislativa, na noite de quarta-feira, e dois homens na moto anunciaram o assalto e atiraram nele. Ele estava no carro Mercedes-Benz, preto, quando foi abordado e baleado com três tiros. O seu filho sai correndo. A vítima foi levada para o Hospital São Luiz, na Capital, onde passou por cirurgia, mas, graças a Deus, não corre risco de morte.

Esse empresário teve o mesmo atentado em Sorocaba. Então, a polícia acredita que seja um crime encomendado.

Muitas vezes, os bandidos utilizam a garupa de moto para assassinar. Tivemos, na Zona Leste, um corretor de seguros que foi assassinado na frente da sua filha de três anos.

Não vemos nenhuma autoridade pedindo desculpas a essa criança. Mas, nós, da Assembleia Legislativa, cumprimos a nossa função, aprovando o projeto que proíbe a utilização da garupa de moto. Eu fiz a minha parte. Então não tenho que pedir desculpas a essa menina que perdeu seu pai e é hoje uma órfã. Muito obrigado, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tentamos hoje uma reunião da Comissão de Saúde. Não deu quorum para uma reunião extraordinária e temos três requerimentos a serem aprovados: a visita ao Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, que desativou a sua UTI por problema de construção.

Gostaríamos de visitar também o serviço de planejamento familiar desse mesmo hospital e o serviço de cirurgia ginecológica porque ele é referência para todo o Alto Tietê.

Há, também, um pedido para visitarmos o Hospital Cruz Azul da Polícia Militar, pelo fato de maus tratos aos policiais que o procuram, principalmente aos policiais deficientes.

O Hospital Cruz Azul diz para os pacientes procurarem outro hospital porque há dificuldade em atendê-los. Precisamos apurar para verificar se isso é verídico ou não.

A outra situação seria a do Hospital do Câncer, do Dr. Flávio Isaías, onde hoje o jornal “Mogi News” publica que o serviço de câncer seria transferido para o Hospital Luzia de Pio Mello, que é uma organização social. São, aproximadamente, 1.300 pacientes com câncer que estão com dificuldades. Os casos diagnosticados estão sendo mandados para o Icesp, mas há demora no atendimento.

Também temos dois requerimentos dos Deputados Gerson Bittencourt e Edinho Silva sobre a conscientização de doenças raras. São para esses assuntos que a Comissão de Saúde deveria se reunir e para tentar fazer com que as visitas aconteçam.

Por bom senso dos quatro deputados presentes, para não prejudicarmos esses aproximadamente 1300 pacientes, a visita da comissão ao hospital do câncer será feita dia 27, às 10 horas. A visita será para verificar por que da punição ao hospital, por que se cobrou do plano de saúde e do SUS e pedir que a promotoria pública também faça uma visita. São aproximadamente 62, 63 quilômetros até Mogi das Cruzes. A visita ao hospital do câncer é importante para não deixar essa população que está sofrendo sem saber onde será atendida. Vai ser atendida num hospital que não tem acelerador linear de partícula, uma bomba de cobalto para fazer a radioterapia? Tem o tratamento da quimioterapia, que é o medicamento e o local para internar, mas não tem radioterapia. Precisamos cobrar isso, é uma responsabilidade desta comissão, é uma responsabilidade da Secretaria da Saúde e temos de fiscalizar isso junto ao Governo do Estado.

Quero ainda fazer um agradecimento.

Marcamos uma audiência com a Secretária da Agricultura Monika Bergamaschi, que nos atendeu de maneira espetacular, inclusive tratamos sobre a agricultura de subsistência. O que é agricultura de subsistência? É aquele agricultor que cria uma galinha, que cria um porco, que planta couve, alface, tomate para sua subsistência. Os senhores têm de saber - e já foi denunciado nesta Casa - que a vigilância sanitária está fazendo apreensões nos sítios dessas pessoas que matam um frango em casa, que matam um porco em casa. É um absurdo você não poder mais criar uma galinha, um porco. Precisamos verificar o que está acontecendo. A Secretária vai entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente para saber a razão dessas apreensões. São agricultores que praticam a agricultura de subsistência. O crime não é matar um porco ou um frango dentro de um sítio, para ter um franguinho na panela, como diz a música. Esses agricultores estão sendo multados porque matam um frango ou um leitãozinho para comemorar o seu aniversário. Estas as nossas denúncias.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - PARA RECLAMAÇÃO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero registrar minha indignação e ao mesmo tempo lamentar profundamente as palavras da recém-empossada Ministra Eleonora Menicucci, da Pasta de Políticas para as Mulheres.

Todos têm o direito de expressar seus sentimentos, seus pensamentos, mas alguém que chega a esta posição tem de refletir sobre suas palavras, sobre seus posicionamentos afinal de contas está representando um Governo, um Governo a quem devemos respeito, a quem devemos dar um voto de crédito.

Esta ministra, numa atitude incoerente e de extrema infelicidade, mostrou-se favorável à prática do aborto, inclusive declarou que já praticou dois abortos. E esta ministra, uma abortista, vai representar o Brasil numa conferência em Genebra.

É lamentável o posicionamento desta ministra, uma vez que a nossa Constituição garante que todos são iguais perante a lei e todos têm como bem maior o direito à vida.

A vida, um tema amplamente debatido, não se conta a partir de um segundo, uma hora ou um dia do feto, mas desde a sua concepção. É nisso que acreditamos e o Deputado Luiz Carlos Gondim que é médico sabe disso. A ministra tratou esta questão como de saúde pública, comparando o feto com a dengue, com a Aids, com uma doença infecto-contagiosa. Ela comparou um feto a uma doença contagiosa. Um feto não é isso. Um feto é uma vida, uma vida preciosa. Hoje temos ultrassom tridimensional, onde se vê a criança no ventre da mãe dando risada, fazendo graça. Temos no nosso código penal quatro artigos que tratam da questão do aborto: os Arts. 122, 123, 124 e 125. Este é um tema sobejamente discutido no nosso País. Ouvir uma ministra levantar um debate como este é lamentável.

Nós defendemos a vida. Abortar para mim significa assassinato de inocentes. Cabe ao Estado tutelar os inocentes, cabe ao Estado defender as crianças. Ninguém aceita que se faça mal a uma criança de dois anos, de um mês. Todos nós abominamos isso, quanto mais a uma criança que ainda está no ventre. Essa criança tem uma vida própria, esta é a discussão que trago aqui.

Já dizia um político do Congresso Nacional que só não mudam de ideia os loucos, só não voltam atrás aqueles que são loucos. Mas a Presidenta Dilma, numa ação acertada, fez com que o Ministro Gilberto Carvalho, que também por infelicidade disse que deveria fazer o enfrentamento contra aqueles que falam do aborto, referindo-se aos evangélicos, se retratasse com os evangélicos, se retratasse com aqueles que creem no direito à vida, com aqueles que creem naquilo que já está previsto e é uma cláusula pétrea da nossa Constituição. Para se mudar uma cláusula pétrea, só com uma nova Constituição. Portanto, estamos aqui como legisladores para defender a vida. Nesse sentido deixo registrada a minha indignação e quero referendar o posicionamento da Presidenta Dilma, ao mandar que o ministro levasse seu recado de que ela não mexerá nesta legislação que aí está.

Quero pedir a todos que defendem a vida, que defendem o grito dos inocentes - aquelas crianças que ainda estão no ventre de sua mãe - para que façam coro conosco para que este mal não avance por toda a Nação.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - PARA RECLAMAÇÃO - Sr. Presidente, gostaria de me irmanar às palavras do nobre Deputado Carlos Cezar, pela uma postura. Ginecologista e obstetra, eu sou também a favor da vida e contra o aborto. Parabéns, nobre Deputado, suas palavras são muito oportunas.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Sr. Presidente, havendo acordo de lideranças, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - O pedido de V.Exa. é regimental.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, havendo acordo de lideranças esta Presidência, antes de levantar os trabalhos, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, sem Ordem do Dia.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 16 horas e um minuto.

 

* * *