1

 

08 DE JUNHO DE 2001

13ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO IDOSO”

 

Presidência: WALTER FELDMAN e CARLÃO CAMARGO

 

Secretário: CARLÃO CAMARGO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 08/06/2001 - Sessão 13ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN/CARLÃO CAMARGO

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO IDOSO"

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, por solicitação do Deputado Carlão Camargo para comemoração do "Dia do Idoso". Convida todos a ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - CARLÃO CAMARGO

Assume a Presidência.

 

003 - CICERO DE FREITAS

Cumprimenta as autoridades. Lamenta que o PL 162/99, que estabelece a preferência de tramitação nos procedimentos judiciais em que figure, como parte toda pessoa física com idade igual ou superior a sessenta anos, tenha sido vetado pelo Governo e espera que num futuro próximo seja derrubado pelos Srs. Deputados.

 

004 - LILIANA AERNA

Na qualidade de Primeira Dama de Araçariguama, Presidente do Fundo Social de Solidariedade e representando as outras primeiras damas, agradece a sessão ao Presidente Carlão Camargo e o saúda.

 

005 - Presidente CARLÃO CAMARGO

Anuncia um número musical.

 

006 - ÁUREA ROLIM DE LA DEIA

Representando a Primeira Dama de Mairinque, Sra. Inês Rolim de Paula Semente, cumprimenta as autoridades e biografa a Sra. Benedita Barbosa de Morais Carvalho.

 

007 - JAIR RODRIGUES

Fala de sua alegria em poder participar da solenidade. Apresenta uma composição, letra e música de seu filho, Jair Oliveira.

 

008 - PETER DE JONG

Como tesoureiro do Conselho Municipal do Idoso de Cotia, saúda as autoridades. Narra suas atividades, à frente do Conselho da Terceira Idade, naquela cidade e adjacências.

 

009 - Presidente CARLÃO CAMARGO

Anuncia um número musical.

 

010 - ANTÔNIO ALEXANDRE GEMENDE

Na qualidade de Prefeito de Mairinque, saúda as autoridades. Agradece ao Presidente Carlão Camargo a consecução da solenidade e homenageia a Terceira Idade.

 

011 - ROQUE DE MORAIS

Como Prefeito de Vargem Grande Paulista, cumprimenta as autoridades. Fala de sua satisfação em estar participando da homenagem à Terceira Idade.

 

012 - JOAQUIM HORÁCIO PEDROSO NETO

Prefeito de Cotia, saúda a todos os presentes, em especial à D. Benedita Barbosa de Morais Carvalho, Miss Terceira Idade de Cotia e na pessoa dela a todos os Idosos.

 

013 - BENEDITA BARBOSA DE MORAIS CARVALHO

Agradece as homenagens a ela dirigida durante a sessão.

 

014 - ANA MARIA SENA

Em nome do Centro de Convivência  da Melhor Idade de Vargem Grande Paulista, do Sr. Prefeito e da Primeira Dama, D. Jade, presta homenagem à D. Benedita Barbosa de Morais Carvalho e lhe entrega flores.

 

015 - Presidente CARLÃO CAMARGO

Entrega placa comemorativa à D. Benedita Barbosa de Morais Carvalho em seu nome e do Presidente Walter Feldman.

 

016 - MILTON QUINTINO DE LIMA

Como pároco da Paróquia de Santo Antônio, da Granja Viana, agradece a Deus a vida e convida todos a rezarem o "Pai-Nosso", de mãos dadas.

 

017 - Presidente CARLÃO CAMARGO

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Carlão Camargo para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

O SR. 2º SECRETÁRIO - CARLÃO CAMARGO - PFL - Procede à leitura da ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Agradeço ao Deputado Carlão Camargo, que mostra aqui a representação que tem. Quero, nesse instante, nominar a composição da Mesa. Primeiramente a Sra. homenageada, Benedita Barbosa de Morais Carvalho, Miss Melhor Idade de Cotia do Estado de São Paulo, segunda colocada no concurso Melhor Idade do Brasil, para nós a primeira colocada. Agradecer a presença do Sr. Joaquim Horácio Pedroso, mais conhecido como Quinzinho, Prefeito da cidade de Cotia, que em poucos meses já está mostrando para o que veio, mudando profundamente a cara, o destino e a esperança da população de Cotia, com novos tempos, novos rumos e uma nova gestão. Agradecer a presença do Exmo. Sr. Roque de Morais, Prefeito Municipal de Vargem Grande Paulista, grande e velho companheiro. Exmo. Sr. Antônio Alexandre Gemente, Prefeito de Mairinque. (Palmas.)

Sras. e Srs., esta sessão foi por nós convocada a pedido do nobre Deputado Carlão Camargo, para homenagear a todos os membros da Terceira Idade, idade de ouro, nada de idosos ou velhos - vamos exterminar essa expressão no nosso vocabulário, pois são exatamente as pessoas que têm a sabedoria e a experiência para ensinar a este país a se conduzir melhor - na pessoa da Sra. Benedita Barbosa de Morais Carvalho, a quem homenagearemos nessa sessão.

Convido todos os presentes, neste momento, para ouvir de pé o Hino Nacional brasileiro, que será cantado pelo coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

- É entoado o Hino Nacional.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência agradece ao Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que nos tem ajudado muito em homenagens como esta, agradece ao Sr. Maestro. Por favor venham sempre, ajudem-nos a criar o Coral da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, não para substituí-los, pois seria muito difícil, mas para dar também sua contribuição musical.

Quero anunciar a presença do nobre Deputado Cicero de Freitas, Força Sindical, que também nos acompanha nesta sessão.

Quero, antes, passar o comando dos trabalhos ao nobre Deputado Carlão Camargo. Esta é a praxe da Casa: quem pede a realização da sessão é quem na verdade  vai comandá-la. Nossa função é apenas iniciar os trabalhos, mas quero dizer que tenho nessa sessão , uma enorme satisfação de estar iniciando, presidindo no início dos seus trabalhos, por vários motivos. Primeiro, porque os senhores e as senhoras podem ter certeza de que agora Cotia e região tem um Deputado que os representa, aqui na Assembléia Legislativa. O nobre Deputado Carlão Camargo tem sido muito eficiente, muito trabalhador, dedicado, no legítimo sagrado direito de representar aqueles que o elegeram e tem feito isso com muita conseqüência, com muita dedicação, com muita compreensão do papel que o Deputado parlamentar deve ter.

Portanto essa homenagem não é apenas uma homenagem à Benê, permita-me chamá-la assim, é uma homenagem à população de um pouco mais de idade de Cotia e região, mas é também uma homenagem a Cotia, homenagem que já estava faltando nesta Casa. Eu, por uma questão pessoal, familiar - eu morei em Cotia num período, ainda meu sogro mora por lá -, quando posso também vou, e quero dizer que Cotia talvez seja um grande exemplo de como a política é fundamental, algo ainda pouco compreendido pela população, pela sociedade brasileira e, particularmente, pelos eleitores. Nós, brasileiros, acostumamo-nos a desprezar a ação política, achando que essa é uma tarefa de alguns cidadãos que se dedicam especificamente a essa tarefa. Política é uma atividade de todos que deve ser exercida, acompanhada, fiscalizada, cobrada a todo o momento. Cotia sofreu muito nos últimos anos, exatamente porque não teve uma política, um governante que estivesse sintonizado com os interesses da população, da sociedade, principalmente daqueles que mais precisam.

E, nesse momento, os senhores e as senhoras vão sentir exatamente como a política bem feita, leva ao objetivo fundamental da política, que é dar qualidade de vida às pessoas, dar mais alegria, dar mais felicidade para se viver na comunidade onde moramos. A comparação vai ser muito possível de ser realizada, exatamente entre o período que passou e o que está se iniciando agora. Acredito que o ser humano precisa ter duas atividades: uma é ter fé, acreditar em Deus e ter a sua atividade abstrata, mística, religiosa, feita por si e pelos seus familiares e pela sua comunidade, e a outra atividade é a atividade política. Não podemos abandonar essas duas ações que faz com que as pessoas sejam mais cidadãs.

É por isso que nessa sessão venho com muita alegria cumprimentar o Carlão Camargo por essa iniciativa, para cumprimentar o prefeito Quinzinho, os prefeitos de Vargem Grande Paulista e Mairinque, que sei também estão realizando um trabalho extraordinário e dizer que a Assembléia Legislativa é a Casa do povo, não é a Casa dos Deputados e sim a Casa da população do Estado de São Paulo, aqui nós representamos 37 milhões de pessoas, ou seja não é brincadeira essa tarefa. Por isso que os Deputados que estão aqui precisam ser respeitados, precisam ser cobrados, fiscalizados no seu voto. todo mundo tem que saber como é que os Deputados votam, sua presença, os seus discursos, as suas intervenções, o acompanhamento dos problemas da comunidade, como é que eles encaminham aqui dentro. Estivemos ontem em Brasília pedindo ao Congresso Nacional para acabar com o voto secreto, justamente porque o parlamentar tem que mostrar como ele vota, tem que mostrar qual é a cara dele, qual é opinião dele, vamos até desenvolver uma campanha pelo voto aberto, público, para que todas as votações sejam de conhecimento da sociedade, com o seguinte slogan: o cargo é público, então porque o voto é secreto. Não tem lógica.

E, a Assembléia Legislativa de São Paulo tem dado passo importante, tem sido a vanguarda desse processo de transformação da realidade brasileira. Convocamos várias presidências de assembléias na reunião ontem em Brasília, a semana que vem vamos votar a extinção do voto secreto e assim vamos passo a passo construindo a sociedade com que todos sonhamos, mais justa, mais fraterna e mais equilibrada.

Quero dar uma saudação especial à Benê, ao povo de Cotia e região, que vocês no mínimo já mereciam há muito tempo uma sessão como esta. Parabéns Deputado Carlão Camargo, parabéns Prefeito Quinzinho. (Palmas.) Uma palavrinha só ao hospital de Cotia que tem feito um trabalho muito bom e pela primeira vez o prefeito ajudando como nunca uma instituição que é o orgulho de todos nós paulistas.

Parabéns ao hospital de Cotia pelo trabalho que vem realizando. (Palmas.)

 

* * *

- Assume a Presidência o Sr. Carlão Camargo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Quero, em primeiro lugar, dar o meu bom dia a todos vocês, quero agradecer ao meu Presidente desta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nobre Deputado Walter Feldman, um amigo, um companheiro que muito tem ajudado nossa região, tem sido um companheiro incansável deste Deputado que iniciou no dia três os trabalhos. Portanto quero lhe agradecer de uma forma especial por tudo quanto você tem feito a mim e à nossa região.

Quero também agradecer a presença de um grande companheiro nosso, nesta Casa, onde há noventa e quatro deputados, companheiro esse com quem sempre tive o orgulho e prazer de estar ao lado, convivendo em horas de decisões difíceis, este companheiro, Deputado Cicero de Freitas tem-me ajudado bastante. Então gostaria que S. Exa. fizesse uso da palavra.

 

O SR. CICERO DE FREITAS - PTB - Sr. Presidente, meu grande amigo, neste momento ocupando a Presidência desta Casa, nobre Deputado Carlão Camargo, meu grande amigo e Presidente da Assembléia Legislativa, nobre Deputado Walter Feldman, aos nossos Deputados, aos funcionários, Prefeito de Cotia e de outras cidades da região, estas pessoas maravilhosas que vemos à nossa frente é o orgulho que temos de vida, que sabemos que mais uns anos estaremos chegando onde vocês chegaram. Queira Deus que consigamos este glorioso feito, porque tenho certeza que tem alguém na platéia pouco mais jovem do que eu, porque eu já estou chegando aos cinqüenta, mas se Deus quiser, quero viver um pouco mais, para dar um pouquinho daquilo que Deus nos prometeu, que está nos ordenando, que é ajudar um pouco à população do nosso Estado de São Paulo e do Brasil.

Não vou falar muito, só quero mostrar para vocês que eu fui eleito na época junto com o Carlão Camargo, e já em 1999, exatamente, entrei com um projeto nesta Casa, o PL nº 162/99, que é um projeto que estabelece a preferência de tramitação nos procedimentos judiciais em que figure, como parte toda pessoa física com idade igual a superior a sessenta anos.

É um projeto que, no meu entender, as pessoas que já viveram sessenta anos, já contribuíram demais para o país e para ao Estado, já enfrentaram inúmeras filas, inúmeros problemas. Neste meu projeto, que é o Projeto l99/99, está no site da Casa, estou mostrando o que o governo do Estado, o que o governo Federal tem que fazer um pouco mais para os nossos idosos, para aqueles que já contribuíram demais.

Mas, infelizmente o nosso Governador , já falecido, Sr. Mário Covas, vetou esse projeto. Esse projeto foi aprovado por unanimidade, pelos noventa e quatro Deputados desta Casa, foi aprovado. Mas, chegando às mãos do Sr. Governador, não sei qual o assessor que examina, simplesmente, com uma canetada, vetou esse projeto.

Entretanto, tenho certeza absoluta de que o nosso Governador Geraldo Alckmin não vai manter o veto. Tenho certeza de que este projeto virá para cá. Portanto acho que vamos derrubar esse veto e tenho certeza de que o nosso Governador Geraldo Alckmin não vai manter o veto. Este projeto virá para cá e vamos derrubar o veto desse projeto e certamente o Governador Geraldo Alckmin vai sancionar e promulgar esta lei deste projeto 162.

É um projeto que não trará ônus nenhum para o Estado. Apenas neste projeto, estou relatando que todo aquele que completar sessenta anos, tem o direito legítimo adquirido , ou quando ele ingressar com um projeto na justiça, ele tem que ser o primeiro na fila, o juízo como um todo tem que passar à frente de todos os outros processos porque ele precisa usufruir daquele processo que ele está pleiteando na justiça. A mesma coisa quando ele chegar em qualquer repartição pública ou privada, e aí é onde está meu projeto, ele tem que ter prioridade, porque ele já contribuiu de tudo para a riqueza deste país.

Mas, infelizmente o nosso Governador Mário Covas na época vetou o referido projeto. E, tenho certeza de que com o apoio do nosso Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Walter Feldman assim como também de todos os demais Deputados desta Casa, e do nosso Governador Geraldo Alckmin ele vai realmente rever essa posição e vai dar sua assinatura mantendo esse projeto que é extremamente relevante para todos nós. Para o meu dia de amanhã, para nossos filhos, dos nossos irmãos, dos nossos familiares que vão chegar aos sessenta.

Então esta é uma prioridade, e eu gostaria hoje de transmitir isso a vocês e dizer, que este Deputado Cicero de Freitas estará sempre à disposição de todos vocês, nosso gabinete é no terceiro andar, sala 3063, sou Deputado ligado a uma Central de Trabalhadores, que é a Força Sindical, aonde convivo há mais de vinte e seis anos na área somente com os trabalhadores de todas as categorias do Brasil, ligados à nossa Força Sindical a Central, onde temos o nosso grande Presidente, Paulo Pereira da Silva.

Desejo a todos vocês uma boa sorte e que Deus ilumine e abençoe a todos, da mesma forma que Deus ilumine a cabeça dos noventa e quatro Deputados desta Casa, do nosso Governador, para que juntos possamos fazer um bom trabalho. Sem vocês não seremos nada.

Carlão, meu grande abraço e parabéns pela iniciativa de uma bela sessão solene. Um abraço a todos e muito obrigado.

(Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Obrigado, nobre Deputado Cicero de Freitas. Pode ter certeza de que vamos também juntos batalhar junto com nosso Governador para que possamos aprovar esse projeto.

Gostaria, nesse momento, de cumprimentar a Sra. Benedita Barbosa de Morais Carvalho, “Miss Melhor Idade” de Cotia e do Estado de São Paulo, segunda colocada no concurso “Melhor Idade do Brasil”. O nosso muito obrigado à homenageada, por estar aqui conosco, para nesta oportunidade podermos homenageá-la em nome de toda a Terceira idade do Estado de São Paulo. Exmo. Sr. Joaquim Horácio Pedroso Neto, meu amigo Quinzinho Pedroso, obrigado pela presença,  obrigado pelo apoio a esse evento, que muito contribuiu, cumprimentar também a meu amigo, se assim posso dizer e chamar, Toninho Gemente, como é mais conhecido lá em Mairinque, grande companheiro que me deu a liberdade, deu-me a oportunidade de poder estar convivendo com o povo de Mairinque, e a meu primo Túlio também que é o vice-Prefeito. Muito obrigado.

Quero cumprimentar o Exmo. Sr. Roque de Morais, Prefeito de Vargem Grande Paulista, meu grande amigo, pessoa por quem nutro grande estima e carinho, pela pessoa que é, por sua simplicidade e o seu jeito de ser. Obrigado Roque pelo apoio e por tudo que tem feito pela terceira idade. (Palmas.) Gostaria de cumprimentar também o reverendo, Sr. Padre Milton Quintino de Lima, da Paróquia de Santo Antonio, Granja Viana, cumprimentar ao Sr. reverendo Padre Rodineu Carlo Tomazelo, diretor do Instituto Teológico Don Orione, o senhor Peter , tesoureiro, do Conselho Municipal do Idoso de Cotia, obrigado meu amigo, cumprimentar minha esposa Silmara Guenem Camargo, que muitas vezes me dá oportunidade de ficar muitas horas fora de casa e ela tem administrado isso com muito carinho e muito respeito, aos nossos quatro filhos. Obrigado Mara pela compreensão, esses dez anos de vida política que tenho aqui, obrigado pelo seu apoio.

Quero cumprimentar também a Sra. Maria da Conceição Ferreira de Peta, cumprimentar a Sra. Benedita Butere, coordenadora dos idosos, cumprimentar a Sra. Maria Inês Piovezan Moretti, coordenadora do Projeto Idoso, representando o Dr. Nelson Proença, Secretáro do Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, muito obrigado pela presença e dê nosso abraço ao secretário do Estado; Exmo. Sr. Matsu Ebina, Presidente da Câmara de Vargem Grande Paulista, obrigado Ebina, representando o Legislativo de Vargem Grande Paulista, leve o nosso abraço aos Vereadores de Vagem Grande Paulista, a Sra. Úrsula Cashi, Pró-Reitora da PUC, representando ao Sr. José Guedes, Secretário da Saúde, que tem-nos ajudado e também ao Prefeito Quinzinho, junto ao hospital de Cotia e se Deus quiser há de ajudar a toda a região lá, que é um pessoa que está trabalhando bastante, cumprimentar ao nosso grande amigo, pessoa por quem reputo da maior amizade, carinho e respeito, nosso representante cancionário da música popular, meu amigo Jair Rodrigues, obrigado Jair por sua presença. Quero cumprimentar a Sra. Carlota Cardoso da Silva, Presidente, do Conselho Estadual de Idoso de São Paulo, obrigado pela presença, Samira Costa, neste evento representando o Sr. Marcos Arbaitman, Secretário de Esporte e Turismo em São Paulo, dê o nosso abraço, obrigado pela presença, cumprimentar a Simone Cecília de Oliveira Cardoso da Silva, Primeira Dama de Cotia, obrigado pela presença, que estará fazendo um evento muito bonito agora neste final de semana lá em Cotia, o Fundo Social de Solidariedade junto com a Nativa também, fazendo um Show maravilhoso para arrecadar fundos àquela região, quero parabenizar Simone pelo seu trabalho também. Quero cumprimentar a Iadne, Primeira Dama de Vargem Grande Paulista, que já convidou e convocou o Jair Rodrigues para fazer um baile lá também. Então, Jair Rodrigues estará presente em Vargem Grande Paulista. Quero cumprimentar meu amigo o secretário de obras e Presidente da Associação do Hospital de Cotia, Tadeu Pedroso, obrigado pela presença, Liliana Aemá, 1ª Dama, de Araçariguama e Presidente do Fundo Social, Vereadora de Araçariguama, estendendo o meu abraço ao nosso Prefeito Carlos Aimar, que teve um problema, mas fico muito contente por estarem aqui os representantes de Araçariguama. Ao Sr. Geraldo de Oliveira Campos, Vereado da Câmara Municipal de Alumínio, obrigado Geraldo, leve nosso abraço à população de Alumínio e ao Prefeito Elizeu e a todos. Quero cumprimentar meu irmão Márcio Camargo, ao meu pai Antônio Camargo, cumprimentar à minha mãe, Maria Aparecida Silva Camargo, minha irmã Sônia, Maria Camargo também presente, ao Deputado que já fez uso da palavra, Cicero de Freitas, Sra. Vera Lúcia Escorsato, Secretaria da Promoção de Juquitiba e a 1ª Dama. Agradecemos também a presença do Coral da Policia Militar, que já fez aqui sua apresentação e agora agradecemos a presença de todos os presentes, às demais autoridades que estão aqui presentes, ao meu amigo Fábio, ao Erique Pedroso e todos os Secretários, cumprimento o Erique, na pessoa do meu amigo Tuli Primo eu cumprimento as demais autoridades também.

Vamos agora dar a palavra à 1ª Dama de Araçariguama, Liliana Aemá, e Presidente do Fundo Social de Solidariedade que representará todas as Primeiras Damas.

 

A SRA. LILIANA AEMÁ - Bom dia a todos. Exmo. Sr. Deputado Carlão Camargo, pessoa na qual quero cumprimentar todas as demais autoridades presentes, Sr. Jesuíno e Sra. Antônia, pessoas nas quais quero cumprimentar todos os integrantes da melhor idade, gostaria de cumprimentar as primeira damas, os prefeitos aqui presentes e parabenizar a Sra. Benedita, que aos oitenta e dois anos, mostra um exemplo de beleza e simpatia na melhor idade, que ela sirva, para todos nós mais jovens, de exemplo e que nós possamos seguir os caminhos trilhados por ela.

Gostaria ainda de agradecer ao Deputado Carlão Camargo de nos ter proporcionado esta oportunidade de poder estar aqui com os integrantes da melhor idade de Araçariguama, participando desta tão importante solenidade de pessoas da melhor idade que merecem ser permanentemente reconhecidas por todos nós. Parabenizo seu trabalho nobre Deputado, parabenizo às senhoras. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Obrigado, Primeira Dama por suas palavras. Convido a todos a assistirem um número musical pelo coral da terceira idade de Mairinque, regido pela senhora Maria Cândido Bertollini, interpretando “Se todos fossem iguais a você.”.

 

* * *

- O Coral entoa a canção “Se todos fossem iguais a você.”

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Muito obrigado. Agradecemos ao Coral da 3ª Idade de Mairinque, agradecemos ao Sr. Prefeito também que contribuiu e deu oportunidade de fazermos um belo baile lá, junto com Jair Rodrigues.

Gostaria nesse momento de passar a palavra à Sra. Aurea Rolim de La Deia, representando a 1ª Dama de Mairinque, Sra. Inês Rolim de Paula Gemente, que falará sobre A Biografia da Sra. Benedita Barbosa de Morais Carvalho. (Palmas.)

 

A SRA. AUREA ROLIN DE LA DEIA - Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, Exmo. Sr. Deputado Estadual Carlão Camargo, Exmo. Srs. Prefeitos Antônio Alexandre Gemente, do Município de Mairinque, Sr. Joaquim Pedroso, do Município de Cotia e sua 1ª Dama , Sra. Simone, de Vargem Grande, Sr. Roque de Morais, a todos aqui presentes o meu bom dia. (Palmas.)

Benedita Barbosa de Morais Carvalho é conhecida entre os amigos como Benê. Ano passado, em 2000, ela ousou desafiar o mundo e realizou um sonho até então inatingível, ser eleita Miss Melhor Idade do Estado de São Paulo. E, no concurso nacional, conquistou o 2º lugar para o Estado de São Paulo.

Ela conquistou este título com oitenta e dois anos, competindo com mulheres do Brasil inteiro, das mais diferentes classes sociais, dos mais diversos biotipos físicos e das mais variadas culturas e etnias, todas com idade superior a sessenta anos.

Ela reconhece que não era a mais bonita, nem tão pouco a mais elegante, nem a que tenha desfilado com a maior desenvoltura. No entanto foi, sem sombra de dúvida, a que melhor encarnou a mulher idosa, de bem com a vida, sorridente, com mensagens de otimismo e de amor pela vida.

Foi acompanhada na primeira etapa, no estadual, realizado na cidade de Serra Negra, por dois ônibus de amigos seus, todos como ela, freqüentadores de um centro de convivência do idoso, localizado na cidade de Cotia, onde reside. Todos foram unânimes em apontar sua tranqüilidade ao desfilar. A serenidade do semblante e a mensagem alegre e confiante, como responsáveis por sua eleição.

Benê, em nenhum momento estava preocupada com o título e sim em passar uma visão do idoso como um ser que ainda tem o direito de viver, de ser alegre, de ser aplaudido e respeitado.

Sua infância foi difícil, a mãe morreu cedo e ela foi criada por um tio e tinha que trabalhar muito na fazenda onde morava. Aos trinta anos, como já não esperava mais se casar, pois para os padrões da época ela já estava velha, segundo suas palavras, conheceu e se casou com seu marido, com quem permaneceu casada durante quarenta e sete anos, até que ele faleceu seis anos atrás.

O que lhe havia sido negado na infância, adolescência e parte da vida adulta, pelo fato de ser mulher, foi lhe concebido depois do casamento pelo seu marido. Ele a incentivou a estudar, gostava de a ver maquiada e elogiava sempre a cor de seus olhos, que são verdes. Ela trabalhou fora lecionando, depois de casada. Teve três filhos, hoje todos casados e conta com seis netos. Todos em sua família a apoiaram quando resolveu se candidatar a Miss Melhor Idade em Cotia, e segundo ela, se assustaram com sua vitória, considerada inesperada. No entanto, foi apoiada e incentivada a prosseguir no estadual e a ir a Manaus para o Miss Brasil da Melhor Idade, por todos os amigos, familiares e vizinhos. Nunca ficou preocupada em não ganhar.

A sua única vontade era a de representar bem Cotia e depois a cidade de São Paulo, e a de levar uma mensagem saudável para todos os idosos. Sempre esteve preocupada em aproveitar o momento em que a mídia estava oferecendo em função do concurso, e passar a sua mensagem. Benê disse que mesmo tendo marido amoroso e respeitador, foi só após a sua morte que realmente começou a viver a vida com mais alegria.

Sua vida ganhou um novo sentido, passou a conhecer pessoas, a fazer amigos, a pertencer a um grupo, a jogar voley a ir em bailes e a cantar.

Hoje, dançar é a coisa que mais gosta de fazer. Não pensa em namorar, só quer estar com seus amigos, cantando, dançando, fazendo ginástica, participando de competições. Ela se refere sempre a seus amigos com termos muito carinhosos, chamando a todos de meu anjo, meu amor.

Sua preocupação com o bem-estar daqueles que a cercam é uma constante. Mesmo durante a realização do concurso estadual de miss, era ela que nos bastidores , ajudava a outras candidatas. Sua vitória foi aplaudida de pé. No momento em que seu nome foi anunciado como a Miss Melhor Idade do Estado de São Paulo, o auditório lotado na cidade de Serra Negra se levantou. Todos de pé aplaudiram Benê.

Benê se diz uma vitoriosa por ter vencido em sua vida três preconceitos: na infância e adolescência, o de que a mulher não precisa estudar; depois, a mãe e esposa não devem trabalhar fora , ter profissão e por último, o de que o idoso não tem o direito de sonhar e de ser feliz.

Em seu discurso de candidata que lhe assegurou a vitória, Benê agradeceu as oportunidades que estão começando a ser oferecida aos idosos, e ressaltou que os idosos têm o direito adquirido de serem respeitados, aplaudidos e de serem felizes.

(Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Muito obrigado por suas palavras.

Neste momento a Presidência concede a palavra ao Sr. Jair Rodrigues, representando o cancioneiro popular brasileiro. (Palmas.)

 

O SR. JAIR RODRIGUES - Oi, gente, bom dia. Beleza. Já estou em casa. (Palmas.)

Quero dizer que estou muito feliz de estar participando deste evento tão bonito, que é essa festa maravilhosa, e também estou extremamente feliz por ter sido convidado pelo nosso queridíssimo Deputado Carlão Camargo, meu amigo e em participar desta festa bonita. Sinceramente, isso me enche de orgulho e felicidade, porque eu já por inúmeras vezes tive a felicidade de participar cantando ou não cantando, de festas como essa e vocês podem crer, essa alegria eu vou guardar por toda uma eternidade dentro do meu coração, dentro do meu peito. Obrigado.

(Palmas.)

Oh, deixa eu mostrar um negócio aqui para vocês. Vou mostrar um negócio novo aqui, é uma composição do meu filho, Jairzinho, Jair Oliveira. O Jair Oliveira também está se constituindo, além de cantar, muito bem, desculpem estou falando aqui do meu filho, mas além de cantar muito bem e compor, escrever, também está se tornando um grande produtor musical. Nesse último mais recente trabalho que fiz, Quinhentos Anos de Folia, volume I e volume II, os dois discos foram produzidos pelo meu filho, Jairzinho, e agora a próxima novela das 18 horas, da Globo, que é em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a novela chama-se a Padroeira, está sendo escrita e dirigida pelo meu amigo Valcir Carrasco. E, aí ele deu um alô para o Jairzinho que me entregou uma música em homenagem a nossa queridíssima, Padroeira do Brasil. A música é essa, vocês ainda não conhecem.

Aliás, nem eu a conheço direito, mas vou mostrar com letra e tudo. A música diz assim, eu vou ensinar o refrão para vocês, e vocês vão cantar o refrão comigo.

“- É padroeira de minha vida, mãe de verdade, Aparecida.

É padroeira de minha vida, mãe de verdade, Aparecida”.

“- É padroeira de minha vida, mãe de verdade, Aparecida.

É padroeira de minha vida, mãe de verdade, Aparecida”.

Aí vem a letra. Maria de muitos milagres:

“- Maria de pecadores,

Maria de toda a coragem, de todo valor, de muitos amores.

Meu canto para ti é homenagem, teu nome para mim é uma vida, eu choro de felicidade, me sinto à vontade em tua acolhida, eu choro de felicidade, me sinto à vontade , em tua acolhida”.

Vocês:

- É padroeira de minha vida, mãe de verdade, Aparecida. É padroeira de minha vida, mãe de verdade, Aparecida.

Tem outro verso:

“- Maria de toda a pureza, Maria de piedade,

Maria de toda a beleza, de todo o esplendor, de toda humildade. Meu canto prá ti homenagem, teu nome para mim é uma vida, eu choro de felicidade, me sinto à vontade em tua acolhida, eu choro de felicidade, me sinto à vontade em tua acolhida.

É padroeira de minha vida, mãe de verdade, Aparecida. É padroeira de minha vida, mãe de verdade, Aparecida”.

E, vocês acabaram de ouvir cantar o pastor Jair Rodrigues. Tchau!

Obrigado gente, obrigado de todo coração. Tchau!

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Obrigado Jair Rodrigues, somos nós que agradecemos sua participação aqui, nos dando alegria, paz, sempre o que você fez na sua carreira política, e principalmente, na sua vida familiar e como amigo que tenho. Obrigado Jair.

Neste momento a Presidência passa a palavra ao Sr. Peter de Jong, tesoureiro do Conselho Municipal do Idoso de Cotia, representando a todas as entidades e conselhos aqui presentes.

 

O SR. PETER DE JONG - Bom dia a todos, principalmente ao Presidente efetivo desta Casa, Deputado Walter Feldman, a meu grande amigo Carlão de Camargo, ao Prefeito Quinzinho e a todas as autoridades aqui presentes, também as autoridades representando a Igreja que é o Padre Milton e o padre diretor do seminário, cujo nome sempre esqueço.

Quem poderia imaginar uma coisa que está acontecendo hoje, tanta gente feliz, da Terceira Idade, e há três ou quatros anos isso seria impossível. Se nós não tivermos homens como Presidente Walter Feldman, Deputado Carlão de Camargo e Prefeito Quinzinho isso não há de se repetir mais. Mas eles cuidarão para que isso continue.

Falo agora em nome do Conselho da Terceira Idade. Eu entrei no Conselho da Terceira Idade em nome das Igrejas Católicas de todas as religiões, inclusive a de Cotia, principalmente da grande Civiana.

Eu entrei lá como representante dos serviços sociais que fazemos. Posso vender meu peixe aqui porque muitas vezes ninguém sabe que a igreja da Grande Civiana atende aos necessitados, em que muitos são de idade, do Km 15 da Raposo Tavares, chamada a favela Sapé, em frente dela, a favela Kennedy, até o Jardim Japão, na estrada de Ibiúna. Atendemos sem escolher religião, sem saber nada de religião, sem cor nem credo, enfim, não há discriminação de forma alguma.

Todos sabemos, principalmente os que estão aqui neste plenário que o que estamos falando é a grande verdade.

Não posso deixar de falar da minha amiga Benê. Ela não sabe o bem que ela faz para os outros. Eu por exemplo me sinto incentivado, conforme o Deputado Walter Feldman disse, porque se não tivermos um pouquinho de fé, esperança e amor, não podemos fazer nada, não podemos levar esse pessoal da Terceira Idade para a frente.

Benê muitas vezes você me telefonava - “Peter, vá em casa que tem um saquinho de roupas aqui”. Então, eu ia lá pegava o saquinho de roupas e entregava para a frente para outras pessoas.

Por essas atitudes e sua alegria, sua palestra de carinho de amor, eu continuei com a minha vida. Muitas vezes o cansaço força-nos a parar um pouco. Mas, você é uma dessas pessoas que nos incentivam a continuar.

Não posso deixar de aproveitar a presença do Presidente Walter Feldman, quem sabe ele um dia será Presidente do Brasil, o Carlão e o Prefeito de Cotia e as outras autoridades aqui presentes, falta uma coisa para esse pessoal da Terceira Idade ser mais feliz. Eles já têm todos os dias lugares como a ASA, assistência de café, de almoço, eles fazem até jogos, fazem outras brincadeiras, eles têm até aulas de inglês. Mas, acima de tudo falta uma coisa, que sempre nas minhas andanças encontro, os Deputados devem estudar algum meio de ajudar esse pessoal da Terceira Idade para conseguirem mais facilmente apoio para a saúde, porque a maioria deles não possuem convênio particular, não têm carteirinha para ir a um hospital, não tem carteirinha para se consultarem em um médico, e muitas vezes quando conseguem uma assistência, é através de nossa pessoa que fazemos uma palestra na ASA na Casa de Apoio, no hospital de Cotia.

Alguma coisa nesse sentido poderia ter sido feito. Desculpe aproveitar essa oportunidade para falar sobre isso.

E agora só posso dizer uma coisa: Cotia vai para a frente, São Paulo vai para a frente assim como também o nosso Brasil.

Viva o Brasil!

(Palmas calorosas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Obrigado Sr. Peter por suas palavras, grande amigo nosso.

Quero também anunciar a presença do Jair da Costa, representando o nosso Presidente da Câmara de Cotia, Cabo Givaldo, e junto com ele também o Paulo Vieira, assessor do Vereador Cabo Givaldo, também representando aqui a SAVE nossos amigos. Muito obrigado.

Gostaria também de registrar a presença do Jair, representando a Câmara Municipal de Ibiúna também, o Paulo e os demais Srs. Vereadores. Cumprimentar meu amigo, trabalhamos juntos, Mansur que está aí em cima , obrigado pelo seu trabalho, veio junto com os idosos nos ônibus. (Palmas.)O Tarrachinha que também está aí em cima, obrigado Tarrachinha.

Assistiremos agora a uma apresentação musical pelo Coral da Terceira Idade de Mairinque, regido pela Sra. Maria Cândido Bertollini, interpretando “Ave Maria” de Vicente de Paiva.

 

* * *

-              É entoada a canção “Ave Maria.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Quero agradecer em nome do Legislativo de Mairinque a presença do José Carlos Pedrina Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Mairinque.

Obrigado por sua presença aqui nessa Assembléia Legislativa e poder participar dessa cerimonia.

Passo a palavra nesse instante ao Sr. Antônio Alexandre Gemende, Prefeito de Mairinque, meu amigo.

  (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO ALEXANDRE GEMENDE - Quebrando totalmente o protocolo, quero pedir licença ao nosso Presidente Carlão Camargo, quero saudar nossa rainha a Benê, quero saudar para alegria nossa o príncipe desta Casa, ora Presidente, Carlão Camargo. Digo príncipe porque é um dos mais jovens integrantes da nossa Assembléia Legislativa. Quero saudar o meu amigo ilustre Prefeito de Cotia, o Quinzinho, igualmente quero saudar meu amigo ilustre Prefeito Roque de Morais, de Vargem Grande, quero saudar meu companheiro, irmão de fé política, meu vice-Prefeito Túlio Camargo, quero saudar o ilustre Presidente da Câmara de Mairinque, meu amigo e companheiro José Carlos Pedrina, quero saudar as demais autoridades da tribuna aqui presentes, quero saudar aos nossos queridos amigos, os pais e demais familiares do nosso ora Presidente Deputado Carlão Camargo, quero saudar os amigos e as amigas aqui presentes da melhor idade, quero saudar e um beijo no coração das amigas e amigos de Mairinque, ao nosso Coral da Melhor Idade, senhoras e senhores, eu parabenizo nesse momento os pais do Carlão por este filho extraordinário, não só pelo brilhantismo com que desempenha o seu mandato de Deputado, mas sobretudo pelo amor e pela sensibilidade extraordinária que ele tem, e neste ato demonstra que a sua atenção para com todos , para com jovens, jovens encanecidos aqui presentes, para com as pessoas de todas as idades, não só da melhor idade, não é só da idade infantil, mas com todos. O Carlão é aquele amigo nosso de todas as horas.

O Carlão em Mairinque, e região, já é assim uma figura indispensável nos acontecimentos mais importantes da vida da nossa cidade, do nosso município e da nossa região.

Carlão, que Deus continue assim prodigalizando as bênçãos para você, para seu coração de amor e de sensibilidade. Que assim fossem todos os nossos homens públicos, dotados desse amor, dessa sensibilidade e desse alto espírito de fraternidade cristão que você pratica na política. Parabéns e que Deus o abençoe.

Parabéns a todos os presentes, jovens encanecidos, jovens de cabelos brancos, vocês são o exemplo para nós todos. Que Deus os abençoe e um beijo para todos vocês!

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Agradeço as palavras do meu amigo Toninho Gemende.

Esta é a primeira vez que fazemos uma sessão solene nesta Casa e por isso este Deputado está um pouco nervoso, o que aumenta com as palavras maravilhosas de V. Excelência.

Esta Presidência gostaria de registrar a presença das seguintes autoridades: Presidente Helena Mendes Jesus, representando a Câmara Municipal de Juquitiba, Dr. Bruno, Dalva Império; a noiva do meu primo Túlio Camargo.

Tem a palavra o Exmo. Sr. Prefeito de Vargem Grande Paulista, meu amigo Roque de Morais.

 

O SR. ROQUE DE MORAIS - Gostaria de cumprimentar o maravilhoso Presidente desta Casa, nobre Deputado Walter Feldman, o nobre Deputado Carlão Camargo, a quem tive o prazer de apoiar e que hoje muito me orgulha.

Gostaria ainda de cumprimentar o meu amigo e Prefeito de Cotia, Quinzinho, o Prefeito de Mairinque, Antonio Alexandre Gimine; a minha esposa, em nome de quem cumprimento todas as primeiras-damas presentes, o meu amigo e Presidente da Câmara, Matsuo Ebina, em nome de quem cumprimento todos os vereadores presentes. Em nome do Túlio Camargo, vice-Prefeito de Mairinque, aos vice-prefeitos presentes, especialmente a Terceira Idade de Vargem Grande Paulista, que me dão a alegria de todos os dias e dizer a todos que é um prazer muito grande estar na Assembléia Legislativa, principalmente acompanhando o povo da Terceira Idade, que nos dá muita alegria, que é a nossa raiz, sem ele, quem seríamos nós?

Daqui a pouco o nosso Prefeito Quinzinho fará seu pronunciamento, em nome de todos os prefeitos da nossa região. Que Deus os ilumine e que sempre continuem com essa alegria, em nome da nossa rainha, que está aqui presente, com essa alegria que ela tem, gostaria de parabenizá-la pelo dia de hoje e pelo trabalho que vem fazendo, representando a nossa região e o Estado de São Paulo. Um abraço a todos os presentes.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Agradeço ao amigo Roque de Morais pelas palavras. Tem a palavra o Exmo. Sr. Prefeito de Cotia, Joaquim Horácio Pedroso Neto, o Quinzinho.

 

O SR. JOAQUIM HORÁCIO PEDROSO NETO - Bom dia a todos os presentes, que nos dão a honra da presença nesta sessão solene. Estimada, linda Miss da Melhor Idade de Cotia do Estado de São Paulo e para nós paulistas, do Brasil, Dona Benê.

É com muito orgulho que após cumprimentar a Dona Benedita Barbosa de Morais Carvalho, tenho a honra e o privilégio, em sua pessoa, de cumprimentar as demais autoridades e os convidados desta sessão solene.

Exmo. Sr. Deputado e Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nosso amigo Walter Feldman, receba o respeito do Prefeito Quinzinho e de toda cidade de Cotia, que muito tem feito pelo estado democrático, para que tenhamos um Estado de São Paulo mais justo, mais fraterno e mais progressista.

Gostaria de cumprimentar o nobre Deputado Carlão Camargo, que preside esta sessão, que nos dá a honra de trazer os municípios de Mairinque, Vargem Grande Paulista, Cotia, Juquitiba, Araçariguama entre outros, para que, em conjunto, possamos dedicar momentos de galhardia à sempre melhor idade.

Nobre Deputado Carlão Camargo, parabenizo V. Exa. pela iniciativa. São momentos como este que engrandecem e colocam o homem público à frente dos seus atos, reconhecendo verdadeiramente aqueles que fazem a história do nosso país.

Neste momento tenho a honra de cumprimentar o competente Prefeito de Mairinque, por três mandatos. Espero algum dia ter pelo menos 1% da experiência de V. Excelência. Gostaria de cumprimentar o Prefeito Antônio Alexandre Gimenes, Prefeito de Mairinque, como também tenho a honra de cumprimentar os vereadores e o vice-Prefeito de Mairinque, na pessoa de quem gostaria de cumprimentar toda melhor idade daquele município. Muito obrigado pela sua presença.

Gostaria ainda de cumprimentar o batalhador Prefeito de Vargem Grande Paulista, o experiente Prefeito Roque de Morais, assim como também tenho a honra de cumprimentar o Presidente da Câmara Municipal, Matsuo Ebina, e cumprimentar toda melhor idade do município de Vargem Grande Paulista. (Palmas)

Tenho a honra de cumprimentar as autoridades religiosas, Reverendo Senhor Padre Milton Quintino de Lima, da Paróquia Santo Antônio, da Granja Viana, de Cotia, assim como cumprimentar o Reverendo Sr. Padre Rodineu Carlo Thomazelo, Diretor do Instituto Teológico Dom Orione, Pequeno Cotolengo, da cidade de Cotia; Sra. Úrsula Karsh, Pró-Reitora da PUC, representando neste ato o Exmo. Secretário de Estado, Dr. José da Silva Guedes; Sra. Maria Inês Provesan Moretti, Coordenadora do Projeto do Idoso, representando neste ato o Dr. Nelson Proença, Secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social; Sra. Samira Inaty Smaira da Costa, representando o Sr. Marcos Arbaitman, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo. Tenho a magnífica satisfação de cumprimentar o Sr. Peter de Jong, Tesoureiro do Conselho Municipal do Idoso de Cotia, que há anos vem trabalhando em prol das comunidades carentes da nossa cidade. Muito obrigado pelo exemplo de cidadania.

Tenho a honra de cumprimentar as Sras. Carlota Cardoso da Silva, Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Sra. Benedita Butiere, coordenadora dos idosos, Sra. Silmara Gheneim de Camargo, esposa do nobre Deputado Carlão Camargo, representando as esposas de todos os Srs. Deputados da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, tenho a honra de cumprimentar a Sra. Liliana Aymar, Primeira Dama de Araçariguama, Presidente do Fundo Social de Solidariedade e vereadora daquele município (Palmas.). Gostaria de cumprimentar e ao mesmo tempo parabenizar a Sra. Ariadne Alves Baptista, Primeira Dama de Vargem Grande Paulista, que é um exemplo de Primeira Dama. Sou sabedor do excelente trabalho, já no primeiro mandato do Prefeito Walter de Morais, que a senhora desempenhou, à frente ao Fundo Social de Solidariedade, estando próxima à Melhor Idade daquele município. Quero cumprimentar a minha senhora, Simone Cecília de Oliveira Pedroso, Primeira Dama de Cotia, que inicia o trabalho que infelizmente por muitos anos, nós, do município de Cotia, não tivemos a parceria, não por culpa das primeiras damas, mas pelos prefeitos anteriores, que não deram condições de a Primeira Dama trabalhar. Quero cumprimentá-la e desejar muito trabalho junto com essa melhor idade do nosso município de Cotia (Palmas.)

Tenho a honra de cumprimentar a Sra. Vera Lúcia Scorsatto, Secretária da Promoção Social de Juquitiba e Primeira Dama daquele município.

Nobre Deputado Carlão Camargo, é uma honra poder fazer estas menções, porque é uma pessoa ímpar o nosso cantor e irmão, Jair Rodrigues, que quantas vezes alegrou e embalou os corações com suas músicas românticas, com o seu carisma, com o seu carinho e com a sua competência. Muito obrigado pelo homem cantor e profissional que você é. Cantar e ser pago é fácil, mas cantar de coração como ele canta, em várias vezes, em diversos municípios, é a gratidão do povo brasileiro. Que Deus continue lhe dando este dom divino, com esta voz maravilhosa. Parabéns, Jair Rodrigues!

Uma das alegrias que enche nossos corações de paz, amor e alegria é o espírito da alegria, é a presença da sensibilidade do cantor brasileiro.

Tenho a honra de cumprimentar, na pessoa do Sr. Antônio Camargo, todos os familiares do nobre Deputado Carlão Camargo - a sua progenitora, sua esposa, seus irmãos.

Sr. Antônio, parabéns pelo filho que tem e pela sensibilidade que hoje ele traduz ao coração desses senhores e senhoras da melhor idade. Momentos como este ficarão perpetuados na história desses municípios. Pela primeira vez um Deputado tem a sensibilidade de trazer esse carinho e esse respeito aos representantes da melhor idade.

Parabéns ao Sr. Antônio Camargo, representando toda família do Deputado neste ato.

Tenho a honra de cumprimentar o Sr. Geraldo de Oliveira Campos, vereador à Câmara Municipal de Alumínio, neste ato representando os vereadores e presidentes de Câmaras.

Gostaria de cumprimentar e parabenizar o Deputado Cicero de Freitas, tendo a certeza de que quando chega um Deputado para acompanhar a presente sessão solene de um outro companheiro, é motivo de satisfação não só para o Deputado que está presidindo a sessão, mas de todos nós.

Gostaria de cumprimentar todos os Secretários Municipais, funcionários das Prefeituras presentes, pois sem os funcionários, nós, os prefeitos, não poderíamos fazer absolutamente nada.

Na pessoa dos meus secretários, gostaria de cumprimentar a todos que ajudam a fazer a grandeza dos nossos municípios. Senhoras e senhores, neste momento peço que Deus ilumine esta sessão e derrame as bênçãos no coração de cada um dos senhores e senhoras, que o Espírito Santo interceda, para que possamos continuar tendo um dia maravilhoso como esse. É uma honra para mim, d. Benê, pois no início do mandato temos de aprender muito e também de trabalhar muito, mas hoje tenho o privilégio, bem como meus amigos prefeitos, autoridades civis, religiosas e todos que aqui vieram para dar esse carinho à nossa miss e que o exemplo que a senhora passou nos concursos, com a responsabilidade e a sensibilidade de que temos a obrigação de encarar e tomar as nossas decisões com muita seriedade.

Sabemos que quando dizem “Melhor Idade”, é a melhor idade na concepção da palavra; em gênero, número e grau. Se alguém pode olhar - é idoso -, pedimos a Deus que aquele que fale desta maneira tenha a graça divina de chegar na idade de todos os idosos, idade da experiência, idade que vem suplantar as dificuldades da vida e, por diversas vezes, em quantos momentos abnegados pais e mães, que estão aqui, abdicaram da sua vida por diversas coisas, para ver um filho crescer sadio, dar estudo e conforto.

Neste momento, em nome do povo do Estado de São Paulo, em nome de todos os filhos, queríamos agradecer a todos vocês, pelo carinho, principalmente pelo amor que todos os clubes da melhor idade demonstram em nossos municípios, pois são parcerias.

Gostaria de dar um abraço fraterno ao Clube da Melhor Idade, de Cotia, como da Asta, da Granja Viana, que têm feito um trabalho maravilhoso. Na campanha contra a Dengue, por exemplo, fizeram uma apresentação na praça de Cotia. Rendo as minhas homenagens pela parceria e pelo exemplo da terceira idade, que a cada dia demonstra o seu potencial. Chega-se em um momento ímpar da vida do ser humano, de competência, experiência, sabedoria, humildade e amor ao próximo. Tenho certeza de que estes atributos são de todos vocês. E nós temos que respeitar e dar condições para que vocês possam desfrutar dessa melhor idade com muita dignidade. Quando diz Dona Benê que ela não era mais bela e formosa, pelo contrário, a beleza que a senhora nos traz é física e espiritual e traduz a beleza de todas as mulheres presentes, pelo amor ao próximo e principalmente pela atuação no dia a dia, em cada município.

Sentimo-nos honrados e desta maneira vou envidar esforços, dentro do meu município, para que a Terceira Idade, a melhor idade, tenha condições. Tenham a certeza de que muito trabalho virá. Vamos sentar e dialogar, para que no futuro tenhamos os melhores dias junto com vocês. Sinto-me emocionado e satisfeito. Agradeço a Deus por desfrutar esse momento com vocês. Que ótima idade! Agradeço a todos, principalmente ao Deputado, pelo reconhecimento público de que a melhor idade está presente. Trata-se do alicerce familiar, da base que nos dá a condição de continuar nossos passos. O exemplo de ontem é o exemplo do presente e será o exemplo do futuro.

Parabéns aos clubes da melhor idade, parabéns aos representantes dos municípios de Mairinque, Vargem Grande Paulista, Juquitiba e Cotia. Tenho certeza de que todos vocês, dando um pouco de si, quem tem a ganhar é o semelhante. Vocês têm muito trabalho e nós queremos este trabalho, em conjunto, porque feliz da cidade que tem o clube da melhor idade. Parabéns a todos, de coração! Parabéns, Deputado. Neste momento, o Deputado Carlão Camargo eterniza um momento sublime - Cotia, Vargem Grande Paulista, Mairinque, Juquitiba, Araçariguama, Ibiúna. Um abraço ao Carlos Aimar, que está fazendo um trabalho maravilhoso. Parabéns aos Prefeitos e às primeiras damas, que levam à frente com vocês. Saio daqui fortalecido e saio daqui com vontade de trabalhar muito mais para a melhor idade da minha cidade. Um abraço a todos, com muito respeito e carinho! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Muito obrigado, Quinzinho, pelas suas palavras, pelo seu carinho. Sei do seu afeto e respeito por todos da melhor idade, que cada vez mais estão nos dando força, alegria e paz.

Quero cumprimentar as seguintes autoridades: Sr. Sérgio Ricardo Festa, do Departamento de Informática da Prefeitura de Registro. Levem um abraço àquele Prefeito, o Samuel; Sra. Rute Gonçalves, Presidente do Clube de Mães do Mirante da Mata; Dr. Francisco Matos Júnior, Presidente do Conselho de Segurança de Cotia.

Neste momento, gostaria que os filhos da Dona Benê, Luiz Carlos, Gina e Gonzaga ficassem em pé (Palmas.) Muito obrigado por suas presenças. Assim como é conhecido lá o nosso amigo Gordo, Luiz Carlos, amigo antigo por quem tenho o maior respeito, e hoje a sua mãe está sendo homenageada pelo Estado de São Paulo, com a presença de todas as autoridades. O mais importante é a presença de todas as cidades, que estão aqui nos dando essa oportunidade. Como Deputado desta Casa, tive o prazer de ser o seu Presidente, vice-Presidente, seu colega de Câmara, então acho que hoje é a mais um espaço, como disse Walter Feldman, que é nosso, que pertence a nós e àquela região; vamos poder lutar bastante por esta região.

Antes da entrega de flores à dona Benedita, gostaria de passar a palavra e gostaria que vocês recebessem com muito carinho a Sra. Benedita Barbosa de Morais Carvalho, Miss Melhor Idade e do Concurso Melhor Idade do Brasil, 2ª colocada.

Gostaríamos que ela fosse recebida com uma grande salva de palmas e em pé, recebêssemos a nossa amiga Benedita, dona Benê. (Palmas.)

 

A SRA. BENEDITA BARBOSA DE MORAIS CARVALHO - Meus amigos, bom dia. Não preciso me apresentar porque já fui demais apresentada. Só quero dizer que, do meu coração, o meu corpo está pequenininho e o meu coração está imenso, agradecendo a todas as autoridades, ao Deputado Carlão Camargo e a minha adorada, amada e que me fez rejuvenescer de uma caminho em que eu estava muito perdida.

A vocês todos não tenho palavras, porque tudo já foi dito. Muito obrigada a todos os presentes, que estão valorizando a Terceira Idade, que estava muito esquecida, mas que agora está se levantando. Temos direito de ser honrados, estimados e respeitados. Amo vocês e agradeço de todo meu coração a todos e ao Carlão. Muito obrigada e o meu amor. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Queria que neste momento fosse entregue um ramalhete de flores à Sra. Benedita de Morais Carvalho, pela Sra. Ana Maria Sena, Miss Melhor Idade de Vargem Grande Paulista.

 

* * *

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

A SRA. ANA MARIA SENA - Em nome do Centro de Convivência de Melhor Idade de Vargem Grande Paulista, do Sr. Prefeito e da Primeira Dama, Dona Iade, presto esta homenagem à dona Benedita, dizendo que temos muito orgulho de tê-la como representante do nosso Estado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Neste momento, receba a homenagem dos Deputados Walter Feldman e Carlão Camargo, através da entrega da placa à Sra. Benedita Barbosa de Morais Carvalho.

 

* * *

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Neste momento gostaria de chamar a Sra. Carlota Cardoso da Silva, representando o Conselho Estadual do Idoso de São Paulo, que também será homenageada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Walter Feldman e pelo Deputado Carlão Camargo.

Neste momento gostaria de agradecer a presença, através da Sra. Aparecida e o pessoal de Alumínio que também está presente. (Palmas)

Neste momento receberemos a bênção, a ser dada pelo Padre Milton Quintino de Lima, pároco da Paróquia de Santo Antônio, da Granja Viana e Padre Rudineu Carlo Thomazelo, Diretor do Instituto Teológico Dom Orione. (Palmas)

 

O SR. MILTON QUINTINO DE LIMA - A todos os presentes bom dia. Que bom agradecer a Deus neste momento, para o espírito jovem, para o espírito de sabedoria, para o espírito de carinho e principalmente ao espírito da vida, que é Deus, através da experiência e desta sabedoria e, principalmente, de tudo aquilo que vocês estão realizando e que procuram realizar. Por isso, neste instante, de mãos dadas, vamos agradecer ao Deus da vida maior, ao Deus da vida que chamamos o nosso Deus. Por isso vamos nos unir, através da oração universal do “Pai-Nosso”. Vamos pedir que ele continue derramando as suas bênçãos sobre todos nós, para que ele ilumine a nossa mente e o nosso coração, para que estejamos sempre unidos a lutar pela vida e para ter sempre este espírito jovem, esse espírito da alegria.

 

* * *

- É feita a oração.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Assistiremos agora à apresentação musical pelo Coral da Terceira Idade de Mairinque, regido pela Sra. Maria Cândido Bertollini, interpretando “Amigos para Sempre” e “Ser Jovem de Coração.”

 

* * *

 

-                                     É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLÃO CAMARGO - PFL - Do fundo do coração, gostaria de agradecer o Coral da Terceira Idade de Mairinque, pela presença, pelo carinho e pela oportunidade que deram às outras cidades de conhecerem vocês.

Eu, que já tive essa oportunidade de estar lá junto com o Jair Rodrigues, com o Prefeito Gemente, com meu primo, Túlio e com as demais autoridades, estivemos lá e fomos muito bem recebidos e hoje vocês nos deram essa oportunidade.

Gostaria de anunciar que amanhã, em Cotia, será realizado o concurso da Miss Melhor Idade e o primeiro concurso de Mister Melhor Idade.

A Primeira Dama de Cotia, junto ao Prefeito de Cotia, meu amigo Quinzinho pediu que convidássemos a todos para que domingo, a partir das 14h00, em frente à Prefeitura Municipal de Cotia, o Fundo Social de Solidariedade de Cotia, “Simone Pedroso”, a Campanha do Agasalho de 2001. O evento contará com a presença de vários artistas, para que sejam arrecadados fundos.

Essa é uma iniciativa da Prefeitura, junto com o Fundo, com a Nativa e com este Deputado. É nossa obrigação colaborar com os mais carentes. O ingresso é um agasalho. Trata-se de uma parceria muito boa. Tenho certeza de que o evento será muito bonito.

Gostaria ainda de agradecer, em nome de todos os funcionários que trabalham comigo, a Marinice, que teve um papel muito importante para que isso acontecesse. Muito obrigado, em nome de todos os funcionários pelo trabalho que você fez para nós.

Gostaria de agradecer a presença de todos da Terceira Idade de Cotia, Vargem Grande, Ibiúna, Mairinque, Araçariguama, Juquitiba e Alumínio. Hoje pudemos dar uma oportunidade maior à Terceira Idade.

Tenho várias indicações e requerimentos nesta Casa, para que possamos, junto do Governador e dos secretários aqui representados, como os secretários da Saúde e de Esporte e Turismo, que temos que dar o que é de melhor para vocês. Vocês é que deram essa oportunidade para que nós não só fôssemos Deputados e autoridades, mas vocês fizeram que o Brasil hoje fosse melhor do que vocês tiveram. Um Brasil melhor, com a informática que hoje temos, com uma dimensão de trabalho. Hoje a nossa vida ficou mais fácil, graças ao trabalho, ao carinho e ao respeito que vocês dedicaram aos filhos, familiares, netos e bisnetos.

E hoje, dona Benê, minha amiga, com quem tive a oportunidade de conviver, fiquei muito feliz e emocionado de poder estar com a Assembléia Legislativa lotada e com os funcionários da Casa colaborando.

Essa oportunidade que vocês me deram de poder realizar essa sessão solene em homenagem à dona Benê, ou melhor, em homenagem a todos da terceira idade, podem ter certeza absoluta de que, independente de o Carlão ser Deputado estadual, quero em primeiro lugar, com minha esposa, meus filhos e meus pais - meu pai que há vinte dias sofreu uma operação, colocou marcapasso, mas está aqui presente e também pertence à melhor idade - dizer que o mais importante de tudo isso é a presença de vocês e o melhor de tudo nessa sessão, podem ter certeza absoluta - é como dona Benê disse - é não perdermos aquele momento de criança que existe em nós, aquele momento de alegria, de felicidade, de transparecer principalmente que somos filhos do dono do mundo. Ontem vi essa frase escrita em um caminhão e fiquei muito feliz, pois isso nos dá uma abertura em um momento que estamos muito tristes.

Não tem ninguém aqui nem mais nem menos que aquele, todos temos o que merecemos. O melhor que eu poderia fazer, dona Benê, para poder dar essa oportunidade à Terceira Idade nesta Casa, é poder ter essa sessão solene, com muito carinho e muito respeito, com a presença de muitas autoridades representando os municípios.

Fico muito feliz pelos prefeitos, pelas primeiras damas, pelos vereadores, pelos secretários e pelos meus amigos. O meu amigo Walter Feldman, que tão prontamente tem-nos ajudado junto ao hospital de Cotia, que está passando por grandes dificuldades. S. Exa. sempre se propôs a estar e acompanhar junto os problemas desse nosso Estado de São Paulo. Nada mais justo do que agradecer a você, Jair Rodrigues, que sempre, como disse o Quinzinho, trouxe muitas alegrias a esse Brasil todo, não poderia deixar de parabenizar a você, que é um amigo nosso particular da Terceira Idade, que quando foi convidado para ir para Mairinque lá estivemos e hoje já foi intimado pela Primeira Dama de Vargem Grande. Estaremos também em Araçariguama, em Alumínio, em Juquitiba, junto com vocês. A vida política da gente passa. Tenho dez anos de vida política e tenham certeza de que esses dez anos me trouxeram muita alegria, pois usei principalmente do bom senso, usei sempre trilhar pelos caminhos certos e Deus tem-me iluminado. Hoje agradeço principalmente a Deus, que me deu essa oportunidade de homenagear à dona Benê, todos vocês e também todas as autoridades presentes e que nos trazem tanta alegria e tanta vontade de cada dia mais poder levar tudo de bom a toda população do Estado de São Paulo, principalmente à Terceira Idade.

Minha gente, gostaria de encerrar as minhas palavras e deixar o meu forte abraço a todos vocês, de coração. Agradecemos a todos que vieram compartilhar desse momento feliz de todos da Terceira Idade. Podem ter certeza de que estou muito emocionado por estar a senhora hoje sendo homenageada, dona Benê, pelas sete cidades presentes.

Neste momento encerro minhas palavras dizendo de coração: Obrigado, meu Deus, obrigado a todos vocês e parabéns dona Benê, por nos dar a oportunidade de conviver e obrigado ao coral, que muito nos fez honrar! (Palmas.)

Antes de encerrar, gostaria de convidá-los para um coquetel, que será realizado no Hall Monumental. É um coquetel simples, mas de coração. Muito obrigado aos prefeitos que nos ajudaram e concederam ônibus para o traslado da Terceira Idade.

Está encerrada a sessão.

* * *

-         Encerra-se a sessão às 22 horas.

* * *