http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

20 DE ABRIL DE 2012

018ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO "DIA DAS MENINAS DO ARCO-ÍRIS"

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para Comemorar o "Dia das Meninas do Arco-Iris". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna. Recorda que a lei que criou o "Dia das Meninas do Arco-Íris" é de autoria do Deputado Bruno Covas, comemorado anualmente, em 6 de abril, dia em que os primeiros graus da Ordem Estrela do Oriente foram ministrados, obedecendo a rito escocês. Ressalta os valores como solidariedade ao próximo, a busca pela felicidade própria e pela alheia e o respeito da sociedade.

 

002 - CLEBER DELALIBERA

Secretário Municipal de Saúde de Barretos, saúda os integrantes da mesa. Lembra que muitas pessoas são ajudadas pela juventude feminina. Destaca a importância da realização de eventos em entidades, quando pessoas carentes recebem o carinho das integrantes. Fala da campanha de cadastramento de medula óssea. Enaltece a particularidade do toque feminino. Fala da compatibilidade sanguínea de doadores brasileiros, que salvaram vidas no Exterior. Lembra que a Presidência da República no Brasil é ocupada por uma mulher. Cita a importância de ir além do comportamento usual. Elogia campanha de combate à tuberculose. Saúda o trabalho realizado nas várias comunidades. Louva o trabalho voluntário e a filantropia. Faz saudação especial à Sra. Heloiza.

 

003 - GISLAINE MARIA RIBEIRO DA SILVA MAGALHÃES

Relata a estrutura administrativa da Ordem, fundada nos Estados Unidos. Fala da organização de serviços e da construção de caráter a meninas de 11 a 20 anos, as quais são ensinadas lições de liderança e de servir à humanidade. Informa que a instituição está presente em diversos países; tem 29 representações em São Paulo, com 850 membros. Destaca ensinamentos de liderança, patriotismo, cooperação, lealdade à família, serviços humanitários e auto-estima. Destaca o significado das cores, que simbolizam amor, religião, natureza, imortalidade, fidelidade, patriotismo e serviço. Fala da busca do altruísmo. Lembra que as Meninas do Arco-Íris são ativas em suas igrejas, escolas e comunidades e ajudam instituições de caridade. Lembra os valores do respeito, fraternidade e amor e a importância da amizade.

 

004 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação do vídeo "Assembleia de São Paulo", feito pela Grande Ilustre Adjunta Larissa Magalhães.

 

005 - LARISSA MAGALHÃES

Ilustre Adjunta, anuncia a apresentação de vídeo em homenagem à Suprema Delegada da IORG (International Order of the Rainbow Girls) a Ivete Russo Leite.

 

006 - PAULA ROBERTA GABBAI ARMELIN

Integrante da Maioridade, informa que atua há 11 anos na Ordem. Faz reflexão sobre a passagem do tempo. Lembra que o crescimento pessoal é uma escolha das garotas do Arco-Íris. Fala dos princípios da caridade, da grandeza da alma e do espírito, para além dos bens materiais. Comenta a busca por uma sociedade mais justa e fraterna. Lembra as virtudes na passagem de menina para mulher. Ressalta os anseios pela paz mundial. Destaca o reconhecimento aos membros da Maioridade.

 

007 - TAINAH BUENO OZÓRIO

Grande Preceptora do Estado de São Paulo, elogia o Deputado Bruno Covas, autor do projeto que instituiu a efeméride. Saúda o empenho e dedicação dos tios integrantes da Ordem.

 

008 - DENISE APARECIDA HONORATO DE MORAIS

Digna Grande Matriarca da Ordem da Estrela do Oriente, explicou o que é a Ordem da Estrela e a importância de seus princípios para a sociedade. Cumprimenta os integrantes da mesa. Enaltece as contribuições silenciosas. Louva a memória dos falecidos. Comenta a nova forma de serem jovens conscientes e participativas, na busca por uma sociedade mais ativa. Faz histórico sobre a Ordem da Estrela. Afirma que é preciso conhecer e colocar em prática os planos das Meninas do Arco-Iris. Considera natural as substituições na hierarquia. Fala do amor e da caridade. Agradece esta Casa.

 

009 - ODAIR ERMÓGENES GIRARDI

Grande Secretário das Entidades Paramaçônicas, reverencia a Ordem. Lembra que as jovens de hoje serão as mães de amanhã e dirigentes. Louva a participação das mulheres em todas as esferas da sociedade. Cita o preparo que recebem ao longo da vida. Comenta a expansão do relacionamento pessoal e dos ensinamentos. Enfatiza as famílias como canais de transmissão de aprendizado. Louva as ordens paramaçônicas. Elogia a participação dos jovens na sociedade, bem como os resultados do trabalho em grupo.

 

010 - JOSÉ APARECIDO MONTAGNANA

Grande Secretário das Entidades Maçônicas, apresenta felicitações do Grão-Mestre. Elogia as entidades paramaçônicas. Manifesta a sua alegria por este encontro, como uma reunião de família. Enaltece este ato pela sua nobreza. Recorda projeto de educação, implantado no município de Caraguatatuba. Saúda as oportunidades dadas aos jovens. Cita as atividades dos aprendizes. Informa à disposição dos presentes espaço maçônico para receber os jovens.

 

011 - IVETE RUSSO LEITE

Suprema Delegada da IORG (International Order of the Rainbow Girls), enseja votos por um mundo cada vez melhor. Recorda lições do mestre-fundador da Ordem do Oriente. Enaltece a vida aprimorada e adornada com os princípios que norteiam a Ordem, com exercícios diários, que conduzem a uma vida de liderança e sucesso. Louva a construção moral, intelectual, espiritual e a arte de servir. Fala de ações de benemerência incessante, voltada para entidades e hospitais. Cita campanhas de prevenção ao câncer, doação de medula óssea e sangue. Louva o espírito de patriotismo, respeito, fé e esperança por dias melhores. Informa que existem mais de 850 integrantes ativas. Fala de sua gratidão ao Deputado Bruno Covas, autor da lei que instituiu a data. Saúda as representações de várias cidades. Presta homenagem ao Secretário Bruno Covas.

 

012 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Entrega placa em homenagem à Senhora Ivete Russo Leite, Suprema Delegada da IORG (International Order of the Rainbow Girls). Anuncia a entrega de homenagem, pelas Grandes Oficiais, ao Deputado Estadual e Secretário de Estado do Meio Ambiente Bruno Covas; ao Irmão Clóvis Messias; e ao Deputado Estadual Fernando Capez.

 

013 - BRUNO COVAS

Secretário de Estado do Meio Ambiente, faz citação de parábola sobre a solidariedade em casos de perigo. Fala de sua alegria pela reunião da "família maçônica". Cita as lições de comunicação, habilidade e liderança e serviços à comunidade. Ratifica os princípios da instituição. Reitera a sua disposição para ações implementadas no Estado. Destaca a importância da conscientização da sociedade paulista quanto à sustentabilidade. Parabeniza as famílias pela seriedade e dedicação em construir o futuro.

 

014 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Enfatiza a simbologia do evento, o arco-íris, que marcou o fim do Dilúvio e o início da vida em aliança com Deus, conforme citação do Genesis. Lembra que a Estrela do Oriente guiou os Reis Magos a Jerusalém. Recorda a importância de ações como o amor ao próximo e viver segundo os mandamentos de Deus. Elogia a iniciativa do Deputado Bruno Covas, com o qual divide a mesma visão política e os princípios da justiça e respeito. Elogia os integrantes da Maçonaria na orientação aos jovens. Enaltece a busca pela harmonia e felicidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior, e nomina as autoridades que integram a Mesa principal dos trabalhos.

Deputado Estadual Bruno Covas, Exmo. Sr. Secretário de Estado do Meio Ambiente; Sra. Ivete Russo Leite, Suprema Delegada da Iorg - International Order of the Rainbow for Girls; eminente maçom Clóvis Messias, portador da Cruz da Perfeição Maçônica, a quem, em nome do Deputado Bruno Covas, estendo os nossos mais efusivos cumprimentos e homenagens; Sra. Denise Aparecida Honorato de Morais, Digna Grande Matriarca da Ordem da Estrela do Oriente.

Também recebemos aqui apoio e congratulações do Deputado Estadual Alencar Santana, líder do Partido dos Trabalhadores; Deputado Beto Trícoli; do exmo. Sr. Secretário Chefe da Casa Civil, Sidney Estanislau Beraldo; do Sr. Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde, muito prestigiada a cerimônia; do exmo. Deputado Celino Cardoso, deputado do PSDB; do nosso querido e estimado Presidente Edson Simões, do Tribunal de Contas do Município; do magnífico reitor da Universidade de São Paulo, Sr. João Grandino Rodas; do exmo. Secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido; do exmo. Sr. secretário de Planejamento, Júlio Semeghini; do Vereador Sergio Del Bianchi Júnior, representando a Câmara Municipal do Espírito Santo do Pinhal; exmo. Sr. secretário de Estado da Cultura; e do Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Prestigiadíssima, portanto, esta sessão solene.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 22 de abril, data marcante para nós brasileiros, às 22 horas. Portanto, ao invés de assistirem ao Fantástico ou outro programa, sintonizem no canal 13 da NET ou no canal 66 da TVA, temos ainda opções pela TV digital, TVA Digital canal 185, e TV Digital Aberta canal 61.2.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras, meus Senhores, esta sessão foi convocada em virtude de solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia das Meninas do Arco-Íris. O Dia das Meninas do Arco-Íris foi instituído pela Lei 14.499, de 21 de julho de 2011, de autoria do Deputado Bruno Covas. A lei que institui o Dia das Meninas do Arco-Íris vem estatuída no seu Artigo 1º, fica instituído o Dia das Meninas do Arco-Íris a ser comemorado anualmente em 06 de abril. 06 de abril, a data que os primeiros graus da Ordem foram ministrados pelas oficiais do Capítulo McAlester Sul, nº149 da Ordem Estrela do Oriente, para um grupo de 171 garotas no Templo do Rito Escocês em McAlester.

Esta não é uma sessão comum, esta é uma sessão solene; por ser uma sessão solene, obedece à rígida forma sacramental, estabelecida no Regimento Interno desta Casa. Uma sessão solene não pode ser convocada para qualquer finalidade, a sessão solene só pode ser convocada a pedido de deputados desta Casa, e desde que haja uma autorização precedida pela apreciação de todos os integrantes do Colégio de Líderes da Assembleia. O deputado, ainda que imbuído das melhores intenções, não pode homenagear qualquer entidade, não pode homenagear qualquer instituição. Esta sessão solene tem lugar no plenário principal da Casa, o plenário Juscelino Kubitschek. Nas cadeiras em que as senhoritas estão sentadas, assentam-se os deputados para votar as leis e emendas constitucionais que irão reger no âmbito da competência legislativa do Estado a vida em sociedade. E por esta razão, só pode ser convocada por motivos muito nobres e relevantes, como o de homenagear o Dia das Meninas do Arco-Íris, pelos relevantes serviços sociais prestados por esta instituição. A orientação do jovem, o seu direcionamento, o encaminhamento psíquico para o atendimento da necessidade do próximo ensina, sobretudo, a atingir a própria felicidade buscando a consecução da felicidade alheia. E é por isso que é uma entidade tão importante, tão nobre, uma Ordem que merece de nós tanto respeito, porque aquele que ensina a pensar no próximo, ensina a pensar como Deus.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que sempre nos atende tão gentilmente, sob a regência do Subtenente da Polícia Militar Rogério Carvalho.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos ao Subtenente da Polícia Militar Rogério Carvalho e, em seu nome, toda essa corporação monumental que é a Polícia Militar, os 130 de 31. Mais uma vez, muito obrigado.

Gostaríamos também de nominar outras autoridades aqui presentes, Sr. Odair Ermógenes Girardi, Grande Secretário das Entidades Paramaçônicas, representando o Sereníssimo Grão-Mestre da Glesp, Francisco Gomes da Silva; Sr. José Aparecido Montagnana, Grande Secretário das Entidades Paramaçônicas, representando o Eminente Irmão Mário Sergio Nunes da Costa, Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo; Sr. Cléber Delalibera, competente, destacado secretário municipal de Saúde de Barretos e maçom, idealizador da campanha da medula óssea para os DeMolay, Hospital do Câncer de Barretos, referência internacional; Sra. Virgínia Montagnana, Guardiã do Betel Agnes da Ordem Internacional das Filhas de Jô e Vice-Presidente do Conselho Estratégico da Fraternidade Feminina do Estado de São Paulo; Sr. Odivaldo Siviero, Grande Patriarca da Ordem Estrela do Oriente; Sra. Larissa Magalhães, Grande Ilustre Adjunta; Sra. Heloísa Vargas da Silva Custódio, Delegada Regional do Setor 2 Leste do Estado de São Paulo e Coordenadora da Ordem das Meninas do Arco-Íris; Sra. Maria da Glória Vieira Santana, Delegada Regional Sul; Sra. Neusa Crivelaro Callejon, Delegada Regional; Sra. Rosali Aparecida Papst Moretti, Delegada Regional Região 2; Sra. Vera Lúcia Gabriel Giantomasi, Digna Matriarca do Capítulo Liberdade nº 38; Sr. Rodrigo Arisa, Oficial Executivo do Grande Conselho da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo; Sr. Cid Carlos Leite Júnior, nosso amigo, Grande Secretário das Relações Exteriores das Meninas do Arco-Íris; Sr. Marcos Eduardo Moretti, membro do Grande Conselho da Assembleia do Arco-Íris; Sra. Tainah Bueno Ozório, Grande Ilustre Preceptora do Estado de São Paulo; Sra. Paula Roberta Gabbai Armelin, membro da Maioridade; Sr. Cristiano Lanfredi, Delegado da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representando o Delegado Geral da Polícia Dr. Marcos Carneiro Lima, que faz um trabalho destacado à frente da Polícia Civil; nosso estimado Capitão PM Antonio Carlos Luiz Magalhães, representando o sempre prestativo e combativo Coronel da Policia Militar José Luiz Martins Navarro, Chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa.

Neste momento a Presidência concede a palavra ao Sr. Cléber Delalibera, secretário de Saúde do município de Barretos, DeMolay e Maçom, realizador da Campanha de Doação de Medula Óssea, e o convido para ocupar a tribuna principal desta Casa, que só pode ser usada por deputados, mas que hoje se rende a importância dos homenageados.

 

O SR. CLEBER DELALIBERA - Boa noite a todos, ao nobre Deputado Fernando Capez, o qual está comandando esta sessão solene; o nobre secretário e Deputado Bruno Covas, que aceitou o desafio e a alegria de apresentar este projeto, assim como também do Dia dos DeMolay e do Dia das Filhas de ; ao irmão Clóvis Messias, advogado das boas causas, lutador e combativo homem que aconselha tantos jovens, meninos e meninas, por esse Estado e por este Brasil; à Ivete, a tia Ivete, vou me dar a liberdade de chamá-la desta forma, que quando em 1999 trouxe para minha cidade, para a cidade de Barretos, enquanto estive conselheiro como DeMolay, as Meninas do Arco-Íris, e todas demais autoridades e pessoas presentes nesta solenidade, e principalmente, evidentemente as Meninas do Arco-Íris.

Quero, com uma fala objetiva e curta, representar todas as pessoas da sociedade civil que foram e são ajudadas pela Juventude Feminina do Estado de São Paulo, hoje intituladas Meninas do Arco-Íris. É tão importante quando qualquer evento, qualquer instituição recebe o calor, o carinho e a participação efetiva de todas vocês. Mas eu quero dar também um testemunho, porque as campanhas de cadastramento de medula óssea esse ano, numa outra fala, eu havia anunciado em outra cidade, que é a cidade de Penápolis, foi conquista a possibilidade de salvar uma vida. Essa medula foi para Áustria; e há duas semanas numa das cidades que as meninas mais participaram, e eu tenho aqui que testemunhar que os meninos podem ajudar a carregar as cadeiras, mas quem conquista cada doador em cada cidade, assim como nas visitas aos asilos, em qualquer lugar, é o toque feminino, e está ali uma Menina do Arco-Íris. E na cidade de Birigui, saiu agora recentemente a compatibilidade de mais uma doação, vai ser salva mais uma vida resultado do trabalho de vocês para a cidade de Seattle nos Estados Unidos, ou seja, estamos exportando vida também.

E nesse aspecto, gostaria de dizer mais duas coisas, que esse reconhecimento vem de um país, que não só é hoje presidido por uma Presidenta mulher, que dá um toque diferente, hoje é chamada até de durona, os homens quando saem de sua sala saem até com medo, muito parecido quando os DeMolay vão debater um trabalho e as meninas, com muita personalidade, conseguem organizar muito melhor que a gente. Não conta pra ninguém isso!

Fato é que hoje a oportunidade que eu tenho, de estar secretário da Saúde, nós tivemos uma reunião há duas semanas, onde várias pessoas debatendo alguns assuntos pertinentes, uma jovem no segundo ano de enfermagem fez uma fala muito importante contra todos os técnicos que estavam lá, alguns com mais de 20 anos de casa; dizendo da importância de uma mudança do perfil da prevenção. Depois desse debate, quase duas horas de debate, ela conseguiu convencer até uma senhora de 22 anos de enfermagem dentro da Secretaria. E aí perguntaram pra ela o que é que fez, o que trouxe toda essa diferença na vida dela, assim quando eu fui convidado para estar secretário de Saúde, ela respondeu que ela vinha de uma Ordem que dava a sensibilidade dela enxergar um pouco além. E ela fez a diferença. Semana passada, recente, com dois, três dias da mudança da campanha, nós conseguimos sermos cadastrados como resultado ímpar na questão de busca ativa de tuberculose. E foi uma Arco-Íris que fez.

Então é muito importante, quero absorver aqui como forma de agradecer todas vocês, o trabalho que vocês desempenham em cada Assembleia, motivando a sua comunidade. Porque hoje, numa pesquisa recente que saiu, de cada 10 meninas na faixa etária da menina ativa, oito não enxergam perspectiva, nove nunca fizeram trabalho voluntário. Se fizermos uma pesquisa neste Plenário, com certeza é totalmente contrário. Então, a mão do futuro, principalmente, já dizendo, reconhecendo de novo que vocês organizam muito melhor que nós os DeMolay em qualquer tipo de atividade, motivação, conquistar uma pessoa para fazer a doação de medula está na mão de vocês.

Então é muito importante esse desafio, que nós multipliquemos cada dia mais para contagiar essa comunidade tão desesperançada, mas que no coração de cada uma de vocês, com certeza, há muito mais do que um pote de ouro, algo especial que é um segredo que só vocês têm, no sigilo do segredo, mas principalmente na abertura, na vocação e na devoção pela filantropia.

Boa noite, e parabéns para vocês por esse dia maravilhoso. E eu queria reconhecer uma pessoa que batalhou muito nos bastidores por este dia, que é a tia Heloísa. Parabéns por sua devoção, por sua luta, porque este dia grande parte tem a sua mão, tem o seu coração e tem o seu choro no dia que a gente te avisou que este dia iria acontecer. Obrigado e boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Presidência concede a palavra a Sra. Gislaine Maria Ribeiro da Silva Magalhães.

 

A SRA. GISLAINE MARIA RIBEIRO DA SILVA MAGALHÃES - Exmo. Sr. Deputado Fernando Capez, na pessoa de quem cumprimento todos as pessoas componentes da Mesa e todos os presentes.

Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas foi fundada em McAlester, Oklahoma, nos Estados Unidos no dia seis de abril de 1922, pelo Mestre Maçom William Mark Sexson, o qual sentiu a necessidade de criar uma Ordem para meninas, uma vez que já existia a Ordem DeMolay para meninos e a Ordem da Estrela do Oriente para mulheres, parentes de Mestres Maçons. A Ordem não é uma religião e sim uma organização de serviço, entretanto, incentiva seus membros a serem participantes ativos na Igreja de sua escolha. Trata-se de uma organização de construção de caráter para jovens entre 11 e 20 anos de idade. Tem como objetivo promover a comunicação efetiva, desenvolver habilidade de liderança e principalmente servir a humanidade. Hoje, Assembleias do Arco-Íris podem ser encontradas em diversos países, entre os quais, Estados Unidos, Austrália, Filipinas, Alemanha, Canadá, Japão, Bolívia, Aruba e Brasil.

No Brasil, existem assembleias nos estados do Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Brasília, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul e no nosso Estado de São Paulo, que conta com 29 assembleias ativas e 850 membros. A Grande Loja do Estado de São Paulo - Glesp, através de seus representantes, foi quem trouxe a Ordem para o Estado de São Paulo.

As assembleias podem ser patrocinadas por uma ou mais Lojas Maçônicas, Capítulo da Estrela do Oriente, da Ordem de Amaranth ou da Ordem do Santuário Branco de Jerusalém. Normalmente, as reuniões ordinárias são realizadas em templos maçônicos, duas vezes por mês e podem participar membros do Arco-Íris ativas, membros que atingiram a maioridade, Maçons, Estrelas do Oriente, pai, mãe, avô, avó ou tutor legal de Arco-Íris. Das reuniões abertas, qualquer pessoa pode participar.

Os cargos existentes na Ordem são: Ilustre Preceptora, Ilustre Preceptora Adjunta Caridade, Esperança, Fé, Arquivista, Tesoureira, Capela, Chefe de Cerimonial, Amor, Religião, Natureza, Imortalidade, Fidelidade, Patriotismo, Serviço, Observadora Confidencial, Observadora Externa, Música e Regente do Coro, havendo também um Conselho Consultivo, formado pela Mãe Preceptora, Presidente do Conselho Consultivo, sem a presença dos quais a reunião não pode se realizar e mais até 13 conselheiros. A duração de cada gestão é de seis meses.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas enfatiza a liderança efetiva, a participação ativa na Igreja de sua escolha, o patriotismo, a cooperação com seu semelhante, o amor ao lar, a lealdade à família e os serviços humanitários. Ajuda a promover a autoestima e liderança entre seus membros. A garota aprenderá a importância do comportamento apropriado, habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas de sua idade e apenas sob orientação da Mãe Preceptora e do Presidente do Conselho, caso necessário.

Como Ilustre Preceptora de sua Assembleia, a garota aprenderá a conduzir uma reunião, planejar um programa que seja benéfico a todos os membros e, executando esses planos, será uma líder de pessoas. Além da liderança na sua Assembleia, ela poderá, por mérito próprio, ter a oportunidade de atingir uma posição de liderança estadual como Grande Oficial da Grande Assembleia, a exemplo do que vemos aqui.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas destaca as sete cores do Arco-Íris e são representadas pelas sete estações estrategicamente colocadas em forma de um arco. Cada estação é representa por uma cor e cada cor ensina uma das sete lições da Ordem. Vermelha é a cor da primeira estação e representa o amor; enfatiza a importância do amor ao lar e à família. Laranja é a cor da segunda estação e representa a religião; enfatiza a importância de ser participante ativo na Igreja de sua escolha. Amarela é a cor da terceira estação e representa a natureza; enfatiza a importância do contato com a natureza, o ar livre. Verde é a cor da quarta estação e representa a imortalidade; enfatiza que apesar da morte do corpo, a alma vive para sempre. Azul é a cor da quinta estação e representa a fidelidade; enfatiza a importância da fidelidade à Ordem do Arco-Íris, às famílias e aos amigos. Índigo é a cor da sexta estação e representa o patriotismo; enfatiza a importância do respeito às leis do nosso país e a nossa bandeira. Violeta é a cor da sétima estação e representa o serviço; serviço é a razão fundamental do Arco-Íris e enfatiza a importância de prover serviços através de atos altruístas para o nosso lar, comunidade e patrocinadores da Ordem.

Garotas do Arco-Íris são ativas em suas Igrejas, escolas e comunidades. Levantam fundos para várias instituições de caridade, através da venda de almoços, jantares e outras promoções e se oferecem para trabalhar em suas comunidades, Igrejas e em organizações que as subvencionam. Participam também de muitas atividades divertidas e tem oportunidade de fazer amizades duradouras, especialmente fortalecidas pelos elos de respeito, fraternidade e amor que as mantém unidas.

“A amizade é tão suave como o cantor dos rios; bela como o surgir do arco-íris; eterna como o desabrochar das rosas aquecidas pelo orvalho da manhã; como o amor é o sol da esperança raiando na alvorada da vida; é a amizade o bálsamo e o elo eterno entre as almas legadas aos homens pelo Pai Celestial.”

E muito, complemento com uma frase que na verdade tem o verdadeiro significado de uma garota do Arco-Íris e conhecida de todas vocês. “Uma garota do Arco-Íris é como um diamante, reflete a beleza da vida” Tem rainbow aí? Tem! Tem rainbow aí? Tem! Então me diga, o que as rainbows são? Somos diamantes, somos diamantes, refletimos a beleza da vida, refletimos a beleza da vida! Rainbow! Rainbow!

Muito obrigada. Parabéns a vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Pedimos agora à nossa técnica que preparem, porque assistiremos neste momento à exibição do vídeo Assembleia de São Paulo, pela Grande Ilustre Adjunta Larissa Magalhães.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. E como a exibição do vídeo foi pela ilustre Adjunta Larissa Magalhães, nós agora assistiremos à exibição do vídeo de Larissa Magalhães, homenageando a Suprema Delega da Iorg, Ivete Russo Leite. Primeiro ela vai apresentar o filme, então está com a palavra, inclusive já me ajudando aqui no encaminhamento.

 

A SRA. LARRISSA MAGALHÃES - Boa noite, desde que assistimos fica até fácil de explicar. Depois que todo mundo cantou, e o nosso vídeo fala justamente sobre sentimento, esse mundo nosso que só nós entendemos e que podemos não ter sentido para o resto das pessoas, mas que a gente entende muito bem.

E o próximo vídeo é uma homenagem, na verdade não é uma homenagem minha, é uma homenagem de toda Ordem para a nossa Suprema Delegada tia Ivete, que foi uma pessoa de extrema importância, para que a gente esteja aqui neste dia para trazer a Ordem para o Estado de São Paulo, e é uma homenagem merecida.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, muito bem. A Presidência concede a palavra agora a Sra. Paula Roberta Gabbai Armelin, membro da Maioridade.

 

A SR. PAULA ROBERTA GABBAI ARMELIN - Boa noite a todos, eu falo como membro da Maioridade depois de 11 anos de Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas.

E o que eu queria dizer é que durante toda a história da humanidade, a ideia do tempo, ou mais especificamente a ideia da passagem do tempo, sempre esteve presente nos contos, poesias, músicas, quadros, esculturas, e até mesmo no desenvolvimento da ciência, como a física e a matemática. A ideia de que o tempo passa sem que o homem tenha absolutamente nenhum controle sobre esse espaço é uma constante em todas as sociedades de todas as épocas. Ainda que a tecnologia tenha evoluído rapidamente, ainda que maneiras de se esconder um pouquinho as rugas e a passagem do tempo estejam bastante evoluídas, ainda assim o corpo tem prazo de validade.

De fato, envelhecer não é uma escolha, mas crescer é sim uma escolha. E crescer é justamente a escolha de uma garota do Arco-Íris. Ter fé nas coisas que os nossos velhos são incapazes de enxergar, ter esperança nas coisas que as nossas mãos simplesmente não conseguem alcançar; construir uma vida assentada nos princípios da caridade, de tal maneira que o conforto do ser humano passa a ser mais importante do que qualquer objeto de valor: é exatamente assim que uma garota do Arco-Íris cresce.

O segredo de uma garota do Arco-Íris é apostar na grande da alma; é apostar no crescimento do espírito! Ainda que o mundo todo nos tente fazer acreditar que as grifes, o dinheiro ou os bens materiais sejam as metas a serem alcançadas, ainda assim nos mantemos firmes na mais profunda e verdadeira convicção de que é o amor, a religião, a natureza, a imortalidade, a fidelidade, o patriotismo e o serviço, que de fato nos ajudarão a construir uma sociedade mais justa, uma sociedade mais amena, uma sociedade mais fraterna, confortável, em que o ser humano, em seus talentos, em que o ser humano nas suas habilidades, em que o ser humano nos seus sonhos é quem verdadeiramente tem valor.

Por isso tudo é que a passagem do tempo não é, para uma garota do Arco-Íris, motivo de angustia. A passagem do tempo é, para uma garota do Arco-Íris, motivo de muita alegria. Quando uma de nós atinge a maioridade, não significa que o nosso corpo envelheceu, mas significa, sobretudo, que o nosso espírito cresceu. O membro de maioridade é resultado de uma caminhada longa e linda, que nos faz passar de menina para mulher. É isso mesmo, a menina cresceu. A menina cresceu com coração puro. A menina cresceu com o coração cheiro de virtudes, e essa mulher agora é luz para a sociedade, ela é capaz de mudar o mundo com a força do seu braço, ela é capaz de mudar o mundo com a força do seu sorriso. Um membro de maioridade tem que ter força o suficiente para vencer uma guerra, mas, acima de tudo, um membro de maioridade tem que ter amor o suficiente para conseguir estabelecer a paz.

Você, minha irmã, que é membro de maioridade que está presente nesta sessão, volte um pouco no tempo, lembre-se da sua iniciação, das suas primeiras impressões, dos seus primeiros casos. Veja quanto você mudou, o quanto você aprendeu, o quanto você cresceu. E aproveite esse momento que estamos juntas para agradecer a Deus por essa oportunidade tão linda, por esta oportunidade tão única, e tão sagrada.

Aos membros de maioridade que estão aqui presentes, todo nosso reconhecimento pelos anos de amor, e pelos anos de dedicação. Que aquelas que passaram pelos nossos ensinamentos sejam, de fato, agentes de transformação nessa sociedade. E que aquelas que estão agora rumo a sua caminhada em busca da maioridade que luz ilumine para que tenham força para continuar no caminho da bondade e do serviço. E o nosso desejo, como membro da Maioridade, é que todas vocês um dia sejam também membro da Maioridade da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Parabéns, Paula. A Presidência concede a palavra a Sra. Tainah Bueno Ozório, Grande Preceptora do Estado de São Paulo.

 

A SRA. TAINAH BUENO OZÓRIO - Boa noite a todos. Depois dos vídeos da Larissa e do testemunho da Paulinha, só posso agradecer.

Antes de tudo, como representante da Ordem Internacional do Arco-Íris, quero agradecer ao Deputado Bruno Covas pelo projeto que reconhece o Dia das Meninas do Arco-Íris em seis de abril, é um sinal de confiança no trabalho que a Ordem vem desenvolvendo com as meninas da nossa sociedade.

E também agradeço aos tios e tias que também fazem parte da nossa Ordem, ao empenho e dedicação que tem durante todos esses anos no Brasil e aqui em São Paulo. E vocês também meninas, membros da Maioridade ou membros Ativos pelo amor, pelo carinho e pela dedicação que vocês têm pela Ordem. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns.

Neste momento, a Presidência tem a honra de conceder a palavra a esta nobre integrante da Mesa dos trabalhos, Digna Grande Matriarca da Ordem da Estrela do oriente, Sra. Denise Aparecida Honorato de Morais, que explicará o que é a Ordem da Estrela do Oriente, e qual a importância e o impacto de seus princípios na transformação da sociedade. Para tanto a tribuna principal aguarda o pronunciamento da Sra. Denise Aparecida Honorato de Morais.

 

A SRA. DENISE APARECIDA HONORATO DE MORAIS - Vamos ver se eu consigo falar tudo isso que você anunciou aí! Tentarei.

Meu querido Deputado Fernando Capez, meu querido cunhado Bruno Covas, pessoas nas quais eu saúdo e agradeço essa Casa de Leis, bem como a todos os funcionários que dela fazem parte.

Querida irmã Ivete, pessoa desbravadora, verdadeira bandeira, pessoa na qual eu saúdo a todas as delegas, Presidentes de Conselhos, Mães Preceptoras, membros do Conselho, enfim, todos os que de forma direta ou indiretamente contribuem nos bastidores para que as reuniões, os eventos, ou seja, ajudam na manutenção e na expansão dessa maravilhosa Ordem.

Querido irmão Odair e meu irmão Montagnana, os saúdo e agradeço a todos os maçons presentes, e os que não estão aqui também que se dedicam, se empenham no cumprimento do dever de passar a moral, o trabalho. Obreiros de boa obra.

Querido cunhado Cleber, pessoa na qual eu saúdo os sobrinhos DeMolay que formam junto com as Meninas a Família Maçônica. Querida Tainah, querido irmão Odivaldo, pessoa da qual eu cumprimento a todas as minhas irmãs e irmãos que sempre estão junto comigo e sempre acompanhando essas meninas maravilhosas. Querida Tainah, minha grande e ilustre Preceptora, pessoa linda na qual eu saúdo todas as meninas lindas, coloridas e maravilhosas Meninas do Arco-Íris aqui presentes, que não medem esforços para edificarem uma nova forma de serem jovens conscientes, participativas, integrantes de uma sociedade inerte.

Hoje estamos em festa graças à atitude de pessoas inovadoras e brilhantes, que sonharam lá atrás o que seria aqui na frente vocês maravilhosas, trabalhando em prol de uma sociedade mais trabalhadora, consciente e ativa. A Estrela do Oriente é a Ordem das tias e dos tios, aqueles que as acompanham, que vão juntos. Nós somos esposas, filhas, irmãs, cunhadas, somos as mães de maçons. E estamos, é obrigação nossa, apoiarmos vocês, as Arco-Íris, e também as Filhas de Jó. Então, é nosso dever estarmos juntos para ouvir a voz de vocês, para saber de seus planos e pretensões, saber como podemos ajudá-las a valorizá-las, a motivá-las a ir trabalhar, ir junto, levar, motorista, o que vocês precisarem, a Ordem está junto de vocês. Essa é a função da Estrela do Oriente juntamente com as Meninas do Arco-Íris.

Essa pessoa que acreditou lá atrás teve muita fé. Nós, da Estrela, estamos cantando com vocês, pois acreditamos que vocês serão a nossa substituição natural, nós temos esperança. E todo esse trabalho, inclusive hoje aqui, é em prol do amor e da caridade.

Deixo aqui o meu agradecimento, o meu muito obrigado a esses homens maravilhosos, que por chegarem do interior a esta majestosa Casa já foi um prêmio. A alegria delas, de estarem aqui, já valeu todo o nosso esforço, os nossos 400 quilômetros andados, já foi de uma alegria muito grande. O meu muito obrigado dessa atitude tão brilhante de vocês. E dizer que nós fazemos as nossas escolhas, e essas escolhas fazem a nossa pessoa. O meu muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A sociedade que tem muito a agradecer ao trabalho desenvolvido pela Ordem Estrela do Oriente.

Passamos agora a palavra ao Sr. Odair Ermógenes Girardi, Grande Secretário das Entidades Paramaçônicas.

 

O SR. ODAIR ERMÓGENES GIRARDI - Sr. Presidente da Mesa nobre Deputado Fernando Capez, nobre Deputado Bruno Covas, membros componentes da Mesa, membros componentes da Ordem Maçônica, Paramaçônica, Senhores convidados, em especial vocês, Meninas do Arco-Íris.

Primeiramente, quero dizer da satisfação de estar nesta Casa, da responsabilidade de falar pela maçonaria, em especial pela Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

Hoje podemos dizer tratar-se de um dia muito especial, especial porque nós estamos reverenciando uma Ordem composta de jovens meninas que com certeza serão as mães de amanhã e quiçá grandes dirigentes desse país, em todos os seus níveis e seguimento.

O crescimento, a expansão das atividades das mulheres em todos os cenários do nosso país e do mundo, começa com certeza no preparo que recebem quando crianças, adolescentes e jovens, e essa instituição que estão participando, hoje reconhecida por esta Casa com a criação do seu dia e com esta homenagem, com certeza as levarão a construir o nosso futuro, a nossa história de forma altamente positiva.

O desenvolvimento da humanidade, a expansão dos relacionamentos pessoal e social, e a representatividade da Ordem Maçônica, não poderiam permitir que no decorrer do tempo a nossa Ordem ficasse restrita as atividades de seus membros em cada oficina. Tal fato de certo minimizaria transferência de conhecimentos e ensinamentos adquiridos, em especial quando esses são repassados aos membros de nossas famílias. Assim, ao enxergar o quanto de bom existe a ser repassado coletivamente à Família Maçônica, julgou-se por bem atrair as famílias no sentido de criar canais com mais condições de transferir exemplos e ensinamentos, trazendo-as para perto de nossas casas, as Lojas Maçônicas, adotando e incentivando atividades Paramaçônicas.

A Ordem Maçônica sobre a tríade da luta pela liberdade, igualdade e fraternidade tardou, mas não falou no engajamento e apadrinhamento das Ordens Paramaçônicas, e hoje em especial a vocês, Meninas do Arco-Íris. Quero, nesta oportunidade, externar o nosso agradecimento todo especial a Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo - Glesp, na pessoa do atual Grão Mestre Irmão Francisco Gomes da Silva, por ter a pouco mais de 10 anos, encampado, apoiado e patrocinado, para que esta Ordem, assim como as Estrelas do Oriente, viesse se estabelecer em nossas terras. Hoje esse apoio através de patrocínio das Lojas as Assembleias e Capítulos, contamos também com o apoio do Gosp - Grande Oriente São Paulo, e o GOP - Grande Oriente Paulista.

Com a Ordem política não foi diferente, reconhecendo o trabalho desse grupo de jovens, sua representatividade na sociedade, houve por bem instituir o seu dia e lhe propiciar este evento. Se o trabalho individual surte pequenos efeitos, tenho certeza que o trabalho em grupo tenderá a surtir efeitos benéficos maiores e de grande representatividade para todos.

Que o Grande Arquiteto do Universo - GADU a todos ilumine, guarde e salve as Meninas do Arco-Íris. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meus parabéns, Sr. Odair Ermógenes Girardi, que aqui falou representando a Glesp.

Passamos agora a palavra ao Sr. José Aparecido Montagnana, Grande Secretário das Entidades Paramaçônicas, representando a Gosp.

 

O SR. JOSÉ APARECIDO MONTAGNANA - Nobre Deputado Fernando Capez; querido irmão Bruno Covas; querido irmão Clóvis; Grande Digna Matriarca da Ordem Estrela do Oriente, nossa irmã Denise; irmã Ivete, Suprema Deputada; Siviero, Grande Digno Patriarca; meu par Odair, Secretário das Paramaçônicas da Glesp; Heloísa Helena, coordenadora estadual da Paraordem Arco-Íris do Grande Oriente do Estado de São Paulo; minha Digna Matriarca Vera; em nome dos quais eu comprimento a todos.

Eu trago, primeiramente, um fraternal abraço do nosso Eminente Grão Mestre Mário Sergio Nunes da Costa, gostaria de salientar também que, por parte do nosso Grão Mestre e por parte também da Secretaria das Paramaçônicas, o olhar está muito atento para todas as Paramaçônicas, inclusive para vocês, o dia de vocês, e parabéns para vocês.

A nossa alegria é muito grande de vir aqui e ver realmente a Familiar reunida. Daqui a gente olha e vê as Arco-Íris, vê as Estrelas, enfim, vê componentes de todas as Paramaçônicas. É quando realmente vemos o sentido maior de tudo, de todos estarem juntos, comemorando esse dia feito nessa Casa de Leis, aonde nós vimos o nosso irmão Bruno Covas fazer para os DeMolay, para os Filhos de Jó, agora fazer isso também com as Arco-Íris, é muito bom.

Eu sou um homem do social, e tenho provas de que quando o poder público se apropria das oportunidades, é que realmente a gente consegue propagar os projetos, ideias e tudo. Então, esse ato é um ato muito nobre e muito forte. Nesta Casa de Leis, tive a oportunidade de, junto com o irmão nosso Antonio Carlos, hoje prefeito de Caraguá, desenvolver um projeto de educação infantil no município onde não ficou fora uma criança da educação infantil. Todas as crianças do município participaram de um trabalho lindo, maravilhoso. Isso nós devemos a vontade política para que aconteça.

Então, quando vemos gestos desta forma do nosso irmão Bruno Covas, o nobre Deputado Fernando Capez, acontecendo vemos realmente que existe uma grande chance das coisas acontecerem, e acontecerem através de quem? De vocês, jovens, que já estão prontos e já não são o futuro do nosso país, já são o presente do nosso país. Nós costumamos dizer que nós, maçons, já estamos velhos, já estamos cheio de vícios, então temos que dar oportunidade para vocês. Que venham, que realmente façam a coisa acontecer.

Vemos na Maçonaria o aprendiz, o ato da iniciação como a porta de entrada para a Maçonaria, de onde a Maçonaria se alimenta, ali que estará futuramente um Grão Mestre e ali que vai estar alguém que vai comandar o todo. Vocês são a porta de entrada para as Paramaçônicas. Vocês realmente que vão alimentar o futuro das Paramaçônicas. Vocês, como disse a nossa Digna Matriarca, já têm direito adquirido para serem Estrelas do Oriente, já estão preparadas pra isso, então é de vocês que nos alimentamos. É como se diz, torcer pepino velho ele vai quebrar, vocês não, vocês já estão preparadas.

Então, parabéns; ficamos muito orgulhosos por tudo isso e queremos colocar à disposição também Irmã Ivete, Irmão Luiza, existe no Palácio Maçônico do Grande Oriente que estamos ali pertinho, felizmente, um espaço reservado, para montarem uma Assembleia com todo apoio dado pelo nosso Grão Mestre e pela Secretaria Paramaçônica. Portanto, estamos lá, de portas abertas para recebê-las.

Muito obrigado, e mais uma vez parabéns a todas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, solicito ao Cerimonial e a nossa assessoria que se aproximem, porque se encaminha esta sessão para o seu clímax, para o seu momento mais importante. Momento em que será entregue uma homenagem pelas Grandes Oficiais às autoridades presentes.

Em primeiro lugar, nós iremos conceder a palavra à Sra. Ivete Russo Leite, Suprema Delegada da Iorg, que fará o pronunciamento desta noite. Nós estamos aqui com a tribuna à disposição da nobre Sra. Ivete Russo Leite.

 

A SRA. IVETE RUSSO LEITE - Excelentíssimo Deputado Bruno Covas; Exmo. Deputado Fernando Capez; deputadas e deputados presentes; Grão Secretário das Entidades Paramaçônicas Glesp, Sr. Odair Ermógenes Girardi; Grão Secretário das Entidades Paramaçônicas do GOP, Sr. José Aparecido Montagnana; Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Irmã Denise Honorato de Morais; Digno Patriarca, Odivaldo Siviero; da Ordem do Arco-Íris para Meninas Grã Secretária, Gislaine Maria Ribeiro da Silva Magalhães; Grão Secretário das Relações Exteriores, Cid Carlos Leite Júnior; Grande Tesoureira, Avani Aparecida Bueno Osório; Delegadas Regionais Neuza Crivelaro Calejon, Heloisa Vargas da Silva Custódio, Maria da Glória Vieira Santana e Rosali P. Cimoreti; Mães Conselheiras; Grã Ilustre Preceptora Tainah Bueno Osório; Ilustres Preceptoras, Oficiais, minhas queridas Meninas do Arco-Íris e convidados.

É com muita alegria que estamos hoje aqui reunidos no Plenário desta Casa de Leis, para a sessão solene da comemoração do Dia da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. O verdadeiro intuito da nossa Ordem é fazer o mundo cada vez melhor. E foi o Mestre Maçom Mark Sexson que, em 1922, escreveu as primeiras diretrizes da Ordem, acreditando que as jovens de boas famílias e de bons costumes pudessem na sua adolescência ter as suas vidas aprimoradas e adornadas com os princípios que norteiam a Ordem Internacional do Arco-Íris.

Esses princípios básicos, colocados em práticas através de exercícios diários, edificam nossas Meninas do Arco-Íris e as conduzem a uma vida de liderança e sucesso. Nós, membros da Ordem, procuramos nos identificar cada vez mais com a construção moral, intelectual, espiritual e a mais importante que é a arte de servir. A benemerência aos menos afortunados é praticada pela nossa Ordem incessantemente para inúmeras entidades e hospitais. Também são realizadas campanhas contra o câncer, doação de medula óssea, doação de sangue e outras. Em seus trabalhos para com a comunidade, nossas meninas deixam exemplificado o espírito do patriotismo, do respeito, da fé e da esperança para dias melhores.

Vale ressaltar que fazem parte da nossa organização, Mestres da Fraternidade Maçônica, e as Senhoras Membros da Ordem da Estrela do Oriente, que muito nos auxiliam e ocupam os cargos mais trabalhosos da Ordem. Em fevereiro de 2012, fez 14 anos que a Ordem do Arco-Íris deu os seus primeiros passos no Estado de São Paulo a pedido da Glesp. Hoje temos a colaboração também do GOP, e contamos com mais de 850 membros ativos.

Ilustre Deputado Bruno Covas, nossa gratidão pelo seu reconhecimento à nossa Ordem é imensa. Porque reconhecê-la significa aceitar o trabalho quase imperceptível das nossas Meninas, paralelo ao vosso árduo empenho na tentativa de orientar e nortear os jovens adolescentes menos afortunados da nossa sociedade. E nós adultos sabemos o quando isso é difícil. Em nome de todos os membros da Ordem do Arco-Íris, não só do Estado de São Paulo, mas do Brasil e dos inúmeros países participantes da Ordem que neste momento histórico nos acompanham, receba os nossos mais sinceros agradecimentos por ser o autor do Projeto de Lei nº 252/10 e da Lei nº 14499, que instituiu o dia seis de abril como Dia da Ordem Internacional das Meninas do Arco-Íris.

Exmo. Deputado, conte conosco na sua jornada, e assim continuaremos trabalhando para o melhor do nosso país, para o bem do nosso Estado, pela paz e harmonia das nossas comunidades, e alegria dos nossos lares. Mais uma vez, muito obrigado.

Quero agradecer também a todos que estão aqui hoje presentes, e a Assembleia que estão viajando hoje 1.600 quilômetros, pessoal que veio de Jales, Votuporanga, Fernandópolis, Rio Preto, Barretos, Barretos parece que não está presente, mas o Irmão Cleber é de Barretos, então Barretos está presente, Jabuticabal, Limeira, São João da Boa Vista, Mogi Mirim, Espírito Santo do Pinhal, Campinas, Cosmópolis. Do outro lado do Estado Tatuí, Sorocaba, Santos, Praia Grande, São José dos Campos, e as Assembleias paulistanas, o nosso muito obrigado. Obrigada por tudo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, nós faremos a entrega.

 

A SRA. IVETE RUSSO LEITE - Eu peço licença e gostaria de fazer a entrega para o Deputado Bruno Covas da nossa Medalha, que é trabalhando junto a Família Maçônica. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, nós procederemos à entrega de uma homenagem à Sra. Ivete Russo Leite, um certificado que faremos. Peço ao Sr. Clóvis Messias e ao Deputado Bruno Covas que me ajudem nesta entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - No certificado consta a seguinte inscrição: A Ordem foi criada no dia 6 de abril de 1922. No Brasil as primeiras notícias sobre a Ordem foram trazidas pelo Patrono e Mestre Maçom José Rodrigues Filho. É uma organização dedicada à edificação do caráter das adolescentes por meio dos preceitos: amor ao lar, a família, e ao próximo. Crença na existência de Deus, respeito para com a natureza, crença na imortalidade da alma, fidelidade e dignidade de caráter, patriotismo e amor pelo país, liderança efetiva, serviço em prol da humanidade e da comunidade.

Parabéns, Sra. Ivete Russo Leite. (Palmas.)

Nesse momento, será entregue pelas Grandes Oficiais uma homenagem ao nosso querido Deputado Bruno Covas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Ao nosso Irmão Clovis Messias. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E ao Deputado Fernando Capez, que também sou filho de Deus. E ainda ganhei um CD com a exibição dos vídeos mostrados hoje. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, a Presidência concede a palavra ao ilustre Deputado Bruno Covas, Secretário de Estado do Meio Ambiente.

 

O SR. BRUNO COVAS - Conta-se que dois viajantes estavam atravessando a floresta quando apareceu um enorme urso. Antes que o animal pudesse vê-los, um deles saiu correndo e subiu em uma árvore para se esconder. O outro, não tão ágil quanto seu companheiro, se jogou no chão fingindo-se de morto.

O urso se aproximou e começou a empurrá-lo de um lado para o outro, mas, depois de algum tempo, cansou-se da brincadeira, concluindo que o homem estava morto. Assim, como os ursos não devoram cadáveres, se afastou deixando o homem para trás.

Quando o urso foi embora, o viajante que estava em cima da árvore desceu para ver se o amigo estava bem. “Sim, estou”, respondeu retomando seu fôlego. “Contudo, enquanto me rolava de um lado para o outro, aquela fera me deu um conselho muito importante.” “E qual foi?”, perguntou o companheiro. “Que eu nunca mais em minha vida torne a viajar acompanhado por alguém que me abandona ao primeiro sinal de perigo”.

Prezado Deputado Fernando Capez, querida Ivete Russo Leite, Denise Aparecida Honorato de Morais, Irmão Clóvis Messias, Irmão, Cunhadas, Sobrinhas, Sobrinhos.

A Ordem das Meninas do Arco-Íris foi fundada com o objetivo de reunir a família maçônica. Seu fundador idealizou essa augusta organização composta por jovens de 12 a 20 anos, para promover a comunicação efetiva, habilidades de liderança e, principalmente, servir à comunidade.

A Ordem enfatiza a liderança efetiva, a participação efetiva na Igreja, o patriotismo, a cooperação com o seu semelhante, o amor ao lar, a lealdade às famílias, e o serviço comunitário. A Ordem também ajuda a promover auto-estima e liderança entre os seus membros construindo o caráter individual.

Portanto, estarmos hoje aqui reunidos em sessão solene, para juntos comemorarmos o Dia das Meninas do Arco-Íris é, sem dúvida alguma, motivo de muito orgulho desta Casa de Leis. Por ter sido nomeado pelo Governador Geraldo Alckmin, seu secretário de Estado do Meio Ambiente, gostaria de reiterar que estou à disposição da Ordem para realizarmos ações em todo Estado. Acredito que poderemos juntos conscientizar a população paulista para a questão da sustentabilidade. Seja a substituição do uso de sacolas plásticas, seja a coleta seletiva, seja no plantio de mudas de árvores, seja na expansão do eco turismo, enfim, gostaria de manter o diálogo com cada uma de vocês para que possamos melhorar a qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

Estes são apenas alguns exemplos do que poderemos fazer em prol de uma sociedade mais justa, mais humana e mais solidária. A atuação da Ordem das Meninas do Arco-Íris esteve, está e estará sempre no caminho totalmente oposto ao da história dos viajantes e do urso, porque a verdadeira amizade reside na solidariedade praticada por vocês.

Portanto, para terminar, quero parabenizar cada uma de vocês aqui hoje, cada pai, cada mãe, enfim, cada familiar e amigo pelo belo exemplo de seriedade, de trabalho, de dedicação e amizade que demonstram. Continuemos juntos construindo o futuro que sonhamos. Muito obrigado, boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta sessão solene, cujo objeto está prestes a se encerrar, foi repleta de simbologia. Começa com a sua proposta de homenagear e comemorar o Dia das Meninas do Arco-Íris. O arco-íris simboliza aliança que Deus faz com a humanidade. Aliança pela vida. Foi o arco-íris que marcou o fim do Dilúvio e o início da vida, da vida em aliança com Deus. É o que nos conta Gênesis no seu Capítulo IX, versos 8 a 13.

E a Estrela do Oriente, notei quando o Sr. Montagnana aspirava essa ascensão, é a estrela que guiou os Reis Magos até Jesus Cristo. É a estrela que nos deve nos guiar e nos orientar em relação aos ensinamentos, sobretudo, de amar ao próximo, de servir ao próximo, de viver segundo os mandamentos de Cristo. Quem ama a Deus, segue os seus mandamentos.

Eu tive a honra de poder realizar esta sessão solene para comemorar um dia que foi criado em nível legislativo pela proposta de um grande amigo meu, de um deputado companheiro, de um deputado que enxerga a vida pública, que enxerga a política de uma maneira muito parecida com a que eu a vejo, com a possibilidade de ajudar as pessoas a fazerem o bem, de procurar colaborar para que o outro cresça e se instale a justiça e o respeito.

Agradeço D. Ivete, agradeço todo esse trabalho que é desenvolvido pela Sra., pela Sra. Denise, por tantos quantos se esmeram em orientar o jovem para que procure proporcionar a nós um futuro de maior solidariedade, de harmonia, de felicidade e de respeito.

Esgotado o objeto desta sessão, nós a declaramos encerrada. Convidamos a todos, inclusive as pessoas que estão sentadas mais ali acima, para que venham ao Plenário onde possamos nos conhecer e também bater algumas fotos.

Uma boa noite.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 57 minutos.

 

* * *