03 DE AGOSTO DE 2007

014ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS “50 ANOS DO CLUBE DA LADY”.

 

Presidência: ROBERTO MORAIS


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 03/08/2007 - Sessão 14ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

COMEMORAÇÃO DOS "50 ANOS DO CLUBE DA LADY"

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os "50 Anos do Clube da Lady". Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - JORGE MARTINS

Vereador à Câmara Municipal de Piracicaba, parabeniza as integrantes do Clube da Lady pelo trabalho assistencial desenvolvido na cidade.

 

003 - MARIA PAULA GONÇALVES DA SILVA

Magic Paula, jogadora de Basquete, comenta o trabalho realizado pelo Clube da Lady nestes 50 anos.

 

004 - MARLENE CHIARINELLI

Presidente do Clube da Lady, tece considerações sobre a criação do Clube da Lady. Diz da ajuda prestada pelo Clube a mais de 20 entidades do município, destacando o trabalho por ele desenvolvido

 

005 - Presidente ROBERTO MORAIS

Presta homenagem à Marlene Chiarinelli. Discorre sobre a fundação do clube em maio de 1957 e a transformação em uma entidade que trabalha em prol dos mais necessitados. Cumprimenta a presidente pela condução da entidade há 42 anos. Presta homenagem à Antonieta Rosalina Losso Pedroso, pelos 107 anos do "Jornal de Piracicaba". Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Sra. Marlene Chiarinelli, Presidente do Clube da Lady de Piracicaba; Maria Paula Gonçalves da Silva, Magic Paula; Dra. Antonieta Rosalina Losso Pedroso, Diretora do Jornal de Piracicaba, e minha esposa, Nilva Maria Bonazzi de Morais; Dr. Jonas Aquila Morioka e Vera Lúcia Morioka, Diretor da TV Beira Rio Piracicaba; nosso sempre vereador, Jorge Martins; Maria Valeria Pereira Novaes de Paula Santos, representando o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Dr. Mario Jordão de Toledo Leme.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorarmos os 50 anos do Clube da Lady de Piracicaba.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro tenente, PM Jassen.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do nosso querido piracicabano Maestro Tenente PM Jassen. Muito obrigado por abrilhantar este evento.

Para fazer uma saudação nesta sessão solene convido quem sempre colaborou e muito com o nosso Clube da Lady, nosso sempre vereador, nosso querido Jorge Martins.

 

O SR. JORGE MARTINS - Boa noite a todos. Primeiramente quero cumprimentar nosso Deputado Roberto Morais, e demais componentes da Mesa, em especial nossa amiga Marlene Chiarinelli, a excelente Presidente do Clube da Lady e toda sua equipe. Estamos em Piracicaba há 42 anos, e 22 anos como Vereador em 5 mandatos, e tenho acompanhado realmente o trabalho desse pessoal do Clube da Lady. Há mérito no trabalho que eles fazem em benefício dos menos favorecidos pela sorte. Quero cumprimenta-lo pela excelente idéia de fazer essa homenagem ao Clube da Lady.

Mais uma vez quero parabenizar a toda a equipe da Marlene Chiarinelli, e que Deus continue dando a todos vocês aquela força, aquela coragem, aquela vivacidade, de colaborar com Piracicaba. Piracicaba para mim é a melhor cidade do mundo. Adoro Piracicaba. Tudo que se faz em benefício da comunidade, está fazendo realmente aquilo que pretendemos fazer e que não fazemos mais porque não temos condições. Mas agradeço ao Deputado Roberto Morais, à Marlene Chiarinelli e a todo pessoal envolvido nesse trabalho. Sou muito grato a todos vocês. Que Deus abençoe a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Com a palavra Maria Paula Gonçalves da Silva, nossa Magic Paula.

 

A SRA. MARIA PAULA GONÇALVES DA SILVA - Boa noite a todos, em nome do Deputado Roberto Morais cumprimento a todos os componentes da Mesa e os demais convidados.

Falar no Clube da Lady é falar de uma mulher de fibra, completando cinqüenta anos, em plena forma, mulher de raça, uma mulher ética, séria e que tanto tem feito pela cidade de Piracicaba. Acho que a analogia do Clube da Lady com a mulher é algo que veio à minha cabeça, quando o Deputado Roberto Morais disse que eu iria falar alguma coisa. Admiro muito o trabalho elaborado por vocês. Tem uma parte minha lá. Minha mãe que é a parte da família mais ativa no Clube da Lady. Mas queria em nome da Dona Marlene Chiarinelli cumprimentar todas as pessoas envolvidas nesse trabalho maravilhoso, que é um trabalho que se mantém há 50 anos e sabemos que não é fácil.

Só com a fibra, com a garra de vocês é possível tornar isso tudo realidade, ajudar tantas e tantas pessoas todo mês na cidade de Piracicaba.

Cumprimento o Roberto por essa iniciativa. Foi muito feliz nessa homenagem. Espero poder comemorar mais 50, 100, 200, muitos anos ainda pela frente. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Foi difícil convencê-la.

Neste momento, queremos ouvir a nossa querida Marlene Chiarinelli, Presidente do Clube da Lady, de Piracicaba.

 

A SRA. MARLENE CHIARINELLI - Exmo. Sr. Deputado Roberto Morais, Líder do PPS, em nome de quem saúdo os Deputados da Assembléia Legislativa e agradeço esta homenagem que recebemos com muita honra.

Temos convicção de que o Parlamento e os meios de comunicação exercem papel de singular importância na vida institucional do nosso País. Isso é uma forte esperança para a democracia.

O Clube comemora agora 50 anos e é um trabalho em favor dos necessitados de nossa cidade. Cinqüenta anos para uma entidade filantrópica é pouco, mas muito já realizamos e ainda continuaremos a realizar.

Permitam-me fazer uma breve síntese sobre os trabalhos deste Clube, o porquê do nosso trabalho.

Realizamos oito promoções durante o ano em nossas tardes beneficentes. Entidades beneficiadas: Associação de Famílias de Rotarianos - Afrop; Instituto de Educação Especial - Ágape; Associação Amigos e Pais de Surdos – Apaspi; Associação de Pais e Amigos dos Autistas – UMA; Assistência Social de Amparo às Famílias Lírio da Paz; Assistência às Necessidades Especiais Visão Avistar; Assistência Social Betel; Mulheres Mastectomizadas Viva a Vida; Escola Passo a Passo Crianças Especiais; Creche Branca de Azevedo; Crianças Portadoras do Vírus da Aids Casa do Aconchego; Centro Assistencial Nazareno; Lar Escola Coração de Maria; Centro de Reabilitação; Escola de Mães - Atendimento às Mães Solteiras; Grupo Amor Exigente Atend. Dependentes Químicos; Lar dos Velhinhos, que tem a primeira cidade geriátrica do nosso País; Banco de Remédios em parceria com o Lions Clube; Seara Espírita Renascer.

Colaboramos com bolsas de estudo na formação de dois jovens médicos, doamos dezenas de próteses para deficientes físicos, medicamentos e outras urgências. Cinqüenta anos de solidariedade, exercendo nossa cidadania, sempre com a valiosa colaboração das queridas diretoras Ilda Borges Gonçalves, Sibele Cabral, Maria Cristina Romeiro, Marlene Nassar, Adeomeia Oriani, Aparecida Caldari, Ana Raya Simioni, Vera Bonilha Scalise e Athaly Petrocelli Sampaio.

Quero evidenciar a presença da mulher piracibana, representada, hoje representada por queridas amigas, amigos e meus familiares que fazem parte dessa tarefa de amor ao próximo.

Finalizando, devo dizer que recebemos esta homenagem com profunda humildade e reafirmamos a nossa gratidão a você, nosso querido Deputado, que representa com seriedade a nossa Piracicaba. A todos os Deputados desta Assembléia os nossos melhores agradecimentos. E os amigos que nos prestigiam com a valiosa presença lembrem-se de que o Clube da Lady existe graças a vocês que participam e confiam em nossos trabalhos. Muito obrigada.(Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Faremos a entrega de uma placa, uma homenagem deste Parlamento ao Clube da Lady de Piracicaba.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - É com imensa honra e alegria que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo recebe as dignas representantes da benemerência da sociedade piracicabana que integram o Clube da Lady, que trabalha há 50 anos com o apoio da comunidade de Piracicaba. Um clube que surgiu com a finalidade de entreter as damas da sociedade piracicabana durante as tardes, transformou-se com o passar dos anos em uma entidade benemérita com fins nobres, voltada para os mais carentes e ganhou, acima de tudo, credibilidade e responsabilidades.

Esse grupo de senhoras foi se fortalecendo, recebendo outras missões e funções na sociedade piracicabana e passou há pouco tempo a ter seus olhos voltados aos que mais precisam. Os trabalhos, as famosas tardes beneficentes sempre na última quarta-feira de cada mês, foram se popularizando e se tornando mais freqüentes. Foram se integrando à comunidade e passaram a fazer parte dela.

No comando da entidade, há 42 anos, a Sra. Marlene Elias Chiarinelli, em companhia de outras piracicabanas de valor, levam à frente a missão de ajudar os mais carentes. Para ajudar o próximo, o trabalho foi e continua sendo árduo para elas.

Nas décadas de 60 e 70, além das tardes beneficentes, também realizavam jantares e bailes com a presença de artistas nacionais e internacionais. Vieram conhecer e apoiar o trabalho do clube: Roberto Carlos, Altemar Dutra, Marcos Plonka, Dick Farney, entre tantos outros.

O trabalho das mulheres do Clube da Lady de Piracicaba extrapolou os muros da cidade e da região. Foi a dedicação, o desprendimento humano em favor dos mais carentes, o resultado e a aprovação da sociedade piracicabana que fizeram com que o nosso mandato destacasse o Clube da Lady para essa homenagem, que é o reconhecimento de todo o Estado de São Paulo ao trabalho sério desenvolvido por mulheres que ajudam a construir uma Piracicaba mais humana e cidadã.

Esse ideal resistiu, não sucumbindo aos modismos. Transformou-se, renovou-se, aprimorou-se, sempre em função das necessidades do município e do próximo, como revelou inúmeras vezes a presidente, Marlene Chiarinelli.

Fundado em maio de 1957 pela dama da sociedade paulista, Haydée Guimarães, que sentiu em Piracicaba a possibilidade da sociedade local abrigar o Clube da Lady. O que ela não podia imaginar é que as damas da sociedade piracicabana abraçariam a entidade não apenas nas horas de lazer, mas o transformaria em um clube de assistência, exemplo acima de tudo de solidariedade e cidadania. E foi essa missão, reconhecida hoje e servindo de exemplo para o Estado de São Paulo, que sustenta a vida do Clube da Lady de Piracicaba.

As nossas damas não esmoreceram um minuto sequer durante essas cinco décadas. Saem em busca de prendas, ajuda para as suas tardes beneficentes e as transformam em renda para auxiliar cerca de 20 entidades assistenciais de Piracicaba. Reconhecendo a seriedade nas ações do grupo de mulheres piracicabanas, a comunidade participa e acredita no trabalho.

Pelo trabalho realizado há 50 anos, que resiste e é sempre atual, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo homenageia nesta noite solene o Clube da Lady de Piracicaba, uma entidade que faz a diferença não apenas na cidade de quase 400 mil habitantes, mas que também serve de exemplo para toda a sociedade paulista que preza por seus cidadãos.

A solene homenagem é para alertar sobre a importância de instituições como o Clube da Lady e oferecer incentivo para que a entidade piracicabana seja cada vez mais atuante e agregue mais pessoas, para que esse ideal seja ainda cumprido por muitos e muitos anos.

Parabéns ao valoroso grupo de mulheres piracicabanas pelo trabalho tão importante que desenvolvem.

Nesta noite, o maior Parlamento deste País, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, rende suas homenagens em nome do povo deste Estado e agradece às senhoras pelo importante e imprescindível trabalho social desenvolvido por Piracicaba. Obrigado. (Palmas.)

Gostaria que a Dona Marlene ficasse em pé, mais uma vez, para receber mais uma homenagem da Casa.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Roberto Morais - PPS - Nestes oito anos representando Piracicaba e região na Assembléia Legislativa, por dois mandatos seguidos - comecei no dia 15 de março o terceiro mandato, dando-me um orgulho muito grande representar Piracicaba -, temos feito nesta Casa sessões solenes.

Quando propusemos à Dona Marlene esta homenagem, disse-lhe: “É uma sessão enxuta, rápida, mas vocês terão de ir até São Paulo.” Temos o prazer de trazê-las aqui para que vocês conheçam onde nós trabalhamos todos os dias. Como conhecem a minha vida, tenho tido a minha atividade profissional na rádio de manhã e, imediatamente, venho a São Paulo para cumprir, como disse, esse meu terceiro mandato.

Já homenageamos aqui inúmeras entidades e empresas de Piracicaba. Há sete anos, também nesse período, estávamos aqui homenageando o “Jornal de Piracicaba” pelo centenário. Gostaria de, neste momento, fizer uma homenagem e aplaudir a Dra. Antonieta, já que amanhã o nosso querido “Jornal de Piracicaba” completa 107 anos de luta e trabalho em prol do povo de Piracicaba e do povo deste país. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, quero mais uma vez agradecer a Dona Marlene Chiarinelli, a Maria Paula Gonçalves da Silva, a Dra. Antonieta, a minha esposa, ao Sr. Jonas, da Dona Vera, à equipe da TV Beira Rio, aqui presente, a toda imprensa de Piracicaba, a Maria Valéria Pereira Novaes dos Santos representando o Delegado Geral de Polícia, o Sr. Jorge Martins e a todos vocês, dizendo do orgulho em recebê-los no nosso Palácio 9 de Julho, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para uma simples sessão, mas é o que nós podemos fazer para homenagear as coisas importantes. E, bairristas como somos, temos o prazer sempre em recebê-los.

Quero lembrá-los que esta sessão será mostrada, na íntegra, na nossa TV Assembléia. Em Piracicaba, TV a cabo é o canal 8. Depois, eu os informo o dia exatamente.

Quero agradecer também a todos os nossos funcionários da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a minha equipe de trabalho, aos meus assessores que mais uma vez puderam proporcionar a Sessão Solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A todos que compareceram, o meu muito obrigado. Que Deus proteja a todos e que nós possamos, ao lado de vocês, continuar defendendo essa terra que amamos, que é a Piracicaba. (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 47 minutos.

 

* * *