http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

22 DE ABRIL DE 2013

013ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À “SOKA GAKKAI INTERNACIONAL - SGI, PELO 53º ANIVERSÁRIO DA POSSE DE SEU PRESIDENTE, DR. DAISAKU IKEDA, E PELO 25º ANO DE INSTITUIÇÃO DO DIA DAS MÃES DA SOKA GAKKAI"

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

RESUMO

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado João Caramez, na direção dos trabalhos, para "Homenagear a Soka Gakkai Internacional - SGI, pelo 53º aniversário da posse de seu Presidente, Dr. Daisaku Ikeda, e pelo 25º ano de instituição do Dia das Mães da Soka Gakkai". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, saúda o deputado João Caramez pela iniciativa da homenagem. Cumprimenta as autoridades presente. Destaca a atuação do Soka Gakkai em prol dos direitos humanos. Agradece ao público presente.

 

003 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Destaca seu orgulho em participar da homenagem à entidade Soka Gakkai.

 

004 - JOSÉ FERNANDO ROCHA

Jurista, saúda as autoridades e o público presentes. Discorre sobre seu primeiro contato com a Soka Gakkai, através do Doutor Daisaku Ikeda. Enaltece as qualidades do homenageado e sua luta pela paz mundial. Comenta visita às instalações da entidade na cidade de Soka.

 

005 - SUELI OGAWA

Coordenadora da Mulheres da BSGI, saúda o público e às autoridades presentes. Discorre sobre a história do Soka Gakkai. Destaca as motivações da homenagem desta noite, em especial o "Dia das Mães da Soka Gakkai". Cita seu orgulho em participar da cerimônia. Enaltece as mães da entidade, que se dedicam à paz na humanidade. Lembra os trabalhos dos voluntários do Soka Gakkai pelo mundo. Afirma que o objetivo maior da entidade é o desenvolvimento de uma sociedade pacífica.

 

006 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia a apresentação do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil. Destaca os motivos da homenagem à Soka Gakkai. Lê poema de Carlos Drummond de Andrade. Discorre sobre os objetivos da SGI em prol da paz e da educação em todo o mundo. Lembra que, em sua atividade parlamentar, tem atuado em conjunto com a entidade. Saúda os membros da instituição presentes à cerimônia. Lembra a atuação do Doutor Ikeda em favor da paz mundial. Homenageia à Soka Gakkai, através de entrega de placa comemorativa e diploma alusivo ao evento e às mulheres da entidade, com entrega de flores.

 

007 - JÚLIO KOSAKA

Presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional, agradece ao público presente e ao Deputado João Caramez pela homenagem. Afirma ter orgulho em servir à Soka Gakkai. Destaca os trabalhos da entidade na promoção da paz no mundo.

 

008 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero comunicar a todos os presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 27 de abril, às 21 horas, pela NET canal 13, TVA canal 66, e TVA Digital canal 185, e TV Digital Aberta canal 61.2.

É com muita satisfação que estou presidindo esta sessão solene. Quero, antes de mais nada, anunciar a presença da Sra. Sueli Ogawa, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI. (Palmas.)

Tenho a satisfação de anunciar o nome de um amigo, companheiro, uma das pessoas que eu tenho maior orgulho de tê-lo como representante do nosso Estado na Câmara Federal, uma pessoa que sempre tem acompanhado e prestigiado a Soka Gakkai, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.) Satisfação de anunciar também a presença do Sr. Júlio Kosaka, presidente da BSGI Brasil Soka Gakkai Internacional, recém chegado do Japão. Estava dizendo a ele que no final do ano passado estive no Japão numa missão oficial, no jogo do Corinthians. (Palmas.) Anunciar também a presença com muito orgulho do meu amigo Celso Hama, vice-presidente da BSGI Brasil Soka Gakkai Internacional. (Palmas.)

Sras. e Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de homenagear a Soka Gakkai Internacional, BSGI, pelo 35º aniversário de posse do seu presidente, Dr. Daisaku Ikeda, e pelo 25º ano de Instituição do Dia das Mães da Soka Gakkai. Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a reprodução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Anunciamos também a presença dos vice-presidentes adjuntos da BSGI: Sra. Maria José de Oliveira, Sr. Miguel Shiratori, Sr. Jorge Miyashiro e Sr. Julio China; Sra. Lilian Noda, coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI; e a satisfação de anunciar o grande jurista, nosso amigo Dr. José Fernando Rocha, mais conhecido como Dr. Rocha. (Palmas.)

Neste momento eu tenho a honra de passar a palavra a esse nobre deputado e companheiro, amigo Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite a todos os presentes. Quero cumprimentar o deputado João Caramez, que sempre tem tido a fidalguia de permitir que no plenário da Assembleia Legislativa façamos todos os anos uma homenagem a BSGI e Soka Gakkai. Sua importância, deputado João Caramez, é extremamente válida para nossa avaliação, e sem dúvida nenhuma nós estamos acostumados, todos os anos a convite do deputado João Caramez, nós estamos aqui.

Quero cumprimentar a Sra. Sueli Ogawa, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, pelos 25 anos; cumprimentar o Sr. Júlio Kosaka, nosso presidente da BSGI, e também neste momento pelos 53 anos de assunção do presidente Ikeda, que sempre tem sido uma luta importante em defesa da paz mundial; cumprimentar o Sr. Celso Hama, nosso vice-presidente da BSGI; cumprimentar o Dr. José Fernando Rocha e todos os demais dirigentes da BSGI.

É extremamente importante nós estarmos aqui na Assembleia Legislativa ressaltando esta luta em defesa da paz mundial. É permanente, é constante essa luta e a própria ONU - Organização das Nações Unidas, já reconheceu a luta da Soka Gakkai em defesa da luta dos Direitos Humanos e da paz mundial. Em um mundo conturbado, em que vemos tantas crises e desencontros, sem dúvida nenhuma a busca da paz mundial cada vez se torna mais necessária, para que possamos superar dificuldades e encontrar os valores humanos em cada um dos nossos irmãos.

Infelizmente nem sempre conseguimos fazer com que tudo isso seja entendido e compreendido, mas nós que temos a luta do dia a dia do Gongyo, sabemos a importância dessa caminhada. Tenho 43 anos de prática e venho com muita alegria e com muita satisfação participar deste momento em que nós estamos à distância; essa homenagem feita aqui em São Paulo, no Brasil, pela sua luta extremamente importante, chegará até a presidente Ikeda.

Cumprimentando os 25 anos temos a oportunidade de, através da presidente, lutar pelo trabalho da Divisão Feminina. Divisão Feminina que valoriza a família, e a família, sem dúvida nenhuma, é o centro de toda revolução cultural em busca da paz mundial. Temos certeza que todos os dias, em todas as atividades que nós nos encontramos, há oportunidade de fazer alguma coisa pela paz mundial. Neste momento, todos juntos, emanados nesse mesmo objetivo, nós estamos buscando mais um degrau da superação das dificuldades para buscarmos essa paz mundial. E a Brasil Soka Gakkai, a Soka Gakkai Internacional, sempre tem tido essa luta extremamente importante.

É um prazer o Sr. Júlio Kosaka participar deste evento. Tenho certeza de que o deputado João Caramez, nosso irmão nessa luta, tem sempre a oportunidade de fazer um espaço para que possamos divulgar o trabalho da BSGI, cujo trabalho sempre tem encontrado espaço na sociedade e em todos os títulos que nós nos encontramos buscando esse trabalho maravilhoso em busca da paz mundial. Tenho certeza de que todos nós, juntos, saberemos fazer essa caminhada, custe o que custar.

Parabéns, BSGI; parabéns, Soka Gakkai; parabéns, presidente Ikeda. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Ouvimos a palavra desse grande deputado. Quero dizer, deputado Arnaldo Faria de Sá, que, enquanto Deus me der saúde, que o povo assim continuar querendo que eu represente-os neste parlamento, com certeza eu jamais abrirei mão de poder prestar essa grande homenagem a Soka Gakkai. Que é o mínimo que nós podemos fazer para reconhecer esse brilhante trabalho que a Soka Gakkai faz, mas principalmente reconhecer o espírito humanista e pacificador do professor Ikeda. Eu faço isso com muito orgulho, com muita satisfação, porque eu sou uma pessoa muito privilegiada por tudo que acontece na minha vida; e dentre elas foi o diálogo que tive com o professor Ikeda, em 2001. Isso ficou muito gravado na minha memória. É um orgulho muito grande conviver esses minutos com essa entidade maravilhosa, que é a Soka Gakkai.

Continuando, esta Presidência concede a palavra ao jurista Dr. José Fernando Rocha, nosso amigo Dr. Rocha. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ FERNANDO ROCHA - É quase uma ousadia falar depois do deputado Arnaldo Faria de Sá, que é bom que se diga que é o decano dos 70 deputados que representam o estado de São Paulo em Brasília. Há 28 anos que ele está defendendo o povo do estado de São Paulo na mais alta Assembleia Legislativa do País.

Eminente deputado João Caramez, em nome de V. Exa. quero que os meus cumprimentos respeitosos e cordiais se estendam a todos os partícipes e a seletíssima Mesa desta sessão solene, nesse iluminado salão Juscelino Kubitscheck, no Palácio Nove de Julho, o Palácio da Casa do Povo do estado de São Paulo. Minhas senhoras, meus senhores, meus amigos.

Preliminarmente, quero dizer que conheci o Dr. Daisaku Ikeda em 1993, no Rio de Janeiro, na Academia Brasileira de Letras, naquele momento histórico o Dr. Júlio Kosaka era o coordenador da BSGI no Rio de Janeiro. Fui convidado pelo Josué Montello, que era representante do Maranhão na Academia Brasileira de Letras, e fiquei absolutamente entusiasmado com as idéias pacifistas do Dr. Ikeda. Naquela parte até hoje eu jamais deixei de ter a vizinhança do Dr. Ikeda. Quando o imagino, imagino na planície de um país longínquo chamado Nepal, onde existe o pico mais alto do planeta Terra, o Everest, com 8.848 metros de altura. Vejo o Dr. Ikeda daquela altura, irradiando os seus pensamentos de paz para todo mapa mundi, para todo planeta Terra.

Tive a honra de ser convidado pelo Dr. Ikeda, em 1987, a ir ao Japão, e tive a honra de conhecê-lo pessoalmente e de almoçar e jantar com os seus dois filhos, que me levaram a Tókio, Osaka, Nagoya, Kyoto e fiz questão absoluta de conhecer Hiroshima, onde deixei uma mensagem em português no livro de memórias, dizendo: não se pode perpetrar neste planeta um crime de lesa humanidade como foi feito aqui. Não se atira artefato atômico sobre população civil, portanto, população inocente. Por isso, Dr. Ikeda, na sua proposta de paz apresentada no dia 25 de janeiro, em Nova York na ONU, deu a proposta de paz escrita com o fim da ab-rogação, do término das bombas nucleares em todo o planeta. Ele não quer diminuição, ele quer a extinção do armamento atômico no mundo.

Eu tive oportunidade de ir à Universidade de Soka, tive a oportunidade de ir à Escola Média Soka também, onde eu tive a honra de inaugurar uma sala de aula de computadores para os jovens de 15, 16 anos, que está “linkada” a um observatório norte americano. Esse observatório é online e em tempo real, o estudante liga o computador e vê o que aquele observatório astronômico está vendo no espaço e nos céus. Essa é a educação desse tesouro da juventude que é para o Dr. Ikeda o futuro do mundo, pela cultura e pela paz.

Para finalizar, quero dizer que o Dr. Ikeda me pediu para que fizesse algumas palavras na Congregação de Professores da Universidade Soka. Tive a oportunidade de dizer naquele instante que os norte-americanos lançaram uma nave no espaço em busca de vida extraterrestre. Na hipótese de encontrar um alienígena, eles colocaram nessa nave um ícone da civilização terrestre para que eles soubessem o nível civilizatório do planeta Terra, e colocaram o homem desenhado por Leonardo da Vinci, as medidas do homem. Eles colocaram sinfonias de Bach e Beethoven e colocaram também uma sinfonia do instrumento de 7 cordas chinês. Fui obrigado a dizer que naquela nave faltou uma coisa, faltou uma conferência do Dr. Daisaku Ikeda para se saber a evolução civilizatória da civilização do planeta Terra. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Dr. Rocha sempre nos brindando com seu conhecimento. Dr. Rocha, a sua presença é imprescindível em todas as nossas comemorações aqui. Muito obrigado mais uma vez.

Tenho a honra de conceder a palavra à D. Sueli Ogawa, a representante da Soka Gakkai, coordenadora das Mulheres da BSGI. Fique à vontade. (Palmas.)

 

A SRA. SUELI OGAWA - Exmo. Deputado estadual João Caramez, em nome do qual cumprimento a todos os demais convidados e autoridades presentes. Senhoras e senhores, boa noite. Em nome destes, cumprimento todos os presentes, amigos e amigas desse imenso e grandioso estado de São Paulo.

Nesta grata oportunidade que esta nobre Casa legislativa, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, promove esta sublime homenagem de reconhecimento aos 53 anos de posse de Daisaku Ikeda, como terceiro presidente da Soka Gakkai, ocorrida em 03 de maio de 1960, quando iniciou a expansão pelo mundo, o movimento em prol da paz, da cultura e da educação, começando pelo Brasil. Desde então a Soka Gakkai transformou-se numa prestigiosa organização, reconhecida mundialmente pelos trabalhos abnegados em prol das pessoas.

Por outro lado, estamos sendo homenageadas nesta noite também, pelos 25 anos da instituição do dia 3 de maio como Dia das Mães da Soka Gakkai, na honrosa pessoa da Sra. Kaneko Ikeda, “mãe símbolo” de toda organização.

Por esse fato, quero enaltecer ao Sr. Deputado e a todos os nobres parlamentares desta Casa, e bradar que V. Exas. estão nos proporcionando uma oportunidade ímpar de celebrar estas datas com imensa dignidade e honra. Sentimo-nos privilegiados por esta homenagem advinda de tão estimada Casa Legislativa do maior e mais pujante Estado da União.

Em abril de 1988, o presidente Ikeda promoveu um caloroso diálogo com um grupo de representantes da Divisão Feminina, quando propôs: “Quero fazer do dia 3 de maio o Dia das Mães da Soka Gakkai” para louvarmos e homenagearmos ao máximo todas as integrantes da Divisão Feminina como verdadeiras mães protagonistas da paz, reconhecendo o valor de todos os seus inestimáveis esforços. Quero expressar minha mais profunda e sincera gratidão a cada uma das companheiras que se dedicam incansavelmente, dia e noite, em prol da família, protegem o lar, trabalham e ainda se empenham com toda seriedade em prol da paz no mundo.

Manifestando o mesmo espírito do Dr. Ikeda, esta nobre Casa, ao homenagear a Sra. Kaneko Ikeda como “mãe símbolo”, reconhece o trabalho de todas as mulheres, mães, esposas, donas de casa, profissionais, empresárias, mulheres do campo; enfim, a todas as mulheres que, além de seus afazeres normais, dedicam-se pela paz e felicidade das pessoas.

Por tamanha consideração, temos a mais elevada satisfação de agradecer profundamente, em nome de todos os associados da BSGI, e por que não dizer, dos 15 milhões de associados que atuam pelos mais nobres ideais da humanidade. Sentimo-nos hoje muito mais orgulhosos, gratificados e, acima de tudo, incentivados por esta homenagem. Muito obrigado.

O Dr. Daisaku Ikeda conclamou em certa ocasião: “O claro clamor aos jovens é para que se realize uma verdadeira revolução, a revolução interior. Uma revolução na qual todos participem, que se faça dentro da paz e que mude o próprio indivíduo”.

De acordo com essa declaração, buscamos valorizar cada vida de forma a promover o desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz. Este é o objetivo principal da Associação Brasil SGI (BSGI), representante da Soka Gakkai Internacional em terras brasileiras.

É a nossa missão como “mães da Soka Gakkai”, contribuir para a construção de uma sociedade pacífica, por meio da promoção de ações conscientes que desenvolvam o potencial inerente de todo ser humano, bem como legar às futuras gerações princípios de desenvolvimento humano sustentável, tendo como base os ideais humanísticos da cultura de paz.

Cito uma vez mais o nosso querido presidente Ikeda: “O que a humanidade espera que chegue com o século XXI não é uma simples reorganização formal, mudança que nada muda. O que os homens desejam é uma revolução da qual todos participem, que se faça dentro da paz e que mude o próprio indivíduo, sustentada na prudência e num sábio sistema de princípios”. Nós acreditamos que essa revolução começa na família, estamos dispostas a seguir o exemplo de humildade, tenacidade e de grande sabedoria da Sra. Kaneko Ikeda para fazer florescer em solo brasileiro uma grande correnteza de valores humanos.

Reiterando a nossa mais profunda gratidão por esta alta consideração aos 53 anos da posse de Daisaku Ikeda, como terceiro presidente da Soka Gakkai, e ainda os 25 anos da instituição do dia 3 de mão como Dia das Mães da Soka Gakkai, selamos o compromisso de fortalecer os laços de amizade entre os cidadãos, a fim de contribuir pelo bem estar de toda a sociedade brasileira. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Nada melhor, depois de brilhantes palavras, nós completarmos com uma apresentação musical, cultural, com o Coral Filarmônico Ikeda do Brasil, com as seguintes canções: “Cajuína” e “Amigos do Mundo”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Bravo! Parabéns. Ficamos impressionados com a apresentação da BSGI; e eu, particularmente, vivencio isso todas as vezes que estamos aqui presidindo. Mas na minha cidade, Itapevi, quando nós começamos a conviver com os membros que compõe a BSGI, por conta até do Centro Campestre, a Soka Gakkai sempre teve uma participação muito ativa e efetiva nas comemorações cívicas da cidade. Sempre nos brindaram com apresentações culturais fantásticas, com a orquestra, fanfarra feminina, fanfarra juvenil. Meus parabéns mais uma vez. Fiz questão de registrar isso até para que os nossos telespectadores possam ter conhecimento do trabalho que vocês realizam na área da cultura.

Meus senhores e minhas senhoras, nesta noite estamos celebrando festivamente dentro do maior parlamento da América Latina, iluminado pela presença das senhoras e dos senhores da BSGI, duas datas importantes como já foi dito. A primeira é a posse do Dr. Ikeda como o terceiro presidente da Soka Gakkai, sucedendo os presidentes Makiguti e Toda, data que se deu em 3 de maio de 1960. A segunda data importante é o Dia das Mães da Soka Gakkai Internacional, mães especiais, dedicadas e extremosas.

Para homenagear o Dia das Mães da SGI, vou lembrar aqui alguns versos do festejado poeta do estado de Minas Gerais, Carlos Drummont de Andrade, na poesia intitulada “Para Sempre”: “Fosse eu rei do mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca. Mãe ficará sempre junto de seu filho e de velho embora, será pequenino feito grão de milho”.

“E agora, a SGI com base no ideal da cidadania mundial, salvaguardará os direitos humanos fundamentais e não discriminará nenhum individuo.” Esses são os propósitos e princípios enunciados pela SGI.

A SGI busca a construção de uma sociedade pacífica e próspera, fundamentada sobre as bases de uma coexistência harmoniosa. A SGI é uma organização mundial que tem como objetivo fundamental a promoção da paz e o respeito pela vida humana. Ela atua nos campos da paz, cultura e educação. A SGI representa um movimento humanista de amplitude global, criando valores para tornar nosso planeta mais pacífico e harmonioso. Um mundo que vocês representam uma força criadora que atuará, cada um de si, seguindo os ensinamentos do Dr. Ikeda para essa transformação do mundo.

Eu tenho dedicado minha atividade parlamentar para auxiliar, dentro das minhas possibilidades, os trabalhos da SGI e da BSGI. Em novembro estaremos novamente juntos para celebração do dia da fundação da Soka Gakkai.

Tenho um respeito muito grande pelo professor Ikeda e pelos membros da SGI. Vou nominar aqui alguns que representarão os demais: Sra. Sueli Ogawa, coordenadora da Divisão Feminina; Sr. Júlio Kosaka, presidente da BSGI; Sra. Celso Hama, vice-presidente da BSGI; e nosso querido ex-presidente e conselheiro da BSGI, o Sr. Eduardo Taguchi; e todos os demais membros dessa organização benfazeja.

Finalizando, destaco que o mundo já reconhece o presidente Ikeda como o seu maior pacifista. Ontem a Soka Gakkai, hoje a Soka Gakkai Internacional, que está presente em mais de 192 países e territórios. Uma obra verdadeiramente grandiosa.

Tudo isso graças à determinação e juramento de um jovem que no dia 3 de maio de 1960, assumiu a liderança da Gakkai. Jovem, ele partiu para o mundo levando junto ao seu peito a fotografia de seu mestre, e no seu coração o sentimento profundo de levar para todo o globo a mensagem de que é possível a convivência pacífica entre os povos e de que a revolução humana de uma única pessoa poderá radiar e gerar uma corrente de harmonia e paz, transformando toda a humanidade.

Em síntese, Dr. Ikeda trabalha diuturnamente para fomentar um senso de responsabilidade global, e para reforçar sentimentos anti-bélicos. Podemos dizer que Ikeda Sensei trabalha para a paz mundial pelos caminhos da cultura e da educação como nenhum outro líder mundial. O Dr. Ikeda me inspira a levantar-me junto aos senhores e trabalhar em prol dessa corrente de luz e contribuir para a continuidade do seu legado. O que é uma imensa honra.

Enfim, senhoras e senhora da BSGI, nesta noite de alegria e celebração, concluo minhas palavras com algumas homenagens. Primeiro, quero entregar ao Dr. Júlio Kosaka, que seja portador de uma placa de homenagem ao professor Ikeda. “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageia o honrável Presidente da Soka Gakkai Internacional, Dr. Daisaku Ikeda, o maior pacifista do mapa mundi, pelos 53 anos de sua Presidência. Brasil, São Paulo, 3 de maio de 2013. Deputado João Caramez”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sr. Júlio Kosaka, eu faço a entrega também em suas mãos, e que seja também portador de uma homenagem prestada por esta Assembleia através de um requerimento apresentado por mim, aprovado por todos os deputados deste parlamento, um Requerimento de Congratulações ao 53º aniversário da posse do Dr. Ikeda e do Dia das Mães também. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Eu também não poderia, em hipótese alguma, deixar de homenagear as mulheres. Portanto, eu quero, na pessoa da Sra. Sueli Ogawa, que seja portadora de um Requerimento de Congratulações a Sra. Kaneko Ikeda, e que recebe deste deputado as nossas homenagens a todas a mães através de um buquê de flores. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Como todos sabem, o lírio branco representa o símbolo da paz. Em homenagem às mulheres.

Sr. Júlio Kosaka, se o senhor estava imaginando que essa entrega iria ficar de graça, não vai. O senhor vai ter que usar a palavra agora. Por favor, fique à vontade. (Palmas.)

 

O SR. JÚLIO KOSAKA - Boa noite a todos os senhores. Fui pego de surpresa, mas quero cumprimentar a todos, agradecendo o deputado João Caramez e os demais presentes.

Essa homenagem é feita em comemoração aos 53 anos de posse do nosso mestre, presidente Dr. Ikeda, e aos 25 anos da instituição do Dia das Mães da Soka Gakkai. Acredito que não somente eu, mas no coração de todos se manifesta esse grande orgulho de pertencer a essa organização, a Soka Gakkai. Orgulho de viver a mesma época do nosso mestre presidente Ikeda e de poder servir. Talvez a sua contribuição seja pequena, mas de poder estar junto, concluindo de uma forma concreta para essa promoção da paz, cultura e educação. O nosso maior orgulho é ter esse reconhecimento nesta Assembleia. O que nós podemos dar é essa coragem de continuar juntos, eternamente, nesse grandioso empreendimento, luta em prol da paz da humanidade.

Representando os presentes e os que não puderam participar, manifesto os meus sinceros agradecimento por esta sessão solene. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero também anunciar a a presença do Sr. Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. (Palmas.)

Estamos chegando ao encerramento da nossa solenidade. É uma sessão solene simples, mas que tem um significado muito grande para todos nós. Por tudo aquilo que foi dito pelos oradores nesta noite, pela luta do professor Ikeda, pela luta de sua companheira, Sra. Kaneko Ikeda, pela luta de todos aqueles que participam ativa e efetivamente dessa grande organização.

Quero agradecer a presença de todos os senhores e senhoras, agradecer o Cerimonial, os funcionários da Casa, do som, da TV ALESP, da Polícia Militar, que está conosco dando toda segurança e tranqüilidade; enfim, a presença de todos.

Nós damos por encerrada esta sessão. Antes, porém, eu quero que todos nós façamos três vivas à Sensei. Viva! Viva! Viva, Sensei! (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 22 minutos.

 

* * *