17 DE ABRIL DE 2009

011ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA ESTADUAL DO DESBRAVADOR DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA”

 

Presidente: ANALICE FERNANDES

 

 

RESUMO

001 - ANALICE FERNANDES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes e informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, com a finalidade de comemorar os "Dia Estadual do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia". Convida a todos os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a execução em vídeo do "Hino dos Desbravadores" e a entrada da Bandeira dos Desbravadores, e solicita que fosse conduzida ao Plenário a Bíblia e a tocha, representando o poder do Espírito Santo. Recebe a Bíblia e anuncia a apresentação do Pelotão de Elite dos Desbravadores em movimentos sincronizados, que iriam ilustrar o trabalho desenvolvido pelos jovens no seu cotidiano. Convoca o Pastor Juvenildo para conclamar o voto e a lei dos Desbravadores.

 

002 - PASTOR IVO SUEDEKUM

Vice-presidente e secretário da Associação Paulista Sul da Igreja Adventista do Sétimo Dia, faz uma oração e profere uma benção.

 

003 - Presidente ANALICE FERNANDES

Manifesta a honra de homenagear os Desbravadores e fala do projeto de sua autoria, a lei 12688, de 2006, que determina o 4º sábado do mês de abril, como o Dia Estadual do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Diz que o trabalho dos Desbravadores constitui um exemplo de cidadania, patriotismo e solidariedade. Anuncia a exibição de matéria do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, veiculada em janeiro de 2005, por ocasião do acampamento dos Desbravadores de todos os países da América do Sul, na cidade de Santa Helena, no Paraná. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre os Desbravadores. Anuncia a apresentação do Grupo "Cidadãos de Futuro", com a canção "Novo Milênio". Agradece à assistente social Joana, que trabalha com as crianças do Grupo "Cidadãos do Futuro", ensinando-os a desenvolver a cidadania, o patriotismo e a solidariedade.

 

004 - PASTOR RONALDO DE OLIVEIRA

Presidente da Associação Paulista Sul da Igreja Adventista do Sétimo Dia, diz às crianças que as cadeiras que eles estavam ocupando eram ocupadas por homens e mulheres que acreditam poder fazer alguma coisa pelo nosso Estado, criam leis que protegem, incentivam e motivam as pessoas. Faz uma oração e convida o Pastor Ivo Suedekum para entrega de uma placa de homenagem à Deputada Analice Fernandes, como símbolo de gratidão da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de São Paulo.

 

005 - Presidente ANALICE FERNANDES

Agradece a homenagem.

 

006 - PASTOR RONALDO DE OLIVEIRA

Faz uma oração pelas pessoas que trabalham na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e pelos policiais civis e militares.

 

007 - Presidente ANALICE FERNANDES

Anuncia a apresentação do Grupo Cidadãos do Futuro com a canção "Minha Escola". Deixa mensagem bíblica do Livro de Josué, capítulo1, versículo 9, conclamando os jovens a serem fortes e corajosos. Agradece a todos que colaboraram com o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Analice Fernandes.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE – ANALICE FERNANDES - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Sessão Solene foi convocada por solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Compondo nossa Mesa que irá conduzir os nossos trabalhos, quero agradecer as presenças dos nossos queridos convidados. Agradeço ao Pastor Ronaldo de Oliveira, presidente da Associação Paulista Sul; ao meu lado direito a Professora Rosimari de Oliveira, coordenadora do Ministério da Criança, do Adolescente, e da Mulher; ao meu lado esquerdo, o Pastor Ivo Suedekum, vice-Presidente da Associação Paulista Sul e líder do programa de Assistência Social da Adra; ainda do meu lado esquerdo o Pastor Jonas Amâncio, que sempre foi um dos braços fortes da nossa parceria junto à comunidade adventista e a sua colaboração na organização deste evento só veio reforçar esta sólida amizade. Quero ainda anunciar a presença dos convidados que compõem nossa Tribuna de Honra: Pastor Juvenildo Silva Rego, Diretor Associado do Ministério Jovem; Pastor Helbert Roger Almeida, Diretor-Geral do Ministério Jovem; Pastor Carlos Enoc, diretor da Agência de Comunicação e coordenador do programa de televisão “Fé Para Hoje”; Pastor Paulo Cilas, doutor em Teologia e conselheiro dos demais pastores para a Região Sul de São Paulo; Pastor Nelson Ferraz, diretor do Programa de Saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia para a Região Sul de São Paulo; Pastor Edmilson Silva Lima, diretor das Missões para a Igreja Adventista na Região Sul de São Paulo; Lúcia de Almeida Silva, secretária do vice-Presidente Pastor Ivo Suedekum; Neusa Marli Torres dos Reis Ferraz, Diretora do Ecoe - Espaço Comunitário Esperança; Renato Rafael de Paula, líder dos Desbravadores e Coordenador dos Bairros, Parque Fernanda, Jardim das Rosas e Santo Eduardo; Paulo Domingues, líder dos Desbravadores e coordenador de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Juquitiba; Alexandre Gomes, líder dos Desbravadores e coordenador dos Bairros de Capão Redondo, Jardim São Bento e Campo de Fora; João Paulo, líder dos Desbravadores e coordenador dos Bairros, Jardim Ângela e Jardim Santa Margarida; Terezinha de Jesus, líder dos Desbravadores e coordenadora dos Bairros, Santo Amaro e Campo Grande; Marcos Antonio, líder dos Desbravadores e Coordenador dos Bairros, Jardim Varginha, Vila São José e Grajaú; Cleilly Faria Lima, professora e líder dos Desbravadores, esposa do Pastor Edmilson; Lucijane de Almeida, enfermeira voluntária para o Clube dos Desbravadores, esposa do Pastor Helber Roger. Temos também a honra, na noite de hoje, de termos também presentes nesta nossa sessão solene o Vereador Daniel Torres, da Cidade de Rolante, Rio Grande do Sul; e uma pessoa muito querida, o pai do Leandro, um grande amigo, casado agora com a Fernanda, nossa amiga, José Torres, líder de Desbravadores da 1ª Região Clube Alvorada. (Palmas.)

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente PM Jassen Feliciano, da 2ª Sessão de Banda do Corpo Musical da PM.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Dando continuidade aos trabalhos desta noite, peço a todos que permaneçam em pé, para que possamos acompanhar ao som do Hino dos Desbravadores, a entrada da bandeira, que tem em sua simbologia,o brasão com o triângulo,'representando a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo e assim como os três são um, o tripé da educação consiste na formação mental, espiritual e física.

Ainda dentro desta simbologia, o escudo presente na bandeira, representa a proteção que a Bíblia nos traz. A espada por sua vez, representa a Palavra de Deus.A cor vermelha, o sangue de Cristo.A cor dourada a excelência.A cor branca a pureza. E a cor azul representa a cidadania e lealdade no serviço a Deus, à Pátria, e ao próximo.

 

* * *

 

- É executado o Hino dos Desbravadores.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - E de forma a simbolizar a presença de Deus nesta solenidade solicito que seja conduzida ao plenário a Bíblia Sagrada e a tocha representando o poder do Espírito Santo.

Peço agora que adentre ao plenário, o Pelotão de Elite dos Desbravadores, numa apresentação de movimentos sincronizados e ordenados, que irão ilustrar um pouco do trabalho desenvolvido por esses jovens no seu cotidiano.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Pelotão de Elite dos Desbravadores.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Diante de tamanha mostra de disciplina, competência e organização, estendo meus agradecimentos ao Pelotão de Elite dos Desbravadores e peço uma salva de palmas a estes jovens que já são um exemplo às futuras gerações. (Palmas.)

Peço ao Pastor Juvenildo que se dirija à tribuna para conclamar o voto e a lei dos desbravadores.

 

* * *

 

- É conclamado o voto e a lei dos Desbravadores.

 

* * *

 

A A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Agora, peço que o Pastor Ivo Suedekum - vice-Presidente e Secretário da Associação Paulista Sul da Igreja Adventista do Sétimo Dia, se dirija até nossa tribuna e nos abençoe-com uma oração, de forma a coroar os trabalhos desta noite.

 

O SR. IVO SUEDEKUM - Bendito seja o Deus, o Pai Nosso de cada dia. Bendito seja o Cristo, aquele que morreu na cruz do calvário e nos concedeu o perdão e uma nova oportunidade de inclusão como cidadãos do céu. Bendito seja o Espírito Santo, que está entre nós.

Oh, Santíssima Trindade, sê conosco, hoje e sempre, até o dia em que retornaremos e, incluídos todos, viveremos para sempre ao lado da pessoa amorável do Senhor Jesus.

Também ofertamos a nossa gratidão, nesta Sessão Solene, aos homens e às mulheres de bem que nesta Casa exercem seus mandatos, representando o teu povo. Mencionamos, com gratidão no coração, a pessoa bondosa, dedicada e prestativa, que empreende o Teu Reino: a Deputada Analice Fernandes. Sê com ela, com sua família, com seus propósitos e com o seu mandato.

Constitua-se esta uma oportunidade para, como representantes do Reino de Deus, alargarmos essa história maravilhosa da salvação em Jesus. E enquanto nos preparamos, ajuda-nos a prepararmos outros para a pátria celestial.

Abençoa, Pai, a continuidade desta sessão. Que o Espírito Santo continue conosco. A nossa oração é feita, humilde e reverente, em nome do querido Salvador Jesus. Amém.

 

A Sra. Presidente - Analice Fernandes - PSDB - Obrigada, Pastor Ivo, pelas inspiradoras palavras.

Meus amigos, minhas amigas, é uma grande honra dirigir esta Sessão Solene que tem como objetivo homenagear os desbravadores e o excelente trabalho desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Eu gostaria de iniciar minhas palavras dando um testemunho. Eu sou autora do projeto de lei que determina o 4º sábado do mês de abril, como o Dia Estadual do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A Lei 12688/2006 faz uma justa homenagem a este grupo que aqui está e a muitos outros que trabalharam e continuam trabalhando para o amadurecimento e a disseminação dos ideais desbravadores, ao longo destes 50 anos de história no Brasil.

E que ideais são estes? Para mim, que já tive a oportunidade de acompanhar de perto os desbravadores atuando, este trabalho significa um grande exemplo de cidadania, de patriotismo e de solidariedade.

Tudo feito com muito entusiasmo, com muito amor e com Deus no coração. Então, eu lhes pergunto se não são destes valores tão preciosos que nossas crianças e nossos jovens necessitam?

Meus amigos, nossos desbravadores e o trabalho organizado para eles e por eles, são um grande exemplo para o Brasil, um grande exemplo da condução, correta e produtiva dos nossos jovens e crianças. Com a somatória de um elemento importantíssimo, nossos jovens se divertem e se fortalecem aprendendo.

Quando observamos as atividades dos desbravadores é possível ver o sorriso da felicidade, o sentimento de dever cumprido daquele que sabe que está ajudando ao próximo e o sentido de pertencimento próprio de quem se orgulha da sua família, da sua igreja, da sua cidade, do seu estado e de seu país.

Sentimentos tão precisos e infelizmente tão difíceis de serem vistos de uma forma tão clara, tão nítida como presenciamos nestes jovens que aqui estão.

O trabalho dos desbravadores é prova cabal que muito pode ser feito, que todos podemos ter esperança. Esperança numa juventude melhor, em cidadãos mais conscientes e felizes, porque quando se faz o bem, alcançamos a verdadeira felicidade.

Agora, peço a atenção de todos para que possamos assistir a uma matéria do Jornal Nacional, veiculada em janeiro de 2005, por ocasião do acampamento dos desbravadores de todos os países da América do Sul, na Cidade de Santa Helena, Paraná, e a um vídeo institucional que vai nos ajudar a compreender ainda mais a relevância dos serviços prestados pelos nossos desbravadores junto à sociedade como um todo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Uma salva de palmas para os desbravadores. Hoje, Pastor Ronaldo, o Estado de São Paulo está conhecendo de perto esse trabalho tão precioso. E dando continuidade a esta sessão solene, quero convidar um grupo especial que visita pela primeira vez a Assembleia Legislativa de São Paulo, o maior Parlamento do País: os Cidadãos de Futuro. (Palmas.)

Gostaria de fazer um agradecimento muito especial à Joana, assistente social que trabalha com essas crianças, pré-adolescentes, ensinando e resgatando a cidadania, o patriotismo e a solidariedade.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do número musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Muito obrigada ao Grupo Cidadãos do Futuro pela brilhante apresentação e, mais uma vez, parabéns à Joana, assistente social da ONG Cidadão do Futuro.

Neste momento, gostaria de chamar, para fazer uso da palavra, destacando o trabalho dos desbravadores junto à comunidade e, posteriormente, nos agraciando com uma oração, o nosso querido Pastor Ronaldo de Oliveira, presidente da Associação Paulista Sul da Igreja Adventista do Sétimo Dia. (Palmas.)

 

O SR. RONALDO DE OLIVEIRA - Primeiramente quero cumprimentar a Deputada Analice Fernandes nossa amiga e parceira. Ela tem sido uma bênção para nossa comunidade na região Sul de São Paulo porque temos podido manter diálogos muito importantes para poder ajudar as pessoas da nossa região. Cumprimentando-a cumprimento a todos aqueles que fazem parte do Poder Público e estão aqui.

Também quero cumprimentar todos os pastores cumprimentando o Pastor Ivo Suedekum, Secretário da Associação Paulista Sul da Igreja Adventista do Sétimo Dia, vice-Presidente e Diretor da Adra - Agência Adventista Desenvolvimento e Recursos Assistenciais.

Gostaria de cumprimentar também todas as mulheres presentes, mães, esposas, filhas, cumprimentando minha esposa Rose, a garota mais bonita do pedaço.

É uma alegria estar aqui. Através do cumprimento ao Pastor Juvenildo Silva Rego, quero cumprimentar todos os desbravadores aqui presentes. O Pastor Juvenildo tem feito um trabalho maravilhoso. Quero agradecer muito ao que ele tem feito juntamente com os regionais, com os diretores e com os desbravadores.

Anote na sua agenda este dia, fale para seus filhos daqui a alguns anos que eu estive na Assembleia Legislativa. Essas cadeiras que vocês estão ocupando são ocupadas por pessoas sérias, homens e mulheres que acreditam que podem fazer alguma coisa por este Estado, por esses homens e mulheres que se reúnem e debatem os mais diversos temas.

Há uma complexidade tremenda em avaliar as necessidades deste Estado de São Paulo, que é a locomotiva do nosso País. Aqui, homens e mulheres se assentam e criam leis que protegem, incentivam e motivam as pessoas. Aqui, neste lugar, são tomadas decisões muito importantes e temos que orar muitas vezes pelas pessoas que trabalham aqui.

Marque na sua agenda este dia, tire fotos, mostre para as pessoas hoje, amanhã e daqui a alguns anos e diga que você faz parte também das decisões que este Estado toma.

Você cidadão, cidadã, cidadão do futuro, como temos nosso grupo ali, você também faz parte e pode mudar a realidade deste nosso Estado, nosso País e do mundo também. Você pode começar varrendo a frente da sua casa. A rua toda pode ficar limpa se todos fizerem isso. Você pode começar não jogando lixo no chão que vamos ter efeitos menores das chuvas. Você pode cuidar do meio ambiente não construindo em lugares que não pode. Você pode cuidar das pessoas, dos idosos. Você pode ajudar colegas da escola, colegas da vizinhança, colegas do trabalho a não dependerem do fumo, álcool, drogas ou qualquer outra dependência química. Você pode ajudar pessoas falando que há muito a fazer e que pode ser feito primeiro por nós, que somos cidadãos do nosso Estado, do nosso País. Não podemos deixar somente para aqueles que trabalham nesta Casa mudarem a situação. Eles criam leis e precisam de braços para que elas possam ser cumpridas.

Há um texto da Bíblia Sagrada, trazida aqui por uma desbravadora, que está na sabedoria de Deus e na escrita de Salomão, Salomão o sábio, o grande conselheiro, o rei de Israel. Falo do Livro Eclesiastes, escrito por Salomão. No Capítulo 11, Versículos 9 em diante nós lemos: “Alegra-te jovem na tua juventude e recreei-se o teu coração nos dias da tua mocidade. Anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e agradam os teus olhos. Sabe, porém, que de todas essas coisas Deus pedirá contas. Nós colhemos sempre o que semeamos. Nunca iremos colher aquilo que não semeamos.”

Este é um texto que nos anima bastante. O Capítulo 12 diz assim: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade.”

Nós aprendemos na Bíblia, nós aprendemos na cidadania da terra e aprendemos também na cidadania do céu.

Este grupo de desbravadores do qual você faz parte tem feito a diferença nos bairros pequenos, nas comunidades carentes, tem feito a diferença na vida de milhares e milhares de meninos aqui no Brasil e em mais de 160 países. Nós temos a alegria de fazer parte desse grupo. Este grupo ajudou-me a me afirmar na vida. Sou uma pessoa feliz. Aprendi muito com os desbravadores. Nós estamos comemorando 50 anos no Brasil. Isso é um peso, é uma responsabilidade. Vocês não são do futuro. Vocês são do presente.

Muito obrigado, Deputada Analice Fernandes, por ter propiciado ao clube dos desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia esta homenagem e também queremos homenageá-la.

O Pastor Ivo Suedekum vai passar às suas mãos algo que é apenas um símbolo do nosso carinho. É uma placa de aço escovado, porque o aço passa os tempos. Mesmo que esta placa se deteriore algum dia, a imagem que temos no nosso coração de gratidão será eterna por tudo o que a senhora tem feito. (Palmas.)

 

O SR. IVO SUEDEKUM - Nesta placa está escrito: “Deputada Analice Fernandes, receba esta homenagem como símbolo de gratidão da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de São Paulo, que tem sido objeto de sua constante atenção.

Nosso muito obrigado pelo seu apoio aos projetos do ministério integral e difusão de nossa filosofia.

São Paulo 17 de abril de 2009.”

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Muito obrigada, Pastor Ronaldo. Que Deus abençoe poderosamente sua vida e a Igreja Adventista do Sétimo Dia. (Palmas.)

 

O SR. RONALDO DE OLIVEIRA - Vamos neste momento curvar a nossa fronte e orar a Deus. Vamos pedir uma bênção para esta Casa, para as pessoas que trabalham aqui. Não só para as pessoas que legislam, mas para todo o pessoal de apoio, para a nossa Polícia Militar, para a nossa Polícia Civil do Estado de São Paulo, do Brasil, que tanto têm feito; tantas coisas bonitas têm sido realizadas pelo Poder Público e estamos contentes. Somos aqueles que não vamos atirar a pedra primeiro; somos aqueles que irão agradecer, primeiramente, e depois vamos conversar sobre o que podemos melhorar.

Vamos orar: obrigado, Pai querido, por esta homenagem que esta Casa, por intermédio da Deputada Analice Fernandes, presta ao Clube dos Desbravadores. O Clube está completando, aqui no Brasil, 50 anos. O Senhor conhece essa história. Mas, muito mais do que isso, o Senhor conhece a história de cada um de nós, o Senhor conhece também o futuro da nossa vida. Pedimos a tua bênção para cada jovem, para cada moça, rapaz que neste dia recebem essa homenagem em nome de milhares em São Paulo e no Brasil. Uma bênção para aqueles que os dirigem: diretores, conselheiros, conselheiras, diretoras, regionais e também a liderança do Pastor Juvenildo. Pedimos uma bênção especial para aqueles que trabalham nesta Casa, para todos que representam o Poder Público, para as Polícias Civil e Militar, para aqueles que dão suporte ao trabalho neste lugar, para todos os deputados, para aqueles que presidem as cerimônias, as sessões, e especialmente uma bênção para a Deputada Analice Fernandes e sua família. Guarde-a, Senhor. Que ela seja um grande exemplo do que uma pessoa que tem Jesus no coração pode fazer por este grande estado. Agradecemos-te por tudo, do fundo do coração, com simplicidade, com humildade e em nome de Jesus. Amém. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Para fechar o nosso evento com chave de ouro convido o grupo “Cidadãos de Futuro” para nos presentear com mais uma canção chamada “Minha Escola”.

Gostaria que vocês soubessem que foi aprovado neste plenário o projeto de lei de minha autoria que originou a Lei nº 12688 que instituiu o Dia Estadual do Desbravador da Igreja Adventista do Sétimo Dia a ser comemorado, anualmente, no 4º sábado do mês de abril.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANADES - PSDB - Parabéns novamente aos Cidadãos do Futuro!!! Neste momento solicito que todos vocês se coloquem de pé. Peço que se virem de frente uns para os outros. Vamos abrir os braços de forma a esticá-los bastante neste momento e dizer para quem está à sua frente ou ao seu lado “Eu te amo em Jesus”.

Damos por encerrada esta Sessão Solene com o versículo em Josué 1.9: “Não te mandei eu? Sê forte, sê corajoso. O Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares. Amém”. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 55 minutos.

 

* * *