1

 

08 DE ABRIL DE 2005

011ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO SESQUICENTENÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA

 

Presidência: ROBERTO ALVES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 08/04/2005 - Sessão 11ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO ALVES

 

COMEMORAÇÃO DO SESQUICENTENÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAÇAPAVA

001 - ROBERTO ALVES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o sesquicentenário do município de Caçapava. Informa que não será executado o Hino Nacional Brasileiro em respeito ao luto oficial de sete dias, pelo falecimento do Papa João Paulo II.

 

002 - FABRÍCIO ALBERTO CORREIA

Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Caçapava, reconhece o valor dos pioneiros que a fundaram. Assegura que tudo fará para cumprir sua quota de responsabilidade no processo de melhoria dos índices de qualidade de vida e desenvolvimento do povo caçapavense.

 

003 - DARCY BREVES DE ALMEIDA

Vice-Prefeita de Caçapava, expressa sua alegria em participar deste momento histórico do município. Conclama todos à união pelo progresso da cidade.

 

004 - REINALMA MONTALVÃO

Presidente da Câmara Municipal de Caçapava, fala da sua história. Destaca a evolução econômica, passando pela agricultura, pecuária e atualmente com importantes indústrias ali instaladas.

 

005 - CARLOS ANTONIO VILELA

Prefeito de Caçapava, assevera que o município está em evolução contínua, servindo de apoio ao processo de desenvolvimento do Estado de São Paulo em todos os seus aspectos. Enfatiza que o processo de expansão urbana deve preservar a qualidade de vida oferecida pela cidade a seus habitantes.

 

006 - Presidente ROBERTO ALVES

Historia a trajetória de Caçapava desde a fundação até os dias atuais. Critica as administrações municipais anteriores e elogia o atual prefeito. Coloca-se à disposição do povo caçapavense para juntos elevarem o município ao patamar esperado por todos. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO ALVES - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO ALVES - PTB - Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o sesquicentenário do município de Caçapava.

Não será executado o Hino Nacional Brasileiro em respeito ao luto oficial de sete dias do falecimento do Papa João Paulo II. Expresso os meus sentimentos a toda a nação católica.

Para compor a Mesa convido o Exmo. Sr. Carlos Antonio Vilela, Prefeito do Município de Caçapava; Reinalma Montalvão, Presidente da Câmara Municipal de Caçapava; Darcy Breves de Almeida, Vice-Prefeita do Município de Caçapava; Fabrício Alberto Correia, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Caçapava.

Também estão presentes Fernando Cid Diniz Borges, Gilles Emanuel François Willemin, Herlan Santa Cruz Ruiz, vereadores de Caçapava; Clóvis Cunha, Secretário de Obras de Caçapava; Lúcio Simões, Secretário de Administração de Caçapava; Nilson Uchôa, Gestor da Secretaria de Cidadania e Assistência Social; Eunice Vilela, 1a Dama do Município e Presidente do Fundo de Solidariedade; Sérgio Jorge Veríssimo, neste ato representando o Vereador Adauto Luis Pedro, da Câmara Municipal de Caçapava; Marcelo Prado, neste ato representando o Vereador Hércules Rogério Ferreira de Freitas, da Câmara Municipal de Caçapava; Lourdes Mesquita, presidente do Grupo da Terceira Idade “Viva a Vida”; Pastor Ezequiel, líder religioso em Caçapava.

Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Fabrício Alberto Correia, Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Caçapava.

 

O SR. FABRÍCIO ALBERTO CORREIA - Exmo. Sr. Deputado Roberto Alves, que preside esta sessão solene em homenagem ao sesquicentenário da cidade de Caçapava; Exmo. Sr. Prefeito Carlos Antonio Vilela; Exma. Sra. Darcy Breves de Almeida, Vice-Prefeita da cidade de Caçapava e Presidente da Comissão do Sesquicentenário; Exma. Sra. Reinalma Montalvão, Presidente da Câmara Municipal de Caçapava; Ilma. Profª Lourdes Mesquita, em nome de quem saúdo toda a população de Caçapava presente neste ato solene; autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes, é com grande emoção que assomo à tribuna para comemorar o transcurso de mais um aniversário do município de Caçapava.

Venho calorosamente neste espaço reservado à discussão de grandes problemas que afligem a Nação me regozijar pelo aniversário desse frondoso município paulista, berço de valorosos cidadãos que constituem a história da cidade, do Estado de São Paulo e do Brasil.

Ao falar do aniversário de Caçapava, dos seus 150 anos de existência, é necessário antes reconhecer o valor sagrado das mãos que plantaram a primeira flor, que assentaram a pedra fundamental. É preciso lançar um olhar na história de Caçapava e resgatar a saga dos visionários, vanguardistas, homens e mulheres que, com ousadia e coragem, construíram aquela frondosa obra no seio do Vale do Paraíba paulista com pedras, rosas, espinhos, cores, poesias, causos, lendas, mitos, sonhos e esperanças.

É preciso, pois, como gesto primeiro da nossa comemoração, reconhecer todo o valor dos abnegados pioneiros que descortinaram o pano daquele cenário extraordinário, que constitui a nossa cidade.

Sr Presidente, Sras. e Srs. Deputados, desejo expressar aos meus ilustres pares na Administração Pública municipal e a toda a população caçapavense o quanto me sinto honrado em pertencer à equipe de governo do Prefeito Carlos Antonio.

Na ocasião em que se festeja mais um aniversário de Caçapava, desejo expressar meus cumprimentos ao Prefeito da cidade, Carlos Vilela, às autoridades legislativas e parlamentares. Saúdo ainda o bravo povo caçapavense, que nos últimos anos tem enfrentado condições muito adversas de vida.

Desde a sua elevação a vila, Caçapava é uma cidade em construção. Tem trabalhado sempre contra o relógio, pressionada pela gestão e resolução dos inúmeros e complexos problemas do cotidiano, da população das grandes metrópoles, sobrando-lhe pouco tempo e recursos para a planificação e organização estratégica do processo de desenvolvimento do município.

Com dois núcleos distintos, a começar por Caçapava Velha, fundada em agosto de 1705, podemos afirmar que Caçapava é uma das mais antigas cidades do Vale do Paraíba. Cento e cinqüenta anos depois de sua elevação a vila, Caçapava é orgulho para a região, sendo uma das cidades que mais têm crescido e se desenvolvido no Estado de São Paulo, talvez no País.

Tem o município de Caçapava, neste dia em que recebe a homenagem do Parlamento Paulista pela passagem de mais um aniversário, razões para olhar com segurança para o futuro e esperar melhores e frondosos dias para seus filhos.

Quero aproveitar o ensejo para assegurar publicamente que, no exercício do cargo de Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, tudo farei para cumprir a quota de responsabilidade que no processo me cabe, a fim de assegurar melhores índices de qualidade de vida e de desenvolvimento ao povo caçapavense.

Caçapava é um município com excepcional história e pode ter um futuro brilhante, desde que todos nos empenhemos, como estou a crer que vamos fazer, sob o comando do Prefeito Carlos Vilela, para que novas oportunidades de desenvolvimento sejam devidamente aproveitadas.

Parabéns a Caçapava.

Era o que tinha a dizer.

Hoje é um dia de pesar para os nossos irmãos católicos e, por isso, nosso Hino não foi entoado nesta magna Casa de leis. Mas, para que fiquem registradas nos Anais desta Casa, ficam algumas palavras da Profª Olívia Alegre, que constituem o hino do nosso município, como registro de todo o amor que o povo de Caçapava tem por nossa terra.

“Ó Caçapava, ao longe dantes, do céu azul dos arrozais lá na ribeira, do Paraíba, dos bandeirantes, dos cafezais, dos alcantis da Mantiqueira. É simpatia hospitaleira, serena e calma, florescendo sempre está. De gente amiga, bondosa e ordeira e que possui a fibra do jequitibá. Ó Caçapava de São João, de um regimento que orgulha o brasileiro, que leva a glória e a educação e abre os braços com carinho ao mundo inteiro. É simpatia hospitaleira, serena e calma, florescendo sempre está. De gente amiga, bondosa e ordeira e que possui a fibra do jequitibá. Ó Caçapava, dos que lutaram pelo progresso e pelo encanto que hoje encerra e grande exemplo de amor deixado e de trabalho pelo povo e pela terra. É simpatia hospitaleira, serena e calma, florescendo sempre está, bondosa e ordeira, e que possui a fibra do jequitibá. São sempre pela grandeza da Pátria unidos seus filhos queridos com civismo e nobreza. É por São Paulo. É pelo Brasil.”

Parabéns, Caçapava. Parabéns aos caçapavenses pelos 150 anos de história. Era o que eu tinha a dizer. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO ALVES - PTB - Esta Presidência concede a palavra à Exma. Sra. Darcy Breves de Almeida, Vice-Prefeita do município e Presidente da comissão organizadora do sesquicentenário de Caçapava.

 

A SRA. DARCY BREVES DE ALMEIDA - Excelentíssimas autoridades, representantes de minha querida cidade, Caçapava, 150 anos de simpatia.

Com que júbilo encontro-me aqui nesta data com a finalidade de comemorar o sesquicentenário do município de Caçapava. Honra-me a presença de minha querida cidade através de políticos e munícipes e me proponho a exaltar a terra que vi completar 100 anos na meninice dos meus oito anos e agora nos 150 anos, como sua Vice-Prefeita.

O marco é histórico. A terra que me viu crescer agora nos abre os braços e pede para que a amparemos, para que a façamos progredir, para que tenha cultura e possa oferecer oportunidades de trabalho e de lazer a seus filhos. Estamos unidos, queremos cada vez mais dar as mãos, precisamos de ajuda, não queremos decepcionar a nossa “taiada”, a nossa terra simpatia.

Nos seus 150 anos roguemos ao Senhor que abençoe esse povo hospitaleiro, que traga paz e progresso, e que sejamos instrumentos dentro de tantas esperanças para que dias melhores possam acontecer na cidade que tanto amamos: a Caçapava querida, a “taiada” de 150 anos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO ALVES - PTB - Tem a palavra a Exma. Sra. Reinalma Montalvão, Presidente da Câmara Municipal de Caçapava.

 

A SRA. REINALMA MONTALVÃO - Exmo. Sr. Deputado Roberto Alves, na pessoa de quem cumprimento todas as demais autoridades da Mesa, bom dia a todos os presentes, é com muito prazer que hoje estamos aqui comemorando os 150 anos de Caçapava.

Em nome de todos os Vereadores da Câmara Municipal de Caçapava, agradeço ao Presidente desta Casa, excelentíssimo Deputado Rodrigo Garcia, e aos demais Deputados por esta oportunidade histórica de estarmos aqui, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, comemorando os 150 anos de emancipação política da nossa cidade nesta sessão solene.

Vou falar um pouquinho sobre nossa história. Caçapava vem do tupi, significando clareira na mata. As terras onde foi fundada a cidade de Caçapava inicialmente foram habitadas por índios.

Tudo começou com o bandeirante, Capitão Jorge Dias Velho, que não se interessou pela nossa vizinha Taubaté, base de apoio à região mineira, exploradora do ouro. Proprietário das terras onde hoje é Caçapava velha, Jorge Dias Velho lá fundou a capela de Nossa Senhora d'Ajuda e um cemitério. Muitas famílias de várias cidades do estado se mudaram para lá.

Com o passar dos anos, depois de muitos atritos, algumas famílias resolveram se mudar e construíram suas casas na antiga fazenda velha, nos arredores da Capela de São João Batista, onde atualmente é a igreja matriz. E a partir daí o povoado foi se desenvolvendo até chegarmos aos dias atuais, com uma população de 78 mil habitantes.

Em Caçapava, como em toda a região do Vale do Paraíba, o café foi cultivado em grande escala, sendo até exportado. Mais tarde, a pecuária e a agricultura, especialmente o cultivo do arroz, marcaram a história da nossa economia. Atualmente a economia de Caçapava está baseada em agricultura e indústria. Temos a fábrica de chocolates Nestlé, Fuji Filme, Cebrace, cvl, Viapol, mwl Rodas e Eixos, entre outras.

Caçapava é carinhosamente conhecida como a cidade simpatia, com seu povo acolhedor e carismático. A simpatia da nossa gente valoriza as raízes culturais, com olhos para o progresso do município.

Caçapava está situada numa região privilegiada, entre as capitais São Paulo e Rio de Janeiro, às margens da rodovia Presidente Dutra, próxima ao litoral norte e às belas cidades serranas, como Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e sul de Minas.

Como diz a nossa querida e saudosa professora Olívia Alegri, ao compor o hino a Caçapava:

“É simpatia, hospitaleira, serena e calma, florescendo sempre está, de gente amiga, bondosa e ordeira e que possui a fibra do jequitibá!”

Caçapava está sempre com seus braços abertos para acolher e receber a todos aqueles que lá chegam, como eu, que um dia vinda do sul de Minas fui acolhida por Caçapava, fazendo de mim uma filha como tantos outros, que aqui hoje estão presentes. Da forma com que a cidade nos acolheu, com simpatia, com carinho, procuramos dar o nosso retorno.

Esperamos que esta sessão solene e todos os atos que estão ocorrendo sejam um marco para que Caçapava se desponte cada vez mais. Que possamos ver o progresso, que há muito estava parado.

Temos certeza e fé em Deus de que esses 150 anos de Caçapava serão realmente um marco na história. Uma nova era está se iniciando.

Agradecemos muito a esta Casa, a Deus e a todos vocês por podermos estar comemorando esses 150 anos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO ALVES - PTB - Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Carlos Antonio Vilela, Prefeito do Município de Caçapava.

 

O SR. CARLOS ANTONIO VILELA - Excelentíssimo Senhor Deputado Roberto Alves, que preside esta sessão solene; excelentíssima Senhora Darcy Breves de Almeida, Vice-Prefeita do Município de Caçapava; excelentíssima Senhora Reinalma Montalvão, Presidente da Câmara Municipal de Caçapava, em nome de quem saúdo todos os vereadores do município presentes nesta sessão solene; ilustríssimo Senhor Fabrício Correia, Secretário-Executivo da Frente Parlamentar da Cultura no Estado de São Paulo e Digníssimo Secretário de Cultura, Esportes e Lazer do município de Caçapava, em nome de quem saúdo todos os Secretários Municipais e servidores da Prefeitura Municipal de Caçapava; autoridades civis, militares e eclesiásticas; senhoras e senhores, é com imensa alegria que, no exercício do mandato de Prefeito Municipal de Caçapava, venho hoje ao Plenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, esta Magna Casa de Leis de todos os paulistas, receber a homenagem do Parlamento em nome do município de Caçapava, pela passagem de seus 150 anos de elevação a vila.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje, aquela semente brotada do idealismo e da visão do Capitão Jorge Dias Velho germinou e se consolidou no terreno fértil do trabalho, já produziu inúmeros frutos, correspondendo atualmente a uma cidade que está em evolução contínua, servindo de apoio ao processo de desenvolvimento do Estado de São Paulo em todos os seus aspectos.

Seja qual for a impressão primeira de qualquer povo sobre Caçapava, não restará dúvida de que a matéria de que é feita a alma da cidade é a cultura e a inteligência de seus filhos. Nesse Parlamento brilhou um dos nossos mais nobres filhos, Ministro José de Moura Rezende, Deputado Estadual constituinte em 1937, que deixou a marca indelével da grandeza do povo caçapavense nesta Casa de Leis.

É a memória sesquicentenária dessa cidade, o elemento de identidade de sua gente e da formação de nosso povo. Sobre esse passado tão rico que Caçapava, no próximo dia 14 de abril, chegará aos seus 150 anos.

Caçapava orgulha-se de receber esta grandiosa homenagem. A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em uma sessão solene, reconhece 150 anos de trabalho do povo caçapavense em prol do desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil.

Na passagem do sesquicentenário de Caçapava, cumpre, por fim, transmitir as congratulações à população e às autoridades locais, como expressão também de reconhecimento pelo exemplo extraordinário de cidade organizada, segura e hospitaleira.

Em concordância com as declarações de amor pela cidade, desejamos enfatizar especialmente o cuidado quanto ao processo de expansão urbana, preservando-se, então, as principais virtudes de Caçapava, de modo a manter a qualidade de vida oferecida pela cidade aos seus habitantes.

Essas as merecidas felicitações junto aos votos de prosperidade e contínuo progresso com que a Prefeitura Municipal de Caçapava presta tributo à querida e aprazível cidade Simpatia. Parabéns, Caçapava, orgulho de São Paulo e do Brasil.

Era o que eu tinha a dizer.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO ALVES - PTB - Esta Presidência gostaria de registrar a presença dos Srs. Fernando Cid Diniz Borges, Gilles Emanuel François Willemin e Herlan Santa Cruz Ruiz, Vereadores da cidade de Caçapava.

Excelentíssimo Senhor Carlos Antonio Vilela, Prefeito Municipal de Caçapava; excelentíssima Senhora Darcy Breves de Almeida, Vice-Prefeita Municipal de Caçapava; excelentíssimo Senhor Fabrício Correia, Secretário-Executivo da Frente Parlamentar da Cultura e Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Caçapava; excelentíssima Senhora Reinalma Montalvão, Presidente da Câmara Municipal de Caçapava; autoridades civis, militares e eclesiásticas; senhoras e senhores, no exercício de meu corrente mandato tenho, sempre que possível, visitado os municípios que compõem a região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra Mantiqueira, que orgulhosamente represento nesta Assembléia Legislativa.

Com muita satisfação requeri ao Presidente Rodrigo Garcia e hoje tenho a honra de presidir esta Sessão Solene que objetiva registrar nos anais do Legislativo paulista uma data muito importante para os caçapavenses e todos nós, cidadãos valeparaibanos: no próximo dia 14 de abril, a histórica cidade de Caçapava, nossa cidade simpatia, completará 150 anos de elevação a vila.

Falarei um pouco da história deste grande município paulista como forma de reverenciar a memória dos fundadores desta cidade. A fundação de dois núcleos populacionais, distantes cerca de 5 quilômetros um do outro, deu origem ao município de Caçapava. O primeiro núcleo foi fundado em 1705, no lugar onde hoje se encontra localizada Caçapava Velha, por Jorge Dias Velho e sua esposa, Sebastiana de Unhate, que ergueram uma capela majestosa nas terras de sua fazenda e que existe até hoje, com o nome de Nossa Senhora da Ajuda de Caçapava.

O povoado que se formou ao redor foi elevado a freguesia em 18 de março de 1813, com o nome de Nossa Senhora da Ajuda, pertencente ao município de Taubaté. A freguesia foi passagem forçada dos bandeirantes que se dirigiam às Minas Gerais e, conseqüentemente, das tropas que retomavam.

Segundo o historiador Benedito Alípio Bastos, foi a ‘célula mater’ da organização social, política e religiosa daquela parte do território paulista. De Caçapava partiam inúmeros sertanistas para Minas Gerais e Goiás em busca de novas terras. Nesse tempo, escrevia-se Cassapaba, Caassapaba e Cassapava, e somente em 1865 foi definida a grafia atual.

O segundo núcleo surgiu em conseqüência de inúmeras lutas políticas que obrigaram a população a transferir-se para a fazenda do coronel João Dias da Cruz Guimarães, onde desde 1842 já existia uma capela em louvor a São João Batista, iniciando-se ali o novo núcleo. Progrediu tão rápido, que em pouco tempo seus fundadores conseguiram obter a transferência da sede da freguesia e do distrito de Caçapava para o novo povoado, passando a Capela de São João Batista a ser a matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda. Os fatores de desenvolvimento do novo núcleo populacional foram de ordem econômica e de ordem geográfica, por estar localizado nas proximidades do rio Paraíba.

Em 3 de maio de 1850, o nome foi alterado para Nossa Senhora da Ajuda de Caçapava e passou a vila em 14 de abril de 1855. Somente 20 anos mais tarde, em 8 de abril de 1875, recebeu os foros de cidade. Nessa época, Caçapava encontrava-se no apogeu da fase áurea do café. O declínio da economia do café fez a cidade passar por um período de estagnação econômica. A recuperação ocorreu já neste século, com o cultivo do arroz e a introdução da pecuária de leite, mas esteve mais acelerada na década de 70, com a expansão das atividades industriais.

Caçapava significa em tupi-guarani clareira ou picada na mata: ‘caa’ significa mato, ‘açapaba’ significa clareira ou picada.

Nos últimos anos, porém, Caçapava sofreu duros golpes no que se refere a gestão pública municipal. Os gestores públicos que por ali passaram deixaram um histórico desprezível no trato da coisa pública. Brilhantemente, nas ultimas eleições a população caçapavense resolveu dar um basta no descaso com o dinheiro público e elegeu o prefeito Carlos Antonio Vilela, um notável do quadro do PFL do Estado de São Paulo. Pelas melhorias introduzidas pelo Poder Público já no início de sua gestão, o Prefeito Vilela, que aqui hoje está, promete uma administração zelosa e ordeira, que resultará em melhores índices de qualidade de vida a todo povo de Caçapava.

Mais uma vez coloco-me na condição de Deputado representante de Caçapava nesta Casa de Leis à disposição do Prefeito Carlos Vilela e de todo o povo caçapavense para juntos elevarmos o município de Caçapava ao patamar esperado por todos.

Parabéns, Caçapava!

Era o que tinha a dizer.

Que Deus abençoe a todos de Caçapava pelo seu aniversário. Com certeza, todos unidos, prefeito, vereadores e toda a população, vão fazer de Caçapava uma cidade maravilhosa, para que o povo caçapavense possa se sentir honrado na cidade em que mora.

Muito obrigado ao povo de Caçapava e ao Exmo. Sr. Prefeito. Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 11 minutos.

 

* * *