23 DE FEVEREIRO DE 2007

012ª SESSÃO ORDINÁRIA DO PERÍODO ADICIONAL

 

Presidência: GERALDO VINHOLI

 

Secretário: HENRIQUE PACHEC/O


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 23/02/2007 - Sessão 12ª S. ORDINÁRIA - PER. ADICIONAL  Publ. DOE:

Presidente: GERALDO VINHOLI

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - GERALDO VINHOLI

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - HENRIQUE PACHECO

Presta homenagem ao ex-Deputado Chopin Tavares Lima, falecido no dia 17/02, e externa condolências à família.

 

003 - HENRIQUE PACHECO

De comum acordo entre as lideranças, pede o levantamento da sessão.

 

004 - Presidente GERALDO VINHOLI

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 26/02, à hora regimental, com ordem do dia.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Henrique Pacheco para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - HENRIQUE PACHECO - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Convido o Sr. Deputado Henrique Pacheco para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - HENRIQUE PACHECO - PT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Srs. Deputados, tem a palavra o primeiro orador inscrito, a nobre Deputada Maria Lúcia Prandi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ricardo Castilho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Waldir Agnello. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Ana Martins. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Fausto Figueira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Romeu Tuma. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Afonso Lobato. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vanderlei Siraque. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Almeida (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jonas Donizette. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Carlos Stangarlini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Henrique Pacheco.

 

O SR. HENRIQUE PACHECO - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, companheiros que nos assistem nas galerias, telespectadores da TV Assembléia, gostaria de nesta tarde fazer, em nome das lideranças dos nossos diferentes partidos com assento nesta Casa, uma homenagem merecida a um ex-Deputado, uma liderança política que marcou o nosso Estado, deixando uma história muito bonita, construída em períodos difíceis que o nosso país atravessou, o ex-Deputado Chopin Tavares de Lima, que faleceu no último sábado, aos 80 anos de idade.

Passo a ler o currículo desse eminente líder político que durante tantos anos contribuiu grandemente ao nosso Estado e ao nosso País.

“Faleceu no sábado, dia 17/2, o ex-Deputado Chopin Tavares de Lima. Natural de Itapetininga, Chopin foi um ativista da democracia cristã, sempre empenhado em formar novas lideranças políticas. Foi secretário da Educação no governo Carvalho Pinto. Quando Deputado, foi afastado da política pelo Ato Institucional nº 5 (AI 5) durante o regime militar, por causa de um discurso. Voltou à cena política em 1982, quando foi nomeado secretário do Interior pelo governador André Franco Montoro. Foi também secretário da Educação no governo de Orestes Quércia.

O ex-Deputado participou ativamente dos comícios das“Diretas Já”. Em 2004, em reconhecimento ao seu legado político, a Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) instituiu o Prêmio Chopin Tavares de Lima - Novas Práticas de Gestão Municipal. O objetivo da premiação é destacar as experiências municipais que apresentam novas práticas de gestão em diversos setores que integram o conjunto das políticas públicas.

Em 9/10/2006, Chopin completou 80 anos de idade. Ele era casado com a Letícia Falabela. Seu corpo foi sepultado no domingo, 18/2, no cemitério do Morumbi, em São Paulo. A missa de sétimo dia será realizada no próximo sábado, dia 24/2, às 9h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na avenida Doutor Arnaldo, 1.830.

Sr. Presidente, eis, de maneira sintética, o perfil desse ex-Deputado que tanto orgulhou o nosso Estado.

Em nome de todos os Deputados desta Casa quero externar à família as nossas condolências e o nosso respeito à figura do eminente e sempre Deputado Chopin Tavares de Lima.

 

O SR. HENRIQUE PACHECO - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças, solicito o levantamento da presente sessão em homenagem póstuma ao ex-Deputado Chopin Tavares de Lima.

 

O SR. PRESIDENTE - GERALDO VINHOLI - PDT - Esta Presidência, em nome da Casa, se soma à manifestação do nobre Deputado Henrique Pacheco na homenagem póstuma que faz ao ex-Deputado e ex-Secretário de Estado Chopin Tavares de Lima.

Srs. Deputados, antes de levantar a presente sessão esta Presidência, cumprindo disposição constitucional, adita à Ordem do Dia da sessão ordinária de segunda-feira o Projeto de lei Complementar nº 25, de 2001 e os Projetos de lei nºs. 361/99, 405/01, 898/03, 571/04, 311/05, 575/05, 606/05, 816/05, 80/01, 164/03, 996/03, 233/04, 247/04, 451/04, 629/04, 55/05, 59/05, 300/05, 857/05, 869/05 e 956/05 vetados.

Em face do acordo entre as lideranças esta Presidência, antes de levantar a sessão, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de segunda-feira, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia da 11a Sessão Ordinária do Período Adicional e o aditamento anunciado.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 53 minutos.

 

* * *