06 DE AGOSTO DE 2007

016ª SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR O “SENHOR OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA PELA OBRA REALIZADA EM PROL DO JORNALISMO BRASILEIRO”

 

Presidência: VAZ DE LIMA e LUIS CARLOS GONDIM


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 06/08/2007 - Sessão 16ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: VAZ DE LIMA/LUIS CARLOS GONDIM

 

HOMENAGEM AO "SENHOR OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA  PELA OBRA REALIZADA EM PROL DO JORNALISMO BRASILEIRO"

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada por esta Presidência, com a finalidade de homenagear o "Senhor Octavio Frias de Oliveira pela obra realizada em prol do jornalismo brasileiro". Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - DONISETE BRAGA

Deputado estadual, 1º Secretário da Mesa Diretora, fala sobre o legado deixado pelo jornalista Octavio Frias, destacando o registro de 1984 durante a campanha "Diretas Já".

 

003 - BARROS MUNHOZ

Deputado estadual, Líder do Governo nesta Casa, fala sobre a inteligência e perspicácia do jornalista Octavio Frias durante sua vida profissional.

 

004 - MARIA LÚCIA AMARY

Deputada estadual, Líder do PSDB nesta Casa, diz da importância do Sr. Octavio Frias em fazer da "Folha de S.Paulo" um dos maiores jornais do País.

 

005 - SIMÃO PEDRO

Deputado estadual, Líder do PT neste Parlamento, destaca o idealismo, a perseverança, a audácia e o trabalho como características do dia-a-dia de Octavio Frias. Comenta a sua trajetória jornalística pelos últimos setenta anos.

 

006 - BALEIA ROSSI

Deputado estadual, Líder do PMDB nesta Casa, presta homenagem ao Sr. Octavio Frias pela contribuição para a volta da democracia no país, tornando a "Folha de S.Paulo" o maior jornal do país.

 

007 - RODRIGO GARCIA

Deputado estadual, registra a contribuição do Sr. Octavio Frias para o desenvolvimento do país. Destaca o entusiasmo que o empresário tinha para com o Brasil.

 

008 - JONAS DONIZETTE

Deputado estadual, fala da imparcialidade devida ao homem da imprensa, que o Sr. Octavio Frias manteve toda a sua vida.

 

009 - LUIS CARLOS GONDIM

Deputado estadual, 2º Vice-Presidente deste Parlamento, define o trabalho do Sr. Octavio Frias como jornalismo construtivo por sempre fazer críticas construtivas que ajudaram a fortalecer a democracia e o crescimento de São Paulo e do Brasil.

 

010 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a apresentação de vídeo veiculado por ocasião da entrega do Prêmio "Personalidade da Comunicação 2006" ao Sr. Octavio Frias de Oliveira. Faz entrega de uma placa comemorativa ao Sr. Otávio Frias Filho.

 

011 - LUIS CARLOS GONDIM

Assume a Presidência.

 

012 - Presidente VAZ DE LIMA

Cumprimenta a todos os presentes. Fala sobre os motivos da realização desta sessão solene. Discorre sobre os fatos mais relevantes que permearam a vida do Sr. Octavio Frias de Oliveira. Destaca que a "Folha de S.Paulo" é um jornal crítico, independente e moderno que assegura espaço democrático a todas as ideologias e matizes políticas do Brasil. Recorda os movimentos das "Diretas Já" e o impeachment do Presidente Collor, onde o jornal teve uma participação marcante. Agradece ao empresário pelo legado empreendedor e democrático deixado para o país.

 

013 - Presidente VAZ DE LIMA

Assume a Presidência. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Senhoras e senhores, esta Presidência passa a nomear as autoridades: Exmo. Sr. José Serra, Governador do Estado de São Paulo; Sr. Otávio Frias Filho, Diretor de Redação da "Folha de S.Paulo"; 1º Secretário desta Casa, Exmo. Sr. Deputado Donisete Braga; Exmo. Sr. Gilberto Kassab, Prefeito do Município de São Paulo; Prof. Cláudio Lembo, ex-Governador do Estado de São Paulo; Dr. Geraldo Alckmin, ex-Governador do Estado de São Paulo; Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; Deputado Federal e ex-Governador Paulo Maluf; 2º vice-Presidente da Mesa Diretora desta Casa Deputado Luis Carlos Gondim; Vereador Dr. Farhat, representando a Câmara Municipal da cidade de São Paulo; Dr. Rodrigo César Rebello Pinho, Procurador Geral da Justiça, e Sra. Maria Cecília; Presidente do Tribunal de Contas do Município, Dr. Antonio Carlos Caruso; Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Dr. Luiz Antonio Guimarães Marrey; Secretário Chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira Filho, ex-Deputado Estadual e ex-Deputado Federal; Secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Dr. Guilherme Afif Domingos; Secretário de Gestão Pública, Deputado Estadual licenciado nesta Casa Sr. Sidney Beraldo; Prof. Maurício Tuffani, representando o Prof. Dr. Marcos Maccari, Reitor da Unesp; Secretário de Estado da Comunicação, Hubert Alqueres; Secretário de Ensino Superior, Deputado Federal José Aristodemo Pinotti; Presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima; Dr. Paulo Skaf, Presidente da Fiesp; Dr. Alencar Burti, Presidente da Associação Comercial de São Paulo; Dr. Edevaldo Alves da Silva, Presidente da FMU, FIAM, FAAM. Temos presentes também outras autoridades que, permitam-me, nomearei em seguida.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este Presidente, com a aprovação unânime dos Deputados desta Casa, com a finalidade de homenagear o Sr. Octavio Frias de Oliveira, pela obra realizada em prol do jornalismo brasileiro.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do 2º Tenente Músico Jansen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Estão presentes também o Secretário Walter Feldman, o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Recreação; ex-Secretário de Ciências e Tecnologia, Dr. João Carlos Meirelles; Dra. Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, Diretora Adjunta da Mulher Advogada da OAB de São Paulo, nesta oportunidade representando o Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, Presidente da OAB de São Paulo; Marco Antonio Coelho Filho, representando o Sr. Paulo Markun, Presidente da Fundação Padre Anchieta; Alberto Martinez Vidal, representando Deputado Federal Walter Ihoshi; Coronel Carlos Eduardo Blanco, representando o Comando da PM, Comandante Roberto Antonio Diniz; Dr. Paulo Rios, Delegado de Polícia, neste ato representando o Delegado Geral de Polícia, Dr. Mario Jordão; Sr. Osmar Lemos, Diretor Executivo da Associação Paulista dos Jornais; Sr. Jacob Werebe, vice-Presidente do Secovi; Carlos Alberto Di Franco, do Grupo Estado e do Curso Master de Jornalismo; Dr. Sebastião dos Santos, Vereador da Câmara Municipal de Campinas; José Carlos Ciccarelli, representando a Vereadora Myryam Athie; Vilson Costa, representando o Vereador Ricardo Teixeira; Geraldo Biasoto Jr., Diretor Executivo da Fundap; Fábio Bonini Simões de Lima, Presidente da Fundação para o desenvolvimento da Educação; Rodolfo Negrão, diretor de Publicidade e Classificados do Grupo Folha; Antonio Carlos de Moura, Diretor Comercial da “Folha de S.Paulo”; Marcelo Benez, diretor de Publicidade da “Folha de S.Paulo”, Sr. Eduardo de Alcântara Machado, Diretor Geral da Point Comunicação; Sr. Marcelo Machado Gonçalves, Diretor Financeiro da “Folha de S.Paulo”; Sr. Gesner José de Oliveira, Presidente da Sabesp; Sr. José Emílio Ambrosio, superintendente de Jornalismo Esporte da Rede TV.

Quero anunciar também, a presença de vários Srs. Deputados: Deputado João Barbosa, Deputado Rodrigo Garcia, Deputado Fernando Capez, Deputado Jonas Donizette, Deputado Jorge Caruso, Deputado Samuel Moreira, Deputado Baleia Rossi, líder do PMDB, Deputada Maria Lúcia Amary, líder do PSDB, Deputado Marco Bertaiolli, Deputado Mauro Bragato, Deputado Barros Munhoz, líder do Governo, Deputado Antonio Salim Curiati, Deputada Célia Leão, Deputado João Caramez, Deputado Celso Giglio, Deputado Said Mourad, líder do PSC, Deputado Simão Pedro, líder do PT.

Esta Presidência, juntamente com a Mesa e com o Colégio de Líderes, num entendimento, evidentemente, com a família, entendeu de fazer uma cerimônia objetiva, compacta, mas com emoção que representa de fato o sentimento desta Casa.

Falarão, nesta oportunidade, os integrantes da Mesa, os líderes partidários ou um representante por partido.

Vamos passar a palavra ao 1º Secretário desta Casa Deputado Donisete Braga.

Usou-se o entendimento de sermos absolutamente econômicos na fala, sem perdermos no conteúdo.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, na pessoa de quem saúdo todos os colegas Deputados estaduais; cumprimento e saúdo o Governador José Serra e em seu nome saúdo todos os secretários estaduais; familiares do Sr. Octavio Frias; Prefeito Gilberto Kassab, quero de forma muito objetiva expressar o sentimento, como brasileiro e paulista, pela importância do Sr. Frias para o nosso país.

Não tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mas pude acompanhar todo o trabalho desenvolvido pela empresa "Folha de S.Paulo" e, com o seu falecimento, pudemos constatar o quanto foi mencionado por órgãos de imprensa, pelos mais diferentes pensamentos políticos do nosso país o legado tão importante deixado pelo Sr. Frias, um legado de um jornal moderno, plural e democrático.

Ao visitar o Hall Monumental da Assembléia Legislativa pudemos fazer uma retrospectiva do nosso tempo, das principais manchetes publicadas pelo jornal "Folha de S.Paulo". Não poderia deixar de fazer o registro importante do processo de redemocratização do nosso país quando o jornal pôde, no dia 26 de janeiro de 1984, trazer na sua principal manchete 300 mil pessoas nas ruas pelas eleições diretas. É um processo que a "Folha de S.Paulo" registra na sua história e que eu não poderia, neste momento, dentre tantas manchetes importantes, deixar de mencionar.

Parabéns ao Presidente desta Casa e aos líderes partidários pela iniciativa de fazer nesta noite o registro merecido ao Sr. Frias e toda a sua família. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Passo a palavra ao Deputado Barros Munhoz, líder do Governo; e, na seqüência, à líder do PSDB, do DEM, do PT e do PV. Em seguida, por favor, os demais líderes já se dirijam à tribuna para fazer a sua manifestação.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Boa noite a todos. Quero saudar as autoridades presentes na pessoa do Deputado Vaz de Lima, na pessoa do nosso querido Governador José Serra, na pessoa do prefeito Gilberto Kassab, e saudar toda a família Frias na pessoa do Dr. Otávio Frias Filho.

Olhando o Otávio Frias não posso deixar de me lembrar de 1963, quando eu e o Aloysio, também aqui presente, ingressávamos na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Aqueles dias tumultuados, aqueles dias de preocupação antecederam o movimento militar de 64 e naquele tempo em que nós líamos a “Folha da Manhã”, a “Folha da Tarde” e a “Folha da Noite”.

E acompanhei, ao longo da vida, o trabalho edificante de Octavio Frias. Tive o privilégio de ter contato com ele por duas vezes, até porque ele era avicultor e pecuarista. O que mais me impressionava além da sua inteligência, da sua argúcia e da sua perspicácia era a sua humildade. Ele perguntava infinitamente mais do que respondia. Era uma pessoa interessada em saber sempre, em aprender sempre.

O Brasil deve muito a Frias. O Jornalismo brasileiro deve muito a Frias. E, para não me estender, eu me lembraria das palavras de Voltaire: “Não concordo com nada do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-lo” Eu resumiria a vida de Octavio Frias assim, porque defendeu até a morte o direito dos brasileiros de dizerem o que pensam e serem dirigidos democraticamente.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Governador José Serra, Presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, por meio de quem cumprimento todos os Deputados, Governador Geraldo Alckmin e demais autoridades, família Frias de Oliveira, quero, em nome da Bancada do PSDB, reconhecer a importância e o exemplo do Sr. Octavio Frias de Oliveira.

Sua visão futurista fez da “Folha de S.Paulo” um dos maiores meios de comunicação do País. Esperamos que esse jornal continue a respeitar a opinião pública, com liberdade de imprensa, tendo, sobretudo, compromisso com a verdade.

Parabéns à família, porque a herança que os senhores receberam é bendita e deve prosperar pela força da “Folha de S.Paulo”, pela grande atuação como meio democrático de informação do nosso País.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Sr. Presidente, nobre Deputado Vaz de Lima, em nome de quem quero cumprimentar todos meus colegas Deputados; Sr. Governador José Serra, em nome de quem cumprimento as autoridades do Governo do Estado; Sr. Gilberto Kassab, prefeito da Capital, em nome de quem cumprimento os gestores municipais presentes; Dr. Paulo Skaf, Presidente da Fiesp, em nome de quem cumprimento as lideranças representantes da nossa sociedade civil; Sr. Octavio Frias Filho, representante da família Frias de Oliveira, não conheci o Sr. Octavio Frias pessoalmente, mas conhecemos sua obra.

Idealismo, perseverança, audácia e trabalho incansável foram características marcantes do dia-a-dia de Octavio Frias de Oliveira, em uma trajetória que atravessou setenta anos de nossa história recente, acompanhando, participando e alterando processos extremamente relevantes para a vida do nosso País.

Expressava um profundo interesse pela notícia, pelos rumos do País e pela humanidade. Um homem que construiu um dos maiores jornais latino-americanos, desvinculado de qualquer outro meio de comunicação - emissora de rádio, TV, ou revista.

Foi um protagonista ímpar da modernização da imprensa brasileira e fez da “Folha de S.Paulo” um grande marco. Mudou o modo de fazer jornalismo no Brasil, inovou tecnicamente, implantou um projeto editorial alicerçado no pluralismo. Foi o primeiro jornal a adotar a figura do ombudsman. Hoje o jornalismo brasileiro tem na “Folha” de Octavio Frias de Oliveira uma referência importantíssima.

Aprendemos a respeitá-lo pela sua determinação na defesa de seus princípios e pelo equilíbrio de suas posições. O jornal “Folha de S.Paulo”, em muitos momentos da história deste País, somou-se aos movimentos pró-democracia e cidadania, impulsionando-os.

Como democrata, defendo a livre expressão de pensamento, idéias e princípios que fazem parte do ideário do meu partido, mesmo quando contrários às minhas. Falo isso, porque foram muitos momentos em que as opiniões da “Folha de S.Paulo” eram contrárias ao nosso pensamento, mas tenho certeza de que o compromisso com a democracia, que pautou os anos de vida de Octavio Frias de Oliveira, foi o maior legado que ele deixou para todos nós e para seus colaboradores.

Por tudo, desta tribuna, faço esta homenagem como Líder da Bancada do PT ao Sr. Octavio Frias como homem e profissional de grande valor, com a mais sincera expressão dos meus sentimentos e convicções. Parabéns à Folha. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Assembléia e também disponibilizada na Assembléia. Aliás, dentro de alguns dias tudo o que ocorrer nesta Casa poderá ser visto em cada lugar deste planeta. Temos aqui seis plenários. Além deste, que é o principal, temos mais cinco plenários onde se realizam as reuniões das Comissões, as CPIs, as Frentes Parlamentares, dentre outros eventos. Até o final do mês todos estarão “on-line” quando as coisas estiverem ocorrendo. É o compromisso desta Casa com a qualidade e com a transparência.

Tem a palavra o nobre Deputado Baleia Rossi, Líder do PMDB.

 

O SR. BALEIA ROSSI - PMDB - Sr. Presidente, Deputado Vaz de Lima; Sr. Governador José Serra; Sr. Prefeito Gilberto Kassab; Família do homenageado; senhoras e senhores, em nome do PMDB quero congratular-me com a Assembléia Legislativa pela justa e oportuna homenagem ao empresário e “Publisher” do jornal “Folha de S.Paulo” Octavio Frias de Oliveira.

Esta Sessão Solene representa muito mais que uma homenagem desta Casa a um homem que contribuiu decisivamente para a volta da democracia no País.

Na verdade, este tributo representa o reconhecimento do povo paulista a um homem que ajudou a escrever e a mudar para melhor a história recente do nosso Brasil.

Octavio Frias foi muito mais que um empresário empreendedor e vencedor que fez da “Folha” o maior jornal do País. Foi o cidadão que mostrou na prática que o pluralismo de idéias é a maneira mais direta de levar conhecimento e informação para o crescimento de uma população.

A trajetória vitoriosa de Octavio Frias é um exemplo de trabalho e perseverança de um homem à frente do seu tempo sem nunca abrir mão de seus sonhos e ideais.

Que as virtudes que exaltamos aqui hoje sirvam não apenas para justificar esta homenagem, mas para nortear os valores éticos e morais desta e de futuras gerações. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Garcia, representante do DEM, ex-Presidente desta Casa.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - DEM - Boa noite a todos. Exmo. Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima; Exmo. Sr. Governador de São Paulo, José Serra, na pessoa de quem cumprimento todos os membros do Governo de São Paulo presentes; Governadores Cláudio Lembo, Geraldo Alckmin; Prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, tenho a satisfação de neste momento representar o meu partido, o Democratas, em virtude da ausência do nosso líder.

É uma satisfação muito grande registrar, em nome do nosso partido, o respeito, o reconhecimento que temos à história do Sr. Frias como contribuição para o desenvolvimento do nosso Brasil.

Quero cumprimentar a família do homenageado na figura do seu filho, Otávio Frias.

Tive a enorme satisfação de ser recebido pelo Sr. Frias em almoço na “Folha de S.Paulo” e já conhecendo sua história de vida, o empreendedorismo deste grande brasileiro, esperava encontrar alguém com uma folha de serviços prestados ao Brasil com idealismo, mas me surpreendi ainda mais nesse almoço com o entusiasmo que tinha o Sr. Frias com este Brasil.

Como disse o Líder do Governo Deputado Barros Munhoz, gostava muito de ouvir, mas as suas realizações estão marcadas na história deste Brasil. Portanto, em nome do DEM, homenageio aqui a história e mais do que isso, o exemplo que o Sr. Frias deixou para todo o nosso País. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Jonas Donizette pela Liderança do PSB.

 

O SR. JONAS DONIZETTE - PSB - Sr. Deputado Vaz de Lima, Presidente desta Casa; Sr. Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; Sr. Governador do Estado de São Paulo, José Serra; governadores de mandatos passados Governador Geraldo Alckmin, Governador Cláudio Lembo, Governador Paulo Maluf; Sr. Paulo Skaf, na pessoa de quem também estendo os meus cumprimentos a toda sociedade civil aqui presente; meus amigos e pares, Deputados e Deputadas; senhores e senhoras e família do homenageado desta noite, feliz o homem que consegue no decorrer da vida conservar os ideais, os sonhos, a motivação, que o iniciou em alguma atividade.

O Sr. Octavio Frias é um homem que transcorreu muito tempo na atividade empresarial do jornalismo, mas manteve as marcas que desde o começo o nortearam na sua profissão. É um homem que podemos ver nas fotos no Hall Monumental, que no decorrer de sua vida conviveu com muitas pessoas que passaram pelo poder, mas sempre soube conviver com a imparcialidade devida ao homem da imprensa, ao homem que leva a informação através do seu veículo de comunicação a toda sociedade.

Por isso, a Assembléia Legislativa se une hoje em toda a sua representação partidária reconhecendo o legado deixado por esse homem, o Sr. Octavio Frias Oliveira.

Celina, você é a neta que eu conheci hoje chegando aqui ao Hall, o seu avô foi um homem que pela trajetória de vida merece respeito e dignidade por parte de todos nós. E certamente você é uma das coisas que ele mais amou na vida. Boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim, pelo PPS.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Sr. Presidente, Deputado Vaz de Lima, por meio de quem cumprimento todos os Deputados aqui presentes; Exmo. Governador José Serra; por meio de quem cumprimento todos os ex-Governadores aqui presentes, autoridades e secretários; Sr. Prefeito Gilberto Kassab, por meio de quem cumprimento todos os senhores e as senhoras, jornalismo construtivo é a palavra que tenho por ter conhecido o Sr. Octavio Frias cuja maneira peculiar era olhar olho a olho ao conversar conosco como Deputado recém chegado a esta Casa com meus aproximadamente 313 mil votos na primeira eleição. Conversamos muito sério. Sempre comentei sobre as suas críticas, as críticas construtivas que nenhum político gosta, porque sente como se fosse um chamado de atenção.

Com essas críticas, ele construiu uma democracia, fez São Paulo crescer, fez o Brasil crescer. É tudo isso que sinto de Octavio Frias. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - A palavra continua franqueada aos líderes, ou aos representantes partidários que estejam em plenário.

Anuncio as presenças do diretor do Sebrae, Sr. Milton Dallari, do representante do Deputado federal Roberto Santiago, Arnaldo Filho, e do representante do Deputado federal Regis de Oliveira, Agostinho Aguiar.

Não havendo mais líderes e representantes partidários para falar, vamos passar para a apresentação de um vídeo veiculado por ocasião da entrega do prêmio Personalidade da Comunicação 2006 ao Sr. Octavio Frias de Oliveira.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Vaz de Lima - PSDB - Convido o Otavinho, como é mais conhecido, para entregar-lhe, em nome desta Casa, uma placa alusiva a esta cerimônia e ao respeito que este Parlamento e o povo de São Paulo têm pela obra e pela memória do seu pai. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luis Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Exmo. Sr. Deputado Luis Carlos Gondim, 2º vice-Presidente desta Casa e nesta oportunidade presidindo a Mesa; Governador do Estado José Serra; Sr. Octavio Frias Filho, Diretor de Redação da “Folha de S.Paulo” que representa nesta oportunidade a família; Deputado Donisete Braga, 1º Secretário da Mesa Diretora; Prefeito do Município de São Paulo, Gilberto Kassab; ex-Governador Luiz Cláudio Lembo; ex-Governador Geraldo Alckmin; Exmo. Sr. Paulo Maluf; Exmo Sr. Deputado Arnaldo Faria de Sá, através de quem cumprimento a todos os Srs. Deputados representados nesta cerimônia; Dr. Rodrigo César Ribeiro Pinho, Procurador-Geral de Justiça, e sua esposa; em nome de duas personalidades, cumprimento a todas as demais autoridades presentes nesta cerimônia: Dr. Paulo Skaf, Presidente da Fiesp, e Presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima, boa noite a todos.

Quando eu disse à Folha, na noite de quinta-feira passada que, mais do que uma homenagem, esta sessão solene seria um ato de justiça ao empresário Octavio Frias de Oliveira, não o fiz por mera retórica. Expressei a minha convicção, pura e simplesmente. E repito: nada além de convicção.

Em um tempo em que os homens públicos se esforçam diariamente para encontrar e deixar suas marcas, "Seu Frias" evoca, para mim, a frase com que Winston Churchill justificou incluir Joseph Chamberlain entre os grandes homens de seu tempo: "Uma das marcas do grande homem é causar impressão duradoura nas pessoas que encontra. Outra é ter, ao longo da vida, agido de tal forma que o curso dos acontecimentos tenha sido permanentemente afetado pelo que ele fez.” E acho que essas palavras resumem, com justiça, a trajetória do empresário Octavio Frias de Oliveira, que gostava de ser chamado, simplesmente e, quem sabe não por acaso, de "Seu" Frias.

Tive um único encontro pessoal com o "Seu" Frias, mas sei, por testemunhos dos que o conheceram e pelo que li, que foi um trabalhador incansável e, sobretudo, um homem sempre disposto a aprender, sempre aberto às inovações e à necessidade constantes de modernizar padrões e hábitos.

Começou de baixo, como tantos outros brasileiros, mas com dedicação e competência, progrediu rapidamente. “Office boy”, logo foi promovido por seu desempenho.

Servidor público concursado, implantou e administrou a mecanização das operações pelo então moderno sistema de cartões perfurados holerite na Secretaria da Fazenda estadual.

Empresário em diversos setores, na construção e incorporação, trouxe a arquitetura inovadora de Niemeyer para São Paulo e dele encomendou nada menos que o projeto do Edifício Copan, até hoje um dos símbolos do centro paulistano.

Mas foi à frente do grupo Folha que "Seu" Frias se tornou mais conhecido. Construiu um jornal crítico, independente e moderno, não apenas pela informatização da redação, não apenas pelo lançamento de um manual para criar um padrão de regras e qualidade comum a todos os jornalistas e colaboradores, não apenas por ter sido pioneiro na criação do cargo de ‘Ombudsman’, não apenas por reservar um espaço para corrigir erros, mas, sim, por assegurar espaço democrático a todas as ideologias e matizes políticos do Brasil e dos quatro continentes do nosso planeta.

Estamos falando de respeito à pluralidade de pensamento, mesmo que, eventualmente não concordasse pessoalmente com este ou aquele conceito expresso nas páginas do jornal que comandou. Na minha concepção, essa postura, mais do que um comportamento democrático, - deve ser mencionada com um outro nome -, responsabilidade cívica. E foi essa responsabilidade cívica e o compromisso de servir ao seu país que fez a “Folha”, sob o comando de "Seu" Frias, encampar o movimento das “Diretas-Já” e também o movimento que culminou com o “Impeachment” de um presidente da República.

Então, senhoras e senhores, quero externar, em nome da Assembléia e do povo paulista, nossa gratidão ao "Seu" Frias pela marca empreendedora, democrática e cívica que, com o seu trabalho e as suas atitudes em vida, - seu exemplo, enfim -, deixou para São Paulo e para o Brasil.

Eis, portanto, aqui, não somente, - e retomo a frase de Churchill -, a “impressão duradoura” causada sobre os que com ele tiveram o privilégio de conviver, mas sobretudo, sua contribuição à democracia brasileira, cujos rumos foram permanentemente alterados pela ação do empresário Octavio Frias de Oliveira à frente do Jornal “Folha de S.Paulo”. A todos, o meu mais sincero muito obrigado.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Vaz de Lima.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Quero agradecer a presença dos familiares e dizer que esta Casa não poderia deixar de realizar uma cerimônia desta importância em razão daquilo que de fato o “Seu Frias” representou e sua memória representará para o povo paulista e para o Brasil.

Esta Presidência convida a todos para visitar a exposição fotográfica sobre o empresário Octavio Frias de Oliveira no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 22 minutos.

 

* * *