http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

12 DE ABRIL DE 2013

010ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “20 ANOS DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO"

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Prestar Homenagem aos 20 anos da Advocacia-Geral da União". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lembra capítulos da Constituição que tratam do Poder Judiciário e a Advocacia Pública. Ressalta a independência dos três poderes. Destaca que a Advocacia-Geral da União é responsável pela consultoria e assessoramento jurídico do Executivo Federal, com unidades em todos os estados da Federação. Acrescenta que a instituição está em franco crescimento e protege o patrimônio da União. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a Advocacia-Geral da União.

 

002 - GERALDO MAGELA DA CRUZ QUINTÃO

Primeiro advogado-geral da União, recorda o seu trabalho como Ministro da Defesa. Argumenta que foi uma saga a criação da Advocacia-Geral da União. Informa que o estado de São Paulo foi pioneiro em separar as atribuições jurídicas, desde os anos 1940, e serviu de exemplo para o restante do País. Afirma que, na União, o fato só ocorreu após a Carta de 1988, com o espírito democrático vigente. Acrescenta que a AGU defende o cidadão, a União, no que tange à legalidade dos atos administrativos e na defesa da coisa pública. Comunica que o presidente Itamar Franco o convidou a assumir a Advocacia-Geral da União. Faz histórico sobre o processo. Argumenta que a lei não cuidou da estrutura material e humana da instituição. Recorda a participação do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, então Ministro da Fazenda. Considera inestimável o apoio recebido do Exército. Lembra questões financeiras atinentes à época. Elogia a dedicação dos funcionários. Discorre sobre a questão dos precatórios, dos quais foi pedida revisão.

 

003 - ADEMIR DE CARVALHO BENEDITO

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que representava o presidente da instituição, desembargador Ivan Garísio Sartori, manifesta sua honra em participar deste evento. Elogia o deputado Fernando Capez. Destaca a relevância das funções da Advocacia-Geral da União. Comenta o vídeo ora exibido. Enaltece os interesses da União e a proteção da coisa pública. Cita a defesa do cidadão no questionamento do uso dos recursos públicos. Lembra programas sociais em benefício da população carente. Enaltece os ilustres nomes que atuaram na instituição, acrescentando que alguns deles estão no Supremo Tribunal Federal. Fala da justeza da efeméride.

 

004 - SALETE NASCIMENTO

Vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que representava o presidente Desembargador Newton de Lucca, afirma que a Advocacia-Geral da União se firmou no cenário jurídico do País. Lembra funções essenciais à Justiça. Recorda discurso do Dr. Geraldo Magela, quando da inauguração da sede. Enfatiza a importância e abrangência do trabalho e sua competência variada, em temas indígenas, direitos humanos, direitos do funcionalismo, entre outros. Cita parceria com a Justiça Federal. Saúda os procuradores. Destaca a parceria no processo da "política da conciliação", sobre a qual fez histórico. Cita os efeitos da medida, no atendimento dos interesses das partes envolvidas. Discorre sobre os benefícios das videoconferências. Parabeniza a efeméride.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem, com a entrega de placa, à Advocacia-Geral da União, na pessoa do Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, representado pelo procurador-geral da União, Dr. Paulo Henrique Kuhn.

 

006 - PAULO HENRIQUE KUHN

Procurador-Geral da União, ressalta a importância judicial e extrajudicial do assessoramento do Executivo Federal. Cita a edição de atos normativos, a organização e estruturação do Estado. Lembra a economia aos cofres públicos. Recorda princípios da legalidade. Afirma que a AGU consolidou-se e aprimorou-se na composição de conflitos. Lembra a atuação da instituição em litígios e em questões internacionais. Destaca palavras do ministro da Advocacia-Geral da União, Inácio Adams. Enfatiza a responsabilidade quanto ao futuro, no esforço de superar desafios, no âmbito da sociedade democrática, de Estado comprometido e responsável. Recorda palavras do ministro do Supremo, Gilmar Mendes. Fala da importância dos investimentos no aparato da instituição e na tecnologia. Informa que a AGU tem oito mil advogados públicos e mais de quatro mil servidores administrativos.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Enaltece a história, a atuação e a relevância da Advocacia-Geral da União. Informa o lançamento do livro "Súmulas da Advocacia-Geral da União Comentadas", no dia 11/04, na Livraria Saraiva. Adita que os autores declinaram dos direitos autorais. Faz comentários sobre a obra. Recorda citação sobre a segurança jurídica e a redução de litígios. Afirma que a AGU estabeleceu mudança de paradigma, por suas soluções sérias, céleres e adequadas. Comenta prefácio, de sua autoria, ao livro citado. Enaltece a paixão e emoção que movem os advogados da AGU, bem como sua competência, seriedade e eficiência. Dá conhecimento de poesia em homenagem à AGU, em forma de literatura de cordel, de autoria do advogado Francisco de Almeida, do Piauí. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e também será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 13/04, às 21 horas, quem tem NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2.

Esta Presidência convoca a composição da Mesa principal dos trabalhos nesta sessão de homenagem dos 20 anos da Advocacia-Geral da União.

Exmo. Sr. Dr. Paulo Henrique Kuhn, procurador geral da União, representando nosso estimado Exmo. advogado-geral da União, ministro Luiz Inácio Lucena Adams. Uma salva de palmas ao nosso eminente procurador geral. (Palmas.) Exmo. Sr. desembargador Ademir Carvalho Benedito, representando S. Exa. o presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ivan Ricardo Garísio Sartori; (Palmas.) S. Exa. desembargadora federal Salete Nascimento, no exercício da Presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; (Palmas.) Dr. José Roberto Pimenta Oliveira, eminente procurador da República em São Paulo representando a procuradora chefe Dra. Anamara Osório. (Palmas.) E agora, efusivamente, uma forte salva de palmas para a S. Exa. Dr. Geraldo Magela da Cruz Quintão, primeiro advogado-geral da União; (Palmas.) Dr. Jorge Eluf Neto, aqui representando o Sr. Presidente da OAB Seção São Paulo, Dr. Marcos da Costa. (Palmas.) São essas as autoridades que comporão a Mesa Principal dos trabalhos.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, queridos telespectadores. Esta sessão solene não é como o próprio nome já indica, uma sessão comum, ela é uma sessão solene. Em razão disto, é uma sessão que obedece a rígida forma sacramental. Uma sessão solene só pode ser convocada por um deputado em exercício no mandato, desde que seja aprovada pelo Colégio que congrega todos os líderes de partido desta Casa. Ela deve também ter uma finalidade de notório e indiscutível reconhecimento público. Há casos em que sessões solenes são solicitadas e lamentavelmente acabam por não serem autorizadas. Há um critério regimental extremamente rigoroso. Não é por outra razão que a sessão solene se realiza no Plenário Juscelino Kubitscheck, o plenário principal desta Casa, onde são votadas e debatidas as leis estaduais que regem o Estado de São Paulo. Nessas cadeiras foram discutidas e votadas as regras que acabaram incorporadas à Constituição Paulista de 1989.

No caso desta sessão solene solicitada por este deputado e convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa após autorização do Colégio de Líderes, ela se destina a homenagear os 20 anos da Advocacia-Geral da União; foi aprovada por unanimidade dos deputados que integram esta Casa. E nem poderia ser diferente, dada à extensa lista de relevantes serviços prestados ao nosso País e à defesa do patrimônio da União por essa magna instituição Advocacia-Geral da União.

Por esta razão, convoco a todos os presentes para neste momento, de pé, ouvirmos respeitosamente a execução do Hino Nacional Brasileiro, a ser executado pela Banda de Música do Comando Militar do Sudeste, sob a regência do 1º Sargento Levi da Silva Pinto.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos a Banda de Música do Comando Militar do Sudeste, agradecemos ao 1º Sargento Levi da Silva Pinto pela regência, solicito que leve um afetuoso abraço desta Casa ao nosso querido General Ademar. No dia 25 de agosto nos veremos aqui na sessão solene em homenagem ao Exército. Uma boa noite e o nosso muito obrigado.

Estão também presentes as seguintes autoridades: S. Exa. Dr. Tércio Issami Tokano, procurador geral da União; Dr. Adriano Dutra Carrijo, coordenador da Consultoria Jurídica da União no Estado de São Paulo; Dr. Rogério Filomeno Machado, presidente da Associação Nacional dos Procuradores Federais; capitão-do-mar-e-guerra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, representando o vice-almirante Carlos Passos Bezerril, diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo; Tenente Antonio Estevam Grei, representando a prefeitura da Aeronáutica de São Paulo; comendador Marcelo Cury Vajsenbek, da Ordem dos Cavaleiros da Oipaldo e vice-presidente do Instituto Edson Bolinha Cury; Sr. Wilson Federici Júnior, representando a base de Administração de Apoio do Ibirapuera; Sr. Homero Andretta Júnior, sub-procurador regional da União da 3ª Região; Dr. Homero Andretta, desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; Dra. Adriana Fantim, advogada da União, coordenadora regional da Central de Negociação da 3ª Região e autora da obra predestinada ao sucesso “Súmulas da Advocacia-Geral da União”; Dr. Marco Antonio Martins Ribeiro de Campos, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados, Dr. Roque Antonio Mesquita de Oliveira, nosso estimado amigo; Tenente Coronel Maria Clélia Borro, representando o Coronel Ernani Grillo Jordão, diretor do Hospital da Aeronáutica de São Paulo. Prestigiadíssima esta sessão solene. Dra. Nilma de Castro Abe, coordenadora do livro “Súmulas da Advocacia-Geral da União Comentadas” e também advogada da União; Dr. Luiz Fabrício Thaumaturgo Vergueiro, representando a Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União; capitão de corveta intendente da marinha Cláudio Moreira, representando o capitão de mar e guerra Jordi Gracia Angelats, diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo; delegada Maria Valéria Novaes, representando o delegado geral de Polícia, Dr. Luiz Maurício de Souza Blazeck; Dr. Rommel Macedo, presidente da Associação Nacional dos Advogados da União. Portanto, altamente representativa a presença dessas autoridades que engalanam ainda mais o brilho desta importante e justa Sessão Solene.

A Constituição Federal de 1988, no seu Título IV, dispôs sobre a Organização dos Poderes, e sob esse título destinou o Capítulo 1º ao Legislativo, o 2º ao Poder Executivo, o 3º ao Poder Judiciário e o 4º às funções essenciais da justiça, inserindo neste o Ministério Público na Seção 1, e a Advocacia Pública, na qual se inclui a Advocacia-Geral da União, na Seção 2. Teve o constituinte o cuidado de situar a Advocacia-Geral da União fora dos três poderes da República, não para que formasse um quarto poder, mas para que pudesse atender com independência aos três poderes como um instrumento essencial em defesa da sociedade. Tendo sempre presente que a representação judicial da União função essencial a justiça confiada a esta magna instituição envolveria necessariamente os três poderes da República.

A Advocacia-Geral da União é igualmente responsável pelas atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Hoje a instituição tem unidades jurídicas localizadas por todo o país, encontra-se em franco crescimento. É a instituição, nobre telespectador, que protege de maneira preventiva evitando que o dano se ultime, e repressiva recompondo o patrimônio lesado, o patrimônio da União da República Federativa do Brasil.

Neste momento, seguindo o rígido roteiro estabelecido pelo nosso Regimento, assistiremos à apresentação de um vídeo institucional sobre os 20 anos da Advocacia-Geral da União.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Estão também presentes: Dr. Rodrigo de Barros Godoy, já integrando também nossa Mesa, procurador regional federal da 3ª Região; Dra. Fernanda Moreira de Morais Silva, representando o brigadeiro Roland Leonard Avramesco; capitão PM Antonio Carlos Luz Magalhães, representando o comandante geral da Polícia Militar, Benedito Roberto Meira.

Neste momento a Presidência concede a palavra ao Dr. Geraldo Magela da Cruz Quintão, primeiro advogado-geral da União. Peço ao Cerimonial que conduza S. Exa. Dr. Geraldo Magela da Cruz Quintão ao parlatório que, embora de uso privativo dos deputados, nesta noite cede para a justa homenagem a esta instituição, Advocacia-Geral da União. Estará falando o primeiro advogado-geral da União.

 

O SR. GERALDO MAGELA DA CRUZ QUINTÃO - Sr. Presidente Fernando Capez, muito obrigado pela deferência em usar esta tribuna onde os assuntos mais importantes do estado de São Paulo são tratados por V. Exas., os deputados.

Na pessoa de V.Exa., cumprimento todas as ilustres pessoas participantes da Mesa principal, e saúdo os que estão aqui presentes, civis e militares, e os oficiais das três forças que eu vejo aqui presentes. Passei três anos com os senhores como ministro do Estado da Defesa, essa foi a segunda honra que eu tive como cidadão brasileiro.

Dr. Fernando Capez, professor ilustre e deputado não menos ilustre, eu fiquei honrado pelo convite de aqui estar, não posso me esquecer do tempo em que eu vivi a saga da Advocacia-Geral da União.

O que também me trouxe aqui é porque São Paulo homenageia pela Assembleia Legislativa esta instituição tão importante para o País, que é a nossa Advocacia-Geral da União. A Constituição, no seu Art. 131, distinguiu, separou as competências que eram acumuladas pelo Ministério Público, a pretensão punitiva do Estado representada pelo Ministério Público se cumulava até 88 com a advocacia dos interesses do Estado. Havia uma realidade antinômica. A AGU veio, então, mostrar esta diferença.

Vossa Excelência, se São Paulo é o primeiro Estado, pela sua Assembleia, que homenageia os 20 anos da nossa Advocacia, mas foi também São Paulo o primeiro Estado que fez desta separação entre as atribuições do Ministério Público e as atribuições de uma Procuradoria do Estado que representasse um Estado Federado. Foi nos idos da década de 1940, por isso que eu vejo que no gesto de V. Exa. o significado dignificante para nós, porque também nos faz lembrar que São Paulo foi pioneiro na instalação dessa separação, criando a sua Procuradoria do Estado e separada da Promotoria de Justiça.

Os outros estados seguiram São Paulo. O ministro José da Silveira dizia no Supremo que era consultor jurídico do estado do Rio Grande do Sul, e que ele se mirou em São Paulo, onde influenciava o governador de lá a também fazer a separação e criar a Procuradoria do Estado. Os outros seguiram, Minas Gerais, Rio de Janeiro e depois o resto do País.

Num ato que veio dentro do espírito democrático que se instalava no País porque, como disse o filme agora a pouco, a Advocacia-Geral da União representa também o cidadão, porque defende a política pública, tudo aquilo que é voltado para a defesa do cidadão. Defende a União, a legalidade do ato administrativo. Defende a coisa pública, uma das funções primordiais da Advocacia-Geral da União.

Eu fui honrado pelo Presidente Itamar Franco, que me tirou da Consultoria Jurídica Geral do Banco do Brasil e me convocou para que eu assumisse a Advocacia-Geral da União. Estava preocupado, Sr. Presidente, que a AGU se instalasse, porque o primeiro nomeado foi o Sr. José de Castro Ferreira, infelizmente faleceu, os outros ficaram ocupando espaço até que o presidente chamasse alguém que assumisse o cargo. Eu fiquei honrado com essa convocação do presidente Itamar Franco e a recebi como uma missão. Uma missão que eu já me considerava realizado na vida, já podia me aposentar, dedicar-me mais aos filhos. Chamam o presidente da República para uma missão importante para um cidadão, para você instalar naquele momento a mais importante instituição na defesa da União no país, eu não pude fugir.

Houve dificuldades, mas são para serem vencidas. Não havia quadro. A lei, Sr. Presidente e Srs. Deputados, foram às circunstâncias, a lei não cuidou da estrutura da instituição, a lei veio regulando o preceito constitucional, mas não cuidou da estrutura. Quando vi aquilo me surpreendi e falei: como eu vou funcionar? Terminando a suspensão que havia em curso, trouxeram a suspensão das ações movidas contra a União estabelecendo um privilégio maior da União contra o cidadão, por quê? Uma situação fática, porque não havia instalação da Advocacia. Eu precisei, e não podia abrir concurso, os prazos estavam para serem reabertos, porque o Supremo não admitia mais a continuidade da suspensão dos prazos por Medida Provisória. Então eu senti o poder na mão e redigi uma Medida Provisória que determinava que a intimação da União fosse pessoal, na pessoa do advogado, quadripliquei os prazos, tive que explicar aos senadores porque havia feito isso, para possibilitar que houvesse uma atuação de defesa da União sem perda de prazo. Convoquei e requisitei quantos eu conhecia para que viessem trabalhar comigo numa missão de instalar a instituição. Presidente Fernando Henrique na época era ministro da Fazenda, ele me cedeu 150 procuradores da Fazenda Nacional e eu os desloquei pelo Brasil inteiro, porque onde havia Justiça Federal tinha que haver AGU e tinha que se instalar.

Vejam os senhores, eu comento este fato porque estão presentes oficiais das Forças Armadas, sobretudo do Exército. Obtive um apoio inestimável do Exército, que aceitou firmar um convênio comigo para administrar as despesas da União no Brasil inteiro. Porque eu não tinha quem chamar, eu não tinha funcionários a chamar. O Exército Brasileiro, na pessoa então do ministro do Exército, general Azevedo deu esse amparo, esse apoio como os militares sabem fazer, uma missão a ser executada. Eu os deixei com a maior tranquilidade para que eles cuidassem da atuação financeira da Advocacia da União no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre, Rondônia, todos os estados do Norte. Nos estados restantes eu tinha colocado gente. Se não fosse o Exército nesse princípio, não poderia ter podido estender esse grande pedaço do Brasil que é a maior parte que é nosso, o norte representa dois terços do nosso território; o Exército que prestou esse grande serviço, não a mim, mas ao país.

Eu disse no início que as dificuldades são para serem vencidas. Fiquei mais alegre e satisfeito do que surpreso de ver que todos aqueles que convoquei foram trabalhar comigo, se debruçaram no trabalho. Ajudaram-me a montar a estrutura física da Advocacia-Geral da União. Na época só com as três carreiras que a lei traria previsto, e pude estendê-la a todos no país.

Houve um fato, Sr. Presidente, para mostrar a importância da Advocacia na defesa da coisa pública, os cálculos, os precatórios no plano federal não eram homologados por quem representava a União. Uma ilustre presidenta do Tribunal Federal do Rio Grande do Sul um belo dia me telefone e me diz: Dr. Quintão, estou com um problema muito sério, tenho uns precatórios aqui cujos valores se repetem a cada ano. Os valores são altos, quero que esses cálculos sejam refeitos, apesar de que eu aqui apenas autorizar o cumprimento, eu não quero fazê-lo, quero que seja visto pela Advocacia-Geral da União. Eu não tinha uma estrutura montada para refazer cálculos, só que advogado sabe o que é isso, comecei a procurar no país alguns especialistas em matemática financeira. Encontrei alguns funcionários do Tribunal, chamei para trabalhar comigo, montamos uma estrutura de cálculo e expandi essa estrutura para o Brasil inteiro; determinei que todos os cálculos para cumprimento de precatórios onde a União era devedora tinha que ser revistos pela Advocacia-Geral da União. Havia erros, não posso pensar de outra maneira, diferenças estratosféricas. Depois saiu um decreto que determinou que a AGU fosse chamada a falar em todas as causas antes de serem homologadas.

 Isso para mostrar apenas no detalhe, naquilo que toca no nosso bolso, naquilo que era tirado de nós em benefício de não sei o que, não me importa, mas era um ato lesivo a coisa pública. Advocacia pela primeira vez fez valer, sofremos ataques, sofremos desfeitas, mas ninguém teve medo, e agora está instalada no país que os Estados Federados saibam e começaram a seguir esse passo grande que a AGU tinha dado. Este é um detalhe, mas não é tudo o que a Advocacia fez, pode fazer e depois cresceu desse modo que está aí agora, honrando todos os brasileiros como uma instituição que exerce a atividade que a Constituição lhe dá de função essencial a justiça em um país de regime democrático de direito.

É isso que eu tenho a dizer, Sr. Presidente. Tenho muita honra de estar aqui como o primeiro advogado-geral que ficou no cargo por 20 anos, eu não senti passar. Muito obrigado, Sr. Presidente, muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Está aí um belíssimo e detalhado relato sobre a criação, instalação, atuação e relevância da Advocacia-Geral da União.

Ao nosso telespectador, a instituição que protege o patrimônio da União, orientando os gastos, fazendo com que os danos sejam reparados, está permitindo que haja mais recursos para serem aplicados nas áreas sociais sensíveis das quais a sociedade tanto necessita. Daí a relevância inestimável da Advocacia-Geral da União.

A Presidência concede a palavra e pede que seja trazido o microfone até a Mesa ao Exmo. desembargador Ademir Carvalho Benedito, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, representando o presidente Dr. Ivan Ricardo Garisio Sartori.

 

O SR. ADEMIR CARVALHO BENEDITO - Exmo. Sr. Deputado Dr. Fernando Capez; Exmo. Sr. Dr. Paulo Henrique Kuhn, procurador geral da União, representando o ilustre advogado-geral da União; Exma. Sra. desembargadora Federal Dra. Salete Nascimento, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, representando o seu presidente; Exmo. Sr. Dr. José Roberto Pimenta Oliveira, digno procurador da República em São Paulo, representando a procuradora chefe, Dra. Anamara Osório; Exmo. Sr. Dr. Jorge Eluf Neto, digno diretor da CAASP, representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo, Dr. Marcos da Costa; Exmo. Sr. Dr. Geraldo Magela da Cruz Quintão, digno primeiro advogado-geral da União; demais autoridades componentes da Mesa, autoridades civis, militares presentes no plenário, senhoras e senhores.

Em nome do presidente Ivan Sartori e em nome do Tribunal de Justiça de São Paulo, quero manifestar a minha honra de estar aqui presente nesta sessão cuja iniciativa do eminente deputado Fernando Capez eu elogio, cumprimento e destaco a importância da mesma. Exatamente pela relevância das funções que tem essa instituição nova, ainda que esteja agora chegando à maioridade, 20 anos, que é a Advocacia-Geral da União.

Eminente Dr. Geraldo Magela Quintão, digno primeiro advogado-geral da União, teve a oportunidade de passar aos senhores a relevância dos serviços que a AGU vem prestando desde a sua criação para a nossa nação. O vídeo institucional que foi apresentado no início da sessão também destacou as inúmeras atribuições desse órgão. Órgão esse que defende os interesses da União, da coisa pública. E, em última análise, defende o cidadão brasileiro, quando ele questiona despesas da União, como destacou o Dr. Geraldo Magela, trazendo esses recursos para programas sociais, para o cidadão brasileiro, àquelas pessoas que mais necessitam. A Advocacia-Geral da União vem prestando ao longo desses 20 anos serviço importantíssimo e essencial à nação, demonstrando que a sua criação foi extremamente salutar, era necessário.

Além disso, como magistrado, não posso deixar de destacar os ilustres nomes, figuras do mundo jurídico que a atuação na Advocacia-Geral da União tem proporcionado e tem trazido para o judiciário brasileiro, para a justiça brasileira. Nomes esses que para o nosso gáudio compõe inclusive atualmente a composição do Colendo Supremo Tribunal Federal. A comunidade jurídica brasileira que vem muito sendo criticada, inclusive nos últimos anos. E na atualidade tem que comemorar os 20 anos da Advocacia-Geral da União, que tanta contribuição tem dado para a nação brasileira e para o próprio poder judiciário brasileiro, ao qual eu pertenço com muita honra, como também a ilustre desembargadora Dra. Salete Nascimento, minha colega aqui presente.

Mais uma vez, para encerrar, quero cumprimentar o Dr. Geraldo Magela Quintão, primeiro advogado-geral da União, pela sua atuação nessa instituição; e cumprimentar mais uma vez o ilustre deputado Fernando Capez, sempre atento as coisas da justiça pela brilhante iniciativa que teve em comemorar esses 20 anos da instituição. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento a Presidência concede a palavra à ilustre desembargadora federal, Dra. Salete Nascimento, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, representando o presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

 

A SRA. SALETE NASCIMENTO - Muito obrigada. Boa noite a todos. Saúdo os eminentes integrantes da Mesa, eminente deputado Fernando Capez, autor desta expressiva homenagem; eminente procurador geral da União, Dr. Paulo Henrique Kuhn, neste ato representando o advogado-geral da União, ministro Luiz Inácio Adams; Dr. Geraldo Magela Quintão, primeiro advogado-geral da União; eminente desembargador Ademir de Carvalho Benedito, neste ato representando o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Sr. embaixador Fernando de Melo Barreto e demais autoridades civis e militares presentes, senhoras e senhores que participam desta bela homenagem comemorativa aos 20 anos da Advocacia-Geral da União.

Represento nesta solenidade o Exmo. desembargador federal Newton De Lucca, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, transmitindo os cumprimentos de S. Exa. que se congratula com este especial evento.

A Advocacia-Geral da União que, nesses 20 anos se firmou no cenário jurídico do país, é uma instituição com sede constitucional posta no Artigo 131 da nossa Carta Política, exercendo função essencial à justiça, representando a União judicial e extrajudicialmente. A parceria da Justiça Federal com a Advocacia-Geral da União é antiga. Lembro-me que o eminente primeiro procurador da AGU, Dr. Geraldo Magela Quintão, proferiu o discurso quando da inauguração do prédio sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região quando da gestão do então presidente Jorge Scartezzini, logo depois ministro do Superior Tribunal de Justiça. Suas Excelências, ilustres procuradores que me antecederam bem discorreram sobre a notável importância, abrangência do trabalho desenvolvido pela AGU que envolve competência variada. Salientando promoção e defesa do patrimônio público, servidores públicos, assuntos indígenas, direitos humanos, análise de atos da Administração pública, etc. Observa-se que a Advocacia-Geral da União é a instituição em contínuo crescimento e aperfeiçoamento na respectiva atuação. A Justiça Federal tem firme parceria com a AGU através da Procuradoria Regional Federal da 3ª Região.

Nesta oportunidade quero saudar os ilustres procuradores Dr. Tércio Issami Tokano, Dr. Homero Andretta Júnior, Dr. Rodrigo Bernardes Dias, procuradores que pelo seu notável saber empenho e dedicação no trato dos feitos em que atuam e nas pessoas de quem saúdo todos os demais procuradores.

Quero destacar porque acompanho de perto a parceria entre AGU e Justiça Federal, no que pertence a solução dos processos via da conciliação, focada em determinados temas com excelentes resultados. O movimento da política da conciliação vem dos idos de 2006, de parceria firmada com o Conselho Nacional de Justiça e vários órgãos do judiciário. Expressivo o slogan desse movimento - Conciliar é Legal - e também necessário como enfatizou a altura desta proposta a ministra Ellen Gracie, salientando que fundamental para o sucesso do empreendimento é o empenho de quantos engajados no processo.

O Programa de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região com a Advocacia-Geral da União e outras instituições, como a Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Seguro Social, autarquias de fiscalização profissional, tem sido extremamente proveitoso e gratificante em seus resultados. Na conciliação não há vencidos e vencedores, na verdade as partes, ambas, saem vitoriosas porque compõe a lide. Mesmo na Vice-Presidência, cuja competência se volta ao juízo de admissibilidade dos recursos especiais e extraordinários, temos inúmeros feitos solucionados já nessa fase recursal via conciliação. Ressalto ainda dentro dessa conjugação de esforços entre a AGU e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região a conciliação por meio de vídeo conferência voltada a célere solução dos processos, evitando o deslocamento dos advogados, além de minimizar gastos do erário com a tramitação dos processos. Essa é uma parceria realmente importante que dá efetiva solução aos reclamos dos jurisdicionados.

Parabenizo a Advocacia-Geral da União pelo seu trabalho sempre essencial à justiça. Recebam todos os seus integrantes nesta data especial as homenagens do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento a Presidência solicita à assessoria e ao Cerimonial que se aproximem porque será prestada uma homenagem. Será entregue neste momento uma placa comemorativa dos 20 anos de atuação e criação da Advocacia-Geral da União, a placa será entrega ao procurador geral da União, Dr. Paulo Henrique Kuhn. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por nossa iniciativa, em sessão solene alusiva aos 20 anos da Advocacia-Geral da União, presta homenagem a esta competente instituição que com dedicação e excelência vem contribuindo para o fortalecimento de iniciativas pioneiras em prol do direito e da justiça. A Advocacia-Geral da União, instituição do Estado voltada à representação judicial dos três poderes da União, bem como assessoramento e consultoria do Poder Executivo, comemora em 2013 os 25 anos da previsão na Constituição Federal de 88, e 20 anos de efetivo funcionamento conforme a Lei Complementar nº 73/1973. Fernando Capez, deputado estadual. São Paulo, 12 de abril de 2013.” Parabéns, Advocacia-Geral da União. (Palmas.)

E neste momento a Presidência solicita também o uso da tribuna e concede a palavra ao procurador geral da União, Dr. Paulo Henrique Kuhn, neste ato representando o estimado e ilustre advogado-geral da União, ministro Luiz Inácio de Lucena Adams. (Palmas.)

 

O SR. LUIZ INÁCIO DE LUCENA ADAMS - Boa noite a todos, deputado Fernando Capez, na pessoa de quem cumprimento todos os demais deputados e deputadas presentes; desembargador Ademir de Carvalho Benedito, que representa o presidente do Tribunal de Justiça Ivan Sartori; Dra. Salete Nascimento, no exercício da Presidência do Tribunal Regional Federal; Dr. José Alberto Pimenta Oliveira, procurador da República em São Paulo, representando a procuradora chefe Anamara Osório, demais autoridades presentes, colegas advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional, procuradores federais e procuradores do Banco Central do Brasil, senhoras e senhores.

Essencial a justiça e indispensável à nação, o slogan de comemoração dos 20 anos de criação da Advocacia-Geral da União reflete o importante papel do órgão na representação judicial e extrajudicial da União e nas atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

Fica difícil eu falar depois de tudo que já se viu hoje, depois do vídeo institucional que bem representa a Advocacia-Geral da União, depois das palavras do Dr. Geraldo, primeiro advogado-geral da União, que nos traz a história da AGU, o momento da sua criação, a edição de atos normativos para sua organização e estruturação. A AGU, com sua forma combativa, tem proporcionado uma forte economia aos cofres públicos. Tem uma importância fundamental para o exercício do princípio da legalidade. Ao longo desses 20 anos, a instituição consolidou-se e aprimorou sua atuação consultiva, contenciosa na composição de conflitos que hoje é destaque em todas as carreiras. A AGU como um todo tem atuado na composição de litígios. Com sua atuação pró-ativa, com sua atuação internacional, hoje se revela de suma importância no quadro governamental e jurídico nacional.

Foram muitos desafios e dificuldades enfrentados pelo órgão nesses 20 anos, até a consolidação dessa posição de destaque conquistada na sociedade e no estado brasileiro. Cito palavras do ministro Luiz Inácio de Lucena Adams: “Essa vitória dos 20 anos da AGU produz em todos nós um sentimento de responsabilidade para com o futuro e de um orgulho em relação ao nosso passado. A instituição tem se mostrado muito significativa em superar desafios e lutar cada vez mais em defesa de uma sociedade democrática, de um estado comprometido e responsável e de uma administração eficiente”. O atual ministro do STF e ex-advogado-geral da União, Dr. Gilmar Mendes, já destacou que a criação da AGU foi uma mudança de paradigma. “Foi uma luta significativa e conseguimos dar passos significativos no sentido de um novo padrão institucional. Todos nós sabemos da importância dessa instituição para defesa dos interesses da União e do próprio patrimônio do contribuinte, devemos fazer planos para o futuro, investir na melhoria do seu aparato organizacional e tecnologia, pois isso resulta em benefícios para a própria nação brasileira.”

Efetivamente a AGU é uma instituição respeitada, forte e que opina juridicamente na formatação das políticas públicas federais, bem como busca garantir a implementação e execução das mesmas quando essas são levadas ao Poder Judiciário. A orientação emitida é segura e as vitórias judiciais são expressivas. A AGU cresceu e se consolidou, conta hoje com oito mil advogados públicos entre advogados da União, procuradores federais, procuradores da Fazenda Nacional e procuradores do Banco Central, e mais de quatro mil servidores administrativos. Membros e servidores dedicados, comprometidos e envolvidos com a instituição. O futuro da AGU, os próximos 20 anos, está nas mãos de seus membros e dos servidores, que tem o poder e o dever de conduzir essa instituição consolidando cada vez mais o respeito adquirido e alçando novos voos, descobrindo novas frentes de atuação na defesa do interesse público.

A Advocacia-Geral da União por seus membros, repito, advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional, procuradores federais, procuradores do Banco Central do Brasil e seus servidores, recebe com muita alegria esta homenagem e agradece enfaticamente a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e em especial a iniciativa do deputado Fernando Capez. Muito obrigado, deputado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - “Não fossem compromissos previamente agendados para esta mesma data, grande seria a satisfação de comparecer à Sessão Solene para prestar homenagem aos 20 anos da Advocacia- Geral da União. Nada obstante, com minhas escusas e ainda que de longe, desejo ao prestigioso evento o mais amplo sucesso. Atenciosamente, ministro Gilmar Mendes.”

“Agradeço sensibilizado o gentil convite para participar da Sessão Solene em homenagem dos 20 anos da Advocacia-Geral da União realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Entretanto, lamento profundamente informar minha impossibilidade de atender a tão honroso chamamento em razão de compromissos anteriormente assumidos no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral. De todo modo, envio meus cumprimentos pela iniciativa e organização do evento, certo que ele alcançará pleno êxito. Atenciosamente, ministro José Antonio Dias Toffoli, Supremo Tribunal Federal.”

Também enviaram correspondências com textos o ministro das Relações Exteriores, embaixador Antonio Aguiar Patriota; ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; a primeira dama do Estado de São Paulo, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sra. Lu Alckmin; governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; juíza federal Kyu Soon Lee; Sra. Maria de Fátima Martins Pinhel, coordenadora substituta do Laboratório Nacional Agropecuário – Lanagro-SP; o Sr. prefeito Fernando Haddad, uma carta, um texto extenso, ilustre contemporâneo de faculdade, assim como o Ministro Toffoli; Dr. Carlos Andreu Ortiz também presta sua homenagem; ilustre secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho muitos agradecimentos; major brigadeiro do ar José Geraldo Ferreira Malta, comandante do 4º Comar; deputado estadual Gilmaci Santos; deputado estadual Beto Tricoli; Sr. Marco Antonio Araújo Júnior, em nome do querido professor Damásio de Jesus, professor de tantos aqui, inclusive meu professor da Damásio Educacional; procuradora chefe da Procuradoria Regional da República 3ª Região, Dra. Mônica Nicida Garcia; presidente do TRT da 2ª Região, desembargadora Maria Doralice Novaes; Sr. Fernando Civolani Lopes, coronel comandante do 2º Batalhão da Policia Militar; juiz federal Marcelo Mesquita Saraiva; superintendente da Receita Federal do Brasil em São Paulo, Dr. José Guilherme Antunes de Vasconcelos; vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos; desembargador Federal Fausto De Sanctis; ministra de Estado da Cultura, Marta Suplicy; brigadeiro do ar Ricardo Cesar Mangrich, diretor do Centro Logístico da Aeronáutica; presidente do Tribunal de Contas do Município; chefe do Serviço Militar, coronel Almyr Vilar Moreira Pinto; e o presidente da Associação Paulista do Ministério Público do Estado de São Paulo, procurador de Justiça Dr. Felipe Locke Cavalcanti. Portanto, prestigiadíssima esta Sessão Solene.

Couberam pelo encaminhamento do Cerimonial a mim as últimas palavras, mas nada mais resta a acrescentar a tudo o que já foi falado por todas as autoridades que antecederam esta Presidência no que se refere à história, a atuação e a relevância da Advocacia-Geral da União. Resta-me apenas apresentar uma obra coletiva feita por diversos advogados da União e coordenado pela Dra. Adriana Fantim, e também a Dra. Nilma de Castro Abe, “Súmulas da AGU Comentadas” e apenas para que o telespectador acompanhe “Súmulas da AGU Comentadas”, os autores abriram mão de qualquer direito autoral e comentam todas as Súmulas da AGU. Súmula é uma síntese de entendimento jurídico estabelecida a partir da repetição de decisões sobre a mesma matéria. Quando se faz uma Súmula, quando se edita Súmulas, a AGU pretende fazer um esforço institucional para padronizar a sua atuação em âmbito nacional, consolidar a interpretação prevalecente da jurisprudência já dos Tribunais e dar mais segurança jurídica ao jurisdicionado.

Vou repetir as palavras do advogado-geral da União, Luiz Inácio Lucena Adams. “A edição de Súmulas pela AGU visa a dar a administração instrumentos estáveis de comportamento garantindo segurança jurídica e previsibilidade do comportamento estatal, o que se traduz em ganhos econômicos e sociais, com o cumprimento da decisão e a redução dos litígios, havendo também um ganho de legitimidade no que diz respeito aos atos da administração pública. A divulgação desse trabalho vem na esteira de uma mudança de paradigma no direito contemporâneo que exige cada vez mais dos operadores jurídicos a apresentação de soluções sérias, céleres e adequadas, que prestigiem e a eficiência e a duração razoável do processo e se coadunem com a política institucional da Advocacia-Geral da União de redução da litigiosidade e de demandas em colaboração com os poderes da República.

Ao ter a honra de fazer o prefácio, usei da visão de um professor e de autor de livros e pude assim sintetizar em rápidas palavras. O livro é completo sem ser complicado. Profundo sem ter soberba ou supérflua erudição. Com citação doutrinária precisa do que é mais importante, abordando temas complexos que normalmente não são tratados os manuais, com a tranquilidade que é capaz de torná-los acessíveis mesmo aqueles leitores não familiarizados com a matéria. São verdadeiras aulas transcritas de modo lógico e persuasivo encerradas como a conclusão sobre o tema. O livro informa, orienta, ensina e seduz. Por todas essas razões é uma obra vocacionada a mais ampla aceitação. Se algum defeito possui é de não ter sido elaborada antes. Uma grande obra a altura da Advocacia-Geral da União.

Por que nesta Sessão Solene cabe falar desta obra? Porque ela é o retrato, a síntese da paixão, da emoção que move esses advogados da União. Paixão e emoção que, aliadas à competência, seriedade e eficiência, estão fazendo com que nosso país possa se desenvolver no ritmo de muito maior segurança, certo que seu patrimônio estará sempre sendo muito bem protegido.

Sintetizava o Dr. Francisco de Almeida, advogado da União do Piauí, em forma de cordel. “Com a presença da AGU a justiça engrandeceu. A União fez poupança, seu patrimônio cresceu. Graças à dedicação chegaremos ao apogeu. Em todo meio jurídico seu nome é exaltado, até mesmo os adversos reconhecem este dado. Busca-se a perfeição por mais que seja pesado. Hoje se pode falar de uma AGU cidadã primando pela justiça. Não havendo pé de van, defendo a probidade ela é a nossa guardiã.”

Por isso que a Assembleia Legislativa de São Paulo, representativa dos anseios de mandato popular da população do estado de São Paulo, sentiu-se honrada em fazer esta Sessão Solene. Não é a Assembleia Legislativa que homenageou a Advocacia-Geral da União, é a Advocacia-Geral da União que homenageia toda sociedade aceitando vir aqui e receber estas palavras de profunda gratidão por tudo aquilo que foi feito.

Quero neste encerramento, constando a presença do nobre deputado federal Vicente Cândido, declarar encerrada esta sessão solene. Agradecer a competência e eficiência dos funcionários do Cerimonial, dos funcionários da equipe de som, da nossa assessoria e convidar a todos para um coquetel de confraternização que se realizará no Hall Monumental. Boa noite, nossa eterna gratidão, e que Deus continue abençoando e iluminando o trabalho de cada um de vocês.

 Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 21 minutos.

 

* * *