http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

01 DE JUNHO DE 2011

016ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Informa a existência de emenda de plenário ao PL 661/08, razão pela qual o projeto retorna ao exame das Comissões, ficando adiada sua apreciação. Coloca em votação e declara aprovados os PLs 792/09; 229/11 e 376/11. Coloca em discussão o PR 13/11.

 

002 - DONISETE BRAGA

Discute o PR 13/11.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Coloca em votação e declara aprovado, em 1º turno, o PR 13/11, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda. Parabeniza os Deputados Donisete Braga e Geraldo Cruz, autores do projeto, que trata da denominação de municípios, o que consagrou o nome "Embu das Artes". Lembra o processo constituinte de 1989, que resultou na Constituição do Estado de São Paulo. Fala das disposições transitórias e da criação do município de Holambra, antes vinculado a quatro municípios.

 

004 - DONISETE BRAGA

Para comunicação, elogia a Presidência. Destaca a beleza e a hospitalidade de Embu das Artes. Agradece ao TRE pela organização de plebiscito na cidade. Enfatiza a importância da decisão para a vida turística do município.

 

005 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra a manifestação. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - Barros Munhoz - PSDB - Sras. Deputadas. Srs. Deputados, proposições em Regime de Urgência.

Item 1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 661, de 2008, de autoria do Deputado Roberto Massafera. Dispõe sobre a premiação de técnicos, orientadores esportivos e equipe técnica nas competições promovidas no âmbito do Estado. Pareceres nºs 604, 605 e 606, de 2009, respectivamente, da Comissão de Justiça e de relatores especiais pelas Comissões de Esportes e de Finanças, favoráveis.

Há sobre a mesa emenda de plenário com número regimental de assinaturas, razão pela qual sai da pauta o referido projeto. Fica adiada a discussão, retornando o projeto às comissões.

Item 2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 792, de 2009, de autoria da Deputada Ana do Carmo. Altera a redação dos artigos 27 e 90 da Lei nº 6544, de 1989, que dispõe sobre o estatuto jurídico das licitações e contratos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações, concessões e locações no âmbito da administração centralizada e autárquica do Estado. Pareceres nºs 689, 690 e 691, de 2010, respectivamente, das Comissões de Justiça, de Obras Públicas e de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA – PSDB - Sr. Presidente, passo a ler declaração de voto contrário ao PL 792/09.

Sr. Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 792, de 2009, de autoria da deputada Ana do Carmo, que altera a redação dos artigos 27 e 90 da Lei nº 6544, de 22 de novembro de 1989, que dispõe sobre o estatuto jurídico das licitações e contratos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações, concessões e locações no âmbito da Administração Centralizada e Autárquica.

Em que pesem as razões justificadas pelo autor da propositura acima mencionada, vejo-me compelido em registrar meu voto contrário a tal iniciativa, posto que a medida consubstanciada na matéria, nos termos em que estão formuladas, invocam providências de caráter eminentemente administrativo, além de s.m.j. apresentar vícios de natureza constitucional e de mérito.

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 01/6/11

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

 

O SR. PRESIDENTE - Barros Munhoz - PSDB - Item 3 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 229, de 2011, de autoria do Deputado André do Prado. Declara como Capital do Agrião o município de Biritiba-Mirim. Parecer nº 346, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação e de Atividades Econômicas, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

4 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 376, de 2011, de autoria do Deputado Ary Fossen. Dispõe sobre a regulamentação do transporte de objetos em motocicletas e motonetas. Parecer nº 347, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação e de Transportes, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Proposição em Regime de Tramitação Ordinária.

Discussão e votação, em 1º turno - Projeto de resolução nº 13, de 2011, de autoria dos Deputados Donisete Braga e Geraldo Cruz. Altera a redação do artigo 244 da Resolução nº 576, de 1970, na forma de sua XIII Consolidação. Parecer nº 343, de 2011, da Mesa, favorável com emenda.

Em discussão. Para discutir a favor, tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga.

 

O SR. Donisete Braga - PT - Sr. Presidente, não poderia deixar de fazer menção a essa propositura, que altera a redação do Art. 244 da Resolução nº 576, de 26 de julho de 1970, na forma de sua XIII Consolidação.

Em primeiro lugar, quero registrar que o nosso colega, Deputado Geraldo Cruz, que até há pouco tempo foi Prefeito do Município de Embu, procurou-nos demandando uma questão que era fundamental para o município.

Todos seguramente conhecem Embu, município classificado como estância turística na Região Metropolitana de São Paulo. A cidade sempre foi conhecida como Embu das Artes, só que não oficialmente. Foi quando apresentamos a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 30, de 2009, para que pudéssemos estabelecer essa correção na nossa lei estadual, não só permitindo que Embu realizasse um plebiscito para alterar o seu nome, como também criando um instrumento para que os municípios do nosso Estado possam alterar nomes.

Fizemos, portanto, uma correção importante na Constituição Estadual. A população de Embu foi convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral e, no dia 1º de maio, aconteceu esse plebiscito. A grande maioria da população compareceu às urnas e aprovou o acréscimo “das Artes” ao nome Embu. Estamos aqui apenas com a votação desse projeto de resolução, que vai referendar essa importante decisão democrática da população de Embu.

Mais uma vez, cumprimento o Deputado Geraldo Cruz, que foi Prefeito durante oito anos do Município de Embu. Hoje, a cidade é governada pelo Prefeito Chico Brito. Minhas homenagens ao Prefeito Chico Brito e aos vereadores.

Mais do que nunca, queremos reforçar o potencial tão importante que representam os 67 municípios do nosso Estado classificados como estância turístico-climática. Esses municípios sofrem muito porque o Governo do Estado acaba não repassando os recursos do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (DADE), que é um direito deles. Inclusive, há uma lei estadual que garante recursos a mais para os municípios que têm esse perfil de turismo, que cumprem uma missão extremamente importante para o Estado.

Agradeço aos parlamentares que aprovaram a proposta de emenda à Constituição, em 21 de outubro de 2010. Estamos parabenizando essa importante decisão do Município de Embu, que será oficialmente conhecido como Embu das Artes e também por todo o seu importante potencial e pela beleza que representa. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - Barros Munhoz - PSDB - Sras. Deputadas. Srs. Deputados, em votação, em 1º turno, o Projeto de resolução nº 13, de 2011.

As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda de autoria da Mesa. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

Esta Presidência cumprimenta os Deputados Donisete Braga e Geraldo Cruz; também o Prefeito Chico Brito e, em seu nome, a toda população de Embu das Artes, por esta iniciativa extremamente oportuna, justa, correta e louvável de dar a esta cidade o nome que ela granjeou e conquistou, que é este bonito nome de Embu das Artes. A cidade se projetou no cenário de São Paulo e do Brasil como uma cultura das artes e produtora de grandes artistas e artistas populares.

Esta Presidência toma a liberdade de, ao fazer essa homenagem, se lembrar de uma situação semelhante a essa vivida por esta Casa em 1989. O aglomerado urbano de Holambra pertencia a quatro municípios: Jaguariúna, Cosmópolis, Artur Nogueira e Santo Antônio de Posse. Consequentemente, não podia ser distrito, pois distrito é sempre distrito de algum município. E sem ser distrito não podia se tornar município. Foi então preciso uma alteração na Constituição de São Paulo, que elaboramos em 1989: a previsão de uma disposição transitória que, em casos assim, era dispensável antes de se tornar município o aglomerado urbano ser distrito. E isso permitiu, depois, que a Holambra se transformasse em município. Hoje, para nosso grande orgulho, é um dos mais lindos municípios de São Paulo e do Brasil. Por sinal, ainda ontem, tive o ensejo de ver na televisão, se não me falha a memória na “Band News”, uma propaganda sobre a Holambra.

Certamente, os nobres Deputados Donisete Braga e Geraldo Cruz, inclusive todos os deputados desta Casa, um dia, vamos nos lembrar dessa sessão em que nós criamos o caminho para que a vontade soberana do povo de Embu das Artes se consagre. E que esta cidade seja bonita e maravilhosa como ela é, valorizando as artes como ela valoriza, sendo sempre o orgulho de todos nós. E que nós demos a nossa pequeníssima contribuição para que ela se chame Embu das Artes.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, apenas para ressaltar a manifestação de Vossa Excelência, que foi muito feliz quando retratou não só o potencial de Holambra, mas também a beleza da cidade hospitaleira que representa Embu das Artes. Parece ser uma medida muito simples, mas foi uma importante decisão aprovada pelos 94 Deputados. Estaremos assim fortalecendo o seu potencial hoteleiro e turístico, inclusive a todos os profissionais que trabalham na cidade. Esperamos que esta cidade, bem próxima da Capital e que faz também parte da Região Metropolitana, cresça muito.

Quero cumprimentar, primeiramente, o Tribunal Regional Eleitoral que convocou de forma organizada o plebiscito. A população compreendeu a necessidade da oficialização do seu nome e a Assembleia Legislativa deu essa grande contribuição.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência a dá por encerrada, cumprimentando a todos os Srs. e Sras. Deputadas e a Embu das Artes.

Está encerrada sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 45 minutos.

 

* * *