http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

SESSÃO PLENÁRIA DE INSTALAÇÃO DA DÉCIMA QUARTA LEGISLATURA DO PARLAMENTO JOVEM PAULISTA

 

Presidentes: CARLOS GIANNAZI, LUCAS DE OLIVEIRA, BIANCA DE OLIVEIRA e PEDRO BUENO JR.

 

Secretários: PEDRO BUENO JR. e GUILHERME NEVES

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlos Giannazi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

Bom dia a todos. Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta sessão tem por finalidade a instalação da 14ª Legislatura do Parlamento Jovem Paulista e posse dos Deputados Jovens Estaduais.

Passo a palavra agora ao nosso Mestre de Cerimônias.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Gostaria de anunciar as autoridades presentes: presidindo esta sessão de instalação do Parlamento Jovem 2012, o Deputado Carlos Giannazi; também conosco o Deputado Samuel Moreira, representando o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o Deputado Carlos Bezerra Jr.

Gostaria ainda de anunciar as presenças de Gabriela Quirino, Deputada Federal do Parlamento Jovem; Andressa Serrão, Deputada Federal, também do Parlamento Jovem; Maria Lúcia Jardim Mendes Pavão, nutricionista, representando a Secretaria Estadual da Educação; Rogério Custódio de Oliveira, representando Luiz Carlos Quadrelli, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo de São Paulo; José Aparecido Campos, representando o Deputado Itamar Borges; Wagner Vargas, vice-Presidente Municipal da Juventude do PTB, representando o Deputado Estadual Campos Machado; Claudio Aureliano Moreira, representando o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil; Antonio de Souza Ramalho, Deputado Suplente nesta Casa; Vinícius Caruso, ex-Deputado Federal do Parlamento Jovem 2010; Luiz Felipe Dias Farah, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; e Luciano Caetano, representando o Deputado Estadual Gerson Bittencourt.

Com a palavra o Deputado Estadual Carlos Giannazi.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Convido a todos para, de pé, cantarmos o Hino Nacional.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Gostaria de passar a palavra, inicialmente, para o nobre Deputado Carlos Bezerra Jr., que fará aqui uma saudação de até cinco minutos.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Bom dia a todos. Deputados e Deputadas do Parlamento Jovem, familiares aqui presentes, Deputados aqui presentes, quero cumprimentar especialmente o Deputado que preside esta sessão, neste momento, Carlos Giannazi, Deputado do PSOL nesta Casa, guerreiro, militante. Cumprimentar também o Deputado Samuel Moreira, líder do Governo nesta Casa, que neste ato representa o Governador Geraldo Alckmin, amigo querido a quem externo o meu abraço, o meu respeito. E cumprimentando-os, cumprimento todos os Deputados da Casa. Quero cumprimentar a assessoria, companheiros de imprensa e você também que nos acompanha pela TV Assembleia Legislativa.

Uma palavra muito, muito breve mesmo, porque, na verdade, hoje, a palavra está com vocês. É nessa fase da vida na qual vocês estão que a gente descobre a nossa vocação. O nosso jeito de ser faz com que esse mundo seja diferente, seja melhor. A diferença entre vocacionados e profissionais é que para os profissionais a alegria está no ganho daquilo que eles fazem, e para os vocacionados a grande alegria está exatamente naquilo que eles fazem. O grande prazer vem daquilo que eles fazem. E a política é uma atividade que precisa de gente vocacionada. Calvino dizia que a política é uma santa vocação. E o meu desejo neste dia é que vocês aqui descubram a vocação de vocês. Que a geração de vocês, através de vocês, descubra gente vocacionada.

Eu finalizo a minha fala, aqui, nesta manhã, falando em nome dos Deputados, parafraseando um escritor que eu gosto muito, um educador que gosto muito, Rubem Alves. Ele diz: “Há dois tipos de políticos: os que se exibem aos olhos do povo, e os que dão novos olhos ao povo”. Ao longo da minha caminhada, tenho tentado ser, desejado profundamente ser do segundo tipo, daqueles que dão novos olhos ao povo. Peço a Deus que este dia desperte também um tanto de gente, e desperte também vocês como gente vocacionada para a política, mas não apenas vocacionada: gente com a grande tarefa de dar novos olhos ao povo tão sofrido do nosso Estado.

Parabéns! Deus os abençoe, e sucesso a cada um de vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Antes de dar início a esta solenidade de diplomação, gostaria de registrar sobretudo a nossa alegria, nossa satisfação por estarmos recebendo vocês aqui, e de estarmos participando deste evento.

Eu, como professor de escola pública, como diretor de escola, sempre atuei nessa área da Educação, sempre militei na área da Educação pública. Sou diretor de uma escola municipal aqui em São Paulo; lecionei muito tempo em escolas estaduais, lecionei por muito tempo também em escolas estaduais, formando professores. Então, não poderia deixar de manifestar também a nossa alegria, porque nós entendemos, em primeiro lugar, que a Educação é o principal instrumento de transformação da nossa sociedade, é o principal instrumento de desenvolvimento humano, social, cultural, econômico, tecnológico. Isso é um fator importante para nós.

Sabemos que todo ato educativo é um ato político e um ato pedagógico, como dizia já o Professor Paulo Freire; que todo ato político é um ato pedagógico. Existe um vínculo muito grande entre Educação e política, a política, no seu sentido grego, no seu sentido original, que significa a busca do bem comum, participação. E é nesse sentido que vocês estão em busca do processo, entendendo o processo legislativo, o processo político, vocês estudantes do ensino fundamental que apresentaram propostas, projetos de lei em várias áreas - na área da Educação, defesa do meio ambiente, da Saúde, da cidadania, da Segurança -, e esses projetos foram os escolhidos do Parlamento Jovem. Percebo que essa contribuição é importante, não só porque vocês apresentaram as propostas, mas por vocês estarem dentro do Parlamento Paulista, ocupando este importante espaço. É importante que vocês participem da política, não da politicagem, porque hoje a política virou um palavrão, uma palavra ligada à corrupção. Não estou falando desse tipo de política. Estou falando da política que envolve a participação, a democracia, o exercício da cidadania. É isso que nos interessa.

Então, é importante que vocês ocupem este espaço, porque se as pessoas de bem, as pessoas bem intencionadas se afastarem da política, as pessoas do mau, as pessoas corruptas, vão ocupar esse espaço e governar contra nós. Então, é importante, é saudável, é salutar que cada vez mais as pessoas de bem ocupem esse espaço, essa ferramenta que se chama política. Através da política é que vamos transformar a sociedade, porque nós acreditamos que outro mundo é possível.

Vamos construir a sociedade, um mundo com outros valores, uma sociedade humanista, utilizando esses instrumentos, que é de fato a política com P maiúsculo.

Passo agora a palavra para Jorge Machado encaminhar o processo de entrega dos diplomas.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - JORGE MACHADO - Vamos iniciar a chamada dos Jovens Deputados eleitos pelo Partido da Agricultura:

Deputada Jovem Brenda de Oliveira, EE Professor Timotheo Silva, da Cidade de Águas da Prata; Deputada Jovem Juliana da Silva, EE Professor Evaristo Fabrício, da Cidade de Franca; Deputado Jovem Lucas Miguel, Colégio Mello Dante, da Cidade de Mogi das Cruzes. (Palmas.)

Vamos fazer a chamada, agora, dos Jovens Deputados eleitos pelo Partido da Cultura:

Deputado Jovem Leonardo Santos, EE Castello Branco, da Cidade de Limeira; Deputada Jovem Mayara Teixeira, EE Professor Masaiti Sekine, da Cidade de Suzano; Deputado Jovem Uriel de Carvalho, EE Dona Adélia de Carvalho, da Cidade de Pontal; Deputada Jovem Yasmim Nunes, Escola Municipal Olavo Fontoura, da Cidade de São Paulo. (Palmas.)

Agora os Deputados eleitos pelo Partido da Defesa do Consumidor:

Deputado Jovem Gabriel de França, Colégio Benjamin Constant, da Cidade de São Paulo; Deputado Jovem Kauan Talarico, EE Professor Michel Antonio Alem, da Cidade de Rio Claro; Deputado Jovem Lucas de Oliveira, EE Professor José Liberatti, da Cidade de Osasco; Deputada Jovem Maria Clara Casali, Colégio São José, da Cidade de Lençóis Paulista; Deputada Jovem Vanessa Marques, EE Professora Marilena Santana Correa Fernandes, da Cidade de Mirandópolis. (Palmas.)

Vamos chamar agora os Deputados eleitos pelo Partido dos Direitos Humanos:

Deputada Jovem Ana Letícia Carta, EE José Brandini, da Cidade de São João das Duas Pontes; Deputada Jovem Anne Letícia Vieira, EE Reverendo Urbano de Oliveira Pinto, da Cidade de São Paulo; Deputada Jovem Larissa Ascari, EE Professora Elysabeth de Mello Rodrigues, da Cidade de Sumaré; Deputada Jovem Letícia Dourado, EE Álvaro Alvim, da Cidade de Buritama; Deputada Jovem Natasha de Freitas, EE Professor Oscavo de Paula e Silva, da Cidade de Santo André; Deputada Jovem Nayara da Silva, Escola Municipal Professor Raymundo Ribeiro e Silva Júnior, da Cidade de Terra Roxa; Deputado Jovem Pedro Bueno Júnior, EE Professor Aggeo Pereira do Amaral, da Cidade de Sorocaba; Deputada Jovem Sara Pereira, EE Professora Mercia Maria Casarini, da Cidade de Itu; Deputada Jovem Stevany dal Sasso, EE Professora Ana Maria Junqueira, da Cidade de Franca. (Palmas.)

Vamos chamar agora os Deputados Jovens eleitos pelo Partido da Educação:

Deputada Jovem Amanda de Souza, EE Manoel dos Santos, da Cidade de Magda; Deputada Jovem Andreza dos Santos, EE Professora Paula Santos, da Cidade de Salto; Deputado Jovem Bruno da Silva, EE Porfírio Pimentel, da Cidade de Macaubal; Deputado Jovem Gabriel Bergamasco, EE Pedro Pedrosa, da Cidade de Nhandeara; Deputado Jovem Gabriel Fornaziero, EE Professor Francisco Dias Paschoal, da Cidade de São João da Boa Vista; Deputada Jovem Gabriela Macedo, EE Gentila Guizzi Pinatti, da Cidade de Sebastianópolis do Sul; Deputada Jovem Gessica dos Santos, EE Professora Joanita B. B. Carvalho, da Cidade de São João de Iracema; Deputada Jovem Helenice Santos, EE Professor Erasto Castanho de Andrade, da Cidade de Itaju; Deputado Jovem Ítalo dos Anjos, do Centro Educacional Sesi - 431, da Cidade de Suzano; Deputado Jovem Luiz Cassiani, EE Coronel João Pedro de Godoy Moreira, da Cidade de Pedreira; Deputado Jovem Marcel Filipini, EE Professora Cinelzia Lorenci Maroni, da Cidade de Piacatu; Deputado Jovem Marciano Vieira, EE Lino Vieira Ruivo, da Cidade de Ibiúna; Deputado Jovem Marcus Rocha, EE Professora Nilce Conceição de Lima, da Cidade de São José dos Campos; Deputada Jovem Nauani Cardoso, EEPSG Professora Tsuya Ohmo Kimura, da Cidade de Bastos; Deputada Jovem Nauany de Oliveira, EE Professor Darcy Federici Pacheco, da Cidade de São José do Rio Preto; Deputado Jovem Pedro Ferreira, EE Dona Noêmia Dias Perotti, da Cidade de Mirandópolis; Deputada Jovem Sabrina Gouvêa, Emef Professor Dr. João Baptista Ortiz Monteiro, da Cidade de Taubaté; Deputado Jovem Samuel Pereira, EE Dr. Mitsusada Umetani, da Cidade de Pereira Barreto; Deputada Jovem Suzieli Barbosa, EE Professora Maria Aparecida Justo Salvador, da Cidade de Pratânia; Deputada Jovem Thais de Oliveira, EE Professor Leovegildo Chagas Santos, da Cidade de Limeira; Deputada Jovem Victoria de Lima, EE Dr. Baeta Neves, da Cidade de São Bernardo do Campo. (Palmas.)

Gostaria de anunciar a presença do Deputado Edson Ferrarini. (Palmas.)

Vamos chamar agora o Deputado Jovem eleito pelo Partido do Emprego: Deputado Jovem Rafael Costa, Emef Professora Maria Helena da Silva Silvério, da Cidade de Maracaí. (Palmas.)

Agora os Deputados Jovens eleitos pelo Partido dos Esportes:

Deputada Jovem Bruna Seabra, EE Professora Maria Elisa de Oliveira, da Cidade de São Miguel Arcanjo; Deputada Jovem Elen de Araujo, EE Sadamita Ivassaki, também da Cidade de São Miguel Arcanjo; Deputada Jovem Gabriele Martins, EE Oswaldo Luiz Sanchez Toschi, da Cidade de Praia Grande; Deputado Jovem João Pinheiro, Colégio Flávio Pinheiro, da Cidade de Ibitinga; Deputado Jovem Sergio Araujo Jr., Emef Vianna Moog, da Capital, São Paulo; Deputada Jovem Tais Souza, Emef Professora Maria Elyde Monaco dos Santos, da Cidade de Terra Roxa. (Palmas.)

Agora os Deputados Jovens eleitos pelo Partido da Habitação:

Deputado Jovem Douglas Lima, EE Jacinto Pernas Gomato, da Cidade de Nova Guataporanga; Deputada Jovem Thais Nascimento, Emef Professor José Toledo de Mendonça, da Cidade de Itápolis. (Palmas)

Chamo a seguir os Deputados Jovens eleitos pelo Partido da Juventude:

Deputado Jovem Marcelo de Lima, Colégio Meu Pequeno Mundo, da Cidade de Biritiba Mirim; Deputado Jovem Nicholas dos Santos, EE Dr. Washington Luís, da Cidade de Batatais. (Palmas.)

A seguir os Deputados Jovens eleitos pelo Partido da Natureza:

Deputado Jovem Antonio Marcos Costa, EE Cônego Francisco Ferreira Delgado Júnior, da Cidade de Barra Bonita; Deputada Jovem Bianca de Oliveira, EE Professora Therezinha Sartori, da Cidade de Mauá; Deputado Jovem Caio da Silva, Emef Agropecuária Dr. Ulysses Guimarães, da Cidade de Itápolis; Deputado Jovem Eduardo de Souza, EE Eugenia Ferrarezi Nunes, da Cidade de Cabreúva; Deputado Jovem Fernando da Silva, EE Professor Carlos Alberto de Oliveira, da Cidade de Assis; Deputado Jovem Gabriel da Silva, EE Agostinho Lima de Vilhena, da Cidade de Franca; Deputada Jovem Gabriela da Silva, Colégio Millenium Construtivo, da Cidade de Mogi das Cruzes; Deputada Jovem Ingrid Gonçalves, Colégio Bento Benedini, da Cidade de Ribeirão Preto; Deputada Jovem Jackeliny Longo, EE Maestro Villa Lobos, da Cidade de Pirangi; Deputado Jovem Jefferson de Sousa, Centro Educacional Sesi - 411, da Cidade de Taubaté; Deputada Jovem Jennifer Maia, Emef Professor João Franzolin Neto, da Cidade de São Paulo; Deputado Jovem Jonathan Marcondes, Emef Professor José Ezequiel de Souza, da Cidade de Taubaté; Deputado Jovem Josué Pereira Jr., Emef Conde Pereira Carneiro, da Cidade de São Paulo; Deputado Jovem Kadu Miguel, Colégio Bom Jesus Santo Antonio do Pari, da Cidade de São Paulo; Deputado Jovem Matheus Vanzelli, Emef Alfredo Evangelista Nogueira, da Cidade de Trabiju; Deputado Jovem Paulo de Assis, Emef Dr. Noel de Freitas Gomes, da Cidade de Guapiara; Deputada Jovem Sara Monteiro, EE Professora Ismênia Monteiro de Oliveira, da Cidade de Pindamonhangaba; Deputada Jovem Thais Rodrigues, EE Professora Regina Valarini Vieira, da Cidade de Birigui; Deputada Jovem Thalita da Silva, EE Antonio Perciliano Gaudencia, da Cidade de Nhandeara; Deputada Jovem Viviane de Faria, Instituto Noroeste de Birigui, da Cidade de Birigui; Deputada Jovem Yolanda Costa, EE Gabriela Mistral, da Cidade de São Paulo. (Palmas.)

Vamos chamar agora os Deputados Jovens eleitos pelo Partido da Saúde:

Deputada Jovem Ana Mota da Silva, EE Professor Luiz Menezes, da Cidade de Guaratinguetá; Deputado Jovem Athos Alcântara, EE Maria Theodora Pedreira de Freitas, da Cidade de Barueri; Jovem Deputada Bianca Amâncio, EE Dr. Edgar Raimundo da Costa, Mirandópolis; Deputado Jovem Eduardo Ricci, Colégio Termomecânica, da Cidade de São Bernardo do Campo; Deputada Jovem Evellyn da Silva, Emef Dom Veremundo Toth, da Cidade de São Paulo; Deputado Jovem Gabriel Conti, EE Professor João Alvarenga, da Cidade de Pedreira; Deputada Jovem Gabrielle Cardoso, Colégio XI de Agosto, da Cidade de Pereira Barreto; Deputado Jovem Guilherme Neves, Instituto de Educação e Cultura-Cedesc, da Cidade de Descalvado; Deputada Jovem Isabelle Domiciano, EE João Ometto, da Cidade de Iracemápolis; Deputado Jovem Jeferson Santana, EE Dr. Geraldo Pereira de Barros, da Cidade de Barra Bonita; Deputada Jovem Ligia Santos, Colégio Brasilis, da Cidade de Mogi das Cruzes; Deputado Jovem Pedro Galhardo, Escola Construindo, da Cidade de Brotas; Deputado Jovem Pedro Leite, EE Barão de Suruí, da Cidade de Tatuí; Deputada Jovem Raquel Ferreira, EE Professor Armando Gaban, da Cidade de Osasco; Deputada Jovem Renata Pereira, Emef Professora Maria Franco de Sousa Penariol, do Município de Paraíso. (Palmas.)

Convido agora os Deputados Jovens eleitos pelo Partido da Segurança Pública:

Deputado Jovem Diego Vieira, Colégio Adventista Unasp, da Cidade de São Paulo; Deputada Jovem Flávia de Macedo, EE Professor Frederico de Barros Brotero, da Cidade de Guarulhos; e a Deputada Jovem Thayná Reis, Emef Professor Cláudio Cesar Guilherme de Toledo, da Cidade de Taubaté. (Palmas.)

 

* **

 

- É feita a entrega dos diplomas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Dando sequência a nossa solenidade, gostaria de convidar a Deputada Jovem Gabriela da Silva para prestar o compromisso de posse, ouvido de pé pelos demais presentes. Por favor, Gabriela da Silva, que vai utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

A SRA. GABRIELA DA SILVA - PARTIDO DA NATUREZA - “Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, buscando promover o bem geral do Estado de São Paulo, dentro das normas regimentais do Parlamento Jovem Paulista.”

 

TODOS OS DEPUTADOS JOVENS - “Nós também prometemos.” (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Declaro empossados os Deputados Jovens da 14ª Legislatura do Parlamento Jovem Paulista.

Agora nós vamos proceder então à eleição da Mesa do Parlamento Jovem, composta por Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários. Foram inscritas três chapas e nós vamos fazer a organização do processo eleitoral.

As chapas inscritas: Revolução Jovem, que tem o Josué Pereira Júnior como Presidente; Jennifer Maia é a 1ª Vice-Presidente; Gabriel como 1º Secretário; e o Leonardo Santos como 2º Secretário. Esses são os membros da Chapa Revolução Jovem.

Outra chapa inscrita: Autonomia Jovem, que tem Lucas de Oliveira como Presidente; Bianca de Oliveira como Vice-Presidente; Pedro Bueno Jr., como 1º Secretário, e Guilherme Neves como 2º Secretário.

E a Chapa Superação, que tem Flavia de Macedo como Presidente; Nauany de Oliveira como Vice-Presidente; Gabriel de França como 1º Secretário; e Thais Nascimento como 2º Secretário.

Convido o Deputado Jovem Josué Pereira Júnior, candidato a Presidente da Chapa Revolução Jovem, para assumir a tribuna e defender a sua candidatura. Com a palavra, Josué Pereira Júnior, que fará uso da tribuna para defender a sua candidatura e a candidatura de sua chapa. Josué terá até três minutos para fazer a defesa da chapa. (Palmas.)

 

O SR. JOSUÉ PEREIRA JÚNIOR - PARTIDO DA NATUREZA - Bom dia. Nós, da Chapa Revolução Jovem, somos pessoas comprometidas. Eu, Josué dos Santos Pereira Júnior, na escola sempre gostei de liderar grupos, apresentar teatros e muitas outras coisas, mas sempre valorizei coisas muito importantes como honestidade, bom senso e humildade. Por isso peço o voto de V. Exas. para a nossa chapa. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Agora eu convido o Deputado Jovem Lucas de Oliveira, candidato a Presidente da Chapa Autonomia Jovem também para fazer a apresentação, a defesa das suas propostas. O Lucas também terá direito a três minutos na tribuna.

 

O SR. LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Boa tarde, Srs. e Sras. Deputados. Gostaria de pedir o apoio para a minha Chapa, composta pelo Pedro Bueno como 1º Secretário, a Bianca de Oliveira como Vice-Presidente e o Guilherme Neves como 2º Secretário; peço que se os membros se levantem para todos também conhecerem a Chapa.

A nossa Chapa tem a base de que somos todos autônomos; a escola nos ajudou, mas nós somos protagonistas do Parlamento Jovem. Todos participam pela primeira vez, não estamos tirando a oportunidade de ninguém porque todos estamos aqui pela primeira, ou talvez única, vez de participar do Parlamento Jovem.

A Chapa vem com o nome ‘Autonomia Jovem’, por ter a escola apenas como um apoio e sendo protagonistas como vocês aqui hoje. Nós, como Diretores Presidentes da sessão não teremos tanto poder para vocês, mas seria bom, nessa hora de democracia, vocês exercerem a justiça e permitirem aos Deputados Jovens que nunca assumiram uma Mesa, porque as outras Chapas têm Deputados que já assumiram uma Mesa, e estão dividindo a sessão entre experiência e competência. Competência todos temos, e eu espero que vocês elejam a Chapa que mais convém, a que for sinceramente a justiça e a verdade. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Agora eu convido a Deputada Jovem Flávia de Macedo, candidata a Presidente da Chapa Superação para também defender a sua candidatura e da sua Chapa. Flavia também terá três minutos para fazer a defesa. (Palmas.)

 

A SRA. FLÁVIA DE MACEDO - PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA - Bom dia a todos. Primeiramente eu gostaria de parabenizar a todos os Deputados Jovens, e dizer que nada, definitivamente nada é impossível. Claro, se você acreditar. Você tem que ter fé em si mesmo e todos nós temos, porque chegamos até aqui.

O nome do nosso Partido é ‘Superação’. Por que é superação? Porque acreditamos que todos que conseguiram chegar até aqui superaram as barreiras, os nãos para chegar até aqui. Acreditamos que nós temos a maior superação da nossa vida, porque qualquer um gostaria muito de estar aqui. Definitivamente, qualquer pessoa. Quantos das escolas de cada um de vocês participaram? Nós corremos atrás e conseguimos. Mas, estamos aqui e esse é o maior bem que todo mundo quis.

A Thais, a nossa 1ª Secretária, é o maior exemplo de superação, porque é emocionante a história dela. Ela conseguiu, ela está aqui, com todas as dificuldades que ela teve. E é isso que estamos aqui para fazer: superar! Eu gostaria muito de pedir o seu voto para a nossa Chapa, porque é importante representar vocês, representar o nosso Estado. Eu quero muito pedir o voto de cada um de vocês como forma de superação por que cada um de vocês passou. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Nós vamos então iniciar agora o processo de votação. São três Chapas inscritas, cada representante já fez a defesa da Chapa, das suas propostas. Nós temos três Chapas: a Revolução Jovem, Autonomia Jovem e a Superação.

Vou explicar como vai ser o procedimento de votação. Quem for votar na Revolução Jovem vai apertar a tecla verde no seu terminal. Quem for votar na Chapa Autonomia Jovem, aperta a cor vermelha. E quem for votar na Chapa Superação, vai apertar a tecla amarela. Então, recapitulando: Revolução Jovem - verde; Autonomia Jovem - vermelha; e Superação - amarela. Está iniciado o processo de votação. Podem votar.

O nome do Presidente de cada Chapa, vamos recapitular para que não haja nenhuma dúvida em relação a isso : a Chapa Superação é a Flávia de Macedo, a Autonomia Jovem é o Lucas de Oliveira, e a Chapa Revolução Jovem é o Josué Pereira Junior.

 

* * *

 

- É feita a votação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Se algum Deputado Jovem não conseguiu registrar seu voto nos terminais de votação, que o faça nos microfones de aparte. Então, quem não conseguiu por algum problema técnico ou alguma dificuldade, é só ir até o microfone que está a minha esquerda, dizer o seu nome e manifestar o seu voto.

Ainda no processo de votação, se algum Deputado ou Deputada resolver mudar o seu voto, há tempo para isso.

Vamos à proclamação do resultado desse processo eleitoral. O processo de votação contou com a participação de 92 Srs. e Sras. Deputados, tendo a Chapa Revolução Jovem recebido 13 votos, a Chapa Autonomia Jovem 38 votos e a Chapa Superação, 41 votos. (Palmas.)

Porém, como nenhuma das Chapas atingiu 50% mais um, nós teremos aqui uma espécie de 2º turno, ou seja, será realizada uma segunda votação, de acordo com o que está estabelecido no Regimento Interno. Então, nós vamos começar o Segundo Turno das nossas eleições.

Nessa segunda parte da votação, os Srs. Deputados que quiserem votar na Chapa Autonomia Jovem deverão registrar a cor vermelha. Os que desejarem votar na Chapa Superação deverão votar na cor amarela. Então, Autonomia Jovem registra cor vermelha, Superação, cor amarela. Está iniciado o processo de votação.

 

* * *

 

- É feita a votação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Vamos então, após o processo de eleição, fazer a proclamação do resultado: 92 Deputados e Deputadas Jovens votaram. Nós tivemos 48 votos no vermelho, que representa a Chapa Autonomia Jovem, e 42 no amarelo para a Chapa Superação, resultado que elege e consolida aqui a Chapa Autonomia Jovem. (Palmas.)

Está eleita a Chapa Autonomia Jovem. O Presidente é o Lucas de Oliveira, o Vice-Presidente é a Bianca de Oliveira, o 1º Secretário é o Pedro Bueno Junior e o 2º Secretário é o Guilherme Neves. E agora eu convido o Presidente eleito, Lucas de Oliveira para assumir a Presidência dos trabalhos, com a Chapa inteira, logicamente.

Peço para o Lucas de Oliveira subir, a Bianca de Oliveira, o Pedro Bueno e o Guilherme Neves. Parabenizo-os pela eleição, aproveitando também a oportunidade para parabenizar todas as pessoas envolvidas, Professores, Professoras, Diretoras de escola, os pais dos alunos que também estão aqui presentes, e parabenizar, sobretudo toda a assessoria aqui da Assembleia Legislativa, que deu todo o suporte, que orientou, que acompanhou vocês nesses dois dias para que vocês pudessem conhecer melhor a Assembleia Legislativa.

Eu quero homenagear e parabenizar todos os servidores da Assembleia Legislativa que participam deste projeto Parlamento Jovem, na pessoa da Soninha. Uma salva de palmas para os nossos servidores, na pessoa da Soninha. Estendo os parabéns em nome do Deputado Edson Ferrarini, que está presente, e vem acompanhando aqui as várias sessões, as várias solenidades do Parlamento Jovem.

Passo a palavra agora para a Mesa, a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Parlamento Jovem, Lucas de Oliveira.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Lucas de Oliveira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - De novo, boa tarde a vocês, e muito obrigado pela eleição que fez desta Chapa a Mesa Diretora. (Palmas.)

Levado a efeito o processo de votação, novamente agradeço aos Srs. Deputados e às outras Chapas que abrilhantaram a eleição e fizeram dela mais democrática. A nossa Vice-Presidente, o 1º Secretário e o 2º Secretário também fazem parte dessa Chapa e é deles também todo o mérito da eleição.

A nossa Mesa vai ser, como eu já tinha falado, Autonomia. Nós somos vencedores tanto pela escola quanto por nós mesmos, que somos autônomos, que nos preocupamos também com a cidadania. Nós somos delegados pela escola para representá-la, mas também a nós mesmos e as nossas ideias.

Agora vamos, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Jovem Brenda de Oliveira, do Partido da Agricultura, para defender o Projeto de número 01, de sua autoria.

 

A SRA. BRENDA DE OLIVEIRA - PARTIDO DA AGRICULTURA - Boa tarde, Sr. Presidente. Boa tarde, Sras. Deputadas e Srs. Deputados.

Eu agradeço a Deus, a minha família, à nutricionista Juliana Jeremias Francioli, à equipe gestora, à Professora Umbelina e à Prefeitura Municipal de Águas da Prata.

Procedo agora à leitura do Projeto de lei de minha autoria.

O referido projeto dispõe sobre a criação de incentivo à formação de hortas domésticas desenvolvidas nos Municípios, através de parcerias com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A importância desse Projeto de lei está nas seguintes justificativas: o cultivo de hortaliças nas cidades favorece o processo desse cultivo, fazendo com que essas hortaliças cheguem mais frescas ao seu destinatário; não fica viajando de cidade em cidade, chegando em boas condições e contribuindo de maneira positiva para a saúde de todos.

Haverá redução da quantidade de agrotóxicos no cultivo, por ser uma plantação de pequeno porte, ou seja, uma plantação simplificada. O consumo insuficiente de frutas e hortaliças está entre os 10 principais fatores de risco para a carga total de doença em todo o mundo.

Também a redução do preço final, ou seja, não há fretes, não há intermediadores, a comercialização é diretamente da horta para o consumidor, para a cozinha das creches, escolas e restaurantes.

Finalizando, devido ao que foi exposto, conclui-se que a aprovação desse projeto contribui para o avanço da agricultura familiar, contribuindo para a melhoria da alimentação das pessoas de baixa renda. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Jovem Juliana da Silva para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. JULIANA DA SILVA - PARTIDO DA AGRICULTURA - Gostaria primeiramente de cumprimentar o Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas.

Meu projeto fala sobre o uso de agrotóxico de modo racional e a minimização dele, em prol da melhoria da saúde humana.

O uso de agrotóxicos é o que move a economia fortemente no mundo hoje. Se não existissem esses agrotóxicos, talvez a economia mundial não tivesse a condição de suprir a demanda. Contudo, o uso exagerado dessas substâncias traz dano à saúde humana, de modo irreparável. Diante da questão do aumento da produtividade e do equilíbrio ecológico, que induzem a uma boa saúde humana, é exigido dos racionais um momento de ponderação, abrindo a pergunta: a vida está para o dinheiro ou o dinheiro está para melhorar a existência humana?

A Anvisa propõe tirar de circulação dois componentes de agrotóxicos que são cancerígenos, e que podem atrapalhar na formação de fetos, entre outros fatores. Cabe às principais vítimas, os consumidores, apoiar tal ação. E cabe, sobretudo aos governantes, punir os gananciosos que agem em prol do dinheiro, e são levianos com a população.

Esse é o grande ponto do meu projeto, que propõe deixar a população mais perto dos índices de agrotóxicos, sabendo o que pode acontecer com a saúde delas. E, então, ser um dos principais fiscalizadores dessa produção. Portanto, tem-se o conhecimento. Basta, então, usá-lo para que a vida possa ter melhores rumos e qualidade superior à que existe atualmente. Quanto menos usar substâncias nocivas ao meio ambiente, um mundo mais saudável para as futuras gerações será possível. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido o Deputado Jovem Lucas Miguel para defender o projeto de sua autoria. (Palmas.)

 

O SR. LUCAS MIGUEL - PARTIDO DA AGRICULTURA - Bom dia, Srs. e Sras. Deputados Jovens.

O meu projeto aponta para os urgentes compromissos que nós, Deputados, devemos assumir no sentido de ampliar os fatores de proteção e incentivo ao pequeno agricultor. Como proteger os pequenos agricultores? Disponibilizando profissionais capacitados e informados, com materiais necessários para a proteção da saúde do mesmo. Dessa maneira, o trabalhador já se sente incentivado, pois percebe que não está só.

Mas não basta só isso. Temos que lhes dar meios de expor seus produtos com total dignidade e valorização. Valorizar é chegar a um preço justo, preço esse que eu entendo por cuidados com os nossos trabalhadores, que com suas famílias movem a roda da economia. Nenhuma empresa nasce já sendo grande potência. O reconhecimento do trabalho é que leva ao sucesso. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação conjunta dos Projetos de Lei do Partido da Agricultura. Os Srs. Deputados deverão votar “sim”, “não” ou registrar “abstenção” nos terminais dispostos as suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Participaram do processo de votação 91 Srs. Deputados, tendo 70 votado “sim”, 16 “não”, registradas quatro abstenções, resultado que aprova os Projetos de lei do Partido da Agricultura.

Passaremos à apreciação dos Projetos de Lei do Partido da Cultura. Convido o Deputado Jovem Leonardo Santos para defender o seu Projeto de lei.

 

O SR. LEONARDO SANTOS - PARTIDO DA CULTURA - Bom dia, Sr. Presidente, Deputados Jovens e público que acompanha mais uma edição do Parlamento Jovem Paulista.

O presente projeto dispõe sobre a criação dos Conselhos Municipais de Defesa do Patrimônio Histórico e designa suas funções nos municípios do Estado de São Paulo.

Preservar a história de um povo é zelar por uma sociedade mais cidadã. É com esse pensamento que o Poder Público deve atentar para a preservação do patrimônio histórico e cultural do município: não há uma via mais adequada para realizar essa tarefa do que a criação dos Conselhos Municipais de Defesa do Patrimônio Histórico.

As cidades são mais que máquinas de dinheiro e dormitórios, é o local onde vive o ser humano, um ser sociável e com as mais diversas emoções. Quando debatemos sobre a preservação do patrimônio histórico, não falamos somente sobre um prédio velho e aparentemente possível de inserção na modernidade dos dias atuais ou documentos amarelados e castigados pelo tempo, falamos sim sobre representações do que somos, do nosso estilo de vida e da nossa capacidade de transformar tudo à nossa volta de acordo com a nossa necessidade.

Se nós formos capazes de entender que devemos estudar o passado para compreender o futuro, teremos todas as ferramentas necessárias para a construção de um futuro cada vez melhor para nós mesmos e para as futuras gerações. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Chamo a Deputada Jovem Mayara Teixeira para defender seu projeto.

 

A SRA. MAYARA TEIXEIRA - PARTIDO DA CULTURA - Bom dia, Deputados Jovens e todo o público presente.

O presente Projeto de lei dispõe sobre a distribuição de vales-livros para estudantes de escolas públicas do Estado de São Paulo. A leitura tem sido cada vez mais esquecida entre os jovens. Este projeto visa a resgatar esse hábito tão importante nos dias de hoje.

A leitura é a chave do conhecimento. Os jovens que não têm o costume da leitura são mais propícios a possuírem vocabulários pobres e dificuldades na escola. O hábito de ler bons livros proporciona aos estudantes um amplo conhecimento, além de tornar o leitor mais crítico e com maior poder de discutir temas na vida escolar.

Todas as disciplinas escolares necessitam de uma boa interpretação, e os livros proporcionam isso aos jovens. A maioria dos alunos da rede pública apenas tem contato com os livros nas séries iniciais. Por isso é muito importante o incentivo dos coordenadores pedagógicos por meio de projetos para que essas crianças desenvolvam desde pequenos o hábito da leitura.

Se todas as escolas desenvolvessem com seus alunos hábitos diários da leitura, muitos problemas enfrentados pelos estudantes seriam sanados. Um exemplo é a dificuldade ao escrever, e até mesmo erros inaceitáveis para alunos do ensino médio ou fundamental.

Além dos fatores citados, acredito que a leitura nos proporciona a descoberta de novos mundos sem sair do lugar. Conhecemos pessoas de outras épocas, ficamos felizes ou tristes com fatos relatados em livros. Creio que a educação brasileira deve incentivar esses momentos para os estudantes das escolas públicas.

Enfim, acredito que esse projeto pode ajudar a incentivar esse hábito muito importante. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido o Deputado Jovem Uriel de Carvalho para defender o seu projeto.

 

O SR. URIEL DE CARVALHO - PARTIDO DA CULTURA - Boa tarde, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados Jovens.

O meu projeto é ‘Poesia em saquinhos de pães’, e propõe a melhoria da leitura.

Como se sabe, o Brasil ocupa um dos últimos lugares nas avaliações de leitura e interpretação de textos. O problema é grave e atinge, de maneira geral, todos os Estados, razão pela qual há a necessidade de projetos como este, que incentivem a leitura. Dessa maneira, este projeto é de extrema necessidade para as pessoas em geral e para nossos jovens estudantes, em particular.

Então, peço aos meus nobres colegas que votem favoravelmente ao meu projeto.

Agradeço à Prefeitura de Pontal e aos meus pais pelo apoio recebido. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Jovem Yasmim Nunes para defender o seu projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Jovem Yasmim Nunes para defender o seu projeto.

 

A SRA. YASMIM NUNES - PARTIDO DA CULTURA - Bom dia, Sras. E Srs. Deputados Jovens e todo o público presente.

Meu projeto ‘prevê a implantação de uma biblioteca virtual para a rede pública e privada de ensino. Poderão acessá-la alunos devidamente matriculados e com 90% de frequentar nas aulas’. O projeto atende ao que está na Lei Federal 8.313, Art. 1º, inciso I, na medida em que irá contribuir para facilitar todos os meios para livre acesso às fontes da cultura e ao pleno exercício dos direitos culturais. Ou seja, o plano ajudaria todos nós, facilitando e agilizando o acesso gratuito a livros.

Acredito que podemos mudar o Brasil através da leitura e com isso sermos um país melhor. Por que meu Projeto de lei é bom? Porque ele vai privilegiar todos os alunos de diferentes classes sociais, incluindo alunos com deficiência auditiva e visual, economizar-se-iam verbas na construção de bibliotecas públicas podendo ser aplicadas em outros projetos. Além disso, os alunos teriam mais incentivo para frequentar as aulas e, por fim, diminuiria significativamente o uso do papel. Assim, o Projeto ajudaria também o meio ambiente. Por isso, eu peço o seu apoio. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação conjunta dos projetos de lei do Partido da Cultura.

As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados Jovens deverão votar “sim”, “não” ou registrar “abstenções” nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Participaram do processo de votação 90 Deputados, tendo 79 votado “sim”, sete “não”, mais esta Presidência, sendo registradas três abstenções, resultado que aprova os projetos de lei do Partido da Cultura. (Palmas.)

Passaremos à apreciação dos projetos de lei do Partido da Defesa do Consumidor. Convido o Deputado Jovem Gabriel de França para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. GABRIEL DE FRANÇA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Bom dia, Sras. Deputadas e Srs. Deputados. Eu gostaria de registrar que é um direito do consumidor transportar suas mercadorias e também exigir um selo de qualidade das sacolinhas plásticas. Esse selo, criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, permitiria aos paulistanos serem informados com precisão sobre a resistência de cada uma, o que não dá margem ao desperdício. Além disso, com a utilização das sacolinhas únicas biodegradáveis e oxibiodegradáveis, o meio ambiente, principal esfera de preocupação atualmente, não seria prejudicado de forma tão relevante como é.

Dessa forma, tendo o meio ambiente e o consumidor as suas novas vantagens, peço os votos dos meus nobres colegas para a aprovação dos projetos do Partido da Defesa do Consumidor.

Por fim, gostaria de agradecer os votos e a confiança que alguns de vocês depositaram em mim e em minha chapa, que acabou em segundo lugar. Todos nós lutamos e batalhamos pelos nossos sonhos. Agradeço o dia de hoje e o de ontem. Vendo tanta gente assim, lutando pelos seus sonhos, eu me motivo ainda mais para seguir em frente. Não sei se todos vocês tiveram a oportunidade de reparar no Obelisco, que é o monumento aqui perto do Parque do Ibirapuera. Ele é relativo à Revolução Constitucionalista de 32. Se Marcos, Miragaia, Dráuzio e Camargo viveram pouco para morrer bem, posso, após hoje, morrer jovem e feliz. Obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Bianca de Oliveira.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BIANCA DE OLIVEIRA - PARTIDO DA NATUREZA - Convido o Deputado Jovem Kauan Talarico para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. KAUAN TALARICO - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Bom dia, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, Sr. Presidente. Que estabelecimento comercial não gostaria de ser eleito o estabelecimento do ano e ainda ser classificado como amigo do consumidor na esfera estadual?

O meu projeto de lei ‘defende a esfera do título estabelecimento do ano amigo do consumidor, mediante avaliação de cinco critérios realizados pelos próprios consumidores, a saber: atendimento, segurança, acessibilidade para deficientes e preço’. Esse projeto de lei se faz necessário para que se melhore a qualidade do atendimento público nos estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo e incentiva os cidadãos a acompanharem como anda essa qualidade de atendimento nos estabelecimentos comerciais.

Pela importância do meu projeto para a qualidade de vida e no atendimento dos cidadãos nos estabelecimentos comerciais, peço o seu voto. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - BIANCA DE OLIVEIRA - PARTIDO DA NATUREZA - Convido o Deputado Jovem Lucas de Oliveira para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Bom dia a todos. Cumprimento a Mesa e todos os Deputados presentes, saudando o Parlamento Jovem e a galeria.

Peço a atenção de V. Exas. para o projeto de lei de minha autoria. O Projeto de lei ‘dispõe sobre a demarcação antecipada de cadeiras numeradas nos cinemas do Estado de São Paulo’. A princípio, parece não trazer imensos benefícios à população, mas é incômodo chegar a uma sala de cinema, a uma sala de projeção, encontrar as poltronas lotadas e ficar procurando poltronas conjuntas para vocês, seus amigos e familiares se sentarem perto.

Por isso, o meu projeto almeja que nas bilheterias tenha um painel do tamanho da tela de um tablet, como já tem em alguns cinemas, que mostre as cadeiras, as poltronas que estão disponíveis. E você poderá escolher. Quando você for com um amigo ou familiar, vai poder sentar perto dele. Isso já virá no bilhete da sua compra, descriminado a fileira e a poltrona que você irá sentar. Com isso, o consumidor estaria protegido de sofrer qualquer tipo de mal entendido e desconforto moral. Creio que o meu projeto pode trazer benefícios para ambas as partes: prestadores de serviço e usuários.

Muito obrigado pela indicação. Agradeço o voto de todos vocês e os votos à minha chapa, que me fizeram Presidente desta sessão. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - BIANCA DE OLIVEIRA - PARTIDO DA NATUREZA - Convido a Deputada Jovem Maria Clara Casali para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. MARIA CLARA CASALI - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Bom dia, Sra. Presidente, Srs. e Sras. Deputados e todos que estão acompanhando a 14ª edição do Parlamento Jovem Paulista.

De acordo com a Abia - Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação -, a indústria alimentícia sofreu uma grande evolução nas últimas duas décadas. A população brasileira migrou fortemente dos alimentos in natura para os processados. Hoje, 85% dos alimentos consumidos no país passam por algum processamento industrial, contra 70% em 1990 e apenas 56% em 1980. O crescimento do consumo de produtos alimentícios industrializados, aliado ao pouco tempo dedicado às atividades físicas, são fatores apontados para o aumento da obesidade infantil. Como é do conhecimento de todos, um terço das crianças de cinco a nove anos está com peso acima do recomendado.

Em uma sociedade em que mais e mais famílias se alimentam fora de casa e cada vez mais compram alimentos industrializados, é urgente um mecanismo que informe acerca do produto para que o consumidor saiba por completo o que vai consumir, podendo assim exercer plenamente seus direitos. Porém, o estilo de vida, o padrão dos alimentos disponíveis para o consumo e a exposição ao marketing comprovadamente interferem no aumento da obesidade infantil que estamos vivenciando.

Ao Estado cabe adotar medidas preventivas na área da Saúde, daí defendermos que a restrição na publicidade de alimentos é necessária, e até mesmo educativa. Com certeza, mais uma vez o Estado de São Paulo sairá na frente com a medida aqui proposta. Um Estado valorizado por seu número de indústrias e por seu povo engajado em iniciativas que defendam seus direitos deve ter como destaque a prevenção.

A utilização, nos rótulos dos produtos alimentícios, de mensagens que alertem para os riscos à saúde em caso de consumo excessivo com certeza colaborará para a diminuição da preocupante estatística de aumento da obesidade infantil.

Eu gostaria de agradecer à Direção do Colégio São José de Lençóis Paulista, ao 9º ano que está assistindo pela TV Assembleia Legislativa on line, à minha mãe e à minha professora de História que está me acompanhando. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - BIANCA DE OLIVEIRA - PARTIDO DA NATUREZA - Convido a Deputada Jovem Vanessa Marques para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. VANESSA MARQUES - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Bom dia a todos. Meu Projeto de lei nº 12 ‘dispõe sobre a obrigatoriedade do oferecimento de serviço de calibragem de pneus, pelos postos de combustíveis, durante todo seu expediente’.

Em quase todos os postos de combustível, o serviço de calibragem de pneus é feito de graça, porém, na grande maioria dos postos o serviço fica à disposição apenas no horário comercial, sendo o compressor de ar desligado após esse horário, impedindo assim a realização do serviço de calibragem.

É sabida por todos a importância de um pneu bem calibrado que pode, entre outros benefícios, promover uma diminuição do consumo de combustível e a consequente diminuição de poluentes na atmosfera. Um pneu sem a calibragem adequada pode colocar a vida do condutor e de seus passageiros em risco, bem como de terceiros que trafegam pelas rodovias.

Por tudo isso é importante que esse serviço esteja disponível aos condutores de veículos durante todo o funcionamento dos postos. A aprovação desse projeto de lei facilitará a vida dos condutores de veículos e poderá ainda diminuir o número de acidentes e salvar vidas. Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Lucas de Oliveira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação conjunta dos projetos de lei do Partido da Defesa do Consumidor.

As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados deverão votar “sim”, “não” ou registrar “abstenções” nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Participaram do processo de votação 92 Deputados, tendo 68 votado “sim”, 14 “não”, mais esta Presidência, sendo registradas nove abstenções, resultado que aprova os projetos de lei do Partido da Defesa do Consumidor. (Palmas.)

Convido a Deputada Jovem Ana Leticia Carta para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. ANA LETICIA CARTA - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Bom dia, Sr. Presidente, Srs. e Sras. Deputados.

O meu Projeto de lei tem como objetivo acabar com injustiças de uma parcela da população que se encontra em uma fase da vida muito vulnerável, tanto fisicamente como emocionalmente. Temos que fazer a nossa parte de cidadãos na defesa de nossos idosos e reconhecê-los como pessoas que construíram este país, que merecem o nosso respeito, a nossa dedicação e, principalmente, merecem usufruir de uma lei federal que já existe para especialmente protegê-los. Porém, isso nem sempre acontece.

O presente projeto de lei visa a fornecer mais um órgão de apoio a essa lei federal, e principalmente fazer cumpri-la. O Estatuto do Idoso estabelece muitos diretos, no entanto, boa parte das pessoas idosas não conhece esses direitos. Portanto, não usufruem dos benefícios que a lei lhes oferece e nem têm condições de exigir tais direitos.

Meu objetivo é defender os direitos da pessoa idosa em toda a sua amplitude; fazer com que essa parcela da população, cada vez maior, possa reconhecer seus direitos diante da sociedade e usufruir deles; mostrar ao idoso o quanto é importante e o quanto sua colaboração ajudou na formação deste país; buscar a experiência dessas pessoas para sensibilizar os jovens e mostrar que o presente não está aqui por acaso, mas é fruto de um trabalho já realizado.

Valorizar essas pessoas é valorizar a história do nosso país. Expor à sociedade os artigos do Estatuto do Idoso para que seja reconhecido, obedecido e respeitado como lei federal. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Jovem Anne Leticia Vieira para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. ANNE LETICIA VIEIRA - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Bom dia, Sr. Presidente, Srs. Deputados, e Sras. Deputadas. Gostaria de agradecer a Deus e a todos que colaboraram nesse projeto. Ele é fruto de uma necessidade social que envolve todos os idosos do Estado de São Paulo, que muitas vezes sofrem com longas caminhadas ao desembarcar dos transportes coletivos. Espero que, a partir desse projeto de lei, o desembarque de passageiros idosos em locais fora de pontos de parada se torne possível.

‘Dispõe sobre o desembarque de passageiros idosos, fora do ponto de parada nos transportes coletivos’. Esse projeto de lei tem por finalidade proporcionar maior facilidade de locomoção e acessibilidade aos idosos que moram no Estado de São Paulo e que usam frequentemente o transporte público viário.

Deve-se considerar também que muitos idosos apresentam sérios problemas de saúde que os impedem de caminhar por longas distâncias quando desembarcam dos transportes públicos até seu destino final. Por meio desse projeto, muitos idosos serão beneficiados e poderão, de forma autônoma e mais confortável, utilizar os transportes coletivos. Obrigada a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Larissa Ascari.

 

A SRA. LARISSA ASCARI - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Boa tarde, Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas. ‘Dispõe sobre o Plano de Erradicação dos Moradores de Rua do Estado de São Paulo’.

A criação dessa lei justifica-se devido à atual situação no Estado de São Paulo, com o crescente número de moradores de rua expostos a condições desumanas, que ferem todas as cláusulas da Declaração Universal dos Direitos Humanos, como os direitos a moradia, educação, saúde e trabalho.

Viu-se, então, a necessidade da criação dessa lei a fim de erradicar essa condição tão degradante em nosso Estado. A reabilitação dos moradores de ruas dependentes de drogas e álcool é fundamental, pois são os principais males causadores do aumento significativo dos moradores de rua e, consequentemente, da criminalidade, tais como roubo e tráfico de drogas.

É necessário também ministrar cursos de alfabetização e de capacitação profissional: estimular crescimento e capacitação, dando mais oportunidade aos indivíduos de conseguirem um trabalho digno e com melhores salários; encaminhamento ao emprego: formar parcerias com empresas para que o indivíduo consiga emprego após o processo de alfabetização, garantindo capacitação profissional e tirando-o da rua; acompanhamento médico e psicológico: fase muito importante, pois os moradores de rua estão em condições péssimas de saúde e com problemas psicológicos. Esse acompanhamento pode ser realizado por médicos do Sistema Único de Saúde ou médicos voluntários.

Com a erradicação dos moradores de rua por meio dessas diretrizes, espera-se melhorar as condições de vida dos menos favorecidos, ajudando-os a deixar as ruas e a ter uma vida mais digna. Essas condições também irão contribuir para a redução da pobreza e da criminalidade, trazendo muitos outros benefícios ao nosso Estado. Há necessidade de acompanhamento para monitorar o desenvolvimento desse indivíduo após a capacitação do programa, evitando assim um retorno às ruas. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Jovem Leticia Dourado para defender o seu projeto de lei.

 

A SRA. LETICIA DOURADO - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Bom dia Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados.

De acordo com o Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, “todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Que os investimentos devolvam e/ou proporcionem às pessoas o direito a uma mudança significativa em suas vidas, oportunidade para muitos viverem como verdadeiros cidadãos, longe dos ambientes vulneráveis, explorações, violências, crueldades e opressões. O poder público, com o apoio da sociedade, estará minimizando o aumento do número de infratores, dependentes químicos e superlotação carcerária.

Assim, contamos com a compreensão e o apoio dos nobres colegas parlamentares para a aprovação do presente projeto de lei. E, como afirma Teresinha Rios, grande estudiosa da educação, este projeto de lei contribui para a cidadania. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Jovem Natasha Freitas para defender o seu Projeto de lei.

 

A SRA. NATASHA DE FREITAS - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Caros Deputados e Deputadas Jovens presentes, sou aluna da 7ª série da Escola Estadual Oscavo de Paulo e Silva de Santo André. Assim como vocês, fui incentivada a participar do Parlamento Jovem e escolhi o Partido dos Direitos Humanos para defender um projeto que atendesse as necessidades básicas da população do Estado de São Paulo. Muitas pessoas ainda encontram dificuldades para resolverem problemas aparentemente simples.

Meu projeto recebeu o nome de semana da cidadania, que consiste na seguinte ideia. Proponho que uma semana do ano letivo seja destinada para que a comunidade utilize as escolas como forma de um Poupatempo, com o fim de resolver problemas básicos como conciliações de pequenos processos, emissões de documentos como RG, CPF e certidões, consultas médicas, consultas com advogados, prevenções de acidentes, noções de primeiros socorros, entre outros. Ou seja, qualquer atividade que beneficie a comunidade. A escola onde estudo tem 12 salas de aula. Assim, poderíamos ter na semana da cidadania 36 profissionais por dia e 180 profissionais por semana, se cada um utilizasse as salas de aula como consultório para ajudar a comunidade.

Caros Deputados, Deputadas deste Parlamento, pensem nos benefícios que as comunidades terão em apenas uma semana. As escolas planejarão a semana da cidadania em uma data que poderá ser programada no início do ano letivo. Uma vez programada, as escolas e os alunos convidam os profissionais para fazer as inscrições e participarem das atividades.

Caros Deputados e Deputadas Jovens, acredito que, se aprovado este projeto de lei, estaremos dando uma grande contribuição para a população deste país, que ainda tem muito a fazer para com os mais oprimidos. Conto com a compreensão dos demais pares. Em especial, quero agradecer à Escola Oscavo de Paula e Silva e ao professor Roberto pelo apoio, confiança e ajuda para a conquista deste sonho. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Nayara da Silva para defender o seu projeto na tribuna.

 

A SRA. NAYARA DA SILVA - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Bom dia Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados. Meu projeto dispõe sobre o combate ao bullying nas escolas. Tendo consciência sobre as possíveis consequências do bullying tanto para as vítimas, como para a escola, e, a fim de promover um convívio de paz e harmonia nas instituições escolares, venho propor o uso desta cartilha, bem como a elaboração dos projetos interdisciplinares com o objetivo de combatê-lo, ou, pelo menos, amenizá-lo na forma deste Projeto de lei. Este Projeto de lei é de suma importância para os estudantes, e também a toda sociedade, que será beneficiada com os frutos deste projeto.

Desenvolvido de forma coerente e correta, ele nos dará condições de ensinar, aprender e transformar a sociedade em que vivemos. São necessárias conscientização e transformação para reduzirmos as agressões verbais e físicas, depressões, suicídios e possíveis ações judiciais.

Desta maneira, combateremos este mal que tanto prejudica as suas vítimas, e conscientizaremos os agressores a não se sentirem como heróis, mas sim como malfeitores, revertendo esta situação através do resgate de valores já esquecidos, como o amor ao próximo. E assim, finalmente, possamos construir um futuro melhor sem rivalidades e com total prioridade na defesa dos direitos humanos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora o Deputado Jovem Pedro Bueno Júnior para defender Projeto de lei de sua autoria.

 

O SR. PEDRO BUENO JÚNIOR - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Bom dia a todos. Senhor Presidente, Sras. e Srs. participantes do Parlamento Jovem Paulista 2012, quero nesta oportunidade agradecer o espaço cedido para expor o projeto de lei de minha autoria que visa o bem estar social, integração e sociabilidade. Meu projeto de lei dispõe sobre a substituição de todas as maçanetas roliças por maçanetas alavancas nas escolas e repartições públicas.

O objetivo é fazer com que o cidadão que possua alguma deficiência, ou aqueles que apresentem qualquer dificuldade para girar a maçaneta, possam se locomover no seu ambiente de estudo, trabalho ou lazer. Cabe a nós, como cidadãos, nos preocuparmos e assegurarmos o direito de igualdade a todos no uso do espaço público, garantindo a sua participação e integração no meio social. Nós não devemos nos esquecer que somos responsáveis pela qualidade de vida do nosso semelhante.

Aproveito para parabenizar os 94 Deputados Estaduais, representantes legítimos do povo paulista. Após essa oportunidade, poderemos analisar a importância do Poder Legislativo na vida do indivíduo. Cada projeto de lei aprovado modifica a vida de milhões de pessoas, e por isso é de exaltar a responsabilidade dessas pessoas públicas, que trabalham muito mais do que oito horas por dia para satisfazer uma população exigente por uma vida melhor.

Em especial, agradeço ao Deputado Estadual Carlos Cesar, líder da Bancada do PSB da Assembleia Legislativa, e também ao Deputado Federal Jefferson Campos. Gostaria de prestar solidariedade ao Deputado Federal, e ao Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular Pastor Mario de Oliveira que sofreu infarto há alguns dias e está hospitalizado. Os três Pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular são fontes inspiradoras da minha vontade política, devido ao trabalho sério e permeado nos princípios cristãos e da família. Aproveito também para agradecer a toda juventude do PSDB de Sorocaba em nome do Presidente João Paulo Miranda, que me possibilitou vivenciar uma campanha eleitoral vitoriosa do Prefeito Antonio Carlos. Meus parabéns também aos 93 participantes deste importante Parlamento. Meus agradecimentos à professora Célia Almeida, que foi quem me deu conhecimento sobre o Parlamento Jovem. E, por fim, agradecer a todo esforço dos meus pais, Pedro Bueno e Maria Aparecida, por possibilitarem essa oportunidade de educação e desenvolvimento.

O meu último agradecimento e mais importante é a Deus, sobretudo por minha vida. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Sara Pereira para apresentar o seu projeto na tribuna.

 

A SRA. SARA PEREIRA - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Bom dia, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Jovens Deputados e demais presentes. Hoje vim aqui para vos apresentar o projeto de lei que dispõe sobre a criação do dia do não ao bullying e aos conflitos escolares. Nos dias de hoje, infelizmente, a violência está cada vez mais presente na nossa sociedade e nas escolas, como podemos notar nos noticiários de rádios, TV, jornais e, muitas vezes, ao nosso redor, nos nossos lares, em nossas famílias, até mesmo dentro da escola e da sala de aula. Não podemos cruzar os nossos braços diante dessa situação. Por isso, a necessidade do dia do não aos conflitos negativos e ao bullying, termo que é dado aos conflitos que refletem a diferença entre as pessoas, e demonstra intolerância contra cor, raça, religião e gostos. Ou seja, ser diferente ou não pertencer ao grupo ou turma.

Este projeto procura trabalhar em conjunto com escola, comunidade e associação dos amigos de bairro, para uma ação participativa em um dia de atividades, palestras, cursos e oficinas elaborados, utilizando-se da escola como espaço de atendimento da comunidade para dar ideias, e ver como realmente é a vida dos filhos no ambiente escolar e na sociedade. Assim, poderão ver o quanto podem ajudar e melhorar, aceitando que devemos ser unidos, mesmo sendo diferentes.

Toda ação do projeto irá fazer com que essa sociedade participe mais da educação, valorizando as escolas estaduais e vendo as consequências da violência, e como poderíamos melhorar a relação entre as pessoas, justificando assim essa realidade negativa e garantindo a todos os seus direitos e refletindo sobre os seus deveres. Principalmente, quanto ao direito de igualdade e humanidade, melhorando a vida dos alunos e da sociedade, e lembrando que os estudantes de hoje serão os cidadãos de amanhã.

Desde já agradeço a vossa atenção e o vosso voto de confiança. E também um agradecimento especial a minha professora Sara que me ajudou. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Stevany Dal Sasso para apresentar o Projeto de lei de sua autoria na tribuna.

 

A SRA. STEVANY DAL SASSO - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Bom dia, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, o meu projeto de lei trata da ‘obrigatoriedade de adequação dos estabelecimentos de ensino do Estado de São Paulo aos portadores de necessidades especiais’.

Em 2002, foi criada uma lei obrigando os locais públicos a adequarem seus espaços aos portadores de necessidades especiais. Apesar disso, nem todos realizaram essas modificações, especialmente as escolas. Este projeto de lei visa facilitar a acessibilidade aos estabelecimentos de ensino das pessoas com necessidades especiais (paraplégicos, obesos mórbidos, pessoas com desgaste nas articulações) que, por vezes, sofrem com os acessos inadequados e têm dificuldade em ultrapassar até mesmo a primeira barreira, que é a calçada. A escola, com acesso inadequado, deixa de cumprir sua nobre função social de oferecer ensino obrigatório a todos, que é preparar nossos educandos para a vida, à integração social, ao resgate da autoestima, especialmente ao desenvolvimento do potencial dos jovens com necessidades especiais.

Esta é a razão de ser deste projeto: a busca incessante da integração e do desenvolvimento do potencial e do desenvolvimento do potencial de jovens com necessidades especiais. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação conjunta dos Projetos de Lei do Partido dos Direitos Humanos. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas Jovens deverão votar “sim”, “não” ou registrar “abstenções” nos terminais dispostos em suas mesas. Se algum Deputado Jovem não conseguiu registrar seu voto no terminal de votação, que o faça nos microfones de aparte.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Participaram do processo de votação 88 Deputados, tendo 71 votado “sim”, cinco “não”, mais esta Presidência, e sendo registradas 11 abstenções, resultado que aprova os Projetos de Lei do Partido dos Direitos Humanos. (Palmas.)

Passaremos à apreciação dos Projetos de Lei do Partido da Saúde.

Convido a Deputada Jovem Ana Mota da Silva para defender o projeto de sua autoria na tribuna.

 

A SRA. ANA MOTA DA SILVA - PARTIDO DA SAÚDE - Meus cumprimentos ao Sr. Presidente, componentes da Mesa, Srs. Deputados e Deputadas e todos os presentes, o meu projeto de lei apresenta a implantação do PNE - Programa Nutricional Escolar - em todas as unidades escolares estaduais. Com o intuito de adequar a merenda escolar às necessidades nutricionais dos alunos, a médio e a longo prazo, toda escola contará, uma vez por semestre, de um nutricionista ou de um técnico de nutrição remunerado pelo Estado, que observará o tipo de merenda produzida e servida pela cozinha piloto da merenda escolar. Este profissional apresentará aos merendeiros da cozinha piloto o projeto Cozinha Saudável, que visa promover nas escolas a reeducação alimentar de crianças e jovens pela criação de cardápios que atendam as necessidades nutricionais dos alunos.

É na escola que os alunos passam grande parte de seu dia e, ao saborear refeições saudáveis e adequadas a sua faixas etária e seus horários de estudo, serão incentivados a deixar de lado os maus hábitos alimentares, o que favorecerá um melhor rendimento escolar. O Programa Nutricional Escolar oferecerá também aos alunos e professores orientações nutricionais, por profissionais indicados pela Secretaria da Educação e da Saúde sobre os seguintes temas: educação alimentar e nutricional, obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado e gastrite. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido o Deputado Jovem Athos Alcantara para que V. Exa. defenda o Projeto de lei de sua autoria.

 

O SR. ATHOS ALCANTARA - PARTIDO DA SAÚDE - Primeiramente, boa tarde, Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, e todos os demais presentes, o meu Projeto de lei é do Partido da Saúde. Para retratá-lo melhor, vou explicar a seguinte situação: as pessoas nunca vão sozinhas ao hospital. Elas sempre vão acompanhadas, e os acompanhantes deste doente geralmente são excluídos, e não recebem nenhuma atenção, nem física ou psicológica, dos funcionários que trabalham nas clínicas e hospitais públicos do Estado de São Paulo.

Por não receberem essa atenção, os acompanhantes dos doentes acabam ficando muito cansados por causa do estresse vivenciado durante a internação do amigo ou parente, e também ficam depressivas por verem os amigos ou parentes naquelas condições. Esse estresse deixa o acompanhante com baixa imunidade e, aliada ao grande número de vírus e bactérias presentes nos hospitais, acaba deixando-o doente também, fazendo com que ele tenha de voltar ao hospital. Com isso, os hospitais ficam ainda mais saturados, trazendo mais gastos para o Estado.

Essa situação é cotidiana e atinge a muitas pessoas. Para solucioná-la, o meu projeto visa implantar pelo menos uma ADA - Ala dos Acompanhantes - nos hospitais públicos estaduais. A ADA seria um espaço destinado ao descanso e relaxamento do acompanhante, onde ele possa encontrar atividades físicas ou de relaxamento, como, por exemplo, a ioga, ou camas para os acompanhantes dormirem, pois os acompanhantes geralmente dormem em cadeiras, e, também, com um terapeuta ou psicólogo para o acompanhante não se estressar muito ao ver o amigo ou parente internado. Também, na ADA, os acompanhantes ao saírem poderão avaliar os serviços prestados, dando uma nota para o atendimento que ele recebeu e, assim, as ADAS que tiverem as melhores avaliações terão prioridades para investimentos futuros.

Apesar de ter certo custo para a implantação, é um custo preventivo que irá desafogar os hospitais públicos, diminuindo assim as despesas do Estado com a saúde, além da despesa com os acompanhantes nos hospitais se tornar menos traumática física e psicologicamente. Assim, conseguiremos melhorar a saúde pública sem aumentar drasticamente os custos do Estado.

Gostaria de agradecer ao Diretor Edson da minha escola, aos meus pais e a minha irmã por ter me ajudado neste projeto de lei. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Bianca Amâncio para apresentar o projeto de lei de sua autoria.

 

A SRA. BIANCA AMÂNCIO - PARTIDO DA SAÚDE - Bom dia, Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e demais companheiros. O meu Projeto de lei nº 79 dispõe sobre a alimentação escolar.

Os cuidados com a saúde da população devem ser priorizados. Assim, essa lei visa promover tal ação iniciando pelas crianças e adolescentes para que, em médio prazo, venha a desafogar a Saúde, através de controle alimentar e conhecimento da existência de alergias, intolerância a alguns alimentos e doenças como diabetes, hipertensão, obesidade entre os estudantes da rede pública. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora o Deputado Jovem Eduardo Ricci para fazer a defesa do projeto de lei de sua autoria.

 

O SR. EDUARDO RICCI - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde, Sras. e Srs. Deputados do Parlamento Jovem. O meu projeto dispõe sobre a proibição de propagandas de bebidas alcoólicas em emissoras de rádio e televisão.

Este projeto pode ser justificado pelo constante crescimento do consumo de álcool por jovens de 12 a 17 anos. Segundo pesquisas recentes do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Droga da Universidade de São Paulo (Grea-USP), os jovens, que começam a beber antes dos quinze anos, são muito mais propensos a desenvolver a dependência alcoólica, se comparados àqueles que começam a beber em idade adulta, após os 21 anos.

Além disso, pode-se levar em conta que o alcoolismo é a segunda maior causa de internações em unidades psiquiátricas do Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando mais de 85 mil casos, por ano, no Brasil.

Outro fator é o alto custo do tratamento dos dependentes, nem sempre possível às famílias de baixa renda, associado ao baixo índice de recuperação, uma vez que 60% não conseguem se recuperar. Vale lembrar também que grande parte dos acidentes de trânsito ocorre quando uma pessoa alcoolizada está no volante, fator que já motivou a proibição do consumo de álcool pelos motoristas.

Torna-se, portanto, fundamental atribuir às autoridades a função de combater a divulgação de bebidas alcoólicas. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Evellyn da Silva para defender o projeto de lei de sua autoria.

 

A SRA. EVELLYN DA SILVA - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde a todos aqui presentes. Meu nome é Evellyn da Silva, sou aluna do 6º ano do Ensino Fundamental.

Quero, primeiramente, agradecer pela oportunidade de estar aqui e parabenizar a todos e a todas jovens parlamentares que aqui estão para apresentar e defender ideias, as quais têm o objetivo de melhorar a vida dos cidadãos paulistanos e paulistanas. Agradecer também a oportunidade de estar aqui representando a Escola Estadual de São Paulo, Dom Veremundo Toth.

Por que pensei neste projeto? As unidades escolares possuem um número alto de pessoas concentradas durante longos períodos. Portanto, há uma enorme possibilidade de que ocorram acidentes ou mesmo de que aconteçam casos de mal-estar moderado e até de mal súbito. Vários estudantes se acidentam em diversos tipos de atividades escolares, especialmente físicas, de modo que é importante ter profissionais especializados em práticas de primeiros socorros.

Além disso, muitos estudantes em caso de acidentes recebem primeiros socorros inadequados e são transportados em veículos que podem agravar as lesões. Geralmente, o socorro é prestado de maneira descuidada quanto a normas de segurança para transporte de enfermos, comprometendo a saúde da pessoa socorrida e gerando responsabilidades para professores, agentes escolares, diretores, secretários, enfim, para profissionais da educação que, invariavelmente, não são socorristas e agem por impulso tomando decisões na urgência.

Desta forma, pedimos aos nobres colegas parlamentares que votem pela aprovação deste projeto, pois ele poderá contribuir com a educação e com a saúde, visto que um auxiliar de enfermagem pode detectar causas geradoras de frequentes problemas de saúde e orientar os responsáveis no sentido de combater esses problemas favorecendo, assim, um melhor rendimento escolar. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora o Deputado Jovem Gabriel Conti para defender o projeto de lei de sua autoria.

 

O SR. GABRIEL CONTI - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde, Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas e público presente na Assembleia Legislativa.

Venho defender o meu projeto que visa o atendimento rápido e bom para idosos, pois, ao frequentar os postos de pronto atendimento nos hospitais, nós percebemos o grande número de pessoas idosas esperando para serem atendidas.

Consta que são mais de 23,5 milhões de idosos no Brasil. Pensamos que, criar clínicas que só atendam as pessoas com mais de 60 anos de idade, o atendimento seria mais rápido e, consequentemente, de melhor qualidade.

De fato, as pessoas idosas necessitam de carinho, de uma atenção especial e, por isso, deve ter pessoal treinado e especializado para atender essa clientela.

Enfim, com esta lei, além de melhorar o atendimento aos que necessitam de ajuda emergencial, irá melhorar a qualidade de vida dos idosos que não têm para onde ir, os quais já trabalharam muito e agora estão desamparados porque seus pais, avós - e você mesmo, no futuro -, podem precisar desses cuidados. Obrigado pela atenção. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Gabrielle Cardoso para apresentar o projeto de lei de sua autoria.

 

A SRA. GABRIELLE CARDOSO - PARTIDO DA SAÚDE - Sr. Presidente, caros colegas Parlamentares, o meu projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de exames de aptidão física dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio nas escolas públicas e particulares do Estado para frequentarem a aula de Educação Física.

A prática desportiva é algo que, conforme todos sabem, faz bem à saúde quando realizada em condições e espaços adequados. Minha preocupação é preventiva e tem como base a quantidade de jogadores profissionais que perderam a vida no Brasil e no mundo nos últimos anos.

Conforme pude constatar, uma recente publicação, disponível no site www.educacaofisica.com.br, informa que as estatísticas oficiais mostram que, em média, 30 atletas profissionais, menores de 35 anos, morrem anualmente devido a problemas no coração. Isto posto, se atletas profissionais estão expostos a tais condições, o que dirá de crianças, adolescentes e jovens, cujos corpos ainda estão em fase de formação?

Apesar de a Educação Física ser um componente curricular obrigatório em nosso Estado, as escolas não realizam exames específicos para aferir se os estudantes estão aptos a frequentar essas aulas.

Dessa forma, minha propositura se justifica na medida em que esta permitirá um diagnóstico precoce de possíveis doenças, cuja prática desportiva possa vir a se tornar um risco à vida destes, bem como encaminhá-los para o acompanhamento médico especializado.

Assim, conclamo todos os colegas Parlamentares para que votem favoravelmente pela aprovação deste Projeto de lei. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora para apresentar o seu Projeto de lei o 2º Secretário, Deputado Jovem Guilherme Neves.

 

O SR. GUILHERME NEVES - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados. Eu quero agradecê-los por terem votado na nossa chapa, dizer que estamos todos muito felizes e que vamos representar muito bem Vossas Excelências.

Gostaria de apresentar o meu projeto que é voltado à saúde. Ele trata sobre o problema do uso das drogas no nosso Estado de São Paulo porque, hoje, quando uma pessoa quer se tratar desse problema, precisa procurar clínicas de internação, que são particulares.

O meu projeto pede a construção de clínicas subsidiadas pelo Governo do Estado, que sejam de uso gratuito por essas pessoas. O uso da droga, a dependência química, traz consequência para a família, para os amigos, para o trabalho. Os custos de internação são muito altos e nem sempre a maioria das pessoas pode arcar com essas despesas.

Faço um apelo aos Srs. Deputados para que olhem as suas cidades se lá tem ou não esse problema. Tenho certeza que vão encontrar pelo menos uma pessoa que sofre com esse problema. Olhem nos seus bairros ou até mesmo nas suas famílias, na família de algum conhecido e vejam se não tem esse problema. É um problema muito grave que deve ser tratado. Todas as pessoas, inclusive as mais pobres, têm direito a se tratarem. É por isso que eu peço essas clínicas gratuitas para as pessoas que sofrem de dependência química.

Peço as Sras. Deputadas e aos Srs. Deputados para que votem pela vida, pela saúde. Esse projeto de lei precisa ser aprovado porque pessoas que não podem pagar, infelizmente, não têm como se tratar. Muito obrigado, boa-tarde. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Isabelle Domiciano para apresentar o projeto de lei de sua autoria.

 

A SRA. ISABELLE DOMICIANO - PARTIDO DA SAÚDE - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, primeiramente, gostaria de agradecer a todo mundo que me ajudou a tornar o dia de hoje uma realidade.

Visando proporcionar mais saúde aos paulistas, o meu projeto propõe transformar ônibus, que não tenham mais condições de uso em consultórios móveis. Após reformas, se dirigirão a bairros e a zonas rurais, levando em seu interior médicos em diversas áreas como da Ginecologia, Odontologia, Clínica Geral, Oftalmologia entre outros, para agilizar consultas e também exames de rotina.

A saúde pública, na maior parte das cidades paulistas e também brasileiras, vem se tornando cada vez mais precária e, na maioria das vezes, os mais pobres sofrem com a falta de atendimento médico adequado, enfrentam longas filas de espera apenas para ter o direito de realizar uma consulta ou fazer um exame de rotina. Isso é um descaso com a população.

Meu projeto visa dar melhor condição de vida a essas pessoas, proporcionando um atendimento de qualidade, sem o transtorno de ter que esperar semanas e até meses por um atendimento.

Outro motivo para tornar este projeto realidade é a preservação do meio ambiente, pois muitas empresas descartam ônibus em seus galpões, os quais, com algumas reformas, podem se tornar ótimos consultórios.

Há, também, a questão do trabalho voluntário, que hoje faz muita diferença na nossa vida. Se cada um se colocar no lugar do próximo e der o seu melhor para ajudar, com certeza, a saúde pública deixará de ser um caos, gerando mais dignidade à pessoa humana. Sem saúde não se chega a lugar algum, por isso precisamos olhar com carinho para esse grande problema social.

Peço as Sras. e aos Srs. Deputados, comprometidos com o bem-estar da população, que votem a favor deste projeto. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Peço agora ao Deputado Jovem Jeferson Santana para defender o seu projeto de lei na tribuna.

 

O SR. JEFERSON SANTANA - PARTIDO DA SAÚDE - Bom dia, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados.

O meu projeto de lei obriga os estabelecimentos que comercializam refeições no Estado de São Paulo a informar o valor nutricional das refeições que constem em seus respectivos cardápios.

A obesidade vem aumentando de forma assustadora em todo o mundo, atingindo jovens e adultos. Muitas vezes, as pessoas que precisam se alimentar fora de casa não recebem informações suficientes sobre o alimento que estão consumindo.

Parte dos fornecedores faz com que os consumidores ingiram alimentos sem saberem sequer a quantidade de calorias, muito menos outras propriedades nutricionais dos alimentos, tais como vitaminas, minerais e gorduras totais. Essa ausência de informação colabora para a ingestão de alimentos gordurosos, calóricos e pobres em nutrientes necessários para uma boa saúde.

Com a adoção das medidas aqui propostas, as pessoas ficarão mais conscientes e poderão selecionar melhor os alimentos que vão consumir, o que contribuirá para uma melhor qualidade de vida da população em geral.

Dessa forma, conclamo os colegas deste Parlamento a votarem a favor deste meu projeto. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Jovem Ligia Santos para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. LÍGIA SANTOS - PARTIDO DA SAÚDE - Meus cumprimentos ao Sr. Presidente, aos demais componentes da Mesa, aos Srs. Deputados, as Sras. Deputadas e a todos os presentes.

O meu projeto de lei visa uma vida saudável aos jovens através de conscientização geral sobre o risco de ingerir o álcool e de fumar cigarro na adolescência. Os jovens seriam conscientizados através da escola, atividades dinâmicas e palestras. Já os adultos e a população em geral seriam conscientizados com cartazes públicos colados em locais, como rodoviárias, hospitais, postos, que pudessem ter acesso mais fácil à informação.

A situação é preocupante, pois hoje os jovens começam a consumir o álcool com uma média de 12 anos e meio, o que é muito preocupante. E o cigarro vem aos 13 anos. Como meu amigo Eduardo já disse anteriormente, a dependência química, quando você é jovem, é muito mais difícil de ser recuperada.

O benefício do meu projeto é que os jovens seriam muito mais saudáveis e a população muito mais consciente dos riscos. Riscos esses que não seriam oferecidos somente ao próprio consumidor, mas também a pessoas de sua convivência, pois isso traz acidentes e coisas semelhantes.

Proponho a aprovação do meu projeto, pois acredito que o nosso Estado tem consciência suficiente para se tornar pioneiro nesse tipo de prevenção.

Agradeço a todos pela atenção. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido o Deputado Jovem Pedro Galhardo para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. PEDRO GALHARDO - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde a todos os Deputados. Parabenizo-os pela chapa. Boa sorte!

Para quem não conhece o meu projeto, ele dispõe sobre a informatização da carteira de vacinação.

Devido aos problemas como a perda de carteirinhas, livros velhos, ilegíveis e estragados, mudança de município, os dados dos vacinados deverão ser salvos em um banco de dados eletrônico, evitando qualquer confusão ou conflito para saber se já recebeu a determinada vacina ou para evitar receber a mesma vacina duas vezes.

Quero agradecer o apoio de todos. Peço a todos votarem no meu Partido. Muito obrigado. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido o Deputado Jovem Pedro Leite para defender o projeto de lei de sua autoria.

 

O SR. PEDRO LEITE - PARTIDO DA SAÚDE - Boa tarde, Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas.

O projeto de lei em tela visa à obrigatoriedade da implantação de ambulatórios médicos nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

Busco por meio deste projeto a criação do SSEP, viabilizando o bem estar dos alunos, melhorando assim seu desempenho escolar. O programa irá atender desde primeiros socorros por acidentes ocorridos dentro da escola, até distúrbios como ansiedade, depressão, hiperatividade, entre outros problemas que atrapalham no desenvolvimento escolar, tanto do aluno, como também dos seus colegas de sala. Como aluno, vejo que muitos professores têm dificuldade em ensinar a alguns colegas por causa de distúrbios, que acabam atrapalhando toda a sala.

Nos períodos de aula, deverá ter um enfermeiro para prestar os primeiros atendimentos quando necessário e marcar consultas com o médico que irá atender na escola um dia por semana. Caso seja necessário também, o encaminhamento para um especialista será feito.

Poderá contar também com estágio para aqueles que estão prestes a se formar. Ficará sob responsabilidade das escolas colher informações e a autorização dos pais para que o aluno possa ser medicado em caso de dores, especificando assim reações alérgicas e a intolerância a medicamentos.

Não há dúvida de que este projeto irá proporcionar o bem-estar dos alunos e o maior aproveitamento das aulas, além de assegurar aos pais mais segurança ao deixar seus filhos na escola.

Conto com a colaboração dos senhores no sentido de aprovarmos este projeto lei, o que contribuirá para a melhoria da saúde em nossas escolas.

Quero agradecer a todos os presentes e aos amigos que me ajudaram a elaborar este projeto. Muito obrigado pela atenção. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Raquel Ferreira para fazer a defesa do seu projeto de lei.

 

A SRA. RAQUEL FERREIRA - PARTIDO DA SAÚDE - Quero cumprimentar o Sr. Presidente e os Srs. Deputados e Deputadas.

Meu projeto dispõe sobre a criação de um programa alimentar. Programas dessa natureza contribuem de forma significativa para a conscientização da sociedade sobre a importância de se desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

Apesar dos debates sobre essa temática, não existe nenhuma iniciativa educativa voltada para a conscientização de crianças e adolescentes sobre a necessidade de uma boa alimentação, seja nas unidades básicas de saúde, seja nas escolas públicas do Estado.

O que existe hoje é uma comissão que fiscaliza a aplicação das verbas da merenda e nutricionistas que elaboram cardápios nem sempre saudáveis para escolas públicas, sendo comum a oferta de embutidos e frituras, sem qualquer acompanhamento da comunidade escolar. Ademais, as cantinas são mais atraentes para crianças e adolescentes, não existindo qualquer fiscalização, muito menos orientação sobre a necessidade de se oferecer alternativas saudáveis aos alunos.

O Ministério da Saúde estima que 15% das crianças e 8% dos adolescentes estão acima do peso. Destes, muitos poderão desenvolver a obesidade mórbida na fase adulta em consequência dos hábitos alimentares baseados no consumo de lanches, frituras, doces, embutidos e da falta de atividade física. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Renata Pereira para fazer a defesa do seu projeto de lei.

 

A SRA. RENATA PEREIRA - PARTIDO DA SAÚDE - Caro Presidente, Sras. e Srs. Deputados, primeiramente quero agradecer a Deputada Célia Leão por nos ter proporcionado esta oportunidade. Muitas foram as amizades feitas e agradecemos por isso.

Tendo em vista que a grade escolar das escolas públicas brasileiras contempla a disciplina Educação Física em todos os anos/séries da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, estamos remetendo a este Plenário projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade anual de exame biométrico para todos os alunos matriculados nas escolas públicas do Estado de São Paulo e a anexação do parecer médico ao histórico escolar dos alunos.

Sabemos que o exercício físico é fundamental para o bom desenvolvimento do ser humano, propiciando-lhe melhores condições de saúde, desenvolvimento de habilidades tais como a lateralidade, espaço e direção, entre outras, e despertando até a percepção de vocações individuais para o atletismo e outros esportes.

Entretanto, sabemos também que para a prática dessas atividades físicas o indivíduo precisa ter condição de saúde adequada e inclusive, se esta não for verificada, poderá contribuir para o agravamento de possíveis problemas de saúde existentes, mas ainda não diagnosticados.

Sabemos que a disciplina Educação Física é dirigida a todos os alunos das escolas públicas, exceto àqueles que possuem atestado médico que orienta o impedimento à sua prática. Porém, nem todos têm possibilidade de verificar esta condição por não apresentarem sintomas ou não terem oportunidades para tal constatação.

Com base no acima exposto, encaminho aos nobres pares esta propositura a fim de corrigir uma situação que pode expor o aluno a problemas de saúde como indicar e facilitar o tratamento do mesmo.

Para tanto, solicito especial atenção desta Augusta Casa de Leis no sentido da aprovação do presente projeto, em regime de urgência, tendo em vista a necessidade de sanar tal situação.

Agradeço ao vice-Prefeito da minha cidade, à Diretora da minha escola, ao meu pai e ao vereador da região que vieram me prestigiar. Obrigada pela atenção. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação conjunta dos projetos de lei do Partido da Saúde. Os Srs. Deputados que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “sim”, os contrários como “não” ou abstenção nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Participaram do processo de votação 90 Srs. Deputadas: 76 votaram “sim”, 07 votaram “não”, mais esta Presidência, registrando-se 07 abstenções, resultado que aprova os projetos do Partido da Saúde. (Palmas.)

Passaremos à apreciação dos projetos de lei do Partido dos Esportes.

Convido a Deputada Bruna Seabra para fazer a defesa do seu projeto de lei.

 

A SRA. BRUNA SEABRA - PARTIDO DOS ESPORTES - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, sabemos que é muito importante despertar o interesse dos nossos jovens e adolescentes para o esporte. É o futuro do nosso Brasil. É muito importante oferecer áreas esportivas para que possam praticar e participar das Olimpíadas de 2016. Esta é uma forma de tirar os jovens das ruas, das drogas. Devemos incentivar e investir nas competições. Em muitas cidades não existe a prática de esportes e as pessoas acabam se desinteressando pelas competições.

O esporte também ajuda a melhorar o mundo, além de nos fazer bem. Saúde, autoestima e bem-estar virão juntos.

Está na hora de abrirmos as portas para o sucesso desses jovens, tirando das cidades, grandes talentos.

Meus agradecimentos à Professora Tereza Cristina e a meus pais, que tiveram uma participação muito importante neste projeto. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Elen de Araújo para fazer a defesa do seu projeto de lei.

 

A SRA. ELEN DE ARAÚJO - PARTIDO DOS ESPORTES - Sr. Presidente, Srs. e Sras. Deputadas, inicialmente quero agradecer a meus pais, ao meu Professor Nivaldo e aos meus amigos, que tiveram grande importância neste projeto.

Meu projeto de lei dispõe sobre a abertura de centros esportivos em municípios com mais de 25 mil habitantes. Está comprovado cientificamente que o esporte traz benefício à saúde. Mas infelizmente o jovem não se sente estimulado porque faltam áreas para a prática de esportes.

Estamos próximos dos Jogos Olímpicos e muitos talentos estão escondidos nas escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo, que dependem de condições apropriadas para desenvolverem seu potencial esportivo e, quem sabe, se tornarem atletas de alto rendimento e assim representar o Brasil em 2016.

Para que isso seja possível, é necessário construir centros esportivos em todos os municípios do Estado para que nossos jovens possam se dedicar à prática esportiva, elevando sua autoestima e tirando-os das ruas, onde estão à mercê de pessoas sem escrúpulos e sujeitos a se envolverem com drogas, prostituição infantil e marginalidade.

Nossos jovens precisam desse espaço para se desenvolverem tanto no aspecto esportivo, como no social e educacional, pois o esporte e o lazer fazem com que o jovem se socialize, aprimorem a concentração e o trabalho em grupo.

Por tudo isso peço o apoio dos nobres colegas para a aprovação deste projeto que é de extrema importância para nossos jovens. Muito obrigada pela atenção de todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Gabriele Martins para fazer a defesa do projeto de sua autoria.

 

A SRA. GABRIELE MARTINS - PARTIDO DOS ESPORTES - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é uma honra apresentar este projeto que dispõe sobre a distribuição de 2% da renda arrecadada com os ingressos vendidos em estádios de futebol para a criação do Cartão Esportista Amador.

Este projeto de lei proposto pelo Partido dos Esportes foi desenvolvido levando em consideração que muitos alunos da rede pública apresentam grandes habilidades esportivas, porém não possuem condições financeiras para investirem nos treinamentos.

Com a arrecadação de apenas 2% do valor da venda dos ingressos das partidas de futebol é possível fazer a diferença na vida de futuros atletas amadores matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede pública de ensino.

Com a arrecadação dessa verba será possível investir no potencial esportivo dos estudantes como também contribuir para amenizar problemas sociais e diminuir a violência em escolas da rede pública.

Com esta pequena porcentagem da verba dos jogos em estádios de futebol será possível encontrar jovens com habilidades esportivas e com isso colaborar para uma brilhante carreira esportiva.

Com esta lei, espero contribuir para a descoberta de futuros atletas, bem como ajudar aqueles que necessitam de um maior auxílio financeiro para se destacar na carreira do esporte.

Para terminar, quero agradecer à Professora de Geografia, Rosemeire, que desde o início me incentivou. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido o Deputado João Pinheiro para fazer a defesa do seu projeto de lei.

 

O SR. JOÃO PINHEIRO - PARTIDO DOS ESPORTES - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, membros da Mesa, público presente, aqueles que nos acompanham pela TV Assembleia Legislativa e pela Internet, quero também cumprimentar o Deputado Carlos Giannazi, que fez a abertura desta sessão e em seu nome todos os deputados desta Casa. Parabenizo ainda todos os deputados pelos projetos apresentados, especialmente os meus colegas do Partido dos Esportes, que defenderam projetos muito bons e úteis a nossa sociedade.

O meu projeto dispõe sobre a criação do programa São Paulo Olimpíadas e Paralimpíadas 2016.

O projeto consiste em parcerias do Estado com os Municípios através de convênios a serem firmados para descoberta e treinamento de novos talentos junto às escolas estaduais e municipais. A maioria dos Municípios não tem condições econômicas para o desenvolvimento de ações voltadas para o esporte, pois tem uma renda pequena, que é utilizada principalmente na Saúde e Educação. Por isso esta parceria entre o Governo Estadual e Municipal.

Esse programa tem como objetivo a formação de atletas não só para as Olimpíadas de 2016 como também para os Jogos Panamericanos e Parapanamericanos de Toronto, no Canadá em 2015, Olimpíadas e Paralimpíadas da Juventude de 2014-2016 e qualquer tipo de competição.

A preparação e melhoria da base e da formação de atletas é uma forma de conseguirmos novos talentos do esporte brasileiro para continuarmos neste pico esportivo em que nos encontramos.

Sabemos que o Brasil, em especial o Estado de São Paulo, tem potencial para descobrir atletas. Só faltam recursos, investimento.

Esporte é saúde, é educação, é lazer, é cultura e inclusão social. Portanto, temos de incentivá-lo. Agradeço a todos e peço o voto favorável ao Partido. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido o Deputado Sérgio Araújo para defender o projeto de lei de sua autoria.

 

O SR. SÉRGIO ARAÚJO - PARTIDO DOS ESPORTES - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, meu projeto de lei dispõe sobre a criação de centros esportivos para aqueles que queiram praticar atividades esportivas, especialmente modalidades olímpicas.

O esporte no Brasil deve ser colocado também como uma de nossas prioridades, principalmente porque teremos vários eventos esportivos importantes, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

O Brasil não está totalmente preparado para competir em igualdade com grandes potências mundiais, como a China e os Estados Unidos, em razão de muitos fatores. Um deles é a falta de estrutura oferecida pelo Poder Público, o que acarreta a ausência de atletas em algumas modalidades olímpicas.

É necessário investir no esporte como um todo e não apenas no futebol. O Estado de São Paulo é referência para todo o país, assim um Centro de Treinamento Esportivo (CTE) seria um ótimo investimento para descobrir novos atletas e favorecer os já existentes, garantindo condições adequadas para a prática esportiva.

O esporte no Brasil poderá ser mais competitivo porque possui excelentes atletas e talentos ainda não descobertos, mas todos precisam de mais patrocínio e incentivo porque sem isso eles não conseguirão ir muito longe. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido a Deputada Taís Souza para fazer a defesa do seu projeto de lei.

 

A SRA. TAÍS SOUZA - PARTIDO DOS ESPORTES - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, o presente projeto de lei dispõe sobre a criação de centros esportivos e de lazer para atender as necessidades pontuais dos Municípios, principalmente aqueles que apresentem grande vulnerabilidade social e falta de atividade de lazer.

Percebe-se hoje que as pequenas cidades do interior são lugares onde a ociosidade faz com que crianças e jovens busquem solucionar seus problemas familiares por meio do uso de substâncias ilícitas. É muito triste vermos tal situação. Por isso, proponho a criação deste espaço para que a realidade cruel das drogas que afetam muitas famílias possa ser vencida.

A relação custo-benefício que a criação dos Centros Esportivos e de Lazer vai gerar para a sociedade e as famílias não tem preço, uma vez que deles sairão muitos jovens conscientes, ou seja, verdadeiros craques na conscientização.

No esporte saudável e bem aplicado encontramos a arma mais valiosa para combater e afugentar essa maldição do milênio. A droga é uma realidade cruel em muitas famílias e, principalmente, nas áreas mais carentes. Mas podemos combatê-la e vencê-la com o esporte, que assume importância social e política e, sem dúvida, é uma ferramenta na prevenção ao consumo de drogas.

Nos Centros Esportivos e de Lazer poderemos trabalhar a autoestima, o respeito e a responsabilidade, ajudando o indivíduo a dizer não às drogas.

Quero agradecer meus pais, que não estão presentes, mas estão torcendo muito por mim, e principalmente à minha irmã, que não mediu esforços para estar ao meu lado num momento tão especial e importante para mim. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação conjunta dos projetos de lei do Partido da Saúde. Os Srs. Deputados que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “sim”, os contrários como “não” ou abstenção nos terminais dispostos em suas mesas.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Participaram do processo de votação 92 Srs. Deputados: 75 votaram “sim”, seis “não” e este Deputado na Presidência, registrando-se 10 abstenções, resultado que aprova os projetos do Partido dos Esportes. (Palmas.).

Esta Presidência suspende a presente sessão por 60 minutos para o almoço.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 13 horas e três minutos, a sessão é reaberta às 14 horas e 18 minutos, sob a Presidência do Sr. Lucas de Oliveira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Esta Presidência declara reaberta a sessão.

Passaremos agora a apreciação dos Projetos de lei do Partido da Educação. Convido a Deputada Jovem Amanda de Souza, para defender Projeto de lei de sua autoria.

 

A SRA. AMANDA DE SOUZA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público presente, meu projeto dispõe sobre a utilização das notas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar - Saresp na admissão de alunos das escolas públicas em Universidades e Institutos Técnicos Federais. Atualmente os alunos das escolas públicas do Estado realizam o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, Saresp, no 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª Série do Ensino Médio. São avaliadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos em língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza.

Seria de suma importância que o desempenho dos alunos das escolas públicas e sua vida escolar fossem levados em conta no momento da admissão nas instituições federais de ensino. Tendo ganhado reconhecimento por suas competências, os alunos também reconhecerão as consequências de seu desempenho escolar, que agora ganham significado e continuidade para o futuro que eles escolherem.

Além de incentivar os alunos para o bom aprendizado, o projeto propõe uma nova forma de entrada no ensino superior baseada não somente em uma avaliação de algumas horas e que por vezes torna-se excludente como os vestibulares, mas uma somatória de desempenhos obtidos pelos alunos ao logo de um processo de aprendizado realizado na escola e em um espaço de tempo bem maior.

Portanto, fica claro que os alunos das escolas públicas do Estado de São Paulo, a sociedade e o Governo serão beneficiados com a lei que pretende valorizar e ampliar a vida e o desempenho escolar dos estudantes. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Andreza dos Santos para fazer a defesa do seu Projeto de lei.

 

A SRA. ANDREZA DOS SANTOS - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos. Senhor Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o meu Projeto de lei versa sobre a disponibilização de armários dentro da sala de aula para alunos matriculados em escolas estaduais com período integral ou semi-integral.

O objetivo desta proposta é zelar pela saúde física do aluno, evitando que carregue peso desnecessário e não esqueça o material didático em casa, melhorando assim seu índice de aprendizado. Como muitos, sou aluna de escola de período integral e vivencio essa rotina diariamente. Por isso, peço atenção para esse tema que, além de visar à vida escolar dos alunos, tem como prioridade evitar futuros problemas de saúde. Diante dessa argumentação, solicito aos nobres pares que aprovem essa lei. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Agradeço a Deputada Andressa Santos que, brilhantemente, apresentou o seu projeto. Agora convido o Deputado Jovem Bruno da Silva, para fazer a defesa do seu Projeto de lei.

 

O SR. BRUNO DA SILVA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, público presente, na realidade social em que se encontra o Brasil, podemos observar as mudanças comportamentais e de hábitos de crianças, adolescentes e adultos, no que diz respeito à alimentação, saúde e estética.

O IDH aponta que a qualidade de vida e a qualificação profissional do povo brasileiro aumentaram. Em decorrência desse cenário, cada vez mais consumimos enlatados, produtos industrializados muito calóricos, além de nos acomodarmos ao sedentarismo, o que vem desestruturando a saúde corporal e mental do brasileiro.

A obesidade vem se tornando uma característica permanente na população e o que é mais grave, também está presente na infância fazendo com que medidas preventivas sejam necessárias.

Mas não basta apenas orientar a população sobre obesidade, pois muitos, em busca do “corpo ideal” e medo dessa obesidade, têm se atirado nas academias, sem um acompanhamento profissional adequado, utilizando-se, por fim, de substâncias ilegais e perigosas, como anabolizantes e inibidores de apetite que podem também causar mal, tanto quanto, ou até mais que a obesidade e o sedentarismo. O Programa Peso Ideal poderá auxiliar as pessoas quanto a qual tipo de exercício e alimentação as mesmas poderão submeter-se sem que haja prejuízo da saúde, pois muitos se utilizam de paliativos que os prejudicarão ao tentarem resolver por si só seus problemas quanto ao peso.

Além disso, muitas pessoas da Sociedade a qual pertencemos, em especial pais ou responsáveis, não sabem lidar com essa situação e, frequentando esse Programa, poderão adquirir conhecimentos e desenvolver ferramentas que os auxiliarão no trato com seus filhos. Isso sem contar que nem todos da Comunidade têm acesso a essas orientações e nem há salas equipadas e gratuitas para que os menos favorecidos possam se utilizar para a prática de exercícios.

O Programa foi idealizado, então, com o objetivo de trazer mudanças nas atitudes e práticas das pessoas, para que conheçamos nossos limites, capacidades e necessidades a fim de que possamos contar com uma melhora efetiva de nossa qualidade de vida, abrangendo a todas as camadas sociais da população, levando as pessoas a se apropriarem de conhecimento necessário para que a saúde corporal e espiritual se faça presente.

Assim, solicito aos Jovens Parlamentares a apoiarem esse Projeto de lei com o seu voto e aprovação.

Agradeço a minha professora e a meus pais. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Peço agora que o Deputado Jovem Gabriel Bergamasco faça uso da tribuna desta Casa para fazer a apresentação e defesa do seu Projeto de lei.

 

O SR. GABRIEL BERGAMASCO - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Primeiramente, boa tarde a todos que estão presentes. Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, o meu Projeto de lei sugere a criação nas escolas municipais e estaduais do Estado de São Paulo do Memorial das Conquistas Escolares. Tal espaço servirá como um lugar de memória, onde se retratarão, por meio de troféus, medalhas, álbuns de fotografias e reportagens, as conquistas obtidas pelas escolas no decurso de sua história. Acho importante ressaltar que o Memorial não está limitado às conquistas de caráter esportivo, devendo abranger as vitórias dos alunos nos mais variados tipos de competições e concursos. Caberá ao Conselho de Escola, ou a outros órgãos deliberativos da escola, determinar uma dependência do prédio escolar para ser usada como Memorial das Conquistas Escolares. Cada escola poderá estabelecer parcerias com a comunidade, tanto para a configuração física do Memorial, quanto para conseguir as reportagens e fotos que servirão para compor o acervo de memórias. O Memorial das Conquistas Escolares deverá ter um horário de funcionamento, estando disponível para visitas e consultas ao seu acervo. O Grêmio Estudantil, como órgão representativo dos alunos, poderá organizar-se no sentido de atender aos visitantes e também de atualizar o material referente ao Memorial. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias. O presente projeto tem como principal objetivo a preservação de parte importante do percurso transcorrido pelos alunos e de seus feitos escolares ao longo da trajetória em que permaneceram como discentes.

O Memorial das Conquistas será, antes de tudo, um lugar para se valorizar o talento e o esforço dos alunos que, no transcorrer de suas carreiras escolares, representaram não só a si mesmos, como também a toda uma comunidade.

Diante de tudo que foi exposto, peço aos demais Parlamentares que examinem com atenção e aprovem - se acharem correto - os projetos definidos pelo Partido da Educação. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Agora quero agradecer a presença da Dayane Stevan, Deputada Jovem de 2011 e Luiz Guilherme de Miranda, Deputado Jovem de 2010. (Palmas.).

Esta Presidência convida a ocupar a tribuna o Deputado Jovem Gabriel Fornaziero, para fazer a defesa do seu projeto.

 

O SR. GABRIEL FORNAZIERO - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público presente, bom dia. Antes de iniciar a minha apresentação quero cumprimentar o Excelentíssimo Presidente do Parlamento Jovem, os membros da Mesa Diretora desta Casa e os meus colegas aqui presentes. Estou aqui para apresentar o projeto de minha autoria, que é na área da Educação.

O meu projeto institui um cartão magnético em todas as redes estaduais de ensino e será para a compra exclusiva de materiais escolares. Tendo observado o descaso que meus colegas têm manifestado em relação ao recebimento dos kits escolares que são fornecidos por nosso Governo Estadual, me levou à reflexão sobre o motivo e, sobretudo, de uma saída para solucionar o caso.

As pessoas ainda têm consigo que tudo o que se ganha não é bom. Mas eles não sabem - e os que sabem fazem questão de desdenhar - que estes kits são comprados com dinheiro público. Ou seja, não é ganho. Fui, então, a campo e pesquisei para saber qual o motivo de tamanho desagrado. Uns comentam sobre a qualidade de alguns dos materiais. Elogiaram muito os cadernos que são bonitos e de ótima qualidade. Mas deixando de lado as críticas quanto à qualidade do restante dos materiais, pois não sou perito, nem averiguei-os, apenas ouvi as reclamações, não sei se tem ou não fundamento.

Mas o que está em questão aqui é o descaso dos alunos por esses materiais escolares e não sua qualidade propriamente dita.

Assim sendo, continuei ouvindo mais colegas que se queixavam de não poderem ir até a papelaria comprar os próprios materiais, pois os mesmos lhes eram entregues sem que lhes perguntassem nada. Os alunos, com os quais conversei, relatam com brilho nos olhos como seria bom se pudessem escolher qual lápis comprar, qual caneta, que capa de caderno, e assim iam descrevendo cada material; aos poucos fui dando razão a eles, sei que o Estado tem prioridades muito maiores do que simplesmente satisfazer o consumismo de adolescentes, mas, por outro lado pensei que as papelarias da cidade também têm se queixado da queda nas vendas de materiais escolares de primeira necessidade. Então, em um momento onde se fala em inclusão, porque não inserir inclusão do poder de compra?

Este cartão traria inúmeros benefícios. Primeiro, retiraria do Estado o encargo de emitir licitações para escolher qual empresa forneceria os materiais; segundo, economizaria na logística, pois os kits têm que ser entregues todos os anos e o cartão apenas duas vezes durante a vida escolar do aluno, incluindo apenas Ensino Fundamental e Médio; terceiro, aqueceria o comércio local fazendo o capital girar e surtir benefícios positivos tais como, mais empregos. Uma vez que a empresa vende mais, ela, consequentemente, terá que comprar mais dos fornecedores que, por sua vez, produzem mais e contratam mais pessoas para produção. Portanto, mesmo que esse efeito seja por pouco tempo, ainda assim seria bom, pois começo de ano é um período muito difícil em termos de emprego, pois às vezes as pessoas perdem seus empregos e isso viria amenizar a situação dos desempregados. Além disso, essa seria uma ótima oportunidade de injetar na economia da cidade esse capital de giro e ainda criar ofertas de emprego, seja na produção ou na venda.

Voltando a falar na inclusão do poder de compra, com certeza isso também será muito positivo na vida das pessoas que fizerem o uso do cartão, pois este lhe dará oportunidade do poder de escolha, que satisfará o usuário e poderá fazer toda diferença em sua vida, em se tratando de pessoas que não têm acesso a ele.

O cartão também implicará no desenvolvimento da responsabilidade do usuário que, além de cuidar do seu cartão para que ele não se extravie, deverá, também, fazer uma compra consciente.

O usuário poderá exigir a Nota Fiscal Paulista, que reverterá em benefício para o próprio Estado que, cada vez mais, poderá investir em melhorias para os cidadãos.

Segundo minha pesquisa, esta padronização de materiais escolares com o timbre do Governo do Estado de São Paulo faz com que os alunos se sintam diferentes dos demais que compram seus próprios materiais. Utilizando esse cartão o aluno poderá comprar seu próprio material, o que extirpará essa sensação de diferença, diminuirá o desperdício, pois existem alunos tão orgulhosos que dizem que tem vergonha de usar as canetas onde está escrito Governo de São Paulo; é uma inversão de valores. Deveriam se orgulhar de estar recebendo esse benefício, pois não muito distantes de nós, há alguns anos, as crianças não frequentavam a escola por não terem condições de comprar seus materiais escolares. Mas falta muita consciência e cidadania na vida destas gerações atuais que se dão ao desfrute de não valorizar o que recebem. Mas esta questão de consciência e cidadania se adquire com o tempo. O que não podemos esperar - pois enquanto eles não têm essa consciência - é que mais e mais materiais sejam desperdiçados. Pensando no custo-benefício, o cartão será mais viável; seria até uma questão de democracia, pois abrange direitos do cidadão, direito de compra, direito de escolher e direito de ter o material a seu gosto.

Este cartão, usado com responsabilidade, só trará benefícios. Benefícios para todos: para o aluno, que ficará satisfeito, para a papelaria e consequentemente para as indústrias e toda cidade pelos empregos que serão criados, e para o Estado, que terá menos gastos, menos desperdício e ganhará pontos com os seus cidadãos, pois, agindo assim ele mostrará que os respeita e que se preocupa com eles.

E quanto a nós, temos direitos, mas também temos deveres. Dever de fiscalizar, acusar e até criticar conscientemente, mas acima de tudo o dever de buscar soluções práticas e produtivas para resolver os problemas encontrados. Não basta criticar; temos isso sim, que mostrar uma saída. Então, contra o desperdício e o descaso a solução é: o cartão Educação.

Obrigado pela atenção. Eu quero agradecer a Diretora da nossa escola, Sra. Rita, que se dedicou a vir comigo aqui, a Professora Miriam, que me ajudou a fazer o projeto, a Débora, coordenadora da escola, e a todos que me ajudaram a chegar até aqui. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Gabriela Macedo para apresentar o seu Projeto de lei.

 

A SRA. GABRIELA MACEDO - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, público presente, vou tentar ser clara e objetiva na apresentação do meu projeto. Represento o Partido da Educação. O Projeto de lei que gostaria que a Casa aprovasse é tornar obrigatória a instalação de armários individuais para alunos nas escolas públicas.

Esse projeto visa a saúde, o conforto, o bem-estar e, consequentemente, a melhor aprendizagem dos alunos.

Com armários na escola, evita-se o transporte de mochilas. Ainda temos que contar com a distância percorrida no trajeto casa-escola. Principalmente aqueles que fazem grande trajeto a pé. Vejo que hoje armários individuais evitariam um problema de saúde pública.

Existe uma importante pesquisa do Professor Reinaldo Dimas Raimundo, da Universidade Federal de Maringá, onde verificou-se indícios de problemas nos ombros e na cabeça provavelmente causados pelo mau uso de bolsas e mochilas. Outro dado relevante é que 84,6% dos alunos carregam muitos materiais, causando excesso de peso. De acordo com o projeto, cada aluno deve cuidar e organizar seus armários, e em caso de danos, obriga os responsáveis a ressarcir os cofres públicos. É importante também destacar o desenvolvimento da responsabilidade, pois teremos que organizar e cuidar do patrimônio, pois são aprendizados que levamos para a vida toda.

Nossa excelentíssima Presidente da República, Dilma Rousseff, esteve nos Estados Unidos da América para conhecer o sistema de ensino das escolas de lá, e declarou que o método de educação brasileiro passa por dificuldades, e que planeja como meta o sistema de ensino americano no nosso país, que tenha o período integral, o que vai aumentar a quantidade de materiais escolares.

Nos Estados Unidos os armários são utilizados nas escolas. O Brasil tem como meta uma educação de primeiro mundo, e para tal, necessita de uma estrutura de primeiro mundo. Eu sou jovem e acredito em um mundo melhor. A educação para homens, a cultura, para sábios.

Finalizando a minha apresentação, eu gostaria de agradecer a meus pais, meus avós e a todos que me apoiaram, e parabenizar os Excelentíssimos Deputados pelo projeto Parlamento Jovem e agradecer a oportunidade. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Gessica dos Santos, a fazer uso da tribuna para defender seu projeto.

 

A SRA. GESSICA DOS SANTOS - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos. Meu projeto dispõe sobre a implantação de aulas de Libras para alunos do ensino fundamental das escolas públicas do Estado. Esse projeto propõe que os alunos portadores de dificuldades especiais (surdos-mudos) tenham como se comunicar com os alunos que não tenham essa deficiência - isso gera a inclusão social escolar. Com isso, tais alunos não se sentirão excluídos na escola e principalmente na sociedade. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Esta Presidência convida a Deputada Jovem Helenice Santos, para fazer a defesa do seu projeto.

 

A SRA. HELENICE SANTOS - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas e todos os que estão aqui neste momento. O meu projeto defende a criação de horta nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Essa proposta é importante e servirá de incentivo aos alunos para que aprendam a fazer uma horta em casa. Tem por finalidade também ensinar o tempo certo para a colheita, tendo à disposição verduras e legumes de boa qualidade. Além disso, poderão utilizar a produção para venda, algo que auxiliará no sustento dos membros da família.

Quero agradecer primeiramente a Deus por me dar essa oportunidade de estar aqui, a minha Professora que está aqui comigo que ela fez o maior esforço, e a todos vocês. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora o Deputado Jovem Ítalo dos Anjos para defender o seu Projeto de lei.

 

O SR. ÍTALO DOS ANJOS - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde Sr. Presidente, boa tarde Srs. Deputados e Sras. Deputadas e todos aqui no local. Sou da cidade de Suzano e como vocês, é com imenso orgulho que venho representar minha escola e meu Partido e toda a rede Sesi de São Paulo por dar apoio e incentivo a iniciativas como essas que marcarão nossas vidas para sempre. Meu projeto tem o intuito de resgatar a cultura brasileira, tirar os jovens das ruas e reconstituir o espírito patriota que está perdido na juventude atualmente. O projeto defende a criação de centros culturais onde haverá aulas de instrumentos musicais típicos brasileiros, como cavaquinho, zabumba, berimbau, entre outros. As aulas ocorrerão em um período diferente ao que o aluno tenha aulas, assim eliminando o tempo ocioso do jovem. Para participar do projeto o aluno terá que ter boas notas, pois o método de classificação será o desempenho escolar. Por que instrumentos brasileiros? Porque temos que incentivar os jovens a valorizar o que é nosso, a nossa cultura. E por que a música? Porque a música é universal e grande parte dos jovens gosta. Mesmo, às vezes, escutando músicas de línguas desconhecidas para nós, nos emocionamos. A música atinge a todos.

Esses centros serão divididos em polos de cultura entre os bairros das cidades. Cada bairro terá uma escola-sede para a criação do centro cultural. Ao final do curso os alunos farão uma apresentação à comunidade das músicas desenvolvidas no curso.

Conto com o apoio de vocês para que o meu projeto e o projeto do meu Partido sejam aprovados no sistema educacional brasileiro. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido o Deputado Jovem Luiz Cassiani para defender o seu Projeto de lei.

 

O SR. LUIZ CASSIANI - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, como representante da Escola Estadual João Pedro de Godoy Moreira, localizada no Município de Pedreira, portal do circuito das águas paulista, proponho a inclusão do Projeto “Ampliando Conhecimentos” no calendário de atividades do Programa Escola da Família.

Esse projeto visa propiciar momentos de estudo em grupo e estimular os jovens a lidar com valores humanos, respeitando o espaço do outro. Assim, com apoio mútuo, todos obtêm avanços significativos em sua vida escolar. Além disso, o projeto garantirá treinamento para futuros desafios como as avaliações internas e externas, Saresp, Enem, Saeb, Prova Brasil, e preparação para o mercado de trabalho, uma vez que as empresas procuram cada vez mais pessoas capazes de trabalhar em grupo.

Conto com o apoio de todos para a aprovação desse projeto. E por fim, gostaria de agradecer a coordenadora do ensino médio da minha escola, que me incentivou. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Peço agora ao Deputado Jovem Marcel Filipini que apresente o seu Projeto de lei e o defenda.

 

O SR. MARCEL FILIPINI - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde Presidente e todos os Deputados que estão presentes aqui hoje, a espécie humana ao logo de sua história e evolução vem utilizando suas capacidades adaptativas e criativas a fim de promover transformações no ambiente e garantir a sua sobrevivência com a criação de ferramentas que facilitam seus afazeres e tarefas diárias. Toda essa evolução trouxe consigo grandes e, por vezes, irreversíveis transformações no planeta, afetando todos os seres vivos e toda a humanidade. Proponho então, que as instituições de ensino com acesso à tecnologia, salas de ambiente informática ou acessos público gratuito como o Acessa São Paulo, ou até mesmo as “lan-houses”, implantem e implementem a metodologia empregada pelo site “Calculando sua Pegada Ecológica”, considerando que o poder da tecnologia oferece a oportunidade de ensinar, pesquisar, aprender e seduzir grande parte da população, principalmente os jovens.

Esse recurso possibilita que o jovem, além de calcular sua pegada ecológica, calcule também a da sua família. Peço a aprovação desse projeto e ajuda para salvar o planeta tendo como visão o consumo sustentável.

Queria agradecer a minha mãe que me ajudou muito nesse trabalho, se não fosse por ela eu nem estaria aqui; a minha escola, funcionários, professores e alunos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Quero agora anunciar a Deputada Jovem de 2010 que acaba de chegar, Jessica Letícia da Silva da cidade de Trabiju, Emef Alfredo Nogueira. (Palmas.)

Convido agora o Deputado Jovem Marciano Vieira para fazer apresentação do seu Projeto de lei.

 

O SR. MARCIANO VIEIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos os Deputados e Deputadas que estão presentes hoje, o meu Projeto de lei tem o objetivo de promover a inserção de uma disciplina denominada Cultura Brasileira, uma vez que nós, brasileiros, quando entramos na escola aprendemos mais sobre a cultura inglesa do que a nossa própria. Ou seja, se essa lei entrar em vigor estaremos preservando a nossa cultura, manifestações artísticas, patrimônio, enfim, o nosso patrimônio cultural.

Eu quero agradecer a minha Professora Ângela que me ajudou nesse projeto, e ao coordenador Marcos. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora para fazer a apresentação do seu próprio projeto o Deputado Jovem Marcus Rocha.

 

O SR. MARCUS ROCHA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos os presentes, o Projeto de lei que criei propõe colocar nas escolas públicas, pelo menos, mais duas aulas de Educação Física com a estimativa de que, no mínimo, cada aula seja de 50 minutos. O objetivo desse projeto é proporcionar aos jovens mais tempo para se exercitarem, pois existem vários alunos que nunca praticaram esporte em suas vidas, e que preferem ficar em frente à televisão, ao vídeo game ou ao computador. Esse Projeto de lei incentivaria esse grupo a praticar esportes, e com o aumento do número de aulas, poderíamos diminuir o alto índice de obesidade entre os jovens. Alguns projetos pontuais já estão sendo desenvolvidos nas escolas públicas para combater esse problema como, por exemplo, o Projeto Agita Galera realizado atualmente nas escolas estaduais de São Paulo. Também já foi provado que a maioria dos jovens que pratica algum esporte está menos propensa a se envolver com marginalidade ou com as drogas.

O Art. 59, do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - já apoia recursos para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e juventude. No Brasil há uma defasagem do número de participantes nas Olimpíadas por falta de atletas qualificados para competir. Em países como os Estados Unidos os alunos têm um período de aulas só para a prática de esportes, o que ajuda no desenvolvimento de muitos atletas.

O Brasil em 2016 sediará as Olimpíadas, e até lá já poderíamos ter descoberto muitos talentos. Com a aprovação desse projeto poderíamos contribuir para um melhor desenvolvimento dos jovens brasileiros. Agradeço a todos que me fizeram estar aqui. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Nauani Cardoso para defender o seu Projeto de lei.

 

A SRA. NAUANI CARDOSO - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Primeiramente, boa tarde a todos, o meu Projeto de lei dispõe sobre projetos de viagens integrados ao currículo escolar. Diante da importância de uma educação de qualidade para o desenvolvimento satisfatório de um país, estado e município, é necessário que os educandos sejam motivados a serem protagonistas ativos. Como o mundo atual se dá em um contexto muito dinâmico e tecnológico, as viagens e visitas serão ótimas oportunidades de despertar nos alunos a vontade de buscar o conhecimento com o acompanhamento e orientações dos profissionais da educação que muitas vezes encontram barreiras dentro das quatro paredes da sala de aula para motivar e estimular seus alunos a estudarem.

Esse Projeto de lei traz a perspectiva para as futuras gerações de uma educação mais dinâmica, baseada na experiência e observação em loco, gerando o desenvolvimento de pesquisas que levarão os educandos a serem profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho que tanto exige versatilidade, iniciativa, criatividade e qualificação.

Eu queria agradecer a minha escola de Bastos, Tsuya, e a minha Professora que me ajudou e me incentivou a estar aqui. E a todos vocês que estão aqui presentes, obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Excelentíssima Deputada Jovem Nauany de Oliveira para fazer a defesa do seu projeto.

 

A SRA. NAUANY DE OLIVEIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde Sr. Presidente, Srs. Deputados, parabéns a vocês, jovens. O meu Projeto de lei dispõe sobre o uso das novas tecnologias como meio de aprendizagem em salas de aula. Embora o Governo Estadual já invista na área tecnológica, esse investimento conta simplesmente com a instalação de 10 computadores em uma única sala da escola. Sabemos também que muitas escolas não possuem essas salas, e aquelas que possuem são muitos alunos por computador.

Pensando nisso, o meu projeto visa a instalações de mais computadores e lousas digitais facilitando o aprendizado dos alunos, porque hoje em dia o mercado de trabalho acaba cobrando os conhecimentos básicos de informática, como Windows, Internet, entre outros. Logo penso, que se tivermos a possibilidade de termos aulas com o uso dos materiais citados, estaremos formando uma população evoluída tecnologicamente. Porque nós, jovens, somos o futuro do Brasil. Não podemos deixar a educação de lado.  Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora o Deputado Pedro Jovem Ferreira para defender o seu Projeto de lei.

 

O SR. PEDRO FERREIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde, meu Projeto de lei foi pensando na resposta para o questionamento: como lidar com a escola de fora dos muros que está inserida na escola de dentro dos muros? O presente projeto propõe a contratação de assistentes sociais para as escolas públicas do Estado de São Paulo.

Dentro da perspectiva de ver a escola como instituição educativa e a aprendizagem enquanto possibilidade emancipadora para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias que vivem e enfrentam problemas externos de ameaças e riscos que refletem diretamente nas relações intraescolares e comprometem o sucesso da aprendizagem, o trabalho do Assistente Social representa um mecanismo capaz de promover melhorias e dar autonomia para todos, enquanto sujeitos cidadãos. Os alunos e suas famílias são diferentes na origem social, na renda familiar, na expectativa de futuro, na escolaridade dos pais, nos valores éticos, na maneira de se relacionarem com o mundo a sua volta, o que obriga a escola e a educação aprimorar os modos e dinâmicas de comunicação para que ela seja eficaz. O profissional da Assistência Social será fundamental na promoção do diálogo das diversidades. A ausência de princípios que orientem a convivência pacífica e a dificuldade para resolver conflitos para além dos muros da escola são alguns dos principais problemas do ambiente escolar.

Nesse sentido, o Assistente Social por meio de estratégias planejadas a partir do contexto escolar, promoveria a intervenção para outros contextos sociais como a família e a comunidade. Favorecendo as relações sociais para formas de cooperação, confiança e solidariedade promoveriam a construção de objetivos de vida e a confiança no próprio desenvolvimento, elementos essenciais à realização pessoal e à prática da cidadania como participantes da escola e da comunidade. Por esses motivos se justifica esse Projeto de lei no qual peço o apoio favorável dos Srs. e Sras. Deputadas. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Excelentíssima Deputada Jovem Sabrina Gouvêa para defender o seu Projeto de lei.

 

A SRA. SABRINA GOUVÊA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde a todos, acredito que esse Projeto de lei despertará nos jovens o gosto pela leitura, pois essa é a porta para a descoberta de novos conhecimentos. O mundo atual oferece várias formas de entretenimento, como internet e vídeo game fazendo, assim, diminuir o interesse dos jovens pela leitura. Por isso criei esse Projeto de lei com intenção de valorizar a leitura, pois ler não é só associar um conjunto de letras e palavras, mas sim associar um conjunto de emoções e sentimentos. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora o Deputado Jovem Samuel Pereira para fazer a defesa e a apresentação do seu Projeto de lei.

 

O SR. SAMUEL PEREIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde Sr. Presidente e demais Deputados, meu Projeto de lei dispõe sobre a instituição de serviço público obrigatório aos funcionários públicos e privados, mães e pais, para participarem de reuniões escolares de seus filhos.

É do conhecimento de todos que, atualmente, o Estado de São Paulo assegura o acesso à escola de ensino fundamental e médio a todas as crianças, adolescentes e jovens. Garantido o acesso, o que se busca é a qualidade da educação que é oferecida. Todavia, conforme apontam os resultados do Idesp, pouco se tem avançado. As pesquisas educacionais indicam que a participação dos pais na vida escolar dos filhos constitui-se em um dos elementos básicos para que estes possam atingir resultados melhores, bem como amenizar atos de indisciplina que tanto prejudicam o cotidiano escolar.

Ao divulgar o resultado do Ideb, os pesquisadores concluíram que, ao longo do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio, os resultados aferidos declinam. Isso significa que os estudantes estão perdendo sua capacidade de aprender? Creio que não. A meu ver, isso ocorre porque os pais vão, pouco a pouco, deixando de participar mais efetivamente da vida escolar de seus filhos e, em muitos casos, não o fazem em função da necessidade, pois eles têm de trabalhar ou pelo receio de perderem o emprego. Assim, minha propositura se justifica, pois esta garante maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos.

São Paulo deve ser a vanguarda nesta busca incessante por uma educação de qualidade. Portanto, conclamo os colegas parlamentares a votar favoravelmente à aprovação deste Projeto de lei, dada a sua relevância para todo o povo paulista. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a excepcional Deputada Jovem Suzieli Barbosa para defender o seu Projeto de lei.

 

A SRA. SUZIELI BARBOSA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde Sr. Presidente e Deputados, meu projeto dispõe sobre a extensão do programa Acessa Escola aos finais de semana em toda a rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Quando iniciei a pesquisa para elaborar o meu projeto, pensei em dar oportunidade a todos, alunos, professores e servidores da escola pública. Esse projeto é muito importante dentro de uma comunidade escolar carente, principalmente quando a maioria dos alunos não tem acesso a essa ferramenta primordial que é o computador interligado às redes sociais. Os alunos ficam mais interessados, pesquisam mais, ficam mais aplicados, pois a internet já faz parte do seu mundo. Muitos, infelizmente, só têm acesso na escola.

Esse projeto será uma sementinha plantada em um programa vitorioso que será de grande valia, pois será mais um espaço de aprendizado, de convivência social, de inclusão digital, atendendo a todos sem nenhuma distinção, fortalecendo ainda mais o elo entre a escola e a comunidade escolar como um todo.

Agradeço primeiramente a Deus, a minha família que tem me apoiado, a toda a equipe escolar, direção, coordenação, aos meus mestres e principalmente ao meu Professor Alessandro que me auxiliou a todo o momento para que eu estivesse aqui. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Thais de Oliveira para fazer o pronunciamento, apresentar e defender o seu projeto. Também peço a Deputada Jovem Victoria de Lima que se coloque ao lado da tribuna.

 

A SRA. THAIS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa Tarde Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas o presente Projeto de lei tem como objetivo criar um grupo multidisciplinar composto por Psicólogo e Assistente Social para integrar o quadro de profissionais da Educação, criando um grupo interdisciplinar dentro das diretorias de Ensino do Estado de São Paulo.

Este projeto surgiu de discussões realizadas nas aulas de História quando, estudando o tema cidadania, os alunos expuseram dificuldades encontradas nas escolas públicas, como o ‘bullying’, a violência e o vandalismo, e tem como objetivo encontrar possíveis soluções.

Assim, pontuamos a importância de ter nas instituições de ensino públicas, ou na própria diretoria de ensino, profissionais como Psicólogos e Assistentes Sociais que, em parceria com as equipes de professores e gestores das escolas, oferecessem um atendimento integral e gratuito aos alunos que fossem encaminhados pelas escolas por necessitarem desse tipo de atendimento.

Sabemos das dificuldades emocionais e sociais que muitas crianças vivem e sendo a escola um lugar seguro e de paz, professores, coordenadores, gestores e funcionários das escolas muitas vezes acabam fazendo às vezes desses profissionais.

Por isso, conclamo aos nobres Deputados do Parlamento Jovem para votarem neste Projeto de lei que sendo aprovado permitirá a esses profissionais atuarem de maneira eficaz nas escolas dando assim melhores condições de aprendizado aos alunos. Muito obrigado. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Agora eu convido a Deputada Jovem Victoria de Lima para defender o seu Projeto de lei.

 

A SRA. VICTORIA DE LIMA - PARTIDO DA EDUCAÇÃO - Boa tarde Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, o meu Projeto de lei trata da sustentabilidade, assunto que hoje está em alta falar e que trata da preservação do meio ambiente, inclusive florestas, lagos e mares.

Apesar dos esforços, ainda vemos muitos rios poluídos e grande devastação na Amazônia, nosso maior e certamente o último patrimônio de biodiversidade. Apesar de tudo isso, nós somos o futuro do Brasil, pois de nós os jovens depende a transformação da Nação.

Este projeto tem como objetivo maior preparar a nação para um futuro sustentável observando o aumento da obesidade infantil e de casos cada vez mais frequentes de doenças decorrentes de hábitos alimentares inadequados.

Também quero falar sobre a Aquaponia, um sistema de produção de peixes que é integrado ao de vegetais de forma que haja benefícios para ambos, tendo como princípio de que os peixes criados com ração geram dejetos que são aproveitados pelas plantas cultivadas sem solo. O substrato das plantas funciona como filtro biológico transformando a matéria orgânica em sais que são absorvidos pelos vegetais e a água retorna ao viveiro de peixes com qualidade para o seu reuso. A qualidade dos peixes é melhor, visto que os nutrientes utilizados para a plantação são orgânicos.

Diante do exposto, solicito aos nobres parlamentares a aprovação deste Projeto de lei que está preocupado na sustentabilidade do planeta e na saúde das próximas gerações. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação conjunta dos Projetos de lei do Partido da Educação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados Jovens deverão votar “sim”, “não” ou registrar “abstenções” nos terminais dispostos em suas mesas.

Se algum Deputado Jovem não conseguiu registrar seu voto no terminal de votação, que o faça nos microfones de aparte. Algum Deputado Jovem gostaria de alterar o seu voto?

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Participaram do processo de votação 90 Deputados, tendo 76 votado “sim”, seis “não”, mais esta Presidência, sendo registradas sete abstenções, resultado que aprova os Projetos de Lei do Partido da Educação. (Palmas.)

Passaremos então a apreciação do Projeto de lei do Partido do Emprego. Convido o Deputado Jovem Rafael Costa, do Partido do Emprego, para defender projeto de sua autoria na tribuna.

 

O SR. RAFAEL COSTA - PARTIDO DO EMPREGO - Boa tarde Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas. Quero agradecer a Deus, aos meus familiares e ao Vereador Edivaldo, da minha cidade, que me apoiou neste projeto para criação da Sala do Empreendedor Municipal.

Após uma análise, verificamos que hoje há uma necessidade de sobrevivência existencial dos comércios de pequeno porte e da própria vivência da realidade trabalhista. Ao ingressar em uma atividade comercial desde o inicio somos diariamente avaliados a partir dos conhecimentos que são ministrados durante todo o percurso.

Consideramos uma iniciativa de destaque na cidade “A Sala do Empreendedor” que será um espaço destinado exclusivamente aos empreendedores e futuros empresários interessados em melhorar seu negócio ou abrir uma empresa.

A Sala do Empreendedor é uma das iniciativas que demonstram a aplicação, na prática, da Lei Geral das MPEs, gerando um ambiente local mais favorável ao surgimento de novos negócios, gerando assim empregos com mão de obra especializada.

Com funcionamento será de segunda a sexta-feira, a Sala será o espaço onde o empreendedor encontrará informações e processos centralizados sobre abertura de empresas, crédito, alvará, empreendedorismo e sobre o Empreendedor Individual (EI) - profissionais que atuam por conta própria e faturam até R$ 60 mil por ano.

O município conta, também, com a figura do Agente de Desenvolvimento Local, profissional que auxilia no processo de implementação da Lei Geral através da articulação de políticas públicas para micro e pequenas empresas.

Ao sentir e analisar essas dificuldades, optei por elaborar este projeto na esperança de mudar essa realidade e ao mesmo tempo beneficiar os jovens com uma melhor qualidade de vida e torná-lo um destaque no meio tão competitivo como é o mercado de trabalho. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação do Projeto de lei do Partido do Emprego. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados Jovens deverão votar “sim”, “não” ou registrar “abstenções” nos terminais dispostos em suas mesas.

Se algum Deputado Jovem não conseguiu registrar seu voto no terminal de votação, que o faça nos microfones de aparte. Algum Deputado jovem gostaria de alterar o seu voto?

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Participaram do processo de votação 87 Deputados, tendo 70 votado “sim”, 12 “não”, mais esta Presidência, sendo registradas quatro abstenções, resultado que aprova os Projetos de lei do Partido do Emprego. (Palmas.)

Apresentam-se agora os Deputados do Partido da Habitação. Solicito ao Deputado Jovem Douglas Lima, do Partido da Habitação, para defender projeto de sua autoria. E também Thais Nascimento que se coloque ao lado da tribuna.

 

O SR. DOUGLAS LIMA - PARTIDO DA HABITAÇÃO - Boa tarde Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas. Meu Projeto de lei incide em colocar placas fotovoltaicas, receptoras de sol em casas municipais com o efeito, tanto natural para preservação ambiental quanto para economia de energia que com um custo menor, pesará menos no bolso do consumidor paulista e ajudará no meio ambiente.

Este Projeto de lei foi inspirado em alguns comentários, pois hoje em dia escutamos muito falar de energia sustentável e assim trazer para o Estado de São Paulo o status de Estado sustentável.

Eu quero agradecer a minha mãe e a minha madrinha que estão aqui na platéia, a minha Professora Rita de Cássia e ao Diretor que me ajudou a chegar até aqui. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Esta Presidência registra a presença de Matheus Henrique Alvarenga da Mota, ex-Deputado Jovem do ano de 2008, da Cidade de Mogi das Cruzes, aluno da E. E. Professor Paulo Ferrari Massaro. (Palmas.)

Convido a nobre Deputada Jovem Thais Nascimento para defender projeto de sua autoria.

 

A SRA. THAIS NASCIMENTO - PARTIDO DA HABITAÇÃO - Boa tarde Sr. Presidente e Srs. Deputados. Assim como muitos, sou deficiente física e sinto a necessidade de que esta Lei seja cumprida efetivamente, pois como cidadã tenho o direito de ir e vir garantido na Constituição.

Segundo estatísticas, a cidade de São Paulo é a capital com o maior número de deficientes físicos que utilizam cadeira de rodas para se locomover, mas infelizmente o estado não está preparado para fornecer esta condição de bem estar aos cidadãos com necessidades físicas especiais.

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, trouxe diversos avanços no âmbito do Direito e a Constituição Cidadã, como é conhecida, fortaleceu também o Estado como um espaço de autonomia individual inserindo a sociedade no campo de políticas sociais. Assim o Ministério Público conquistou maior confiança da população que antes estava totalmente descrente com as instituições públicas.

Os direitos de cidadania, principalmente os direitos sociais, refletem conquistas da humanidade, mas a falta de infraestrutura, até nas escolas, dificulta a acessibilidade, por exemplo, em minha escola a rampa é tão inclinada que dependo de colegas para chegar ao pátio e ao banheiro, além do corredor possui degraus.

Num período que se fala tanto em inclusão é necessário analisar de que forma está acontecendo esta inserção e qual é o papel do Estado em fazer valer as nossas leis, apesar da dificuldade que o direito social encontra no mundo globalizado.

A Educação é um direito social de todos e dever do Estado e deve atingir a todos uniformemente. Portanto, compreender as suas diversidades, para que a individualidade seja respeitada e assim possa acontecer a verdadeira inclusão escolar. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Esta Presidência registra a presença do nobre Deputado Olímpio Gomes, do PDT.

Vamos proceder à votação conjunta dos Projetos de lei do Partido da Habitação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados Jovens deverão votar “sim”, “não” ou registrar “abstenções” nos terminais dispostos em suas mesas.

Se algum Deputado Jovem não conseguiu registrar seu voto no terminal de votação, que o faça nos microfones de aparte.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Sras. Deputadas, Srs. Deputados participaram do processo de votação 87 Deputados, tendo 85 votado “sim”, mais esta Presidência, sendo registrada uma abstenção, resultado que aprova os Projetos de Lei do Partido da Habitação. (Palmas.).

Apreciamos agora as apresentações do Partido da Juventude. Convido o Deputado Jovem Marcelo de Lima, do Partido da Juventude, para defender projeto de sua autoria. E peço ao Deputado Jovem Nicholas dos Santos que se coloque ao lado da tribuna.

 

O SR. MARCELO DE LIMA - PARTIDO DA JUVENTUDE -Primeiramente boa tarde Sr. Presidente, para os Srs. que estão na Mesa e para os Srs. Deputados e Sras. Deputadas aqui presentes, na Assembleia Legislativa.

Antes de falar a minha justificativa, eu gostaria de falar porque eu estou fazendo isso: é porque eu não gosto de sair quando, pois como ainda não trabalho não tenho uma renda, mas mesmo assim tenho que pagar inteira nos hotéis e locais de lazer. Isso é errado. Eu não trabalho! Portanto, estou aqui para contrariar isso.

Ainda considerando o Artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente, onde se estabelece direitos e deveres a esta faixa etária, observa-se que nos locais de lazer e cultura só se garante os descontos de 50% para as crianças.

Sendo o adolescente dependente financeiro dos pais ou tutores e por não estar completamente inserido no mercado de trabalho, não possuir renda própria, faz jus aos mesmos direitos constantes dos Artigos 16 e 75 do mencionado Estatuto.

Apresento a necessidade de garantir o direito ao adolescente como um ser em desenvolvimento, já que não é um adulto, de ter observado os direitos que lhe competem à idade. Peço o voto favorável dos demais Parlamentares à proposta. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Concedo agora a palavra ao Excelentíssimo Deputado Jovem Nicholas dos Santos para defender Projeto de lei de sua autoria.

 

O SR. NICHOLAS DOS SANTOS - PARTIDO DA JUVENTUDE - Senhor Presidente, nobres Deputados e Deputadas, funcionários dessa Casa de Leis, autoridades e público presente, boa tarde. Gostaria de chamar a atenção dos nobres pares para a importância da Secretaria Estadual da Juventude.

O intuito não é criar uma Secretaria para servir de cabide de empregos, muito menos barganhas de acordos políticos. Conforme todos puderam analisar, o referido projeto busca dar representatividade aos jovens, constituindo propostas e instrumentos de ação política, rejeitando os estereótipos em geral relacionados ao tema. Elaborar um espaço de autonomia para a realização do debate que tenha a finalidade de impulsionar a organização consciente à juventude. Retirar a juventude do papel de objeto passivo, tratando-a como sujeito social capaz de criar, construir, formular, proporcionar condições para o início do processo de formação política dos jovens. Peço o apoio de todas as bancadas para aprovação desse Projeto de lei, para que a sociedade paulista passe a ter uma juventude politicamente correta. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação conjunta dos Projetos de lei do Partido da Juventude. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados deverão votar “sim”, “não” ou registrar “abstenções” nos terminais dispostos em suas mesas.

Se algum Deputado Jovem não conseguiu registrar seu voto no terminal de votação, que o faça nos microfones de aparte.

Algum Deputado Jovem gostaria de alterar o seu voto?

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Participaram do processo de votação 88 Deputados, tendo 69 votado “sim”, oito “não”, mais este deputado na Presidência, sendo registradas 10 abstenções, resultado que aprova os Projetos de Lei do Partido da Juventude. (Palmas.).

Apreciaremos agora os Projetos de Lei do Partido da Natureza.

Peço ao Deputado Jovem Antonio Marcos Costa, do Partido da Natureza, para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. ANTONIO MARCOS COSTA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos da Mesa e a todos os Deputados presentes. Esse Projeto de lei prevê a instalação de aquecedores solares em unidades comerciais e industriais do Estado de São Paulo. Foi elaborado levando-se em consideração alguns pontos de suma importância para a convivência em sociedade. O progresso impõe o seu ritmo e estabelece padrões de desenvolvimento muitas vezes incompatíveis para os paradigmas do século XXI. Nesse sentido surgem novos modelos que possam responder aos apelos ambientais globais e ao mesmo tempo resgatar atitudes e valores que possam ir ao encontro de uma sociedade sustentável. Assim sendo, são pontos a considerar, os índices injustificáveis com relação ao consumo intenso de energia elétrica, degradação sócio ambiental global, ausência de educação sócio ambiental, atual modelo de projeto urbano e ambiental que caminha na contramão da sustentabilidade. Por meio da implantação do projeto supramencionado pretende-se criar condições e meios para que os Municípios do Estado de São Paulo adquiram e incorporem uma matriz de desenvolvimento sócio ambiental diferenciada, tornando possível e palpável o status de cidades sustentáveis.

É fato que caminhamos rumo a um patamar de desenvolvimento jamais visto na humanidade, e, no entanto, há de se conscientizar que o progresso deve ser, estar, e caminhar junto aos padrões de desenvolvimento que se mostra indigno ao planeta. Entender o progresso em todas as suas formas e nuances é dever do cidadão. Nesse sentido, a adição de aquecedores solares em unidades comerciais e industriais do Estado de São Paulo se faz tendo em vista educar a sociedade, propiciar economia de recursos energéticos, apontar para matriz energética sustentável e passível de utilização em larga escala, favorecer a conquista de um padrão de vida equilibrado e compatível para o atual desenvolvimento sócio ambiental global.

É certo que mudanças espaciais são possíveis. Mas para que haja mudança espacial é necessário antes que haja uma mudança postural. Como lembra Paulo Freire, educação não muda o mundo, ela muda as pessoas e essas sim mudam o mundo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Pedro Bueno Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO BUENO JR. - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Convido a Deputada Jovem Bianca de Oliveira para defender o projeto de sua autoria.

 

A SRA. BIANCA DE OLIVEIRA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde Senhores e Senhoras. Como todos sabem, a sustentabilidade tem se atualizado no mundo. Estamos vivendo uma época em que as pessoas não estão mais sensíveis ao que ocorre com o outro. Todos querem falar, mas poucos ouvem ou querem ouvir. Diante do exposto, estaremos desenvolvendo nos alunos um espírito de solidariedade, respeito e amor ao próximo.

Dessa forma, além do ato solidário, irão aprender a dar destino adequado aos materiais descartados de forma a enriquecer o conhecimento, além de mostrar que o lixo precisa ser transformado, gerando a conscientização de que os recursos naturais devem ser preservados para garantir a qualidade de vida em nosso planeta.

Venho manifestar profundo agradecimento pela oportunidade de participar do Parlamento Jovem como Deputado defendendo o Partido da Natureza.

Agradeço a Dona Rita de Fátima, diretora da Escola Estadual Professora Terezinha Sartori, a equipe gestora pelas orientações e oportunidades que ofereceram a nós, alunos, assim proporcionando crescimento enquanto cidadão.

Parabéns a toda a equipe gestora do Parlamento Jovem por oferecer esse evento espetacular. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - PEDRO BUENO JR. - PARTIDO DOS DIREITOS HUMANOS - Convido o Deputado Jovem Caio da Silva para defender o projeto de sua autoria.

 

O SR. CAIO DA SILVA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos. Com a implantação das placas fotovoltaicas nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo, será amenizada a utilização da energia hidrelétrica, poupando o recurso energético, essencial para o desenvolvimento da sociedade atual, pois utiliza fonte inesgotável de energia e seus equipamentos são de baixa manutenção.

Este projeto será de grande valia, pois gerará energia elétrica limpa por meio das placas e emprego, estimulando os alunos e a comunidade a pensar em um futuro sustentável. Com a geração própria de energia em cada escola, espera-se gerar uma economia muito grande em quilowatts/hora e reduzir o desperdício de energia nas escolas e induzir a comunidade a fazer parte deste projeto, colaborando com o planeta Terra. Essa iniciativa vai ajudar a minimizar os impactos ambientais criados com a construção de novas usinas hidrelétricas. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Lucas de Oliveira.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora o Deputado Jovem Eduardo de Souza para fazer a defesa do seu projeto.

 

O SR. EDUARDO DE SOUZA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde Sras. e Srs. Deputados. Meu nome é Eduardo. Eu represento a Escola Eugenia Ferrarezi Nunes, moro no Município de Cabreúva, interior de São Paulo.

Atualmente, mais de 500 mil pessoas trabalham na coleta de resíduos sólidos nas grandes cidades brasileiras. Apesar de aparentemente esse número parecer grande, poucas ações públicas e efetivamente eficazes são realizadas em nosso país para manutenção de atitudes e hábitos que venham a melhorar o processo de redução e aproveitamento dos resíduos sólidos que podem gerar desde benefício social, econômico, e logicamente em decorrência desses, benefícios ambientais, tendo em vista o grande potencial de riqueza do lixo do nosso país. Sem contar que o Governo tem como responsabilidade criar e estimular programas para reduzir a produção de resíduos ao mínimo. O meu Projeto de lei, de número 59/2012, do Partido da Natureza, tem por finalidade tratar do lixo seletivo e sua reciclagem para a preservação dos nossos tesouros naturais, vida útil dos aterros, gerando com isso benefícios tanto para as cooperativas como para os cidadãos.

Dessa forma, com a aprovação dessa lei, os participantes dessa ação serão beneficiados com sua atuação na redução da taxa do seu IPTU, deixando clara a responsabilidade das cooperativas, principais agentes desse projeto, em recolher, armazenar, transportar e dar as devidas finalidades ao resíduo como seu beneficiamento, sua reutilização, reciclagem, ou seja, retornando para a cadeia produtiva e consumidora da melhor maneira possível, gerando rendas e mais empregos. Objetivo específico, com a implantação do mesmo e no decorrer de sua implementação, espera-se que o cidadão se conscientize que a coleta seletiva e reciclagem deve ser espontânea e responsável, não se tornando uma exigência legal para a sua aplicação, pois lixeiras coloridas não servem somente para decorar vias públicas, mas sim servem para serem utilizadas de forma adequada e consciente, minimizando assim resíduos sólidos produzidos pela própria sociedade.

Por fim, quero agradecer primeiramente a Deus, a direção e a coordenação e a Professora que muito colaborou para a minha presença aqui hoje, e aos meus familiares. Assim agradeço também a todos pela atenção. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Com a palavra agora o Deputado Jovem Fernando da Silva para fazer a defesa e apresentação do seu projeto.

 

O SR. FERNANDO DA SILVA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde Sr. Presidente, boa tarde todos os Deputados e Deputadas, e todos os presentes na 14ª edição do Parlamento Jovem.

O meu Projeto de lei fala sobre a fabricação dos kits escolares com materiais recicláveis. Não é de hoje que a gente sabe que a escola é o local que a gente mais descarta papel. Muitas vezes, papel em branco. Só que é meio inconsciente do dano que isso vai causar na natureza. Um exemplo também de descarte de muita folha, é o currículo oficial do Estado de São Paulo, mais conhecido como caderninho do aluno. Cada aluno desperdiça 28 caderninhos desse por ano. Se for avaliar no Estado inteiro é muito papel jogado fora, sendo que a maioria dos alunos não utilizam todo esse caderninho.

O meu Projeto de lei pede que o currículo oficial do Estado de São Paulo, tanto o caderno que vem no kit quanto os que foram doados pelo Governo, já venham em papel reciclado e em papel biodegradável.

Eu quero agradecer aos meus Professores que me auxiliaram, em especial a Professora Priscila, de História e o Professor Cláudio, de Biologia.

Quero agradecer também aos meus amigos Parlamentares: o Athos, o Gabriel e a Gabriele, que me ajudaram a escrever a justificativa desse projeto. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora o Deputado Jovem Gabriel da Silva para a defesa e apresentação do seu projeto.

 

O SR. GABRIEL DA SILVA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos os estudantes, que hoje são Deputados e Deputadas Jovens do Estado de São Paulo.

Primeiramente queria parabenizar cada um de nós por esse mérito de sermos Parlamentares hoje, que claro não é só nosso, é também de nossos professores, pais e familiares. Pois foram aqueles que nos deram educação e nos impulsionaram para que estivéssemos aqui hoje. O meu Projeto de lei é sobre o Partido da Natureza e ‘dispõe sobre a criação de depósitos de objetos servíveis e descartados para doação e reutilização’.

Vivemos numa sociedade capitalista onde as oportunidades são muitas, porém desiguais e o consumo excessivo tornou-se uma realidade cada vez mais presente em nosso cotidiano. Se por um lado existem pessoas que tiveram acesso a boas oportunidades e mantêm um estilo de vida razoável, por outro, presenciamos pessoas privadas das mesmas oportunidades e, consequentemente, sem os elementos básicos para sua sobrevivência.

A atual sociedade de consumo leva à necessidade de constante substituição do novo pelo moderno, levando ao descarte de produtos em bom estado de conservação e funcionamento. Assim, muitos produtos que poderiam ainda ser utilizados por pessoas com menor poder de compra, acabam nos lixões, aumentando o volume de lixo e privando muitas pessoas de possuí-los.

O presente Projeto de lei, ora submetido à apreciação dos nobres pares desta Casa de Leis, tem por objetivo criar um espaço de armazenamento dos objetos descartados e doados para que, posteriormente, possam ser repassados para pessoas interessadas em reutilizá-los.

Aí vem a pergunta: para que serviria essa lei? Em primeiro lugar diminuiríamos visivelmente o lixo no Estado, pois grande parte do lixo é composto por objetos que ainda podem ser usados. Seria bom tanto para o doador, que encontraria uma maneira fácil de doar objetos, quanto ao receptor, que usufruiria do material sem ter gasto algum. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Gabriela da Silva para efetuar a apresentação e defesa do seu Projeto de lei.

 

A SRA. GABRIELA DA SILVA - PARTIDO DA NATUREZA - Primeiramente, boa tarde a todos. Meus cumprimentos ao Sr. Presidente, Deputados da Mesa e a todos os Deputados e Deputadas aqui presentes.

Esse Projeto de lei tem como objetivo principal solucionar um dos maiores e mais comuns problemas ecológicos que vivenciamos na atualidade. O despejo de resíduos de óleo de cozinha nos esgotos domésticos. O óleo de cozinha é um dos grandes responsáveis pela poluição dos rios e do lençol freático. Apenas um litro contamina um milhão de litros de água. Estimativas indicam que apenas 4% do óleo usado no mundo é tratado. A alternativa mais utilizada é a fabricação de sabão, que pode até mesmo ser feito de forma doméstica, porém ela não soluciona o problema ou até piora, uma vez que a gordura continua no sabão, só que acrescida de soda cáustica, que, quando entra em contato com as águas dos rios, polui ainda mais, criando um prejuízo ainda maior à população e ao meio ambiente. A implantação deste Projeto de lei aumentará a consciência ecológica das nossas crianças e dos jovens, pois serão eles os multiplicadores do amanhã.

Acredito na importância deste projeto e acredito principalmente que se cada um de nós fizer a sua parte, o resultado será grandioso e servirá de exemplo para as gerações futuras. Por este motivo, peço que os nobres Deputados aqui presentes abracem esta causa junto comigo, pois o futuro depende de cada um de nós. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Ingrid Gonçalves para fazer a apresentação e defesa do seu projeto.

 

A SRA. INGRID GONÇALVES - PARTIDO DA NATUREZA - Excelentíssimos Srs. Deputados, esse Projeto de lei dispõe sobre a utilização de massa asfáltica com maior absorção das águas pluviais em vias públicas e da implantação e manutenção de áreas verdes em Conjuntos Habitacionais.

A finalidade desta lei visa atender a qualidade de vida dos moradores dos conjuntos habitacionais, mantendo uma considerável área verde por construção. Além disso, ela preocupa-se com a diminuição do impacto ambiental, no que se refere às águas pluviais. Desta forma, haverá diminuição das águas pluviais lançadas diretamente para os rios e córregos das cidades, que atualmente não conseguem conter as enchentes, principalmente nos grandes centros urbanos. Muito obrigada a todos. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Jackeliny Longo para efetuar a apresentação e defesa do seu Projeto de lei.

 

A SRA. JACKELINY LONGO - PARTIDO DA NATUREZA - Quero cumprimentar o Presidente da Mesa, seus auxiliares e demais autoridades presentes. O meu Projeto de lei foi elaborado no contexto do Partido da Natureza e dispõe sobre a construção de ciclovias em avenidas ou vias expressas nas pequenas, médias e grandes cidades do Estado de São Paulo.

Esse projeto prevê parceria entre o departamento de trânsito de cada Município com as escolas públicas ou privadas para que promovam campanhas de conscientização sobre a importância do uso de ciclovias e bicicletas para diminuir a emissão de gases poluentes e diminuir o fluxo de veículos que na maioria das vezes causam congestionamentos na maioria das grandes cidades. Moro em uma cidade de pequeno porte, porém, sei o quanto significa reduzir os custos no trânsito muitas vezes caótico nas cidades. Além de ser extremamente mais saudável a prática de exercício físico. Sabemos que o uso das ciclovias proporcionará tudo isso.

As ciclovias destinadas ao uso restrito à circulação de bicicletas serão um espaço utilizado por pessoas que optam por esse meio de transporte diariamente ou nos finais de semana. Além de viabilizar o tráfego de veículos no trânsito, ao proporcionar uma rotina diária para seus usuários, contribuirão também para reduzir o CO2 eliminado diariamente pelos escapamentos dos veículos. O uso de bicicletas passará a ser um transporte alternativo, limpo e fisicamente mais saudável.

Quero agradecer também a minha Professora de Geografia Isildinha que auxiliou na elaboração do meu Projeto de lei e toda a equipe gestora da minha escola.

Agradeço também ao Prefeito João Gonçalves de Sarro que se empenhou muito para a minha participação no Parlamento Jovem. E à Primeira Dama que pessoalmente veio me acompanhar nesse evento. Obrigada.

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora para efetuar a apresentação e defesa do seu Projeto de lei o Deputado Jovem Jefferson de Sousa.

 

O SR. JEFFERSON DE SOUSA - PARTIDO DA NATUREZA - Digníssimos membros da Mesa, nobres pares, senhores e senhoras, boa tarde a todos. É hoje um fato comprovado que o volume de água doce e limpa no planeta está diminuindo, inclusive no Brasil, já que o consumo exagerado das reservas naturais está sendo maior do que a capacidade de oferta da natureza, e a poluição produzida pelo homem está contaminando e restringindo cada vez mais essas reservas.

Nosso avanço tecnológico e os novos conhecimentos que fomos capazes de construir podem, se aliados a mudanças simples, garantir o atendimento de nossas necessidades sem comprometer os recursos naturais e o meio ambiente.

O presente projeto propõe a reutilização das águas residuais servidas, as chamadas águas-cinza, de forma a garantir o uso racional e eficiente desse recurso, além de propiciar o controle de perdas e desperdícios. O reuso reduz a demanda que repercute nos mananciais devido à substituição da água potável por uma de qualidade inferior em situações onde a potabilidade não é necessária.

Nesse sistema, os efluentes derivados dos chuveiros, lavatórios de banheiros, banheiras, tanques e máquinas de lavar roupas seriam captados, filtrados por processo normatizado pela ABNT e armazenado em reservatórios específicos para utilização em fins não potáveis, como nas descargas sanitárias e lavagem de pisos. Tal processo garante em poucos meses o retorno do investimento realizado. A ideia é usar esse sistema nas novas edificações do Estado de forma a alcançar dois objetivos: promover a economia no consumo predial de água potável e favorecer uma utilização mais racional da água disponível. Esse método é uma solução eco eficiente de diminuir custos e desperdício.

Hoje São Paulo não possui uma legislação de reutilização de recursos hídricos. A falta de legislação pertinente ao tema mostra a urgência do projeto em questão exposto. Motivo pelo qual solicito apoio dos nobres pares para a sua aprovação. Obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Concedo agora a palavra à Deputada Jovem Jennifer Maia para que faça a apresentação e defesa do seu Projeto de lei.

 

A SRA. JENNIFER MAIA - PARTIDO DA NATUREZA - Primeiramente, boa tarde Sras. e Srs. Deputados. Vou tentar ser clara e objetiva a todos vocês.

Estou aqui com o Projeto de lei de minha autoria que dispõe sobre a implantação de reservatórios em todas as escolas públicas estaduais.

Os reservatórios serão utilizados para as águas provenientes das chuvas nas nossas Escolas Estaduais do nosso Estado. E com a ajuda da encanação essa água chegará as nossas escolas e serão utilizadas em benefícios próprios. Se vocês imaginarem o quanto podemos utilizar das águas das chuvas, nós teríamos um novo Estado. Uma nova preservação. E se lutarmos por essa lei teremos novas escolas também. Esse Projeto de lei vai contribuir e proporcionar uma escola cada vez mais sustentável.

Eu quero agradecer a presença de todos vocês, agradecer a minha Professora Ana e ao Professor Luiz que me ajudaram, e mandar um enorme beijo para a minha família e falar que só de nós estarmos aqui já somos grandes vencedores. E pedir o seu voto favorável ao meu Projeto de lei. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Concedo agora a palavra ao Deputado Jovem Jonathan Marcondes.

 

O SR. JONATHAN MARCONDES - PARTIDO DA NATUREZA - Excelentíssimo Presidente, demais componentes da Casa, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, meus cordiais cumprimentos.

Diariamente na cidade de São Paulo são produzidas 260 toneladas de fraldas descartáveis que demoram em torno de 450 anos para se decompor. Realidade que se repete nos demais Municípios do Estado. Eu proponho a fabricação e comercialização de fraldas descartáveis biodegradáveis em substituição as fraldas convencionais. A alternativa biodegradável demora apenas 18 meses para se decompor, o que contribui para a preservação do meio ambiente. Sendo amigo do meio ambiente, São Paulo pode ser exemplo para os demais Estados da Federação ao assumir o compromisso proposto.

O jovem paulista sempre esteve presente no cenário internacional, daí a importância de nossa presença no Parlamento Jovem. Estamos dando continuidade ao processo dos que nos antecederam. Por isso, peço apoio dos nobres pares para a aprovação desse projeto, que não é só meu, mas sim de todos nós. Juntos somos mais fortes. Obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Passo a palavra agora ao Deputado Jovem Josué Pereira Jr.

 

O SR. JOSUÉ PEREIRA JR. - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde. Apesar de ser do Partido da Natureza, meu Projeto de lei envolve educação, que é fundamental para a nossa vida, e que atualmente é uma questão muito comentada e discutida. Meu projeto dispõe sobre a implantação de postos de troca de materiais recicláveis por livros no Estado de São Paulo.

Essa lei tem por objetivo proporcionar uma melhora significativa na questão da reciclagem e da conservação do meio ambiente, além de incentivar a leitura na vida das pessoas, auxiliando a aprendizagem de crianças, jovens e adultos.

A ideia dessa lei foi conscientizar a população no que se refere à preservação do meio ambiente, questão tão comentada e discutida atualmente, e a partir dessa ideia diminuir a chegada do material reciclável no aterro sanitário.

Outro ponto é o incentivo à leitura para a população em geral, pois algumas pessoas não têm condição de comprar livros e com esse projeto a ideia é favorecer essas pessoas, despertando inclusive o prazer e o gosto pela leitura. Dessa forma, peço os votos dos senhores e das senhoras para construir um Estado melhor para todos.

E também gostaria de agradecer a minha família, que me ajudou muito. E a todos os funcionários da minha escola. Obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Concedo agora a palavra ao Deputado Jovem Kadu Miguel.

 

O SR. KADU MIGUEL - PARTIDO DA NATUREZA - Meus cumprimentos ao Sr. Presidente. Boa tarde a todos da Casa. A necessidade de conscientização da nossa sociedade para a poluição ambiental é um assunto que se faz necessário de maneira rápida e eficaz. Assim, com a implantação desses Projetos de lei direcionaremos a educação ambiental de maneira conjunta com a Secretaria de Ensino e Meio Ambiente, implantando em nossas crianças e jovens a conscientização de coleta seletiva.

Trata-se de um projeto que tem por objetivo a implantação de postos de coleta de lixo eletrônico nas unidades de ensino do Estado de São Paulo, com acesso aos pontos também da comunidade local, facilitando a utilização e o descarte correto desse material.

Nesses pontos de coleta serão recebidos os lixos eletrônicos e similares, tais como pilhas descartáveis, baterias de notebooks e celulares, máquinas obsoletas e eletroeletrônicos em geral. Quando descartadas de forma indevida, podem gerar gravíssimos impactos no meio ambiente, chegando a não só destruir a natureza, como também comprometer a saúde e afrontar a humanização. Os componentes tóxicos presentes nos lixos eletrônicos possuem agentes cancerígenos, podendo, inclusive, produzir seriíssimas mutações genéticas nos seres vivos. Estabelecer pontos de coleta nas escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo, com o devido amparo da Secretaria do Meio Ambiente e dos homens de bem, favorecerá a natureza, promoverá a cidadania e atestará a possibilidade de uma sociedade transformada pela Educação. Cuidar da natureza é também cuidar do ser humano. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Concedo agora a palavra ao Excelentíssimo Deputado Jovem Matheus Vanzelli.

 

O SR. MATHEUS VANZELLI - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos. O meu Projeto de lei dispõe sobre a arborização no interior das escolas e nos perímetros das instituições publicas do Estado de São Paulo.

Sabendo do aquecimento global no planeta tomamos a iniciativa de iniciar nossos exemplos nas escolas municipais para que pais, alunos, professores, etc. tenham a conscientização da importância das árvores nas áreas urbanas, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar.

Gostaria de agradecer a Prefeitura de Trabiju, a Emef Alfredo Evangelista Nogueira, a direção da escola, a todos os Professores, aos meus pais e aos meus colegas que estão presentes aqui hoje. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Passo a palavra agora ao Deputado Jovem Paulo de Assis.

 

O SR. PAULO DE ASSIS - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos. Gostaria de cumprimentar primeiramente todos que compõem a Mesa diretora, meus colegas Deputados e Deputadas, educadores, pais e todos os responsáveis que se fazem presentes.

Quero agradecer primeiramente a Deus, e de maneira geral os componentes desta Casa legislativa que nos propiciam esse dia, que para nós é único. Procurei elaborar um Projeto de lei de cunho ecológico e educacional onde o custo de implantação se transformará em investimento em longo prazo, priorizando assim os Municípios que aderirem ao Projeto de lei, onde cada Município, ao diminuírem os gastos com eletricidade poderão destinar mais recursos para a área da saúde, e educação. Mas principalmente esporte e lazer, tirando assim os jovens do mundo das drogas. Moro em um dos Municípios mais carentes do Estado de São Paulo, onde há famílias que não vivem, mas sobrevivem com apenas o auxílio do Bolsa Família. Porém, o Vale do Ribeira é um dos mais ricos em fauna e flora. Já existem vários recursos, várias iniciativas de projetos de proteção das matas e recursos hídricos. Mas precisamos do apoio total do Governo Federal para que o bem mais precioso que temos, que é a natureza, não morra.

Quero agradecer a direção da minha escola, Dr. Noel de Freitas Gomes, que apresentou-me o projeto Parlamento Jovem, e agradecer ao meu pai e minha mãe, que me acompanha, e aos Professores que me ajudaram a confeccionar esse Projeto de lei, a Professora Kátia de Geografia, Professor Pedro de História e Professor Ângelo de Historia também. E obrigado a Vice-Prefeita de minha cidade. Obrigado. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Concedo agora a palavra à Deputada Jovem Sara Monteiro.

 

A SRA. SARA MONTEIRO - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos. O impacto ambiental causado pelo descarte de resíduos eletrônicos na natureza é inquestionável. São resíduos altamente tóxicos devido as substâncias contidas neles (mercúrio, fósforo, chumbo). A natureza sofre com a ação destrutiva do homem e o próprio homem sofre com as consequências dessa ação. Essas substâncias contaminam o solo, o lençol freático e, por consequência, os mananciais que abastecem a população. Também não podem ser queimados porque poluem o ar com suas substâncias tóxicas.

A intenção é fazer com que esse material seja descartado sem poluir o meio ambiente e sem causar problemas à saúde pública.

Não há dúvida que a sensação de tais danos passa pela educação dos cidadãos, mas enquanto a consciência coletiva não se desenvolver, é importante que o poder público tome as atitudes cabíveis para minimizar o impacto ambiental.

Assim, conclamo a todos os deputados, comprometidos que são com a preservação da natureza, a votarem favoravelmente a esse Projeto de lei. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Concedo agora a palavra à Deputada Jovem Thais .

 

A SRA. THAIS RODRIGUES - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde, senhoras e senhores. Venho apresentar o meu projeto, o qual denomino ‘a lei da bicicleta’.

A implantação da lei de construção de ciclofaixas e ciclovias nos municípios incentivará o uso da bicicleta não só como meio de lazer, mas também como de transporte. Contribuirá com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, pois é uma maneira de incentivar a atividade física e o meio de locomoção não poluente.

Outro ponto importante é o de proporcionar um sistema de transporte eficiente e capaz de aliviar o trânsito nas cidades, para tanto, necessário se faz inserir o ciclista no sistema de trânsito.

Sabemos que quanto maior a infraestrutura para o uso das bicicletas, maior será o número de ciclistas, consequentemente receberíamos os benefícios citados, melhoraríamos a vida nas cidades. Sem contar ainda que se torna um sistema de transporte sustentável quando interliga terminais rodoviários, de trem, metrô, universidades, etc.

Portanto, criar ciclovias e ciclofaixas só trará benefícios aos cidadãos e ao meio ambiente. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Concedo agora a palavra à Deputada Jovem Thalita da Silva.

 

A SRA. THALITA DA SILVA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde a todos. Faz-se necessária a implantação de centros de zoonoses em todos os municípios do Estado de São Paulo, considerando-se: o avanço da reprodução desenfreada de animais de rua que não são castrados e são portadores de doenças; os riscos à integridade física do ser humano; a importância do cuidado com animais feridos e idosos que necessitam de assistência, conforto e prevenção contra os maus-tratos; os riscos à população paulista representados pela raiva, pela sarna e por ataques-surpresa de animais agressivos que também fazem parte dessa população abandonada.

Assim, é de suma importância o apoio das Secretarias Municipais da Saúde e Vigilância Sanitária para a concretização deste Projeto de lei, para que os animais abandonados e idosos possam ter uma vida mais digna e saudável, sem colocar em risco a saúde da população local.

Certos do apoio dos nobres pares, aproveito o ensejo para agradecer a esta Casa pela oportunidade de estar aqui representando o pequeno distrito de Ida Iolanda, Município de Nhandeara, onde estudo na escola Antonio Perciliano Gaudência que fez questão de nos apoiarem para que todos os alunos participassem; aos Professores, em especial a Professora Irene que nos direcionou no trabalho que por ora apresentamos. Agradeço a minha mãe por ter me apoiado. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Concedo agora a palavra à Deputada Jovem Viviane de Faria.

 

A SRA. VIVIANE DE FARIA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde, senhoras e senhores. A minha lei investe sobre a ‘criação de hospitais públicos para animais’. A implantação desta lei torna-se interessante pelo fato de que muitas pessoas, ao comprar ou adotar um animal, o fazem com a melhor das intenções, mas não levam em conta a sua própria situação financeira. As clínicas veterinárias existentes são particulares e assim muitos animais adoentados acabam tendo suas doenças agravadas ou até mesmo morrendo por falta de condições financeiras ou mesmo de informações por parte do seu proprietário.

Muitos animais domésticos e de rua são também vítimas de acidentes de graves proporções e acabam não tendo um socorro adequado. Os animais são seres que devem ser tratados com carinho e respeito. O cuidado com sua saúde e bem estar através de médicos capacitados é uma obrigação e um respeito do Estado para com toda a população.

A implantação dos hospitais veterinários públicos trará benefícios também para a população humana. Atualmente contamos com serviço público de controle de zoonoses, com a função de controlar e prevenir doenças. Dentre as ações praticadas ainda temos a captura de animais errantes. O estabelecimento dos hospitais veterinários públicos será um importante passo para a melhoria e o complemento dos serviços prestados no setor, além de poder oferecer um atendimento de qualidade a uma parcela da população de menor poder aquisitivo.

Muitos animais são mais do que protetores ou simples companhias para as pessoas com os quais convivem. São verdadeiros amigos. E na sociedade muitas pessoas têm o dinheiro como seu melhor amigo.

Já dizia Roberto Carlos em uma antiga canção sua: “eu queria ser civilizado como os animais”. Vamos tratar os animais com o respeito que eles merecem. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Yolanda Costa para fazer a defesa e apresentação do seu Projeto de lei.

 

A SRA. YOLANDA COSTA - PARTIDO DA NATUREZA - Boa tarde Sr. Presidente. Boa tarde Sras. e Srs. Deputados. O meu Projeto de lei defende a implantação de piscinões reservatórios para o aproveitamento da água da chuva.

Eu pensei nesse Projeto de lei devido às péssimas condições em que muitos habitantes de São Paulo convivem. Falta de planejamento urbano, falta de saneamento básico, esgoto a céu aberto e esgoto canalizado, causando doenças que se espalham pelas enchentes e enxurrada, e isso acaba interferindo na saúde. Com esse projeto as moradias do Estado de São Paulo seriam beneficiadas, pois com a construção desse sistema haveria também uma política de preservação, consciência ambiental e moradias saudáveis.

Quero agradecer a minha mãe por ter vindo comigo, a minha Professora Giordana e a Vice-Diretora Dona Neide por ter me ajudado em tudo. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação conjunta dos Projetos de lei do Partido da Natureza. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas Jovens deverão votar “sim”, “não” ou registrar “abstenções” nos terminais dispostos em suas mesas.

Se algum Deputado Jovem não conseguiu registrar seu voto no terminal de votação, que o faça nos microfones de aparte.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Srs. Deputados, participaram do processo de votação 87 Deputados, tendo 80 Deputados votados “Sim”, quatro Deputados “Não”, mais esta Presidência, sendo registradas três abstenções, resultado que aprova os Projetos de Lei do Partido da Natureza. (Palmas.)

Passamos a apreciação os projetos do Partido da Segurança Pública.

Convido o Deputado Jovem Diego Oliveira que tanto nos ajudou na formação dessa Chapa, e que dele é o mérito também de estar aqui. E peço a Deputada Jovem Flávia de Macedo para que se posicione ao lado da tribuna.

 

O SR. DIEGO DE OLIVEIRA - PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, membros do Parlamento Jovem, estou aqui hoje para apresentar aos senhores o meu Projeto de lei que trata da ‘criação da Semana Estadual de Prevenção ao Combate de Crimes Cometidos por Dependentes Químicos’.

Hoje, no Estado de São Paulo temos cerca de 200 mil pessoas presas e grande parte destas pessoas começou sua vida criminal com o uso de drogas ilícitas.

O uso de drogas é um fenômeno mundial que precisa ser discutido nacional e internacionalmente. É preciso falar sobre drogas, alertar os jovens sobre seus males.

Uma das formas mais importantes de prevenir o uso de drogas é a informação. É preciso saber sobre os riscos do abuso dessas substâncias. Por alterar o nível de consciência, o uso pode levar a práticas arriscadas, como sexo sem preservativo ou compartilhamento de seringas e outros materiais que podem transmitir doenças ou ainda levar a prática de crimes.

Em recente divulgação de estudo em que o Brasil aparece em segundo lugar em número de usuários de crack e cocaína do mundo, especialistas na área de saúde apontam para reflexão sobre as políticas antidrogas adotadas no país, por isso temos que ter iniciativas urgentes para orientar nossos jovens.

A instituição da "Semana Estadual de Prevenção e de Combate aos Crimes Cometidos por Dependentes Químicos” é necessária e urgente, pois, para que nossos jovens tomem conhecimento de forma precoce, é preciso que as pessoas estejam informadas sobre todos os danos causados.

O retorno por tudo que realizaremos será de extrema importância para a sociedade e para o futuro dos nossos jovens, será algo muito satisfatório para todos nós que nos empenhamos constantemente para fazer a diferença. E é com base nesta louvável iniciativa que apresento o presente Projeto de lei e aguardo, de meus nobres pares, o acolhimento necessário para sua aprovação.

Eu queria agradecer primeiramente a Deus, aos meus pais e principalmente a minha mãe que me ajudou a montar o Projeto de lei. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Também pelo Partido da Segurança Pública convido agora a Deputada Jovem Flavia de Macedo para apresentar e defender o seu Projeto de lei. Peço também a Deputada Jovem Thayná Reis que se posicione ao lado da tribuna.

 

A SRA. FLAVIA DE MACEDO - PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA - Primeiramente, boa tarde. O meu Projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de câmeras e detector de metal na entrada e saída de escolas localizadas no Estado de São Paulo.

Um projeto de lei para proteger a vida.

O projeto apresentado se justifica, tendo em vista a onda de violência e criminalidade em escolas, que desafia cada vez mais a sociedade.

O estado tem o dever de investir em segurança pública, o que requer atenção e comprometimento do governo e da sociedade. A segurança exige melhorias para a proteção da vida o bem mais precioso da face da Terra.

A realidade nas escolas não é diferente: assaltos, uso de droga, armas de fogo, armas brancas e outros ataques que assustam estudantes e professores, sensação de medo e insegurança para jovens estudantes e professores. O investimento para melhoria de segurança está sendo insuficiente, isso não pode continuar assim a vida corre riscos.

Por que não estabelecer laços mais estreitos entre escola, pais e Patrulha Escolar? Por que não instalar sistema eletrônico de segurança nas entradas e saídas das escolas? Por que não treinar alunos, professores e funcionários para lidar com situações de violência física e psicológica? Ou precisa piorar mais um pouco? Isso é o mundo hoje em dia, temos que pensar no futuro dos jovens, pois os jovens de hoje são os adultos de amanhã. Também não basta tomar medidas preventivas improvisadas, baseadas no senso comum ou no calor da época das eleições.

Assim esse projeto, se aprovado, contribuirá para a melhoria da segurança das escolas, e principalmente para a segurança da vida de estudantes e professores. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Convido agora a Deputada Jovem Thayná Reis para apresentar e defender o seu Projeto de lei.

 

A SRA. THAYNÁ REIS - PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA - Boa tarde, Sr. Presidente, boa tarde Srs. e Sras. Deputadas. Eu resolvi criar esse Projeto de lei porque eu tenho observado que na minha escola não há uma boa estrutura principalmente quanto à preparação dos alunos e demais integrantes para estarem enfrentando situações de perigo como assaltos, incêndios, atentados terroristas. Acredito que o Projeto de lei sancionará tais problemas, pois permitirá que todos os integrantes de escolas públicas paulistas tenham orientações vitais em segurança. Uma parceria feita com Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros local estará reforçando a segurança da escola ao apresentar palestras e aulas práticas para conscientizar a todos de como proceder atenciosamente e cuidadosamente em momentos de risco, e certamente todos desejam estudar em um ambiente seguro, preparado e confiável tanto aos alunos como também aos pais, professores, diretores e os demais.

Agradeço a Deus, agradeço também a minha Professora Ana Paula, os meus pais, e agradeço também a oportunidade dada a todos os Parlamentares Jovens. Muito obrigada. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Vamos proceder à votação conjunta dos Projetos de lei do Partido da Segurança Pública. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas Jovens deverão votar “sim”, “não” ou registrar “abstenções” nos terminais dispostos em suas mesas.

Se algum Deputado Jovem não conseguiu registrar seu voto no terminal de votação, que o faça nos microfones de aparte.

 

* * *

 

- É feita a votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUCAS DE OLIVEIRA - PARTIDO DA DEFESA DO CONSUMIDOR - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, participaram do processo de votação 86 Deputados, tendo 73 votado “Sim”, sete “Não”, mais esta Presidência, sendo registradas seis abstenções, resultado que aprova os Projetos de Lei do Partido da Segurança Pública. (Palmas.).

Encerrada a apreciação dos projetos, passo a Presidência dos trabalhos ao nobre Deputado Carlos Giannazi. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Carlos Giannazi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS GIANNAZI - PSOL - Antes de encerrar oficialmente essa sessão, gostaria mais uma vez de externar, de manifestar a nossa alegria, a nossa satisfação em poder receber vocês aqui, alunos, professores, pais de alunos que participaram intensamente, não só do trabalho aqui nesses dois dias na Assembleia Legislativa, mas, sobretudo orientando os alunos, trabalhando os projetos nas escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo, do sistema estadual de educação, dos sistemas municipais. E também parabenizar os outros alunos que participaram, que entregaram, que concorreram com projetos maravilhosos. É que nós só podíamos escolher 94 projetos, mas nós sabemos que muitos projetos interessantes e estratégicos foram apresentados em várias áreas.

Para melhorar a educação pública do Estado, da saúde pública, da segurança, na defesa do meio ambiente, enfim, tantas áreas importantes nessa área social. Mas eu espero que a participação de vocês aqui na Assembleia Legislativa, no Parlamento Jovem de 2012, tenha sido também uma escola, e que vocês tenham percebido que, sobretudo aqui, os alunos e as alunas, que política é isso que vocês estão fazendo. Esse é o verdadeiro significado da política. A busca do bem comum, a arte do bem governar para todos. A função de um Parlamentar não é só legislar, não é só fazer leis. Essa é uma função importante que vocês estão praticando hoje, mas é, sobretudo também representar a população.

O Parlamentar representa os interesses da população. Ele que leva as demandas da população ao Estado, e ele também tem uma função importante, que é fiscalizar o Poder Executivo. Se as coisas não estão funcionando na Secretaria de Educação, nas escolas públicas, nos hospitais, o Deputado tem que fiscalizar, tem que cobrar do Executivo, tem que acionar o Ministério Público, a Justiça, a imprensa, enfim, ele tem que organizar a população, tem que reagir contra o não cumprimento da Legislação, porque ás vezes não basta só aprovar as leis, nós temos que fazer com que as leis sejam cumpridas pela sociedade, mas, sobretudo pelo Poder Público. Sem dúvida nenhuma vocês deram um passo importante conhecendo a Assembleia Legislativa, o Parlamento Paulista e percebendo a importância da aprovação de leis.

Eu quero só citar uma lei que nós aprovamos aqui há uns três ou quatro anos, que afetou a vida de todas as pessoas do Estado de São Paulo, que é uma lei que vocês conhecem, ela foi referência não só no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Ela foi aprovada aqui e quando nós aprovamos uma lei no Parlamento Paulista, normalmente ela é copiada em outros Parlamentos, em outros Estados, outros Municípios e até mesmo no Congresso Nacional. Eu me refiro aqui a lei que proíbe o cigarro em locais fechados, conhecida como a Lei Antifumo que acabou com aquela história da ala de fumante e ala de não fumante em espaços públicos, em bares. Essa lei foi aprovada aqui pelos Deputados da Assembleia Legislativa, e ela teve uma repercussão positiva porque foi uma lei em defesa da saúde pública, e ela melhorou a qualidade de vida.

Nós tivemos uma estatística de que muitas pessoas tiveram melhora em sua saúde, nós tivemos a diminuição de pessoas que morriam de câncer, porque eram fumantes passivos, então, uma lei extremamente saudável e salutar no Estado de São Paulo que reverberou em todo o Estado. E o próprio Governo Federal apresentou uma proposta que foi aprovada no Congresso Nacional.

Então, essas são as três funções importantes do Parlamento: legislar, fiscalizar o Executivo e representar a população.

Muito obrigado pela presença de vocês, eu vou fazer o encerramento oficial dessa sessão.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades presentes, aos funcionários, a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

Muito obrigado. (Palmas.).

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 16 horas e 32 minutos.

 

* * *