06 DE MAIO DE 2005

018ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “JUBILEU DE PRATA DO BISPADO DE DOM FERNANDO LEGAL DA DIOCESE DE SÃO MIGUEL PAULISTA”

 

Presidência: SIMÃO PEDRO

 

Secretário: ADRIANO DIOGO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 06/05/2005 - Sessão 18ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: SIMÃO PEDRO

 

COMEMORAR O JUBILEU DE PRATA DO BISPADO DE DOM FERNANDO LEGAL DA DIOCESE DE SÃO MIGUEL PAULISTA

001 - SIMÃO PEDRO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Jubileu de Prata do Bispado de Dom Fernando Legal da Diocese de São Miguel Paulista. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ANA MARTINS

Deputada Estadual, parabeniza o Deputado Simão Pedro pela iniciativa e como moradora da região é testemunha do trabalho de Dom Fernando pela comunidade.

 

003 - Presidente SIMÃO PEDRO

Lê a biografia do homenageado.

 

004 - PAULO TEIXEIRA

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, parabeniza Dom Fernando e tece comentários sobre o seu trabalho desde a criação da Diocese de São Miguel Paulista.

 

005 - Presidente SIMÃO PEDRO

Anuncia número musical.

 

006 - SALVADOR ZIMBALDI

Deputado Federal, presta homenagem a Dom Fernando e fala da importância da igreja em sua vida.

 

007 - Presidente SIMÃO PEDRO

Lê mensagens recebidas em homenagem a Dom Fernando.

 

008 - IRMÃ MARIA THEREZA LORENZONEE

Diretora Financeira da Casa de Saúde Santa Marcelina, narra a criação da Diocese de São Miguel Paulista, onde Dom Fernando assumiu como bispo desde sua criação.

 

009 - JÚLIO BATISTA DA COSTA

Representante dos Leigos, faz breve relato das ações de D. Fernando frente a Diocese de São Miguel.

 

010 - DIÁCONO SIZINANDO JORGE DA SILVA

Seminarista, agradece a D. Fernando por sua dedicação na formação dos futuros padres. Faz entrega de placa comemorativa ao homenageado.

 

011 - Presidente SIMÃO PEDRO

Anuncia número musical.

 

012 - PADRE JOSÉ PIETRO BOM ROTTA

Pároco da Paróquia Santo Antonio e vigário da Diocese São Miguel Paulista, elogia D. Fernando por seu trabalho episcopal na Zona Leste da Capital.

 

013 - MAURO ARCE

Secretário de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, lê mensagem alusiva ao fato enviada pelo Governador Geraldo Alckmin.

 

014 - DOM FERNANDO LEGAL

Bispo da Diocese de São Miguel Paulista, discorre sobre as funções de um bispo católico e destaca trechos da homilia da missa inaugural do Papa Bento XVI.

 

015 - Presidente SIMÃO PEDRO

Dá um presente ao homenageado e lembra a migração nordestina como uma característica do bairro de São Miguel Paulista e a origem salesiana de Dom Fernando. Faz agradecimentos àqueles que colaboraram com a solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Adriano Diogo para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ADRIANO DIOGO - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Esta Presidência dá por aberta a presente sessão solene e convida o nobre Deputado Adriano Diogo para fazer a leitura da Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

- É feita a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - Sr. Presidente desta sessão, nobre Deputado Simão Pedro, senhor representante do Governador, Secretário de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento Mauro Arce, Vereador Paulo Teixeira, demais autoridades, quero parabenizar o nobre Deputado por esta sessão. O povo de São Paulo e o povo da Zona Leste agradecem esta homenagem a tão eminente personalidade, Dom Fernando Legal. Recebemos nesta Casa nossos convidados. Parabéns, nobre Deputado Simão Pedro.

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado, nobre Deputado Adriano Diogo. Convido-o para ficar aqui entre nós.

Esta Presidência passa a nominar as autoridades e pede que todos vocês os recebam com uma salva de palmas: Dr. Mauro Arce, Secretário de Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, neste ato representando o Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin; Deputado Federal Dr. Salvador Zimbaldi. (Palmas.) Nosso homenageado, Dom Fernando Legal, Bispo da Diocese de São Miguel Paulista. (Palmas.) Padre José Pietro Bom Rotta, Pároco da Paróquia Santo Antônio e Vigário Geral da Diocese de São Miguel Paulista. (Palmas.) Vereador Paulo Teixeira, representando o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Roberto Tripoli. (Palmas.) Padre Geraldo Antonio Rodrigues, Vigário Episcopal e Pároco da Catedral de São Miguel Paulista. (Palmas.) Padre Lealdo Dantas da Cruz, Reitor do Seminário de Teologia. (Palmas.) Padre Francisco Pereira, Pároco da Paróquia Santa Maria de Nazaré. (Palmas.) Padre Lício de Araújo Sale, Diretor do CEAT - Centro de Atendimento ao Trabalhador de São Paulo. (Palmas.) Dr. Júlio Batista da Costa, representante dos Leigos da Diocese de São Miguel Paulista. (Palmas.) Irmã Maria Thereza Lorenzonee, Diretora Financeira da Casa de Saúde Santa Marcelina. (Palmas.) Diácono Sizinando Jorge da Silva, da Diocese de São Miguel Paulista. (Palmas.) Vereador Juscelino, Líder da Bancada do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. (Palmas.) Sr. Marcello dos Santos Ergesse Machado, representando neste ato o nobre Deputado José Carlos Stangarlini. (Palmas.) Dr. Samuel Moreira da Silva Júnior, Subprefeito de São Miguel Paulista. (Palmas.) Padre Antônio Marchione, Padre Ticão, da Paróquia São Francisco. (Palmas.)

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o jubileu de prata do Bispado de Dom Fernando Legal, da Diocese de São Miguel Paulista.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2° Tenente Músico PM Antônio Ferreira de Menezes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e parabeniza seu regente, Tenente Músico PM Antônio Ferreira de Menezes.

Esta Presidência concede a palavra à nobre Deputada Ana Martins, do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, para fazer a saudação em nome da sua bancada.

 

A SRA. ANA MARTINS - PCdoB - Sr. Presidente, gostaria de cumprimentar e parabenizar o nobre Deputado Simão Pedro pela iniciativa de comemorar o jubileu de prata do Bispado de Dom Fernando Legal, o representante do Sr. Governador, Sr. Secretário Mauro Arce, as demais autoridades e representantes presentes, as irmãs, companheiras e companheiros, esta noite a Assembléia Legislativa tem a honra de realizar este importante evento, que só enobrece a Assembléia Legislativa e valoriza a dedicação de Dom Fernando Legal à frente da Diocese de São Miguel Paulista e região.

Toda dedicação, generosidade e disposição, bem como a luta pela justiça e pela aproximação com os pobres dessas grandes periferias, só nos traz um bom exemplo de amor. Tudo aquilo que busca a justiça, a igualdade, a solidariedade e a fraternidade, aproxima-nos e nos dignifica.

Em nome do nobre Deputado Nivaldo Santana, Líder da Bancada, estou parabenizando o nobre Deputado pela iniciativa, mas também me congratulando com todos os presentes por ser Dom Legal o nosso bispo naquela região.

Eu também, como moradora daquela região, tenho visto tudo aquilo que Dom Fernando Legal tem feito para o bem da nossa comunidade, para que nossa sociedade se preocupe com os mais pobres, com todos aqueles excluídos, a fim de que tenhamos um futuro melhor para todos, com a fé enraizada nesta dura realidade que precisa ser transformada.

Que será do fermento se ele não reagir no meio dessa comunidade, dessa sociedade que ainda é tão injusta? Tenho certeza de que podemos ter dias melhores se todos nós, irmanados e unidos nesse grande esforço, nos firmarmos na busca da justiça e da igualdade. Um grande abraço. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Esta Presidência vai ler o currículo de Dom Fernando Legal para vocês perceberem como é justa esta homenagem:

Dom Fernando Legal nasceu em São Paulo, Capital, em 17 de dezembro de 1931. Tem 73 anos. Filho de João Legal e Dona Benedita de Moraes Legal. Entrou no seminário em janeiro de 1945, fez o Noviciado em 1949 e a profissão religiosa em 31/01/50.

Antes de exercer o episcopado, foi:

Coordenador dos estudos no Instituto Teológico Pio XI, São Paulo, SP (1965-1967); Diretor do Instituto Teológico Pio XI (1968-1970); Delegado Inspetorial da Pastoral da Inspetoria Salesiana Nossa Auxiliadora, em São Paulo, SP (1971-1976) e vice Inspetor (1972-1976);Conselheiro inspetorial, São Paulo, SP (1968-1976); e Inspetor Provincial (1976-1980).

Como Bispo:

Foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1959. Eleito Bispo de Itapeva em 28 de março de 1980 e Sagrado em 31 de maio de 1980 (1980-1985), sob o pontificado do Papa João Paulo II. Transferido para a Diocese de Limeira pelo Sumo Pontífice João Paulo II em 25 de abril de 1985. Tomou posse da Diocese de Limeira em 02 de julho de 1985 (1985-1989) Transferido para Diocese de São Miguel Paulista pelo Sumo Pontífice em 15 de março de 1989. Tomou posse como o 1º Bispo da Diocese de São Miguel Paulista em 28 de maio de 1989.

Atividades exercidas durante o episcopado:

Presidente do Sub-regional Sul 1 da CNBB (1991/998); Membro da Representativa do Regional Sul 1 da CNBB (1991-1998); Presidente do Coner; Coordenador da Campanha da Fraternidade no Regional Sul 1 da CNBB; e Coordenador da Pastoral do Ensino Religioso no Regional Sul 1 da CNBB.

Diocese de São Miguel hoje tem: 82 paróquias + 1 que está para ser criada agora (Nossa Senhora do Rosário); 70 seminaristas e 127 padres.

A Diocese é divida em 3 regiões episcopais (São Miguel, Penha e Itaquera/Guaianases) e cobre uma população de mais de 1 milhão e duzentas mil pessoas

Esta Presidência passa a palavra ao nobre Vereador Paulo Teixeira, ex-Deputado desta Casa, representando o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Roberto Tripoli.

 

O SR. PAULO TEIXEIRA - Sr. Presidente e autor desta sessão solene; Deputado Federal Salvador Zimbaldi, representando o Congresso Nacional; Deputada Ana Martins e Deputado Adriano Diogo, representando os Srs. Deputados desta Casa; Sr. Mauro Arce, Secretário de Energia, representando o Sr. Governador; senhoras e senhores, “um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor”. Estas foram as palavras iniciais do Papa Bento XVI mencionando uma das parábolas do Evangelho. Estas palavras me tocaram fundo. Falam muito sobre a vida de Dom Fernando Legal.

Dom Fernando Legal é um homem que assumiu uma diocese, então separada da Arquidiocese de São Paulo. Coube a ele tratar a então região episcopal como uma nova diocese reorganizando o aspecto jurídico, tomando conta de toda aquela população, três milhões de pessoas, o tamanho do Uruguai, cabendo a ele cuidar das comunidades nos lugares mais longínquos, mais pobres.

Vejo aqui padres que militam no Jardim Pantanal, na Cidade Tiradentes, onde muitas vezes a única possibilidade de socialização se dá pela igreja. Sempre vi Dom Fernando caminhando de comunidade a comunidade, ouvindo a comunidade, às vezes fazendo a crisma, ouvindo as demandas de uma entidade social, ouvindo as demandas de uma comunidade, os problemas do povo aflito da periferia de São Paulo.

Trabalhador da vinha do Senhor. Esta é uma das grandes características de Dom Fernando Legal. Uma outra característica é a sua humildade. Um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor.

Dom Fernando Legal sempre foi um homem muito acessível ao diálogo. Eu mesmo, às vezes na formulação legislativa de temas complexos como o problema da AIDS, da droga, sempre me aconselhei com Dom Fernando Legal. E ele, humildemente, ouvindo os argumentos, trazendo argumentos novos de uma maneira muito humilde e simples. Portanto, um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor. O trabalho da formação de padres, o esforço para construção daquele seminário no Parque Paulistano.

Hoje temos Dom Fernando Legal com 25 anos de bispado. Tenho uma gratidão imensa ao senhor. Lembro-me de uma acusação séria, sofri muito, assim como toda a minha família. O senhor me permitiu organizar um ato de desagravo dentro da igreja, a comunidade se solidarizou e conseguimos reverter aqueles fatos. Sou muito grato ao senhor pela solidariedade que teve para comigo naqueles anos.

Tolerante. Dom Fernando Legal assumiu uma diocese fruto da divisão da Arquidiocese de São Paulo. Todos os padres, todas as pastorais continuaram com a tolerância de um pastor que veio para continuar um trabalho e dar sua marca a esse trabalho. Talvez tenha sido a primeira pessoa da Zona Leste, da então nova diocese de São Miguel, a conhecê-lo. Quem me apresentou a Dom Fernando Legal foi Dom Angélico Sândalo Bernardino no encontro da CNBB. Falou “esse é legal mesmo”. Desde então travamos uma imensa amizade. Tenho-o como pai.

Posso dizer que como simples e humilde trabalhador, as vinhas do Senhor estão dando grandes frutos. Vide a caminhada da juventude na Páscoa. Vide a Pastoral da Moradia. Vide a assistência nas comunidades, a formação de novos padres nos seminários daquela região, o trabalho na área da Saúde - estão aqui as Irmãs Marcelinas, com tanto sacrifício tentando levar aquele hospital que serve a todos os pobres daquela região -, a assistência à criança, o Instituto Dom Bosco. Essas vinhas sempre dão bons frutos.

Esta homenagem é mais do que justa a este grande pastor, Dom Fernando Legal. A nossa gratidão, a gratidão de todo o povo da Zona Leste, sofrido, aflito, batalhador, lutador, guerreiro, mas que tem no senhor um grande exemplo de pastor, um simples e humilde trabalhador das vinhas do Senhor. Parabéns, Dom Fernando, pelos seus 25 anos. Parabéns, Deputado Simão Pedro, por esta belíssima iniciativa. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero anunciar a presença do Padre Silvano, da Comunidade União de Vila Nova. (Palmas.)

Convido o Coral São Francisco de Assis, da Zona Leste, para fazer uma apresentação musical. Tenho certeza de que Dom Fernando Legal vai gostar.

 

O SR. WANDI - Nosso grupo é formado por 30 componentes, hoje está reduzido a 12, mas com muito boa vontade de prestar esta homenagem. Do nosso querido Bispo Dom Fernando Legal sai sempre essa frase: “Conhecer para amar, amar para servir, servir a Jesus Cristo presente no irmão.” É frase do nosso bispo que não esquecemos. Essa música é para que sempre se lembre de seu pastoreio, que é muito rico.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Obrigado, Wandir Wanderlei Stefanato, regente do Coral Litúrgico São Francisco. Vocês voltarão daqui a pouco.

A Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Federal Salvador Zimbaldi.

 

O SR. SALVADOR ZIMBALDI - Quero cumprimentar o Presidente desta Sessão Solene e também autor do requerimento desta justa homenagem a D. Fernando Legal, Deputado Simão Pedro.

Também quero cumprimentar o homenageado desta noite, Dom Fernando Legal; o Padre José Pietro; o Padre Geraldo; demais sacerdotes que aqui estão; as irmãs religiosas; os seminaristas; o Sr. Secretário de Energia do Estado de São Paulo Mauro Arce, enfim, todos aqueles que de uma maneira, ou de outra, estão ligados a nossa igreja.

Nobre Presidente Simão Pedro, senhoras e senhores, fiquei muito lisonjeado e muito alegre por ter recebido este convite para estar nesta justa homenagem a esse homem que certamente está marcando a História não só da Diocese de São Miguel Paulista, mas de todo o País, porque sabemos da atuação de Dom Fernando hoje nas reuniões da CNBB, inclusive, da sua maneira e da sua força interna. Com a sua sabedoria, Dom Fernando vem sendo consultado para determinados temas e, inclusive, para decisões tomadas dentro do nosso País.

Dentro da nossa atuação como Deputado Federal, em Brasília, procuramos fazer a defesa de tudo aquilo que acreditamos. Dom Fernando tem colocado por diversas vezes nas suas homilias, e testemunhamos algumas delas, a defesa da vida, a defesa da família e a defesa da doutrina social da Igreja.

Nos dias de hoje, Dom Fernando, pessoas como V.Ema. realmente devem ser homenageadas porque a nossa sociedade vê a inversão dos valores e a inversão dos valores da família vem sendo atacada dia-a-dia. Quero aqui citar o Padre Ticão, com quem lutamos juntos pelas comunicações católicas e pela legalização das rádios comunitárias.

Quantas lutas! Mas, por que tantas lutas? Para que o bom valor da família possa ser resgatado, que a família possa ser resgatada, porque ela que vem sendo alvo dia após dia da força do inimigo, que vem através dos meios de comunicação que pregam a inversão dos valores. Entretanto, Dom Fernando, V.Ema está sempre ali firme, colocando a sua posição da vida, que vem sendo atacada. Aliás, hoje, a moda é a cultura da morte.

Falávamos, há poucos dias, no Congresso Nacional e combatíamos, por exemplo, a aprovação da utilização de células-tronco embrionárias. As pessoas, às vezes, não entendem quando combatemos o aborto e situações como a da pílula do dia seguinte e as normas técnicas que tentam legalizar o aborto de forma discreta, em que, por exemplo, basta uma mulher alegar que foi estupro e o médico é obrigado a praticar o aborto.

Vejo esteios como Dom Fernando que vem dia após dia se colocando, se posicionando e conscientizando as suas ovelhas. Está aí a razão de vermos este plenário e as galerias repletos de pessoas. Vemos também a beleza da nossa igreja. Além dos religiosos, certamente temos aqui pessoas de todos os movimentos. Costumo sempre dizer que a nossa igreja é uma maravilha, se sustenta há dois mil anos e não acaba. Dentro de uma diocese temos um bispo e em outra diocese temos outro bispo, mas existe a unidade. Podem existir divergências internas, mas existe aquele que converge, que é Jesus Cristo, o Jesus Cristo Eucarístico assim como Maria e o Papa são convergentes, daí, a unidade da nossa Igreja. Portanto, nestes seus 25 anos, Dom Fernando, quero agradecê-lo por todo esse trabalho que V. Ema. tem feito.

Se Deus quiser, tenho a certeza de que estaremos juntos comemorando o seu Jubileu de Ouro, e V.Ema. aqui como bispo, porque tenho a certeza de que pessoas como V. Ema. não passam nunca, porque são realmente o esteio para toda a sociedade. Parabéns! Parabéns, Deputado Simão Pedro, por esta justa homenagem! Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado, Deputado Federal Salvador Zimbaldi.

Dom Fernando, recebemos aqui inúmeras manifestações. Irei ler algumas delas e deixá-las como presente para Vossa Eminência.

“Prezado Deputado Simão Pedro, incumbiu-me o Exmo. Sr. Presidente da República de acusar o recebimento da correspondência de V. Exa. referente ao convite para participar da homenagem ao Jubileu de Prata do Bispo Dom Fernando Legal, da Diocese de São Miguel, a realizar-se em 6 de maio, em São Paulo.

Impossibilitado de comparecer, o Presidente Luiz Inácio da Silva agradece o convite e cumprimenta V. Exa. pela iniciativa e parabeniza Dom Fernando pela justa homenagem e pela vida dedicada aos mais pobres, expressão sublime do lema “Cum matre Jesu”. Atenciosamente, com um abraço fraterno, Gilberto Carvalho, Chefe de Gabinete Pessoal do Presidente da República.” (Palmas).

“Impossibilitado de comparecer à Sessão Solene para comemorar o Jubileu de Prata do Dom Fernando Legal, da Diocese de São Miguel, por motivo de compromisso agendado anteriormente, agradeço o gentil convite. Atenciosamente, Nagashi Furukawa, Secretário da Administração Penitenciária.”

“Sr. Presidente, com os meus respeitosos cumprimentos, agradeço o convite para participar da Sessão Solene em comemoração ao Jubileu de Prata de Dom Fernando Legal, por solicitação do nobre Deputado Simão Pedro, compromisso previamente agendado frente à atividade desta Pasta, impede-me de participar da cerimônia, que, tenho certeza, será coroada de pleno êxito. Secretário de Estado de Habitação Emanuel Fernandes.”

“Sr. Presidente, impossibilitado de comparecer à Sessão Solene, com a finalidade de comemorar o Jubileu de Prata do Bispo Dom Fernando, em virtude de compromissos anteriormente assumidos, tenho a honra de agradecer o convite formulado e apresentar a V. Exa. os meus cumprimentos pela realização do evento. Rodrigo César Rebelo Pinho, Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.”

“Sr. Presidente, foi com imensa satisfação que recebemos gentil convite para participar da Sessão Solene em comemoração ao Jubileu de Prata de Dom Fernando Legal. Esta presidência, em nome do colegiado, escusa-se pela involuntária ausência, parabenizando o nobre Deputado Simão Pedro, desejando desde já que o evento seja coroado de pleno êxito. Antonio Carlos Caruso, presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.”

“Sr. Presidente Rodrigo Garcia, em nome do magnífico reitor da Unesp - Universidade Estadual Paulista -, Prof. Dr. Marcos Macari, agradecemos o honroso convite para participar da Sessão Solene com a finalidade de comemorar o Jubileu de Prata de Dom Fernando Legal, informando-lhe que o reitor, por compromissos inadiáveis assumidos anteriormente, estará impossibilitado de participar. Na oportunidade, o magnífico reitor parabeniza esse evento. Michele Dias, gabinete do reitor da Unesp.”

Recebemos também manifestação do Deputado Estadual José Carlos Stangarlini, e do Deputado Estadual Ítalo Cardoso. O Deputado Estadual Padre Afonso Lobato pediu-nos que entregássemos pessoalmente para V. Ema. esta carta.

Vou ler as outras homenagens logo em seguida, depois passarei para Vossa Eminência.

Neste momento, quero convidar para fazer o uso da palavra a nossa querida irmã Tereza, diretora superintendente do Hospital Santa Marcelina, com quem eu tive o prazer de estar hoje de manhã numa assembléia junto com Dom Fernando Legal, na luta pela recuperação financeira daquela importante instituição do povo da zona Leste. Obrigado pela presença, irmã Tereza.

 

A SRA. IRMÃ TEREZA - Quero cumprimentar, na pessoa do Presidente Deputado Pedro Simão, todas as autoridades civis e religiosas, aqui presentes, e o nosso querido homenageado, Dom Fernando.

Sr. Presidente, passo a ler:

O dia 25 de março de 1989 registra a criação da diocese de São Miguel Paulista e no dia 28 de maio foi solenemente instalada a nova diocese na Igreja Catedral de São Miguel Arcanjo e tomou posse seu 1º Bispo Diocesano.

Toda Diocese sendo uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do Bispo, com a cooperação do presbitério, de modo tal que unindo-se ela a seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por Ele no Espírito Santo, constituiu-se como Igreja Particular, na qual está verdadeiramente presente e operante na Igreja de Cristo, una, Santa, católica e apostólica. Portanto a 1ª tarefa de grande importância da nova diocese inicialmente foi lançar raízes, estruturar-se, definir sua identidade, criar seu próprio espaço, amadurecer na consciência de sua autonomia para poder situar-se adequadamente na comunhão eclesial com suas igrejas irmãs no Brasil e no mundo, realizando sua consolidação.

Seguindo o processo de consolidação, a nova diocese dedicou-se na promoção e formação dos futuros sacerdotes, e formação e qualificação de cristãos leigos.

A nova diocese defrontou-se com urgentes e graves desafios pastorais a começar pela falta de espaço físico para funcionamento das comunidades. Somente um pastor com o olhar atento aos sinais dos tempos, consegue congregar, instruir e levar seus diocesanos a se inserirem de maneira cristã nos caminhos do nosso hoje.

A nossa diocese de São Miguel Paulista foi agraciada por Deus dando-nos Dom Fernando Legal como o pastor capaz e animado de vontade inquebrantável de formar e conduzir o povo de Deus num clima de família santuário bendito e sagrado.

Dom Fernando como coordenador da comissão episcopal para a implantação do Ensino Religioso na Escola Pública nunca desanimou frente aos obstáculos que se contrapunham aos avanços da meta a alcançar. Ainda hoje não perde ocasião para proporcionar ensino religioso nas Escolas, nas Universidades, buscando a implementação do Pastoral Universitário. Seu único e grande sonho, como formador, educador e Bispo é testemunhar o ensino da Doutrina Cristã com um coração paterno; é descobrir toda uma vida de fé, esperança e amor a Jesus Cristo, à Igreja e ao ser humano. Sempre aponta novos caminhos frente aos problemas do nosso cotidiano. Sua presença, confortando, animando, rezando com o seu rebanho, leva a força e o sustento da Graça Divina.

Dizia: "O amor a Jesus Cristo e a sua Igreja nos despertou para a comunhão e participação. Somou forças e nesta unidade valorizou e respeitou o legítimo e autentico pluralismo".

Incrementou, cultivou vocações através da celebração da família focalizando a identidade sacerdotal e religiosas em sua dimensão antropológica - social e através da celebração do catequista destaca o discernimento e amadurecimento da vocação. Sem família cristã sem comunidade educadora da fé não há condição para o surgimento e cultivo das vocações sacerdotais e religiosas.

Como coordenador da Campanha da Fraternidade - CNBB Regional Sul 1, animou e incentivou sua família diocesana a comprometer-se em buscar e viver um tempo forte de fraternidade abraçando as diferentes situações com que se defrontam os seres humanos.

Dom Fernando, com V.Exa. agradecemos a Deus o precioso dom de sua vida, de seu sacerdócio, de seu pastoreio episcopal durante estes 25 anos e a V.Exa. pelo seu sim generoso, dedicado, incansável, entusiasta a Deus à vida e aos irmãos formando esta sua grande família diocesana de São Miguel Paulista.

Pedimos a Nossa Senhora Maria Auxiliadora vos cubra de bênçãos e a Deus nosso Pai carinhoso lhe retribua divinamente o quanto V.Exa. fez, faz e continua fazendo por nós, pelo povo de Deus.

Em nome de todas as comunidades da região episcopal da zona Leste, em nome de toda a família religiosa, padres e religiosas, e em nome da nossa comunidade e Congregação das Irmãs Santa Marcelina, pelo quanto o senhor luta conosco para que sobreviva esse hospital, e que possamos ser também um elemento formador da Pastoral Universitária, já que trabalhamos com universitários, queremos agradecê-lo. Obrigada, e que Deus o recompense. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Parabéns e obrigado Irmã Tereza pela luta, pelo trabalho que todas as irmãs marcelinas vêm fazendo para a região Leste. Merece toda a nossa solidariedade, o nosso apoio.

Dom Fernando, também recebemos uma carta, que faço questão de ler, de uma pessoa que tem pelo senhor um apreço muito grande. Falei com ele ontem, por telefone, e fez questão de me ligar para registrar que tinha chegado a carta.

“Caríssimo Dom Fernando Legal, a graça e a paz de Cristo. Quero associar-me aos nobres Deputados da Assembléia Legislativa e a todos os convidados desta noite de homenagens, para expressar minha alegria por esse justo reconhecimento.

Conheço de perto o seu zelo pela Diocese São Miguel, da qual é dedicado o primeiro pastor, bem como os trabalhos na Diocese de Limeira e de Itapeva.

Em nossas amáveis conversas, eu vi que o bom Pastor Jesus o chamou desde criança, para dedicar toda a sua juventude, maturidade adulta à causa do reino.

Tive a alegria espiritual de participar de sua ordenação episcopal, naquele dia memorável de 31 de maio de 1980, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, e, impondo-lhe a mão, pedia todos os dons do Espírito Santo para sua missão episcopal.

Hoje, gostaria de estar nessa homenagem, mas tenho celebração nesse mesmo horário, na visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Embu.

Estarei unido na eucaristia, que é o máximo sacramento da nossa comunhão. Sente o meu forte abraço e sempre unidos na mesma colegialidade em Cristo servidor. Dom Emílio Pinholi, primeiro bispo diocesano de Campo Limpo.” (Palmas.)

“Ilmo. Sr. Deputado Simão Pedro, recebi e agradeço o convite para a Sessão Solene em comemoração ao Jubileu de Prata Episcopal do Reverendíssimo Dom Fernando Legal.

Infelizmente, não poderei estar presente, mas estarei unido em orações, rogando ao Pai eterno toda bênção e a luz do Espírito Santo nesse momento importante para Dom Fernando e para a Igreja. Cordialmente, Dom Francisco José Zubiane, bispo de Amparo.” (Palmas.)

“Uno-me à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo na homenagem a Dom Fernando Legal, pelo seu Jubileu de Prata Episcopal, através do nobre Deputado Simão Pedro.” Dom Sinésio Bom, bispo de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul.” (Palmas.)

Registramos a manifestação do nobre Deputado Afanasio Jazadji, do Vereador Carlos Bezerra Júnior, da Câmara Municipal de São Paulo, do Vereador Toninho Paiva, da Câmara Municipal de São Paulo.

Convido, para fazer uso da palavra, o Sr. Dr. Júlio Batista da Costa, representando neste ato os leigos da Diocese de São Miguel Paulista.

 

O SR. JÚLIO BATISTA DA COSTA - Sr. Presidente, Deputado Simão Pedro, na pessoa do qual cumprimento todos os parlamentares aqui presentes. Reverendíssimo Padre Pietro Bom, vigário episcopal da região da Penha, na pessoa do qual cumprimento a todos os sacerdotes, seminaristas presentes, demais autoridades, senhoras e senhores, Exmo. Sr. Presidente, Deputados Estaduais, Vereadores, ilustres membros da igreja, Srs.  Padres, Sras. e Srs. Presentes, é com muita alegria e muita emoção que aqui nos reunimos para homenagear o nosso amado Bispo da Diocese de São Miguel Paulista, nas comemorações por seu jubileu de ordenação episcopal.

Há dois mil anos ressoa no coração da igreja o alegre canto do Magnificat. Desta forma, os cristãos apropriam-se das palavras de Maria, para elevar a Deus um hino de ação de graças por todos os beneficies recebidos. No dia de hoje, renovamos em conjunto este hino de ação de graças ao Senhor na lembrança do 25º aniversário da ordenação episcopal do nosso Bispo Diocesano Dom Fernando Legal.

Com efeito, no dia 28 de março de 1980, Jesus Cristo concedeu-lhe a graça, conferindo-o o mais alto grau da Ordem Sacerdotal, tornando-se assim Bispo, não para si, mas para servir o povo de Deus.

Através da ação do Espírito Santo há vinte e cinco anos foi chamado e enviado como Pastor e em seu coração tem ressoado o ardor missionário, designo de todo aquele que abraça a missão do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Durante a trajetória por todos esses anos, Dom Fernando dedicou-se à igreja, inserindo-se profundamente onde quer que o Senhor lhe chamou a servir, seja em Itapeva, em Limeira, ou em São Miguel Paulista.

E desde que chegou a nossa Diocese, em 1989, temos constatado em suas notórias obras, demonstradas através da ação pastoral, o crescimento espiritual de milhares de pessoas, especialmente, na periferia da Zona Leste de São Paulo, que concentra uma população superior a 4 milhões de habitantes. Nesses anos ordenou de 58 novos sacerdotes e crismou 96.000 jovens, criou 32 paróquias, triplicou as comunidades, iniciou a construção do seminário de filosofia, que está em fase de conclusão, resgatou a memória e história cultural através do restauro da Capela de São Miguel, templo religioso mais antigo da cidade de São Paulo, e que agora será restaurada graças aos seus esforços.

Dom Fernando é um homem de grandes atitudes, de coração puro e aberto a cumprir os propósitos de Deus, um homem de oração, dedicado à Santa Igreja e defensor da vida humana. Nosso Bispo, é na verdade um exemplo a ser seguido.

Por esse breve relato de suas ações, que não chega a traduzir o conjunto dos seus grandes atos, é que todo o seu laicato aqui representado orgulha-se de tê-lo como pastor e roga a Deus para que lhe conceda todo o bem e toda a graça no pastoreio desse povo, a quem tem servido com amor, humildade e dedicação nesse incansável apostolado.

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado, Dr. Júlio Batista, que falou em nome dos leigos da Diocese de São Miguel.

Convido, para fazer uso da palavra, o Diácono Sizinando Jorge da Silva, da Diocese de São Miguel Paulista.

 

O SR. SIZINANDO JORGE DA SILVA - Senhores Deputados, Sr. Secretário, Sr. Vereador, caríssimas autoridades eclesiásticas, autoridades civis e militares, irmãos, irmãs em Cristo Jesus.

É motivo de júbilo estarmos hoje reunidos neste estabelecimento, onde é promovida e executada às leis que regem e organizam a nossa cidade de São Paulo; na busca de promover o direito, a paz, a justiça e solidariedade de cada cidadão paulistano; para homenagear um homem de grande significado para todos aqueles que em nossa sociedade buscam promover a dignidade de toda pessoa humana. Estamos nos referindo ao Exmo. Reverendíssimo bispo Diocesano de São Miguel Paulista Dom Fernando Legal.

Dom Fernando, sabemos que aos 08 de dezembro de 1959, com um olhar de predileção o Senhor te chamou ao serviço de seu Reino numa vocação particular ao sacerdócio. Mas foi aos 31 de maio de 1980 que Ele plenificou sua vocação, sagrando-te Bispo; pastor maior de sua Igreja.

Dom Fernando, o senhor confirmou o seu chamado ao episcopado escolhendo como lema de ordenação: "Cum Matre Jesu" (Com a Mãe de Jesus).

Sabemos que Jesus é a fonte de todas as graças; mas, foi em Maria que o senhor buscou inspiração para viver o amor e obediência a Deus, a perseverança, o silêncio e a imitação de Cristo.

Hoje vivendo numa sociedade "desfigurada" pelo liberalismo, individualismo radical, o misticismo religioso, um sincretismo exagerado, chegado a um ateísmo pós-moderno; frutos de uma globalização secular. E nesse contexto o senhor continua sendo chamado como profeta, a denunciar todo tipo de perseguição que acorrenta os filhos de Deus impedindo-os de terem vida. Diante de tantos desafios não é fácil com a mãe de Jesus ser um sinal de Amor e paz para está sociedade. Mas com a graça de Deus-Pai o senhor conseguiu corresponder ao chamado e hoje estamos celebrando seu vigésimo quinto ano de consagração a Deus no Episcopado. Acreditamos que dentro de suas possibilidades fostes e serás um instrumento de Deus para o povo a ti confiado; dando-lhe uma nova esperança em Jesus Cristo.

Por isso, com muito carinho e afeto filial, nós diáconos e seminaristas da diocese de São Miguel Paulista, queremos dizer-te que somos muito felizes por tê-lo como nosso Pai e Pastor, como um amigo 73 que quando necessário sabe ouvir seus filhos nas diversas necessidades .

Dom Fernando, obrigado por sua presença junto a nós, pelo arauto do evangelho que és, pelo amor e dedicação a formação dos futuros padres e acima de tudo pela grande humanidade existente em seu coração.

Cheios de gratidão queremos neste momento singular fazer da Palavra de Cristo no Evangelho nossa palavra dizendo-te: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando”. Que Deus os abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Obrigado Diácono Sizinando Jorge da Silva que falou em nome dos setenta seminaristas.

 

O SR. SIZINANDO JORGE DA SILVA - Quero em nome dos diáconos e seminaristas de nossa Diocese, entregar-te esta singela lembrança, com muito carinho com muita honra, com o lema de ordenação “Cum Matre Jesu” - “Ao Exmo.Sr. Bispo Diocesano de São Miguel Paulista, Dom Fernando Legal, SDB, agradecemos a Deus pelo seu 25º aniversário de renascer episcopal, também pela graça de tê-lo como nosso pai e pastor. Com carinho, com muito afeto de seus diáconos e seminaristas.” Que Deus o abençoe

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero passar ao Don Fernando as mensagens que recebemos, para que o senhor possa ler depois com mais calma.

Quero anunciar a presença do Deputado Estadual Antonio Salim Curiati. Quero que todos o recebam com uma salva de palmas. Muito obrigado pela presença, nobre Deputado.(Palmas)

Agora quero convidar o regente do Coral Litúrgico São Francisco para brindar-nos com mais uma música.

 

O SR. WANDIR WANDERLEY STEFANATO - Vamos atender ao pedido do nobre Deputado Simão Pedro. Somos amantes da música sertaneja e alguém gritou lá de cima: “cante uma música sertaneja”, o que está na programação. Então vamos puxar na raiz esse canto, que é bem conhecido de vocês.

 

* * *

 

- São entoadas as canções pelo Coral Litúrgico São Francisco.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Quero convidar para fazer uso da palavra o Padre José Pietro Bom Rotta, pároco da Paróquia Santo Antonio e vigário da Diocese São Miguel Paulista.

 

O SR. JOSÉ PIETRO BOM ROTTA - Exmo. Sr. Deputado Simão Pedro que preside esta Sessão Solene e também promotor desta maravilhosa e solene homenagem a Don Fernando Legal, cumprimentando também na pessoa do nobre Deputado Simão Pedro todos os demais senhores e senhoras parlamentares e autoridades aqui representadas, em especial o Sr. Governador, representado pelo Sr. Secretário Mauro Arce; cumprimento também todos os meus prezados irmãos presbíteros da Diocese de São Miguel Paulista, diáconos seminaristas, todos os irmãos e irmãs aqui presentes; com carinho muito especial cumprimento nosso querido pastor, nosso bispo diocesano Dom Fernando Legal.

Ao Deus de Eterna bondade, à Trindade Santa, hoje e sempre nosso louvor, adoração e Ação de Graças.

Querido Pastor D. Fernando, toda Diocese de São Miguel Paulista, rebanho que a graça do Bom Deus e o zelo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo confiaram a Vossa Excelência, se alegra com a justa homenagem que esta Casa legislativa, que deve ser sempre a Casa do povo, presta a um preclaro filho do povo desta terra paulistana, em seu Jubileu de Prata Episcopal.

Em primeiro lugar, nossa gratidão a Deus , que quis instituir e enviar a Igreja Católica e Apostólica como continuadora da missão de Cristo. Jesus é o enviado do Pai e, desde o início de seu Ministério Salvífico, “chamou a si os que quis e, dentre eles, instituiu doze para estarem com Ele a para enviá-los”. Neles continua sua própria missão. O Ministério dos Apóstolos é, portanto, a continuação da própria missão de Cristo. Assim nos ensina a Mãe Igreja. “Os bispos, por instituição Divina, sucedem os Apóstolos como pastores da Igreja, de maneira que quem os ouve, ouve a Cristo, e quem os despreza, é a Cristo e ao Pai que o enviou que despreza.”

A Igreja continua a ser ensinada, santificada e pastoreada pelos Apóstolos, graças aos que os sucedem: o colégio dos bispos assistidos “pelos presbíteros”, em união com o sucessor de Pedro, o Santo Padre o Papa, pastor supremo da Igreja.

Querido D. Fernando, é uma graça especial celebrarmos vosso Jubileu Episcopal, neste momento também tão especial da vida da Igreja. Não somente nossa Igreja Católica, mas todo o mundo reverenciou e continua a fazê-lo, nesses dias de sua passagem para a eternidade, a exponencial figura do Papa João Paulo II. Benção de Deus para a Igreja e para o mundo.

É neste momento iluminado em que a Igreja acolhe com gratidão como “Benedictus” aquele que Deus lhe enviou como seu novo pastor universal: o Santo Padre Papa Bento XVI, que elevamos ao Senhor nossa Ação de Graças por vossa vida dedicada a Deus e a seu povo nesses abençoados vinte e cinco anos de Episcopado.

Pastor zeloso do rebanho que Cristo e a Igreja vos confiaram, inicialmente na Diocese de Itapeva e depois em Limeira. Eis que há quase dezesseis anos, juntamente com o grandioso dom que Deus nos concedeu com a criação da Diocese de São Miguel Paulista, recebemos o inestimável presente de ter V. Excelência como nosso primeiro Bispo Diocesano.

Louvamos a Deus e somos imensamente gratos a V. Excelência pelo amor e zelo incansáveis com que, ao longo desses dezesseis anos, vos dedicastes a servir o Povo de Deus em nossa Diocese, exercendo o múnus Episcopal de governar, ensinar e santificar a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vosso admirável e incansável trabalho em comunhão com o presbitério, com os ministros não ordenados, com os agentes e animadores das pastorais e com todos os fiéis leigos e nossa Diocese nos permitiu, partindo de toda ação pastoral já anteriormente realizada, chegar hoje a cerca de 85 paróquias , centenas de comunidades, 120 presbíteros, mais de 70 seminaristas, milhares de agentes das diversas pastorais, numa Igreja Diocesana viva, a serviço do Reino.

Muito obrigado por tudo, querido Senhor Bispo. Obrigado por ser um homem da Igreja e para a Igreja. Que o Cristo Bom Pastor ajude Vossa Excelência a continuar sempre mais sendo um pastor segundo seu coração pleno de amor para com todos, especialmente pelos pequenos e pobres. Que Maria Santíssima sob cuja proteção colocastes Vosso Episcopado (Cum Matre Jesu) esteja sempre ao Vosso lado com seu carinho e auxílio materno.

Em nome de toda Diocese de São Miguel Paulista: parabéns por Vosso Jubileu de Prata Episcopal, querido D. Fernando. “Ad multos anos”.

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Muito obrigado Padre José Pietro Bom Rotta, Pároco da Paróquia de Santo Antônio, Vigário Diocesano de São Miguel Paulista.

Convido o Exmo. Sr. Dr. Mauro Arce, Secretário de Estado de Energia e Recursos Hídricos e Saneamento, representando neste ato o Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para fazer uso da palavra.

 

O SR. MAURO ARCE - Quero cumprimentar o Deputado Simão Pedro, que preside esta Sessão Solene, os demais Deputados estaduais aqui presentes, o nosso homenageado, Dom Fernando Legal, Bispo da Diocese de São Miguel Paulista. Quero cumprimentar o Deputado Federal Salvador Zimbaldi, o Vereador Paulo Teixeira, que neste ato representa o Presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo e o Vereador Celino, também aqui presente, os sacerdotes, as religiosas, os religiosos, os nossos futuros padres, seminaristas, diáconos, os membros do Coral e todo o povo de Deus aqui presente.

Em primeiro lugar quero cumprimentar a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na pessoa do Deputado Simão Pedro, por realizar esta Sessão solene em comemoração ao jubileu de prata de bispado de Dom Fernando Legal, Bispo Diocesano de São Miguel.

Tenho a honra de nesta oportunidade representar o Governador Geraldo Alckmin e estou muito feliz por ter recebido esta missão.

Tive a felicidade de conhecer pessoalmente o Dom Fernando na Assembléia Legislativa no ano passado, durante a campanha da fraternidade, cujo tema foi “Água, fonte de vida” e num momento extremamente delicado para o abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo. Na ocasião falei para Dom Fernando que olhando para os vários temas das campanhas da fraternidade - mais de 40 campanhas - vemos que eles são ligados ao momento que se vive. Isso mostra que não são coisas que criamos aqui. Tem uma ação muito forte do Espírito Santo nisso - lembro-me que falei isso ao senhor.

Felizmente, graças à participação da população e a todo o trabalho que foi desenvolvido nas várias dioceses, nas paróquias, conseguimos, sem fazer um racionamento, superar essa crise que poderia ter sido muito mais séria se não fosse essa ação de cada um de nós, no sentido de usar a água como fonte de vida, como um bem escasso e que precisamos usar com bastante carinho.

Naquela oportunidade descobri, com muita satisfação, que Dom Fernando também é salesiano, assim como eu. Isso tem uma importância muito grande para mim e tenho certeza que muito maior para Dom Fernando, que vem praticando os ensinamentos de Dom Bosco tantos anos. Quando o Diácono falou que o Dom Fernando Legal SDB eu disse que isso tem uma relação muito forte, que são sacerdotes de Dom Bosco.

Gostaria de afirmar ao nosso bispo e a todos os presentes o que significou na minha adolescência ter tido a felicidade, como cristão e como cidadão, de receber os ensinamentos que recebi e que ao longo desses anos tenho procurado aplicar.

Ao tempo em que fui aluno salesiano - São Domingos sabe, ele era o bem-aventurado -, ficaram muito presentes em minha alma os ensinamentos que recebi. E Dom Fernando é discípulo de Dom Bosco, o santo do século XIX mas extremamente atual, que buscou no contato com a juventude criar cidadãos cristãos, orientar no trabalho, no conhecimento e na virtude. É isso que Dom Fernando tem feito durante todo esse tempo, como sacerdote e como bispo, ou seja, um pastor de um rebanho muito maior.Estou extremamente emocionado em poder estar aqui homenageando-o.

A seguir passarei a ler a mensagem do Exmo. Sr. Governador Geraldo Alckmin:

“São Paulo, 05 de maio de 2005

Vinte e cinco anos como bispo, em uma vida inteira dedicada à sagrada missão de levar ao povo o Evangelho e os ensinamentos da Igreja. Essa é uma honra que o Todo-poderoso reserva a poucos de seus pastores. Essa honra assume caráter de privilégio quando o trabalho pastoral é exercido numa região habitada por milhões de trabalhadores, homens e mulheres que dão o máximo de si para sustentar suas famílias, construindo a grandeza desta metrópole, deste estado e deste país. Aí a missão sacerdotal vai muito além de proclamar as palavras de Cristo para dar esperança aos aflitos e consolo aos que sofrem. Ela também inclui a luta dura e persistente para transformar esperanças em realidade, que reduz o sofrimento e alimenta novas esperanças.

Esse é o trabalho de Dom Fernando Legal, que tem desenvolvido à frente da Diocese de São Miguel. Esse é o trabalho que seu rebanho reconhece em anos e em devoção.

Por isso, ao associar-me em meu nome e de minha família, às homenagens que a Assembléia Legislativa presta a Dom Fernando, quero dizer que a justa alegria que ele sente neste momento é compartilhada com muita satisfação pelo povo paulista. E, conhecendo as coisas que dão satisfação ao nosso caro bispo, desejo que Deus lhe pague por tanto trabalho e dedicação, com muitos e muitos anos de trabalho e dedicação às palavras do Nosso Senhor e do nosso povo. Parabéns, Dom Fernando!

Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo.”(Palmas) Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Esqueci de mencionar o fato importante de que hoje é aniversário do Vereador Paulo Teixeira. Peço uma salva de palmas para cumprimentá-lo e homenageá-lo. (Palmas.)

Dom Fernando está lembrando que ontem foi o meu. (Palmas.) Com muita alegria convido o nosso homenageado, Dom Fernando Legal, Bispo da Diocese de São Miguel Paulista, para fazer uso da palavra.

 

O SR. DOM FERNANDO LEGAL - Exmo. Sr. Deputado Rodrigo Garcia, aqui representado, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Secretário Mauro Arce, aqui representando o Governador Geraldo Alckmin, ao qual nos ligam também laços pastorais do tempo de padre e ele ainda estudante de medicina; querido amigo Deputado Simão Pedro, que é o promotor desta sessão solene - agradeço-o, sobretudo por ser da nossa região e pertencer à nossa Diocese -; Exmo Deputado Federal Salvador Zimbaldi; caríssimo irmão e amigo Padre Pietro Bom Rotta, Pároco da Paróquia de Santo Antônio, Vila Talarico, Vigário-geral da Diocese; Vigário Episcopal da Penha; Padre Geraldo, Vigário episcopal da região de São Miguel e Pároco da nossa catedral; demais srs. Deputados, presentes ou representados; membros da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; vereadores presentes ou representados;, membros da Câmara Municipal da cidade de São Paulo; demais autoridades religiosas, civis e militares aqui presentes ou representadas; membros de minha família, que aqui também se fazem presentes; querida família diocesana de São Miguel Paulista; irmãos no Sacerdócio; irmãos e irmãs no Batismo, na vida consagrada e, sobretudo, irmãos na nossa luta por uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais solidária.

Se me perguntarem: “O Senhor tem algum medo?” Não tenho medo de fantasma, não tenho medo de alma do outro mundo, mas tenho medo, sim. E o meu grande medo é o de apropriar-me indevidamente dos méritos dos outros.

Tudo o que foi dito aqui, pelo amor de Deus, não queria que fosse atribuído a mim, para que eu não levasse essa culpa de apropriar-me indevidamente dos méritos dos outros, de modo especial, dos meus irmãos padres que, nas diversas atribuições, realizam na Diocese um trabalho espetacular de zelo, dedicação, desprendimento e serviço ao povo santo de Deus.

A pupila dos olhos do bispo, diz o Cerimonial de Bênção do Seminário, deve ser o seminarista, devem ser os seminários. A primeira função do bispo é justamente esta: cuidar, como irmão e amigo, dos sacerdotes, incentivá-los, animá-los, fortalecê-los, confiar neles, valorizá-los, estar sempre com eles, com os irmãos padres e com aqueles que se encaminham para o Sacerdócio.

Todo ser humano, em sua dimensão social, é chamado a viver e agir em comunidade, sem o que torna-se difícil, até mesmo impossível, realizar-se plenamente, usufruindo de seu rico potencial e satisfazendo as múltiplas e complexas exigências de sua natureza, com o objetivo de atingir a plenitude da criatura, dotadao de inteligência e de liberdade.

Nessa perspectiva, cada um de nós tem raízes profundas na sociedade familiar, que existe como célula-mãe da sociedade maior, tanto civil como religiosa. Tal consideração credencia-me, nesta noite, a me fazer presente no recinto da nobilíssima Casa Legislativa do Estado de São Paulo, como cidadão e filho desta querida terra, que Deus me reservou como pátria muito amada, cenário e palco do meu ser, do meu existir e do meu agir. Cidadão que sou, ricamente agraciado pelo amor misericordioso do Pai Celeste, com o dom da vida humana e cristã e, na Igreja de Cristo, com a vocação religiosa salesiana e sacerdotal que há 25 anos me fez pastoralmente responsável, como bispo, pelo rebanho do Senhor na Diocese de Itapeva, entre 1980 e 1985, na Diocese de Limeira, entre 1985 ea 1989 e, finalmente, na sempre querida e amada Diocese de São Miguel Paulista, na extrema e sofrida periferia desta imensa metrópole, de 1989 até hoje.

Esta homenagem é para a Igreja de Cristo presente na Diocese de São Miguel Paulista. Não quero apropriar-me indevidamente dos méritos dos outros. Mais do que eu, eles é que fizeram essa caminhada nesses 16 anos e eles é que a construíram.

Olhando para aquilo que sou, que tenho, que faço, tenho a consciência de ter uma vida tão caseira, no sentido de rotineira. Com toda a sinceridade, não vejo nada de especial  na minha vida, nada que possa chamar a atenção, nada que possa ganhar dimensões de publicidade. Muito bem foi citada aqui essa frase bonita, emblemática, de Bento XVI: “Um simples servidor do povo de Deus.” Ainda sou muito menos do que isso.

Quando perguntaram ao Arcebispo de Salvador, Cardeal Primaz do Brasil e Presidente da nossa CNBB, o que ele achava de a imprensa dizer que ele era um dos papáveis, ele respondeu: “O meu caminhãozinho é muito pequeno para carregar esta carga.

E é mesmo assim que nos sentimos quando nos colocamos à disposição sem saber para onde Ele nos guia, o que Ele nos reserva e até que ponto Ele vai testar o nosso amor, a nossa fidelidade, a nossa fé, como foi testado Abraão, convidado a sacrificar o seu próprio filho Isaac. Até onde Deus vai exigir de nós esse testemunho de fé, de amor e de serviço.

No segundo século do Cristianismo, um cristão desconhecido escreveu ao pagão de Dioguineto(Ogneto ?), referindo-se aos cristãos no mundo, nesses termos: “Os cristãos não se diferenciam dos outros homens, nem pela pátria, nem pela língua, nem por um gênero de vida especial. De fato, não moram em cidades próprias, não usam linguagem peculiar e a sua vida nada tem de extraordinário. A sua doutrina não procede da imaginação fantasiosa, de espíritos exaltados, nem se apóia em qualquer teoria simplesmente humana, como tantas outras. Moram em cidades gregas ou bárbaras, conforme as circunstâncias de cada um. Seguem os costumes da terra, quer no modo de vestir, quer nos alimentos que tomam, quer em outros usos?.. Assim via, no segundo século do Cristianismo, um cristão desconhecido.

Portanto, como cristãos, somos cidadãos no pleno sentido da palavra, na Igreja e na sociedade civil, construtores da civilização do amor, construtores da paz, da fraternidade, da solidariedade.

É justamente nesse sentido que, nesta honrosa oportunidade que me concedem os nobres Deputados do meu Estado e, de modo especial o Deputado Simão Pedro, desejo perante o Poder Público constituído afirmar com gratidão, ao povo de minha terra, o propósito que me tem acompanhado nestes 25 anos de bispo: de empenhar-me no cumprimento da tarefa a mim confiada de evangelizar, segundo a missão de Cristo. Cristo confiou a sua Igreja. A ação evangelizadora acontece no reconhecimento e na acolhida de tudo quanto seja verdadeiramente humano: alegrias, tristezas, angústias do homem de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem.

De fato, a Igreja de Cristo tem como destinatária da sua missão a pessoa humana. Portanto, considerada em sua unidade e totalidade, corpo e alma, coração e consciência, inteligência e vontade, a Igreja de Cristo não é movida por nenhuma ambição terrena. Sua única pretensão é continuar a obra de Cristo, que veio ao mundo para dar testemunho da verdade, para salvar e não para condenar, para servir e não para ser servido.

Aqui, refiro-me a uma outra frase emblemática da homilia de introdução ao Pontificado Universal de Bento XVI: “A salvação não é obra do poder, mas é obra do amor. Quem salva não são os que crucificam, mas aqueles que são crucificados.

Cristo não nos salvou com o seu poder divino, castigando, incendiando, matando. Não. R, reconheceu a autoridade de Pilatos, aceitou a escolha que fizeram: “Solta-nos Barrabás! Que Ele seja crucificado! Não temos outro rei a não ser César e, se não o condenas, não és amigo de César!”

Não foi com o poder que Ele nos salvou: foi com o amor, o amor que Ele ensinou. Não existe maior prova de amor do que dar a vida pela pessoa que se ama.

Inócuo é todo projeto e toda ação social sem a recuperação dos valores humanos e cristãos. É o ensinamento da CNBB numnum de seus documentos, animando a todos cruzada contra a miséria e conta a fome. Se não superarmos o egoísmo, se não superarmos a ganância e se não formos solidários, seremos cada vez mais forjadores de uma sociedade iníqua, de uma sociedade de morte.

Por isso, a ação social exige de cada um de nós conversão: conversão do coração, desprendimento. Não é com o poder, mas com o amor. Só quem ama faz progredir e crescer o pobre, o necessitado. Quem não ama faz projetos com segundas intenções: de dominar, de explorar e de ser elogiado. Não ter medo de entregar-se a Cristo, continua o Papa na sua homilia. Ele não tira nada de ninguém, Ele nos dá tudo, Ele não tira a liberdade, Ele não tira a capacidade de pensar, de discutir. Ele não se impõe pela força das armas e do poder. Ele se impõe pelas forças do amor.

Divina e humana santa e pecadora da Igreja, que padece pela infidelidade de seus filhos. Que Deus me ajude e a todos nós a jamais sermos causa de sofrimento para a Igreja de Cristo pela nossa infidelidade, mas pelo contrário, que sejamos filhos que honram a própria mãe com a sua vida santa.

Concluindo, essa Igreja de Jesus Cristo presente na Diocese de São Miguel Paulista quer somar com o bem público, quer somar com as autoridades constituídas para servir o bem comum daquele povo que espera, não esmola, que espera, não favores, mas aquele sofrido que espera por justiça. Não é um favor, mas é um dever daqueles que têm nas mãos o comando desta nação, que tem nas mãos o poder de legislar.

Que todos nós, olhando com misericórdia, não como favor, mas olhando com o coração de Deus, com os olhos de Deus nós, possamos servir este povo. O povo merece. Viva o povo da Zona Leste! Viva o povo da Cidade de São Paulo. Viva o povo do Estado de São Paulo. Viva o povo do nosso querido Brasil! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Convido para ficarem de pé os membros da família de Dom Fernando que vieram de longe. São sobrinhos e parentes. Muito obrigado pela presença e recebam o nosso carinho. (Palmas.)

Convido parte da minha assessoria - Adalberto, Edgar, Nicola - para entregar ao Dom Fernando um pequeno presente, uma lembrança que nós encomendamos. É uma caixa de incensos com vários aromas. O incenso é o primeiro presente de Natal oferecido pelos Reis Magos a Jesus. Esses incensos foram feitos a partir de resinas de plantas balsâmicas vindas do Oriente Médio, África e Mediterrâneo. São fabricados na cidade de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, próxima à Cidade de Paulo Teixeira. Em nome do nosso gabinete na Assembléia Legislativa, gostaria que V. Exa. aceitasse esse singelo presente.

 

* * *

 

- É feita a entrega do presente. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIMÃO PEDRO - PT - Agradeço desde já a toda a assessoria - Rogério, Mariana, Miriam e todos - pelo apoio para que esta sessão pudesse se realizar com bastante êxito. Agradeço também aos funcionários da TV Assembléia, da Assembléia Legislativa, em especial os funcionários do Cerimonial pela presteza na realização desta sessão.

Dr. Mauro Arce, Secretário do Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento; Dom Fernando Legal; ao Deputado Federal Salvador Zimbaldi; Padre Pietro Bom; Deputado Estadual Salim Curiati; Deputado Estadual Adriano Diogo; Deputada Estadual Ana Martins; Vereador Paulo Teixeira; Sr. Samuel Moreira da Silva Jr., Subprefeito de São Miguel; Irmã Maria Thereza Lorenzonee; Padre Geraldo Antonio Rodrigues, a quem agradeço por ter nos ajudado na organização desta Sessão Solene; Vereador Juscelino; Diácono Sizinando Jorge da Silva; Dr. Julio Batista da Costa; Padre Licio de Araújo Sale; Padre Francisco Pereira; Padre Lealdo Dantas da Cruz; Padre Ticão; representantes das demais autoridades; Padre Silvano; povo da Diocese de São Miguel Paulista - como ele mesmo costuma dizer, composto por 70% de nordestinos ou filhos de nordestinos, que aprenderam a admirá-lo nesses 15 anos como seu Pastor. Tenho certeza que a admiração e o carinho é o mesmo em Itapeva, e também em Limeira, onde V. Exa. foi bispo.

Essa admiração tem uma explicação: Dom Fernando é um homem simples e humilde. Tanto que quando fui informá-lo que a Assembléia Legislativa iria fazer esta homenagem, ele me disse: “Mas Deputado, eu não mereço.” É impressionante a tranqüilidade e a paciência que demonstra ao tratar dos problemas que encontra ao orientar seus padres e ministros.

Dom Fernando Legal é um trabalhador do povo de Deus, característica dos padres salesianos de Dom Bosco, cuja preocupação central é trabalhar a formação da juventude, sobretudo a formação para o mundo do trabalho.

Nesses 25 anos como bispo, também tem se dedicado a formar quadros para a igreja. Só na Diocese de São Miguel Paulista, ordenou 52 padres, crismou cerca de 130 mil jovens.

A Igreja lhe confiou essa missão a que ele se dedica nesse momento, de evangelizar o povo da região que chamamos de “os fundos” da Zona Leste: Penha, Vila Matilde, Ermelino Mattarazzo, Itaquera, Guaianazes e Cidade Tiradentes. É uma região caracterizada como dormitório, por ser desprovida de empregos para o seu povo viver com dignidade, carente de serviços públicos essenciais em quantidade e qualidade para que o povo tenha qualidade de vida. É uma região marcada por índice de violência que atinge principalmente à juventude, sem perspectiva de futuro.

É nesse meio difícil que Dom Fernando tem se dedicado a levar a mensagem de fé e de esperança. Hoje de manhã eu o vi sentado com o povo, em frente ao Hospital Santa Marcelina, abençoando a assembléia que discutia formas de luta para recuperar aquela importante instituição, patrimônio da nossa região e que merece toda a nossa solidariedade.

A Diocese de São Miguel Paulista, através de suas pastorais sociais, tem prestado serviços sociais essenciais ao nosso povo sofrido, levado à frente por padres excepcionais, como Padre Rosalvino Vilaio, Padre Ticão, as irmãs de Santa Marcelina, Padre Jalmir da Pastoral Afro e tantos outros que estão aqui ou os que não puderam estar aqui.

Tenho também participado de algumas missas na Catedral e em outras comunidades e testemunhado o zelo e a qualidade das pregações, como a de Padre Geraldo, com preocupação na formação ética e moral do nosso povo, que ali acorrem, em busca de palavras que o reconfortem nas agruras do dia-a-dia. Homenagear Dom Fernando é homenagear também toda essa Igreja.

Dom Fernando, temos um carinho muito grande pelo senhor e uma imensa gratidão. Não foi o senhor que escolheu vir para São Miguel Paulista. Foi uma designação da Igreja que lhe determinou essa tarefa. Mas nós o abraçamos e lhe somos muito gratos.

Parabéns pelos 25 anos como bispo e receba deste Parlamento todas as nossas homenagens. Viva com muita saúde o nosso bom Pastor Dom Fernando Legal! (Palmas.)

Agradecemos a todos os seminaristas, sei que são em número muito grande e que ocupam quase todo o plenário. (Palmas.) Cumprimentamos o povo das comunidades que fizeram sacrifício enorme em trazer as faixas. Agradeço a todas as pessoas que vieram de São Miguel, Itaquera, Itaim Paulista, Guaianazes, Ermelino Mattarazzo, Parque Savoy City, Cohab Itaquera I, aos amigos de Dom Fernando e do nosso mandato. A presença de vocês nos dá muita honra à Assembléia Legislativa. Fico muito feliz quando vejo o povo nesta Casa da Lei. Muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece a todas as autoridades, aos funcionários e àqueles que, com as suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Antes de dar por encerrada a sessão, convidamos o Coral Litúrgico de São Francisco para que nos brindasse com mais uma música para alegrar a nossa noite. Um bom retorno a todos.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 15 minutos.

 

* * *