6 DE JUNHO DE 2025

26ª SESSÃO SOLENE PARA OUTORGA DE COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO DR. THIAGO MILHIM

 

Presidência: DR. EDUARDO NÓBREGA

 

RESUMO

        

1 - DR. EDUARDO NÓBREGA

Assume a Presidência e abre a sessão às 11h05min.

        

2 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia a Mesa e demais autoridades presentes. Convida o público para ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

        

3 - PRESIDENTE DR. EDUARDO NÓBREGA

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene para "Outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Thiago Milhim", por solicitação deste deputado. Tece considerações sobre a relevância do partido Podemos.

        

4 - RICARDO FRANÇA

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

5 - CLARICE GANEM

Deputada estadual, faz pronunciamento.

        

6 - FELIPE BECARI

Deputado federal, faz pronunciamento.

        

7 - GABRIEL ABREU

Vereador na Câmara Municipal de São Paulo, faz pronunciamento.

        

8 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a exibição de vídeo sobre a vida do Dr. Thiago Milhim.

        

9 - ANA CAROLINA OLIVEIRA

Vereadora na Câmara Municipal de São Paulo, faz pronunciamento.

        

10 - RENATA ABREU

Deputada federal, faz pronunciamento.

        

11 - FÁBIO FARIA DE SÁ

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

12 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a entrega do Título de Cidadão Paulistano, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, ao Dr. Thiago Milhim.

        

13 - MARCELO AGUIAR

Deputado estadual, faz pronunciamento.

        

14 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Thiago Milhim.

        

15 - THIAGO MILHIM

Secretário-geral do Podemos homenageado, faz pronunciamento.

        

16 - PRESIDENTE DR. EDUARDO NÓBREGA

Comenta trajetória no Podemos. Elogia o Dr. Thiago Milhim. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão às 12h29min.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Dr. Eduardo Nóbrega.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de “Outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo e o Título de Cidadão Paulistano ao Dr. Thiago Milhim”, advogado e secretário-geral do partido Podemos.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Alesp e pelo canal da Alesp, no YouTube.

Convido, para que componham a Mesa de honra, deputado Dr. Eduardo Nóbrega, proponente e presidente desta sessão solene; Sr. Thiago Milhim, advogado e secretário-geral do partido Podemos, e homenageado do dia; Dra. Damares Milhim, médica e esposa do nosso homenageado; Sra. Renata Abreu, deputada federal e presidente nacional do partido Podemos; Sr. Felipe Becari, deputado federal. (Palmas.)

Senhoras e senhores, para compor a extensão da Mesa de honra desta manhã, convidamos a Sra. Clarice Ganem, deputada estadual. (Palmas.) Sr. Fábio Faria de Sá, deputado estadual, (Palmas.) Sr. Ricardo França, deputado estadual. (Palmas.) Sr. Marcelo Aguiar, deputado estadual,        que dentro de alguns instantes estará conosco também.

Convidamos o Sr. Gabriel Abreu, vereador da cidade de São Paulo. (Palmas.) Sra. Ana Carolina Oliveira, vereadora da cidade de São Paulo. (Palmas.) Sr. Celso Jatene, sempre vereador da cidade de São Paulo, convidado de honra, para compor a Mesa. (Palmas.) Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Podem sentar-se.

Senhoras e senhores, neste momento, eu passo a palavra ao deputado Dr. Eduardo Nóbrega, para que proceda à abertura desta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - DR. EDUARDO NÓBREGA - PODE - Bom dia a todos. Difícil fazer uma sessão solene com todos os ritos quando a família está reunida. Então nós vamos procurar aqui, Thiago, um misto de solenidade, mas sem perder a alegria desse momento em que todos aqui vão lembrar desde o início da fundação do partido, passando por todos os seus criadores, e ao momento em que vivemos e nos tornamos uma das maiores agremiações da República Brasileira.

Então, vou tentar cumprir minha missão e não deixar o mestre de cerimônias chateado comigo. Iniciamos os nossos trabalhos nos termos regimentais. Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado André do Prado, atendendo à minha solicitação - e aqui já faço a primeira ressalva - e de todos os deputados estaduais do Podemos.

E eu vou ter que falar isso durante todos os meus discursos, Thiago, para que eu continue no partido e não tenha nenhuma rejeição dos colegas, porque todos estavam e estão felizes com esta homenagem de Honra ao Mérito Legislativo, e também o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal de São Paulo, ao Dr. Thiago Milhim.

Acho que, de forma inédita, a Alesp hoje, em irmandade com a Câmara de Vereadores da Cidade de São Paulo, fará a entrega do colar e também da honraria dada por aquele Poder Legislativo.

Eu inicio este evento lembrando toda a trajetória do partido, Renato, para se chegar até aqui.

Hoje, depois que você superou todas as barreiras na política e fez com que os desafios fossem transformados em vitórias, parece fácil presidir uma agremiação desse tamanho e colocar o nosso partido em patamares tão elevados dentro da nossa democracia.

Para se chegar a esse ponto, é necessário e imprescindível, condição sine qua non, que tenhamos gigantes aos nossos lados, e Deus te concedeu a honra de, nessa missão, ter Thiago Milhim. Eu tenho certeza que se você conseguiu tudo o que conseguiu é porque estava ladeado desse grande homem, que é o Thiago Milhim.

Então, neste momento, a Alesp faz uma justa homenagem, e concede a maior honraria do Parlamento estadual a um paulista ilustre, amigo, competente, que representa o que tem de mais moderno na democracia, na política brasileira, que é o nosso querido amigo Thiago Milhim. (Palmas.)

E para que façamos isso de maneira formal e também informal, devolvo a palavra agora ao mestre de cerimônias.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Agradecemos ao deputado Dr. Eduardo Nóbrega. Neste momento vamos dar sequência, e ouviremos os membros da Mesa Diretora. Passo a palavra ao deputado estadual, Sr. Ricardo França. (Palmas.)

 

O SR. RICARDO FRANÇA - PODE - É muito gratificante, para mim poder estar aqui hoje homenageando o Thiago, que é realmente merecedor de cada carinho, de cada expressão que todos aqui já ofertamos a ele, porque o Thiago é uma pessoa diferenciada.

Como ser humano, é raro encontrar alguém com tamanha dedicação e vontade em resolver conflitos, em dialogar, em fazer amizade e realmente conseguir te ajudar a chegar onde você quer.

 O Thiago é um cara que sempre estende a mão, que sempre conversa, que sempre tenta ajudar a resolver as coisas. Mas, para além de como pessoa, como um quadro político do nosso estado, é como aquele jogador que bate com a direita, bate com a esquerda, marca gol de falta, de cabeça, ele é completo. É um rapaz que realmente se dedica.

Além de ser um quadro técnico fundamental, já ocupando as mais diversas pastas, e sempre passando e deixando uma história de difícil competição com o próximo, todo mundo que veio lhe substituir, Thiago, comenta como é difícil, porque você deixa o sarrafo lá em cima. Você realmente é diferenciado.

Então, na parte técnica, não tem o que se falar dessa pessoa que estudou, que se dedicou e que faz acontecer no nosso estado. E na parte política isso agrega muito, porque é um homem do diálogo, da palavra, do respeito e da confluência naquilo que a gente precisa resolver enquanto política pública.

Então é muito gratificante para mim - não vou tomar muito do tempo - para realmente parabenizar, porque essa honra dupla, como muito bem o Eduardo Nóbrega colocou, tanto da Alesp quanto da Câmara Municipal, você é realmente merecedor de cada homenagem, de cada abraço, de cada carinho que você vem conquistando por esses anos.

Meus parabéns, Thiago.

Conte sempre conosco aqui. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, ouvimos o deputado estadual Sr. Ricardo França. Eu passo a palavra, agora, à Sra. Clarice Ganem, deputada estadual. (Palmas.)

 

A SRA. CLARICE GANEM - PODE - Bom dia a todos. Estou muito feliz de estar aqui, Thiago, mais uma vez em uma homenagem a você, uma pessoa, assim, muito sábia, apesar de jovem, muito jovem, está sempre ao lado da nossa presidente Renata Abreu - que ele é o seu braço direito, não é, Renata?

Está sempre presente, sempre auxiliando, já ocupou alguns cargos dentro da política, dentro de secretarias e, como pessoa, é extraordinário, uma pessoa muito bondosa, sabe ser amigo, sabe ser companheiro também, olhando para obras sociais. Ele está sempre presente e ele sabe ser aquele companheiro de todas as horas.

Eu não vou me estender muito, porque vão falar muita coisa de você ainda, Thiago.

Meus parabéns. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Ouvimos a deputada estadual Sra. Clarice Ganem. Passo a palavra ao deputado federal Sr. Felipe Becari.

 

O SR. FELIPE BECARI - Bom dia a todos e a todas presentes. Bom dia a essa Mesa repleta de grandes personalidades, autoridades, pessoas da boa política. Cumprimento todas as mulheres aqui em nome da nossa querida Renata Abreu, nossa deputada federal, uma grande pessoa que eu tenho hoje muita tranquilidade em falar como uma amiga, madrinha do meu casamento junto com o Gabriel, que está se aproximando, então dispenso comentários.

Cumprimento todas as mulheres na sua pessoa e, claro, Thiago Milhim, cumprimento todos os homens presentes aqui também. Esse meu amigo que, inclusive, também é padrinho do meu casamento, com a sua esposa Damares, que está ali. Vou tentar elogiar você o máximo possível agora, para ver se você melhora o presente de casamento. Faltam só 15 dias, é tudo ou nada, cara.

O Gabriel - curiosidade -, o Gabriel que me deu um presente tão baratinho, gente, aí eu liguei pra ele, liguei pra ele e pra Renata, não foi? Eu falei: “Oh, meu...” A Renata teve que intervir, ir lá e adicionar um presente melhor. Eu falei: “Não paga nem o ‘transfer’ que a gente vai trazer, aeroporto e tal.” Enfim, nada a ver com o evento, mas eu queria deixar isso para realmente mostrar que essa descontração simboliza uma amizade.

Eu hoje considero o Thiago, e talvez eu fale aqui palavras similares a que eu falei quando liguei para vocês dois, para convidá-los a serem casais lá, padrinho e madrinha do meu casamento, quando eu disse que você, Thiago, estendo a sua esposa também, mas falando de você aqui, passa tudo o que a gente pode esperar de uma pessoa pública, de um bom político, de um bom articulador, com todo respeito, e um bom amigo.

Então, eu valorizo muito o meu trabalho, todo mundo acho que sabe. A causa animal, principalmente, lida muito com a questão passional. Então eu sou pouco político, eu costumo dizer, e vou muito no sentimento, na coisa mais à flor da pele. Então eu me aproximo e tenho questão de ter ao meu lado pessoas de bom coração, que fazem a boa política, mas pessoas boas também, e você é uma delas.

Então acho que essas homenagens... (Palmas.) Então essas homenagens aqui, todas que vão ser ditas, tudo o que você está recebendo com o maior carinho é totalmente justo, e ainda, quem sabe, ainda não será o suficiente para dizer o quanto você é merecedor dessas homenagens. Nós temos orgulho de chamá-lo de amigo e de um representante político, o bem que você faz para todo mundo.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Ouvimos o deputado federal, o Sr. Felipe Becari. Eu convido agora à tribuna o vereador, Sr. Gabriel Abreu, por mensagem a todos. (Palmas.)

 

O SR. GABRIEL ABREU - Bom dia a todos e a todas, amigos, familiares. Estou aqui ainda digerindo essa lavagem de roupa suja que, diga-se de passagem, já foi corrigida. Agora você vai ganhar um belo de um faqueiro e todo jantar você vai se lembrar de mim. Brincadeira à parte, mas mantendo sim esse lado de alegria, porque hoje é o dia de a gente comemorar, hoje é o dia de a gente homenagear, alguém que a gente aprendeu a amar ao longo de toda essa caminhada.

Eu tenho um prazer que vai acho que um pouco além de alguns de vocês, que tiveram a oportunidade de conhecer esse homem no campo profissional, que eu vou optar por não me alongar muito nesse campo, porque muitos que me antecederam, os que ainda vão falar e vocês próprios conhecem bem essa história, essa caminhada.

E eu quero dizer para você, meu querido, que tem pessoas que passam pela nossa vida, que a gente conhece, outros que a gente gosta e outros por que a gente desenvolve um amor que é difícil de descrever. Eu tenho um orgulho muito grande de poder estar hoje presenciando essa justa homenagem.

Você é um cara que representa muito para mim, para a minha família, na minha vida pessoal, na minha vida profissional. Poderia trazer aqui inúmeros exemplos, inúmeros exemplos, mas como também Renata já vem me ensinando que eu tenho que ser menos prolixo. Eu tenho que falar um pouco menos ser mais objetivo e aqui eu quero, em primeiro lugar, meu irmão, agradecer a Deus pela tua vida.

Você é um cara abençoado e de muita boa formação. E eu quero aqui aproveitar e homenagear toda sua família linda, dona Luzia, Zé Milhim, Évelyn, todos que participaram, que aqui eu quero dizer que acho que dividem esse colar junto contigo. Porque você é o que é hoje em primeiro lugar por conta de Deus e depois por conta da família.

E óbvio, porque a gente não faz nada só, você foi muito abençoado. Você tem ao teu lado a Damares, que eu vou falar aqui: você é um cara maravilhoso, mas eu não alguém de um coração tão puro e maravilhoso como o da Damares, que aqui eu deixo minha homenagem, meu carinho especial.

E eu quero dizer para você, Thiago, que diante de tudo que a gente já passou juntos... Para quem não sabe a gente se conheceu na faculdade. Eu venho da Bahia, e ele vem do interior. Ali começa a nossa trajetória de amizade, nossa trajetória profissional. Já me deu o ombro para chorar.

Se hoje também continuo casado também agradeço ao Thiago, mas eu quero aqui fechar a minha fala de homenagem, de carinho, de orgulho a você, dizendo que profissionalmente você pode estar ganhando esse Colar de Honra ao Mérito hoje, aqui, consagrando toda com a caminhada linda que já teve em cargos de alto escalão no município, no estado de São Paulo, em Brasília.

Se o partido é o que é hoje foi porque você sempre esteve ao lado conduzindo e eu não tenho nenhuma inveja nem problema. De fato é o braço direito e esquerdo e eu tenho o orgulho de ser seu soldado também, mas eu quero fechar dizendo que para minha vida, maior do que este Colar de Honra ao Mérito, eu quero dizer que eu já te presenteei anteriormente quando eu tive o prazer e você aceitou mais do que um colar, que foi ser padrinho do meu filho.

Não tem nada mais especial na nossa vida do que nossa família. Tenho três filhos e um deles é abençoado por poder ter você como padrinho. Então quer dizer que do meu carinho, te parabenizar. Saiba que você tem um amigo para tua vida inteira. Um amigo não, um irmão.

Parabéns, meu irmão.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Ouvimos o nobre vereador, Sr. Gabriel Abreu, aqui do estado de São Paulo. Agradecemos às palavras das autoridades e, neste momento, vamos assistir a um vídeo sobre a vida e o trabalho do nosso homenageado, Dr. Thiago Milhim.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O Cerimonial saúda também, aqui conosco presente, o Sr. Luizinho, acompanhado do vice-prefeito da cidade de Nova Granada, cidade do Thiago Milhim. Uma salva de palmas aqui ao nobre prefeito. Muito obrigado pela presença. (Palmas.)

Saudamos também a Sra. Alessandra Algarin, presidente estadual do Podemos Mulher, do estado de São Paulo. Saudamos também o Dr. João Lucas Monteiro, presidente da Fundação Juntos Podemos.

Saudamos também o Sr. Felipe Madruga, diretor nacional do Podemos; Sr. Guto José, vice-prefeito da cidade de Carapicuíba; Sra. Mirelli Bueno, coordenadora estadual do Podemos; Sr. Arlen Soares, vereador da cidade de Carapicuíba.

Passo, neste momento, a palavra ao nosso presidente Dr. Eduardo Nóbrega, deputado estadual.

 

O SR. PRESIDENTE - DR. EDUARDO NÓBREGA - PODE - Dando sequência aqui, naquilo que a emoção permite. Esse choro de alegria do Thiago e de todos os familiares comove todos nós, mas vamos seguir. Por isso que alertei no inicio que seria uma cerimônia com formalidades, mas de reunião da família Podemos.

Já foram citadas algumas personalidades e quero dar sequência nessa citação. Citar o sempre deputado, querido amigo, lembrado aqui pelo nosso presidente, Ataide Teruel. Que bom vê-lo com saúde, presente nesta homenagem, engrandecendo este dia de festa do partido, em especial ao Thiago Milhim. (Palmas.)

Quero saudar aqui o grande criminalista, que fez história na advocacia paulista, fez questão de estar presente, Dr. Joseval Peixoto, uma das grandes lideranças e ícone da advocacia paulista e brasileira. (Palmas.)

Saudar o Dr. Roberto Terassi, que fez questão de estar presente, liderança da região Cone Sul do estado de São Paulo, que luta pelo meio ambiente sustentável, pela Lei da Bacia do Guarapiranga e que, quando soube da homenagem ao Thiago Milhim, também fez questão de estar presente. Muito obrigado, Sr. Roberto Terassi. (Palmas.) Eloisa Prado, vice-prefeita de Colômbia, está aqui presente.

Guto José, vice-prefeito da cidade de Carapicuíba, não poderia deixar de estar presente. Mesmo se não tivesse convite, Thiago, o Guto viria. Não é, Guto? Onde a gente imagina o Guto está presente. Então, Guto, que legal que você pôde vir prestigiar esse nosso grande líder que é o Thiago Milhim. No decorrer nós vamos citando os demais.

Devolvo a palavra ao nosso mestre de cerimônias.

 

 O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Então, neste momento convido aqui a nobre vereadora Ana Carolina Oliveira para a sua mensagem. (Palmas.)

 

A SRA. ANA CAROLINA OLIVEIRA - Bom dia ainda a todos e a todas. Dirijo a palavra a você Thiago, já estou até emocionada, você viu, não é? Falar depois da sua família é muito difícil. Me senti aqui honrada de fazer parte deste momento. Minha jornada com você é curta, por enquanto, mas temos uma longa jornada pela frente.

Então só quero dizer o quanto fui acolhida por essa casa, Podemos, o quanto sou honrada de fazer parte dessa família. Porque assim como a Renata me diz, o Podemos é uma família, que acolheu a mim, aos meus filhos, ao meu marido e está sempre acolhendo.

Então, Thiago, dizer que essa minha jornada com você... Você sempre foi um homem de muita palavra, um homem de muita honra, um homem que esteve comigo, que me apoiou e muito feliz. Dizer que senti a sua partida aqui de São Paulo, faço votos de que você volte, acho que muitos.

Mas só desejo o seu sucesso, que continue esse homem que todos falaram aqui que realmente nos representa, que é uma honra, nesta minha jornada na política, nova, mas poder ter cruzado o caminho com você. Temos muito pela frente e vamos juntos. Sucesso, honro muito a sua vida, a sua família. Quero que vocês sejam muito prósperos, que a sua família cresça, que você seja honrado, você e a Damares todos os dias.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, ouvimos a nobre vereadora, Sra. Ana Carolina Oliveira, aqui da cidade de São Paulo. Quero saudar aqui também, o meu xará, nosso querido vereador da cidade de São Caetano do Sul, vereador Parra, muito obrigado. (Palmas.)

Saudar também o Sr. Weber Matias, secretário adjunto de Esportes. Saudar também o Sr. Franz Felipe, chefe de gabinete da Secretaria de Esportes. Saudar também o Sr. Silvio Rocha, subprefeito aqui da região de Santo Amaro.

Passo a palavra, agora, para a nobre deputada federal e presidente nacional do partido Podemos, Sra. Renata Abreu. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE - DR. EDUARDO NÓBREGA - PODE - Enquanto a Renata se dirige à tribuna, quero fazer uma saudação muito especial a um deputado muito querido do nosso partido, Marcelo Aguiar. Thiago, fez questão de estar presente. Chegou agora, está com pouco cabelo, mas isso é provisório, Thiago. É uma passagem, não é isso Marcelo? Logo, logo Marcelo estará aí, como sempre, bastante cabeludo.

 

A SRA. RENATA ABREU - Bom dia. Olha, estou respirando fundo, porque acho que esse é um dos discursos mais difíceis que vou fazer. Todo mundo sabe que gosto de discursar, mas hoje, realmente, é um momento de muita emoção. Talvez, muitos aqui não tenham o conhecimento do quanto essa pessoa que está ali, Thiago Milhim, é importante na minha vida.

Posso dizer com convicção que não estaria aqui hoje se não fosse ele. É literalmente assim. Eu olho para toda a nossa trajetória, Thi, e tenho uma única certeza, que foi Deus. Deus nos uniu, porque seria muito impossível chegar até aqui. É um quebra-cabeça que as peças precisam se encaixar perfeitamente, que um tem que complementar o outro.

Que olhar para a história do nosso movimento e do nosso partido, Aninha, e dizer, era impossível. Mas a família, o amor, os laços que nos uniram foram muito mais fortes do que acordos, projetos individuais, do que projetos de poder, foi uma conjuntura de valores, de princípios, de ética.

A homenagem de hoje não é só pelas suas entregas como secretário, como diretor que, realmente, quem conheceu aqui - não é, Helô? - sabe que nunca teve, na história deste estado, um secretário que tanto entregou. Não é pelos resultados técnicos e políticos, mas pelo caráter, pelo princípio de uma pessoa que eu conheci com 16 anos. Marcelo, 16 anos. Era meu calouro na faculdade, junto com o Gabriel.

E em uma viagem, então, para comemorar a entrada deles na faculdade, Jatene, um único ser se destacava, porque ele não bebia e gostava de política, igual eu. Então enquanto o Gabriel estava ali na praia, curtindo com os amigos, eu me juntei com o Thiago Milhim para falar de política.

Eu não gostava de política, Fábio Faria de Sá, mas aquele jovem amava aquilo. Ele conhecia o nome de todos os governadores, de todos os políticos do Brasil. E eu falava: “Gente, se gosta tanto de política, meu pai cuida de um partido lá, pequenininho, chamado PTN. Por que você não vai lá ajudar ele? Porque é ele e uma secretária, ali no CTN. Não sei nem para onde vai aquilo.” E ele olhou e aceitou o desafio.

Na semana seguinte, Sr. Zé, ele recebeu uma proposta de um escritório de advocacia. E ele, que é uma pessoa superinformal, me mandou uma cartinha, uma lauda de três páginas, Ricardo, falando que o sonho da vida dele era ser advogado, e que se ele desvirtuasse daquilo e fosse para a política ele nunca mais voltaria.

E eu respondi o bilhetinho assim: “Dobro a oferta”. Ele veio do interior, precisava para arcar com a faculdade e aceitou. E graças a Deus ele aceitou, porque se não nenhum de nós estaria aqui hoje. O Podemos só é o que é porque eu tive ao meu lado muitas pessoas que sonharam juntas, mas teve um agente, sim, importantíssimo nessa jornada e nessa construção.

Foi ele quem olhou para mim, um dia, e falou assim: “Você precisa sair candidata a deputada federal”. Eu falei “Você é louco? Não quero saber de política, não”. “Você precisa dar continuidade a esse legado.” Dona Luzia, esse jovem foi quem me empurrou para a política.

Eu tive um pai deputado federal, mas foi ele quem me empurrou para a política. E não só me empurrou, mas me ensinou a fazer a política do amor, da união, de propósitos, que largou, muitas vezes, a sua família, muitas vezes o seu momento para rodar o Brasil, construindo um sonho de fazer aquele nanico PTN se tornar o gigante Podemos.

Amigo, eu não tenho palavras para te agradecer. Você é um irmão que a vida me deu. Você é muito mais do que meu secretário, você sabe disso, é o meu padrinho, o padrinho dos meus filhos.

Vocês não sabem, mas toda vez que ele viaja eu ligo desesperada para a Damares e falo: “Cadê o Thiago?”. Porque ele foge de mim, ele não avisa. Eu fico desesperada quando ele fica longe de mim, porque eu sei que eu vou passar agonia, mas é porque eu te amo muito, irmão.

Eu sei que a gente só chegou até aqui porque a gente sempre caminhou de mãos dadas. Porque a nossa luta começou, ali, juntos. Aí veio a Damares, aí veio o Eduardo Nóbrega, agora está vindo o Felipe Becari, que eu amo de paixão, meu irmão que acreditou nesse sonho junto - obrigada, amo muito vocês -, aí veio a Aninha, aí veio o Gabriel, empurrado, também, por quem? Quem falou que o Thiago ia ser candidato a vereador, fui eu? Thiago Milhim.

E é assim, é o maior articulador político que eu conheço. É o homem com a maior visão política do nosso país. Acreditem no que eu estou falando: do nosso país. (Palmas.) Eu nunca conheci, no Brasil... Pode falar de todos os presidentes nacionais, pode falar o que for, mas eu nunca conheci, no Brasil, alguém com a leitura política que tem esse menino. Nunca.

E falo com convicção: a gente só chegou até aqui porque tinha ele. Você dá uma cordinha em mim e eu vou, mas precisa de alguém para dar uma cordinha. A gente é assim.

Agradecer muito, aqui, Fábio Faria de Sá, Ricardo França, Clarice Ganem, Marcelo Aguiar, Celso Jatene, vocês fazem parte desse sonho. (Palmas.) O que? Eu já falei do Eduardo. Eu estava vindo, aqui, eu desci e fui.

 

O SR. PRESIDENTE - DR. EDUARDO NÓBREGA - PODE - Obrigado, Gabriel. Obrigado.

 

A SRA. RENATA ABREU - E é muito gostoso, porque a gente vê as outras bancadas se digladiando e a nossa bancada é só amor, é só alegria, é só um ajudando o outro. A gente vai fazer campanha na rua, e estão todos lá. A gente vai fazer evento partidário e estão todos aqui. É isso que a gente tem que tentar carregar. A política tem que ser união, tem que ser amor, tem que ser justamente isso.

Agradeço muito à nossa equipe. Todos, as nossas mulheres, Alessandra, Mi, Gutão, Silvinho, Arlen, todos vocês, Felipe Madruga, está ali o Jorginho, nosso sonho na garagem de casa, sonhando em construir um movimento que ninguém acreditava. E está ali.

A cada um de vocês que faz parte desse sonho, a minha gratidão, Sr. Zé. Você, dona Luzia, Évelyn, vocês me deram o maior presente que eu tenho. Pode ter certeza disso. (Palmas.) Eu amo muito vocês. Essa família é maravilhosa. Muito obrigada, Ataide, Aninha, cada um que vem construindo essa história.

Eu já falei demais. Eu não sei como vou discursar de tanta emoção, mas eu concluo tudo isso falando: irmão, que Deus te ilumine muito e te dê muita sabedoria. Talvez muita gente não sabe, mas você vai ser deputado federal ao meu lado. (Palmas.) E eu sonho muito com esse dia que eu vou me aposentar e cuidar dos filhos com o Gabriel.

Amo muito você, parabéns, viu?

Que Deus te ilumine muito. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS – Queremos, desde já, agradecer a presença de todos. Todos aqui têm muita importância para que o Podemos pudesse chegar, também, a este grande dia e, claro, estarmos aqui para prestarmos a nossa homenagem ao Dr. Thiago Milhim.

Quero saudar, também, aqui, ao Sr. Cristian, coordenador político; ao nosso querido Nilson Gonçalves, ex-presidente da Fundação Juntos Podemos. Saudar, também, o Vinicius Francomano, gestor da Faculdade Podemos; Sr. Ricardo Calciolari, nosso advogado, chefe de gabinete da Fundação Juntos Podemos; meu querido amigo, grande radialista, mestre de cerimônias, o homem que esteve muito ao lado do Sr. José de Abreu, Fred Correia, também. (Palmas.) A verdadeira voz padrão do Podemos é Fred Correia. Sou seu aluno, viu, Fred? Sou seu aluno. Parabéns.

E agora, neste momento, eu convido aqui nosso querido deputado, por gentileza, para fazer aqui uso da palavra, que veio compor aqui conosco a Mesa Diretiva, que vai daqui a pouquinho também, junto com os vereadores, prestar uma homenagem, que é da Câmara Municipal de São Paulo, mas o deputado estadual Fábio Faria de Sá fará a explicação desse momento.

 

O SR. FÁBIO FARIA DE SÁ - PODE - Bom dia, quebrar o protocolo aqui. Agradecer primeiramente o nosso deputado Eduardo Nóbrega por permitir fazer essa entrega em conjunto com a maior honraria da maior Casa de Lei estadual da América Latina.

Depois de três anos, infelizmente, meu tio pai, o Arnaldo Faria de Sá, não está aqui hoje, um homem visionário, e assim que assumiu como vereador aqui na Capital, o primeiro Título de Cidadão Paulistano foi em homenagem ao Dr. Thiago Milhim, e você sabe que a gente tem uma passagem marcante.

O Thiago foi o que assinou, abonou a minha ficha de filiação no Podemos, lá no meio de uma favela no Jabaquara, outra vez. Obrigado pela presença aquele dia. E meu tio também ajudou a escolher a família Podemos para a gente poder disputar as eleições em 2022.

Então, é muita honra poder estar aqui hoje, poder entregar esse título, juntamente com os nossos vereadores do Podemos, Ana Carolina, Gabriel Abreu. Não vamos falar muito do Gabriel porque ele está queimado aqui hoje.

É o presente, é o Carnaval, mas, irmãozão, você sabe a gratidão que eu tenho por você também. A gente passou as eleições de 2024 juntos, a gente entregou tudo que tinha que entregar para você e você conseguiu se eleger vereador na maior Capital do País.

Eu vou quebrar o protocolo, já vou fazer a entrega desse título e vou convidar vocês, Ana Carolina Oliveira, Gabriel Abreu, e o Dr. Thiago Milhim, para vir aqui à frente receber o título de cidadão. Eu tinha preparado um discurso, mas como é difícil falar depois da nossa deputada federal Renata Abreu, não é?

Obrigado, Re, por todo o apoio.

A Alesp está à sua disposição.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - À frente da Mesa Diretiva, neste momento, para receberem, o Dr. Thiago Milhim vai receber neste momento o título concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, à época vereador, Dr. Arnaldo Faria de Sá.

Convido aqui também a presidente nacional do Partido Podemos, deputada Renata Abreu, ao lado, para que possa, neste momento, acompanhar a entrega deste Título de Cidadão Paulistano.

Parabéns, Dr. Thiago Milhim, recebendo, então, o Título de Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

Neste momento, é o momento da assinatura, na presença dos representantes da Câmara Municipal de São Paulo, a nobre vereadora, Sra. Ana Carolina e o nobre vereador, o Sr. Gabriel Abreu, a assinatura oficial.

Agora, sim, podem retornar aos seus lugares, por gentileza.

Convido aqui, com uma palavra também, o nobre deputado estadual, o Sr.  Marcelo Aguiar, com o novo visual, para uma mensagem a todos.

 

O SR. MARCELO AGUIAR - PODE - Bom dia a todos. A gente tem que criar fatos novos, não é? Sempre novos... É, criar polêmica. Mas, daqui a pouquinho, Jorge Pérez, teria o cabelo igual ao seu, viu? É questão de dias. Uns dias já voltaria ao normal.

Mas é um dia muito especial hoje, Thiago.

Falar de você é muito fácil, não é? Falar de você, eu falo de lealdade, eu falo de um homem de Deus, eu falo de um homem que tem compromisso, eu falo de um homem que tem princípios, eu falo de um homem que tem palavra, eu falo de um homem que, por onde passou, escreveu uma linda história, em todas as pastas, em todas as secretarias.

No Podemos, se hoje nós temos uma família, se hoje nós temos aqui coordenadores que amam esse partido de uma forma, assim, incansável, e trabalham de uma forma incansável, e trazem aqui o DNA do Podemos, todos falam de você de uma forma admirável. E nós não somos aqui deputados que, como a Renata falou, disputamos. Disputamos uma campanha saudável.

Mas nós não temos aqui uma disputa onde um quer ser maior que o outro. Nós temos uma disputa onde nós queremos ganhar porque o partido ganha, e porque você nos ensinou esse princípio também. E falar de você, a gente vê o sorriso quando você está ao lado da sua esposa, ao lado dos seus filhos, das suas filhas, e é muito saudável ver que essa é a família Podemos.

Então eu só posso te parabenizar no dia de hoje, porque nós temos muito para conquistar, estamos entrando em um novo ciclo, estamos entrando em uma nova fase, e sabemos que tudo isso é para crescimento, sabemos que tudo isso é porque vocês sonharam: você, a nossa presidente, Renata, o Gabriel.

Toda a família Podemos sonhou com o Brasil melhor, sonha com um País melhor, sonha com que nós tenhamos um quadro de parlamentares, prefeitos, deputados e senadores que tenham o DNA do Podemos.

Então é muito fácil caminhar do teu lado, porque a gente caminha do lado de um homem que respira política e respira, sem dúvida nenhuma, uma família chamada “Podemos”.

Parabéns, meu amigo, a gente ama a tua vida.

Deus te abençoe a cada dia mais.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, neste momento daremos início à Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Dr. Thiago Milhim.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria conferida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi criado em 2015 e é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado.

Como forma de prestar-lhes pública e solenemente uma justa homenagem, esta sessão solene homenageia com a Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Thiago Milhim, advogado e secretário-geral do Partido Podemos.

Convidamos, neste momento, para vir à frente, os membros da Mesa Diretora, juntamente com o homenageado para a Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Neste momento, acompanharemos a Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, honraria esta pelo deputado estadual Dr. Eduardo Nóbrega.

 

* * *

 

- É feita a Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

Ok, retornando aos lugares. Quero saudar também aqui conosco presente o Sr. Tiago Almeida. Ele é chefe de gabinete lá da Subprefeitura de Santo Amaro. E agora, senhoras e senhores, eu passo a palavra ao homenageado do dia.

Vamos ouvir o Dr. Thiago Milhim. (Palmas.)

 

O SR. THIAGO MILHIM - Glórias ao Deus todo-poderoso nos altos céus. Minhas primeiras palavras são de gratidão. No livro maior de toda a criação, a bendita Bíblia Sagrada, revelada pelo próprio Deus, está escrito em Salmos de número 116, no verso 12: “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” Reitero: “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?”

Queridos amigos, é impagável, é impossível quitar ou saldar, mesmo em uma ínfima fração, um amor tão profundo, tão perfeito, tão inigualável, tão generoso, tão misericordioso. São abundantes os benefícios de Deus para com todos nós.

Poderia aqui dizer sobre o dom da vida, o privilégio de ver, ouvir, falar, da saúde, de ter família, amigos, relações, mesa farta, lar para descansar. Deveras são tantas graças, incontáveis como são incontáveis as estrelas dos céus e as areias dos mares.

O Eterno é perfeito e lindo. A Ele, aqui, nesta Casa de Leis, minha maior e primeira expressão de gratidão, porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Aleluias ao Rei. (Palmas.)

Quero agradecer, em segundo lugar, o meu maior presente de Deus, minha primavera, mulher virtuosa e de fé, minha esposa e melhor médica pediátrica de São Paulo, Dra. Damares Milhim, que está comigo há mais de 10 anos de relação e já há seis de casamento, compartilhando na intimidade da nossa família que constituímos, diariamente, todas as alegrias, sonhos, conquistas, sucessos, mas também diversas dificuldades, anseios, estresses e ansiedades inerentes à vida pública e política a que estamos expostos.

Uma dinâmica frenética. Isso desde os primeiros minutos do dia ao último apagar das luzes. Não é nada fácil, reconheço, mas como diz um ditado popular, “a mulher que você escolhe ou te levanta, ou te derruba”.

Quero aqui dizer publicamente que, depois de Deus, se estou de pé, é muito por seu infalível apoio, amor. Te amo, minha companheira inigualável. (Palmas.) E como sempre digo, minha (Inaudível.)

Quero agradecer, com muita emoção, a minha raiz genética, a clã originária que Deus preparou, minha primeira base estrutural, quando vim ao mundo. Estou aqui a dizer da minha mãe, dona Luzia Milhim, e do meu pai, Sr. José Milhim, que aqui estão, para minha alegria. (Palmas.)

Tenho orgulho de ser filho de um motorista e de uma costureira, pessoas humildes, que não são letradas na academia, mas possuem a autoridade da livre docência do cuidado e da proteção. Possuem o diploma da vida.

Pais amados, que mesmo com suas limitadas condições financeiras ou sociais, se entregaram em tudo, sempre, no máximo que conseguiram, para dar apoio, suporte, educação e amor a este filho, um menino caipira da pequena Nova Granada que amava política e assistia TV Senado nos momentos de tempo livre. Amo muito vocês. Gratidão por tanto. (Palmas.)

Quero agradecer extensivamente e expressar meu elevado carinho a minha amada irmã Évelyn Milhim, melhor estereótipo da casa Martins Milhim, competente advogada trabalhista de São Paulo, extrovertida e honrada; cumprimento igualmente seu noivo, querido João Victor.

Muito obrigado à ilustre presença da minha amada sogra, Elizete da Silva, que veio da distante Ipiguá, noroeste de São Paulo, para aqui estar, sempre ativa, sempre presente e apoiadora, mulher guerreira e destemida; do seu esposo Juliano; da melhor cunhada que existe, das mil atribuições, todas com carinho, Dr. Victoria Dias; igualmente cumprimento seu noivo, meu prezado Allan.

Como é precioso ter todos vocês aqui.

E ilustres amigos do coração: deputado Fábio Faria de Sá, vice-presidente desta Casa Legislativa, maior representante dos aposentados, pensionistas e da zona sul de São Paulo. Quero, em seu nome, e do meu grande amigo Christian Landim, agradecer o lendário deputado Arnaldo Faria de Sá pela proposição do Título de Cidadão Paulistano.

Que falta a voz eloquente do Arnaldo faz na política de São Paulo e do Brasil. Saudades. Você é o guardião desse legado, que está vivo por seu mandato exitoso e por sua liderança forte de entregas efetivas.

Ilustre amiga, deputada Clarice Ganem, líder referencial que honra profundamente todas as mulheres e as causas mais sensíveis da política paulista. Em seu nome, conjuntamente com meu amigo Flávio Prado, homenageio extensivamente o irmão leal de todos os momentos, deputado federal Bruno Ganem, nosso eminente presidente estadual, gênio da boa política, patriarca da família Ganem, brasão de sucesso eleitoral e reserva moral que tenho a máxima honra de integrar.

Ilustre e fraterno amigo deputado Ricardo França, jovem de máximo sucesso, trato leve, mente brilhante, de compromisso, palavra e honra, que tem o respeito e a admiração de todos que o conhecem, portador do sorriso mais largo e gentil deste Parlamento. Obrigado pela presença e por toda a parceria. Estendo, em seu nome, minhas homenagens ao querido amigo e competente advogado, Dr. Aleixo Costa.

Ilustre e fraterno amigo Dr. Eduardo Nóbrega, advogado de excelência, orador eloquente, maior representante de Taboão da Serra e de toda a região sudoeste da região Metropolitana e Conisud. Tenho a honra de ter o mesmo nome de um de seus filhos. Quero agradecer, de coração, a proposição desta especial homenagem que eternizarei em meu coração. Quero reafirmar minha admiração, carinho e respeito. Você é um leal amigo, sério, honrado e referencial para todos nós.

Querido deputado Marcelo Aguiar, meu amigo, pastor, adorador e ministro do Santo Evangelho. Muito obrigado por, mesmo após cirurgia, estar aqui. Obrigado pela parceria e companheirismo de sempre.

Ilustre irmão do peito, meu parceiro, deputado federal Felipe Becari. Ex-vereador com recorde de votos, ex-secretário de Esportes desta cidade. Não acredito em destino. Acredito em união de propósitos, em “cristocidências”. Foi exatamente isso que nos uniu.

Maior e legítimo representante da causa animal. O ser humano Becari, o amigo, a pessoa, consegue ser mais nobre e mais especial que o político de sucesso, do que o político de votações consagradoras, de “likes” e engajamento incomparáveis nas redes sociais. Tenho muito orgulho de poder te chamar de meu amigo. Muito obrigado por toda a parceria e pela especial presença, irmão.

Agora quero cumprimentar a quem, na verdade, tem uma mais impagável dívida humana. A quem acreditou em um menino caipira de 17 anos, em um jovem sonhador de família humilde.

Quero homenagear a quem me deu e afiançou, com a permissão de Deus, todas as oportunidades que tive até aqui. Que esteve comigo em todos os momentos, em todos os projetos, que me concedeu o maior de todos os empenhos, a confiança.

Amigos, eu quero saudar e agradecer essa mulher inspiradora, mãe de três filhos, do coração mais generoso, mais voluntarioso, que faz a política com amor, por vocação dos mais valiosos princípios, que contagia todos em simpatia e carisma.

Quero congratular a presidente nacional do Podemos, a fundadora dessa família, a mulher que corre com lobos, como os diz o best-seller, a minha madrinha de casamento e irmã, não de sangue, mas muito superior a isso, irmã de alma e de coração, deputada federal Renata Abreu. (Palmas.)

Rê, como faço questão, como você faz questão de ser chamada. Na verdade real, essa homenagem é para você, porque não existiria Thiago Milhim, se não fosse Renata Abreu. (Palmas.) Essa medalha tem em toda a sua extensão, em cada milímetro dela, o seu DNA.

Eu fui presenteado por Deus por já, há 17 anos, poder ser moldado pela maior líder inspiradora do Brasil. Você é o que tem de melhor na política. Você é o que tem de melhor na sociedade. Você é a matriz que precisa ser replicada nos tempos atuais para voltarmos a ter esperança em dias melhores.

Seu compromisso social, sua paixão por nossa Pátria, sua sensibilidade em ouvir, sua sabedoria em liderar, sua disposição em dar oportunidade ao novo, em apostar em sonhos, em acreditar e se preocupar com o próximo, é a gênese de todo este plenário e de todos que aqui estão.

A você, minha gratidão perpétua, minha lealdade e garra. O discurso convence, mas o exemplo arrasta e você arrasta todos nós. Peço uma salva de palmas à maior mulher do Congresso Nacional. Uma salva de palmas à minha líder, à matriarca da família Podemos, de jovens sonhadores, deputada federal Renata Abreu. (Palmas.)

Querido irmão, vereador Gabriel Abreu, meu irmão de alma, que me convidou, em 2008, para ingressar no PTN. Dois jovens meninos, possuidor do coração mais puro que conheço, que é a materialização da humildade e da boa-fé. Você é o segredo do sucesso da Renata. Combinação perfeita, nosso farol, nosso “Casal Vinte”.

Querida amiga, vereadora Ana Carolina Oliveira, a vereadora mais votada do Brasil, referência de luta e resiliência. Sua causa é nossa causa. Você é nossa inspiração. Você é esperança de um Brasil melhor. Obrigado por existir, Ana. Obrigado por entrar na política. (Palmas.)

Prezadíssimas e fraternas demais autoridades aqui citadas, ex-vereador Celso Jatene, meu professor, conselheiro e amigo, melhor de todos os libaneses. Ex-vereador Claudinho de Souza, primeiro mandatário a acreditar no projeto liderado pela Renata, amigo dos amigos. Ex-deputado Ataide Teruel, que honrou o radialismo, a comunicação e a família com grande mandato nesta Casa. Muito obrigado por aqui estar, deputado Ataide.

Subprefeito de Santo Amaro, irmão Silvio Rocha Júnior, nosso presidente municipal e cofundador dessa pedra fundamental. Tiago Almeida, melhor de todos os “Tiagos” e chefe de gabinete da subprefeitura de Santo Amaro. Professor Weber Matias, ex-secretário de esportes da capital e fraterno amigo do coração que muito contribuiu, e contribuirá certamente ainda muito mais pelo esporte de São Paulo.

Franz Felipe, chefe de gabinete da Secretaria de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo, irmão lendário de incontáveis batalhas. Ex-diretor Jonas Azevedo, parceiro de sempre. Dr. João Lucas, meu irmão do coração, braço direito de todos os momentos, presidente da Fundação Podemos e revelação da gestão e liderança.

Pastor Elias Jose, homem de Deus, meu pastor e amigo. Queridos amigos da Secretaria de Esporte. Queridos amigos da Fundação Podemos. Queridos amigos do Podemos da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa. Querido prefeito de Nova Granada, Luizinho Salvador, minha primeira referência ainda quando criança de homem público. Vice-prefeito Celsinho. meu primeiro voto para vereador.

Querido irmão Guto, vice-prefeito de Carapicuíba; secretário Jorge Perez e Rodrigo Fiori; irmãos Madruga e Arakaki; secretário Mário Tito, de São Vicente; vereadores do Podemos do estado de São Paulo, em nome do vereador Parra, cumprimento a todos; demais autoridades aqui citadas, na pessoa do vereador Gabriel Abreu, sintam-se todas cumprimentadas.

Amigos de perto e de longe, da vida social, da política, do esporte, do Mackenzie, do Podemos, dos projetos sociais, da Igreja Assembleia de Deus, onde congrego, dos caminhos da vida, de todas as idades. Como é bom poder rever tantos amados irmãos do coração. Não quero citar para não ser injusto e cometer maiores falhas.

Se existe algum sucesso nessa trajetória, foi, sobretudo, fruto de trabalho em equipe, em que muitos, se não quase todos aqui, contribuíram. Sou grato pela vida de todos vocês. Sou grato pela vida de todos. Deus, em sua infinita graça, me presenteou com amigos mais chegados que irmãos.

Obrigado, em especial, meus fraternos irmãos inenarráveis, Katia Nascimento e João Lucas Monteiro, que lideraram todos os preparativos desta solenidade. Vocês são incomparáveis. (Palmas.) Mário Quintana já dizia: “A amizade é um amor que nunca morre”.

Muito obrigado a todos vocês, amigos presentes, sem exceção, que nesta sexta-feira, 6 de junho de 2025, dispuseram do que temos de mais valioso, o tempo, para estar conosco nesta Casa Legislativa. Compartilho, com cada um, esta medalha. Ela é de todos nós. Não a mereço, não tenho nenhum mérito isolado, mas a guardarei com carinho, somente como portador de um grande trabalho em equipe, reflexo do coletivo, agraciado por Deus.

Todos esses cargos e experiências administrativas aqui ditas são, na verdade, um mosaico de uma equipe talentosa, com união de propósitos e espírito de servir. Eu queria aqui numerar um a um que a compõe ou a compôs, mas seria interminável e a voz falharia facilmente. Mas sintam-se, por favor, citados, fraternalmente abraçados e merecidamente honrados. Minha profunda gratidão a todos.

Sei que me estendi muito, peço desculpas, mas finalizo com o que disse inicialmente e agora ainda mais forte reitero, e que seja, por derradeiro, a pergunta candente do nosso espírito: “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” Respondo: o que consigo, na minha pequenez, ofertar é meu profundo agradecimento a Deus Pai e a todos meus lendários e especiais amigos que aqui estão.

Contem comigo.

Novamente, muito, mas muitíssimo obrigado e um fraternal abraço. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, ouvimos, então, neste momento, o homenageado Dr. Thiago Milhim, que fez suas considerações.

E agora, neste momento, eu passo a palavra ao deputado Dr. Eduardo Nóbrega para as considerações finais e para o encerramento desta cerimônia, com a leitura do texto a seguir.

 

O SR. PRESIDENTE - DR. EDUARDO NÓBREGA - PODE - Bom dia a todos. Eu, com muita emoção, me dirijo a esta tribuna. Eram 15 laudas para falar do Thiago, mas, depois do discurso dele, eu não tenho nem cabedal linguístico para rebuscar as palavras da forma que ele fez... O cuidado... Parece um artífice cuidando de cada palavra, formando as frases, o texto, tocando o coração de todos nós.

Thiago já falou por todos. Quero apenas fazer algumas saudações, relembrar alguns momentos e, ao final, agradecer a Deus por cada um de vocês estarem presentes aqui. Eu estava muito preocupado, mas muito preocupado, para que a cerimônia fosse à altura do Thiago.

Quando eu saí de Taboão da Serra... Infelizmente, o trânsito às vezes em São Paulo, meus vereadores... Às vezes o trânsito em São Paulo não ajuda. E eu perguntando se a equipe já estava aqui, se todos tinham chegado. Eu fiquei sabendo que o Becari foi o primeiro a chegar, ao lado do Fábio Faria de Sá. Eu falei: “Bom, as duas maiores autoridades do partido já chegaram, então eu já fico mais à vontade”.

Mas, graças a Deus, que cerimônia linda. Eu participo de várias cerimônias, mas nesta, não tenho dúvidas - como foi na semana passada aqui, na homenagem que fizemos à bispa Sonia Hernandes -, Deus está presente aqui e ficou muito claro nas palavras, nas suas palavras, Thiago.

Quero apenas deixar então, nesse sentido, a palavra Dele: “Que o Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz”.

Eu queria liberar essa palavra para você, na sua vida. O pastor Marcelo Aguiar está aqui e poderia... Eu peço licença para fazê-lo, mas acho que é o momento adequado, que cai bem e representa bem tudo o que nós sentimos pelo Thiago. Por fim, agradecer aos familiares, a mãe, Luzia Milhim. O coração não precisa de cardiologista, depois de tanta emoção, superou bem.

Quero agradecer a Elizete Silva, sogra, que está naquelas sogras... Há no Brasil, uma brincadeira que se faz com sogra, mas, na verdade, todos nós amamos nossas sogras, e o Thiago aqui pôde deixar claro esse amor que tem por você. Damares Milhim, a esposa, sustentáculo, não é, Thiago? Aquela que todos os dias intercede para que o seu sucesso aconteça da forma que está acontecendo.

José Milhim, o pai, as suas lágrimas me fizeram lembrar o meu pai, deveria ter convidado para participar desta manhã especial. E tem um pai que está... Alguém que está lembrando do pai também ali, que eu vou deixar para o final, que certamente, nas suas lágrimas, ela sentia a presença dele. Victoria Dias, cunhada, Évelyn Milhim, irmã.

Quero saudar o Thiago, Renato Abreu. Formalidades, só para concluir, Felipe Becari, deputado federal, meus amigos, colegas, parceiros, Clarice Ganem, Fábio Faria de Sá, Ricardo França, Marcelo Aguiar, saudar a Ana Carolina Oliveira, o Gabriel Abreu, meu defensor, a Renata já tinha citado, viu, se não tivesse, você teria lembrado. E quero, em nome do Léo, que está aqui presente, e da Wanessa Valverde, saudar todos do Podemos e todos os que estão presentes também.

Em nome da minha equipe, que saiu lá de Taboão da Serra, vieram aqui prestigiar. Obrigado por toda a dedicação para este evento e uma saudação especial a todos os colaboradores da Alesp. Carlos, a todos vocês, Edson, muito obrigado, o evento superou as expectativas e tenho certeza de que o Thiago vai levar para sempre, no coração, todo o esforço que vocês fizeram aqui. Obrigado.

E só queria terminar, Thiago, dizendo o seguinte, primeiro, que como é bom quando a gente ouve os amigos. Eu tenho uma vida curta no Podemos, como a Ana colocou, a minha é um pouquinho maior que a dela, eu era vereador de Taboão da Serra, depois disputei uma campanha à prefeitura e, através da mão de um amigo que queria estar aqui hoje, que é o nosso grande Wagner Eckstein Junior, que te ama, te adora, ele me conduziu ao Podemos e lá ele sempre fez referência a duas pessoas, a Renata, como não podia deixar de ser, mas, em especial, ao Thiago Milhim.

E tudo o que foi dito aqui, e por isso que não vou ler o meu discurso, é uma repetição dos valores, dos princípios, da lealdade que o Thiago tem e vocês todos compartilham desse mesmo sentimento.

E o Junior, desde o primeiro momento, me disse, Edu, qualquer dúvida no partido, liga para o Thiago, qualquer decisão que for tomar, fale com o Thiago, qualquer aperto, fale com o Thiago.

E aí, foi assim que eu iniciei a minha vida no partido, fomos eleitos e, aqui na Alesp, vocês não têm noção, os deputados do Podemos dividem tudo o que acontece, desde os espaços nas comissões, a participação partidária, as decisões em plenário, não há necessidade de nenhuma discussão. Olha, se nós discutimos por alguma coisa, foi quem ficaria mais com o carro, porque não tem como, às vezes a gente quer criar alguma coisa, precisa discutir, gente.

Ainda bem que chegou o Marcelo Aguiar, para poder mexer com a gente e movimentar esse time, porque aqui é só amor mesmo. E quando esses queridos amigos, Marcos Coelho, Gabriel Abreu e Wagner Eckstein Junior me solicitaram que precisávamos fazer uma homenagem ao Thiago Milhim, eu não tinha nem noção de como seria essa cerimônia.

Eu não tinha outorgado nenhum título a ninguém, foi a primeira ação como parlamentar e essa ação, só não consta o nome de todos eles, por falta de experiência nossa, porque a vontade era de todos estarem outorgando e, na verdade, todos estão, e por isso todos estão presentes aqui e ficaram até esse último minuto.

A segunda curiosidade que eu queria passar para vocês: não foi só do Fábio que o Thiago abonou, ele abonou a minha ficha também, Fábio. E ele, naquele dia, eu com muito medo, no último dia de assinar, a Re já tinha dito: você faz 44 mil votos? Eu falei: Re, eu faço 40. Ela falou: tem que fazer 44. Eu falei: eu faço 40. Faz 44. No final, Deus permitiu que fizéssemos 53.700 e fomos eleitos e tivemos essa oportunidade de estar aqui com todos vocês. (Palmas.)

Então, gente, eu sou grato a Deus por essa oportunidade, dizer que homenagear o Thiago foi um presente que Deus me deu, que deu a todos nós, deputados estaduais, e que eu resumo o Thiago numa entrevista que eu acabei de dar antes do início dessa cerimônia: o Thiago é uma pessoa que não precisa de mandato para transitar em todos os órgãos da administração pública, municipal, estadual, federal.

E eu, na verdade, disse o seguinte, Thiago: você manda sem mandato, você manda com amor, com carinho, com delicadeza, com dedicação ao próximo, a sua vida é um gesto de amor ao próximo e é por isso que você tem galgado o sucesso que hoje nós representamos aqui, que vimos aqui.

Eu quero terminar dizendo para a Ana que, se o Thiago não vier, vai você ser deputada federal, ao lado do nosso deputado federal, Thiago Milhim, e ajude a família Podemos a fazer o maior número de deputados federais da nossa história.

Deus abençoe a todos.

Muito obrigado pela presença. (Palmas.)

Então, vou encerrar daqui também, já que hoje foi um misto de formalidades e informalidades à família Podemos, reunida, tomando conta da Alesp, faço as últimas palavras desta manhã.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a todos os envolvidos na realização dessa solenidade, assim como agradeço a presença de todos.

Está encerrada esta sessão solene.

Deus abençoe.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 29 minutos.

 

* * *