1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA                                  015ªSS                           

DATA:990806

 

  O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Esta Presidência registra a presença de S. Eminência, Dr. Kahil Alsaifi,  Mufti do Vale do Becaa na República do Líbano; Sr. Dr. Mohamad Al Turki;  Sr. Ahmad Saifi, organizador e Presidente do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina; Prof. Dr. Mohamed Abib, Coordenador das Relações Internacionais da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, representando S. Magnificência o Sr. Prof. Dr. Hermano de Medeiros Ferreira Tavares, reitor da Universidade Estadual de Campinas; Exmo. Sr. Vereador Mohamed Mourad, 2º Secretário da Câmara Municipal de São Paulo, Srta Rania Alhussami; Sr. Dr. Luís Lopes; Dr. Ali Yassin, Presidente da Sociedade Beneficente de São Paulo; Sr. Hissa Omar Abusharara; Sr. Khalil Alsaifi; Dr. Ali Abbas Hakmi; Dr. Abdul Razak Al-Badr; Dr. Abdallah Al-Kuda-ir; Dr. Sulaiman Al-Turaim; Dr. Ibrahim Al-Mágoshi; Dr. Abdallah Al-Hadlag; Dr. Mohamad Al-Mushawah; Sheik Ahmad Saleh Mahairi; Mohamed Said El Orrá, representando o Presidente Nacional do PRTB, Sr. Levi Fidelix.

Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Assembléia, Deputado Vanderlei Macris, com a finalidade de instalação do 13º Congresso Internacional dos Muçulmanos da América Latina.

Ouviremos agora a entoação de trecho do Alcorão Sagrado pelo Sheik Jamal Hammoud.

 

*        *        *

 

- E entoado o Alcorão Sagrado.

 

*        *        *

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - Convido a todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

*        *        *

 

-         É executado o Hino Nacional.

 

*        *        *

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - Esta Presidência concede a palavra à Srta. Rania Alhussami.

 

A SRA. RANIA ALHUSSAMI - Sr. Presidente, senhoras e senhores, gostaria de dar as boas-vindas a todos os presentes no 13º Congresso Islâmico. Encontramos no Brasil uma terra abençoada por pessoas acolhedoras, que torna a prática do Islam possível no nosso dia-a-dia. Cada dia mais vemos mulheres usando as vestes islâmicas, prova não só da nossa liberdade religiosa e do grande número de mulheres que vem adentrando à religião do Islam, a religião completa. É com muito orgulho, que nós mulheres mulçumanas usamos as vestes  islâmicas, praticamos nossas orações e vivemos o Islam de forma plena. Agradeço a todos. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE JAMIL MURAD - PC DO B - Agora, ouviremos um canto islâmico.

*        *        *

 

- É apresentado número musical.

 

*        *        *

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - Tem a palavra o nobre Deputado Luís Lopes. (Pausa.)  Na impossibilidade de ouvirmos o Dr. Luís Lopes, ouviremos um canto islâmico.

 

*  *  *

-         É apresentado o canto islâmico.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Esta Presidência concede a palavra ao Xeique Khalil Alsaifi.

 

O SR. XEIQUE KHALIL ALSAIFI - (É pronunciado discurso em língua estrangeira.)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC DO B - Ouviremos agora a tradução do pronunciamento.

 

*        *         *

 

- É feita a seguinte tradução:

“Em nome de Deus, clemente e misericordioso, louvado seja Deus e que a paz e a graça de Deus esteja com o nosso profeta. Saúdo a todos e peço a Deus que nos dê o sucesso em nosso evento. Dizem que hoje o mundo tornou-se uma aldeia global e nesta aldeia a comunicação é tão rápida que nós nos aproximamos uns dos outros com muita facilidade, mas esta aproximação tem que ser uma aproximação de idéias e não uma aproximação física. As aproximações de idéias é que tornam as pessoas próximas, pregando e fazendo com que se tornem tolerantes, pregando a tolerância, a justiça, a honra e o direito, para que tudo isso prevaleça para toda a humanidade. Só havendo aproximação é que haverá paz, só com os valores religiosos que ensinam o homem a conviver em  paz com os semelhantes é que tornam isso possível. Este 13º Congresso de Muçulmanos da América Latina e dos Países do Caribe é mais uma tentativa para a aproximação de idéias e fazer com que a tolerância entre todos os povos prevaleça. Que Deus Todo Poderoso nos ajude a conseguirmos o nosso intento e que dê sucesso para todos os presentes e que a paz de Deus esteja com todos.” 

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC DO B - Esta Presidência agradece a tradução. Neste momento,ouviremos o Sr. Hissa Omar Abusharara.

 

O SR. HISSA OMAR ABUSHARARA - Srs. representantes da autoridade religiosa do Líbano, Srs. representantes do Ministério de Assuntos Religiosos do Reino da Arábia Saudita, Srs. representantes do Parlamento do Estado de São Paulo, Srs. assistentes do 13º Congresso de Muçulmanos da América Latina e Caribe, irmãos e irmãs muçulmanos, que a paz de Deus esteja com todos. É uma surpresa muito agradável ter a oportunidade de dirigir-me a todos vocês nesta grata oportunidade. Gostaria de recordar um pouco o tema deste 13º Congresso, que é o islã e as outras religiões conforme o nosso ponto de vista, obviamente. Gostaria de lembrar que os muçulmanos, como religião, e os muçulmanos como civilização, foram os pioneiros em estabelecer o acercamento entre as distintas religiões. Com o surgimento da civilização islâmica no mundo durante a Idade Média, heis que surge o acercamento inter-religioso, surgem debates e assembléias, será uma vontade forte por parte das autoridades islâmicas, pela primeira vez na história, de estabelecer laços de amizade e intercâmbio com os cristãos e os judeus, em especial. Dentro desta tradição milenar podemos dizer que se realiza este 13º Congresso com este tema que é muito importante. Vivemos em uma época onde, paulatinamente e sem notar, as pessoas se afastam da religião. Não afeta somente os muçulmanos, mas as demais religiões e com quanta tristeza vemos que as pessoas se alegram de Deus e do nosso Senhor Criador. Espero que este encontro seja um passo para poder estabelecer certas pautas, certos níveis de acercamento, coordenar alguns trabalhos para mover a humanidade ao encontro do Senhor, único Deus e Criador de todos os que existem, humanos e demais criaturas. Sejam bem-vindos  ao 13º Congresso Islâmico para a América Latina e Caribe. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - Esta Presidência concede a palavra ao engenheiro Ali Yassin, que é Presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo.

 

O SR. ALI YASSIN - Louvado seja Deus, Senhor do Universo, de tudo e de todos. Que a paz e a graça de Deus estejam com o derradeiro dos profetas e dos mensageiros.

Autoridades presentes, senhores e senhoras, irmãos de fé, é com satisfação e grande entusiasmo que faço esta breve explanação a esta seleta platéia e peço a Deus, glorificado e exaltado seja, que ilumine a Nação Muçulmana para pensamentos uníssonos positivos para que todas as entidades sejam impulsionadas para encontrarmos metas comuns e um sentido único de direção, ou seja, a senda reta mencionada em várias “suratas” alcoranicas, sendo uma delas a “surata da abertura” (al fatiha).  Não basta dizer que somos muçulmanos. Nossas entidades não devem se dividir em nossas prioridades e percepções para encontrarmos um plano de ação correto que venha beneficiar a existência do homem na face da Terra. Temos que ter espírito de equipe que requer muito mais do que conhecimento, sinceridade e sacrifício. Esse espírito de equipe é nutrido por um nível mais alto de compreensão, de apreciação e de “hikma” (sabedoria). Isto funciona entre indivíduos e entidades que são capazes de sacrificar as suas próprias diferenças pessoais para chegarmos ao bem comum. Quando os islâmicos e o mundo se ativerem ao espírito de equipe, podemos então anunciar o princípio de uma verdadeira civilização islâmica. Nada poderá detê-la. Então será apenas uma questão de tempo porque as bênçãos e a misericórdia de Deus estarão com as entidades, os irmãos, as irmãs e o planeta terão o seu máximo apogeu de concordância mundial. Sendo assim, chegamos a conclusão que a religião constitui um conselho sincero. Exemplifico nos seguintes versículos alcoranicos:” E que o homem não obtém senão o fruto de seu proceder e que seu proceder será examinado, demais ser-lhe-á retribuído com a mais eqüitativa recompensa.”

A tarefa das entidades muçulmanas não é e não deverá ser de servir a si próprio e sim servir aos outros, aos interesses da comunidade e do mundo como um todo.

O trabalho em conjunto das entidades produz um desempenho do mais alto nível do que o trabalho isolado, individual que é sinônimo de decadência. Se a comunidade deseja experimentar um renascimento, um pré-requisito, é necessário que as entidades islâmicas estabeleçam uma união das sociedades, traçar metas e estratégias com várias instituições acadêmicas de alto nível intelectual.

A falta de diálogo das entidades islâmicas produziu uma atmosfera intelectual estática que não fornece o enriquecimento necessário para a maturidade. Se Deus quiser, estaremos perto de um aprimoramento e melhora de nossas inter-relações. Há mais tarefas e demandas do que os nossos recursos. Assim, torna-se primordial priorizar a correta distribuição dos valiosos e escassos recursos humanos e materiais que temos. E a necessidade de selecionar as coisas mais importantes torna-se progressivamente mais crucial. Não há virtude nos confrontos. A virtude repousa nos intercâmbios das entidades, nos intercâmbios confortantes, simplificados e relaxantes, como nos ensinou o profeta. Que Deus o abençoe e lhe dê paz.

Caros irmãos, existe uma lacuna entre aquilo que queremos dizer e aquilo que as pessoas entendem. Quanto menor ela for, com maior sucesso estaremos transmitindo a nossa mensagem, corrigindo as distorções às vezes veiculadas erroneamente em vários locais do mundo em que vivemos. Olhando para trás, para o Movimento Islâmico desde a sua origem, veremos sem dúvida que ele fez um trabalho árduo. Todavia, irmãos, muitas vezes o fruto do Movimento Islâmico e de seus esforços foi roubado pelos seus adversários. Foi roubado, sim, porque a biblioteca da literatura islâmica de hoje mostra um muçulmano estático. Nós falhamos em produzir uma “(Dahwa)”, dinâmica e consciente, pois é chegado o momento, precisamos de membros dinâmicos, inteligentes e entidades mães que possam abraçar a causa. Como muçulmanos, perante nós e o mundo devemos ser francos como nos ensina Deus através do Alcorão Sagrado “(sede leais na medida e no peso, não desfraudeis o próximo e não causeis corrupção na Terra, isto será melhor para vós, sê - sois fiéis)”. Nenhum de nós será fiel até que deseje para o irmão o que deseja para si mesmo. Gostaria de parabenizar os mentores do 13º Congresso e agradecer a presença de todos e o convite feito à nossa entidade.

Obrigado.

“ Asslam Alaikam Wa Rahmatallah Wa Baracatu”

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC DO B - Esta Presidência concede a palavra ao Vereador Mohamad Mourad, Segundo Secretário da Câmara Municipal de São Paulo.

 

O SR VEREADOR MOHAMAD MOURAD -

(entra leitura)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC DO B - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Mohamad Al Turki em nome do Emir Sultan Bin Abdul Aziz Su’ud.

 

O SR. MOHAMAD AL TURKI - É pronunciado discurso em língua estrangeira.

                                                 * * *

 

O SR. PRESIDENTE JAMIL MURAD - PC do B -  Vamos ouvir agora a tradução.

- É feita a tradução:

 

“Em nome de Deus, o clemente e misericordioso. Louvado seja Deus. Que sua paz e graça esteja com o Profeta Mohamad.

Exmo. Sr. Deputado Jamil Murad, Exmo. Sr. Ahmad Ali Saif,  Presidente do Centro de Divulgação do Islam para a América Latina e promotor deste congresso. S. Ema. AL Mufti, S. Emas. Cheiques presentes. Saúdo-vos pela saudação do Islam Assalamu Alaikum Warahmatu Allah Wabarakatuh. Viemos de um país amigo, o  Reino da Arábia Saudita, para participar do 13º Congresso dos Mulçumanos para América Latina, cujo tema é “O Islam e as outras religiões”. E esse tema é de suma importância porque o congresso está sendo promovido num País de múltiplas religiões. E o tema vem na hora certa para que todas as religiões tenham intercomunicação e uma aproximação.

O mundo de hoje, dizem, tornou-se uma aldeia. E eu digo: não é uma pequena aldeia, mas uma pequena casa. Já é tão pequeno que qualquer coisa  que aconteça em qualquer parte do mundo é imediatamente sabida em qualquer outra parte. Digo que o Islam é a religião do bem porque ordena seus seguidores à prática do bem, coibindo a prática do ilícito. Deus enviou todos os profetas com a mesma mensagem e com a missão de transmitirem para as pessoas que devem adorar a um só Deus.

Os profetas, para os muçulmanos, são todos irmãos e transmitiram a mesma mensagem. Porém, a mensagem foi  complementada com o Profeta Mohamad, que veio para sanar dúvidas e corrigir erros. Convido a todos que estudem o Islam, que conheçam seus valores e verifiquem quão próximo está das outras religiões.

O Reino da Arábia Saudita tem relações muito estreitas com o Brasil. Eu trago a mensagem do guardião dos dois lugares santos para que Deus Todo Poderoso dê sucesso,  que sejam todos bem sucedidos nesse 13º Congresso.” (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE JAMIL MURAD - PC do B -  Esta Presidência concede a palavra à S. Ema.  All Mulfi do Vale de Becaa, na República do Líbano, Sr. Doutor Khalil Almais. 

 

O SR. KHALIL ALMAIS - (Discurso em língua estrangeira)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - Ouviremos agora a tradução do pronunciamento.

* * *

-É feita a seguinte tradução:

 

“O mundo todo procura a paz e não há civilização em nenhuma parte do mundo sem a paz. Todos os povos a procuram. A religião de Deus, o Islam, significa paz. Esse é o objetivo do Islam, é o prevalecimento da paz no mundo. Pode-se entrar num local ou apresentar algo a uma pessoa. Essa pessoa pode esquecer, mas não esquece a paz. Se você entra num local com um sentimento pacífico, essa pessoa nunca vai esquecer. Deus todo-poderoso disse para o nosso profeta ininteligível: só a Ti enviamos como misericórdia para a humanidade. Eu saúdo este país extraordinário que nos dá a oportunidade de apresentar a nossa palavra de paz; eu saúdo este país extraordinário que coloca a nossa disposição a sua Casa máxima aqui em São Paulo para apresentarmos a nossa palavra de paz. Que a paz esteja com todos vocês e que a paz prevaleça em todo o mundo. Ininteligível.” (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD -  Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Ahmad Ali Saif, organizador e Presidente  do Centro de Divulgação do Islam para a América Latina.

 

O SR. AHMAD ALI SAIF- Sr. Presidente, Deputado Jamil Murad; Sua Eminência Al Mufti Dr. Khalil Almais; Sr. Conselheiro do Ministério de Assuntos Religiosos, Dr. Mohamad Al Turki; Sr. Presidente de Seminário do Encontro dos Mensageiros Mulçumanos na América Latina, senhores xeiques; Sr. Vereador Mohamad Said Mourad e Sr. Ali Yassin, Presidente da Sociedade Beneficiente Mulçumana. Esta sociedade é tradicional. Ela já tem setenta anos. É a sociedade islâmica mais antiga do Brasil e na América Latina. Ali, junto a uma equipe, vai promover um grande trabalho. Parabéns, Ali, estaremos todos juntos unidos se Deus quiser.  Há algum tempo fizemos nosso congresso aqui e eu tinha mencionado que somos descendentes de mulçumanos, somos mulçumanos brasileiros. Neste plenário está composto por brasileiros e não imigrantes. Somos todos brasileiros de religião islâmica. Graças a Deus as coisas estão melhorando. Hoje o nosso 13º Congresso tem o título “O Islam e as outras religiões.”  Na verdade o Islam vem recebendo algumas críticas através da imprensa e eu quero apresentar a verdadeira religião mulçumana.

Um irmão nosso, por acaso viu uma editora publicando uma matéria sobre o Islam. Ele leu a matéria e notou que estava tudo distorcido, informações erradas, colocações até agressivas, coisa falsa. Ele entrou em contato e, conversando, conseguiu corrigir. Então pudemos ver ali um campo para quem quisesse trabalhar e apresentar a verdadeira religião mulçumana. Eu não posso falar sobre as outras religiões, por isso vou falar do Islam. Escolhi um relato de um profeta, Mohamed, filho de Deus, que diz: “Estivemos junto com o profeta e seu companheiro, de cabelos pretos e roupas brancas; não mostrava sinais de viagem e ninguém o conhecia. Ele ajoelhou-se e sentou-se perante o mensageiro de Deus, Monhamed, e eu disse: “Ó Mohamed, informa-me: O que é o Islam?” Ele deixou as coisas bem fáceis: “É simples testemunhar que não há divindade senão Deus, e acreditar que Mohamed é o derradeiro mensageiro de Deus”.

  Em segundo lugar, é preciso fazer oração, estar sempre em contato com Deus. Precisa ter um ato espiritual, precisa fazer a sua oração diária. Depois, fazer o seu serviço social,  uma contribuição. Não adianta a pessoa dormir em casa, com a sua geladeira cheia e os alimentos estarem sobrando, se estragando na despensa se o seu vizinho, o seu próximo, estiver  passando fome. Quem dorme tranqüilo enquanto o seu vizinho está passando necessidade deixa de ser muçulmano. Fazer jejum e fazer peregrinação à Meca uma vez na vida é para quem tem condição financeira e saúde. A coisa não está fácil! Esse homem disse que Mohamed só falou a verdade. O pessoal estranhou. Perguntei para o homem e ele confirmou. Ele falou-me: “fala-me sobre fé; o que é a fé dos muçulmanos, Mohamed?  Mohamed disse: “Crer em Deus, em seus anjos em sua escritura e em  seus enviados”.

Esse “enviados”  é crença de muçulmano; sua fé fica inválida se ele não acredita em Enur, em Abraão, em Messias, em Jesus Cristo e no derradeiro dos mensageiros, que é Mohamed.         Então, o homem tornou a falar: “ele falou a verdade”. O pessoal estranhou e ficou  surpreso. Então, ele me disse: “Fala-me sobre a perfeição”. Ele disse que você tem que adorar Deus, fazendo de conta que o está vendo na frente. Se você não vê Deus na sua frente, faça de conta que ele está vendo-lhe; ele está presente em todo lugar. Então, fique esperto!O homem perguntou ainda ao profeta sobre o sinal da última hora. Ele disse que os sinais da última hora serão quando a sua funcionária mandar em você e quando a filha mandar na mãe. Quando os pastores de ovelhas, descalços, competirem com a construção de altos edifícios e arranha-céus.

  Ele disse que o homem falou a verdade e foi embora.

  Mohamed perguntou: “você sabe quem é?”

  Ele disse: “não”

  Ele disse: “é o anjo Gabriel que veio ensinar a vocês como é a religião islâmica”. Seria muito fácil! Quero agradecer ao Deputado Jamil Murad, grande amigo da colônia, aos Deputados do Estado de São Paulo, ao nosso Governador Mário Covas e ao Governo Federal, na pessoa do Presidente Fernando Henrique Cardoso e aos demais representantes do povo brasileiro. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos que atenderam ao nosso convite, que vieram da Bolívia, da Argentina, da Colômbia, de todos os lugares da América Latina, enfim, a todos que colaboraram para este congresso. Quero encerrar minhas palavras  com um versículo do Alcorão, que fala de uma época em que o homem está na perdição, com exceção daqueles que crêem, praticam o bem e se aconselham  na verdade e na paciência. Agradeço a todos. Prossigamos em frente. Muito obrigado. Salamaleque. (Palmas.) A Sociedade Beneficente Muçulmana de Santo Amaro convida a todos os presentes para uma palestra de Sua Eminência Al Turki, na Mesquita de Santo Amaro às 21 horas.

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC DO B - Queremos anunciar novamente, a pedido, que no dia 17 de setembro, 6ª feira, às 19 horas, será comemorado o Dia da Comunidade Islâmica na Câmara Municipal de São Paulo e a comemoração dos 70 anos da Comunidade Beneficente  Muçulmana de São Paulo com o Presidente Dr. Ali e organizada também pelo Vereador Mohamad Said Mourad.           Queremos convidar em nome deles a todos os presentes. Esta Presidência gostaria de declarar que foi uma honra substituir o Presidente da Assembléia Legislativa, o nobre Deputado Vanderlei Macris que se encontra na Argentina em evento tão importante. A Assembléia se sente honrada de sediar a abertura do 13º Congresso dos Muçulmanos da América Latina. Para mim também, como neto de muçulmanos, mantenho viva na memória  as orações do meu avô. Neste momento em que sinto que  todo o mundo procura caluniar, procura intrigar,  procura agredir inclusive com bombardeios covardes o Iraque, a Iugoslávia e outros povos,  nós queremos reafirmar que isto tudo acontece porque querem negar, mas não é possível deixar de reconhecer que o Islam é um dos pilares da civilização humana. Nesse sentido, esta Presidência gostaria de registrar nosso desejo que o 13º Congresso dos Muçulmanos da América Latina tenha pleno êxito, e que os nossos visitantes de outros países convivam conosco nesses dias como se estivesse na sua própria casa.

*        *        *

 

-         São feitas as entregas de brindes ao Presidente Jamil Murad pelas autoridades muçulmanas.

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC DO B - Para os que estão aqui e têm curiosidade de saber o que estamos recebendo, é um lindo brinde, uma fita: “Compreenda o Islã e os Muçulmanos”; “Os Direitos Humanos e o Islã”; “Como Abracei o Islã”, “O que se Diz do Islã”, “Meditando com o Islamismo”; “Tudo o que Você Queria Saber e Conhecer”.

Muito obrigado. Encerrado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades presentes e a todos que com a sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade, convidando a todos para participarem do coquetel que será oferecido no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

                                     *          *          *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e dois minutos.

 

                                     *          *          *