1

 

18 DE JUNHO DE 2001

16ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 24º ANIVERSÁRIO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

 

Presidência: WALTER FELDMAN e EDNA MACEDO

 

Secretária: EDNA MACEDO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 18/06/2001 - Sessão 16ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN/EDNA MACEDO

 

COMEMORAÇÃO DO 24º ANIVERSÁRIO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, por solicitação da Deputada Edna Macedo, para comemoração do 24º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência.

 

003 - MÁRCIO ARAÚJO

Saúda todos os presentes e dá os parabéns à Deputada Edna Macedo pela lembrança desse dia em honra da Igreja Universal. Relata o trabalho do IURD nos presídios e junto às famílias dos presidiários. Constata que a Igreja Universal em 24 anos, já está presente nos cinco continentes.

 

004 - Presidente EDNA MACEDO

Anuncia um número musical.

 

005 - MARA MARAVILHA

Registra seu conhecimento dos trabalhos da Igreja Universal do Reino de Deus, a saber: Pestalozzi e Projeto Nordeste. Louva a Deus por ter nascido de novo, na IURD.

 

006 - FARIA JÚNIOR

Cumprimenta as autoridades. Historia a conversão do Bispo Edir Macedo.

 

007 - ANDERSON SILVA BERTOSINI

Como Vereador à Câmara de Caraguatatuba, saúda as autoridades e demais presentes. Constata que a IURD tem feito com que o Evangelho chegue aonde nenhuma outra instituição conseguiu.

 

008 - Presidente EDNA MACEDO

Anuncia um número musical.

 

009 - SARITA RUPP

Enaltece o aniversário da IURD. Concita todos a não perderem a oportunidade de levar a Palavra de Deus e anunciar o Evangelho.

 

010 - VANDERLEI DE JESUS

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, cumprimenta as autoridades. Considera o trabalho da IURD contra as drogas, dando importância ao papel insubstituível da família.

 

011 - MAGALI MACHADO

Na qualidade de Deputada do Rio de Janeiro, cumprimenta as autoridades. Historia a IURD. Lê Moção de congratulações e aplausos à Deputada Edna Macedo pela iniciativa da solenidade comemorativa do 24º aniversário de fundação da IURD, dirigido à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

 

012 - Presidente EDNA MACEDO

Anuncia um número musical.

 

013 - ALEX FILHO

Congratula-se com a Presidente Edna Macedo pela homenagem à IURD e por sua atuação dentro da Igreja em favor dos mais carentes.

 

014 - PAULO CESAR DE VELASCO

Como Deputado Federal, saúda as autoridades e lideranças eclesiásticas. Disserta sobre a origem polêmica da IURD, suas lutas e vitórias.

 

015 - ATÍLIO FRANCISCO DA SILVA

Na qualidade de bispo da IURD e Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, a rogo da Presidente Edna Macedo, ora para que Deus abençoe a todos.

 

016 - Presidente EDNA MACEDO

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Edna Macedo para, como 2ª Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - EDNA MACEDO - PTB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

Srs. e Sras. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, passo a nomear a Mesa constituída neste momento: Exmo. Sr. Pastor De Velasco, Sr. Deputado Federal por São Paulo; Exma. Sra. Deputada Edna Macedo, proponente desta sessão; Exmo. Sr. Deputado Faria Júnior; Exmo. Sr. Deputado Márcio Araújo, Exma. Sra. Deputada Estadual do Rio de Janeiro, Magali Machado, Exmo. Sr. Atílio Francisco da Silva, bispo e vereador à Câmara Municipal de São Paulo, Exmo. Sr. Vanderlei de Jesus, vereador à Câmara Municipal de São Paulo, Exmo. Sr. Vereador à Câmara Municipal de São Paulo Celso Cardoso, Exma. Sra. Vereadora Sra. Avanir Nimitz da Câmara de São Paulo, Exmo. Sr. Vereador à Câmara Municipal de Arujá Hélio Motomizumi, Vereador à Câmara Municipal de Barureí; Sr. Loro, Vereador à Câmara Municipal de Caraguatatuba, Sr. Anderson Silva Pertonsini; Exma. Sra. obreira Valmira Schuler, vereadora à Câmara Municipal de Embu; Exmo. Sr. Pastor Joaci Cidade Alves, Vereador à Câmara Municipal de Guarujá; Exmo. Sr. Roberto Silveira, Vereador à Câmara Municipal de Guarulhos; Exmo. Sr. Edésio Fernandes, Vereador à Câmara de Itaquaquecetuba; Sr. Altino Moreira dos Santos, Vereador à Câmara Municipal de Mauá; Sra. Teresa Cardoso Neves, Vereadora à Câmara Municipal de Piracicaba; Exmo. Sr. Francisco de Oliveira Chiquinho, Presidente da Câmara Municipal de Poá; Exmo. Sr. Elias Matos, Vereador à Câmara Municipal de Santo André; Exmo. Sr. Márcio Antonio Minatel, Vereador à Câmara de Santa Bárbara do Oeste; Exmo. Sr. Agnaldo Moreno, Vereador à Câmara Municipal de Santana do Parnaíba; Sr. Erinaldo Samuel dos Santos, Vereador à Câmara Municipal de Ubatuba; Sra. Vereadora Norma Lúcia Ribeiro, 1.ª Secretária da Câmara Municipal de Itapevi; Srs. membros da Igreja Universal do Reino de Deus, demais autoridades, quero pedir agora que ouçamos, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE WALTER FELDMAN - PSDB - Quero agradecer ao 1º Sargento Moisés Fidélio Valério, Maestro da Banda da 1.ª Seção do Corpo da Polícia Militar de São Paulo. Obrigado Maestro pela contribuição que sempre a Polícia Militar nos oferece em solenidades como esta.

Quero dizer a V. Exa., Pastor De Velasco e a todos os Deputados desta Assembléia, que representam condignamente a Igreja Universal, a todos os Srs. Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, cidades da Grande São Paulo e de outras cidades, que eu não venho aqui apenas na condição de Presidente desta sessão desta Assembléia. Por várias vezes participei da abertura, e outras vezes por toda a sessão solene que é tradicionalmente comemorada nesta Casa, a pedido da nobre Deputada Edna Macedo, para homenagear o trabalho efetivo, conseqüente e determinado feito pela Igreja Universal, não só no Estado de São Paulo, mas em todo o País.

Na última solenidade havida, fiquei absolutamente impressionado - comentei com a Deputado Edna Macedo - com o envolvimento e vibração que assisti neste Plenário e nas galerias, notadamente pela juventude aqui presente.

Estou convencido, mais do que nunca, de que o Brasil carece de políticas públicas para a juventude, que possam retirar a juventude das ruas, do desemprego, da falta de perspectivas e de expectativas profissionais, familiares ou humanas.

A Igreja Universal cumpre de maneira determinada esse papel. Tenho acompanhado, seja em visitas que pude realizar juntamente com a Deputada Edna Macedo, também em debates e entrevistas, o papel relevante na sociedade brasileira, que a Igreja tem feito no sentido de dar a sua contribuição. Seja ela educativa e pedagógica, seja na compreensão e na divulgação da fé.

Sou judeu de formação, de origem, de família, e aprendi com os meus pais o papel da transmissão e da fé, do credo religioso, da crença em Deus. Venho nesta sessão com muita alegria porque saio dela muito mais abençoado do que quando entrei. Recebo uma forte energia que faz com que possamos continuar essa peregrinação em busca de um país mais justo, equilibrado e fraterno, garantindo o sucesso particularmente das novas gerações.

Por isso quero, como Presidente temporal desta Casa - sabemos que são funções passageiras -, agradecer efetivamente o trabalho que a Igreja Universal vem realizando, e testemunhar o papel e a dedicação que os seus deputados têm tido nesta Casa, não apenas na aprovação de projetos relevantes para a sociedade paulista, mas também na contribuição do debate, na apresentação de iniciativas e projetos de lei, contribuindo com aquilo que nos trazem a experiência de vida e acumulada de um povo que soube escolher e soube enfrentar a dura realidade do momento atual.

Parabéns e viva a Igreja Universal!

(Palmas.)

Neste momento, como é de rotina de praxe, quero passar a Presidência dos trabalhos à Deputada Edna Macedo, proponente desta sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Edna Macedo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência vai exibir agora um vídeo mostrando o trabalho da Igreja social da Universal do Reino de Deus.

 

* * *

- É feita a exibição do vídeo. (Palmas.)

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - A Presidência agradece à TV Record que nos ajudou na produção desta fita.

Registro a presença entre nós do Vereador José Olímpio Silveira Morais, vereador nesta Capital, e também registrar a presença de Irineu Toledo, Vereador à Câmara Municipal de Sorocaba, representando o Sr. Exmo. Vereador Antonio Carlos Ferreira dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba. Registrar também entre nós a presença do nosso Bispo João Batista, Diretor Presidente da TV Mulher.

Tem a palavra o nobre Deputado Márcio Araújo.

 

O SR. MÁRCIO ARAÚJO - PL - Sra. Presidente, Srs. Deputados, pessoal das galerias, visitantes, companheiros, amigos, autoridades já nomeadas, personalidades também pertencentes à Igreja Universal e outras igrejas aqui presentes, neste dia festivo que se realiza todos os anos. Este ano, durante a realização do aniversário da Igreja no inicio de julho próximo, em que a Igreja completa 24 anos ininterruptos, é um dia festivo, um dia em que é lançado a marca da igreja nos Anais da legislatura paulista nesta Casa, pulmão da democracia, com os seus 94 deputados, cada um representando uma parcela do eleitorado paulista, e que todos juntos completam a totalidade desse eleitorado estadual.

Nós somos parte desse povo de Deus que nos tem eleito, na sua maioria, sem falar em pessoas que também admiram o trabalho dos deputados evangélicos nesta Assembléia.

Temos também colaborado para que o nome de Deus, de Jesus Cristo seja elevado através dos projetos eminentemente sociais.

Quero parabenizar mais uma vez a nobre Deputada amiga e colega, Edna Macedo, por mais essa lembrança neste dia em que congrega uma grande massa de pessoas que vêm abrilhantar esta festividade.

A Igreja Universal prepara o cidadão social e, mais ainda, o cidadão espiritual. Posso dizer isso porque trabalhei muitos anos na área dos presídios, tanto no Estado do Rio de Janeiro, como em São Paulo, trazido pelo hoje bispo Marcelo Crivella, que me convidou numa espécie de ordem irrecusável. E, muito alegre, vim para cá para implantar uma nova mentalidade de evangelização também em presídios.

E, junto com esse povo maravilhoso, obreiros, membros, conhecemos também essa parte. Hoje, por exemplo, faço parte de uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Prisional do Estado.

Passo a dar um exemplo do trabalho: não desejo fazer pesquisas de detetive, coisas que pertencem a delegado de polícia pesquisar, problemas internos de tortura, de narcotráfico, disso e daquilo, não. O fato principal que me leva a trabalhar nessa comissão em prol da reestruturação dos presos, da ressocialização dos presos de todo o Estado, que estão sob a custódia e responsabilidade do Estado. Não é só colocá-los num depósito e deixar aqueles elementos estudarem na escola do crime. Aliás, desde a Febem - fiz parte também da Comissão Parlamentar de Inquérito da Febem - com esse mesmo propósito que me leva agora na Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Prisional.

Então, o que interessa para aqueles que votaram neste Deputado, dando seu voto de confiança, é que eu dê minha parcela de colaboração para que esses homens saiam, de maneira a não voltar mais, integrando-se na sociedade.

Muitas vezes não posso dizer como político nesta tribuna que o principal trabalho de ressocialização dos presos está justamente em convertê-los à crença em Nosso Senhor Jesus Cristo. Porque se assim não for, com tudo que eles aprendem lá dentro de bom ou de ruim, podem ser até iniciados na indústria e na agricultura, mas o mal instalado dentro deles não sai. Eles vão lá para fora praticar novos delitos, às vezes até bem mais elaborados. E, quando não morrem lá fora, e quando não matam, voltam para a cadeia piores do que quando entraram.

Em vez de dois, três ou quatro anos, passam lá a maior parte da vida deles.

E, pasmem os senhores, a maioria dos presidiários do nosso Estado são jovens, indo de 19 a 25 anos; aproximadamente 80% desses detentos.

Então, isso diminui uma parcela dessa violência, sendo que a violência no Estado de São Paulo é grande, em todos os setores.

E uma das entidades que luta mais do que todas as outras que já vi, para a diminuição dessa violência é justamente a igreja do Sr. Jesus, representada pela entidade - sem desfazer das outras - mas, a que eu conheço mais de perto, é a Igreja Universal do Reino de Deus, que prepara não só o cidadão social do mundo, para viver uma vida pacífica e bem-estruturada, de bem com a sua família, uma vida de bem com a sua saúde, uma vida bem-estruturada espiritualmente e financeiramente.

Um pouco mais da metade do Novo Testamento fala das bênçãos que advêm da fé na área econômica, porque a miséria não é de Deus. A miséria que envolve o nosso país não é de Deus. Há outros fatores que a Igreja de Jesus, de dois mil anos para cá tem se batido para acabar com essa praga, essa divisão. No Brasil existe um fosso profundo entre a pobreza, a miséria, os miseráveis, como os senhores viram no vídeo, no sertão.

Sou nordestino, de Pernambuco, e conheço um pouco, voei muito naquelas áreas e conheço alguma coisa. É aquela expressão mesmo, de muita política e muito roubo, trazendo a miséria ao povo brasileiro. Não se incomodam com o levantamento desses nossos irmãos. E está aí o Bispo Crivella plantando uma semente. Não que ele vá resolver o problema do Nordeste, mas ele vai fazer muita gente acordar, com essa dedicação da sua fé naquela área, vai levantar uma obra que vai ser um exemplo, porque há muita água em Pernambuco, no Piauí, no Ceará, há lençóis freáticos maravilhosos, água em abundância, mas o dinheiro que vai para lá e se escoa nas mãos da politicagem; não dos bons políticos, mas da politicagem e não se faz nada.

É preciso um homem nosso, como o Bispo Marcelo Crivella, que conheço perfeitamente, porque quando vim do Rio de Janeiro morar em São Paulo, fiquei morando na sua casa, por aproximadamente 10 meses. Então, é mais um trabalho de recuperação da família.

Falei do presidiário. O principal problema do presidiário está na família; se não se tratar da família o preso não se recupera. E, ele tem uma sede de viver de bem com aquela família que não lhe tratou convenientemente, e nem ele soube também participar daquela bênção que ele tinha nas mãos.

O que faz a Igreja Universal? Vai lá evangelizar aquela família onde ela estiver; vai falar de planejamento familiar.

Há pessoas que não sabem nem por que tiveram filhos. Tem a relação homem mulher e tal, mas houve casos inacreditáveis de que quando a equipe chegou na favela para evangelizar o pessoal, e inclusive falar de planejamento familiar, a mulher que já estava com nove filhos e mais uma barriga pensava que aquela barriga tinha vindo do céu; que um anjo tinha vindo e colocado aquela barriga nela. Quando ela soube que era o marido ficou com raiva dele e não queria mais nem receber o marido em casa. Vejam só a ignorância. Isso aconteceu durante a evangelização aqui no Estado de São Paulo.

Então, o trabalho da Igreja Universal é muito grande, o trabalho da igreja do Senhor Jesus. A igreja foi mais um elo levantado, que estava adormecido, para mais uma realização no campo do ganhar almas.

A Igreja Universal que se espalha pelo mundo inteiro, Brasil, São Paulo. Assisti ao nascimento da igreja em Córdoba, Argentina, numa cidadezinha chamada Alta Gracia, a 50 quilômetros de Córdoba. Estivemos lá e essa igreja hoje floresce. Há também no Uruguai e no Chile, onde tivemos problemas que já estão resolvidos. O próprio Deputado De Velasco fez parte de uma comissão que lá foi, juntamente com outros deputados que não são da igreja, para resolver o problema do Chile, que não estava compreendendo o verdadeiro papel da Igreja Universal lá.

Há a Igreja do Sr. Jesus em todos os países, no Paraguai, Colômbia, Venezuela, Equador, entrando pelos Estados Unidos, México, Canadá, entrando por toda a Europa, França, Suíça, já está no Japão, e aos poucos esperamos conquistar os estados árabes. Já temos igreja em Israel, com os nossos bispos falando em israelita, aquela linguagem hebraica. Estudou numa escola, aprendeu e foi para lá; foi-lhe dada uma igreja nas mãos.

É um trabalho em que cabe todo o mundo; todos os que quiserem trabalhar. Está aqui a dona Diva que trabalha na Pestalozzi, é uma das operárias mais eficientes, digamos assim, dentro da Pestalozzi. E, é verdade o que disse a Pastora Marilene; fui Presidente da Pestalozzi em são Paulo, primeiro Presidente da nova fase, e aqueles garotos têm corações de ouro; vocês olham para eles e não dão nada, mas eles têm uma bondade contagiante dentro deles. São puros de coração, ensinam a qualquer ser humano o amor, porque eles não têm maldade no coração. Quem não conhece e quiser conhecer o que é o verdadeiro amor precisa conhecer a Pestalozzi em São Paulo, na Vila Maria e Vila Guilherme. Há muitas, mas aquela reputo de primeira - nesse ponto sou meio radical. Então, pelo trabalho que a pastora Marilene faz, com o apoio de toda a igreja e de pessoas, até da TV Record. Quando estávamos lá tínhamos o total apoio do Raul Gil que não se negava de fazer shows, ir lá trabalhar com as crianças.

E, o problema da família é um trabalho existentes em muitos lugares. A juventude - muitos deles devem ter ficado parados no trânsito; às vezes demora muito para chegar, estão aqui todas as vezes que temos a comemoração do aniversário da igreja aqui. Essa juventude recuperada, sem o papai e a mamãe estar juntos deles, vai para a igreja sozinha. Queria parar de falar, mas quando olhamos para aqui e acolá vemos o trabalho da Igreja Universal do Reino de Deis brotando.

Foi justamente a nossa querida Deputada Edna Macedo que nos trouxe aqui hoje, com essa idéia maravilhosa de reviver e marcar, como eu disse antes, nos Anais da Assembléia Legislativa de São Paulo essa página histórica que é a comemoração de mais um aniversário de mais um aniversário da nossa querida e amada Igreja Universal do Reino de Deus.

Muito obrigado, Sra. Presidente.

(Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Assistiremos agora à apresentação do número musical, pela cantora Mara Maravilha, nossa querida amiga.  

 

A SRA. MARA MARAVILHA - Boa-noite, eu também sou fruto de um milagre do Senhor Jesus, do trabalho que nasceu no coração do nosso Deus, o trabalho da IURD; foi muito falado, mais ainda é muito pouco, diante de toda a grandeza desse mover de Deus, que se chama Igreja Universal.

Conheço cada um dos trabalhos sociais que aqui foram apresentados, a Pestalozzi, ABC, o Projeto Nordeste - eu como nordestina - então, amo a IURD, porque é algo de Deus, do coração do Senhor Jesus, eu amo o povo de Deus, e em especial a nossa irmã, dona Edna, essa pessoa da gente mesmo, do corpo de Jesus; pessoa humilde e simples. Eu poderia citar vários nomes aqui, mas o que é importante que toda a honra e toda a glória seja dada ao nome do Senhor Jesus. Louvo a Deus porque nasci de novo, através do trabalho do Senhor, na IURD.

É o Deus de maravilhas, é uma música inédita, porque estamos aqui comemorando as maravilhas do Senhor.

Quem tem maravilhas de Deus para comemorar na sua vida?

É uma música inédita, mas tenho a certeza que você vai se familiarizar com ela, porque veio do trono celestial também.

 

* * *

 

-              É apresentado o número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. MARA MARAVILHA - Eu ia cantar O Maravilhoso, mas vou cantar uma música que a dona Edna, sempre que me encontra, canta um pedacinho. Chama-se “Obrigado, Jesus”, porque temos muito a agradecer ao Senhor Jesus, porque ele venceu até a morte.

Quem conhece esse louvor que diz: “Andei procurando motivos para poder sorrir”.

Então, o trabalho social da IURD é feito individualmente. No meu caso, porque às vezes pensamos que é só aquele mais desfavorecido da sociedade. Não; as pessoas também que têm um renome. Fui liberta de vícios, eu era viciada, dependente de remédios, de moderador de apetite.; fui liberta na minha alma. Minha alma realmente estava muito doente, e Deus me fez nascer de novo. Fui curada também; eu tive um problema de enfermidade, e como foi dito aqui pelo Deputado, primeiro cuidamos do lado espiritual e todas as demais coisas são favorecidas. O cidadão torna-se realmente digno.

 

* * *

 

-              É apresentado o número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência agradece a presença do Exmo. Sr. Pastor Roberto Oliveira Teixeira, Vereador à Câmara Municipal de Santos, e também do Pastor Manuel Ferreira, Vereador à Câmara Municipal de Poá.

Agora, a Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Faria Júnior.

 

O SR FARIA JÚNIOR - PL - Boa noite a todos, queria cumprimentar o nobre colega Deputado Federal De Velasco, a nobre colega Deputada Edna Macedo, o Deputado Márcio Araújo, e também ao nosso nobre Vereador bispo Atílio, na pessoa do qual cumprimento todos os vereadores presentes nesta Casa, queria cumprimentar também o bispo João Batista, Presidente da Rede Mulher de Televisão, na pessoa de quem cumprimento a todos os pastores presentes e todos os bispos.

É uma alegria muito grande estar aqui com vocês, até porque é um momento de reflexão, um momento em que paramos, olhamos e pensamos: Puxa, quem diria, há 24 anos, um homem que ninguém dava nada por ele, um homem que andava na rua, muitas vezes até satirizado da forma que ele falava ou do jeito que agia. Uma história que se você olhar bem pode ser a sua história e a minha história. Esse homem, andando na rua uma dia Deus tocou no coração dele dizendo: “Meu filho, vá ganhar almas; seja sábio”. Ele pegou aquela palavra e ali começou um espírito de determinação; espírito esse que aprendemos quando entramos na igreja. Esse espírito que acho que temos que comemorar, é o Espírito Santo. É obra do Senhor Jesus através da determinação, da raça, da força de vontade. Porque tenho a certeza de que quando você entrou na igreja você não era como é hoje. Além da salvação, você era uma pessoa mole e caída, e hoje você é uma pessoa que olha para a frente e para cima, acorda de manhã pulando, gritando Aleluia, graças a Deus pela vida, graças a Deus porque vou ser vencedor neste dia. E, tudo começou há 24 anos. O Espírito Santo já tocava num homem que nunca imaginava estar presente no mundo inteiro, em mais de 200 países, através da obra da Igreja Universal do Reino de Deus.

Fica a prova, mais uma vez, que essa obra não é feita por homens. Essa obra não é feita por parlamentares, por bispo A, ou bispo B, ou pelo pastor. Essa obra é feita pelo Espírito Santo, aquele que está em você, que transformou a sua vida. Porque sabemos o quanto sofre um pastor no interior, a perseguição sofrida por um delegado de polícia, a perseguição de um padre e a perseguição de um bispo da Igreja Católica.

Sabemos, vivemos, mas somos igual à clara do ovo, quanto mais bate, mas a gente cresce. E pode bater; quanto mais bater, mais a Igreja Universal vai crescer. Agora seremos quase 80 candidatos a deputados federais e estaduais. Vamos dominar este país; vamos tomar conta deste país em todas as áreas, no seu trabalho, no nosso trabalho, no dia-a-dia, na Câmara Federal, na Câmara Municipal da sua cidade; vamos fazer diferença porque temos o Espírito Santo de Deus. Vamos fazer diferença, porque há vinte e quatro anos o Espírito Santo já sabia que você seria salvo.

Nós vamos fazer diferença porque há 24 anos, usando a vida do Bispo Edir Macedo, o Espírito Santo já sabia que você seria salvo, que você seria uma bênção, que você iria crescer e falar ao mundo inteiro: “Olha no meu coração, eu tenho Jesus, eu sou diferente”. Deus, a cada dia, faz a diferença, sim, entre aquele que lhe serve e o que não lhe serve. Não somos melhores do que ninguém, mas somos filhos e como tal, Deus tem-nos dado muito mais do que merecemos. Por isso louvo a Deus. Agradeço todos os dias por ter ingressado na Igreja Universal do Reino de Deus.

Meus pais se converteram na Igreja Presbiteriana, depois foram para as Igrejas Assembléia de Deus e Batista. Dou também testemunho em várias igrejas evangélicas, não tenho vergonha de falar, porque cada um trabalha num ministério, não é verdade? A Igreja Universal é o ministério da libertação e determinação. Foi somente na Igreja Universal que aprendi a me doar e ser um dizimista fiel, sendo um dizimista fiel de coração, não para dar e cobrar de Deus, mas para se doar, você sai das drogas, você supera todo e qualquer problema. Entra um Faria Júnior com 27 cheques sem fundo e se torna um empresário. Você também entrou porque deu o seu dízimo e fez o seu sacrifício. Isso não há em lugar nenhum do mundo, só na Igreja Universal do Reino de Deus. Essa obra é de Deus, não do homem, por isso ela vai crescer cada vez mais e nós vamos crescer juntos, em nome de Jesus. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Anderson Silva Bertosini, Vereador à Câmara de Caraguatatuba.

 

O SR. ANDERSON SILVA BERTOSINI - Desejo a todos uma boa-noite.

Quero iniciar agradecendo a esta Casa de Leis por esta oportunidade, parabenizando a nossa Deputada Edna Macedo que com muita sabedoria fez lembrar hoje esta data que para nós da Igreja é importante, como será importante também para todos aqueles que um dia ainda conhecerão a igreja.

A Igreja Universal do Reino de Deus é hoje uma mulher, não é mais uma criança, nem uma menina, são 24 anos, então ela é adulta. A Bíblia diz que a mulher sábia edifica a sua casa.

A Igreja hoje, aos 24 anos, tem feito com que o Evangelho chegue onde nenhuma instituição conseguiu fazer chegar. Nenhuma instituição conseguiu colocar o Evangelho na Rússia, nenhuma instituição conseguiu colocar o Evangelho na África, nenhuma instituição conseguiu colocar o Evangelho em 80 países, em tão pouco tempo, como esta Igreja, que prega a cura divina, a libertação, a salvação, o batismo nas águas, a oferta. Prega a oferta porque isso está na Bíblia. A instituição prega até a condenação, ensinando o que é o inferno. Uma instituição desse tipo tem de crescer. Com a graça de Deus ela tem transposto fronteiras, tem chegado onde ninguém conseguiu chegar.

O nosso Bispo Marcelo Crivela há sete anos chegava na África, ele e apenas quatro pastores chegavam naquele Continente para poder dar continuidade a um trabalho já iniciado em Angola.

Hoje, na África, após sete anos, já são mais de 200 templos. Ninguém consegue isso, a não ser Deus e uma instituição guerreira.

Não estou falando isso por ser Pastor da Igreja, no que, aliás, faço gosto e tenho orgulho.

Quando eu era obreiro eu tinha loucura para ser pastor. Eu gosto disso, eu me sinto um homem abençoado só pelo fato de ser pastor de uma igreja assim. Gosto, está no sangue. Eu vejo a obra de Deus como está relatado na Escritura.

A Igreja Universal em nada está devendo à igreja primitiva. É uma igreja atuante, aberta diuturnamente, é uma igreja que realiza três cultos por dia, 21 cultos por semana, 84 cultos por mês, é uma igreja que não pára. Neste horário há pastor trabalhando com a igreja aberta, a rádio também está levando mensagens aos ouvintes. Temos um programa de madrugada, um programa matinal. Temos uma obra para apresentar de acordo com a palavra de Deus. Por isso não podemos parar. Vinte e quatro anos ainda é pouco, a Igreja tem muito a fazer. Instituições são indicadas ao Prêmio Nobel da Paz e eu acho que deveria ser criado o Prêmio Nobel da Luta. A Igreja Universal do Reino de Deus seria uma grande candidata a ganhar o prêmio.

Hoje a Igreja Universal do Reino de Deus é a grande porta de Deus para aqueles que estão ainda desinformados, desorientados, caídos, mal-amados, esquecidos, para aqueles que estão ainda cegos, como eu um dia estive.

Vim do subúrbio do Rio de Janeiro e conheci uma obra. A porta de uma igreja aberta numa tarde de sábado e um pastor em prontidão. E Deus operou milagres na minha vida.

Eu hoje, como Pastor, vejo na vida de pessoas o poder de Deus. Eu hoje, como Pastor, vejo Deus agindo, como o dia em que cheguei na Igreja e agiu em mim. Vejo isso em cada pessoa que coloca o pé na igreja. Colocou o pé na igreja, Deus está dando uma chance e essa obra não pode parar!

Quero agradecer à Deputada Edna Macedo, a esta Casa de Leis, a cada um dos pastores. Hoje somos mais de 15 mil pastores - surpresa para muitos - a Igreja está em 80 países e ainda temos grandes metas a alcançar.

Quero que esta Igreja, com ou sem o apoio dos homens, com ou sem o apoio das instituições governamentais, com ou sem o apoio dos governos, com ou sem o apoio de empresas, apenas com o apoio de Deus, que cura, sara e liberta, continue na sua meta de levar o Evangelho a toda a criatura.

Parabenizo, mais uma vez, a nossa Deputada Edna Macedo e esta Assembléia por marcar nas atas desta Casa de Leis esta data tão especial.

(Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Assistiremos agora a uma apresentação musical da cantora evangélica Sarita Rupp.

 

A SRA. SARITA RUPP - Boa-noite a todos. Quero entoar louvores a esse Deus Altíssimo. Agradeço também a Exma. Deputada Edna Macedo pela oportunidade de estar hoje aqui em comemoração do 24º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus.

É maravilhoso louvar o Senhor. O Senhor Jesus nos ensina que muitas vezes erramos porque não conhecemos a Escritura. E na Escritura, na Palavra de Deus, está escrito que devemos ir e pregar o Evangelho a toda criatura.

Portanto, não perca a oportunidade de levar a Palavra de Deus e anunciar o Evangelho. Que todos nós sejamos instrumentos do Senhor para que essa palavra bendita chegue a todos os povos.

Vou louvar ao Senhor com um hino que foi na minha vida uma transformação. O Senhor mudou completamente a minha vida, transformou o meu viver, porque eu entreguei a ele o meu caminho. Glória a Deus.

                         

* * *

 

- É apresentado o número musical.

 

* * *

 

A SRA. SARITA RUPP - Parabéns Igreja Universal do Reino de Deus. Parabéns! O Senhor é contigo e se o Senhor é contigo, quem será contra vós?

  Glória ao nosso Deus, porque ele é maravilhoso. Glória a Deus! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - A Presidência agradece a nossa amiga Sarita Rupp e passa a palavra ao nobre Vereador Vanderlei de Jesus, da Câmara Municipal de São Paulo.

 

O SR. VANDERLEI DE JESUS - Sra. Presidente, Deputada Edna Macedo, Deputado De Velasco, Deputada Magali Machado, Bispo Atílio, Vereador por São Paulo, Bispo João Batista, Vereadora Dra. Avanir, nossa colega na Câmara Municipal de São Paulo, nobres vereadores da Igreja Universal do Reino de Deus, esposas, pastores, bispos, colegas, membros simpatizantes da Igreja Universal do Reino de Deus, não vou tomar muito tempo, porque para falar alguma coisa sobre a Igreja Universal precisaríamos talvez horas ou dias. Então quero apenas citar uma passagem.

Certa vez, num evento na Câmara Municipal, fazíamos um seminário sobre as drogas e fizeram a seguinte pergunta: “Pastor, sabemos que as drogas, na verdade, iniciam-se na família, porque a família, muitas vezes, dá o péssimo exemplo. Muitos pais se viciam e os filhos, vendo, acabam se drogando.” A pergunta era sobre o que a Igreja Universal faz sobre isso e o que eu achava que o nosso governo deveria fazer. A resposta foi simples e objetiva.

A Igreja Universal faz o que ela fez na minha vida: me libertou e me transformou. Transformou também minha família. Assim, ela viu a importância da família, a união, a transformação, a perseverança na luta, a libertação e a transformação dos seus filhos.

A resposta é a mesma para as autoridades. A Igreja Universal transforma famílias, liberta vidas, como a de presidiários, viciados, pessoas que estavam com suas vidas destruídas e hoje estão com a vida transformada, como todos nós que aqui estamos, graças a Deus.

Isso é o que a nossa sociedade e o governo deveriam fazer: preocupar-se com cada um de nós, preocupar-se com o povo sofrido. Se ele realmente se preocupasse, criaria projetos que trariam a transformação para uma sociedade melhor. Lutamos para isso, como representantes de uma casa tão amada: a Igreja Universal do Reino de Deus.

Tenho a alegria de dizer que hoje, na Câmara Municipal de São Paulo, representamos 20% de toda a edilidade: somos 11 vereadores evangélicos, quatro dos quais são da Igreja Universal do Reino de Deus. Dizemos isso com muita alegria.

Agradeço a Deus, agradeço à Deputada Edna Macedo e, principalmente, à Igreja Universal do Reino de Deus: ao Senhor Jesus, nosso único e legítimo Salvador e ao Divino Espírito Santo, condutor desta obra maravilhosa. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Nobre Vereador, de nossa vontade V. Exa. teria todo o tempo que precisasse, mas só que amanhã o povo de Deus tem de trabalhar e nós também. Com muita alegria gostaria de ouvi-lo, mas temos outros oradores.

Esta Presidência concede a palavra a nobre Deputada Magali Machado, do Rio de Janeiro.

 

A SRA. MAGALI MACHADO - Mais uma viagem, do Rio para cá e da tribuna para a tribuna.

Em primeiro lugar, uma boa-noite a todos, em nome do Senhor Jesus.

Em segundo lugar, quero cumprimentar a Exma. Sra. Deputada Estadual Edna Macedo e parabenizá-la pela iniciativa desta brilhante solenidade pela passagem dos 24 anos da nossa querida Igreja Universal.

Quero cumprimentar o Exmo. Deputado Federal De Valasco, na pessoa de quem cumprimento todos os deputados federais.

Quero cumprimentar o Exmo. Deputado Márcio Araújo, na pessoa de quem cumprimento todos os deputados presentes.

Quero cumprimentar o Pastor Vanderlei, na pessoa de quem cumprimento todos os vereadores presentes.

Na pessoa do Revmo. Bispo Atílio, cumprimento todos os bispos presentes e suas esposas; cumprimento todos os obreiros, todos os grupos de evangelização, todos os grupos jovens.

Quero cumprimentar o Revmo. Bispo João Batista, Diretor da TV Mulher, os representantes da Pestalozzi, do Projeto Nordeste, os pastores de outras denominações e irmãos em Cristo, funcionários desta Casa Legislativa, imprensa, senhoras e senhores, muita coisa já foi dita, mas é como o nosso querido vereador falou: se tirássemos algumas semanas - quem sabe meses - para falar da nossa Igreja Universal não conseguiríamos relatar tudo, teríamos uma biblioteca. Foi quando resolvi escrever e me pus um pouco para dentro da palavra de Deus.

Quero deixar em cada coração um pouquinho daquilo que eu trouxe do Rio de Janeiro, o abraço do povo das igrejas de lá, dos obreiros de lá, dos pastores de lá. Estou aqui representando o Rio de Janeiro.

Quem saberá contar os poderosos feitos do Senhor ou anunciar os seus louvores?

Bem-aventurados os que guardam a retidão e os que praticam a justiça. Em todo o tempo lembra-te de mim, Senhor, segundo a tua bondade, para que eu veja a prosperidade dos teus escolhidos e me alegre com a alegria do teu povo e me regozije com a tua herança. Aceitamos o chamado de Deus e compreendemos o significado do ‘siga-me’ de Jesus, dando os passos necessários para seguir esse caminho, a obediência, a fé e o amor.

Afirmando todos os dias onde quer que eu vá, eu o seguirei. Isto é, sofrer e negar a si mesmo, procurando salvar a humanidade perdida e sofredora, impregnada pela violência, vícios, corrupções e desesperanças.

Creio que só conseguimos chegar até esta etapa das nossas vidas por um único caminho, através do Espírito Santo. Não tenho conhecimento de outro meio para saber qual é a vontade de Cristo, a não ser iluminada por Ele. Pois, como está escrito na palavra de Deus: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci. E antes que saísses da matre te consagrei e te constituí profeta das nações, porque todos a quem te enviar, irás e tudo quanto eu te mandar, falarás”.

A Igreja Universal foi fundada em 1977. Tudo começou quando o jovem e então Pastor Edir Macedo deixou que a pequena semente plantada em seu coração crescesse e transbordasse de palavras capazes de chegar ao povo.

Com isto passou a realizar pequenas reuniões em um coreto do jardim do Meyer, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

Assim foi crescendo até o dia 09 de julho de 1977, quando nasceu oficialmente a Igreja Universal do Reino de Deus.

O alto índice de crescimento dos membros fez com que ele procurasse outros espaços para alugar. Das ruas e cinemas, as reuniões passaram a ser realizadas numa antiga funerária no bairro da Abolição.

Foi desta forma, de um ambiente de total tristeza, que passamos à alegria de hoje. E esta felicidade ainda é maior por termos participado ativamente deste crescimento, pois nesta Igreja encontrei Jesus e alegria no caminhar pela vida.

Pude enxergar com o coração limpo e proferir palavras guiadas pelo Espírito Santo, que me fortalece, guia e acalenta.

Hoje, ao ver a nossa Igreja completar 24 anos não só de existência, mas de plena atividade Evangélica e social, sinto-me forte e orgulhosa por estar de mãos dadas com Jesus nesta caminhada e muito feliz ao olhar para os lados e perceber a grande multidão que nos acompanha seguindo os passos firmes de Jesus.

Sigo estes passos há 17 anos.

Quero parabenizar a Deputada Edna Macedo por esta solenidade que é para a honra e glória do Senhor Jesus.

Tudo isto ficará, a partir desta data, nos Anais desta Casa e jamais será apagado o nome do Senhor Jesus.

Aproveitando a oportunidade, quero dizer que requeri à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro uma moção de congratulações e aplausos, que também ficará nos Anais daquela Casa, que diz o seguinte:

“Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Moção de congratulações e aplausos à Exma. Sra. Deputada Estadual Edna Macedo, pela iniciativa da solenidade comemorativa do 24º aniversário de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus.

Requeiro à Mesa Diretora, na forma regimental, seja inserida, nos Anais desta Egrégia Casa Legislativa, moção de congratulações e aplausos à Exma. Sra. Deputada Estadual Edna Macedo pela iniciativa da solenidade comemorativa do 24º aniversário de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus.

24º aniversário de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 18 de junho de 2001.

 

Justificativa: A presente moção justifica-se pela significativa contribuição social e espiritual que a Igreja Universal do Reino de Deus executa com as bênçãos de Deus ao longo dos seus 24 anos de existência.

O sério compromisso com os ensinamentos de Jesus faz desta Igreja, que congrego e tanto amo, uma importante e respeitável instituição internacional, que cresce grandiosamente alcançando vários países, fruto do alto grau de capacidade divina de seus líderes.

Que Deus continue guiando a vida de todos, para que os nossos templos sejam sempre lugares de bênçãos e transformações de vida para o povo de Deus, que continua caminhando, forte, seguro e dando a palavra do Senhor em qualquer lugar que vá.”

Que Deus seja louvado. Que Deus abençoe a cada um de vocês.

Que o Senhor Jesus possa estar presente sempre nesta Casa, principalmente neste plenário, onde se discute o futuro da nossa Nação, o futuro da cidade de São Paulo. (Palmas.)

* * *

- É feita a entrega da placa comemorativa.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência agradece à nobre Deputada Magali Machado. Que Deus lhe abençoe sempre. Muito obrigada pela moção.

Que toda honra e glória seja dada ao nosso Senhor Jesus Cristo.

Neste momento teremos uma apresentação do nosso amigo Alex. Tive o privilégio de trazer para esta sessão solene três grandes vozes do mundo Gospel. Estão de parabéns a nossa amiga Sarita, Mara Maravilha e o Alex.

Que tudo seja para a honra e glória do Senhor Jesus.

 

O SR. ALEX FILHO - Boa noite a todos. Que Deus abençoe em nome de Jesus.

Quero parabenizar a nobre Deputada Edna Macedo por duas coisas: por esta homenagem tão merecida à nossa Igreja Universal do Reino de Deus e também pela sua atuação tão presente diante do Corpo de Cristo e de todos os mais carentes, que precisam da nossa ajuda, principalmente sua, que foi eleita para isso e nunca vi fugir de tal compromisso.

Impressionei-me a última vez que estive com a nobre Deputada Edna Macedo num evento em São Paulo. Dois mil eleitores, irmãos em Cristo, estavam presentes. Eu pensava que a Deputada ia se retirar para alguns compromissos, no entanto, ficou ali, atendendo um por um, abraçando um por um, orando e abençoando um por um em nome de Jesus.

Fico feliz por Deus ter levantado pessoas diferentes, como a nobre Deputada Edna Macedo para a glória de Jesus. Para mim é um privilégio estar aqui nesta noite.

Outra coisa que a Igreja Universal tem levantado em todo mundo é a gravadora evangélica Line Records, talvez a maior gravadora do mundo, que tem levantado levitas do Senhor para também ajudar aqueles que precisam de uma mensagem verdadeira do amor do Senhor Jesus, muito mais do que uma simples religião. E eu louvo a Deus pela Igreja Universal do Reino de Deus.

Vamos cantar agora a música “Amigo de Fé”. Uma das marcas na nossa Igreja é esse espírito de alegria e fé e eu queria que vocês prestassem essa alegria agora, em nome de Jesus. Tenho visto isso por todo canto, até na África. Recentemente estive na África e 50 mil pessoas, num estádio de futebol, cantaram comigo. Elas pareciam ser as pessoas mais felizes de toda África. E eu creio que eram, sim, em nome de Jesus. Você também é muito feliz.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. ALEX FILHO - Quero pedir licença à Deputada Edna Macedo e a todas autoridades presentes para que de pé, cantemos mais uma música.

A grandeza de Deus tem sido algo notório na vida da Igreja Universal do Reino de Deus e dos que estão nela.

Vamos cantar “Então minha alma canta a ti, Senhor”.

A união também marca a Igreja Universal do Reino de Deus de uma forma muito bonita e eu queria que você desse a mão à pessoa que está ao seu lado, agora.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Federal de Velasco.

 

O SR. PAULO CESAR DE VELASCO - Sra. Presidente Edna Macedo, proponente desta sessão solene, em nome de quem cumprimento os Deputados Márcio Araújo, Faria Júnior, Magali Machado e todos os vereadores presentes, demais membros da Mesa já nomeados, autoridades e lideranças eclesiásticas, quero cumprimentar com muito carinho o Bispo João Batista - depois vocês saberão do motivo especial.

Sra. Presidente, se por acaso alguém mais falasse antes de mim, talvez eu tivesse de dizer apenas o muito obrigado, porque vim cortando praticamente todas as referências que iríamos fazer, já que os que me antecederam o fizeram. Mas estamos comemorando os 24 anos de uma igreja que veio mudar o panorama religioso de um país tradicionalmente católico. Desculpem-me, mas nenhuma igreja no Brasil ou no mundo tem história igual à da Igreja Universal do Reino de Deus.

A Igreja Universal é uma igreja polêmica, como polêmico tem sido o seu líder espiritual o Bispo Edir Macedo. Quando me perguntam de que denominação eu sou, respondo logo “Daquela de que todo mundo fala mal.” Imediatamente falam: “Igreja Universal.” Vem sendo assim mesmo. Tenho experimentado repetidamente essa reação. A mim, não me importa, o que me interessa saber é que a Igreja Universal do Reino de Deus, com apenas 24 anos, está presente hoje em mais de 80 países, fala quase todas as línguas, é praticamente universal e muito próximo o será, como profeticamente universal é o seu nome e em todas as línguas afirma que Jesus Cristo é o Senhor, o Senhor que salva, que cura, que liberta e que batiza com o Espírito Santo.

A Universal prega o Evangelho pleno com a mesma pureza que o Senhor Jesus. O Senhor deixou esse Evangelho sem supressões, nem acréscimo.

A Igreja Universal prega a palavra por inteiro, com intrepidez, com segurança, com denodo, com abnegação, com proficiência, com espírito de urgência, com espírito de sacrifício e com a certeza de que sua fidelidade e veracidade como verdadeira e fiel é aquele que veio encarná-la, materializá-la, vivê-la e a deixou para todos nós.

Prega-a contra tudo e contra todos: contra a perseguição, contra a incompreensão, contra a acomodação, contra os desmandos daqueles que foram eleitos para defender a liberdade e que depois de eleitos, buscam proibi-la. Prega-a sempre a favor do necessitado, do cansado, do sobrecarregado, dos aflitos, dos oprimidos e dos desesperançados. Quero ressaltar que fui um deles e aqui está o Bispo João Batista, que me acompanhou nos meus primeiros passos quando ainda era evangelista na igreja de Copacabana. Está presente também a Sra. Diva, que ali também estava buscando o mesmo Senhor que eu buscava naquela época.

E hoje tenho o privilégio, por ter sido um daqueles que muito sofreu, de pregar essa mesma palavra, que cura, liberta e batiza com o Espírito Santo. Este bem presente, este bem maior, este bem que veio do alto, é o Evangelho do Senhor Jesus à disposição de todos que queiram ouvi-lo, adotá-lo, vivê-lo e praticá-lo; à disposição de cada qual para trazer paz, alegria, amor, prosperidade e, acima de tudo, vida eterna. Isso é garantido porque a Igreja Universal está presente principalmente num dos versículos mais importantes, no meu modo de ver, da Bíblia Sagrada. Todos são importantes, mas esse, essencialmente o é. Em Provérbios 4,23 diz-se: “Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

A Igreja Universal tem guardado o seu coração para que possamos ter, pelos pastores e pela liderança, a fonte de vida de que todos necessitam: a vida, fundamentalmente a vida eterna.

Que Deus abençoe o Bispo Macedo. Que Deus continue abençoando as suas lideranças e que possamos, quem sabe na eternidade ao nos defrontar, dizer alvíssaras Universal. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência registra ainda a presença das seguintes autoridades: Sr. Marcos Donisete de Mello, Pastor Mello, Vereador à Câmara Municipal de Franco da Rocha e Sr. Pastor Edno, Vereador à Câmara Municipal de Guarulhos.

Senhoras e senhores, é com profunda emoção e indisfarçável orgulho que temos a honra de dirigir-lhes a palavra por ocasião desta sessão solene que visa homenagear os 24 anos de fundação da nossa querida Igreja Universal do Reino de Deus.

O orgulho por nós mencionado não é apenas pelo fato de, pelos insondáveis desígnios de Deus e não por nossos parcos merecimentos, termos sido aquinhoados com a oportunidade de sermos representante político da nossa igreja e seu membro, mas principalmente porque nos sentimos parte desse movimento magnífico, que tem como única finalidade pregar a palavra de Deus a toda criatura e em todos os cantos do mundo.

Esta é a grande missão da Igreja Universal do Reino de Deus e também a nossa, dos que abraçaram de verdade a fé cristã e dela não podemos e não queremos nos afastar, sendo que por ela devemos estar dispostos a tudo, inclusive arrostar a todas as dificuldades.

Este é o exemplo histórico da nossa igreja, que nascida de maneira extremamente humilde e pobre, mercê da gigantesca fé e dedicação de seus membros, cresceu, agigantou-se apesar de todas as perseguições e discriminações que sofreu e que ainda sofre. E hoje desponta como uma das grandes instituições evangélicas mundiais.

Temos absoluta certeza de que se esta não fosse verdadeiramente uma obra de Deus, jamais teríamos chegado aonde chegamos e é esta a certeza que nos impele para frente, à conquista de novos horizontes, nesta caminhada que só terá fim quando da volta de nosso amado Senhor Jesus.

Uma das grandes características da nossa Igreja desde o seu início é a de trabalhar com os menos afortunados, com os que vivem à margem da sociedade, procurando ressocializá-los, reintregá-los ao convívio social sadio, através de sua conversão ao cristianismo e de sua conseqüente libertação dos elos demoníacos que destruíram suas vidas.

Como ampliação natural desta política de mão estendida, nossa Igreja Universal do Reino de Deus se lançou também a um trabalho de assistência social evangelizador, cujo expoente de hoje é o nosso tão querido Projeto Nordeste, um formidável exemplo de que nosso país é viável quando existe determinação é fé.

Pedimos a Deus que nos abençoe a todos, bispos, pastores, obreiros, evangelistas, todos nós membros da Igreja Universal do Reino de Deus, para que jamais esmoreçamos nesta nossa divina missão de evangelizar.

Temos absoluta certeza de que pelo poder de Deus, pelo sangue de Jesus, nosso único Salvador e pela inspiração do Espírito Santo, a vitória já é nossa. Amém! (Palmas.)

Neste momento passo a palavra ao nosso querido Bispo Atílio, representando a Câmara Municipal. Neste ato ele representa o Bispo Clodomir, que não pôde estar conosco por fazer o programa da televisão ‘Fala que Te Escuto’.

Terminada a oração, a sessão se encerra. Então quero agradecer a presença de todos vocês, que tanto abrilhantaram esta sessão solene.

Muito obrigada. Uma boa-noite a todos.

 

O SR. ATÍLIO FRANCISCO DA SILVA- Boa-noite a todos. Que Deus abençoe a Deputada Edna Macedo, que teve a inspiração de deixar registrada nos Anais desta Casa de Leis a comemoração da Igreja Universal do Reino de Deus.

Que Deus abençoe o nobre Deputado De Velasco, a nobre Deputada Magali, do Rio de Janeiro, o nobre Deputado Márcio Araújo, todas as autoridades presentes, vereadores, prefeitos, todos os irmãos de outras denominações, pastores.

Estava ouvindo todas as pessoas falarem a respeito da Igreja. Todos já falaram tudo que era necessário falar pela Igreja, mas na pessoa de homem de Deus quero agradecer profundamente a Deus por ter ele um dia colocado no coração do Bispo Edir Macedo, do Sr. Edir Macedo, o desejo de servir a Deus de todo coração, porque foi através dessa semente plantada no coração daquele homem simples e humilde que pôde ser gerada essa grande família, a família Universal do Reino de Deus e que a cada dia que passa se transforma na mãe que mais dá luz a este mundo, porque o nosso Deus é Senhor em todos os sentidos de grandeza e não poderia ter uma mãe pequena.

A Igreja Universal do Reino de Deus tem-se colocado neste papel de mãe, sempre de portas abertas, como uma mãe se põe de braços abertos para receber seus filhos.

Bem aventurado o dia que o Bispo Macedo se converteu, pois só assim o Espírito Santo pôde levantar essa obra maravilhosa conduzida por ele através da Igreja Universal do Reino de Deus, onde tive o privilégio, num momento difícil e duro da minha vida, de entrar e ser recebido com amor  ser recebido com amor - jamais imaginar que poderia existir - que é o amor de Deus.

Muito obrigado Espírito Santo. Muito obrigado Pai Celeste por ter dado vida ao Bispo Macedo e por meio dele ter feito esta obra maravilhosa, a Igreja Universal do Reino de Deus.

Há pouco conversava com o Pastor De Velasco, confirmando o nome da mãe do Bispo Macedo, D. Geny, que já não está mais entre nós e foi a principal colaboradora do seu filho para dar início a essa obra maravilhosa. Ela afiançou o primeiro templo para ser construída a Igreja Universal do Reino de Deus.

Muito obrigado, Senhor Jesus, por tudo isso. Tenho certeza absoluta de que, por meio desse amor que brotou no coração deste homem simples e humilde, Bispo Macedo, o Espírito Santo está levando esse amor a todas as pessoas, principalmente às aflitas, sofridas e necessitadas. Obrigado, Jesus, por me tornar filho também desta mãe. Obrigado, Jesus, por me tornar membro desta família maravilhosa do Reino de Deus. Vamos falar com Deus.

Coloquem a mão no seu coração, porque não podemos falar do amor de Deus sem nos prostrarmos com humildade e expressar as palavras do nosso coração: Nosso Deus santo e glorioso, Deus conhecido nos tempos passados como Deus de Abraão, de Isaac, de Israel, o Deus soberano, o Todo Poderoso, o grandioso, o Deus temido entre todas as nações, neste momento, Senhor, estamos aqui reunidos nesta Casa de Leis pelo privilégio de podermos comemorar mais um aniversário da Tua criação, a Tua noiva, a igreja do Senhor, oh! Deus, que se tem prostrado diante de ti para os serviços determinados pela sua palavra segundo a Tua vontade Senhor, Pai querido e amado.

Quero, com toda simplicidade e humildade do meu coração, pedir, Senhor, que abençoe o ministério, a liderança, a simplicidade do nosso líder espiritual aqui na terra, Bispo Macedo, todos os bispos que com ele somam arduamente, dia e noite, forças para dar prosseguimento a este trabalho maravilhoso e grandioso, o trabalho universal de pregar com simplicidade, veracidade a Tua palavra, Sr. Deus. Meus Deus, abençoe esta obra e que outras irmãs possam também, Pai, prostrarem-se a Teus pés, despirem-se de todo orgulho e vestirem-se da humildade, também pregar a Tua palavra com veracidade e simplicidade como o fazemos, Meu Pai, para que a Tua obra seja realmente grandiosa como grande é o Teu nome e o Senhor Meu Deus.

Meu Pai, abençoe todos os Teus servos, todas as autoridades, os nossos deputados federais, liderado pelo nosso Bispo Rodrigues, nossos deputados estaduais, a Deputada Edna Macedo, que ela continue sempre simples, humilde, prestando serviços ao Senhor. Abençoe o nosso Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Walter Feldman que esteve aqui e abrilhantou a nossa, a Tua festa, Senhor; que ele possa também ser Teu instrumento, para juntos com os deputados desta Casa, criarem projetos, leis que beneficiem nosso Estado.

Pai querido, dê inspiração a todos os governantes para que venham governar a favor do nosso povo, porque o Senhor é Deus todo poderoso e o Teu governo tem sido única e exclusivamente para o povo.

Pai querido, agradeço o privilégio de estar aqui nesta noite de todo coração. Peço que abençoe a todos os presentes, sem distinção, e a todos aqueles que não puderam estar.

Meu Deus, como sempre digo nas minhas orações, repetindo o ato da simplicidade do teu servo Abraão, que quando o Senhor chamava dizia: eis-me aqui. E hoje tenho certeza de que o Senhor repete essa mesma ação, chamando Igreja Universal do Reino de Deus e ela diz: eis me aqui, Senhor.

Muito obrigado Jesus, por tudo e por todos. Peço humildemente que abençoe a todos aqui presentes. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Muito obrigado, Deus. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidente dá por encerrada a sessão e agradece a presença de todos em nome de Jesus.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a presente sessão.

* * *