06 DE AGOSTO DE 2007

015ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS “240 ANOS DA CIDADE DE PIRACICABA”

 

Presidência: ROBERTO FELÍCIO


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 06/08/2007 - Sessão 15ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO FELÍCIO

 

COMEMORAÇÃO DOS 240 ANOS DA CIDADE DE PIRACICABA

001 - ROBERTO FELÍCIO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os "240 anos da cidade de Piracicaba". Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - TARCÍSIO ÂNGELO MASCARIM

Presidente do Simespi - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Materiais Elétricos, Eletrônicos, Siderúrgicos e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras, agradece a iniciativa desta homenagem e afirma que as indústrias de Piracicaba estão à disposição do desenvolvimento da cidade.

 

003 - ÁLVARO AUGUSTO VARGAS

Representante do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Ciesp, elogia a idéia desta homenagem a Piracicaba.

 

004 - JOSÉ ANTONIO GODOY

Representando o Sr. Ângelo Frias, da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba - Acipi, agradece a iniciativa desta homenagem e expressa o desejo de que Piracicaba se desenvolva cada vez mais.

 

005 - ÂNGELO TADEU ALI

Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piracicaba - CDI, parabeniza a idéia desta solenidade para comemorar os 240 anos de Piracicaba.

 

006 - DONISETE BRAGA

Deputado estadual pelo PT, 1º Secretário deste Legislativo, em nome da Mesa Diretora saúda todos os setores da cidade de Piracicaba pelo aniversário do município.

 

007 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Convida todos para exposição "Paulistanos ilustres e ilustrados" do artista e cartunista Paulo Caruso, que se realiza nesta Casa. Anuncia a apresentação de número musical.

 

008 - MARCOS FARHAT

Representante da Coplacana e da Associação dos Fornecedores de Cana, parabeniza Piracicaba e seus habitantes pelo 240º aniversário.

 

009 - WILSON TIETZ

Em nome do Jornal de Piracicaba, expressa sua satisfação em falar de Piracicaba, que vive momento de pujança dos setores agropecuário, do biodiesel, da cana-de-açúcar e da indústria. Lembra que o Jornal de Piracicaba completa 107 anos de existência.

 

010 - JONAS ÁQUILA MORIOKA

Em nome da TV Beira Rio, elogia a iniciativa desta comemoração dos 240 anos de Piracicaba.

 

011 - RINALVA CASSIANO SILVA

Professora, representando o Reitor da Unimep, Davi Ferreira Barros, saúda Piracicaba pelos seus 240 anos.

 

012 - ÂNGELA ULISSES SAVIAN

Professora, representando o Reitor da Unimep, Davi Ferreira Barros, saúda Piracicaba pelos seus 240 anos.

 

013 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Anuncia a apresentação de número musical. Informa a abertura do Salão Internacional do Humor da Piracicaba no próximo dia 13/8.

 

014 - JOÃO MANOEL DOS SANTOS

Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, discorre sobre o desenvolvimento da cidade, conhecida como a "Noiva da Colina". Agradece esta homenagem.

 

015 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Anuncia a apresentação de número musical.

 

016 - BARJAS NEGRI

Prefeito Municipal de Piracicaba, agradece a iniciativa desta homenagem. Discorre sobre a pujança de Piracicaba, destacando a importância da produção de álcool.

 

017 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Refere-se às atividades comemorativas que se realizarão pelos 240 anos de Piracicaba. Expressa gratidão aos presentes pela sua participação neste evento e aos seus eleitores daquela cidade. Discorre sobre a pujança econômica, artística e social de Piracicaba. Conduz a entrega de homenagens. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dá por lida e aprovada a Ata da sessão anterior.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os “240 anos da cidade de Piracicaba”. Em nome do Presidente da Assembléia Legislativa e em nome de todos os Deputados do Estado de São Paulo, quero dar as boas-vindas a todos.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro, pelo Quinteto de Metais da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”.

 

* * *

 

-              É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Mais uma vez agradecemos à Escola de Música de Piracicaba, parabenizando o Quinteto de Metais pela apresentação.

Passo a anunciar a composição desta Mesa: Prefeito da cidade de Piracicaba, Prof. Barjas Negri; Vereador e Presidente da Câmara Municipal da nossa cidade, João Manoel dos Santos; Sr. Tarcísio Ângelo Mascarim, Presidente do Simespi; Sr. Álvaro Augusto Vargas, do Ciesp - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, em Piracicaba; Sr. Ângelo Frias Neto, representando o Sr. José Antonio de Godoy, da Acipi; Sr. Ângelo Tadeu Ali, Presidente da Câmara dos Diretores Lojistas de Piracicaba.

Recebemos a justificativa do representante do Sindicato da Associação dos Plantadores de Cana, Sr. José Coral; oportunamente faremos a leitura da sua carta.

Representando o Sincomércio, o Sr. José Maria Sais Rosa; representantes de Associações de trabalhadores, da Apeoesp; do Sindicato dos Bancários, Sr. José Antonio Paiva; Sra. Ângela Ulisses Savian, presidente do Conespi - Conselho dos Sindicatos dos Trabalhadores de Piracicaba. Quero destacar também as presenças da Sra. Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso, Diretora do “Jornal de Piracicaba”; Dr. Jonas Akila Marioka, Diretor da TV Beira Rio; Sr. Eric Vicente, Diretor da “Tribuna Piracicabana”.

Temos também as presenças do Sr. Omir José Lourenço, Secretário de Turismo de Piracicaba; Sr. Wilson Tietz, representando o “Jornal de Piracicaba”; Sr. Capitão-de-Fragata Álvaro Adrião Cassese Cunha, representando o Exmo. Sr. Comandante do 8o Distrito Naval, vice-Almirante Perenilton Santos; Sr. Francisco Haiter Neto, Diretor da FOP/Unicamp; Sr. Sérgio José Dias Pacheco, vice-Prefeito da cidade de Piracicaba; Sr. Marcos Farhat, representando o Sr. José Coral, Presidente da Coplacana e Afocap; Sr. Marcelo Meneghim, vice-Diretor da FOP/Unicamp; Sr. José Aref Sabbagh Esteves, vice-Presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo; Sra. Marlene Tobaldini, Diretora Regional Titular da Fiesp; Sr. Luiz Carlos Veguin, representando o Sr. Rubens Ometo, Presidente da Cosan S/A Indústria e Comércio; Sr. Dr. Roberto Soriano, Gerente Administrativo do Simespi - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas de Piracicaba, Saltinho e Região; Sra. Teresa Cristina Castro e Severino, advogada do Simespi; Sr. Vereador José Aparecido Longatto, 1o Secretário da Câmara Municipal de Piracicaba; Sr. Vereador Francisco Edilson dos Santos, mais conhecido como Chico da Água, vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba; Sr. Luiz Carlos Furtuoso, Presidente do Conselho Consultivo da Acipi, Associação Comercial e Industrial de Piracicaba; Exmo Sr. Vereador Fausto Rocha, da Câmara Municipal de Piracicaba; Sr. Mário Hélvio Miotto, Secretário Municipal de Trânsito e Transportes de Piracicaba; Sr. Dr. Cleber Altale, Delegado Regional do Deinter-9, representando o Exmo. Sr. Dr. Delegado-Geral de Polícia; Sr. Nilton Torres de Bastos, vice-Presidente da Fiesp; Sr. Francisco Carlos Turcci, Conselheiro do Conselho Consultivo da Acipi; Sr. João Chaddad, Secretário de Planejamento de Piracicaba; Sr. Dr. Urgel de Almeida Lima, Diretor Administrativo da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. No decorrer das nossas atividades mencionaremos outras pessoas presentes.

Mais uma vez, quero agradecer a presença de todos nesta sessão, que só tem sentido graças à presença dos senhores e das pessoas que tão bem representam os diversos setores que compõem a sociedade piracicabana. Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Tarcísio Ângelo Mascarim, Presidente do Simespi.

 

O SR. TARCISIO ÂNGELO MASCARIM - Nesta solenidade em que se comemoram os 240 anos de Piracicaba, a indústria não poderia deixar de comparecer a esta solenidade. Gostaria de agradecer ao Deputado Felício, por esta homenagem para Piracicaba. Pode contar com as indústrias de Piracicaba que estão à disposição do desenvolvimento da cidade. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Anuncio que está presente o nobre Deputado Donisete Braga, Primeiro-Secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. (Palmas.)

Convido o Sr. Álvaro Augusto Vargas, representando o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo para fazer uso da palavra.

 

O SR. ÁLVARO AUGUSTO VARGAS - Bom dia a todos. É uma satisfação imensa estar aqui. Parabenizo o Deputado Roberto Felício pela iniciativa. A cidade de Piracicaba merece esta homenagem pelo trabalho que temos realizado. Toca-nos ver esta reunião suprapartidária, as pessoas todas envolvidas nesta homenagem a Piracicaba. Parabéns a todos e em particular o Roberto Felício pela iniciativa.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Convido o Sr. José Antonio Godoy, representando o Sr. Ângelo Frias, da Associação Comercial e Industrial. Anuncio também a presença da Secretária de Ação Cultural, Sra. Rosângela Camolese, e a do Sr. Diretor Milton Sérgio Bisoli, Procurador-Geral de Piracicaba.

 

O SR. JOSÉ ANTONIO GODOY - Bom dia a todos. É uma grande satisfação estar aqui nesta Assembléia comemorando os 240 anos de nossa cidade, que passa por um momento econômico muito feliz, um desenvolvimento grande.

Estou representando a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba. Em nome da diretoria e dos associados, gostaria de parabenizar a todos que aqui estão, especialmente o Roberto Felício, que marcou esta comemoração. Juntamente com todos os setores como associações, sindicatos empresariais e patronais, estamos abraçando o desenvolvimento das cidades, estamos dispostos a contribuir com tudo que estiver dentro da nossa capacidade para que a cidade cresça e desenvolva cada vez mais. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Anuncio a presença de Maria Silvia Bueno de Oliveira Santos, gerente executiva do INSS de Piracicaba. (Palmas.)

Convido para fazer uso da palavra o Sr. Ângelo Tadeu Ali, representando a Câmara dos Dirigentes Lojistas.

 

O SR. ÂNGELO TADEU ALI - Bom dia a todos. É uma satisfação muito grande ocupar o microfone desta Casa de Leis para falar da nossa Piracicaba, que adoro tanto. Tenho certeza que todos vocês, que estão aqui presentes, deixaram seus afazeres para representar e cumprimentar o aniversário da nossa cidade.

O Deputado Roberto Felício teve a idéia deste evento, de trazer os representantes locais para comemorarmos esses 240 anos de Piracicaba. Parabéns a todos! A CDI participa desta festa com grande satisfação, alegria. Bom-dia a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Gostaria de convidar o nobre Deputado Donisete Braga para fazer uso da palavra.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Bom dia a todos os presentes. O Deputado Roberto Felício apresenta, de forma brilhante, a iniciativa desta Sessão Solene em comemoração aos 240 anos do município de Piracicaba.

Quero saudar o Prefeito Barjas Negri, presente nesta solenidade. A iniciativa de felicitação pela passagem do aniversário de Piracicaba é importante pelo que representa o potencial econômico, industrial do município. Não poderia deixar de fazer este registro.

Em nome da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, do Presidente Vaz de Lima, do 2o Secretário, Edmir Chedid, quero fazer uma menção elogiosa ao município de Piracicaba. Parabenizo todos aqui do setor empresarial, patronal, sociedade civil, enfim todos que nesta manhã se fazem presentes nesta comemoração. Mais uma vez quero ressaltar a bela iniciativa do meu colega, Deputado Roberto Felício. Parabéns, bela Piracicaba! Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Vou fazer uma interrupção aqui, vamos voltar a nos deliciar com a música do nosso quinteto.

Anuncio para todos os presentes que, ao final dos nossos trabalhos, vou convidar a todos, mas quero que saibam desde já que vou convidar. Desculpem-me por estragar um pouco a surpresa, mas é importante que já saibam. E vamos convidar os funcionários da Casa também.

Teremos no andar de cima uma exposição do artista e cartunista Paulo Caruso. A exposição chama-se “Paulistanos ilustres e ilustrados”. No mesmo espaço da exposição continuaremos tendo a apresentação do Quinteto de Metais e também da dupla sertaneja Craveiro e Cravinho, a quem agradecemos muito também por ter aceitado o nosso convite, trazendo juntamente com o quinteto um pouco da nossa cultura e da nossa arte.

Quero dizer que é uma tradição desta Casa fazer a abertura solene das nossas atividades com a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, mas, com todo o apreço que evidentemente temos pela Banda da Polícia Militar, e não sem razão, quisemos fazer o evento com a nossa classe, para prestigiarmos a atividade cultural e artística da nossa cidade. Por isso o convite que fizemos.

Por intermédio da diretora Celisa agradeço à toda direção da escola assim como aos músicos da Escola de Música de Piracicaba e a nossa dupla sertaneja. Portanto, uma representação importante da nossa música erudita e da nossa música popular também.

Com vocês, mais uma vez, o Quinteto de Metais.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Quero mais uma vez agradecer e parabenizar o quinteto.

Concedo a palavra, representando o Sr. José Coral, presidente da Coplacana, e representando a Associação dos Fornecedores de Cana, o Sr. Marcos Farhat.

 

O SR. MARCOS FARHAT - Em nome dos produtores rurais de Piracicaba, dos fornecedores de cana e dos seus representantes quero parabenizar Piracicaba e todos os piracicabanos pelos 240 anos. Bom dia e muito obrigado!

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Anunciamos também as presenças do Sr. Eduardo Gabriel, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba; da Sra. Isaura Bonato Mazzuti, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Piracicaba; do Prof. Euclides Buseto, Vereador de Piracicaba; do Sr. José Francisco Simões, secretário-adjunto do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Panificação e Confeitaria e Afins de São Paulo; da Sra. Profa. Rinalva Cassiano Silva, representando o Magnífico Sr. Reitor da Unimep Davi Ferreira Barros.Gostaria de convidar a Profa. Rinalva para também compor a Mesa. Ela também fará uma saudação em nome da nossa universidade. (Pausa.) Convido o Sr José Maria Saiz Rosa, do Sincomécio. (Pausa.) Convido o Sr. José Antônio Paiva, do Sindicato dos Bancários de Piracicaba. (Pausa.) Convido o Sr. Wilson Tietz para falar em nome do Jornal de Piracicaba.

 

O SR. WILSON TIETZ - Exmo. Sr. Deputado Roberto Felício, Exmo. Sr. Prefeito Barjas Negri; Exmo. Presidente da Câmara, Vereador João Manoel, é um grande honra estar hoje aqui falando dessa nossa Piracicaba, essa cidade que vive um grande momento, estando representada por todo o setor produtivo de Piracicaba aqui na Assembléia Legislativa nessa justa homenagem feita pelo Deputado Roberto Felício e equipe à cidade de Piracicaba.

É muito gratificante falar de uma cidade que completa 240 anos, que tem à frente o trabalho maravilhoso do Prefeito Barjas Negri e que vive um grande momento da pujança do setor agropecuário, do biodiesel, da cana-de-açúcar e da indústria.

Para nós, é uma dupla felicidade e uma grande responsabilidade falar nesta sessão. O Jornal de Piracicaba completa 107 anos de vida, aqui representado pela Dona. Antonieta, que leva esse legado deixado pelo Dr. Losso Netto. O Jornal de Piracicaba sempre se colocou a serviço da cidade de Piracicaba. O Dr. Losso Netto sempre dizia que o Jornal de Piracicaba não pertencia à família Losso, mas sim à família de Piracicaba, aos piracicabanos, ao povo de Piracicaba. O jornal foi um grande batalhador de grandes obras que Piracicaba conquistou, sempre se colocando a serviço da comunidade.

É uma grata satisfação estar aqui, falando em nome do Jornal de Piracicaba, da Dona Antonieta e de toda a Família JP. Agradeço ao Deputado Roberto Felício por esta homenagem feita à cidade de Piracicaba, essa cidade maravilhosa, muito bem administrada pelo Prefeito Barjas Negri, pela Câmara dos Vereadores, aqui representada pelo Vereador João Manoel e por todos os Vereadores presentes.É uma grande satisfação fazermos parte dessa cidade.

A Família JP está de braços dados com Piracicaba neste grande aniversário, comemorando juntos os 240 anos de Piracicaba e os 107 anos do Jornal de Piracicaba. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Roberto Felício - PT - Obrigado, Wilson. Obrigado também à Dona Antonieta, pela importante presença. Quero também dizer que é de fundamental importância a nossa imprensa, que acompanha esse evento.

Convido o Jonas para, em nome da TV Beira Rio, fazer a sua saudação.

 

O SR. JONAS ÁQUILA MORIOKA - Autoridades presentes, senhoras e senhores, agradeço ao Deputado Roberto Felício por esta cerimônia tão grandiosa pelo aniversário da cidade de Piracicaba, que completa 240 anos. Essa cidade, grandiosa, está em franca evolução. Felicito também todos os presentes por esta comemoração conjunta, representando o povo de Piracicaba.

A TV Beira Rio, sempre presente em todas as atividades da cidade, conjuntamente com os senhores, agradece esse apoio e também a iniciativa do Deputado Roberto Felício por essa oportunidade. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Roberto Felício - PT - Obrigado, Jonas. Convido a Professora Rinalva Cassiano Silva para falar em nome do magnífico reitor da Unimep.

 

A SRA. RINALVA CASSIANO SILVA - Bom-dia a todos! Saudamos a Mesa Diretora dos trabalhos, o Deputado Roberto Felício, o Prefeito Barjas Negri, o Vereador João Manoel. Em nome da Unimep, desejamos saudar Piracicaba nos seus 240 anos.

Com certeza, o Professor Davi se sentiria muito orgulhoso de estar presente, até por ser piracicabano. Na sua ausência - ele está em viagem -, estamos representando-o. Além da Unimep, está presente a Professora Lurdes, que representa o Colégio Piracicabano, o mais antigo colégio de Piracicaba e o primeiro da Comunidade Metodista do Brasil.

Em nome do Colégio e em nome da Unimep, queremos saudar a cidade de Piracicaba, desejando, através dos seus representantes máximos, um grande desenvolvimento para aquela cidade, que já é referência no Brasil. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Convido agora a Sra. Ângela Ulisses Savian, em nome do Conespi.

 

A SRA. ÂNGELA ULISSES SAVIAN - Vereador João Manoel, Deputado João Felício, Prefeito Barjas Negri, convidados aqui presentes, bom dia!

O Conespi sente-se muito realizado em estar participando desta grande homenagem para a nossa querida cidade de Piracicaba, cidade que tem se destacado em âmbito nacional através das indústrias do setor sucroalcooleiro e também das pesquisas desenvolvidas na área do biocombustível. Não poderíamos ficar fora desta grande homenagem.

Quero aqui parabenizar o Deputado Felício, porque Piracicaba realmente merecia e merece esta grande homenagem. Também quero parabenizar o Prefeito Barjas pelo excelente trabalho que vem realizando a fim de que, junto com as empresas, o setor sucroalcooleiro e o setor dos trabalhadores realmente mantenha a cidade onde está e onde merece continuar por uns bons tempos. Um bom dia a todos. Mais uma vez, muito obrigada, Deputado! (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Faço uma pequena observação: tenho um irmão que se chama João Felício, que foi presidente da Central Única dos Trabalhadores. Assim, às vezes, no mundo sindical - e a Ângela é do mundo sindical -, acontece isso. Mas, Ângela, sinto-me muito orgulhoso em ser confundido com o João Felício. Acontece. Às vezes, as pessoas chamam o João de Roberto.

Anuncio também a presença do Nelson Antonio Pinotti, que representa o Lions Clube de Piracicaba - Centro. (Palmas.)

Mais uma vez, interrompemos as nossas falas para, com satisfação, ouvirmos nosso quinteto.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Informo a todos que a exposição dos trabalhos do Caruso nesta Casa só foi possível porque pensamos em organizar também pela simbologia - temos também Artes Plásticas em Piracicaba - graças ao esforço e à adesão ao nosso intento, da Secretária Rosangela Camolese, aliás, como uma antecipação nesta Casa. Teremos em breve, no dia 13, a abertura do Salão Internacional do Humor.

O nosso salão deixou de ser regional há muito tempo. Ele ganhou dimensão nacional e internacional. É de fato um salão internacional. E vamos ter a abertura oficial do salão no prédio da Fiesp, no dia 13. A Secretária aquiesceu que fizéssemos na Assembléia Legislativa para que o público paulistano e todos que freqüentam esta Casa vejam. Depois do dia 13, finalmente, vamos contar com mais uma edição do nosso Salão Internacional.

Quero convidar agora o Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba. É uma grata satisfação termos o Poder Público constituído da nossa cidade: o Poder Legislativo e o Poder Executivo. Passo a palavra agora para os representantes do povo, do conjunto da nossa população de Piracicaba, começando pelo Presidente João Manoel dos Santos, da Câmara Municipal.

 

O SR. JOÃO MANOEL DOS SANTOS - Quero cumprimentar o Dr. Tarcísio Mascarim e na sua pessoa todos os empresários de Piracicaba; à Acipi; a Dra. Rosalina, que representa o “Jornal de Piracicaba”; a Sra. Rosângela Camolese; a Sra. Isaura, Chefe de Gabinete do Sr. Prefeito; o Sr. Prefeito, Prof. Dr. Barjas Negri e em seu nome peço licença para cumprimentar os demais segmentos da nossa cidade; companheiros Vereadores presentes, assessores da Câmara presentes, mostrando a importância deste evento. Quero também cumprimentar o Deputado Roberto Felício, a toda a Assembléia Legislativa, o primeiro Poder constituído dentro do processo democrático.

Piracicaba comemora 240 anos a partir do dia 1º de agosto. Essas comemorações se estenderão até o dia 12 de setembro, mostrando a importância da Noiva da Colina. O crescimento de Piracicaba deve-se ao grande Prefeito que representa Piracicaba neste momento, Dr. Barjas Negri, na somatória do trabalho da classe empresarial, do Poder Legislativo piracicabano e de V. Exa., que com desenvoltura e compromisso tem estado presente nas reivindicações da nossa Noiva da Colina. Sou prova disso, a Câmara e os nossos colegas Vereadores são testemunhas oculares das vezes que tem prestado contas no Poder Legislativo piracicabano, poder número um da democracia, do trabalho realizado nesta Assembléia Legislativa em prol não só do Estado de São Paulo, mas principalmente de Piracicaba.

Nesta data importantíssima, o Poder Legislativo não poderia deixar de estar presente demonstrando a importância e também a consideração que este Poder tem com V. Exa. ao homenagear Piracicaba nos seus 240 anos, com a presença de um grande número de Vereadores, assessores e as forças vivas da nossa Noiva da Colina.

Que V. Exa. continue desempenhando um profícuo mandato em prol do Estado de São Paulo e da nossa cidade. Que esta Casa de Leis tenha humildade de descer até as bases, como V. Exa. tem feito, buscando as aspirações e os reclamos da população, debatendo e defendendo as aspirações de um povo com respeito, como compromisso de um homem eleito pelo povo.

A Noiva da Colina agradece e cumprimenta V. Exa. neste mês em que comemoramos os 240 anos com esta importante homenagem. Obrigado, Deputado Roberto Felício.

Conte com a Câmara de Vereadores de Piracicaba, conte com Piracicaba. Esta tem sido a fala de todos os que me antecederam. A classe empresarial e as forças vivas de Piracicaba colocam-se à sua disposição, para que tenhamos uma cidade pujante, crescendo, se desenvolvendo e garantindo principalmente qualidade de vida, emprego, renda e riqueza para o povo piracicabano. Nossos cumprimentos por esta brilhante iniciativa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Obrigado Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Raul Manoel. Vamos intercalar mais uma vez as nossas falas, para nos deliciarmos também com o Craveiro e Cravinho.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Muito obrigado. Eles vão voltar, que sorte a nossa. Vamos agora, agradecendo a Craveiro e Cravinho, às palavras do Prefeito Municipal de Piracicaba, Sr. Barjas Negri.

 

O SR. BARJAS NEGRI - Bom dia a todos. Quero cumprimentar o Deputado Roberto Felício, Presidente desta sessão, e, em seu nome, cumprimentar cada uma das autoridades anteriormente nominadas, e todos os presentes de Piracicaba que saíram numa segunda-feira de manhã, enfrentaram um trânsito terrível nas marginais de São Paulo, para vir assistir a esta Sessão Solene, em homenagem aos 240 anos de Piracicaba.

Ao Deputado Roberto Felício, os nossos cumprimentos e os nossos agradecimentos pela propositura, que veio em boa hora, e que permite registrar nos Anais desta importante Casa de Leis o que é Piracicaba, os seus 240 anos, as falas das suas principais autoridades, empresários, sindicatos e demais entidades, que, de uma forma ou de outra, colocaram a sua palavra a respeito da nossa querida cidade.

Piracicaba é uma cidade importante no cenário econômico do Estado de São Paulo, importante no cenário cultural, importante no cenário tecnológico. Piracicaba, hoje, com seus 240 anos, tem 370 mil habitantes. Pessoas que trabalham, que estudam, dedicam-se ao progresso e ao dinamismo da economia local ajudando, evidentemente, São Paulo a crescer e se desenvolver mais ainda. Os seus atletas, os seus artistas produzem para que na nossa sociedade perpetuem a nossa cultura, o nosso conhecimento. Piracicaba nos seus 240 anos está se transformando na capital internacional do etanol.

Estamos hoje, nesta sessão solene importante na Assembléia Legislativa, e as autoridades aqui presentes recebem todas as semanas delegações nacionais e internacionais dos vários continentes para conhecer a tecnologia, a inteligência, a criatividade dos nossos pesquisadores, dos nossos técnicos e das nossas empresas para no momento adequado e oportuno também adotar a técnica da produção do álcool, para que se possa enfrentar a crise internacional da energia. O álcool, portanto, produzido em Piracicaba, mas muito mais do que isso a técnica dada pelas nossas empresas que são na verdade produtoras de máquinas e equipamentos para que o mundo todo possa ter uma energia renovável. E esta sessão permite mostrar ao Estado de São Paulo a importância pela qual passa a nossa cidade.

Queria, na qualidade de Prefeito, agradecer a presença de cada um, a contribuição de cada um para que Piracicaba possa cada vez mais crescer, progredir, gerar renda e emprego para que possamos nos constituir sempre numa cidade importante para se morar, uma cidade gostosa, com uma boa qualidade de vida; agradecer o papel, o trabalho, a contribuição e a participação de cada um, desde o operário dentro de uma fábrica ao mais importante empresário da cidade, o profissional liberal, o professor e os políticos registrando aqui a iniciativa do Deputado Roberto Felício, com a presença dos nossos demais políticos, Vereadores da cidade de Piracicaba que vêm aqui prestigiar este evento de suma importância para a nossa cidade. Parabéns à Assembléia Legislativa e ao Deputado Roberto Felício. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Obrigado, Prefeito Barjas Negri. Gostaria com mil pedidos de desculpas - foi um erro de observação da nossa parte-, para reparar, pelo menos em parte, anunciar a presença do Sr. Jair Azzi, Presidente da Associação dos Aposentados de Piracicaba que está aqui com uma delegação de aproximadamente 20 pessoas. (Palmas.)

Nosso reconhecimento aos nossos aposentados, com mil pedidos de desculpa mais uma vez, eles que também ajudaram e continuam ajudando a construir a riqueza da nossa cidade.

A cidade de Piracicaba realizou e realizará ainda nos próximos dias diversas atividades comemorativas dos seus 240 anos. Tivemos recentemente, no dia 1º, a sessão solene na Câmara Municipal. A municipalidade, o Poder Público, o Executivo realizaram uma série de atividades e vamos ter ainda, como disse o João Manuel, uma série de outras atividades. É uma data bastante simbólica, não pelo número redondo apenas, que também por isso é, mas é uma data muito importante, sem dúvida, para a cidade de Piracicaba. E as atividades todas realizadas precisavam ser mesmo para fazer o registro.

Mas quisemos com o nosso ato aqui também, com a convocação a nosso pedido ao Presidente da Assembléia Legislativa realizarmos também esta sessão solene para que pudéssemos comemorar para além das fronteiras da nossa cidade, para que pudéssemos anunciar ao povo paulista que a cidade nesse período estaria em festa.

Quero fazer um agradecimento a minha assessoria. Quero fazer um agradecimento a todos os funcionários aqui da Assembléia Legislativa que nos ajudaram para o êxito deste evento. Quero agradecer ao Prefeito Barjas Negri; quando conservamos - fui à Prefeitura - tive uma acolhida bastante grande porque não queríamos marcar uma sessão solene para anunciarmos, como queríamos anunciar o aniversário, mas queríamos evidentemente contar.

E quero dizer hoje com muita satisfação que podemos contar com todos os setores praticamente que representam a cidade de Piracicaba: o Prefeito Barjas Negri com diversos integrantes do seu Secretariado, o Pacheco, vice-Prefeito da cidade; o Vereador João Manoel, em nome de quem agradeço muito a todos os Vereadores pela presença; os nossos artistas, os aposentados, os nossos trabalhadores; os já nomeados empresários; os representantes de classe e representantes da imprensa. Podemos dizer que esta sessão está quase completa. Temos aqui o de mais representativo da constituição do nosso tecido social.

A cidade de Piracicaba é emblemática também pela constituição de seu povo. Somos também um pouco da síntese do que é o povo brasileiro, dos homens e das mulheres brancas, dos homens e das mulheres negras dos que aqui viviam, que já não são muitos. A presença dos nossos políticos, dos nossos artesãos, dos nossos artistas, das nossas artistas, dos nossos empresários, dos nossos trabalhadores faz desta atividade algo de muito êxito.

Portanto a nossa vontade de fazer o registro aqui, como disse o Prefeito, nos Anais da Assembléia Legislativa, mas também para anunciar ao povo paulista se realiza. Vai haver uma repercussão através dos instrumentos de divulgação da Assembléia Legislativa, através dos instrumentos de divulgação da nossa cidade. Quero dizer que com muita satisfação fizemos aqui este registro.

Quero dizer da minha parte, em observação às palavras de resto generosas das pessoas que fizeram aqui uso da palavra, das referências a que fez o Prefeito e o Presidente da Câmara a minha pessoa, quero dizer que a iniciativa nossa aqui foi também uma maneira de prestarmos um tributo. Piracicaba tem 240 anos, e tenho um convívio só de 19 anos. Na política, aliás, só de cinco.

Aliás, uma boa parte dos piracicabanos pensam que tenho convívio de apenas cinco anos, porque muitos descobriram a minha presença em Piracicaba quando tomei posse aqui na Assembléia Legislativa, no mandato anterior, no começo de 2003. E agora estamos iniciando um segundo mandato, em parte graças à generosidade dos eleitores de Piracicaba, e tomei a iniciativa de propor este evento aqui com muita satisfação, que era uma maneira de manifestar também o meu reconhecimento à Piracicaba.

Piracicaba tem a pujança econômica aqui anunciada pelo Prefeito, é uma das cidades mais importantes da economia brasileira, é importante centro importante tecnológico, anunciada pelo Presidente da República como pólo nacional de biocombustível num convênio com o Governo do Estado de São Paulo e com a Escola Superior da Agricultura.

É uma cidade notável pela sua arte, é uma cidade notável pelo seu esporte, também se projeta para além das nossas fronteiras. É uma cidade que sabe da responsabilidade que tem perante os brasileiros, perante a economia brasileira, perante a cultura brasileira. É uma cidade que se prepara todos os dias com seus intelectuais, com seus empresários, com seus trabalhadores, para ajudar a humanidade a encontrar respostas. São 370 mil habitantes, anunciava aqui o nosso Prefeito, com todo o domínio que tem das tecnologias, com os seus saberes, com a sua ciência, enfim, é uma cidade preparada para enfrentar os desafios que a humanidade tem pela frente. Como é que a gente desenvolve economicamente, socialmente, culturalmente, politicamente, respeitando os valores do nosso povo, respeitando a natureza, como fazemos desenvolvimento sustentado preservando o planeta para as futuras gerações. A cidade de Piracicaba, volto a dizer, está preparada para contribuir para que assim seja.

Quero mais uma vez, como já fiz, aliás, na Câmara Municipal, quero pedir licença para repetir, quero recorrer ao nosso educador Paulo Freire, para dizer que Piracicaba, nos seus 240 anos, não está pronta. Na frase de Paulo Freire “Piracicaba não é, Piracicaba está sendo”. E todos nós que nascemos ou que fomos para lá em algum período da nossa vida, também somos assim. Nós não somos. Nós vamos nos fazendo no dia-a-dia cada vez mais piracicabanos. Apaixonados pela nossa natureza, apaixonados pelos nossos acidentes físicos, sobretudo apaixonados pelos valores que encantam todos aqueles que vão para lá, ou para morar ou que a visitam. A cidade de Piracicaba é notável no Brasil todo. Quando falamos de Piracicaba, todo mundo conhece, seja pela música, seja pelo esporte, pela pujança econômica.

Quero encerrar, para não cansá-los demais, dizer da minha satisfação mais uma vez, agradecendo trabalhadores, empresários, artistas, mundo da política, todos vocês se deslocaram. A Casa aqui faz eventos de sessão solene somente às segundas e sextas, e quando entramos com o requerimento, evidentemente gostaríamos até de fazer no dia 03, que era o dia mais próximo, mas infelizmente, pelas circunstâncias de outras atividades que a Casa realiza, hoje à noite mesmo teremos uma atividade em homenagem ao jornal “Folha de S.Paulo”, recentemente tivemos o falecimento do Sr. Octavio Frias de Oliveira, e a Casa vai fazer esta homenagem também. Então fizemos esta atividade na segunda-feira de manhã, não porque achávamos o melhor horário. Mas quero dizer que apesar disso, apesar de todas essas dificuldades, a nossa foi uma atividade de muito êxito. Evidentemente graças à presença das senhoras e dos senhores. Não teria sentido se não fosse assim.

Que a gente continue tendo um bom dia, uma boa tarde. Convido a todos para que permaneçam mais um pouco. Queremos fazer o registro, quero aqui em nome do Presidente da Assembléia Legislativa, da Mesa Diretora, em nome de todos os Srs. Deputados, entregar para o Prefeito e o Presidente da Câmara as Placas Comemorativas, para que também fique registrado junto aos dois poderes, Executivo e Legislativo da nossa cidade, este nosso evento. Em seguida, volto a convidá-los para a exposição do Paulo Caruso no espaço Cândido Portinari, e mais uma vez, nos deliciarmos aqui com o quinteto e com a nossa dupla. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- São feitas as entregas das Placas Comemorativas ao Prefeito e ao Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades , aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 02 minutos.

 

* * *