11 DE MAIO DE 2009

018ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DE TIRADENTES, PATRONO DA NAÇÃO BRASILEIRA E DA CLASSE ODONTOLÓGICA”

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que convocara esta sessão solene com a finalidade de "Comemorar o Dia de Tiradentes, Patrono da Nação Brasileira e da Classe Odontológica", com a posse dos Conselheiros do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Diz da honra de homenagear Tiradentes e a classe odontológica. Fala do conceito do Conselho Regional de Odontologia e afirma que é preciso lutar em defesa dos bons valores, das boas condutas e das boas práticas de toda a sociedade brasileira. Anuncia a cerimônia de posse dos Conselheiros eleitos do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo para o biênio 2009/2011, conduzida pelo Dr. Ailton Diogo Morilhas, vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia.

 

002 - AILTON DIOGO MORILHAS

Afirma que existem Parlamentos sérios, dignos e que defendem a causa destes profissionais. Parabeniza os Conselheiros que hoje encerram os seus mandatos e saúda os que serão homenageados. Convoca a todos os colegas para o dia 20/05, às 10 horas, para reunião com o presidente da Câmara Municipal, quando será votado o projeto do piso salarial da categoria; e para audiência pública, em Brasília, no dia 23/07, quando será realizada audiência pública sobre a Odontologia do trabalho.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a leitura da Ata de Posse dos Conselheiros, nº 14/09, realizada em 20/04/2009 e a entrega de diplomas aos Conselheiros eleitos pelo Dr. Ailton Diogo Morilhas. Faz a entrega do diploma de remido ao Dr. Argeu de Lorenzo.

 

004 - ARGEU DE LORENZO

Diz que recebeu, há 45 anos, o título de cirurgião-dentista, em Uberaba, Minas Gerais. Diz que a odontologia brasileira é considerada uma das melhores do mundo. Cumprimenta Dr. Emil Razuk pela luta que está travando para defender os funcionários do Crosp.

 

005 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a entrega do título de especialista ao Dr. Nelson Sabino de Freitas, pelo Dr. Emil Razuk.

 

006 - NELSON SABINO DE FREITAS

Manifesta a sua emoção de falar em nome dos especialistas, nesta noite. Diz que hoje existem inúmeras associações, sindicatos e conselhos, em todo o Brasil, que dinamizam a classe odontológica, procurando esclarecer, regular e aumentar conhecimentos para aprimorar-lhe a qualidade. Propõe fazer mais pela população menos assistida.

 

007 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia apresentação musical dos tenores Armando Valsani, Rubens Medina e Francisco Romanelli, com a música "Ave Maria". Anuncia homenagem, com entrega de certificado, ao Dr. Luiz Roberto Cunha Capella, que encerra o mandato, pelo Dr. Emil Razuk.

 

008 - EMIL RAZUK

Presidente eleito do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, diz da honra de assumir, neste momento solene, junto com os demais conselheiros, a missão de dirigir, por dois anos, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Fala da luta pela isonomia salarial e da isenção do ISS nesta Capital e da veiculação de vinhetas na Rede Globo de Televisão. Homenageia o grande herói, o mártir da Inconfidência, Tiradentes, patrono da classe odontológica e da nação brasileira. Anuncia o lançamento do livro "Um novo olhar sobre Tiradentes", do escritor Diego Braga Norte.

 

009 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia apresentação musical dos Três Tenores com as músicas: "Amigos para Sempre" e "Aquarela do Brasil". Diz que o Parlamento é o mais democrático dos três Poderes e que esta é a Casa do Povo de São Paulo. Agradece o privilégio de presidir esta sessão solene e homenagear a classe odontológica. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Estamos iniciando a solenidade de posse dos conselheiros eleitos do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, biênio 2009/2011. Convidamos, para presidir esta Sessão Solene, o Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas)

Compõem a nossa Mesa: Sr. Dr. Emil Adib Razuk, Presidente eleito do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; Sr. Dr. Ailton Diogo Morilhas, vice-Presidente do CFO; Sr. Dr. Luciano Artioli Moreira, Presidente da ABCD - Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas; Sr. Vereador Dr. Gilberto Natalini, representante da Câmara Municipal de São Paulo.

Neste momento o Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe as honras concernentes do Chefe de Poder, pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- O Sr. Presidente adentra no plenário.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Queremos saudar e homenagear o Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, nosso particular amigo, amigo desta Casa, que agora brilha no exercício do seu elevado cargo de Presidente do CFO de São Paulo. É um prazer, Dr. Razuk, estarmos aqui mais uma vez numa Sessão Solene, em sua companhia.

Saudamos o Dr. Ailton Diogo Morilhas, vice-Presidente do CFO; Dr. Luciano Artioli Moreira, Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas; e nosso particular amigo, também amigo desta Casa, grande vereador, combativo e lutador pelas causas da Saúde, e consequentemente pela saúde bucal da nossa população, Vereador Gilberto Natalini.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, demais autoridades que o protocolo irá mencionar, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente com a finalidade de comemorar o Dia de Tiradentes, Patrono da Nação Brasileira e da Classe Odontológica, e também comemorar a posse dos conselheiros do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico Davi Serino da Cruz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do 2º Tenente Músico Davi Severino da Cruz, bem como nas pessoas de todos os seus componentes. É uma banda que sempre tem abrilhantado as nossas festividades e merece a nossa admiração, respeito e gratidão.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Gostaríamos de registrar e agradecer pela presença dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia: de Alagoas, Dr. Carlos Roberto Cerqueira Menezes; da Bahia, Dr. Mário Ferraro Torino Filho; de Goiás, Dr. Anselmo Calixto; de Mato Grosso do Sul, Dra. Silvana da Silva Silvestre; da Paraíba, Dr. Leonardo Marconi Cavalcante de Oliveira; do Paraná, Dr. Emerson Luiz Jorge; de Pernambuco, Dr. Emanuel Dias de Oliveira; do Rio de Janeiro, Dr. Afonso Fernandes Rocha; do Rio Grande do Sul, Dra. Elaine Framarin, conselheira, representando o Presidente do CRO do Rio Grande do Sul, Dr. Joaquim Guilherme Vilanova Cerveira.

Registramos e agradecemos também a presença do Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Presidente da APCD, Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas.

Conselheiros eleitos que estão sendo empossados neste ato no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, biênio 2009-2011: Dr. Cláudio Yukio Miyake, Secretário do Conselho; Dr. Francisco Couto Mota, Tesoureiro; Dr. Ideval Serrano, Presidente da Comissão de Ética; Dr. Marco Antonio Manfredini, Presidente da Comissão de Tomada de Contas; Dra. Eunice Cristina Gardieri, Dra. Maria Lúcia Zarvos Varellis, Dr. Marco Antonio Rocco, Dr. Rogério Adib Kairalla, Dr. Caio Perrella de Rezende.

Citamos e agradecemos a presença também do Dr. Antonio Márcio Coimbra, Superintendente do Conselho Federal de Odontologia, do Dr. Rubens Corte Real de Carvalho, Conselheiro do CFO/SP; Dr. Agnaldo Coelho de Farias, Conselheiro do CFO/PR; Dr. Sérgio Ricardo da Silva Santos, Conselheiro do CRO/RJ.

Por gentileza, Exmo. Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Autoridades presentes, minhas senhoras e meus senhores, mais uma vez, cabe-me a honra e o privilégio de presidir uma Sessão Solene, em homenagem a Tiradentes, em homenagem à classe odontológica, desta feita, com a posse dos novos conselheiros do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Quero dizer da minha satisfação, do meu orgulho, diante da presença de tanta gente importante, tanta gente de tantos Estados do Brasil, o que mostra o conceito do nosso Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, mostra o conceito do nosso Presidente Emil Razuk, o respeito que ele merece, não apenas no Estado de São Paulo, mas em todo o país. Mostra também a vontade de comemorarmos hoje coisas importantes.

No final da semana passada, recebemos, neste mesmo plenário, vinte Presidentes de Assembleias Legislativas. Vieram aqui participar de um congresso que se realiza, periodicamente, entre os Presidentes de Assembleias Legislativas. O Presidente desse Colegiado é o Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Naquela oportunidade, eu disse algo que me sinto tentado a repetir hoje: “Não é fácil um político hoje falar no Brasil, não é fácil hoje um parlamentar falar no Brasil”. Por essa razão, dentre tantas outras, é que agradeço a oportunidade de poder - em um ambiente tão seleto, tão respeitoso, que merece nosso apreço e admiração, que é a classe odontológica de São Paulo e do Brasil - dizer que é preciso levantarmos a voz, realmente, em defesa dos bons valores, dos bons conceitos, das boas condutas, das boas práticas, de toda a sociedade brasileira.

Estamos vivendo um processo triste e lamentável de anestesia geral em relação a tudo aquilo que nos deveria deixar indignados, que nos deveria motivar a lutar contra e até deveria nos enrubescer de vergonha. Vemos as maiores autoridades do País tratando como rotina e coisas certas as maiores barbaridades que se perpetram contra o conceito de honestidade, seriedade, austeridade, dignidade, no trato da coisa pública. Fica difícil a quem acredita na política como a nobre arte de lutar para a construção de uma sociedade melhor, a quem se doa na política, em prol da construção de um amanhã mais justo, a quem se dedica não medindo hora, não medindo tempo, não medindo sacrifício, encarando a política como uma causa nobre. É difícil conviver com essa realidade.

Mas é importante que possamos ratificar, em momentos como este, a crença no nosso País, na nossa gente, no nosso povo. Precisamos fortalecer a nossa crença de que tudo isso que está aí passa, desde que lutemos e preservemos os nossos valores, a nossa confiança no Brasil. No Brasil de Tiradentes, no Brasil pelo qual ele deu sua vida, no Brasil pelo qual tantos já deram sua vida, e tantos continuam dando, diuturnamente. Não uma luta armada, mas uma luta diuturna na defesa da construção de uma sociedade mais justa, de uma sociedade mais feliz.

Quero agradecer ao Dr. Emil Razuk por essa oportunidade, muito feliz para mim. Tive ensejo de, como prefeito, como deputado, conviver intimamente com a classe odontológica e me tornei um admirador dos dentistas de São Paulo e do Brasil.

Solicito poucas sessões solenes, presido raríssimas, mas, todo ano, faço questão de solicitar esta sessão para homenagear os cirurgiões-dentistas do Estado de São Paulo. Deus permita que os senhores continuem sendo exemplo de vida nesta sociedade que tanto precisa de bons exemplos e bons valores.

Um grande e fraternal abraço da Assembleia Legislativa, do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, a todos os senhores.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Gostaríamos de registrar e agradecer a presença das seguintes autoridades: Dr. João Grimberg, Cônsul-Geral da República da Letônia, Dr. Nicanor Nogueira Branco, Prefeito do Município de Palestina, Dr. Junji Abe, Diretor da Tayo Consultoria e ex-prefeito do Município de Mogi da Cruzes, Vereador Milton Ferreira da Câmara Municipal de São Paulo, Dr. Paulo Rios, Delegado-Chefe da Assessoria de Polícia Civil da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representando o Delegado-Geral, Dr. Domingos Paulo Neto; Dr. Jairo Corrêa, presidente da SPO; Dr. José Augusto Viana Neto, presidente do Creci; Dr. Altair Oliveira Lima, presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo; Dr. Roberto Ken Uema, presidente da Associação dos Técnicos em Prótese Dentária do Estado de São Paulo; Dr. Eduardo Sakai, presidente da Confederação Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares, representando a Academia Brasileira de Fisiopatologia Crânio-Oro-Cervical; Dr. Libório Faria Júnior, presidente da Associação Brasileira de Disfunção; Dr. Nilden Carlos Alves Cardoso, presidente do Conselho de Regionais da APCD; Dr. Hélio Sampaio Filho, presidente da Associação Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas Homeopatas; Dra. Luci Dalva Lopes Mauro, presidente da Associação Brasileira de Fissuras Palatinas e Associação Brasileira de Odontólogas e Academia Tiradentes de Odontologia; Dr. Rodolfo Candia Alba Júnior, presidente da Abimo.

Agradecemos e registramos a presença também do Dr. Rubens Orlandi, presidente da Associação Odontológica da Prefeitura do Município de São Paulo; Dr. Mario Vedovello Filho, representando o Conselho Estadual de Educação.

Estão presentes, representando as regionais da APCD: Dr. Setuo Abe, da APCD Penha; Dr. João Costa de Assis, da APCD São Bernardo do Campo; Dr. Luis Augusto Serrano, APCD Vila Maria; Dr. Djalma Júnior, APCD São Caetano do Sul; Dr. Luiz Lincoln, APCD Butantã; Dr. Juscelino Kojima, APCD São Miguel Paulista; Dr. José Mário Anselmo, APCD Ipiranga; Dr. Gilmar Souza, APCD Bragança Paulista; Dra. Eurica Yanagimori, presidente da APCD Osasco; Dra. Rosemeire Ruiz de Castro, presidente da APCD Pinheiros; Dr. Marcos Antonio Martins, presidente da APCD Guarulhos; Dr. Gilberto Gomes, APCD Tucuruvi; Dra. Priscilla Moreira, APCD Vila Mariana e Dr. Raul Tárek Fajuri, diretor da revista “Chams”. (Palmas.)

Neste momento, passamos com muito orgulho à cerimônia de posse dos conselheiros eleitos do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, biênio 2009/2011, que será conduzida pelo Dr. Ailton Diogo Morilhas, vice-Presidente do Conselho Federal de Odontologia.

 

O SR. AILTON DIOGO MORILHAS - Com muita honra, passo a fazer a entrega aos conselheiros que hoje deixam o Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo. Quero cumprimentar o meu amigo, Dr. Luciano Artioli, presidente da APCD; o nosso querido e estimado amigo, Dr. Emil Razuk, presidente do Conselho Regional do Estado de São Paulo.

Mui digno Deputado Barros Munhoz, presidente desta Casa, há bem pouco tempo estivemos em Brasília conversando com alguns deputados. Nós, da Odontologia, temos certeza de que existem parlamentares sérios, dignos, que defendem a nossa causa. Com respeito à Odontologia, além dos problemas que às vezes buscamos resolver, temos sido parceiros também de todos os parlamentares.

Estimado Vereador Gilberto Natalini, que muito nos honra com sua presença, quero cumprimentar todos os meus amigos do Conselho Federal de Odontologia que se fazem presentes. Em nome do Dr. Rubens, que muito bem representa o Estado de São Paulo no Conselho Federal de Odontologia, cumprimento todos os conselheiros federais, os meus estimados amigos presidentes de conselhos regionais e conselheiros regionais, dirigentes classistas, conselheiros, presidentes de CROs presentes.

Senhoras, senhores, colegas, para mim é uma enorme satisfação estar presente nesta solenidade de posse do CRO-São Paulo. Como paulista, de Bauru, é uma satisfação muito grande estar aqui na sua posse, Dr. Emil. Infelizmente, o nosso presidente, Dr. Miguel Nobre, está com um problema de saúde e não pôde se fazer presente, então me coube a honra de representar o Conselho Federal de Odontologia.

Quero inicialmente parabenizar os conselheiros que hoje encerram seus mandatos, vocês podem ter certeza de que cumpriram bem a missão à frente do CRO-São Paulo. Saibam que as ações do CRO do Estado de São Paulo servem de exemplo para todo o Brasil.

Saúdo aqueles que hoje serão homenageados, quer seja com a medalha Tiradentes, nosso patrono, quer seja recebendo o título de remido. Vocês devem se sentir muito orgulhosos por estarem recebendo esse título. Tenham certeza de que servem e serviram de exemplo para toda a classe odontológica do Estado de São Paulo.

Quero aproveitar a oportunidade e fazer dois convites, ou talvez até uma convocação a todos os colegas presentes. Primeiro, para que no dia 20 de maio, às 10 horas, estejam presentes na Câmara dos Deputados, em Brasília, quando será votado o projeto de lei que diz respeito ao piso salarial dos médicos e dos cirurgiões-dentistas. Para isso, também gostaríamos de contar com os parlamentares do Estado de São Paulo, no âmbito estadual e municipal. Esse projeto tem como relator o Deputado Mauro Nassif, que muito tem nos defendido na Câmara, e será votado na Comissão de Trabalho.

No dia 23 de junho, também na Câmara dos Deputados, em Brasília, acontecerá uma audiência pública que diz respeito à Odontologia do Trabalho. Seria muito importante que todos os cirurgiões-dentistas do Estado de São Paulo mandassem “e-mails” e cobrassem dos parlamentares deste Estado que esses dois projetos de lei fossem aprovados.

Estimados colegas, podem ter a certeza de que todo o trabalho de sensibilização e esclarecimento feito pelas entidades odontológicas com os parlamentares do Congresso Nacional, no que diz respeito aos projetos de lei voltados para a saúde bucal, vem garantindo resultados cada vez mais consistentes para a nossa população.

Hoje, porém, é dia de festa. Em nome do Conselho Federal de Odontologia e em meu nome, quero parabenizar todos que tomam posse nesse egrégio Conselho Regional, tendo à frente esse dinâmico Presidente, Dr. Emil Razuk, que não mede esforços - junto com seus pares, conselheiros e funcionários - quando se trata de batalhar pelas causas da Odontologia, sempre procurando elevar cada vez mais o prestígio e o bom conceito da Odontologia do Estado de São Paulo. Por meio da sua atuação à frente desse conselho, este Estado muito tem ensinado a todo o Brasil.

Tenham a certeza de que todos nós, do Conselho Federal de Odontologia, estaremos sempre de portas abertas para que, juntos, continuemos essa caminhada, iniciada há alguns anos. Esperamos estar sempre juntos, seja para comemorar vitórias ou para superar derrotas, mesmo porque, estando unidos, jamais seremos derrotados.

Para finalizar, em meu nome e em nome do plenário do Conselho Federal de Odontologia, quero desejar sucesso a todos que assumem os destinos da Odontologia deste Estado no dia de hoje. Que Deus os abençoe e os ilumine nessa caminhada! Que sempre encontrem forças para jamais desistir de alcançar seus objetivos.

Obrigado pelo convite. Parabéns, felicidades e uma ótima noite de comemoração para todos! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Neste momento, passamos à leitura da Ata:

“Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Ata nº 14/2009 da Reunião Plenária do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

ABERTURA: Às onze horas do dia vinte de abril de dois mil e nove, na Avenida Paulista, nº 688 – 3º andar, reuniram-se os Conselheiros empossados do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo para eleição dos Membros da Diretoria da Comissão de Tomada de Contas e da Comissão de Ética, sob a presidência do Conselheiro mais idoso na ocasião, o Dr Francisco Couto Mota,, abriu a sessão, fazendo exortação aos Conselheiros sobre a importância da entidade. Iniciado o processo o presidente da reunião plenária Dr. Francisco Couto Mota concedeu o prazo de 15 minutos para apresentação de chapas. Decorrido o prazo, somente foi apresentada, pelo Dr. Marco Antonio Manfredini uma chapa, que posta em votação foi aprovada por unanimidade, através da votação de todos os Conselheiros presentes e, assim foram eleitos os seguintes conselheiros para a Diretoria.”

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Presidente: Dr. Emil Adib Razuk, que convidamos para receber a sua comenda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Secretário: Dr. Cláudio Yukio Miyake. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Tesoureiro: Dr. Francisco Couto Mota. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Presidente da Comissão de Ética: Dr. Ideval Serrano. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Presidente da Comissão de Tomada de Contas: Dr. Marco Antonio Manfredini. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Os conselheiros, ora empossados com seus diplomas, Dra. Eunice Cristina Gardieri. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Dra. Maria Lúcia Zarvos Varellis. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Dr. Marco Antonio Rocco. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Dr. Rogério Adib Kairalla. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Dr. Caio Perrella de Rezende. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Muito obrigado, Dr. Ailton Diogo Morilhas, vice-Presidente do CFO, a quem peço, mais uma vez, uma saudação. (Palmas.)

Neste momento, gostaríamos também de citar alguns dos diversos ofícios que chegaram ao Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, todos endereçados ao seu Presidente eleito, Dr. Emil Adib Razuk.

“Ofício 1066/09:

Exmo. Senhor

Deputado Barros Munhoz

Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo

 

Prezado Presidente,

Ao agradecer o convite para participar da Sessão Solene coma finalidade de comemorar o “Dia de Tiradentes, Patrono da Nação Brasileira e da Classe Odontológica, com posse dos conselheiros do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo”, transmito cumprimentos extensivos aos empossados e demais participantes, com votos de sucesso ao evento.

Cordialmente,

José Serra – Governador do Estado de São Paulo”

 

Carta do Banco Bradesco, que tanto enaltece com a sua participação a Classe Odontológica, pelo Dr. Lázaro de Mello Brandão, Presidente do Conselho de Administração:

“Cidade de Deus, 6 de maio de 2009

Dr. Emil Adib Razuk

DD. Presidente

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

São Paulo, SP

 

Senhor Presidente,

Com seu Of.Pres. 15855/2009, recebi o convite para participar da Sessão Solene do Poder Legislativo em comemoração ao“Dia de Tiradentes, Patrono da Nação Brasileira e da Classe Odontológica, com posse dos conselheiros do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo”, dia 11 de maio próximo.

Agradeço a deferência, contudo, impossibilitado de comparecer em razão de compromisso já assumido para a ocasião, quero desejar pleno êxito ao evento e peço-lhe transmitir aos conselheiros votos de profícua gestão.

Cordialmente,

Dr. Lázaro de Mello Brandão

 Presidente do Conselho de Administração”

 

Ofício do vice-Governador do Estado de São Paulo, Dr. Alberto Goldman; do Secretário Municipal do Trabalho de São Paulo, Dr. Marcos Cintra; do Dr. Geraldo Alckmin, Secretário de Estado de Desenvolvimento de São Paulo; do Vereador do Município de São Paulo, Roberto Tripoli; do Presidente da Abasco, Dr. Cesar Rios de Almeida; do Presidente do Conselho Regional de Química IV Região - SP, Dr. Manlio de Augustinis; do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 2ª Região, Assessora da Diretoria, Dra. Marli Pulice Mascarenhas; do Conselho Regional de Farmácia, Dra. Denise Monteiro, Apoio Executivo; do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Dr. Cláudio Alves Porto.

Ofício de agradecimento pelo convite do Ministro de Estado da Educação, Dr. Fernando Haddad, assinado pelo Dr. João Paulo Bachur, Chefe de Gabinete do Ministro:

“Ao Senhor

Dr. Emil Adib Razuk

Presidente do Conselho Regional de odontologia de São Paulo

Incumbiu-me o Senhor Ministro de Estado da Educação, Dr. Fernando Haddad, de agradecer o atencioso convite para participar da Sessão Solene comemorativa ao Dia de Tiradentes, Patrono da Nação Brasileira e da Classe Odontológica, com a posse dos conselheiros do CROSP, que ocorrerá no dia 11 de maio de 2009, às 20 horas.

Impossibilitado de comparecer, devido à incompatibilidade de data com compromissos oficiais incontornáveis anteriormente assumidos, o Senhor Ministro de Estado formula votos de pleno sucesso ao evento.

Atenciosamente,

João Paulo Bachur

Chefe de Gabinete do Ministro”

 

Ofício de agradecimento pelo convite do Ministro de Estado da Saúde, José Gomes Temporão, assinado pela Assessora Chefe de Relações Públicas e Cerimonial, Dra. Mônica Geovanini:

“Senhor Presidente

O Senhor Ministro de Estado da Saúde, José Gomes Temporão, agradece o atencioso convite a ele dirigido e lamenta a impossibilidade de seu comparecimento para a sessão solene em comemoração ao Dia de Tiradentes, Patrono da Nação Brasileira e da Classe Odontológica, com a posse dos conselheiros do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, a realizar-se às 20 horas do dia 11 de maio de 2009, em virtude de compromissos oficiais assumidos para a mesma data.

Aproveito a oportunidade para transmitir os cumprimentos do Senhor Ministro aos empossados.

Atenciosamente,

Mônica Geovanini

Assessora Chefe de Relações Públicas e Cerimonial”

 

Citamos também ofícios do Dr. Claury Alves da Silva, Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo; do Dr. Francisco Graziano Neto, Secretário de Estado de Meio Ambiente de São Paulo; do Dr. Sidney Beraldo, Secretário de Estado de Gestão Pública de São Paulo; do Dr. Bruno Caetano, Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo; do Dr. Domingos Paulo Neto, Delegado-Geral de Polícia de São Paulo; da Abrale, Abrasta, Coordenadora Melissa A. Pereira; do Conselho Regional de Administração de São Paulo, Presidente Adm. Walter Sigollo; Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Campinas, Assistente Administrativa - Gerência Administrativa, Daniela Angelo; da Conrerp 2ª Região, Dra. Felícia Martinho.

Daremos início agora à entrega de algumas homenagens especiais, entregando o Título de Remido ao Dr. Argeu de Lorenzo, que representa os demais remidos. O certificado será entregue com muita honra pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. ARGEU DE LORENZO - Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Dr. Ailton Diogo Morilhas, vice-Presidente do Conselho Federal de Odontologia; Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do CROSP; Vereador Dr. Gilberto Natalini, representante da Câmara Municipal de São Paulo; Dr. Luciano Artioli Moreira, Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas; senhores homenageados, senhores conselheiros empossados, senhores e senhoras, colegas, eu, Argeu de Lorenzo, recebi há 45 anos o título de Cirurgião-Dentista pela Universidade do Triângulo Mineiro, em Uberaba, FOTM. Hoje, como remido e delegado-presidente da Seccional Sul do CROSP, fui incumbido pelo Dr. Emil Adib Razuk e demais conselheiros para ser o representante dos cirurgiões-dentistas remidos nesta data festiva. Incumbência que me deixou muito orgulhoso e honrado, pois na classe dos remidos estão colegas valorosos que com a sua dedicação e trabalho construíram a base da odontologia atual. Se não fosse o empenho, dedicação e entrega aos ideais desses colegas, a odontologia brasileira não seria hoje considerada uma das melhores do mundo.

Colegas, podem ter certeza de uma coisa: durante os 70 anos que passaram da nossa vida, no mínimo 50 anos foram dedicados à Odontologia, com estudos, pesquisas, trabalho e dedicação. Entre os remidos, estão professores, catedráticos, especialistas e os fundadores das entidades de classe. Entre tantos remidos, vou citar um colega, que tenho certeza, todos nós o admiramos: o Dr. Emil Razuk, um batalhador incansável pela odontologia.

Quero em público cumprimentar o Dr. Emil, pela luta judicial que está travando para defender os funcionários do CROSP que, por ordem judicial, teria que demitir todos os funcionários. Quantos chefes de família perderiam o emprego? Aí, o coração falou mais alto que a razão. Foi à luta e até agora não demitiu funcionário algum. E mesmo sendo processado, não recuou, foi em frente e está mantendo todos com muito amor, carinho e luta. Admiro o senhor pelo seu empenho e, se todos os diretores de nossas entidades o seguirem como exemplo, nossos dias serão bem melhores no futuro.

Colegas, nesta noite festiva não podemos deixar de homenagear aquela que é a razão, a base e o nosso porto seguro: as nossas esposas.

Feliz foi o filósofo que disse “Atrás de um homem bem sucedido, existe uma grande mulher.” Quero dar a todos um abraço do fundo do coração e desejar que o nosso amanhã seja bem melhor. E que o grande Arquiteto do Universo a todos ilumine e guarde.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Neste momento, vamos entregar o Título de Especialista ao Dr. Nelson Sabino de Freitas, certificado que será entregue pelo Dr. Emil Razuk.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Por gentileza, doutor. Com a palavra o Dr. Nelson Sabino de Freitas.

 

O SR. NELSON SABINO DE FREITAS - Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa; Dr. Ailton Diogo, vice-Presidente do CFO; Dr. Emil Razuk, Presidente do CROSP; Vereador Gilberto Natalini e Dr. Luciano Artioli, meu colega e Presidente da APCD.

Emocionado fiquei ao receber a incumbência de falar em nome dos colegas especialistas nessa noite de homenagem, e também de enaltecimento à nossa Odontologia. Em tempos passados, nossa profissão atravessava momentos de estagnação e de inúmeras dificuldades para aqueles que a exerciam. Na parte administrativa e associativa se viam poucos órgãos lutando e se organizando em defesa da classe, mesmo porque a união nunca foi o nosso forte.

Hoje, vejo inúmeras associações, sindicatos, conselhos por todo o Brasil, procurando trabalhar dinamizando a nossa classe, procurando esclarecer, ajudar ou reciclar, aumentando assim os nossos conhecimentos. Porém, inúmeros cursos, congressos, encontros, semanas de estudos e outros são colocados para o cirurgião-dentista para que ele possa aprimorar suas qualidades, aumentando assim seus conhecimentos práticos e teóricos.

Torço e falo com os meus colegas para que num futuro bem próximo tenhamos representantes nos diversos setores de nossa sociedade, para que assim, na minha opinião, possamos fazer mais por uma população menos assistida, e para daí provocar uma maior união de toda uma classe.

Mas, nos dias atuais alguns fatos positivos saltam à nossa frente, mostrando que melhores dias estarão por vir, se a nossa classe e setores administrativos tiverem bom desempenho, com oportunidades criadas e surgidas nessa era moderna.

Agora, neste momento, fazendo parte da diretoria da APCD-Jardim Paulista já por um longo tempo e tendo me iniciado na APCD-Central, em 1975, e já atuando em prol da Odontologia, penso em passar uma mensagem cheia de verdades otimistas, mas procurando realizações para marcar um novo tempo.

Fico imaginando nossa profissão sendo muito respeitada, com profissionais bem situados e uma população melhor conduzida formalizando assim um sonho de Primeiro Mundo. Acredito, então, que numa nova Odontologia neste novo milênio a ordem é ‘viver com saúde e feliz’.

A longevidade tem-se aprofundado a olhos vistos e essa garantia do envelhecer bem ficou para nós de uma maneira bem contundente, já que o bom humor, boas energias, saúde e beleza no sorriso revelam um perfil de sucesso que confere ao seu dono a satisfação de estar bem com a vida.

O cirurgião-dentista é o segundo profissional mais confiável e admirado pela população, atrás apenas dos bombeiros, segundo pesquisa da revista americana Seleções Reader’s Digest.

Estamos dando longos passos para a Odontologia Geriátrica, já com implementos em alta escala para um proporcionar mais feliz à turma da Terceira Idade.

Diante de todos esses fatos, sonho com dias mais promissores já que estou vendo na parte laboratorial amplos avanços tecnológicos e material proporcionando desta união resultados de alto nível, com verificações estéticas e durabilidade cada vez mais confiáveis.

Agradeço, então, por esta luz de otimismo que margeia a minha mente em prol de uma Odontologia mais eficaz e melhor dirigida para que ambos, dentista e população, sejam agraciados com o que há de melhor neste segmento.

Meu muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Ilustram-nos com suas presenças neste evento, três tenores do Brasil, que nos oferecem, homenageando a todos nós, às nossas famílias, à classe odontológica e o nosso Legislativo, entoando “Ave Maria”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Neste momento iremos homenagear, com a entrega de um certificado, um conselheiro que encerra sua participação nesta gestão: Dr. Luiz Roberto Cunha Capella, que será homenageado pelo Dr. Emil Razuk.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Neste momento convidamos o Presidente eleito do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo para o seu discurso, orgulho da classe odontológica, Dr. Emil Adib Razuk.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, mui digno Presidente da Assembleia Legislativa, homem público exemplar, ex-Secretário da Agricultura do Estado, ex-Ministro da Agricultura do nosso País, ex-Prefeito de Itapira por três vezes, o que demonstra o seu valor e o respeito que seus conterrâneos têm por ele e, acima de tudo, grande amigo da classe odontológica paulista e - por que não dizer – brasileira; Vereador Gilberto Natalini, representando a Câmara Municipal de São Paulo; Dr Ailton Diogo, este jovem vice-Presidente do Conselho Federal, hoje representando seu presidente; Dr. Luciano Artioli Moreira, DD. Presidente da ABCD; senhores conselheiros; senhores presidentes de conselhos regionais que honram com suas presenças, Presidentes da Bahia, Paraíba, Goiás, Mato Grosso, Alagoas, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul; Srs. presidentes e diretores de entidades, Srs. delegados e membros das seccionais do CROSP, Srs. presidentes e diretores de entidades de classe da APCD, sindicatos do interior e da sociedade Paulista de Ortodontia, Srs. diretores e professores de faculdades, Srs. membros da indústria e do comércio, dignos Srs. técnicos de prótese-dentária, estimados cirurgiões dentistas, Srs. especialistas, Srs. remidos, autoridades, minhas senhoras, meus senhores, é com grande honra e com muita satisfação que neste momento solene assumimos juntamente com meus caros colegas conselheiros Dr. Cláudio, Dr. Mota, Dr. Serrano, Dra. Malu, Dr. Manfredini, Dr. Rocco, Dra. Eunice, Dr. Rogério e Dr. Caio a missão de dirigir nesses próximos dois anos o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Incumbência de grande responsabilidade perante os 73.973 cirurgiões-dentistas, 6.678 técnicos de prótese dentária, 1.128 técnicos em saúde bucal, 13.273 atendentes de saúde bucal e 792 atendentes de laboratórios de prótese, totalizando 95.844 membros da classe odontológica.

Numa eleição, cuja organização e transparência foram elogiadas pelas duas chapas concorrentes, tivemos 70.45% dos votos, demonstrando que o que realizamos foi reconhecido pela classe como meritória.

A chapa 1 - Seriedade, Trabalho e Transparência, colocou e coloca o CROSP em constante renovação.

Realizamos durante esses mandatos benefícios aos inscritos: seguro de vida gratuito de 20 e 10 mil reais; informatização das seccionais; modernização das seccionais existentes e luta por mercado de trabalho para os cirurgiões-dentistas com a criação de 120 Centros de Especialidade Odontológica, mais de mil equipes de saúde bucal do PSEF e do “Sorria São Paulo”; luta pela isonomia salarial; renovação da linha de crédito com a Caixa Econômica Federal para financiamento de equipamentos e móveis para consultório odontológico pelo Proger com recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador; redução e isenção de ISS na capital e outras taxas em várias cidades.

Valorização da Odontologia: painéis e outdoors nas estradas, veiculação de vinhetas nas 121 coligadas da TV Globo com 9.629 inserções gratuitas, destaque da Odontologia em novelas da emissora, manual do “Programa do Concurso da Saúde Bucal”, em sua 6ª edição, que atinge 5 milhões de escolares, que é considerado pela Unesco, nossa parceira, como o maior programa pedagógico de Saúde Bucal do mundo.

Melhoria na qualidade de vida da população: distribuímos 14 milhões e 200 mil folderes sobre prevenção de câncer bucal só no último verão, 3 milhões em 25 pedágios das principais rodovias do Estado de São Paulo; cerca 1.800.000 folderes de fissurados elaborados pela Associação Brasileira de Fissurados Palatinos; 100 mil livros de câncer bucal enviados a todos os cirurgiões-dentistas e 110 mil livros sobre emergências médicas em práticas odontológicas

Agilização na tramitação dos processos éticos:

Constante renovação. Desde 2001, 22 cirurgiões-dentistas integraram o Conselho.

Mobilização decisiva na criação de novas especialidades, novas habilitações em práticas integrativas e complementares.

E estamos com o firme propósito de no biênio 2009 e 2011 manter o trabalho de valorização do cirurgião-dentista e da Odontologia, demonstrando que a Saúde Bucal é prioridade para a qualidade de vida da população.

Manter a luta pela ampliação das contratações de profissionais de Saúde Bucal generalistas e especialistas, no PSF e no “Programa Sorria São Paulo”.

Manter a luta em defesa de concursos e processos seletivos transparentes, visando estabilidade e continuidade das políticas adotadas.

Reivindicar melhores condições salariais e de trabalho e isonomia salarial em relação aos médicos.

Manter a luta pela redução e isenção de impostos, a exemplo da isenção do ISS na capital.

Continuar o trabalho de regulamentação e obediência ao código de ética em relação à veiculação de propaganda em Odontologia.

Intensificar os trabalhos e as ações conjuntas desenvolvidas e trabalhar pelo cumprimento por parte das operadoras do novo valor da VRPO desenvolvido pela FIPE em conjunto com as entidades nacionais.

Criação de13novas seccionais.

Manter a luta contra a abertura de novas faculdades de Odontologia, pela regulamentação e criação de novas especialidades.

Atualização da Lei Federal. Faço um apelo ao Conselho Federal aqui presente para atualização da Lei Federal 4.324, de 64, que disciplina o funcionamento dos Conselhos de Odontologia.

Manter a política de expansão do CROSP, através da abertura de novas seccionais no interior do estado, além das já criadas, desde 2001, além da implantação de melhorias de estrutura, equipamentos e sistemas nas seccionais já existentes.

Manter a luta para que os cursos de especialização respeitem as condições necessárias para a formação de especialistas capacitados.

Só conseguiremos alcançar esse programa se tivermos o apoio e a colaboração dos senhores.

Quando em 1992, no bicentenário do enforcamento de Tiradentes, foi instituída a Medalha de Tiradentes, foi no sentido de manifestar à população o valor do pró-mártir da independência.

Hoje é um dia de festa e de orgulho para a Classe Odontológica. É a homenagem que a Odontologia presta ao maior vulto da nacionalidade brasileira, o nosso grande herói, o mártir da independência, a grande inspiração da luta pela soberania do Brasil: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que além de alferes, também exercia uma nobre profissão ainda incipiente, daí a alcunha recebida na época, Tiradentes.

Os recentes trabalhos de pesquisa bibliográfica sobre a figura de Tiradentes são unânimes em reconhecê-lo como o ideólogo da Inconfidência Mineira.

O destemido Tiradentes foi indicado para a operação Vendek a fim de discutir com Thomas Jefferson, embaixador americano na França, o apoio dos Estados Unidos ao movimento de libertação do Brasil.

Importante reunião aconteceu em março de 1787, na histórica cidade de Nímes, no sul da França. Sob a indicação de Jefferson, Tiradentes fez contatos com empresários franceses que haviam apoiado - com armas e homens - a independência dos Estados Unidos.

Documentos atestam: de agosto de 1786 até o início de 1788, Tiradentes pediu dispensa do regimento para ir à Europa para tratar de assuntos pessoais. Mas na realidade ele estava dando conhecimento da luta que houve e o apoio da França para a independência dos Estados Unidos.

No fim de dezembro de 1788, os inconfidentes reúnem-se, a fim de planejar a revolução. Marcaram a ação para a época da derrama, em fevereiro de 1789. Mas a coroa suspendeu a cobrança de impostos. Os inconfidentes haviam sido traídos.

Todos foram presos, muitos torturados, 84 homens foram indiciados nos autos da devassa: 24 condenados, 11 à pena máxima, à morte. Mas executaram apenas Tiradentes, em 21 de abril de 1792, morto com requintes de crueldade.

Sua luta era pela independência da nossa pátria para soltar as amarras que nos prendiam a Portugal.

Duzentos e dezessete anos são passados, mas a luta pela soberania nacional continua. Já não é mais a soberania política, a duras penas conquistada a partir do sacrifício de um cirurgião-dentista que mantinha nos olhos o brilho da liberdade, e no coração a chama de um ideal; a serenidade como lema, a obstinação como arma, e a lealdade a seus companheiros como lei suprema.

A luta agora é outra, pela soberania econômica, contra a miséria, contra a corrupção que a tudo contamina e também a falta de maior assistência odontológica à população.

A luta agora é outra, mas nosso esforço, nossa perseverança, nossa fé deverá ser a mesma, renovada a cada instante, com inspiração no magnífico exemplo deixado por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o nosso herói maior, o mártir da independência, a grande inspiração de nossa luta pela soberania plena do Brasil.

É preciso que cada um de nós faça a sua parte, assuma suas responsabilidades, realize o seu trabalho com amor e eficiência.

Ao exigir comportamentos dignos de todos os escalões da sociedade conseguiremos resgatar nossa pátria da inércia e alcançar o elevado padrão das nações desenvolvidas.

Devemos nos orgulhar do patrono da classe odontológica e da nação brasileira, Tiradentes, que é reverenciado por todos nós como o maior herói da nossa pátria.

Os senhores receberão, ao final desta cerimônia, uma pequena e especial publicação sobre a Inconfidência Mineira. Nela o escritor e pesquisador Diego Braga Norte expressa um novo olhar sobre Tiradentes. Além de mártir, como disse, foi também o ideólogo da Inconfidência Mineira.

Estimados colegas, sempre fui apaixonado pela nossa profissão. Vejo no cirurgião-dentista um interlocutor com a sociedade. É uma profissão nobre, respeitada e digna.

O consultório muitas vezes se torna um confessionário em que procuramos solucionar problemas, dar conselhos, além de lutar pela preservação da saúde bucal.

É importante aquela conversa afetuosa, que gera amizades e expande nosso contato com o mundo. O cirurgião-dentista, antes de tudo, é um amigo confiável de seu paciente.

Existe por acaso situação mais gratificante que a proporcionada por um belo sorriso que nós ajudamos a criar?

A ânsia de saber leva-nos a frequentar cursos de especialização para que possamos cada vez mais fazer melhor.

Estaremos vendo agora outros jovens recebendo títulos de especialistas nas diversas áreas da Odontologia. São jovens cheios de esperança, com armas adequadas para a grande batalha da vida, que irão enfrentar com muita garra e muito amor à Odontologia, à qual irão dedicar seus esforços e seus sonhos.

Vejo o futuro da Odontologia na sucessão valorosa dos colegas, que já lutaram muito, os remidos que venceram a sua batalha. Uma parte olha o futuro, outra rememora seu passado.

Este é um dia simbólico, é carinhoso e nos ensina muitas coisas. Ensina, especialmente, que é preciso aproveitar cada dia, cada momento, cada instante da nossa vida, pois o tempo que foi perdido jamais retorna, senão em lembranças e pensamentos. Ensina que temos uma vida pela frente e que devemos cuidar de nossa biografia, agir sempre com honestidade, eticamente, e praticar a fraternidade com todos, para podermos chegar à melhor idade tranquilos, amparados pelo carinho daqueles que amamos.

Este é um dia importante para a Odontologia, porque enquanto uns colecionam emoções, outros colecionam saudades, como disse o poeta paulista Paulo Bonfim.

É a história da vida de cada um sendo feita diariamente, pois a história humana nada mais é do que o conflito dos nossos ideais com as realidades. O homem íntegro é aquele que jamais renunciou os seus ideais da juventude e lutou por eles.

Esse encontro entre os jovens de hoje e os jovens de ontem, me emociona.

Quero neste instante cumprimentar todos os meus colegas e cirurgiões-dentistas e desejar-lhes tudo de bom para eles e seus familiares. Quero também agradecer-lhes o eficiente trabalho que realizam no dia-a-dia em benefício da auto-estima, da reabilitação oral, e na salvaguarda da saúde bucal de nosso semelhante.

O CROSP, através do Presidente, de seus conselheiros, dos seus delegados e membros das 43 seccionais, e de seus funcionários, está cumprindo seus objetivos primordiais: supervisionar a ética e exercer a fiscalização do exercício profissional com muita eficiência e eficácia. Não tem descuidado, pelo contrário, está sempre de atalaia, ou seja, de sentinela avançada na defesa intransigente dos legítimos direitos dos cirurgiões-dentistas, dos TPD’s, THD’s e ACD’s. Têm defendido a classe com todas as suas forças, para evitar que projetos invadam atribuições e competências exclusivas dos cirurgiões-dentistas por terceiros, que não estão habilitados para tal exercício.

Estamos realizando um trabalho que precisamos do apoio dos senhores.

Outros dois momentos importantes desta cerimônia foram as entregas simbólicas dos certificados de remidos e especialistas.

A felicidade de estar aqui e agora, junto de todos, é grande. E eu lhes agradeço este momento importante, que sempre se realiza alternando gerações, criando emoções, produzindo alegrias. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - MANOEL COSTA - Neste momento vamos mais uma vez receber os três tenores para uma interpretação única, de duas músicas elevando esta data tão importante a todos nós: Francisco Romanelli, Armando Valsani e Rubens Medina, interpretando “Amigos para sempre” e em seguida “Aquarela do Brasil”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - O Parlamento é o mais democrático dos três Poderes do Estado. Esta é a Casa do povo de São Paulo e esta Casa ficou extremamente honrada por poder homenagear os remidos, os especialistas, os conselheiros que deixaram seu mandato e os conselheiros do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo que assumiram sob o comando desse extraordinário e valoroso homem público, por que não dizer, Dr. Emil Razuk, nas suas nobres funções. Foi Emil que se revelou aqui mais uma vez como, além de tudo, um extraordinário orador, falando com o coração, com cultura, com sabedoria, sobretudo com entusiasmo.

Parabéns, Dr. Emil, que Deus o conserve com esse ânimo, com essa garra e com essa vontade.

Agradeço a Deus pelo privilégio de ter tido a oportunidade, mais uma vez, de precisar esta que já se tornou, por tradição, a mais bonita sessão solene que a Assembleia Legislativa de São Paulo realiza todos os anos. É a Sessão Solene em homenagem ao nosso patrono da pátria, Tiradentes, e a nossa querida e valorosa Classe Odontológica.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece profundamente às autoridades, aos funcionários da Casa e a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, e em nome do CROSP convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 15 minutos.

 

* * *