14 DE ABRIL DE 2008

012ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO LUSÍADA”

 

 

Presidente: PAULO ALEXANDRE BARBOSA

 

 

RESUMO

001 - PAULO ALEXANDRE BARBOSA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de "Comemorar o Aniversário da Fundação Lusíada". Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - JOSÉ LASCANE

Vereador da Câmara Municipal de Santos e professor do Centro Universitário Lusíada, saúda os presentes. Presta uma homenagem a todos os professores, historiando o surgimento do professor na Terra.

 

003 - Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA

Procede à entrega de placa e diploma comemorativos ao Sr. Nelson Teixeira, como homenagem pelos 42 anos da Fundação Lusíada.

 

004 - NELSON TEIXEIRA

Reitor do Centro Universitário Lusíada e Presidente da Fundação Lusíada, agradece ao Deputado Paulo Alexandre Barbosa pela homenagem, bem como aos presentes. Relata a trajetória da Fundação Lusíada, desde a sua criação. Presta homenagem ao Presidente da Sessão, entregando-lhe uma caneta como lembrança da Instituição.

 

005 - Presidente PAULO ALEXANDRE BARBOSA

Fala de seu orgulho em presidir uma sessão que homenageia uma instituição de ensino superior de tamanha tradição. Discorre sobre a  história da Fundação Lusíada e sobre os cursos de seu Centro Universitário. Informa que a Baixada Santista ganhará, em breve, um complexo de saúde cuja obra está sendo feita numa parceria entre a Prefeitura de Santos, o Ministério da Saúde e a Fundação Lusíada. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

-  Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Paulo Alexandre Barbosa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dá como lida e aprovada a ata da sessão anterior. Esta Presidência agradece a presença de todos vocês nesta solenidade festiva, com o objetivo de “Comemorar o Aniversário da Fundação Lusíada”.

Esta Presidência convida para compor a Mesa o Presidente da Fundação Lusíada, Reitor do Centro Universitário Lusíada, Dr. Nelson Teixeira, Vereador José Lascane, vice-Presidente da Câmara Municipal de Santos, representando o Legislativo de Santos e também o Poder Executivo Municipal, professor do Centro Universitário Lusíada há 21 anos.

Esta Presidência agradece ainda a presença das seguintes autoridades: Dr. Alberto Bedulatti Cardoso, Diretor Técnico do Hospital Guilherme Álvaro, Dr. Roberto Antonio da Costa, Diretor Administrativo de “A Tribuna de Santos Jornal e Editora Ltda.”, Sr. Márcio Luiz Bernardino Calvas, editor-chefe do Jornal “A Tribuna”, Sr. Márcio Delfim Leite Soares, Gerente Comercial e Marketing de “A Tribuna de Santos Jornal e Editora Ltda.”, Dr. Raimundo Macedo, Presidente da Unimed de Santos, Sra. Neusa Alonso Regiane, Secretária Geral do Centro Universitário Lusíada, Dr. Mauro Cezar Dinato, Coordenador do Curso de Medicina, Sr. Marco Aurélio Adegas, Presidente do Diretório Municipal do PSDB de Santos, Dr. Eduardo Castanheira, Delegado de Polícia Civil, sub-chefe da Assessoria Policial Civil da Assembléia Legislativa, neste ato representando o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Dr. Maurício José Lemos Freire. Quero também agradecer a manifestação da nobre Deputada Maria Lúcia Prandi, que não pôde comparecer, mas envia uma carta ao nosso Reitor, parabenizando-o por esta homenagem; e agradecer a presença de todos os professores da universidade, dos alunos, dos simpatizantes, de todos aqueles que estão conosco nesta noite. (Palmas.)

Srs. Deputados, Senhoras e Senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de “Comemorar o Aniversário da Fundação Lusíada.

Neste momento convidamos todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do PM Maestro sub-Tenente Abimael Ignácio.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pela participação nesta solenidade.

Neste momento vamos quebrar o protocolo e, por uma razão bastante importante, abrir a palavra ao legislador, vereador da nossa cidade de Santos, e também professor da Fundação Lusíada, que tem relevantes serviços prestados ao município de Santos, e também tem uma grande história na comunidade acadêmica da Baixada Santista, o Prof. José Lascane. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LASCANE - Excelentíssimo Sr. Paulo Alexandre Barbosa, Deputado estadual, meu amigo pessoal e Presidente desta Sessão Solene; Ilmo. Sr. Presidente da Fundação Lusíada, Dr. Nelson Teixeira, meu fraternal irmão; todas as autoridades aqui presentes sintam-se representadas nessa mesa pelo Dr. Nelson Teixeira; a minha incumbência, e isso me honra muito, é falar aos alunos e colegas professores.

A emoção que ora nos domina é muito grande, é uma grande história de amor de mais de duas décadas em que leciono na Fundação Lusíada, um verdadeiro templo do saber.

A importância dos colegas professores é fundamental na formação da consciência crítica de uma nação, e essa formação é colocada como semente no coração e mente de cada aluno em sala de aula. A nossa missão não é apenas informar, é formar, para uma melhoria da qualidade de vida da sociedade contemporânea.

Se eu pudesse inventar uma história agora, diria o seguinte: o Grande Arquiteto do Universo estava com um sábio ao seu lado e ocorreu uma grande explosão de uma estrela. A estrela se partiu em milhões de pedaços em direção à Terra. O sábio disse ao Criador: “Para que serve essa estrela que se partiu em milhões de pedaços?” O Criador, certamente, responderia: “Olha lá. Não há nada perdido. Está vendo aquelas luzinhas lá embaixo, lá longe, aqueles milhões de luzes que estão iluminando a Terra? O sábio falou: “Eu estou.” E o Criador responderia: “Aqueles são os professores, os mestres, com seus alunos, desenvolvendo o saber, desenvolvendo o mundo, um mundo melhor”.

Essa é a nossa missão, colegas professores. Devemos seguir em frente para que esses alunos possam conseguir, por meio da sua luta, do seu denodo, da sua aplicação, um mundo mais justo e mais feliz. Parabéns, professores! Parabéns, queridos alunos! Boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Gostaria de registrar e agradecer a presença do Dr. Orlando Morgado, presidente do Conselho Geral da Fundação Lusíada. Agradeço também às manifestações recebidas cumprimentando a Fundação Lusíada, telegrama do Sr. Dr. João Sayad, Secretário de Estado da Cultura, parabenizando a Fundação por esta homenagem; do Secretário Municipal de Saúde de Santos, Dr. Odílio Rodrigues Filho, parabenizando a instituição.

Gostaria de convidar a Sra. Neuza Alonso Regiane, Secretária-Geral do Centro Universitário Lusíada para que pudesse me ajudar na entrega de uma homenagem - do quadro e do diploma - ao Dr. Nelson Teixeira, pelos 42 anos da Fundação Lusíada.

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Passo a ler os dizeres do diploma: “A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por indicação do nobre Deputado Paulo Alexandre Barbosa, de acordo com os termos regimentais, confere em Sessão Solene no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, realizada no dia 14 de abril de 2008, a digna homenagem à Fundação Lusíada pela passagem do 42º Aniversário de sua fundação. São Paulo, 14 de abril de 2008. Palácio  9 de Julho.” (Palmas.)

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Nelson Teixeira, reitor do Centro Lusíada e presidente da Fundação Lusíada. (Palmas.)

 

O SR. NELSON TEIXEIRA - Vocês me conhecem e já sabem como estou. É complicado. “Não vai chorar, hein!” (Palmas.)

Quem nos conhece sabe perfeitamente que não somos de falar, mas de fazer acontecer. A emoção está tomando conta.

Boa-noite a todos! Sinto-me feliz, hoje. É prazeroso estar aqui, principalmente com essa platéia que nos acompanha neste evento.

Em nome da Fundação Lusíada, da qual sou fundador, instituidor e presidente, gostaria de agradecer ao nobre Deputado Paulo Alexandre Barbosa pela iniciativa de homenagem à nossa instituição.

Agradeço também aos presentes. Vejo aqui companheiros da diretoria, do conselho geral, coordenadores dos cursos, funcionários, professores e alunos. Vejo, também, alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Amazonas Duarte, que está sempre presente em nossos eventos.

Quem me conhece, como já disse no início de minha fala, sabe como estou: muito emocionado. Estou emocionado por me recordar que há 42 anos, pela visão de um médico - o idealizador, fundador e 1º presidente, Eduardo Dias Coelho -, estávamos empenhados em angariar instituidores para constituir uma entidade filantrópica que investisse na qualidade de ensino e, com a finalidade, em princípio, da criação de uma faculdade de Medicina.

Olhando para trás, vimos que o tempo passou, que a Fundação Lusíada cresceu, e que esse crescimento não foi fácil. Foi cheio de lutas, de lágrimas e emoções, mas conseguimos manter o nosso objetivo principal, que é a qualidade de ensino dos nossos cursos e a prestação de serviço de benemerência à comunidade em que vivemos, atendendo pessoas carentes, principalmente na área da saúde. Por essa longa folha de serviços prestados é que a nossa instituição é homenageada hoje nesta Casa de Leis do maior estado do nosso país.

Agradeço em nome de todos, dos que fazem parte da Fundação Lusíada, ao nobre jovem Deputado Paulo Alexandre Barbosa, a quem seremos sempre imensamente gratos. Finalmente, a Deus que me deu a dádiva de ser Presidente de tão sublime instituição. O meu muito obrigado. (Palmas.)

Gostaria de entregar uma caneta como lembrança da nossa instituição, Deputado Paulo Alexandre Barbosa.

 

* * *

 

-  É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Gostaria de agradecer pela lembrança e cumprimentá-lo pelo discurso. Esta Presidência registra e agradece a presença do Sr. Marco Antônio da Costa, gerente industrial do grupo A Tribuna.

Convido a aluna Carem Magalhães que, em nome dos alunos do Curso de Biomedicina, fará a entrega de um moletom ao Dr. Nelson Teixeira. (Palmas.)

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. NELSON TEIXEIRA - Tenho certeza de que ela também tem, nós vamos usar principalmente nos finais de semana, que todos sabem que eu gosto de pescar.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO ALEXANDRE BARBOSA - PSDB - Primeiro, gostaria de dizer da alegria e da satisfação de presidir uma sessão solene com o nobre objetivo de homenagear uma instituição de ensino superior, com a tradição, com a história da Fundação Lusíada, e o orgulho de nascer na cidade de Santos, onde está a instituição.

É uma pequena história. Quando iniciei o meu trabalho no Governo do Estado de São Paulo, na gestão do ex-Governador Geraldo Alckmin, num dos primeiros contatos que tive com ele, quando conheci o Governador Geraldo Alckmin, ele me perguntou: de onde você é, Paulo? Falei: sou de Santos, Governador. Nasci em Santos. Sou santista. Ele me respondeu: eu também sou santista de time. Sou torcedor do Santos Futebol Clube e um apaixonado pela cidade. Eu disse: que bom, Governador. E sabe por quê? Porque o meu sonho era fazer o curso de Medicina na Fundação Lusíada. Fui aprovado no vestibular, mas não tive condições financeiras de realizar esse sonho. É verdade.

Ele fez o curso. Formou-se em Medicina no Vale do Paraíba, que era onde ele morava. Para ele, a referência em Santos era a Fundação Lusíada. Então, é gratificante prestar uma homenagem à Instituição que tem história e leva o nome da nossa cidade para todo este Estado, e, porque não dizer, para o Brasil inteiro, tamanho o interesse de jovens que vêm de todos os cantos do Brasil para prestar vestibular nessa Universidade por conta da tradição que lá existe.

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”.

A frase do estadista e pacifista Mahatma Gandhi, uma das maiores lideranças mundiais, sintetiza a essência da importância das pessoas na realização de ações que se perpetuam no tempo.

Com a Fundação Lusíada, a história foi escrita pelas mãos de abnegados cidadãos que acreditaram em um sonho. Um projeto iniciado há mais de quatro décadas e materializado pelo médico Eduardo Dias Coelho em 13 de abril de 1966, quando assumiu oficialmente a presidência da Fundação.

A Família Lusíada, como prefiro chamar, nasceu de uma luta iniciada por membros da Ordem Maçônica. Eles realizaram uma vitoriosa campanha para a obtenção de fundos para a constituição da Fundação. O cartão de visita dos idealizadores era a credibilidade. Por isso, o movimento ganhou a imediata adesão da comunidade santista. Em pouco tempo, o número de apoios quadruplicou.

Entre os colaboradores, estava o então governador Laudo Natel, que por diversas oportunidades se deslocou do Palácio dos Bandeirantes para liderar a campanha vitoriosa. Também não podemos nos esquecer do saudoso e querido prefeito santista Silvio Fernandes Lopes. Temos ainda o ex-ministro da Educação, Tarso Dutra, que fez questão de prestar o seu apoio a uma causa tão nobre.

A lista é extensa e também inclui a colunista social Thereza Bueno Wolf e Emanuel Leon Sztajnbok, este um dos primeiros integrantes da Fundação Lusíada.

A bandeira pela criação da Faculdade de Medicina foi carregada triunfante por representantes de diversas camadas sociais: de jovens estudantes a renomados médicos, passando por trabalhadores operários e comerciários.

A dedicação dessas lideranças foi fundamental para aprovação da Faculdade de Medicina junto ao Ministério da Educação (MEC), em 2 de setembro de 1967. A data entrou para a história do meio acadêmico.

Da criação aos dias atuais, já se passaram mais de quatro décadas. Nesse período, a Família Lusíada viveu momentos difíceis, mas superados com a mesma garra que marcou o movimento para a sua instituição.

Hoje, a Fundação Lusíada, comandada com competência e dinamismo pelo Magnífico Reitor Nelson Teixeira, tem no Centro Universitário Lusíada uma estrutura incomparável.

São mais de 20 cursos, entre os quais o de Medicina, considerado um dos mais respeitados do País. Pelas salas da Faculdade de Medicina da Fundação Lusíada, saíram renomados e brilhantes profissionais da saúde, que não ouso citá-los para não cometer injustiça por esquecer um ou outro nome.

Tradicionalmente, os seus cursos são disputadíssimos. Pessoas de todas as partes do Brasil participam do vestibular da Fundação Lusíada, pois sabem da qualidade do seu corpo docente e da infra-estrutura oferecida.

Em breve, a Baixada ganhará um complexo de saúde que será referência no atendimento neonatal, com apoio da Fundação Lusíada, que além da excelência no ensino superior, não se furta a contribuir para o trabalho social na Baixada Santista.

O futuro complexo terá localização estratégica. Ficará em Santos, na esquina das avenidas Senador Feijó e Rangel Pestana, na Vila Mathias. Um local que facilita o atendimento das pessoas da Zona Leste, como também os moradores da Zona Noroeste e morros. No imóvel com mais de 6 mil metros quadrados de área construída, estão previstos 60 leitos para a maternidade. E mais cinco leitos que serão destinados ao Instituto da Mulher. A obra tem um custo estimado de R$ 12 milhões, divididos entre Prefeitura e Ministério da Saúde. Como parceira deste projeto, a Fundação Lusíada entrará com R$ 5 milhões para compra de mobiliário e aparelhagem de ponta. Tudo de última geração para equipar o hospital, que atenderá toda a população da Baixada Santista, especialmente a mais carente.

São por essas e outras razões que estamos reunidos hoje na Assembléia Legislativa. Não para simplesmente realizar um ato comemorativo. Isto é muito pouco para a grandeza da Família Lusíada.

Este evento, acima de tudo, tem como propósito agradecer e resgatar um pouco da história de uma instituição sem fins lucrativos que presta bons serviços à comunidade há várias gerações.

Por isso, gostaria de finalizar, fazendo minhas as palavras de uma música de Raul Seixas: “O sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas o sonho que se sonha junto chama-se realidade.”

Parabéns, Família Lusíada, por tornar real este sonho tão bonito.

Parabéns, Dr. Nelson, por sonhar esse sonho junto com esse corpo docente de alta qualidade e com esse corpo discente da mais alta reputação. Meus parabéns à Fundação! (Palmas.)

Agradecendo mais uma vez a presença de todas as autoridades, dos professores, dos alunos, dos simpatizantes da Fundação, de todas autoridades já nominadas, gostaria de desejar êxito à Fundação Lusíada para que possamos, a cada ano, comemorar novas conquistas e, principalmente, o trabalho de qualidade que é feito na Baixada Santista.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Está encerrada a presente sessão. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

-  Encerra-se a sessão às 20 horas e 38 minutos.

 

* * *