23  DE ABRIL DE 2010

016ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS “130 anos da imigração libanesa no brasil”

 

Presidente: SAID MOURAD

 

RESUMO

001 - PAULO PANDJARJIAN

Mestre-de-cerimônias, faz agradecimentos e anuncia os membros da Mesa.

 

002 - SAID MOURAD

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa Deputado Barros Munhoz, atendendo sua solicitação, com a finalidade de comemorar os "130 anos da Imigração Libanesa no Brasil". Convida a todos a ouvirem, de pé, a execução dos Hinos Nacionais do Líbano e do Brasil.

 

003 - PAULO PANDJIARJIAN

Mestre-de-cerimônias, justifica a ausência o Presidente da República. Nomeia as autoridades presentes. Faz agradecimentos gerais. Faz leitura do Projeto de lei 5.740/09, de autoria do senador Valter Pereira, que institui o dia 22/11 como "Dia da Comunidade Libanesa no Brasil". Dá informações sobre os eventos que aconteceram durante as comemorações dos 130 Anos de Imigração Libanesa no Brasil e que foram inseridas no "Ano Internacional para a Aproximação entre as Culturas". Informa empresas que apoiaram este evento.

 

004 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, faz cumprimentos. Menciona a importância e influencia da comunidade libanesa no país.

 

005 - PEDRO TOBIAS

Deputado estadual, discorre sobre a forma como os libaneses são acolhidos no Brasil e sobre o privilégio de viverem aqui. Informa que participou de um debate na TV Líbano. Lembra o apoio que teve em sua eleição.

 

006 - PAULO PANDJIARJIAN

Mestre-de-cerimônias. Informa sobre a programação dos eventos de comemoração dos 130 anos de Imigração Libanesa no Brasil.

 

007 - OMAR GOLMIA

Vice-Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, agradece a realização dessa comemoração. Discorre sobre a vinda de seu pai para o Brasil e sobre o Líbano.

 

008 - PAULO PANDJIARJIAN

Informa que bilhetes da Loteria Federal apresentaram estampa alusiva aos 130 anos da Imigração Libanesa no Brasil. Anuncia a entrega do bilhete. Anuncia entrega do Colar do Centenário à Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Sra. Lody Brais. Anuncia entrega da Medalha Dom Pedro II, ao Ministro de Desenvolvimento Social, Selim El Sayegh. Anuncia lançamento de carimbo comemorativo ao evento, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.     

 

009 - JOSÉ FURIAN FILHO

Diretor regional dos Correios de São Paulo, faz leitura referente ao lançamento do carimbo comemorativo.

 

010 - PAULO PANDJIARJIAN

Registra presenças. Anuncia entrega de lembrança ao Ministro Selim El Sayegh.

 

011 - SELIM EL SAYEGH

Ministro de Desenvolvimento Social do Líbano, faz pronunciamento em língua estrangeira.

 

012 - PAULO PANDJIARJIAN

Anuncia homenagens feitas pela Associação Cultural Brasil-Líbano ao Assessor Especial do Governo do Estado de São Paulo, Almino Affonso e ao Secretário de Relações Governamentais do Município de São Paulo, Antonio Carlos Rizeque Malufe

 

013 - Presidente SAID MOURAD

Fala sobre a emoção em estar nesta Sessão Solene. Cita entrevista dada à Televisão LBC. Menciona a imagem que a mídia passa do povo árabe. Faz agradecimento e congratulações. Encerra a sessão.

 

* * *

 

 - Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Said Mourad.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – SAID MOURAD - PSC - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - Boa-noite senhoras e senhores. Queremos agradecer a presença de todos. Sejam bem-vindos à solenidade de abertura das comemorações alusivas aos 130 anos da Imigração Libanesa no Brasil.

É com subida honra que anunciamos os membros da Mesa Diretora dos trabalhos, a quem convidamos a tomar seus lugares.

Para presidir a sessão convidamos o Deputado Estadual Said Mourad, proponente da Sessão Solene.

Convidamos o Ministro do Desenvolvimento Social do Líbano Selim El Sayegh, neste ato representando o Presidente da República do Líbano General Michel Suleiman.

Convidamos o Desembargador Marco Antonio Marques da Silva, representando neste ato a Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Convidamos o Assessor Especial do Governo do Estado de São Paulo Dr. Almino Afonso, representando neste ato o Governador do Estado de São Paulo Alberto Goldman.

Convidamos o Secretário Municipal de Relações Governamentais Antonio Carlos Rizeque Malufe, neste ato representando o Prefeito Gilberto Kassab.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 130 anos da Imigração Libanesa no Brasil.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem os Hinos Nacionais do Líbano e do Brasil, executados pela Banda da Polícia Militar, regida pelo 2º Tenente Músico PM Jassen Figueiredo.

 

* * *

 

- São executados os Hinos Nacionais do Líbano e do Brasil.

 

* * *

 

O SR MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - É importante fazer referência ao fato de que o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha presença confirmada no evento desde novembro do ano passado. Por força maior, o evento de hoje teve de ser antecipado das 20 horas para 18 horas. Neste mesmo horário ocorre em Brasília a posse do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Cezar Peluso, à qual comparecem o Presidente da República e também nosso Prefeito Gilberto Kassab. Mas é importante dizer que, ontem, ao receber em almoço no Itamaraty, o Presidente da República do Líbano, General Michel Suleiman, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, oficialmente, as comemorações dos 130 anos de Imigração Libanesa no Brasil e manifestou seu desejo de estar presente em próximo evento.

Como extensão da Mesa Diretora dos Trabalhos, ao lado direito do plenário anunciamos as seguintes autoridades: Dom Edgard Madi, bispo da Igreja Maronita do Brasil; Padre Ihab Chamoun, Superior da Missão Libanesa Maronita do Brasil; Lody Brais, Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano; Dom Milton  Kenan Júnior, Bispo Auxiliar de São Paulo, neste ato representando o Arcebispo Metropolitano Cardeal Dom Odilo Sherer; Profª Drª. Nelly Martins Ferreira Candeias, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; José Furian Filho, Diretor Regional dos Correios de São Paulo Metropolitana; Sérgio Henrique Cançado de Andrade, Superintendente Regional SR Ipiranga da Caixa Econômica Federal; David C. Brooks, Cônsul para Assuntos Políticos do Consulado dos Estados Unidos, neste ato representando o Cônsul Geral, Thomas White; Omar Golmia, vice-presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, que falará em nome da Presidência e do corpo diretivo; Carlos Nabil Ghobril, Secretário-Geral da Associação Cultural Brasil-Líbano. Queremos agradecer, ainda, a presença das seguintes autoridades e personalidades; Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; Deputado Estadual Pedro Tobias; Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; Embaixador Sérgio Barcellos Telles, ex-embaixador do Brasil no Líbano; Prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury; Prefeito de Juquiá, Mohsen Hojeije; Rezkalla Tuma, representando a Fearab/América e o Conscre; Carlos Taufik Haddad, representando o Presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Hubert Alquéres; Fernando Emílio Jafet, representando o Presidente da Fiesp, Paulo Skaf; Diretora Executiva do Memorial do Imigrante, Ana Maria da Costa Leitão Vieira; Vice-Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Francisco Giannocaro; Diretor do Centro de Estudos e Cultura da América Latina da Universidade Kaslik do Líbano, Roberto Khatlab; Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ruy Alberto Leme Cavalheiro.

Pelo fato de termos mais de 60 organizações aqui representadas, o que impediria de nominá-las, queremos de forma geral agradecer a presença de todos os representantes de entidades, associações, clubes e aos membros das comunidades libanesa e árabe, além dos outros convidados de São Paulo, interior, e outros estados do Brasil que estão aqui para prestigiar este evento.

Queremos agradecer também as mensagens recebidas das seguintes autoridades: Ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad;  Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes; Senador Romeu Tuma; Subsecretário de Relacionamento com os Municípios da Casa Civil do Estado de São Paulo, Rubens Cury; Secretário de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo, Valter Antonio Rocha; Vereador Antonio Goulart; Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Arnaldo de Mesquita Bittencourt Filho; Presidente da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Lessa; Presidente do Secovi-SP, João Crestana; Presidente da Fiabci/Brasil e Vice-Presidente do Secovi-SP, Ricardo Yazbek; Presidente da Fecomércio-SP, Abram Szajman; Presidente da Rede Bandeirantes de Televisão, João Carlos Saad; Secretários de Estado, Linamara Rizzo Battistella, Luciano Almeida e Bruno Caetano, e do Delegado Geral de Polícia Domingos Paulo Neto.

“Há 130 anos, a comunidade líbano-brasileira vem ajudando a fazer a história do Brasil. Incentivada pelo imperador D. Pedro II, quando visitou o Líbano em 1876, a imigração libanesa contemporânea iniciou-se em 1880. O evento é de grande relevância para a comunidade, pois no Brasil vivem 7 milhões de libaneses e descendentes, o maior núcleo de imigrantes do mundo que, munidos de perseverança e pela força de trabalho alcançaram, juntamente com outros imigrantes notáveis, posições em todas as áreas de atividades, vindo assim a contribuir decisivamente para o desenvolvimento do maior país da América do Sul.

Neste ano de 2010, completam-se também, os 65 anos de “Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre Brasil e Líbano.”

Por iniciativa da Associação Cultural Brasil-Líbano, foi sancionado pelo Senador Valter Pereira, o Projeto de lei 5.740/09, pelo Senado Federal , que institui o dia 22/11, Data Nacional do Líbano, como "Dia da Comunidade Libanesa no Brasil".

Dentro das comemorações, haverá palestras de especialistas sobre imigração, como o escritor e historiador Roberto Khatlab, que abordará aspectos relevantes e pouco conhecidos sobre a imigração libanesa no Brasil. Khatlab, um dos maiores especialistas da imigração libanesa no Brasil, também é responsável pela elaboração do catálogo do evento.

A diretoria da associação quer agradecer especialmente ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, não somente a cessão do espaço para a realização desse evento, mas pelo esforço demonstrado para que a Cerimônia de Abertura dessa comemoração saísse a contento e ao Deputado Said Mourad, por esta sessão.

É importante um agradecimento especial ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, à Prefeitura da Cidade de São Pauto, à São Paulo Turismo, à Imprensa Oficial, à Caixa Econômica Federal, à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e à Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura, que tanto apoiaram este projeto.

Durante o evento, a Caixa Econômica Federal apresentará um bilhete de Loteria Federal com estampa alusiva à efeméride e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançará carimbo em homenagem à comemoração.

As comemorações dos “130 Anos de Imigração Libanesa no Brasil” foram inseridas no "Ano Internacional para a Aproximação entre as Culturas, projeto proclamado este ano pela ONU - Organização das Nações Unidas e também integram o “Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo”.

O evento desta noite contou com o apoio da Nestlé do Brasil, Petrobras, Zahle Editora, do Memorial do Imigrante e do Centro de Pesquisa da Família Duailibi.

É mister também agradecer aos ex-presidentes do Clube Atlético Monte Líbano, que sempre apoiaram todos os eventos comemorativos que foram ali realizados.”

São eles: Elias Samara Neto, Flávio Zarzur, Samir Gattaz Cury, Marcelo Zarzur, Luís Chede Malouf e Jorge Mofarrej Nicolau.

Anunciamos neste momento as palavras do deputado federal Arnaldo Faria de Sá, que falará em nome dos parlamentares federais.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa-noite a todos os presentes. Quero cumprimentar o Presidente desta sessão, Deputado Said Mourad, descendente da comunidade libanesa. Quero cumprimentar o Ministro do Desenvolvimento Social do Líbano Selim El Sayegh, neste ato representando o Presidente da República do Líbano General Michel Suleiman; Desembargador Marco Antonio Marques da Silva, representando neste ato a Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo; meu colega de Congresso, Assessor Especial do Governo do Estado de São Paulo, Dr. Almino Afonso, representando neste ato o Governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman; Secretário Municipal de Relações Governamentais Antonio Carlos Rizeque Malufe, neste ato representando o Prefeito Gilberto Kassab, em nome de quem cumprimento todas as demais autoridades presentes.

É uma satisfação participar da homenagem que neste momento é prestada à comunidade libanesa. No Brasil, os libaneses têm um espaço muito grande, sabem da sua atividade comercial, dão o maior exemplo, mascatear as amizades. Sem dúvida alguma, a amizade dessa comunidade libanesa com o povo brasileiro está arraigada. Hoje vemos vários filhos de libaneses galgando postos de comando na nossa atividade profissional: médicos, dentistas, engenheiros, demonstrando esse total entrosamento que temos com vocês. Várias ruas de São Paulo e praças têm nomes de membros da comunidade libanesa.

Portanto, é uma satisfação estar presente aqui. Quero cumprimentar V. Exa., Deputado Said Mourad, e em seu nome todos os deputados estaduais pela realização desta Sessão Solene extremamente importante. Eles merecem porque de maneira simples, cordial e humilde continuam trabalhando pelo sucesso do Brasil.

Sabemos que no Brasil temos uma população libanesa maior que o próprio Líbano, não só de libaneses como de seus representantes e descendentes.

O Brasil é um país que acolhe comunidades internacionais de vários países. Mas sem dúvida alguma depois da comunidade portuguesa a que têm mais similitude com o Brasil é a comunidade libanesa.

Portanto, é uma alegria e uma satisfação poder participar dessa homenagem aos 130 anos da imigração libanesa no Brasil. Tenho certeza de que V. Exa., Deputado Said Mourad, marca um tento importante nesse entrelaçamento, nesse relacionamento que existe entre Brasil e Líbano, particularmente em São Paulo, que entre as cidades brasileiras abriga a maior comunidade libanesa. Vários bairros cresceram a partir da comunidade libanesa. O libanês ia mascatear levando à periferia cada vez mais progresso, aumentando suas divisas  territoriais. Nós, brasileiros, devemos muito aos libaneses.

Parabéns, Líbano! Parabéns, Brasil! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Boa-noite a todos. Primeiramente quero cumprimentar o Presidente desta sessão, Deputado Said Mourad, e em seu nome cumprimentar as autoridades e demais presentes a esta sessão solene.

É uma alegria falarmos hoje na Assembleia Legislativa nesse evento comemorativo dos “130 anos de Imigração Libanesa no Brasil”. Represento, aqui, um imigrante libanês; estou aqui no Brasil há pouco tempo.

Hoje à tarde participamos de um debate na TV do Líbano. Para mim, a nacionalidade de uma pessoa não depende de sua procedência, mas sim de onde ela vive, aonde mora, aonde criou seu filho, a família; essa sim é sua pátria.

Nós, libaneses que viemos do Líbano, temos um privilégio, pois temos duas pátrias: a pátria mãe - propriamente dita - e a pátria que nos adotou, pois ninguém veio para cá porque sua situação era maravilhosa na sua terra de origem; imigrou para o Brasil por necessidade, veio aqui porque lá na nossa terra não tem espaço, não tem trabalho. Fico feliz porque sinto que hoje esta é a minha pátria, pois foi este país que me acolheu na hora mais difícil.

Somos brasileiros porque esta terra nos recebeu, a todos, de braços abertos. Falo isso porque os libaneses que vivem nos Estados Unidos, os que vivem na Alemanha, enfim, que vivem em qualquer outro país do mundo, não se entrosam com facilidade com a comunidade local; a comunidade olha-os como estrangeiros. Aqui isso não acontece, somos abertos; nós que representamos o Brasil. 

Falo a todos vocês que tenho muito orgulho de ter tido - numa eleição há três anos - 200 mil votos, sendo o segundo deputado mais votado no Estado de São Paulo. Por isso todos nós, em nome de todos os libaneses, não só dos que estão aqui presentes, mas todos  temos que agradecer à pátria Brasil.

Outra pergunta que foi feita durante o debate: o que podemos fazer para o Líbano? Almino Affonso, meu ídolo na política, o que podemos fazer é dar exemplo de seriedade e de honestidade.

Falava sobre o Deputado Pedro Simon, que deu entrevista na TV, que hoje representa o lado bom da política, o lado sério, o lado honesto; assim que podemos levar o nome do Líbano. Isso nós vamos continuar fazendo.

Quero cumprimentar o meu amigo, Bispo Dom Edgard Madi, e em seu nome cumprimentar a todos os presentes. Podem contar conosco, pois levamos o nome do Líbano em nome da seriedade, em nome da honestidade, de gente séria no trabalho. Nós ajudamos a construir o Brasil porque amor tem mão dupla. O libanês veio aqui como mascate - como falou o colega - mas trabalhou, suou e assim está participando da construção do Brasil, mas de outro lado o Brasil nos acolheu de braços abertos. Por isso todos nós temos duas pátrias: Líbano e Brasil. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE-DE -CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - Gostaríamos de informá-los sobre a programação dos eventos de comemoração dos 130 anos de Imigração Libanesa no Brasil.

No dia 31 de março de 2010, houve extração da Loteria Federal cujos bilhetes apresentaram disponíveis na rede lotérica de todo o país durante todo o mês de março.

Na data de hoje, 23 de abril de 2010, além desta Sessão Solene de Abertura das comemorações dos “130 anos de Imigração Libanesa no Brasil”, dar-se-á a Abertura da Exposição, que permanecerá exposta no Hall Monumental desta Casa Legislativa de 24 de abril até 05 de maio quando, então, seguirá para outras capitais.

No dia 27 de abril, às 15 horas, na Fundação Getúlio Vargas, teremos palestra referente ao tema, com o escritor e historiador Roberto Khatlab, já mencionado.

No dia 13 de julho, às 10 horas, teremos a Cerimônia de Abertura do evento “Olhar o Brasil”, no Museu Robert Moawad, em Beirute, no Líbano, com uma exposição itinerante do ilustre fotógrafo Cristiano Mascaro, com o apoio do Itamaraty e da Embaixada do Brasil em Beirute.

E, em agosto, teremos a Estreia Nacional do espetáculo teatral “As folhas do Cedro”, do dramaturgo e diretor Samir Yazbek. A Exposição conta com a curadoria de Tânia Maria Maluf e coordenação de Lody Brais, presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano.

Queremos também registrar a presença do Líder da Sociedade Beneficente Mulçumana, Xeique Mohamad El Moughrabi. É importante salientar e agradecer as importantes participações que foram fundamentais para o sucesso da exposição. Agradecemos especialmente aos artistas plásticos, pintores, escultores e outras modalidades de várias origens migratórias oriundos de São Paulo e outros estados brasileiros que homenageiam os 130 anos de imigração libanesa no Brasil com suas obras na exposição.

Queremos agradecer à montagem técnica efetuada por Cláudia Cahali e a curadoria de Joyce Maluf. Em se tratando do evento como um todo, é importante destacar a assessoria e pesquisa de Nouha Nader, diretora cultural da Associação Cultural Brasil-Líbano. Queremos, enfim, agradecer a todos os colaboradores, pessoas que dedicaram seu tempo e seu carinho para o sucesso desses eventos comemorativos. Informamos também que todos os convidados receberão, na saída, programa, catálogo e folder da exposição. Esperamos contar com a presença de todos os nossos convidados nos eventos citados, todos eles comemorativos dos 130 anos de imigração libanesa no Brasil.

Neste instante, convidamos para suas palavras o proponente desta sessão, Deputado Estadual Said Mourad. (Palmas.) O Deputado abre mão dessa palavra agora para se pronunciar no final desta sessão solene. Muito obrigado, Deputado.

Dando sequência aos nossos trabalhos, convidamos para suas palavras, em nome da presidente Lody Brais e do corpo diretivo, o vice-Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Omar Golmia. (Palmas.)

 

O SR. OMAR GOLMIA - Boa-noite a todos. É com imensa satisfação que essa Associação Cultural Brasil-Líbano, através de sua presidente, Lody Brais, traz em seu bojo o eterno agradecimento a todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas e, por que não dizer também, a todos os nossos convidados por essa obra fantástica, sensacional. Encantamos esse Brasil, trazendo o que há de melhor na nossa origem, que é o Líbano. Esses 130 anos de imigração não poderiam ter sido esquecidos nunca pela nossa associação, que é chamada cultural. Temos que agradecer a todos vocês que sempre colaboraram, em nome de Lody Brais, que é uma eterna batalhadora pela causa do Líbano, que muitas vezes não é tão reconhecida - desculpem-me a emoção -, mas é a única pessoa dentro da nossa coletividade que carrega, que traz todos os eventos libaneses para essa terra amada, que é o Brasil. (Palmas.)

Vou fazer um bordão da nossa vida de descendentes de libaneses; somos todos iguais. Falando de alguém, sei que estou falando de todos. Vou citar meu pai, evidentemente representando todos os pais. Nossos avós, nossos pais vieram ao Brasil e hoje estamos todos aqui. Vieram com a esperança de aqui montarem uma família, de aqui poderem criar seus filhos, e eu sou um deles, como todos quase nós aqui somos. Repito: estou falando em nome de todos, não apenas da minha família, porque todos nós quase que somos iguais. E meu pai aqui fez seus filhos, com uma mão na frente e outra atrás, sem nada na vida, por volta de 1920, e sei que todos fizeram isso, criaram quatro, cinco, seis, 10, 12 filhos e conseguiram que todos se formassem na universidade, deram casa a todos e até hoje os nossos pais nos sustentam por debaixo da terra, porque eles são a esperança que temos da vida, por sermos filhos de libaneses (Palmas.), desse Líbano que é a pérola do Oriente, que muitas vezes foi maltratado e não sei por que cargas d'água tantas guerras acontecem lá. É o campo de futebol do mundo, um país de 10.400 quilômetros quadrados. Não sei que mel há lá, pois todo mundo gosta de ir lá guerrear. Já tivemos nesses últimos anos sete guerras dentro da nossa casa, mas o Líbano é imortal. Temos o cedro, que traz a esperança sempre e nunca o Líbano deixou de ser amado por todos nós.

Sou filho do Líbano. Você é filho do Líbano. Nós somos libaneses, filhos de libaneses! Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - Queremos também registrar a presença do presidente da Associação Islâmica de São Paulo, Mohamad Sami El Kadri.

Em função do tempo escasso do nosso Ministro, vamos alterar um pouco o andamento da nossa sessão, para que ele possa receber as homenagens e retirar-se do recinto, para um outro compromisso.

Como já dissemos, no dia 31 de março foi realizada a extração da Loteria Federal, cujos bilhetes apresentaram estampa alusiva aos 130 anos da Imigração Libanesa no Brasil. A Caixa Econômica Federal apresenta o bilhete da Loteria Federal, que teve a estampa relativa à efeméride. Para tal apresentação, convidamos o Superintendente Regional SR Ipiranga, da CEF, Sérgio Henrique Cançado de Andrade, que fará a entrega do bilhete da Loteria Federal relativa à data, ao Ministro de Desenvolvimento Social do Líbano, Salim El Sayegh, representando neste ato o Presidente da República do Líbano, General Michel Suleiman. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a obliteração e a entrega.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - Passamos neste momento à solenidade de entrega do Colar do Centenário, criado pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e oficializado pelo Governo do Estado de São Paulo, pelo Decreto nº 38.950, de 26 de junho de 1994.

Para fazer a entrega do Colar do Centenário, convidamos a Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Profª Dra. Nelly Martins Ferreira Candeias. Para receber o Colar do Centenário, convidamos a Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Sra. Lody Brais. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a entrega.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - Registramos a presença do Presidente da Sociedade Maronita, Ricardo Izar Júnior. (Palmas)

Damos agora início à entrega da Medalha Dom Pedro II, criada pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e oficializada pelo Governo do Estado de São Paulo pelo Decreto nº 7.288, de 12 de dezembro de 1975.

Para fazer a entrega da Medalha está conosco a Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Profª Dra. Nelly Candeias, que fará a entrega juntamente com a Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, ao Ministro de Desenvolvimento Social, Selim El Sayegh, neste ato representando o Presidente do Líbano, General Michel Suleiman. (Palmas) Participa desta entrega o Deputado Said Mourad, proponente desta Sessão Solene.

 

* * *

 

 - É feita a entrega.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - Neste instante vamos dar início ao Ato Solene de lançamento de carimbo comemorativo ao evento, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos têm a honra de lançar, nesta ocasião, o carimbo comemorativo em homenagem aos 130 Anos de Imigração Libanesa no Brasil.

O carimbo comemorativo circula nas peças filatélicas e correspondências, propagando, por meio da imagem e da legenda, o tema que lhe deu origem. Tem local de lançamento e período de circulação definidos, com base nos fatos e eventos que comemora.

Nesta cerimônia, o carimbo comemorativo obliterará o selo “Líbano-Beirute: Capital Mundial do Livro 2009”, lançado em maio do ano passado, em cuja face figura a imagem do célebre escritor libanês, Gibran Khalil Gibran, tendo ao fundo o desenho de Beirute e livros, simbolizando que fora ali o berço da escrita.

Para o ato de lançamento do carimbo comemorativo alusivo aos 130 anos de imigração libanesa no Brasil, convidamos o diretor regional dos Correios de São Paulo Metropolitana José Furian Filho a se posicionar na mesa.

Para as duas primeiras obliterações, convidamos o Ministro Selim El Sayegh, acompanhado do Deputado Said Mourad. (Pausa.)

 

* * *

 

- São feitas as obliterações.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - O Sr. José Furian Filho entrega aos homenageados um álbum contendo a peça filatélica ora obliterada. (Palmas.)

Gostaríamos também de convidar os três próximos membros que farão a obliteração desse carimbo. Convidamos o Desembargador Marco Antônio Marques da Silva, representando a Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo; o assessor especial do Governo de São Paulo Almino Affonso, representando o Governador Alberto Goldman; o Secretário Antônio Carlos Rizeque Malufe, Secretário de Relações Governamentais, representando o Prefeito Gilberto Kassab. (Pausa.)

Lembramos também que os nossos três próximos homenageados recebem um álbum contendo a peça filatélica ora obliterada. (Palmas.)

 

* * *

 

 - São feitas as obliterações.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - O nobre Deputado Said Mourad faz sua obliteração e recebe um álbum contendo a peça filatélica ora obliterada. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a obliteração.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Convidamos os membros da Mesa a retomarem seus lugares. Terminado o ato de emissão do carimbo comemorativo em alusão aos 130 anos de imigração libanesa no Brasil, convidamos a fazer uso da palavra o diretor regional dos Correios de São Paulo Metropolitana Sr. José Furian Filho.

 

O SR. JOSÉ FURIAN FILHO - Exmo. Sr. Selim El Sayegh, Ministro do Desenvolvimento Social do Líbano, representando o Presidente do Líbano, General Michel Suleiman; Exmo. Sr. Deputado Said Mourad, Presidente desta Sessão Solene; Exmo. Sr. Desembargador Marco Antônio Marques da Silva, representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Escola de Magistratura; Exmo. Sr. Almino Affonso, Assessor Especial do Governo do Estado de São Paulo, representando o Governador do Estado de São Paulo, Sr. Alberto Goldman; Exmo. Sr. Antônio Carlos Rizeque Malufe, Secretário Especial de Relações Governamentais do Município de São Paulo, representando o Prefeito, Sr. Gilberto Kassab - em nome dos quais saúdo as demais autoridades presentes; senhoras e senhores; boa-noite.

“130 anos de imigração libanesa no Brasil

Autoridades presentes,

Senhoras e senhores, boa noite!

É uma grande honra para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos trazer a lume, nesta sessão solene, o carimbo comemorativo em homenagem aos cento e trinta anos de imigração libanesa no Brasil.

Esta peça filatélica integra as festividades que assinalam essa longa e frutífera passagem de tempo para libaneses e brasileiros.

A emissão de um carimbo comemorativo é voltada à preservação, ao fortalecimento e à sedimentação, na história, de, fatos que deixaram ou deixam suas marcas no tempo e no espaço, sejam esses fatos motivados por obras, por ações ou por grandes feitos para a vida regional, nacional ou mesmo ligados a temas que dizem respeito a nações com as quais o Brasil mantém laços diplomáticos e afetivos, como é o caso da grande nação libanesa.

A amizade entre as duas nações data, como é notório, da visita do imperador Dom Pedro Segundo ao Líbano, em mil oitocentos e setenta e seis, quatro anos antes da vinda dos primeiros libaneses a nosso País.

A partir desse marco, os portos brasileiros se abrem para milhares de libaneses à procura de novas terras onde buscar oportunidades. E aqui as encontraram e souberam tirar proveito dos grandes ciclos econômicos da borracha e do café.

Muitos começaram humildemente, como caixeiros viajantes, que, bem-sucedidos, tornaram-se depois pequenos, médios e grandes comerciantes, atacadistas e industriais.

À medida que o fluxo de imigrantes libaneses aumentava no decorrer de décadas, o Brasil tornava-se um dos maiores destinos fora do Líbano para seus compatriotas.

Há hoje cerca de sete milhões de libaneses e descendentes no Brasil, dos quais, aproximadamente, dois milhões se concentram em São Paulo.

Mais que uma homenagem, este carimbo comemorativo é um presente do Brasil e do povo brasileiro a todos os filhos do Líbano que escolheram a nossa pátria como a sua casa.

Agradecemos à Associação Cultural Brasil-Líbano pelo convite e cumprimentamos o Deputado Estadual Said Mourad e esta importante Casa Legislativa pela sessão solene. Muito obrigado!”

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - Agradecemos as palavras do Diretor Regional dos Correios, José Furian Filho.

Queremos também registrar a presença do vice-Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, Mitri Moufarrege.

Neste momento, a Associação Cultural Brasil-Líbano - que tanto trabalhou junto ao Itamaraty para que pudesse se realizar a viagem do Presidente da República do Líbano, General Michel Suleiman, ao Brasil - quer fazer a entrega de uma especial lembrança ao seu representante, o Ministro Selim El Sayegh. Para fazer a entrega, convidamos a Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Sra. Lody Brais, e o Diretor Omar El Jamal. (Palmas.)

Ressaltamos que a lembrança é um quadro que contém amostras dos selos emitidos no Brasil, até hoje, em ocasiões históricas ligadas aos eventos comemorativos da comunidade libanesa; amostras dos selos comemorativos emitidos no Líbano em homenagem ao Brasil; e amostra do bilhete da Loteria Federal, comemorativo dos 130 anos de Imigração Libanesa no Brasil.

Queremos também registrar a presença do professor Aziz Ab’Saber. (Palmas.)

Tem a palavra o Ministro do Desenvolvimento Social do Líbano, Selim El Sayegh, representando neste ato o Presidente do Líbano, General Michel Suleiman.

 

O SR. Selim El Sayegh  - Deputado Estadual Said Mourad; Desembargador Marco Antonio; Sr. Almino Affonso, representando o Governador do Estado de São Paulo; Sr. Antonio Carlos Rizeque Malufe, Secretário Municipal de Relações Governamentais, representando o Prefeito Gilberto Kassab; Sra. Lody Brais, Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano:

 

* * *

 

 - Pronuncia-se em língua estrangeira.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - Queremos informar a todos que após o encerramento desta Sessão Solene teremos a abertura da exposição no Hall Monumental e também o oferecimento de um coquetel de confraternização.

E a Associação Cultural Brasil-Líbano gostaria, antes do término desta Sessão Solene, de fazer duas singelas homenagens. Para entregar a primeira homenagem, convidamos Carlos Nabil Gobril, Secretário-Geral da Associação Cultural do Líbano, que faz a entrega do Quadro de Lembrança ao Assessor Especial do Governo do Estado de São Paulo, Almino Affonso, neste ato, representando o Governador Alberto Goldman. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - Para a entrega da próxima lembrança, convidamos o vice-Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Sr. Omar Golmia, que faz a entrega ao Secretário de Relações Governamentais do Município de São Paulo, Antonio Carlos Rizeque Malufe, representando neste ato, o Prefeito Gilberto Kassab. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - PAULO PANDJIARJIAN - Para o encerramento desta Sessão Solene, passamos a palavra ao Deputado Estadual Said Mourad, proponente desta solenidade.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Exmo. Sr. Selim El Sayegh, Ministro do Desenvolvimento Social do Líbano, representando neste ato, com muito louvor, o General Michel Suleiman, Presidente da República do Líbano; Exmo. Sr. Almino Affonso, representando o nosso amigo, o Governador Alberto Goldman; Exmo. Sr. Desembargador, Marco Antonio Marques da Silva, representando o Desembargador Marco César Müller Valente, Presidente em exercício, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e do Presidente Viana Santos; Exmo. Sr. Antonio Carlos Rizeque Malufe, Secretário Municipal de Relações Governamentais, representando neste ato, o Prefeito Gilberto Kassab; Exma. Sra. Lody Brais, a quem quero saudá-la e parabenizá-la por este evento e em nome de quem peço licença para cumprimentar todas as demais meninas aqui presentes - peço aqui uma salva de palmas pelo esforço empenhado não só  neste evento, mas por todos os eventos da comunidade árabe aqui em São Paulo (Palmas.) -; demais autoridades presentes; meu amigo decano, meu amigo Antonio Salim Curiati, que é Deputado nesta Casa desde 1966, completando 44 anos de Casa, que é exatamente a idade que eu completo este ano, então o senhor é Deputado desde o ano que eu nasci, um grande amigo e um grande professor; minhas amigas; meus amigos; meus parentes; demais autoridades presentes; Xeique Mohamad El Moughrabi, representando aqui a nossa comunidade islâmica de São Paulo; quero dizer da satisfação enorme de estar aqui presidindo esta Sessão Solene. Tivemos a oportunidade de presidir diversos eventos, mas o evento que representa o nosso sangue nos deixa muito emocionados. Sou filho de pai e mãe libaneses, e os meus quatro avós são libaneses.

Hoje, na hora do almoço, demos entrevista à Televisão LBC. Lá eles perguntaram para os entrevistados se nós éramos mais libaneses ou mais brasileiros. É a mesma coisa que perguntar se a gente gosta mais do pai ou da mãe, da mãe que gera, da mãe que cria. É uma resposta difícil. Mas o que a gente gosta mesmo é de ver essa comunidade libanesa crescendo e desenvolvendo não só o Brasil, não só o Estado de São Paulo, mas o mundo inteiro.

É um orgulho o respeito que tem a comunidade libanesa com todos os povos. Aqui no discurso do nosso amigo Selim El Sayegh, nosso Ministro, fiquei muito orgulhoso. As suas palavras, a sua humildade me emocionou de fato. Ele disse que é um orgulho o que os árabes têm feito fora do Líbano não pelos valores econômicos conquistados, mas pelo respeito com que trata as pessoas e que essa seja referência do que é o libanês.

Deputado Salim Curiati, precisamos acabar com a impressão que a mídia tenta vender do que é um árabe, do que é um libanês, porque a mídia muitas vezes erroneamente divulga a imagem do árabe terrorista, do árabe mau caráter. (Palmas.) E cada um de nós está aqui em São Paulo, no Brasil e no mundo inteiro para servir de exemplo, para mostrar que não somos aquilo que a televisão mostra, mas, sim, que somos seres de respeito, que respeitamos os outros.

Quero dizer aqui que este evento, esta Sessão Solene de hoje será transmitida pela TV Assembleia, nesse domingo, às 23 horas, para que todos tenham acesso. Temos também a  TV Assembleia, onde as pessoas possam assistir on-line o que é transmitido nas comissões e neste plenário.

Não quero me estender mais aqui porque temos agora, na sequência, um evento. Quero agradecer a cada um de vocês que fez questão de estar aqui para prestigiar este evento e que dá o seu sangue pelo Brasil e pelo Líbano, pelos nossos antecedentes, pelos nossos pais queridos que vieram de lá. Fico imaginando que - eu agora com 44 anos e que falo quatro ou cinco línguas - se eu tiver que sair do Brasil para ir à Inglaterra ou à Índia ou á África do Sul ou ao Canadá fazer a vida, sem dinheiro, sem falar a língua local no ano de 2010 eu não teria coragem de fazer isso como eles tiveram e foram desbravadores há 50 ou 100 anos. Mal falavam a língua daqui, não tinham Internet, telefone e conseguiram construir o que inclusive o Omar mencionou aqui: construíram, criaram e educaram seus filhos. Não só deram para seus filhos a casa, mas também educação árabe, os valores árabes, os valores do que pensam e não o que têm.

As pessoas são medidas pelo que elas são, não pelo que elas têm e são esses valores que a cultura árabe desenvolve aqui no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo.

Parabéns a todos vocês! Parabéns  a toda comunidade árabe! Parabéns ao nosso Ministro Selim El Sayegh! Mando um abraço ao nosso Presidente, General Michel Suleiman. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

Senhoras e senhores, será servido agora um coquetel onde vários artistas trouxeram suas obras de arte aqui para expor, graças ao trabalho e empenho da Sra. Lody Brais.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

 - Encerra-se a sessão às 20 horas e três minutos.

 

* * *