09 DE MAIO DE 2008

018ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO TRABALHADOR DA SAÚDE”

 

Presidente: RAFAEL SILVA

 

RESUMO

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva da Casa, a requerimento do Deputado ora na Presidência, para comemorar o "Dia do Trabalhador da Saúde". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, considera importante e imprescindível a atividade dos trabalhadores da saúde.

 

003 - HAMILTON PEREIRA

Deputado estadual, saúda comitiva de sua cidade, Sorocaba. Cumprimenta em especial as mulheres, que representam 72% da categoria, na proximidade do "Dia das Mães". Lembra sua condição de presidente da Comissão de Relações do Trabalho deste Legislativo.

 

004 - DAVI ZAIA

Deputado estadual, elogia a iniciativa da solenidade. Afirma que esses profissionais são fundamentais para a qualidade de vida, pela sua dedicação. Elogia a luta constante da categoria por melhores condições de trabalho.

 

005 - CIDO SÉRIO

Deputado estadual, relata ocorrência médica de sua infância. Lembra a habilidade dos trabalhadores da saúde na capacidade em lidar com os pacientes.

 

006 - ANTÔNIO CARLOS DOS REIS SALIM

Presidente do Sindicato dos Eletricitários do Estado de São Paulo, cita sua participação no lançamento de pedra fundamental de entidade da categoria. Fala do apoio da UGT - União Geral dos Trabalhadores. Justifica a necessidade de ser mantida a atual jornada de trabalho da categoria. Faz apelo aos parlamentares nessa direção.

 

007 - Presidente RAFAEL SILVA

Presta homenagem, com entrega de placa, a Sra. Neusa Cavagna, representante da região de Bauru.

 

008 - YEDA VILLAS BOAS

Cita o nome dos demais trabalhadores da saúde homenageados e faz a entrega das demais placas.

 

009 - EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA

Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde no Estado de São Paulo, cumprimenta as várias delegações presentes. Discorre sobre a justeza da efeméride. Faz citação do poeta Fernando Pessoa.

 

010 - Presidente RAFAEL SILVA

Ressalta a preocupação das pessoas para com a saúde. Lembra que é necessário vocação por parte de seus profissionais, na defesa da vida de seus semelhantes. Argumenta que este Parlamento é que é homenageado pela presença da categoria, que precisa de reconhecimento nacional. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

***

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rafael Silva.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

***

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

***

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Nos termos previstos no Regimento Interno, fica dispensada a leitura da Ata da sessão anterior.

Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, a pedido deste Deputado. Ela tem a finalidade de homenagear os trabalhadores da área da Saúde, através da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

Temos a honra de constar aqui a presença de pessoas ilustres e que têm um trabalho voltado em favor da população do Brasil como um todo, principalmente dos trabalhadores. O Deputado Arnaldo Faria de Sá, que todo mundo conhece pelo seu trabalho desenvolvido em favor dessa categoria de trabalhadores e de outras categorias, já que desenvolve um trabalho em nível nacional em favor realmente daqueles que produzem neste País, em favor dos aposentados; ou seja, em favor de muitas pessoas que são esquecidas depois das eleições.

O Sr. Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, nos dá a honra de sua presença. Ele comanda um setor muito importante porque esses sindicatos, que são filiados a essa Federação e que representam os trabalhadores da Saúde, desenvolvem um trabalho muito importante.

O Deputado Davi Zaia, nosso companheiro de Campinas, que também é da área sindicalista e tem seus ideais voltados em favor da valorização das pessoas que produzem.

O Deputado Cido Sério, de Araçatuba. Ele que o conheci nesta Casa há pouco tempo, porque ele é um novato, eu já estou no quarto mandato como Deputado, e através da seriedade - não é apenas no nome que ele é sério, tem muita seriedade em seu trabalho muito importante - está realmente de acordo com o melhor nível que temos nesta Casa.

O Deputado Hamilton Pereira, que é de Sorocaba, - e o pessoal dessa região o conhece muito bem - já é antigo aqui na Assembléia Legislativa. É estimado e respeitado por todos também.

Temos, também, a presença do Canindé Pegado, Secretário Geral da UGT, nosso companheiro antigo. Já estivemos juntos em várias solenidades, em vários movimentos e aprendi a conhecer a sua força intelectual e a sua força de dedicação.

O Sr. Antonio Carlos dos Reis Salim é uma figura respeitada, valorizada, é Presidente do Sindicato dos Eletricitários. O Salim esteve com a gente em muitos momentos e eu aprendi a estimar o Salim, a valorizar essa sensibilidade que ele tem, que é a sensibilidade das pessoas que têm nobreza de espírito.

Estão aqui representantes da categoria, estão aqui as pessoas que serão homenageadas e essas homenagens que serão prestadas hoje nesta Casa são extensivas a todos os trabalhadores da área da Saúde. Esta é uma sessão muito importante. Vamos ter aqui pronunciamentos de pessoas que realmente valorizam a categoria.

  Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro sob a regência do 2º Tenente Músico David.

A Banda da Polícia Militar num momento como este valoriza esta sessão solene.

 

***

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

***

 

  O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - A Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo não apenas por esta participação, mas pelo sentido de cidadania e civismo que ela leva para quem tem oportunidade de acompanhá-la. (Palmas.)

  Nós temos o orgulho de receber o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá. Ele tem um outro compromisso importante, para o qual está atrasado. Por esta razão a Presidência concede a palavra a S. Exa., que com certeza valoriza esta sessão solene.

  Tem a palavra o nobre Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Deputado Rafael Silva, Presidente desta sessão; Deputados Davi Zaia, Cido Sério, Hamilton Pereira, em nome de quem cumprimento todos os deputados desta Augusta Casa de Leis; Edson Laércio, Presidente da Federação, em nome de quem cumprimento todos os dirigentes sindicais da área da Saúde; cumprimento o Canindé Pegado, o Salim, em nome de quem cumprimento todas as centrais, tenho certeza de que o que está presente aqui hoje, acima de tudo, é o reconhecimento, o valor e a importância dos trabalhadores da Saúde para todo o Estado de São Paulo.

Graças a Deus superamos uma dificuldade que tínhamos em relação aos atendentes, aos auxiliares quando o COREN impedia o verdadeiro trabalho de vocês. Mas através da luta do Edison Laércio, da Lady, do Nilceleno, dentre outros, em Brasília, conseguiu-se regulamentar essa situação. Sem dúvida nenhuma hoje somos obrigados a reconhecer que, se não fossem os trabalhadores da Saúde, na área da enfermagem, certamente a atuação de todos vocês, imprescindível, seria muito difícil para os brasileiros que precisam da Saúde.  Vocês fazem um trabalho diuturno, permanente, com todo respeito aos médicos; o médico dá aquela passadinha, mas quem fica permanentemente como paciente são vocês.

Portanto, o trabalho de vocês é de extrema importância, por isso agradeço o convite do Presidente Rafael Silva e do Edson Laércio para estar aqui reconhecendo a importância, o valor dos trabalhadores da Saúde para todo o Brasil. Tenho certeza de que vir aqui reconhecer esse trabalho e a importância de vocês é simplesmente dar um abraço de luta e reconhecimento, é em nome de todos os pacientes do nosso país agradecer a atenção de vocês. Sem os trabalhadores da Saúde certamente a saúde brasileira, que tem muitos furos, seria pior ainda. Sem dúvida nenhuma reconhecer o trabalho e a luta de vocês é agradecer-lhes em nome de toda a população brasileira. Parabéns aos trabalhadores da Saúde. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Quando era vereador em Ribeirão Preto, lembro-me da visita do Deputado Arnaldo Faria de Sá num encontro que aconteceu num clube daquela cidade. Ele tinha um movimento em favor dos trabalhadores da Saúde e eu participei como vereador naquela época. Agradecemos a palavra do nobre Deputado que inclusive tem outro compromisso importante.

  Ouviremos agora o Deputado Hamilton Pereira, do PT e de Sorocaba, muito conhecido nesta Casa e respeitado por sua atuação.

 

            O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Bom-dia a todos e a todas. Quero congratular-me com o nobre Deputado Rafael Silva pela brilhante iniciativa de homenagear nesta manhã os trabalhadores da Saúde. Aliás, estamos fazendo isso movidos pela Lei nº 11.665 de autoria do nobre Deputado Rafael Silva. Quero cumprimentar o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, o nosso querido Deputado Cido Sério, do nosso partido, o nobre Deputado Davi Zaia e cumprimentar o presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde no Estado de São Paulo, Edson Laércio de Oliveira, o Salim, grande amigo do movimento sindical e há algum tempo freqüentador desta Casa; o Canindé Pegado, secretário geral da UGT; o Milton Sanches de uma maneira muito especial, porque é o presidente do Sindicato dessa categoria na minha querida Sorocaba e tem representado com galhardia a categoria de vocês naquela região. Aliás, quero saudar a comitiva que veio de Sorocaba e saudar todos os dirigentes sindicais regionais. Encontramos aqui pessoas da região de Araçatuba, região do Deputado Cido Sério, de Presidente Prudente e de Campinas.

  O nobre Deputado Rafael Silva não poderia ter encontrado uma data mais feliz para fazer essa homenagem. No dia 1º de maio comemoramos o “Dia Internacional do Trabalhador”, embora grande parte da mídia nacional insista em se referir ao dia 1º de maio como o “Dia do Trabalho”. Dia do trabalho são todos os dias, todos os 365 dias do ano. Mas o dia 1º de maio é o “Dia Internacional do Trabalhador, da trabalhadora” e agora temos também o “Dia Estadual dos Trabalhadores da Saúde”. Não poderia ser mais feliz ainda porque, conversando com o presidente da Federação um pouco antes de iniciar esta sessão, ele me dizia que 72% da categoria de vocês são mulheres. Estamos às vésperas do Dia das Mães”, por isso minha saudação especial às mulheres, sobretudo às mães.

Todas as homenagens que se possam fazer para os trabalhadores e trabalhadoras não seriam completas sem o trabalho que vocês realizam diariamente, porque, sem saúde ninguém trabalha, ninguém estuda, enfim, sem saúde ninguém produz.

Então, parabéns a todas as trabalhadoras e a todos os trabalhadores da Saúde. Gostaria de agradecer como presidente da Comissão de Relações do Trabalho desta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Não poderia me furtar de comparecer tendo sido convidado pelo presidente da federação, Edison Laércio, e também pelo nosso querido Deputado Rafael Silva. Um deputado muito operoso, um deputado muito sério e muito querido nesta Casa.

Então, parabéns a vocês. Parabéns, Deputado Rafael Silva, pela iniciativa! Muito obrigado pelo convite. Um grande abraço a todos, o sucesso de sempre, porque do sucesso de vocês depende a saúde do nosso povo. Parabéns! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras do Deputado Hamilton Pereira, agradecemos a sua presença, que valoriza esta Sessão Solene.

Anunciamos, também, a presença do Dr. João Sabino, superintendente do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos. Já tivemos oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. É uma figura também muito importante nesta área.

O representante do médico e deputado Antonio Salim Curiati está presente, Sr. Waldemar Araújo, a quem agradecemos pela presença.

Agora teremos as palavras do sindicalista Davi Zaia, da região de Campinas.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Bom-dia a todos. Quero cumprimentar o Deputado Rafael Silva, que preside esta sessão, que teve a iniciativa de propor a legislação que reconhece o dia 12 de maio como dia do trabalhador e também essa homenagem que é realizada na Assembléia Legislativa, a casa do povo de São Paulo, a todos os trabalhadores e trabalhadoras da área da Saúde. Trabalhadores que dedicam a sua vida para melhorar a qualidade de vida de toda a nossa população.

Quero cumprimentar o Deputado Hamilton Pereira, o Deputado Cido Sério, o Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde, pelo trabalho, pela organização que faz junto com os sindicatos filiados, em defesa dos interesses da categoria. Quero cumprimentar o Pegado, o Salim, representantes da UGT, também dirigentes sindicais; cumprimentar todos os presidentes de sindicatos, dirigentes aqui presentes, e os trabalhadores e trabalhadoras da Saúde pela dedicação com que se envolvem.

Sempre tenho encontrado com o Edson. É uma luta aqui, uma luta ali; uma hora é uma greve, outra hora é uma manifestação; às vezes, atraso de pagamento. São as dificuldades do dia-a-dia do setor da Saúde no nosso País.

Mas, apesar de todas essas dificuldades, dessas demandas permanentes – falta de verba no volume necessário – uma série de questões que vocês, enquanto trabalhadores e dirigentes sindicais vivem no dia-a-dia. Sempre temos certeza que a dedicação dos trabalhadores é a maior possível, é aquela dedicação que faz a diferença.

Como disse aqui o Deputado Arnaldo Faria de Sá, se não fosse a dedicação de vocês, o trabalho permanente de vocês, a situação da saúde do nosso povo estaria muito mais prejudicada.

Portanto, neste dia, as minhas palavras são para homenagear vocês, desejar que vocês tenham o nosso reconhecimento, o reconhecimento desta Casa pelo trabalho que fazem, e que possamos juntos ajudar a construir uma situação melhor para a Saúde do nosso País, condições melhores de trabalho para vocês, condições melhores de atendimento de toda a nossa população. Este é o nosso empenho, a nossa dedicação. Contem conosco, Edson, sempre que precisar, estamos aqui à disposição, junto com os demais sindicatos. Quero desejar muitas felicidades e um especial parabéns pelo Dia dos Trabalhadores da Saúde. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras e a presença do nosso companheiro Deputado Davi Zaia, que também faz parte de uma CPI da queima da palha da cana-de-açúcar. Essa CPI se preocupa com a saúde humana, pela fuligem e pela fumaça, e se preocupa com a condição dos trabalhadores. O Deputado Cido Sério também faz parte dessa CPI, é da região de Araçatuba, da Bancada do PT, e fará uso da palavra neste momento.

 

O SR. CIDO SÉRIO - PT - Bom-dia a todas e todos. Quero saudar de forma muito especial e carinhosa o Deputado Rafael Silva pela iniciativa, pela iniciativa da lei e pela sessão que realizamos aqui hoje, que é muito mais do que merecida. Saudar o Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde, Edison Laércio de Oliveira, os Deputados Hamilton Pereira, Davi Zaia, Arnaldo que teve que se retirar, o companheiro Antonio Carlos dos Reis Salim e o companheiro Canindé Pegado, também trabalhadores, maneira muito especial saudar meu companheiro Erivelto Corrêa de Araújo, Presidente do Sindicato dos trabalhadores da Saúde de Araçatuba, em nome dele saudar todos os dirigentes sindicais do Estado que estão aqui nesta sessão, também saudar a querida Shirley, que tem mais de 40 anos de dedicação ao trabalho na área da Saúde, que é lá da região de Araçatuba. Dizer que pessoas como a Shirley têm na minha vida uma relação afetiva e particular.

            Nasci em Bento de Abreu e me criei em Santo Antonio do Aracanguá, que é um distrito de Araçatuba. Era mais caipira do que sou hoje. Machuquei-me, certa vez, quando corria, quando moleque, e fui levado para a Santa Casa, Erivelton. Fiquei internado na Santa Casa de Araçatuba por uma semana. Na primeira noite que dormi na Santa Casa de Araçatuba, no dia seguinte eu não levantava. Daí uma enfermeira de maneira muito perspicaz e singela, percebeu que eu tinha urinado na cama. E eu não levantava de vergonha. Quando fazia xixi na cama em casa levava uma bronca daquelas.

            Então, ela de maneira muito singela, ensinou-me que era natural que criança principalmente, quando dormia fora de casa, e não estivesse acostumado, sonhasse e fizesse xixi na cama.

Isso foi uma coisa que aprendi para o resto da minha vida, par me educar, para educar os meus filhos de tal maneira, que não fosse pecado, que não fosse uma coisa do outro mundo se  realizar uma função fisiológica de escape assim.

            Foi uma coisa que me marcou como aprendizado. Imagino até quando o poeta Dr. Betche falou do homem e da mulher essencial, tenha pensado principalmente nos trabalhadores da saúde, pela dedicação, pelo carinho, pela paciência que têm conosco, porque doente é impaciente.

            Quando se está doente, quando não se sente bem, fica impaciente. Então precisa de gente que tem uma capacidade especial e imprescindível para cuidar da saúde, para tratar da vida.

            Por isso quero parabenizar a todos e todas pelo dia de vocês, mas principalmente, pela tarefa, pelo trabalho, por essa dedicação de cuidar da vida. Parabéns tudo de bom para vocês.

 

            O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - O Deputado Cido Sério falou de sua infância. Faz tanto tempo que ele teve essa infância, nem sei como ele se lembra.

            O Deputado Cido Sério é muito estimado nesta Casa. É uma alegria tê-lo como companheiro e tê-lo aqui nesta sessão solene.

            Numa sessão solene, não sei se foi há uns dois anos, o Antonio Carlos dos Reis Salim não estava presente, estava em outro compromisso. Mas o Salim vem correndo para cá, nesse trânsito de São Paulo, chegou aqui com aquele jeito dele preocupado, ofegante, e eu falei “ainda bem que é uma sessão solene da Saúde, e tem muita gente para atendê-lo, se você precisar”. Ele chegou aqui preocupadíssimo porque tinha um outro compromisso, por isso se atrasou um pouco.

            Vamos ouvir agora, Antonio Carlos Reis Salim, grande amigo nosso, primeiro vice-Presidente da UGT, e Presidente do Sindicato dos Eletricitários do Estado de São Paulo.

            Antonio Carlos Reis Salim, quero que você leve um abraço ao Ricardo Patah, Presidente da UGT, que não pode estar aqui conosco nesta sessão solene. Leve o nosso abraço a ele. Com a palavra o nosso amigo Antonio Carlos Reis Salim.

 

O SR. ANTONIO CARLOS DOS REIS SALIM - Bom dia a todos e a todas. Quero cumprimentar o Presidente desta sessão, grande companheiro, amigo, parceiro em todos os momentos, Deputado Rafael Silva, cumprimentar o Deputado Davi Zaia, que também é vice-Presidente da UGT, cumprimentar o Deputado Cido Sério, Deputado Hamilton Pereira, mandar um grande abraço ao Arnaldo Faria de Sá, que teve que se ausentar, mas que é um grande companheiro, cumprimentar o Presidente da Federação, responsável também por esse ato, e que todos os anos faz questão de fazer essa sessão, usando da grande amizade, e grande sensibilidade do Deputado Rafael Silva, cumprimentar a todos os trabalhadores da Saúde, Nilceleno enfim, eu cumprimento o Nilceleno porque há uns anos me convidou para ser Presidente do Ceprosind; estive lá quando o Ceprosind lançou a pedra fundamental; estive na inauguração e participei de sua gestão. Precisaríamos ter mais escolas nesse sentido em todo o Estado de São Paulo, e que deveriam ser modelo para o Brasil. Isso é muito importante para todos os trabalhadores da Saúde e para os trabalhadores brasileiros em geral porque precisamos formar pessoas sérias, competentes e com responsabilidade para atender a Saúde porque essa área no Brasil é um caos devido a não-existência dos recursos necessários e a seriedade necessária para aplicar as verbas precisas para dar uma saúde de primeiro mundo para a nossa população.

  E cumprimentando Edison, quero dizer que a UGT, União Geral dos Trabalhadores, está totalmente ao seu lado porque sei que é uma luta sua, uma luta de todos os sindicatos da Saúde para que a jornada especial não tenha nenhuma modificação. Temos de lutar contra isso - e a UGT se coloca à disposição, o Sindicato dos Eletricitários também - contra o Ministério Público que quer fazer a jornada voltar a ser a jornada CLT.

Para isso também peço que os deputados presentes - Hamilton Pereira, Cido Sério, Davi Zaia - também encampem essa luta porque a jornada da Saúde tem de ser especial realmente porque são trabalhadores especiais e são pessoas que necessitam, na realidade, de um tratamento especial.

  Queria parabenizar a todos e dizer que fiquei várias vezes internado. E, Deputado Rafael Silva, preciso vir sempre aqui porque aqui estou sempre bem protegido. A idade está chegando, a pressão está aumentando. Uma tal de Beth se apaixonou por mim agora, não me larga, fica abraçada comigo. A Beth é a diabete. Isso é complicado porque ela fica comigo dia e noite. Fica mais tempo comigo do que Dona Marlene, que é minha esposa há 31 anos. Precisamos realmente de todo o pessoal da Saúde e aqui estou muito tranqüilo. Mas quero parabenizar pelo dia, por esta sessão. Parabenizar o Deputado Rafael Silva, nosso grande deputado, uma pessoa de muita sensibilidade, todos os deputados e Edison Laércio de Oliveira por conta dessa magnífica gestão que tem à frente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

  Muito obrigado. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - O grande coração do Salim sofre porque ele se preocupa com as coisas importantes deste País e o trabalhador é o que há de mais importante, principalmente o da área da Saúde. E o Salim tem uma preocupação especial com o pessoal da categoria dele, os eletricitários, e com os trabalhadores da Saúde. Somos testemunhas disso.

Agradecemos o pessoal do cerimonial, a Itimi, a Lemonche, o Natal. Uma sessão solene envolve o pessoal da Taquigrafia, do Som, da Ata, o pessoal da TV Legislativa, da Polícia Civil, da Polícia Militar por toda a estrutura que nos dão aqui. São pessoas que trabalham para que tudo corra bem. É uma preocupação muito grande. Todas essas pessoas, sem contar a D. Yeda. Ela não gosta que fale dela. Gosta de trabalhar no anonimato, mas é uma pessoa muito importante para esta Casa. Ela já faz parte da estrutura desta Casa, ou seja, faz parte do patrimônio da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e é respeitada por todos. Através dessa participação eficiente de todos conseguimos viabilizar não apenas uma sessão solene, mas todos os trabalhos do Legislativo Paulista. O Canindé Pegado, companheiro do Salim, sabe que realmente damos um valor muito grande a toda essa estrutura. Ele, como Secretário Geral da UGT, sabe da importância dessa estrutura para realizarmos qualquer obra de vulto.

            Falei com Sirley, da região de Araçatuba, ainda há pouco, que vai ser homenageada pelo Deputado Cido Sério, que é de Araçatuba também. E esta homenagem para a Sirley não é apenas para ela, como eu já disse no começo, é uma homenagem para o pessoal da região de Araçatuba. Uma pessoa foi escolhida, mas todos dessa região sintam-se homenageados. (Palmas.)

            Chamo agora a Sra. Neusa Cavagna, da região de Bauru, para receber as nossas homenagens. (Palmas.)

 

***

-         É feita a entrega da placa.

 

***

            A SRA. YEDA VILLAS BOAS - Sra. Jeiner Aparecida Galvão, de Franca. (Palmas.)

                                              

***

-         É feita a entrega da placa.

 

***

 

            A SRA. YEDA VILLAS BOAS - Sra. Maria de Lourdes Raminelli Guarnieri, da região de Jaú. (Palmas.)

 

***

-         É feita a entrega da placa.

 

***

 

            A SRA. YEDA VILLAS BOAS - Sra. Maria Joana de Campos Pereira, de Piracicaba. (Palmas.)

           

***

-         É feita a entrega da placa.

 

***

 

            A SRA. YEDA VILLAS BOAS - Sr. Florivaldo Pereira de Almeida, de Presidente Prudente. (Palmas.)

 

***

-         É feita a entrega da placa.

 

***

 

            A SRA. YEDA VILLAS BOAS - Sra. Elisabete Antonia Bertin, de Rio Claro. (Palmas.)

 

***

-         É feita a entrega da placa.

 

***

 

            A SRA. YEDA VILLAS BOAS - Sr. Nilceleno Martins da Silva, representando o Sr. Francisco Xavier de Carvalho, da região de Ribeirão Preto. (Palmas.)

 

***

-         É feita a entrega da placa.

 

***

 

A SRA YEDA VILLAS BOAS - Sra. Maria do Carmo de Oliveira, da região de São José do Rio Preto.

 

***

  - É feita a entrega da placa.

***

 

A SRA YEDA VILLAS BOAS - Sra. Ruth Corina Moretto, da região de Sorocaba. Deputado Hamilton Pereira a homenageia.

 

***

  - É feita a entrega da placa.

***

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Homenagearemos o Sr. José Pereira Pinto, por meio da Sra. Lady Mengatti. Solicitamos ao Deputado Davi Zaia que faça a entrega da homenagem.

 

***

  - É feita a entrega da placa.

***

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Teremos a honra de ouvir agora nosso amigo Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, que representa a seriedade, dedicação do trabalhador da Saúde do Estado de São Paulo e, por extensão, do trabalhador da Saúde de todo Brasil.

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA - Deputado Rafael Silva, em nome de quem homenageio todos os deputados e deputadas desta Casa, estar aqui pela quinta vez, para nós, é uma honra imensa, em especial para receber uma homenagem do povo de São Paulo, representado pelos Srs. Deputados.

Os trabalhadores aqui presentes representam os trabalhadores das regiões de todos os senhores. Temos aqui as delegações de todos os sindicatos filiados à Federação: Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Rio Claro, Piracicaba, Sorocaba, Jaú, Campinas, Franca e Presidente Prudente.

São essas pessoas que cuidam - como foi dito pelos Deputados Davi Zaia, Hamilton Pereira - de todos os outros trabalhadores. Por isso, estamos aqui para receber do povo de São Paulo essa homenagem, mais do que justa, merecida, tratando-se em especial das caravanas que vieram dos mais distantes locais deste Estado.

Quero deixar registrado algo dito por Fernando Pessoa, poeta brilhante, em uma de suas poesias: “O valor das coisas não está no tempo, e elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

  Os momentos inesquecíveis são estes, principalmente este momento que estamos vivendo agora. Com toda a certeza, para muitos de vocês, ele vai se tornar inesquecível.

  As coisas inexplicáveis que acontecem são também essa atitude e essa homenagem prestadas por esta Casa, em especial o carinho que o Deputado Rafael Silva dedica a todos vocês, a todos nós, trabalhadores da Saúde.

E pessoas incomparáveis são vocês, todos que aqui estão, que deixaram suas famílias, seu lar, sua cidade e vieram representar todos os trabalhadores de cada região.

Muito obrigado e um bom retorno a todos! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Rafael Silva - PDT - Edison Laércio de Oliveira, uma pessoa que aprendemos a admirar, representa com o coração, com a razão e com a vontade essa categoria tão importante.

  Há pouco, falava com o Pedro Tolentino da alegria que tenho em receber esse pessoal todo nesta Casa, numa data tão importante para mim como hoje. É importante para mim, de verdade. Quando reconhecemos o valor de pessoas que nem sempre são valorizadas, fazemos justiça.

  O Sr. José Pereira Pinto, de Campinas, chegou e peço para que ele receba das mãos da Sra. Lady Mengatti a homenagem que foi entregue a ela pelo nosso companheiro, Deputado Davi Zaia, que também é de Campinas. (Palmas.)

 

***

- É feita a homenagem.

 

***

 

  O Sr. Presidente - Rafael Silva - PDT - O Sr. José Pereira Pinto foi homenageado, assim como os outros que aqui já estiveram, representando toda a categoria. Repito, a homenagem não é apenas ao Sr. José, mas a toda a categoria de trabalhadores que, no anonimato, ajudam a população nos momentos mais importantes. A vida humana é o bem mais valoroso que temos.

  Meus amigos, deputados presentes, todos os anos fico emocionado quando chega esta data. Fico emocionado porque tenho quatro filhos, sete netos, quase oito netos. Antes de um filho nascer, no acompanhamento da gravidez, temos uma preocupação muito grande. Mas temos a certeza de que esse fato importante se dará com o amparo de trabalhadores que, em todos os momentos, preocupam-se com a vida dos semelhantes e, na maioria dos casos, com a vida de pessoas desconhecidas. Essa preocupação valoriza a categoria, valoriza demais.

  Estava ouvindo uma emissora de Ribeirão Preto, em companhia de Nilceleno, e ele falava do Ceprosind, que tem cursos e agora vai ter também um curso superior, e o repórter perguntou a ele se existem desistências. Ele disse que há desistências no primeiro momento, pois muitas vezes a pessoa vai para lá fazer um curso e descobre que não tem vocação. Benê falou que para trabalhar na saúde tem de ter vocação, um amor especial. Senão, a pessoa não trabalha.

  Não é apenas um desempenho profissional, de alguém que precisa se realizar e cuidar de sua família. O mais importante é a vocação. Muitas vezes, o próprio trabalhador da área da Saúde não sabe que tem essa vocação. D. Yeda conversava comigo e disse da maravilha de ver aqui as pessoas de branco, representando todos aqueles que estão presentes, e falou: “São trabalhadores que não são valorizados como deveriam ser.”

Realmente, a valorização não acontece como deveria. Vivemos num país em que um jogador de futebol ou um cantor são muito valorizados, respeitados e idolatrados. Que seja valorizado o artista, o jogador de bola, mas que sejam também os trabalhadores que dão sua vida em favor da vida do semelhante. Como eu disse, na grande maioria dos casos, vocês que trabalham nessa área se defrontam com pessoas desconhecidas, muitas vezes até com pessoas que não lhes são simpáticas na vida lá fora. Mas você, que trabalha nessa área, esquece todos esses problemas, e vive naquele momento a vida de um semelhante como se ele fosse o seu irmão, o seu filho.

Aprovei, recentemente, a Lei de Utilidade Pública para o Ceprosind de Ribeirão Preto. Tenho orgulho disso e fico feliz. (Palmas.)

Quero que vocês entendam que neste momento não estou prestando homenagem a vocês. São vocês que estão prestando homenagem a esta Casa com as suas presenças. São vocês que estão nos homenageando! Nós estamos apenas reconhecendo o valor que vocês têm, e que deveria ser reconhecido muito mais no âmbito nacional. (Palmas.)

Você saiu da sua região, viajou de madrugada e está aqui presente! Repito: vocês estão homenageando a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Para nós, vocês representam todos os trabalhadores desta classe. Nós conhecemos o valor vergonhoso que é pago pelo SUS para tudo que acontece em termo de atendimento nas Santas Casas, nos hospitais. Nós sabemos disso tudo, que o reconhecimento não existe na intensidade que deveria existir. Aprovei a Lei do Dia do Trabalhador da Saúde. É simples: um trabalho que desenvolvemos - Abrão Júnior, meu assessor, Marina, Telma, Neto, Marta - e nos empenhamos. Os demais deputados aderiram e acharam a idéia maravilhosa, mas o que fizemos diante daquilo que vocês fazem foi muito pouco.

Acreditem, então. Espero com ansiedade esse dia. Feliz, num ponto, porque pelo menos posso falar para vocês, como puderam os Deputados Hamilton Pereira, Davi Zaia, Cido Sério e Arnaldo Faria de Sá, que vocês têm um valor imenso, fora de qualquer medida, porque cuidam de vidas humanas, com muito carinho.

Esta Casa hoje marca mais um tento positivo.

Ontem, conversava com o Líder do Governo e com o Presidente da Assembléia Legislativa, que falava da importância desse acontecimento.

Outros deputados não estão presentes porque têm compromissos em suas regiões.

Sextas-feiras, normalmente, os Deputados não têm tempo disponível, porque têm muito trabalho para realizar, como hoje à noite, por exemplo, estarei em Morro Agudo, cuja Santa Casa recebeu recursos, e estarei presente para uma inauguração.

Apesar disso, todos apóiam a idéia dessa sessão solene e entendem justo esse reconhecimento.

Tudo que acontece nessa sessão será publicado na íntegra no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

As matérias são levadas ao conhecimento da população através da TV Assembléia.

Infelizmente, nem todo mundo assiste à TV Assembléia.

A grande maioria da população brasileira tem o costume de assistir apenas novelas. Não é por culpa do povo - o povo é muito bom - talvez falte mais informação sobre a necessidade de acompanharmos aquilo que acontece na vida pública.

Encerrando, quero dizer mais uma vez que a alegria toma conta de mim, a emoção se faz presente nas minhas palavras, nas minhas ações.

A minha esposa, Maria Clara, aqui presente, espera com ansiedade todos os anos, podermos dividir com vocês momentos de satisfação e de reconhecimento.

Em nome da Gerusa, de Jaú, quero mandar um abraço a todas as mulheres, nesta data muito importante porque homenageia uma categoria que tem em sua maioria mulheres. E estamos às vésperas do Dia das Mães, e toda mulher é mãe, de forma direta ou indireta.

A mulher é tia, irmã, amiga e transfere esse amor maternal para todas as pessoas do seu convívio.

E a mulher que trabalha na Saúde passa esse amor maternal a todos os pacientes.

Muito obrigado de coração, eu é que me sinto homenageado.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a todas as autoridades presentes, a D. Yeda, aos funcionários do Cerimonial, da taquigrafia, do som, da televisão, da Ata. São muitas pessoas que trabalham para o brilhantismo dessa sessão solene.

Agradeço aos policiais civis, aos policiais militares, à Banda que executou o Hino Nacional Brasileiro, e principalmente a vocês, que saíram de casa de madrugada, para participar desse acontecimento que valoriza esta Casa de Leis do Estado de São Paulo.

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece as autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.all Monumental.

Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

***

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 33 minutos.

 

***