1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA           017ªSS

DATA:990813                                    

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Exmo. Sr. Deputado Gilberto Nascimento, representando o Exmo. Sr. Dr. Mário Covas, Governador do Estado de São Paulo; Sr. Bispo Atílio Francisco da Silva, da Associação Beneficente Cristã ABC; Sr. Jaime Gomes, representando o Sr. Jorge do Poerinha, Prefeito de Carapicuiba; Pastor Gilmar Romano, representante da Sede Regional de Osasco;  Sra. Alda Araújo, esposa do Exmo. Deputado Márcio Araújo; Pastores Miguel Alves de Souza Filho e Florentino Marques, representando o Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Pastor Jair Emídio Barbosa; Sr. Pastor Luiz Carlos Estrela, representando o Bispo Valdeir Moraes, da Igreja Universal do Reino de Deus; Sr. Vereador João Moisés, da Câmara Municipal de Carapicuiba; Sra. Eny Amazonas, Dretora de Comunicação da Prefeitura de Carapicuiba; Sr. Roberto de Santos, da Igreja Universal do Reino de Deus de Santo André; Sr. Pastor Elias Mattos, da Igreja Universal do Reino de Deus de Santo André; Dr. Edson Antônio Miranda, representando o Instituto dos Advogados de São Paulo OAB; Jair Santos, obreiro da Igreja Universal de Osasco; Sr. Claudionor Alves Santa Rosa, Vereador da Câmara Municipal de Carapicuiba;  Sr. Alcino Ribeiro, vice-Presidente da Federação da Sociedade Municipal de Osasco; Sr. Vereador Agemiro, 2º Secretário da Câmara Municipal de Itaquacetuba, jovens obreiros, meus senhores, minhas senhoras, convidados, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorar o Dia do Evangélico.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar.

 

                                                           *          *          *         

 

É executado o Hino Nacional.

                                                           *           *           *

O SR. PRESIDENTE – MÁRCIO ARAÚJO – PL - Tem a palavra o nobre Deputado Gilberto Nascimento, da Bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Exmo. Sr. Deputado Márcio Araújo, autor desta propositura, Srs. Pastores, que estão conosco nesta noite, Srs. Vereadores, Sra. Alda Araújo, esposa do nosso querido Deputado Márcio Araújo, este exemplo de homem público a ser seguido, enfim, queridos irmãos, o Sr. Governador do Estado de São Paulo, nosso querido Mário Covas, não pôde estar presente a esta solenidade tendo em vista uma série de outras atividades já anteriormente agendadas e eu,  como seu representante, quero dizer que este é um momento ímpar em nossas vidas, porque esta noite eu tenho a felicidade de estar falando para uma parte do povo mais feliz do Planeta Terra, é um povo que um dia é um povo que um dia aceitou Jesus como seu Salvador e, com todas as dificuldades que o mundo vai vivendo, com todas os problemas que se vai enfrentando, este povo tem a felicidade, porque leu na sua bíblia  - segundo a sua promessa, não promessa de políticos, não promessas simplesmente de um pai para filho, quando o filho vier a obedecer em algum evento ou em algum momento; não é a promessa de patrão para o empregado nem do marido para a esposa. Nenhuma dessas promessas, mas a nossa bíblia diz: “mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos um novo Céu e uma nova Terra onde habita a justiça”.

É por isso que nesta noite tenho a felicidade, e quero agradecer ao nosso Deputado Márcio Araújo, por ter criado este dia nesta Casa; por estar realizando este culta nesta noite, para que pudéssemos estar falando para uma parte do povo mais feliz do Planeta Terra.

O valor dos evangélicos, neste Estado, tem sido muito grande. Nossos governantes, assim como o nosso Governador Mário Covas sabem que o Estado hoje passa por dificuldades; temos muita violência e problemas de todas as formas. Logicamente  isto é um oásis em que está o povo mais feliz da Terra, mas em geral o povo anda inquieto, angustiado e triste. Essas coisas acontecem exatamente pela falta de perspectiva; as pessoas não têm uma perspectiva de como será no amanhã. Porque infelizmente a violência cresce de forma tamanha. É claro que sabemos que tudo isso é gerado pelo pecado, pelo desconforto que cada pessoa causa quando desobedece nosso o nosso Criador.

O que seria deste Estado, deste País e do mundo, se não fossem os evangélicos? Se não fossem aqueles que se curvam, nas madrugadas, para interceder a Deus pelas nossas autoridades constituídas?

O que seria das nossa sociedade se não tivéssemos as igrejas, que vão no mais profundo abismo para tirar pessoas; para tirar de lá a prostituta e fazer dela uma mulher de valor; para tirar o drogado das ruas e do mundo das drogas e fazer dele um homem de valor; para tirar o homossexual da rua e fazer dele uma nova criatura. Muitos deuses apareceram no últimos séculos. Observamos que a cada dia surge um novo deus criado pela mente humana. Não acredito em nenhum deus criado pela mente humana, querida família! Acredito naquele Deus que transforma; aquele que criou a mente humana, que tira a prostituta do prostíbulo e faz dela uma mulher de valor, uma pessoa santa para que o possa  adorar, fazendo o mesmo com o traficante, com o viciado, com o ladrão, transformando vidas. Assim, a nossa sociedade vai vivendo, enquanto Deus vai transformando vidas teremos ainda uma sociedade um pouco melhor. Um dia todo esse povo será tirado deste mundo, aí será triste demais. Mas, louvo a Deus; não estou fazendo aqui um discurso político, senhoras e senhoras; falo de coração, na expectativa que tenho de um novo Céu e de uma nova Terra. Enquanto essa sociedade se angustia, enquanto vemos Deputados que passam por esta tribuna no dia-a-dia angustiados por uma série de coisas que vão vendo, observando e às vezes não vêem saída, abro minha bíblia no Salmo 46, versículo 10, e o Senhor fala no meu coração: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Essa é a nossa esperança e expectativa, e nessa expectativa vamos trabalhando, vivendo e aguardo um novo Céu e uma nova Terra.

Que Deus possa abençoar cada um dos senhores!

Peço que orem pelo nosso pelo nosso Governador, pelos nossos políticos, pelos nosso prefeitos, vereadores e pelo nosso Presidente da República. Orem a cada instante par que Deus possa trazer paz este País. Mas tenho dito: A paz só será maior quando todas as pessoas entregarem o seu coração ao Senhor Jesus e o Senhor fizer cada uma dessas pessoas uma nova criatura. Aí nós teremos uma sociedade mais justa, uma sociedade mais clara, nós teremos uma sociedade que estará voltada aos pés do Senhor.

Que Deus abençoe a cada um de vocês! Que Deus abençoe o Deputado Márcio Araújo, que tão bem representa esse segmento que é a Igreja Universal do Reino de Deus nesta Casa! Que Deus abençoe vocês  em nome de Jesus!

Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAUJO - PL - Ouviremos agora pelo cantor Nil, ex-Dominó, a música  “Obrigado Senhor”.

 

O SR. NIL - Quero desejar a todos os presentes uma boa noite e saudar aos meus irmãos em Cristo com a graça, a paz e a de Nosso Senhor e Salvador  Jesus Cristo.

É um prazer muito grande estar aqui com a minha irmã Diane e poder louvar ao Senhor junto com todos vocês. O Salmo 107 diz: “Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre”.

Portanto, convido a todos que aqui estão para adorarem ao Deus único e eterno, agradecendo a ele por mais este dia, agradecendo a ele por todas as bençãos que tem dado as nossas vidas, que tem derramado sobre cada um de nós e desejando ardentemente que o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo seja glorificado eternamente através de nossas vidas.

Amém.

 

*          *          *

 

- É entoada a canção.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAUJO - PL - Tem a palavra agora o  Pastor Florentino Marques, da Igreja Assembléia de Deus, de São Bernardo do Campo.

 

O SR. FLORENTINO MARQUES - Nesta noite sou imensamente grato por poder estar em tão importante evento como este. Nosso agradecimento aos Srs. Deputados Márcio Araújo e Gilberto Nascimento, que tem desempenhado papel tão importante e fundamental nesta Casa e a todos os presentes também, que a paz do Senhor Jesus esteja em todos os corações.

Quero apenas fazer uso aqui da Bíblia Sagrada e ler dois versículos apenas que dizem assim, em São Matheus, Capítulo V: “Vós sois o sal da terra e se o sal for insípido, com que há de se salgar? Para nada mais prestara, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte”. É muito importante que, neste momento, seja comemorado o “Dia do Evangélico”, a importância do Evangélico. Aquele que crê  verdadeiramente na palavra do Senhor. A Bíblia diz: “Vós sois o sal da terra”.  Há uma grande expectativa na terra, como já foi dito pelo nobre Deputado Gilberto Nascimento, a situação atual em que vivemos, uma inquietação muito grande na sociedade, preocupações, situações difíceis, violência e tantas coisas acontecendo por ai. Muitas vezes os homens estão desesperados e não têm onde se apegar. Procuram seus recursos materiais e não conseguem solucionar os problemas. A cada dia, muitas vezes  vai se frustrando dia-a-dia  sem solução definitiva e efetiva para seus problemas. Só que a Bíblia está dizendo que somos o sal da terra. Isso demonstra nitidamente a importância fundamental de cada evangélico: cada um de nós vai fazer a diferença nesta Terra. Esta é a nossa posição e é isto que está acontecendo através dos nobres Deputados que Deus colocou nesta Casa, como sal, em que cada um de nós entendemos que também somos sal da terra, para fazer a diferença.  O sal interfere, o sal conserva, o sal tem que estar envolvido, tem que estar no meio; não adianta ser sal da terra e estar afastado, não estar envolvido com os problemas com as dificuldades e aflições que a humanidade está passando. Tem que ser sal mesmo, tem que estar envolvido mesmo. Tem que estar participando mesmo para que haja realmente essa diferença e que se possa trazer o tempero que o mundo  espera e necessita e que existe em tantos lugares, mas que não consegue encontrar.

“Mas vós sois o sal da terra”, ou seja, Deus tem uma grande expectativa concernente às nossas vidas, Deus tem uma grande expectativa concernente ao povo evangélico. Se alguém pode oferecer ainda alguma coisa para este mundo que já está até em estado de putrefação se assim pudéssemos dizer diante de tantas situações difíceis em que estamos vivendo, o medo, a violência e tudo isto que estamos vivenciando no dia-a-dia, o temor que entra na vida das pessoas, ao saírem de suas casas de manhã sem terem a expectativa de voltarem à noite. Mas existe uma solução, e esta solução o Senhor já deu: o sal.  É quem vai realmente fazer esta diferença; é quem realmente vai interferir nesta sociedade; é quem vai estar trazendo a interferência necessária para encontrar a solução para esta sociedade; que o povo evangélico possa realmente assumir o seu papel como sal desta terra e tenha talvez um pouco mais de ousadia, acredite e avance um pouco mais. O nosso limite é o céu e Deus está pronto para nos usar em todos os segmentos da sociedade, como Deus tem usado estes homens que tem colocado aqui e somos finalmente a luz do mundo para iluminar este mundo que jas em trevas a igreja, o evangélico é a luz do mundo. Daí então a suprema importância de um evento como este, o Dia do Evangélico. Somos evangélicos, somos o sal da terra, somos a luz do mundo. Vamos acreditar nisso, vamos viver isso e fazer essa diferença que todos esperam e somente a igreja é quem pode fazer. Deus abençoe a todos.

Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Ouviremos agora, pelo Pastor Paulo César e a Sra. Nilma, do Grupo Logus, as músicas “Não temas” e “Portas abertas”.

 

O SR. PAULO CÉSAR - Nosso boa noite a todos. É uma alegria muito grande estar aqui nesta oportunidade. Enquanto as pessoas que nos antecederam estiveram falando, eu estava ali sentado pensando no grande privilégio que estamos tendo com esse dia que começa a marcar uma data no calendário do nosso Estado. Louvamos a Deus por este privilégio.

Estava pensando na última palavra que ouvimos a respeito de ser sal e de ser luz, o quão difícil é ser sal e ser luz no meio político e também pensando que assim como Deus escolhe missionários, pastores e obreiros, também escolhe políticos e ai do político que não fizer bem o papel de sal e luz quando Deus os chama para isto. É uma responsabilidade enorme. Vamos cantar uma música que pode ser aplicada neste momento àqueles que têm este tipo de chamado. Quando passarem por momentos de dificuldade - e eles sempre vêm - lembrem da sua escolha, do seu chamado, porque assim diz a música e assim diz a palavra: “meu servo não temas, porque eu te escolhi.”

Amém.

 

*   *   *

 

- São entoadas as canções.

 

*   *   *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Esta Presidência agradece ao Grupo Logus e concede a palavra ao Bispo Atílio Francisco da Silva, da Igreja Universal do Reino de Deus.

 

O SR. BISPO ATÍLIO FRANCISCO DA SILVA - Boa noite a todos os presentes, Srs. Deputados e demais autoridades.

Quero em primeiro lugar dizer da importância deste dia porque são muitas as pessoas que não dão importância e valor às datas. Se Deus deu inspiração ao nosso nobre Deputado Márcio Araújo, juntamente com outros que se engajaram nessa luta para instituir esse dia, é porque Deus sempre tem algo importante para nos ensinar e nos mostrar.

Dia do Evangélico! Muitos são aqueles que se dizem evangélicos, muitos porque acreditam serem participantes de uma igreja, outros porque têm oportunidade de ter nas mãos a Bíblia; enfim, muita pessoas têm na sua mente e no seu coração o pensamento de serem evangélicos, mas o verdadeiro evangélico é aquela pessoa que se submete e procura viver em função dos ensinamentos do nosso Senhor Jesus, é aquele que procura aplicar na sua vida,  no seu dia a dia,  no seu trabalho e em tudo o que faz os ensinamentos do nosso Senhor Jesus.

O verdadeiro evangélico é aquele que se dá, vê a necessidade do próximo e lhe estende a mão. Sabemos que o próximo, em que tanto a Bíblia fala, é aquela pessoa que precisa da nossa ajuda. Então, com essa linha de pensamento podemos verdadeiramente entender quem é o verdadeiro evangélico.

O Senhor Jesus disse que não podemos separar o joio do trigo, quem vai fazer essa separação é Ele, mas aquela pessoa que realmente se denomina um evangélico de verdade, e verdadeiramente vive em função dos ensinamentos cristãos, sabe profundamente, no seu coração, que ela é uma pessoa de Deus. Ela é denominada evangélica porque vive em função e segue os ensinamentos do evangelho. Sabemos que existem outros evangelhos, que não são o evangelho do Senhor Jesus, mas aquela pessoa também acredita ser evangélica.  Portanto, não vamos nos iludir e nos enganar. Se você,  meu amigo,  acredita ser um evangélico apenas porque freqüenta uma igreja,  tem acesso à Bíblia Sagrada e porque pertence à uma denominação religiosa, você está simplesmente equivocado e enganado.

Procure avaliar e analisar a sua vida, observar se ela está pautada dentro dos ensinamentos  de Deus e da Palavra de Deus. Você é o único que pode fazer isso. Não posso julgá-lo e nem condená-lo. Você é o seu único juiz como eu sou meu único juiz. Tenho consciência do que sou para Deus. Não importa o título que nos é concedido mas sim aquilo que sou para Deus.

Procuro ser sempre uma pessoa simples, ser sempre uma pessoa temente a Deus e olhar as coisas com inocência e com pureza, buscando sempre guardar o meu coração acima de qualquer coisa. Isso me dá segurança e consciência de que sou de Deus e assim também aquele que é de Deus  tem essa consciência, porque preserva esses valores fundamentais dentro de si mesmo. Se você o faz, então, dê glórias a Deus, porque você é uma pessoa de Deus.

Para encerrar, gostaria apenas de citar uma passagem em que o Senhor Jesus nos ensina e nos dá um alerta para que devemos entrar pela porta estreita e buscarmos a porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição. Estreita é a porta que nos conduz à vida. Em todos os segmentos da sociedade procuramos estar presentes. O homem de Deus e evangélico está presente e não poderia ser diferente também na política. Jamais buscaremos ser a maioria. Se tivéssemos o objetivo de ser a maioria, então, esses dois versículos não teriam fundamento. Para entrar pela porta estreita é preciso muita vontade, muita força, muita disposição e muita submissão à voz de Deus.   A Bíblia nos diz que são poucos os que passam por ela. Temos que estar entre esses poucos, não na quantidade mas na qualidade do nosso coração mostrado e apresentado para o nosso Deus. Boa noite a todos e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL -  Ouviremos agora, pelos Srs. Walter Souza, Sofia Ribeiro e Bianca Toledo as músicas “Algo Novo” e “Digno de Glória”.

 

O SR. WALTER SOUZA - Dia de festa, dia de celebração, de júbilo. Certamente a igreja do Senhor está ganhando seu espaço. Louvo a Deus pela oportunidade de estarmos aqui reunidos.

A Bíblia diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos. Tenho certeza que este dia foi conseguido através de oração.

A palavra de Deus diz que, quando oramos, algo novo acontece. Creia nisso! Creia nisso! A igreja do Senhor vai caminhando de joelhos através da oração. Algo novo sempre acontece quando oramos!

 

                                        *                       *                         *

 

-                                 São entoadas as músicas “Algo Novo”  e  “Digno de Glória”.

 

*                       *                          *

 

SR.PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - Ouviremos agora a apresentação do cantor Nil, interpretando “Novamente eu quero ser amado”.

 

*   *   *

-                                 É entoada a canção

*   *   *

 

O SR. NIL - Mais uma vez eu convido os presentes a louvarem o nome do Senhor Jesus, parabenizando o Deputado Márcio Araújo por esta iniciativa. Desejo de todo coração que as bênçãos de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo possam ser derramadas abundantemente sobre sua vida, da sua família e seu ministério. Agradeço a Deus pelo amor de Deus estar sobre a minha vida, sobre a vida de cada um que aqui está e o amor de Deus é um amor imensurável, incomparável e incompreensivo, porque Deus amou o mundo de  tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todos que Nele crê  não pereça, mas tenha vida eterna.

Eu tinha muita dificuldade em compreender o amor de Deus até que um dia eu deixei de tentar compreender o amor de Deus para apenas aceitá-lo e eu disse ao Senhor Jesus: “Senhor, eu quero ser amado assim, eu quero ter esse amor em  mim.” Que todos possam dizer isso, neste momento, com sinceridade e de coração.

 

*  *  *

-É entoada a canção.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Convido o Bispo Atílio Francisco da Silva, da Igreja Universal do Reino de Deus, para fazer uma oração.

 

O SR. ATÍLIO FRANCISCO DA SILVA - Em primeiro lugar, agradeço a Deus por me permitir fazer a oração, uma vez que há homens de Deus aqui mais dignos para fazê-lo. Mas se assim quis Deus, com toda simplicidade e humildade queremos juntos com vocês fazer esta oração. Este é um dos locais mais importantes do nosso Estado. Aqui se fazem as normas, regras e leis que regem o nosso Estado. Então é importante aproveitarmos esta oportunidade para abençoarmos este lugar, para que tudo o que for aqui decidido seja em benefício do nosso Estado, do nosso povo e da nossa Nação. Graças a Deus! Então, vamos falar com Deus. Fechem os seus olhos. Senhor Nosso Deus e Nosso Pai, quero aqui meu Deus neste momento fazer menção a uma pessoa, que representa meu Deus, ou talvez haja mais pessoas presentes que representam a classe dos advogados, que lutam meu Deus para fazer justiça neste País. A eles meu Deus venho pedir que o Senhor lhes dê sabedoria e entendimento, tudo aquilo que é necessário para que possam defender as causas com dignidade, com justiça, reconhecendo que eles também são pessoas que estão sujeitas a faltas e erros, mas são pessoas que a elas foi dada sabedoria e autoridade para lutar pela justiça deste povo, deste País, deste Estado. Abençoa meu Deus a classe, a instituição OAB, para que os homens ali sejam dotados de uma luz maravilhosa para que possam exercer suas funções com todo entendimento.

Oro também meu Deus para todos os Deputados, esses legisladores que diurnamente estão aqui presentes nesta Casa, discutindo, lutando, buscando soluções, coisas que venham a dar condições para nosso povo conseguir viver segundo a legislatura desta terra, as normas deste País e deste Estado.

Abençoa, Senhor, cada um deles, dando-lhes entendimento, toda a sabedoria necessária e que possam através dos teus escolhidos, dos homens de Deus que o Senhor colocou para partilhar desta Casa, faça a Tua luz resplandecer e esclarecer os corações de todos os Srs. Deputados desta Casa.

Aproveito a oportunidade para  pedir também pelo nosso Governador, para que a ele também, que é uma autoridade hoje, porque do Senhor recebeu esta autoridade, para que possa exercê-la com toda presteza, com toda dignidade, não visando apenas o benefício de alguns, mas de todo o povo paulista, de todo o povo deste Estado.

Abençoa meu Deus o povo carente, o povo necessitado, o povo aflito, o povo que muitas vezes espera muito desta justiça, deste parlamento, e muitas vezes tanto  se pode fazer. Dai a eles capacidade, força para lutar, usando cada um de nós, que eu já te conhecemos, usai meu Deus teu povo, que já está nas tuas mãos para estar lado a lado com o povo, todo o carisma desta nação meu Deus para ajudá-los a encontrar o caminho da tua luz.

Pai Querido, abençoa todos os pastores, todos os homens de Deus, que têm sido um instrumento nas tuas mãos para pregar a tua palavra, para levar tua mensagem onde o céu pode alcançar. Daí a eles meu Deus, não a unção  porque a eles já  é conferida a unção de homens de Deus, de servos do Senhor, mas daí a eles sempre equilíbrio, domínio próprio, sabedoria, para que saibam ministrar a Tua palavra e ganhar almas e almas para o teu reino.

Pai querido, mais uma vez quero pedir de todo coração - este é um pedido pessoal meu Deus - que o Senhor tenha suas mãos estendidas para este lugar. Não permita nada sair daqui com objetivo de criar problemas, dificuldades para nosso povo. Nunca meu Deus permita isto, pelo contrário. Use os instrumentos que o Senhor tem aqui nesta Casa, para impedir que tal fato venha a suceder.

Assim, Senhor, te agradecemos de todo o coração pela oportunidade de estarmos aqui e por esta oportunidade que o Senhor nos concedeu.

Abençoe a todos, meu Deus: os músicos que te louvaram, os funcionários desta Casa, enfim todos nós queremos estar debaixo da Tua graça.

Muito obrigado, Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém e graças a Deus! (Palmas.) 

           

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAUJO - PL - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, está encerrada a sessão.

 

*          *          *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 47 minutos.

 

*          *          *