8 DE MAIO DE 2023

9ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE

        

Presidência: ITAMAR BORGES

        

RESUMO

        

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocou a presente sessão, em "Homenagem aos Profissionais da Contabilidade", por solicitação deste deputado.

        

2 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, convida a todos para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Agradece a todos pela presença. Afirma que esta solenidade é uma justa homenagem à classe contábil. Considera que os contadores têm se tornado protagonistas no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo em São Paulo e em todo o Brasil. Expressa sua gratidão à classe dos contabilistas pelo apoio a seu mandato. Parabeniza os profissionais e as entidades contábeis pelo seu trabalho.

        

4 - MARCO ANTONIO FABBRI

Presidente do Ibracon - 5ª Seção Regional, faz pronunciamento.

        

5 - DANIEL COÊLHO

Presidente da Fenacon, faz pronunciamento.

        

6 - AÉCIO PRADO DANTAS JÚNIOR

Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, faz pronunciamento.

        

7 - MARIA CLARA CAVALCANTE BUGARIM

Presidente do Cilea - Comitê de Integração Latino Europa-América, faz pronunciamento.

        

8 - CARLOS ALBERTO BAPTISTÃO

Presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, faz pronunciamento.

        

9 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega da Medalha Presidente Annibal de Freitas à vereadora Edir Sales, de São Paulo.

        

10 - EDIR SALES

Vereadora de São Paulo, faz pronunciamento.

        

11 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega da Medalha Presidente Annibal de Freitas a Francisco Antonio Maldonado Sant'Anna, presidente do Conselho de Administração e Finanças do Ibracon.

        

12 - FRANCISCO ANTONIO MALDONADO SANT'ANNA

Presidente do Conselho de Administração e Finanças do Ibracon, faz pronunciamento.

        

13 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a prestação de homenagem, com a entrega de placas, a diversas entidades contábeis. Anuncia a entrega de placas em homenagem ao deputado Itamar Borges, por seu apoio à classe contábil.

        

14 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

        

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Senhoras e senhores, boa noite a todos. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Alesp e pelos canais do Sescon São Paulo e da Alesp no YouTube. Após a solenidade, será oferecido um coquetel no Salão dos Espelhos.

Convidamos, para a composição da Mesa principal, o Exmo. Sr. Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão solene e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal. (Palmas.) O Sr. Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon e da Aescon São Paulo. (Palmas.) Presidente já se encaminhando aqui à Mesa.

A vereadora da Capital, que neste ato representa o prefeito Ricardo Nunes, Edir Sales. (Palmas.) Sra. Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Cilea, o Comitê de Integração Latino Europa-América. (Palmas.) Sr. Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Federal de Contabilidade. (Palmas.) E o Sr. Daniel Coêlho, presidente da Fenacon. (Palmas.)

Chamamos, para que componham a extensão da nossa Mesa, as seguintes autoridades, os homenageados da noite e demais autoridades. Sr. Marco Antonio Fabbri, presidente do Ibracon, 5ª Secção Regional, neste ato representando as entidades congraçadas da contabilidade. (Palmas.)

Sr. Francisco Antonio Maldonado Sant’anna, presidente do Conselho de Administração do Ibracon, neste ato representando também o presidente do Ibracon Valdir Renato Coscodai. (Palmas.)

Sr. José Aparecido Maion, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. (Palmas.) O Sr. Claudinei Tonon, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Sindicont-SP. (Palmas.)

A Sra. Telma Tibério Gouveia, presidente da Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo. (Palmas.) Sr. Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC, Academia Paulista de Contabilidade. (Palmas.)

O Sr. Carlos Aragaki, presidente da Regional São Paulo da Anefac, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, neste ato representando o presidente David Kallás. (Palmas.) Sr. José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Apegesp, a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo. (Palmas.)

O Sr. José Serafim Abrantes, presidente do Sescon São Paulo e Aescon São Paulo, gestão 87/90, e presidente do CFC, gestão 98/2001. (Palmas.) O Sr. Carlos José de Lima Castro, presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, gestão 2001/2003. (Palmas.) O Sr. Marcio Massao Shimomoto, presidente do Sescon e Aescon São Paulo, gestão 2016/2018. (Palmas.) E o Sr. Reynaldo Lima Junior, presidente do Sescon e Aescon São Paulo, gestão 2019/2021.

As autoridades que compõem a Mesa, neste momento podem tomar seus assentos, por favor. Em nome do presidente do CFC, Sr. Aécio Prado Dantas, cumprimentamos e agradecemos a presença da diretoria do CFC, além da presença dos presidentes dos conselhos regionais de vários estados da Federação.

Também agradecemos, em nome da presidente do Cilea, Sra. Maria Clara Cavalcante Bugarim, a presença de representantes de várias entidades internacionais da contabilidade. Ficamos muito felizes e lisonjeados em tê-los aqui conosco neste dia de comemoração à nossa classe contábil.

Também registramos e agradecemos a presença de Carlos Leoni Fonseca da Cunha, presidente da Afresp. Gildo Freire de Araujo, presidente do IPC, aqui representado por Sérgio Prado de Melo, diretor financeiro.

Cláudio Avelino Mac-Knight Felipe, ex-presidente do CRC São Paulo. Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo, aqui representando por Marcio Shimomoto, do conselho deliberativo.

Também Charles Krieck, presidente da KPMG. Manoel Henrique Farias Ramos, presidente do Sebrae São Paulo, aqui representado pelo contador Ismael Toledo Junior. Dr. Eurípedes Sales, ex-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, também foi presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Muito obrigado pela presença de todos.

Para a abertura desta sessão solene, ouviremos o deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Muito boa-noite a todas e a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, convidados, autoridades, entidades aqui representadas, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado André do Prado, atendendo a nossa solicitação com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade e prestar homenagem à classe contábil.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Obrigado, Sr. Deputado. Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos à banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente PM Calisto. Obrigado. Em seu nome, saudamos todos os músicos aqui presentes, muito obrigado.

Neste momento, retoma a palavra, para o seu pronunciamento, o deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Mais uma vez, muito obrigado pela presença de todos. Estou muito feliz por mais esta oportunidade de recepcionar todas as senhoras e os senhores, amigos e amigas da contabilidade, todas as nossas entidades aqui na nossa Casa, na Casa de Leis, na Casa do povo de São Paulo, na Assembleia Legislativa de São Paulo e poder prestar esta justa e merecida homenagem a essa classe tão importante para o nosso estado e para a nossa população.

Aqui hoje, representada pelo nosso presidente do Sescon, o Baptistão, nosso Carlos Alberto Baptistão, que é parceiro na realização desta sessão solene, além de ser, junto com todos os senhores, as senhoras e com nossas entidades, parceiro, ocupando a secretaria executiva da nossa Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Enfrentamento à Guerra Fiscal.

Também estar aqui recepcionando a “recentissimamente” empossada Maria Clara, acabou de ser empossada no nosso Cilea e já se deslocou rapidamente para cá, então parabéns, é uma alegria e uma satisfação. Cumprimentar, da mesma forma, o nosso Conselho Federal, aqui representado pelo Aécio. O nosso Sindicont, pelo nosso presidente Tonon.

A nossa Fenacom aqui na Mesa também, o nosso presidente Daniel. A nossa Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Chiomento. Nosso Ibracon, que está aqui também através do Francisco Maldonado Sant’anna, que será um dos nossos homenageados desta noite, representa aqui o presidente Valdir Coscodai.

Também a nossa Acegesp, representada pelo José Vanderlei Masson dos Santos, aqui na extensão da Mesa. O nosso Ibracon com o Marco Antonio de Carvalho Fabbri. Nossa Fecontesp aqui através da nossa Telma. Sescon, já falei do nosso Baptistão. Da mesma forma, o nosso CRC, nosso José Aparecido Maion também aqui na Mesa. E a nossa Cilea, já disse, da Maria Clara.

Mas também eu quero saudar aqui, da mesma forma, o nosso Serafim - eu o vi chegando agora há pouco, não sei se já... Está aqui atrás de mim. Cumprimentar o nosso Zé Serafim Abrantes, que foi presidente do nosso Sescon, Aescon, juntamente com o Reynaldo Lima Junior, com o Carlos José de Lima Castro e com o Marcio Shimomoto, nossos ex-presidentes aqui representando o Sescon, que é uma alegria poder formar esse time de representantes da diretoria e da história do nosso Sescon.

Também não poderia deixar de saudar aqui amigo Leoni, presidente da nossa Fresp, está aqui. O nosso Cláudio Avelino Mac-Knight Felipe, nosso ex-presidente do CRC e na figura dele saúdo todos os nossos demais ex-presidentes presentes aqui. O Cerimonial fez questão de registrar aqui nosso Charles, da KTMG, o nosso Ordine, representado pelo Marcio Shimomoto, a nossa Associação Comercial, o Gildo.

E por fim não poderia deixar de falar do nosso sempre vereador, sempre conselheiro do Tribunal de Contas do Município, nosso Eurípedes, que onde ela está, ele está, e onde ele está, ela está, que é a nossa vereadora da contabilidade, da classe contábil, a nossa queridíssima Edir Sales, outra das nossas homenageadas desta noite. (Palmas.) Muito obrigado pela presença de todos vocês.

Quero repetir aqui a minha satisfação e a minha alegria de estar entre tantos amigos e na classe contábil nesta noite. Hoje ainda, presidente Baptistão, eu falava com o Silvério Crestana, nosso consultor e parceiro aqui de luta na frente parlamentar, com o Cazuó, com a Patrícia, que estamos aqui há mais de uma década. Há mais de uma década que estamos promovendo este encontro e ao mesmo tempo observando o crescente protagonismo dos contadores.

A classe contábil tem sido protagonista na formulação de políticas públicas e de medidas para melhorar o ambiente empreendedor paulista. São anos de muito trabalho, de muitas lutas, de muitos desafios e, o mais importante, felizmente de muitas conquistas. Conquistas para os profissionais da contabilidade, para os empreendedores, para o desenvolvimento econômico do nosso estado.

Aliás, a nossa Frente do Empreendedorismo tem sido pujante graças a essa parceria e presença da classe contábil. E assim tem atuado em grandes decisões em prol de um ambiente melhor de negócios e buscando desburocratizar, tirar os entraves e apoiar iniciativas de fomento ao empreendedorismo para o nosso estado, especialmente para os micros e pequenos empresários.

O Sescon, como eu disse inicialmente aqui ao saudar o presidente Baptistão, apoia a operacionalização da secretaria executiva da Frepem. Mais uma vez, agradeço aqui a todos os diretores anteriores e ao presidente Baptistão por essa parceria e, é claro, às entidades contábeis, que dão as mãos para juntos caminharmos.

Ao lado de todas as entidades, como todos acompanharam, recentemente elaboramos a “Carta pelo Empreendedorismo”. Tivemos o privilégio de entregá-la ao governador Tarcísio no Palácio dos Bandeirantes.

Na Mesa, todos têm uma cópia da “Carta do Empreendedorismo” que possa depois levá-la e ver no que vocês nos ajudaram a construir. Observar que esta foi uma construção com a mão de todos que aqui se fazem presentes, representados pelas suas respectivas entidades.

A carta, que foi entregue ao governador, contém as principais propostas do setor de negócios para melhorar o ambiente empreendedor e, assim, contribuir com a geração de emprego e renda e, consequentemente, com o desenvolvimento do nosso estado. Como eu disse, fizemos a entrega ao governador em um grande evento, eu diria que um dos mais representativos desses quatro meses de governo Tarcísio.

Um evento com a participação de seis secretários de Estado, que ali estavam: Gilberto Kassab, de Relações Institucionais, o Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Afif Domingos, de Projetos Estratégicos, Samuel Kinoshita, da Fazenda e Planejamento, Arthur Lima, da Casa Civil, e a Secretaria de Gestão, pelo secretário executivo Leonardo Sultani.

Além de muitos outros colegas deputados e de mais de 50 líderes empresariais e especialistas que apoiam o empreendedorismo, entidades contábeis e instituições do nosso setor econômico do estado de São Paulo.

Neste ano, de 15 de março para cá, inicio um novo mandato, e eu não poderia iniciar o novo mandato sem dizer da minha gratidão a essa classe e aos amigos, às entidades e a todos presentes aqui nesta noite.

Com certeza participaram ativamente, para que eu pudesse retornar a esta Casa, continuar com esta missão e continuarmos os nossos desafios. Mais uma vez, agradeço o apoio de todos e renovo o meu compromisso com a classe contábil.

Nos últimos anos, defendemos e conquistamos várias medidas que facilitaram tanto a vida dos empreendedores como dos empresários da contabilidade. Podemos destacar aqui a educação empreendedora e teremos, entre este mês de maio e começo de junho, já pré-agendada, um encontro da frente parlamentar com o secretário de Educação, Renato Feder, para o qual levaremos nosso histórico e nossa contribuição para a educação empreendedora deste estado.

Também temos que destacar a nova lei de compras públicas, a eliminação de obrigações acessórias e redundantes, a criação de grupos de trabalho em órgãos públicos, entre tantos outros avanços de muita importância. Temos muito a alcançar, e a “Carta pelo Empreendedorismo” enumerou - e vocês poderão ver aí - dezenas de propostas que precisam ser implantadas. De algumas já conseguimos avanços.

Aliás, estive, na última segunda-feira, no feriado de 1º de maio, com o governador na abertura da Agrishow, e lá, inclusive em um diálogo pessoal comigo, ele destacava os passos importantes da contribuição e as medidas de movimentação interna que já foram tomadas e estão sendo tomadas pelos seus secretários.

Entre elas, que estamos avançando, a eliminação da GIA, o programa Jovem Aprendiz Paulista para micro e pequena empresa - aliás, o secretário de Desenvolvimento Econômico, no dia do lançamento, fez questão de destacar o importante papel tanto do Sescon quanto da classe contábil.

Também destacaríamos outros avanços, como a desoneração de determinados setores produtivos, que já foi anunciada neste ano, e outros que serão anunciados, e a integração dos cadastros tanto do governo federal quanto dos governos estadual e municipal, e a digitalização dos processos de abertura e de funcionamento de empresa.

E destacaria mais um, entre tantas outras, como a prorrogação de prazo para recolhimento de impostos do Simples para os pequenos empresários do litoral norte quando daquela triste tragédia que aconteceu.

O conhecimento e a sabedoria dos profissionais da contabilidade sempre serão de grande importância para apoiar os debates da reforma tributária e de tantas outras medidas que estão na pauta dos parlamentos brasileiros.

Antes de encerrar, quero ressaltar o meu respeito e a minha admiração pelos profissionais da contabilidade e as entidades que os representam. Quero agradecer a todos e reforçar que a Assembleia Legislativa é a Casa do povo paulista e está sempre de portas abertas para vocês.

O meu gabinete é nosso; o meu mandato é nosso, são de todos vocês. Parabéns, profissionais da contabilidade. Parabéns, entidades contábeis. Parabéns, nossos homenageados da noite.

E muito obrigado pela parceria.

Contem sempre comigo.

Um grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos as palavras do nobre deputado Itamar Borges. A seguir, ouviremos o presidente do Ibracon, Marco Antonio Fabbri, neste ato representando as entidades congraçadas da contabilidade.

 

O SR. MARCO ANTONIO FABBRI - Excelentíssimo deputado estadual Itamar Borges, em seu nome cumprimento todas as autoridades já nominadas pelo Cerimonial. Profissionais da contabilidade, auditoras e auditores independentes, senhoras e senhores, agradeço à Assembleia Legislativa, nas pessoas de seu presidente, André do Prado, e do deputado Itamar Borges, autor da proposição, pela realização desta significativa cerimônia alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade.

É uma homenagem que todos os que abraçam a profissão recebem com muita honra e muita alegria.

Meus cumprimentos também à Exma. Vereadora Edir Sales e a Francisco Sant’anna, pela justíssima condecoração com a Medalha “Presidente Annibal de Freitas”, outorgada pela Sescon e pela Aescon São Paulo.

Sinto-me muito honrado em representar neste ato as entidades contábeis congraçadas do estado de São Paulo. É uma responsabilidade e motivo de grande satisfação poder falar em nome de seus presidentes, zeladores dos interesses da profissão e da sociedade como um todo.

Assim, permitam-me rapidamente nominá-los e as suas respectivas entidades: Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon São Paulo - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo - e da Aescon São Paulo - Associação das Empresas de Serviços Contáveis do Estado de São Paulo. José Aparecido Maion, presidente do CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

Claudinei Tonon, presidente do Sindicont-SP - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC - Academia Paulista de Contabilidade.

José Vanderlei Masson dos Santos, presidente da Apegesp - Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo. Telma Tibério Gouveia, presidente da Fecontesp - Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo.

Carlos Aragaki, presidente da Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, Regional São Paulo. E eu, Marco Antonio de Carvalho Fabbri, presidente do Ibracon - Instituto de Auditoria Independente do Brasil, 5ª Seção Regional.

O Dia do Profissional da Contabilidade, 25 de abril, foi instituído em 1926 pelo senador João Lyra Tavares, sendo prontamente adotado pela classe contábil de todo o País.

A proposição e realização desta cerimônia de homenagem a toda classe contábil simboliza o reconhecimento pela sociedade do relevante trabalho realizado por esse profissional em suas diversas funções e atividades: contador, auditor, perito, professor, entre outras.

Atualmente, no estado de São Paulo, são mais de 150 mil profissionais com registro ativo, e no Brasil, mais de 500 mil. O trabalho realizado pelas entidades congraçadas em prol do constante desenvolvimento e fortalecimento da contabilidade e da auditoria independente é uma atuação coesa, solidária e sinérgica, focada no propósito de contribuir para o avanço de nossa profissão e da nossa sociedade.

Essa ação conjunta é muito importante, principalmente se considerarmos que o mercado funciona sempre em rede, suscitando a colaboração e a união de propósitos. A coesão das entidades congraçadas tem contribuído para o nosso fortalecimento nacional e internacional.

Nossa contabilidade e auditoria independente tem cada vez mais relevância no contexto do interesse público em nosso País e ganha crescente representatividade nos organismos mundiais do setor. São avanços e conquistas que expressam e muito o trabalho competente e unido de nossas entidades congraçadas.

Comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade é uma homenagem aos profissionais e suas instituições e a todos que, em sua história, hoje trabalharam e trabalham com muita dedicação, amor à profissão e competência pela valorização, reconhecimento e avanço permanente da contabilidade e da auditoria independente. Parabéns a todas e todos que foram e são protagonistas desta história.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Muito obrigado a Marco Antonio Fabbri, aqui falando em nome das entidades congraçadas da nossa contabilidade. A seguir, com a palavra, o presidente da Fenacon, Daniel Coêlho.

 

O SR. DANIEL COÊLHO - Boa noite a todos. Boa noite, deputado Itamar, que, como falou bem, já há mais de uma década homenageia essa classe de profissionais de contabilidade, principalmente do estado de São Paulo.

O nosso presidente Baptistão, que vem conduzindo o Sescon São Paulo com muita competência, trazendo bons benefícios, e juntamente com a Edir Sales, nossa vereadora aqui de São Paulo, que também contribui e ajuda bastante a classe empresarial e contábil.

Meu amigo, presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio, a nossa presidente do Cilea, Maria Clara, e os senhores. Hoje, nós comemoramos esse Dia do Profissional da Contabilidade com essa plateia não somente do Brasil, deputado, mas de todos os países aqui representados. essa audiência hoje irá ficar na história pelo profissionalismo, pela competência que esses profissionais têm.

E nós da contabilidade, profissionais empresários, não representamos apenas mais de 500 mil profissionais e não apenas 83 mil empresas de contabilidade, e sim as mais de 20 milhões de empresas que existem no nosso País.

Nós buscamos as melhorias para o ambiente de negócios, as melhorias na reforma tributária, da reforma administrativa, a tão esperada, para melhorar o crescimento das nossas empresas aqui em nosso País.

Contudo, os contadores, os profissionais de classe, estão buscando esses, em conjunto com deputados, com senadores, enfim, com todo o governo, para melhorarmos a nossa economia e o desenvolvimento do nosso País.

Em nome de todos aqui presentes, eu gostaria de citar dois nomes aqui, dois conterrâneos, para parabenizar este dia 25 de abril: José Marco Antonio Alves Coelho e o presidente Felipe Guerra, e eu gostaria de uma salva de palmas a todos esses profissionais.

Muito obrigado a todos e parabéns. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos ao presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, por suas palavras. A seguir, ouviremos o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - MDB - Apenas para aproveitar enquanto o presidente Aécio se dirige para registrar a alegria e a satisfação desta Casa em recepcionar aqui presidentes do CRC de diversos estados aqui do nosso País e também de outros países.

Sejam bem-vindos e sintam-se em casa.

 

O SR. AÉCIO PRADO DANTAS JÚNIOR - Senhoras e senhores, muito boa noite. Gostaria de pedir licença à Mesa de autoridades e também à extensão dela para cumprimentar todos em nome desses dois parlamentares que tanto têm feito pela profissão contábil: deputado Itamar Borges e a vereadora Edir Sales.

Não é a primeira vez e tenho certeza de que não será a última em que nos encontramos em homenagem, em posses e em eventos da classe contábil não só paulista, paulistana, mas de todo o Brasil. Muito obrigado por tudo que vocês têm feito para a profissão contábil no Brasil.

Gostaria de saudar todos os presentes, os diversos presidentes dos conselhos regionais de contabilidade, em nome do meu amigo, presidente do CRC São Paulo, José Aparecido Maion. Em nome do contador José Serafim Abrantes, eu cumprimento os presidentes de gestões anteriores do Conselho Federal de Contabilidade.

Em nome da minha querida amiga Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Ciela, cumprimento todos os representantes das entidades internacionais aqui presentes. Cumprimento ainda e parabenizo os homenageados com a Medalha “Annibal Freitas”, o querido amigo Francisco Antonio Maldonado de Sant’anna, presidente do Conselho de Administração do Ibracon, e a vereadora Edir Sales.

Senhoras e senhores, estamos diante de uma plateia magnífica, pois temos aqui autoridades do mundo contábil nacionais e internacionais. Estamos com representes, deputado, de 17 países da América Latina e da Europa.

Em nome disso, peço licença para, em nome do meu dileto amigo Carlos Alberto Baptistão, presidente da Sescon São Paulo e Aescon São Paulo, cumprimentar os presidentes das entidades contábeis brasileiras presentes nesta solenidade.

Senhoras e Senhores, registro minha dupla alegria e orgulho em participar desta sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade e da entrega da Medalha “Annibal de Freitas”. É importante ressaltar que a classe contábil paulista possui um protagonismo histórico no legado do desenvolvimento da contabilidade no Brasil.

A integração das entidades contábeis de São Paulo trouxe força institucional para lutarmos em prol de pautas em comum que buscam a evolução da profissão contábil, ao tempo que também se preocupam com a proteção da sociedade.

A prova dessa força foi a instituição da Medalha “Presidente Annibal de Freitas” por meio do Decreto estadual nº 52.068, de 2007, que leva o nome de um dos grandes ícones da contabilidade no Brasil e tem a finalidade de homenagear personalidades de destaque e que prestam relevantes serviços à sociedade brasileira.

E é por isso que, em momentos como este, sinto orgulho de fazer parte da família contábil e valorizar cada vez mais a integração e aproximação de todas as entidades contábeis.

E agora gostaria aqui de pedir licença para contar a história de alguns brasileiros. Mariana tem uma pequena frutaria em sua cidade. Na época da pandemia, reinventou o negócio para manter a saúde financeira e não fechar as portas.

Carlos é um grande investidor. Nos últimos anos, precisou de novas estratégias de negócios. Incluiu a governança e a sustentabilidade na gestão financeira e já visualiza novas oportunidades de crescimento.

Clarinha é uma das crianças assistidas por uma organização não governamental, que oferece aulas de ginástica olímpica para a população carente do seu município. Ela disse que um dia quer chegar às Olimpíadas. E Bernardo comemorou, no último final de semana, a notícia do seu primeiro emprego de carteira assinada, com direito a férias, 13º e plano de saúde.

Todas essas histórias, minha cara vereadora Edir Sales, com nomes fictícios, mas baseadas em fatos reais, têm algo em comum em seu enredo: a atuação do profissional da contabilidade na missão de fortalecer empresas e transformar vidas, porque todo dia, meus caros amigos, vocês podem contar com o profissional da contabilidade.

Contar para gerar dados e informações credíveis. Contar para transformar a economia. Contar para auxiliar na saúde financeira dos empreendimentos, na transparência pública e na manutenção do terceiro setor.

Contar, meu caro deputado Itamar Borges, para fazer valer todos esses itens que constam na “Carta para o Empreendedorismo”. Todo dia é possível contar com a nossa essencialidade, pois ela se faz presente em todos os momentos da vida dos brasileiros.

E como trabalhamos para que isso aconteça? Buscando um novo modelo de atuação profissional aliando a tecnologia à constante capacitação. Envolvendo-nos e entendendo cada vez mais dos processos de gestão de nossos clientes e oferecendo-lhes novos e melhores resultados.

A contabilidade está deixando de ser reativa para ser mais proativa. E a utilização das variadas soluções tecnológicas, unida à empatia e à humanização, tem resultado naquilo que sabemos fazer de melhor: analisar dados, detectar oportunidades de crescimento e auxiliar na tomada de decisões.

E, neste momento da trajetória da humanidade, quando atravessamos períodos de recuperação pandêmica, guerras e riscos de colapsos globais, os desafios são outros. A ciência contábil vem sendo chamada para a linha de frente da sustentabilidade com o objetivo de desenvolver padrões globais de mensuração do impacto ambiental e social nas atividades econômicas desenvolvidas ao redor do mundo.

Teremos um gigantesco desafio pela frente, que é o de atender essa demanda na busca de uma mudança de paradigma da economia, que reclama a adoção de providências urgentes de todos nós, profissionais da contabilidade, para definirmos padrões contábeis de aferição e consequente divulgação da aderência e comprometimento das organizações com a agenda ASG de sustentabilidade global.

Neste sentido, sediaremos, caro deputado Itamar, aqui em São Paulo, a partir de amanhã, a 11ª Conferência Regional Crescer 2023, que tem como pauta central os relatórios de sustentabilidade e aproveitamento da tecnologia para o desenvolvimento econômico regional. Evento promovido pela Federação Internacional dos Contadores - Ifac -, Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento, com o apoio de diversos parceiros locais.

É neste palco da capital brasileira dos negócios, da inovação da diversidade, das conexões e da tecnologia que vamos dialogar e trocar experiências sobre as melhores práticas para o fortalecimento econômico das regiões da América Latina e do Caribe com a participação de toda a classe contábil nacional, internacional e diversos segmentos convidados.

O Conselho Federal de Contabilidade está de portas abertas para contribuir com os projetos que envolvam o desenvolvimento da nação. Com as propostas que contribuam com o combate à corrupção, que melhorem o ambiente de negócios do nosso País e que possam resgatar a credibilidade de uma nação tão rica e próspera. E é por isso que o meu recado hoje é de ânimo, de coragem e de gratidão.

Quero parabenizar os mais de 526 mil profissionais da contabilidade por abraçarem essa profissão tão digna e importante para a vida da Mariana, do Carlos, da Clarinha, do Bernardo e de tantos e tantos brasileiros.

É com esse trabalho e muito orgulho que ajudamos a transformar o Brasil e a vida de muita gente, porque, com o profissional da contabilidade, todo dia é possível contar.

E para encerrar as minhas palavras nesta distinta solenidade, agradeço ao propositor desta homenagem, deputado estadual Itamar Borges, e seus pares, por entenderem a relevância da classe contábil para o desenvolvimento sustentável do País. Deixo aqui a famosa e tradicional fala de Fernando Pessoa: “Duas coisas só me deu o destino: os livros de contabilidade e o dom de sonhar”.

Que possamos sonhar com dias melhores para o mundo e prósperos para a nossa profissão. Que Deus nos proteja. Parabéns a todos nós, profissionais da contabilidade, porque todo dia você pode contar.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Obrigado, presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior, por suas palavras.

Também registramos e agradecemos a presença de José Donizete Valentina, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, gestão 2020/2022. Continuando com as saudações pelas autoridades presentes, ouviremos a seguir palavras da presidente do Cilea, Maria Clara Cavalcante Bugarim.

 

A SRA. MARIA CLARA CAVALCANTE BUGARIM - Excelentíssimo Sr. Deputado Itamar Borges, em seu nome peço vênia para agradecer a todos os nobres parlamentares desta Casa por esta noite magna. Hoje, o estado de São Paulo, como bem falou o nosso presidente do Conselho Federal de Contabilidade, nós podemos dizer que se torna a capital mundial da contabilidade.

Aqui nós temos lideranças de diversos continentes falando e discutindo temas da maior relevância, na qual a contabilidade efetivamente é o carro-chefe. Então é o motivo de honra. E esta solenidade nesta noite, nesta Casa do povo de São Paulo, é um coroamento, deputado Itamar.

Nós nos sentimos honrados e prestigiados em trazer os nossos convidados internacionais para assistirem o prestígio da classe contábil brasileira em ser reconhecida por esta Assembleia Legislativa tão tradicional que está reconhecendo um trabalho diuturno de todos e de cada um dos profissionais de contabilidade do nosso País. Muito obrigada por este momento.

Não poderíamos também deixar de agradecer ao nosso presidente Carlos Alberto Baptistão. Baptistão, muito obrigada também por nos convidar, e podemos dizer que fizemos um esforço muito grande no Cilea, neste dia de posse, e com o sindicato, para que pudéssemos conciliar a agenda e estarmos juntos, porque a palavra de ordem efetivamente é esta: união.

É união do sistema contábil brasileiro, é união da contabilidade enquanto ciência internacional dos negócios, para que juntos cada vez mais possamos ter uma interlocução com a sociedade, demonstrando a nossa força e o nosso valor.

O nosso querido e ilustríssimo presidente do Conselho Federal de Contabilidade, o nosso contador Aécio, se reportou a um momento extremamente difícil que nós vivenciamos recentemente, que foi a grande crise sanitária da covid.

E naquele momento, em um momento tão difícil pela qual passou a nossa humanidade, ali a contabilidade se apresentou e se firmou em sua essencialidade.

Até nos momentos de crises nós sempre falamos que precisamos observar um outro lado, um lado na qual a contabilidade demonstre que nós somos efetivamente uma ciência social aplicada.

O nosso dia 25 de abril é motivo de comemoração e orgulho. E deputado Itamar, quando o senhor fala de uma frente do empreendedorismo e fala também dessa essencialidade da classe contábil, nós ficamos muito felizes.

Até porque, sabemos que nos pequenos negócios, a partir do momento em que um cidadão decide empreender, é o profissional de contabilidade que ele procura. E nós precisamos ter sempre essa postura proativa.

Nós precisamos sempre entender que o nosso trabalho profícuo, bem-feito, vai fazer com que essas micros e pequenas empresas tenham continuidade e continuem efetivamente contribuindo como uma grande força para o desenvolvimento econômico do nosso País e - por que não dizer? - globalmente.

E finalizando as minhas palavras, eu quero dizer que o coroamento maior deste dia tão magno será a homenagem que nós vamos ter, o privilégio, Baptistão, de aqui também presencial uma justa homenagem, na qual a vereadora Edir Sales, já sendo também hoje reconhecida como a vereadora dos profissionais de contabilidade a quem nós temos tanta gratidão. Nós vamos estar aqui aplaudindo esta justa homenagem junto com nosso querido amigo Francisco Sant’anna.

Sant’anna, que hoje nos honra e nos orgulha em participar do “board” da FAC, a Federação Internacional dos Contadores. Então, uma justa homenagem na qual esses dois profissionais estão recebendo a medalha desse grande profissional que foi Annibal de Freitas.

Então, parabéns a todos nós.

Uma vez mais, agradecemos ao Criador pelo dom da vida e por nos propiciar momentos tão emocionantes como esta solenidade.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos à presidente do Cilea, Maria Clara Cavalcante Bugarim, por suas palavras. A seguir, dando continuidade aos pronunciamos pelas autoridades aqui presentes, ouviremos as palavras do presidente da Sescon e da Aescon São Paulo, Carlos Alberto Baptistão.

 

O SR. CARLOS ALBERTO BAPTISTÃO - Boa noite a todos. Em nome do deputado Itamar Borges, da vereadora Edir Sales, cumprimento todas as autoridades presentes, todas as demais pessoas que estão presentes, que foram já nominadas e não nominadas pela Mesa, e todos que nos acompanham também pela internet. Hoje é dia de expressar gratidão e celebrar essa duradoura parceria construída com a maior Casa Legislativa estadual do País.

Agradeço ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, que avalizou essa honraria para os profissionais da contabilidade. Essa é a 12ª vez que temos a honra de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade nesta Casa, que hoje podemos dizer que é também a nossa Casa.

Essa parceria é fruto de um congraçamento de todas as entidades de contabilidade paulistas e paulistanas, que, durante décadas, construíram uma voz uníssona e coesa que hoje se reverbera nos gabinetes e corredores desta Casa.

Não posso deixar de lembrar do nosso eterno deputado e ex-presidente do Sescon Hatiro Shimomoto, que muito contribuiu em favor de nossa classe e nos representou muito bem aqui neste plenário.

Mas esta homenagem e honraria consubstanciou-se nas mãos do nosso amigo e parceiro deputado Itamar Borges. Itamar demonstra um comprometimento e lealdade com toda a classe contábil e com o empreendedorismo do estado.

Para ele, creditamos nossas ações presentes e futuras sempre visando à melhoria do ambiente de negócios, à desburocratização, redução do custo Brasil, racionalização da agenda tributária e simplificação das obrigações acessórias.

O Sescon São Paulo tem orgulho de ser a entidade escolhida pelo deputado Itamar Borges para fazer a secretaria executiva da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Alesp. Essa frente, sob a sua presidência, deputado, tem transformado São Paulo no estado do empreendedorismo. Isso está materializado na “Carta pelo Empreendedorismo” ao governo do estado de São Paulo, entregue recentemente por nós ao governador e aos seus secretários.

Tenho que lembrar que esses laços com a Alesp já ultrapassaram os limites do estado, e em nossas comemorações, sempre temos ilustres presenças da nossa Federação Fenacon, presidente Daniel Coêlho, do Conselho Federal de Contabilidade, presidente Aécio Prado Dantas Júnior, do Ibracon, presidente Valdir Coscodai, representado aqui pelo nosso querido Sant’anna.

Porém, esta celebração estabelecerá um novo marco nessa parceria da contabilidade com a Alesp, pois temos a honra de receber representantes dos conselhos regionais de contabilidade de todos os estados da Federação.

E mais: hoje, neste Parlamento, construímos uma ponte transnacional com profissionais da contabilidade de outros países, do Glenif, em nome de José Luiz, e muito importantes os membros do Comitê de Integração Latino-Europa e América, Cilea, pelo qual cumprimento a presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Aqui eu faria um parêntese para agradecer a generosidade que tiveram a Maria Clara, o presidente Aécio, o Maion e as demais pessoas, porque esse evento estava marcado para o mesmo horário.

Eles tiveram uma generosidade muito grande de antecipar o horário e de estarem presentes aqui neste evento. Eu peço a eles todos uma salva de palmas por essa atitude, obrigado. (Palmas.)

Itamar, neste ano, iniciamos com grata notícia da extinção gradual da GIA no estado, trabalho que você abraçou junto com as entidades congraçadas da contabilidade, e que neste ano pudemos colher os primeiros frutos em prol do empreendedorismo.

Nesta toada, tenho plena convicção de que a Frente Parlamentar do Empreendedorismo conseguirá executar todos os pleitos inseridos na “Carta do Empreendedorismo” entregue ao governador.

Estamos em um ano decisivo para o País, pois depois de um período de grande instabilidade, é hora de buscarmos a retomada econômica e levantarmos pautas importantes.

Temos atuado em diversas frentes em busca do que nós elencamos como prioridade nº 0 para o desenvolvimento do País: a simplificação. Neste contexto, enquanto se discute politicamente a melhor reforma tributária possível para o Brasil, o Sescon São Paulo e as entidades contábeis constroem pautas propositivas de racionalização do calendário tributário e da simplificação das obrigações acessórias.

Dentre as pautas de simplificação, recentemente estive com o presidente Daniel, da Fenacon, em audiência com o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, e lá tivemos a oportunidade de pedir a extinção das retenções de tributos federais sobre serviços prestados para pessoa jurídica.

Trata-se de um procedimento que não traz qualquer receita nova aos cofres públicos e gera inúmeros trabalhos e obrigações acessórias para os contribuintes e profissionais da contabilidade.

Com o aparelhamento tecnológico da administração tributária, as antecipações de tributos se tornam desnecessárias e trazem onerosidade aos contribuintes. Isso vale também, Itamar, para a substituição tributária em nível estadual, da qual a Frepem é grande defensora de sua extinção, e tivemos uma sinalização positiva do governador em nossa reunião.

Aproveitamos a agenda com o secretário Robinson Barreirinhas para pleitear a prorrogação dos prazos para as entregas da ECD e ECF, bem como acesso ao comprovante de rendimentos pagos de imposto de renda retidos na fonte do INSS sem a necessidade do login gov.br. - são pleitos que chegam diariamente na nossa ouvidoria do Sescon São Paulo.

Ainda em âmbito federal, temos trabalhado pela troca de multas pecuniárias, quando houver descumprimento de obrigações acessórias, por penalidades educativas ou orientativas, desde que não acarrete falta de recolhimento de tributo ou algum prejuízo ao fisco. Esse pleito foi encampado pelo deputado Marco Bertaiolli e se transformou no Projeto de lei nº 31, de 2023.

Acredito que sempre devemos dar crédito aos nossos antecessores, por isso faço questão de fazer agradecimentos a todos os ex-presidentes que passaram pelo Sescon São Paulo e pelas entidades contábeis, do qual saúdo a todos em nome dos nossos conselheiros construtivos presentes: José Serafim Abrantes, Carlos Castro, Marcio Shimomoto e Reynaldo Lima, muito obrigado a vocês.

Nessa trajetória de valorização da categoria contábil, o governo do estado de São Paulo oficializou a honraria Medalha “Presidente Annibal de Freitas”. Trata-se da diplomação de pessoas físicas que tenham prestado relevantes serviços à classe contábil e à sociedade. Nesta noite, teremos como agraciados pela medalha a vereadora paulistana Edir Sales e o nosso amigo contador e auditor Francisco Antonio Maldonado Sant’anna.

Não é à toa que a Edir é chamada “vereadora da contabilidade”. Afinal, ela está sempre ao lado das entidades congraçadas, com o seu gabinete sempre aberto para nos receber, nos ouvir e lutar ao nosso lado em pleitos importantes.

Desde o início dos desenquadramentos das sociedades uniprofissionais, a SUPs, esteve ao lado das entidades. Sua participação foi fundamental nos dois programas de regularização de débito das SUPs desenquadradas.

E dias atrás, propôs o Projeto de Lei nº 190, de 2023, que visa a uma reparação econômica e histórica com as SUPs desenquadradas nos anos de 2009 a 2011, quando ainda não existia legislação clara. Edir nunca admitiu a subjetividade nos desenquadramentos efetuados e principalmente a cobrança retroativa dos últimos cinco anos. Nós, profissionais da contabilidade, só temos que agradecer todo o seu empenho, Edir.

Porém, seus feitos não param por aí. Recentemente, ela criou a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, do Empreendedorismo Feminino e em Defesa das Sociedades Uniprofissionais, em excepcional dos contadores, engenheiros, arquitetos, advogados, farmacêuticos e outros profissionais, no âmbito da Câmara Municipal de São Paulo. Obrigado, vereadora, pelo apoio de sempre e pelo grande trabalho em favor dos paulistanos.

Também rendemos nossas homenagens ao contador e ao auditor independente Francisco Maldonado Sant’anna, ex-presidente do Ibracon nacional, hoje presidente do Conselho de Administração do Ibracon.

Trata-se de uma figura ímpar no meio contábil. Sempre atuando ao lado das entidades congraçadas pela valorização da contabilidade, pela ética, pela transparência e por grandes pautas de interesse da classe e do empreendedorismo.

É um representante da categoria contábil globalizado e hoje também integra o “board” do Ifac, a Federação Internacional dos Contadores. Sant’anna tem sido um grande parceiro para levar o nome da contabilidade não apenas pelo Brasil, mas pelo mundo.

Além de todas essas qualidades como profissional e da sua trajetória nas entidades contábeis, não poderia deixar de salientar duas características de sua personalidade: a simplicidade e a humildade, o que o torna uma pessoa muito especial, cativante e humana. Obrigado, Sant’anna.

Lembramos sempre que esta homenagem feita por esta Casa diz respeito a mais de 150 mil contadores no estado de São Paulo e mais de 525 mil profissionais em todo o Brasil, que atuam diariamente pela conformidade ética e transparência, sendo o arrimo do empreendedorismo nacional.

Por meio desses espaços conquistados e das pautas relevantes que envolvem o crescimento do nosso estado e do País, a reforma tributária, a inclusão do Brasil na OCDE e do crescimento econômico, os profissionais da contabilidade devem ser verdadeiros protagonistas desta transformação. A nossa formação e conhecimento técnico nos tornam o principal agente de transformação e da melhoria do ambiente de negócios e investimentos em nosso País.

Lembro também que, na busca por esse crescimento e desenvolvimento, não devemos e não podemos desviar o nosso olhar das causas sociais. Estamos na Casa do povo, e as políticas desenvolvimentistas devem também refletir nas políticas sociais, deputado e vereadora.

Não podemos achar normal o abismo social que hoje está presente nas metrópoles, capitais e cidades do nosso País. Ou pior: jamais podemos ser insensíveis aos mais necessitados que vivem ao nosso lado pela nossa cidade.

Um país próspero precisa de políticas públicas que acolham os mais desamparados com educação, saúde, renda, habitação e alimentação. Então todo esse desenvolvimento pelo qual nós trabalhamos deve ser partilhado por toda a sociedade, pois só assim nos sentiremos verdadeiramente realizados.

Mais uma vez, agradeço essa homenagem e parceria, em nome de toda a classe contábil, ao presidente da Alesp, André do Prado, ao deputado Itamar Borges e aos seus pares nesta Casa, e parabenizo cada profissional de contabilidade do País.

Obrigado a todos e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Agradecemos ao presidente da Sescon e da Aescon São Paulo, Carlos Alberto Baptistão, e a toda a equipe presente aqui conosco, muito obrigado. Já retornando ao seu lugar. A seguir, nós teremos a entrega da Medalha “Annibal de Freitas”. Obrigado a todos.

Senhoras e senhores, faremos então a entrega da Medalha “Annibal de Freitas”. Criada pelo Decreto estadual nº 52.068, de 2007, idealizada pelo Sescon e pela Aescon São Paulo, a Medalha “Presidente Annibal de Freitas” tem como objetivo reconhecer o talento, a dedicação e as conquistas de renomados profissionais e de personalidades que fazem a diferença para o setor contábil e para o empreendedorismo.

Annibal de Freitas foi presidente do Sescon por cinco mandados, da Aescon por três gestões e o primeiro presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, a nossa Fenacon.

Neste momento, o presidente do Sescon e da Aescon, Carlos Alberto Baptistão, acompanhado pelo deputado Itamar Borges, farão a entrega da Medalha “Presidente Annibal de Freitas”, inicialmente, à vereadora Edir Sales. (Palmas.)

Quero convidar aqui os seus irmãos contabilistas para que possam participar conosco, por favor, Eurípedes e Edson, por gentileza. (Palmas.) Já se encaminhando os contabilistas Eurípedes e Edson, irmãos, representado toda a família da nossa querida amiga, a sempre deputada, nossa vereadora Edir Sales.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Entregue neste momento à nobre vereadora Edir Sales, conosco aqui no palco, a Medalha “Annibal de Freitas” em mãos. Neste momento o registro fotográfico. Parabéns à vereadora Edir Sales. (Palmas.)

A vereadora, a seguir, vai seguir à tribuna para proceder ao discurso. Agradecemos aos contabilistas, irmãos de Edir Sales, Eurípides e Edson. Parabéns, muito obrigado.

Vamos ao pronunciamento da nobre vereadora, que representa, aqui nesta cerimônia, o prefeito da Capital, Ricardo Nunes. Com a palavra, a vereadora Edir Sales. Já se dirigindo à tribuna para o seu pronunciamento após ser agraciada com a Medalha “Presidente Annibal de Freitas”, a vereadora da Capital Edir Sales.

 

A SRA. EDIR SALES - Haja coração, meu deus, quanta emoção, gente. Quanta emoção. Fiquei emocionada no dia em que recebi o título de contadora honoris causa, e hoje esta medalha está me fazendo chorar mais um pouco, porque minha família está aqui hoje representada pelos meus dois irmãos, Edson e Eurípedes.

É muito bom a gente lembrar que a gente veio do berço da contabilidade. Estava comentando agora com o Aécio, de Aracaju, nosso presidente do CFC, que quando eu era pequena, ele ia no escritório Orsales Contabilidade FC Ltda. buscar dinheiro para pagar material escolar, buscar dinheiro para pagar dentista, buscar dinheiro para pagar uniforma. Então eu nasci na contabilidade.

Por isso que eu estou muito emocionada hoje aqui. Perdoem-me, eu queria estar mais oficial, mas não estou conseguindo. Até porque, não sou mesmo oficial, né? Sou um pouco descontraída, graças a Deus, senão a gente morre do coração, não é?

Quero aqui agradecer à minha família, representada pelo Edson e Eurípedes, estaremos sempre juntos nos amando lado a lado, representando o papai, Aneli Sales, e representando a mamãe, Querubina Sales, e nossos irmãos Enna, Eunice e Esther.

Eu quero cumprimentar aqui o meu querido amigo deputado Itamar Borges. Deputado, você ajuda a causar essa emoção aqui nesta Casa de Leis, que eu vim primeiro para cá como deputada estadual, fiquei por dois mandatos aqui, então quando eu entro aqui, é uma energia muito grande.

Então muito obrigada por tudo que você faz pela contabilidade, pela população, como ser humano, como contador, como ser iluminado que você é. Muito obrigada por tudo que você representa aqui para nós da contabilidade e para o estado de São Paulo.

Eu quero transmitir também um abraço para a assessoria aqui do deputado Thiago Auricchio, deputado Itamar, que faz presente aqui a assessoria do deputado Thiago Auricchio. Muito obrigada a vocês, um grande abraço nele e em nosso querido Auricchio, prefeito, também.

Meu querido amigo Carlos Alberto Baptistão, você realmente é demais, você é especial, você é um ser humano incrível, um grande amigo. Muito obrigada mesmo por essa homenagem “Annibal de Freitas”, eu sei o quanto significa essa homenagem, o quanto significa, a partir de hoje, a minha responsabilidade maior ainda graças a você, presidente, nosso amigo querido presidente Baptistão, do Asecon e da Sescon, que tem feito um excelente trabalho juntamente com toda a sua diretoria.

O nosso amigo Aécio Prado Dantas Júnior, diretamente de Aracaju para a Assembleia de São Paulo, a maior Casa Legislativa estadual da América Latina. Muito obrigada por estar aqui com a gente, ele que é o presidente do Conselho Federal de contabilidade. Obrigada pelo lenço aqui, está bom? Obrigada.

Também cumprimentar o meu amigo José Aparecido Maion, presidente do CRC, Conselho Regional de Contabilidade. Meu querido Domingos Orestes Chiomento, que é o presidente da Academia Paulista de Contabilidade, da qual o meu irmão Eurípedes Sales faz parte. Claudinei Tonon, que é presidente do Sindicont. Daniel Mesquita Coêlho, presidente da Fenacon. Francisco Antonio Maldonado, representando o presidente Valdir Renato, do Ibracon. José Vanderlei Masson, presidente da Apegesp.

Marco Antonio de Carvalho Fabbri, presidente do Ibracon. Telma Tibério, maravilhosa Telma Tibério, como você fala bonito, hein? Toca o coração de todos. A Telma Tibério, que é da... Não, quem falou agora não foi a Telma, foi a Maria Clara Cavalcante Bugarim, ela que é do Comitê de Integração Latino Europa-América, uma mulher nos representando lá, isso é precioso.

Eu tive que escrever, porque eu tinha certeza de que não iria conseguir, porque eu sei, eu conheço a família Sales como é, tudo derretido, tudo manteiga. Primeiramente, queria destacar a minha enorme satisfação em retornar a esta Casa, onde me tornei pela primeira vez uma legítima representante do povo, das empresas, das entidades e das suas lutas por justiça, igualdade e prosperidade.

Hoje, o trabalho que eu tenho e a satisfação de dar continuidade na Assembleia, eu fui para a Câmara Municipal de São Paulo para dar continuidade ao trabalho e ao legado do meu irmão Eurípedes Sales - sempre falo isso.

Estamos reunidos aqui nesta noite para celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade, comemoração que também realizamos todos os anos na Câmara Municipal de São Paulo, porque eu acredito que temos a responsabilidade de rememorar e agradecer àqueles que tanto fazem pelo desenvolvimento do País. Desde os primórdios, a contabilidade sempre serviu de base e esteio para o crescimento e o desenvolvimento econômico e social, e por isso deve ser reconhecida como tal.

Não posso deixar aqui de destacar que a contabilidade é muito valiosa para mim. Acabei de falar agora, não é? Família ter um escritório contábil, Orsales Contabilidade, há 50 anos, e de lá para cá nós sempre nos dedicamos muito à contabilidade.

E por isso acompanhei de perto, nas últimas décadas, a evolução desta atividade e a sua transformação tecnológica, bem como a transformação do contador como consultor estratégico das empresas.

Também vi de perto as grandes dificuldades impostas aos empreendedores pela gigante complexidade fiscal brasileira. Dessa forma, não poderia fechar os meus olhos para esta categoria tão importante.

Como figura pública servidora no Legislativo estadual e posteriormente no âmbito municipal, sempre fiz questão de levantar as bandeiras da contabilidade e de abrir, junto com as entidades, caminhos para que a categoria seja ouvida e respeitada.

Foi assim que eu construí, ao longo das últimas décadas, uma história de parceira, de amizade e trabalho com as entidades congraçadas da contabilidade paulista. Foram muitas as bandeiras e muitas as conquistas nos últimos anos. A mais recente é a tramitação, que já foi mencionada pelo nosso querido presidente do Sescon, do Projeto de lei nº 190, deste ano.

Já há alguns anos, temos atuado pela extinção da subjetividade e adoção de regras objetivas para as sociedades uniprofissionais ao lado das entidades contábeis, inclusive viabilizando audiências com prefeito - o outro prefeito, o atual -, secretários de Estado, secretários do município.

Esse projeto é novo e foi elaborado a quatro mãos com o Sescon São Paulo para tratar da reemissão de multas, que nada mais é do que fazer justiça a muitas SUPs, que foram surpreendidas, do dia para a noite, com um grande passivo por conta de um novo posicionamento da fiscalização.

Agora vamos atuar para dar celeridade na aprovação dessa proposta, e eu conto com vocês. Agradeço muito a parceria do presidente Carlos Baptistão, dos diretores e de toda a equipe da entidade por caminharem ao meu lado nesse grande trabalho. Aproveito para pedir o apoio de todos os contadores que estão aqui nesta noite para apoiar esse projeto, para que a gente possa aprová-lo o mais rápido possível.

Outra novidade é que estamos aprovando na Câmara Municipal a Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo e dos Contadores. Da mesma forma que o nosso querido deputado Itamar Borges conduz o trabalho a nível estadual, nós faremos em prol da cidade de São Paulo contando com a expertise de cada um dos profissionais da contabilidade.

Com toda essa proximidade que tenho com a classe contábil, eu recebi com extrema alegria a notícia de ser uma das agraciadas com a Medalha “Presidente Annibal de Freitas”, uma honraria que recebe o nome de um grande ícone da contabilidade, um desbravador, um pioneiro que mudou os destinos da atividade no Brasil ao longo de décadas.

Um dos grandes responsáveis pela transformação e pelo reconhecimento do setor que existe hoje. Um dos fundadores do Sescon que esteve à frente desta entidade por cinco gestões. Como contadora honoris causa, eu também tenho essa grande honra de levar em meu peito esta medalha, que carrega tamanha responsabilidade e representatividade histórica.

É uma honra ainda maior ser chamada de “a vereadora da contabilidade”, viu, Baptistão? É uma honra, fico muito orgulhosa disso. Quando alguém me fala: “Ah, a vereadora da contabilidade”, eu faço uma festa, porque é uma alegria muito grande, é uma responsabilidade muito grande, é um povo que eu amo.

Agradeço muito ao presidente Carlos Alberto Baptistão, a toda a sua diretoria, aos empresários que indicaram e referendaram o meu nome, para receber esta medalha. A todas as entidades congraçadas que fizeram parte dessa indicação da Medalha “Annibal de Freitas”.

Neste ano, além de homenagear as entidades congraçadas na Câmara Municipal, na pessoa de seus representantes, também estamos prestando um justo reconhecimento ao nosso querido amigo e deputado estadual Itamar Borges - surpresa, viu?

Surpresa total. Todos nós aqui somos testemunhas do sério trabalho que o deputado estadual Itamar Borges realiza em prol da categoria na Assembleia Legislativa, sobretudo em sua atuação como presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo.

Por fim, coloco-me aqui mais uma vez à disposição da Sescon São Paulo e de toda a classe contábil e de todas as entidades congraçadas. O nosso gabinete é também a casa de vocês, o nosso gabinete é o gabinete da contabilidade. Sinto-me parte integrante deste congraçamento existente entre as entidades.

E agora, com essa medalha, mais do que nunca estou pronta para lutar com vocês pela simplificação, pela desburocratização e pela melhoria do ambiente de negócios.

Deus abençoe a todos e muito obrigada por tudo. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Palavras da vereadora Edir Sales, agraciada com a Medalha “Annibal de Freitas”. Neste momento, retorna ao seu lugar. E a seguir, nós teremos a entrega da Medalha “Presidente Annibal de Freitas” a mais um agraciado. Obrigado à deputada Edir Sales, já conosco aqui na parte superior do plenário.

A seguir, recebe a Medalha “Presidente Annibal de Freitas” o presidente do Conselho de Administração e Finanças do Ibracon, o contador e auditor Francisco Antonio Maldonado Sant’anna. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Já com a medalha em mãos, estamos aqui no registro fotográfico. A seguir, fará uso da palavra o agraciado com a Medalha “Presidente Annibal de Freitas”, presidente do Conselho de Administração e Finanças do Ibracon, contador e auditor, Francisco Antonio Maldonado Sant’anna.

 

O SR. FRANCISCO ANTONIO MALDONADO SANT’ANNA - Muito boa noite, senhoras e senhores. Como homenageado, eu posso, deputado, quebrar um pouquinho o protocolo?

Antes de entrar na questão protocolar, fazer aqui um agradecimento geral, porque eu sei que todos que estão aqui até a esta hora, em uma segunda-feira, estão, na verdade, além de prestigiando o Dia da Contabilidade, estar aqui prestigiando o nosso prêmio aqui.

Eu queria, antes de fazer o protocolo com as autoridades, agradecer aos amigos que estão aqui e a todos vocês que estão aqui, a começar pela minha família, que me apoia bastante, pois sem ela eu não estaria aqui. E eu vou cometer um erro agora.

Quando a gente cita nome, às vezes a gente comete erros, a gente esquece alguns. Perdoem-me esses alguns, mas eu vejo aqui o Gu e o Andrade, eu vejo aqui o Charles, eu vejo aqui o Guerra, o Zumir, o Rogério Motta, o Julinho aqui atrás, o Hélio lá em cima, o Benê aqui embaixo, o Antoninho Trevisan, tantos outros aqui.

Perdoem-me, mas é muita honra isso aqui e muita felicidade. E vou começar logo, porque, como diria o Donizete, a essa hora da noite, se demorar muito, o pessoal começa a me enxergar como um bacon, como um presunto aqui, pela fome, ou como um vinho, como uma dose de whisky. Edir Sales, primeira coisa, o Corinthians não está perdendo ainda, viu? Está zero a zero, isso é uma boa notícia.

Ok, vamos à parte protocolar agora. Agradecer aqui ao deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por este espaço. Excelentíssimo deputado estadual Itamar Borges, Exma. Vereadora Edir Sales, ilustre Carlos Alberto Baptistão, presidente da Sescon e Aescon e seus diretores e diretoras das duas entidades.

Caro Marco Fabbri, presidente da 5ª Seção Regional da Ibracon, neste ato representando as entidades contábeis congraçadas do estado de São Paulo. E Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CFC, Conselho Federal de Contabilidade, aqui representando todos os demais contadores aos quais estendo o cumprimento.

Agradeço imensamente a homenagem com outorga da importante Medalha “Presidente Annibal de Freitas”. Deputadas, deputados, profissionais de contabilidade, auditores e auditoras independentes, senhoras e senhores, é com grande honra que eu recebo essa condecoração da Sescon e Aescon, pois a medalha guarda o notável valor daquele que lhe dá o nome. O saudoso contador Annibal de Freitas tem uma trajetória de significativas contribuições à profissão.

Ao falecer em 2007, deixou um legado imortal. Foi notável a sua atuação por 59 anos como empresário contábil e dirigente de entidades de classe. Foi presidente da Sescon em cinco mandatos e da Aescon em três gestões.

Dedicou a sua vida à valorização da profissão contábil participando de inúmeras campanhas de fortalecimento das entidades e também é relevante ter sido o presidente da Fenacon. Toda a história da vida e obra de um brilhante contador está cunhada na medalha que eu acabo de receber. Orgulha-me muito portá-la.

Minha honra é ainda maior em recebê-la nesta cerimônia juntamente com a Exma. Vereadora paulistana Edir Sales e as entidades contábeis congraçadas do estado de São Paulo, e aqui eu quero adicionar o agradecimento às entidades contábeis de outros estados que aqui estão e também em nome da Maria Clara, o Cilea e as outras entidades de outros países aqui. Lembrei aqui do João Meltin, lá de Nova York, no Ifac.

Para nós, agraciados, é muito gratificante receber a medalha nesta ocasião da Assembleia Legislativa, também alusiva ao Dia do Profissional de Contabilidade em uma iniciativa do Exmo.

Deputado Itamar Borges, a quem agradecemos o reconhecimento à profissão. A contabilidade tem grande importância para as empresas de economia ao contribuir para a transparência, equilíbrio financeiro e boa gestão. Tudo isso se reflete no empenho das organizações e nos seus resultados.

Do mesmo modo, o trabalho dos auditores independentes de elevado interesse público é muito relevante para o mercado de capitais, a melhoria do ambiente de negócios em geral e a economia como um todo. Trata-se de uma atividade que contribui de modo expressivo para a lisura e eficiência das organizações e muito significativa, portanto, para a sociedade.

Assim, são fundamentais as características que definem o perfil do auditor independente, que são a ética, o ceticismo, a elevada capacitação, educação continuada e o bom uso da tecnologia.

Diante da relevância da contabilidade e da auditoria independente, ficamos muito honrados e felizes pela homenagem hoje prestada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Gostaria, finalmente, de reiterar com ênfase a grande alegria e emoção que sinto por ser agraciado com a medalha do Sescon e da Aescon. Essa generosa condecoração implica grande responsabilidade, no sentido de continuar trabalhando muito pelo avanço da profissão, de modo a fazer jus ao legado de Annibal de Freitas, cuja memória é infinita.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao nosso agraciado, o nosso presidente do Conselho de Administração e Finanças do Ibracon, Francisco Antonio Maldonado Sant’anna, e também pelo seu pronunciamento. O homenageado retorna ao seu lugar.

E neste momento, nós daremos início à entrega das homenagens pelo deputado Itamar Borges, que é o nosso presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e do Combate à Guerra Fiscal, que em seguida se dirige aqui à parte mais baixa deste plenário, acompanhado pela vereadora Edir Sales, para a entrega das próximas homenagens.

Deputado Itamar Borges, acompanhado pelo nosso presidente da Sescon e da Aescon São Paulo, Carlos Alberto Baptistão, e também pela nobre vereadora Edir Sales, procederão à entrega das próximas homenagens. A entrega será feita na parte de baixo. Os homenageados irão descer na medida em que forem chamados, ok?

Atendendo à solicitação do nobre deputado Itamar Borges, vamos iniciar então a entrega das homenagens pelo nosso presidente do Sescon, que é o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo, e também da Aescon São Paulo, a Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, o presidente Carlos Alberto Baptistão, o primeiro homenageado deste momento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Solicito aos homenageados que, assim que receberem a referida homenagem, se postem atendendo a determinação do Cerimonial, lembrando que, ao final, nós faremos uma foto com todos os homenageados aqui embaixo, ok?

A seguir, convidamos a presidente do Cilea, o Comitê de Integração Latino Europa-América, na figura da presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim. (Palmas.) Presidente do Cilea, o nosso Comitê de Integração Latino Europa-América, presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim, recebe neste momento sua homenagem.

Parabéns, muito obrigado.

Também permanece conosco aqui à frente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Convidamos a seguir o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, na figura do presidente Aécio Prado Dantas Júnior. (Palmas.)

Já se dirigindo para também receber a sua homenagem das mãos do deputado Itamar Borges, Carlos Alberto Baptistão e da vereadora Edir Sales o presidente do CFC, Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns, presidente do nosso CFC, A seguir, Fenacon, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, na figura do presidente Daniel Mesquita Coêlho.

A próxima homenagem é destinada ao presidente da Fenacon, já chegando aqui à frente. O presidente Daniel Mesquita Coêlho recebe, das mãos da vereadora Edir Sales, a sua homenagem. Parabéns ao presidente Daniel, da nossa Fenacon. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A seguir, o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Ibracon Nacional, na figura do presidente Valdir Renato Coscodai, neste ato representado pelo presidente do conselho de administração, Francisco Antonio Maldonado Sant’anna, por favor.

Ibracon Nacional, presidente Valdir Renato Coscodai, representado aqui pelo presidente do Conselho de Administração, que ainda há pouco recebeu a Medalha “Presidente Annibal de Freitas”, Francisco Antonio Maldonado Sant’anna. Parabéns, muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - CRC São Paulo, nosso Conselho Regional de Contabilidade, na figura do presidente José Aparecido Maion. Já se dirigindo para também receber a sua homenagem o nosso presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, CRC-SP, o presidente José Aparecido Maion. (Palmas.)

Em instantes, após as entregas das homenagens, nós faremos uma foto com todos aqui à frente. Essa vai para a capa, está bem? Está lá o Maion, presidente do CRC São Paulo, recebe neste momento a homenagem. Deputado Itamar, presidente Baptistão e a vereadora Edir Sales. Parabéns ao CRC São Paulo, na figura do presidente José Aparecido Maion.

Muito obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A seguir, a Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, chamamos a presidente Telma Tibério Gouveia. (Palmas.) Fecontesp, Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, presidente Telma Tibério Gouveia, já chegando aqui na frente, também receberá a sua homenagem.

A seguir, será o Ibracon da 5ª Seção Regional. Logo após o Sindicont. Parabéns à nossa Fecontesp, na figura da nossa presidente Telma Tibério Gouveia.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Vamos agora ao Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, a 5ª Seção Regional, chamamos o presidente Marco Antonio de Carvalho Fabbri. Em seguida, será o Sindicont e, logo após, a Apegesp. Parabéns ao Ibracon, 5ª Seção Regional, recebendo a homenagem Marco Antonio de Carvalho Fabbri, presidente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Chamo a seguir, pelo Sindicont, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, na figura do presidente Claudinei Tonon. (Palmas.)

Parabéns ao Sindicont, obrigado ao presidente Claudinei Tonon. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Vamos agora à Apegesp, a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, na figura do presidente José Vanderlei Masson dos Santos. (Palmas.)

A seguir, a APC receberá a homenagem. Parabéns à Apegesp, a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, recebe a homenagem neste momento o presidente José Vanderlei Masson dos Santos.

A Anefac não pôde estar aqui conosco, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, presidente David Kallás, mas receberá, a seguir, a sua justa homenagem. Parabéns à Apegesp.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - A seguir, a APC, a Academia Paulista de Contabilidade, na figura do presidente Domingos Orestes Chiomento. (Palmas.) Está aí recebendo a sua justa homenagem.

Parabéns.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Senhoras e senhores, neste momento as entidades congraçadas da contabilidade farão a entrega de uma placa de homenagem ao deputado estadual Itamar Borges, nosso presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, por toda a parceria e também pelo apoio à nossa classe contábil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao deputado. Entregue aí pelo presidente do Sescon e da Aescon São Paulo, Carlos Alberto Baptistão. A seguir, tem mais uma homenagem ao deputado Itamar Borges.

Está aí a homenagem das entidades congraçadas. Vão fazer o registro aí. E a seguir, a nobre vereadora Edir Sales, homenageada nesta solenidade, também entrega uma homenagem ao deputado Itamar Borges.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Um agradecimento especial aqui a toda a assessoria parlamentar do deputado Thiago Auricchio, muito obrigado aos colegas da assessoria parlamentar.

Parabéns, duplamente, ao deputado Itamar Borges, homenageado pela vereadora Edir Sales e também pelas entidades congraçadas da nossa contabilidade. Parabéns ao amigo, o deputado Itamar Borges.

Vamos aí ao registro fotográfico. E agora, vou pedir ao pessoal da imagem se precisa se juntar mais ao centro, o enquadramento está ok aí? Vamos fazer uma foto com todos os homenageados nesta sessão solene, com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade. Vamos então à foto oficial, ok? Atenção, mais uma. Parabéns a todos, muito obrigado. (Palmas.)

Senhoras e senhores, agradecemos mais uma vez às autoridades, a todas as equipes aqui presentes, equipe do Sescon, aos funcionários do serviço de som, da taquigrafia, fotografia, do serviço de atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, da TV Alesp e das assessorias policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convidamos a todos para o coquetel, que será oferecido no Salão dos Espelhos.

Uma boa-noite a todos.

Está encerrada esta solenidade.

Muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 59 minutos.

 

 

* * *