14 DE MAIO DE 2001

10ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM”

 

Presidência: WALTER FELDMAN e NELSON SALOMÉ

Secretário: NELSON SALOMÉ

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 14/05/2001 - Sessão 10ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN/NELSON SALOMÉ

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA MUNDIAL DA ENFERMAGEM"

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo a solicitação do Deputado Nelson Salomé, com a finalidade de comemorar o "Dia Mundial da Enfermagem". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - NELSON SALOMÉ

Assume a Presidência.

 

003 - PEDRO TOBIAS

Cumprimenta os presentes em nome do Secretário de Estado da Saúde, Dr. José da Silva Guedes. Homenageia o "Dia Mundial da Enfermagem" e enfatiza que o bom médico precisa muito de profissionais que o ajudem.

 

004 - JOÃO FERREIRA

Como radialista e, na sessão, mestre de cerimônia, homenageia os enfermeiros. Registra mensagem do Governador e lê outra do Deputado Jamil Murad.

 

005 - ALEXANDRE SOUZA MARTINS CASE

Como assessor filatélico e da ação cultural da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, convida os Deputados Nelson Salomé e Pedro Tobias, Dr. José Silva Guedes, Ruth Miranda Camargo Leifert e Walter Florêncio para o lançamento do carimbo postal em comemoração da Semana da Enfermagem.

 

006 - ANTONIO GERVÁSIO RODRIGUES

Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos dos Auxiliares de enfermagem, disserta sobre o trabalho dos funcionários de enfermagem nos mais variados lugares, sempre por amor ao próximo e por compromisso com a saúde da população.

 

007 - RUTH MIRANDA CAMARGO LEIFERT

Na qualidade de Presidente do Conselho Regional de Enfermagem, cumprimenta os presentes. Homenageia a inglesa Florence Nightingale e a brasileira  Ana Neri, embas grandes expoentes da enfermagem.

 

008 - Presidente NELSON SALOMÉ

Homenageia D. Ruth Miranda Camargo Leifert.

 

009 - JOSÉ DA SILVA GUEDES

Como Secretário de Saúde do Estado e representando o Governador Geraldo Alckmin, saúda o Presidente Nelson Salomé e o Deputado Pedro Tobias e outros profissionais de enfermagem. Sublinha o vínculo imprescindível do médico com a enfermagem. Destaca a parceria da Secretaria da Saúde com a Escola de Enfermagem da USP.

 

010 - Presidente NELSON SALOMÉ

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Nelson Salomé para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - NELSON SALOMÉ - PSDB procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

                                               * * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta presidência passa a nomear as autoridades presentes: Exmo. Sr. José da Silva Guedes, Secretário de Estado da Saúde do Estado de São Paulo; Sra. Ruth Miranda de Camargo Leifert, presidente do Conselho Regional de Enfermagem; Sr. Antônio Gervásio Rodrigues, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem; Exmo. Sr. Deputado, médico Pedro Tobias; Sr. Eliel Marco, 2º sargento e maestro do Coral da PM, a quem antecipadamente agradecemos a contribuição na noite de hoje; Sra. Thereza Fernandes Almeida, assessora da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; Sra. Nalu Cristina Massei Canova, representante do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo; Sra. Ivana Maria Passini Sodré Siviero, professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Araras; Sra. Rosa Aparecida Pavan Bison, coordenadora da Faculdade de Enfermagem do Centro Universitário Ermínio Ometto, de Araras; Sra. Dra. Maria Cecília Puntel de Almeida, representante da Diretora da Escola de Enfermagem Ribeirão Preto da USP; Sr. Francisco Aparecido Cordão, presidente do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Básica; Sra. Maria Luíza Machado, representante do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; Sra. Akiko Kanazawa, vice-presidente do Coren-São Paulo; Exmo. Sr. Valdeci Lourenço, prefeito de Conchal; Dra. Ana Cristina Bretas, diretora do Distrito de Saúde da Vila Maria, representando o Exmo. Sr. Secretário de Saúde do Município de São Paulo, Dr. Eduardo Jorge; Sra. Maria Rosa Vital, coordenadora técnica da Escola de Enfermagem da Santa Casa; Sr. Alexandre Souza Martins Case, assessor filatélico e de ação cultural da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente, atendendo a solicitação do nobre deputado Nelson Salomé, com a finalidade de comemorar o Dia Mundial da Enfermagem.

Convido a todos os senhores presentes, para de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, cantado pelo Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

                                  

* * *

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência agradece ao 2º sargento e maestro do Coral da PM, Sr. Eliel Marco, e gostaria de solicitar ao senhor que nos ajude na criação do coral dos funcionários da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Não para substituí-los, o que seria muito difícil, mas também para termos o nosso próprio coral, que estimula muito a atividade cultural aqui da Assembléia Legislativa. Muito obrigado. Agradecido pela contribuição desta noite.

Antes de passar a palavra ao presidente proponente desta sessão, gostaria de dizer da minha alegria, da minha satisfação aqui neste momento, representando todos os deputados desta Assembléia Legislativa, pela realização da sessão solene pelo Dia Mundial da Enfermagem.

Acreditamos que é mais um passo desta instituição no sentido de reconhecer o trabalho extraordinário, histórico e milenar, que vem sendo prestado por esse segmento à sociedade humana, à civilização oriental e ocidental.

Eu, como médico, e também o deputado Pedro Tobias, como o Secretário Guedes, temos, da mesma forma que o enfermeiro, uma enorme relação de empatia, não apenas profissional, mas de convicção humanista, na relação apropriada que deve existir entre o médico e o paciente, entre o enfermeiro e o paciente, entre a equipe de saúde e o paciente.

É nessa compreensão de equipe, nessa inter-relação, que nós desenvolvemos não apenas a nossa capacidade, a nossa competência, a nossa atividade profissional, mas aprofundamos a nossa compreensão humanista.

Foi isso exatamente que me fez caminhar da medicina para a política. A política também é uma atividade que precisa os devidos componentes filosóficos e de compreensão do ser humano, para que possamos fazer as grandes e necessárias transformações que a sociedade contemporânea espera.

É essa relação que talvez poucos segmentos profissionais têm, como nós, que praticamos, exercemos as atividades relacionadas à saúde.

E é neste sentido que nos sentimos, neste momento, como presidente , mas , antes como profissional da saúde, absolutamente identificados com as atividades que vocês realizam, no sentido de avançarmos para temos uma sociedade mais fraterna, mais justa e mais equilibrada.

Quero passar a palavra e o comando desta sessão, ao nobre deputado Nelson Salomé, também médico, que de maneira muito digna, teve a iniciativa de convocá-la para a noite de hoje. Meus parabéns e muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

-         Assume a Presidência o Sr. Nelson Salomé.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Senhoras e senhores, autoridades já mencionadas, minha alegria em estar aqui hoje é imensa, presidindo esta sessão, não só em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, mas principalmente como médico, para manifestar o nosso reconhecimento pelo trabalho extraordinário, e por que não dizer, da complementação que representa para nós, médicos, o trabalho da enfermagem.

Ficaria muito difícil, um médico que tem a dificuldade muito grande de estar vendo uma ou duas vezes por dia um paciente, dar segmento a um tratamento, se ele não tivesse ajuda inestimável da enfermeira.

Esta Presidência concede a palavra ao deputado Pedro Tobias. Pedro e eu somos os mais novos integrantes do PSDB. Pedro que é nosso amigo já nesta Casa, tivemos também a alegria de tê-lo junto, entrando para o PSDB. Pedro trabalha em Bauru, tem experiência muito grande, principalmente em se tratando de mastologia, tratando do câncer da mama, e mereceu da nossa parte, um projeto que julgamos muito importante para a saúde da mulher.

Gostaríamos de ouvir a palavra do nosso colega deputado e do nosso colega médico, Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Boa noite para todos, agradeço a oportunidade do nosso presidente no momento, deputado Nelson Salomé, e vou saudar a todos os presentes, em nome do nosso Secretário da Saúde, Dr. José da Silva Guedes, o qual conhecemos de longa data, cuja luta não pára, para humanizar a saúde. Fico feliz como médico, mais do que como deputado, porque estou deputado temporariamente e a nossa profissão é para sempre.

Hoje, fiz duas cirurgias em Bauru, depois vim aqui, especialmente para assistir e participar desta solenidade, porque acho que não existe serviço médico atualmente como há vinte anos.

A meu ver, hoje, para que um médico seja bom, precisa ser muito profissional. Dentro do serviço médico, não só o médico, não só a enfermeira, não só a psicóloga, mas todo mundo, acho que é igual ao corpo humano, não adianta se o coração está funcionando bem, se o fígado não está. O corpo, como um todo, não funciona.

Por isso, acho que a iniciativa do deputado Nelson Salomé foi muito feliz, porque as enfermeiras e enfermeiros são uma classe que muitas vezes fica no hospital o dia todo, mas não nós, os médicos. Passamos para fazer visitas, operamos e vamos embora. Quem vive com o paciente, na relação do dia-a-dia, ouvindo reclamações justas ou não, é a enfermagem, que é o pára-choque dos pacientes e de seus familiares.

Fico muito feliz que vocês sejam homenageados, e por merecimento. Sem vocês, a meu ver, não existe saúde.

Vou dizer uma coisa para todos os funcionários da saúde, que é uma profissão diferente de todas as outras. Trabalhamos com pessoas doentes, pode ser uma doença orgânica ou psicossomática, e nós muitas vezes, o pessoal novo que está chegando, não entende isso. Acho que para a profissão de saúde é preciso gostar. Ou, então, é preferível deixar para os outros, procurar outro emprego. Porque a nossa profissão, para o paciente, na hora da doença, não tem igual. Sempre falo isso.

Se houver reencarnação, mil vezes eu queria voltar como médico, trabalhando na saúde. E todos nós precisamos humanizar a saúde. A saúde, infelizmente, cada vez está ficando mais moderna, cada vez está ficando mais aparelhada em exames, e enxergamos o paciente como um número, como uma parte e estamos esquecendo o paciente como um todo, como ser humano. É isso o que está faltando hoje.

Muitas vezes um paciente não precisa de tomografia, de ressonância magnética nem exame muito caro, pois na saúde falta dinheiro, e às vezes, precisamos apenas escutar o paciente por uns 15 minutos. E não é só o médico. É o médico, a enfermeira, a faxineira, a recepcionista, toda a equipe; precisam trabalhar juntos. É isso que está faltando hoje, e está encarecendo a nossa medicina, porque medicina aqui está ficando muito cara, e para dar um exemplo, no Estado há mais tomógrafos do que no Canadá todo.

Precisamos exercer a medicina como no tempo antigo, em que o médico falava com o paciente, deixava o paciente falar. Eu e o doutor Guedes somos formados na França, e a clínica ainda existe, até hoje. Mesmo sendo a medicina pública, 100%, não tem esses exames todos lá. Muitas vezes na minha área, de ginecologia, muitos hoje dentro de uma escola boa, antes de aprender a fazer o exame de toque, pedem ultra-sonografia, virando técnico, não é médico. E isso é ruim para medicina, ruim para o paciente, ruim para o país.

Espero no trabalho de vocês, que nos ajudam tanto, sem vocês não existe medicina. O médico passa meia hora, faz a sua visita, e vocês ficam o dia todo, sábados, domingos, feriados. Por isso, parabéns para vocês, e vamos lutar juntos para minimizar esses problemas de pacientes, dos pobres, que precisam do serviço público, que muitas vezes são tratados com desumanidade na porta de um hospital, na porta de um pronto-socorro e ouvem: você não pode reclamar, está sendo atendido de graça.

De graça? mentira! Ninguém atende ninguém de graça. Todos no serviço público ganham, todo mundo faz concurso, para cada vaga há dez concorrentes, mesmo ganhando pouco não temos o direito de tratar mal o paciente. Isso me magoa muito. Alguns que trabalham no serviço público e no serviço particular, tratam diferente o paciente particular e quando chegam no serviço público não são bem tratados. E esse é o povo que precisa de um pouco de carinho, porque muitas vezes esses pacientes não têm carinho em casa, não têm condições, pois estão desempregados, sem carinho, têm problema sócioeconômicos ou familiares e precisam do nosso apoio.

Sempre falo para o pessoal que trabalha comigo que sempre o paciente tem razão, porque somos nós quem precisamos entender o paciente e não o paciente entender a equipe de saúde.

Contamos com todos vocês para minimizar os problemas do nosso povo que precisa tanto de nós. Acho que é nossa obrigação, como ser humano, quando alguém chega doente ser atendido muito bem. Parabéns, deputado Nelson Salomé, parabéns para vocês e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Tem a palavra o Sr. João Ferreira, apresentador de programas da Rádio Globo, que dará continuidade à nossa sessão.

 

O SR. JOÃO FERREIRA - MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Boa noite, Deputado Nelson Salomé, todos os integrantes da Mesa, Senhoras e Senhores, eu hoje disse no programa que faço, todos os dias pela Rádio Globo, e gostaria de repetir aqui, que me sinto muito honrado e muito orgulhoso de participar desse encontro de todos vocês.

Falo até com emoção, porque há dois anos eu tive um problema sério de saúde. Entrei no hospital com princípio de derrame, na época estava com 37 anos e fui salvo por enfermeiros. A ação dos enfermeiros fez com que eu saísse daquele hospital, depois de quase um mês, sem qualquer seqüela, e graças a Deus posso seguir a minha atividade normal.

Todos vocês aqui hoje, que são enfermeiros, podem ter certeza de que na minha vida, no meu programa, na Rádio Globo, todos os dias, nas minhas orações, vocês serão lembrados para que Deus abençoe a cada um de vocês. Muito obrigado, de coração. (Palmas.)

Quero registrar também, a mensagem do Sr. Governador Geraldo Alckmin, que lamentavelmente não pôde participar da nossa festa, hoje à noite, aqui na Assembléia Legislativa de São Paulo, mas fez questão de enviar um fax dizendo que cumprimenta a todas as pessoas presentes, que sabe da importância do sucesso da festa e que está à disposição, com o seu governo, no que puder ajudar o Conselho Regional de Enfermagem.

Registrada a mensagem do Sr. Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Mais uma mensagem, do deputado Jamil Murad, líder do PC do B , que passo a ler:

“São Paulo, 14 de Maio de 2001

AL/JM/OF. Nº 2001/2001

Prezado Deputado

Parabenizo efusivamente V. Exª. pela brilhante iniciativa de homenagear as enfermeiras e enfermeiros de nosso Estado, esta categoria tão fundamental e imprescindível à sociedade. A saúde é a prioridade máxima e, portanto, devemos reverenciar a nobreza da função dos que se dedicam a lhe dar assistência.

Visto que hoje - Dia Mundial da Enfermagem - estou impossibilitado de reverenciar pessoalmente, da tribuna deste Parlamento, aos estimados colegas enfermeiros, peço a V. Excelência, deputado Nelson Salomé, que o faça por mim.

Augurando pleno sucesso ao evento, despeço-me,

Cordialmente,

Deputado Jamil Murad

Líder do PC do B

Ao Excelentíssimo Senhor

Dr. Nelson Salomé

DD. Deputado Estadual”

 

Registro também a mensagem do presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo, Rui César Alves, que diz que lamentavelmente não pôde estar presente, mas sabe da importância do encontro na noite de hoje aqui na Assembléia Legislativa, na proposta do deputado estadual Nelson Salomé.

Gostaria de chamar também para que possa trazer o seu sentimento, sua mensagem com relação à noite de hoje, o Sr. Alexandre Souza Martins, assessor filatélico e de ação cultural da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

 

O SR. ALEXANDRE SOUZA MARTINS - Exmo. Sr. Dr. Deputado Nelson Salomé, em nome de quem saúdo a todos os deputados desta Casa; Exmo. Sr. Dr. José da Silva Guedes, Secretário de Estado da Saúde; Sra. Ruth Miranda Camargo Leifert, presidente do Conselho Regional de Enfermagem, demais autoridades presentes ou representadas, senhoras e senhores, boa noite.

Os correios sentem-se honrados em homenagear, com o lançamento de um carimbo postal, os profissionais de enfermagem pela comemoração ao seu dia.

Pode a tecnologia criar os mais sofisticados equipamentos hospitalares ou as ciências desenvolverem os mais eficientes medicamentos, recursos que podem salvar muitas vidas, mas sempre será essencial o acompanhamento e o cuidado desmedido, que estes profissionais dedicam diariamente no atendimento aos pacientes.

Há uma característica comum entre os correios e os profissionais de enfermagem: atuar estreitamente junto às pessoas. Temos uma missão essencial na sociedade.

Por isso, a satisfação em participarmos dessa homenagem, através do maior instrumento de divulgação cultural dos correios, que é a filatelia, ou seja, o colecionismo de marcas postais.

Destaco que, este carimbo circulando em correspondências ou inserido em coleções filatélicas nacionais ou internacionais, divulgará de maneira permanente o "Dia Mundial da Enfermagem".

Quero então, convidar para o lançamento do carimbo postal e para receber a sua réplica.

Muito obrigado.

 

O SR. JOÃO FERREIRA - MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Convido o Nobre Deputado Nelson Salomé para o lançamento do carimbo postal e para receber a réplica do carimbo.

* * *

-              É feita a entrega ao Presidente Nelson Salomé.

* * *

 

O SR. JOÃO FERREIRA - MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Convido também o Exmo. Sr. Secretário José da Silva Guedes para o lançamento do carimbo.

* * *

-         É feita a entrega.

* * *

 

Convido também a Sra. Ruth Miranda Camargo Leifert, presidente do Coren, para o lançamento do carimbo.

* * *

-         É feita a entrega.

* * *

Convido também o deputado Pedro Tobias, ao lançamento do carimbo.

* * *

-         É feita a entrega.

* * *

 Convido também o Sr. Antônio Gervásio Rodrigues ao lançamento do carimbo.

* * *

-         É feita a entrega.

* * *

Convido também o Sr. Valdeci Lourenço, Prefeito de Conchal, ao lançamento do carimbo.

* * *

-         É feita a entrega.

* * *

Agradeço ao Sr. Alexandre Souza Martins, que lançou o carimbo dos Correios e Telégrafos, nesta sessão solene, nesta noite, aqui na Assembléia Legislativa.

Neste momento de festa, de confraternização para todos nós, chamo o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem para que possa trazer também o seu sentimento de uma classe que tem o nosso apreço, a nossa admiração e que para ele é motivo de luta todos os dias, sempre por melhores condições de vida e de melhores salários.

Tem a palavra o Sr. Antônio Gervásio Rodrigues.

 

O SR. ANTÔNIO GERVÁSIO RODRIGUES - Exmos. Senhores componentes da Mesa, a data de hoje é um marco para a enfermagem paulista. Trabalhando nas Apaes, nas casas de saúde, asilos, clínicas, estivemos nós, funcionários de enfermagem, incansavelmente cumprindo a nossa missão, por amor ao próximo e por compromisso com a saúde da nossa população.

Não esperávamos reconhecimento oficial, apenas um olhar, apenas um sorriso de gratidão dos nossos pacientes. Apenas um olhar, demonstrando alívio da dor. Apenas o silêncio veemente que diz mais do que mil palavras. Apenas isso é e tem sido recompensa mais do que suficiente para nós.

Mas, quiseram os bons homens desta Casa também prestar a sua homenagem ao nosso humilde trabalho. Preenchendo os nossos corações com genuína alegria, quiseram que a missão diária desses seguidores de Florence Nightingale e Ana Neri fosse agraciada com tão bela demonstração de respeito e consideração.

Em nome de todos os colegas auxiliares e técnicos de enfermagem do Estado de São Paulo, aceito e agradeço esse ato de reconhecimento de nossa profissão, mantendo a promessa prestada em nosso juramento de jamais deixar de socorrer aqueles que necessitam de nossos préstimos. Estaremos sempre lá, sempre que precisarem.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Convido a este microfone a Sra. Ruth Miranda de Camargo Leifert, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem. Queremos também ouvir seu pensamento, sua palavra sobre esta data tão importante para todos nós.

 

A SRA. RUTH MIRANDA DE CAMARGO LEIFERT - Exmo. Sr. Deputado Estadual Dr. Nelson Salomé, Exmo. Sr. Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, demais componentes da Mesa, queridos colegas, caros amigos, 12 de maio de 1820; 20 de maio de 1880. Duas mulheres, nobres de caráter, separadas pelo tempo e pelo espaço, ambas com a única e louvável missão de servir ao próximo - a inglesa Florence Nightingale e a brasileira Ana Neri.

Florence Nightingale, membro da alta sociedade inglesa, interessou-se pela enfermagem enquanto ciência em meados do século XIX e foi a grande responsável pela maior reforma sanitária já vista na Europa daqueles tempos. Foi à Guerra da Criméia e destacou-se como a grande responsável pela diminuição de mortes entre soldados feridos.

A nossa Ana Neri também foi à Guerra - a Guerra do Paraguai. Não foi como grande teórica da enfermagem. Foi, sim, como mulher e mãe, acompanhando marido e filhos, soldados da ocasião. Dedicou-se à enfermagem por amor.

É em nome destas duas grandes personalidades, e de seus milhares de seguidores em todo o país, que estamos reunidos hoje. É em nome dos brasileiros e brasileiras que escolheram dedicar suas vidas à doce tarefa de trazer a saúde de volta aos que padecem de sua ausência, em nome dos brasileiros e brasileiras que escolheram dedicar suas vidas à amarga missão de ver sucumbir a males incuráveis homens, mulheres e crianças, pobres e ricos, sábios e simplórios. É em nome deste imenso batalhão de rostos anônimos, vestidos de branco, que nos colocamos perante esta audiência.

Raros foram os momentos na história da enfermagem brasileira e mundial em que pudéssemos ser testemunhas do reconhecimento e do respeito da sociedade pelo trabalho que desenvolvemos. Raríssimas foram as ocasiões em que a enfermagem foi lembrada com carinho. E ainda hoje, raros são os pais que vêem com orgulho a escolha de uma filha pela profissão. Vítimas de preconceitos infundados, por diversas vezes vimos o nome da enfermagem jogado ao lodaçal da indignidade. Mas, ainda assim e apesar de tudo, jamais nos deixamos abater.

Discípulos que somos dos ensinamentos de Florence Nightingale, enfermeira por convicção, e de Ana Neri, enfermeira por opção, seguimos nossa caminhada profissional aplicando o melhor da ciência enfermagem de Florence, e do sacerdócio enfermagem, como Ana Neri, em prol de cada paciente.

Aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem presentes em cada hospital, em cada asilo, em cada berço de uma nova vida, em cada leito de morte - a todos estes dedicamos esta homenagem.

É em nome destas duas grandes personalidades que estamos hoje aqui,

A grandeza da nossa missão é incomensurável. O gigantismo de nossos atos estão além da percepção humana. O amor com o qual nos lançamos à lida diária é quase religioso.

E é esta convicção que me faz subir a este púlpito e, com orgulho, encher o peito e declarar - sou enfermeira e não há outra coisa no mundo que desejasse ser.

Agradeço, em nome dos 215 mil profissionais de enfermagem do Estado de São Paulo, esta carinhosa homenagem proposta pelo nobre Deputado, Dr. Nelson Salomé, e a toda esta Casa, que acolheu a enfermagem com respeito e consideração, durante esta Semana Brasileira de Enfermagem.

Muito Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Para marcar esta data, gostaríamos de oferecer à Dona Ruth um mimo, que representa nossa gratidão por tudo que esses profissionais fizeram por todos nós, porque já fomos médicos, mas já fomos pacientes. A exemplo do que disse o João, também já tivemos nossos problemas, quando então sentimos a importância da enfermagem. Para Dona Ruth, que desempenhou uma ação decisiva para que o Coren continuasse crescendo a cada dia que passa.

 

* * *

-         É feita a homenagem.

* * *

 

O SR. JOÃO FERREIRA - MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Apenas para registrar a importância do que disse a Ruth aqui há pouco, gostaria de dizer que hoje conversava com alguns coordenadores de vestibulares em todo o Brasil, e diziam-me eles que tem sido cada vez mais difícil preencher todas as vagas disponíveis para enfermagem. É então fundamental o trabalho de cada um de nós. Não podemos deixar de destacar a importância do bem que faz à alma e ao coração o seu serviço, para que vocês sempre tenham condições de trabalho, vendo seus sonhos de implementação da infra-estrutura necessária para a salvação das vidas realizados, em prol de um Brasil que reconheça mais o trabalho de enfermagem feito pelo nosso povo, pela nossa gente.

Gostaria de convidar a este microfone o Sr. José da Silva Guedes, que é Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, que representa aqui o Governador Geraldo Alckmin.

 

O SR. JOSÉ DA SILVA GUEDES - Muito boa noite a todos - a todas e a todos. Quando a gente fala em enfermagem, comumente se fala em “enfermeiras”. Mas na realidade acho que temos um contingente de enfermeiros cada vez maior, que precisamos incluir na nossa saudação. Então: enfermeiros e enfermeiras, queria saudá-los em nome do Governador Geraldo Alckmin. Gostaria de saudar o nobre Deputado Nelson Salomé pela proposição desta homenagem, o nobre Deputado Pedro Tobias, aqui presente, bem como a Dona Ruth e o Sr. Gervásio, além de todos os profissionais de enfermagem aqui presentes.

Pode ser que eu esteja um tanto quanto desatualizado, mas preencher as vagas de enfermagem, como mencionou o João a respeito da reclamação dos organizadores dos exames vestibulares, ainda é uma patologia das nossas escolas oficiais, porque pelo menos durante muito tempo, o currículo e o horário oferecido pelas escolas oficiais para os cursos freqüentemente não permitiam a uma grande parcela da população acesso aos cursos. Mas encontrávamos paralelamente uma grande quantidade de escolas de enfermagem que tinham suas vagas totalmente preenchidas. Não sei se neste momento já se começa a haver menos procura também nas outras escolas.

Formei-me em escola oficial e durante muito tempo fui professor em escola oficial, mas acho que as assim chamadas “outras” escolas garantiram no território brasileiro a formação e a distribuição de enfermeiros no território. Se tomarmos exemplos de cursos de enfermagem nos quatro cantos desta cidade, veremos que são eles que garantem a o candidato de enfermagem que mora nos bairros mais periféricos com condições financeiras mais adversas a possibilidade de acesso à profissão.

Já se falou aqui - o que nunca é bastante - da Florence e de Ana Neri. Talvez até por essa origem um tanto quanto militar da enfermagem, uma se resolvendo por enfrentar a guerra da Criméia, outra acompanhando marido e filhos na guerra do Paraguai, tenhamos um resquício de militarismo na profissão. É o que ouvimos de parte dos nossos colegas médicos. Mas a verdade é que há muitas clínicas de profissionais médicos funcionando razoavelmente bem, enquanto praticamente não se encontram serviços de saúde funcionando bem, se não houver um profissional de enfermagem que garanta o rigor e a qualidade do serviço que se oferece à população.

Temos realmente muita convicção de que pode haver especialistas médicos de enorme saber, mas, se não pudermos contar com o conhecimento científico e técnico de vocês, bem como a disciplina que vocês imprimem aos serviços, raramente poderemos encontrar serviços que garantam realmente um rigor no atendimento à população. Para a gente que fez medicina, a presença de vocês nos hospitais é algo que aprendemos a ver. A atuação de vocês nos ambulatórios e centros de saúde é uma experiência mais nova do que a dos centros hospitalares.

Por outro lado, faz-se hoje essencial para nós a presença do profissional de enfermagem nos programas de saúde da família. Temos dito que ali o profissional de enfermagem tem um papel central na equipe de saúde da família, porque é esse profissional que vai desempenhar um trabalho sério com seus auxiliares, bem como na formação, supervisão e acompanhamento dos agentes de comunidade. Na realidade, é na figura da enfermeira que repousamos a expectativa da humanização que esses programas de saúde da família estão colocando.

A Secretaria da Saúde, nesses últimos anos, tem participado de uma série de parcerias com os profissionais de enfermagem. Uma delas, que eu gostaria de destacar, que é com a Escola de Enfermagem da USP, é na formação de enfermeiras obstetras que, a nosso ver, vão nos permitir resgatar uma prática já um tanto quanto afastada da nossa sociedade, que é o chamado parto normal. Conseguimos introduzir nos hospitais do Estado enfermeiras especializadas em obstetrícia para que elas assuma o cuidado da mulher na hora do parto, obtendo assim nesses locais uma redução substancial das chamadas “taxas” de cesária. Nosso hospital de Guaianazes tem tido em geral de 15% a 18% de taxa de cesária. O mesmo encontramos em vários outros hospitais da periferia, como em Itaim, Itapecerica da Serra, que são alguns hospitais novos que estão incorporando a presença desse novo profissional.

Concluindo, gostaria de destacar a importância que atribuímos a vocês. Venho de uma escola de medicina, a escola da Santa Casa, iniciada em 1963, que portanto já não é uma escola nova, apesar de que quem se formou na USP e ia estudar na Santa Casa sempre visse a USP como a velha escola e a Santa Casa como uma escola nova. Trata-se de uma escola de meia idade nos dias de hoje. Quando decidimos colocar os alunos de medicina já no primeiro ano em contato com os pacientes, para que se avançasse naquilo que hoje chamamos de humanização no cuidado paciente, aprendemos a importância do profissional de enfermagem. Umas das coisas pelas quais mais nos felicitamos é termos no nosso curso de medicina alguns profissionais de enfermagem sendo professores dos nossos alunos desde o primeiro ano, transmitindo-lhes muito mais do que cuidados de enfermagem e técnicas de primeiros socorros, mas transmitindo a eles um cuidado ético com os pacientes, que freqüentemente os nossos profissionais médicos não conseguem desempenhar com a mesma qualidade.

Quero então, em nome do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Saúde, agradecer ao profissional de enfermagem pelo trabalho que realizam pela nossa população. Como já disse o nobre Deputado Pedro Tobias, não há saúde se não dispusermos de uma equipe de enfermagem compondo o conjunto do quadro da saúde. Certamente contamos com vocês, a população brasileira também, para uma revolução que precisamos levar a cabo no sentido de evitar a violência que ocorre nos serviços de saúde pela forma do atendimento que às vezes se presta. Para essa humanização vamos precisar muito de vocês.

Parabéns a vocês. Parabéns ao nobre Deputado Nelson Salomé pela homenagem.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO FERREIRA - MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - - Quero agradecer mais uma vez ao Sr. Secretário José da Silva Guedes pelas suas palavras. Antes de devolver a palavra ao Deputado Nelson Salomé, que preside esta sessão, gostaria de dizer duas coisas. Que faço questão absoluta, pela gratidão que tenho por todos vocês, pela profissão de vocês, de colocar o programa que faço na Rádio Globo à disposição de vocês. Já temos uma relação mais estreita com as secretarias, como por exemplo com o Secretário da Saúde. Mas coloco à disposição da Ruth, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem, do Gervásio, Presidente do Sindicato. No que eu puder ser útil, no que o meu programa puder ajudar no trabalho e na luta de vocês, podem usá-lo como extensão do coração de cada um. E quero ainda pedir uma salva de palmas para o nobre Deputado Nelson Salomé, que amanhã completa mais um ano de vida. É uma pessoa que desde que conheci se tem mostrado uma referência pelo seu caráter, pela sua correção, durante tantos anos, trazendo tantas crianças ao mundo. Ele é um exemplo para todos nós. Tenho muito orgulho de ser seu amigo e sinto-me muito honrado por participar esta noite desta sessão presidida por ele. Sei que ele tem muita admiração, seja como médico, seja como deputado, pelo trabalho de cada um de vocês. Tenha um aniversário muito feliz. Tenha muitos anos de vida, porque precisamos ainda muito da sua atividade.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - NELSON SALOMÉ - PSDB - Quero agradecer ao João pela sua magnífica apresentação. Já o conhecemos há tempo e sabemos da sua capacidade como apresentador de rádio e televisão. Nossa gratidão por essa amizade e pedimos a Deus que continue por muito tempo.

Nossa gratidão também ao Dr. Guedes, nosso amigo que sempre tem nos atendido com a máxima boa vontade, que tem atendido as cidades que representamos. Temos orgulho de poder contar com sua presença aqui. Sabemos das dificuldades que ele enfrentou hoje, tendo de suspender vários compromissos para que aqui estivesse. Tenho certeza de que fez isso, como já manifestou em suas palavras, em reconhecimento, como Secretário de Estado, por tudo que o enfermeiro, o auxiliar de enfermagem, o técnico de enfermagem prestaram e continuam prestando ao nosso Estado. Muito obrigado, Dr. Guedes. Que o senhor continue sempre com saúde para a felicidade de todos nós paulistanos.

Gostaria de fazer um parênteses para também falar da minha cidade, aqui representada por um número bem considerável de enfermeiros aqui representados, dentre outros, pela coordenadora da nossa Faculdade de Enfermagem, Sra. Rosa Aparecida Pavan Bison, e também pela Sra. Ivana Maria Passini Sodré Siviero, professora da escola.

Queremos hoje falar à dona Ruth Miranda de Carvalho Leifert, à Sra. Vanderli de Oliveira Dutra, vice-presidente, à primeira secretária Akiko Kanazawa, à segunda secretária Maria Antônia de Andrade Dias, à 1ª tesoureira Magdália Pereira de Souza, à 2ª tesoureira Aldajiza Carvalho dos Reis e renovar nossos agradecimentos por tudo que fizeram.

Quero também fazer minhas as palavras do nosso Secretário e do nobre Deputado Pedro Tobias, médico, como já dissemos, agradecendo pelas suas presenças. Agradeço à dona Ruth, por tudo que já falou. É um orgulho para nós estarmos aqui homenageando mais de 200 mil profissionais da área da saúde. Agradeço a essa diretoria e difícil seria falar por tudo que já vimos de seus trabalhos. Mas ficamos muito sensibilizados pelo trabalho que vêm desenvolvendo não só pelos pacientes, mas por toda essa classe na garantia dos seus direitos e na efetividade das responsabilidades e dos deveres éticos de cada um, entendo qual seu papel na sociedade.

Há gente que fala que um “tapinha” não dói. Mas a afronta moral dói e deixa marcas profundas. Se não fosse o trabalho sério dessa presidência, da dona Ruth, da sua diretoria, com certeza certos canais de televisão ainda estariam colocando a enfermagem numa situação bem incômoda, em que nenhum de nós - médicos, pacientes, seres humanos racionais - gostaria de vê-la. Mas graças ao trabalho firme dessa diretoria esses canais se calaram. E hoje estamos aqui para falar do apreço que a enfermagem merece da parte de todos nós.

Nosso muito obrigado pela presença de todas as senhoras e senhores enfermeiros, bem como de todos aqueles que, mesmo não sendo da categoria, aqui vieram para conosco prestar essa homenagem. Agradeço ao nosso amigo - e em seu nome agradeço a presença de todos os prefeitos que já estiveram aqui anteriormente - Valdeci Lourenço, Prefeito de Conchal, que também está prestigiando esta solenidade. Como prefeito responsável pela saúde, sabe ele que, graças à municipalização, o SUS vem dando um atendimento muito bom, bem diferente do que se via há alguns anos atrás. E sabe também, portanto, quanto é importante o trabalho da enfermagem.

Como disse que um “tapinha” não dói, quero cumprimentar a Exma. Juíza Dra. Tânia Marangoni Zauiu, que teve a coragem de colocar essas pessoas nos seus devidos lugares.

Antes de encerrar esta sessão, quero convidá-los para um coquetel, que será servido graças a uma gentileza toda especial do Coren, que organizou uma festa para recepcioná-los, pela qual também agradecemos em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Quero agradecer Presidente desta Casa, nobre Deputado Walter Feldman, que aqui esteve presente além de nos ter oferecido todas as condições para que esta sessão se realizasse. Agradeço também ao Gervásio, que é Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, que complementam o trabalho dos enfermeiros. Agradeço ao Cerimonial e aos funcionários desta Casa, à minha assessoria, que também colaboraram para este acontecimento. Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel no Hall Monumental.

 

Está encerrada a sessão.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 25 minutos.

* * *