25 DE JUNHO DE 2001

18ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CORPO DE BOMBEIROS

 

Presidência: WALTER FELDMAN e EDNA MACEDO

 

Secretária: EDNA MACEDO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 25/06/2001 - Sessão 18ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN/EDNA MACEDO

 

HOMENAGEM AO CORPO DE BOMBEIROS

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência por solicitação da Deputada Edna Macedo. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino dos Bombeiros.

 

002 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência.

 

003 - EDIR SALES

Cumprimenta a Presidente Edna Macedo e demais autoridades. Enaltece o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros.

 

004 - ALBERTO CALVO

Saúda a Presidente Edna Macedo e as outras autoridades. Fala de sua admiração pela nobre profissão de bombeiro. Recorda as lições recebidas pela Corporação, durante a última guerra.

 

005 - CELSO TANAUI

Cumprimenta a Presidente Edna Macedo e outros membros da Mesa. Fala de sua admiração pelo Corpo de Bombeiros, cuja Central diz ter conhecido há pouco tempo. Elogia a técnica avançada da Corporação.

 

006 - Presidente EDNA MACEDO

Anuncia a exibição de um vídeo sobre a atuação dos Bombeiros.

 

007 - WAGNER FERRARI

Na condição de Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado, saúda o Presidente Walter Feldman e a Presidente Edna Macedo, a quem agradece a iniciativa da homenagem ao Corpo de Bombeiros, e as demais autoridades. Fala do trabalho do Corpo de Bombeiros, especialmente nos últimos grandes incêndios na Capital e adjacências.

 

008 - DUARTE NOGUEIRA

Representando na sessão o Governador Geraldo Alckmin, cumprimenta a Presidente Edna Macedo e demais autoridades. Recorda episódio em que o trabalho do Corpo de Bombeiros foi fundamental.

 

009 - Presidente EDNA MACEDO

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Edna Macedo para, como 2ª Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - EDNA MACEDO - PTB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero agora nominar as autoridades presentes e o farei por etapas. Posteriormente, a Deputada Edna Macedo nomeará os outros : Sr. Cel. PM Wagner Ferrari, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Muito obrigado pela presença e parabéns pela data! Sra. 2ª Tenente Mônica Figueiredo Penha Mendes, representando o Exmo. Sr. Major Brigadeiro-do-Ar Luiz Fernando Barbedo, comandante do IV Comar, Comando Aéreo Regional; Sr. Cel. PM Valdir dos Santos, representando S. Exa. O Sr. Cel. PM Rui César Melo, nosso digno comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Deputada Edir Sales, nossa amiga; Deputado Alberto Calvo; ex-Deputado Benedito Ribeiro, seja bem-vindo à sua Casa de Leis.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente por solicitação da Deputada Edna Macedo, com o objetivo de homenagear o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Convido a todos, neste momento, para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Ouviremos agora o Hino dos Bombeiros.

 

* * *

 

- É executado o Hino dos Bombeiros.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero agradecer, com muita emoção, ao maestro da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo que tanto contribui nas homenagens, em particular nesta, tocando além do Hino Nacional Brasileiro o Hino dos Bombeiros, hino vibrante, com uma cadência belíssima que nos anima em continuar participando de solenidades e homenagens como esta.

Quero anunciar a presença do Deputado Duarte Nogueira, nosso querido amigo e companheiro, Deputado estadual e líder do Governo do Estado de São Paulo, representando nesta solenidade o Exmo. Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin. Muito obrigado, Deputado Duarte Nogueira.

Senhoras e senhores, antes de passar a Presidência dos trabalhos à nobre Deputada Edna Macedo, quero testemunhar aqui o seu sacrifício e o seu esforço para que esta Sessão Solene pudesse ocorrer. Todos sabem que temos realizado algumas mudanças estruturais aqui, na Assembléia, e uma delas foi a transferência das sessões extraordinárias para o período da manhã.

Solicitamos muito à Deputada Edna Macedo que realizasse esta Sessão Solene no período da manhã, exatamente para que pudéssemos fazer economia adequada de energia. Mas, muitas mudanças aconteceram até para a necessidade da realização da sessão extraordinária às segundas-feiras, o que não é comum, não é natural.

Novamente tive que solicitar à Deputada Edna Macedo que modificasse o horário desta solenidade para que a sessão extraordinária de hoje, de manhã, pudesse acontecer e ela, com muita paciência e com muita compreensão, atendeu ao nosso apelo para que a sessão pudesse ocorrer agora de maneira extraordinária e, portanto, com a luminosidade necessária no período noturno.

Achei fundamental neste momento relatar esse fato porque, se não fosse a compreensão da Deputada Edna Macedo, a sessão extraordinária não ocorreria e também não teríamos a oportunidade de ter esta presença tão expressiva numa sessão excepcional, convocada exatamente com a finalidade de homenagear o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, algo que temos feito várias vezes.

Coronel Ferrari, nas nossas intervenções e nas nossas manifestações, como é bom poder cumprimentar os bombeiros de São Paulo.

Não são discursos retóricos, marcados pela necessidade eventual de manifestações solenes que guardam exatamente as características de reuniões como esta. Na verdade, são manifestações sinceras de apreço, de consideração, de respeito e de muita admiração exatamente pela corporação que tem o maior grau de credibilidade na sociedade brasileira.

O nosso objetivo talvez de construir uma polícia comunitária vinculada à população, vinculada à comunidade, guarda talvez a experiência acumulada pelo próprio Corpo de Bombeiros de São Paulo. A polícia que a comunidade reconhece nos seus momentos mais difíceis de angústia, de calamidade, de conflito, de enchentes, de incêndio, que são os momentos mais difíceis pelas quais passam a população, é exatamente o Corpo de Bombeiros que está do lado dando abrigo, dando o tratamento técnico estendendo as mãos, prestando solidariedade e sempre encontrando uma resposta para reduzir a angústia, a amargura dessas comunidades atingidas.

É neste sentido que queremos prestar a nossa homenagem, na Presidência desta Casa, à uma instituição que respeitamos. Já disse ao Cel. Ferrari que, se a Assembléia de São Paulo atingir um grau de credibilidade do Corpo de Bombeiros, teremos atingido o nosso objetivo de representação popular através dos nossos mandatos sagrados nas urnas e com a esperança de que possamos através desse mandato mudar a realidade difícil pela qual ainda passa a sociedade brasileira nessa fase de transição para um país moderno, avançado e particularmente com redução da desigualdade social.

Em meu nome e em nome dos deputados que não puderam estar aqui presentes, quero cumprimentar o Corpo de Bombeiros de São Paulo que tanto nos orgulha e tanto trabalho irá ainda oferecer à nossa população.

Deputada Edna Macedo, meus parabéns pela feliz idéia de convocação desta Sessão Solene. Neste momento, gostaria de passar a Presidência dos trabalhos a Vossa Excelência.

 

* * *

- Assume a Presidência a Sra. Edna Macedo.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Concedo a palavra à nobre Deputada Edir Sales.

 

A SRA. EDIR SALES - PL - SEM REVISÃO DA ORADORA - Ilmo. Sr. Presidente desta Assembléia, Deputado Walter Feldman, Sr. Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, meu nobre colega Cel. Wagner Ferrari, em nome de quem cumprimento toda esta corporação presente hoje, aqui, enchendo esta Casa de alegria e de reconhecimento; minha amiga, Presidente desta Sessão, Deputada Edna Macedo, a quem cumprimento pela idéia magnífica e que todos nós queríamos ter.

Vossa Excelência realmente teve uma idéia brilhante que representou a vontade de todos nós, deputados desta Casa, marcando esta Sessão Solene de aniversário dessa corporação séria, uma das melhores corporações do mundo, se não a melhor. Uma corporação que se dedica a salvar vidas, como disse o nosso Presidente Walter Feldman, em enchentes e em incêndios. Quantas vezes ouvimos falar e quantas vezes ficamos sabendo de policiais do Corpo de Bombeiros que salvam vidas e que vêm com uma criança no colo como se estivessem renascendo lá através da vida daquela criança que eles conseguiram salvar.

Portanto, meus amigos, meu querido amigo coronel, sabe muito bem que eu sempre digo nos meus pronunciamentos que eu não faço parte da corporação da Polícia Militar, mas faço parte da família da Polícia Militar e, principalmente, da família do Corpo de Bombeiros. Sinto-me parte integrante da família porque aqui, na Assembléia, nesta Casa de Leis o que puder fazer, ao longo desse meu mandato aqui, em benefício da corporação do Corpo de Bombeiros, tenho feito com muito carinho e com muito amor porque é a minha obrigação.

No final do ano, temos que votar algumas emendas na Casa, as emendas que realmente priorizo, e o nosso comandante sabe bem disso, que são as do Corpo de Bombeiros. Elas são as principais e realmente estão à frente desse povo.

Sempre digo que os bombeiros não fazem apenas o serviço de resgate de vidas, eles fazem um trabalho maravilhoso junto à comunidade e, principalmente, no combate à droga e ao álcool. Tenho presenciado e participado disso.

Lembro-me, com muita alegria, do dia que recebi a medalha do 100° Aniversário do Corpo de Bombeiros. Parecia que lá estava tendo o reconhecimento de toda esta corporação que tem feito um bem muito grande à nossa nação.

Minha amiga deputada, que Deus a ilumine por essa idéia maravilhosa de estar hoje aqui premiando e prestando uma homenagem mais do que honrada e devida a esses homens de bem.

Muito obrigada, nobres deputados, minha querida amiga Edna Macedo e meu querido amigo, Cel. Wagner Ferrari.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência registra a presença entre nós aqui do Cel. PM. Nelson Francisco Duarte, subcomandante do Corpo de Bombeiros; Sr. Ten. Cel. Dr. Paulo Comata, do 18º CB; Major PM Renato Ribeiro Carvalho DFPCLB; Sr. Major Rubens Kodama, do 8º GB; Sr. Major PM Paulo Sérgio Vale, do Cefap; Sr. Major PM Paulo Chaves de Araújo; Sr. Major PM Freitas, do Corpo de Bombeiros; Sr. Major PM Albuquerque, da APMDB; Sr. Ricardo Teixeira, diretor do Dersa; Sr. Cel. PM Jair P. de Lima; Sr. Cel. PM Rubens Casado; Ten. Cel. Marcos Antônio Figueira; Sr. Ten. Cel. PM Eduardo Fernandes, chefe do Centro de Manutenção de Corpo de Bombeiros; Sr. Cel. PM Nevoral Alves Bucheroni, chefe da Assistência Militar da Assembléia Legislativa; Sr. Cel. PM Valdir dos Santos, representando S. Exa. Cel. Rui César Melo, comandante-geral da Polícia Militar.

Concedo a palavra ao nobre Deputado Alberto Calvo.

 

O SR. ALBERTO CALVO - PSB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sra. Presidente, nobre Deputada Edna Macedo; Sr. Cel. Wagner Ferrari, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros; nobre Deputado Duarte Nogueira, representando S. Exa. o Governador do Estado de São Paulo, em nome de quem quero saudar toda a oficialidade e a todos aqueles que exercem funções, homens e mulheres, da nossa querida corporação respeitada por todos os povos do mundo e obviamente aqui em nosso País, que é o Corpo de Bombeiros.

Acho que já nasci admirando essa nobre profissão de bombeiro, porque é justamente constituída por pessoas que auxiliam um cidadão que está necessitado de ajuda, de um amparo, de um socorro, de uma palavra amiga como tenho visto isso suceder com muita freqüência.

Eu deveria ter os meus 15 anos de idade, em plena guerra, e Santos estava sendo ameaçada e sendo canhoneada por submarinos estrangeiros, dizendo que eram de países que pertenciam ao Eixo, não sei se pertenciam mesmo. Santos estava em black-out. Nasci e fui criado em Santos e, naquela época, estava no hoje chamado Colégio Canadá, onde estudava também um outro Deputado desta Casa, que não foi reeleito agora, mas que agora é vereador. Nós nos apresentamos, apesar de sermos adolescentes, para colaborar no trabalho e, se houvesse bombardeio na cidade, queríamos colaborar no salvamento de pessoas. Fomos encaminhados justamente ao Corpo de Bombeiros de Santos, em mais ou menos 1943. Lá eles receberam todos aqueles que eram voluntários e nos trataram como se fôssemos adultos, instruíram-nos justamente no trabalho de salvamento, de apagar incêndios, de pular na rede, de descer na manga, tinha uma longa que parecia de lona que queimávamos até a pele do braço por deslizar por ela, descendo por mastros e não por escadas. Foi o meu primeiro contato com o Corpo de Bombeiros na cidade de Santos.

Nunca me esqueci disso, foi uma belíssima lição e serviu muito também para a minha formação moral. Naquela época, obviamente era tudo mais ou menos não bem equipado, mas era tudo o que se tinha e o mais importante era a alma do bombeiro que lá estava sempre pronta para intervir quando houvesse necessidade.

Daí, segui sempre respeitando e ensinando a respeitar os nossos bombeiros que são realmente uma elite, uma corporação de escol.

Realmente sentimos que a população ama essa gente, porque ela está sempre a postos. Não há dia e nem noite, não há sol nem chuva, não há tempestades, não há enchentes, não há seca, os bombeiros estão sempre a postos e prontos para dar até, como tem acontecido tantas e tantas vezes, a própria vida para salvar alguém.

Já vi bombeiros subir, com todo carinho, em árvores, em postes e em torres de alta tensão para salvar um gato, um bichinho. Vemos aí a sensibilidade humana dessa gente, que está aqui representada por esta oficialidade e por aqueles que me parecem que estão adentrando nesta corporação maravilhosa e magnífica, que tem que crescer cada vez mais. E, para isso, falo na frente do representante do nosso Governador, Deputado Duarte Nogueira, para que ele dê a esta corporação todo o apoio logístico necessário para o seu trabalho e tudo o que for necessário dos mais modernos e de última geração.

Estas pessoas que estão aqui, diante de nós, representam todo o Corpo de Bombeiros de todo o Estado de São Paulo e, sem dúvida, eles merecem apoio do Governo e de todos aqueles que de alguma maneira possam contribuir para que possam trabalhar cada vez mais e melhor, cada vez com mais segurança, porque queremos mais pessoas salvas e menos bombeiros mortos no cumprimento do seu dever.

É por isso que me sinto honrado por este convite da minha querida e nobre Deputada Edna Macedo, que teve esta feliz iniciativa de propiciar a todos nós este momento magnífico, momento de grande brasilidade, este momento cívico, este momento justo e bonito que estamos tendo neste instante.

Obrigado, nobre Deputada Edna Macedo. Obrigado, oficialidade e todos aqueles que aqui estão presentes que continuarão o trabalho desta oficialidade, desde o comandante até o menos graduado. Quero deixar aqui todo o meu apreço e toda a minha admiração. Podem ter a certeza de que até o último suspiro desta minha passagem terrena, estarei sempre gritando : Glória ao Corpo de Bombeiros do nosso País e do nosso Estado!

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Celso Tanaui.

 

O SR. CELSO TANAUI - PTB - Sra. Presidente Edna Macedo, Sr. Cel. Wagner Ferrari, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, nosso colega Deputado Nogueira, representando neste ato o Exmo. Sr. Governador Geraldo Alckmin, Sr. Cel. Valdir Santos, representando neste ato o Exmo. Comandante Rui César de Melo, nosso amigo e companheiro Deputado Alberto Calvo, demais autoridades, senhores oficiais, praças e companheiros, vou procurar ser breve.

Esta é uma noite de festa, noite de gala para o nosso Corpo de Bombeiros que dispensa comentário, porque é o melhor do mundo, já possui tecnologia e causa inveja a todos os outros que conhecemos. Então, foi muito feliz a nossa colega, Deputada Edna Macedo, em tomar a iniciativa de homenagear os nossos heróis do fogo que todos os dias enfrentam a dificuldades para cumprir a sua missão.

Quando se fala em atividade, nós, que somos da Polícia Militar, somos até suspeitos de ficarmos falando sobre o Corpo de Bombeiros, mas, cada vez que visitamos qualquer da sua dependência, encontramos novidades.

Conheci a Central do Corpo de Bombeiros recentemente. É tão bem organizada que em questão de segundos, de poucos minutos, o Corpo de Bombeiros é capaz de saber do que dispõe dos recursos necessários naquela área, as saídas, as entradas, como socorrer, tudo o que se possa imaginar sobre o que um bombeiro precisa. Essa central detém uma tecnologia que eu não conhecia e, realmente, merece o nosso respeito, porque é uma tecnologia muito avançada.

Sabemos também que o Corpo de Bombeiros tem veículos de 500 mil, de um milhão de reais. Gostaria que esta Assembléia Legislativa estudasse o problema dos policiais militares que dirigem esses veículos, porque estou sabendo que ainda está em vigor aquele sistema de o policial militar ter que pagar a viatura quando é responsável por um determinado acidente. Agora, um policial militar, que ganha o que ganha, ter que pagar um veículo de 500 mil é um absurdo. Não sei se isso existe no Corpo de Bombeiros. Mas imagino que se existe na Polícia Militar, então, deva existir no Corpo de Bombeiros. Então, gostaria que esta Assembléia Legislativa discutisse, no momento oportuno, esse tipo de assunto.

Gostaria também de lembrar aos nossos companheiros que esta Assembléia Legislativa está dando total apoio, inclusive o nosso líder do Governo aqui presente, Deputado Duarte Nogueira, às reivindicações salariais da Policia Militar e da Polícia Civil porque, pela primeira vez na história da Polícia de São Paulo, as duas instituições se uniram para reivindicar a mesma coisa.

Muitas reuniões têm sido feitas e aqui, na Comissão de Segurança Pública, essas entidades unidas obtiveram apoio de todas as bancadas partidárias aqui representadas. Os deputados que representam as bancadas também estiveram na Secretaria de Segurança Pública para acompanhar essas entidades. Naquela época, recebemos uma promessa de que na próxima semana seria anunciada uma contraproposta do Governo.

Temos a absoluta certeza de que esse boato que está ocorrendo, que não será nem 41 nem 40, mas que deve estar em torno de 10%, não seja verdade até porque o Governador Geraldo Alckmin está muito sensível pela gravidade da situação que a polícia paulista está enfrentando. Também acredito que esse boato de que não vai se conceder reajuste aos inativos e aos pensionistas seria uma das maiores injustiças que o Governo cometeria contra a família dos policiais.

Acho que o Governo Federal, que vive acenando com a possibilidade de socorrer bancos federais com 12 bilhões e meio de reais, deveria destinar um pouco desse dinheiro para socorrer a área de Segurança Pública no Estado de São Paulo, se é que o Governo Federal tem interesse pela sociedade paulista e realmente tem respeito pelo que o Estado de São Paulo recolhe para o Brasil. Achamos que esse dinheiro deva ser destinado para o Estado de São Paulo para socorrer o Governador Geraldo Alckmin, porque ele está precisando.

Nessa hora de dificuldade, sugerimos ao Governo Federal que, ao invés de ficar gastando dinheiro dessa forma, gastando dinheiro em querer mudar o nome da Petrobras, essas coisas que todos conhecem, destine verba para a área da Segurança Pública, reconhecendo o trabalho honesto e forte que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo exercem com tanto sacrifício, sem medir esforços.

A auto-estima só se eleva pagando bem, dando condições para um policial militar cumprir as obrigações lá fora. Agora, se não paga bem, um policial militar tem que fazer bico para suprir a deficiência do salário que recebe. Então, é preciso que realmente o Governo se sensibilize. Tenho certeza de que o Governador Geraldo Alckmin não dará ouvidos para esse boato ou para esses assessores que querem empurrá-lo para o buraco.

No ano que vem, teremos eleições e queremos apoiar abertamente o nosso governador para a sua reeleição no Estado de São Paulo. Realmente ele precisa dar essa atenção no momento em que os policiais paulistas estão precisando mais.

Quero parabenizar a todos pela homenagem que esta Assembléia presta ao Corpo de Bombeiros, através da nossa sempre querida Deputada Edna Macedo.

Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Assistiremos agora a um vídeo com a exibição da atuação dos bombeiros.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra o Cel. PM. Wagner Ferrari, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

O SR. WAGNER FERRARI  - Exmo. Dr. Walter Feldman, digníssimo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Exma. Deputada Edna Macedo, Presidente desta Sessão Solene, a quem desde já agradecemos a iniciativa desta homenagem ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Exmo. Deputado Duarte Nogueira, neste ato representando o Governador do Estado, Sr. Geraldo Alckmin; Ten. Mônica, representando o Exmo. Comandante do IV Comar; Sr. Deputado Celso Tanaui; Deputado Alberto Calvo; Deputada Edir Sales; Cel. Valdir dos Santos, neste ato representando o Sr. Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Rui César Melo; Cel. Nelson Francisco Duarte, subcomandante do Corpo de Bombeiros; Cel. Nevoral Alves Bucheroni, chefe da Assistência Militar da Assembléia Legislativa; oficiais e praças aqui presentes, senhoras e senhores é com imensa satisfação e orgulho que tenho a oportunidade de, nesta Sessão Solene, como comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, expressar em nome de todos os policiais militares e bombeiros a gratidão pela honrosa homenagem com que esta nobre Casa de Leis nos distingue na noite de hoje. Em especial nossos agradecimentos à Exma. Deputada estadual Edna Macedo que, sensível às manifestações de carinho e reconhecimento por parte de toda a população paulista aos importantes e valorosos serviços prestados pelos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, propôs a realização de tão significativa Sessão Solene que muito nos envaidece e nos lisonjeia.

São expressões de reconhecimento como a de V. Exa., como também do Exmo. Deputado Walter Feldman, digníssimo Presidente da Assembléia Legislativa, que não só concordou com este ato como tem apoiado, sob todos os aspectos, os projetos e as realizações do Corpo de Bombeiros, que nos convencem de que nenhum sacrifício é demasiado grande para colocar obstáculos na realização do fim maior da nossa vocação sintetizada pela nossa missão de proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.

Não poderíamos deixar de registrar aqui a presença dos meus comandados, oficiais e praças, que diuturnamente possibilitam que o nosso comando, não obstante as dificuldades, venha a ser coroado de sucesso.

Aos amigos e parceiros, que nos prestigiam com as suas presenças nesta oportunidade, o nosso muito obrigado e a certeza de que lado a lado estaremos cada vez mais fortes para continuar prestando um serviço de qualidade para a sociedade paulista.

Ao comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do Cel. Valdir dos Santos, representando aqui o Comandante-Geral, o meu agradecimento pela confiança e apoio recebido ao longo do meu percurso à frente do Corpo de Bombeiros, sendo que não alcançaríamos as vitórias conquistadas.

Finalmente, o agradecimento às gentis manifestações de apreço e consideração que aqui recebemos, às quais teremos o maior orgulho em transmitir aos nossos comandados que, na labuta constante em todo o Estado, não puderam aqui se fazer presentes.

Que Deus continue a nos proteger e a permitir que sejamos merecedores do respeito e da admiração que nesta Casa pudemos sentir.

Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Duarte Nogueira, representando nesta Sessão Solene o Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin.

 

O SR. DUARTE NOGUEIRA - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Exma. Deputada Edna Macedo, autora do requerimento que propôs esta Sessão Solene para homenagearmos, através do Parlamento de São Paulo, o Corpo de Bombeiros do nosso Estado e da nossa Polícia Militar, inicialmente, quero cumprimentá-la e aqui o faço em nome do Governador Geraldo Alckmin, a quem represento nesta solenidade, e também como deputado desta Casa. Cumprimento-a pela iniciativa de ter proposto esta importante homenagem a uma corporação que tem o respeito e a admiração de todos os cidadãos brasileiros do Estado de São Paulo.

Cumprimento o nobre Cel. PM Wagner Ferrari, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo; o Cel. Valdir dos Santos, que nesta solenidade representa o Cel. PM Rui César Melo, Comandante Geral da nossa Polícia Militar; o Cel PM Nelson Francisco Duarte, subcomandante do Corpo de Bombeiros; a Sra. 2ª Tenente Mônica Figueiredo Penha Mendes, que nesta solenidade representa o Major Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Barbeiro, comandante do 4º Comando Regional; o Cel. Nevoral Alves Bucheroni, chefe da Assistência Militar da Assembléia Legislativa; o Cel PM Rubens Casado; o Cel Jair P. de Lima, demais oficiais aqui presentes, familiares dos nossos bombeiros, oficiais e praças, senhoras e senhores, quero ser bastante sucinto, mas me permitam aqui falar do trabalho do Corpo de Bombeiros que sempre nos trazem imagens fortes símbolo de luta, perseverança e por que não de heroísmo ?

Certas imagens ficam conosco como, por exemplo, a do incêndio do edifício Joelma, em São Paulo, no ano de 1974. Naquela época, eu tinha 10 anos de idade, mas as imagens que pude presenciar pela televisão estão marcadas na minha memória e de todos aqueles que porventura tiveram a oportunidade de vivenciar aquela tragédia e, ao mesmo tempo, o trabalho maravilhoso que os bombeiros realizaram há praticamente 30 anos. Foi grandiosa a atuação dos bombeiros aqui, na Capital, num prédio de 23 andares em chamas, cheio de gente, crianças, mulheres, famílias inteiras tentando escapar e os bombeiros foram os grandes heróis.

A morte de 189 pessoas foi de uma dor tamanha para todos, mas, se não fosse pela ação daqueles 318 profissionais que atuaram naquela operação de resgate, a tragédia certamente tomaria proporções maiores.

Como esquecer o trabalho incansável dos bombeiros na explosão do Shopping Center Plaza, de Osasco, causado pelo vazamento de gás no piso do restaurante, onde 41 pessoas perderam a vida ? Ou a imagem inesquecível do bombeiro americano - como qualquer bombeiro em qualquer localidade deste planeta representa a todos aqui presentes - que resgatou aquele bebê de dois meses dos escombros do prédio do FBI, em Oklahoma, nos Estados Unidos? É uma foto que está marcada para sempre na humanidade, quando uma bomba explodiu matando centenas de pessoas e, entre elas, 21 crianças.

Pelo mundo afora são os bombeiros os grandes heróis na hora do desespero das vítimas e familiares no caso de terremotos, guerras, enchentes ou qualquer outra tragédia. Os bombeiros são homens e mulheres que trabalham incessantemente com o objetivo primeiro e único de salvar vidas, muitas vezes colocando em risco as suas próprias vidas, alguns, inclusive, tombando no cumprimento do dever.

Mulheres também atuam no Corpo de Bombeiros, a primeira turma de 40 profissionais foi em 1991, as chamadas “Pioneiras do Fogo”. Desde então, engrossam as fileiras desses profissionais tão indispensáveis em nossa sociedade.

É importante salientar que não é só no socorro as vítimas de incêndio que atua o Corpo de Bombeiros. Ele também atende emergências com produtos perigosos, resgate, Projeto Salva-mar, diminuindo em muito as vítimas por afogamento, além de atuarem em projetos de cunho social, como em palestras de primeiros socorros nas escolas públicas, panfletagem no Projeto Verão sem Aids, desenvolvida pelas prefeituras da Baixada Santista e por outras entidades não-governamentais.

Mais que profissional, o bombeiro tem que ter vocação humanitária para ajudar a outro acima do seu próprio bem, encontrar forças para não enfraquecer diante da dor alheia e, ao mesmo tempo, superar os seus próprios limites.

Nesta homenagem da Assembléia Legislativa, está o reconhecimento de profissionais que nunca estão ausentes, mas sempre presentes nas horas de maior necessidade.

A todas mulheres dos senhores, a todos os maridos das senhoras e aos familiares dos bombeiros, inclusive, aqueles tombados no cumprimento do dever, o nosso reconhecimento também.

Encerrando, Sra. Presidente, o bombeiro é aquele herói, o mocinho que desejamos ser durante a nossa infância, a inspiração e, também, referência maior ainda na nossa fase de amadurecimento enquanto seres humanos. Quando atingimos a nossa fase mais adulta é no bombeiro que esperamos encontrar o nosso anjo da guarda, se porventura necessitarmos, pronto e rapidamente ao nosso lado para nos trazer salvamento, para nos trazer o seu profissionalismo para preservar a nossa vida.

Portanto, desejosos de que Deus ilumine a cada um dos senhores e das senhoras, a Assembléia Legislativa presta, no dia de hoje, uma homenagem que aqui já foi ratificada pelos nobres Deputados Edir Sales, Celso Tanaui, Alberto Calvo e por mim, neste instante.

O Presidente Walter Feldman, ao abrir esta Sessão Solene, lembrou que entre as corporações e as instituições presentes na nossa sociedade aquela que desponta com maior reconhecimento e o maior apreço de toda a sociedade talvez seja o Corpo de Bombeiros, e que isso não acontece por acaso, mas em função do brilhantismo, da dedicação e do importante trabalho que realizam na preservação daquilo que é mais importante na face da Terra, que é a vida humana, a quem todos nós devemos reconhecer como um trabalho magnífico que os senhores realizam.

Ficam aqui as nossas palavras de reconhecimento e os nossos cumprimentos, mais uma vez parabenizando a Deputada Edna Macedo pela iniciativa desta homenagem, comunicando a todos que na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, Dia do Bombeiro Brasileiro, vamos mais uma vez aqui, certamente da tribuna desta Assembléia ou onde forem realizadas as comemorações alusivas a essa festividade, ratificar este instante que estamos tendo aqui na Assembléia para parabenizar o enorme e magnífico trabalho que o Corpo de Bombeiros realiza em nosso Estado, em nosso País.

Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Senhoras e senhores, é para nós uma honra dirigirmos a palavra por ocasião desta Sessão Solene para homenagearmos uma das instituições mais amadas e mais cara aos paulistas que por seus membros nutrem o mais profundo respeito e admiração, além de um sentimento de profunda gratidão. E é em nome dessa sociedade, da qual somos representantes, que nos sentimos agradavelmente obrigados a prestar-lhes esta mais do que merecida homenagem aos bombeiros de São Paulo.

Fiquem certos de que vocês - permitam-nos chamá-los assim - são motivos de orgulho do nosso Estado e de seu povo. E, dentro da estrutura maior da segurança figura maior da segurança pública, são sinônimos de desempenho excelente e sem jaça. Sua capacidade, treinamento eficaz, dedicação ao serviço e proficiência do mesmo são extraordinários, e sua fama já ultrapassou há muito as nossas fronteiras.

E hoje em dia, por todos os méritos e razões, vocês são um dos paradigmas de eficiência. Essa verdadeira tradição vem de há muito tempo, quando o nosso querido Corpo de Bombeiros era mal equipado e somente a valentia e o desprendimento contavam, o que com o passar dos anos tem aumentado proporcionalmente ao seu equipamento, demonstrando cabalmente a capacidade do homem brasileiro em desempenhar as missões mais difíceis, desde que disponha de meios mínimos necessários.

Quem não se lembra da tragédia do Andraus, Joelma e Grande Avenida, onde só não houve uma verdadeira hecatombe, graças ao denodo e sacrifício dos nossos bombeiros, á época, tão desprezados pelas autoridades.

Nessas ocasiões suas ações foram tão espetaculares que acordaram as nossas autoridades e foram o ponto de partida para a sua modernização, o que os transformou nessa formidável máquina de salvar vidas com que hoje contamos.

Até neste ponto, vocês servem de exemplo ao nosso povo, pois ao invés de desmancharem-se em lamúrias e queixas, lançaram-se à ação com o pouco que tinham, arrostando todas as dificuldades e perigos e assim o fazendo, despertaram a sociedade que por seu clamor, fez com que os nossos governantes tomassem o rumo certo no que tange a sua corporação.

A confiança que nós, o povo paulista, temos em vocês e em seu trabalho, é tão grande que é fácil verificar, mesmo por ocasião das piores tragédias, o alívio das pessoas quando se ouve a frase: os bombeiros chegaram? O resgate já está aí?

Quantos milhares de pessoas não estariam hoje com vida, se não fosse o seu trabalho e dedicação. É emocionante assistir-se à luta de vocês para salvar uma vida. Luta que não esmorece, mesmo quando tudo indica que é impossível fazê-lo, assim como a profunda tristeza que os envolve quando percebem que a batalha foi perdida.

É por isso que além de serem os eternos soldados do fogo, título que se traduz em nossos corações, como sinônimo claro de heroísmo, vocês merecem hoje serem chamados de soldados da vida, o bem maior da humanidade e por cuja salvaguarda vocês se dedicam diuturnamente.

Não podemos deixar de nos lembrar dos heróis que os antecederam, tanto os que ainda estão entre nós, quanto os que já se foram, principalmente os que imolaram as suas vidas ou a sua integridade física para que outros pudessem viver.

Que Deus abençoe vocês, bombeiros do Estado de São Paulo. É o que deseja a nossa agradecida sociedade. E, tenham a certeza de que em nossos corações, existe um lugar especial onde está gravado o seu nome e onde se inscreve o carinho que dedicamos à sua corporação. E, que viva para sempre o Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Muito obrigado. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, a presidência agradece as autoridades e àqueles que com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Muito obrigada.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 35 minutos.

* * *