28 DE ABRIL DE 2006

013ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS 100 ANOS DA BANDA UNIÃO OPERÁRIA DE PIRACICABA

 

Presidência: ROBERTO MORAIS


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 28/04/2006 - Sessão 13ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DA BANDA UNIÃO OPERÁRIA DE PIRACICABA

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 100 anos da Banda "União Operária" de Piracicaba. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional pela Banda homenageada.

 

002 - JORGE SIMÃO MIGUEL

Monsenhor, expressa a grande honra que sente por esta homenagem à Banda "União Operária" de Piracicaba, que agradece.

 

003 - WALTER FERREIRA DA SILVA

Vereador à Câmara Municipal de Piracicaba, agradece a iniciativa da homenagem. Refere-se à história da Banda "União Operária" de Piracicaba.

 

004 - JOSÉ ROBERTO CALDARI

Vice-presidente da Banda "União Operária", fala das origens do grupo musical, surgido em 1906 com o nome de Lyra Piracicabana, dos seus momentos marcantes, relembra os maestros que a conduziram e discorre sobre suas atividades.

 

005 - Presidente ROBERTO MORAIS

Conduz a entrega de homenagem. Anuncia a apresentação de número musical. Historia a trajetória e os feitos da Banda "União Operária". Anuncia a execução do "Hino de Piracicaba" e de número musical. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência dá como aprovada a ata da sessão anterior. Compõem a nossa Mesa dos trabalhos desta noite na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: Dr. José Roberto Caldari, Vice-presidente da Banda União Operária; Monsenhor Jorge Simão Miguel; Vereador Walter Ferreira da Silva, representando a Câmara de Vereadores de Piracicaba; Sr. João Coletto Filho, Presidente da Banda União Operária; Sr. Mario Dresselt Dedini, representando o Grupo Dedini; Sr. Nobumitsu Chinen, Diretor do Jornal de Piracicaba.

Senhoras e senhores convidados, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 100 anos da Banda União Operária da nossa querida cidade de Piracicaba. Temos feito nesta Casa, nesses sete anos, como representante de Piracicaba e região neste Parlamento, homenagens a entidades e pessoas importantes da cidade de Piracicaba. Por aqui já passaram dezenas de pessoas e entidades sendo homenageadas por este Parlamento.

Convido a todos os presentes para em pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela homenageada, a Banda União Operária de Piracicaba, sob a regência do Maestro José de Souza Campos.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Convido para fazer uso da palavra nesta noite o Monsenhor Jorge Simão Miguel, que já foi homenageado este ano por este Parlamento pelos 50 anos de seu sacerdócio.

 

O SR. MONSENHOR JORGE SIMÃO MIGUEL - Exmo.Sr.Deputado estadual piracicabano Dr. Roberto Morais; caríssimo Presidente da Corporação Musical Centenária, João Coletto Filho; Dr. José Roberto Caldari; Vereador Walter Ferreira da Silva, carinhosamente chamado Pira; grande empresário de Piracicaba da empresa de vinho Mário Dresselt Dedini; representante do Jornal de Piracicaba, Nobumitsu Chinen. Sou o primeiro a falar, mas deveria ser o último porque sou orador oficial da corporação musical e tenho a missão de agradecer toda a homenagem que a corporação musical de Piracicaba recebe. Então, antecipo o meu agradecimento. É uma grande honra receber uma homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a maior Assembléia do Brasil. São Paulo, queira ou não queira, é o principal Estado do país, é o líder da federação brasileira.

É uma grande honra receber uma homenagem da Assembléia Legislativa através do nosso caríssimo amigo Deputado, muito humano, muito gentil, muito generoso, Dr. Roberto Morais. É uma grande honra, mas também há motivo suficiente para a Assembléia se manifestar. Não se trata de um fato comum. Trata-se do centenário, 100 anos de fundação da corporação musical União Operária. De um lado, a grandeza da homenagem; do outro, a grandeza da motivação dessa homenagem.

Como orador oficial, quero agradecer a grande honra que a corporação musical está recebendo através deste Deputado de Piracicaba - repito - tão humano, tão gentil, tão generoso, que procura estar em toda a parte para ajudar, para homenagear, para prestar seu serviço como Deputado estadual.

Quero agradecer, em nome da corporação musical, essa iniciativa do nosso Deputado Dr. Roberto Morais e dizer da alegria da diretoria. O presidente da corporação musical, João Coletto Filho, vai ficar na história, porque está presidindo a corporação musical no seu centenário, como também a corporação musical faz parte da história de Piracicaba. Cem anos de benemerência cultural e artística para Piracicaba da corporação musical.

Quanto bem a corporação musical tem feito a Piracicaba, à região e até transpondo os mares, até Espanha. Graças ao grande industrial Mário Dedini, a corporação musical deslocou-se de Piracicaba para a Espanha, para também apresentar sua parte artística aos espanhóis.

Pois bem, entra na história a corporação musical, a diretoria, tendo à frente João Coletto Filho e todos nós nos alegramos, é um dia de festa para Piracicaba e a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo que se une a todos nós para homenagear esta corporação musical que merece todo o nosso louvor, todo o nosso aplauso, todo o nosso agradecimento pelos cem anos de vida. Celebrar um jubileu é cantar o hino de vitória sobre o passado e entoar um canto de alegria para o futuro.

Ao mesmo tempo em que agradecemos o Sr. Deputado Roberto Morais, todos os visitantes que estão aqui se unindo à corporação musical para esta homenagem, quero dizer que a nossa alegria é imensa, não tem medida, é incomensurável.

Por isso quero agradecer profundamente à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, notadamente ao Deputado que apresentou requerimento para esta homenagem, Roberto Morais, quero agradecer todos os Srs. Deputados que constituem a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A corporação musical é grata, agradece e sem dúvida vai continuar seu trabalho de expansão pela área cultural e artística de Piracicaba e arredores.

Muito obrigado, Deputado piracicabano Roberto Morais. Muito obrigado a todos que estão aqui de uma maneira ou de outra, especialmente com sua presença prestigiando esta festa para a corporação musical. Parabéns aos senhores músicos. Parabéns a toda a diretoria da nossa corporação musical. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Como disse o Monsenhor, o Sr. João Coletto entra para a História e para trazê-lo aqui para cima não foi fácil. Nem nos nossos almoços tradicionais de 1º de maio ele fica à mesa: ‘Eu vou, mas não vou falar, não quero nem subir.’

Neste momento, passo a palavra ao Vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira, que no próximo sábado, dia 6, também faz em Piracicaba, na Câmara de Vereadores, uma sessão solene em homenagem aos 100 anos da Banda União Operária.

 

O SR. WALTER FERREIRA DA SILVA - Boa noite a todos. Cumprimentando o Deputado Roberto Morais, cumprimento todas as autoridades que compõem esta Mesa. Hoje, é motivo de orgulho e felicidade estar nesta Casa de Leis representando a Câmara de Vereadores e a população de Piracicaba.

Esta homenagem feita pelo Deputado Roberto Morais é muito mais do que justa. É uma coisa que todos os piracicabanos, todas as autoridades da nossa cidade gostariam de fazer. Vocês podem ter certeza de que no dia 6, quando a Câmara também realizar a sua homenagem, o plenário estará lotado.

Eu quero falar um pouco da história da Banda União Operária. Procurei ler um pouco sobre o início da banda. Antônio Mombuca foi o primeiro maestro, um negro. E aí vemos como são importantes os negros no nosso país e na história desta banda. Vendo um pouco da história em livros do Cecílio, vendo um pouco do Instituto Geográfico por intermédio do Sr. Tiquinho e lendo também Guilherme Vitti, um grande historiador da nossa cidade, vi coisas fantásticas a respeito da banda.

Mas como farei a sessão solene no dia 6, vou deixar para falar sobre a história da banda nesse dia. Podem ter certeza de que muitos de vocês terão uma surpresa superagradável a respeito daquela viagem para a Espanha, aliás, alguns ainda pertencem à banda. Mas essa história da ida para a Espanha tem uma figura que considero a mais importante da indústria piracicabana: Comendador Mário Dedini. Sem ele essa banda não conseguiria ir para a Espanha. Esse homem muito fez para a nossa cidade, aliás, até hoje sua família continua prestando homenagens à Banda União Operária.

Quero dizer, Roberto, que você não me surpreendeu prestando esta homenagem, porque sei do carinho com que você trata as coisas de Piracicaba. Aqui você já fez homenagem para o Padre Jorge, um dos monstros sagrados da nossa cidade; para o Grupo Dedini - a propósito, costumo dizer que a Dedini é a árvore e as outras firmas são os galhos de Piracicaba, sem dúvida alguma a Dedini é o maior nome na área da indústria de Piracicaba - para o jornal de Piracicaba, enfim, para as coisas que são patrimônio da nossa cidade. E hoje você está prestando essa homenagem à Banda União Operária, um patrimônio do povo piracicabano.

Quero parabenizar você, Roberto, porque de você só poderíamos esperar isso. Agradeço, em nome da Câmara de Vereadores de Piracicaba e da população de Piracicaba, que você sabe que lhe quer muito bem - tenho certeza de que posso falar por eles - esta homenagem.

Quero dizer que muitos que hoje não puderam estar presentes, porque Deus os quis lá em cima, também fazem parte da história desta banda. Foi com eles que tudo começou. Então, esta homenagem é a vocês que estão aqui e também àqueles a quem Deus levou. Senão não haveria motivo nem para esta sessão solene, nem para a que vou fazer. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. José Roberto Caldari, Vice-presidente da Banda União Operária.

 

O SR. JOSÉ ROBERTO CALDARI - Sr. Presidente Deputado Roberto Morais, em nome de quem cumprimento a Mesa, Srs. Deputados Senhores Deputados, Senhores Músicos, Amigos. Hoje, ou melhor, dizendo, em 1º de maio de 2006, falamos do tempo, pois nesta data a Corporação Musical “União Operária”, tradicional e agora centenária banda de música da cidade de Piracicaba, completa cem anos de vida, eis que sua fundação foi em 1º de maio de 1906. Faz um século de existência.

É espantoso, no giro e na vida das bandas de músicas, chegar-se a um século de existência, de atividades musicistas, ininterruptamente, porque, em nenhum momento de sua existência a Corporação Musical “União Operária” teve cessadas suas atividades musicais.

Em 1906, a paisagem piracicabana era de um pequeno burgo, cidade pacata do interior paulista, que muito progrediu nesses cem anos desde a fundação da "União Operária". A cidade cresceu, ostentando hoje uma população perto de 400 mil habitantes. Tudo e muitas coisas mudaram, porém a “'União Operária" continuou firme e valiosa na sua arte de levar alegria, com seus acordes harmoniosos e sempre presentes nos quatro cantos da cidade. Sempre esteve presente nos acontecimentos importantes ocorridos em Piracicaba , principalmente nas festas religiosas e suas procissões.

Foi nessa geografia humana e de coisas, fatos e aspectos que um grupo de abnegados, corajosos e audazes homens pensou e fez nascer a Corporação Musical “União Operária”. A entidade teve lutas, glória e quase nenhuma derrota. Trinômio que participa também da vida de todos.

Por uma questão que ninguém sabe explicar, a Banda “União Operária” vincula-se e está ligada ao bairro de Vila Rezende, que fica além rio, bairro eminentemente italiano. Daí porque seus homens e elementos de sua diretoria se vinculam com o referido bairro, apesar de sua sede social, estar situada na rua Santo Antonio, 502, prédio próprio localizado na parte central da cidade, adquirido por João Coleto, um mestre de obras e empreiteiro, que o adquiriu antes mesmo de ter sua casa própria, tanto era seu amor e abnegação pela Banda “União Operária”.

Daí a razão, meus senhores e senhoras, que ao ensejo destes 100 anos, que vemos passar e festejamos nesse 1º de maio de 2006, um significativo e real propósito nos traz a tributar especial consagração aos grandes benfeitores da "União Operária", como o grande oficial Mario Dedini, Ângelo Felipini, Humberto D’Abronzo, Lázaro Pinto Sampaio, Leopoldo Dedini, Waldomiro Perissinoto; Comendador Virgulino de Oliveira, Antonio Nardini Neto, Pedro Segato, Giordano Boscolo, Mário Teles, Prof. Benedito de Andrade. Prefeito Francisco Salgot Castilon, Deputado Bento Dias Gonzaga e muitos outros nomes que já deixaram nosso convívio.

Também não podiam ser olvidados os nomes de Dovílio Ometto e do Monsenhor José Nardin, que com sua oratória brilhante, empolgava a todos quantos compareciam no tradicional almoço de 1 º de maio, que a Corporação Musical “União Operária” também nunca deixou de realizar, em Vila Rezende, antigamente no restaurante do Papini e, atualmente, no salão paroquial da igreja matriz de Vila Rezende, da qual, por quase 50 anos; foi o seu pároco o nosso querido, estimado e amigo da banda, Monsenhor Jorge Simão Miguel. A estes devemos imorredouras gratidões, incalculáveis, eternas, que o perpassar dos anos avaliará e saberá consolidar a grandeza da centenária Corporação Musical “União Operária”.

Sempre a Banda União Operária manteve um número de músicos, em torno de 40, como média, e nesses seus cem anos de vida teve destaques e passagens que marcaram época.

Em 1932, esteve presente na Revolução Constitucionalista, levando nossos soldados até a estação da Paulista e, da mesma forma; quando do retorno daqueles que voltavam. Em 1950 participou em São Paulo do grande concurso de bandas realizado pelo Governo do Estado, quando obteve um honroso quarto lugar.

Em 1962, no dia da renúncia de Jânio Quadros, esteve presente, participando da Lira do Xopotó, programa de bandas de músicas realizado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, por Paulo Roberto, o qual dava ênfase que as bandas de músicas existentes por esse Brasil afora eram a primeira escola de música, porque quase nenhum município deixava ou deixa de ter uma banda de música. Agora, em 1968, a Banda "União Operária" tornou-se internacional, eis que foi a única banda de musica do Brasil que compareceu e participou do Festival de Bandas de Barcelona, na Espanha.

É preciso destacar que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a qual, neste sodalício comemora e presta suas homenagens à Banda “União Operária", pela passagem de seu centenário, também já colaborou diretamente para a grandeza da mesma porque, lá pelos idos do final da década de 1950 e começo de 1960, o então Deputado estadual por Piracicaba, Bento Dias Gonzaga, fez a doação da quantia de CR$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil cruzeiros), destinada para melhoria da sede social. Um prédio modesto e antigo, adquirido em 1947, o qual foi demolido e, no seu lugar, em 1963, foi construída a sua sede social, moderna, um sobrado, sendo que na parte superior é o salão de ensaio e no térreo é a parte administrativa, onde se espera e fazemos votos que a Corporação Musical "União Operária" continue sua trajetória de vitórias, não só nos próximos cem anos, mas por muitos séculos ainda.

Devem-se destacar os maestros que sempre engrandeceram a Banda “União Operária", como Antonio Mombuca, os irmãos Fischer, João Pettermann e Oswaldo Pettermann. Este que, com sua batuta, dirigiu-a de 1943 até 1982.

Ainda é tradição da Corporação Musical “União Operária” participar anualmente das festividades do aniversário da Sociedade Recreativa 13 de Maio, sociedade muita querida de Piracicaba.

Dentro das festividades que realiza todos os anos, na data de seu aniversário, que é 1º de maio, dia do Trabalho, promove a banda sua tradicional alvorada, tocando por toda Piracicaba, levando seus acordes harmoniosos desde o centro da cidade, defronte à Catedral, nos Altos da Paulista, na praça Takaki, no Mercado Municipal, na igreja Bom 3esus (Cidade Alta), Cemitério da Saudade e encerrando sempre defronte da matriz da igreja de Vila Rezende, encerrando aí, no Salão Paroquial da mesma, com o tradicional e suculento almoço de 1º de maio.

Assim, em nome do nosso presidente João Coleto Filho, queremos agradecer a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a qual presta, nesta data e neste ato, o seu reconhecimento e do povo de nosso estado, as homenagens pelo centenário da fundação da Corporação Musical “União Operária”, da cidade de Piracicaba, agradecimentos esses, especialmente na pessoa de seu Deputado Roberto Morais, Deputado Estadual por Piracicaba. O nosso muito obrigado e imorredoura gratidão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Neste momento queremos fazer uma homenagem à Banda União Operária, na pessoa do seu vice-Presidente, Sr. José Roberto Caldari, entregando-lhe uma placa. (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a entrega da placa.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Teremos agora a apresentação da nossa homenageada, a Banda União Operária, sob regência do Maestro José de Sousa Campos Neto, com a música “Grande Oficial Mário Dedini”.

 

* * *

 

-              É executado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Registramos algumas justificativas de ausência: do Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Dr. Cláudio Lembo; do Reitor da Unimep, Prof. Gustavo Alvim; do Dr. Antonio Carlos Caruso, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; da Dra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; do Secretário de Cultura, que ontem esteve em Piracicaba, Dr. João Batista de Andrade; do Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo; do Dr. Alberto José de Macedo Filho, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Meu querido Monsenhor Jorge Simão Miguel, Dr. José Roberto Caldari, Vereador Walter Ferreira da Silva, Sr. João Coleto Filho, Sr. Mario Dresselt Dedini, Sr. Nobumitsu Chinen, senhoras e senhores, nossa banda homenageada, nossos músicos.

Quando ao amanhecer de cada dia 1o de maio somos despertados na cidade de Piracicaba com os acordes da nossa querida "União Operária", junto com a música sentimos a força de uma tradição e a história de nossa gente e de nossa terra.

A banda nasceu “Lyra Piracicabana" no distante ano de 1906, fundada pelo competente e obstinado maestro negro Antônio Mombuca, agregando operários e músicos que, como ele, eram impedidos de se apresentar nas outras bandas da cidade. A Lyra Piracicabana se apresentou pela primeira vez em primeiro de maio de 1906, e já no ano seguinte passou a ser a Corporação Musical “União Operária" - predestinada a ter uma longa jornada de sucessos e êxitos.

Nossa cidade sempre contou com a participação da Banda em momentos importantes de sua história, momentos Cívicos religiosos, sociais, políticos, de festa e de luto. Um desses momentos mais mercantes foi, sem dúvida, quando a União Operária acompanhou o emocionante deslocamento do Batalhão Piracicabano que iria lutar na Revolução Constitucionalista de 1932, até a sua despedida final na Estação Ferroviária da Paulista

Nossa Banda, nas décadas de 50, 60 e 70 esteve entre as cinco melhores corporações musicais de concerto do Estado, nacionalmente conhecida e respeitada como portadora de qualidades técnicas musicais indiscutíveis, de admiração e de respeito.

A "União Operária", em sua longa e admirável história, gravou diversos discos, se apresentou com extremo destaque em inúmeros concursos regionais e nacionais de bandas civis e ficou marcada como a única banda amadora brasileira a se apresentar em um concurso internacional - o importante Festival Internacional de Bandas, ocorrido no ano de 1968 em Barcelona., na Espanha, contando sempre com o apoio da família e do Grupo Dedini.

Ao longo destes anos muitos e competentes maestros regeram nossa querida Corporação. Para que se perpetuem na história de nosso Estado lembremos solenemente de Antonio Mombuca; Luiz Dutra; Martins Neves; João Surian; Martinho Fischer; João Pettermann; Vitor Guerrini; Carlos Brasiliense Pinto; José Rafael Pero; Osvaldo Pettermann; Egildo Pereira Rizzi; Antônio Pettermann; Hermenegildo Paviglione; Maestro Aparecido; João Romeu Pitolli; Luiz Cláudio Alves; Maestro Joaquim Álvaro Bonillo, Maestro Nilson de Assis; Jorge Luiz Lopes de Oliveira e, atualmente, Maestro José de Souza Campos Neto. A todos eles nossa veneração e respeito.

A história da nossa Banda tem uma marca registrada de forma indelével: a garra e a determinação de piracicabanos que com muita luta e dedicação mantêm viva e atuante esta que é um dos maiores patrimônios culturais de nosso Estado e do Brasil.

Declarada de Utilidade Pública por lei de minha autoria no ano de 2002, nossa banda faz parte hoje do seleto rol de instituições de relevante interesse social e cultural do Estado de São Paulo.

Para nós, piracicabanos, é motivo de muita vaidade sermos conterrâneos desta corporação musical, é motivo de enorme felicidade encontrá-la nas festividades de nossa cidade e de especial encanto quando às sextas-feiras passamos pela Rua Santo Antônio e podemos apreciar os sons que saem de dentro de sua sede durante os seus ensaios. Contar sua história é registrar uma das mais belas passagens de nossa cidade. Homenageá-la é reconhecer o valor de um trabalho de nobre grandeza e feliz memória.

Por tudo isto, nesta noite, o Parlamento Paulista, o maior deste país, no qual me orgulho de representar Piracicaba há sete anos, que sabe reconhecer história e lutas de valor, presta nesta solene noite esta merecida homenagem à Corporação Musical "União Operária", motivo de orgulho, respeito e admiração não só do povo paulista de Piracicaba, mas do povo do Estado de São Paulo e do povo do nosso querido Brasil.

Teremos agora a execução do Hino de Piracicaba, pela Banda União Operária, de Piracicaba, sob a regência do Maestro José de Souza Campos Neto.

 

* * *

 

- É executado o Hino de Piracicaba pela Banda União Operária de Piracicaba.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Minha querida Dona Yeda, que me ensina muito nesta Assembléia Legislativa, esta é a Piracicaba que eu tanto adoro. Quero dar um abraço especial ao meu querido Sebastião. Sebastião é uma figura histórica da nossa Banda, um grande lutador. Conheço o Sebastião desde 1970, quando cheguei de Recreio para estudar no Jerônimo Gallo. Ontem, infelizmente, ele foi internado novamente. Hoje, o seu sobrinho me ligou dizendo que ele gostaria de estar aqui. A amizade e o carinho que tenho por ele é muito grande. Vamos rezar por ele para que se recupere rapidamente.

Quero agradecer às pessoas que estão ao meu lado compondo a Mesa, vocês que se deslocaram da nossa querida Piracicaba para virem ao Parlamento paulista, como a todos os presentes. É motivo de muito orgulho recebê-los. Sei que durante o dia vocês nos acompanham através da TV Assembléia, a partir das 14h30 minutos, mas é importante que vocês venham ver onde trabalha o Deputado da cidade. Portanto, recebê-los é motivo de orgulho.

As sessões solenes só podem ser realizadas às segundas e sextas-feiras quando não há sessão deliberativa. Há dificuldade de transporte, sabemos disso, mas as pessoas que estão aqui estão representando a nossa querida cidade de Piracicaba.

A Banda já foi homenageada em 2002 com o título de utilidade pública do Estado de São Paulo e, se Deus quiser, ao meio-dia do dia 1º de maio, na nossa querida matriz em Vila Rezende, ao lado do Monsenhor Jorge e de todas as pessoas históricas da Banda, naquele tradicional almoço de sábado que vem também na Câmara de Vereadores, na feliz iniciativa do meu amigo Vereador Walter Ferreira da Silva, vamos homenagear mais uma vez os cem anos da Banda.

Vocês estão de parabéns por tudo o que significam para a cidade, para o estado, para o Brasil e para nossa cultura.

Ontem, durante a estada do Sr. Secretário João Batista em Piracicaba, enaltecíamos a riqueza cultural da cidade. Eu comentava aqui, quando entrevistado pela TV, inclusive o Nelson me ajudava, que não temos conhecimento de outra banda no país que tenha chegado aos cem anos sem parar. Apesar de todas as dificuldades, está aí a nossa querida e tradicional Banda “União Operária”.

Muito obrigado aos funcionários da Assembléia Legislativa pela presteza em nos atender para a realização de mais esta sessão solene.

Obrigado ao gabinete, ao Sr. João Coleto, que várias vezes veio ao nosso gabinete juntamente com o Clóvis para ajudar a organizar esta sessão solene. Que Deus proteja a todos. Que voltemos agora para a nossa querida Piracicaba para continuar a luta em defesa daquele povo que tanto amamos.

Parabéns à Banda. Para encerrar, maestro, por gentileza, mais uma música para fecharmos com chave de ouro a sessão.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 22 minutos.

 

* * *