http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

16 DE ABRIL DE 2012

016ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À “REDE VIDA DE TELEVISÃO, NA PESSOA DE SEU FUNDADOR, SENHOR JOÃO MONTEIRO DE BARROS FILHO”

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado André do Prado, com a finalidade de homenagear a Rede Vida de Televisão, na pessoa de seu fundador, Sr. João Monteiro de Barros Filho. Nomeia as autoridades presentes. Agradece a presença das autoridades. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, regida pelo subtenente músico PM Villas Boas. Tece comentários acerca do histórico político do Deputado André do Prado, e o parabeniza pela iniciativa desta solenidade. Lembra o surgimento da Rede Vida de Televisão, na década de 90. Cita as dificuldades enfrentadas pelo seu fundador para concluir o projeto de instalação da emissora. Enaltece os resultados obtidos na trajetória da Rede Vida. Lamenta a violência das grandes cidades, o que, em sua opinião, é amenizada pela programação do canal televisivo.

 

002 - ANDRÉ DO PRADO

Assume a Presidência. Cumprimenta o público presente e anuncia a exibição de vídeo institucional. Reitera os cumprimentos às autoridades presentes, e ao Vereador Paulo Henrique Correia, de Barretos, que solicitara a realização desta solenidade. Fala de sua satisfação em prestar a homenagem. Relata histórico da Rede Vida de Televisão. Destaca os propósitos da emissora, como o fortalecimento da família e a valorização da ética. Ressalta o aprimoramento moral da sociedade, por meio da programação da instituição. Enfatiza a função evangelizadora da Rede Vida, visando a redução da violência. Parabeniza a emissora, na pessoa de seus fundadores, e ao corpo de funcionários.

 

003 - ITAMAR BORGES

Deputado Estadual, parabeniza o Deputado André do Prado pela iniciativa da homenagem. Lembra a gestão do Parlamentar quando Prefeito de Guararema. Cumprimenta os Deputados Orlando Bolçone e Jooji Hato. Enaltece a atuação legislativa de ambos. Destaca a experiência do Deputado Jooji Hato, enquanto vereador da Capital. Saúda o Presidente Efetivo da Casa, Deputado Barros Munhoz, pela recepção à família Monteiro de Barros. Discorre sobre os obstáculos enfrentados para implantação da emissora. Ressalta o papel social da Rede Vida, voltado para a formação da família. 

 

004 - ORLANDO BOLÇONE

Deputado Estadual, agradece à Rede Vida e a seus líderes, pela condução da emissora. Cita preceitos de São Bento. Faz menção à atuação do Vereador Jamil Murad. Destaca trajeto percorrido por romeiros em direção à sede da Rede Vida, em São José do Rio Preto. Fala de mensagem de paz, pregada pela emissora.

 

005 - JOOJI HATO

Deputado Estadual, saúda as autoridades presentes. Lembra relutância da mídia com relação ao controle da bebida alcoólica. Lamenta a proliferação das drogas. Considera as armas ilegais um dos pilares de sustento da violência.

 

006 - OLÍMPIO GOMES

Deputado Estadual, reflete sobre a importância da estruturação familiar. Destaca o papel da Rede Vida como multiplicadora de princípios cristãos. Faz críticas aos programas que estimulam as lutas e outras modalidades esportivas com enfoque na violência física. Parabeniza os diretores da emissora pelo trabalho realizado em prol da sociedade.

 

007 - Presidente ANDRÉ DO PRADO

Anuncia a entrega de placa de homenagem a Dom Antonio Maria Mucciolo, Arcebispo de Botucatu e co-Fundador da Rede Vida de Televisão.

 

008 - ANTONIO MARIA MUCCIOLO

Arcebispo de Botucatu e co-Fundador da Rede Vida de Televisão, cumprimenta o Deputado André do Prado pela homenagem à Rede Vida. Relata a história do comunicador João Monteiro de Barros Filho. Lembra sua posse como arcebispo de Barretos, ocasião em que recebera a visita de João Monteiro. Acrescenta que iniciava, então, a amizade entre ambos, que perdura há 35 anos. Comenta sua posterior transferência para Barretos, que culminou com o início da implantação da Rede Vida, em 1993. Lê biografia de João Monteiro de Barros Filho. Cita características do que considera ser um bom líder.

 

009 - Presidente ANDRÉ DO PRADO

Convida o Vereador de Barretos, Paulo Henrique Correia, para fazer a entrega de placa de homenagem ao Sr. João Monteiro de Barros Filho, Fundador da Rede Vida de Televisão, e flores a Sra. Luiza Monteiro de Barros, esposa do homenageado.

 

010 - JOÃO MONTEIRO DE BARROS FILHO

Fundador da Rede Vida de Televisão, lembra ensinamentos cristãos recebidos na infância. Destaca o objetivo da implantação da Rede Vida de Televisão. Agradece às autoridades e ao público presentes, a quem felicita.

 

011 - PAULO HENRIQUE CORREIA

Vereador de Barretos, saúda os presentes. Lembra a fundação da Rede Vida, com ênfase no apoio recebido do barretense, Sr. Augusto Marzagão. Cita a missão do canal cristão, como a transmissão da boa notícia e o destaque aos grandes feitos. Comenta a passagem do Deputado Itamar Borges pela Rede Vida, quando Prefeito de Santa Fé do Sul. Enaltece a participação da Senhora Luiza Monteiro de Barros para o sucesso da Emissora, a quem chama de tecelã invisível e grande artífice. Cita frases de Benjamin Franklin. Comenta o papel da Rede Vida, como enaltecedora da dignidade e promotora da felicidade humana.

 

012 - Presidente ANDRÉ DO PRADO

Agradece o apoio recebido de seus Pares para a realização desta solenidade. Sugere que o público presente seja multiplicador dos ensinamentos da Rede Vida. Destaca sua satisfação em prestar esta homenagem. Enfatiza o papel dos políticos no combate ao mal. Faz agradecimentos gerais. Convida para o coquetel no Salão Waldemar Lopes Ferraz. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

           

  O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Bom dia. Sejam bem vindos a essa Sessão Solene que tem a finalidade de homenagear a Rede Vida de Televisão, na pessoa de seu fundador, Sr. João Monteiro de Barros Filho, por solicitação do Deputado André do Prado. Convido para compor a Mesa dos nossos trabalhos, o Exmo. Sr. Deputado André do Prado, proponente dessa sessão. (Palmas.)

Sr. João Monteiro de Barros, fundador da Rede Vida de Televisão; Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo de Botucatu e fundador da Rede Vida; (Palmas.) Dom Edmilson Amador Caetano, Arcebispo da Arquidiocese de Barretos. (Palmas.)

Senhoras e Senhores, neste momento ouviremos o toque de continência reservado ao Chefe do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, Exmo. Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

- É executado o Toque de Continência.

 

* * *

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Com a palavra, o Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Quero saudar e agradecer as honrosas presenças do Dr. João Monteiro de Barros Filho, fundador da Rede Vida de Televisão; assim como do Dom Antônio Maria Mucciolo, também fundador da Rede Vida de Televisão, Arcebispo da Arquidiocese de Botucatu; Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo da Arquidiocese de Barretos; nosso querido companheiro Deputado Estadual André do Prado, que teve a feliz iniciativa de propor a realização dessa Sessão Solene.

Os nossos queridos colegas e extraordinários e valorosos Deputados Orlando Bolçone, Itamar Borges, Jooji Hato, a todos os Vereadores aqui presentes, na pessoa do Sebastião Miziara, Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, e do nosso querido Vereador Jamil Murad da Câmara Municipal de São Paulo que já foi Deputado Estadual conosco, aqui nessa Assembleia Legislativa, onde exerceu com muito brilho o seu mandato. Saudar também ao Reverendo Cônego Antônio Aparecido Pereira, Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, representando o Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer; e a D. Nilce Ayako Miashita, Prefeita do Município de Sete Barras. Quero saudar também todas as demais pessoas que estão nos honrando aqui com suas presenças no dia de hoje, nessa manhã de segunda-feira para homenagearmos a Rede Vida de Televisão.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, essa Sessão Solene foi convocada por esse Presidente atendendo a solicitação do nobre Deputado André do Prado, com a finalidade de homenagear a Rede Vida de Televisão, na pessoa do seu fundador, João Monteiro de Barros Filho. 

Convido a todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Subtenente Villas Boas.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Essa Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo na pessoa no Maestro Subtenente Villas Boas e de todos os seus membros, que mais uma vez abrilhantaram uma solenidade nesse Parlamento. Muito obrigado, é o que essa Presidência e todos nós temos que dizer à nossa querida Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, é praxe nessa Assembleia Legislativa o autor do requerimento de realização da Sessão Solene presidi-la. Aliás, é uma praxe justa e correta. E logicamente essa Sessão Solene não fugirá a essa rotina ou essa tradição da Casa. A Sessão Solene será presidida pelo Deputado autor da proposta de sua realização, que é o nosso querido Deputado André do Prado. Ex-Prefeito de Guararema, chegou a essa Casa e rapidamente conquistou a estima, admiração e o respeito de todos os seus pares. É um deputado sério, trabalhador, honrado, qualificado, honra o seu mandato e exerce com brilho a representação de Guararema e de todas as cidades que foi votado no Estado de São Paulo. Por sinal, muitas. Teve muitos votos. Então, é um prazer poder estar aqui, André, e poder passar a Presidência dos trabalhos a você, se me permite chamá-lo assim e quebrar o protocolo da Casa.

Mas eu pedi ao André que me desce a oportunidade de aqui estar pelo menos para abrir a Sessão Solene e dizer muito brevemente que tenho uma satisfação imensa de que ele tenha tido essa ideia de promover a realização dessa Sessão Solene, e de nós estarmos aqui, o Parlamento de São Paulo, homenageando uma rede de televisão, uma instituição de tão grande importância para o nosso Estado e para o nosso país, como é a Rede Vida de Televisão.

E eu peço a liberdade para contar que eu assisti o nascimento da Rede Vida. Eu era Deputado Estadual no final da década de 80 e no primeiro ano, no início da década de 90, e eu acompanhei aqui o périplo do Dr. João Monteiro de Barros Filho. Ele vinha quase diariamente à Assembleia Legislativa. O seu irmão, naquela época, era deputado estadual. Ele foi federal, mas depois ele foi estadual. Já também um político de muita tradição, de muita história, de muita atuação em favor de São Paulo. Mas o Dr. João corria a Casa pedindo apoio, buscando apoio. E eu vou fazer aqui uma inconfidência que já fiz ao Dr. João, e ele vai me permitir fazê-la de público. Nós chegávamos, André, a olharmos com certa pena para o Dr. João e um dizer para o outro, coitado, ele não vai conseguir isso.

É muito difícil, é impossível. Absolutamente impossível.

Mas com fé, perseverança, humildade, denodo, dedicação, procurando, lutando, batalhando, não desanimando, ele foi indo, foi caminhando, tinha atrás dele o Dom Antônio Mucciolo, que sempre o acompanhou e apoiou nessa caminhada, mas muito mais do que isso, ele tinha fé em Deus. E a Rede Vida é mais uma demonstração de que a fé remove montanhas. (Palmas.)

E ele conseguiu. E a Rede Vida de Televisão se instalou, e caminhou, prosperou e cresceu, e hoje é respeitada em todo o Brasil, não só pelos católicos, mas por todos os cidadãos de bem, que querem o bem do nosso país, o bem da nossa gente. É uma televisão diferenciada. Agora eu estou vendo uma tal luta que nem no Império Romano, tinha uma coisa igual. Nem quando se jogava os cristãos aos leões era tão violento como essa tal de luta que tem aí agora, que um bate na cara do outro, chuta o peito, chuta tudo. Isso é uma coisa degradante, deprimente. Isso é para citar um exemplo de milhares de coisas que só descrevem principalmente a educação das nossas crianças e dos nossos jovens. Que raio de país que nós vamos querer criar, se nós deseducarmos a nossa criança, a nossa juventude e a nossa adolescência.

Aí quando a gente liga na Rede Vida de Televisão é paz, é gostoso, porque ela é efetivamente uma rede da família. Então, meu caro João, parabéns não só para o Sr., agora já tem o neto que veio na sua trilha também, uma trilha que o Sr. herdou do Sr. seu pai. Uma trilha de gente boa, de gente lutadora. Que ajudou a fazer Barretos, essa terra que é um orgulho para todos nós, paulistas.

Peço desculpas por ter me estendido e até por ter externado o meu sentimento. Eu não fiz aqui um discurso, eu fiz aqui uma fala de alguém que sabe reconhecer o que é importante para o nosso Estado e o nosso país. E é por isso, André, que eu dou parabéns pela sua iniciativa. Porque nós estamos aqui hoje, reconhecendo, enaltecendo porque precisa ser enaltecido, até para que sirva de exemplo, a Rede Vida de Televisão.

Passo com muita honra a Presidência a Vossa Excelência. Deixo um grande abraço a todos e peço a Deus que continue iluminando e abençoando o Dr. João, Neto, Dom Antônio e toda a Rede Vida de Televisão. Um grande abraço a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. André do Prado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Dando sequência a essa Sessão Solene em homenagem a Rede Vida de Televisão, gostaria de convidar o Reverendo Cônego Antônio Aparecido Pereira, represento aqui o Cardeal Dom Odilo Scherer, para fazer parte de nossa Mesa. (Palmas.)

Dando sequência a essa Sessão Solene, gostaria de cumprimentar a todos os presentes. Antes de cumprimentar a Mesa, gostaria de cumprimentar todos vocês que estão aqui no Plenário. Nós fizemos o convite e vocês aceitaram e estão aqui hoje para abrilhantar esse nosso evento como nosso Presidente, Deputado Barros Munhoz colocou, a importância da valorização da família, a combater esse mal que hoje nós vemos em toda a nossa sociedade Brasileira. Então, por isso eu fiz questão de convidar todos vocês e vou citar cada um nominalmente, agradecendo a presença.

Gostaria agora que fosse passado um vídeo institucional, para que todos possam conhecer um pouco da vida dos fundadores da Rede Vida de Televisão, da história da Rede Vida de Televisão e alguns depoimentos para que vocês possam conhecer um pouco mais.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Dando sequência a essa Sessão Solene, farei algumas saudações ao discorrer das minhas palavras. Cumprimento o Sr. João Monteiro de Barros, fundador da Rede Vida de Televisão; Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Botucatu; Reverendo Cônego Antônio Aparecido Pereira, representando o Cardeal Dom Odilo Scherer; Dom Edmilson Amador Caetano, da Arquidiocese de Barretos; Padre João Carlos Borges, representando Dom Julio Akamine, Bispo Auxiliar da região da Lapa; cumprimento de maneira especial também Sr. João Monteiro de Barros Neto, Diretor da Rede Vida de Televisão, filho do nosso homenageado, cumprimentar a sua esposa, D. Luiza Monteiro de Barros, na qual tive o prazer de almoçar com ela na cidade de Barretos, pessoa fantástica e nós sabemos hoje o porquê do sucesso do Sr. João Monteiro, uma grande parceira, companheira, e acima de tudo, apaixonada pelo Sr. João. Pude perceber, Sr. João; cumprimentar o nosso vereador de Barretos, Paulo Correa, vereador do meu partido, que pediu para que eu pudesse fazer essa Sessão Solene em homenagem a Rede Vida de Televisão; cumprimentar também o Padre Aury Maria Azelio, Secretário do Conselho da Rede Vida de Televisão.

Sinto-me bastante feliz por ter sido responsável por essa solenidade em homenagem a Rede Vida de Televisão, na pessoa do seu fundador, Sr. João Monteiro de Barros Filho. Recordo-me e quero dar aqui o meu testemunho pessoal de que quando fui procurado pelo Vereador Paulo, de Barretos, e também do meu partido, para sugerir essa Sessão Solene em homenagem a essa grande rede católica de televisão, tive a prazerosa oportunidade de conhecer pessoalmente um pouco da história de vida do Sr. João Monteiro de Barros Filho.

E a partir daí, a criação da grandeza que hoje representa essa emissora, parecendo um verdadeiro milagre de fé e principalmente milagre daquelas que hoje acreditam. Respiramos nesse Plenário especial e nessa que é a minha primeira Sessão Solene em homenagem a Rede Vida de Televisão, o ar puro do bem que haverá de nos fortalecer para a grande tarefa que seguirá no resgate de nossas instituições, porque essa emissora conhecida como canal à família, mantém o compromisso de transmitir a ética, moralidade, justiça e difusão dos valores reconhecidamente sadios para a nossa população.

A Rede Vida de Televisão, 4ª maior rede de televisão do nosso país, é um canal do bem, essa diferenciação é a marca registrada da Rede Vida de Televisão, é a esperança de que tenhamos dias melhores pela frente. Desde sua criação, sua grade de programação foi zelosamente orientada por Dom Antônio Maria Mucciolo, e João Monteiro de Barros Filho. Imprimiu à emissora o compromisso de fidelidade aos valores éticos, cívicos e cristãos. São suas premissas básicas que orientam todo o propósito da Rede Vida de Televisão, fazendo-a merecer com toda justiça à alcunha de canal da família.

Sua mensagem direcionada dentro de seus elevados propósitos de compromisso com a população, na certeza que a Rede Vida de Televisão, com isso estará contribuindo para a sedimentação da moralidade e na formação do caráter da família brasileira. Posso falar com propriedade, porque sou um telespectador dessa emissora, assim como minha mãe, que é da terra natal de Guararema, assiste a Rede Vida de Televisão, acompanhando as orações, o terço. Portanto, é uma televisão do bem, e nós, pessoas do bem, precisamos nos unir e valorizar as entidades que disseminam o bem. Refiro-me não só à valorização da ética e da família, mas ao combate à violência.

 Contando com 17 anos de existência, a emissora contribuiu para o aprimoramento moral da sociedade. Como programas como a Santa Missa, Novenas e Terços, Amor Exigente, Caminhos Cotidianos e Você, Momentos de Reflexão, A Palavra de Deus, Prazer em Conhecê-lo, Jornal da Vida, Tribuna Independente, Ponto de Encontro Cultural, O Respeito aos Direitos, entre outros, atestam a consideração e o respeito pelos deveres relativos à família. Preenchendo a vida de milhões de brasileiros em relação há algo muito importante, a vida em abundância.

A Igreja Católica participa incessantemente da transmissão da Rede Vida de Televisão, além de missa e do terço diários e jornalismos, musicais e filmes. Seu objetivo sempre foi unir todas as linhas da Igreja em uma programação voltada para o fortalecimento da família. É uma satisfação poder me integrar a esses que defendem instituições como a Rede Vida de Televisão, que tem na sua essência a defesa da família, a pregação e anunciação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois no momento que a mensagem da mídia está totalmente distorcida, apresentando cada vez mais programações que não correspondem à verdadeira família e aos cristãos, com deturpação da moral e dos bons costumes, a Rede Vida de Televisão vem dar a sua contribuição à sociedade brasileira. Desejo imensamente que Deus continue abençoando esse trabalho e que cada vez mais tenhamos uma mídia sadia e que traga benefícios à nossa sociedade. E isso exige total entrega do cidadão aos ideais e objetivos da igreja. A propósito, ver essa entrega como Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu e João Monteiro de Barros Filho, fundador da Rede Vida de Televisão.

Felizmente, com a graça de Deus, a Rede Vida de Televisão veio para levar o amor de Cristo a todos os lares Brasileiros, com o claro compromisso de romper a cultura de massa, formando uma sociedade justa e fraterna, cujo valor é a família. Para atingir esse objetivo, a orientação básica é de ser um canal que promove a vida. Elimina o que não é bom, como a violência e a radicalização, tendo como público alvo a família, célula mater da sociedade. E não podemos esquecer que a violência entre os adolescentes é causada por falta dessa célula mater. Monteiro Filho enfrentou toda a sorte de interesses comerciais, econômicos, políticos, contornou tanto as questões técnicas como as administrativas, provou que sua ideia não era apenas viável, mas confiável.

Por fim a intenção foi transformada em realidade promissora, pois quando confiamos e lutamos, Deus não nos falta. Esse é o maior exemplo que tem dado a Rede Vida de Televisão. O Brasil, em especial, nós, católicos, nos orgulhamos dessa escolha. Essa é a razão dessa homenagem. A uma personalidade ou a um projeto que se entende de muito valor em nosso país. Portanto, parabéns a Rede Vida de Televisão e a todo corpo de funcionários. Parabéns, Sr. João Monteiro, e a seus filhos, netos, a sua esposa Luiza, que dão continuidade ao seu trabalho maravilhoso.

Congratulo-me também com Dom Antônio Mucciolo, exemplo de ser humano que contribui ao lado do Sr. Monteiro, criar essa emissora do bem pela valorização da família. Parabéns a tudo que tem feito e que ainda irá fazer em favor da nossa sociedade, principalmente a da família. No que diz respeito à moral e aos bons costumes, que continuem nessa missão de bem informar a nossa sociedade Brasileira. Muito obrigado. (Palmas.)

Dando sequência, quero registrar a presença dos meus nobres amigos, irmãos, companheiros de trabalho aqui nessa Assembleia Legislativa, o maior Parlamento da América Latina, do Deputado Estadual Itamar Borges, do meu companheiro Deputado Orlando Bolçone, Deputado Estadual Jooji Hato. Muito obrigado ao Sr. Deputado Itamar Borges, Sr. Orlando Bolçone, Deputado Estadual da região de São José do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto, onde a Rede Vida de Televisão tem sua sede na grande cidade de São José do Rio Preto.

Então, fico muito honrado com a presença de todos vocês aqui, abrilhantando essa Sessão Solene, e quero nesse momento passar a palavra para as suas considerações ao meu amigo, grande deputado dessa casa, Deputado Itamar Borges. (Palmas.)

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado André do Prado, proponente e Presidente dessa solenidade, quero cumprimentá-lo e essa Casa tem a feliz oportunidade de prestar essa homenagem à Rede Vida de Televisão, por uma iniciativa sua e com o apoio dessa Casa, mas que mostra não só a sua sensibilidade de quem foi Prefeito de Guararema, brilhante Prefeito naquela cidade, exemplar mandato, fomos colegas no último mandato. Eu lá em Santa Fé do Sul como Prefeito, e você em Guararema. E você trouxe os bons exemplos e a sua história política para contribuir com essa Casa.

Parabéns, não só pelo mandato que vem exercendo, mas também por toda a sua história política e de vida, e que com certeza é um exemplo para todos nós. Inspiro-me muito e espelho-me muito nos exemplos e na sua atuação como Parlamentar nessa Casa. Mais uma vez, parabéns pela iniciativa, justa homenagem à Rede Vida de Televisão e a toda sua equipe. Cumprimentar os meus companheiros da nossa região, Deputado Orlando Bolçone, eu fui Prefeito de Santa Fé e já tinha desde o meu primeiro mandato o Bolçone me ajudando.

Recordo-me, Bolçone, quando me elegi com 24 anos de idade, eu precisava de ensinamentos dos bons mestres, e você era um professor que eu fui buscar lá em Rio Preto para me auxiliar no planejamento da minha administração. E hoje temos o privilégio de estarmos aqui na Assembleia Legislativa, trabalhando de mãos dadas por essa Casa, pelo nosso Estado e pela região.

Da mesma forma, o meu companheiro de partido. Vereador por sete mandatos aqui na capital, Deputado Jooji Hato.

Deputado Jooji é um exemplo de legislador, exemplo de defensor de bandeiras, quando ele pega ela no início e não abandona no meio da história. É um exemplo similar ao que ouvimos do Monteiro. E o Deputado que é médico dessa Casa também. A sua experiência de 30 anos de mandato na Câmara de Vereadores da capital, a maior do país, e tem sido aqui um exemplo a ser seguido. Nas suas bandeiras em defesa de uma segurança melhor para a população e tantas outras causas que o Jooji tem defendido nessa Casa.

Quero cumprimentar aqui o meu querido líder, que o Barros Munhoz foi muito feliz, Presidente João Monteiro, ao se referir que a fé remove montanhas. Ficou provado no resultado que você conseguiu para a Rede Vida de Televisão, resultado de sua luta. Que alegria poder estar aqui recepcionando nessa manhã o nosso querido João Monteiro, Presidente da Rede Vida de Televisão, a Sra. Luiza Monteiro, seu filho Neto Monteiro, sua família, sua equipe, alguns dos seus colaboradores, seus parceiros de construção desse sonho que se tornou realidade. Dom Antônio Maria Mucciolo, que na verdade está lá como Arcebispo de Botucatu, mas é um grande parceiro seu na construção desse importante empreendimento, aqui acompanhando Dom Edmilson Amador Caetano, Arcebispo de Barretos também que convive com o dia a dia e com o momento da história da Rede Vida de Televisão e do trabalho. Representando o Dom Odilo Scherer, também se faz representar nessa manhã, nesse ato de homenagem, e da mesma forma eu quero dizer que aqui estão presentes amigos, parceiros, colaboradores desse projeto, desse sonho realizado e que passou do seu sonho ao ser realizado para um sonho de consumo de telespectador do povo brasileiro. Um canal que começou, amigo, líder, Presidente da UVESP, Sebastião Miziara. Já saúdo minha amiga Silvia, representante dessa importante instituição que é a UVESP, União de Vereadores do Estado de São Paulo.

Canal que começou na luta de um determinado, de um obstinado amigo Jamil Murad, Vereador da capital, Deputado, sempre Deputado e grande exemplo de homem público também. Eu vejo aqui a história de Barretos, está aqui o Dr. Zaiden, que também tem um papel importante na história da cidade. Está aqui o nosso querido vereador, Paulo Henrique Correa, que é um dos responsáveis por esse momento, importante vereador lá na cidade, que tem feito um excelente trabalho e nós temos convivido bastante no dia a dia da cidade, e é parceiro lá, ele e o André do Prado estão sempre trabalhando por Barretos, pela região e por essas causas. Mas eu vejo no momento, eu falava com o Miziara, Dr. João Monteiro, que o Ministro Sergio Mota era uma barreira dura de ser superada.

Muitas vezes, como disse aqui o Presidente Barros Munhoz, que tornava aquela meta, aquele objetivo impossível na sua concepção. Ao sensibilizar o Ministro Sergio Mota, ao transformar esse sonho em realidade, não precisaria dizer mais nada. Resumiria a importância dessa conquista. E o que eu posso dizer como homem público, ao lado dos meus companheiros, que esse canal, essa rede de televisão, tem dado uma oportunidade a país que, infelizmente, a mídia, a TV, nivela por baixo de um modo geral. Mas a Rede Vida de Televisão tem a sensibilidade de acusar, denunciar e apontar as coisas que devem ser apontadas, mas ela também tem a sensibilidade de identificar as boas causas, as boas bandeiras, os bons projetos políticos, os bons trabalhos e abrir as suas portas para que possam ser mostrados para a comunidade como exemplos que eu, como prefeito, tirei de programas da Rede Vida de Televisão, de outros prefeitos, de outros líderes que iam falar de suas experiências e, de lá, nós colhíamos para implantar na nossa cidade. E para não estender muito, porque a festa hoje é sua. É do meu líder André do Prado por essa iniciativa maravilhosa que ele está trazendo aqui nessa manhã. Mas aqui nós falamos Rede Vida de Televisão, o canal da família Brasileira.

Mas, ao ouvir aqui os depoimentos que foram deixados, eu finalizaria dizendo que ela é o canal que começou com Barretos, na região, se estendeu aos outros estados e está em todos os estados desse país, levando a informação, se comunicando, e se tornou a Rede Vida da família brasileira, o orgulho de Barretos e região. A Rede Vida de Televisão, que é uma família para os seus colaboradores ao ouvir ali o depoimento do que simboliza para a sua Presidência e na gestão dessa empresa. Essa Casa, que representa o povo de São Paulo, a Assembleia Legislativa de São Paulo, cumpre o seu papel por iniciativa do Deputado André do Prado, através da representação do povo de São Paulo, reconhecer publicamente e homenagear a Rede Vida de Televisão pela sua história, pelos seus homens e pela sua tradição. Parabéns, que Deus abençoe e um grande abraço.

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Dando sequência; com a palavra o nobre Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Muito bom dia a todos. Hoje é um dia muito especial desse Parlamento, o maior Parlamento da América do Sul. Essa iniciativa do amigo, irmão, Deputado André do Prado, é um exemplo em especial de gratidão. O André teve a felicidade, como tão bem lembrou o Itamar Borges aqui, de fazer um agradecimento que é o agradecimento do Brasil a sua pessoa, a sua liderança. É um dia que faz o agradecimento a todo minuto, toda hora, é um dia também, Dom Antônio, de louvar e agradecer a Deus por essa vida, por esse exemplo. Lembro, Dom Edmilson, os preceitos de São Bento, ora e labora.

Ele, junto de D. Luiza, do Neto, do Luiz Antônio, das noras e até das netas, ele pensa permanentemente, ele vive em oração pelo seu jeito de ser, e ação pelo seu trabalho.

Eu lembrava a pouco com o meu querido Deputado Itamar Borges, amigo e irmão de longa data, e o Deputado Jooji Hato, também desde a década de 80, Jamil Murad, e aqui uma pequena confidência, esse que foi um grande Deputado por São Paulo, ele que é um grande Vereador, ele nasceu na nossa pequenina Adolfo, lá na nossa região, Bonifácio, para ser mais preciso. E o Jamil tem as causas da Rede Vida de Televisão, lembrava o Deputado Jooji Hato, na sua ação do dia a dia. A Rede Vida de Televisão inspira a todos. Eu vou me permitir, é um pequeno relato, dada a forma brilhante que fez André, nosso querido Presidente Barros, meu amigo e irmão Itamar Borges, eu vou permitir lembrar-me do momento da escolha do espaço da Rede Vida em São José do Rio Preto.

Eu era, como lembrou Itamar, Secretário de Planejamento da cidade. Há pouco eu e o Neto lembrávamo-nos disso, e lembrávamo-nos de Edmilson e Dr. João Monteiro, o lugar tem que ser alto, não por causa da técnica, mas para que todos vejam, porque daqui, e era um sonho e hoje é realidade, que daqui nós vamos transmitir um exemplo para todo o Brasil.

Sabe o que há pouco lembrávamos? É a única rede católica nacional do mundo. Não tem, não conheço, teríamos que pedir a sapiência de Dom Antônio Mucciolo, mas eu não conheço nenhuma rede católica de abrangência nacional. E era apenas um sonho. Mas, permitam-me a mão de Deus em falar de milagres, D. Luiza. Fica exatamente em uma cruz. No entroncamento entre a BR 153, chamada também de Rodovia Norte Sul, que liga o último extremo sul do país ao extremo norte. E aquele entroncamento com a Assis Châteaubriant, pela qual nos trouxe o Dr. João Monteiro. Então, fica no espaço onde se avista São José do Rio Preto, e é o local mais alto de Rio Preto. E hoje, a BR 153, a Rodovia Norte Sul traz os romeiros que vem do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que vão a Trindade e fazem uma parada na nossa Rede Vida de Televisão, para participar da Eucaristia, e lá mais uma vez tenho que render as homenagens e o agradecimento do povo brasileiro, em uma ideia iluminada, feliz e de fé, Dom Antônio Mucciolo e Dr. Monteiro construíram ao lado um espaço de acolhimento a esses romeiros, que vem para diversas romarias e fazem lá a sua parada.

E escolheram para homenagear um dos grandes incentivadores, que quando vi a imagem, mais uma vez me emocionou, a imagem de Dom Luciano Mendes, tal qual aquele dia, a expressão que se fez no passado, Santo Súbito, processo de beatificação e canonização. Um exemplo de vida. E essa trindade, Dom Mucciolo, Dr. João e Dom Luciano, na década de 90, lembro-me como se hoje fosse da inauguração da Rede Vida de Televisão, mas acho que esse momento marca também uma parte do que se pode chamar de milagre. Há muito que se fazer, mas do muito que já foi feito, esse exemplo da Rede Vida de Televisão perdura, fica, permanece. Uma rede que não aceitou a violência, que prega a paz. Hoje, milhares de jovens e mesmo crianças são alvo da droga, e a Rede Vida de Televisão prega a paz.

Portanto, vivamos essa emissora que todos os dias entra na nossa casa, que traz a vida, a união da família, tal qual o Evangelho, vivamos em plenitude e agradeçamos a Deus hoje por esse momento, pelo que fez, pelo que Dr. Monteiro fez, pelo que o Dom Mucciolo fez, a inspiração do saudoso Dom Luciano Mendes, mas vivamos o compromisso de continuarmos, de colaborarmos da melhor forma que pudermos para que esse trabalho, esse exemplo que modifica o Brasil de ponta a ponta, de norte a sul, de leste a oeste, em sua plenitude, graças a Deus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Dando sequência, quero fazer saudações há algumas pessoas presentes. Cumprimentar a Prefeita Nilce, que veio de Sete Barras; o vice-Prefeito de Itanhaém, o Ruy Santos; o Sebastião Miziara, Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo; o Vereador Jamil Murad, ex-Deputado de São Paulo, vereador da capital; Vereador Dirceu Bertoco, da cidade de Olímpia; cumprimentar o Vereador Dirceu, Presidente da Câmara Municipal de Guararema; o Vereador Odvane, da Câmara Municipal de Guararema; Vereador Sidnei Santos Leal, da Câmara Municipal de Guararema; o Vereador José Francisco, de Guararema também; o Vereador Irineu Claudio Leite, também de Guararema; o vereador da Câmara Municipal de Santa Isabel, Silvio Adriano; o Vereador Talabi, da cidade de Diadema; Vereador Odair Gonzalez, da cidade de Santos; o Vereador Fernando, da cidade de São Lourenço da Serra; o Vereador Marcos Cesar Gomes, da cidade de Iracemápolis; Vereador Marcos Lustroso, da cidade de Jacupiranga; Vereadora Marilena Perdis Negro, da cidade de Jundiaí; cumprimentar o Presidente do PR de Ferraz de Vasconcelos, Loureiro; cumprimentar a Presidente do PR Mulher de Suzano, Dra. Abigail; o ex-Prefeito de Guararema, Vicente Mariano; cumprimentar o Presidente do PR de Iracemápolis, Daniel Giovani; cumprimentar o Presidente do PR de Miracatu, Renato Bolsonaro; o Presidente do PR de Itanhaém, Francisco Sartori; o Presidente do PR de Juquiá, Azarias Sanches do Amaral; cumprimentar o Presidente do PR de São Lourenço da Serra, Eduardo Teles da Silva; cumprimentar o Presidente do PR de Poá, Gian Lopes; nossa Presidente do PR de Mairiporã, Lucia Naf; cumprimentar o Presidente Estadual do PR Jovem de São Paulo, Eberton Richard; cumprimentar membro Reinaldo, da cidade de Mairiporã, do PR também; cumprimentar o Anízio do PR de Ourinhos; cumprimentar o Francisco Xavier, do PR de Mongaguá; cumprimentar a Presidente do PR de Santa Isabel, Izilda Barbosa; cumprimentar aqui o Delegado Cristiano Lanfred, representando o Degelado Geral de Polícia do Estado de São Paulo, Dr. Marcos Carneiro; cumprimentar o Capitão PM Antônio Carlos Luz Magalhães, representando aqui nesse ato o Coronel PM José Luis Martins Navarro; cumprimentar o Afrânio Evaristo, assessor parlamentar, representando o Deputado Federal Tiririca; cumprimentar o Secretário Geral do PR, José Renato da Silva; cumprimentar em nome da Sandra e da D. Juraci, barretenses, cumprimentar a todos os demais convidados aqui presentes.

Dando sequência, passo a palavra ao nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Meu caro Deputado André do Prado, que preside essa Sessão Solene e teve uma feliz iniciativa de homenagear o Dr. João Monteiro de Barros Filho e também a Rede Vida, cumprimentando o Dr. João Monteiro Filho e a sua esposa, D. Luiza, quero cumprimentar aqui toda a família da Rede Vida, os jornalistas e a imprensa aqui presentes.

Cumprimentando o Dom Antônio, nosso Arcebispo, quero cumprimentar todas as autoridades religiosas eclesiásticas aqui presentes, ao lado daquele que foi o melhor Prefeito de Santa Fé, Deputado Itamar Borges, ao lado do Orlando Bolçone, deputado combativo na luta anti-crack, antidrogas; cumprimentando aqui todos os vereadores na pessoa do Vereador Paulo Correa e do Presidente da UVESP, Miziara; cumprimentar a todas as autoridades aqui presentes e dizer que hoje eu vim aqui reagradecer. Meu caríssimo jornalista Dr. João Monteiro Barros Filho. Reagradecer o que eu fiz há mais de 10 anos.

Quero, aqui, lembrar de uma pequena história da minha vida pública e também da Rede Vida de Televisão, quando nós, debaixo de um tiroteio de uma parte da mídia, que era oposição contra o controle da bebida alcoólica, nós aprovamos a lei chamada Lei do Silêncio, também chamada de Lei Seca, e nós sustentamos 10 anos atrás em um programa da Rede Vida que nós tivemos a presença do Presidente do TJ, Dra. Aline, do saudoso Deputado Federal Samir Achoa, e também do âncora apresentador, João Monteiro Barros Neto. E nós sustentamos essa tese e que hoje o país vive adotando em todas as cidades. Diadema diminuiu mais de 80% a violência, e sabemos que a bebida alcoólica é porta de entrada do crack; o usuário de crack, hoje, empata com o usuário de bebida alcoólica.

Infelizmente, não só na capital, mas em todas as cidades desse país, inclusive no interior, no nordeste, até cortador de cana está usando crack. E eu termino a minha fala nesse instante, dizendo que essa Casa faz uma justa homenagem à Rede Vida de Televisão, essa rede que prima pela família que é a célula mater da sociedade. Rede Vida, que tem um compromisso com a vida, que é o bem maior. Rede Vida que é, para mim, a solução desse país, porque há dois pilares que sustentam e mantém a violência radical que nós convivemos no dia a dia, que milhares de famílias vivem e choram através da violência, do uso de álcool e do uso de drogas. Que sacrificam milhares e milhares de famílias Brasileiras. E nesse grau de violência radical, eu tenho esperança, sim, de que a Rede Vida irá nos ajudar muito. Ajudar essa Casa a construir leis que possam melhorar a nossa qualidade de vida, leis que possam ajudar a sociedade, a família, ajudar os adolescentes, que estão sendo ceifados, mortos e assassinados, principalmente pela bebida alcoólica e pelas drogas.

Termino a minha fala, meu caro Presidente e Jornalista, João Monteiro Barros Filho, que eu tenho a esperança e tenho o sonho de que nós possamos trazer a tolerância zero, para que possamos ter o direito de ir e vir, o direito a saúde, o direito a vida. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Dando sequência, passo a palavra ao nobre Deputado Major Olímpio.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT – Exmo. Sr. Presidente, antes de mais nada, os meus cumprimentos pela iniciativa de valorizar através dessa Casa, que representa o pensamento de 42 milhões de habitantes do Estado de São Paulo, a Rede Vida.

Dr. João Monteiro, na pessoa de quem cumprimento a todos os integrantes que levam uma mensagem da família brasileira. Como profissional da segurança pública, ingressei há 34 anos e aprendi que quando se vai falar na segurança para a população, onde existe a família estruturada, onde se ensina a partir das condutas no próprio lar, onde se educa a necessidade de ter Deus no coração, o ensino complementar que a escola convencional dará, a complementação que a vida vai proporcionar será muito facilitada. E a Rede Vida tem um papel fundamental de ser um grande multiplicador.

Eu diria, meu Presidente, Dr. João, que nós estamos vivendo um momento que, pela audiência, nós estamos estimulando as pessoas se esmurrarem, as pessoas se espancarem em um octógono e estimulamos a população a entender que a beleza daquilo é se a pessoa sangrar muito ou ficar desacordada.

Sou jornalista e falo também com o sentimento de quem participa dentro desse processo, em que nós estimulamos a inexistência da família, ao ponto de que os nossos filhos muitas vezes dizem: “Puxa vida, mas como você e a mamãe estão casados há 24 anos, se nas novelas os casamentos são tão curtos?” O estímulo à desagregação da família é tão violento... Então, eu só posso me dizer absolutamente feliz como brasileiro, paulista, pai de família e hoje como Deputado, em saber que nós temos pessoas e instituições compromissadas com a família, com a fé e com a melhora verdadeira da sociedade brasileira.

Boa sorte a todos os Senhores, que Deus continue a abençoá-los por tudo que fazem. E meu Presidente, meu amigo, mais uma vez, parabéns por proporcionar essa oportunidade de o povo paulista agradecer a esse trabalho maravilhoso. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Gostaria de fazer mais algumas saudações. Saudar o Vereador Miguel Lombardi, da cidade de Limeira, do PR; cumprimentar o Vereador Fernando Ramos da Silva, Presidente da Câmara do PR de Eldorado; cumprimentar o Vereador Evaldo Giló, da cidade de Ribeirão Preto; cumprimentar o Presidente do PR de Ribeirão Preto, Luiz Joaquim; cumprimentar o Presidente do PR de Bragança Paulista, Paulo Mário; cumprimentar nossa Presidente do PR de Pedro de Toledo, minha amiga e Presidente Tininha; e como o Sr. pode perceber, Sr. João Monteiro, a família PR está aqui para prestigiar esse grande evento.

Então, nesse momento, faremos a entrega de uma placa a Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo de Botucatu e cofundador da Rede Vida de Televisão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - E nesse momento, concedo a palavra a Dom Antônio Maria Mucciolo. (Palmas.)

 

O SR. ANTÔNIO MARIA MUCCIOLO - Nesse momento, saúdo o Presidente André do Prado, que teve a feliz ideia de dar a oportunidade de abrir essa Sessão Solene para a homenagem ao Sr. João Monteiro e a Rede Vida de Televisão.

Na sua pessoa, eu quero cumprimentar todas as autoridades aqui presentes, e quero salientar a pessoa de Dom Edmilson, que é o nosso querido Bispo de Barretos, de Dom Cônego Aparecido, que está representando o Cardeal Dom Odilo, que hoje se encontra em Portugal, essa é a razão porque não está presente na homenagem.

A todos os Senhores e as Senhoras, quero deixar aqui o meu abraço o os meus cumprimentos, e dizer-lhes o seguinte, há dois mil anos no tempo do Império Romano, quando o orador ia falar diziam para ele: fale pouco que você vai agradar. Eu também prometo falar pouco, como também os que me antecederam, todos eles foram felizes dando mensagens felizes em poucas palavras.

Fui convidado para vir aqui para falar hoje alguma coisa sobre esse meu amigo, que é o Monteiro de Barros Filho. Muita gente não vai reconhecer aquilo que eu vou falar, mas eu fiz questão brevemente de dizer quem é João Monteiro.

Corria o ano de 1977. Era Vigário Pároco da Catedral de Sorocaba. E lá estando, recebi carta do Papa Paulo VI, minha nomeação para Bispo de Barretos. A notícia correu pelos meios de comunicação e no dia seguinte recebi em Sorocaba o jovem que já o conheço há 35 anos, e chegou lá e disse que era de Barretos e tinha ido buscar uns dados. Pensei que fosse um simples repórter de Barretos e, logo me disseram, ele é dono de duas rádios em Barretos e fundador do jornal Diário que existe há 43 anos, sem ter falhado um dia sequer.

Meses depois, tomo posse da Diocese que o Papa me confiara. Festa belíssima, com a presença do Sr. Cardeal de São Paulo, Dom Paulo Evaristo, dos Bispos da província, de muitos Sacerdotes, religiosos e religiosas, do meu amigo Ministro da Saúde, na ocasião, Dr. Paulo de Almeida Machado e tantas outras autoridades civis e militares. No dia seguinte à festa, fui visitar o Sr. Monteiro, pelas transmissões belíssimas da festa que não somente Barretos, mas toda uma região pode acompanhar a minha presença.

E quando eu me encontrava com o João Monteiro, agradecendo de coração que ele havia colocado os bens de comunicação para a minha posse, ele me disse, Dom Antônio, fui muito amigo do primeiro Bispo de Barretos, que governou a Diocese por três anos, Dom José de Matos Pereira. E, uma semana antes da sua morte, pediu-me que eu fosse amigo do segundo Bispo, como o fomos até agora.

O pedido foi cumprido. Conheço o Sr. Monteiro há 35 anos. Sempre trabalhamos juntos. Nunca brigamos. Discordamos às vezes das ideias, mas encontramos depois os caminhos certos. Se não fosse o apoio do homenageado, com uma equipe de leigos indicada por ele, não teria construído em Barretos a Cidade de Maria, Centro de Espiritualidade.

Quando o Cardial Agnelo Rossi visitou a obra, assim se expressou, nunca vi obra como essa, aqui no Brasil e nem na Itália. Dizem os Barretenses hoje, que na cidade, há cinco coisas importantes, elas são: o Hospital de Câncer, um dos primeiros do Brasil, a Cidade de Maria, o Estádio do Peão do Boiadeiro, a Televisão Rede Vida e a grande Catedral do Divino Espírito Santo. Vale a pena quem for a Barretos, visitar essas obras.

 Depois de 12 anos como Bispo de Barretos, recebo uma carta do Papa dizendo-me que fui transferido, como Arcebispo de Botucatu. Fiquei meio triste, pesaroso, começara agora um novo trabalho. Arrumei as malas, porque todo Bispo é um soldado da Igreja. E é preciso obedecer. No ano de 1993, estando em Botucatu, recebi a visita do homenageado, João Monteiro. Disse-me ele, “Dom Antônio, concorri com 20 pessoas e ganhei um canal de televisão”. Mostrou-me o documento e continuou. Se o Sr. disser sim, nós dois vamos implantá-la no Brasil. Se o Sr. disser não, não procurarei outro Bispo. Como amigo de tantos anos, respondi sim. E convidei para integrar nossa equipe de reflexão, o grande Arcebispo, Dom Luciano Mendes de Almeida, que na ocasião era o Presidente da CNBB. O sonho ocorrido há 17 anos, tornou-se realidade. Dou um exemplo pessoal, mantenho desde o início da televisão, um programa às sextas-feiras, às 19 horas. Um dia, encontrava-me com outro Bispo, e fomos visitar uma aldeia dos índios Pataxós. Todos eles enfeitados de penas. Um deles logo me disse, “Nós conhecemos você. Porque agora temos parabólicas e pegamos a televisão Rede Vida.” Eu fiquei tão admirado que até os índios estão assistindo a Rede Vida de Televisão.

Recordo-me ainda, que, em 1993, quando disse ao Monteiro, aceito trabalhar com você na implantação da televisão, ele ficou contente. Comprou duas passagens aéreas e fomos visitar as televisões da Europa e, as várias associações religiosas, que ajudam projetos católicos, como, Adveniat, Misserior, Kirche in Not, entre várias outras importantes. Nessa viagem, fomos à Holanda, à Alemanha, à Suíça, à casa das irmãs de São José, à Itália e a Portugal, consagramos a nova televisão Brasileira a Nossa Senhora de Fátima. Isto ocorreu no dia 13 de Junho de l993. Concelebrei a missa, juntamente com 25 bispos e 250 padres. Ao voltarmos ao Brasil, no dia 12 de Dezembro do mesmo ano, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, concelebrei a Santa Missa com o Arcebispo Dom Luciano Mendes de Almeida, e também consagramos a televisão à Padroeira do Brasil.

Quando tudo terminou, um Senhor nos visitou na Sacristia e disse assim, os Senhores já tem o prédio? E nós dissemos, não, somente o terreno que a família Monteiro doou em Ribeirão Preto. E ele disse, eu sou de um Banco e vou antecipar propaganda para os Sres.. Nós ficamos olhando aquele homem com a sua esposa, e ele disse, vamos dar um milhão e 200 mil dólares. Verdadeiro presente, que a gente não esperava. É um verdadeiro milagre de Nossa Senhora. E desses milagres, só eu e Monteiro sabemos quantas vezes Nossa Senhora nos tirou de um mau caminho e nos colocou em um bom caminho. Mas eu gostaria de terminar, dizendo somente o perfil deste homem que se chama Monteiro. Ele é católico de missa e comunhão diárias.

Quando chego à televisão, a primeira coisa que ele me diz é se vou celebrar a missa naquele momento. Eu digo que sim, aí nós descemos à capela para celebrar a missa com os outros funcionários da televisão. Bem casado com D. Luiza, que me considerou como seu filho e sempre me diz, Dom Antônio, meu filho, como vai?

Possui dois filhos, sete netos e um bisneto. É líder, pois o que idealiza, concretiza. Conhece seu líder com essas três notas. Quando os Senhores quiserem conhecer um líder, notem bem essas três notas. Primeiro, é emotivo. Segundo, é ativo, tem ideias, ele é ativo no trabalho. É perseverante no que diz. Quando as pessoas têm as três notas, que em psicologia nós dizemos EAP, emotivo, ativo e perseverante, ele é um líder. É o que se encontra no nosso caríssimo Monteiro. Generoso, ele ajuda as pessoas e aquilo que o Evangelho diz, o que a mão direita faz, a esquerda desconhece. E os franceses diziam, o bem faz pouco barulho, e o barulho faz pouco bem. Guardem essas palavras.

Pertence a várias academias literárias, é cidadão de muitas cidades do Estado de São Paulo, e de outros lugares do Brasil, já foi homenageado pela Câmara Municipal de Barretos, dos Deputados Federais, do Senado, entre tantas outras homenagens, como também recebeu aqui da nossa Assembleia Legislativa. Em uma das assembleias gerais de Bispos do Brasil, que se realiza anualmente durante 10 dias, três Cardeais, 25 entre Arcebispos e Bispos, pediram ao Papa para dar ao homenageado o título de Comendador da Santa Sé. E isso aconteceu, e João Monteiro recebeu a Comenda Pontifício, com todas as suas honrarias. Mas eu disse no começo, seja breve que agradará, vou encerrar felicitando ao Sr. Deputado André a feliz ideia que o senhor teve de enaltecer a Rede Vida de Televisão na pessoa do seu fundador e que hoje está à frente a dirigindo sabiamente com todos os seus colaboradores e inclusive com os seus familiares. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Dando sequência, faremos agora a entrega de uma placa em homenagem ao Sr. João Monteiro de Barros Filho, fundador da Rede Vida de Televisão. Essa placa assim diz, “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do Deputado André do Prado, outorga a Rede Vida de Televisão na pessoa do seu emérito fundador João Monteiro de Barros Filho, pelos relevantes serviços prestados em prol da população Brasileira”. São Paulo, 16 de abril de 2012, Deputado Estadual André do Prado. (Palmas.)

Solicito também a sua esposa, a D. Luiza, que esteja aqui presente para fazermos uma homenagem, vamos fazer junto para economizar tempo, e gostaria de chamar o Vereador Paulo Correa, que solicitou que fizéssemos essa homenagem para juntos entregarmos essa placa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – ANDRÉ DO PRADO – PR – Passaremos a palavra agora ao homenageado, Sr. João Monteiro de Barros Filho. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO MONTEIRO DE BARROS FILHO – Eu agradeço as autoridades que nos honram com suas presenças, a todos vocês que aqui estão, que nos proporcionam uma alegria inesquecível.

Permito-me demonstrar que embora tenha repetido o primeiro, segundo, terceiro e quarto ano de grupo e tinha uma dificuldade tremenda para assimilar as minhas aulas, a minha mãe falava para o papai, João, o Joãozinho está repetindo todo ano, e o papai falava que não tinha importância, enquanto eu não trouxesse o diploma, não sairia da escola.

Então, a D. Inês eu transmito parte dessa homenagem, e a outra pessoa muito importante na minha vida, ao primeiro Bispo da cidade de Barretos, Dom José de Matos Ferreira, que anualmente nós entregamos um troféu Dom José para uma pessoa que tenha se destacado na comunidade barretense.

Dom José foi a única pessoa que eu tive, não é a oportunidade nem o privilégio, mas eu estava no quarto dele, na Santa Casa, quando ele morreu, e ele me disse, Monteiro, seja amigo do meu sucessor. Dom José, o Senhor chegou a Barretos como Bispo e se tornou um verdadeiro pai meu. Eu não sei se o próximo Bispo vai ter interesse em me ter como companheiro no seu trabalho. Mas quando for escolhido, diga para ele que eu pedi para vocês serem amigos. Aquilo que Dom Antônio acabou de nos dizer.

Segundo Bispo de Barretos, Dom Antônio Maria Mucciolo. Com o Dom Antônio, entre outras coisas, construímos a Cidade de Maria. Recordo-me, então, quando eu falo na D. Inês, que ela me falava que eu tinha que ir todo dia ao Catecismo para receber a Primeira Comunhão, depois, Cruzada Infantil, entre os meninos que frequentavam a igreja, a D. Inês determinou que eu fosse à Cruzada Infantil. Aí eu passei pelo Cursinho de Cristandade, e tive realmente essa oportunidade que Deus me deu, de ser um cristão.

Quando nós lançamos com o Dom Antônio a Rede Vida de Televisão, não foi uma emissora católica para combater com outras seitas religiosas. Respeito a todos, mas entendíamos que a família brasileira mereceria uma emissora dentro de princípios éticos, morais, sociais, cívicos e cristãos, e foi realmente o que aconteceu. Nós todos vimos a história da Rede Vida de Televisão, não vou repeti-la.

E aquilo que Dom Antônio disse também de se falar pouco em respeito aos que estão presentes em uma solenidade como essa, é verdade. E por isso mesmo, todos vocês, as dignas autoridades, aqueles amigos que nos proporcionaram tanta felicidade nesse dia histórico na nossa vida, principalmente ao nosso Bispo Dom Edmilson, ao Dom Antônio que nos acompanha mais uma vez em uma solenidade, os nossos agradecimentos. E a todos vocês que estão aqui, uma palavra que vocês vão gostar. Muito obrigado. Sejam felizes, porque todos vocês merecem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Gostaria de cumprimentar também o Vereador Kadu Garçon, do PR da cidade de Santa Barbara do Oeste, aqui presente; o Juan, Presidente do PR de Pariquera Açu aqui presente; e gostaria de convidar para uma saudação final, representando todos os Vereadores aqui presentes, o Sebastião Miziara, que é Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, uma breve saudação ao nosso homenageado.

 

O SR. SEBASTIÃO MIZIARA – Sinto-me muito honrado de receber no final essa oportunidade de falar, eu gostaria de saudar os vereadores que estão aqui, cumprimentar o Presidente dessa solenidade, André do Prado, cumprimentar esse Vereador que eu tenho a honra de dizer que é uma das grandes revelações que a Câmara Municipal de Barretos tem, o Paulo Correa, pelo seu trabalho e sua dedicação. Saudar a todos os nomeados e destacados.

Mas quero falar, então, Sr. Presidente André, em nome daqueles que participam das apresentações da Rede Vida de Televisão, uma breve saudação e dizer que eu sou testemunha ocular da história da inauguração dessa televisão, e quando Dom Antônio vem e faz a sua homenagem, como integrante e autor intelectual dessa conquista, e o Monteiro, através do seu agradecimento, diz que a Rede Vida de Televisão está em todo o Brasil como instrumento da paz e da felicidade, eu acrescentaria como um dos grandes ícones da conquista da Rede Vida de Televisão, um barretense que orgulhou o país como uma das mais raras inteligências que os Governos da República tiveram, que foi Augusto Marzagão. Foi com quem Monteiro debateu, discutiu, falou sobre a sua ideia, sobre a sua intenção de criar uma rede de televisão que transmitisse ao país a palavra da igreja católica. E eu quero aqui dizer inclusive que ontem, Dom Edmilson, eu participei da missa em uma pequena capela, capela de Nossa Senhora Aparecida em Barretos, e o Padre que é Latino Americano, que eu não conhecia, o conheci ontem, falava de uma católica que o procurou dizendo que tinha recebido um milagre das orações do Padre Robson, e que o Padre Robson transmitia ao Vigário da igreja que ela frequentava em Barretos, a missão de abençoá-la também para que ela pudesse alcançar na sua plenitude a graça que ela havia pedido.

E é exatamente esse o propósito que a Rede Vida de Televisão tem como objetivo primeiro, que é ser o instrumento da paz, que é o nome hoje do desenvolvimento. Desenvolvimento da condição humana, do respeito à dignidade e do respeito de todos à plenitude. Lembro-me aqui do Itamar Borges, esse Deputado que eu tenho orgulho de ser amigo e que tenho orgulho de ele ser esse deputado brilhante, ele colocou aqui que quando Prefeito Municipal extraiu das entrevistas da Rede Vida de Televisão exemplos bem sucedidos das administrações públicas que passaram na transmissão. Ele dizia para mim o seguinte, nós vamos procurar construir, nós vamos fazer aquilo que as outras televisões não fazem, que é transmitir a boa notícia, destacar os grandes feitos, e foi o que nós tentamos fazer e fizemos, entrevistando prefeitos que construíram em suas cidades, diferentemente de outras televisões porque, infelizmente, o político no Brasil é desonesto até provarem o contrário. É assim que ele é tratado em vários meios de comunicação, e o Monteiro dizia, nós vamos mostrar o lado bom. Quem é que ajuda a desenvolver esse país.

E daí o testemunho que o Itamar nos traz, de prefeitos que passaram pela Rede Vida de Televisão e atestaram as suas ações bem sucedidas. Eu quero dizer a todos que, na condição de colaborador da emissora e como Presidente da UVESP, eu quero cumprimentar o André Prado, Presidente, pela articulação do seu Partido que está aqui, representado por vereadores e por prefeitos em uma demonstração muito clara que o Partido da República é um partido unido. Cumprimentar o Paulo Correa, que é testemunha viva do engrandecimento da Rede Vida. Mas eu gostaria de ter aqui duas palavras.

Uma palavra à Luiza Monteiro de Barros, porque nós costumamos dizer que ao lado de um grande homem caminha sempre uma grande mulher, e essa grande mulher é a Luiza, porque é no escuro do leito conjugal que a esposa pode irritar, acalmar ou apaziguar de um modo geral as ações dos homens em todos os dias de sua vida. E a Luiza compreendeu a luta, entendeu as dificuldades do Monteiro, porque ao contrário do que muita gente pensa, não é o dinheiro que traz a idéia.

À Luiza, quero desejar que todos os dias de sua vida sejam dias de rememoração de tudo que ela fez como grande artífice, como tecelã invisível da construção desse grande quadro que é a Rede Vida de Televisão, o canal da família.

Ao Monteiro, eu tenho aqui uma breve palavra. Sou um estudioso de Monteiro Filho. Aliás, eu faço da minha vida uma constante leitura dos grandes homens, de todo mundo que ajudou a construir a história das pessoas bem sucedidas. Benjamin Franklin, que foi um influente Presidente dos Estados Unidos, talvez o mais querido depois de John Fitzgerald Kennedy, ele dizia que vencia a si mesmo, as suas dificuldades internas isolando tudo aquilo que não lhe fazia bem. Ele citou como exemplo da sua bem sucedida carreira política como Presidente dos Estados Unidos três fatos: “não desperdiço tempo, não me irrito com ninharias, não discuto com quem me contradiz”.

O Monteiro é exatamente essa figura. Foi com a sua perseverança, com seu espírito de luta e sua dedicação, cuja vida não deve nada a esses grandes heróis, do intelecto humano, do empresariado, que construíram o dia a dia, Monteiro Filho construiu essa rede de televisão que nasceu da ideia, veio com a perseverança, firmou-se com o apoio; mas, acima de tudo, ela se caracteriza como instrumento da transmissão da paz, da fé, do respeito a Deus e muitos daqueles que tinham vergonha de dizer que eram católicos, passaram a fazê-lo no momento que entenderam que a Rede Vida de Televisão teve coragem de enfrentar aqueles que discutem o lado católico da emissora, aqueles que têm medo de dizer que são católicos, aqueles que tentam transformar a Rede Vida de Televisão no objeto único de transmissão da fé, sem entender que é uma emissora que faz muito mais do que isso. Leva tranquilidade, leva felicidade, enaltece a dignidade e faz com que todos nós tenhamos uma vida melhor.

Presidente, parabéns. Parabéns por essa Sessão Solene. Ela representa tudo aquilo que os mais simples cidadãos que estão em todos os quadrantes desse país, gostariam de dizer quando ouvem, quando sentem que ainda é possível estar próximo de Deus através de um canal de televisão.

Parabéns a todos pela presença, porque vocês são parte da história dessa homenagem, de uma emissora que galgou todos os dias de sua vida, só pensando em uma coisa, transmitir felicidade aos seus telespectadores. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANDRÉ DO PRADO - PR - Para as minhas considerações finais, gostaria de agradecer aos nossos companheiros dessa Casa. Nosso Presidente pode abrilhantar esse evento fazendo a sua abertura, Presidente dessa Casa, Deputado Barros Munhoz, agradecer os meus companheiros Deputados Itamar Borges, meu amigo Deputado Orlando Bolçone, companheiro Jooji Hato, Deputado Major Olímpio, que apoiaram esse pedido, abrilhantaram com suas presenças, discursos e homenagens. Muito obrigado a todos vocês por estarem participando.

Para mim é um dia muito importante, porque é a primeira Sessão Solene que eu propus como Deputado Estadual dessa Casa, e ter a honra de ter os nobres companheiros comigo. Foi muito importante e fico muito feliz por todos vocês estarem comigo aqui.

Quero agradecer ao Dom Antônio Mucciolo e ao Sr. João Monteiro por nós podermos ter feito essa homenagem a Rede Vida de Televisão, a presença do nosso Reverendo Cônego Antônio Aparecido Pereira; do Padre Antônio Carlos Borges, Bispo Auxiliar da Lapa; Dom Edmilson Amador Caetano, da Diocese de Barretos; ao Padre Aury, do Secretário de Conselho da Rede Vida de Televisão; agradecer a todos os funcionários da Assembleia Legislativa que trabalharam intensamente para realizarem essa Sessão Solene. Agradeço também a todos os meus funcionários do meu gabinete, que trabalharam quase 15 dias, trabalhando intensamente, para que pudéssemos fazer essa Sessão Solene importantíssima em homenagem à família brasileira. E agradecer especialmente a cada um de vocês, convidados, que vieram das mais diversas partes do nosso Estado de São Paulo, da região do Vale do Ribeira, Campinas, Alto Tietê, Baixada Santista, da região de Ourinhos, de todo o Estado de São Paulo, da região de Olímpia, da região de Barretos, e dizer que é muito importante para mim. Agradeço a todos, e quero dizer a todos, tem uma grande parte de vereadores aqui presentes, que repliquem isso da Rede Vida de Televisão. Repliquem o que vocês ouviram aqui hoje, o testemunho, Sr. João Monteiro, Dom Antônio Mucciolo.

Repliquem isso através de moções, para que nós possamos levar e fazer com que a Rede Vida de Televisão fique cada vez mais forte, quanto mais forte a Rede Vida de Televisão ficar, mais forte será a família brasileira. Mais forte, nós vamos conseguir combater as coisas erradas que estão acontecendo no nosso país, como a falta de ética, a falta de moral. Eu dou essa sugestão a vocês, que repliquem isso principalmente nas suas prefeituras.

E agradeço principalmente a Deus, por esse momento importante na minha vida, como a primeira Sessão Solene, acho que Deus me abençoou como em primeira Sessão Solene ter tido a ideia de homenagear uma rede de televisão na pessoa do Sr. João Monteiro, Sr. Mucciolo, eu devo isso ao Vereador Paulo, de Barretos, que sugeriu que eu fizesse essa Sessão Solene.

Eu agradeço a você, Paulo, que teve essa iniciativa e me deu o privilégio de estar homenageando a Rede Vida de Televisão. Obrigado a todos vocês presentes, que saíram das suas casas bem cedo e lotaram esse Plenário. Só tenho que agradecer a Deus e dizer que Deus continue nos abençoando, para que nós, homens públicos, possamos sempre combater o mal e valorizar a família, que é o esteio dessa sociedade. Parabéns a todos, e aproveito a oportunidade para convidar a todos também para um coquetel. Apesar de estarmos aqui, muitos de vocês cansados, uma Sessão Solene que acabou ficando longa, mas era importante o discurso de todos os presentes, para que pudéssemos prestar essa homenagem a Rede Vida de Televisão, a rede de televisão Brasileira.

Esgotado o objeto da presente sessão, essa Presidência agradece a todos os funcionários da Casa e a todos que colaboraram para o êxito dessa solenidade, e convida a todos para o coquetel no Salão Waldemar Lopes Ferraz. Está encerrada a presente Sessão Solene. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 32 minutos.

 

* * *