http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

26 DE MARÇO DE 2012

010ª SESSÃO SOLENE EM homenagem AO “ROTARY CLUB DA CIDADE DE SANTOS PELOS SEUS 85 ANOS DE FUNDAÇÃO”

 

Presidente: TELMA DE SOUZA

 

 

RESUMO

001 - TELMA DE SOUZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento da Deputada Telma de Souza, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Rotary Club da Cidade de Santos pelos seus 85 anos de Fundação". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por diversas autoridades. Informa que esta sessão deve ser transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna. Informa que o Rotary Club de Santos foi o terceiro criado no Brasil, em 1917. Recorda atividades da entidade quando prefeita de Santos e ações sociais voltadas para a alfabetização e combate à poliomielite. Destaca o lema "dar de si, antes de pensar em si". Cita os princípios de solidariedade humana em casos de catástrofes. Lembra que a entidade tem assento permanente na ONU. Enfatiza a expansão internacional do Rotary, a partir do Canadá. Recorda e lembra a memória de Paulo Viriato Corrêa da Costa, pelos seus 44 anos de vida rotariana, chegando a ser presidente internacional em 1990. Faz agradecimentos a vários amigos do Rotary, que acompanharam a sua atuação pessoal, como prefeita e parlamentar. Presta homenagem, com a entrega de placa ao Sr. Charles Ferreira Dias, presidente do Rotary Club de Santos; e entrega de flores às esposas dos Srs. Henrique Camilo de Lellis, Charles Ferreira Dias e Edmundo Ribeiro de Mendonça Neto.

 

002 - CHARLES FERREIRA DIAS

Presidente do Rotary Club de Santos, saúda a Deputada Telma de Souza. Dá conhecimento da estrutura administrativa do Rotary, que tem cerca de um milhão e 200 mil sócios. Fala da prestação de serviços humanitários. Enfatiza os princípios éticos e a busca pela paz mundial; o propósito de erradicar o analfabetismo, lutar contra a fome e buscar melhorias ao meio ambiente. Comenta ações de intercâmbio cultural. Relembra a memória do presidente internacional Paulo Viriato Corrêa da Costa. Informa o lançamento, em 29/02, da obliteração de selo alusivo à data, na sede dos Correios, em Santos.

 

003 - Presidente TELMA DE SOUZA

Reitera o significado da homenagem ora prestada, ao falar do reconhecimento deste Legislativo pelo trabalho do Rotary. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Telma de Souza.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE – TELMA DE SOUZA - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. Presidente - TELMA DE SOUZA - PT - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

As autoridades aqui presentes que compõem a Mesa principal desse nosso ato são: Sr. Charles Ferreira Dias, Presidente do Rotary Club de Santos; Edmundo Ribeiro de Mendonça Neto, decano do Rotary Club de Santos; Henrique Camilo de Lellis, Governador do ano rotário 2000/2001 do Distrito 440; e por fim, por ser provavelmente a mais importante, a Sra. Ana Lúcia Anel dos Santos, esposa do Presidente do Rotary Club de Santos, Charles Ferreira Dias.

Compõe a nossa mesa complementar uma série de autoridades do Rotary Club, que eu declinarei após o início da nossa cerimônia.

Senhoras e Senhores, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo dessa casa, nobre Deputado Barros Munhoz, e foi aceita por unanimidade, atendendo a solicitação desta Deputada, com a finalidade de homenagear o Rotary Club da cidade de Santos pelo seu 85º aniversário.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. Presidente - TELMA DE SOUZA - PT - Nossa mesa complementar é formada pela Sra. Maria Lúcia Prandi, sempre Deputada pela nossa região; pelo Sr. Flávio Farah, 1º Governador do Distrito 4420, 1991/1992; pelo Sr. José Luiz Fonseca, Governador do Distrito 4420, 2007/2008; pelo Sr. Marcos Franco, Governador do Distrito 4420, 2010/2011; pelo Sr. José Alfredo Pretoni, Diretor RI de 1995 a 1997; Sr. Marcos Zanardi, Governador indicado 2013/2014; Sr. Moacir Brandelero, Diretor Social, representando o Santos Futebol Clube; Pedro Trancoso, representando o Centro Espanhol de Santos; e o Capitão PM, Antonio Carlos Luz Magalhães, representando o Coronel PM José Luiz Martins Navarro, Chefe da Assistência Policial Militar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Isso colocado, Senhoras e Senhores, Presidente, Srs. Governadores, eu gostaria de ler a lista de pessoas que nos colocaram de maneira efusiva os cumprimentos, seja por email, seja por carta pessoal ou ainda por relação de telegrama.

Sr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo; D. Lu Alckmin, Primeira Dama do Estado; Guilherme Afif Domingos, vice-Governador do Estado de São Paulo;  Deputado Estadual Pedro Bigardi, do PCdoB; Edson Aparecido, Secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo; Julio Semeghini, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional; Andrea Matarazzo, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo; Sidney Beraldo, Secretário-Chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo; Monika Bergamaschi, Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; João Paulo Papa, Prefeito de Santos; Gilberto Kassab, Prefeito de São Paulo; Braz Antunes Mattos, Vereador em Santos do PPS; Newton de Lucca, Desembargador Federal da 3ª Região; Rodrigo Lira, Presidente da OAB Santos; Cristóforo Kabbach, Diretor Titular do CIESP em Santos; João Grandino Rodas, Reitor da USP; Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília; Edison da Silva Monteiro, Diretor Regional da UNIP Santos; Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Eu passo imediatamente às mãos do nosso Presidente a lista das nossas congratulações, que eu acho que faz parte do seu currículo e do Rotary Club de Santos.

Senhores e Senhoras, eu penso que nós temos hoje um ato que sempre é simples, mas extremamente solene, de tal maneira que nós estamos sendo não só televisados pela TV Assembleia, mas que teremos no próximo sábado, dia 31 de março, a retransmissão pela NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital, canal 185 e a TV Digital Aberta canal 61.2.

É importante que saibamos que a publicização dos atos solenes que aqui ocorrem significa, sem sombra de dúvidas, que essa Casa com 94 Deputados, dos quais 12 mulheres colocamos para aqueles que são agraciados por todos.

Eu quero dizer aos Senhores e Senhoras que quis a vida que no momento que o Rotary Club de Santos completou seu 85º aniversário e o Rio de Janeiro em 1922, São Paulo capital em 1924, e logo Santos em 1927, que eu fosse a Deputada a postos para poder fazer esse cumprimento. Para mim é sempre uma honra poder fazer isso, porque quando pude ser Prefeita da minha cidade, eu recebi do Rotary Club todo o companheirismo e principalmente toda a solidariedade, especialmente àquilo que diz respeito a ações sociais quanto à alfabetização e as campanhas inspecionais da Pólio e outras semelhantes. Esse companheirismo já dura mais de 20 anos, que foi quando eu deixei a Prefeitura de Santos. E acho que hoje, ao completar essa data simbólica de 85 anos, algo mais solene não a minha fala de improviso, tenha que ser colocada, e é o que eu vou fazer nesse momento.  

Dar de si antes de pensar em si. Preparando-se para receber as águas de março, aquelas que fecham o verão, a cidade de Santos conhecia, no distante ano de 1927, o lema dos rotarianos que felizmente, viriam para ficar. Há 85 anos, os santistas tiveram a honra de experimentar o jeito rotariano de fazer o bem e ajudar ao próximo.

Como se sabe, o Rotary Club é uma instituição de homens e mulheres preocupados com o servir, interessados em transformar a sociedade, proporcionando a oportunidade de contribuir com a evolução pessoal e social. É uma instituição marcada, sobretudo pela disseminação de valores éticos, componente propulsor dos relacionamentos para a preservação da dignidade humana. Engana-se quem pensa que o Rotary só exista para a promoção de encontros sociais. Rotary é muito mais que isso. É a preocupação com o semelhante. É a preservação do bem-estar e da saúde. É também solidariedade, sempre presente para socorrer e conformar os atingidos por grandes catástrofes.

É marca de humanidade presente em todo o mundo, com importância
ímpar, a ponto de contar com assento permanente na Organização das Nações Unidas e ao lado de todos nós, como bem faz o Rotary Club de Santos, em nossa Cidade.

O Rotary Club está intrinsecamente ligado à sociedade e à cultura santistas, a ponto de, com o perdão do bairrismo, seguir a chancela vanguardista inerente à nossa cidade e à nossa gente, sendo o terceiro criado no Brasil, uma vez que o primeiro Rotary brasileiro nasceu no Rio de Janeiro, em 1922, e o segundo aqui, em São Paulo, dois anos mais tarde.

Isso significa que estamos a celebrar aqui, nesta noite, não apenas a 85ª primavera do querido Rotary de Santos, mas, também, os 90 anos do primeiro Rotary Club do Brasil, no Rio de Janeiro. Nada mal para um país com pouco mais de 500 anos de vida.

E para não perder a linha de raciocínio, não custa lembrar que 2012 é o ano do centenário da internacionalização do Rotary, com a primeira unidade fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, no Canadá, o que torna esta homenagem ainda mais justa e especial.

E não há como falar em Rotary Club Santos sem falar do lendário Paulo Viriato Correa de Souza, que nos deixou no ano 2000. Foram nada menos que 44 anos de dedicação ao próximo, permeados pelos ideais rotarianos. Paulo Viriato encheu-nos de orgulho, levantando, entre outras, a bandeira do amor e respeito ao meio ambiente, exercendo todos os cargos possíveis e imaginários dentro da vida rotária, chegando à presidência do Rotary Internacional, em 1990. Tenho certeza de que as Senhoras e Senhores aqui presentes têm consciência de que isso não é pouca coisa.

Exaltar, aqui, as glórias do nosso Rotary Club pelos quatro cantos do
mundo é mais do que redundante. Além de parceiro dos nossos governantes, em todas as esferas da administração pública, os rotarianos são reconhecidos como coadjuvantes fundamentais em campanhas extremamente essenciais na história da humanidade. Porque a vida é a protagonista.

Provas cabais disso foram à ajuda humanitária a ex-prisioneiros e refugiados no pós-guerra, na década de 1940, e a promoção e expansão do Programa Pólio Plus, que lançou o ambicioso desafio de erradicar a poliomielite em todo o globo terrestre, já nos anos 1980. Isso sem falar no Rotaract, ferramenta mais que bem sucedida na iniciação dos jovens rotarianos, aproximando-os dos ideais de respeito, amor e solidariedade.

É por tudo isso e muito mais que o povo paulista, aqui representado por nós, agora, nesta sessão, reconhece tamanhos esforço e abnegação. Obrigada, companheiros rotarianos. Parabéns, Rotary Club de Santos!

Senhoras e Senhores, eu gostaria de fazer alguns adendos a essa fala antes de passar a palavra ao nosso Presidente Charles. Eu tenho entre os Senhores, alguns amigos pessoais. Marina, minha ex-aluna e sempre aluna, eu espero; Marilidia; Dr. Grotonne, enfim. Pessoas que fizeram parte e fazem parte da minha vida. E aqui a minha esquerda, Sr. Edmundo, que fez parte da minha juventude, dos anos 20, quando na casa querida de D. Candinha Ribeiro de Mendonça, nós nos reuníamos para fazer jogos bastante pueris, de esconde-esconde, e fomos muito amigos durante muito tempo. Aliás, ele acabou sendo, se não me falha a memória, padrinho do meu casamento, ele e a mulher dele. Ele e a Claudia já foram meus padrinhos de casamento.

Eu quero dizer que eu preciso fazer na pessoa do Cadu aqui presente, meu grande companheiro, que sempre me alerta das questões que estão acontecendo não só no mundo rotariano, mas em todas as questões da nossa cidade, eu tenho que lembrar sem sombra de dúvida, do Paulo Viriato. Poucos sabem que eu fui professora do Paulo Viriato Filho e muito amiga do Cesar. E Paulo Viriato e Rita tinham acabado de vir dos Estados Unidos, em 1991, e eu tive a honra de receber, na condição de Prefeita de Santos, a medalha Paul Harris das mãos do próprio Paulo Viriato, àquela época, o grande mentor rotariano internacional.

Essas questões são colocadas não para vangloriar essa que vos fala, mas para falar da caminhada que temos feito. Muitos dos Senhores com certeza perpassam a minha vida de harmonia em relação à pessoa Telma Sandra, mas também com a Parlamentar e também aquela que um dia administrou a cidade, Telma de Souza.

Eu falo isso porque o Dr. Lellis me contava que o Deputado Vicentinho, muito desajeitado da primeira vez que foi a um jantar no Rotary São Bernardo, disse que ficou atrapalhado e chamou os Senhores e as Senhoras de companheiros. E alguém o livrou de um impasse mais delicado dizendo, nós também nos chamamos como companheiros. E o Vicentinho, simpático como só ele, disse, estamos em casa a partir daqui.

Eu quero terminar dizendo aos Senhores o seguinte, há muito a fazer. Eu recebi algumas informações antes de vir aqui para a Mesa central dos nossos trabalhos, ao saber que a campanha anti-pólio em nível mundial já alcançou a assombrosa cifra de três bilhões e 200 milhões de dólares, sendo que um bilhão e 200 milhões foram advindos dos Rotarys em todas as cidades do mundo. Eu não acredito que tenhamos outro clube de servir que tenha tamanha ação mundialmente falando, do que essas cifras que eu estou lhes dizendo, que é de conhecimento dos Senhores.

Dizia-me também um interlocutor que a Índia, há um ano, teve a erradicação da pólio. Ainda precisamos abrir três países que ainda não permitem essa ação, mas eu tenho certeza que a abnegação, a solidariedade, a pertinácia e a constância daqueles que fazem da sua vida o bem maior que é o bem de servir, cada vez aumenta mais essa marca.

Eu acho que o Dr. Sabin não imaginaria que teria parceiros mais eficientes e mais fervorosos que os Senhores e as Senhoras rotarianos. Por isso, eu quero juntar nesses 85 anos, a saudação para que mais 85 anos venham. Porque essas tarefas que nós fazemos não ficam só presas no tempo físico. Elas são aprendidas pelas comunidades, são passadas a diante e além daquele propósito central, elas passam um propósito maior, que é levar o caráter humano, a condição humana no marco civilizatório que é o marco da solidariedade. Parabéns aos Senhores e porque não dizer, eu que tenho o Paul Harris, parabéns para nós todos aqui nessa sala. Muito obrigado. (Palmas.)

Neste momento, antes da palavra ser dada ao Sr. Charles Ferreira Dias, eu quero entregar, faço questão, uma placa comemorativa aos 85 anos do Rotary Club de Santos. Os dizeres dessa placa são os seguintes:

“Este é um mundo em constante evolução. Devemos estar preparados para evoluir com ele, pois a história do Rotary haverá de ser escrita muitas e muitas vezes. Paul Harris. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa da Deputada Telma de Souza, parabeniza a iniciativa dos companheiros do Rotary Club de Santos pelos seus 85 anos de fundação. São Paulo, 26 de março de 2012. Telma de Souza, Deputada Estadual, PT, 4ª Secretária da Assembleia Legislativa”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. Presidente - TELMA DE SOUZA - PT - Eu queria fazer agora uma entrega de flores e pediria que me coadjuvasse nessa questão a Deputada Maria Lúcia Prandi, por favor. Mas a primeira braçada de flores eu quero entregar à querida Ana Lúcia Anel dos Santos. (Palmas.)

Vamos entregar à Márcia Lovecchio Ribeiro de Mendonça, através do Sr. Edmundo Ribeiro de Mendonça Neto, outro ramalhete de flores.

E agora, para Regina Célia Lellis, esposa de Henrique Camilo Lellis, outro ramalhete de flores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. Presidente - TELMA DE SOUZA - PT - Neste momento a Presidência concede a palavra ao Sr. Charles Ferreira Dias, o digno Presidente do Rotary Club de Santos.

 

O SR. CHARLES FERREIRA DIAS - Deputada Telma de Souza, pessoa na qual cumprimento todos os companheiros que trabalham nessa Sessão Solene, demais autoridades, companheiras, companheiros e convidados aqui presentes. Boa noite a todos.

É uma grande satisfação ocupar a tribuna do plenário Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira. Essa Casa, um verdadeiro berçário de Leis, que já foi palco ao longo de sua história de discussão, votação e aprovação das mais importantes Leis do nosso Estado. Local também onde aconteceu inúmeras homenagens, como essa de hoje.

Foi com muita alegria e entusiasmo que recebemos o convite do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, para essa Sessão Solene de homenagem ao Rotary Club de Santos pelos seus 85 anos de fundação.

Deputada Telma de Souza, santista, filha de políticos de nossa cidade, que também incorporou a política em sua vida, tendo hoje uma trajetória de três décadas de atuação pública, lutando pelos seus interesses da cidade de Santos e da região metropolitana da baixada santista.

Quero, deputada, em nome do Rotary Club de Santos, agradecer-lhe pela propositura deste ato. E a todos da Casa, por concordarem e tornarem possível esse momento importante para o Rotary de maneira geral.

O Rotary é uma organização internacional com 105 anos de existência, que hoje conta com cerca de um milhão e 200 mil profissionais das mais diversas áreas de atuação. Os sócios do Rotary são conhecidos como rotarianos e entre os membros, o costume é chamarem-se de companheiros.

Nossos esforços são em busca da prestação de serviços humanitários, levando em conta a ética entre os profissionais, mostrando boa vontade e trabalhando pela paz mundial.

No mundo, são mais de 34 mil Rotarys Club, espalhados por mais de 200 países e áreas geográficas, sem discriminação de cor, cultura ou credo.

Nosso lema é dar de si antes de pensar em si. Levando em conta as necessidades mais emergenciais e atuais, como o analfabetismo, fome, meio ambiente, paz, resolução de conflitos.

O Rotary também atua junto à juventude, mantendo vários programas, como os clubes de Rotaract, Interact, Rotary Kids. Mantendo ainda projetos que patrocinam intercâmbio de estudos para jovens, professores e profissionais.

O primeiro Rotary Club do Brasil, o Rotary Club do Rio de Janeiro foi fundado no ano de 1922. Dois anos depois, em fevereiro de 1924, é fundado o Rotary Club de São Paulo, nosso padrinho. E em 26 de fevereiro de 1927, no prédio da Praça dos Andradas, em Santos, com 25 homens de negócios e profissionais, é fundado o terceiro clube do Brasil, o nosso querido Rotary Club de Santos. A partir de sua criação, nosso clube apadrinhou outros sete clubes. Rotary Club de Campinas, Rotary Club de São Vicente, e cinco Rotarys Club na cidade de Santos. Vale destacar que o último foi o Rotary Club de Gonzaga, da qual o Cadu, nosso companheiro, a quem agradeço por ter viabilizado, por meio da Deputada Telma, para que hoje estivéssemos aqui recebendo essa homenagem.

O Rotary Club de Santos sempre se destacou como um dos mais proeminentes clubes rotários de nosso país e do mundo, tendo se caracterizado como celeiro de governadores, ao brindar o nosso distrito e o Rotary Internacional, com nove destacados governadores distritais. Os dois mais recentes estão aqui presentes, os companheiros Roberto Luiz Barroso Filho e Henrique Camilo de Lellis, que compõe a Mesa conosco.

E não podemos deixar de dar destaque especial também ao inesquecível e saudoso companheiro Paulo Viriato Correia da Costa, que após ter sido Presidente do nosso clube, e governador do distrito, voou ainda mais alto, alcançando o cargo máximo de Rotary, em 1990/1991, sendo um dos maiores Presidentes de Rotary internacional da história.

Gostaria de elencar cada projeto realizado pelo nosso Rotary Club, mas essa tarefa seria muito difícil, uma vez que o nosso Rotary Club de Santos, a cada ano, se dedica incansavelmente para a realização de projetos que atendam as mais diversas carências em nossa comunidade.

Quero destacar o nosso maior patrimônio, todos os rotarianos, vocês, companheiros, cada um com sua profissão, cada um com seu envolvimento e disponibilidade, dão o seu melhor para que, juntos, possamos construir a cada dia uma nova página dessa linda história de dar de si antes de pensar em si.

No último dia 29 de fevereiro, em nossa reunião festiva de comemoração a esse aniversário tivemos a imensa alegria de obter o lançamento de obliteração do selo comemorativo dos 85 anos de Rotary Club de Santos, pelos correios do brasil. A Deputada Telma de Souza nos honrou com sua presença e, no mesmo dia, nos comunicou sobre o êxito da sua propositura a essa Assembleia Legislativa, possibilitando hoje finalizarmos o mês de comemoração de nosso 85º aniversário com essa importante homenagem.

Muito obrigado, Deputada Telma de Souza. Essa honrosa homenagem vai incorporar muito valor ao patrimônio histórico do nosso querido Rotary Club de Santos. Obrigado a todos pela presença. (Palmas.)

 

A SRA. Presidente - TELMA DE SOUZA - PT - Sempre lembrando que essa Sessão Solene será reprisada no sábado, dia 31 de março, às 21 horas, pela Net canal 13 na nossa região, pela TVA canal 66, pela TVA Digital canal 185 e pela TV Digital Aberta canal 61.2.

Terminando esses trabalhos, antes de fazer as despedidas protocolares, quero lembrar as Senhoras e Senhores que nós estamos na maior Casa Legislativa do Estado de São Paulo. Quando uma homenagem aqui ocorre, isso significa que os 94 Deputados dos mais diferentes partidos, das mais diferentes religiões, dos mais diferentes times de futebol, disseram sim à homenagem que foi proposta. Isso não é pouca coisa. Isso significa o reconhecimento de um Estado através do seu Parlamento.

E isso que eu queria que os Senhores tivessem nos seus corações, a reverência, o reconhecimento e mais do que isso, a capacidade de trabalho que os Senhores têm demonstrado ao longo da vida de rotarianos, e que essa Casa de leis com certeza soube reconhecer. Mais do que isso, o número de autoridades, a expressão das autoridades que mandaram os cumprimentos é absolutamente invejável. Por isso, esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, aos funcionários da casa, aos Senhores e Senhoras que estão aqui presentes e colaboraram para o êxito dessa solenidade, e declara encerrada a presente sessão. Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e cinco minutos.

 

* * *