12 DE ABRIL DE 2004

10ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 36º ANIVERSÁRIO DO SEGMENTO DAS SENHORAS ASSOCIADAS ÀS IGREJAS BATISTAS

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 12/04/2004 - Sessão 10ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

HOMENAGEAR O 36º ANIVERSÁRIO DAS SENHORAS ASSOCIADAS DAS IGREJAS BATISTAS - SAIBRES

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o Senhor Presidente Sidney Beraldo, proponente desta solenidade, está ausente em decorrência de audiência  com o Sr. Governador, no Palácio dos Bandeirantes. Anuncia as autoridades presentes e comunica que esta sessão solene tem por finalidade homenagear o 36º aniversário das Senhoras Associadas das Igrejas Batistas - SAIBRES. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Narra as origens da entidade.

 

002 - NAIR FERREIRA DE SOUZA

Associada da Saibres, agradece a homenagem e diz sobre as dificuldades do trabalho da entidade.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia apresentação musical.

 

004 - WAGNER DO AMARAL

Presidente da Associação das Igrejas Batistas Regulares, discorre sobre a motivação que leva estas senhoras a ajudar o próximo.

 

005 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia número musical.

 

006 - ROSIRIS FERREIRA

Presidente da Saibres, tece considerações sobre a entidade e seu trabalho à  frente desta.

 

007 - PASTOR DORIVALDO

Faz uma oração.

 

008 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia apresentação musical.

 

009 - ROSIRIS FERREIRA

Procede à entrega de placa comemorativa ao Presidente Sidney Beraldo, representado neste ato pela Senhora Deputada Rosmary Corrêa.

 

010 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Discorre sobre o trabalho da Saibres na recuperação de menores infratores na Unidade da Febem do Tatuapé. Faz agradecimentos a todos que colaboraram com o êxito da sessão. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Esta Sessão Solene é para homenagear o 36º Aniversário das Senhoras Associadas das Igrejas Batistas. E, para a Presidência desta Sessão Solene, recebemos neste momento a Ex.ma. Deputada Estadual Rosmary Corrêa.

Convidamos também a Sra. Rosiris Correia Ferreira, presidente da Saibres; Sr. Pastor Wagner do Amaral, presidente da Associação Batista Regular do Sudeste e da Associação das Igrejas Batistas Regulares; Sr. Pastor Dorival de Oliveira Soares, presidente da Associação Batista Regular do Brasil e a Sra. Mara Silva Santos, vice-presidente da Saibres.

 

A SRA. PRESIDENTE ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência gostaria de cumprimentar a todos na paz do Senhor e informar que esta Sessão Solene foi solicitada pelo nosso Presidente, Deputado Sidney Beraldo, que não pôde aqui se encontrar tendo sido chamado pelo Sr. Governador Geraldo Alckmin ao Palácio.

Tenho certeza de que o Deputado Sidney Beraldo deve estar com o coração na mão esperando que rapidamente possa se desobrigar desse chamado lá no Palácio para poder, com certeza, estar aqui com as senhoras e os senhores nesta Sessão Solene feita em razão do 36º Aniversário da Saibres. Mas, em nome dele, como Deputada desta Casa, gostaria de dar as boas-vindas a todas as senhoras e senhores.

Gostaria de agradecer especialmente à Sra. Rosiris Correia Ferreira, presidente da Saibres; Pastor Wagner do Amaral, presidente da Associação Batista Regular do Sudeste e da Associação das Igrejas Batistas Regulares; Sr. Pastor Dorival de Oliveira Soares, presidente da Associação Batista Regular do Brasil; Sra. Mara Silva Santos, vice-presidente da Saibres; Vereador Diniz Lopes, presidente da Câmara Municipal de Mauá; Pastor Alfredo Celso Ferreira; Pastor José Carneiro, da Igreja Batista do Renovo Éfeso; Pastor Milton Calazans; Pastor Ken Snare; Pastor Roberto Brito, presidente da Ordem dos Pastores Batistas Regulares; Sra. Rénny Snare; Rosemeire Monteiro Carneiro, secretária executiva da União Evangelizadora Feminina Batista Nacional; Sra. Yumi do Amaral; Sra. Veralice Souza Cunha; Sra. Maria Luzineide de Lima Freitas, primeira secretária da Saibres; Sra. Ana Helena de Souza; Sra. Joana D’Arc Machado Souza; Sra. Sueli Melo dos Santos; Sra. Regina Helena Andrade, primeira tesoureira da Saibres e Sra. Nair Ferreira Souza.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Luís Ricardo Gomes.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência agradece ao 2º Tenente Músico PM Luiz Ricardo Gomes e, em nome dele, a toda a Banda da Polícia Militar.

É um prazer muito grande para esta Assembléia poder participar da comemoração do 36º Aniversário das Senhoras Associadas das Igrejas Batistas. Permitam-me, aqui, manifestar minha alegria, enquanto mulher, de pode participar desta homenagem a mulheres maravilhosas, que há 36 anos começaram a se reunir, inicialmente de maneira informal, e, já a partir das primeiras reuniões, começando a trabalhar em projetos sociais para auxiliar as pessoas mais carentes. Há 36 anos, portanto, um grupo de esposas de pastores e missionários começou a fazer as primeiras reuniões. Em seguida, essas mulheres acabaram trazendo as esposas freqüentadoras da igreja, e hoje a Saibres completa 36 anos de vida.

Gostaria de passar a palavra para a Sra. Nair Ferreira de Souza.

 

A SRA. NAIR FERREIRA DE SOUZA - Boa noite a todos os presentes. É um prazer ser usada pelo nosso Deus através da Saibres. Saibres é missão, que começou no coração de Deus. Estamos aqui, mulheres, sim, mulheres de Deus, trabalhadas, preparadas, mudadas, para que pudéssemos fazer diferença nesta sociedade. Estou muito contente por poder estar aqui com vocês.

Sendo homenageadas, a glória de Deus, o nosso trabalho com certeza é árduo. Mas é maravilhoso saber que podemos ser usadas por um Deus maravilhoso, que nos ama. E isso é Saibres. Saibres está no meu coração. Saibres somos nós, mulheres de Deus. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria de, neste momento, anunciar a presença do Pastor Duvanir Costa, Presidente da Igreja Batista Nacional em Mauá.

Teremos agora um momento de enlevo, quando estaremos apreciando a apresentação do coral Ebenezer, da Igreja Batista Nacional, sob a regência de Marlene, das músicas “Seja bendito” e “Coroai”, de autoria de Claire Kroninger e Dom Muin, em homenagem ao 36º aniversário das Senhoras Associadas das Igrejas Batistas.

 

A SRA. MARLENE - Podermos, juntamente com nossos irmãos e irmãs, adorar ao Senhor nesta noite. Na verdade, o nosso coração está cheio de gratidão. Queremos louvar ao Senhor pela oportunidade de estarmos aqui, congratulando-nos com as nossas irmãs por 36 anos abençoados. É uma alegria muito grande.

Somos do Coro Ebenézer, somos formados pela Igreja Batista Nacional em Mauá e a Igreja Batista de Vila Magini. Nosso louvor é para a honra e glória do Senhor.

 

* * *

 

-         São executados números musicais.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Queremos cumprimentar o Coral Ebenézer da Igreja Batista Nacional, sob a regência de Marlene Gremel Mayer e dizer da nossa felicidade por poder ouvi-los.

Esta Presidência concede a palavra ao Pastor Wagner do Amaral, Presidente da Associação das Igrejas Batistas Regulares.

 

O SR. WAGNER DO AMARAL - Trinta e seis anos de ministério, trinta e seis anos de encontros, de reuniões, trinta e seis anos de projetos que tanto beneficiaram outras pessoas, outras famílias e até mesmo outros ministérios.

A minha pergunta é: qual é a motivação? A nossa palavra, neste momento, tem o propósito de nos levar à reflexão da motivação do nosso viver, do nosso agir, do nosso trabalhar e também da nossa omissão em determinados momentos. O que nos motiva? Por que assumimos essa condição? Por que agimos e reagimos dessa forma? Por que escolhemos viver o estilo de vida cristão? Por que essa obsessão pela santidade? Por que o cuidado com a ética e o bem-estar do próximo?

Todo homem precisa - e sabemos disso - olhar para si mesmo. Todo homem precisa de motivação para viver, sonhar, lutar, conquistar e aproveitar da sua conquista. A pergunta é: o que nos motiva a tais investidas? O que funciona como combustível de nossa vida? Creio que a resposta é Deus. Exatamente aquele de quem mais se cobra, mesmo sem entendê-lo; o nome mais pronunciado, mesmo que levianamente; o mais crido, como também o mais perseguido; o mais insultado, como também o mais agradecido e amado.

Deus. Tão falado e, ao mesmo tempo, desconhecido; tão requisitado e, ao mesmo tempo, ignorado. É predominante a inclinação do homem - e vemos isso no relacionar e quando somos honestos em nosso pensar, em nosso refletir é predominante a inclinação do homem tornar Deus à sua própria imagem e semelhança, desprezando a sua vontade, seus princípios revelados a nós por sua palavra.

O que nos motiva parece trilhar caminho oposto desta realidade. Estamos centrados no mesmo ideal, e esse ideal é o de servir a Deus com tudo o que somos e com tudo o que temos. Diria, então, que o tema desta palavra poderia ser: “Por Ele e para Ele sempre. Por Deus e para Deus sempre.”

No Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos 13 a 16, temos um trecho da pregação de Jesus Cristo tão conhecido como “Sermão do Monte”. Temos da parte de Deus a seguinte palavra, Jesus Cristo dizendo: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta se não para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre o monte, nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim, brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos Céus”.

Temos duas figuras nesse texto que trazem um mesmo ensinamento, a mesma exortação. Temos também o objetivo de tudo isso para nós. No versículo 13, falando a seus discípulos, Jesus Cristo os identifica como sal da terra. O sal é um conhecido nosso, serve tanto para condimentar como para conservar. A idéia é a de que seus seguidores devem servir como preservadores da ordem na sociedade dos princípios de Deus, para o seu bem-estar e também servir com estilo de vida que dê sabor. Não que salgue, estragando a comida, mas sim realçando o sabor da alegria, do amor, da paciência, do perdão, do domínio próprio, enfim, de tudo o que vem de Deus para o bem-estar do homem.

É digna de atenção a observação no texto nesse versículo 13 quando diz: “Se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor?” Uma pergunta que sugere uma resposta negativa. “Para nada mais presta se não para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” O cloreto de sódio, o sal, em estado puro, não deteriora. Mas misturado com outros elementos pode perder seu caráter distintivo e tornar-se inútil para qualquer coisa. A idéia básica desse primeiro versículo é que se o Cristianismo, por meio do Evangelho, não funcionar como deve, como o mundo, de modo geral, poderá receber qualquer coisa boa da graça de Deus? Por isso a exortação para que o crente santificado, para que o discípulo de Jesus Cristo, para aquele que tem um relacionamento com Ele e busca viver de acordo com sua vontade possua a realidade daquilo que professa e influencie positivamente aqueles com quem convive.

Mas nos versículos 14 a 16 temos a segunda identificação de Jesus Cristo para seus discípulos. Além de sal da terra, ele os chama de luz do mundo. Jesus Cristo usa aqui a figura da candeia: “Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder a cidade edificada sobre o monte, nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire.” Ele usa a figura da candeia destacando a qualidade da luz que somos.

É verdade, todos nós somos inteligentes, todos podemos pensar, refletir, tomar decisões. Cada um de nós tem seus talentos. Aqueles que são do Senhor recebem seus dons espirituais. Podemos contribuir para a vida dos outros, mas o que esse texto nos mostra é que não temos luz própria, mas sim a luz de Deus em nós; refletimos a luz de Deus.

O apóstolo João afirma no seu Evangelho, João 1, versículo 9, que Jesus Cristo é a verdadeira luz que ilumina a todo homem. Por isso o apóstolo Paulo, no Livro aos Filipenses, capítulo 2, versículo 15, diz que devemos nos tornar irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta na qual devemos resplandecer como luzeiros do mundo. Somos reputados luzes porque participamos da luz que vem da fonte luminosa, que é Cristo. Nós refletimos a luz de Deus. É por isso que no versículo 16 Jesus afirma: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Vejam as nossas obras e glorifiquem a Deus.

Nós iluminamos quando trabalhamos sim em prol do próximo. Nós iluminamos quando ajudamos o necessitado; nós iluminamos quando cumprimos com as nossas responsabilidades; nós iluminamos quando amparamos o oprimido, quando bradamos contra a injustiça e lutamos contra a desigualdade. Mas nós iluminamos, acima de tudo, quando compartilhamos o Evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de todo homem. Quando revelamos a iniqüidade natural do homem, a sua tendência ao pecado, mas em contrapartida também revelamos a Graça de Deus doando-nos o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Quando realçamos a beleza de Deus em suas misericórdias presentes em nosso pensar, em nosso falar e em nosso agir. Quando vivemos a vida que o Senhor tem para nós, testemunhamos um Deus vivo, presente, que ouve, que sente, que se alegra e se entristece também; um Deus justo e também gracioso.

Quando o combustível de nossa vida é Deus, quando a motivação em nossa vida é Deus, tornamo-nos naturalmente sal da Terra e luz do mundo, porque somos o que fazemos, é por Ele e para Ele e esta deve ser a razão absoluta do nosso proceder, esta deve ser a única motivação em nosso ser. Que Deus nos abençoe!

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Ouviremos agora a apresentação musical especial do Pastor Ken e Renny Snare.

 

* * *

 

-         É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Esta Presidência, neste momento, concede a palavra à Sra. Rosiris Ferreira, Presidente das Senhoras Associadas Batistas Regulares do Estado de São Paulo.

 

A SRA. ROSIRIS FERREIRA - Como sempre, para mim é uma alegria muito grande, estou muito à vontade aqui porque estou diante de Deus e do povo de Deus. Quero agradecer muito a presença das Igrejas, dos pastores e das autoridades presentes.

Esta oportunidade que Deus nos deu é um privilégio muito especial. Dentro de uma Casa em que se fala de leis, falar da Lei de Deus é um privilégio muito grande porque essa é a lei suprema, é aquela que Deus deixou especialmente para nós, é aquela que vai fazer o efeito no nosso país, nos nossos governantes. É ela que vai recuperar os dependentes químicos; é ela que vai dar um novo sabor a este mundo. É a palavra de Deus; é Deus nas nossas vidas.

Esses 36 anos têm sido de lutas, de vitórias e, principalmente, um tempo muito bom de união entre nós. Temos uma coisa muito forte entre nós. Elas vão rapidamente saber do que estou falando porque parece um trabalho de formiguinhas: é uma a uma cooperando, fazendo-se presente, contribuindo, fazendo a sua parte, orando e, juntas, fazemos a Saibres. É tão bom saber que não é só uma entidade, mas são pessoas, são senhoras associadas, são pessoas que fazem a diferença, são pessoas que, um dia, Deus transformou suas vidas e elas estão se colocando à disposição do Senhor para serem mulheres que fazem a diferença na sociedade.

Agradeço muito a Deus por esta oportunidade. A nossa sigla diz: Senhoras Associadas das Igrejas Batistas Regulares. Assim como a Palavra de Deus diz, em Eclesiastes, que o cordão de três dobras é mais resistente, juntas, somos a Saibres. A minha alegria é estar presidindo essas mulheres, estar à frente de um projeto que vem do coração de Deus, um projeto que não saiu de uma mera reunião de mulheres, mas sim do coração de Deus porque estamos priorizando pregar a Palavra e edificar vidas. Esse é o nosso intuito: pregar a Palavra de Deus, edificar a vida das mulheres em todo o nosso país.

Parabenizo as Irmãs e agradeço muito a esta Casa, que nos abriu a oportunidade de estarmos juntas, dizendo “até aqui nos ajudou o Senhor.” A palavra de Deus diz: “Ebenezer”, que significa “até aqui nos ajudou o Senhor.”

Muito obrigada! Obrigada às irmãs, obrigada aos pastores presentes e às autoridades! A Palavra de Deus nos diz que para termos uma vida quieta e uma nação em paz é preciso que nós, povo de Deus, oremos pelas nossas autoridades. Eles precisam da nossa oração; eles precisam do Evangelho de Jesus Cristo em suas vidas, que vai transformar, que vai tirar todo o pecado e vai dar-lhes uma nova vida.

Quero convidar o Pastor Dorivaldo para orar pelas nossas autoridades e pelo nosso Presidente.

 

O SR. PASTOR DORIVALDO - Peço para que todos se coloquem em pé, para esta oração:

“Oh, Deus amado, nosso querido pai!

Estamos, neste momento, agradecendo ao Senhor pela existência da SAIBRES, por esses 36 anos de lutas. Quantas bênçãos, quantas irmãs, quantos lares, quantos missionários foram grandemente abençoados pelos estudos que foram ministrados ao longo desses anos!

Crescemos, oh Deus, olhando a mão do Senhor abençoando essas irmãs e a liderança desse trabalho.

Estamos nesta noite reservando estes momentos para rendermos ao Senhor nossas mais altas aleluias.

Louvado seja o teu nome, oh Deus, pela graça e pelo amor do Senhor derramando sobre as nossas vidas!

Estamos, também, suplicando a bênção e a direção do Senhor por cada político, cada parlamentar, cada uma das Senhoras, oh Deus, que também estão imbuídos e imbuídas, oh Deus, de ministrarem as leis, de observarem as discrepâncias e procurarem dar o melhor conforto social possível. Pedimos que o Senhor esteja abençoando-os, de uma maneira geral. Oramos também para que os seus corações possam estar se inclinando a Deus, à palavra do Senhor, buscando a tua sabedoria para, à sombra do teu ensinamento, serem gigantes, oh Deus, na condução de homens. Dê a cada um deles um coração voltado para o Senhor. Que se espelhem, oh Deus, nas leis santas que brotaram do coração do Senhor. Chegaram até as nossas mãos, para que possamos não somente lê-las e apreciá-las, mas também aplicá-las em nossas vidas.

Obrigado a Deus porque eu sei que foram abertas essas portas com o esforço de alguns. Estamos te agradecendo por cada uma dessas pessoas, dessas autoridades que se esforçaram para ceder-nos este espaço. Que o Senhor os abençoe. Em nome de Jesus é que oramos e agradecemos. Amém. Obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Ouviremos agora mais uma apresentação musical da Sra. Yumi do Amaral.

 

* * *

 

-         É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Neste momento a Sra. Rosiris Ferreira, Presidente da Saibres, fará a entrega de uma placa de prata ao Deputado Sidney Beraldo, Presidente desta Casa, em agradecimento pela convocação desta Sessão Solene. Esta placa será entregue à Deputada Rosmary Corrêa (Palmas.)

 

* * *

 

-         É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradeço em nome do nosso Presidente, Deputado Sidney Beraldo e com certeza farei chegar as suas mãos esta homenagem.

Sra. Rosiris, Presidente da Saibres; Pastor Wagner do Amaral; Pastor Dorival de Oliveira Soares; Sra. Mara; Vereador Diniz Lopes; meus irmãos; minhas irmãs; autoridades presentes; as coisas não acontecem por acaso. Deus opera na vida das pessoas. Esta sessão solene foi solicitada pelo nosso Presidente, Sidney Beraldo, com muito amor. Mas, infelizmente, Deus quis - e tenho certeza porque Ele sabe aquilo que deve acontecer - que o Deputado Sidney Beraldo não pudesse estar aqui hoje. E deu a esta Deputada este momento maravilhoso de presidir esta sessão solene em homenagem a Saibres.

Conversava com a Rosiris antes do início da nossa sessão.

Durante a minha vida profissional, tive oportunidade de, por várias vezes, dar testemunhos daquilo que Deus faz na vida das pessoas. Como Delegada de Polícia no meu trabalho de 1ª Delegada de Polícia da Delegacia da Defesa da Mulher, tive oportunidade de conviver com verdadeiras misérias humanas, com verdadeiras tragédias que aconteciam dentro dos lares, entre as famílias. E tive oportunidade de contar com o apoio e a colaboração, muitas vezes, do povo de Deus auxiliando a resolver conflitos, orientando, ajudando, abrindo corações e operando mudanças na vida das pessoas, o que muito ajudava a nossa parte profissional, enquanto delegada, no atendimento de mulheres humilhadas, de mulheres violentadas física e sexualmente.

Posteriormente, já como Deputada, durante dois anos exerci o cargo de Secretária de Estado da então Secretaria do Menor, hoje Secretaria do Desenvolvimento Social. De 92 a 94 tive oportunidade de estar à frente desta Secretaria, que tinha a Febem. Em 92, a Febem havia acabado de sair da sua primeira grande rebelião e nós iniciávamos um trabalho na Secretaria praticamente voltado a atender a gravidade do problema dos adolescentes infratores da unidade da Febem do Tatuapé. Contei também a Rosiris que estando no meu gabinete logo no início da minha gestão como Secretária, foi solicitada uma audiência por alguns pastores evangélicos. Atendidos por mim, vieram me pedir autorização para trabalhar junto aos adolescentes infratores da Febem do Tatuapé.

Confesso que fiquei profundamente surpresa: um pedido para trabalhar junto aos adolescentes infratores. Quem tinha de pedir era eu, não eles. Eu é que precisava daquela ajuda. Mas fui informada, ao manifestar a minha surpresa, que era proibida a entrada deles na Febem do Tatuapé. Imediatamente - vejam como Deus opera na vida das pessoas - mudamos essa situação. Criamos, dentro da Febem do Tatuapé, uma Congregação Cristã.

Durante os dois anos em que estive à frente da Secretaria, em cada final de semana tínhamos na Febem cerca de 700 a 800 evangélicos e suas famílias, que iam lá levar a palavra de Deus àqueles adolescentes infratores. Iam mostrar àqueles garotos que ali estavam abandonados, muitas vezes pela família e pela sociedade, que tinha alguém que gostava deles, que alguém lá em cima sabia que eles existiam, que acreditava na recuperação deles e que eles podiam melhorar e voltar à sociedade e serem homens que dessem orgulho à comunidade em que viviam.

Acompanhei muito de perto este trabalho dentro da Febem. Tínhamos ali uma capela, que durante esta reunião da primeira rebelião de setembro de 92 foi totalmente destruída. E com a ajuda dos irmãos evangélicos, trabalhando junto com os adolescentes infratores - os mais graves - recuperou-se aquela capela. E no prazo de três meses, realizamos ali um culto evangélico.

Estivemos ali com todos os funcionários da Febem, com todos os assessores e assistentes da Secretaria, com os familiares dos adolescentes infratores, aqueles que haviam cometido as infrações mais graves.

Dou neste momento o meu testemunho da transformação, que foi operada num prazo curtíssimo, naqueles adolescentes; a fisionomia, a expressão desses adolescentes, a mudança que foi operada em cada um deles. Não precisamos de segurança para estar no meio deles. Ouvimos cantarem os hinos de louvor, ouvimos colocarem para fora a sua felicidade e satisfação por estar louvando a Deus. Aquilo emocionou a todos quanto estavam ali. E durante os dois anos que tive a oportunidade de ser Secretária, tendo a Febem como subordinada a minha Secretaria, não tivemos nenhuma rebelião. Passamos momentos de paz e tranqüilidade.

Vi adolescentes infratores recuperados e acompanhei essa recuperação; ninguém me contou que isso havia acontecido. Pessoalmente, acompanhei a vida de muitos adolescentes que foram recuperados dentro daquela instituição. Acompanhei o trabalho maravilhoso realizado pelo povo de Deus.

Hoje, tenho oportunidade de estar aqui substituindo o nosso Presidente Deputado Sidney Beraldo nesta sessão solene que comemora os 36 anos da Saibres, que faz um trabalho maravilhoso. O pouco que conheço - porque, infelizmente, Rosiris, conheço pouco, mas garanto que vou procurar conhecer mais - já dá para avaliar aquilo que as senhoras fazem. E o orgulho - me perdoem os homens presentes - enquanto mulher, de ver essas mulheres maravilhosas que se doam para ajudar os mais carentes. O trabalho de recuperação de dependentes químicos é um dos mais lindos que tive oportunidade de acompanhar e novamente dou um testemunho: os únicos lugares em que vi que realmente houve recuperação foram em entidades coordenadas e dirigidas pelo povo de Deus, dirigidas por evangélicos. Ali também vi recuperação e louvo a Deus por isso, por esse trabalho maravilhoso que é feito.

Sei que a Saibres tem um trabalho voltado para a recuperação de dependentes químicos e peço a Deus que continue iluminando a todas essas senhoras que fazem esse trabalho. Que continue dando a todas os instrumentos necessários para ajudar essas pessoas que tanto necessitam desse apoio e dessa ajuda. Que Deus possa abençoar grandemente a cada uma dessas mulheres maravilhosas - e a sua Presidente - para que elas tenham sempre muita força, muita coragem e muita vontade no desenvolvimento do trabalho a que se propuseram e que Deus colocou no seu caminho, porque, como eu disse, nada acontece por acaso. Todos nós temos a nossa missão. E as mulheres da Saibres cumprem a missão que Deus colocou no caminho de cada uma.

Que Deus possa abençoar grandemente a todos os que estão aqui nesta noite e operar na vida de todos as transformações necessárias para que todos possam ter saúde, alegria e força para enfrentar as dificuldades comuns e naturais na vida de cada um de nós, seres humanos.

A diferença está em sabermos enfrentar essas dificuldades, confiantes em Deus, confiantes na sua ajuda, confiantes na sua proteção, com um sorriso no rosto e a certeza de que, sem dúvida, com a ajuda dele venceremos.

Deus abençoe a todos e que possa fazer com que a Saibres complete mais 36, mais 36 e mais 36 anos de vida prestando esse serviço maravilhoso àqueles que necessitam do seu trabalho. Parabéns, Rosiris, pelo trabalho. Dando os parabéns a você, cumprimento a todas as mulheres maravilhosas que fazem parte da Saibres. (Palmas.)

Esgotado o objeto desta sessão, antes de encerra-la, quero cumprimentar, mais uma vez, a nossa maestrina Marlene Gremel Mayer e o Coral Ebenézer, da Igreja Batista Nacional; o Pastor Ken Snare e Rénny Snare pela maravilhosa apresentação e a Yumi do Amaral que nos brindou com essa música maravilhosa.

Agradecendo a todos, a todos os funcionários desta Casa e a todos aqueles que com suas presenças colaboraram com o êxito desta sessão, damos por encerrada esta sessão solene. Deus nos acompanhe. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 25 minutos.

 

* * *